BRPI0810460B1 - Washing composition - Google Patents

Washing composition Download PDF

Info

Publication number
BRPI0810460B1
BRPI0810460B1 BRPI0810460B1 BR PI0810460 B1 BRPI0810460 B1 BR PI0810460B1 BR PI0810460 B1 BRPI0810460 B1 BR PI0810460B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
weight
composition
surfactant
surfactants
mixtures
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

Relatório Descritivo de Patente de Invenção Composição de Lavagem de Roupa Campo técnico [0001] A presente invenção se refere às composições de lavagem de roupa, as quais compreendem tensoativos catiõnicos.
Antecedentes da invenção [0002] Produtos detergentes de lavanderia são caracterizados pela presença de um ou mais dentre reforçadores, enzimas, substâncias fluorescentes, perfumes, polímeros antirredeposição, polímeros de liberação de mancha, fontes de alcalinidade, agentes quelantes exceto para íons de dureza e alvejantes ou seus precursores, [0003] Tais composições também contêm tensoativos. Tensoativos típicos para uso geral incluem tanto tensoativos aniônícos quanto nio-iônicos. Os tensoativos aniônicos sâo geralmente materiais sulfatados ou sulfonados. AIquilbenzenossuIfonato linear (LAS), por exemplo, é um tipo amplamente utilizado de tensoativo aníônico. Os tensoativos nâo-iônicos são geralmente materiais etoxilados. Tem ocorrido um uso um tanto menor de outros tipos de tensoativos. A função desses tensoativos é auxiliar a remoção de manchas de artigos têxteis e manter a mancha em suspensão de modo que ela possa ser separada dos artigos por rinsagem, [0004] Uma principal preocupação do consumidor referente à formulação de produtos de lavagem é o mau-odor. Uma fonte possível de mau-odor é a atividade bactéria na (embora existam muitas outras). Acredita-se que a tendência para temperaturas de lavagem mais baixas, o aumento do uso de detergentes sem alvejantes (por exemplo, pós protetores de cor ou detergentes líquidos) menos uso de água e tempos de lavagem mais curtos leve a quantidades muito maiores de bactérias sobreviventes ao processo de lavagem do que em condições anteriormente triviais de lavagem com fervura”.
[0005] Tensoativos catiõnicos são uma extensa variedade de tensoativos que são usados como amaciantes têxteis, condicionadores de cabelo, biocidas, agentes anti-estáticos, inibidores de corrosão e emulsificantes. Materiais biocidas catiônicos foram propostos para o uso em composições detergentes como um meio de redução do mau-odor. Estes são tipicamente compostos de amônio quaternários com uma mistura de cadeias alquílicas longas e curtas e podem conter grupos aril ou alcaril. Um exemplo bem conhecido desta classe de materiais é o cloreto de benzalcônio (cloreto de alquildimetilbenzilamônio). Cloreto de benzalcônio é uma mistura de cloretos de alquilbenzildimetilamônio de vários comprimentos de cadeia alquílica. Acredita-se que a maior atividade antimicrobiana esteja associada com os derivados alquil C12-C14- Acredita-se desde muito tempo que a atividade biocida dos tensoativos catiônicos ocorra por um mecanismo complexo incluindo os passos de (i) adsorção na superfície celular bacteriana; (ii) difusão pela parede celular; (iii) ligação com a membrana citoplasmática, (iv) rompimento da membrana citoplasmática; (v) vazamento dos constituintes citoplasmáticos; (vi) lise celular levando à morte celular.
[0006] Materiais tensoativos catiônicos também foram propostos para uso para melhorar a limpeza em produtos detergentes de lavanderia. Tensoativos catiônicos típicos propostos para tal uso são dimetilidroxietil graxo ou sais de trimetilamônio graxos. O documento EP 0008829 descreve o uso de uma gama de tensoativos catiônicos incluindo o cloreto de C12-14 alquil metil dihidroxietil amônio e cloreto de sebo alquil trimetil amônio. O documento US 2004/085535 descreve sais de metil/dihidroxietil, dimetil/hidroxietil ou trimetil amônio quaternário onde as cadeias graxas possuem uma cadeia alquil Cs-is-Exemplos adequados destes materiais são Praepagen HY™ (um cloreto de alquildimetilidroxietilamônio graxo, por exemplo, Clariant) e Servamine KAC™ (cloreto de dodeciltrimetilamônio, por exemplo, Condea). Muitos destes materiais apresentam propriedades biocidas menos pronunciadas.
[0007] WO 00/34423 (Unilever, publicado em 2000) revela como a incorporação de materiais catiônicos pode levar a dificuldades devido à formação dos complexos entre o detergente aniônico e os materiais catiônicos.
Os materiais catiônicos propostos em WO 00/34423 incluem cloreto de didecilmetilbenzilamõnio, cloreto de dideciidimetilamõnio, cloreto de d ide ci I met i I propi Ia môn ί o e Vários” outros compostos como estes. WO 00/34423 estabelece que os compostos catiônicos biocidas podem ser usados ou individualmente ou em combinação entre si.
[0008] A presente invenção está envolvida com a incorporação dos materiais catiônicos biocidas em produtos detergentes de lavanderia sem perda do desempenho de limpeza global.
Breve descrição da Invenção [0009] Nós determinamos que quando misturas específicas de tensoativos catiônicos estrutural mente diferentes são empregadas junta mente com sistemas tensoativos aniônicos/catiônicos, atividade biocída eficaz pode ser obtida contra os micróbios envolvidos na produção de mau-odor, enquanto mantém desempenho de limpeza aceitável, [0010] Concordantemente, a presente invenção fornece uma composição de limpeza de lavanderia compreendendo: a) pelo menos um dentre reforçador, enzima, substância fluorescente, perfume, polímero antirredeposição, polímero de liberação de sujeira, fonte de alcalinidade, agentes quelantes exceto para íons de dureza, alvejantes ou seus precursores, e b) um sistema tensoativo compreendendo: pelo menos 1 % em peso no tensoativo total de um ou mais tensoativos aniônicos, i. íi) opcíonalmente pelo menos 1% em peso no tensoativo total de um ou mais tensoativos não-iônicos, e ii. iii) 0,5 a 30% em peso de tensoativo total de um sistema de tensoativo catiônico misturado consistindo de uma proporção 9:1-1:9 em peso de um ou mais primeiros tensoativos catiônicos do tipo geral (I) e um ou mais de um segundo tensoativo catiônico do tipo geral (II), em que: [0011] tensoativos catiônicos do tipo I são compostos de amônio quaternários de fórmula geral Z (Τϊρο I) no qual Z~ é um contra-íon aníônico, R1 é um grupo alquil ou alqueníl C@ a C20 linear ou ramificado» R2 é, independentemente» um grupo alquil Ci a C4» R3 é fenil, benzil ou alquilbenzil C1 a C4, e tensoativos catiônicos do tipo II» os quais são compostos de amônio quaternários de fórmula geral: Z (Tipo II) no qual: Z, R1 são conforme definido acima, A é um grupo alcóxi C1-C4 igual ou diferente e n, m e I são independentemente 0 a 30» R4 é» independentemente, R2 ou um grupo hidroxtalquil C2-C4, e R5é R2 ou H. com a condição de que caso a estrutura de um tensoatívo catiônico tipo II seja tal que esteja dentro da definição dos tensoativos catiônicos tipo I, ela deverá ser computada somente como um tensoativo catiônico do tipo I.
[0012] De modo geral, acredita-se que os tensoativos catiônicos do tipo I sejam biocidas mais eficazes do que aqueles do tipo II. Acredita-se que tensoativos catiônicos do tipo II sejam mais tolerantes à precipitação por tensoativos aníônicos, tal como alquilbenzenossulfonato linear (LAS), do que aqueles do tipo I. Será verificado que tensoativos do tipo II compreendem ou grupo alcóxl ou grupos hidroxilalquil. Estas espécies contendo oxigênio estão localizadas ou entre o átomo de nitrogênio quaternário e o grupo alquil de cadeia relativamente longa, ou em parte substituem ou prolongam os substituintes alquil inferiores. Conforme verificado acima, as composições da invenção devem sempre conter tanto um catiônico do tipo I (considerado como sendo mais biocida) quanto um catiônico do tipo II (considerado como adjuvante na limpeza). Se o catiônico do tipo II estiver presente, o qual também esteja incluído na descrição de um catiônico do tipo I, então outro catiônico tipo II deve estar presente de modo que sempre haja algum catiônico do tipo II, porém não do tipo I presente.
[0013] A proporção em peso preferida do tensoativo tipo I em relação ao tipo II está preferivelmente na faixa de 1:1 até 5:1, mais preferivelmente de 2:1 até 4:1, com a proporção em torno de 3:1 sendo particularmente preferida. Acredita-se que as combinações mais preferidas não apresentam somente uma falta de redução significativa no desempenho da limpeza, mas também um benefício sinergistico em relação à morte microbíana.
[0014] Qualquer contra-íon adequado pode ser usado no tensoativo catiônico. Contra-íons preferidos para os tensoativos catiônicos incluem halogênios (especialmente cloretos), metossulfato, etossulfato, tosilato, fosfato e nitrato. Cloretos são preferidos. É preferível que nenhum outro tensoativo catiônico esteja presente em mais de 30%, o qual forma o sistema catiônico misturado.
[0015] Para que a presente invenção seja ainda mais bem compreendida, ela é descrita abaixo com referência a várias características preferidas.
Descrição Detalhada da Invenção Materiais Catiônicos [0016] Nas fórmulas dadas acima, é preferível que a cadeia R1 mais longa seja uma cadeia linear não-ramificada. O comprimento da cadeia de R1 preferido é Cs-Cgo, mais preferivelmente C12-C18 e as ligações carbono-carbono são preferivelmente saturadas. A cadeia R2 mais curta é preferivelmente metil ou etil. O grupo aromático R3 é preferivelmente fenil (de modo que o nitrogênio quaternário seja efetivamente substituído com um grupo benzil). R4 é preferivelmente metil, etil ou hidroxietil. Onde presente, A é preferivelmente etóxí (-CH2-CH2-O). Onde, por exemplo, um substituinte aparece mais de uma vez em uma fórmula, ou dois ou mais grupos substituídos não precisam ser os mesmos- [0017] Uma classe preferida de tensoativo tipo 1 tem R1 como alquil graxo (preferivelmente C12-C18). Acredita-se que isto confira propriedades biocidas ótimas. Preferivelmente, R2 é metil e R3 é fenil. Um tensoativo tipo I particularmente preferido é cloreto de benzalcônio (0 qual é um cloreto de alquildimetilbenzilamônio graxo (Ciq-Ci8)). Vários graus deste material estão disponíveis, e aqueles ricos em resíduos graxos C12-C16 são preferidos. Outro tensoativo tipo I considerado para uso na presente invenção inclui o cloreto de cetiltrimetilamônio (CTAC).
[0018] Uma classe preferida de tensoativo tipo II é: Z (Tipo lia) em que: Z', R1, R2 e R4 são conforme definido acima, A é um alcóxi Cr C4 e n é um número inteiro de 0 a 20. É particularmente preferido que A seja um grupo etóxi (O-CH2-CH2). A quantidade de rnols equivalentes de óxido de alquileno presente (‘n’) pode ser zero, com a condição de que pelo menos um dos grupos R4 seja um hidroxíalquíi. Praepagen HY™ (cloreto de alquildimetilidroxietilamônio graxo, por exemplo, Clariant) é um exemplo no qual R1 é um resíduo graxo, n = 0, R2 é metil e os grupos R4 consistem de um metil e de um hidroxietil.
[0019] Uma outra classe preferida de tensoativo tipo II é: ζ {Tipo llb) em que: Z\ R1 e R2 são conforme definido na Reivindicação 1, A é um grupo alcóxi C1-C4 (preferivelmente um grupo etóxi) e p é um número inteiro de 2 a 30. Mais preferivelmente, R1 é um grupo alquil de Ce a Cie- Mais preferivelmente, R2 é um grupo alquil Ci a C3. Materiais adequados destes tensoativos tipo llb alcoxilados de amônio quaternário são revelados por P&G em W097 43364, 43365, 43371, 43387, 43389, 43390, 43391 e 43393A.
[0020] Uma outra classe preferida de tensoativo tipo II é: Z (Tipo llc) em que: Z", R1 e R2 são conforme definido na Reivindicação 1, A é um grupo alcóxi C1-C4, x e y são cada um de 1 a 8 e x + y é de 2 até 9. Tensoativos catiônicos de amina etoxilada do tipo llc foram revelados por Colgate Palmolive em US5994285.
[0021] O tensoativo tipo Ila é preferivelmente selecionado do grupo compreendendo cloreto de alquildimetilidroxietilamônio graxo, cloreto de alquiltrietoxitrimetilamônio graxo e suas misturas.
Tensoativos aniõnicos e não-iônicos [0022] Em geral, os tensoativos do sistema tensoativo podem ser escolhidos dentre os tensoativos descritos em "Surface Active Agents" Vol. 1, de Schwartz & Perry, Interscience 1949, Vol. 2 por Schwartz, Perry & Berch, Interscience 1958, na edição atual de "McCutcheon1 s Emulsifiers and Detergents" publicado por Manufacturing Confectioners Gompany ou em "Tenside-Taschenbuch", H. Stache, 2a Ed., Carl Hauser Verlag, 1981.
[0023] Os níveis de tensoativo totais em produtos em pó e comprimidos são preferivelmente de 5 a 65% em peso do produto. São preferidos os níveis de 30 a 60% em peso. Para produtos líquidos, os níveis de tensoativos totais está geralmente entre 10 e 50% em peso. São preferidos os níveis de 28 a 50% em peso. Neste parágrafo, tensoativo total inclui tensoativo catiônico e o presente aniônico e não-iônico.
Tensoativos aniônicos [0024] Tensoativos aniônicos adequados para as composições detergentes as quais podem ser usadas são geralmente sais de metais alcalinos solúveis em água de sulfatos orgânicos e sulfonatos com radicais alquil contendo de 8 até cerca de 22 átomos de carbono, o termo alquil sendo usado para incluir a porção alquil dos radicais acil superiores, incluindo alquilsulfatos, alquiletersulfatos, alcarilsulfonatos, alcanoil isetionatos, alquil succinatos, alquil sulfossuccinatos, N-alcoilsarcosinatos, alquilfosfato, alquileterfosfatos, alquiletercarboxilatos, alfa-olefinossulfonatos e acilmetiltauratos, especialmente seus sais de sódio, magnésio, amônio e mono, di e trietanolamina. Os grupos alquil e acil contêm geralmente de 8 a 22 átomos de carbono, preferivelmente de 8 a 18 átomos de carbono, ainda mais preferivelmente de 12 a 15 átomos de carbono e podem ser insaturados. Os alquiletersulfatos, alquileterfosfato e alquiletercarboxilatos podem conter de uma a 10 unidades de óxido e etileno ou óxido de propileno por molécula, e preferivelmente conter de 1 a 3 unidades de óxido de etileno por molécula.
[0025] Outro grupo preferido de tensoativos aniônicos são os metilestersulfonatos (MES ou FAES). Estes têm um comprimento de cadeia alquil preferido de 8 a 18 carbonos.
[0026] Os tensoativos preferidos para pós e comprimidos são sais de alquilbenzenossulfonato lineares (LAS) e sulfato de álcool primário (PAS) e misturas suas. Todos estes têm um comprimento de cadeia alquílica preferido de 8 a 18 carbonos, e são mais preferivelmente C12-C16.
[0027] Os tensoativos preferidos para líquidos são o ácidos graxos, alquilbenzenossulfonato linear (LAS), alquiletersulfatos (AES), metilestersulfonatos (MES ou FAES) e misturas suas. Todos estes tipicamente têm um comprimento de cadeia alquílica de 8 a 18 carbonos.
[0028] Embora a função do tensoativo aniônico seja geralmente como um agente de limpeza, o tensoativo aniônico particularmente na forma de ácido graxo (sabão) pode estar presente com o objetivo principal de atuar como um antiespumante. Ácido graxo não é contabilizado com o total de tensoativo aniônico na determinação dos níveis presentes.
Tensoativos não-iônicos [0029] Tensoativos detergentes não-iônicos são bem conhecidos na técnica. Eles consistem normalmente de um polialcoxileno solúvel em água ou um grupo mono ou dialcanolamida quimicamente combinado com um grupo hidrofóbico orgânico derivado, por exemplo, de alquilfenóis no qual o grupo alquil contém de cerca de 6 até cerca de 12 átomos de carbono, dialquilfenóis nos quais alcoois alifáticos primários, secundários ou terciários (ou derivados cobertos com alquil seus), preferivelmente com de 8 a 20 átomos de carbono, ácidos monocarboxílicos com de 10 a cerca de 24 átomos de carbono no grupo alquil e polioxipropileno. São também comuns as mono e dialcanolamidas do ácido graxo nas quais o grupo alquil do radical ácido graxo contém de 10 até cerca de 20 átomos de carbono e o grupo alcanoil com de 1 a 3 átomos de carbono. Em qualquer um dos derivados mono e dialcanolamida, opcionalmente, pode haver uma porção de polioxialquileno unindo os últimos grupos e a parte hidrofóbica da molécula. Em todos os tensoativos contendo polialcoxileno, a porção polialcoxileno consiste preferivelmente de 2 a 20 grupos de oxido de etileno ou de grupos oxido de etileno e óxido de propileno. Dentre a última classe, são particularmente preferidos aqueles descritos no relatório descritivo europeu EP-A-225.654.
[0030] São também preferidos aqueles não-iônicos etoxilados os quais são os produtos de condensação de alcoois graxos com de 9 a 18 átomos de carbono condensados com de 1 a 35, preferivelmente 3 a 11 rnols de oxido de etileno. Exemplos destes são os produtos de condensação e alcoois C9-18 com em 3 a 9 rnols em média do óxido de etileno.
[0031] Preferivelmente, o tensoativo não-iônico da presente invenção é um álcool C12-18 etoxilado compreendendo de 3 a 9 unidades de óxido de etileno por molécula. São mais preferidos os alcoois C12-15 primários lineares etoxilados com em média 5 a 9 grupos de óxido de etileno, mais preferivelmente em média 7 grupos de óxido de etileno. Neodol™ 25-7, um álcool etoxilado C12-C15 (com 7 rnols de etoxilação) é um tensoativo não-iônico adequado.
[0032] Tensoativos de alquilpoliglicosídeo podem substituir alguns ou todos os tensoativos não-iônicos.
[0033] Embora seja preferido que um nível de certa forma relativamente baixo de tensoativo não-iônico seja preferido, este pode ser omitido completamente para reduzir custos. Entretanto, a presença de não-iônicos melhora a limpeza de manchas oleosas e acredita-se que ajudem na solubilização dos tensoativos catiônicos na mistura. Acredita-se que isto melhore a eficácia dos catiônicos antimicrobianos e/ou a estabilidade do produto global.
Outros tensoativos [0034] Além do não-iônico, aniônico e catiônico presente nas composições da invenção, esta pode compreender quantidades relativamente pequenas (preferivelmente menores do que 10% em peso do produto, mais preferivelmente menores do que 5% em peso) de tensoativos zwitteriônicos e/ou anfotéricos. Zwitteriônicos adequados incluem carbobetaínas e anfotéricos adequados incluem óxidos de amina. Estes tensoativos adicionais estão geralmente presentes como espuma e/ou intensificadores de detergência. Outros Materiais [0035] Conforme verificado acima, as composições da invenção são tencionadas para uso na lavagem de roupas e consequentemente irão compreender um ou mais dentre: reforçador, enzima, substância fluorescente, perfume, polímero antirredeposição, polímero de liberação de sujeira, fonte de alcalínídade, agentes quelantes exceto para íons de dureza, alvejantes ou seus precursores. Composições preferidas compreendem reforçadores e perfumes e não terão alvejante ou seus precursores.
Alvejantes e Sais [0036] Materiais reforçadores podem ser selecionados de 1) materiais sequestrantes de cálcio, 2) materiais de precipitação de cálcio, 3) materiais de troca iônica de cálcio e 4) misturas suas. Exemplos de materiais reforçadores sequestrantes de cálcio comumente usados incluem polifosfatos de metal alcalino, tais como trípolifosfato de sódio e sequestrantes orgânicos, tais como ácido etilenodiaminotetracético. Exemplos de materiais reforçadores precipitantes comumente usados incluem ortofosfato de sódio, carbonato de sódio e sabões de sódio. Exemplos de materiais reforçadores de troca iônica de cálcio comumente usado incluem os vários tipos de aluminossilicatos cristalinos ou amorfos insolúveis em água, dos quais os zeõlitos são os representantes mais bem conhecidos, por exemplo, zeólito A, zeólito B {também conhecido como zeólito P), zeólito C, zeólito X, zeólito Y e também o zeólito tipo P conforme descrito em EP-A-0.384.070.
[0037] A composição também pode conter de 0 a 65% em peso de um reforçador ou agente complexante tal como ácido etilenodiaminotetracético, ácido dietilenotriamínopentacético, ácido alquil ou alquenilsuccíníco, ácido nitrilotriacético ou os outros reforçadores mencionados abaixo. Muitos reforçadores também são agentes estabilizadores de alvejante em virtude da capacidade de complexar íons metálicos.
[0038] Preferivelmente, o reforçador está presente em uma quantidade de 0 até menos de 60% em peso baseando-se no peso da composição total. Mais preferivelmente, a quantidade de reforçador é de 0 a 25% em peso, embora para reforçadores de carbonato níveis mais altos possam ser usados, Reforçadores de Fosfato [0039] Alternativa mente ou adicional mente, reforçadores de fosfato podem ser usados. Nesta técnica, o termo "fosfato” engloba espécies de dífosfato, trifosfato e fosfonato. O reforçador de fosfato (caso presente) pode ser, por exemplo, selecionado dente metal alcalino, preferivelmente sódio, pirofosfato, ortofosfato e tripolifosfato (STP), e suas misturas.
Reforçadores de Carbonato [0040] Para formulações baratas, carbonato (incluindo bicarbonato e sesquicarbonato) e/ou cítrato podem ser empregados como reforçadores. Estes reforçadores também apresentam benefícios ambientais em comparação com os fosfatos. Uma classe particularmente importante de reforçadores que não são à base de fósforo são os carbonatos de metais alcalinos, por exemplo, carbonato de sódio. Estes carbonates contrabalançam a dureza do cálcio na água reagindo com os íons cálcio para formar carbonato de cálcio insolúvel. Intelizmente, os depósitos de carbonato de cálcio tendem a aderir em tecidos no líquido de lavagem, causando o fenômeno bem conhecido de “calcinação".
[0041] É possível evitar a calcinação incluindo uma substância de semente de cristal, tal como calcita, para o carbonato de cálcio precipitado crescer sobre esta. Calcita é uma forma cristalina particular de carbonato de cálcio. Os cristais de semente com uma camada de crescimento de carbonato de cálcio permanecem prontamente dispersos no líquido de lavagem.
[0042] Também é possível reduzir o impacto da calcinação através do uso de uma combinação de carbonato e de baixos níveis de STP.
[0043] O carbonato de sódio pode estar presente em uma forma densa ou leve. Carbonato de cálcio pode estar adequadamente presente em quantidades variando de 1 a 60% em peso, preferivelmente de 10 a 50% em peso, mais preferivelmente de 20 a 40% em peso com base no peso da composição total. Estas quantidades são mais relevantes quando um processo de atomização é usado para fazer a formulação. Se uma via de processamento que não ocorra em torre for usada para fazer a formulação, o carbonato de sódio pode estar presente em uma quantidade de 30 a 80% em peso, preferivelmente de 40 a 70% em peso, com base no peso da composição total. Entretanto, composições contendo pouco ou nenhum carbonato de sódio também estão dentro do escopo da invenção.
Reforcadores de aluminossilicato [0044] O aluminossílicato (caso presente) pode ser, por exemplo, selecionado dentre um ou mais aluminossilicato cristalinos e amorfos, por exemplo, zeólitos conforme descrito em GB 1 473 201 (Henkel), aluminossilicatos amorfos, por exemplo, conforme revelado em GB 1 473 202 (Henkel) e aluminossilicatos cristalinos/amorfos misturados, por exemplo, conforme revelado em GB 1 470 250 (Procter & Gamble); e silicatos em camadas, por exemplo, conforme revelado em EP 164 514B (Hoechst).
[0045] Aluminossilicatos preferidos têm a fórmula geral: 0,8 a 1,5 de Na20.Al203 0,8 - 6 S1O2. Estes materiais contêm certa quantidade de água ligada e são necessários para ter uma capacidade de troca iônica de cálcio de pelo menos 50 mg de CaO/g. Os aluminossilicatos de sódio preferidos contêm 1,5 a 3,5 unidades de Si02 (na fórmula acima). Tanto os materiais amorfos quanto cristalinos podem ser prontamente preparados pela reação entre silicato de sódio e aluminato de sódio, conforme ampla mente descrito na literatura. A proporção de tensoativos para aluminossilicato (onde presente) é preferivelmente maior do que 5:2, mais preferivelmente maior do que 3:1. Reforçadores detergentes de troca iônica de aluminossilicato são descritos, por exemplo, em GB 1 429 143 (Procter & Gamble), O aluminossilicatos de sódio preferidos deste tipo são os zeólitos comercialmente disponíveis bem conhecidos A e X, e suas misturas.
[0046] O zeólito pode ser o zeólito comercial mente disponível 4A, atualmente amplamente usado em pós de detergente de lavanderia. Entretanto, de acordo com uma modalidade preferida da invenção, o reforçador de zeólito incorporado nas composições da invenção é zeólito de alumínio máximo P (zeólito MAP) conforme descrito e reivindicado em EP 384 070A (Unilever). Zeólito MAP é definido como um aluminossilicato de metal alcalino do tipo zeólito P com uma proporção de silício para alumínio não maior do que 1,33, preferivelmente na faixa de 0,90 a 1,33, e mais preferivelmente na faixa de 0,90 a 1,20. Adequadamente, o Zeólito MAP pode ser usado como uma proporção de silício para alumínio não maior do que 1,07, mais preferivelmente de cerca de 1,00. A capacidade de ligação de cálcio do zeólito MAP é geralmente de pelo menos 150 mg de CaO por g de material anidro.
[0047] Outras formas de reforçadores incluem silicatos, tais como silicatos solúveis, metassilicatos, silicatos em camada (por exemplo, SKS-6 da Hoechst).
[0048] As composições da invenção podem conter de 0 a 85% em peso de um sal inorgânico, preferivelmente de 1 a 80% em peso, mais preferivelmente de 10 a 75% em peso, mais preferivelmente de 20 a 65% em peso com base no peso da composição total. O sal inorgânico pode estar presente em uma quantidade de 0 a 60% em peso, preferivelmente de 1 a 40% em peso, baseando-se no peso da composição total.
[0049] Sais inorgânicos adequados incluem agentes alcalinos tais como metais alcalino, preferivelmente sódio, carbonatos, sulfatos, silicatos, metassilicatos como sais independentes ou como sais duplos, etc. Preferivelmente, o sal inorgânico é selecionado do grupo consistindo de carbonato de sódio, bicarbonato de sódio, sulfato de sódio, burkeíto, silicato de sódio e suas misturas. Um carbonato de metal alcalino preferido é o carbonato de sódio.
[0050] Sulfato de sódio pode estar adequadamente presente em uma quantidade de 10 a 50% em peso, preferivelmente de 15 a 40% em peso com base no peso da composição total. Composições contendo pouco ou nenhum dos sulfatos de sódio sólidos independentes estão também dentro do escopo da invenção. A composição de acordo com a invenção pode preferivelmente compreender carbonato de sódio e sulfato de sódio, em que a quantidade total de carbonato de sódio e sulfato de sódio é de 40 a 80 % em peso, e preferivelmente de 60 a 70% em peso com base no peso da composição total.
[0051] A composição de acordo com a invenção pode compreender uma proporção de carbonato de sódio em relação ao sulfato de sódio na faixa de 0,1:1 até 5:1, preferivelmente de 0,5:1 até 1,5:1, mais preferivelmente de 1:1. Burkeíto pode estar adequadamente presente em uma quantidade de 40 a 80% em peso, preferivelmente de 60 a 70% em peso, baseando-se no peso da composição total. Composições contendo burkeíto como o único sal não-reforçador estão dentro do escopo da invenção, uma vez que são composições contendo pouco ou nenhum burkeíto. Burkeíto tem a fórmula Na2C03.2Na2S04, e isto é diferente de carbonato de sódio e sulfato de sódio conforme anteriormente descrito, uma vez que este é um sal duplo compreendido pela combinação de carbonato de sódio e de sulfato de sódio.
[0052] Além dos sais inorgânicos listados acima, a composição detergente de acordo com a invenção pode ainda compreender silicato de sódio, o silicato de sódio podendo estar presente em níveis de 0 a 20% em peso, preferivelmente de 1 a 10% em peso com base no peso da composição total. Preferivelmente, a quantidade total de carbonato de sódio, sulfato de sódio, burkeíto e silicato de sódio varia entre 50 e 85% em peso, mais preferivelmente de 65 a 80% em peso, com base no peso da composição total.
[0053] Acredita-se que sais solúveis inorgânicos, quando presentes, melhorem ainda mais a atividade biocida das composições da presente invenção pelo aumento do estresse nos micróbios presentes no líquido e lavagem, deste modo o uso de composições abrasivas de carbonato ou abrasivas de fosfato é preferido.
Enzimas [0054] Uma ou mais enzimas podem estar presentes em uma composição da invenção.
[0055] Enzimas especialmente contempladas incluem proteases, alfa-amilases, celulases, lipases, peroxidases, oxidases, pectato liases e mananases, ou suas misturas.
[0056] Proteases adequadas incluem aquelas de origem animal, vegetal ou microbiana. Origem microbiana é preferida. Mutantes quimicamente modificados ou de proteínas modificadas são incluídos. A protease pode ser uma serina protease ou uma metaloprotease, preferivelmente uma protease microbiana alcalina ou uma protease tipo tripsina. Enzimas de protease comercialmente disponíveis preferidas incluem Alcalase™, Savinase™, Primase™, Duralase™, Dyrazym™, Esperase™, Everlase™, Polarzyme™ e Kannase™, (Novozymes A/S), Maxatase™, Maxacal™, Maxapem™, Properase™, Purafect™, Purafect OxP™, FN2™ e FN3™ (Genencor International Inc.).
[0057] Amilases adequadas (alfa ou beta) incluem aquelas de origem bacteriana ou fúngica. Mutantes de proteína modelados ou quimicamente modificados estão incluídos. Amilases incluem, por exemplo, alfa-amilases obtidas a partir de Bacillus, por exemplo, uma cepa especial de B. licheniformis, descrita em maiores detalhes em GB 1.296.839, ou as cepas de Bacillus sp. reveladas em WO 95/026397 ou WO 00/060060. Amilases comercialmente disponíveis são Duramyl™, Termamyl™, Termamyl Ultra™, Natalase™, Stainzyme™, Fungamyl™ e BAN™ (Novozymes A/S), Rapidase™ e Purastar™ (de Genencor International Inc.).
[0058] Celulases adequadas incluem aquelas de origem bacteriana ou fúngica. Mutantes de proteína modelados ou quimicamente modificados estão incluídos. Celulases adequadas incluem celulases dos gêneros Bacillus, Pseudomonas, Humicola, Fusaríum, Thielavia, Acremonium, por exemplo, as celulases fúngicas produzidas a partir de Humicola insolens, Thielavia terrestrís, Myceliophthora thermophila, e Fusaríum oxysporum reveladas em US 4.435.307, US 5.648.263, US 5.691.178, US 5.776.757, WO 89/09259, WO 96/029397 e WO 98/012307. Celulases comercialmente disponíveis incluem Celluzyme™, Carezyme™, Endolase™, Renozyme™ (Novozymes A/S), Clazinase™ e Puradax HA™ (Genencor International Inc.), e KAC-500(B)™ (Kao Corporation).
[0059] Lipases adequadas incluem aquelas de origem bacteriana ou fúngica. Mutantes de proteína modelados ou quimicamente modificados estão incluídos. Exemplos de lipases úteis incluem lipases de Humicola (sinônimo de Thermomyces), por exemplo, de H. lanuginosa (T. lanuginosus) conforme descrito em EP 258 068 e EP 305 216 ou de H. insolens conforme descrito em WO 96/13580, uma lipase de Pseudomonas, por exemplo, de P. alcaligenes ou P. pseudoalcaligenes (EP 218 272), P. cepacia (EP 331 376), P. stutzeri (GB 1,372,034), P. fluorescens, Pseudomonas sp. A cepa SD 705 (WO 95/06720 e WO 96/27002), P. wisconsinensis (WO 96/12012), uma lipase de Bacillus, por exemplo, de B. subtilis (Dartois et al . (1993), Biochemica et Biophysica Acta, 1131, 253-360), B. stearothermophilus (JP 64/744992) ou B. pumilus (WO 91/16422).
[0060] Outros exemplos são variantes de lipase tais como aquelas descritas em WO 92/05249, WO 94/01541, EP 407 225, EP 260 105, WO 95/35381, WO 96/00292, WO 95/30744, WO 94/25578, WO 95/14783, WO 95/22615, WO 97/04079 e WO 97/07202.
[0061] Enzimas lipase comercialmente disponíveis preferidas incluem Lipolase™ e Lipolase Ultra™, Lipex™ (Novozymes A/S).
[0062] Peroxidases/oxidases adequadas incluem aquelas de origem vegetal, bacteriana ou fúngica. Mutantes de proteína modelados ou quimicamente modificados estão incluídos. Exemplos de peroxidases úteis incluem peroxidases de Coprinus, por exemplo, de C.cireneus, e suas variantes como aquelas descritas em WO 93/24618, WO 95/10602 e WO 98/15257. Peroxidases comercialmente disponíveis incluem Guardzyme™ e Novozyme™ 51004 (Novozymes A/S).
[0063] A composição pode compreender uma fosfolipase classificada como EC 3.1.1.4 e/ou EC 3.1.1.32 e/o uma cutinase classificada em EC 3.1.1.74.
[0064] Uma enzima presente na composição pode ser estabilizada usando agentes estabilizantes convencionais, por exemplo, um poliol tal como propilenoglicol ou glicerol, um açúcar ou álcool de açúcar, ácido lático, ácido bórico ou um derivado do ácido bórico, por exemplo, um éster de borato aromático ou um derivado do ácido fenilborônico tal como ácido 4-formilfenilborônico, e a composição pode ser formulada conforme descrito, por exemplo, em WO 92/19709 e WO 92/19708.
[0065] A presença de enzimas permite que menos tensoativo seja usado para limpar e acredita-se que isto possa auxiliar no benefício antimicrobiano da invenção, uma vez que acredita-se que alguns micróbios possam metabolizar tensoativos residuais.
Substâncias fluorescentes [0066] Para melhorar ainda mais a brancura, a composição preferivelmente compreende um agente fluorescente (clarificador ótico).
[0067] Agentes fluorescentes são bem conhecidos e muitos dos tais agentes fluorescentes são disponíveis comercialmente. Geralmente, estes agentes fluorescentes são fornecidos e usados na forma de seus sais de metais alcalinos, por exemplo, os sais de sódio.
[0068] A quantidade total de agente ou agentes fluorescentes usada na composição é geralmente de 0,005 a 2% em peso, mais preferivelmente de 0,01 a 0,1% em peso.
[0069] Classes preferidas de substâncias fluorescentes são: compostos diestirilbifenil, por exemplo, Tinopal (marca registrada), CBS-X, compostos do ácido diaminoetilbenodissulfônico, por exemplo, Tinopal DMS puro Xtra e Blankophor (marca comercial) HRH e compostos pirazolina, por exemplo, Blankophor SN.
[0070] Substâncias fluorescentes preferidas são: 2-(4-estiril-3-suIfofeniI)-2H-naftol[1,2-d]trazol de sódio, 4,4’-bis{[(4-anilino-6-(N-metil-N-2-hidroxietil)-amino-1,3,5-triazin-2-il)]amino}estilbeno-2,2’-dissulfonato dissódico, 4,4’-bis{[(4-anilino-6-morfolino-1,3,5-triazin-2-il)]amino}estilbeno-2,2’-dissulfonato dissódico e 4,’-bis(2-sulfosliril)bifenil.
Perfumes [0071] Composições de acordo com a presente invenção irão preferivelmente compreender perfume. Componentes úteis do perfume incluem materiais de origem tanto natural quanto sintética. Eles incluem misturas e compostos individuais. Exemplos específicos de tais componentes podem ser encontrados na literatura atual, por exemplo, em Fenaroli's Handbook of Flavor Ingredients, 1975, CRC Press; Synthetic Food Adjuncts, 1947 por Μ. B. Jacobs, editado por Van Nostrand; ou Perfume and Flavor Chemicals por S. Arctander 1969, Montclair, N.J. (EUA). É trivial para uma variedade de componentes de perfume estar presente em uma formulação. Nas composições da presente invenção, é considerado que haverá quatro ou mais, preferivelmente cinco ou mais, mais preferivelmente seis ou mais ou mesmo sete ou mais componentes de perfume diferentes.
[0072] Alguns ou todos os perfumes podem ser encapsulados, componentes de perfume típicos os quais são vantajosos para encapsular incluem aqueles com um ponto de ebulição relativamente baixo, preferivelmente aqueles com um ponto de ebulição menor do que 300, preferivelmente de 100 a 250 graus Celsius e pró-fragrâncias as quais podem produzir tais componentes.
Polímeros [0073] A composição pode compreender um ou mais polímeros. Estes podem estar presentes por várias razões, tais como inibição de transferência de corante (DTI), dispersantes de sujeiras, liberação de sujeira, antirredeposição, inibição de crescimento de cristais ou estabilização física da forma do produto. Exemplos são carboximetilcelulose, (poli)vinilpirrolidona, (poli)etilenoglicol, álcool (poli)vinílico, N-óxido de (poli)vinilpiridina, (poli)vinilimidazol, policarboxilatos tais como poliacrilatos, copolímeros do ácido maleico/acrílico e copolímeros de metacrilato de laurila/ácido acrílico.
[0074] Composições detergentes modernas tipicamente empregam polímeros como os chamados “inibidores de transferência de corante”. Estes previnem a migração de corantes, especialmente durante longos períodos de molho. Qualquer agente de inibição de transferência de corante adequado pode ser usado de acordo com a presente invenção. Geralmente, tais agentes de inibição de transferência de corante incluem polímeros de polivinilpirrolidona, polímeros de N-óxido de poliamina, copolímeros de N-vinilpirrolidona e N-vinilimidazol, ftalocianina de manganês, peroxidases e suas misturas. Polímeros DTI contendo nitrogênio e que se ligam ao corante são preferidos. Desses polímeros e copolímeros de aminas cíclicas tais como vinilpirrolidona e/ou vinilimidazol são preferidos. Copolímeros de polímeros de N-vinilpirrolidona e N-vinilimidazol (como uma classe, referida como “PVPVI”) também são preferidos. Preferivelmente, o PVPVI tem uma faixa de peso molecular médio de 5.000 a 1.000.000, mais preferivelmente de 5.000 a 200.000, e mais preferivelmente de 10.000 a 20.000, conforme determinado pelo espalhamento da luz conforme descrito em Barth, et al. , Chemical Analysis, Vol. 113. "Modern Methods of Polymer Characterization". Os copolímeros PVPVI preferidos tipicamente têm uma proporção molar de N-vinilimidazol em relação à N-vinilpirrolidona de 1:1 até 0,2:1, mais preferivelmente de 0,8:1 até 0,3:1, mais preferivelmente de 0,6:1 até 0,4:1. Estes copolímeros podem ser ou lineares ou ramificados. Polímeros PVPVI adequados incluem Sokalan(TM) HP56, disponível comercialmente da BASF, Ludwigshafen, Alemanha. Também preferidos como agentes de inibição transferidos são polímeros de polivinilpirrolidona (“PVP”) com um peso molecular médio de cerca de 5.000 até cerca de 2000.000, e mais preferivelmente de cerca de 5.000 até cerca de 50.000. PVPs são revelados, por exemplo, em EP-A-262.897 e EP-A-256.696. Polímeros de PVP adequados incluem Sokalan(TM) HP50, disponível comercialmente da BASF. Composições contendo PVP podem também conter polietilenoglicóis (“PEG”) com um peso molecular médio de cerca de 500 até cerca de 100.000, preferivelmente de cerca de 1.000 até cerca de 10.000. Preferivelmente, a proporção de PEG em relação ao PVP com base de ppm distribuída em soluções de lavagem é de cerca de 2:1 até cerca de 50:1, e mais preferivelmente de cerca de 3:1 até cerca de 10:1. A quantidade de agente de inibição de transferência de corante na composição de acordo com a presente invenção será de 0,01 até 10%, preferivelmente de 0,02 a 5%, mais preferivelmente de 0,03 a 2% em peso total da composição. Será percebido que os agentes de inibição de transferência de corante ajudarão na conservação da brancura pela prevenção da migração dos corantes a partir de artigos coloridos para os brancos.
[0075] Outros polímeros usados em composições de lavagem incluem polímeros de liberação de sujeira e antirredeposição, assim como polímeros os quais melhoram as propriedades de pó.
[0076] Agentes de dispersão polimérica podem ser vantajosamente utilizados nas composições aqui, especialmente na presença de reforçadores de silicato em camadas. Agentes de dispersão polimérico adequados incluem policarboxilatos e polietilenoglicóis, embora outros conhecidos na técnica também possam ser usados. Também se acredita que os agentes de dispersão poliméricos intensificam o desempenho do reforçador detergente como um todo, quando usado juntamente com outros reforçadores (incluindo policarboxilatos de peso molecular mais baixo) por inibição do crescimento de cristal, liberação de sujeiras particuladas, peptização e antirredeposição.
[0077] Qualquer agente de liberação de sujeira polimérica conhecido pelas pessoas versadas na técnica pode ser opcionalmente empregado em composições de acordo com a invenção. Agentes de liberação de manchas poliméricas são caracterizados por ter ambos os segmentos hidrofílicos, para hidrofilizar a superfície das fibras hidrofóbicas, tais como poliéster e náilon, e segmentos hidrofóbicos, para depositar nas fibras hidrofóbicas e permanecer aderidos a elas até o fim dos ciclos de lavagem e rinsagem e, deste modo, servir como uma âncora para os segmentos hidrofílicos. Isto pode permitir que as manchas que ocorrem subsequentemente ao tratamento com o agente de liberação de sujeira para ser mais facilmente limpo em procedimentos de lavagem posteriores. Geralmente, os polímeros de liberação de manchas irão compreender polímeros de ácidos dicarboxílicos aromáticos e alquilenoglicóis (incluindo polímeros contendo polialquilenoglicóis), por exemplo, polímeros PET/POT sulfonados e não-sulfonados, tanto com extremidade protegida como não-protegida, e copolímeros de enxerto de polietilenoglicol/álcool poiivinílico tais como Sokalan {Marca Registrada) HP22. Polímeros de liberação de sujeira especialmente preferidos são os poliésteres sem extremidade protegida suifonado e reivindicados em WO 95 32997A (Rhodia Chimíe).
Outros agentes quelantes [0078] Um sequestrante de metal pesado pode também estar presente. Estabílizantes de alvejante adequados incluem tetracetato de etilenodiamina (EDTA) e o polifosfonatos tais como Dequest {Marca Comercial), EDTMP.
[0079] Sequestrantes de metais pesados são conhecidos por impedir o crescimento microbiano pela redução dos níveis de íons metálicos disponíveis para alguns processos enzimáticos.
Alvejantes [0080] Composições detergentes de acordo com a invenção podem compreender um sistema alvejante. O sistema alvejante é preferivelmente baseado em compostos alvejantes de peróxi, por exemplo, persais inorgânicos ou peroxiãcidos orgânicos, capazes de produzir peróxido de hidrogênio em solução aquosa. Compostos alvejantes de peróxido adequados incluem peróxídos orgânicos tais como peróxido de uréia, e persais inorgânicos tais como os perboratos, percarbonatos, perfosfatos, persilicatos e persu(fatos de metais alcalinos. Persais inorgânicos preferidos são perborato de sódio monoídratado e tetraídratado, e percarbonato de sódio.
[0081] Percarbonato de sódio é especialmente preferido, com um revestimento protetor contra a desestabilízação por umidade. Percarbonato de sódio com um revestimento protetor compreendendo metaborato de sódio e silicato de sódio é revelado em GB 2 123 044B {Kao).
[0082] O composto peróxido alvejante está adequadamente presente em uma quantidade de 5 a 35% em peso, preferivelmente de 10 a 25% em peso. O composto alvejante de peróxido pode ser usado juntam ente com um ativador alvejante [precursor de alvejante) para melhorar a ação alvejante em baixas temperaturas de lavagem. O precursor de alvejante está adequadamente presente em uma quantidade de 1 a 8% em peso, preferivelmente de 2 a 5% em peso. Precursores alvejantes preferidos são os precursores do ácido peroxicarboxílico, mais especificamente precursores do ácido peracético e precursores do ácido peroxibenzóico; e precursores do ácido peroxicarbônico. Um precursor alvejante especialmente preferido para uso na presente invenção é o Ν,Ν,Ν’,Ν’-tetracetiletilenodiamina (TAED). São também de interesse os precursores do ácido peroxibenzóico, particularmente de toluiloxibenzenossulfonato de Ν,Ν,Ν-trimetilamônio.
[0083] Alternativamente, a presente invenção pode ser usada em uma formulação que é usada para alvejar pelo ar, ou um sistema catalisador alvejante de ar. Sob este aspecto, a composição alvejante substancialmente isenta de um alvejante de peroxigênio ou de um sistema alvejante gerador de peroxil ou à base de peróxido. Moléculas orgânicas adequadas (ligantes) para a formação de complexos e seus complexos são encontrados, por exemplo, em: WO-A-98/39098; WO-A-98/39406, WO 9748787, WO 0029537; WO 0052124 e W00060045, os complexos e precursores de moléculas orgânicas (ligantes) dos quais sendo aqui incorporados por referência. Um exemplo de um catalisador preferido é um complexo de metal de transição do ligante MeN4Py (N,N-bis(piridin-2-ilmetil)-1,1 -bis(piridin-2-il)-1 -aminoetano).
[0084] Fotoalvejantes também podem ser usados no contexto da presente invenção. Um “fotoalvejante” é qualquer espécie química a qual forma uma espécie alvejante reativa na exposição à luz solar, e preferivelmente não é permanentemente consumida na reação. Fotoalvejantes preferidos incluem fotoalvejantes de oxigênio singlete e fotoalvejantes radicais. Fotoalvejantes de oxigênio singlete podem ser selecionados a partir de compostos de ftalocianina solúveis, particularmente compostos de ftalocianina com metais onde o metal é Zn ou AI-Z1, onde Z1 é um haleto, sulfato, nitrato, carboxilato, alcanolato ou íon hidroxila. Preferivelmente a ftalocianina tem de 1 a 4 grupos SO3X covalentemente ligados a ela onde X é um metal alcalino ou íon amônio. Tais compostos são descritos em W02005/014769 (Cíba).
[0085] Acredita-se que alvejantes, onde presentes, ajudem na eficácia antímicrobiana das presentes formulações.
Outros Componentes. Forma e Produção [0086] Outros materiais que podem estar presentes em composições detergentes da invenção são agentes de controle de espuma ou intensificadores de espuma, conforme apropriado; corantes e polímeros desacopladores. Conforme verificado acima, o agente de controle de espuma (antiespumante) pode compreender um ácido graxo. Prifac 5908 é um ácido graxo adequado. Conforme também verificado acima, intensificadores de espuma adequados para uso na presente invenção incluem cocamidopropilbetaína (GAPB), cocomonoetanolamida (CMEA) e óxidos de amina, [0087] O fluxo de pó pode ser melhorado através da incorporação de uma pequena quantidade de um estruturante em pó, por exemplo, um ácido graxo (ou sabão de ácido graxo), um açúcar, um acrilato ou copolímero de acrilato/maleato, ou silícato de sódio. Um estruturante de pó preferido é o sabão de ácido graxo, adequadamente presente em uma quantidade de 1 a 5% em peso, com base no peso da composição total.
[0088] Corantes de sombreamento podem ser usados para contrabalançar a tendência da cor dos tecidos de se mover para o branco. Corantes preferidos são o violeta ou azul. Corantes violeta direto e azul direto são preferidos. Corantes partícula rmente preferidos são os descritos em WO20Ü5/003274 (Unilever) e WO2Q05/G03277 (Unilever). Os corantes de sombreamento mais preferidos são os corantes diretos bis azo, particularmente aqueles do tipo violeta direto 9, 35 e 99 e corantes de azína ácida tais como violeta ácido 50 e azul ácido 98.
[0089] As composições da invenção podem ser de qualquer forma adequada, por exemplo, particuladas (pós, grânulos, comprimidos), líquidos, pastas, géis ou barras. De acordo com uma modalidade especialmente preferida da invenção, a composição detergente está na forma particulada, preferivelmente na forma em pó. A composição pode ser formulada para uso como um detergente de lavagem manual ou de máquina de lavar. As composições da invenção podem ser preparadas por qualquer processo adequado. Pós de densidade aparente de baixa a moderada podem ser preparados pela atomização de uma pasta, e opcionalmente pela pós-dosagem (mistura a seco) de outros ingredientes. Pós “concentrados” ou “compactos” podem ser preparados pelos processos de mistura e granulação, por exemplo, usando um misturador/granulador de alta velocidade, ou outros processos que não ocorram em torre. Comprimidos podem ser preparados pela compactação dos pós, especialmente pós “concentrados”.
[0090] Uma composição de limpeza de lavagem sólida preferida de acordo com a invenção compreende: a) pelo menos 20% em peso de reforçador de aluminossilicato, fosfato ou carbonato ou misturas suas, b) pelo menos 10% em peso de um sistema tensoativo compreendendo: i) 2 a 24 partes em peso de sulfonato de alfa-olefina (AOS), alquilbenzenossulfonato linear (LAS), sulfato de álcool primário (PAS), sabão e suas misturas ii) 1 a 3 partes em peso de álcool etoxilado com 3 a 7 EO.
[0091] Preferivelmente, estas composições compreendem: a) menos do que 40% em peso de reforçador de aluminossilicato, fosfato ou carbonato ou suas misturas, b) menos do que 20% em peso de um sistema tensoativo compreendendo: de 2 a 4 partes em peso de alquilbenzenossulfonato linear (LAS), sulfato de álcool primário (PAS) sabão e suas misturas i. ii) 1 a 3 partes em peso de álcool etoxilado com 3 a 7 EO.
[0092] Composições de detergente líquidas podem ser preparadas pela mistura dos ingredientes essenciais e opcionais em qualquer ordem desejada para fornecer composições contendo os ingredientes nas concentrações necessárias.
[0093] Uma composição de limpeza de lavanderia líquida preferida de acordo com a invenção compreende: a) opcionalmente ácido cítrico e/ou sabão, e b) um sistema tensoativo compreendendo pelo menos 12% em peso de: de 2 a 10 partes em peso de MES, AES, alquilbenzenossulfonato linear (LAS), sulfato de álcool primário (PAS) e suas misturas, e i. ii) de 1 a 3 partes em peso de álcool etoxilado [0094] A escolha da via de processamento pode ser em parte determinada pela estabilidade ou sensibilidade térmica dos tensoativos envolvidos, e pela forma na qual eles são disponibilizados.
[0095] Em todos os casos, os ingredientes tais como enzimas, ingredientes alvejantes, sequestrantes, polímeros e perfumes também podem ser adicionados separadamente.
[0096] Para que a invenção possa ser mais bem compreendida, ela será adicionalmente explicada com referência aos seguintes exemplos não-limitativos.
EXEMPLOS
[0097] Metodologia de Avaliação [0098] O método usado é um teste de suspensão em microplaca para eficácia bacteriana correspondendo às condições do Padrão Britânico/Europeu BS EM 1040. Ele é usado para avaliar a eficácia dos desinfetantes contra bactérias em suspensão. As bactérias usadas são ou isolado de pele de Staphylococcus e Corynebacteria ou uma cepa padrão de Escherichia coli (ATCC10536).
[0099] As formulações são deixadas por um período de contato com as células bacterianas, e a seguir são quimicamente neutralizadas. As sobreviventes são enumeradas por diluição em série e as viáveis são contadas em meio líquido. Os dados são então usados para calcular a redução Ioga rítmica da população bacteriana deduzida pelo desinfetante de teste. EXEMPLO 1 [0100] Formulações líquidas foram avaliadas com 4 g/L de tensoativo em água a 40 °FH a 40 °C com contato de 30 minutos. As composições foram compostas conforme mostrado na Tabela 1 abaixo. Os exemplos da invenção (com ambos os tipo de tensoativos catiônicos presentes) estão mostrados em negrito.
Tabela 1 Tabela 2 - Desempenho das formulações comparativas EXEMPLO 2 [0101] Pó UK Persil Colour foi usado a 8 g/L em água a 6 °FH a 25 °C com contato de 30 minutos. Nos Exemplos de H a L, a concentração do pó é ajustada para permitir a adição de tensoativos catiònicos nos níveis mostrados na tabela. Os exemplos da invenção estão novamente mostrados em negrito.
Tabela 3 Tabela 4 - Desempenho das formulações em pó comparativas EXEMPLO 3 [0102] Formulações líquidas avaliadas a 8 g/L em água a 12 °FH a 40 °C com 30 minutos de contato. Os exemplos da invenção estão mostrados em negrito.
Tabela 5 Tabela 6 - Desempenho das formulações líquidas comparativas EXEMPLO 4 [0103]Formulações liquidas avaliadas a 8 g/L em água a 12 °FH a 40 °C com 30 minutos de contato. Os exemplos da invenção estão mostrados em negrito.
Tabela 7 Tabela δ - Desempenho das formulações liquidas comparativas EXEMPLO 5 [0104] Os exemplos da presente invenção estão mostrados em negrito. Tabela 9 [0105] As composições no Exemplo 5 foram avaliadas usando concentrações de produto de 5 g/L em água a 12 °FH a 25 °C por um tempo de contato de 60 minutos. O desempenho resultante está resumido na tabela abaixo;
Tabela 10 EXEMPLO 6 [0106] Exemplos da presente invenção estão mostrados em negrito. Tabela 11 [0107] As composições no Exemplo 6 foram avaliadas usando as concentrações do produto de 5 g/L em água a 12 °FH a 25 °C por um tempo de contato de 60 minutos. O desempenho resultante está resumido na tabela abaixo: Tabela 12 EXEMPLO 7 [0108] Exemplos da presente invenção estão mostrados em negrito.
Tabela 13 [0109] As composições do Exemplo 7 foram avaliadas usando concentrações de produto de 5 g/L em água a 12 °FH a 25 °C por um tempo de contato de 60 minutos. O desempenho resultante está resumido na tabela abaixo: Tabela 14 Reivindicações

Claims (4)

1, Composição de lavagem de roupa, caracterizada pelo fato de compreender: a) pelo menos um dentre reforçador, enzima, substância fluorescente, perfume, polímero antirredeposição» polímero de liberação de sujeira, fonte de alcalinidade, agentes quelantes exceto para íons de dureza, alvejantes ou seus precursores, e b) um sistema tensoativo compreendendo: i) pelo menos 1% em peso do tensoativo total de um ou mais tensoativos a n tônicos, ii) opcionalmente pelo menos 1 % em peso do tensoativo total de um ou mais tensoativos não-iônicos, e iii) 0,5 a 30% em peso do tensoativo total de um sistema de tensoativo catiõnico misturado consistindo de uma proporção de 1:1-5:1 em peso de um tensoativo do tipo I e um ou mais tensoativos do tipo II, em que: - o tensoativo do tipo I é cloreto de alquil(Ci0- Cia)dimetilbenzílamônio e; - o tensoativo do tipo II é cloreto de alquila(Ci2-Ci4)-N-etanol-N,N- dimetilamônio ou cloreto de aIquil-{GirCie)-trietoxi-trimeti!amônio.
2. Composição de lavagem de roupa, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de compreender: a) pelo menos 20% em peso total da composição de reforçador de aluminossilicato, fosfato ou carbonato ou misturas suas, b) pelo menos 10% em peso total da composição de um sistema tensoativo compreendendo: i) 2 a 24 partes em peso total da composição de sulfonato de alfa-olefina (AOS), alquilbenzenossulfonato linear (LAS), sulfato de álcool primário (PAS), sabão e suas misturas ií) 1 a 3 partes em peso total da composição de álcool etoxilado com 3 a 7 EO.
3. Composição de lavagem de roupa, de acordo com a Reivindicação 2, caracterizada pelo fato de ser sólida e compreender: a) menos do que 40% em peso total da composição de reforçador de aluminossilicato, fosfato ou carbonato ou suas misturas, b) menos do que 20% em peso total da composição de um sistema tensoativo compreendendo: i) de 2 a 4 partes em peso total da composição de alquilbenzenossulfonato linear (LAS), sulfato de álcool primário (PAS) sabão e suas misturas ii) 1 a 3 partes em peso total da composição de álcool etoxilado com 3 a 7 EO.
4. Composição de lavagem de roupa, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de ser líquida e compreender: a) opcionalmente ácido cítrico e/ou sabão, e b) um sistema tensoativo compreendendo pelo menos 12% em peso total da composição de: i) de 2 a 10 partes em peso total da composição de metilestersulfonatos (MES), alquiletersulfatos (AES), alquilbenzenossulfonato linear (LAS), sulfato de álcool primário (PAS) e suas misturas, e ii) de 1 a 3 partes em peso total da composição de álcool etoxilado.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11807829B2 (en) Detergent compositions containing a branched surfactant
EP3540036B1 (en) Detergent composition comprising a fatty acid lipoxygenase
JP6794469B2 (ja) オレイン酸転換酵素を含む洗剤組成物
USH1776H (en) Enzyme-containing heavy duty liquid detergent
CN103517975B (zh) 水性浓缩衣物洗涤剂组合物
US20110021406A1 (en) Mildly Alkaline, Low-Built, Solid Fabric Treatment Detergent Composition Comprising Phthalimido Peroxy Caproic Acid
CN109072136A (zh) 包含脂肪酸脱羧酶的洗涤剂组合物
EP4263773B1 (en) Cleaning composition
WO2011027892A1 (ja) 除菌剤組成物および除菌方法
CA2769440A1 (en) Compact fluid laundry detergent composition
MXPA99003628A (en) Detergent compositions
CN1387563A (zh) 漂白洗涤剂组合物
JP2001516801A (ja) クリーニング組成物
JP6957727B2 (ja) 官能化シロキサンポリマー及びそれを含む組成物
JP2016520148A (ja) コンパクト流体洗濯洗剤組成物
EP2139978B1 (en) Improvements relating to laundry cleaning compositions
CN105164211A (zh) 烷氧基化双偶氮染料
BR0112852B1 (pt) composição detergente particulada para lavagem de roupa, e, composição particulada colorida para uso como uma composição para salpicos coloridos em uma composição detergente particulada para lavagem de roupa.
CN112119144A (zh) 包含鼠李糖脂和烷基醚羧酸盐表面活性剂的清洁组合物
ES2356797T3 (es) Mejoras relacionadas con composiciones de limpieza para lavado.
CN1255939A (zh) 洗涤剂颗粒
BRPI0810460B1 (pt) Washing composition
EP4263771A1 (en) Use and cleaning composition
JP2013035986A (ja) 繊維製品用洗浄剤
CN104822816B (zh) 洗涤剂组合物