BRPI0810070A2 - Confecção de sorvete com reduzido teor de açúcar - Google Patents

Confecção de sorvete com reduzido teor de açúcar Download PDF

Info

Publication number
BRPI0810070A2
BRPI0810070A2 BRPI0810070-5A BRPI0810070A BRPI0810070A2 BR PI0810070 A2 BRPI0810070 A2 BR PI0810070A2 BR PI0810070 A BRPI0810070 A BR PI0810070A BR PI0810070 A2 BRPI0810070 A2 BR PI0810070A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
weight
composition according
composition
fructose
ice cream
Prior art date
Application number
BRPI0810070-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Myriam Schlegel
Joumana Saikali
Anne-Cecile Agnes Lebleu
Original Assignee
Nestec Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nestec Sa filed Critical Nestec Sa
Publication of BRPI0810070A2 publication Critical patent/BRPI0810070A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23GCOCOA; COCOA PRODUCTS, e.g. CHOCOLATE; SUBSTITUTES FOR COCOA OR COCOA PRODUCTS; CONFECTIONERY; CHEWING GUM; ICE-CREAM; PREPARATION THEREOF
    • A23G9/00Frozen sweets, e.g. ice confectionery, ice-cream; Mixtures therefor
    • A23G9/32Frozen sweets, e.g. ice confectionery, ice-cream; Mixtures therefor characterised by the composition containing organic or inorganic compounds
    • A23G9/34Frozen sweets, e.g. ice confectionery, ice-cream; Mixtures therefor characterised by the composition containing organic or inorganic compounds characterised by carbohydrates used, e.g. polysaccharides
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23LFOODS, FOODSTUFFS, OR NON-ALCOHOLIC BEVERAGES, NOT COVERED BY SUBCLASSES A21D OR A23B-A23J; THEIR PREPARATION OR TREATMENT, e.g. COOKING, MODIFICATION OF NUTRITIVE QUALITIES, PHYSICAL TREATMENT; PRESERVATION OF FOODS OR FOODSTUFFS, IN GENERAL
    • A23L29/00Foods or foodstuffs containing additives; Preparation or treatment thereof
    • A23L29/30Foods or foodstuffs containing additives; Preparation or treatment thereof containing carbohydrate syrups; containing sugars; containing sugar alcohols, e.g. xylitol; containing starch hydrolysates, e.g. dextrin
    • A23L29/37Sugar alcohols
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23VINDEXING SCHEME RELATING TO FOODS, FOODSTUFFS OR NON-ALCOHOLIC BEVERAGES AND LACTIC OR PROPIONIC ACID BACTERIA USED IN FOODSTUFFS OR FOOD PREPARATION
    • A23V2002/00Food compositions, function of food ingredients or processes for food or foodstuffs
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23VINDEXING SCHEME RELATING TO FOODS, FOODSTUFFS OR NON-ALCOHOLIC BEVERAGES AND LACTIC OR PROPIONIC ACID BACTERIA USED IN FOODSTUFFS OR FOOD PREPARATION
    • A23V2250/00Food ingredients
    • A23V2250/50Polysaccharides, gums
    • A23V2250/51Polysaccharide
    • A23V2250/5116Other non-digestible fibres

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Nutrition Science (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Confectionery (AREA)
  • Seasonings (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "CONFECÇÃO DE SORVETE COM REDUZIDO TEOR DE AÇÚCAR".
A presente invenção refere-se a composições de confecção de sorvete que apresentam teor de açúcar reduzido.
5 Campo da Invenção
Confecções de sorvete são produtos que são altamente apreciados por consumidores, tanto por crianças quanto adultos. Doçura é um condutor principal de preferência ao consumidor. Uma outra característica importante é a textura das confecções de sorvete. Os consumidores esperam 10 que sejam facilmente retirados com colher ("scoopable") ou diretamente comestíveis do congelador.
Há uma preocupação crescente em relação à saúde e bem-estar e uma necessidade crescente de reduzir calorias, açúcares e gorduras também em confecções de sorvete. Uma junta da FAOAA/HO Expert Consultati15 on recomendou que consumos excessivos de açúcares que comprometem densidade de micronutrientes devem ser evitados. O volume de alimentos contendo carboidratos consumidos deve ser aquele rico em polissacarídeos não-amido e com um baixo índice glicêmico. (Carbohydrates in human nutrition. 1998 FAO Food and Nutrition Paper - 66). Similarmente, a Agência 20 French Food & Safety AFSSA emitiu recomendações para diminuir consumo de açúcar adicionado e favorecer consumo de carboidratos não-refinados, especialmente em dietas infantis.(Carbohydrates & Health: current situation, evaluation & recommendations, AFSSA Outubro 2004).
Até agora, muitas confecções de sorvetes foram colocadas no 25 mercado, as quais reivindicam polióis contendo baixo ou nenhum açúcar e/ou edulcorantes intensos. Contudo, polióis poderão apresentar efeitos Iaxativos quando consumidos em altos níveis e uso de edulcorantes intensos não é recomendado para produtos visados em crianças jovens. Além disso, consumidores associam confecções de sorvete com indulgência e buscam 30 eles próprios e suas crianças produtos nutricionalmente mais equilibrados. Antecedentes da Invenção e Estado da Técnica Correlato
É de conhecimento comum que açúcares desempenham um papel essencial nas propriedades sensoriais de confecções de sorvete. Açúcares apresentam pelo menos uma função dupla nas confecções de sorvete. Proporcionam doçura e acentuação de sabor e deprimem o ponto de congelamento que produz a confecção de sorvete convenientemente de retirada com colher. Além disso, açúcar é uma fonte de sólidos barata.
Reduzindo açúcares totais em confecções de sorvetes desse modo implica contemplar a perda dessas propriedades e, portanto, a necessidade de encontrar um meio de impedir que a confecção de sorvete tomese excessivamente dura e não-saborosa. Isso é geralmente realizado usando polióis e/ou edulcorantes intensos.
Todos os açúcares não apresentam o mesmo poder de adoçamento e fator de depressão do ponto de congelamento. Usualmente, monossacarídeos, tais como glicose, galactose ou frutose deprimem o ponto de congelamento mais do que dissacarídeos, tais como maltose, lactose, sacarose.
Frutose é unanimemente considerada como mais doce que sacarose. Seu poder de adoçamento em água estima-se a 120-150 comparado com uma referência de sacarose a 10% de um poder de adoçamento de 100. Um valor de 173 é descrito in "Ice Cream", sexta edição (R. T. Marshall, 20 H. Douglas Goff e R. W. Hartel). Além disso, sabe-se que a doçura de frutose é diferente no perfil temporal apresentando um início mais rápido e uma duração mais curta que aquela de sacarose, que é o açúcar considerado como fornecendo a doçura mais agradável.
US 4.497.841 descreve misturas de sobremesa de sorvete con25 tendo, como um agente de adoçamento, um edulcorante à base de frutose contendo pelo menos 75% em peso de frutose. Em uma modalidade preferida, a confecção de sorvete é livre de sacarose e contém frutose pura devido à alta doçura desse açúcar. Os sorvetes descritos nessa patente compreendem frutose em uma quantidade muito alta, que poderá apresentar um im30 pacto adverso na saúde do consumidor.
EP 0 244 149 B1 ensina que algumas razões específicas de sacarose e frutose apresentam efeitos sinérgicos exibidos na doçura. Contudo, não há pedido específico na produção de sorvete descrita.
EP 1 673 980 A1 proporciona uma confecção congelada de baixa caloria compreendendo frutose em combinação com outros sacarídeos como um agente de adoçamento. A confecção contém quantidades conside5 ráveis de sacarídeos complexos digeríveis para compensar os baixos níveis relativos de açúcares, os quais poderão não oferecer um benefício nutricional comparado com os açúcares substituídos. De fato, a quantidade total de carboidratos digeríveis permanece a mesma ou é aumentada; portanto, a contribuição de energia, bem como o impacto na glicemia não seria melhor 10 que produtos totais similares a açúcar. Adicionalmente, esta invenção não menciona a necessidade de uma quantidade mínima de sacarose para proporcionar um sabor agradável.
Portanto, é um objetivo da invenção proporcionar confecções de sorvete com açúcar reduzido com um sabor e textura agradáveis sem utilizar polióis ou edulcorantes intensos.
É um objetivo adicional da invenção proporcionar confecções de sorvete com açúcar reduzido apresentando uma doçura suficiente enquanto limitando as quantidades de frutose contidas nelas.
É um objetivo adicional da presente invenção proporcionar uma confecção de sorvete que apresente um sabor doce agradável e textura, e que aborde a demanda existente de produtos livres de edulcorantes nãonutritivos, tais como edulcorantes intensos e álcoois de açúcar potencialmente laxativos.
Sumário da Invenção Esses objetivos têm sido resolvidos com uma composição de
confecção de sorvete livre de edulcorante intenso, apresentando um teor de açúcar reduzido que não excede a 15% em peso baseado na composição total, a qual compreende:
a. uma mistura de açúcares contendo frutose e pelo menos 1% em peso de sacarose baseado na composição total, em que a quantidade de
frutose é até 80% dos açúcares totais,
b. um nível igual ou menor que 8% em peso de sólidos lácteos não-gordurosos,
c. menos 7% em peso de oligossacarídeos e/ou polissacarídeos de índice glicêmico médio a alto,
d. pelo menos um estabilizador de galactomanana, e e. menos de 2% de poliol.
Essa composição de confecção de sorvete é, por exemplo, adequada para preparação de um "water ice", sorbet ou um sorvete.
A não ser que de outra maneira especificado, % em peso é expressa baseada no peso da composição total.
Esses objetivos têm também sido resolvidos com uma composi
ção de confecção de sorvete livre de edulcorante intenso, apresentando um teor de açúcar reduzido que não excede a 15% em peso baseado na composição total, a qual compreende
a. uma mistura de açúcares contendo frutose e pelo menos 1%
em peso de sacarose baseado na composição total, em que a quantidade de
frutose é até 75% dos açúcares adicionados,
b. mais de 8% em peso de sólidos lácteos não-gordurosos,
c. menos de 7% em peso de oligossacarídeos e/ou polissacarídeos de índice glicêmico médio a alto, e
d. menos de 2% de poliol.
Esta confecção de sorvete poderá ser usada, por exemplo, para preparação de sorvete.
As sub-reivindicações definem modalidades preferidas do tema reivindicado.
Verificou-se que a composição de confecção de sorvete da pre
sente invenção possui muitas propriedades valiosas e atrativas para os consumidores. Verificou-se, por exemplo, que uma confecção de sorvete com reduzido teor de açúcar de acordo com a invenção com menos 2% de polióis, preferencialmente sem qualquer poliol nem edulcorantes intensos, bem
como os produtos que os contêm, apresentam uma textura e doçura agradável. Vantajosamente, os produtos contendo a composição da invenção apresentam uma doçura e sabor aperfeiçoado mesmo que uma quantidade substancial dos açúcares convencionais é eliminada. Verificou-se que, contrário a conhecimento anterior em outras áreas que confecções de sorvete, frutose não expressa um poder de adoçamento maior que o peso equivalente de sacarose quando usada em combinação com níveis muito baixos de sacaro5 se em produtos de confecção de sorvete. Na técnica anterior,descreve-se a alta doçura relativa de frutose e níveis mínimos desse açúcar para produzir confecções doces de sorvete são exigidos. Surpreendentemente, verificouse um nível mínimo de sacarose em combinação com frutose para obter uma doçura agradável otimizada em confecções de sorvete com açúcar re10 duzido.
Na presente invenção, faixas de combinações de açúcar são determinadas para expressar sinergias de açúcar e permitir desenvolvimento de uma confecção de sorvete saborosa. Um benefício adicional para a boa intensidade de doçura devido à combinação de açúcar reivindicada, é um perfil temporal agradável de doçura.
No seguinte, os termos usados neste relatório são explicados.
Conforme usado neste relatório, o termo "açúcar" refere-se a mono e dissacarídeos digeríveis que apresentam um valor calórico de > 3,5 kcal/g. Exemplos não-limitativos são dextrose, sacarose, lactose, maltose e frutose.
O termo "açúcares adicionados" refere-se a todos os açúcares adicionados à confecção de sorvete pelo fabricante mais açúcares naturalmente presentes em mel, xaropes e sucos de frutas. Este exclui açúcares naturalmente presentes nos ingredientes lácteos (tal como lactose) ou que procedem da fruta.
O termo "oligossacarídeos" significa carboidratos que apresentam um grau de polimerização entre 3 e 9.
O termo "polissacarídeos" significa carboidratos que apresentam um grau de polimerização maior que 10.
O termo "oligossacarídeos e/ou polissacarídeos de índice glicê
mico (IG) médio a alto" refere-se a oligossacarídeos e/ou polissacarídeos que apresentam um IG de > 55, comparado com a glicose. Estes apresentam um valor calórico de > 3,5 kcal/g.
O termo "oligossacarídeos e/ctu polissacarídeos de baixo índice glicêmico (IG)" refere-se a oligossacarídeos e/ou polissacarídeos que apresentam um IG de < 55, comparado com a glicose. Estes apresentam um vaIor calórico de > 3,5 kcal/g.
"Carboidratos não-digeríveis'1 no sentido da presente invenção apresentam um valor calórico de < 3,5 kcalig.
O termo "confecção de sorvete" abrange gêneros alimentícios doces pretendidos serem consumidos em eestado congelado. Exemplos típicos são sorvetes, "water ices" e sorbets.
O termo "sólidos lácteos não-gordurosos" conforme usado neste relatório, refere-se a leite em pó desnatado* Ieitelho em pó, soro de leite, caseinato, leite em pó desnatado com reduzido teor de lactose e misturas dos mesmos.
A "doçura relativa" de um dad«o açúcar A é representada pela
fórmula
Cs/Ca
em que Cs significa a concentração de sacaarose que proporciona uma intensidade de doçura percebida I e Ca é a concentração do açúcar A para obter a mesma intensidade I.
Descrição detalhada da invenção
A composição de confecção <de sorvete da presente invenção apresenta um teor de açúcar reduzido que não excede a 15% baseado exclusivamente em açúcares naturais. A composição de confecção de sorvete compreende uma mistura de açúcares contendo frutose e pelo menos 1% em peso de sacarose baseado na composição total.
A confecção de sorvete da preseerte invenção contém menos de 2% de polióis e é livre de edulcorante intenso (também chamado edulcorantes de alta intensidade). Mais preferencialmterrte, a confecção de sorvete da presente invenção não contém qualquer polioolou edulcorante intenso.
Em uma primeira modalidade, uma confecção de sorvete da invenção compreende um nível igual ou meraor que 8% em peso de sólidos lácteos não-gordurosos, menor que 7% em peso de oligossacarídeos e/ou polissacarídeos de índice glicêmico médio a alto e a quantidade de frutose é até 80% dos açúcares totais. Em uma modalidade preferida da invenção, a quantidade de frutose é menor que 75% dos açúcares totais.
Uma confecção de sorvete de acordo com a primeira modalida
de da invenção adicionalmente contém galactomananas como estabilizadores. Exemplos típicos são goma guar e goma alfarrobeira. Têm-se mostrado que esses estabilizadores contribuem para proporcionar uma boa sensação na boca e suavidade para a confecção de sorvete.
Em uma segunda modalidade, uma confecção de sorvete da
invenção compreende mais de 8% em peso de sólidos lácteos nãogordurosos e menos de 7% em peso de oligossacarídeos e/ou polissacarídeos de índice glicêmico médio a alto quando a quantidade de frutose é até 75% dos açúcares adicionados.
De acordo com qualquer modalidade da invenção, surpreenden
temente, e contrário a conhecimento anterior em outras áreas que confecções de sorvete, frutose mostra, nas composições de acordo com a invenção, um maior poder de adoçamento do que sacarose apenas quando usada em combinação com pelo menos 1% em peso, preferencialmente 2% em peso de sacarose da composição total.
Preferencialmente, a quantidade de frutose na composição de confecção de sorvete da presente invenção situa-se em uma faixa de 2 a 10% em peso baseado na composição total. Mais preferencialmente, a quantidade de frutose situa-se na faixa de 4 a 8% em peso baseado na 25 composição total. Têm-se mostrado que melhores resultados de adoçamento podem ser obtidos quando a quantidade de frutose é de pelo menos 2% em peso baseado na composição total.
Resultados ótimos com relação ao poder de adoçamento podem ser obtidos, por exemplo, quando pelo menos 2% em peso de frutose e pelo menos 1 % em peso de sacarose estão contidos na composição de confecção de sorvete da presente invenção. Tem-se mostrado surpreendentemente que uma maior doçura do que a quantidade equivalente de açúcares totais que procede de frutose ou sacarose usada separada pode ser obtida.
Além disso, usando a combinação reivindicada de frutose, sacarose nessas quantidades e potencialmente outros açúcares nas confecções de sorvete proporciona um produto de retirada com colher e de boa textura bem aceito pelo consumidor.
A composição de confecção de sorvete da presente invenção pode também compreender outros ingredientes que são usualmente adicionados a produtos para confecção de sorvete.
A composição de confecção de sorvete poderá também conter mono e/ou dissacarídeos que não frutose e sacarose.
A composição de confecção de sorvete da presente invenção é preferencialmente caracterizada por um reduzido teor de gordura. Em uma modalidade particular, o teor de gordura não é maior que 7% em peso baseado na composição total. Usualmente, os ingredientes de gordura podem ser 15 selecionados de gordura do leite, creme, manteiga de cacau, óleo de coco, óleo de palma, óleo de palmiste, óleo de girassol, óleo de açafroa, óleo de semente de colza, ou óleo de soja e frações ou misturas dos mesmos.
Se desejado, a composição de confecção de sorvete da presente invenção pode adicionalmente compreender oligossacarídeos e/ou polissacarídeos digeríveis de baixo índice glicêmico. A quantidade dos oligossacarídeos e/ou polissacarídeos digeríveis de baixo índice glicêmico não é maior que 20% em peso baseado no peso total da composição.
Exemplos não-limitativos dos oligossacarídeos e/ou polissacarídeos de baixo índice glicêmico são amidos e derivados lentamente digeríveis.
Se apropriado, a composição de confecção de sorvete da presente invenção adicionalmente compreende carboidratos não-digeríveis que agem como agentes de massa ("bulking agent"). Os carboidratos nãodigeríveis podem ser selecionados de inulina, fruto-oligossacarídeos, galato30 oligossacarídeos, polidextrose, dextrinas, amido resistente, fibras de origem vegetal e misturas dos mesmos. Em uma modalidade preferida, os agentes de massa ("bulking agent") não-digeríveis compreendem fibras extraídas de origem vegetal.
A quantidade do agente de massa ("bulking agent") não-digerível é preferencialmente em uma faixa de 1 a 15% em peso baseado na composição total.
A composição de confecção de sorvete da presente invenção
poderá adicionalmente compreender ingredientes e/ou aditivos que são comuns no domínio de sorvete. Esses ingredientes e/ou aditivos são, por exemplo, proteínas, emulsificantes, estabilizantes, agentes acidificantes, aromatizantes, colorantes e misturas dos mesmos.
As proteínas que devem ser usadas na composição de sorvete
da presente invenção são, por exemplo, proteínas do leite ou proteínas de origem láctea, proteínas do ovo ou proteínas de origem vegetal, tais como soja, arroz, ervilha, trigo e aveia.
Exemplos adequados mas não-limitativos de emulsificantes que devem ser usados são monoglicerídeos, diglicerídeos, polissorbato, ou ésteres de poliol de ácidos graxos, tal como monoéster de propileno glicol de ácidos graxos e misturas dos mesmos.
Estabilizadores que podem ser usados na presente invenção são: goma alfarrobeira, goma guar, alginatos, celulose, goma xantana, carboximetilcelulose, celulose microcristalina, alginatos, carragenanas, pectinas e misturas dos mesmos.
Ao apresentar pelo menos um estabilizador do grupo de galactomananas, tais como goma alfarrobeira e goma guar, observou-se ser útil proporcionar uma textura agradável e estabilidade de choque térmico.
A escolha de quantidades destes está dentro daquela de uma
pessoa versada na técnica.
Se a composição de confecção de sorvete da presente invenção é pretendida exibir um caráter particular com sabor de fruta poderá também compreender purê de frutas, pedaços de frutas ou sucos de qualquer fruta adequada.
A composição de confecção de sorvete da presente invenção também contém quantidades essenciais de água, mas ainda exibe boas propriedades sensoriais e resistência a choque térmico e fusão. Preferencialmente, o teor de água situa-se na faixa de 55 a 95% em peso, mais preferencialmente, de 65 a 90% em peso da composição total. Dependendo do teor de água e dos ingredientes empregados na composição de confecção 5 de sorvete, a composição de confecção de sorvete da presente invenção pode ser composta como um sorvete, sorbet ou "water ice" que pode ser mantida congelada sob temperaturas entre -10° a -35° C e consumida sob essas temperatura s.
Em uma modalidade preferida da invenção, a confecção de sorvete apresenta um aumento de volume ("overrun") na faixa de 0 a 200%, quando formulada como um "water ice" ou sorbet. Um produto de sorvete usualmente apresenta um aumento de volume na faixa de 20 a 250%.
Os valores de energia das composições de confecção de sorvete da invenção são bastante baixos, preferencialmente, em uma faixa de 40 a 160 kcal/100g.
As confecções de sorvete de acordo com a invenção são manufaturadas seguindo processos padrões. Usualmente, os ingredientes são misturados em um misturador apropriado e, subsequentemente, pasteurizados e homogeneizados ou vice-versa. A mistura homogeneiza20 da/pasteurizada é em seguida opcionalmente envelhecida. A mistura é então aerada até um aumento de volume apropriado, e congelada até uma temperatura em tomo de -1 a -20°C. A confecção de sorvete produzida poderá em seguida ser endurecida a uma temperatura entre -20° a -40°C por várias horas. As confecções de sorvete são em seguida armazenadas sob 25 uma temperatura d e congelamento apropriada em torno de 20 a -35°C.
A presente invenção é agora adicionalmente ilustrada por meio dos exemplos.
Exemplos Exemplo 1
Preparou-se a seguinte confecção de sorvete usando os seguin
tes ingredientes: Fórmula 1 Unidades (% em peso da composição total)
Água 58,90 Leite desnatado em pó 9,00 Creme fresco 35% de gordura 15,00 Açúcar 3,00 Xarope de glicose seco por atomização 4,50 Cremodan 809 Creamline 0,60 Frutose 5,00 Polidextrose Litesse Ultra 4,00 Aromatizante 0,05 Açúcares adicionados (%) 9,75 Sólidos totais (%) 31,46 Açúcares totais (%) 14,45 Carboidratos totais digeríveis (%) 17,71 Carboidratos não-digeríveis (%) 3,74 Proteína (%) 3,43 Gordura (%) 5,79 MSNF(%) 8,48 Energia (kcal/100 g) 125 Os ingredientes são dispersos sob cisalhamento em um tanque de mistura a 65°C e hidratados sob 60°C durante 20 minutos. Em seguida foram pasteurizados sob 86°C durante 30 segundos e em seguida esfriados
até 72°C. Foram homogeneizados a 15 MPa (150 bars) e 5 MPa (50 bars) e rapidamente esfriados até 4°C.
A mistura foi em seguida envelhecida por duração de mínimo 4 h
a 4°C.
A mistura foi em seguida aerada até um aumento de volume de 100% e congelada até uma temperatura em torno de -5,5°C. O sorvete produzido foi então endurecido a -40°C por 3 horas. Amostras foram em seguida armazenadas a -30°C.
Exemplo 2
Preparou-se um sorvete de frutas usando os seguintes ingredientes: Fórmula 2
Ingredientes são fornecidos por % em peso de composição total
Água 86,5 Açúcar 7 Frutose 5 Ácido cítrico 0,2 Goma Guar 0,2 Aromatizante 0,1 Açúcares adicionados 13 ST (%) 13,4 Açúcares totais (%) 13 CHO total digerível (%) 13 Carboidratos não-digeríveis (%) 0,2 Proteína (%) 0 Gordura (%) 0 MSNF(%) 0 Energia (kcal/100g) 52 Mistura e pasteurização foram similares àquelas da fórmula 1 no exemplo 1. Envelhecimento é opcional.
Congelamento foi feito sem aeração a uma temperatura de -2°C,
a mistura foi em seguida derramada em moldes. Os moldes foram colocados em um tanque de salmoura esfriados a -40°C por duração de 2 h e em seguida armazenados a -30°C.

Claims (20)

1.Composição de confecção de sorvete com teor de açúcar reduzido livre de edulcorante intenso, apresentando um teor de açúcar que não excede a 15% em peso baseado na composição total, a qual compreende: a. uma mistura de açúcares contendo frutose e pelo menos 1% em peso de sacarose baseado na composição total, em que a quantidade de frutose é até 80% dos açúcares totais, b. um nível igual ou menor que 8% em peso de sólidos lácteos não-gordurosos, c. menos de 7% em peso de oligossacarídeos e/ou polissacarídeos de índice glicêmico médio a alto, d. menos de 2% em peso de poliol, e e. pelo menos um estabilizador de galactomanana.
2. Composição de confecção de sorvete com teor de açúcar reduzido livre de edulcorante intenso, apresentando um teor de açúcar que não excede a 15% em peso baseado na composição total, a qual compreende: a. uma mistura de açúcares contendo frutose e pelo menos 1 % em peso de sacarose baseado na composição total, em que a quantidade de frutose é até 75% dos açúcares adicionados, b. mais de 8% em peso de sólidos lácteos não-gordurosos, c. menos de 7% em peso de oligossacarídeos e/ou polissacarídeos de índice glicêmico médio a alto, e d. menos de 2% em peso de poliol.
3.Composição, de acordo com a reivindicação 1, na qual a quantidade de frutose é menor que 75% dos açúcares totais.
4.Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, na qual a quantidade de frutose situa-se em uma faixa de 2 a 10% em peso baseada na composição total.
5.Composição, de acordo com a reivindicação 4, na qual a quantidade de frutose situa-se na faixa de 4 a 8% em peso baseada na com
6. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações1 a 5, na qual o teor de gordura é não mais de 7% em peso baseado na composição total.
7. Composição, de acordo com a reivindicação 6, na qual os ingredientes de gordura são selecionados de gordura do leite, creme, manteiga de cacau, óleo de coco, óleo de palma, óleo de palmiste, óleo de girassol, óleo de açafroa, óleo de semente de colza, óleo de soja, frações e misturas dos mesmos.
8. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações1 a 7, a qual adicionalmente compreendendo oligossacarídeos e/ou polissacarídeos digeríveis de baixo índice glicêmico.
9. Composição, de acordo com a reivindicação 8, na qual os oligossacarídeos e/ou polissacarídeos de baixo índice glicêmico são selecionados de amidos e derivados dos mesmos lentamente digeríveis.
10. Composição, de acordo com a reivindicação 8 e/ou 9, na qual a quantidade de oligossacarídeos e/ou polissacarídeos de baixo índice glicêmico é não mais de 15% em peso baseada na composição total.
11. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, a qual adicionalmente compreende carboidratos não-digeríveis.
12. Composição, de acordo com a reivindicação 11, na qual os carboidratos não-digeríveis são selecionados de inulina, frutooligossacarídeos, galacto-oligossacarídeos, polidextrose, dextrinas, amido resistente, fibras de origem vegetal e misturas dos mesmos.
13. Composição, de acordo com a reivindicação 11 e/ou 12, na qual os carboidratos não-digeríveis estão presentes em uma quantidade de1 a 15% em peso baseada na composição total.
14. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, a qual adicionalmente compreende ingredientes selecionados de proteínas, emulsificantes, estabilizadores, agentes acidificantes, aromatizantes, colorantes e misturas dos mesmos.
15. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, a qual adicionalmente compreende purês de frutas, pedaços de frutas ou sucos de frutas.
16. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 15, na qual o teor de água situa-se na faixa de 55 a 95% em peso.
17. Composição, de acordo com a reivindicação 16, na qual o teor de água é de pelo menos 64% em peso.
18. Composição, de acordo com a reivindicação 1 e qualquer uma das reivindicações 3, 5 a 17, a qual apresenta um aumento de volume na faixa de O a 200%.
19. Composição, de acordo com a reivindicação 2 e qualquer uma das reivindicações 4 a 17, a qual apresenta um aumento de volume na faixa de 20 a 250%.
20. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 19, a qual é congelada.
BRPI0810070-5A 2007-04-17 2008-04-10 Confecção de sorvete com reduzido teor de açúcar BRPI0810070A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP07106351A EP1982601A1 (en) 2007-04-17 2007-04-17 Reduced sugar ice confection
EP07106351.5 2007-04-17
PCT/EP2008/054366 WO2008125595A2 (en) 2007-04-17 2008-04-10 Reduced sugar ice confection

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0810070A2 true BRPI0810070A2 (pt) 2014-09-16

Family

ID=38458063

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0810070-5A BRPI0810070A2 (pt) 2007-04-17 2008-04-10 Confecção de sorvete com reduzido teor de açúcar

Country Status (12)

Country Link
US (1) US20100124599A1 (pt)
EP (2) EP1982601A1 (pt)
CN (1) CN101657105B (pt)
AR (1) AR066082A1 (pt)
AU (1) AU2008237998B2 (pt)
BR (1) BRPI0810070A2 (pt)
CA (1) CA2681369A1 (pt)
CL (2) CL2008001101A1 (pt)
IL (1) IL200521A (pt)
MX (1) MX2009010750A (pt)
RU (1) RU2484637C2 (pt)
WO (1) WO2008125595A2 (pt)

Families Citing this family (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8617636B2 (en) * 2009-10-01 2013-12-31 Roquette Freres Carbohydrate compositions having a greater impact on the insulinemic response than on the glycemic response, their preparation and their uses
ES2536232T3 (es) * 2009-12-21 2015-05-21 Unilever N.V. Producto de confitería helado en partículas
EP2347659B1 (en) 2010-01-22 2012-08-22 Unilever PLC Process for producing frozen particles
CN101940276A (zh) * 2010-09-15 2011-01-12 王竹 一种有助于控制血糖生成的食品
DE102011008016A1 (de) * 2011-01-06 2012-07-12 Johannes F. Coy Schokoladenmasse
ITMI20131348A1 (it) * 2013-08-06 2015-02-07 Carpigiani Group Ali Spa Gelato a basso contenuto di zuccheri comprendente prebiotici parzialmente o completamente fermentati con probiotici e metodo per ottenerlo
RU2673656C1 (ru) * 2013-12-20 2018-11-28 Нестек С.А. Композиция замороженного кондитерского изделия с пониженным содержанием сахара
US20180160703A1 (en) * 2015-06-30 2018-06-14 Conopco, Inc., D/B/A Unilever Pulse and cereal protein frozen composition
EP3344060A1 (en) * 2015-09-04 2018-07-11 Unilever PLC, a company registered in England and Wales under company no. 41424 Frozen confection
SG11201804997XA (en) * 2015-11-12 2018-07-30 Petiva Private Ltd Process for preparing non-cariogenic, sustained energy release juice
WO2017097542A1 (en) * 2015-12-09 2017-06-15 Nestec S.A. Healthy frozen confection mix
US10334868B2 (en) 2016-06-16 2019-07-02 Sigma Phase, Corp. System for providing a single serving of a frozen confection
WO2017218952A1 (en) 2016-06-16 2017-12-21 Sigma Phase, Corp. System for providing a single serving of a frozen confection
US10426180B1 (en) 2016-06-16 2019-10-01 Sigma Phase, Corp. System for providing a single serving of a frozen confection
US10543978B1 (en) 2018-08-17 2020-01-28 Sigma Phase, Corp. Rapidly cooling food and drinks
US11470855B2 (en) 2018-08-17 2022-10-18 Coldsnap, Corp. Providing single servings of cooled foods and drinks
US10612835B2 (en) 2018-08-17 2020-04-07 Sigma Phase, Corp. Rapidly cooling food and drinks
US11781808B2 (en) 2019-04-09 2023-10-10 Coldsnap, Corp. Brewing and cooling a beverage
US11337438B2 (en) 2020-01-15 2022-05-24 Coldsnap, Corp. Rapidly cooling food and drinks
TW202202790A (zh) 2020-06-01 2022-01-16 美商寇德斯納普公司 用於快速冷卻食物及飲料的冷凍系統
WO2022170323A1 (en) 2021-02-02 2022-08-11 Coldsnap, Corp. Filling aluminum cans aseptically

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3849194A (en) * 1966-12-19 1974-11-19 Cpc International Inc Low d.e. starch conversion products
US4400406A (en) * 1980-11-26 1983-08-23 Landwide Foods, Inc. Frozen dessert food
US4497841A (en) * 1982-03-15 1985-02-05 Wudel Inc. Low calorie dessert mixes and products prepared therefrom
AT385180B (de) * 1985-05-29 1988-02-25 Weghofer Hans Georg Dr Verfahren zur herstellung eines diaetetikums in form von speiseeis
US4737368A (en) * 1986-04-23 1988-04-12 A. E. Staley Manufacturing Sweetener composition
US5215777A (en) * 1991-05-16 1993-06-01 Ault Foods Limited Process for producing low or non fat ice cream
EP0855141A1 (en) * 1997-01-20 1998-07-29 Unilever Plc Process for the manufacture of a food product
US6596333B1 (en) * 1999-07-21 2003-07-22 Nestec S.A. Process for producing aerated frozen products
RU2187941C2 (ru) * 2000-06-21 2002-08-27 Савватеева Людмила Юрьевна Композиция для получения мороженого
JP2002272431A (ja) * 2001-03-22 2002-09-24 Itoham Foods Inc 凍結ゼリー飲料
DE60210602T2 (de) * 2001-05-23 2007-05-16 Nutricopia, Inc. Gefrorene ernährungssüssspeisen und verfahren zu ihrer herstellung
DE10262005B4 (de) * 2002-09-11 2005-11-10 Südzucker Aktiengesellschaft Mannheim/Ochsenfurt Lebens-, Genuss-, Süßungs- und Arzneimittel, sowie Zusammensetzungen enthaltend kondensierte Palatinose in hydrierter Form
JP3776097B2 (ja) * 2003-09-08 2006-05-17 第一工業製薬株式会社 アイスクリームの安定剤及び製造方法
US20050129810A1 (en) * 2003-12-10 2005-06-16 Good Humor- Breyers Ice Cream Division Of Conopco Inc Frozen confectionery product
CN1889851A (zh) * 2003-12-10 2007-01-03 荷兰联合利华有限公司 含有冰结构蛋白的冷冻糖食产品
US20060188631A1 (en) * 2005-02-18 2006-08-24 Kyungsoo Woo Pregelatinized chemically modified resistant starch products and uses thereof
EP1723852B1 (en) * 2005-04-19 2008-03-26 Unilever Plc Aerated edible emulsion
AU2006326719B2 (en) * 2005-12-14 2010-05-27 Unilever Ip Holdings B.V. Ice confections
EP1882418B1 (en) * 2006-07-27 2009-11-04 Unilever PLC Aerated frozen confectionery product
ES2331436T3 (es) * 2006-08-07 2010-01-04 Unilever N.V. Confituras heladas.

Also Published As

Publication number Publication date
EP2146584A2 (en) 2010-01-27
MX2009010750A (es) 2009-10-28
EP1982601A1 (en) 2008-10-22
AU2008237998A1 (en) 2008-10-23
CA2681369A1 (en) 2008-10-23
IL200521A (en) 2013-07-31
IL200521A0 (en) 2010-04-29
CN101657105A (zh) 2010-02-24
AU2008237998B2 (en) 2013-05-02
WO2008125595A2 (en) 2008-10-23
RU2009142208A (ru) 2011-05-27
WO2008125595A3 (en) 2009-01-08
RU2484637C2 (ru) 2013-06-20
CL2012001251A1 (es) 2012-10-12
AR066082A1 (es) 2009-07-22
CN101657105B (zh) 2014-03-12
US20100124599A1 (en) 2010-05-20
CL2008001101A1 (es) 2009-01-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU2008237998B2 (en) Reduced sugar ice confection
CN105828631B (zh) 低糖冷冻糖食组合物
AU2005244505B2 (en) Frozen confection and proces for manufacturing such
AU2007209818B2 (en) Frozen confections
MXPA05013531A (es) Confitura helada y proceso para su fabricacion.
EP3383196B1 (en) Non-dairy frozen confection without stabilizers
CA2637516C (en) Ice confection
CA2632321A1 (en) Ice confections
PT1915914E (pt) Produtos de confeitaria congelados
US8658235B2 (en) Frozen confection
AU2021107295A4 (en) Ice cream composition and method of production
WO2017037111A1 (en) Frozen confection

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B11E Dismissal acc. art. 34 of ipl - requirements for examination incomplete
B11T Dismissal of application maintained [chapter 11.20 patent gazette]