BRPI0807551A2 - Atarraxamento de cabo com uma contraluva ou porca de capa - Google Patents

Atarraxamento de cabo com uma contraluva ou porca de capa Download PDF

Info

Publication number
BRPI0807551A2
BRPI0807551A2 BRPI0807551-4A BRPI0807551A BRPI0807551A2 BR PI0807551 A2 BRPI0807551 A2 BR PI0807551A2 BR PI0807551 A BRPI0807551 A BR PI0807551A BR PI0807551 A2 BRPI0807551 A2 BR PI0807551A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cable
cover
thread
threaded
opening
Prior art date
Application number
BRPI0807551-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Mario Bartholomae
Fritz Zuegel
Volker Goetz
Philipp Gerber
Original Assignee
Hummel Anton Verwaltung
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hummel Anton Verwaltung filed Critical Hummel Anton Verwaltung
Publication of BRPI0807551A2 publication Critical patent/BRPI0807551A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02GINSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
    • H02G3/00Installations of electric cables or lines or protective tubing therefor in or on buildings, equivalent structures or vehicles
    • H02G3/02Details
    • H02G3/06Joints for connecting lengths of protective tubing or channels, to each other or to casings, e.g. to distribution boxes; Ensuring electrical continuity in the joint
    • H02G3/0616Joints for connecting tubing to casing
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16LPIPES; JOINTS OR FITTINGS FOR PIPES; SUPPORTS FOR PIPES, CABLES OR PROTECTIVE TUBING; MEANS FOR THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16L5/00Devices for use where pipes, cables or protective tubing pass through walls or partitions
    • F16L5/02Sealing
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02GINSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
    • H02G15/00Cable fittings
    • H02G15/02Cable terminations
    • H02G15/04Cable-end sealings
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16BDEVICES FOR FASTENING OR SECURING CONSTRUCTIONAL ELEMENTS OR MACHINE PARTS TOGETHER, e.g. NAILS, BOLTS, CIRCLIPS, CLAMPS, CLIPS OR WEDGES; JOINTS OR JOINTING
    • F16B2200/00Constructional details of connections not covered for in other groups of this subclass
    • F16B2200/40Clamping arrangements where clamping parts are received in recesses of elements to be connected
    • F16B2200/403Threaded clamping parts

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Installation Of Indoor Wiring (AREA)
  • Cable Accessories (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "ATARRAXAMENTO DE cabo COM UMA CONTRALUVA OU PORCA DE CAPA".
A presente invenção refere-se a um dispositivo de atarraxamento de cabo com uma luva rosqueada que pode ser integrada na abertura de uma parede ou de um alojamento, uma contraluva que com ela pode ser unida através de rosca ou uma porca de capa, uma guarnição de aperto que pelo atarraxamento da luva rosqueada pode ser presa com a contraluva ou porca de trava contra o cabo a ser atarraxado e preso ou contra uma mangueira protetora, sendo que a luva rosqueada adicionalmente a rosca para contraluva ou porca de capa possui um meio de fixação, por exemplo, uma rosca de fixação que se ajusta na rosca contrária de uma abertura da parede ou de uma porca situada atrás da parede, sendo que a luva rosqueada, além disso, apresenta um flange e pode ser comprimida contra a porta da abertura da parede pela fixação ou aperto da rosca de fixação, apresentando esta luva especialmente uma peça de cantos múltiplos externa ou uma peça sextavada externa.
Um atarraxamento de cabo deste tipo com uma guarnição de aperto que pode ser unida de forma inteiriça com a luva rosqueada passou a ser conhecida do documento GM 77 14 231 e com uma guarnição de aperto separada a partir do documento US-A-5 927 892.
Atarraxamento de cabos similares são também conhecidos a partir do documento DE 21 32 951 C3 ou do documento EP O 203 268 B1 tendo sido aprovados.
Existem, todavia, casos de utilização nos quais é desvantajoso 25 que o lado externo do atarraxamento do cabo possa ficar sujo especialmente por influência ambiental sendo sua limpeza bastante difícil. Além disso, é possível que um atarraxamento de cabo deste tipo não atenda às exigências de estanqueidade, por exemplo, no âmbito de compartimentos limpos, porque através do filete de rosca entre a luva rosqueada e a contraluva ou por30 ca de capa não pode ser lograda uma estanqueidade completa.
Existe, portanto a tarefa de criar um atarraxamento de cabo da espécie definida, no qual a necessidade da limpeza, por exemplo, do filete de rosca da luva rosqueada existente fora da luva rosqueada ou da porca de capa pode ser amplamente evitado.
Para solucionar esta tarefa, o atarraxamento de cabo inicialmente definido caracteriza-se pelo fato de que está prevista uma capa de cober5 tura que ultrapassa uma parte de atarraxamento de cabo situado na parede, sendo esta capa de cobertura vedada na posição de uso junto à parede, possuindo uma abertura de passagem para o cabo, sendo que esta abertura de passagem e o cabo, na posição de uso, estão vedados um em relação ao outro.
Uma capa de cobertura deste tipo poderá evitar a penetração de
impurezas no atarraxamento de cabos e especialmente para a efetiva região do filete de rosca que está aberto da luva rosqueada e, além disso, poderá também proteger a parte do atarraxamento do cabo que ultrapassa a parede o que se encontra na sua face externa, oferecendo proteção contra danos 15 mecânicos ou meios agressivos e vapores. Além disso, ao menos é dificultada uma manipulação não-autorizada do atarraxamento de cabo, porque este estará oculto sob a capa de cobertura.
No caso, é especialmente conveniente que a capa de cobertura seja de metal ou de plástico e na posição de uso esteja axialmente presa diante do atarraxamento do cabo. Ela também resistirá a esforços se simplesmente removidos do atarraxamento do cabo, sendo removida.
No caso, a capa de cobertura, na posição de uso, poderá estar unida com o atarraxamento de cabo de forma separável e axialmente fixada. Mesmo assim é proporcionado acesso para fins de reparos do atarraxamento do cabo.
Uma forma de realização especialmente conveniente do atarraxamento do cabo da presente invenção pode consistir no fato de que a capa de cobertura apresenta com o atarraxamento de cabo uma conexão rosqueada, como fixação separável e de ação axial recíproca. Isto significa não 30 somente uma fixação efetiva da capa de cobertura na posição de uso, porém, oferece também uma simples possibilidade de montagem e desmontagem. No caso, será especialmente conveniente para uma produção e montagem simples quando a capa de cobertura apresentar um filete de rosca interno, o qual, na posição de uso, se ajusta a um filete de rosca externo, situado no atarraxamento de cabo, de maneira que a capa de cobertura a5 pós a montagem do atarraxamento de cabo possa ser com esta atarraxada no lado externo e através desta ligação rosqueada possa ser comprimida contra a parede transfixada pelo atarraxamento do cabo. O atarraxamento do cabo pode, portanto, ser montado de maneira comum, quando a capa de cobertura, já aplicada sobre o cabo, possa ser posicionada sobre o atarra10 xamento do cabo para depois ali ser nele atarraxado por ação de giro.
Uma disposição preferida pode consistir no caso de o filete de rosca, que coincide com o filete de rosca interno da capa de cobertura, com o qual coopera, esteja disposto especialmente no flange ou na peça múltipla ou sextavada da luva rosqueada e/ou em uma peça rosqueada ou anel ros15 queado com um filete de rosca externo, onde se apóia no flange ou na peça sextavada da luva rosqueada.
Existem, portanto, diferentes possibilidades de prever esta rosca contrária para a capa de cobertura. Se for prevista diretamente no flange ou na peça múltipla ou sextavada da luva rosqueada, não será necessário um 20 componente adicional. Se, por outro lado, for previsto na forma de uma peça rosqueada ou de um anel rosqueado, que se pode apoiar no flange ou na peça de campos múltiplos, resulta a vantagem de que também atarraxamento de cabo já existente pode posteriormente ser equipado com esta peça.
A peça rosqueada provida do filete de rosca externa pode con25 venientemente ser configurada como anel rosqueado, cuja re-entrância interna possui diâmetro maior do que corresponde ao diâmetro externo de um filete de rosca de fixação ou da luva fixadora na luva atarraxada. Desta maneira, este anel rosqueado poderá ser posicionado sobre a luva fixadora da luva rosqueada para depois, de forma tradicional, por exemplo, ser preso na 30 parede do alojamento, com o que, simultaneamente, também este anel rosqueado será fixado para depois estar disponível para o atarraxamento da tampa da capa de cobertura. No caso, o diâmetro interno do anel rosqueado poderá ter tal tamanho que se ajusta sobre filetes de rosca de fixação e dimensões variadas. Por exemplo, poderá ser configurado de tal maneira que pode receber filetes de rosca fixadores de tamanho pouco diferente na luva fixadora da 5 luva rosqueada, de maneira que luvas rosqueadas com filetes de rosca métricos ou com (onze polegadas) e assim por diante pode ser equipado com o mesmo anel rosqueado, desde que este possa ser posicionado de forma concêntrica em relação à luva rosqueada e ultrapassando o flange ou a peça sextavada, a fim de poder servir de contra rosca para a capa de cobertura.
O anel rosqueado pode no caso, na posição de uso, estar preso
entre o flange ou a peça sextavada da luva rosqueada e uma parede do alojamento, baseado na fixação da luva rosqueada, de maneira que na montagem da capa de cobertura não serão necessárias outras medidas para poder atarraxá-la.
Na alternativa, na qual os passos do filete de rosca ajustados ao
filete interno da capa de cobertura estejam previstos na peça de campos múltiplos ou sextavada da luva rosqueada, torna-se possível que estes passos de roscas estejam previstos na peça de cantos múltiplos ou sextavada da luva rosqueada em suas regiões de cantos arredondados, estando, por20 tanto, interrompidos na sua circunferência pelas seções achatadas da peça de cantos múltiplos ou sextavada.
Desta maneira não será necessário prever uma região rosqueada adicional na luva rosqueada, porém, a peça de cantos múltiplos ou sextavada que na posição de uso encosta como flange na parede, e que também 25 pode servir para aperto do filete de rosca de fixação da luva rosqueada poderá nas suas regiões de cantos arredondados apresentarem os respectivos segmentos do passo de rosca e coincidem com o filete de rosca interno da luva rosqueada e cujo atarraxamento no atarraxamento do cabo e permitindo o seu atarraxamento sobre o atarraxamento de cabo até o encosto vedado 30 em uma face vedante contrária, especialmente na região da parede situada ao redor da luva rosqueada.
No caso, será conveniente para prover uma boa vedação que abertura de passagem da capa de cobertura para o cabo ou para uma mangueira protetora e assim pelo cabo transfixado ou da mangueira protetora apresente uma tolerância recíproca estreita, especialmente possuindo uma sede móvel ou de aperto com ação vedante. Na montagem, o cabo ou a 5 mangueira protetora transfixam já abertura de passagem da capa de cobertura a qual, após a montagem do atarraxamento do cabo e de sua fixação, podem ser deslocados sobre o cabo até o seu atarraxamento, podendo ser preso na posição de uso. No caso, permanece conservado o acento móvel ou de aperto vedante, existente entre o cabo ou a mangueira protetora e a 10 capa de cobertura, de maneira que também a abertura de passagem da capa de cobertura esteja vedada na posição de uso.
Como normalmente cabos ou mangueiras protetoras possuem um lado externo que possui uma flexibilidade relativa, o efeito vedante isoladamente já poderia ser logrado desta maneira. Mas, é especialmente vanta15 joso que na abertura de passagem da capa de cobertura para o cabo nesta esteja previsto um disco vedante de material vedante flexível, cuja passagem é menor do que a seção transversal do cabo e quando este disco de passagem possa ser deformado pelo cabo transfixado, na região da abertura de passagem podendo ser dobrado para fora e/ou expandido. Desta manei20 ra, o efeito vedante poderá ser aprimorado e, além disso, por um disco vedante flexível deste tipo e que em virtude da flexibilidade de seu material intrínseco encosta firmemente no cabo, torna-se possível transfixar cabos de seções transversais variáveis.
Uma medida adicional ou diferente para ajustar a capa de cober25 tura a cabos de seções transversais variáveis pode residir em que a capa de cobertura, na sua abertura de passagem para o cabo, apresente ao menos um ponto de ruptura teórico disposto especialmente de forma concêntrica para com a abertura de passagem, e abertura de passagem possa ser ampliada pela ruptura e remoção de uma parte ou de uma peça anelar ao redor 30 da abertura de passagem, sendo que a capa de cobertura preferencialmente consiste em plástico. Um ponto de ruptura teórico deste tipo deverá ser formado por uma diminuição da espessura do material intrínseco, mas que é estanque, de maneira que a capa de cobertura também esteja estanque sem a remoção por ruptura da parte que pode ser removida no ponto de área de ruptura, sendo adequado para um cabo mais delgado.
As medidas de canto de uma peça externa múltipla ou sextavada, existente na contraluva ou na porca de capa, podem ser menores do que aquelas do flange da luva rosqueada que possui um filete de rosca externo. Consegue-se desta maneira que a capa de cobertura possa ser encaixada com seu filete de rosca interna sobre a contraluva ou porca de capa, sem que haja uma colisão do filete de rosca da capa de cobertura, ajustado ao filete de rosca externo do flange da luva rosqueada, com esta peça de cantos múltipla externa ou sextavada externa da porca de capa. No caso, é especialmente vantajoso que as regiões dos cantos da peça de cantos múltiplos externos ou da peça sextavada externa da porca de capa sejam achatadas ou, especialmente através de uma usinagem com remoção de aparas, tenham sido diminuídas e as seções achatadas dessa peça de cantos múltiplos ou sextavada se adaptem a mesma largura da chave de fenda como aquela do flange da luva rosqueada. Desta maneira, a luva rosqueada por um lado e sua contraluva ou porca de capa por outro lado podem ser apertadas com a mesma ferramenta ou chave de fenda, porém, mesmo assim a capa de cobertura pode ser encaixada e presa sem problemas.
Para prover uma boa vedação da capa de cobertura será conveniente quando o seu lado frontal, afastado da abertura de transfixação para o cabo ou para mangueira protetora, apresentar uma vedação correspondente, cooperando com uma vedação deste tipo ou estiver unido a uma vedação 25 idêntica. Isto pode ser logrado pelo fato de que o lado frontal da capa de cobertura, afastado em relação à abertura de transfixação, seja tão largo ou de tal modo alargado diante do lado externo da capa de cobertura, que nesse lado frontal alargado, especialmente em uma ranhura anelar, possa ser integrada uma vedação. Pelo aperto do filete de rosca da capa de cobertura es30 ta será pressionada axialmente contra a vedação, ou seja, com a sua vedação contra a região de vedação da parede, de maneira que também possa ser viabilizada uma vedação contra líquidos ou gases. No caso de uma capa de cobertura plástica, a vedação pode também ser configurada com um boIeado inteiriço com a peça.
Especialmente na combinação de características individuais ou múltiplas inclusive medidas acima descritas, existe um atarraxamento de 5 cabo que pode ser protegido contra formação de impurezas ou influências ambientais indesejadas ou também danos mecânicos, sendo que, todavia, o atarraxamento do cabo também pode ser usado naqueles casos em que tal proteção não é realmente necessária, podendo se dispensar a capa de cobertura.
Ao invés, por exemplo, de uma vedação integrada em uma ra
nhura anelar, por exemplo, em um anel O, a vedação também poderá ser unida de forma inteiriça com o lado frontal da capa de cobertura - de acordo com o material desta capa.
A seguir são indicados exemplos de execução da invenção baseados no desenho, são mostrados em uma representação parcialmente esquematizada:
Figura. 1 - um atarraxamento de cabo de acordo com a invenção em representação ainda parcialmente afastada, respectivamente na posição pré-montagem na qual a luva rosqueada e a porca de capa com a guarnição de aperto em seu interior já estão pré-montadas, encontrando-se antes da introdução na abertura de uma parede, sendo que o cabo que transfixa já a capa de cobertura de acordo com a invenção ainda terá que ser introduzido, Figura. 2 - o atarraxamento do cabo de acordo com a figura 1 após a fixação e o aperto do cabo e antes da aplicação da capa de cobertura deslocável no cabo,
Figura. 3 - posição de montagem final após o deslocamento axial da capa de cobertura para a sua posição de emprego e após a sua fixação, Figura 4 - representação correspondente à figura 3 com um cabo mais delgado comparado com as figuras 1 a 3,
Figura 5 - vista diagramática mostrada em corte longitudinal de
uma capa de cobertura de um filete de rosca interno próximo do seu lado frontal, estando o lado frontal alargado e contendo uma vedação, bem como possuindo um disco vedante na forma de uma vedação de diafragma na passagem para o cabo no lado frontal afastado,
Figura 6 - em escala ampliada, o detalhe marcado na figura 5 pelo círculo E pontilhado com o disco vedante para a sujeição do lado exter5 no do cabo na posição de uso,
Figura 7-0 detalhe marcado pelo círculo K na figura 5 com a vedação, integrado em uma ranhura anelar, para vedar a capa de cobertura na posição de uso diante da parede ou do lado externo de um alojamento,
Figura 8 - representação correspondentemente à figura 5 de 10 uma capa de cobertura modificada, na qual, na região da passagem do cabo, estão previstos pontos teóricos de ruptura concêntricos para adequação da passagem a cabos de diferentes espessuras, sendo que a vedação existente no lado frontal está ligada de forma inteiriça com a capa de cobertura, sendo que também poderia estar prevista uma vedação separada de modo 15 análogo às figuras 5 e 7,
Figura 9 - em escala ampliada, o detalhe E da figura 8 com os pontos teóricos de ruptura na região da passagem do cabo pela capa de cobertura,
Figura 10 - em escala ampliada, o detalhe K na figura 8 com a vedação inteiriça, configurada como boleado, no lado frontal alargado da capa de cobertura,
Figura 11 - representação correspondente à figura 1 de um exemplo de execução modificado, no qual, está previsto um anel rosqueado que se ajusta à luva rosqueada e no seu lado possui um filete de rosca externo para cooperação com um filete de rosca interno da capa de cobertura, bem como
Figura 12 - representação correspondente à figura 2 do exemplo de execução de acordo com a figura 11, no qual a luva rosqueada já está presa em uma parede do alojamento, sendo que o anel rosqueado está pre30 so entre a sua peça de cantos múltiplos e a parede do alojamento, mas a capa de cobertura ainda não foi colocada na posição de uso e também não foi ainda atarraxada. Na descrição seguinte de diferentes exemplos de execução, componentes coincidentes na sua função, também na configuração modificada, recebem números de referências coincidentes.
Um atarraxamento de cabo ao designado com o número 1 apre5 senta na luva rosqueada 4 que pode ser integrada na abertura 2 de uma parede 3, por exemplo, de um alojamento, uma contraluva que com ela pode ser unida por meio de um filete de rosca 5, tendo formato de uma porca de capa 6, e uma guarnição de aperto, não representado no desenho, existente no interior da luva rosqueada 4 e da porca de capa 6, e que pelo atarraxa10 mento da luva rosqueada 4 com a contraluva ou porca de capa 6 poderá ser prensado contra um cabo 7 a ser retido, conforme é conhecido, por exemplo, a partir da patente Européia EP 0 203 268 B1 e as publicações nelas citadas.
Em caráter adicional ao filete de rosca 5, a luva rosqueada 4 15 possui um filete de rosca de fixação 8, que se ajusta em um contrafilete de rosca da abertura 2 da parede 3 ou em relação a uma porca existente atrás da parede 3, de maneira que a luva rosqueada 4, ou seja, o atarraxamento de cabo 1, de acordo com as figuras 2 e 12, possa ser unido fixamente à parede 3, porém, de forma separável. No caso, pode se reconhecer que a 20 luva rosqueada 4 apresenta um flange 9 que pode ser comprimido com a borda da abertura 2 da parede 3 pelo aperto do filete de rosca de fixação 8, e que no exemplo de execução está configurado como peça externa de cantos múltiplos, ou seja, peça sextavada externa, permitindo desta maneira a aplicação de uma chave de fenda para este atarraxamento.
De acordo com as figuras 1 a 4, 11 e 12, está prevista uma capa
de cobertura 10 representada mais detalhadamente nas figuras 5 a 10 em forma de realização mais variáveis, que ultrapassam a parte do atarraxamento do cabo 1 na posição de uso, (figuras 3 e 4) existente na parede 3 de acordo com a figura 2 parte saliente na posição de uso diante desta parede 30 3. Esta capa de cobertura 10 e na sua posição de uso na parede 3 está vedada de uma maneira que seja descrito mais detalhadamente, possui uma abertura de passagem 11 (comparar especialmente figuras 5 e 8) para o cabo 7, sendo que esta abertura de passagem 11 e o cabo 7, na posição de uso, estão vedados um em relação ao outro de maneira que com o auxílio desta capa de cobertura 10, todo o atarraxamento do cabo 1 e também o cabo 7 são recobertos e vedados. O grau da vedação pode no caso estar 5 adequado às necessidades e eventualmente pode ser reforçado sem uma vedação 12 - mas nos exemplos de execução está presente uma vedação 12 frontal - na capa de cobertura 10, que pode ser configurada como anel vedante.
A capa de cobertura 10 pode consistir em metal ou em material 10 sintético duro ou resistente e na posição de uso poderá estar axialmente presa em relação ao atarraxamento do cabo 1 e, portanto, também relativamente à parede 3. No exemplo de execução, além disso, a capa de cobertura 10, na posição de uso, está unida de modo separável com o atarraxamento do cabo 1, sendo axialmente presa por uma ligação rosqueada atuante 15 em direção axial, mas que também poderá ser novamente solta.
Especialmente nas figuras 5, 7, 8 e 10 pode-se reconhecer que a capa de cobertura 10, próximo do seu lado frontal 10b do lado da parede, apresente um filete de rosca interno 13, o qual, na posição de uso, se ajusta a um filete de rosca externo 14, previsto no atarraxamento de cabo 1, de 20 maneira que a capa de cobertura 10, após a montagem do atarraxamento do cabo 1, (figuras 2 e 12), no lado externo possa ser atarraxada com o mesmo e através desta conexão rosqueada possa ser comprimida contra a parede 3, o que já resulta em um efeito vedante, mesmo quando não estiver prevista vedação 12 alguma.
O filete de rosca externo 14 que coopera com o filete de rosca
interno 13 da capa de cobertura 10, no caso, no exemplo de execução de acordo com as figuras 1 e 2, está disposto na luva rosqueada 4 e, no caso, no flange 9, ou seja, uma peça sextavada externa, sendo que de acordo com as figuras 1 e 2, os passos das roscas deste filete de rosca externo 14 estão 30 previstos nas regiões de cantos arredondados deste flange 9 em formato sextavado, e, portanto, em direção periférica são interrompidas pelas seções achatadas 9a desse flange 9 em formato sextavado. O flange 9 contém assim uma função adicional e torna desnecessária uma região rosqueada especial na luva rosqueada 4 para a capa de cobertura 10.
Para uma vedação recíproca da capa de cobertura 10 e do cabo
7, a passagem de abertura 11 da capa de cobertura 10 para o cabo 7 e para 5 o cabo 7 transfixado, pode apresentar uma tolerância recíproca de tal ordem que somente com isto resulta um assento móvel ou de aperto concentrado. No caso, na montagem, a capa de cobertura 10 de acordo com a figura 1, já está encaixada no cabo 7, o que quer dizer que o cabo 7 transfixa a abertura de passagem 11 antes de o cabo 7, com o auxílio do atarraxamento do cabo 10 1, seja fixado. Caso o cabo 7, de acordo com a figura 2, esteja preso na parede 3 com o auxílio do atarraxamento do cabo 1, a capa de cobertura poderá agora ser movida até que acolha em seu interior o atarraxamento do cabo 1 e por meio do atarraxamento com o mesmo alcance a sua posição de uso concentrado.
De acordo com as figuras 5 e 6, nesta abertura de passagem 11
para capa de cobertura 10 poderá estar disposto um disco vedante 15 semelhante a um diafragma e consistindo em material flexível, estando unido com uma borda de retenção 10a correspondente da capa de cobertura 10 com fecho devido à forma, cuja passagem é menor do que a seção transversal do 20 cabo 7. Este disco vedante 15 pode ser eventualmente deformado pelo cabo transfixado, a fim de que na região da abertura de passagem 11 possa ser escamoteado e/ou expandido, viabilizando desta maneira também o uso de cabos 7 de espessura variada.
Uma disposição em versão modificada da capa de cobertura 10 25 pode ser reconhecida nas figuras 8 e 9. Neste caso, a capa de cobertura 10 apresenta na sua abertura de passagem 11 para o cabo 7 pontos teóricos de ruptura 16 dispostos concentricamente para com a abertura de passagem 11 e esta passagem 11 pode ser aumentada pela ruptura e remoção de uma parte ou de um segmento anelar ao redor da abertura de passagem 11, sen30 do que nesta hipótese a capa de cobertura 10 consistirá preferencialmente em plástico. Na disposição representada, poderá ser captado um cabo de seção transversal menor. Caso um anel interno seja rompido e removido em um ponto teórico de ruptura 16a, mais próximo da abertura de passagem 11, poderá ser usado um cabo 7 do tamanho próximo maior e assim por diante, sendo que no exemplo de execução de acordo com a figura 9 estão previstos 4 pontos teóricos de ruptura, ou seja, 5 diâmetros diferentes de cabos podem ser utilizados.
Deve-se ainda mencionar que as medidas de canto e uma peça de cantos múltiplos externos e/ou sextavada 17 existente na contraluva ou na porca de capa 6, são menores do que aquelas do flange 9 da luva rosqueada 4 com o filete de rosca externa 14, de maneira que a capa de cobertura 10, ajustada com a sua seção transversal interna e o seu filete de rosca interno 13 neste flange 9, possa ser movida sem problema sobre a peça sextavada 17, sem com esta colidir, mas mesmo assim podendo ter as mesmas dimensões das seções achatadas 9a, de maneira que para ambas as peças sextavadas possa ser usada a mesma ferramenta ou a mesma chave de fenda. É suficiente acertar as regiões de canto da peça externa de cantos múltiplos ou sextavadas 17 da porca de capa 6 ou fazer o seu alinhamento por uma usinagem por remoção de aparas para produzir a sua diminuição, de maneira que as seções achatadas na direção periférica eventualmente passem a ficar mais curtas, porém, apresentem a mesma medida como aquela do flange 9 relativamente à largura da chave.
Nas figuras 5 e 7 bem como nas figuras 8 e 10 pode-se reconhecer que o lado frontal 10b da capa de cobertura 10, afasta em relação à abertura de passagem 11 para o cabo 7, é tão larga ou de tal modo alargada em relação ao lado externo da capa de cobertura 10 que neste lado frontal 10b alargado estará disponível espaço para uma vedação 12.
No caso, esta vedação 12, de acordo com as figuras 5 e 7, pode ser um anel vedante ou um anel em O, disposto nesta ranhura anelar 18, ao passo que de acordo com as figuras 8 e 10, a vedação 12 com o lado frontal 10b pode estar unida de forma inteiriça com o lado frontal da capa de cobertura 10.
Neste sentido, uma vedação 12 inteiriça deste tipo também poderia ser combinada com um anel vedante 15 flexível ou uma vedação 12 prevista em uma ranhura anelar 18, possuindo uma capa de cobertura 10 com pontos teóricos de ruptura 16. Será, todavia, conveniente a disposição de acordo com as representações nas figuras 5 e 8 sendo que a figura 5 mostra uma capa de cobertura 10 de metal e a figura 10 mostra uma capa 5 de cobertura 10 de material plástico, na qual as regiões de vedação podem ser previstas de forma inteiriça.
Nas figuras 11 e 12 estão representados um atarraxamento de cabo 1 com uma capa de cobertura 10, que apresenta as características acima descritas e que está configurada de uma maneira similar conforme representado nas figuras 1 a 10.
Não obstante, o filete de rosca externo 14 que coopera com o filete de rosca interno 13 da capa de cobertura 10, neste caso, está prevista em uma peça rosqueada que se apóia no flange 9 ou na peça sextavada da luva rosqueada 4, e que no exemplo de execução está configurada como 15 anel rosqueado 19, cuja re-entrância interna 20 apresenta diâmetro maior do que corresponde ao diâmetro do filete de rosca de fixação 8 ou da luva de fixação na luva rosqueada 4. Na comparação das figuras 11 e 12 reconhecese nitidamente que a re-entrância interna 20 do anel rosqueado 19 é suficientemente grande para que possa ser encaixada na luva de fixação com o 20 filete de rosca de fixação 8 da luva rosqueada 4. Desta maneira, este anel rosqueado 19, na fixação da luva rosqueada 4 pode estar transfixado na parede 3 sendo comprimido pelo flange 9 ou pela fresta de arestas múltiplas contra a parede 3, sendo, portanto, preso, de maneira que, em seguida, o atarraxamento da capa de cobertura 10 seja possível sobre o filete de rosca 25 externo deste anel rosqueado 19, porque em toda a circunferência se salienta em sentido radial além do flange 9 ou da peça sextavada.
Na figura 12 pode-se reconhecer como o anel rosqueado 19, na sua posição de uso, está preso entre o flange 9 ou a peça sextavada da luva rosqueada 4 e a parede do alojamento 3, baseada na fixação da luva rosqueada 4.
Assim sendo, como no exemplo de execução das figuras 1 e 2, a capa de cobertura 10 poderá ser atarraxada com o filete de rosca do anel rosqueado 19, de maneira que resulte uma disposição correspondente às figuras 3 e 4.
O atarraxamento de cabo 1 pode ser aplicado com a sua luva rosqueada 4 e uma porca de capa 6, bem como uma guarnição de aperto 5 prevista no seu interior e um cabo 7, em uma abertura 2 de uma parede 3 de um alojamento e pode ser protegido e fechado no lado externo da parede 3 com o auxílio de uma capa de cobertura 10 também vedada em relação ao cabo 7.

Claims (16)

1. Atarraxamento de cabo (1) com uma luva rosqueada (4) que pode ser integrado em uma abertura (2) de uma parede (3) ou de um alojamento, uma contraluva ou porca de capa (6) que com ela pode ser unida por meio de uma rosca (5) e com uma guarnição de aperto que pelo atarraxamento da luva rosqueada (4) com a luva contrária ou com a porca de capa (6) poderá ser comprimida contra o cabo (7) ou contra uma mangueira protetora, sendo que a luva rosqueada (4), adicionalmente ao filete de rosca (5) possui um filete de rosca de fixação (8) para a luva contrária ou porca de capa (6), que pode ser, por exemplo, um filete de rosca de fixação (8), que se ajusta em um filete de rosca contrário da abertura (2) da parede (3) ou em relação a uma porca existente atrás da parede (3), sendo que a luva rosqueada (4), além disso, apresenta um flange (9) que pode ser comprimido contra a borda da abertura (2) da parede (3) pela fixação ou pelo aperto do filete de rosca de fixação (8), sendo especialmente uma peça externa de cantos múltiplos ou uma peça sextavada externa, caracterizado pelo fato de que está prevista uma capa de cobertura (10) com uma abertura de passagem (11) para o cabo (7) que ultrapassa a parte do atarraxamento do cabo (1) existente na parede (3), sendo vedada na posição de uso junto à parede (3), sendo que a abertura de passagem (11) e o cabo (7) na posição de uso estão reciprocamente vedados.
2. Atarraxamento de cabo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a capa de cobertura (10) consiste em metal ou em plástico e, na posição de uso, está axialmente presa diante do atarraxamento do cabo (1).
3. Atarraxamento de cabo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 2, caracterizado pelo fato de que a capa de cobertura (10), na posição de uso, está unida com o atarraxamento do cabo (1) de forma separável e com fixação axial.
4. Atarraxamento de cabo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que a capa de cobertura (10) apresenta com o atarraxamento do cabo (1) uma ligação de rosca como fixação separável e reciprocamente atuante em sentido axial.
5. Atarraxamento de cabo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que a capa de cobertura (10) apresenta um filete de rosca interno (13), o qual, na posição de uso, coincide com um filete de rosca externo (14) disposto no atarraxamento do cabo (1) de maneira que a capa de cobertura (10), após a montagem do atarraxamento do cabo (1), no lado externo com este possa ser atarraxada e, através desta ligação rosqueada, possa ser comprimida contra a parede (3).
6. Atarraxamento de cabo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que o filete de rosca (14) externo que coopera com o filete de rosca (13) da capa de cobertura (10), está disposto na luva rosqueada (4), especialmente no flange (9) ou na peça sextavada da luva rosqueada e/ou em um segmento rosqueado o anel rosqueado (19) que porta um filete de rosca externo (14) e que se apóia no flange (9) ou na peça sextavada da luva rosqueada (4).
7. Atarraxamento de cabo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que a peça rosqueada provida do filete de rosca externo está configurada como anel rosqueado (19), cuja re-entrância interna (20) apresenta diâmetro maior do que corresponde ao diâmetro externo de um filete de rosca de fixação (8) ou de uma luva de fixação na luva rosqueada (4).
8. Atarraxamento de cabo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que o diâmetro interno do anel rosqueado possui tal tamanho que se ajusta sobre um filete de rosca de fixação de dimensão variável.
9. Atarraxamento de cabo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que o anel rosqueado (19), na posição de uso, está preso entre o flange (9) ou a peça sextavada da luva rosqueada (4) e alojamento de parede (3), em virtude da fixação da luva rosqueada (4).
10. Atarraxamento de cabo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que os passos de rosca que se ajustam a capa de cobertura e que estão dispostos na peça de cantos múltiplos ou sextavada da luva rosqueada estão integrados em regiões de cantos arredondados da peça de cantos múltiplos ou sextavada e, portanto, estão interrompidos nas circunferências sempre pelas seções achatadas (9a) da peça de cantos múltiplos ou da peça sextavada.
11. Atarraxamento de cabo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de que a abertura de passagem (11) da capa de cobertura (10) para o cabo (7) e o cabo (7) ali transfixado, apresentam uma estreita tolerância recíproca, especialmente apresentam um acento deslocável ou de aperto com efeito vedante.
12. Atarraxamento de cabo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo fato de que na abertura de passagem (11) da capa de cobertura (10) para o cabo (7) ali está disposto um disco vedante (15) de material flexível e cuja passagem é menor do que a seção transversal do cabo (7) e este disco vedante (15) pode ser deformado pelo cabo que o atravessa, podendo ser revirado e/ou expandido na região da abertura de passagem.
13. Atarraxamento de cabo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato de que a capa de cobertura (10), na sua abertura de passagem (11) para o cabo (7), apresenta ao menos um ponto teórico de ruptura (16), especialmente disposto concentricamente para com a abertura de passagem (11), e a abertura de passagem (11), pela ruptura e remoção de uma parte ou de um segmento anelar pode ser ampliada ao redor da abertura de passagem (11), sendo que a capa de cobertura (10) preferencialmente é de plástico.
14. Atarraxamento de cabo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado pelo fato de que as medidas de canto de uma peça de cantos externos ou sextavada (17), existente na contraluva ou porca de capa (6), são menores do que aquelas do flange (9) da luva rosqueada (14), apresentando o filete de rosca externo (14).
15. Atarraxamento de cabo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado pelo fato de que as regiões dos cantos da peça de cantos múltiplos externa ou sextavada (11) da porca de capa (6) estão achatadas ou, especialmente por usinagem com remoção de aparas, foram reduzidas e as seções achatadas desta peça de cantos múltiplos ou sextavada se ajustam a mesma largura da chave de fenda como aquela do flange da luva rosqueada.
16. Atarraxamento de cabo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 15, caracterizado pelo fato de que o lado frontal (10b) da capa de cobertura (10), afastado da abertura de passagem (11) para o cabo (7), é tão largo ou de tal modo alargado diante do lado externo da capa de cobertura (10), que neste lado frontal (10b), especialmente uma ranhura anelar (18), poderá ser integrada a uma vedação (12) ou a vedação (12) poderá estar unida de forma inteiriça com o lado frontal (10b) da capa de cobertura (10).
BRPI0807551-4A 2007-03-09 2008-02-02 Atarraxamento de cabo com uma contraluva ou porca de capa BRPI0807551A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE202007003513.6 2007-03-09
DE202007003513U DE202007003513U1 (de) 2007-03-09 2007-03-09 Kabelverschraubung mit einer Gegenhülse oder Überwurfmutter
PCT/EP2008/000843 WO2008110235A1 (de) 2007-03-09 2008-02-02 Kabelverschraubung mit einer gegenhülse oder überwurfmutter

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0807551A2 true BRPI0807551A2 (pt) 2014-07-01

Family

ID=38109358

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0807551-4A BRPI0807551A2 (pt) 2007-03-09 2008-02-02 Atarraxamento de cabo com uma contraluva ou porca de capa

Country Status (7)

Country Link
US (1) US20100183363A1 (pt)
EP (1) EP2132847A1 (pt)
CN (1) CN101636891B (pt)
BR (1) BRPI0807551A2 (pt)
DE (1) DE202007003513U1 (pt)
EA (1) EA015837B1 (pt)
WO (1) WO2008110235A1 (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102007056478A1 (de) 2007-11-22 2009-06-04 Walcher Meßtechnik GmbH Kabeldurchführung
JP5392581B2 (ja) * 2011-04-14 2014-01-22 株式会社安川電機 モータ制御装置及びそのブッシュ
CN104884783B (zh) * 2012-12-20 2017-08-29 沃尔沃卡车集团 燃料供给设备、为发动机提供这种设备的方法和发动机
DE102013101120B4 (de) 2013-02-05 2018-10-11 HARTING Electronics GmbH Kabelfixierung
CN104197014A (zh) * 2014-08-17 2014-12-10 成都国光电子仪表有限责任公司 用于燃气测试终端的可拆卸式出线孔密封件
DE102016107880C5 (de) * 2016-04-28 2023-06-22 Asm Automation Sensorik Messtechnik Gmbh Schraubverbindung
RU169011U1 (ru) * 2016-07-13 2017-03-01 Роман Генрихович Плавник Устройство для герметичного соединения пакета,содержащего штуцер, для проб выдыхаемого воздуха с приемным штуцером инфракрасного спектрометра
CN106248127B (zh) * 2016-07-18 2018-07-03 安徽容知日新科技股份有限公司 可调整安装角度的传感器
DE102016120041B4 (de) 2016-10-20 2022-08-11 Delfingen Fr-Anteuil S.A. Befestigungsvorrichtung und Kabelanordnung
CA2994879C (en) 2017-02-16 2021-06-08 Robroy Industries - Texas, LLC Fastener having a flexible sleeve for connecting a coated conduit to a fitting
DE102017127151A1 (de) * 2017-11-17 2019-05-23 Grohe Ag Unterputzeinbaukörper für eine Sanitärarmatur mit einer Kabeldurchführung
DE102018104617A1 (de) * 2018-02-28 2019-08-29 Pflitsch Gmbh & Co. Kg Verschraubungssystem
CN108825628A (zh) * 2018-06-20 2018-11-16 佛山市高明毅力温控器有限公司 一种自锁螺母
DE202018106798U1 (de) * 2018-11-29 2020-03-04 Conta-Clip Verbindungstechnik Gmbh Kabelverschraubung
CN111030006B (zh) * 2019-12-20 2021-11-02 东南大学 一种水下脆性不可切断线缆的穿舱连接防水装置

Family Cites Families (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2666423A (en) * 1951-02-08 1954-01-19 Jr Guy D Johnson Radiation shield for spark plugs
US2755331A (en) * 1953-02-27 1956-07-17 Erich P Tileniur Co-axial cable fitting
US2922854A (en) * 1957-09-16 1960-01-26 Axel L Nielsen Sump pump control
US3790920A (en) * 1972-09-29 1974-02-05 Wening Avionics Inc Battery terminal connector and housing
US4358079A (en) * 1981-10-15 1982-11-09 Pass And Seymour, Inc. Moisture resistant clamp for portable cables
SE455638B (sv) * 1982-08-27 1988-07-25 Ekman K R Anordning vid en kopplingsenhet med forsta och andra mutterformade kopplingsdelar samt sett for framstellning av anordningen
US4822293A (en) * 1987-11-20 1989-04-18 General Dynamics, Pomona Division Bell housing sealing assembly for mounted connector
GB2244388B (en) * 1990-04-24 1994-06-22 C M P Improvements in cable glands
DE4127162C1 (pt) * 1991-08-16 1992-11-19 Anton Hummel Verwaltungs Gmbh, 7808 Waldkirch, De
DE4230138A1 (de) * 1992-09-09 1994-03-10 Wilo Gmbh Kabelbefestigungsvorrichtung für eine Pumpe
US5405172A (en) * 1993-05-13 1995-04-11 Heyco Molded Products, Inc. Plastic liquid tight connector for cable, tubes or rods
US5627343A (en) * 1994-08-03 1997-05-06 Xl Technologies, Inc. Re-enterable conduit sealing assembly
US5892175A (en) * 1996-01-18 1999-04-06 Enos; James W. High modulus pressure seal
AU690510B3 (en) * 1997-09-16 1998-04-23 Teh-Tsung Chiu Device for fastening a cable to a board
DE29911362U1 (de) * 1999-06-30 1999-09-09 Hummel Anton Verwaltung Anschlußarmatur zum Befestigen von länglichen Körpern
DE10033911C1 (de) * 2000-07-12 2002-04-04 Hummel Anton Verwaltung Anschlussarmatur für längliche Körper mit Spannzange
DE20211333U1 (de) * 2002-07-26 2002-09-19 Hummel Anton Verwaltung Klemmverschraubung mit einer Schraubhülse, einer Gegenhülse und einem Klemmeinsatz
DE20211347U1 (de) * 2002-07-27 2002-09-26 Hummel Anton Verwaltung Anschlussarmatur
WO2004049532A1 (de) * 2002-11-25 2004-06-10 Pma Ag Kabelverschraubung
US7128605B2 (en) * 2005-01-18 2006-10-31 John Mezzalingua Associates, Inc. Coaxial cable connector assembly
US7179100B2 (en) * 2005-05-06 2007-02-20 John Mezzalingua Associates Inc. Security shield integral with tap faceplate
US7838775B2 (en) * 2009-03-30 2010-11-23 John Mezzalingua Associates, Inc. Cover for cable connectors
USD642539S1 (en) * 2010-10-20 2011-08-02 John Mezzalingua Associates, Inc. Weather proofing system

Also Published As

Publication number Publication date
CN101636891A (zh) 2010-01-27
CN101636891B (zh) 2013-05-01
DE202007003513U1 (de) 2007-05-24
EA200901070A1 (ru) 2009-12-30
WO2008110235A1 (de) 2008-09-18
EA015837B1 (ru) 2011-12-30
EP2132847A1 (de) 2009-12-16
US20100183363A1 (en) 2010-07-22
WO2008110235A8 (de) 2008-11-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0807551A2 (pt) Atarraxamento de cabo com uma contraluva ou porca de capa
ES2523862T3 (es) Sistema de tuerca autoblocante
US6484331B2 (en) Waste and overflow system for a bathtub
US7128345B2 (en) Terminal connection comprising a threaded sleeve, a counter-sleeve and a terminal insert
KR101828362B1 (ko) 스프링클러 헤드 및 상기 스프링클러 헤드용 체결공구
BR112016013686B1 (pt) Elemento de parafusamento
CA2498698A1 (en) Self-tightening cover for pump
BRPI0709572A2 (pt) Gerador de pulso que tem um dispositivo de vedação
BRPI0810137B1 (pt) Dispositivo de conexão para dutos de fluidos na região de uma passagem através da parede e elemento de parede
BRPI0910417B1 (pt) montagem tendo uma tampa de conector de tubo e um tubo de combustível de alta pressão com um conector
JP2013194888A (ja) ねじ部材
JP4614781B2 (ja) 空気調和装置
ES2315809T3 (es) Medio de sujecion para su montaje en un material de chapa.
JP4512040B2 (ja) グロメット
JP2011062052A (ja) ケーブルグランド用ナットカバー
CN212360461U (zh) 紧固件防护装置
JP6365208B2 (ja) ラバーワッシャ
US20170258255A1 (en) Mailbox, and door assembly and support member therefor
CN111577746A (zh) 紧固件防护装置
JP3010707U (ja) 管端ねじの保護具
JPH028704Y2 (pt)
BR112020020465A2 (pt) Dispositivo de segurança para uma armadura de escoamento
KR20190001721U (ko) 캡 풀림 방지장치
JP6298996B2 (ja) 電気機器収納箱用換気装置
JPH08284948A (ja) ボールジョイント装置

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL