BRPI0807167A2 - Aparelho de inspeção de peso e sistema de inspeção de peso provido com ele - Google Patents

Aparelho de inspeção de peso e sistema de inspeção de peso provido com ele Download PDF

Info

Publication number
BRPI0807167A2
BRPI0807167A2 BRPI0807167-5A BRPI0807167A BRPI0807167A2 BR PI0807167 A2 BRPI0807167 A2 BR PI0807167A2 BR PI0807167 A BRPI0807167 A BR PI0807167A BR PI0807167 A2 BRPI0807167 A2 BR PI0807167A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
weight
inspection
estimated
inspection apparatus
unit
Prior art date
Application number
BRPI0807167-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Osamu Hirose
Original Assignee
Ishida Seisakusho
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ishida Seisakusho filed Critical Ishida Seisakusho
Publication of BRPI0807167A2 publication Critical patent/BRPI0807167A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01GWEIGHING
    • G01G9/00Methods of, or apparatus for, the determination of weight, not provided for in groups G01G1/00 - G01G7/00
    • G01G9/005Methods of, or apparatus for, the determination of weight, not provided for in groups G01G1/00 - G01G7/00 using radiations, e.g. radioactive
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01NINVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
    • G01N23/00Investigating or analysing materials by the use of wave or particle radiation, e.g. X-rays or neutrons, not covered by groups G01N3/00 – G01N17/00, G01N21/00 or G01N22/00
    • G01N23/02Investigating or analysing materials by the use of wave or particle radiation, e.g. X-rays or neutrons, not covered by groups G01N3/00 – G01N17/00, G01N21/00 or G01N22/00 by transmitting the radiation through the material

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Toxicology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Analytical Chemistry (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • Immunology (AREA)
  • Pathology (AREA)
  • Analysing Materials By The Use Of Radiation (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "APARELHO DE INSPEÇÃO DE PESO E SISTEMA DE INSPEÇÃO DE PESO PROVIDO COM ELE".
CAMPO TÉCNICO
A presente invenção refere-se a um aparelho de inspeção de peso que estima a massa de um material baseado na quantidade de raios X e semelhantes transmitidos e refletidos usados para irradiar o material, e um sistema de inspeção de peso provido com ele.
ANTECEDENTES DA TÉCNICA
Em anos recentes, é usado um aparelho de raio X de estimação de massa no qual um objeto-alvo de medida é irradiado com Raios Xea massa do objeto-alvo de medida é estimada (calculou) baseada na quanti- dade de Raios X transmitidas.
Com este aparelho de raio X de estimação de massa, é obtida uma imagem de transmissão de raio X do objeto-alvo de medida, e então, utilizando uma característica em que a imagem parece mais escura quando a espessura de um material na imagem de transmissão de raio X é maior, a massa do objeto-alvo de medida é estimada de acordo com o brilho por uni- dade de área incluída na imagem de transmissão de raio X, por exemplo, quando o brilho for baixo, a massa é grande, e quando o brilho for alto, a massa é pequena.
Por exemplo, os Documentos de Patentes 1 e 2 divulgam um monitor de irradiação para propriedades materiais e um aparelho de raio X de estimação de massa, o qual, no sentido de calcular a porcentagem de conteúdo de gordura nos produtos de carne, detecta a quantidade de raios X transmitidos que são usados para irradiar um material e estima o peso do conteúdo de gordura e o peso total.
Documento de Patente 1
JP-A N0 2002-520593 (publicado em 9 de julho de 2002) Documento de Patente 2
JP-A N0 2002-520593 (publicado em 9 de outubro de 2002) DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO No entanto, os aparelhos convencionais de raio X de inspeção descritos acima têm o seguinte problema.
Especificamente, devido a que os aparelhos de raio X de inspe- ção divulgados nas publicações acima descritas estimam o peso baseado 5 somente na quantidade de raios X que são transmitidos através de um mate- rial, às vezes é difícil calcular o peso preciso com alta precisão.
Um objetivo da presente invenção é prover um aparelho de ins- peção de peso capaz de calcular com alta precisão o peso de um objeto-alvo de inspeção, e um sistema de inspeção de peso provido com ele.
Um aparelho de inspeção de peso de acordo com um primeiro
aspecto da presente invenção é um aparelho de inspeção de peso configu- rado para detectar ondas de energia usadas para irradiar um objeto-alvo de inspeção para calcular o peso estimado do objeto-alvo de inspeção, o apare- lho de inspeção de peso incluindo uma unidade de obter peso, uma unidade 15 de irradiação, uma unidade de detecção, uma unidade de cálculo de peso estimado, e uma unidade de cálculo da quantidade de desvio. A unidade de obter peso obtém o peso real de todo o objeto-alvo de inspeção. A unidade de irradiação irradia o objeto-alvo de inspeção com as ondas de energia. A unidade de detecção detecta as ondas de energia usadas para irradiar o ob- 20 jeto-alvo de inspeção. A unidade de cálculo de peso estimado calcula o peso estimado de todo o objeto-alvo de inspeção baseado em um resultado de detecção pela unidade de detecção. A unidade de cálculo da quantidade de desvio calcula uma diferença entre o peso real e o peso estimado.
Aqui, a discrepância no peso real ou o peso estimado está pron- tamente detectada baseado, por exemplo, no peso real (aqui após, referido como "peso real") do objeto-alvo de inspeção obtido do dispositivo de medir peso provido a montante e o peso estimado calculado pelo aparelho de ins- peção de peso.
Aqui, a unidade de obter peso pode obter indiretamente o peso real como um valor medido por um verificador de peso disposto a montante na linha de produção descrita acima e semelhante, ou pode obter diretamen- te o peso real provendo um instrumento de pesar no aparelho de inspeção de peso. Adicionalmente, a unidade de cálculo de peso estimado pode ado- tar uma abordagem convencional em que o peso estimado é calculado u- sando uma imagem ou semelhante que é criada detectando a quantidade de ondas de energia transmitidas e refletidas usadas para irradiar o objeto-alvo 5 de inspeção. Adicionalmente, as ondas de energia acima descritas incluem raios infravermelhos, raios ultravioletas, Iuz visível, e semelhante além de ondas de raios X e terahertz.
Consequentemente, quando a quantidade de desvio entre o pe- so real e o peso estimado é maior que um valor predeterminado, por exem- 10 pio, esta situação pode ser detectada como uma ocorrência de um defeito tanto no dispositivo de medir peso quanto no aparelho de inspeção de peso, pode ser ajustado um valor de correção para calcular o peso estimado pelo aparelho de inspeção de peso, e/ou esta situação pode ser usada para o cálculo do peso de cada um de uma pluralidade de componentes tendo gra- 15 vidades específicas diferentes. Como resultado, é possível melhorar a preci- são do peso calculado do objeto-alvo de inspeção.
Um aparelho de inspeção de peso de acordo com um segundo aspecto da presente invenção é o aparelho de inspeção de peso de acordo com o primeiro aspecto da presente invenção, em que a unidade de detec- ção detecta a quantidade de ondas de energia transmitidas através do obje- to-alvo de inspeção.
Aqui, é detectada a quantidade de ondas energia transmitida usada para irradiar o objeto-alvo de inspeção para calcular o peso estimado.
Consequentemente, o cálculo do peso estimado e semelhante pode ser facilmente executado usando uma imagem de raio X e semelhante que é criada baseado na quantidade de ondas de energia transmitidas como Raios X e semelhante.
Um aparelho de inspeção de peso de acordo com um terceiro aspecto da presente invenção é o aparelho de inspeção de peso de acordo com o primeiro aspecto da presente invenção, em que a unidade de detec- ção detecta a quantidade de ondas de energia refletida do objeto-alvo de inspeção. Aqui, a quantidade de ondas de energia refletida usada para ir- radiar o objeto-alvo de inspeção é detectada para calcular o peso estimado.
Consequentemente, o espectro de absorção é obtido detectando as ondas de energia refletida como ondas de terahertz e semelhante, e o cálculo e semelhante da porcentagem de conteúdo e o peso estimado de cada componente podem ser facilmente executados comparando o espectro de absorção acima descrito com dados de espectro de cada componente contido no objeto-alvo de inspeção.
Um aparelho de inspeção de peso de acordo com um quarto as- pecto da presente invenção é o aparelho de inspeção de peso de acordo com quaisquer dos primeiro ao terceiro aspectos da presente invenção, em que a unidade de obter peso é unidade de pesar que mede o peso do obje- to-alvo de inspeção.
Aqui, o peso real do objeto-alvo de inspeção é obtido diretamen- te pela unidade de pesar provida no aparelho de inspeção de peso.
Consequentemente, o peso real do objeto-alvo de inspeção ne- cessário para determinar o peso estimado é facilmente obtido no aparelho de inspeção de peso.
Um aparelho de inspeção de peso de acordo com um quinto as- pecto da presente invenção é o aparelho de inspeção de peso de acordo com qualquer um dos primeiro a quarto aspectos da presente invenção, in- cluindo adicionalmente uma unidade de cálculo de peso de componente que calcula o peso de cada um dos componentes tendo gravidades específicas diferentes que estão contidos no objeto-alvo de inspeção, baseado na dife- rença entre o peso real e o peso estimado.
Aqui, por exemplo, quando o produto de carne que tem uma par- te de carne e uma parte de gordura cada uma tendo uma gravidade especí- fica diferente é usado como o objeto-alvo de inspeção, o peso da parte de carne e o peso da parte de gordura são calculados baseado na diferença entre o peso real de todo o produto de carne e o peso estimado determinado por inspeção de peso.
Aqui, além do produto de carne acima descrito, um produto co- mo sopa líquida que inclui uma pluralidade de componentes tendo gravida- des específicas diferentes pode ser usado como o objeto-alvo de inspeção. A unidade de cálculo de peso de componente pode executar o cálculo subs- tituindo o peso real e o peso estimado em uma fórmula de cálculo predeter- 5 minada. Observar que o cálculo do peso pela unidade de cálculo de peso de componente inclui qualquer um dos dois ou ambos do cálculo do peso e o cálculo da porcentagem de conteúdo de cada componente.
Consequentemente, é possível melhorar a precisão do peso cal- culado porque o peso de cada componente é obtido usando tanto o peso 10 real quanto o peso estimado, comparado com um aparelho de inspeção de peso convencional em que o peso de cada um dos componentes que têm gravidades específicas diferentes é determinado baseado somente na quan- tidade de raios X transmitidos através do objeto-alvo de inspeção que é de- tectada para cada uma das duas unidades de detecção com sensibilidade de 15 inspeção diferente. Adicionalmente, o custo do aparelho de inspeção de pe- so pode ser reduzido devido a que não há necessidade de prover uma plura- lidade de unidades de detecção como um sensor de linha e semelhante para determinar os pesos de uma pluralidade de componentes.
Um aparelho de inspeção de peso de acordo com um sexto as-
> 20 pecto da presente invenção é o aparelho de inspeção de peso de acordo com qualquer um dos primeiro ao quarto aspectos da presente invenção, incluindo adicionalmente uma unidade de ajuste de peso estimado que ajus- ta um resultado do cálculo do peso estimado pela unidade de cálculo de pe- so estimado, baseado na diferença entre o peso real e o peso estimado.
25 Aqui, por exemplo, quando a diferença entre o peso real do obje-
to-alvo de inspeção e o peso estimado obtido por inspeção de peso é igual ou maior do que um valor predeterminado, é julgado que existe um defeito no cálculo do peso estimado pelo aparelho de inspeção de peso, e o peso estimado é ajustado. Em outras palavras, o peso estimado é ajustado confe- 30 rindo a precisão da estimação do peso pelo aparelho de inspeção de peso, baseado na magnitude da diferença entre o peso real e o peso estimado.
Consequentemente, é possível facilmente conferir se a estima- ção do peso pelo aparelho de inspeção de peso é executada com alta preci- são ou não. Adicionalmente, quando a diferença entre o peso real e o peso estimado se torna igual ou maior do que um valor predeterminado, é possí- vel prevenir uma redução na precisão do cálculo do peso estimado, por e- 5 xemplo, ajustando um valor de correção que é usado quando calculando o peso estimado. Como resultado, é possível executar a estimação do peso sempre com precisão estável calculando o peso estimado com referência ao peso real.
Um aparelho de inspeção de peso de acordo com um sétimo aspecto da presente invenção é o aparelho de inspeção de peso de acordo com qualquer um do primeiro ao sexto aspectos da presente invenção, em que a unidade de obter peso obtém o peso do objeto-alvo de inspeção do dispositivo de medir peso provido a montante.
Aqui, por exemplo, o dispositivo de medir peso que, juntamente com o aparelho de inspeção de peso, constitui a linha de produção é provido no lado a montante do aparelho de inspeção de peso, e o peso de cada componente descrito acima é calculado obtendo um valor medido do peso do objeto-alvo de inspeção do dispositivo de medir peso.
Consequentemente, dispondo o aparelho de inspeção de peso 20 no lado a jusante do dispositivo de medir peso incluído na linha de produção e semelhante, é possível executar suavemente a inspeção do peso real do objeto-alvo de inspeção, o peso (porcentagem de conteúdo) de cada com- ponente, e semelhante, enquanto o objeto-alvo de inspeção está sendo transportado para o lado a jusante na linha de produção e semelhante.
Um aparelho de inspeção de peso de acordo com um oitavo as-
pecto da presente invenção é o aparelho de inspeção de peso de acordo com o sexto aspecto da invenção presente, em que a unidade de cálculo de peso de componente calcula a porcentagem de conteúdo de cada um de uma pluralidade de conteúdos contida no objeto-alvo de inspeção baseado em uma seguinte expressão relacionai (1).
r = (1-W2/W1) x 100/(1 -R) — (1)
(onde, r : porcentagem de conteúdo de um componente específico A, R : relação de peso entre quando a porcentagem de conteúdo do componente A é 100% e quando a porcentagem de conteúdo do componente A é 0%, peso real W1, peso estimado W2).
Aqui, a unidade de cálculo de peso de componente calcula a porcentagem de conteúdo de um componente especifico usando a fórmula de cálculo acima descrita (1).
Aqui, R é calculado com antecedência baseado no peso do obje- to-alvo de inspeção quando a porcentagem de conteúdo de um conteúdo específico contido no objeto-alvo de inspeção é 100%.
Consequentemente, é possível facilmente determinar o peso de cada componente simplesmente substituindo o peso real obtido pelo verifi- cador de peso e semelhante e o peso estimado obtido pelo aparelho de ins- peção de peso na expressão relacionai acima descrita (1).
Um aparelho de inspeção de peso de acordo com um nono as- pecto da presente invenção é o aparelho de inspeção de peso de acordo com qualquer um do primeiro ao oitavo aspecto da presente invenção, em que a unidade de cálculo de peso estimado calcula o peso estimado do obje- to-alvo de inspeção usando uma imagem criada baseado na quantidade de raios X transmitidos usados para irradiar o objeto-alvo de inspeção.
Aqui, como um método para calcular o peso estimado do objeto- alvo de inspeção, o peso estimado do objeto-alvo de inspeção é determina- do usando dados como sombreado e semelhante de uma imagem criada baseado em um resultado detectado pela unidade de detecção do sensor de linha e semelhante.
Consequentemente, devido a que o peso estimado pode ser cal- culado usando uma imagem criada por um aparelho de inspeção de peso convencional, o peso de cada componente pode ser também suavemente calculado.
Um aparelho de inspeção de peso de acordo com um décimo aspecto da presente invenção é o aparelho de inspeção de peso de acordo com qualquer um do primeiro ao nono aspecto da presente invenção, em que as ondas de energia são raios X. Aqui, são usados raios X como a onda de energia usada para irradiar o objeto-alvo de inspeção.
Consequentemente, é possível calcular o peso de uma plurali- dade de componentes contidos no objeto-alvo de inspeção e conferir a pre- sença de um componente específico sem reduzir o valor do produto.
Um aparelho de inspeção de peso de acordo com um décimo primeiro aspecto da presente invenção é o aparelho de inspeção de peso de acordo com qualquer um do primeiro ao nono aspecto da presente invenção, em que as ondas de energia são ondas de terahertz.
Aqui, ondas de terahertz são usadas como a onda de energia
usada para irradiar o objeto-alvo de inspeção.
Aqui, ondas de terahertz são ondas eletromagnéticas tendo fre- quência entre 0.3 THz e 10.0 THz.
Consequentemente, o espectro de absorção é obtido detectando ondas refletidas do objeto-alvo de inspeção, e a porcentagem de conteúdo, peso, e semelhante de cada componente pode ser determinado comparando
o espectro de absorção acima descrito com dados de espectro de cada componente contido no objeto-alvo de inspeção.
Como resultado, é possível calcular a porcentagem de conteúdo e o peso de uma pluralidade de componentes contidos no objeto-alvo de inspeção e conferir a presença de um componente específico sem reduzir o valor do produto.
Um sistema de inspeção de peso de acordo com um décimo se- gundo aspecto da presente invenção inclui o aparelho de inspeção de peso 25 de acordo com quaisquer um do primeiro ao décimo primeiro aspectos da presente invenção, e um dispositivo de medir peso disposto no lado a mon- tante do aparelho de inspeção de peso e configurado para medir o peso real de um objeto-alvo de inspeção.
Consequentemente, quando a quantidade de desvio entre o pe- so real e o peso estimado é maior do que um valor predeterminado, por e- xemplo, esta situação pode ser detectada como uma ocorrência de um defei- to no dispositivo de medir peso ou no aparelho de inspeção de peso, pode ser ajustado um valor de correção para calcular o peso estimado pelo apare- lho de inspeção de peso, e/ou esta situação pode ser usada para cálculo do peso de cada um de uma pluralidade de componentes tendo gravidades es- pecíficas diferentes. Como resultado, é possível prover o sistema de inspe- 5 ção de peso capaz de melhorar a precisão do peso calculado do objeto-alvo de inspeção.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A Figura 1 é uma vista em perspectiva mostrando uma configu- ração inteira de um sistema de inspeção de raio X incluindo um aparelho de
raio X de inspeção de acordo com uma modalidade da presente invenção.
A Figura 2 é uma vista em perspectiva mostrando uma configu- ração do aparelho de raio X de inspeção incluída no sistema de inspeção de raio X na Figura 1.
A Figura 3 é uma vista esquemática simples mostrando o interior
de uma caixa de blindagem do aparelho de raio X de inspeção da Figura 1.
A Figura 4 é uma vista esquemática mostrando o princípio de inspeção de contaminação executada pelo aparelho de raio X de inspeção na Figura 1.
A Figura 5 é um diagrama de bloco de controle mostrando uma
configuração de um computador de controle incluído no aparelho de raio X de inspeção na Figura 1.
A Figura 6 é um diagrama de bloco de função gerado como uma CPU do computador de controle na Figura 5 carrega um programa de raio X de inspeção.
A Figura 7 é um gráfico que indica uma relação entre o brilho por
unidade de área incluída em uma imagem de transmissão de raio Xea es- pessura de um material na área.
A Figura 8 é um fluxograma mostrando um fluxo de um método de estimação de massa baseado no programa de inspeção de Raio X pelo
aparelho de raio X de inspeção na Figura 1.
A Figura 9(a) é um gráfico mostrando uma tabela m(a) antes que um coeficiente α é otimizado, e a Figura 9(b) é um gráfico mostrando uma tabela m(a) depois que o coeficiente α é otimizado. As Figuras 10(a) a (c) são gráficos para representar um proces- so em que uma tabela de conversão de m(a) é otimizada.
A Figura 11 é um gráfico para um valor R que é usado quando calculando o peso de cada componente pelo aparelho de raio X de inspeção na Figura 2.
A Figura 12 é uma vista em perspectiva mostrando uma configu- ração de um aparelho de inspeção de peso de acordo com outra modalidade da presente invenção.
DESCRIÇÃO DOS SÍMBOLOS DE REFERÊNCIA
I Sistema de inspeção de raio X (sistema de inspeção de peso)
10 Aparelho de raio X de inspeção (aparelho de inspeção de pe- so)
II Caixa de blindagem
11a Abertura
12 Transportador
13 Irradiadorde raio X (unidade de irradiação)
14 Sensor de linha de raio X (unidade de detecção)
14a Pixel
15 Sensor fotoelétrico
16 Cortina de blindagem
20 Verificadorde peso (dispositivo de medida de peso)
21 Transportador
26 Monitor
30 Computador de controle (unidade de obter imagem de amos- tra, unidade de gerar curva ideal, unidade de ajuste de curva, unidade de cálculo de massa estimada, unidade de obter peso, unidade de cálculo de quantidadede de desvio, e unidade de cálculo de peso de componente)
31 CPU
32 ROM
33 RAM
34 USB (terminal de conexão externa) 35 CF (Compact Flash: marca comercial registrada)
41 Unidade de obter imagem de amostra
42 Unidade de formar tabela (unidade de gerar curva ideal)
43 Unidade de ajuste de tabela (unidade de ajuste de curva)
5 44 Unidade de cálculo de massa estimada
45 Unidade de cálculo de quantidade de desvio
46 Unidade de cálculo de peso de componente
110 Aparelho de inspeção de peso
111 Unidade de Inspeção (unidade de dispersão)
10 111aCaixa
112 Unidade de pesar
112a Tabela de pesar
113 Unidade de irradiação de onda de Terahertz
114 Unidade de detecção de onda de Terahertz 15 115 Unidade de tela
MELHOR MQDQ POR EXECUTAR A INVENÇÃO
É descrito abaixo um sistema de inspeção de raio X (sistema de inspeção de peso) incluindo um aparelho de raio X de inspeção (aparelho de inspeção de peso) 10 de acordo com uma modalidade da presente invenção
> 20 com referência às Figuras 1 a 11.
<CONFIGURACÃQ DE SISTEMA DE INSPEÇÃO DE RAIO X 1>
Como mostrado na Figura 1, um sistema de inspeção de raio X 1 nesta modalidade inclui o aparelho de raio X de inspeção 10 e um verificador de peso (dispositivo de medir peso) 20.
25 O aparelho de raio X de inspeção 10 irradia um produto (objeto-
alvo de inspeção) G sendo transportado do verificador de peso 20 disposto no lado a montante com raios X, e cria uma imagem de raio X para detectar a quantidade de raios X transmitidos. Então, o aparelho de raio X de inspe- ção 10 calcula o peso estimado do produto G baseado na imagem de raio X 30 criada. Adicionalmente, o aparelho de raio X de inspeção 10 obtém o peso real do produto G desde o verificador de peso 20 disposto no lado a montan- te, e baseado na quantidade de desvio entre o peso real e o peso acima descrito estimado, calcula a porcentagem de peso e conteúdo de uma plura- lidade de componentes tendo gravidades específicas diferentes contidas no produto G, e/ou detecta a presença de um defeito no peso medido (valor estimado) pelo verificador de peso 20 ou o aparelho de raio X de inspeção 5 10. Observar que, nesta modalidade, o cálculo pelo aparelho de raio X de inspeção 10 para o peso (porcentagem de conteúdo) de cada um dos com- ponentes tendo gravidades específicas diferentes contidas no produto G é descrito em uma seção posterior.
O verificador de peso 20 é disposto no lado a montante do apa- 10 relho de raio X de inspeção 10, e configurado para medir o peso bruto do produto G transportado desde a montante, enquanto transportando o mesmo por um transportador 21 e para transmitir o valor medido para o aparelho de raio X de inspeção 10 disposto no lado imediato a jusante (veja a Figura 5). <CONFlGURACÃO COMPLETA DE APARELHO DE RAIO X DE INSPE- 15 CÃO 10>
Como mostrado na Figura 1, na linha de produção de produto como produtos de alimentação e semelhante, o aparelho de raio X de inspe- ção 10, nesta modalidade irradia o produto G sendo continuamente transpor- tado com raios X, estima a massa do produto baseado em uma imagem de 20 raio X criada para detectar a quantidade de raios X transmitidos através do produto, e inspeciona se ou não a massa estimada está dentro de uma faixa predeterminada. Então, baseado no peso estimado que é calculado aqui e o peso real, é estimado o peso de cada um da pluralidade de componentes tendo gravidades específicas diferentes contidos no produto G. Observar 25 que um exemplo é descrito abaixo no qual o produto de carne contendo uma parte de carne e uma parte de gordura cada tendo uma gravidade específica diferente é usado como o produto G.
Como mostrado na Figura 2, o aparelho de raio X de inspeção
10 compreende principalmente uma caixa de blindagem 11, um transporta- dor 12, uma cortina de blindagem 16, e um monitor 26 com uma função de painel de toque. Adicionalmente, como mostrado na Figura 3, o interior do aparelho de raio X de inspeção 10 é provido com um irradiador de raio X (unidade de irradiação) 13, um sensor de linha de raio X (unidade de detec- ção de raio X) 14, e um computador de controle (unidade de ter imagem de amostra, unidade de gerar tabela, unidade de ajuste de tabela, unidade de cálculo de massa estimada, unidade de obter peso, unidade de cálculo de 5 quantidade de desvio, e unidade de cálculo de peso de componente) 30 (ve- ja a Figura 5).
(Caixa de Blindagem 11)
Como mostrado na Figura 2, a caixa de blindagem 11 tem uma abertura 11a em um lado de entrada e um lado de saída para o produto G, e 10 através do qual produtos são levados para dentro e para fora da caixa de blindagem 11. Como mostrado na Figura 3, dentro desta caixa de blindagem
11 são alojados o transportador 12, o irradiador de raio X 13, o sensor de linha de raio X 14, o computador de controle 30 (veja a Figura 5) e seme- lhante.
15 Adicionalmente, como mostrado na Figura 2, a abertura 11a é
coberta com a cortina de blindagem 16 no sentido de prevenir os raios X de vazar da caixa de blindagem 11. A cortina de blindagem 16 é parcialmente feita de borracha que contém chumbo, e é empurrada aparte por um produto quando o produto é levado para dentro e para fora da caixa de blindagem -20 11.
Adicionalmente, na parte superior da superfície dianteira da cai- xa de blindagem 11 estão dispostas tal como um furo de chave e um inter- ruptor de potência adjacente ao monitor 26.
(Transportador 12)
25 O transportador 12 serve para transportar produtos para dentro e
para fora da caixa de blindagem 11, e é acionado por um motor de transpor- tador 12f incluído no bloco de controle mostrado na Figura 5. A velocidade de transporte do transportador 12 é precisamente controlada controlando um inversor para o motor de transportador 12f pelo computador de controle 30 30 de forma a combinar a velocidade de transporte com a velocidade de colo- cação de entrada por um operador.
Adicionalmente, como mostrado na Figura 3, o transportador 12 inclui uma correia transportadora 12a e uma estrutura de transportador 12b, que são removivelmente fixados à caixa de blindagem 11. Deste modo, quando conduzindo a inspeção de um produto de alimentação e semelhante, o transportador 12 pode ser removido e lavado para frequentemente manter o interior da caixa de blindagem 11 limpa.
A correia transportadora 12a é uma correia sem-fim, e o interior da correia é sustentado pela estrutura de transportador 12b. A correia trans- portadora 12a gira recebendo uma força de acionamento do motor do trans- portador 12f, e consequentemente a correia transportadora 12a transporta um objeto colocado na correia em uma direção predeterminada.
A estrutura de transportador 12b suporta a correia transportado- ra sem fim 12a desde o interior dela. Também, como mostrado na Figura 3, a estrutura de transportador 12b tem uma abertura 12c, que abre longitudi- nalmente em uma direção perpendicular à direção de transporte, em uma 15 posição contrária ao lado interno da correia transportadora 12a. A abertura 12c é formada em uma linha, que conecta o irradiador de raio X 13 e o sen- sor de linha de raio X 14, na estrutura de transportador 12b. Em outras pala- vras, a abertura 12c é formada em uma área onde raios X são irradiados em direção a ela pelo irradiador de raio X 13 na estrutura de transportador 12b, 20 no sentido de prevenir os raios X transmitidos através do produto G de se- rem bloqueados pela estrutura de transportador 12b.
(Irradiador de raio X 13)
Como mostrado na Figura 3, o irradiador de raio X 13 é disposto acima do transportador 12 e executa a irradiação de raio X conformada em ventilador através da abertura 12c formada na estrutura de transportador 12b em direção ao sensor de linha de raio X 14 disposto abaixo do transpor- tador 12 (veja a área sombreada na Figura 3).
(Sensor de linha de raio X 14)
O sensor de linha de raio X 14 é disposto abaixo do transporta- dor 12 (a abertura 12c), e detecta raios X transmitidos através do produto G e a correia transportadora 12a. Como mostrado na Figura 3 e Figura 4, este sensor de linha de raio X 14 inclui uma pluralidade de pixels 14a dispostos horizontalmente em uma linha reta em uma direção perpendicular à direção de transporte do transportador 12.
Observar que a Figura 4 representa um estado de irradiação de raio X no aparelho de raio X de inspeção 10 e um gráfico que indica a quan- 5 tidade de raios X detectados naquele tempo em cada pixel 14a constituindo o sensor de linha de raio X 14.
(Monitor 26)
O monitor 26 é uma tela de cristal líquido de ponto cheio. Adicio- nalmente, o monitor 26 é equipado com uma função de painel de toque e 10 exibe uma tela que solicita parâmetro de entrada e semelhante relativo a colocações iniciais, julgamento depois de estimação de massa, e semelhan- te.
Adicionalmente, o monitor 26 exibe uma imagem de transmissão de raio X do produto G, que é criada baseada em um resultado de detecção 15 pelo sensor de linha de raio X 14 e que sofreu subsequentemente proces- samento de imagem. Consequentemente, é possível ter o usuário reconhe- cendo visualmente um estado dentro do produto G, por exemplo, um estado em que pó é concentrado em uma parte e semelhante.
(Computador de Controle 30)
> 20 O computador de controle 30 executa, em uma CPU 31, uma
rotina de processamento de imagem, uma rotina de processamento de de- terminação de inspeção, e semelhante, que são incluídas em um programa de controle. Adicionalmente, o computador de controle 30 salva e acumula, em uma unidade de armazenamento como um CF (Compact Flash: marca 25 comercial registrada) 35, imagens de raio X e resultados de inspeção de produtos defeituosos, dados de correção de imagens de raio X, e semelhan- te. Adicionalmente, o computador de controle 30 recebe o peso real do pro- duto G do verificador de peso 20 disposto do lado a montante na linha de produção, funcionando assim como uma unidade de obter peso real.
30 Como uma estrutura específica, como mostrado na Figura 5, o
computador de controle 30 é montado com a CPU 31, e é também montado com uma ROM 32, uma RAM 33, e o CF 35 como unidades de armazena- mento principais, que são controladas pela CPU 31.
O CF 35 armazena vários programas para controlar cada unida- de, várias informações relativas às imagens de transmissão de raio X que servem como a base de estimação de massa, curva ideal, massa estimada, peso real do produto G, quantidade de desvio entre o peso real e a massa estimada, e semelhante.
Adicionalmente, o computador de controle 30 é equipado com um circuito de controle de tela que controla a exibição de dados no monitor
26, uma chave de circuito de entrada que procura dados de entrada de cha- ve do painel de toque do monitor 26, uma porta de E/S para controlar dados de impressão por uma impressora (não mostrada), uma USB 34 e semelhan- te como um terminal de conexão externa.
A CPU 31, a ROM 32, a RAM 33, o CF 35, e semelhante são conectados um a outro através de uma linha de barramento, como um bar- ramento de endereço ou um barramento de dados.
Adicionalmente, o computador de controle 30 é conectado ao motor de transportador 12f, um codificador rotativo 12g, o irradiador de raio X 13, o sensor de linha de raio X 14, e um sensor fotoelétrico 15 e assim por diante.
O computador de controle 30 recebe a velocidade de transporte
do transportador 12 detectada pelo codificador rotativo 12g preso ao motor de transportador 12f.
Adicionalmente, o computador de controle 30 recebe sinais do sensor fotoelétrico 15 como um sensor de sincronização, que é configurado 25 desde um dispositivo de projeção de Iuz e seu correspondente dispositivo recebendo Iuz disposto de forma a fazer sanduíche da unidade de transpor- tador, e detecta a contagem de tempo em que o produto G, que é o objeto- alvo de inspeção, alcança a posição do sensor de linha de raio X 14.
(Bloco de Função Criado pelo Computador de Controle 30)
Nesta modalidade, a CPU 31 do computador de controle 30 car-
rega um programa de inspeção de raio X armazenado no CF 35, e cria blo- cos de função como mostrados na Figura 6. Especificamente, como mostrado na Figura 6, uma unidade de obter uma imagem de amostra 41, uma unidade de formar tabela (curva ide- al unidade gerador) 42, uma unidade de ajuste de tabela (unidade de ajuste de curva) 43, uma unidade de cálculo de massa estimada 44, uma unidade 5 de cálculo de quantidade de desvio 45, e uma unidade de cálculo de peso de componente 46 são criadas como blocos de função no computador de con- trole 30.
A unidade de obter uma imagem de amostra 41 obtém imagens de raio X de transmissão dos dez produtos G cuja massa é conhecida com antecedência (em seguida, a massa de cada um dos dez produtos G é cha- mada de "massa real").
Para um brilho "a" por unidade de área (1 pixel) obtido pela uni- dade de obter uma imagem de amostra 41, a unidade de formar tabela 42 gera uma tabela (curva ideal) m(a) baseado na seguinte fórmula (2) para calcular uma massa estimada m da área.
m = cT = - c/μ x ln(l/l0) = - aln(l/l0) — (2)
(onde, m: massa estimada, c: coeficiente para converter a espessura de um material para a massa, t: espessura do material, I: brilho quando não existe nenhum material, I0: brilho quando raios X são transmitidos através do mate- rial, μ : coeficiente de absorção de linha)
A unidade de ajuste de tabela 43 compara a massa real de cada um dos dez produtos G introduzida via o monitor 26 à massa estimada total obtida adicionando a massa estimada em cada nível de gradação determi- nado pela tabela acima (curva ideal), e ajusta a tabela de tal forma que cada massa estimada total aproxima a massa real.
A unidade de cálculo de massa estimada 44 obtém a massa es- timada por unidade de área até certo ponto correspondente ao brilho por unidade de área (1 pixel) baseado na tabela (curva ideal) ajustada pela uni- dade de ajuste de tabela 43, e calcula a massa estimada de cada produto G adicionando estas massas.
Observa-se que um método para estimar a massa por cada um destes blocos de função 41 a 44 é descrito mais adiante em detalhe. A unidade de cálculo da quantidade de desvio 45 calcula a quan- tidade de desvio entre o peso real do produto G medido pelo verificador de peso acima descrito 20 e o peso estimado calculado pela acima descrita u- nidade de cálculo de massa estimada 44.
A unidade de cálculo de peso de componente 46 calcula o peso de uma parte de carne (componente B) e o peso de uma parte de gordura (componente A) contido no produto G o qual é um produto de carne, seguin- do a expressão relacionai (1) abaixo, baseado no peso real do produto G medido pelo verificador de peso acima descrito 20 e o peso estimado calcu- lado pela acima descrita unidade de cálculo de massa estimada 44.
r = (1-W2/W1) x 100/(1 -R) — (1)
(onde, r : porcentagem de conteúdo de um componente específico A, R : relação de peso entre quando a porcentagem de conteúdo do componente A é 100% e quando a porcentagem de conteúdo do componente A é 0%, peso real W1, peso estimado W2).
Observa-se que R é calculado com antecedência para cada pro- duto.
<FLUXO DE ESTIMAÇÃO DE MASSA PELO COMPUTADOR DE CON- TROLE 30>
Aqui, primeiro, é descrito como segue um fluxo de cálculo para a massa estimada do produto G pelo aparelho de raio X de inspeção 10.
Em geral, na relação entre a espessura de um material e o brilho da parte correspondente (brilho quando não existe nenhum material é defini- do como o brilho normalizado de 1.0) na imagem obtida de raio X de trans- missão, é conhecido que erros são gerados como mostrado na Figura 7 en- tre um gráfico (l/l0 = e'Mt) representado por uma função exponencial como na fórmula acima descrita (2) e um gráfico indicando a massa real. Em particu- lar, no gráfico que indica a massa real, o brilho é drasticamente reduzido em uma área onde a espessura "t" é relativamente pequena. Isto acontece por- que um raio X cuja energia é relativamente pequena é preferencialmente absorvido e um raio X se torna mais severo cada vez que passa através de um material. Adicionalmente, como descrito acima, o brilho da imagem de raio X de transmissão inclui, além de fatores como distribuição de energia de raio Xea espessura de um material, fatores incertos tais como uso de um filtro específico, características de energia do aparelho de raio X de inspe- ção, fatores relativos ao pré-processamento de imagem como correção ga- 5 ma, e semelhante.
Com o aparelho de raio X de inspeção 10 nesta modalidade, a estimação da massa é executada seguindo o fluxograma mostrado na Figura
8, no sentido de estimar a massa com alta precisão eliminando uma concen- tração desigual de cada componente do produto Gea influência de vários fatores incertos.
Em outras palavras, na etapa S1, por exemplo, α na fórmula a- cima descrita (2) é substituído com um valor de 1.0, e a massa estimada m(a) correspondente ao brilho de imagem (nível de gradação) "a" (0 a 220) é feito em uma tabela. A tabela gerada baseada na fórmula (2) é primeiro vari- 15 ada mudando o brilho "a" para cada dez níveis de gradação e é armazenado em uma tabela correspondente a m(a). Então, valores intermediários são determinados por interpolação linear. Consequentemente, a unidade de for- mar tabela 42 do computador de controle 30 gera uma tabela (curva ideal) como mostrado na Figura 9 (a), que indica uma relação entre o brilho e a 20 massa estimada m(a). Observa-se que, em vista a que leva tempo demais para obter toda a massa estimada da unidade de área em cada nível de bri- lho seguindo a fórmula (2), aqui, a massa estimada é obtida para cada dez níveis de gradação pela fórmula (2) e os valores intermediários são determi- nados por interpolação linear.
Na etapa S2, a unidade de obter uma imagem de amostra 41
irradia, com raios X, os dez produtos G cuja massa de cada um é conhecida ser 200 gramas com antecedência e assim obtém dez imagens de raio X de transmissão. Então, as massas estimadas das dez imagens de raio X de transmissão obtidas são calculadas pela tabela de conversão m(a), e um 30 valor médio Mmédia destas massas é determinado. Observa-se que, no senti- do de obter um faixa mais ampla de dados de brilho, é preferível que dez imagens de amostra incluam uma imagem de um produto em que o pó é concentrado em uma parte na bolsa, uma imagem de um produto em que o pó é uniformemente disperso, e semelhante.
Na etapa S3, m(a) é mudada seguindo a expressão relacionai (3) abaixo de tal forma que o valor médio Mmédio determinado na etapa S2 5 torna-se igual à massa Mt do objeto inspecionado, e uma tabela depois da mudança como mostrado por uma linha sólida na Figura 9(b) é definida co- mo uma tabela padrão (curva ideal). Observa-se que na Figura 9(b), a linha pontilhada indica uma tabela antes da mudança, e a linha sólida indica uma tabela padrão (curva ideal) depois da mudança.
m(a) = m(a) x Mt/Mmédio — (3)
Na etapa S4, um valor 10 é substituído para o brilho "a" na curva ideal (por exemplo, figura 9 (b)) no sentido de determinar a massa estimada m(a). Aqui, o brilho "a" é substituído por um número que começa com um valor 10, e então 20, 30, ···. Isto é porque a massa estimada se tornaria infi- 15 nita se o brilho "a" fosse substituído por um valor 0. Consequentemente, a massa estimada pode ser determinada começando por substituir um valor 1 para o brilho "a" seguido por valores 11, 21, 31, ···.
Na etapa S5, no sentido de examinar mudanças causadas por gradualmente deslocar a tabela m(a) para cima e para baixo, a tabela m(a) é 20 variada por mais menos 10% para gerar uma nova tabela m+(a) e uma nova tabela m-(a). Neste momento, uma tabela entre "a-10" e "a" é determinada por interpolação linear entre a tabela m(a-10) e a tabela m(a), e uma tabela entre "a+10" e "a" é determinados por interpolação linear entre a tabela m(a) e a tabela m(a+10), e assim a tabela m+(a) e a tabela m-(a) são geradas.
Na etapa S6, a massa estimada de cada das dez imagens de
raio X de transmissão é calculada baseada nas duas novas tabelas geradas na etapa S5, isto é, a tabela m+(a) e a tabela m-(a), e a tabela original m(a).
Na etapa S7, é selecionada uma tabela com o mínimo desvio padrão (variação mínima) baseada nas massas estimadas correspondentes a cada uma das dez imagens de raio X de transmissão, que são calculadas usando as três tabelas m(a), m+(a), e m-(a) na etapa S6, e a tabela m(a) é substituída com esta tabela. Por exemplo, quando a tabela m+(a) tem desvio padrão mais baixo do que a tabela m(a) em um certo brilho (nível de gradação) "a", a ta- bela m(a) é substituída com a tabela m+(a) para uma parte correspondente ao brilho "a". Por outro lado, quando a tabela m(a) tem desvio padrão mais 5 baixo do que a tabela m+(a), a tabela m(a) não será substituída mas mantida como é para uma parte correspondente ao brilho "a".
Especificamente, como mostrado na Figura 10(a), em uma parte onde o brilho (a) é igual a 10, o desvio padrão é comparado no meio da ta- bela m(10) mostrada por uma linha sólida, a tabela m+(10) mostrada por 10 uma linha pontilhada acima, e a tabela m-(10) mostrada por uma linha ponti- lhada abaixo, e a tabela m+(10) com o desvio padrão mínimo é selecionada. Consequentemente, como mostrado na Figura 10(b), em uma parte onde o brilho (a) é igual a 10, a tabela m (10) é substituída com a tabela m+(10).
Na etapa S8, se o brilho 210 for ou não determinado, e quando a resposta for "não," o processo procede para etapa S10, e o processo de substituição da tabela m(a) na etapa S7 acima descrita é repetido aumen- tando o brilho "a" por 10 até o brilho "a" ser 210.
Em outras palavras, substituição da tabela é repetida da mesma maneira para casos onde o brilho "a" é igual a 20, 30, 40, ·■·, a fim de gerar a tabela mostrada por uma linha sólida na Figura 10(c).
Nota-se que o processo na etapa S7 corresponde ao processo de ajuste da tabela, isto é, a curva ideal executada pela unidade de ajuste de tabela 43.
Na etapa S9, as massas das dez imagens de raio X de trans- 25 missão são determinadas conforme a tabela m(a) pós-ajustada obtida pelo processo de substituição, e se ou não o valor de variação na massa é igual ou não a, ou menos que, 0,1 gramas. Aqui, quando o valor for igual a ou maior que 0.1 gramas, o processo retorna a etapa S4 e o processo acima de descrito é repetido até o valor de variação se tornar igual a ou menos que 30 0.1 gramas.
Através do processo acima de descrito, o aparelho de raio X de inspeção 10 da presente invenção gera a tabela de conversão m(a) (ver Fi- gura 10(c)) para estimar a massa do produto G da Imagem de raio X de transmissão do produto G. Consequentemente, por estimar a massa do pro- duto G para ser inspecionado usando o aperfeiçoado, posto-ajustada tabela de conversão m(a) como mostrado a Figura 10(c), é possível de alcançar 5 estimação da massa com alta precisão, comparada a um método de estima- ção de massa convencional que depende da fórmula.
<FLUXO DE CÁLCULO PO PESO DE CADA COMPONENTE PELO COM- PUTADOR DE CONTROLE 30>
Nesta modalidade, além do cálculo acima descrito do peso esti- mado, são calculados o peso de uma parte de carne e o peso de uma parte de gordura, cada uma tendo uma gravidade específica diferente e sendo contidas no produto G, usando o peso real medido pelo verificador de peso
20.
Especificamente, já que o peso real do produto G o qual é um produto de carne é 200 gramas e o peso estimado calculado pelo acima descrito aparelho de raio X de inspeção 10 é 192 gramas, a porcentagem de conteúdo de cada componente (peso da parte de gordura) é calculada base- ada na expressão relacionai seguinte (1), que foi descrita acima.
r = (1-W2/W1) x 100/(1-R) — (1)
(r : porcentagem de conteúdo de uma parte de gordura, R : uma relação de peso entre quando a porcentagem de conteúdo da parte de gordura é 100% e quando a porcentagem de conteúdo da parte de gordura é 0% (aqui, R = 0.9), peso real W1, peso estimado W2).
Aqui, no sentido de ter o aparelho de raio X de inspeção 10 a- 25 prendendo sobre o produto de carne com uma porcentagem de gordura de 0% com antecedência, a função de conversão do aparelho de raio X de ins- peção 10 é fixada de tal modo que a pequena parte de gordura é, o mais próximo que o peso real medido pelo verificador de peso 20 está para o pe- so estimado pelo aparelho de raio X de inspeção 10.
Ao mesmo tempo, provendo uma relação (R) do peso quando as
contas de parte de gordura é 100% para o peso quando as contas de parte de gordura é 0% com antecedência (ver Figura 11), será possível calcular as porcentagens de conteúdo e os pesos da parte de carne e a parte de gordu- ra tendo gravidades específicas diferentes, usando a expressão relacionai acima descrita (1).
Quando um peso real de 200 gramas, um peso estimado de 192 5 gramas, um R = 0,9 são substituídos na expressão relacionai (1), a porcen- tagem de conteúdo de peso "r" da parte de gordura será como segue: r = (1-192/200) * 100/(1-0.9)
= 4/0,1 = 40,0 (%)
10 Então, a porcentagem de conteúdo de peso da parte de gordura
contida no produto G a qual é um produto de carne pode ser calculada para ser 40,0% e a porcentagem de conteúdo de peso da parte de carne restante pode ser calculada para ser 60,0%.
Como resultado, devido a que é determinado que as contas da 15 parte de carne para 60,0% e as contas da parte de gordura para 40,0% do peso (200 gramas) do produto G, o peso da parte de carne pode ser calcu- lado para ser 120 gramas e o peso da parte de gordura pode ser calculado ser 80 gramas.
<CARACTERÍSTICAS DQ APARELHO DE RAIO X DE INSPEÇÃO 10>
-20 £1}
No aparelho de raio X de inspeção 10 nesta modalidade, a uni- dade de cálculo de quantidade de desvio 45 calcula o grau da descrepância do peso estimado do peso real, baseado no acima descrito peso real do pro- duto G que é externamente obtido e o peso estimado do produto G calculado 25 para cada um dos blocos de função 41 a 44 formados no computador de controle 30, como mostrado na Figura 6.
Consequentemente, comparado ao cálculo do peso por um apa- relho de raio X de inspeção convencional, é possível melhorar a precisão de medida calculando o peso estimado e o peso de cada componente usando 30 um resultado de comparação entre o peso real e o peso estimado para o grau da desvio, em vez de usar o peso estimado, como é, que é calculado usando a imagem de raio X e semelhante. Adicionalmente, obtendo o peso real e comparando este com o peso estimado, é possível facilmente detectar uma redução na precisão do peso estimado. Consequentemente, por exem- plo, baseado no grau da discrepância entre o peso real e o peso estimado, é possível tomar contramedidas como ajustando um valor de correção que é 5 usado quando calculando o peso estimado e semelhante.
(2}
No aparelho de raio X de inspeção 10 nesta modalidade, a uni- dade de cálculo de peso de componente 46 calcula o peso de cada um dos componentes tendo gravidades específicas diferentes que estão contidos no 10 produto G, baseado no acima de descrito peso real do produto G obtido ex- ternamente e o peso estimado do produto G calculado por cada um dos blo- cos de função 41 a 44 formados no computador de controle 30 como mos- trado na Figura 6.
Consequentemente, quando o produto G é um produto de carne, o peso (porcentagem de conteúdo) da parte de carne e o peso (porcentagem de conteúdo) da parte de gordura podem ser facilmente calculados com alta precisão. Como resultado, é possível melhorar o controle de qualidade do produto G determinando a quantidade de uma parte de osso da carne com osso, julgando o grau de aspecto de mármore da carne, selecionando um produto com uma parte de gordura cuja porcentagem de conteúdo é igual a ou maior do que uma porcentagem predeterminada, descartando produtos não desejados e semelhantes. Adicionalmente, mesmo quando calculando os pesos de uma pluralidade de componentes que têm gravidades específi- cas diferentes, pode ser usada uma única unidade de sensor de linha de raio X 14. Deste modo, é possível simplificar a configuração do aparelho e redu- zir o custo, comparado com um aparelho convencional de raio X de inspeção tendo uma pluralidade de sensores de linha de raio X.
Í3)
No aparelho de raio X de inspeção 10 nesta modalidade, como mostrado nas Figuras 1 e 5, o peso real do produto G é obtido do verificador de peso 20 disposto no lado a montante na linha de produção.
Consequentemente, é possível executar o processo de obtenção do peso real para o cálculo do peso estimado e para o cálculo do peso de cada um dos componentes que têm gravidades específicas diferentes que estão contidas no produto G, enquanto o produto G está sendo transportado ao longo da linha de produção.
5 (4)
No aparelho de raio X de inspeção 10 nesta modalidade, a uni- dade de cálculo de peso de componente 46, incluída nos blocos de função mostrados na Figura 6, calcula o peso de cada um dos componentes que têm gravidades específicas diferentes que estão contidas no produto G ba- 10 seado na acima descrita expressão relacionai (1).
Consequentemente, é possível facilmente calcular o peso de cada componente combinando o peso estimado calculado pelo aparelho de raio X de inspeção 10 e o peso real obtido pelo verificador de peso 20 e se- melhante.
15 (5}
No aparelho de raio X de inspeção 10 nesta modalidade, o peso estimado do produto G é calculado baseado na forma como o brilho de cada pixel na imagem de raio X por cada uma das unidades 41 a 44 incluídos nos blocos de função mostrados na Figura 6.
-20 Consequentemente, devido ao fato de que o peso estimado po-
de ser calculado usando a imagem de raio X criada pelo aparelho de raio X de inspeção 10, é possível facilmente obter o peso real e o peso estimado.
m
No sistema de inspeção de raio X 1 nesta modalidade, como 25 mostrado nas Figuras 1 e 5, o peso real do produto G é obtido do verificador de peso 20 disposto no lado a montante que constitui a linha de produção, e calcula o peso de cada um dos componentes que têm gravidades específi- cas diferentes pelo aparelho de raio X de inspeção 10, baseado no peso es- timado calculado pelo aparelho de raio X de inspeção 10 e o peso real.
30 Consequentemente, é possível configurar o sistema de inspeção
de raio X 1 capaz de executar o processo de obtenção do peso real para o cálculo do peso estimado e para o cálculo do peso de cada um dos compo- nentes que têm gravidades específicas diferentes, que estão contidas no produto G, enquanto transportando o produto G ao longo da linha de produ- ção.
<MODALIDADES ALTERNATIVAS>
Embora tenha sido descrita uma modalidade preferida com rela- ção à presente invenção, o âmbito da presente invenção não é limitado à modalidade acima, e várias mudanças e modificações podem ser feitas sem se afastar do âmbito da presente invenção.
(A)
A modalidade acima é descrita tomando um exemplo em que a presente invenção é aplicada ao aparelho de raio X de inspeção 10 que de- tecta a quantidade transmitida de raios X usados para irradiar o produto (ob- jeto-alvo de inspeção) G e calcula o peso estimado do produto G. Porém, a presente invenção não é limitada a ela.
Por exemplo, a presente invenção pode ser aplicada a um apa- relho de inspeção de peso que inspeciona o peso usando ondas de energia diferentes como ondas de terahertz, ondas milimétricas, ondas submilimétri- cas, raios infravermelhos e semelhantes, em vez de raios X, para irradiar o objeto-alvo de inspeção.
Aqui, quando o peso é inspecionado irradiando o objeto-alvo de inspeção com ondas de terahertz, pode ser usado um aparelho de inspeção de peso 110 como mostrado na Figura 12. Especificamente, o aparelho de inspeção de peso 110 é um aparelho que mede o peso do produto G e cal- cula também a porcentagem de conteúdo e o peso de cada um de uma plu- ralidade de componentes contidos no produto G, e inclui principalmente uma unidade de inspeção (unidade de dispersão) 111, uma unidade de pesar 112, uma unidade de tela 115, e uma unidade de controle.
A unidade de inspeção 111 é disposta acima da mesa de pesar 112a na qual o produto G é colocado em um estado de ser sustentado por uma caixa 111a, e configurado para irradiar o produto G com ondas de tera- hertz que são um tipo de ondas eletromagnéticas e detecta as ondas refleti- das para obter o espectro de absorção tendo uma pluralidade de componen- tes de comprimento de onda. Adicionalmente, a unidade de inspeção 111 abriga uma unidade de irradiação de ondas de terahertz 113 e uma unidade de detecção de ondas de terahertz 114. A unidade de irradiação de ondas de terahertz 113 irradia o produto G colocado na mesa de pesar 112a com 5 ondas de terahertz desde cima. As ondas de terahertz refletidas usadas para irradiar o produto G pela unidade de irradiação de onda 113 são detectadas pela unidade de detecção de ondas de terahertz 114 para obter o espectro de absorção tendo uma pluralidade de componentes de comprimento de on- da, e unidade de detecção de ondas de terahertz 114 envia um resultado de 10 detecção para a unidade de controle (não mostrada).
A unidade de pesar 112 é um dispositivo de pesar montado com uma célula de carga (não mostrada) nele, e configurado para medir o peso do produto G colocado na mesa de pesar 112a. Adicionalmente, a unidade de pesar 112 envia um resultado de medida de cada produto G para a uni- 15 dade de controle.
Consequentemente, a unidade de controle pode determinar o peso estimado, porcentagem de conteúdo e semelhante de cada componen- te através da obtenção do espectro de absorção para detectar as ondas de terahertz refletidas do produto G e comparação entre o espectro de absor- >•20 ção acima descrito e o espectro de absorção de cada componente contido no objeto-alvo de inspeção.
(B)
A modalidade acima é descrita tomando um exemplo em que o peso de cada um dos componentes (a parte de carne e a parte de gordura) 25 que têm gravidades específicas diferentes que estão contidas no produto G é calculado baseado no peso real medido pelo verificador de peso 20 e o peso estimado calculado pelo aparelho de raio X de inspeção (aparelho de inspeção de peso) 10. Porém, a presente invenção não é limitada a ela.
Por exemplo, a presente invenção pode ter uma configuração 30 que, por exemplo, julga que existe um erro na medida do peso real pelo veri- ficador de peso quando, por exemplo, a diferença entre o peso real medido pelo verificador de peso e o peso estimado calculado pelo aparelho de ins- peção de peso é calculado e quando esta diferença for igual a ou maior do que um valor predeterminado. Alternativamente, a presente invenção pode ter uma configuração que corrige o peso estimado pelo aparelho de inspe- ção de peso correspondentemente ao grau da diferença quando a diferença 5 entre o acima descrito peso real e o peso estimado é igual a ou maior do que uma quantidade predeterminada. Observa-se que, em tal caso, o acima des- crito computador de controle 30 pode ser levado a funcionar como unidade de julgamento que julga se existe ou não um erro no cálculo do peso esti- mado.
Também nestes casos, é possível obter o mesmo efeito como
descrito acima, isto é, a precisão do peso medido ou estimado pode ser me- lhorada.
ÍÇ)
A modalidade acima é descrita tomando um exemplo no qual um resultado de medida pelo verificador de peso 20 disposto no lado a montante é obtido no sentido de calcular o peso de cada componente contido no pro- duto G como o objeto-alvo de inspeção. Porém, a presente invenção não é limitada a ela.
Por exemplo, é possível determinar o peso e a porcentagem de conteúdo de cada componente provendo uma unidade de pesar que mede o peso real do objeto-alvo de inspeção no aparelho de inspeção de peso e usando o peso real medido lá.
Adicionalmente, é possível obter dados do objeto-alvo de inspe- ção que já é medido via um meio ou semelhante e para usar os dados como o peso real.
(D)
A modalidade acima é descrita tomando um exemplo em que o sensor de linha de raio X 14 é usado como uma unidade de detecção que detecta raios X (ondas de energia) usadas para irradiar o produto G. Porém, a presente invenção não é limitada a ela.
Por exemplo, não é limitado ao sensor de linha de raio X que serve como uma unidade de detecção para detectar ondas de energia, mas é possível usar uma máquina fotográfica ou semelhante que captura ondas refletidas.
(E)
A modalidade acima é descrita tomando um exemplo no qual o 5 método que usa a imagem de raio X é empregado como meio para determi- nar o peso estimado do produto (objeto-alvo de inspeção) G. Porém, a pre- sente invenção não é limitada a ela.
Por exemplo, é possível calcular o peso estimado baseado na quantidade de raios X em cada pixel detectado por um sensor de linha, que 10 são transmitidos através do objeto-alvo de inspeção, sem usar uma imagem de raio X.
(E)
A modalidade acima é descrita tomando um exemplo em que a precisão do cálculo do peso estimado é melhorada corrigindo a curva ideal 15 quando determinando o peso estimado do produto (objeto-alvo de inspeção) G. Porém, a presente invenção não é limitada a ela.
Por exemplo, pode ser um aparelho de inspeção de peso que calcula o peso estimado por um método mais simples.
Também neste caso, através da comparação entre o peso real e >•20 o peso estimado, é possível julgar uma redução na precisão de medida em ambos, o peso real e o peso estimado, e calcular o peso de cada componen- te contido no objeto-alvo de inspeção com alta precisão.
(G)
A modalidade acima é descrita tomando um produto de carne 25 contendo uma parte de carne e uma parte de gordura como um exemplo do produto (objeto-alvo de inspeção) G que serve como o alvo em que o peso de cada componente é calculado. No entanto, a presente invenção não é limitada a ela.
Por exemplo, mesmo quando o objeto-alvo de inspeção for um 30 objeto diferente, como um pacote de sopa pulverizada e semelhante, que contém uma pluralidade de componentes tendo gravidades específicas dife- rentes, é possível calcular a massa de cada componente na mesma maneira como descrito acima.
Adicionalmente, como para uma pluralidade de componentes contidos no objeto-alvo de inspeção, ele não é limitado a dois tipos. É possí- vel usar um produto contendo três ou mais tipos de componentes tendo dife- 5 rentes gravidades específicas como o objeto-alvo de inspeção. APLICABILIDADE INDUSTRIAL
O aparelho de inspeção de peso da presente invenção pode al- cançar o efeito de permitir um cálculo de alta precisão do peso de cada componente do objeto-alvo de inspeção contendo uma pluralidade de com- 10 ponentes tendo gravidades específicas diferentes, de forma que o aparelho de inspeção de peso da presente invenção é extensamente aplicável como vários tipos de aparelhos de inspeção que inspecionam produtos de alimen- tação, produtos industriais, e semelhantes.

Claims (12)

1. Aparelho de inspeção de peso configurado para detectar on- das de energia usadas para irradiar um objeto-alvo de inspeção e calcular um peso estimado do objeto-alvo de inspeção, incluindo: uma unidade de obter peso configurada para obter um peso real de todo o objeto-alvo de inspeção; uma unidade de irradiação configurada para irradiar o objeto- alvo de inspeção com ondas de energia; uma unidade de detecção configurada para detectar ondas de energia usadas para irradiar o objeto-alvo de inspeção; uma unidade de cálculo de peso estimado configurada para cal- cular um peso estimado de todo o objeto-alvo de inspeção baseado em um resultado de detecção pela unidade de detecção; e uma unidade de cálculo da quantidade de desvio configurada para calcular a diferença entre o peso real e o peso estimado.
2. Aparelho de inspeção de peso de acordo com a reivindicação1, em que a unidade de detecção detecta a quantidade de ondas de ener- gia transmitida através do objeto-alvo de inspeção.
3. Aparelho de inspeção de peso de acordo com a reivindicação1, em que a unidade de detecção detecta a quantidade de energia de on- das refletidas do objeto-alvo de inspeção.
4. Aparelho de inspeção de peso de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, em que a unidade de obter peso é uma unidade de pesar que mede o peso do objeto-alvo de inspeção.
5. Aparelho de inspeção de peso de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, compreendendo adicionalmente uma unidade de cálculo de peso de componente configurada para calcular o peso de cada um dos componentes tendo diferentes gravida- des específicas contidas no objeto-alvo de inspeção, baseado em uma dife- rença entre o peso real e o peso estimado.
6. Aparelho de inspeção de peso de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, compreendendo adicionalmente uma unidade ajuste de peso estimado configurada para ajustar um resultado de cálculo de um peso estimado pela unidade de cálculo de peso estimado, baseado em uma diferença entre o peso real e o peso esti- mado.
7. Aparelho de inspeção de peso de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, em que a unidade de obter peso obtém o peso do objeto-alvo de inspe- ção de peso medindo o dispositivo provido a montante.
8. Aparelho de inspeção de peso de acordo com a reivindicação 6, em que a unidade de cálculo de peso de componente calcula uma por- centagem de conteúdo de cada um de uma pluralidade de conteúdos conti- dos no objeto-alvo de inspeção, baseado em uma seguinte expressão rela- cionai (1): r = (1-W2/W1) x 100/(1-R) --(1) (onde, r : porcentagem de conteúdo de um componente específico A, R : relação de peso entre quando a porcentagem de conteúdo do componente A é 100% e quando a porcentagem de conteúdo do componente A é 0%, peso real W1, peso estimado W2).
9. Aparelho de inspeção de peso de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, em que a unidade de cálculo de peso estimado calcula um peso estima- do do objeto-alvo de inspeção usando uma imagem criada baseado na quantidade de ondas de energia detectadas usada para irradiar o objeto-alvo de inspeção.
10. Aparelho de inspeção de peso de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, em que as ondas de energia são ondas de Raios X.
11. Aparelho de inspeção de peso de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a reivindicação 9, em que as ondas de energia são on- das de terahertz.
12. Sistema de inspeção de peso, compreendendo: o aparelho de inspeção de peso como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 11; e um dispositivo de medir peso disposto a montante do aparelho de inspeção de peso e configurado para medir um peso real do objeto-alvo de inspeção.
BRPI0807167-5A 2007-02-08 2008-02-06 Aparelho de inspeção de peso e sistema de inspeção de peso provido com ele BRPI0807167A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2007029777 2007-02-08
JP2007-029777 2007-02-08
PCT/JP2008/051949 WO2008096787A1 (ja) 2007-02-08 2008-02-06 重量検査装置およびこれを備えた重量検査システム

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0807167A2 true BRPI0807167A2 (pt) 2014-05-20

Family

ID=39681693

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0807167-5A BRPI0807167A2 (pt) 2007-02-08 2008-02-06 Aparelho de inspeção de peso e sistema de inspeção de peso provido com ele

Country Status (8)

Country Link
US (1) US7991110B2 (pt)
EP (1) EP2124024B1 (pt)
JP (1) JP5297206B2 (pt)
CN (1) CN101611296B (pt)
AU (1) AU2008212262B2 (pt)
BR (1) BRPI0807167A2 (pt)
DK (1) DK2124024T3 (pt)
WO (1) WO2008096787A1 (pt)

Families Citing this family (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5130528B2 (ja) * 2007-06-15 2013-01-30 国立大学法人東北大学 検査装置
JP5654252B2 (ja) * 2010-03-19 2015-01-14 株式会社イシダ X線検査装置
JP5567875B2 (ja) * 2010-03-25 2014-08-06 アンリツ産機システム株式会社 重量測定装置
CN101861896B (zh) * 2010-06-22 2013-07-31 九阳股份有限公司 一种全自动豆浆机及制浆方法
US8678539B2 (en) * 2010-09-27 2014-03-25 Cordis Corporation Quantitation and analysis of droplets ejected from an inkjet device
JP5651007B2 (ja) * 2010-12-28 2015-01-07 アンリツ産機システム株式会社 X線検査装置
JP5762787B2 (ja) * 2011-03-29 2015-08-12 大和製衡株式会社 コンベヤスケール
JP5906096B2 (ja) * 2012-01-31 2016-04-20 アンリツインフィビス株式会社 物品検査装置および物品検査システム
JP6346831B2 (ja) * 2013-09-20 2018-06-20 株式会社イシダ 検査装置
WO2015083505A1 (ja) * 2013-12-03 2015-06-11 株式会社イシダ 近赤外線検査装置
JP6356430B2 (ja) * 2014-02-20 2018-07-11 株式会社イシダ 脂質含有率測定装置
EP3078944B1 (en) 2015-04-07 2020-02-19 Mettler-Toledo, LLC Method of determining the mass of objects from a plurality of x-ray images taken at different energy level
CN106353828B (zh) * 2015-07-22 2018-09-21 清华大学 在安检系统中估算被检查物体重量的方法和装置
JP6717784B2 (ja) * 2017-06-30 2020-07-08 アンリツインフィビス株式会社 物品検査装置およびその校正方法
JP2019163971A (ja) * 2018-03-19 2019-09-26 株式会社イシダ 商品検査システム
US11879765B2 (en) * 2018-09-26 2024-01-23 Honeywell International Inc. Apparatus for composite sheet weight determinations
CN111559543A (zh) * 2019-02-13 2020-08-21 株式会社石田 计量包装系统
JP7244309B2 (ja) * 2019-03-11 2023-03-22 株式会社ニチレイフーズ 組合せ計量システム、組合せ計量方法及び組合せ計量プログラム
JP7406220B2 (ja) * 2019-03-15 2023-12-27 株式会社イシダ X線検査装置
DE102019111515B4 (de) * 2019-05-03 2021-06-10 Wipotec Gmbh Ausschleusevorrichtung

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB9814701D0 (en) * 1998-07-08 1998-09-02 Avs Metrology Limited Radiation monitoring of a physical propert of a material
EP1715310A3 (en) * 1998-12-28 2007-02-21 Ishida Co., Ltd. Weighing, packaging and inspecting system
JP4041235B2 (ja) * 1998-12-28 2008-01-30 株式会社イシダ 重量チェッカー
JP2002296022A (ja) * 2001-03-29 2002-10-09 Anritsu Corp X線による質量測定方法及びx線質量測定装置
US7005639B2 (en) * 2003-07-28 2006-02-28 Abb Inc. System and method of composition correction for beta gauges
DE102004024109A1 (de) * 2004-05-14 2005-12-08 Garvens Automation Gmbh Verfahren zum Wiegen eines Produktes, Wägesystem und Bestückungsvorrichtung
US8068656B2 (en) * 2005-11-16 2011-11-29 Ishida Co., Ltd. X-ray inspection apparatus

Also Published As

Publication number Publication date
CN101611296A (zh) 2009-12-23
AU2008212262B2 (en) 2012-09-06
CN101611296B (zh) 2011-12-21
JP5297206B2 (ja) 2013-09-25
US7991110B2 (en) 2011-08-02
AU2008212262A1 (en) 2008-08-14
EP2124024B1 (en) 2016-10-12
JPWO2008096787A1 (ja) 2010-05-27
EP2124024A1 (en) 2009-11-25
WO2008096787A1 (ja) 2008-08-14
US20100046703A1 (en) 2010-02-25
EP2124024A4 (en) 2010-12-01
DK2124024T3 (en) 2017-01-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0807167A2 (pt) Aparelho de inspeção de peso e sistema de inspeção de peso provido com ele
EP1950527B1 (en) X-ray inspection device
US11009470B2 (en) X-ray apparatus, data processing apparatus and data processing method
EP1970731B1 (en) Method for calibrating dual-energy CT system and method of image reconstruction
US20200138398A1 (en) X-ray device, x-ray inspection method, and data processing apparatus
JP4127698B2 (ja) X線検査装置
US7477726B2 (en) X-ray inspection apparatus
CN107430079B (zh) 从在不同能量级别拍摄的x射线图像确定对象的质量的方法
KR20090034920A (ko) X선 검사 장치, 및 x선 검사 프로그램
JP2006300888A (ja) 濃度データ変換方法および装置並びにx線検査システム
JP5798420B2 (ja) 重量推定装置
JP6356430B2 (ja) 脂質含有率測定装置
US8611625B2 (en) Tomographic apparatus
Sossin et al. Influence of scattering on material quantification using multi-energy x-ray imaging
JP4180581B2 (ja) 物品検査システム
Walter et al. Accuracy and precision of dual energy CT imaging for the quantification of tissue fat content
JP6941851B2 (ja) 質量推定装置
US10836182B2 (en) Calibration of a sensor
Mäkinen et al. Optimization of contrast and dose in X-ray phase-contrast tomography with a Talbot-Lau interferometer
JPS59116533A (ja) 水分密度校正装置
Wang et al. Cross-Calibration and Longitudinal Quality Control of Hologic Selenia Full-Field Digital Mammography Systems for Volumetric Breast Density Measurements
Wang et al. Performance assessment of a simple and accurate grid alignment aid for portable chest imaging

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements