BRPI0806691A2 - Lâmina de cortar lascas e método de fabricar uma lâmina de cortar lascas - Google Patents

Lâmina de cortar lascas e método de fabricar uma lâmina de cortar lascas Download PDF

Info

Publication number
BRPI0806691A2
BRPI0806691A2 BRPI0806691-4A BRPI0806691A BRPI0806691A2 BR PI0806691 A2 BRPI0806691 A2 BR PI0806691A2 BR PI0806691 A BRPI0806691 A BR PI0806691A BR PI0806691 A2 BRPI0806691 A2 BR PI0806691A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
chip
cutting edge
cutting
blade
thickened
Prior art date
Application number
BRPI0806691-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Torbjoern Andersson
Torbjoern Baecklund
Original Assignee
Iggesund Tools Ab
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Iggesund Tools Ab filed Critical Iggesund Tools Ab
Publication of BRPI0806691A2 publication Critical patent/BRPI0806691A2/pt
Publication of BRPI0806691B1 publication Critical patent/BRPI0806691B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B27WORKING OR PRESERVING WOOD OR SIMILAR MATERIAL; NAILING OR STAPLING MACHINES IN GENERAL
    • B27LREMOVING BARK OR VESTIGES OF BRANCHES; SPLITTING WOOD; MANUFACTURE OF VENEER, WOODEN STICKS, WOOD SHAVINGS, WOOD FIBRES OR WOOD POWDER
    • B27L11/00Manufacture of wood shavings, chips, powder, or the like; Tools therefor
    • B27L11/005Tools therefor
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B23MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23PMETAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; COMBINED OPERATIONS; UNIVERSAL MACHINE TOOLS
    • B23P15/00Making specific metal objects by operations not covered by a single other subclass or a group in this subclass
    • B23P15/28Making specific metal objects by operations not covered by a single other subclass or a group in this subclass cutting tools
    • B23P15/40Making specific metal objects by operations not covered by a single other subclass or a group in this subclass cutting tools shearing tools

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Forests & Forestry (AREA)
  • Debarking, Splitting, And Disintegration Of Timber (AREA)
  • Dovetailed Work, And Nailing Machines And Stapling Machines For Wood (AREA)
  • Nonmetal Cutting Devices (AREA)
  • Knives (AREA)
  • Finish Polishing, Edge Sharpening, And Grinding By Specific Grinding Devices (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "LÂMINA DE CORTAR LASCAS E MÉTODO DE FABRICAR UMA LÂMINA DE COR- TAR LASCAS".
A presente invenção refere-se a uma lâmina de cortar lascas do tipo que é adaptado para ser montado em máquinas de cortar lascas que tem uma ferramenta girável, na forma de um disco, tambor ou membro frus- tocônico, sobre o qual é montada uma pluralidade de tais lâminas de cortar lascas para prover, durante a rotação da ferramenta e avanço simultâneo de pedaços de madeira à mesma, material-cortante trabalhando ou desinte- grando os pedaços de madeira em lascas, compreendendo pelo menos uma borda cortante a qual é definida entre duas superfícies formando borda em um ângulo agudo uma à outra, tendo pelo menos um primeiro lado da lâmina de cortar lascas uma superfície bruta, não-trabalhada ou riscas de trabalho na direção longitudinal da lâmina de cortar lascas, que é substancialmente paralela á borda cortante.
A invenção concerne também a um método de fabricar uma tal lâmina de cortar lascas.
Antecedentes da Técnica
Lâminas de cortar lascas do tipo acima estão em operação sujei- tas a forças muito grandes. Desde que é vantajoso por razões econômicas se cada lâmina de cortar lascas puder ser operada tanto quanto possível entre cada substituição ou reafiação e a próxima, é desejável para cada lâ- mina de cortar lascas ter uma máxima vida de serviço. Ao mesmo tempo é, também por razões econômicas, acima de tudo no caso de lâminas de cortar de substituição que são substituídas e não-reafiadas depois do desgaste, desejável para cada lâmina de cortar lascas conter um mínimo de material, isto é, para ser fabricada em um tão baixo custo quanto possível. Deste mo- do, é como uma regra não uma alternativa, fazer a lâmina de cortar lascas dimensionadas pesadamente e reforçada no sentido de obter uma longa vi- da de serviço.
Embora esforçando-se para alcançar a economia total ótima de um sistema de lâmina de cortar para máquinas de cortar lascas, é também importante encontrar um método de fabricação que proveja fabricação racio- nal e alta qualidade.
Como uma regra, é desejável fazer peças brutas para as lâmi- nas de cortar lascas com precisão dimensional máxima de forma que so- 5 mente um mínimo de retrabalho será necessário. Isto resulta em uma redu- ção do consumo de materiais, o tempo requerido para retrabalho e os custos de maquinaria e ferramentas para retrabalho. As peças brutas podem ser feitas por um método adequado, tal como laminação, estiramento a frio, me- talurgia do pó, forjamento ou fundição. É ótimo se as peças brutas possam 10 ser feitas com tal precisão dimensional alta que o retrabalho possa ser limi- tado à leve afiação das bordas cortantes, ou alternativamente que, além dis- so, somente certas partes limitadas das lâminas de cortar lascas nas máqui- nas de cortar lascas, tais como superfícies limites para prender as lâminas de cortar lascas nas máquinas de cortar lascas, são sujeitas a retrabalho. Na 15 afiação das lâminas de cortar lascas, é vantajoso se isto pode ser limitado a somente uma parte da borda estreita próximo à borda cortante, mas pode ser difícil definir uma tal área de trabalho estreita para obter um bom resulta- do particularmente esteticamente.
Em muitos casos, é no entanto ainda desejável retrabalhar subs- tancialmente todas as superfícies de uma lâmina de cortar lascas para sufi- ciente precisão dimensional. Quando fabricando lâminas de cortar lascas nas quais ambas das superfícies principais têm uma forma perfilada em cor- te transversal, isto é tem ranhuras ou cumes na direção longitudinal da lâmi- na de cortar lascas, foi verificado que um método muito racional de retraba- Ihar todas as superfícies de uma lâmina de cortar lascas envolve, por exem- plo, retificação profunda ou retificação de pêndulo de substancialmente toda a largura da superfície principal na direção longitudinal da lâmina de cortar lascas. Em um tal método de fabricação, primeiro é feito uma peça bruta, por meio de um método adequado, por exemplo, metalurgicamente, estiramento a frio, metalurgia do pó, forjamento ou fundição, tendo a peça bruta basica- mente a forma desejada mas com um tamanho com ligeiro super dimensio- namento. Por retificação subsequente, que é executada por meio de uma roda de esmeril giratória tendo o perfil desejado de corte transversal, e mo- vendo a lâmina de cortar lascas e a roda de esmeril, durante a rotação si- multânea da roda de esmeril, uma relativamente à outra ao longo de toda a extensão longitudinal da lâmina de cortar lascas, é obtida a forma final com 5 dimensões corretas. No entanto, uma tal retificação sofre da desvantagem de que a lâmina de cortar lascas obtém randomicamente riscas de trabalho localizadas na direção longitudinal da lâmina de cortar lascas que por si são rasas mas não obstante são importantes para a vida de serviço e caracterís- ticas de operação da lâmina de cortar lascas. Tais riscas de trabalho esten- 10 derão-se paralelamente à borda cortante, que é perpendicular à direção do lascamento, e deste modo forma pequenas indicações de fratura que podem resultar na lâmina de cortar lascas tendo uma resistência ligeiramente mais baixa para as forças de lascamento que agem nela. As riscas de trabalho aumentam também a as lâminas de cortar lascas o atrito nas superfícies de 15 madeira e deste modo adiciona para o consumo aumentado de energia e pode influenciar o tamanho médio das lascas.
Breve Descrição da Invenção
A presente invenção busca eliminar problemas e desvantagens de lâminas de cortar lascas de máquinas de cortar lascas do tipo menciona- 20 do por via de introdução. Mais especificamente, a invenção refere-se a uma lâmina de cortar lascas que é feita por um método racional de fabricação. Pelo menos este objetivo é alcançado por uma lâmina de cortar lascas de acordo com a reivindicação 1.
A invenção refere-se também a um método de fabricar uma tal lâmina de cortar lascas, que tem substancialmente o mesmo objetivo como estabelecido acima. Este objetivo é alcançado por um método de acordo com a reivindicação 9.
A invenção é deste modo baseada no conhecimento de que o objetivo acima pode ser obtido provendo a lâmina de cortar lascas com uma parte de borda cortante espessada próximo à borda cortante em pelo menos um de seus lados. Como resultado, o retrabalho requerido da borda cortante de uma lâmina de cortar lascas que de outra forma tem superfícies brutas não-trabalhadas, podem ser reduzidas a um mínimo. No caso onde a lâmina de cortar lascas, por um lado, é feita refazendo substancialmente todas as suas superfícies e tem faixas paralelas a sua borda cortante, a borda cortan- te pode, em uma maneira semelhante ser refeita para obter riscas de traba- 5 Iho em um ângulo em relação à borda cortante, em cujo caso este retrabalho pode ser também limitado a uma área muito estreita próximo à borda cortan- te.
A invenção deste modo torna possível fabricar a lâmina de cortar lascas trabalhando minimamente meramente a parte de borda cortante en- quanto que as outras superfícies são deixadas completamente ou em parte não-trabalhadas e deste modo têm uma superfície ligeiramente bruta com uma estrutura mais ou menos grossa que é formada quando fazendo a peça bruta. As possibilidades de tal método aumentam com o desenvolvimento de métodos de fazer peças brutas com precisão dimensional aumentada das peças brutas. Alternativamente, a lâmina de cortar lascas pode ser feita re- trabalhando na forma de um processo de retificação na extensão longitudinal da lâmina de cortar lascas paralela à borda cortante. Isto resulta em uma lâmina de cortar lascas com riscas de trabalho paralelas à borda cortante em pelo menos um lado da lâmina de cortar lascas. Este processo resulta em uma vantagem em termos de fabricação já que substancialmente todo o lado da lâmina de cortar lascas pode ser acabada em um único passo ainda que a lâmina de cortar lascas seja feita com uma forma perfilada. No entanto, surge a desvantagem de que a lâmina de cortar lascas terá pequenas mas significativas riscas de trabalho paralelas à borda cortante. Estas riscas de trabalho funcionam como pequenas indicações de fratura,que reduzem a resistência à tração a forças de flexão em um ângulo à borda cortante, au- menta o risco de falha por fadiga e causa aumento de atrito no lascamento que resulta em deformação aumentada tanto na lâmina de cortar lascas quanto no restante da máquina de cortar lascas, qualidade mais baixa das lascas e consumo aumentado de potência. De acordo com a invenção, esta desvantagem porém pode ser eliminada pela lâmina de cortar lascas sendo provida com uma parte de borda cortante espessada na área próximo à bor- da cortante. Em uma subsequente etapa de trabalho, a parte de borda cor- tante espessada é trabalhada de forma que a superfície ao invés obtém pe- quenas riscas de trabalho em um ângulo de pelo menos 45°, preferencial- mente 70° e a mais preferido substancialmente perpendicular à borda cor- 5 tante.
Provendo a borda cortante com uma tal parte de borda cortante espessada que é retrabalhada de forma que as riscas de trabalho são dire- cionadas em um ângulo com a borda cortante, são obtidas várias vantagens. Foi mencionado acima que isto resulta na remoção de quaisquer riscas de 10 trabalho paralelas à borda cortante na área próximo à mesma, que podem funcionar como indicações de fratura e promovem fratura adjacente e parale- la à borda cortante. Também foi mencionado atrito reduzido no lascamento. Dependendo de se a parte de borda cortante espessada é posicionada so- bre o lado da madeira da lâmina de cortar lascas, que é o lado orientado em 15 direção aos pedaços de madeira chegando, ou o lado da lasca, isto é o lado orientado em direção ao lado onde as lascas são formadas, desintegradas e adicionalmente transportadas, são obtidas diferentes vantagens. Se a parte de borda cortante espessada é posicionada no lado da madeira, isto adicio- nará à condição que a lâmina de cortar lascas terá uma reduzida influência 20 interferindo no avanço de pedaços de madeira para a máquina de cortar las- cas. Já que a parte de borda cortante espessada é planejada para ser feita relativamente estreita, em uma versão preferida 3-7 mm, preferencialmente 4-6 mm, a borda traseira da parte de borda cortante espessada servirá de fato como uma folga extra que resulta no pedaço de madeira não encostan- 25 do contra e quebrando por atrito na lâmina de cortar lascas durante o lasca- mento. Similarmente, se a parte de borda cortante espessada é disposta no lado da lasca da lâmina de cortar lascas, é obtida uma folga aumentada na extremidade traseira da parte de borda cortante espessada, que pode resul- tar por um lado em reduzido deslocamento das lascas, isto é reduzido rom- 30 pimento das fibras de madeira, e por outro lado nas lascas sendo divididas em lascas mais finas já que o atrito exercido pela lâmina de cortar lascas que age em uma lasca individual e ajuda a comprimir a lasca será mais bai- ‘ xo. São geralmente preferidas, lascas mais finas com o comprimento manti- do, em particular para lascas que são para serem usadas para a produção de polpa de papel.
Dentro do escopo do conceito inventivo geral, a invenção pode 5 ser modificada em vários modos. Por exemplo, um ou ambos os lados de uma borda cortante pode ser provida com partes de borda cortante espes- sadas. As partes de borda podem adicionalmente ter larguras diferentes e/ou alturas diferentes. Em uma versão preferida, a parte de borda da lâmina de cortar lascas acabada tem uma largura de 37 mm, preferencialmente 46 mm, 10 e a altura ou espessura preferida é 0,05 - 0,5 mm ou mais ou menos 0,1 mm, mas também outras dimensões são concebíveis dentro do escopo da invenção.
O trabalho das partes de borda cortante da lâmina de cortar las- cas como também o trabalho das outras superfícies da mesma pode ser e- 15 xecutado de diferentes modos. Por exemplo, o trabalho da parte de borda cortante espessada pode ter lugar por retificação por meio de um disco de retificação ou polimento, por meio de uma correia de retificação ou por meio de ferramenta de usinagem. Quando usando um disco de retificação ou po- limento, a operação de retificação pode ser executada usando a superfície 20 circunferencial do disco ou uma superfície radial. No primeiro caso, a parte de borda cortante será um pouco côncava, enquanto no caso posterior as riscas de trabalho serão ligeiramente arqueadas. Como mencionado acima, é vantajoso, em lâminas de cortar lascas que têm uma forma perfilada em corte transversal, execute o acabamento das peças brutas por retificação de 25 avanço profundo ou retificação de pêndulo, mas também outras técnicas de trabalhar podem ser usadas, como usinagem em diferentes etapas. As par- tes de borda cortante espessadas podem opcionalmente serem formadas nas peças brutas ou serem formadas em conexão com a retificação.
Em geral, o trabalho por usinagem é normalmente preferido, já que este pode acontecer em um estado seco enquanto a retificação na mai- oria dos casos requer algum tipo de líquido de retificação, tal como água, para resfriamento, que requer dispositivos adicionais para suprimento e cole- ta do líquido de retificação e limpeza do mesmo. Na operação de acabamen- to, o disco de retificação ou o cortador de usinagem podem opcionalmente mover-se relativamente a uma lâmina de cortar lascas estacionária ou a lâ- mina de cortar lascas pode mover-se relativamente a um disco de retificação 5 ou ferramenta de usinagem estacionária, mas giratório.
O acabamento da parte de borda cortante espessada não é ne- cessário embora preferido, de forma que as riscas de trabalho serão orienta- das estritamente perpendiculares à borda cortante. As vantagens da inven- ção são também obtidas se as riscas de trabalho são ligeiramente inclinadas 10 relativamente à borda cortante. Em uma versão preferida, o ângulo deve ser pelo menos de 45° para a borda cortante, preferencialmente pelo menos 70°.
A invenção pode ser também aplicada a lâminas de cortar las- cas que não cortam lascas em pedaços de madeira, mas são usadas, por 15 exemplo, em um "redutor" para suavizar as superfícies de madeira de um bloco de madeira, o qual por meio do redutor é cortado de um bloco redondo lascando o material em excesso. Dentro do escopo da invenção, também lâminas de cortar lascas são incluídas que são usadas para lascar lascas finas para uso na produção de placas de fibra de tipos diferentes, tais como 20 placas Waferboards ou OSB. As máquinas para tal produção de lascas nor- malmente tem um tambor giratório onde as lâminas de cortar lascas são montadas ao longo da circunferência interna do tambor e os pedaços de madeira são providos ao tambor para lascamento.
Breve Descrição dos Desenhos Serão a seguir descritas versões preferidas da invenção com
referência aos desenhos anexos, em que
a figura 1 é um corte transversal de uma peça bruta para uma lâmina de cortar lascas que é trabalhada por meio de uma roda perfilada de retificação para retificação de avanço profundo de um lado da lâmina de cor- tar lascas;
a figura 2 é um corte transversal da lâmina de cortar lascas de retificação de avanço profundo de acordo com a figura 1, que é mostrada durante o acabamento da parte da borda cortante espessada por usinagem e retifica;
a figura 3 é uma vista em perspectiva da lâmina de cortar lascas
da figura 2;
a figura 4 é uma vista plana de topo da lâmina de cortar lascas
das figuras 1-3, que ilustra partes diferentes da lâmina de cortar lascas antes e depois de diferentes etapas de trabalho;
a figura 5 é um corte transversal da lâmina de cortar lascas das figuras 1-4 no estado acabado;
a figura 6 é um corte transversal de uma parte de uma máquina
de cortar lascas em
que uma lâmina de cortar lascas de acordo com a figura 5 é montada; e
a figura 7 é um corte transversal de uma parte de um tipo dife- rente de máquina de cortar lascas, em que uma lâmina de cortar lascas de acordo com uma versão alternativa é montada.
Descrição Detalhada de Versões Preferidas da Invenção
As figuras 1-6 ilustram uma lâmina de cortar lascas que tem du- as bordas cortantes 1, 1'. A lâmina de cortar lascas tem um lado inferior completamente plano 2 enquanto um lado superior 3, que é adaptado para 20 ser orientado em direção a um lado de madeira, tem uma forma perfilada em corte transversal. As respectivas bordas cortantes 1,1' são formadas entre o lado inferior 2 e uma superfície chanfrada no lado superior.
A figura 1 ilustra uma peça bruta para a lâmina de cortar lascas, que pode ser feita, por exemplo, por laminação, e que tem um certo super- 25 dimensionamento relativo à forma da lâmina de cortar lascas acabada como indicado por uma linha pontilhada. A forma final do lado superior é obtida, na versão mostrada, por retificação de avanço profundo por meio de uma roda de retificação giratória 4 que gira em um plano paralelo à extensão longitudi- nal da lâmina de cortar lascas e que tem um formato perfilado que conforma 30 com a forma desejada do lado superior da lâmina de cortar lascas. Na retifi- cação, a lâmina de cortar lascas obterá riscas de trabalho rasas mas carac- terísticas em sua extensão longitudinal. A roda de retificação 4 e a lâmina de cortar lascas são movidas durante a retificação relativamente uma ã outra na extensão longitudinal da lâmina de cortar lascas. Na versão mostrada, todo o lado superior da lâmina de cortar lascas é sujeitada a retificação de avanço profundo. Também as áreas próximas a cada borda cortante que são para 5 formar partes de borda cortante espessadas 5, 5'. O acabamento do lado inferior 2, que aqui não é mostrado em detalhe, acontece adequadamente de forma que são evitadas riscas de trabalho na extensão longitudinal da lâmina de cortar lascas.
Subsequentemente, é feita referência às figuras 2 e 3 que ilus- tram dois modos alternativos de acabamento das partes de borda cortante espessadas 5, 5'. À esquerda é mostrado como o trabalho pode ser feito u- sando um disco de retificação 6, que pode girar em qualquer direção, e à direita é mostrado como o trabalho pode acontecer por meio de uma ferramenta de usinagem rotativa 7. Durante o trabalho, a lâmina de cor- tar lascas e o disco de retificação 6 ou a ferramenta de usinagem 7 são mo- vidas relativamente uma a outra na direção longitudinal da lâmina de cortar lascas. Ambos os modos de trabalhar resultam em riscas de trabalho pe- quenas mas características transversalmente às bordas cortantes das lâmi- nas de cortar lascas, o que é vantajoso prevenindo a ocorrência de indica- ções de fratura paralelas à borda cortante e reduzindo o atrito, como descrita acima.
Destes dois métodos de trabalhar, o trabalho por retificação é preferido, como mencionado acima, já que tal trabalho pode ser feito em um estado seco, embora a retificação como uma regra exige algum tipo de líqui- do de retificação.
Trabalhar por meio da superfície circunferencial do disco de reti- ficação 6, como mostrado nas figuras, resulta em uma superfície de borda cortante que é ligeiramente côncava, o que porém na maioria dos casos não é desvantajoso. Deve ser observado que trabalhando usando disco de retifi- 30 cação 6, são formadas riscas de trabalho que são direcionadas tangencial- mente ao disco de retificação, e então o plano de rotação dele é orientado transversalmente à lâmina de cortar lascas. Trabalhando usando uma ferra- menta de usinagem, por outro lado, são formadas riscas de trabalho que são direcionadas axialmente à ferramenta de usinagem, e então o plano de rota- ção dele é orientado paralelamente à extensão longitudinal da lâmina de cor- tar lascas. Como uma regra, não é desejável remover toda a parte de borda 5 cortante espessada, mas preferencialmente uma parte de borda cortante espessada 5, 5' com um altura de cerca de 0.1 mm pode ser deixada na lâ- mina de cortar lascas acabada como ilustrado na figura 5. Tal parte de borda cortante espessada restante resulta em, como mencionado acima, uma folga aumentada relativamente aos pedaços de madeira a serem cortados em Ias- 10 cas, e reduzido atrito e é também vantajoso de um ponto de vista estético já que a linha limite entre áreas com riscas de trabalho paralelas ou áreas não- trabalhadas e áreas com faixas transversais de trabalho relativamente às bordas cortantes, será reta e distinta.
A figura 4 ilustra áreas diferentes da lâmina de cortar lascas an- tes e depois das diferentes etapas de trabalho, em uma vista plano de topo da lâmina de cortar lascas. Na extrema direita, é mostrada a peça bruta para a lâmina de cortar lascas, como suprida da laminação. Um pouco mais à esquerda, é ilustrado o lado superior 3 da lâmina de cortar lascas depois da retificação de avanço profundo, em que a lâmina de cortar lascas obtém ris- cas de trabalho na direção da seta 8, ou seja na direção longitudinal da lâ- mina de cortar lascas paralela ás bordas cortantes 1, 1'. Na extrema esquer- da, a lâmina de cortar lascas é mostrada depois do acabamento de suas partes de borda cortante espessadas 5, 5', em que as superfícies de borda cortante obtêm riscas de trabalho na direção da seta 9, ou seja transversal- mente à direção longitudinal da lâmina de cortar lascas e as bordas cortan- tes 1, 1'. A forma final da seção transversal da lâmina de cortar lascas é ilus- trada na figura 5.
A figura 6 ilustra a disposição de uma lâmina de cortar lascas de acordo com as figuras 1-5 em um máquina de corta lascas de um tipo de tambor de cortar lascas, da qual uma parte é mostrado em corte transversal. A lâmina de cortar lascas é disposta na máquina de cortar lascas de um tal maneira que uma de suas bordas cortantes 1 será posicionada fora da cir- cunferência externa do tambor 10. A lâmina de cortar lascas é presa em um recesso no tambor 10 por meio de um elemento interno de fixação 11 e um elemento externo de fixação 12, que são apertados em direção um ao outro por meio de um parafuso 13 e prende a lâmina de cortar lascas entre eles.
5 Como é evidente, a parte de borda cortante espessada 5 é orientada em direção a um lado da madeira, isto é o lado de onde os pedaços de madeira a serem cotados em lasca chegam. O lado inferior plano 2 da lâmina de cor- tar lascas é orientada para dentro em direção a um lado da lasca, que é o lado onde as lascas são separadas e passadas através do tambor via uma 10 passagem de lasca 14.
A figura 7 mostra uma lâmina de cortar lascas alternativa, cujos ambos os lados são idênticos, isto é ambos os lados são perfilados em corte transversal e feitos por retificação de avanço projundo. Como resultado, am- bos os lados terão também riscas de trabalho na extensão longitudinal da lâmina de cortar lascas, e então ambos os lados de cada borda cortante são providos com partes de borda cortante espessadas 5, 5', ou seja, na monta- gem da lâmina de cortar lascas na máquina de cortar lascas, tanto o lado da madeira quanto o lado da lasca da borda cortante serão providos com uma parte de borda cortante espessada. A máquina de cortar lascas é de um tipo de disco de cortar lascas, do qual parte de um disco rotativo 15 é mostrado na figura. Como na máquina de cortar lascas mostrada na figura 6, este e- Iemento de cortar lascas tem um elemento de fixação interno 11 e um ele- mento de fixação externo 12, entre os quais a lâmina de cortar lascas é pre- sa, e uma passagem de lasca 14 através da qual as lascas cortadas podem ser passadas através do disco.

Claims (14)

1. Lâmina de cortar lascas do tipo que é adaptado para ser mon- tado em máquinas de cortar lascas que tem uma ferramenta girável (10), na forma de um disco, tambor ou membro frustocônico, sobre o qual são mon- tadas uma pluralidade de tais lâminas de cortar lascas para prover, durante a rotação da ferramenta e avanço simultânea de pedaços de madeira à mesma, material-cortante trabalhando ou desintegrando os pedaços de ma- deira em lascas, compreendendo pelo menos uma borda cortante (1, 1') que é definido entre duas superfícies formando borda em um ângulo agudo uma com a outra, tendo pelo menos um primeiro lado da lâmina de cortar lascas uma superfície bruta, não-trabalhada ou riscas de trabalho na direção longi- tudinal da lâmina de cortar lascas, isto é substancialmente paralelas à borda cortante, caracterizada em que o primeiro lado é formado com uma parte de borda espessada (5, 5') na área próximo à borda cortante, cuja parte da bor- da tem riscas de trabalho na direção transversal da lâmina de cortar lascas, que está em um ângulo com a borda cortante.
2. Lâmina de cortar lascas de acordo com a reivindicação 1, ca- racterizada pelo fato de que a parte de borda cortante espessada (5, 5 ') é disposta sobre o lado de madeira da lâmina de cortar lascas, que está no lado da lâmina de cortar lascas que é adaptada para ser orientada em dire- ção aos pedaços de madeira que chegam.
3. Lâmina de cortar lascas de acordo com a reivindicação 1, ca- racterizada pelo fato de que a parte de borda cortante espessada (5, 5 ') é disposta sobre o lado da lasca da lâmina de cortar lascas, que está sobre o lado da lâmina de cortar lascas que é adaptada para ser orientada afastada dos pedaços de madeira que chegam.
4. Lâmina de cortar lascas de acordo com a reivindicação 1, ca- racterizada pelo fato de que as partes de borda cortante espessadas (5, 5 ') são dispostas ambas no lado da lasca e no lado de madeira.
5. Lâmina de cortar lascas de acordo com qualquer uma das rei- vindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que a parte de borda cortante espessada (5, 5') é de 3 -7 mm de largura, preferencialmente de 4- . 6 mm de largura.
6. Lâmina de cortar lascas de acordo com qualquer uma das rei- vindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que a parte de borda cortante espessada (5, 5 ') é de 0,05 - 0,5 mm de espessura.
7. Lâmina de cortar lascas de acordo com qualquer uma das rei- vindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que o ângulo entre as riscas de trabalho na parte de borda cortante espessada (5, 5') e a borda cortante (1, 1') monta a pelo menos 45°.
8. Lâmina de cortar lascas de acordo com qualquer uma das rei- vindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que o ângulo entre as riscas de trabalho na parte de borda cortante espessada (5, 5') e a borda cortante (1, 1') monta a pelo menos 70°.
9. Método de fabricar uma lâmina de cortar lascas do tipo que é adaptada para ser montada em máquinas de cortar lascas que tem uma fer- ramenta girável (10), na forma de um disco, tambor ou membro frustocônico, sobre o qual são montadas uma pluralidade de tais lâminas de cortar lascas para prover, durante a rotação da ferramenta e avanço simultânea de peda- ços de madeira à mesma, material cortante trabalhando ou desintegrando os pedaços de madeira, compreendendo a lâmina de cortar lascas pelo menos uma borda cortante (1, 1 ') que é definida entre duas superfícies formando borda em um ângulo agudo uma à outra, compreendendo as etapas de fazer uma peça bruta para uma lâmina de cortar lascas em uma tal maneira que ela obtém uma parte de borda cortante espessada (5, 5 ') em pelo menos um lado na área próximo à borda cortante, e trabalhar a parte de borda cor- tante de forma que ele obtém riscas de trabalho em um ângulo para a borda cortante.
10. Método de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que fazer a peça bruta com um certo superdimensionamento e traba- lhando pelo menos um lado da lâmina de cortar lascas de forma que ela ob- tém riscas de trabalho em sua direção longitudinal paralela à borda cortante.
11. Método de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a fabricação da lâmina de cortar lascas compreende retificação de avanço profundo.
12. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 9 a 11, caracterizado pelo fato de que o trabalho acontece de forma que as ris- cas de trabalho na parte de borda cortante espessada (5, 5') são direciona- das a pelo menos 45° da borda cortante (1, 1').
13. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 9- 11, caracterizado pelo fato de que o trabalho acontece de forma que as ris- cas de trabalho na parte de borda cortante espessada (5, 5') são direciona- das a pelo menos 70° da borda cortante (1, 1').
14. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 9 a 12, caracterizado pelo fato de que a peça bruta é somente trabalhada na parte de borda cortante espessada (5, 5') enquanto as outras superfícies em pelo menos um lado tem uma estrutura de superfície bruta, não-trabalhada.
BRPI0806691-4A 2007-01-12 2008-01-08 Lâmina de cortar lascas de madeira BRPI0806691B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE0700047A SE530174C2 (sv) 2007-01-12 2007-01-12 Huggkniv samt förfarande för framställning av en huggkniv
SE0700047-4 2007-01-12
PCT/SE2008/000011 WO2008085112A1 (en) 2007-01-12 2008-01-08 Chipper knife and method of manufacturing a chipper knife

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0806691A2 true BRPI0806691A2 (pt) 2014-06-03
BRPI0806691B1 BRPI0806691B1 (pt) 2020-09-08

Family

ID=39167670

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0806691-4A BRPI0806691B1 (pt) 2007-01-12 2008-01-08 Lâmina de cortar lascas de madeira

Country Status (5)

Country Link
US (1) US8162249B2 (pt)
BR (1) BRPI0806691B1 (pt)
CL (1) CL2008000035A1 (pt)
SE (1) SE530174C2 (pt)
WO (1) WO2008085112A1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN102803131B (zh) * 2009-06-16 2016-09-28 阿克佐诺贝尔股份有限公司 生产二氧化氯的方法
DE102009033584A1 (de) * 2009-07-16 2011-01-20 Weima Maschinenbau Gmbh Messer für eine Zerkleinerungsmaschine und Verwendung eines solchen in einer Zerkleinerungsmaschine
US9192938B2 (en) * 2011-01-11 2015-11-24 Troy S. Grover Knife assembly for a waste processing machine and method of assembly thereof
AT514422B1 (de) * 2013-11-05 2015-01-15 Böhler Profil Gmbh Verfahren zur Herstellung von Schneidmessern
US20150174777A1 (en) * 2013-12-10 2015-06-25 Urschel Laboratories, Inc. Double-edged knife for food cutting apparatus
US10076082B2 (en) * 2015-02-18 2018-09-18 Deere & Company Chopper mechanism for stalked crop
DE202016100953U1 (de) * 2016-02-23 2016-04-27 Betek Gmbh & Co. Kg Werkzeug
US10820512B2 (en) 2018-08-22 2020-11-03 Deere & Company Stalk roll with blade inserts for agricultural combine

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3321145A (en) * 1965-10-21 1967-05-23 H & G Tool Co Carbide tipped chipper
US5564967A (en) 1993-05-10 1996-10-15 Jorgensen; Ray B. Method for sharpening a chipper knife
US6523768B2 (en) * 2000-03-29 2003-02-25 Morbark, Inc. Rotary mill having releasable wedge-lock tool insert holding system
CA2686678C (en) * 2002-01-17 2013-05-28 Iggesund Tools Ab Method for the simultaneous sharpening of opposed cutting edges

Also Published As

Publication number Publication date
WO2008085112A1 (en) 2008-07-17
US8162249B2 (en) 2012-04-24
BRPI0806691B1 (pt) 2020-09-08
CL2008000035A1 (es) 2008-07-04
SE0700047L (sv) 2008-03-18
SE530174C2 (sv) 2008-03-18
US20100163662A1 (en) 2010-07-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0806691A2 (pt) Lâmina de cortar lascas e método de fabricar uma lâmina de cortar lascas
TWI504454B (zh) 加工工具
RU2311015C2 (ru) Нож измельчителя, а также контрнож для измельчительного устройства и способ их изготовления
US4460532A (en) Method for making moldings using a fixed shaping die
KR20140005815A (ko) 밀링 인서트
US6224299B1 (en) Tool with straight inserts for providing helical cutting action
US8167226B2 (en) Chipper knife and method of manufacturing a chipper knife
US11034048B2 (en) Wood cutting tool and an arrangement for using said tool
RU2730329C2 (ru) Зачистная пластина
US10384368B2 (en) Contour rake face cutting tool
US3447578A (en) Cutter head structure
US8281826B2 (en) Sharp edged knife stop
US5782278A (en) Cant forming device
KR102324245B1 (ko) 네 변에 블레이드 경사면이 형성된 인서트를 포함하는 파이프 면취 바이트 공구
CN105689777A (zh) 加工工具和用于加工工具的刀片
KR100485529B1 (ko) 공작물 가공용 밀링 커터
KR200278028Y1 (ko) 공작물 가공용 밀링 커터
GB2288147A (en) Block-forming machine with spiral discs and a chipping meanms set for such spiral discs.
RU2229376C2 (ru) Резец строгальный с обновляемым при переточках углом присадки и профиля стружколомателя по его передней грани
TWI624321B (zh) 銑刀
RU158628U1 (ru) Концевая фреза со сменными режущими пластинами, имеющая повышенную стойкость
JP3865678B2 (ja) 突切りバイト
RU2041029C1 (ru) Прорезная или отрезная дисковая фреза
JP3029653U (ja) 替刃式切削工具
RU2137598C1 (ru) Круглая пила

Legal Events

Date Code Title Description
B08E Application fees: payment of additional fee required [chapter 8.5 patent gazette]

Free format text: COMPLEMENTAR A RETRIBUICAO DA 3A ANUIDADE DE ACORDO COM A TABELA VIGENTE, REFERENTE A GUIA DE RECOLHIMENTO 221001900140

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 08/09/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.