BRPI0805631A2 - suspensão com plataforma flutuante para veìculos - Google Patents

suspensão com plataforma flutuante para veìculos Download PDF

Info

Publication number
BRPI0805631A2
BRPI0805631A2 BRPI0805631A BRPI0805631A2 BR PI0805631 A2 BRPI0805631 A2 BR PI0805631A2 BR PI0805631 A BRPI0805631 A BR PI0805631A BR PI0805631 A2 BRPI0805631 A2 BR PI0805631A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
suspension
frame
car
vehicles
platform suspension
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Nilton Pedro Mauss
Original Assignee
Nilton Pedro Mauss
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nilton Pedro Mauss filed Critical Nilton Pedro Mauss
Priority to BRPI0805631-5A priority Critical patent/BRPI0805631B1/pt
Publication of BRPI0805631A2 publication Critical patent/BRPI0805631A2/pt
Publication of BRPI0805631B1 publication Critical patent/BRPI0805631B1/pt

Links

Landscapes

  • Vehicle Body Suspensions (AREA)

Abstract

SUSPENSãO COM PLATAFORMA FLUTUANTE PARA VEICULOS, compreendendo uma estrutura capaz de receber amortecedores, molas e demais componentes, de modo a possibilitar uma melhor dirigibilidade do veículo, devido ao ponto de fixação da suspensão ficar ligeiramente acima do centro de gravidade do carro. Dessa forma, a fora centrifuga mantém o carro nivelado nas curvas, com as quatro rodas no chão e ao mesmo tempo continuar com as quatro rodas independentes.

Description

SUSPENSÃO COM PLATAFORMA FLUTUANTE PARA VEÍCULOS
CAMPO TÉCNICO
O seguinte relatório descritivo da presente aplicação de invenção se refere ao desenvolvimento de uma suspensão com plataforma flutuante para veículos, compreendendo uma estrutura capaz de receber amortecedores, molas e demais componentes, de modo a possibilitar uma melhor dirigibilidade do veículo, devido ao ponto de fixação da suspensão ficar ligeiramente acima do centro de gravidade do carro. Dessa forma, a fora centrífuga mantém o carro nivelado nas curvas, com as quatro rodas no chão e ao mesmo tempo continuar com as quatro rodas independentes.
ESTADO DA ARTE
A função da suspensão no seu carro é dar estabilidade e dirigibilidade, além é claro de proporcionar conforto aos passageiros. Assim, a suspensão é responsável por absorver as irregularidades no solo. Uma ondulação, por exemplo, faz com que a roda se mova para cima e para baixo sem alterar drasticamente a movimentação da carroceria.
Uma boa suspensão tem de ter a capacidade de manter o contato dos pneus com solo e assegurar a boa dirigibilidade.
São três tipos de suspensão: independente, em que cada roda recebe as irregularidades do piso sem transferir à outra do mesmo eixo; o semi-independente, no qual parte dos movimentos é repassada; e o totalmente dependente, em que os movimentos de uma roda são percebidos na outra. Esse último é conhecido por eixo rígido.
O primeiro componente a receber o impacto de qualquer irregularidade do solo são as molas. Ao ser comprimida a mola reage e, rapidamente, se distende. S
O amortecedor funciona por meio de um sistema hidráulico com o objetivo de eliminar as constantes vibrações da mola. A peça conta com um tubo de pressão e um reservatório com óleo, cuja uma pequena parte é preenchida com ar ou com gás nitrogênio (os famosos pressurizados).
A barra estabilizadora é uma barra de amarração que interliga as torres da suspensão. O nome correto é barra anti-rolamento. A finalidade é neutralizar a inclinação da carroceria provocada pelas solicitações em curvas fortes. Pela força centrífuga, o carro tende a baixar para o lado externo da curva, característica amenizada pela presença da barra - que aumenta a estabilidade. O carro pode ter barra estabilizadora na dianteira ou na traseira, conforme o projeto do automóvel. Sua ausência ou mesmo o mau estado acarreta em inclinação acentuada do chassi. Na prática, isso pode resultar em derrapagens e acidentes.
Braços de apoio são dispositivos como tensores e braços triangulares (bandejas). Servem como suporte das molas e amortecedores, sendo o responsável pela fixação do conjunto da suspensão de cada roda à carroceria.
Entre os sistemas de suspensão, temos duas variantes nos conjuntos finais. Um deles é conhecido como suspensão convencional e o outro do tipo McPherson. A diferença básica entre ambos é que o convencional utiliza dois braços triangulares dispostos em posições paralelas que, durante as oscilações, garantem a permanência da roda em posição perpendicular ao piso. Um situa-se na parte inferior e o outro, na superior.
Já o sistema McPherson substitui o triângulo superior por uma coluna estrutural com o amortecedor montado dentro da mola e a parte superior é fixada à carroceria por meio de batentes.
Em buscas efetuadas no estado da arte pertinente ao campo técnico em questão, não se encontrou especificamente um suspensão com plataforma flutuante.
O documento BR 0.300.022 de SMITH et al. (2003) descreve componentes de suspensão em estruturas de quadro de veículo. Mais preferencialmente, a estrutura resultante é uma combinação modular de um quadro e uma suspensão, onde o componente de quadro se estende ao longo da largura lateral do veículo e entre as duas rodas para o veículo. Os componentes de suspensão montados no quadro podem ser molas mecânicas ou molas de fluido. Vários tipos de controles podem ser incorporados nesta estrutura.
ELLINGSEN (1996) descreve no seu BR 9.602.084 uma articulação de suspensão para veículos; suspensão para veículos; e método para posicionar um eixo. Em uma configuração preferencial, dois braços são montados entre o eixo e os carris do quadro do veículo, os braços estendendo-se para fora em um ângulo relativamente um ao outro para formarem uma articulação em forma de um "v", tendo seu vértice no eixo.
PROBLEMAS DA ARTE
Na suspensão convencional, o ponto da fixação abaixo do centro de gravidade do carro, isso faz com que o carro tenha a propensão de rolar nas curvas.
SOLUÇÃO PROPOSTA
Assim, devido às considerações pertinentes ao estado da arte anteriormente discutido é um dos objetivos da presente aplicação de invenção, o desenvolvimento de uma suspensão com plataforma flutuante para veículos, onde nessa construção, as suspensões funcionam, de forma diferente das convencionais, pois ao comprimir as molas, as suspensões "abrem" um pouco. O carro carregado fica um pouco mais largo do que aumenta ainda mais sua estabilidade.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
A caracterização do presente documento para patente de invenção é feita por meio de desenhos representativos da suspensão plataforma flutuante para veículos, de tal modo que o produto possa ser integralmente reproduzido por técnica adequada, permitindo plena caracterização da funcionalidade do objeto pleiteado.
A partir das figuras elaboradas que expressam a melhor forma ou forma preferencial de se realizar o produto ora idealizado, se fundamenta a parte descritiva do relatório, através de uma numeração detalhada e consecutiva, onde esta esclarece aspectos que possam ficar subentendidos pela representação adotada, de modo a determinar claramente a proteção ora pretendida.
Estas figuras são meramente ilustrativas, podendo apresentar variações, desde que não fujam do inicialmente pleiteado.
Neste caso tem-se que:
- a figura 1 mostra a suspensão dianteira e traseira;
- a figura 2 ilustra a representação frontal da suspensão proposta;
- a figura 3 mostra outros detalhes da suspensão;
- a figura 4 mostra a atuação da força centrífuga na nova suspensão e; - A FIGURA 5 mostra detalhes da roda com a suspensão aplicada.
DESCRIÇÃO DETALHA
Uma forma preferencial de realização compreende uma estrutura metálica para ser acoplada ao conjunto do rodado dianteiro e traseiro, sendo a parte dianteira (1) aberta em formato de "C" e a parte traseira como um quadro (2), contando com braços (3) que vinculam à estrutura ao conjunto da roda (4) e se ligam a carroçaria pelos pontos de fixação dianteiros (5) e traseiros (6).
Este tipo de construção faz com que o ponto de fixação da suspensão (5 e 6) fique ligeiramente acima do centro de gravidade (7) do carro (8).
Em uma situação de movimentação em um terreno irregular, onde uma roda fique mais alta do que a outra, a plataforma faz com que as rodas tenham independência na suspensão, ficando a roda que está mais alta fique com a mola comprimida (9) e a outra na posição normal (10).

Claims (2)

1. SUSPENSÃO COM PLATAFORMA FLUTUANTE PARA VEÍCULOS, compreendendo uma estrutura capaz de receber amortecedores, molas e demais componentes, caracterizado pelo fato da estrutura metálica ser acoplada ao conjunto do rodado dianteiro e traseiro, sendo a parte dianteira (1) aberta em formato de "C" e a parte traseira como um quadro (2), contando com braços (3) que vinculam à estrutura ao conjunto da roda (4) e se ligam à carroçaria pelos pontos de fixação dianteiros (5) e traseiros (6).
2. SUSPENSÃO COM PLATAFORMA FLUTUANTE PARA VEÍCULOS, de acordo com a reivindicação 1 e caracterizado pelo fato dessa construção fazer com que o ponto de fixação da suspensão (5 e 6) fique ligeiramente acima do centro de gravidade (7) do carro (8).
BRPI0805631-5A 2008-12-15 2008-12-15 Suspensão com plataforma flutuante para veículos BRPI0805631B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0805631-5A BRPI0805631B1 (pt) 2008-12-15 2008-12-15 Suspensão com plataforma flutuante para veículos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0805631-5A BRPI0805631B1 (pt) 2008-12-15 2008-12-15 Suspensão com plataforma flutuante para veículos

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0805631A2 true BRPI0805631A2 (pt) 2011-11-16
BRPI0805631B1 BRPI0805631B1 (pt) 2021-05-04

Family

ID=44913466

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0805631-5A BRPI0805631B1 (pt) 2008-12-15 2008-12-15 Suspensão com plataforma flutuante para veículos

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0805631B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0805631B1 (pt) 2021-05-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR102387695B1 (ko) 차량 서스펜션
CN103057377B (zh) 一种车身稳定系统
US7516968B2 (en) Wishbone-shaped linkage component and suspension systems incorporating the same
CN107074051B (zh) 具有在中央处枢转的横向板簧的车轮悬挂
GB2533477A (en) Suspension systems for laterally tiltable multitrack vehicles
RU2675039C2 (ru) Система ходовой части безрельсового транспортного средства
US6676160B2 (en) Rear frame rail that incorporates leaf spring clearance zone
PT93862A (pt) Grupo de eixos para semi-reboques
US6997468B2 (en) Control rod suspension with outboard shock
Thompson et al. The effects of chassis flexibility on roll stiffness of a winston cup race car
KR101315489B1 (ko) 차량용 서브프레임의 구조
CN201026794Y (zh) 低地板城市公交车转向桥全空气前独立悬架
CN206589590U (zh) 一种支撑臂及使用该支撑臂的双横臂悬架结构和汽车
BRPI0805631A2 (pt) suspensão com plataforma flutuante para veìculos
US20020113399A1 (en) S. S. suspension
CN204586409U (zh) 一种汽车双横臂扭杆空气弹簧复合式的独立前悬架
BRPI1102209A2 (pt) suspensço com plataforma flutuante para veÍculos
KR100264649B1 (ko) 자동차용 맥퍼어슨식 독립현가현가장치
KR20060110381A (ko) 차량용 현가장치
CN211000803U (zh) 一种汽车底架及其独立悬架结构
US4148501A (en) Suspension system
KR100643964B1 (ko) 후륜 현가장치 구조
CN203046784U (zh) 多连杆式悬架及汽车
KR20100040574A (ko) 쇽 업소버용 스트라이커 캡
JP6043601B2 (ja) 装輪式装甲車両

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B04C Request for examination: application reinstated [chapter 4.3 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE..

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06V Preliminary requirement: patent application procedure suspended [chapter 6.22 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 11A ANUIDADE.

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 12A ANUIDADE.

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B15V Prolongation of time limit allowed

Free format text: REFERENTE A PETICAO NO 870210031121 DE 05.04.2021 - SEM CONCESSAO DE PRAZO ADICIONAL EM VIRTUDE DA NORMALIZACAO DO ANDAMENTO DO PEDIDO.

B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 04/05/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2649 DE 13-10-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.