BRPI0805296A2 - sistema de recuperação (reciclagem) de materiais plásticos por processo de extrusão - Google Patents

sistema de recuperação (reciclagem) de materiais plásticos por processo de extrusão Download PDF

Info

Publication number
BRPI0805296A2
BRPI0805296A2 BRPI0805296-4A BRPI0805296A BRPI0805296A2 BR PI0805296 A2 BRPI0805296 A2 BR PI0805296A2 BR PI0805296 A BRPI0805296 A BR PI0805296A BR PI0805296 A2 BRPI0805296 A2 BR PI0805296A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cooled
reuse
recycling
calenders
extruder
Prior art date
Application number
BRPI0805296-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Jose Custodio De Carvalho Santos
Original Assignee
Jose Custodio De Carvalho Santos
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Jose Custodio De Carvalho Santos filed Critical Jose Custodio De Carvalho Santos
Priority to BRPI0805296-4A priority Critical patent/BRPI0805296B1/pt
Publication of BRPI0805296A2 publication Critical patent/BRPI0805296A2/pt
Publication of BRPI0805296B1 publication Critical patent/BRPI0805296B1/pt

Links

Landscapes

  • Extrusion Moulding Of Plastics Or The Like (AREA)
  • Processing And Handling Of Plastics And Other Materials For Molding In General (AREA)

Abstract

A presente patente de invenção pertence ao campo da reciclagem de materiais plásticos, e foi desenvolvido com o intuito de reduzir a complexidade e os custos de instalação e operacionalização do processo de reciclagem de plásticos com relação aos métodos utilizados pelo atual estado da técnica, além de resultar em produtos de melhor qualidade final e em beneficios ecológicos advindos da economia de energia empregada, do reaproveitamento e conseqüente redução do consumo de água, e da minimização do descarte de resíduos contaminados no solo e na atmosfera. E compreendido por estrutura adequada (1) que sustenta uma extrusora vertical (2) provida de rosca cónica (3) que encaminha o material processado para duas extrusoras horizontais seqúenciais (4 e 5) e, em seguida, para um cabeçote de extrusão (6) e para um sistema de calandras (7) resfriadas internamente por um fluido arrefecido em circuito fechado (8). Após passar pelas calandras (7) e ser devidamente resfriado e solidificado, o material é submetido a um equipamento de corte em tiras (9) e a um granulador (10) que gera o produto final pronto para reutilização.

Description

"SISTEMA DE RECUPERAÇÃO (RECICLAGEM) DE MATERIAISPLÁSTICOS POR PROCESSO DE EXTRUSÃO"
A presente patente de invenção tem por objetivo umsistema de recuperação por processo de extrusão pertencente ao campo dareciclagem de materiais plásticos, que foi desenvolvido com o intuito dereduzir a complexidade e os custos de instalação e operacionalização doprocesso de reciclagem de plásticos com relação aos métodos utilizadospelo atual estado da técnica, além de resultar em produtos de melhorqualidade final e em benefícios ecológicos advindos da economia de energiaempregada, do reaproveitamento e conseqüente redução do consumo deágua; e da minimização do descarte de resíduos contaminados no solo e naatmosfera.
Conforme é do conhecimento da técnica, atualmente areciclagem de materiais plásticos - tais como Polietileno de BaixaDensidade (PEBD), Polietileno de Alta Densidade (PEAD), Polipropileno(PP), Polipropileno Torção (PPT), Polipropileno Bi-orientado (BOPP) ePoliestireno (PS), entre outros - pode ser feita através de três sistemas:mecânico, químico e energético. Cada um deles possui suas vantagens edesvantagens, porém o mais utilizado mundialmente é o sistema mecânicopela facilidade de implementação e pelo custo da operação.
Os processos mecânicos existentes, desenvolvidos hámuitas décadas, iniciam-se com as seguintes fases: separação, lavagem,secagem e trituração parcial do material a ser reciclado em um moinho.Feito isso, o material é conduzido até um equipamento denominadoaglutinador onde, reduzido a uma espécie de pasta, é submetido a umchoque térmico para aumentar sua densidade e promover a degasagem(eliminação dos elementos mais voláteis). O material é, em seguida, levadoaté uma primeira recuperadora, que se trata de uma extrusora, ondenovamente é submetido a temperatura e pressão elevadas. Na seqüência, omaterial resultante passa por uma segunda recuperadora, menor que aprimeira, para completar a degasagem e, ainda em estado de resina graças àtemperatura empregada ao longo do processo, passa por um cabeçote deextrusão que usualmente lhe dá a forma de filetes, que são banhados emágua corrente acumulada em um tanque para promover um choque térmicoque faz com que o material retorne ao estado sólido e flutue devido à baixadensidade. Finalmente tais filetes passam por um processo de secagem - emgeral, rudimentar, feito pelo contato com estopas e esponjas - e corte nasdimensões desejadas, geralmente formando um composto granulado.
O aglutinador mencionado funciona com um motorelétrico que aciona um aparato metálico destinado a aumentar a densidadedo material, eliminando tanto quanto possível os elementos mais voláteis(degasagem) e promovendo um choque térmico pelo contato direto doproduto com água resfriada. Porém a heterogeneidade do material nesteponto do processo, o fato de trabalhar com altas temperaturas e pressões, etambém com súbitas alterações nesses valores (devido, por exemplo, aochoque térmico) implica na necessidade de um motor com potência elevadaque, portanto, requer um elevado consumo de energia.
Já a primeira recuperadora citada possui um eixorotativo em forma de rosca com comprimento suficiente para trabalhar comdeterminadas quantidades de material, suficientes para que o processo sejaviável economicamente - cabe lembrar que para que o negócio sejarentável, calcula-se que seja necessário reciclar mensalmente pelo menos 50toneladas de material. Disto resulta um comprimento relativamente longo, oque implica naturalmente em torções, temperaturas e desgastes variáveis aolongo do eixo, uma vez que está submetido a material que altera suaspropriedades físicas ao longo do processo devido às variações detemperatura e pressão ao longo do comprimento. Há que se lembrar tambémque, por questões econômicas, nesse equipamento geralmente não hácontrole variável de velocidade / torque do eixo, ou seja, o motor que oaciona apenas pode ser ligado ou desligado, o que acarreta na existência depicos de corrente no momento do acionamento, quando a inércia do materialprocessado é total. Tais picos provocam desgaste mecânico e elétrico aomotor que, assim, tem sua vida útil reduzida.
Ademais, como o material a ser reciclado é em geralheterogêneo, o motor é submetido a um esforço variável que, assim, sesubmete a outros picos de corrente. O mesmo ocorre com o eixo e demaispartes do equipamento que ficam em contato direto com o material e que,adicionalmente, experimentam pontos mais e menos aquecidos e de maior emenor atrito, o que contribui para o desgaste irregular do conjunto.
Adicionalmente, um conjunto com desgaste irregular contribui para a nãouniformidade do processo como um todo, o que acaba comprometendo aqualidade final do produto.
Tal método de reciclagem é eficiente pelo fato de que,após a triagem inicial, todo o material selecionado é reaproveitado; porém oprocesso utilizado afeta a qualidade do plástico devido, principalmente, aoschoques térmicos aplicados, razão pela qual a ANVISA (Agência Nacionalde Vigilância Sanitária) não permite o emprego de plástico reciclado emembalagens de produtos alimentícios.
Paralelamente aos problemas relatados, há que semencionar o elevado consumo de energia elétrica necessária para ofuncionamento do aglutinador e das recuperadoras, que também utilizamresistências elétricas para fundir o material, além da energia periféricautilizada pelo moinho e sistemas de condução do material, quandoprevistos.
Outro inconveniente do processo atual refere-se àágua utilizada para o choque térmico do material, que se contamina pelocontato direto com o produto em forma de resina antes de ser descartada nosolo, poluindo o meio ambiente. Os referidos choques térmicos tambémformam vapor carregado de partículas nocivas que acarretam poluiçãoatmosférica gerando, no ambiente de trabalho, excesso de umidade, odordesagradável e variações agressivas de temperatura.
Foi analisando tais inconvenientes e no propósito desolucioná-los que o inventor idealizou e desenvolveu o sistema derecuperação (reciclagem) de materiais plásticos por processo de extrusãoobjeto do presente pedido de privilégio, que prevê a utilização de umconjunto de extrusoras em substituição ao aglutinador, as quais nãosubmetem o material processado a choques térmicos e proporcionam umconsumo de energia elétrica aproximadamente 65% menor que o atual. Oinvento prevê ainda um sistema selado de refrigeração que representa umcontrole muito mais efetivo da temperatura além de um aproveitamentomais racional da água que, por circular em sistema fechado, é totalmentereaproveitada e, portanto, não polui o solo nem a atmosfera.
Do ponto de vista da racionalidade do processo, oinvento traz consigo uma redução significativa na complexidade produtivaoriunda da eliminação do aglutinador e da adoção de um maquinário deextrusão mais compacto, com menores demandas de energia e menorescustos de aquisição e manutenção, pois não estará submetido às agressõesexternas pelas quais passam os sistemas atuais.
Para permitir uma melhor compreensão, o objeto dopresente pedido passará a ser melhor descrito e ilustrado com base nosdesenhos apensos nos quais:
A Figura 1 mostra-o em perspectiva;
A figura 2 mostra-o em vista frontal;
A figura 3 mostra-o em vista lateral, e
A figura 4 mostra-o em vista superior.
Cabe salientar que as ilustrações têm carátermeramente elucidativo e não limitativo, uma vez que novas disposições,conformações e adequações dimensionais podem ser utilizadas sem quecom isso se fuja do escopo da proteção pretendida.
De conformidade com o quanto ilustram as figurassupra relacionadas, o aludido sistema de recuperação (reciclagem) demateriais plásticos por processo de extrusão objeto do presente pedido depatente de invenção é compreendido: por estrutura adequada (1) quesustenta uma extrusora vertical (2) provida de rosca cônica (3) queencaminha o material processado para duas extrusoras horizontaisseqüenciais (4 e 5) e, em seguida, para um cabeçote de extrusão (6) e paraum sistema de calandras (7) resfriadas internamente por um fluidoarrefecido em circuito fechado (8). Após passar pelas calandras (7) e serdevidamente resfriado e solidificado, o material é submetido a umequipamento de corte em tiras (9) e a um granulador (10) que gera oproduto final pronto para reutilização.
A extrusora vertical (2) recebe o materialpreviamente fragmentado em um moinho qualquer, eliminando oaglutinador de material e o choque térmico inicial previstos na técnica atual.
Esta extrusora (2), auxiliada pela própria aceleração da gravidade, possuiuma rosca cônica (3) cujo diâmetro é maior na parte superior uma vez que,ao ser aquecido, o material diminui de volume, pois aumenta a densidade. Opróprio afunilamento causado pela diminuição do diâmetro aumenta avelocidade e diminui a pressão do material processado, o que contribuinaturalmente para manter seu fluxo e promover a degasagem inicial. Aseguir, o material é conduzido à primeira extrusora horizontal (4) que dácontinuidade ao processo de reciclagem. Ao ser eliminado desta extrusora(4), o material alimenta uma segunda extrusora horizontal (5) com funçãoidêntica à primeira.
Utilizam-se três extrusoras, ao invés de apenas uma,com o objetivo de se eliminar o aglutinador e manter um controle detemperatura, atrito e torção nos eixos bem mais efetivos que aquelesproporcionados pelos sistemas atuais. Uma vez que se trabalha com materialcujas propriedades são alteradas ao longo do processo, quanto mais curtasforem as fases, mais efetivos serão os controles, pois em cada fase maiscurta há menor heterogeneidade. Garante-se, assim, a qualidade desejadagraças ao controle aprimorado da temperatura e da pressão sobre o material,ao mesmo tempo que se evita submeter o equipamento a esforçosexcessivos que resultam em maior desgaste e aumentam a possibilidade defalhas. As manutenções também se tornam mais simples, pois oequipamento apresenta módulos menores.
Após o processo de extrusão, o material é moldado naforma desejada - nos desenhos apresentados, forma placas semi-rígidas -através de um cabeçote de extrusão (6) ou equipamento similar, e éconduzido por um sistema de calandras (7) até a faca (9) que o cortará emtiras e, em seguida, até o granulador (10).
Não se utiliza, neste sistema, água em contato diretocom o material para proporcionar o choque térmico. Ao invés disso, ascalandras (7) são resfriadas internamente por um fluido - por exemplo, água- que é arrefecido em circuito fechado (8) semelhante ao radiador de umautomóvel ou de um refrigerador. Evita-se, assim, a contaminação /degradação do material causada pelo contato direto com a água ao mesmotempo em que se racionaliza a utilização de água e evita-se a poluiçãoatmosférica causada pelo vapor dos sistemas tradicionais. Além disso,contribui-se para manter um ambiente de trabalho mais saudável, commenos odores e menores índices de umidade.

Claims (3)

1.) "SISTEMA DE RECUPERAÇÃO (RECICLAGEM) DE MATERIAISPLÁSTICOS POR PROCESSO DE EXTRUSÃO" caracterizado porestrutura (1) que sustenta uma extrusora vertical (2) provida de rosca cônica(3) que encaminha o material processado para duas extrusoras horizontaisseqüenciais (4 e 5) e, em seguida, para um cabeçote de extrusão (6) e paraum sistema de calandras (7) resfriadas internamente por um fluidoarrefecido em circuito fechado (8), sendo que após passar pelas calandras(7) o material é submetido a um equipamento de corte em tiras (9) e a umgranulador (10).
2.) "SISTEMA DE RECUPERAÇÃO (RECICLAGEM) DE MATERIAISPLÁSTICOS POR PROCESSO DE EXTRUSÃO" de acordo com areivindicação I5 caracterizado pelo fato de as calandras (7) seremresfriadas internamente por um fluido arrefecido em circuito fechado (8).
3.) "SISTEMA DE RECUPERAÇÃO (RECICLAGEM) DE MATERIAISPLÁSTICOS POR PROCESSO DE EXTRUSÃO" de acordo com areivindicação 1, caracterizado pelo fato de promover a degasagem domaterial pelo aumento de velocidade e redução da pressão resultantes dadiminuição do diâmetro da rosca cônica (3) da extrusora (2).
BRPI0805296-4A 2008-11-28 2008-11-28 sistema de recuperaÇço (reciclagem) de materiais plÁsticos por processo de extrusço. BRPI0805296B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0805296-4A BRPI0805296B1 (pt) 2008-11-28 2008-11-28 sistema de recuperaÇço (reciclagem) de materiais plÁsticos por processo de extrusço.

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0805296-4A BRPI0805296B1 (pt) 2008-11-28 2008-11-28 sistema de recuperaÇço (reciclagem) de materiais plÁsticos por processo de extrusço.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0805296A2 true BRPI0805296A2 (pt) 2010-08-17
BRPI0805296B1 BRPI0805296B1 (pt) 2013-04-09

Family

ID=42557183

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0805296-4A BRPI0805296B1 (pt) 2008-11-28 2008-11-28 sistema de recuperaÇço (reciclagem) de materiais plÁsticos por processo de extrusço.

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0805296B1 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2019183699A1 (pt) * 2018-03-28 2019-10-03 Cava Antonio Carlos Barberena Equipamento para processamento de resíduos sólidos

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2019183699A1 (pt) * 2018-03-28 2019-10-03 Cava Antonio Carlos Barberena Equipamento para processamento de resíduos sólidos

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0805296B1 (pt) 2013-04-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP2944445B1 (en) Device and a method for recycling mixed plastic waste
KR101985373B1 (ko) 폐합성 수지 재생 압출 성형 시스템 및 이를 이용한 수지 재생 방법
CN104162941A (zh) 高效节能废旧塑料回收造粒成套设备
CN101357506B (zh) 一种聚乳酸pla片材的生产工艺及设备
CN204123590U (zh) 一种注塑机余料回收再利用系统
CN104690844A (zh) 一种采用三螺杆连续挤出脱硫胶粉制备颗粒橡胶的方法
CN204914494U (zh) 一种废旧塑料生产用挤出装置
BRPI0805296A2 (pt) sistema de recuperação (reciclagem) de materiais plásticos por processo de extrusão
CN202155253U (zh) 一种塑料碎片清洗分选装置
CN104772836A (zh) 一种电缆料加工的冷切造粒装置
CN202922789U (zh) 一种新型废旧塑料再生颗粒机
Lucignano et al. Compression moulding of rubber powder from exhausted tyres
CN208290240U (zh) 用于加工塑料薄膜的单螺杆挤出机
CN104774420A (zh) 回收医疗器械abs塑料外壳再生改性蓄电池壳专用料及其制备方法
CN203610189U (zh) 一种刀体及撕碎机
CN206048580U (zh) 一种泡沫材料回收造粒机
CN207616972U (zh) 一种改性塑料用拉片机
CN206372921U (zh) 一种单轴撕碎机
CN105984044A (zh) 一种塑料回收方法
CN105235101A (zh) 双轴撕碎机
Nwaeto et al. Design of Low Density Pilot Polyethene Recycling System for Waste Management and Pollution Control
KR101434159B1 (ko) 폐합성수지 재생 압출성형장치
Raj Recycling of plastics in food packaging
CN203198092U (zh) 一种拉杆箱箱体制备过程中的废料回用系统
CN210233641U (zh) 废塑料破碎装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B65X Notification of requirement for priority examination of patent application
B65Y Grant of priority examination of the patent application (request complies with dec. 132/06 of 20061117)
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 28/11/2008, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21B Extinction acc. art. 78, item ii - on waiver by the patentee, without prejudice to the rights of third parties

Free format text: HOMOLOGADA A RENUNCIA DA PATENTE, SOLICITADA ATRAVES DA PETICAO NO 870230018793 DE 06/03/2023.