BRPI0804576A2 - dispositivo para manter o enrugamento de fibras ou filamentos têxteis durante a fixação posterior - Google Patents

dispositivo para manter o enrugamento de fibras ou filamentos têxteis durante a fixação posterior Download PDF

Info

Publication number
BRPI0804576A2
BRPI0804576A2 BRPI0804576-3A BRPI0804576A BRPI0804576A2 BR PI0804576 A2 BRPI0804576 A2 BR PI0804576A2 BR PI0804576 A BRPI0804576 A BR PI0804576A BR PI0804576 A2 BRPI0804576 A2 BR PI0804576A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
textile
wrinkling
maintaining
filaments
rails
Prior art date
Application number
BRPI0804576-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Gunther Lanz
Jean-Louis Schuller
Didier Thibault
Philippe Massote
Pierre Henry
Original Assignee
Cogia
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cogia filed Critical Cogia
Publication of BRPI0804576A2 publication Critical patent/BRPI0804576A2/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D02YARNS; MECHANICAL FINISHING OF YARNS OR ROPES; WARPING OR BEAMING
    • D02GCRIMPING OR CURLING FIBRES, FILAMENTS, THREADS, OR YARNS; YARNS OR THREADS
    • D02G1/00Producing crimped or curled fibres, filaments, yarns, or threads, giving them latent characteristics
    • D02G1/12Producing crimped or curled fibres, filaments, yarns, or threads, giving them latent characteristics using stuffer boxes
    • DTEXTILES; PAPER
    • D02YARNS; MECHANICAL FINISHING OF YARNS OR ROPES; WARPING OR BEAMING
    • D02JFINISHING OR DRESSING OF FILAMENTS, YARNS, THREADS, CORDS, ROPES OR THE LIKE
    • D02J13/00Heating or cooling the yarn, thread, cord, rope, or the like, not specific to any one of the processes provided for in this subclass

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Treatment Of Fiber Materials (AREA)
  • Yarns And Mechanical Finishing Of Yarns Or Ropes (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO PARA MANTER O ENRUGAMENTO DE FIBRAS OU FILAMENTOS TêXTEIS DURANTE A FIXAçãO POSTERIOR. A presente invenção se relaciona a um dispositivo para manter o enrugamento de fibras ou filamentos têxteis durante o tratamento de fixação posterior, localizado em um alinha para tratamento de filamentos por enrugamento e fixação contendo uma máquina de enrugamento (1), onde este dispositivo é conectado à saída da máquina de enrugamento (1) e consiste de duas correias de transporte perfuradas (2), entre as quais é alimentado o bujão de fibras ou filamentos têxteis (3) vindo da máquina de enrugamento (1) e que passa através de um forno de fixação ou outra máquina de fixação para chegar até uma área de coleta de filamentos. Dispositivo caracterizado pelo fato de que é fornecido com um meio (6) para manter a continuidade da pressão do bujão de fibras ou filamentos têxteis (3) na saída da máquina de enrugamento (1) e durante toda a operação de fixação, onde esse meio coopera com as correias de transporte perfuradas (2). A invenção é mais particularmente aplicável no campo da indústria têxtil, em particular o tratamento de filamentos, especificamente a tecedura por enrugamento.

Description

DISPOSITIVO PARA MANTER O ENRUGAMENTO DE FIBRAS OU FILAMENTOS TÊXTEIS DURANTE A FIXAÇÃO POSTERIOR
A presente invenção se relaciona ao campo da indústria têxtil, em particular o tratamento de filamentos e mais especificamente a tecedura por enrugamento, e seu objeto é um dispositivo para manter o enrugamento de fibras ou filamentos têxteis durante o tratamento posterior de fixação.
O enrugamento de fibras têxteis por meio de uma máquina de enrugamento já é conhecido há muito tempo e consiste em enrugar as fibras ou filamentos têxteis por meio de uma máquina de enrugamento e depositar os filamentos ou fibras na forma de um bujão de laços contínuo em uma correia transportadora. Depois o bujão obtido é submetido a uma operação de fixação, durante a qual o enrugamento é tornado permanente para o objetivo de posterior processamento do filamento ou fibras.
Uma grande maioria de filamentos ou fibras assim retém toda a deformação adquirida na máquina de enrugamento.
Mas alguns filamentos e fibras possuem uma rigidez residual que tem o efeito de causar desenrugamento parcial dos laços obtidos na saída da máquina de enrugamento e durante seu transporte para a máquina de fixação, bem como durante seu tratamento nessa máquina.
Para resolver esse problema, FR-A-1 192 453 e FR-A-2 681 342 propuseram dispositivos atuando como uma extensão da máquina de enrugamento, possibilitando manter o enrugamento, sejam pela condução forçada do bujão de fibras ou filamentos têxteis em um forno de fixação por calor ou outro dispositivo de fixação, entre correias de transporte que tendem a espremer o bujão durante seu transporte para o forno ou outro dispositivo (FR-A-1 192 453) ou por acompanhamento forçado da seqüência de rugas formando o bujão para impedir que essas rugas percam parte da deformação adquirida pelo esticamento durante a passagem pelo tratamento no forno ou outro dispositivo de fixação (FR-A-2 681 342).
No primeiro caso, os bujões são comprimidos entre duas correias de transporte perfuradas que passam através do forno ou outro dispositivo de fixação, de forma que não possam sofrer deformação vertical por dilatação.
No segundo caso, as rugas são forçadas por meio de grampos mantendo aproximadamente seu espaçamento e feitio durante a passagem através do forno ou dispositivo de fixação.
No entanto, nenhum dispositivo conhecido permite evitar a deformação lateral das rugas entre os meios de transporte e/ou acompanhamento, de forma que seu alongamento ainda é possível apesar de tudo e as qualidades exigidas para processamento posterior não são mais garantidas.
Este é especialmente o caso na presença de filamentos ou fibras que são resistentes à deformação permanente e assim têm uma tendência de perder a deformação adquirida na máquina de enrugamento à medida que entram e passam por um forno de fixação ou outro dispositivo de fixação.
Também conhecido de US-A-4 571 765 é um dispositivo que não usa uma correia de transporte para mover o material têxtil a ser transportado. Mas tal processo limita a extensão do forno de tratamento em razão do atrito do material têxtil a ser tratado contra as paredes laterais e superiores do canal de treinamento.
O resultado é a possibilidade de formação de um emperramento do material no canal de tratamento uma vez que o atrito se torne muito significativo, especialmente à medida que o material a ser tratado é pressionado contra as paredes. Além disso, o atrito também pode causar mudança no feitio das rugas esperadas e aumentar o risco de saliências no canal de tratamento.
Além disso, US-A-3 354 511 descreve o tratamento de fibras naturais que podem ter pouco encolhimento em razão da temperatura do fluido de tratamento.
Neste documento, não há a possibilidade de ajuste de altura e largura com as esteiras sincronizadas de condução que permitiriam manter uma compressão constante sem atrito contra as paredes.
O objetivo da presente invenção é resolver esses problemas propondo um dispositivo para manter o enrugamento das fibras ou filamentos têxteis durante o posterior tratamento de fixação.
De acordo com a invenção, este dispositivo, que consiste de duas correias de transporte perfuradas, entre as quais é alimentado o bujão de fibras ou filamentos têxteis vindos da máquina de enrugamento e que passam através de um forno de fixação ou outra máquina de fixação e chegam a uma área de coleta de filamentos, se caracteriza pelo fato de que é fornecida com um meio de manter a continuidade de pressão no bujão de fibras ou filamentos têxteis na saída da máquina de enrugamento e durante toda a operação de fixação, de forma que este meio coopera com as correias de transporte perfuradas.
A invenção será mais bem entendida graças à descrição que segue, a qual se refere às configurações preferidas apresentadas como exemplos não Iimitantes e explicadas com referência aos desenhos esquemáticos anexos, nos quais:
A Figura 1 é uma elevação lateral de uma linha para tratamento de filamento por enrugamento e fixação usando o dispositivo de acordo com a invenção;
A figura 2 é uma vista em perspectiva parcial em escala maior, mostrando uma primeira configuração do dispositivo de acordo com a invenção;
■ A Figura 3 é uma visão de perspectiva e corte transversal do dispositivo da Figura 2;
■ As Figuras de 4 a 6 são visões de perspectiva mostrando uma segunda configuração do dispositivo de acordo com as Figuras 2 e 3 em três diferentes posições de funcionamento;
■ A Figura 7 é uma visão análoga à Figura 2 de uma terceira configuração da invenção;
■ A Figura 8 é uma visão análoga à Figura 3 da configuração de acordo com a Figura 7; e
■ A Figura 9 é uma visão em melhor escala mostrando o dispositivo de acordo com as Figuras 7 e 8 em uma posição de compensação do encolhimento do bujão ou da massa de fibras ou filamentos têxteis.
A Figura 1 dos desenhos anexos mostra esquematicamente uma linha para tratamento de filamentos por enrugamento e fixação contendo uma máquina de enrugamento 1 cuja saída é conectada a um dispositivo para manter o enrugamento de fibras ou filamentos têxteis durante o tratamento de fixação posterior, que consiste de duas correias de transporte perfuradas entre as quais é alimentado o bujão de fibras ou filamentos têxteis 3 vindo da máquina de enrugamento 1, o qual passa através de um forno de fixação 4 ou outra máquina de fixação para chegar até a área de coleta de filamentos 5.
De acordo com a invenção e da forma mostrada mais especificamente pelas Figuras 2 e 3 e 7 a 9, o dispositivo para manter o enrugamento de fibras ou filamentos têxteis durante o tratamento de fixação posterior é fornecido com um meio 6 para manter a continuidade da pressão do bujão de fibras ou filamentos têxteis 3 na saída da máquina de enrugamento 1 e durante toda a operação de fixação, de forma que este meio coopera com as correias de transporte perfuradas 2.
De acordo com uma primeira configuração da invenção mostrada nas Figuras 2 e 3 dos desenhos anexos, o meio 6 para manter a continuidade da pressão no bujão de fibras ou filamentos têxteis 3 na saída da máquina de enrugamento 1 e durante toda a operação de fixação é na forma de um par de trilhos 6' localizado entre as correias de transporte perfuradas 2, em ambos os lados do bujão de fibras ou filamentos têxteis 3. Esses trilhos 6' se estendem a partir da saída da máquina de enrugamento 1 por toda a extensão da passagem através do forno de fixação 4 ou outra máquina de fixação. Esses trilhos 6' podem ser presos à estrutura de suporte das correias de transporte perfuradas 2 por meio de suportes que são partes da última. Esses suportes não são mostrados em detalhe nos desenhos anexos, mas seu projeto é de um tipo completamente acessível a um especialista no ramo e não requer descrição adicional.
De acordo com uma característica da invenção, os trilhos 6' podem ser ajustados quanto a sua posição entre as correias de transporte 2 de forma a ficarem mais próximos e/ou mais afastados, por sua montagem ajustável nos suportes que são parte da estrutura de suporte das correias de transporte perfuradas 2. Tal montagem ajustável pode ser obtida pelo uso de macacos pneumáticos controlados por um painel de controle ou por robô programável ou por meio de dispositivos mecânicos de controle do tipo com pinos e porcas rosqueadas. Assim, é possível variar a largura do bujão de fibras ou filamentos têxteis por toda a extensão de seu movimento entre as correias de transporte 2 e compensar a redução de preção na bucha fibrosa que constitui o bujão entre as correias de transporte 2 durante sua passagem através do forno de fixação 4 e outras máquinas de fixação. Tal compensação pode se mostrar necessária no caso de tratamento térmico com o efeito de causar encolhimento das fibras ou filamentos. Na verdade, a falta de compensação iria reduzir a pressão do bujão e assim permitir a deformação indesejada das rugas que formam esse bujão.
As Figuras de 4 a 6 dos desenhos anexos mostram uma segunda configuração da invenção na qual o meio 6 para manter a continuidade da pressão no bujão de fibras ou filamentos têxteis 3 na saída da máquina de enrugamento 1 e durante toda a operação de fixação é na forma de dois pares de trilhos do tipo guilhotina 61, 62 localizados entre as correias de transporte perfuradas 2 em ambos os lados do bujão de fibras ou filamentos têxteis 3 onde pelo menos um das correias de transporte 2 podem se mover em plano vertical em relação um ao outro.
De acordo com uma característica da invenção, um par desses trilhos 61 é conectado à estrutura de suporte da correia de transporte perfurada 2 superior e o outro par de trilhos 62 é conectado à estrutura de suporte da correia de transporte perfurada 2 inferior.
De preferência, os pares de trilhos 61 e 62 têm o mesmo feitio e cada um tem um flange horizontal de largura constante para suporte na correia de transporte perfurada 2 correspondente e um flange vertical com altura que varia linearmente de uma extremidade à outra, onde esses trilhos 61 e 62 se localizam opostos um ao outro em ambos os lados do bujão de fibras ou filamentos têxteis 3 e são conduzidos com atrito em seus flanges verticais adjacentes (Figuras 4 a 6) por meio de suportes (não mostrados) fornecidos nos suportes correspondentes das correias de transporte perfuradas 2.
A correia de transporte perfurada 2 superior é montada com vantagem de forma a se mover em sua estrutura de suporte em um plano vertical em relação à correia de transporte inferior 2 e essa capacidade de se mover é conferida pelo fornecimento de macacos conectados que atuam nas extremidades da correia de transporte 2 entre a estrutura de suporte e a correia de transporte 2. Assim, é possível variar o intervalo entre as duas correias de transporte 2 de forma que seja a mesma por toda a sua extensão ou mude linearmente a partir de um máximo correspondente à saída da máquina de enrugamento 1 a um mínimo correspondente à saída do forno 4 ou outra máquina de fixação, onde o par de trilhos 61 superior segue o movimento da correia de transporte 2 superior e em muitos casos assegure a continuidade da manutenção lateral do bujão de fibras ou filamentos têxteis 3.
As Figuras 4 a 6 dos desenhos anexos mostram respectivamente uma posição de mínima extensão vertical dos trilhos 61, 62 correspondentes a uma pressão máxima por toda a extensão do bujão de fibras ou filamentos têxteis 3, uma extensão máxima dos trilhos 61, 62 correspondente a uma pressão mínima e constante no bujão de fibras ou filamentos têxteis 3 e uma posição de redução progressiva da altura do bujão de fibras ou filamentos têxteis 3.
De acordo com outra característica da invenção, os pares de trilhos 61, 62 podem ser montados nas estruturas de suporte das correias de transporte perfuradas 2 de forma a se mover em sentido transversal em relação ao eixo longitudinal dessas correias de transporte perfuradas 2. Nesse caso, é suficiente fazer com que cada conjunto de trilhos 61-62 dos dois pares de trilhos 61, 62 em cada lado se movam para frente e para trás juntos, onde um dos trilhos 61 ou 62 é fornecido com um meio para movimento transversal na forma de macacos atuando de preferência em suas extremidades e esses macacos estão ainda conectados à estrutura de suporte dos trilhos 61 ou os trilhos 62.
Assim, é possível variar a largura do bujão de fibras ou filamentos têxteis 3 ao mesmo tempo em que a espessura desse bujão atuando nele nas duas direções, isto é, juntando as correias de transporte perfuradas 2 por um lado e os pares de trilhos 61, 62 no outro.
As Figuras de 7 a 9 dos desenhos anexos mostram uma terceira configuração da invenção, na qual o meio 6 para manter a continuidade da pressão no bujão de fibras ou filamentos têxteis 3 na saída da máquina de enrugamento 1 e durante toda a operação de fixação está na forma de um par de dispositivos laterais de condução contínua 600 que se estendem ao longo de ambos os lados do bujão de fibras ou filamentos têxteis 3 entre as correias de transporte perfuradas 2. Esses dispositivos laterais de condução contínua 600 são na forma de correias lisas com entalhes ou dentes.
Além disso, esses dispositivos laterais de condução contínua 600 também podem ser montados de forma a se moverem entre as correias de transporte perfuradas 2 montando os mancais de sua polia de retorno no meio de movimento com macacos mecânicos, hidráulicos ou pneumáticos.
Como o projeto descrito em relação às Figuras 2 e 3, esse tipo de montagem possibilita variar a largura do bujão de fibras ou filamentos têxteis 3 e dessa forma compensar as variações de pressão que podem ocorrer durante a fixação.
De acordo com outra característica da invenção, a velocidade de condução das correias de transporte perfuradas 2 pode ser ajustada como uma função da taxa de produção do bujão de fibras ou filamentos têxteis 3 da máquina de enrugamento 1 por meio de um dispositivo automático (não mostrado) considerando a pressão exercida no bujão no forno de fixação 4 ou outra máquina de fixação. Desta forma é obtido o ajuste contínuo do bujão de fibras ou filamentos têxteis 3, garantindo um produto uniforme na saída do forno de fixação 4 ou outra máquina de fixação. O controle de movimento dos trilhos 6', 61, 62 ou os dispositivos laterais de condução contínua 600, no sentido de controle da pressão exercida no bujão de fibras ou filamentos têxteis 3, também pode ser gerenciado por meio de um dispositivo automático considerando vários parâmetros de conta que podem ser medidos ou avaliados durante a passagem do bujão de fibras ou filamentos têxteis 3.
De acordo com outra característica da invenção e da forma mostrada na Figura 1 dos desenhos anexos, na saída do forno de fixação 4 ou outra máquina de fixação, o dispositivo pode passar por uma zona de resfriamento 7 antes de chegar à área de coleta de filamentos 5. Nessa zona de resfriamento, o bujão de fibras ou filamentos têxteis 3 é submetido a uma circulação de ar ou outro gás frio ou refrigerado que causa fixação adicional ou acentuada da deformação conferia nas fibras ou filamentos têxteis.
Graças à invenção, é possível executar a fixação das fibras ou filamentos têxteis que retenha completamente seu feitio por toda a duração do processo sem risco de deterioração de forma que o filamento enrugado obtido na saída da linha de enrugamento equipado com o dispositivo de acordo com a invenção esteja completamente uniforme.
Naturalmente a invenção não se limita às configurações descritas e mostradas nos desenhos anexos. As modificações ainda são possíveis, em particular do ponto de vista da natureza dos diversos elementos ou pela substituição por técnicas equivalentes, sem sair do escopo de proteção da invenção.

Claims (18)

1. DISPOSITIVO PARA MANTER O ENRUGAMENTO DE FIBRAS OU FILAMENTOS TÊXTEIS DURANTE A FIXAÇÃO POSTERIOR, localizado em uma linha para tratamento de filamentos por enrugamento e fixação contendo uma máquina de enrugamento (1), onde esse dispositivo é conectado à saída da máquina de enrugamento (1) e consiste de duas correias de transporte perfuradas (2) entre os quais é alimentado um bujão de fibras ou filamentos têxteis (3) vindo da máquina de enrugamento (1) o qual passa por um forno de fixação (4) ou outra máquina de fixação para chegar a uma área de coleta de filamentos (5) caracterizado pelo fato de que é fornecido com um meio (6) para manter a continuidade da pressão no bujão de fibras ou filamentos têxteis (3) na saída da máquina de enrugamento (1) e durante toda a operação de fixação, onde esse meio coopera com as correias de transporte perfuradas (2).
2. DISPOSITIVO PARA MANTER O ENRUGAMENTO DE FIBRAS OU FILAMENTOS TÊXTEIS DURANTE A FIXAÇÃO POSTERIOR, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o meio (6) para manter a continuidade da pressão no bujão de fibras ou filamentos têxteis (3) na saída da máquina de enrugamento (1) e durante toda a operação de fixação está na forma de um par de trilhos (6') localizado entre as correias de transporte perfuradas (2) em qualquer dos lados do bujão de fibras ou filamentos têxteis (3).
3. DISPOSITIVO PARA MANTER O ENRUGAMENTO DE FIBRAS OU FILAMENTOS TÊXTEIS DURANTE A FIXAÇÃO POSTERIOR, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os trilhos (6') se estendem da saída da máquina de enrugamento (1) por toda a extensão da passagem através do forno de fixação (4) ou outra máquina de fixação.
4. DISPOSITIVO PARA MANTER O ENRUGAMENTO DE FIBRAS OU FILAMENTOS TÊXTEIS DURANTE A FIXAÇÃO POSTERIOR de acordo com qualquer das reivindicações 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que os trilhos (6') são presos à estrutura de suporte das correias de transporte perfuradas (2) por meio de suportes que são partes do último.
5. DISPOSITIVO PARA MANTER O ENRUGAMENTO DE FIBRAS OU FILAMENTOS TÊXTEIS DURANTE A FIXAÇÃO POSTERIOR de acordo com qualquer das reivindicações 2 a 4, caracterizado pelo fato de que os trilhos (6') são ajustados em relação à posição entre as correias de transporte (2) de forma que fiquem mais próximas e/ou mais afastadas, por sua montagem ajustável nos suportes que são partes da estrutura de suporte das correias de transporte perfuradas (2).
6. DISPOSITIVO PARA MANTER O ENRUGAMENTO DE FIBRAS OU FILAMENTOS TÊXTEIS DURANTE A FIXAÇÃO POSTERIOR de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a montagem ajustável dos trilhos (6') é obtida pelo uso de macacos pneumáticos controlados por um painel de controle ou por robô programável ou por meio de dispositivos mecânicos de controle do tipo com pinos e porcas rosqueadas.
7. DISPOSITIVO PARA MANTER O ENRUGAMENTO DE FIBRAS OU FILAMENTOS TÊXTEIS DURANTE A FIXAÇÃO POSTERIOR de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o meio (6) para manter a continuidade da pressão no bujão de fibras ou filamentos têxteis (3) na saída da máquina de enrugamento (1) e durante toda a operação de fixação está na forma de dois pares de trilhos do tipo guilhotina (61, 62) localizados entre as correias de transporte perfuradas (2) em qualquer dos lados do bujão de fibras ou filamentos têxteis (3), onde pelo menos uma das correias de transporte (2) pode se mover em um plano vertical em relação um ao outro.
8. DISPOSITIVO PARA MANTER O ENRUGAMENTO DE FIBRAS OU FILAMENTOS TÊXTEIS DURANTE A FIXAÇÃO POSTERIOR de acordo com a reivindicação 7 caracterizado pelo fato de que um par desses trilhos (61) é conectado à estrutura de suporte da correia de transporte perfurada (2) superior e o outro par de trilhos (62) é conectado à estrutura de suporte da correia de transporte perfurada (2) inferior.
9. DISPOSITIVO PARA MANTER O ENRUGAMENTO DE FIBRAS OU FILAMENTOS TÊXTEIS DURANTE A FIXAÇÃO POSTERIOR de acordo com qualquer das reivindicações 7 e 8 caracterizado pelo fato de que os pares de trilhos (61 e 62) têm feitios idênticos e cada um tem um flange horizontal de largura constante para suporte na correia de transporte perfurada (2) correspondente e um flange vertical com altura que varia linearmente de uma extremidade à outra, onde esses trilhos (61 e 62) se localizam opostos um ao outro em ambos os lados do bujão de fibras ou filamentos têxteis (3) e são conduzidos com atrito em seus flanges verticais adjacentes por meio de suportes (não mostrados) fornecidos nos suportes correspondentes das correias de transporte perfuradas (2).
10. DISPOSITIVO PARA MANTER O ENRUGAMENTO DE FIBRAS OU FILAMENTOS TÊXTEIS DURANTE A FIXAÇÃO POSTERIOR de acordo com qualquer das reivindicações 1 e 7 a 9, caracterizado pelo fato de que a correia de transporte perfurada (2) superior é montada de forma a se mover em sua estrutura de suporte em um plano vertical em relação à correia de transporte inferior (2), onde essa capacidade de se mover é conferida pelo fornecimento de macacos conectados que atuam nas extremidades da correia de transporte (2) entre a estrutura de suporte e a correia de transporte (2).
11. DISPOSITIVO PARA MANTER O ENRUGAMENTO DE FIBRAS OU FILAMENTOS TÊXTEIS DURANTE A FIXAÇÃO POSTERIOR de acordo com qualquer das reivindicações de 7 a 10, caracterizado pelo fato de que os pares de trilhos (61,62) são montados nas estruturas de suporte das correias de transporte perfuradas (2) de forma a se moverem no sentido transversal em relação ao eixo longitudinal dessas correias de transporte perfuradas (2).
12. DISPOSITIVO PARA MANTER O ENRUGAMENTO DE FIBRAS OU FILAMENTOS TÊXTEIS DURANTE A FIXAÇÃO POSTERIOR de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que cada conjunto de trilhos (61-62) dos dois pares de trilhos (61,62) em cada lado se move para frente e para trás juntos, onde um dos trilhos (61 ou 62) é fornecido com um meio para movimento transversal na forma de macacos atuando de preferência em suas extremidades e esses macacos são ainda conectados à estrutura de suporte dos trilhos (61) ou dos trilhos (62).
13. DISPOSITIVO PARA MANTER O ENRUGAMENTO DE FIBRAS OU FILAMENTOS TÊXTEIS DURANTE A FIXAÇÃO POSTERIOR de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o meio (6) para manter a continuidade da pressão no bujão de fibras ou filamentos têxteis (3) na saída da máquina de enrugamento (1) e durante toda a operação de fixação está na forma de um par de dispositivos laterais de condução contínua (600) se estendendo ao longo de qualquer dos lados do bujão de fibras ou filamentos têxteis (3), entre as correias de transporte perfuradas (2).
14. DISPOSITIVO PARA MANTER O ENRUGAMENTO DE FIBRAS OU FILAMENTOS TÊXTEIS DURANTE A FIXAÇÃO POSTERIOR de acordo com a reivindicação 13 caracterizado pelo fato de que os dispositivos laterais de condução contínua (600) são na forma de correias lisas com entalhes ou dentes.
15. DISPOSITIVO PARA MANTER O ENRUGAMENTO DE FIBRAS OU FILAMENTOS TÊXTEIS DURANTE A FIXAÇÃO POSTERIOR de acordo com qualquer das reivindicações 13 e 14, caracterizado pelo fato de que os dispositivos laterais de condução contínua (600) são montados de forma a se moverem entre as correias de transporte perfuradas (2) montando os mancais de sua polia de retorno no meio de movimento com macacos mecânicos, hidráulicos ou pneumáticos.
16. DISPOSITIVO PARA MANTER O ENRUGAMENTO DE FIBRAS OU FILAMENTOS TÊXTEIS DURANTE A FIXAÇÃO POSTERIOR de acordo com qualquer das reivindicações 1, 2, 4, 5, 7 a 11, 13, e 15, caracterizado pelo fato de que a velocidade de condução das correias de transporte perfuradas (2) pode ser ajustada como uma função da taxa de produção do bujão de fibras ou filamentos têxteis (3) da máquina de enrugamento (1) por meio de um dispositivo automático considerando a pressão exercida pelo bujão no forno de fixação (4) e outra máquina de fixação.
17. DISPOSITIVO PARA MANTER O ENRUGAMENTO DE FIBRAS OU FILAMENTOS TÊXTEIS DURANTE A FIXAÇÃO POSTERIOR de acordo com qualquer das reivindicações de 2 a 9 e de 11 a 15, caracterizado pelo fato de que o controle de movimento dos trilhos (6', 61, 62) ou os dispositivos laterais de condução contínua (600) no sentido do controle da pressão exercida no bujão de fibras ou filamentos têxteis (3) também pode ser gerenciado por meio de um dispositivo automático levando em consideração diferentes parâmetros que podem ser medidos ou avaliados durante a passagem do bujão de fibras ou filamentos têxteis (3).
18. DISPOSITIVO PARA MANTER O ENRUGAMENTO DE FIBRAS OU FILAMENTOS TÊXTEIS DURANTE A FIXAÇÃO POSTERIOR de acordo com qualquer das Reivindicações de 1 a 17, caracterizado pelo fato de que na saída do forno de fixação (4) ou outra máquina de fixação ele passa através de uma zona de resfriamento (7) depois de chegar à área de coleta de filamentos (5).
BRPI0804576-3A 2007-10-30 2008-10-20 dispositivo para manter o enrugamento de fibras ou filamentos têxteis durante a fixação posterior BRPI0804576A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0758688A FR2922900B1 (fr) 2007-10-30 2007-10-30 Dispositif de maintien du frisage de fibres textiles ou de fils lors du traitement de fixage ulterieur.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0804576A2 true BRPI0804576A2 (pt) 2011-10-11

Family

ID=39512572

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0804576-3A BRPI0804576A2 (pt) 2007-10-30 2008-10-20 dispositivo para manter o enrugamento de fibras ou filamentos têxteis durante a fixação posterior

Country Status (7)

Country Link
US (1) US8096029B2 (pt)
EP (1) EP2055816B1 (pt)
JP (1) JP2009108467A (pt)
CN (1) CN101424020B (pt)
BR (1) BRPI0804576A2 (pt)
CA (1) CA2643676A1 (pt)
FR (1) FR2922900B1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2963028B1 (fr) * 2010-07-26 2013-05-03 Superba Sa Procede et dispositif de texturation de fils pour tapis ou moquette, en amont d'une unite de traitement thermique
EP3028856B2 (en) 2014-12-04 2023-07-26 Ball Beverage Packaging Europe Limited Printing apparatus
CN104441605B (zh) * 2014-12-10 2016-06-08 陕西科技大学 一种鞋靴夹皱机及其夹皱方法
US10376940B2 (en) * 2016-02-09 2019-08-13 Rexam Beverage Can Company Method and apparatus for producing two-piece beverage can bodies
US10549921B2 (en) 2016-05-19 2020-02-04 Rexam Beverage Can Company Beverage container body decorator inspection apparatus

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL107077C (pt) * 1956-12-24
US3065519A (en) * 1957-03-07 1962-11-27 English Rose Ltd Method of producing crimped thermoplastic yarns
US3044145A (en) * 1958-10-31 1962-07-17 Cocker Machine & Foundry Compa Apparatus and method for setting yarn and for crimping and setting yarn
US3354511A (en) * 1965-01-21 1967-11-28 Internat Wool Dev Company Textile crimping
US3406436A (en) * 1965-11-30 1968-10-22 Allied Chem Crimping process
JPS4923149Y1 (pt) * 1966-06-18 1974-06-21
GB1322525A (en) * 1969-10-13 1973-07-04 Teijin Ltd Loop pile fabric and methods and apparatus for manufacturing same
US3798718A (en) * 1970-05-26 1974-03-26 Bancroft & Sons Co J Apparatus for stuffer-crimping yarn
GB1388829A (en) * 1971-03-16 1975-03-26 Iws Nominee Co Ltd Textile crimping
JPS5517816B2 (pt) * 1972-07-05 1980-05-14
US4161054A (en) * 1975-04-17 1979-07-17 Serracant Jose M Method for continuously fulling and working textile material in rope form
JPS5324413A (en) * 1976-08-13 1978-03-07 Toray Ind Inc Stabilization of crimp in thermoplastic synthetic fiber tow
JPS60476B2 (ja) * 1977-02-14 1985-01-08 鐘淵化学工業株式会社 捲縮トウ塊の連続熱処理方法ならびにその装置
JPS6039470A (ja) * 1983-08-10 1985-03-01 株式会社高分子加工研究所 連続繊維熱処理方法及び装置
FR2681342B1 (fr) 1991-09-18 1993-11-19 Superba Sa Machine a friser les fils avec entrainement positif des fils.
CN1044141C (zh) * 1993-09-04 1999-07-14 日本爱克兰工业株式会社 保持合成纤维束连续热处理机内压力的方法
US6351877B1 (en) * 2000-05-31 2002-03-05 Eastman Chemical Company Synthetic fiber crimper, method of crimping and crimped fiber produced therefrom
US6385827B1 (en) * 2001-03-15 2002-05-14 Shaw Industries, Inc. Apparatus and method for texturing yarn

Also Published As

Publication number Publication date
CN101424020A (zh) 2009-05-06
CN101424020B (zh) 2013-02-13
EP2055816B1 (fr) 2013-11-27
FR2922900B1 (fr) 2009-12-11
CA2643676A1 (fr) 2009-04-30
US8096029B2 (en) 2012-01-17
FR2922900A1 (fr) 2009-05-01
JP2009108467A (ja) 2009-05-21
US20090106958A1 (en) 2009-04-30
EP2055816A1 (fr) 2009-05-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0804576A2 (pt) dispositivo para manter o enrugamento de fibras ou filamentos têxteis durante a fixação posterior
US3521378A (en) Combination drying and tentering machine
CA2181962C (en) Process and apparatus for the drying and shrinking of textile goods
IL33472A (en) Tensionless fluid treating apparatus and method for textile webs
US5274892A (en) Process and apparatus for shrinking textile fabrics
GB1015499A (en) Improvements in stretching machines for webs of plastics material
US3618226A (en) Apparatus for continuously drying web material especially textile material
US2849781A (en) Method and machine for shrinking knitted fabrics
US1732089A (en) Double tentering machine
US5062220A (en) Textile fabric dryer and method
US6354017B1 (en) Apparatus and method for heatsetting a knitted fabric in tubular form
US3438139A (en) Apparatus for setting fabric
KR102404912B1 (ko) 텐터장치 및 이를 이용한 열처리장치
JP2002004166A (ja) 緩和乾燥器
US4034702A (en) Apparatus for manufacturing bias fabric
US4097621A (en) Method for manufacturing bias fabric
US2002096A (en) Fabric expander for textile industry
JPS55101424A (en) Production of oriented weft web by tubularly formed fibrous material
US1806208A (en) Tentering machine
US1831911A (en) Sheet drying machine
US3354511A (en) Textile crimping
US614069A (en) Louis wimmer
CA2052469A1 (en) Device for transverse extension of retiform materials and in particular fibrillar polymeric film
KR102426187B1 (ko) 텐터장치 및 이를 이용한 열처리장치
RU2139378C1 (ru) Способ сушки и усадки текстильного изделия и устройство для его осуществления

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 6A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2276 DE 19/08/2014.