BRPI0804198A2 - veìculo coletivo suspenso em via elevada e via elevada treliçada para veìculo coletivo suspenso - Google Patents

veìculo coletivo suspenso em via elevada e via elevada treliçada para veìculo coletivo suspenso Download PDF

Info

Publication number
BRPI0804198A2
BRPI0804198A2 BRPI0804198A BRPI0804198A2 BR PI0804198 A2 BRPI0804198 A2 BR PI0804198A2 BR PI0804198 A BRPI0804198 A BR PI0804198A BR PI0804198 A2 BRPI0804198 A2 BR PI0804198A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
vehicle
suspended
tubes
road
wheelsets
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Gilberto Costa
Original Assignee
Graziela Mainardi Henker
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Graziela Mainardi Henker filed Critical Graziela Mainardi Henker
Priority to BRPI0804198 priority Critical patent/BRPI0804198A2/pt
Publication of BRPI0804198A2 publication Critical patent/BRPI0804198A2/pt

Links

Abstract

VEìCULO COLETIVO SUSPENSO EM VIA ELEVADA E VIA ELEVADA TRELIçADA PARA VEìCULO COLETIVO SUSPENSO. A via elevada (1) é treliçada e sustentada por pilares curvos (2) distanciados e de grande altura. A via (1) mantém o veículo de transporte coletivo (3) suspenso e possui ao longo de sua extensão estações de embarque e desembarque (4). A altura do pilar (2) é tal que possibilita o trânsito de pessoas e de outros veículos ao nível do solo. A estrutura da via (1) compreende três tubos paralelos (11 e 12), dispostos de forma triangular, sendo os dois tubos inferiores (11) no mesmo nível. Os ditos tubos (11 e 12) são interligados através de hastes ortogonais (13) e o treliçamento é através das hastes inclinadas (14) que partem dos tubos inferiores (11), no mesmo nó das hastes ortogonais (13), e ascendem até o tubo superior (12). Os pilares (2) apresentam uma curvatura superior (21) que possibilita a suspensão segura do veículo (3) sem riscos de choque entre eles. A extremidade superior do pilar (2) é unida adequadamente ao tubo superior (12) da via (1). A estação (4) possui uma plataforma (41) que fica no mesmo nível do veículo (3) e é dotada de escada (42) para a descida dos passageiros até o nível do solo e, pelo menos, duas colunas (43) que sustentam a plataforma (41). O veículo (3) apresenta uma carroceria de estrutura leve, do tipo semi-monocoque, formada por tubos de aço unidos por solda que é revestida por material compósito. O veículo apresenta um chassi superior (31) onde se posicionam, pelo menos, dois conjuntos de suportes (32) com rodados (33) que são propulsionados por motores elétricos acoplados direta, independente e sincronizadamente. Os rodados (33) se apóiam sobre os dois tubos inferiores (11) que formam a via treliçada elevada (1).

Description

"VEÍCULO COLETIVO SUSPENSO EM VIAELEVADA E VIA ELEVADA TRELIÇADA PARA VEÍCULOCOLETIVO SUSPENSO"
A presente invenção refere-se ao aperfeiçoamento desenvolvido em veículo de transporte coletivo que se deslocasuspenso em uma via elevada, bem como a uma via elevadatreliçada apoiada por pilares distanciados, que mantém o veículocoletivo suspenso.
As patentes BR PI 7703372-8, BR PI 8301706-2, BR PI 8503504-1 e BR PI 9502056-0 descrevem uma via elevadapara apoio e propulsão pneumática de um veículo de transporte,sendo as extremidades da dita via apoiada em pilares. A via éexecutada em concreto armado e apresenta uma seção transversalretangular vazada com uma fenda superior para a passagem de uma haste vertical oriunda do veículo de transporte.
Essas vias elevadas, por serem produzidas emconcreto armado, apresentam um custo de implantação elevado,em especial pela exigência de fundações profundas. Devido ao altopeso das vias de concreto, a sua implantação é morosa e demandaequipamentos de içamento de alta capacidade, mesmo quandoempregadas vias pré-moldadas em concreto protendido. Tambémpor esses fatores, o projeto e a execução de uma linha detransporte apresenta pouca ou nenhuma flexibilidade. Além disso,por serem os veículos apoiados sobre as vias aéreas, há risco de instabilidade.
É, portanto, objetivo da presente invenção umveículo de transporte coletivo que se desloca suspenso em uma viaelevada treliçada que é apoiada por pilares distanciados e quepossibilita o deslocamento do veículo coletivo suspenso. Aestrutura treliçada da via compreende três tubos paralelos,dispostos de forma triangular, sendo os ditos tubos interligadosatravés de hastes ortogonais e atirantados por hastes inclinadas.As estações são elevadas e no mesmo nível do veículo, de modo apermitir o embarque e desembarque dos passageiros. As estaçõessão dotadas de escadas para a descida dos passageiros até onível do solo. O veículo compreende uma estrutura leve que édotada de um chassi superior que suporta rodados com motoreselétricos independentes. Cada conjunto de rodado possui roletesque se apoiam sobre os dois tubos inferiores que formam a viatreliçada.
O conjunto de via elevada treliçada e de veículode transporte coletivo suspenso, proposto pela presente invenção,resulta nas seguintes vantagens sobre as vias elevadas do estadoda técnica:
- a via elevada é treliçada, portanto, de elevada rigidez ereduzido peso;
- o conjunto da via elevada e pilares de sustentação são de baixocusto e fácil implantação;
- a via elevada pode ser implantada em vias públicas,preferencialmente sobre a calçada e próximo ao meio-fio, nãoocupando espaço ao nível do solo;
- a operação da via não altera o fluxo normal do trânsito deveículos na pista de rodagem e de pessoas nas calçadas;
- a implantação da via não altera a infra-estrutura urbanaexistente, necessitando apenas de fundação para os pilares;
- o veículo é suspenso, sendo que o seu centro de gravidademantém o seu equilíbrio estático e dinâmico;
- as estações são também elevadas não ocupando espaço aonível do solo;
- as estações ficam no mesmo nível do veículo, tornando oembarque e desembarque dos passageiros confortável;
- o veículo é propulsionado por motores elétricos sincronizados,montados diretamente em cada conjunto de rodado,denominados "in-wheel".O conjunto de via elevada treliçada e de veículode transporte coletivo suspenso, objeto da presente invenção,pode ser melhor compreendido através da seguinte descriçãodetalhada, que é baseada nos desenhos em anexo, abaixolistados, que ilustram uma forma preferida de concretização,apresentada com o intuito meramente exemplificativo e que nãodeve ser considerada limitativa à invenção:
Figura 1 - perspectiva de um trecho da via elevada com um veículoparado em uma estação; Figura 2 - perspectiva em outro ângulo de um trecho da via eleva-da com um veículo parado em uma estação;
Figura 3 - vista frontal do veículo deslocando na via elevada;
Figura 4 - vista frontal do veículo parado em uma estação;
Figura 5 - vista lateral do veículo parado em uma estação. A figura 1 ilustra esquematicamente a via elevadatreliçada (1) que é sustentada por pilares curvos (2) distanciados ede grande altura. A via (1) mantém o veículo de transporte coletivo
(3) suspenso e possui ao longo de sua extensão estações de
embarque e desembarque (4). A altura do pilar (2) é tal quepossibilita o trânsito de pessoas e de outros veículos ao nível dosolo, mesmo que o veículo suspenso (3) esteja em circulaçãonaquele ponto.
A figura 2 melhor detalha o conjunto da viaelevada (1) com o veículo suspenso (3) e a estação de embarque e desembarque (4). A estrutura da via (1) é treliçada e compreendetrês tubos paralelos (11 e 12), dispostos de forma triangular, sendoque os dois tubos inferiores (11) se mantém no mesmo nível. Osditos tubos (11 e 12) são interligados através de hastes ortogonais(13). A maior rigidez da via (1) é obtida pelo treliçamentocomposto pelas hastes inclinadas (14) que partem dos tubosinferiores (11), no mesmo nó das hastes ortogonais (13), eascendem até o tubo superior (12).Os pilares (2) apresentam uma curvatura superior(21) que possibilita a suspensão segura do veículo (3) sem riscosde choque entre eles. A extremidade superior do pilar (2) é unidaadequadamente ao tubo superior (12) da via (1).
A estação de embarque e desembarque (4) possuiuma plataforma (41) que fica no mesmo nível do veículo (3), demodo a permitir o embarque e desembarque confortável dospassageiros. A estação (4) é dotada de escada (42) para a descidados passageiros até o nível do solo e, pelo menos, duas colunas(43) que sustentam a plataforma (41). Sobre a plataforma (41)podem ser dispostos pilares mais curtos (2'), cujos topos sãonivelados com os demais pilares (2).
As figuras 3 a 5 melhor detalham o veículo (3) queapresenta uma carroceria de estrutura leve, do tipo semi- monocoque, formada por tubos de aço unidos por solda,constituindo o esqueleto resistivo. A estrutura do veículo (3) érevestida por material compósito, constituído por fibra de vidro efibra de carbono nas partes críticas, visando a leveza dacarroceria. O veículo apresenta um chassi superior (31) onde se posicionam, pelo menos, dois conjuntos de suportes (32) comrodados (33). A propulsão do veículo é elétrica, sistema "in-wheel",com motores elétricos acoplados direta, independente esincronizadamente em cada rodado (33). Os rodados (33) seapoiam sobre os dois tubos inferiores (11) que formam a via treliçada elevada (1).

Claims (7)

1. "VIA ELEVADA TRELIÇADA PARA VEÍCULOCOLETIVO SUSPENSO", caracterizada pelo fato da via elevada-(1) ser sustentada por pilares curvos (2) distanciados e de grandealtura que mantém o veículo de transporte coletivo (3) suspenso auma altura que possibilita o trânsito de pessoas e de outrosveículos ao nível do solo e possuindo ao longo da extensão da via-(1) estações de embarque e desembarque (4) no mesmo nível doveículo (3).
2.- "VIA ELEVADA TRELIÇADA PARA VEÍCULOCOLETIVO SUSPENSO", de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato da treliça da via (1) compreender três tubosparalelos (11 e 12), dispostos de forma triangular, sendo que osdois tubos inferiores (11) se mantém no mesmo nível e sendo osditos tubos (11 e 12) interligados através de hastes ortogonais (13)e hastes inclinadas (14) que partem dos tubos inferiores (11), nomesmo nó das hastes ortogonais (13), e ascendem até o tubosuperior (12).
3. "VIA ELEVADA TRELIÇADA PARA VEÍCULOCOLETIVO SUSPENSO", de acordo com uma das reivindicações 1ou 2, caracterizada pelo fato do pilar (2) apresenta uma curvaturasuperior (21) que possibilita a suspensão segura do veículo (3)sem riscos choque entre eles, sendo a sua extremidade superiorunida ao tubo superior (12) da via (1).
4.VIA ELEVADA TRELIÇADA PARA VEÍCULOCOLETIVO SUSPENSO", de acordo com a reivindicação 2,caracterizada pelo fato dos dois tubos inferiores (11) da via (1)formarem uma pista para os roletes (34) dos rodados do veículosuspenso (3).
5. "VIA ELEVADA TRELIÇADA PARA VEÍCULOCOLETIVO SUSPENSO", de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato da estação elevada (4) compreender umplataforma (41) no mesmo nível do veículo (3), escada (42) deacesso do passageiro ao nível do solo e, pelo menos, duas colunas(43) que sustentam a plataforma (41).
6.- "VIA ELEVADA TRELIÇADA PARA VEÍCULO COLETIVO SUSPENSO", de acordo com a reivindicação 5,caracterizada pelo fato da estação elevada (4) possuir pilares maiscurtos (2'), cujos topos são nivelados com os demais pilares (2).
7."VEÍCULO COLETIVO SUSPENSO EM VIAELEVADA", caracterizado pelo fato de compreender uma carroceria de estrutura leve, do tipo semi-monocoque, formada portubos de aço unidos por solda, sendo revestida por materialcomposito constituído por fibra de vidro e fibra de carbono naspartes críticas, sendo que o veículo apresenta um chassi superior(31) onde se posicionam, pelo menos, dois conjuntos de suportes(32) com rodados (33), sendo cada um dos rodados (33) acopladosdireta, independente e sincronizadamente em motores elétricos esendo que os rodados (33) se apoiam sobre os dois tubosinferiores (11) que formam a via treliçada elevada (1).
BRPI0804198 2008-06-26 2008-06-26 veìculo coletivo suspenso em via elevada e via elevada treliçada para veìculo coletivo suspenso BRPI0804198A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0804198 BRPI0804198A2 (pt) 2008-06-26 2008-06-26 veìculo coletivo suspenso em via elevada e via elevada treliçada para veìculo coletivo suspenso

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0804198 BRPI0804198A2 (pt) 2008-06-26 2008-06-26 veìculo coletivo suspenso em via elevada e via elevada treliçada para veìculo coletivo suspenso

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0804198A2 true BRPI0804198A2 (pt) 2010-03-09

Family

ID=41796379

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0804198 BRPI0804198A2 (pt) 2008-06-26 2008-06-26 veìculo coletivo suspenso em via elevada e via elevada treliçada para veìculo coletivo suspenso

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0804198A2 (pt)

Cited By (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN102616242A (zh) * 2011-01-31 2012-08-01 刘振安 斜拉桥式电气化空中铁路环城公交车
CN107630391A (zh) * 2017-10-31 2018-01-26 中唐空铁集团有限公司 一种用于悬挂式空铁的旋转吊轨单柱式架设系统
CN107642009A (zh) * 2017-10-16 2018-01-30 中铁第四勘察设计院集团有限公司 一种基于集束钢管混凝土的悬挂式单轨交通支撑结构
CN108301658A (zh) * 2018-04-04 2018-07-20 中唐空铁集团有限公司 一种综合式立体车库
CN114458058A (zh) * 2022-01-11 2022-05-10 中铁第一勘察设计院集团有限公司 一种单柱装配式高架车站

Cited By (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN102616242A (zh) * 2011-01-31 2012-08-01 刘振安 斜拉桥式电气化空中铁路环城公交车
CN107642009A (zh) * 2017-10-16 2018-01-30 中铁第四勘察设计院集团有限公司 一种基于集束钢管混凝土的悬挂式单轨交通支撑结构
CN107630391A (zh) * 2017-10-31 2018-01-26 中唐空铁集团有限公司 一种用于悬挂式空铁的旋转吊轨单柱式架设系统
CN108301658A (zh) * 2018-04-04 2018-07-20 中唐空铁集团有限公司 一种综合式立体车库
CN108301658B (zh) * 2018-04-04 2023-05-26 中唐空铁集团有限公司 一种综合式立体车库
CN114458058A (zh) * 2022-01-11 2022-05-10 中铁第一勘察设计院集团有限公司 一种单柱装配式高架车站

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8371226B2 (en) Air cushion or wheeled overhead guideway system
US9096235B2 (en) Universal multimodal transportation system and associated infrastructure
CN107010082A (zh) 一种悬挂式空中轨道列车转向架
CN102359044B (zh) 一种公共交通系统及其建造方法
WO2016008421A1 (zh) 管道交通系统用运输管道
BRPI0804198A2 (pt) veìculo coletivo suspenso em via elevada e via elevada treliçada para veìculo coletivo suspenso
WO2009030117A1 (fr) Rail suspendu, train suspendu et reseau de circulation associe
US3791308A (en) Mass transit system
BRPI0801389A2 (pt) aperfeiçoamento em via elevada para veìculo propulsionado pneumaticamente
CN109356031B (zh) 轨道交通高架桥面错车运梁平台及其方法
CN106965828A (zh) 一种悬挂式空中轨道列车转向架构架
CN201077456Y (zh) 公共功能网桁架轨悬吊升降交通系统
WO2015062537A1 (zh) 空中轨道交通系统以及空中轨道交通立体网络系统
US3669026A (en) Transportation system
CN106114523A (zh) 悬空式列车通道系统
CN101935978B (zh) 索轨高架及其专用轨道行车
US1998205A (en) Steel permanent way for high speed railways
RU2145557C1 (ru) Монорельсовая транспортная система навесного типа
CN111417558B (zh) 串式轨道结构
WO2017145189A1 (en) System train air
CN103572672A (zh) 城市空中公交系统
CN103144639B (zh) 连续大跨度拱架多级斜拉空中电气化铁道
RU2633092C1 (ru) Подвесная дорога с вагоном-лифтом
CN204876781U (zh) 第一高楼摩天斜拉方正网格城市天铁
WO2006021161A1 (fr) Equipement de service de transport de passager courte distance et son procede de fabrication

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: GRAZIELA MAINARDI HENKER (BR/SC)

Free format text: TRANSFERIDO DE: GILBERTO COSTA

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2312 DE 28-04-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.