BRPI0804128A2 - removedor de gordura do peito de peru - Google Patents

removedor de gordura do peito de peru Download PDF

Info

Publication number
BRPI0804128A2
BRPI0804128A2 BRPI0804128-8A BRPI0804128A BRPI0804128A2 BR PI0804128 A2 BRPI0804128 A2 BR PI0804128A2 BR PI0804128 A BRPI0804128 A BR PI0804128A BR PI0804128 A2 BRPI0804128 A2 BR PI0804128A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
detachment
rollers
product
fat
poultry product
Prior art date
Application number
BRPI0804128-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Geno N Gasbarro
Original Assignee
Remington Holdings Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=41653382&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0804128(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Remington Holdings Llc filed Critical Remington Holdings Llc
Publication of BRPI0804128A2 publication Critical patent/BRPI0804128A2/pt
Publication of BRPI0804128B1 publication Critical patent/BRPI0804128B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C21/00Processing poultry
    • A22C21/0061Cleaning or disinfecting poultry
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C17/00Other devices for processing meat or bones
    • A22C17/12Apparatus for cutting-off rind

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Processing Of Meat And Fish (AREA)

Abstract

A presente invenção refere-se a um aparelho de remover gordura de aves domésticas automatizado que inclui um alojamento tendo uma entrada de alimentação de produto e saída de descarga e alojando um transportador alinhado para engatar a superfície superior de uma peça do produto de aves domésticas que entra na entrada de alimentação. O aparelho é provido com membros de desprendimento superior e inferior para engatar as superfícies superior e inferior do produto de aves domésticas que passa entre o transportador e os membros de desprendimento. Os membros de desprendimento têm uma pluralidade de roletes sulcados que giram em uma maneira cooperativa para pinçar e puxar a gordura fora do produto enquanto deixando o músculo subjacente intacto, O transportador é pivotadamente montado ao alojamento para permitir o ajuste automático para uma faixa de tamanhos do produto de aves domésticas enquanto mantendo uma força descendente controlada contra o produto para manter o engate firme com os membros de desprendimento.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "REMOVE-DOR DE GORDURA DO PEITO DE PERU".
Antecedentes da Invenção
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se geralmente aos dispositivos deremover gorduras e mais particularmente, a um dispositivo para remover agordura das peças seccionadas de aves domésticas, tais como, por exem-plo, peitos de peru.
Descrição da Técnica Relacionada
Durante várias décadas no passado, a remoção de gordura daspeças de produto de aves domésticas e peitos de peru em particular, temsido amplamente realizada manualmente, que requer mão de obra hábil.
Mesmo com uma mão de obra apropriadamente treinada, todavia, o proces-so de remover gordura tem sido historicamente associado com o potencialao dano acidental, rendimentos relativamente baixos do produto, um signifi-cativo custo de mão de obra, e, um certo nível de inconsistência de desem-penho naturalmente criado com um trabalho manual deste tipo.
É, portanto, desejável ter meios para remover gordura eficiente-mente das peças de produtos de aves domésticas e particularmente de pei-tos de peru, para maximizar os rendimentos e consistência do produto en-quanto minimizando custos de produção e riscos de dano acidental.
Breve Sumário da Invenção
A presente invenção refere-se a um aparelho de remover gordu-ras de aves domésticas automatizado que remove de modo efetivo e eficien-temente a gordura das peças do produto de aves domésticas em uma ma-neira que não danifica ou desperdiça significativamente as porções de carneessenciais do produto.
O aparelho da presente invenção de preferência inclui uma ba-se, um alojamento, uma entrada de alimentação e saída de descarga e umaestação de remoção de gordura montada na base e no alojamento no meioda entrada e saída. A estação de remoção de gordura de preferência incluium transportador do tipo correia sem fim que é montado no alojamento emuma relação verticalmente móvel tanto para avançar o produto de aves do-mésticas ao longo da estação de remoção de gordura como aplicar umapressão controlada sobre o produto contra os membros de desprendimentosuperior, inferior e periférico, montados adjacentes e abaixo do transporta-dor. Cada membro de desprendimento incorpora uma pluralidade de roletesde desprendimento que gira em uma maneira cooperativa para pinçar a gor-dura externa no produto de aves domésticas. Cada rolete é de preferênciaprovido com uma pluralidade de sulcos helicoidais alongados na sua super-fície externa que forma "saliências" ou cristas entre os mesmos que são con-figurados para aprisionar e eficientemente empurrar a gordura longe do restodo produto de aves domésticas quando os roletes giram. Esta combinaçãode estruturas coopera para assegurar que a grande maioria da gordura sejaefetivamente desprendida das várias seções de músculo do produto enquan-to a carne subjacente (músculo) essencialmente não é afetada mais do quetentar cortar ou fatiar a gordura da carne subjacente.
Portanto, é um aspecto da presente invenção proporcionar umaparelho de remover gorduras das aves domésticas que é efetiva e eficien-temente puxa a gordura externa da porção de carne subjacente do produtode aves domésticas enquanto evitando a ruptura ou rasgo da carne subja-cente do produto.
É um outro aspecto da presente invenção proporcionar um pro-cesso de remover gordura do produto de aves domésticas em que a gordurade uma peça de produto de aves domésticas é engatada e aprisionada sobum grau controlado de pressão ou força para levar a gordura a ser despren-dida da peça toda do produto de aves domésticas sem dano significativo àcarne subjacente.
É um outro aspecto da presente invenção proporcionar um apa-relho do tipo descrito tendo o transportador de avanço pivotadamente mon-tado no alojamento para permitir que a extremidade dianteira do transporta-dor se ajuste automaticamente para receber o produto de aves domésticasdentro de uma faixa de diferentes tamanhos enquanto mantendo uma forçadescendente dentro de uma faixa selecionada na peça do produto de avesdomésticas contra os membros de desprendimento. ?Breve Descrição das Várias Vistas dos Desenhos
A figura 1 é uma vista em perspectiva ilustrando a concretizaçãopreferida da presente invenção.
A Figura 2 é uma vista do topo ilustrando a concretização prefe-rida da presente invenção mostrada na Figura 1.
A Figura 3 é uma vista em perspectiva ilustrando a concretiza-ção preferida da presente invenção mostrada na Figura 1 com as porçõesfrontal, lateral e do topo do alojamento removidas para efeito de elucidação.
A Figura 4 é uma vista detalhada ilustrando a saída de descargatraseira da concretização preferida da presente invenção mostrada na Figura 1.
A Figura 5 é uma vista detalhada ilustrando o rolete de despren-dimento da concretização preferida da presente invenção mostrada na Figura 1.
A Figura 6 é uma vista da extremidade esquemática, ilustrandoos roletes de desprendimento do membro de desprendimento inferior daconcretização preferida da presente invenção mostrada na Figura 1.
A Figura 7 é uma vista frontal ilustrando a concretização preferi-da da presente invenção mostrada na Figura 1 com as porções frontal, late-ral e do topo do alojamento removidas para efeito de elucidação.
Na descrição da concretização preferida da invenção que é ilus-trada nos desenhos, a terminologia específica será empregada para efeitode elucidação. Todavia, não se pretende que a invenção seja limitada aotermo específico assim selecionado e deve ser entendido que cada termoespecífico inclui todas as equivalentes técnicas que operam em uma manei-ra similar para realizar um similar propósito. Por exemplo, a palavra conec-tada ou termos similares a mesma são freqüentemente usados. Eles nãoestão limitados à conexão direta, porém incluem conexão através de outroselementos em que tal conexão é reconhecida como sendo equivalente poraqueles versados na técnica.
Descrição Detalhada da Invenção
Com referência as figuras 1 - 3, um aparelho de remover gordura10 de acordo com a presente invenção é ilustrado. O aparelho é para remo-ver a gordura das peças do produto de aves domésticas e em particular dospeitos de peru. O aparelho 10 inclui um alojamento, indicado em 12, que émontado em uma base, indicada geralmente em 14, para localizar conveni-entemente o aparelho e o produto auxiliar e o meio de coleta de gordura noarranjo mais prático para um dado layout de produção na fábrica.
Para efeito de conveniência e elucidação, os termos tais como"frontal", "traseiro", "topo", "fundo", "para cima", "para baixo", " para dentro","para fora", "lateral", e "longitudinal" serão usados aqui para descrever a co-locação e orientação relativas de vários componentes da invenção, tudo comrespeito à geometria e orientação do aparelho de remover gordura 10 comoaparece na Figura 1. A dita terminologia incluirá as palavras especificamentemencionadas, seus derivados e palavras de importância similar.
O alojamento 12 inclui paredes laterais 16 e 18 ( parede lateral18 não está visível na Figura 1), uma parede do topo 20, uma parede frontal22 e uma parede traseira 24. O alojamento 12 é montado no topo da base14 em qualquer maneira convencional bem conhecida para aqueles versa-dos na técnica tal como pela soldagem ou pelos fixadores removíveis. O alo-jamento 12 possui uma abertura frontal angular no meio da parede frontal 22e parede lateral 16 para prover uma entrada de alimentação de produto 26.
Como ilustrado na Figura 2, uma calha 27 é empregada paraaceitar o produto e enviar o mesmo pela gravidade, através da entrada dealimentação 26 e para a estação de remoção de gordura, indicada geralmen-te em 28 na Figura 3. Todavia, meio alternativo para transportar produto a-través da entrada de alimentação 26, tal como por um transportador de cor-reia convencional, pode ser empregado para enviar o produto para a estaçãode remoção de gordura 28 sem se distanciar da presente invenção. Umaparede de entrada parcial 30 é desejavelmente incluída no meio da paredefrontal 22 e parede lateral 16 para definir a extensão superior da entrada dealimentação 26, e, em cooperação com a parede do topo 20, para encerrarparcialmente a estação de remoção de gordura 28 para reduzir o contatocom os contaminantes transportados pelo ar e prevenir que os trabalhadoresestendam suas mãos para a estação de remoção de gordura 28.
Com referência à Figura 4, uma saída de descarga traseira 32na base 14 permite o produto de aves domésticas removidas de gordura acair pela gravidade para uma área de coleta separada relativa a gordura re-movida uma vez o produto de aves domésticas tenha passado através daestação de remoção de gordura 28. A área de coleta separada para o produ-to de gordura removida pode ser um recipiente convencional ou um transpor-tador 34 , como mostrado nas Figuras I e 2. Uma saída de descarga centralna base (não mostrada) é localizada diretamente abaixo da estação de re-moção de gordura 28 para permitir uma gordura removida a cair pela gravi-dade para uma área de coleta tal como um receptáculo de resíduo.
Com referência as figuras 3 e 4, a estação de remoção de gor-dura 28 inclui membros de desprendimento periféricos, geralmente indicadosem 36, 38, e 39, respectivamente e um transportador de correia sem fim 40.
O membro de desprendimento inferior 36 inclui quatro roletes de desprendi-mento substancialmente cilíndricos 42 que são dispostos em uma relaçãoparalela, de folga fechada em um plano comum que é substancialmente pa-ralelo à placa de topo 14a da base 14. Cada um dos roletes de desprendi-mento 42 possui uma pluralidade de sulcos helicoidais alongados 44 forma-dos na sua superfície externa ( vide figura 5) formando uma base acentuadana junção de cada par adjacente de sulcos. Os roletes 42 estendem-se lon-gitudinalmente acima da saída de descarga central e são rotativamente mon-tados nos suportes de frente e atrás 46 e 48. As extremidades frontal e tra-seira de cada rolete são rotativamente montadas nos suportes 46 e 48 talcomo pela montagem em mancais substituíveis convencionais, para permitircada rolete a girar livremente em torno do seu próprio eixo.Os roletes 42 sãoassim montados na base 14 através dos suportes 46 e 48.
Embora o membro de desprendimento inferior 36 seja descrito emostrado como tendo dois pares de roletes de desprendimento, é contem-piado que o membro de desprendimento 36 pode incorporar apenas um parou iguais ou menos pares de roletes que são considerados necessários paraacomodar uma aplicação particular. Embora limitações espaciais possa ditara dimensão total do membro de desprendimento 36 e, portanto, a dimensãoe a quantidade dos roletes 42, tem sido constatado que os roletes tendo umdiâmetro na faixa de cerca de 3,175 cm (1,25 polegada) a cerca de 3,81 cm(1,5 polegada) atingem melhores resultados. Todavia, os roletes de des-prendimento de qualquer diâmetro prático são contemplados, como será en-tendido por aqueles versados na técnica.
Os dentes de engrenagem (não visíveis nas Figuras 3 e 4) sãoformados coaxialmente com a sua superfície externa em uma extremidadede cada um dos roletes de desprendimento 42 e engatam-se operativamenteos dentes de engrenagem do rolete ou roletes adjacentes, formando destemodo um mecanismo de acionamento. Um dos roletes, aqui referidos como"rolete de acionamento", adicionalmente inclui uma roda dentada de acio-namento coaxial ( não mostrada) que se estende radialmente da extremida-de frontal do rolete adjacente. A roda dentada de acionamento é de prefe-rência formada em uma extensão do rolete de acionamento que se estendelongitudinalmente além do suporte frontal 46 para um mancai 42a. Umatransmissão por correia, abaixo descrita, aciona o rolete de acionamento 42,que aciona os roletes adjacentes 42, através dos dentes de engrenagemengatados.
Os membros de desprendimento periféricos 38 e 39 são subs-tancialmente idênticos ao membro de desprendimento inferior 36. O membrode desprendimento periférico 39 é montado na placa de base 14a adjacentea, e é geralmente coplanar com.o membro de desprendimento inferior 36. Omembro de desprendimento superior é montado na placa de base 14a comseu plano formando um ângulo relativo ao plano do membro de desprendi-mento inferior 36, formando deste modo uma forqueta em formato de V 37entre os membros de desprendimento 36 e 38. O ângulo entre os membrossuperiores e inferiores é de preferência em torno de 30 graus para acomodarefetivamente peitos de peru de tamanhos maiores, embora qualquer ânguloem uma faixa de cerca de 15 graus a cerca de 45 graus é contemplado. Co-mo o membro de desprendimento inferior 36, os membros de desprendimen-to superior e periférico 38 e 39 incluem uma série de roletes de desprendi-mento 52 e 53, respectivamente, tendo engrenagens que são engrenadasentre si, incluindo roletes de acionamento com rodas dentadas de aciona-mento nos mancais 52a e 53a, respectivamente. Alternativamente, é con-templado que os dentes de engrenagem dos roletes 52 e 53 engatam osdentes de engrenagem dos roletes 42 de modo que o rolete de acionamentoaciona os roletes de desprendimento. É preferido que os roletes de despren-dimento 53 do membro de desprendimento periférico 39 tenha diâmetrosmenores do que os roletes 42 e 52 dos membros inferiores e superiores 36 e38 e particularmente dentro de uma faixa de cerca de 1,95 cm (0,75 polega-da) a cerca de 2,54 cm (1 polegada), para engatar efetivamente uma árearelativamente pequena do produto de aves domésticas que passa através daestação de remoção de gordura 28, como descrito em maiores detalhes a-baixo.
Com referência, a seguir, as figuras 1 e 7, uma cerca 54 é mon-tada no lado inferior da placa de base 14a abaixo das extremidades frontaisdos membros de desprendimento 36, 38 e 39, que alojam um sistema deacionamento para rotativamente acionar as rodas dentadas de acionamentodos membros de desprendimento 36, 38 e 39. O sistema de acionamentopode ser qualquer tipo de sistema de acionamento convencional tal comouma combinação de um motor elétrico convencional; uma série convencionalde rodas dentadas ou polias e correias ou correntes propulsoras como des-crito na Patente Norte Americana N2 6.264.542, que é aqui incorporada co-mo referência.
Quando o sistema de acionamento estiver ativamente girando osroletes de acionamento dos membros de desprendimento 36, 38 e 39 viarodas dentadas de acionamento, o engate entre os dentes de engrenagemdos roletes de desprendimento 42, 52, e 53 leva o movimento rotacional decada rolete de acionamento a rotativamente acionar os roletes adjacentesdos respectivos membros de desprendimento. Por exemplo, se um dos role-tes de acionamento for girado em uma direção anti-horária dos ponteiros dorelógio, os roletes imediatamente adjacentes ao rolete de acionamento cadaqual será acionado em uma direção dos ponteiros do relógio. O seguinterolete ou roletes ulteriores dos roletes de acionamento serão assim aciona-dos em uma direção dos ponteiros do relógio. Em resumo, cada um dos role-tes de desprendimento gira em uma direção posta que do rolete ou roletesimediatamente adjacentes ao mesmo e que é acionado por uma corrente oucorreia de acionamento comum. Isto leva alguns pares de roletes adjacentesa terem uma ação de agarrar na sua superfície superior.
Para ilustrar ainda a operação dos roletes, uma vista da extremi-dade esquemática dos roletes de desprendimento 42 do membro de des-prendimento inferior 36 é mostrado na Figura 6. A configuração dos quatroroletes, acima descritos, resulta em dois pares de roletes adjacentes 56 e 58tendo superfícies que giram cooperativamente para uma outra (quando vistodo acima, e como indicado pelas setas horizontais) e em uma direção ge-ralmente descendente entre os roletes (quando visto na extremidade e comoindicado pelas setas verticais) distante das peças de produto de aves do-mestiças que passam acima dos roletes. Cada par de roletes 56 e 58 assimforma um ponto de agarrar que, em combinação com as saliências nas su-perfície sulcadas dos roletes, permite que os roletes ingressem cooperati-vamente e puxem a gordura fora do produto de aves domésticas. O tamanhoda folga entre os roletes adjacentes é exagerado na Figura 6 e realmenteeqüivale a uma pequena folga ou apenas uma folga em que os sulcos exis-tem, porém nenhuma onde as saliências alinhadas de roletes adjacentescontactam entre si.
Após a gordura ser inicialmente captada nos sulcos alinhadosentre os roletes, as saliências longitudinalmente alinhadas entre os sulcoshelicoidais 44 nos roletes 42 seguram cooperativamente a gordura para pro-ver uma força de empuxo contínua e ininterrupta para separar eficientemen-te a gordura do produto e dirigir a gordura entre cada par de roletes 56 e 58e longe do produto. Devido à consistência gelatinosa, maleável de gordurade aves domésticas e aderência relativamente fraca da camada de gordurana carne subjacente do produto de aves domésticas, a gordura pode ser efe-tivamente aprisionada nos sulcos que se opõe 44 dos roletes 42 e puxadadistante do músculo do produto enquanto o músculo mais firme, menos ma-leável, é deixado substancialmente intacto para passar ao longo dos roletespara a saída de descarga traseira 32. a gordura é, a seguir, deixada cair pelagravidade dos roletes através da saída de descarga central e em um recep-táculo de resíduo.
É preferido que ambas, a largura e a profundidade, dos sulcoshelicoidais 44 sejam de cerca de 0,3175 cm (0,125 polegada) para desem-penho ótimo dos membros de desprendimento 36, 38 e 39, embora todas asoutras dimensões práticas sejam contempladas, como será entendido poraqueles versados na técnica. Por exemplo, os sulcos tendo qualquer profun-didade e largura em uma faixa de cerca de 0,127 cm (0,05 polegada) a cercade 0,635 cm (0,25 polegada) são geralmente aceitáveis.
Embora seja altamente preferido que os roletes de desprendi-mento 42, 52 e 53 dos membros de desprendimento inferior, superior e peri-férico 36, 38 e 39 sejam formados com sulcos helicoidais 44 como mostradona Figura 5, é contemplado que os roletes 42, 52 e 53 possam incorporar demodo alternativo qualquer outro tipo de aspecto da superfície que seria efi-caz para aprisionar e segurar a gordura de aves domésticas pelo engatefriccional na maneira acima descrita tal como várias formas de depressões,protrusões ou texturas. Por exemplo, uma concretização da invenção é con-templada em que os roletes de desprendimento têm sulcos longitudinais re-tos tais como em um eixo de ranhura. Uma outra concretização é contem-plada em que os roletes têm protrusões eriçadas. Ainda, uma outra concreti-zação é contemplada em que os roletes têm alta fricção, texturas de superfí-cie abrasivas.
Um membro pulverizador de água ( não mostrado) é montado nasuperfície interna do alojamento 12 para dirigir uma fonte substancialmentecontínua de água pressurizada aos membros de desprendimento 36, 38 e 39e ao produto. O membro de pulverização pode ser de qualquer tipo de sis-tema de pulverização de água convencional tal como uma combinação decoletores e mangueiras de fornecimento de água que são montados no alo-jamento 12 em uma série longitudinal. A água provida pelo membro de pul-verização limpa o produto quando está sendo removido da gordura e lubrifi-ca e limpa os roletes de desprendimento 42, 52 e 53.
Com referência as figuras 3 e 7, o transportador de correia 40 émontado em um braço do suporte de transportador 60 que por sua vez émontado na parede traseira 24. O transportador 40 é pivotadamente acopla-do ao braço de suporte 60 em uma relação verticalmente móvel que permiteo espaço definido entre um curso inferior da correia 62 e o topo do membrode desprendimento inferior 36 para ajustar automaticamente a, e, receber,uma faixa selecionada de diferentes tamanhos de peças de produto de avesdomésticas. O curso inferior da correia 62 é anguloso relativo ao topo domembro de desprendimento inferior, como melhor mostrado na Figura 7,para manter uma pressão ou força descendente e lateral substancialmenteconstante sobre a peça de aves domésticas para impelir a peça para forque-ta 37 formada na interseção dos planos dos membros de desprendimentoinferior e superior 36 e 38, mantendo deste modo as superfícies inferior esuperior da peça de aves domésticas em firme engate com os membros dedesprendimento 36 e 38. Em adição à aplicação de uma força descendentee lateral ao produto de aves domésticas, o transportador de correia sem fim40 funciona para transportar o produto que entra na entrada de alimentação26 longitudinalmente ao longo da extensão dos membros de desprendimento36 e 38 até a saída de descarga traseira 32 também pela aplicação de umaforça longitudinal. A correia 62 é provida com uma pluralidade de aletas parasuave e efetivamente propulsionar o produto de aves domésticas ao longoda extensão dos roletes 42 enquanto minimizando o risco de arrancar, ras-gar ou perfurar a carne.
Um motor elétrico convencional 66 é montado na parede traseira24 adjacente ao braço de suporte de transportador 54 para acionar o trans-portador 40 via um eixo de acionamento 68. O motor 66 pode ser fixa ou a-justadamente montado na parede traseira 24 em qualquer maneira conven-cional que será apreciada por aqueles versados na técnica tal como por umsuporte 64, como mostrado na Figura 7. O transportador 40 é assim supor-tado pelo braço de suporte de transportador 60 e eixo de acionamento 68 eé pivotadamente montado em ambas as estruturas para permitir a extremi-dade dianteira do transportador de correia 40 a pivotar livremente em tornodo eixo geométrico do eixo de acionamento 68. Um batente ( não mostrado)na forma de um parafuso ou um pino é montado no lado interno do braço desuporte 60 para engatar a porção mais traseira do transportador de correia40 para funcionar como um limite a extensão da articulação para baixo daextremidade dianteira do transportador 40, que assim define a separaçãopredeterminada ou espaço entre o curso inferior da correia 62 e a superfíciedo topo do membro de desprendimento inferior 36 quando não há produtodisposto entre os mesmos.
Na peça de produto de ave doméstica que entra na entrada dealimentação 26 e que engaja no transportador de correia 40, qualquer produ-to que é maior que o predeterminado espaço levará a extremidade dianteirado transportador 40 a pivotar-se para cima em torno do eixo geométrico doeixo de acionamento 68. Se desejar, um outro batente pode ser empregadoem uma similar maneira ao batente acima descrito para limitar o grau de ar-ticulação para cima pela extremidade dianteira do transportador 40 até umpredeterminado nível.
Um aspecto importante da presente invenção é o movimentovertical relativo acima descrito entre pelo menos a porção dianteira do trans-portador de correia 40 alinhada com os membros de desprendimento 36 e38 para permitir uma faixa de tamanhos de produto de aves domésticas apassar através da estação de remoção de gordura com uma faixa controladade pressão angular ou força descendente sendo aplicada à peça de avesdomésticas para um dado tamanho de produto. Na concretização preferidamostrada, a força aplicada à peça de aves domésticas engajando-se com osmembros de desprendimento 36 e 38 é ajustada pelo peso do dispositivo dotransportador de correia. Este peso pode ser ajustado pelo controle do pesoinicial do dispositivo ou pela adição de pesos à extremidade dianteira emqualquer maneira convencional no caso em que mais peso é consideradoapropriado para atingir o nível requerido da força descendente. É importantenotar que a força excessivamente aplicada sobre o produto de aves domés-ticas é indesejável, uma vez que a força excessiva pode dilacerar ou arran-car as porções de cane do produto no engate entre o transportador 40 e osmembros de desprendimento 36 e 38.
Embora outras formas de montagem de transportador de correia40 para aplicar uma quantidade controlada de força angular e ajustar auto-maticamente a diferentes tamanhos do produto possam ser empregadassem se distanciar do espírito da presente invenção, a ação de livre articula-ção da concretização preferida é simples, econômico e tem sido mostradatrabalhar muito bem. Todavia, aqueles versados na técnica, em vista dadescrição aqui, reconhecerão que um meio alternativo pode ser empregadotal como um dispositivo de pistão e cilindro para ajustar movelmente a dis-tância entre o curso inferior do transportador de correia 40 e os membros dedesprendimento 36 e 38, por exemplo, em resposta ao tamanho da peça deaves domésticas para realizar uma similar função. Alternativamente, tal em-bolo pneumático ou hidráulico pode ser usado para aplicar uma pressãodescendente sobre a peça de aves domésticas.
Durante a operação típica do aparelho de remover gordura 10para remover a gordura de um peito de peru convencional, o peito é coloca-do sobre a calha 27 e é deixado cair pela gravidade através da entrada dealimentação 26. Na entrada da estação de remoção de gordura 28, a super-fície superior do peito de peru é engatada pelo transportador de correia an-guloso 40. Uma vez que a correia 62 tende a retirar o produto de aves do-mésticas abaixo do mesmo, o transportador de correia 40 se eleva automati-camente, se necessário, para acomodar o tamanho do peito. O ângulo dacorreia 62 também impele o peito para forqueta 37 formada próxima dosmembros de desprendimento inferior e superior 36 e 38. Como o transporta-dor 40 direciona os peitos da frente da estação de remoção de gordura 28para a saída de descarga traseira 32, os membros de desprendimento peri-férico inferior, superior e periférico 36, 38 e 39 captam pequenas lascas degordura e separam a gordura das diferentes porções do peito. Especifica-mente, o membro de desprendimento inferior 36 remove uma quantidadegeralmente grande de gordura localizada no lado inferior do lobo; o membrode desprendimento superior 38 remove uma quantidade geralmente mode-rada de gordura localizada na seção de ressalto do lobo do peito; e o mem-bro de desprendimento periférico 39 remove uma quantidade geralmentepequena de gordura localizada na extremidade posterior do lobo do peito. Aágua provida pelo pulverizador de água lava as peças residuais de gordurado produto e dos roletes desprendedores 36, 38 e 39. Toda a gordura remo-vida cai pela gravidade através da saída de descarga central e é coletadaem um receptor residual abaixo.
Após o peito de peru removido de gordura atingir a extremidadetraseira dos membros de desprendimento 36 e 38, o peito cai pela gravidadefora do membro de desprendimento inferior 36 e através da saída de des-carga traseira 32. O peito então cai por uma curta distância ao transportador34, que dirige o peito para um receptor de coletas do produto separado ondeo peito pode ser coletado para ulterior processamento.
Embora os membros de desprendimento superior e periférico 38e 39 sejam incluídos na concretização preferida da invenção, é contempladoque um ou ambos os membros superiores e periféricos 38 e 39 podem seromitidos. Se o membro superior 38 for omitido, o transportador de correia 40pode ser montado na parede traseira 24 com o curso inferior da correia 62em uma orientação paralela com o topo do membro de desprendimento infe-rior 36 para prover apenas uma força ou pressão descendentemente dire-cionada sobre o produto de aves domésticas. Alternativamente, é contem-plado que uma parede lateral ou outra barreira pode ser substituída para omembro de desprendimento superior 38, em cujo caso o transportador 40pode ser montado em um ângulo, como na concretização preferida, paradirecionar o produto para uma forqueta formada entre o membro de des-prendimento inferior 36 e a parede lateral.
Se o membro de desprendimento periférico 39 for omitido, é con-templado que a largura do membro de desprendimento inferior 36 pode seraumentada pela incorporação de pares adicionais de roletes de desprendi-mento inferiores para remover a gordura da extremidade posterior de umlobo de peito de peru.
Esta descrição detalhada em conexão com os desenhos é pre-tendida principalmente como uma descrição das concretizações atualmentereferidas da invenção e não se pretende representar a única forma em que apresente invenção possa ser construída ou utilizada. A descrição apresentaos desenhos, funções, meios e processos de implementar a invenção emconexão com as concretizações ilustradas. Deve ser entendido, todavia, queas mesmas ou equivalentes funções e aspectos podem ser realizadas pordiferentes concretizações que são também pretendidas que estejam envolvi-das dentro do espírito e escopo da invenção e que várias modificações po-dem ser adotadas sem se distanciar da invenção ou escopo das seguintesreivindicações.

Claims (14)

1. Aparelho de remover gordura do produto de aves domésticasautomatizado compreendendo, em combinação:a) um alojamento montado em uma base e provido com uma en-trada de alimentação de produto e uma saída de descarga de produto;b) um membro de desprendimento inferior montado na base nomeio da entrada de alimentação e saída de descarga e tendo pelo menosum par de roletes de desprendimento inferiores, substancialmente circulares,cilíndricos, cada rolete de desprendimento inferior alinhado em uma orienta-ção substancialmente paralela e em uma relação de folga fechada aos role-tes de desprendimento inferior adjacentes, os roletes de desprendimentoinferiores girando em uma maneira cooperativa para pinçar a gordura exter-na no lado inferior de uma peça de produto de aves domésticas colocada nomesmo entre os roletes de desprendimento inferior e puxar a gordura fora doproduto; ec) um transportador montado no dito alojamento e alinhado paraengatar uma superfície superior da peça de produto de aves domésticas en-viada à entrada de alimentação e dirigir o produto em um trajeto junto e emfirme engate com o membro de desprendimento inferior para a abertura dedescarga, o transportador sendo montado para movimento selecionado depelo menos uma primeira extremidade do transportador em resposta ao ta-manho da peça do produto de aves domésticas.
2. Aparelho de remover gordura do produto de aves domésticasautomatizado de acordo com a reivindicação 1, em que cada um dos roletesde desprendimento inferior possui uma pluralidade de sulcos formados nasua superfície externa.
3. aparelho de remover gordura do produto de aves domésticasautomatizado de acordo com a reivindicação 2, em que os sulcos são heli-coidais em formato.
4. Aparelho de remover gordura do produto de aves domésticasautomatizado de acordo com a reivindicação 1, ainda compreendendo omembro de desprendimento superior montado na base acima e em um ân-guio relativo ao membro de desprendimento inferior para formar uma forque-ta próxima da junção dos membros de desprendimento, o membro de des-prendimento superior tendo pelo menos um par de roletes de desprendimen-to superior substancialmente circulares, cilíndricos, cada rolete de despren-dimento superior alinhado em uma orientação substancialmente paralela eem uma relação de folga fechada aos roletes de desprendimento superioresadjacentes, os roletes de desprendimento superiores girando em uma ma-neira cooperativa para pinçar a gordura externa no lado superior da peça deproduto de aves domésticas e puxar a gordura fora do produto de aves do-mestiças, um curso inferior do transportador sendo anguloso para dirigir oproduto de aves domésticas para a forqueta e para manter firme o engateentre a superfície superior do produto e o membro de desprendimento superior.
5. Aparelho de remover gordura do produto de aves domésticasautomatizado de acordo com a reivindicação 4, em que cada um dos roletesde desprendimento superior possui uma pluralidade de sulcos formados nasua superfície externa.
6. Aparelho de remover gordura do produto de aves domésticasautomatizado de acordo com a reivindicação 5, em que os sulcos são heli-coidais em formato.
7. Aparelho de remover gordura do produto de aves domésticasautomatizado de acordo com a reivindicação I, ainda compreendendo ummembro de desprendimento periférico montado na base adjacente ao mem-bro de desprendimento inferior e tendo pelo menos um par de roletes dedesprendimento periféricos, cada rolete de desprendimento periférico ali-nhado em uma orientação substancialmente paralela e em uma relação defolga fechada aos roletes de desprendimento periféricos adjacentes, os role-tes de desprendimento periféricos girando em uma maneira cooperativa parapinçar a gordura externa em uma extremidade da peça de produto de avesdomésticas entre os roletes de desprendimento periféricos e puxar a gordurafora do produto de aves domésticas.
8. Aparelho de remover gordura do produto de aves domésticasautomatizado de acordo com a reivindicação 7, em que cada um dos roletesde desprendimento periféricos possui uma pluralidade de sulcos formadosna sua superfície externa.
9. Aparelho de remover gordura do produto de aves domésticasautomatizado de acordo com a reivindicação 8, em que os sulcos são heli-coidais em formato.
10. Aparelho de remover gordura de produto de aves domésticasautomatizado compreendendo, em combinação:a) um alojamento montado em uma base e provido com umaabertura frontal definindo uma entrada de alimentação de produto e uma a-bertura traseira definindo uma saída de descarga de produto;b) um membro de desprendimento inferior montado no alojamen-to no meio da entrada de alimentação e saída de descarga e tendo pelo me-nos um par de roletes de desprendimento inferiores substancialmente circu-lares, cilíndricos, cada rolete de desprendimento inferior alinhado em umaorientação substancialmente paralela e em uma relação de folga fechadaaos roletes de desprendimento inferiores adjacentes, os roletes de despren-dimento inferiores girando em uma maneira cooperativa para pinçar a gordu-ra externa no lado inferior de uma peça de produto de aves domésticas entreos roletes de desprendimento inferior e puxar a gordura fora do produto deaves domésticas;c) um membro de desprendimento superior montado no aloja-mento acima e em um ângulo relativo ao membro de desprendimento inferiorpara formar uma forqueta próxima da junção dos membros de desprendi-mento superior e inferior, os membros de desprendimento superiores tendopelo menos um par de roletes de desprendimento superiores substancial-mente circulares, cilíndricos, cada rolete de desprendimento superior alinha-do emorientação substancialmente paralela e em uma relação de folgafechadas aos roletes de desprendimento superiores adjacentes, os roletesde desprendimento superiores girando em uma maneira cooperativa parapinçar a gordura externa no lado superior da peça de produto de aves do-mestiças entre os roletes e puxar a gordura fora do produto de aves domés-ticas; ed) um transportador montado no dito alojamento e alinhado paraengatar uma superfície superior da peça de produto de aves domésticas en-viada à entrada de alimentação e dirigir o produto para a saída de descargae forqueta para manter firme o engate com os membros de desprendimentosuperior e inferior, o transportador sendo montado no alojamento para mo-vimento selecionado de pelo menos uma extremidade dianteira do transpor-tador em resposta ao tamanho da peça de produto de aves domésticas en-viada à dita entrada de alimentação.
11. Aparelho de remover gordura do produto de aves domésticasautomatizado de acordo com a reivindicação 10,em que cada um dos roletesde desprendimento superior e inferior possui uma pluralidade de sulcos for-mados na sua superfície externa.
12. Aparelho de remover gordura do produto de aves domésticasautomatizado de acordo com a reivindicação 11, em qe os sulcos são heli-coidais em formato.
13. Processo de remover gordura externa de uma peça de pro-duto de aves domésticas compreendendo, em combinação:a) introdução de uma peça de produto de aves domésticas àuma entrada de alimentação definida entre um transportador móvel espaça-do acima de um membro de desprendimento inferior e adjacente a um mem-bro de desprendimento superior, cada um dos membros de desprendimentoprovido com pelo menos um par de roletes de desprendimento;b) engate de uma porção de uma superfície superior do produtode aves domésticas com o dito transportador móvel para propelir o produtode aves domésticas ao longo de um trajeto selecionado, da dita entrada dealimentação para uma saída de descarga e manter firme o engate entre oproduto de aves domésticas e os membros de desprendimento; ec) rotação dos roletes de desprendimento em uma maneira coo-perativa para pinçar a gordura no produto e puxar a gordura entre os roletese fora do produto enquanto deixando o resto do produto de aves domésticassubstancialmente intacto quando o produto de aves domésticas move para asaída de descarga e dirigir a gordura removida para uma área de coleta.
14. Processo de acordo com a reivindicação 13, ainda compre-endendo levar uma extremidade dianteira do transportador a pivotar relativoaos membros de desprendimento pelo engate de uma peça de produto deaves domésticas com a extremidade dianteira enquanto mantendo uma forçaem uma peça de produto de aves domésticas disposta entre o transportadore os membros de desprendimento, a dita força geralmente constante exerci-da pelo peso da dita extremidade dianteira do dito transportador.
BRPI0804128-8A 2008-08-08 2008-09-09 Aparelho de remover gordura de aves domésticas automatizado e processo de remover gordura externa de uma peça de produto de aves domésticas BRPI0804128B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/188,354 2008-08-08
US12/188,354 US7662031B1 (en) 2008-08-08 2008-08-08 Turkey breast defatter

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0804128A2 true BRPI0804128A2 (pt) 2010-06-15
BRPI0804128B1 BRPI0804128B1 (pt) 2020-09-15

Family

ID=41653382

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0804128-8A BRPI0804128B1 (pt) 2008-08-08 2008-09-09 Aparelho de remover gordura de aves domésticas automatizado e processo de remover gordura externa de uma peça de produto de aves domésticas

Country Status (2)

Country Link
US (2) US7662031B1 (pt)
BR (1) BRPI0804128B1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL2002580C2 (en) * 2009-02-27 2010-08-30 Meijn Food Proc Technology B V Deskinner for poultry parts.
US9999234B1 (en) * 2017-05-18 2018-06-19 Remington Holdings Llc Apparatus for skinning poultry products
NL2019926B1 (en) * 2017-11-16 2019-05-22 Meyn Food Processing Tech Bv Deskinning apparatus and method for deskinning a poultry leg or part of a poultry leg
US11102990B2 (en) * 2019-04-10 2021-08-31 Prime Equipment Group, Llc Keel strip removal apparatus and method
CN110269083B (zh) * 2019-07-11 2021-08-13 南京深农智能装备有限公司 一种禽胗表面清理设备

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4010515A (en) * 1975-10-09 1977-03-08 Nobuo Koyama Animal skinning apparatus
US4608732A (en) * 1982-05-04 1986-09-02 Hill William J Gizzard harvesting process
US4610051A (en) * 1985-07-24 1986-09-09 Favorite Manufacturing, Inc. Turkey thigh skinner
US5186680A (en) * 1991-12-30 1993-02-16 Norma L. Conaway Poultry deskinning apparatus
JP2003504039A (ja) * 1999-07-12 2003-02-04 ノルデイシェル・マシーネンバウ・ルド・バアデル・ゲーエムベーハー・ウント・コンパニ・カーゲー 動物身体および/または動物身体の一部の皮剥方法並びにこれを実施する装置
US6264542B1 (en) * 1999-10-12 2001-07-24 Geno N. Gasbarro Apparatus for skinning pieces of poultry product
US6213863B1 (en) * 1999-10-26 2001-04-10 Townsend Engineering Company Machine and method for automatic muscle fat and membrane removal

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0804128B1 (pt) 2020-09-15
US7662031B1 (en) 2010-02-16
US20100035532A1 (en) 2010-02-11
US20100099345A1 (en) 2010-04-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0804128A2 (pt) removedor de gordura do peito de peru
BRPI1107053A2 (pt) aparelho aperfeiÇoado para a remoÇço de pele de produtos de aves
CN110800793A (zh) 一种全自动鳗鱼剖杀装置
CN211322835U (zh) 一种全自动鳗鱼剖杀装置
KR200447683Y1 (ko) 멍게 자동 분리기
JP2005000089A (ja) 落花生等の皮剥き装置
CN112825903A (zh) 一种新型鱼类剖膛去内脏设备
US20110092146A1 (en) Poultry shoulder and neck skinner
CA2100103C (en) Portable well pipe and pump puller
FI76674B (fi) Hudavdragningsmaskin med mataranordning och foerfarande foer dess anvaendning.
US2187026A (en) Feeder for pea viners
AU2014235098B2 (en) Apparatus for infill extraction and collection
CN205813459U (zh) 一种自动杀鱼机
CN102640619B (zh) 一种玉米摘穗机构夹持输送装置
CN209185577U (zh) 一种适用于不同尺寸的虾的剥壳设备
JPH0646743A (ja) フィレのピンボーン除去装置
US2714411A (en) Cherry stemming and sorting machine and method
FR2627059A1 (fr) Procede et installation pour detacher la depouille ou la peau de carcasses d'animaux
CN106889164B (zh) 一种鱼肉的去骨装置
CN209152166U (zh) 立式鱼鳞鱼腹一体机
BR102016021693B1 (pt) Aparelho para remover a pele de um produto alimentício
US3212506A (en) Brussels sprouts stripping machine
CN219422059U (zh) 黄鳝泥鳅宰杀机
US5035674A (en) Machine for cutting wings of skate fish
CN204523463U (zh) 一种螺旋式双辊扇贝分级装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: REMINGTON HOLDINGS, LTD. (US)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: PRIME EQUIPMENT GROUP, INC. (US)

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: PRIME EQUIPMENT GROUP, LLC (US)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 15/09/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2687 DE 05-07-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.