BRPI0803044A2 - processo para obtenção de chapa acrìlico multicores - Google Patents
processo para obtenção de chapa acrìlico multicores Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0803044A2 BRPI0803044A2 BRPI0803044A BRPI0803044A2 BR PI0803044 A2 BRPI0803044 A2 BR PI0803044A2 BR PI0803044 A BRPI0803044 A BR PI0803044A BR PI0803044 A2 BRPI0803044 A2 BR PI0803044A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- acrylic
- base plate
- obtaining
- color
- mold
- Prior art date
Links
Landscapes
- Blow-Moulding Or Thermoforming Of Plastics Or The Like (AREA)
Abstract
PROCESSO PARA OBTENçãO DE CHAPA ACRìLICO MULTICORES, visa propor um processo para obtenção de chapa (1) de acrílico com mais de uma cor, com vistas a originar por meio de uma extensão do processo convencional, chapas (1) únicas com mais de uma cor (Cl e C2) que se apresentam distintas e bem delimitadas. Por outro lado, o processo reivindicado pode sofrer algumas variações sem extrapolar seu conceito inventivo, como por exemplo, a aplicação de duas chapas bases (2 e 3) acrílicas contíguas aos vidros (4 e 5) do molde (M) reservando o vão (6) entre elas para o envase de uma terceira cor (C3) sólida ou não; ou então a sobreposição de retalhos (R) de acrilico na chapa base (2).
Description
"PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE CHAPA ACRÍLICO MULTICORES"
BREVE APRESENTAÇÃO
Trata a presente solicitação de Patente de Invenção de um inédito "PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE CHAPA ACRÍLICO MULTICORES"; mais particularmente de um processo que tem por objetivo propor uma forma de obtenção de chapas de acrílico com mais de uma cor para uso preferencial em sistemas de termomoldagem para confecção de peças, objetos ou produtos nas mais variadas formas, até então, só possível de ser realizado com chapas de cor única.
BREVE HISTÓRICO
A termomoldagem é um dos processos pioneiros de conformação de plásticos sob a ação da temperatura. Basicamente utiliza um polímero, mais especificamente uma chapa acrílica devidamente aquecida até a temperatura de amolecimento, para delineamento por meios mecânicos, pressão negativa ou positiva ou pela ação simultânea dos viabilizadores supra citados.
A termomoldagem é composta de três fases distintas: o aquecimento, a moldagem e o arrefecimento. Desta forma, aquecendo- se a chapa à temperatura adequada, em conformidade com os tipos e espessuras das chapas, o acrílico amolece e adquire uma condição elástica. Por molde apropriado, a referida chapa pode assumir um sem número de formas. Após o arrefecimento, a peça originada volta a ter a rigidez inicial conservando a forma que lhe foi imposta.
DOS LIMITANTES TÉCNICOS DA TERMOMOLDAGEM EM CHAPAS DE ACRÍLICO COLADAS
É de conhecimento dos técnicos no assunto que atualmente a termomoldagem é viável com chapas de acrílico de cor única. Isto porque peças termomoldadas com chapas de acrílico de duas cores, obtidas por sobreposição e colagem, apresenta uma série de inconvenientes.
Como o processo de termomoldagem envolve temperatura considerável, suficiente para deixar a chapa no estado elástico, ocorre o desprendimento da adesivação química original. Isto porque a cola, por ser a base de clorofórmio ou metacrilato de metila (mesma matéria prima do acrílico), volatiliza com a temperatura desprendendo as chapas.
Um segundo limitante da termomoldagem com chapas de duas cores é o fato da cola ser inflamável e, mesmo após sua cura, pega fogo com a temperatura aplicada no processo de termomoldagem.
ESTADO DA TÉCNICA
No atual ESTADO DA TÉCNICA, as chapas de acrílico são obtidas por meio de processo já consagrado em que a matéria-prima, ou seja, o Metil Metacrilato de Metila (MMA) é inserida em um reator para a retirada do estabilizador. Os metacrilatos são produtos a base de ácido acrílico obtido pela polimerização por adição de monômeros de metil metacrilato na presença de um catalisador peróxido, daí a necessidade da matéria-prima vir adicionada de um estabilizador a fim de evitar que a mesma altere suas condições físico-químicas no período de armazenamento. Em seguida, o MMA, sem o estabilizador, é colocado em misturador mecânico para fins de homogeneizar a solução, assim como os corantes a serem utilizados naquele lote. Uma vez homogeneizados, o produto derivado do misturador é desgaseificado, para tanto sendo submetido à pressão negativa capaz de drenar toda e qualquer molécula de gás. Nessa fase, o produto está pronto para ir para o envase em molde de vidro temperado. No processo convencional, os moldes são viabilizados pela sobreposição de duas chapas de vidro temperado que têm as bordas, laterais e inferior, contornadas por uma tira de PVC que cria uma cavidade para o envase do acrílico. Para tanto, as chapas são unidas por grampos elásticos, sendo o envase realizado em tanques de banho-maria a temperatura apropriada. Após o envase, aguarda-se um tempo de cura para a correta solidificação da chapa. Posteriormente, as peças são encaminhadas para a etapa de acabamento onde são eliminadas as rebarbas e para a etapa de plastificação protetiva, daí sim, originado o produto em sua forma final.
DA INVENÇÃO
Tendo em vista a superação dos limitantes técnicos no que se refere a termomoldagem de chapas de acrílico de duas ou mais cores, o inventor, após inúmeras pesquisas, criou o processo em questão que consiste em um processo de obtenção de chapas de acrílico multicoloridas sem a utilização de adesivação química, mas sim uma extensão do processo de obtenção citado no estado da técnica, originando chapa única multicolorida com o diferencial de poder ser termomoldada sem nenhum tipo das inconveniências citadas no estado da técnica.
A exigüidade de utilização da termomoldagem é possível devido à chapa (multicolor) ser única.
Em função destas características, tem-se um processo de obtenção de chapas acrílicas multicoloridas confiável para posterior termomoldagem e de custo acessível, oferecendo um produto final com as mesmas características físico-quimicas-mecânicas de uma chapa de cor única. VANTAGENS DO PROCESSO E PRODUTO PROPOSTOS
• Possibilidade de combinação de várias cores;
• Possibilidade de inserir outros elementos decorativos, como por exemplo, "glitter";
• Possibilidade de inserção de logomarcas;
• A não utilização de cola torna o produto ecologicamente correto;
• Geração de diversos produtos termomoldados com grande apelo visual;
• Possibilidade de variação processual pelo envase no entremeio de dois acrílicos justapostos aos vidros do molde ou pela sobreposição de retalhos de chapas sobre a chapa base.
DESCRIÇÃO MAIS DETALHADA
A invenção será descrita com referência aos desenhos anexos nos quais estão representadas de forma ilustrativa e não limitativa:
Figura 1: Vista esquemática do molde e envase do acrílico obtido pelo processo inventado,com detalhe frontal;
Figura 2: Vista em corte da chapa do acrílico obtido pelo processo inventado;
Figura 3: Vista esquemática do molde e envase do acrílico obtido pelo processo inventado, em uma variação processual com duas chapas de acrílico faceando os vidros do molde;
Figura 4: Vista em corte da chapa do acrílico obtido pelo processo inventado da figura anterior;
Figura 5: Vista esquemática do molde e envase do acrílico obtido pelo processo inventado, em uma segunda variação processual com retalhos de acrílico sobreposto a chapa base;
Figura 6: Vista frontal da chapa do acrílico obtido pelo processo inventado da figura anterior.
O "PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE CHAPA ACRÍLICO MULTICORES"; objeto desta solicitação de Patente de Invenção, estende-se a produtos variados fabricados por termomoldagem, que visa propor um processo para obtenção de chapa (1) de acrílico com mais de uma cor, com vistas a originar por meio de uma extensão do processo convencional, chapas (1) únicas com mais de uma cor (C1 e C2) que se apresentam distintas e bem delimitadas. Por outro lado, o processo reivindicado pode sofrer algumas variações sem extrapolar seu conceito inventivo, como por exemplo, a aplicação de duas chapas bases (2 e 3) acrílicas contíguas aos vidros (4 e 5) do molde (M) reservando o vão (6) entre elas para o envase de uma terceira cor (C3) sólida ou não ou então a sobreposição de retalhos (R) de acrílico na chapa base (2).
Em conformidade com o quanto ilustram as figuras, o processo reivindicado tem início com a inserção da matéria-prima, o Metil Metacrilato de Metila (MMA), em reator para a retirada do estabilizador. Em seguida, o MMA é colocado em misturador mecânico para fins de homogeneizar a solução, assim como os corantes a serem utilizados naquele lote. Uma vez homogeneizados, o produto derivado do misturador é desgaseificado, para tanto sendo submetido à pressão negativa capaz de drenar toda e qualquer molécula de gás. Nessa fase, o produto está pronto para ir para o envase em molde de vidro temperado.
Como comentado acima, o molde (M) é conformado pela sobreposição de vidros (4 e 5) temperados na medida padrão da peça a ser produzida em que o perímetro (P1, P2 e P3), menos a linha superior (P4), é preenchido por tira (7) de PVC que determina a espessura da peça acabada. O molde (M) é mantido na posição ideal por meio de travas (8) elásticas.
Mais particularmente, o processo inovado utiliza chapa base (2) contígua ao vidro (4) temperado, sendo a tira (7) de PVC esticada no perímetro da chapa base (2), menos na linha superior (P4), para então sobrepor a segunda peça de vidro (5) temperado, todo esse conjunto fixado por travas (8) elásticas, de modo que o vão (6) para o envase seja delimitado pela chapa base (2) e pelo vidro (5). Uma vez preenchido, o vão (6) é envasado de forma que o acrílico líquido se funda à dita chapa base (2), daí formando chapa (1) única com duas cores (C1 e C2) bem definidas e delimitadas.
Em uma variação processual, os vidros (4 e 5) recebem cada um uma chapa base (2 e 3) sendo a tira (7) de PVC posicionada entre as mesmas gerando o vão (6) a ser envasado com uma terceira cor (C3) sólida ou não.
Em uma segunda variação processual, pode-se posicionar retalhos (R) de acrílico sobre a chapa base (2) e tal qual o primeiro processo citado envasar o molde (M) de forma que os retalhos se fundam a chapa base propriamente dita.
O envase dos moldes se dá em um tanque com água em banho-maria que propicia a solidificação adequada do material envasado.
Claims (3)
1. "PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE CHAPA ACRÍLICO MULTICORES", tem início com a inserção da matéria prima o Metil Metacrilato de Metila (MMA) em reator; em seguida, o MMA é colocado em misturador mecânico; o produto derivado do misturador é desgaseificado, para tanto sendo submetido à pressão negativa; nessa fase o produto está pronto para ir para o envase em molde (M) de vidro temperado, caracterizado pelo molde (M) conformado pela sobreposição de vidros (4 e 5) temperados recepcionar chapa base (2) contígua ao vidro (4) temperado, sendo a tira (7) de PVC esticada no perímetro da chapa base (2), menos na linha superior (P4), para então sobrepor a segunda peça de vidro (5) temperado, todo esse conjunto fixado por travas (8) elásticas, de modo que o vão (6) para o envase seja delimitado pela chapa base (2) e pelo vidro (5); uma vez preenchido, o vão (6) é envasado de forma que o acrílico líquido se funda à dita chapa base (2), daí formando chapa (1) única com duas cores (C1 e C2) bem definidas e delimitadas.
2. "PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE CHAPA ACRÍLICO MULTICORES" de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por em uma variação processual, os vidros (4 e 5) receberem cada um uma chapa base (2 e 3) sendo a tira (7) de PVC posicionada entre as mesmas gerando o vão (6) a ser envasado com uma terceira cor (C3) sólida ou não.
3. "PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE CHAPA ACRÍLICO MULTICORES" de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por em uma segunda variação processual se posicionar os retalhos (R) de acrílico sobre a chapa base (2) e, tal qual o primeiro processo citado envasar o molde (M) de forma que os retalhos se fundam a chapa base propriamente dita.
Priority Applications (1)
| Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
|---|---|---|---|
| BRPI0803044 BRPI0803044A2 (pt) | 2008-08-05 | 2008-08-05 | processo para obtenção de chapa acrìlico multicores |
Applications Claiming Priority (1)
| Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
|---|---|---|---|
| BRPI0803044 BRPI0803044A2 (pt) | 2008-08-05 | 2008-08-05 | processo para obtenção de chapa acrìlico multicores |
Publications (1)
| Publication Number | Publication Date |
|---|---|
| BRPI0803044A2 true BRPI0803044A2 (pt) | 2012-06-19 |
Family
ID=46230015
Family Applications (1)
| Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
|---|---|---|---|
| BRPI0803044 BRPI0803044A2 (pt) | 2008-08-05 | 2008-08-05 | processo para obtenção de chapa acrìlico multicores |
Country Status (1)
| Country | Link |
|---|---|
| BR (1) | BRPI0803044A2 (pt) |
-
2008
- 2008-08-05 BR BRPI0803044 patent/BRPI0803044A2/pt not_active IP Right Cessation
Similar Documents
| Publication | Publication Date | Title |
|---|---|---|
| CN105729848B (zh) | 单色射出机台采用中板隔色生产双色双硬度鞋底的方法 | |
| ES2504440T3 (es) | Lámina para etiquetas para procedimientos de embutición profunda | |
| JP6869088B2 (ja) | 絞り成型用ポリプロピレン系シーラントフィルム | |
| BRPI0909761A2 (pt) | processo de produção de um recipiente moldado por sopro e estiramento tendo em cabo moldado integralmente | |
| NO116233B (pt) | ||
| WO2010008264A1 (es) | Proceso para producir artículos de plástico moldeados, con paredes reforzadas por la inyección de termoplasticos espumados | |
| JPS59159309A (ja) | 多色表皮材の成形方法 | |
| BRPI0803044A2 (pt) | processo para obtenção de chapa acrìlico multicores | |
| JP2018501135A5 (pt) | ||
| CN101590694B (zh) | 应用环保材料制成收缩胶膜的制法改良及其装置 | |
| IT202000021172A1 (it) | Metodo per lo stampaggio di manufatti stratificati realizzati in materiale polimerico e relativo kit di stampaggio | |
| ES2396840B2 (es) | Procedimiento y dispositivo de compresión-inyección y pieza de revestimiento o decorativa obtenida para automóvil. | |
| CN201989280U (zh) | 太阳能热水器水箱发泡中部夹紧装置 | |
| CN106881827B (zh) | 一种外部气体辅助注塑模具的密封方法以及模具 | |
| JP2016107488A (ja) | ブロー成形方法 | |
| JPH0710692B2 (ja) | 耐熱性容器 | |
| KR102800897B1 (ko) | 멀티 레이어 아크릴 및 그 제조 방법 | |
| IT202100020207A1 (it) | Stampo di riscaldamento e saldatura | |
| CN214188241U (zh) | 一种用于注塑成型的组合式塑料模具 | |
| CN100450748C (zh) | 多口瓶的制作方法及其生产的瓶 | |
| CN211493492U (zh) | 一种象形鸳鸯的再生eva质景观浮标 | |
| US839748A (en) | Mold. | |
| JP6934936B2 (ja) | 熱収縮性フィルム | |
| BR102023023258A2 (pt) | Conjunto visual luminoso e método de fabricação | |
| CN206374148U (zh) | 一种建筑用的盲管注塑模具 |
Legal Events
| Date | Code | Title | Description |
|---|---|---|---|
| B10I | Withdrawal approved acc. art. 29 par.1 of the ipl | ||
| B03A | Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention | ||
| B08L | Application fees: final archiving |
Free format text: REFERENTE AO NAO RECOLHIMENTO DAS 3A, 4A E 5A ANUIDADES. |
|
| B08H | Application fees: decision cancelled |
Free format text: REFERENTE AO DESPACHO PUBLICADO NA RPI 2260 DE 29/04/2014. |
|
| B03G | Publication of an application: publication cancelled |