BRPI0721520B1 - Métodos e sistemas para correção de cor de telas com diferentes gamas de cores - Google Patents

Métodos e sistemas para correção de cor de telas com diferentes gamas de cores Download PDF

Info

Publication number
BRPI0721520B1
BRPI0721520B1 BRPI0721520-7A BRPI0721520A BRPI0721520B1 BR PI0721520 B1 BRPI0721520 B1 BR PI0721520B1 BR PI0721520 A BRPI0721520 A BR PI0721520A BR PI0721520 B1 BRPI0721520 B1 BR PI0721520B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
screens
color
image content
reference type
mastered
Prior art date
Application number
BRPI0721520-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Ingo Doser
Jurgen Stauder
Bongsun Lee
Original Assignee
Interdigital Madison Patent Holdings
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Interdigital Madison Patent Holdings filed Critical Interdigital Madison Patent Holdings
Publication of BRPI0721520A2 publication Critical patent/BRPI0721520A2/pt
Publication of BRPI0721520B1 publication Critical patent/BRPI0721520B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04NPICTORIAL COMMUNICATION, e.g. TELEVISION
    • H04N1/00Scanning, transmission or reproduction of documents or the like, e.g. facsimile transmission; Details thereof
    • H04N1/46Colour picture communication systems
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04NPICTORIAL COMMUNICATION, e.g. TELEVISION
    • H04N1/00Scanning, transmission or reproduction of documents or the like, e.g. facsimile transmission; Details thereof
    • H04N1/46Colour picture communication systems
    • H04N1/56Processing of colour picture signals
    • H04N1/60Colour correction or control
    • H04N1/6058Reduction of colour to a range of reproducible colours, e.g. to ink- reproducible colour gamut
    • GPHYSICS
    • G09EDUCATION; CRYPTOGRAPHY; DISPLAY; ADVERTISING; SEALS
    • G09GARRANGEMENTS OR CIRCUITS FOR CONTROL OF INDICATING DEVICES USING STATIC MEANS TO PRESENT VARIABLE INFORMATION
    • G09G5/00Control arrangements or circuits for visual indicators common to cathode-ray tube indicators and other visual indicators
    • G09G5/02Control arrangements or circuits for visual indicators common to cathode-ray tube indicators and other visual indicators characterised by the way in which colour is displayed
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04NPICTORIAL COMMUNICATION, e.g. TELEVISION
    • H04N1/00Scanning, transmission or reproduction of documents or the like, e.g. facsimile transmission; Details thereof
    • H04N1/46Colour picture communication systems
    • H04N1/465Conversion of monochrome to colour
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04NPICTORIAL COMMUNICATION, e.g. TELEVISION
    • H04N9/00Details of colour television systems
    • H04N9/64Circuits for processing colour signals

Abstract

métodos e sistemas para correção de cor de displays com diferentes gamas de cores são fornecidos métodos e sistemas para correção de cor em displays com diferentes gamas de cores. um método inclui executar correção de cor em conteúdo de imagem de fonte, utilizando pelo menos um entre um display do tipo não de referência tendo uma gama de cores não de referência e um display do tipo de referência tendo uma gama de cores de referência. a etapa de execução inclui masterizar (530) o conteúdo de imagem de fonte para fornecer conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nos displays do tipo de não referência tendo uma gama de cores de não referência. a etapa de execução inclui ainda gerar (586) metadados para um mapeamento de gama de cores que transforma em cor o conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nos displays do tipo de referência tendo uma gama de cores de referência. o conteúdo de imagem de fonte é masterizado somente para os displays do tipo não de referência tendo a gama de core de não referência .

Description

“MÉTODOS E SISTEMAS PARA CORREÇÃO DE COR DE TELAS COM DIFERENTES GAMAS DE CORES”
Esse pedido reivindica o benefício do pedido provisional US número de série 60/921.579, depositado em 3 de abril de 2007, que é incorporado a título de referência aqui na íntegra.
Os presentes princípios referem-se genericamente a telas de televisão e, mais particularmente, a métodos e sistemas para correção de cor para fornecer resultados previsíveis em telas com diferentes gamas de cor.
Na indústria de filmes hoje em dia, cores de conteúdo de filme são principalmente graduadas para telas com uma gama de cores única definida por cores de fósforo de tubo de raios catódicos (CRT), correspondendo ao padrão de cores da European Broadcasting Union (EBU) ou Society of Motion Picture and Television Engineers (SMPTE-C) para Definição de Padrão, e as cores da International Telecommunication Union (ITU) 709 para Alta definição. Esses são os padrões atuais para uso na determinação da gama de cores de referência (RCG) para telas. Entretanto, telas com gamas de cores não de padrão são atualmente prevalentes entre consumidores de conteúdo de filme.
Ao editar as cores de uma imagem em uma tela com uma gama de cores de referência diferente da gama de cores da tela alvo, as cores resultantes podem parecer insatisfatórias na tela alvo. Para ilustrar casos onde as cores resultantes podem parecer insatisfatórias, os dois casos a seguir são descritos.
O primeiro caso se refere a telas de consumidor tendo gamas de cores aproximadamente do mesmo tamanho que a tela de referência, porém as primárias de tela não são iguais às primárias de tela da cor de referência durante criação de conteúdo. Em tais circunstâncias, é desejável assegurar que as cores podem ser precisamente representadas nas telas de consumidor.
O segundo caso se refere à existência atual de telas de cor de gama ampla sendo utilizados no campo. Em tais circunstâncias, nenhum método existe para corrigir cor de telas de consumidor com relação a esses telas de cores de gama ampla. Por exemplo, tais telas de consumidor podem utilizar uma gama de cores de referência diferente porém podem ser capazes ou não de exibir mesmo cores de acordo com os padrões de cor de gama ampla.
Há uma analogia à situação quando televisão em cores foi inicialmente introduzida nos Estados Unidos. Um lote de conjuntos diferentes de primárias estava sendo utilizado naquela época que não permitiría um colorimétrico unificado. Entretanto, o empilhamento por um dos fabricantes de televisão principais de uma quantidade significativa de fósforos produzido por um fabricante de fósforo específico resultou na formação efetiva de um quase padrão e, então, finalmente um padrão (SMPTE-C). Entretanto, a Federal Communications Commission (FCC) nunca adotou isso e a indústria de fabricação de televisão teve que viver com essa dicotomia. Houve tentativas pela Society of Motion Picture and Television Engineers (SMPTE) para emular as cores da National Television System Committee (NTSC) em urn monitor SMPTE-C que eventualmente falhou devido a motivos de tecnologia naquela época.
A gama de cores de uma tela é determinada pela tecnologia de tela escolhida. Nesse momento, um consumidor teve a escolha entre as seguintes tecnologias (também mencionado aqui como “tipo de tela”) incluindo, por exemplo, tela de cristal líquido (LCD), Plasma, tubo de raios catódicos (CRT), processamento de luz digital (DLP) e tela refletivo de cristal de silício (SXRD). Entretanto, pode haver diferenças significativas entre diferentes tecnologias de tela, bem como entre dois representantes da mesma tecnologia de tela. Por exemplo, dois aparelhos de tela de cristal líquido podem ser equipados com diferentes conjuntos de fontes de luz. Um desses conjuntos de fontes de luz pode ser lâmpadas fluorescentes de cátodo frio (CCFL), onde a gama de cores depende principalmente dos fósforos utilizados. Historicamente, essas fontes de luz não permitiram o uso de uma gama de cores elevada. Na realidade, telas que utilizaram essas fontes de luz não puderam reproduzir todas as 709 cores, conforme o padrão de 709 cores International Telecommunication Union (ITU) para alta definição. Entretanto, os recentes desenvolvimentos trouxeram para o mercado produtos que utilizam as denominadas lâmpadas fluorescentes de cátodo frio de gama ampla (W-CCFL), onde a gama de cores é ainda maior do que a gama de 709 cores. Outro componente de tecnologia de tela de cristal líquido é o filtro de cor, que podería ser projetado para ter uma elevada saída de luz e, desse modo, uma elevada eficiência de luz com uma gama de cores estreita, ou podería ser projetado para ter uma eficiência de luz luminosa e uma gama de cores mais ampla. Outra tendência é que as unidades de contraluz (BLU’s) de CCFL da tela daquele LCD sejam substituídas por BLU’s de LED (Diodos de emissão de luz) RGB com uma gama de cores ainda mais elevada.
Telas de processamento de luz digitais e telas refletivos de cristal de silício (incluindo projeção traseira) sãa telas refletivos que filtram a luz que entra a partir de uma fonte de luz. Atualmente, há diferentes técnicas para aumentar a gama de cores desses dispositivos. Na realidade, atualmente, alguns das telas que empregam essas técnicas diferentes já têm uma gama aumentada de cores em comparação com a gama de cores de referência aplicável atual.
Com o advento de telas de gama ampla, tornou-se possível exibir uma faixa mais ampla de cores do que era possível anteriormente. O conteúdo de vídeo atual em digital video disks (DVD’s), transmissões de televisão e/ou via Protocolo de vídeo através da Internet (VOIP), são codificados em um espaço de cor com uma gama de cores de referência e, desse modo, seguem as regras que foram definidas há muitos anos quando a tela de cores de gama ampla não era exequível. Na realidade, até recentemente era difícil obter uma re produção mesmo da gama de cores de referência atual.
Como parece hoje, a situação mudou. Uma gama estendida de cores é exequível e há um desejo de utilizar a gama de cores mais ampla. Entretanto, em vez de escolher outro conjunto de primárias de gama de cores ampla, a tendência atual que parede ser preferida é o uso de padrões de cores abertos, não restritivos. Um exemplo de um tal padrão é XYZ para Cinema digital, ou xvYCC (IEC 61966-2-3) para televisão de consumidor. Outros exemplos incluem, por exemplo, sYCC (International Electrotechnical Commission (IEC) 61966-2-1), ITU-R BT.1361, ou e-sRGB (Photographic and Imaging Manufacturers Association (PIMA) 7667) para gráficos de computador e fotografia de imagem fixa.
Ao mesmo tempo, há variação significativa nas gamas de cores utilizadas em várias telas atualmente disponíveis. Até recentemente, a gama de cores foi determinada mais ou menos pelos fósforos do tubo de raios catódicos padrão. Atualmente, a faixa de cores capaz de ser exibida depende da tecnologia de tela utilizada e do desenho de hardware, como descrito acima. Voltando para a figura 1, medições de gama de cores de telas atualmente disponíveis são indicadas genericamente pelo numeral de referência 100. Como é evidente, há atualmente uma quantidade significativa de diferenças entre as medições de gama de cores atualmente disponíveis 100. Deve ser observado que nenhuma das gamas de cores dos várias telas disponíveis é igual à gama de cores de referência do material de fonte que, nesse exemplo, corresponde a ITU-R Bt 709. Com relação à figura 1, a tela com a gama de cores mais ampla era uma tela de cristal líquido em silício (LCOS) em teste, com um Verde amarelado, e uma tela de cristal líquido (LCD) com uma contraluz de gama ampla com um Verde ciânico.
Adicionalmente, telas atuais parecem simplesmente substituir as primárias de cor de referência especificadas pelo padrão aplicável pelas primárias de cores correspondendo aa tela respectivo (por exemplo, tipo de tela respectivo, gama de cores respectiva implementada naquele tela e assim por diante), similar ao passado e o uso de diferentes fósforos de tubo de raios catódicos. Como consequência, as cores não aparecem como deveríam. Isto é, as cores aparecem diferente do que o que pretendem parecer. Por exemplo, árvores de abeto parecem pinheiros, tomates parecem laranjas, e assim por diante. Entretanto, o mapeamento de primárias é o modo mais primitivo e mais barato de mapeamento de gama.
No caso de material com gama ampla em uma tela de gama ampla, há ainda um problema onde as cores podem ser exibidas incorretamente devido à gama de cores do material de gama ampla sendo diferente da gama de cores da tela de gama ampla. Na realidade, utilizando os padrões de cores não restritivos acima mencionados como xvYCC ou XYZ, é sempre possível que uma cor seja transmitida que não pode ser exibida em um ou mais telas de gama ampla específico.
Um método para correção de cores envolve formar em matriz 3x3 as primárias de fonte parra as primárias de tela (que, entretanto, exige uma linearização prévia de sinal de vídeo). Essa solução tem problemas quando as cores são transmitidas que estão além da gama de cores da gama de cores de tela. Como exemplo, considere uma tela com três primárias de Vermelho, Verde e Azul, onde a cor a ser exibida pode ser uma cor Verde (por exemplo, uma variação da cor primária Verde), e aquela cor pode estar fora da faixa de tela. O resultado típico dessa situação é que a cor a ser exibida pode ser limitada para suas faixas máximas respectivas. O problema se manifestará em uma reprodução de cor errada, em uma matiz, saturação e também erro de brilho. O efeito prejudicial será ainda pior se a cor aparecer em uma gradação (por exemplo, visto mais frequentemente em filmes animados), visto que um contorno falso também aparecerá. Um contorno falso é o aparecimento de uma estrutura ou objeto errôneo na imagem como resultado de artefatos no processamento de sinal de vídeo ou na tela.
Considere outro exemplo, como a seguir. Uma cor branca “azulada” é definida como a seguir: azul=max; vermelho=0.8*Max; e verde=Max, em uma tela de gama ampla, onde “max” representa o valor máximo permissível. Em uma tela de gama estreita que tem Azul menos saturado, isso resultará em uma limitação de azul, e o Branco se tornará Esverdeado. Esse problema é ilustrado na figura 3. Voltando para a figura 3, uma alteração de matiz em uma graduação branca azulada devido à restrição de gama de cores é indicada genericamente pelo numeral de referência 300. Em particular, o resultado desejado é mostrado na porção esquerda da figura 3 e é designado pelo numeral de referência 310, enquanto o resultado efetivo é mostrado na porção direita da figura 3 e é designado pelo numeral de referência 350. Como indicado pelo numeral de referência 380 e texto correspondente, Branco se torna Amarelo devido à limitação em Azul.
Portanto, é essencial que um modo adequado de mapeamento de gama de cores seja utilizado para renderizar cores na tela utilizado. Voltando para a figura 2, um mapeamento de gama de cores de exemplo é indicado genericamente pelo numeral de referência 200. A figura 2 mostra uma “Gama de cores 1” e uma “Gama de cores 2” como uma seção transversal, onde “Gama de cores 1” é mapeada em “Gama de cores 2” por intermédio de mapeamento de gama de cores. No mapeamento de gama de cores 100, a variação em luminância é mostrada com relação ao eixo geométrico vertical (tipicamente indicado como o eixo geométrico Y), e a variância em crominância é mostrada com relação ao eixo geométrico horizontal (tipicamente indicado como o eixo geométrico X). O exemplo fornecido é para uma “Gama de cores 2” menor do que a “Gama de cores 1”. Entretanto, deve ser reconhecido que o caso oposto também é possível, onde a “Gama de cores 2” é maior do que a “Gama de cores 1”.
Voltando para a figura 4, um diagrama de nível elevado exemplar que mostra o fluxo de trabalho para correção de cores utilizando uma tela tendo uma gama de cores de refe rência para conteúdo que pode ser subsequentemente exigido em uma tela com uma gama de cores diferentes do que a gama de cores de referência é indicada genericamente pelo numeral de referência 400.
O resultado indesejável do fluxo de trabalho de correção de cores 400 da figura 4 é que quando a corrige cores em uma tela com uma tela de cores de referência (RCG), as cores em uma tela com uma segunda gama de cores ou gama de cores 2 (CG2) serão reproduzidas incorretamente.
O fluxo de trabalho de correção de cores 400 envolve um lado de criação de conteúdo 480 e um lado de consumidor de conteúdo 490. Uma tela de RCG 482 é utilizado no lado de criação de conteúdo 480. Uma tela RCG 492 e uma tela CG2 494 são utilizados no lado de consumidor de conteúdo 590.
O conteúdo de fonte de imagem pode ser armazenado, por exemplo, em uma armazenagem de conteúdo de fonte de imagem 420. O conteúdo de imagem com correção de cor pode ser armazenado, por exemplo, em uma armazenagem de conteúdo de imagem com correção de cor 440.
Um módulo de correção de cor 430 gera o conteúdo que somente parece correto em uma tela do mesmo tipo e com a mesma gama de cores. Desse modo, as cores na tela CG2 não parecerão iguais às cores que foram corrigidas em cor na tela RCG. É muito provável que pelo menos algumas das cores na tela RCG2 serão limitadas e pelo menos algumas serão exibidas com a matiz errada.
O problema é ilustrado na figura 4 utilizando a “Imagem de esqui” que faz parte das imagens de teste de CIE TC8-03 em seu “Guidelines for the Evaluation of Gamut Mapping Algorithms”. É cortesia de Fujifilm Electronic Imaging Ltd. (UK). Como se pode ver, no lado de consumidor de conteúdo, a imagem pode ser recuperada somente corretamente em uma tela com RCG. A imagem parecerá incorreta e mostrará os artefatos acima mencionados se uma tela com uma gama de cores não igual a RCG (CG2) for utilizado para tela.
Essas e outras desvantagens e empecilhos da técnica anterior são tratados pelos presentes princípios, que são dirigidos a métodos e sistemas para correção de cor para fornecer resultados previsíveis em telas com gamas de cores diferentes.
De acordo com um aspecto dos presentes princípios, é fornecido um método para correção de cores. O método inclui executar correção de cor em conteúdo de imagem de fonte, utilizando pelo menos um entre uma tela do tipo não de referência tendo uma gama de cores não de referência e uma tela do tipo de referência tendo uma gama de cores de referência. A etapa de execução inclui masterizar o conteúdo de imagem de fonte para fornecer conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo não de referência tendo uma gama de cores não de referência. A etapa de execução inclui ainda gerar metadados para um mapeamento de gama de cores que transforma as cores do conteúdo de imagem com correção de cores masterizado para exibição em telas do tipo de referência tendo uma gama de cores de referência. O conteúdo de imagem de fonte é masterizado somente para as telas do tipo não de referência tendo a gama de cores não de referência.
De acordo com outro aspecto dos presentes princípios, é fornecido um método para correção de cor. O método inclui executar correção de cor em conteúdo de imagem de fonte, utilizando pelo menos um entre uma tela do tipo não de referência tendo uma gama de cores não de referência e uma tela do tipo de referência tendo uma gama de cores de referência. A etapa de execução inclui masterizar o conteúdo de imagem de fonte para fornecer conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo não de referência tendo uma gama de cores não de referência. A etapa de execução inclui ainda masterizar o conteúdo de imagem de fonte para fornecer conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo de referência tendo uma gama de cores de referência, utilizando um mapeamento de gama de cores aplicado ao conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo não de referência tendo a gama de cores não de referência.
De acordo ainda com outro aspecto dos presentes princípios, é fornecido um sistema para correção de cores. O sistema inclui um módulo de correção de cor para executar correção de cores em conteúdo de imagem de fonte, utilizando pelo menos um de uma tela do tipo não de referência com uma gama de cores não de referência e uma tela do tipo de referência com uma gama de cores de referência, para fornecer conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo não de referência com uma gama de cores não de referência. O sistema inclui ainda um módulo de mapeamento de gama de cores para executar um mapeamento de gama de cores para gerar metadados para um mapeamento de gama de cores subsequente que transforma as cores do conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição em telas do tipo de referência tendo uma gama de cores de referência. O conteúdo de imagem de fonte é masterizado somente para as telas do tipo não de referência com a gama de cores não de referência.
De acordo ainda com outro aspecto dos presentes princípios, é fornecido um sistema para correção de cores. O sistema inclui um módulo de correção de cor para executar correção de cor em conteúdo de imagem de fonte, utilizando pelo menos um de uma tela do tipo não de referência tendo uma gama de cores não de referência e uma tela do tipo de referência tendo uma gama de cores de referência, para fornecer conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo não de referência tendo uma gama de cores não de referência. O sistema inclui ainda um módulo de mapeamento de gama de cores para executar um mapeamento de gama de cores com relação ao conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo não de referên cia com a gama de cores não de referência para fornecer conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo de referência com uma gama de cores de referência.
Esses e outros aspectos, características e vantagens dos presentes princípios tornar-se-ão evidentes a partir da seguinte descrição detalhada de modalidades exemplares, que deve ser lida com relação aos desenhos em anexo.
Os presentes princípios podem ser entendidos melhor de acordo com as seguintes figuras exemplares, nas quais;
A figura 1 é um diagrama que mostra medições de gama de cores de telas atualmente disponíveis, de acordo com a técnica anterior;
A figura 2 é um diagrama que mostra um mapeamento de gama de cores de exemplo, de acordo com a técnica anterior;
A figura 3 é um diagrama que mostra uma alteração de matiz em uma graduação branca azulada devido à restrição de gama de cores, de acordo com a técnica anterior;
A figura 4 é um diagrama de nível elevado que mostra o fluxo de trabalho exemplar para correção de cor utilizando uma tela tendo uma gama de cores de referência para conteúdo que pode ser subsequentemente exibido em uma tela com uma gama de cores diferentes do que a gama de cores de referência, de acordo com a técnica anterior;
A figura 5 é um diagrama de nível elevado que mostra o fluxo de trabalho exemplar para correção de cores para obter um master para telas CG2 e metadados para telas RCG, de acordo com uma modalidade dos presentes princípios;
A figura 6 é um diagrama de nível elevado que mostra o fluxo de trabalho exemplar para correção de cor a fim de obter um master para telas CG2 e um master para telas RCG, de acordo com uma modalidade dos presentes princípios;
A figura 7 é um diagrama de nível elevado que mostra outro fluxo de trabalho exemplar para correção de cores para obter um master para telas CG2 e metadados para telas RCG, de acordo com uma modalidade dos presentes princípios; e
A figura 8 é um diagrama de nível elevado que mostra outro fluxo de trabalho exemplar para correção de cores para obter um master para telas CG2 e um master para telas RCG, de acordo com uma modalidade dos presentes princípios.
Os presentes princípios são dirigidos a métodos e sistemas para correção de cor para fornecer resultados previsíveis em telas com gamas de cores diferentes.
A presente descrição ilustra os presentes princípios. Será desse modo reconhecido que aqueles versados na técnica serão capazes de idealizar vários arranjos que, embora não descritos explicitamente ou mostrados aqui, incorporam os presentes princípios e são incluídos em seu espírito e escopo.
Todos os exemplos e linguagem condicional mencionados aqui são destinados a fi nalidades pedagógicas para auxiliar o leitor a entender os presentes princípios e os conceitos contribuídos pelo(s) inventor(es) para incrementar a técnica, e devem ser interpretados como sendo sem limitação a tais exemplos e condições especificamente mencionadas.
Além disso, todas as declarações da presente invenção que mencionam princípios, aspectos e modalidades dos presentes princípios, bem como exemplos específicos dos mesmos, pretendem abranger equivalentes tanto estruturais como funcionais dos mesmos. Adicionalmente, pretende-se que tais equivalentes incluam tanto equivalentes atualmente conhecidos como equivalentes desenvolvidos no futuro, isto é, quaisquer elementos desenvolvidos que executem a mesma função, independente de estrutura.
Desse modo, por exemplo, será reconhecido por aqueles versados na técnica que os diagramas de blocos apresentados aqui representam vistas conceptuais de conjuntos de circuitos ilustrativos que incorporam os presentes princípios. Similarmente, será reconhecido que quaisquer fluxogramas, diagramas de fluxo, diagramas de transição de estado, pseudocódigo, e similar representam vários processos que podem ser substancialmente representados em meios legíveis por computador e assim executados por um computador ou processador, quer esse computador ou processador seja explicitamente mostrado ou não.
As funções dos vários elementos mostrados nas figuras podem ser fornecidas através do uso de hardware dedicado bem como hardware capaz de executar software em associação a software apropriado. Quando fornecido por um processador, as funções podem ser fornecidas por um processador dedicado único, por um processador compartilhado único, ou por uma pluralidade de processadores individuais, alguns dos quais podem ser compartilhados. Além disso, o uso explícito do termo “processador” ou “controlador” não deve ser interpretado como se referindo exclusivamente a hardware capaz de executar software, e pode implicitamente incluir, sem limitação, hardware de processador de sinais digitais (“DSP”), memória somente de leitura (“ROM”) para armazenar software, memória de acesso aleatório (“RAM”), e armazenagem não volátil.
Outro hardware, convencional e/ou customizado, também pode ser incluído. Similarmente, quaisquer comutações mostradas nas figuras são conceptuais somente. Sua função pode ser realizada através da operação de lógica de programa, através de lógica dedicada, através da interação de controle de programa e lógica dedicada, ou mesmo manualmente, a técnica específica sendo selecionável pelo implementador como entendido mais especificamente a partir do contexto.
Nas reivindicações do presente, qualquer elemento expresso como meio para executar uma função especificada pretende abranger qualquer modo de executar essa função incluindo, por exemplo a) uma combinação de elementos de circuito que executa essa função ou b) software em qualquer forma, incluindo, portanto, firmware, microcódigo ou similar, combinado com conjunto de circuitos apropriado para executar esse software para executar a função. Os presentes princípios como definido por tais reivindicações residem no fato de que as funcionalidades fornecidas pelos vários meios mencionados são combinadas e unidas no modo que as reivindicações exigem. É desse modo considerado que qualquer meio que pode fornecer essas funcionalidades é equivalente àqueles mostrados aqui.
referência no relatório descritivo a “uma modalidade” dos presentes princípios significa que uma característica, estrutura, aspecto específico, e assim por diante descrito com relação à modalidade é incluído pelo menos em uma modalidade dos presentes princípios. Desse modo, os aparecimentos da frase “em uma modalidade” que aparecem em vários lugares em todo relatório descritivo não estão necessariamente se referindo à mesma modalidade.
Como utilizado aqui, o acrônimo “CG” indica “gama de cores”, o acrônimo “CGM” indica “Mapeamento de gama de cores”, o acrônimo “RCG” indica “gama de cores de referência”!, e o acrônimo “CG2” indica “gama de cores 2”.
Também, como utilizado aqui, a frase “telas de RCG” se refere a telas tendo um tipo de gama indicado como uma gama de cores de referência (RCG), enquanto a frase “telas de CG2” se refere a telas com um tipo de gama indicado como uma segunda gama de cores, a segunda gama de cores sendo diferente da gama de cores de referência.
Deve ser reconhecido que embora a revelação fornecida aqui seja substancialmente descrita com relação à, por exemplo, uma versão de imagem para telas de RCG, e uma versão de imagem para telas de CG2, ou metadados para reconstruir a imagem para telas de CG2, dada à variedade de telas de consumidor disponíveis, mais de uma versão CG2 pode ser gerada, enquanto mantém o espírito dos presentes princípios.
Além disso, como utilizado aqui, a frase “gama de 709 cores” e variações da mesma indicam 709 cores que, por sua vez, indicam o cubo de cores definido pelas três primárias de fósforo e o ponto branco definido em ITU-R Bt.709.
Também, como utilizado aqui, com relação à transmissão e recebimento de metadados, a frase “em banda” se refere à transmissão e/ou recebimento de tais metadados juntamente com o conteúdo de imagem com correção de cor a ser exibido por um dispositivo de consumidor. Ao contrário, a frase “fora de banda” se refere à transmissão e/ou recebimento dos metadados separadamente com relação ao conteúdo de imagem com correção de cor a ser exibida por um dispositivo de consumidor.
Além disso, como utilizado aqui, as frases “correção de cor” e “graduação de cor” se referem, de forma intercambiável, ao processo criativo durante pós-produção para sintonizar cores de modo que a imagem expresse a intenção criativa.
Adicionalmente, como utilizado aqui, a frase “master” se refere a conteúdo de tela masterizado, onde o conteúdo de tela é masterizado para uma gama de cores específica como, por exemplo, RCG ou CG2.
Também, como utilizado aqui, o termo “metadados” se refere a dados como,k por exemplo, número inteiro, valores não de número inteiro, e/ou valores Booleanos, utilizados para controlar, ligar ou desligar mecanismos de processamento de cores, e modificar a funcionalidade desses. Além disso, metadados podem incluir uma especificação de uma tabela de mapeamento.
Por exemplo, em uma modalidade, uma tabela de mapeamento de cores pode ser realizada por meio de uma 3-D LUT (Tabela de consulta tridimensional). Essa LUT é utilizada para receber três valores de entrada, cada valor representando um componente de cor, Vermelho, Verde ou Azul, e produzir um tripleto predefinido de valores de saída, por exemplo, Vermelho, Verde e azul, para cada tripleto de entrada individual de Vermelho, Verde e azul. Nesse caso, os metadados da criação de conteúdo para consumidor incluiriam então uma especificação de LUT.
Outra modalidade pode envolver a especificação de uma função de mapeamento como, por exemplo, conjunto de circuitos e/ou assim por diante para executar um “GOG” (Ganho, deslocamento, gama), que é definido como a seguir:
Vout = Ganho*(Deslocamento + Vin)AGama, para cada componente de cor.
Nesse caso, os metadados incluiriam 9 valores, um conjunto de Ganho, Deslocamento e Gama para cada um dos três componentes de cor.
Evidentemente, os presentes princípios não são limitados às modalidades precedentes e dados os ensinamentos dos presentes princípios fornecidos aqui, outras modalidades que envolvem outras implementações de metadados são prontamente consideradas por uma pessoa com conhecimentos comuns nessa e em técnicas relacionadas, enquanto mantém o espírito dos presentes princípios.
Além disso, como utilizado aqui, a frase “correção de cor” se refere a um procedimento criativo parra escolher manualmente as cores certas (preferidas) no lado de criação de conteúdo (versus o lado de consumo do consumidor). Por conseguinte, a frase “módulo de correção de cor” e frases similares se referem à estrutura exigida para um colorista corrigir manualmente tais cores. Desse modo, tal estrutura pode envolver uma interface apresentada ao colorista como uma interface de usuário gráfico (GUI), meio de seleção para permitir que o colorista faça seleções em relação à, por exemplo, cores a serem substituídas e/ou modificadas, e meio de implementação para implementar as seleções feitas pelo colorista. O meio de seleção pode incluir um ou mais dos seguintes: um teclado; um bloco de teclas; um mouse; botões; comutadores; e assim por diante.
Como observado acima, os presentes princípios são dirigidos a um método e sistema para correção de cor a fim de fornecer resultados previsíveis em telas com gamas de cores diferentes. Os presentes princípios corrigem diferenças em cores entre telas alvo diferentes. Deve ser reconhecido que os presentes princípios são dirigidos a conteúdo atual (por exemplo, tecnologias e tipos de codificação) e telas (por exemplo, tipos de tela, e diferenças entre os mesmos, bem como tipos de tela diferentes, resultando, por exemplo, de hardware, software e assim por diante) bem como conteúdo e telas futuros, visto que se referem ao uso de gamas de cores diferentes.
Em uma modalidade, os presentes princípios podem ser utilizados para tratar de um problema exemplar onde a correção de cor deve ser executada em uma tela com uma gama de cores de referência, entretanto, as cores corrigidas devem ser exibidas em uma tela com uma gama de cores diferentes do que a gama de cores de referência utilizada para correção de cores.
Voltando para a figura 5, um diagrama de nível elevado que mostra o fluxo de trabalho exemplar parra correção de cor para obter um master para telas de CG2 e metadados para telas de RCG é indicado genericamente pelo numeral de referência 500.
O fluxo de trabalho de correção de cor 500 envolve um lado de criação de conteúdo 580 e um lado de consumidor de conteúdo 590. A correção de cores 530 é feita com base em uma gama de cores para telas de CG2. Uma tela de CG2 584 será fixado diretamente à ferramenta de correção de cores. Um CGM 586 é utilizado para mapear o conteúdo de uma gama de cores para exibição em tela de CG2 584 para uma gama de cores para exibição em tela de RCG 582, e o conteúdo de imagem resultante é então utilizado para distribuição/armazenagem em armazenagem de conteúdo de imagem com correção de cores 540. Uma tela de RCG 592 e uma tela de CG2 594 são utilizados no lado de consumidor de conteúdo 590.
Na modalidade, o uso dos presentes princípios provê uma diferença de cor controlável entre o conteúdo exibido na tela de RCG 592 e a tela de CG2 594 no lado de consumidor de controle 590. Como mencionado acima, a modalidade envolve o uso de um master, isto é, uma versão de conteúdo masterizado, para (uso por) telas de CG2 e metadados 510 para (uso por) telas de RCG.
Os metadados 510 descrevem uma transformação de conteúdo de imagem com correção de cor para telas de CG2, em cores destinadas a telas de RCG. Desse modo, os metadados 510 podem descrever, por exemplo, a diferença entre as cores para uma tela de CG2 e uma tela de RCG.
O conteúdo de fonte de imagem pode ser armazenado, por exemplo, em uma armazenagem de conteúdo de fonte de imagem 520. O conteúdo de imagem com correção de cor pode ser armazenado, por exemplo, em uma armazenagem de conteúdo de imagem com correção de cor 540. Os metadados 510 podem ser armazenados, por exemplo, em uma armazenagem de metadados 517.
Um módulo de correção de cores 530 é utilizado para criar o master CG2 por escolher as cores certas. Isso pode ser feito por um colorista em uma instalação de Intermediá rios digitais.
No lado de criação de conteúdo 580, o conteúdo masterizado de CG2 e os metadados para as telas de RCG são aplicados em um módulo de CGM 586 que executa um mapeamento de gama de cores de modo que o conteúdo masterizado de CG2 é corrigido em cor para exibição na tela de RCG 582.
No lado do consumidor de conteúdo 590, o conteúdo masterizado de CG2 e os metadados 510 para as telas RCG são aplicados em um módulo de CGM 596 que executa um mapeamento de gama de cores de modo que o conteúdo masterizado de CG2 é corrigido em cor para exibição na tela RCG 592. O módulo CGM 596 recebe informações sobre uma especificação de transformação por intermédio de metadados 510. Esses metadados 510 são derivados da especificação de transformação utilizada no CGM 586 no lado de criação de conteúdo.
Além disso, no lado de consumidor de conteúdo 590, o conteúdo masterizado CG2 é fornecido diretamente aa tela de CG2 594 sem o uso ou necessidade dos metadados 510 ou um mapeamento de gama de cores.
Voltando para a figura 6, um diagrama de nível elevado que mostra o fluxo de trabalho exemplar para correção de cor para obter um master para telas de CG2 e um master para telas de RCG é indicado genericamente pelo numeral de referência 600.
O fluxo de trabalho de correção de cor 600 envolve um lado de criação de conteúdo 680 e um lado de consumidor de conteúdo 690. Uma tela de RCG 682 é utilizado no lado de criação de conteúdo 680. Além disso, uma tela de CG2 684 será utilizado no lado de criação de conteúdo 580 para visualização de prova do conteúdo destinado a telas de RCG de consumidor. Uma tela de RCG 692 e uma tela de CG2 694 são utilizados no lado de consumidor de conteúdo 690.
Em uma modalidade, a correção de cor resultará em um master para telas de CG2 (coma tela de CG2 694), e um master para telas de RCG (coma tela de RCG 692). Em uma modalidade, o master para as telas RCG seria um derivado do master para telas de CG2. A abordagem da figura 6 provê uma diferença de cor controlada entre uma tela de CG2 de consumidor e uma tela de RCG 590, como a característica distintiva. A qualidade da precisão de cor está sujeita às especificações de CG2 utilizadas para correção de cor casando com aquelas utilizadas no campo, ou a tela no campo sendo calibrado para a especificação utilizada para correção de cor.
O conteúdo de fonte de imagem pode ser armazenado, por exemplo, em uma armazenagem de conteúdo de fonte de imagem 620. O conteúdo de imagem com correção de cor para telas de RCG, isto é, o master para telas de RCG, pode ser armazenado, por exemplo, em uma armazenagem de conteúdo de imagem com correção de cor 645. O conteúdo de imagem com correção de cor para telas de CG2, isto é, o master para telas de CG2, pode ser armazenado, por exemplo, em uma armazenagem de conteúdo de imagem com correção de cor 640.
No lado de criação de conteúdo, um módulo de correção de cor 630 gera o master de CG2. Além disso, no lado de criação de conteúdo 680, o conteúdo masterizado de CG2 é aplicado a um módulo de CGM 686 que executa um mapeamento de gama de cores para gerar o master de RCG, de modo que o conteúdo masterizado de CG2 é corrigido em cor para exibição na tela de RCG 682.
No lado de consumidor de conteúdo 690, o conteúdo masterizado de RCG é fornecido diretamente aa tela de RCG 692 sem a necessidade de um mapeamento de gama de cores, e o conteúdo masterizado de CG2 é fornecido diretamente aa tela de CG2 694 sem a necessidade de um mapeamento de gama de cores.
Há uma especificação singular para a tela de RCG, e ainda múltiplas especificações terão de ser consideradas para telas de CG2 assim, em uma modalidade, seria vantajoso se a versão “mãe” fosse a versão para telas de RCG. Em algumas circunstâncias, o processo de correção de cor pode ser um pouco incômodo uma vez que as cores estão sendo modificadas com mapeamento não linear entre a correção de cor e a tela de referência. Algumas cores podem não mudar como inicialmente esperado pelo colorista. Entretanto, não haverá cores no master que não possam ser exibidas por uma tela com CG2, nem haverá uma cor que não possa ser exibida por uma tela de RCG. Esse é um benefício real dessa abordagem.
Voltando para a figura 7, um diagrama de nível elevado que mostra o fluxo de trabalho exemplar para correção de cor para obter um master para telas de CG2 e metadados para telas de RCG é indicado genericamente pelo numeral de referência 700.
O fluxo de trabalho de correção de cor 700 envolve um lado de criação de conteúdo 780 e um lado de consumidor de conteúdo 790. Uma tela de RCG 782, utilizando simulação de CG2 via um módulo CGM 786, é utilizado no lado de criação de conteúdo 780. Alternativamente ou além disso, uma tela de CG2 pode ser utilizado no lado de criação de conteúdo 780. Uma tela de RCG 792 e uma tela de CG2 794 são utilizados no lado de consumidor de conteúdo 790.
Na modalidade, o uso dos presentes princípios provê um casamento de cor substancial entre o conteúdo exibido na tela de RCG 792 e a tela de CG2 794 no lado de consumidor de conteúdo 790. Como observado acima, a modalidade envolve o uso de um master, isto é, uma versão de conteúdo masterizado, para (uso por) telas de CG2 e metadados 710 para (uso por) telas de RCG.
Os metadados 710 descrevem uma transformação de conteúdo de fonte de imagem em conteúdo de imagem com correção de cor. O conteúdo de fonte de imagem se refere a cores para telas de CG2 e o conteúdo de imagem com correção de cor se refere a co res para telas de RCG. Desse modo, os metadados 710 podem descrever, por exemplo, a diferença entre as cores para uma tela de CG2 e uma tela de RCG.
O conteúdo de fonte de imagem pode ser armazenado, por exemplo, em uma armazenagem de conteúdo de fonte de imagem 720. O conteúdo de imagem com correção de cor pode ser armazenado, por exemplo, em uma armazenagem de conteúdo de imagem com correção de cor 740. Os metadados 710 podem ser armazenados, por exemplo, em uma armazenagem de metadados 717
Um módulo de correção de cor 730 gera o master CG2 e os metadados para telas de RCG.
No lado de criação de conteúdo 780, o conteúdo masterizado de CG2 e os metadados para as telas de RCG são aplicados a um módulo de CGM 786 que executa um mapeamento de gama de cores de modo que o conteúdo masterizado de CG2 é corrigido em cor para exibição na tela de RCG 782.
No lado de consumidor de conteúdo 790, o conteúdo masterizado de CG2 e os metadados 710 para as telas de RCG são aplicados a um módulo de CGM 796 que executa um mapeamento de gama de cores de modo que o conteúdo masterizado de CG2 é corrigido em cor para exibição na tela de RCG 792.
Além disso, no lado de consumidor de conteúdo 790, o conteúdo masterizado de CG2 é fornecido diretamente aa tela de CG2 794 sem o uso ou necessidade dos metadados 510 ou um mapeamento de gama de cores.
Voltando para a figura 8, um diagrama de nível elevado que mostra o fluxo de trabalho exemplar para correção de cor para obter um master para telas de CG2 e um master para telas de RCG é indicado genericamente pelo numeral de referência 800.
O fluxo de trabalho de correção de cor 800 envolve um lado de criação de conteúdo 880 e um lado de consumidor de conteúdo 890. Uma tela de RCG 882 é utilizado no lado de criação de conteúdo 880. Uma tela de RCG 892 e uma tela de CG2 894 são utilizados no lado de consumidor de conteúdo 890.
Em uma modalidade, a correção de cor resultará em um master para telas de CG2 (coma tela de CG2 894), e um master para telas de RCG (coma tela de RCG 892). Em uma modalidade, o master para as telas de RCG seria um derivado do master para telas de CG2. A abordagem da figura 8 provê um casamento entre uma tela de CG2 de consumidor e uma tela de RCG. A qualidade do casamento está sujeita às especificações de CG2 utilizadas para correção de cor casando com aquelas utilizadas no campo, ou a tela no campo sendo calibrado para a especificação utilizada para correção de cor.
O conteúdo de fonte de imagem pode ser armazenado, por exemplo, em uma armazenagem de conteúdo de fonte de imagem 820. O conteúdo de imagem com correção de cor para telas de RCG, isto é, o master parra telas de RCG, pode ser armazenado, por e xemplo, em uma armazenagem de conteúdo de imagem com correção de cor 845. O conteúdo de imagem com correção de cor para telas de CG2, isto é, o master para telas de CG2, pode ser armazenado, por exemplo, em uma armazenagem de conteúdo de imagem com correção de cor 840.
No lado de criação de conteúdo, um módulo de correção de cor 830 gera o master de CG2. Além disso, no lado de criação de conteúdo 880, o conteúdo masterizado de CG2 é aplicado a um módulo de CGM 886 que executa um mapeamento de gama de cores para gerar o master de RCG, de modo que o conteúdo masterizado de CG2 é corrigido em cor para exibição na tela de RCG 882.
No lado de consumidor de conteúdo 890, o conteúdo masterizado de RCG é fornecido diretamente aa tela de RCG 892 sem a necessidade de um mapeamento de gama de cores, e o conteúdo masterizado de CG2 é fornecido diretamente aa tela de CG2 894 sem a necessidade de um mapeamento de gama de cores.
Há uma especificação singular para a tela de RCG, e ainda múltiplas especificações terão de ser consideradas para telas de CG2 de modo que, em uma modalidade, seria vantajoso se a versão “mãe” fosse a versão para telas de RCG. Em algumas circunstâncias, o processo de correção de cor pode ser um pouco incômodo uma vez que as cores estão sendo modificadas com mapeamento não linear entre a correção de cor e a tela de referência. Algumas cores podem não mudar como inicialmente esperado pelo colorista. Entretanto, não haverá cores no master que não possam ser exibidas por uma tela com CG2, nem haverá uma cor que não possa ser exibida por uma tela de RCG. Esse é um benefício real dessa abordagem
No lado do consumidor de conteúdo, o conjunto de circuitos será fornecido que conecta a fonte de sinal com uma tela de CG2. Esse conjunto de circuitos pode ser implementado em hardware e/ou software, e provê a transformação de sinais para gerar a versão de CG2 necessária da imagem para telas de RCG.
Essas e outras características e vantagens dos presentes princípios podem ser prontamente determinados por uma pessoa com conhecimentos comuns na técnica pertinente com base nos ensinamentos da presente invenção. Deve ser entendido que os ensinamentos dos presentes princípios podem ser implementados em várias formas de hardware, software, firmware, processadores de propósito especial, ou combinações dos mesmos.
Mais preferivelmente, os ensinamentos dos presentes princípios são implementados como uma combinação de hardware e software. Além disso, o software pode ser implementado como um programa de aplicação incorporado de forma tangível em uma unidade de armazenagem de programa. O programa de aplicação pode ser uploaded para e executado por uma máquina que compreende qualquer arquitetura apropriada. Preferivelmente, a máquina é implementada em uma plataforma de computador tendo hardware como uma ou mais unidades de processamento central (“CPU”), uma memória de acesso aleatória (“RAM”), e interfaces de entrada/saída (“I/O”). A plataforma de computador pode incluir também um sistema operacional e código de microinstrução. Os vários processos e funções descritos aqui podem fazer parte do código de microinstrução ou parte do programa de aplicação, ou qualquer combinação dos mesmos, que pode ser executado por uma CPU. Além disso, várias outras unidades periféricas podem ser conectadas à plataforma de computador como uma unidade de armazenagem de dados adicional e uma unidade de impressão.
Deve ser adicionalmente entendido que, como alguns dos componentes de sistema constituintes e métodos representados nos desenhos em anexo são preferivelmente implementados em software, as conexões efetivas entre os componentes de sistema ou os blocos de função de processo podem diferir dependendo do modo no qual os presentes princípios são programados. Dados os ensinamentos da presente invenção, uma pessoa com conhecimentos comuns na técnica pertinente será capaz de considerar essas implementações e implementações ou configurações similares dos presentes princípios.
Embora as modalidades ilustrativas tenham sido descritas aqui com referência aos desenhos em anexo, deve ser entendido que os presentes princípios não são limitados àquelas modalidades precisas, e que várias alterações e modificações podem ser efetuadas na mesma por uma pessoa com conhecimentos comuns na técnica pertinente sem se afastar do escopo ou espírito dos presentes princípios. Todas essas alterações e modificações pretendem estar incluídas no escopo dos presentes princípios como exposto nas reivindicações apensas.

Claims (10)

REIVINDICAÇÕES
1. Método para correção de cores, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende:
executar correção de cores em conteúdo de imagem de fonte, utilizando pelo menos um de uma tela do tipo de não referência tendo uma gama de cores de não referência e uma tela do tipo de referência tendo uma gama de cores de referência, em que a etapa de execução compreende:
masterizar (530) o conteúdo de imagem de fonte para fornecer conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo de não referência tendo uma gama de cores de não referência; e gerar (586) metadados para um mapeamento de gama de cores que transforma em cor o conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo de referência tendo uma gama de cores de referência, em que o conteúdo de imagem de fonte é masterizado somente para as telas do tipo de não referência tendo a gama de cores de não referência.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que os metadados são fornecidos aas telas do tipo de referência para consumo final pelo menos um entre em banda e fora de banda com relação ao conteúdo de imagem com correção de cor masterizado.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a etapa de executar a correção de cor compreende ainda executar (586) o mapeamento de gama de cores utilizando os metadados para verificar um resultado da correção de cor, quando o conteúdo de tela é renderizado na tela do tipo de referência.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o mapeamento de gama de cores é aplicado durante a correção de cor e consumo subsequente de consumidor.
5 29. Sistema, de acordo com a reivindicação 25, CARACTERIZADO pelo fato de que as telas do tipo de referência e as telas do tipo não de referência são pelo menos um entre telas de cristal líquido, telas de plasma, telas de tubo de raios catódicos, telas de processamento de luz digital, telas de diodo de emissão de luz orgânicos, telas de cristal líquido em silício, e telas de amplificador de luz de imagem de acionamento direto.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que as telas do tipo de referência e as telas do tipo não de referência são pelo menos um entre telas de cristal líquido, telas de plasma, telas de tubo de raios catódicos, telas de processamento de luz digital, telas de diodo de emissão de luz orgânicos, telas de cristal líquido em silício, e telas de amplificador de luz de imagem de acionamento direto.
6. Método para correção de cores, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende:
executar correção de cor em conteúdo de imagem de fonte, utilizando pelo menos um de uma tela do tipo de não referência tendo uma gama de cores de não referência e uma tela do tipo de referência tendo uma gama de cores de referência;
em que a etapa de execução compreende:
masterizar (630) o conteúdo de imagem de fonte para fornecer conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo de não referência tendo uma gama de cores de não referência; e masterizar o conteúdo de imagem de fonte para fornecer conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo de referência tendo uma gama de cores de referência, utilizando um mapeamento de gama de cores aplicado ao conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo de não referência tendo a gama de cores de não referência (686).
7. Método, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que o conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo de referência tendo a gama de cores de referência é utilizado diretamente por um dispositivo de consumidor.
8. Método, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que o conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo de referência tendo a gama de cores de referência é reconstruído por um dispositivo de consumidor antes de exibição pelo dispositivo consumidor, utilizando metadados e o conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo não de referência tendo a gama de cores de não referência.
9. Método, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que a etapa de masterizar o conteúdo de imagem de fonte compreende renderizar o conteúdo de imagem com correção de cor masterizado na tela do tipo de referência utilizando um mapeamento de gama de cores que simula a tela do tipo de não referência na tela do tipo de referência.
10. Método, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que as telas do tipo de referência e as telas do tipo de não referência são pelo menos um entre telas de cristal líquido, telas de plasma, telas de tubo de raios catódicos, telas de processamento de luz digital, telas de diodo de emissão de luz orgânicos, telas de cristal líquido em silício, e telas de amplificador de luz de imagem de acionamento direto.
11. Método, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que o conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo de referência tendo a gama de cores de referência é um derivado do conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo de não referência tendo a gama de cor de não referência.
12. Sistema para correção de cor, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende:
um módulo de correção de cor (530) para executar correção de cor em conteúdo de imagem de fonte, utilizando pelo menos um entre uma tela do tipo não de referência tendo uma gama de cores de não referência e uma tela do tipo de referência tendo uma gama de cores de referência, para fornecer conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo de não referência tendo uma gama de cores de não referência; e um módulo de mapeamento de gama de cores (586) para executar um mapeamento de gama de cores para gerar metadados para um mapeamento de gama de cores subsequente que transforma em cor o conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo de referência tendo uma gama de cores de referência;
em que o conteúdo de imagem de som é masterizado somente para as telas do tipo de não referência tendo a gama de cores de não referência.
13. Sistema, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO pelo fato de que os metadados são fornecidos aas telas do tipo de referência para consumo final pelo menos um entre em banda e fora de banda com relação ao conteúdo de imagem com correção de cor masterizado.
14. Sistema, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO pelo fato de que as telas do tipo de referência e as telas do tipo de não referência são pelo menos um entre telas de cristal líquido, telas de plasma, telas de tubo de raios catódicos, telas de processamento de luz digital, telas de diodo de emissão de luz orgânicos, telas de cristal líquido em silício, e telas de amplificador de luz de imagem de acionamento direto.
15. Sistema para correção de cor, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende:
um módulo de correção de cor (630) para executar correção de cor em conteúdo de imagem de fonte, utilizando pelo menos um entre uma tela do tipo não de referência tendo uma gama de cores de não referência e uma tela do tipo de referência tendo uma gama de cores de referência, para fornecer conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo de não referência tendo uma gama de cores de não referência; e um módulo de mapeamento de gama de cores (686) para executar um mapeamento de gama de cores para executar um mapeamento de gama de cores com relação ao conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo não de referência tendo a gama de cor não de referência para fornecer conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo de referência tendo uma gama de cores de referência.
16. Sistema, de acordo com a reivindicação 15, CARACTERIZADO pelo fato de que o conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo de referência tendo a gama de cores de referência é utilizado diretamente por um dispositivo de consumidor.
17. Sistema, de acordo com a reivindicação 15, CARACTERIZADO pelo fato de que o conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo de referência tendo a gama de cores de referência é reconstruído por um dispositivo de consumidor antes do uso pelo dispositivo de consumidor, utilizando metadados e o conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo não de referência tendo a gama de cores não de referência.
18. Sistema, de acordo com a reivindicação 15, CARACTERIZADO pelo fato de que as telas do tipo de referência e as telas do tipo não de referência são pelo menos um entre telas de cristal líquido, telas de plasma, telas de tubo de raios catódicos, telas de processamento de luz digital, telas de diodo de emissão de luz orgânicos, telas de cristal líquido em silício, e telas de amplificador de luz de imagem de acionamento direto.
19. Sistema, de acordo com a reivindicação 15, CARACTERIZADO pelo fato de que o conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo de referência tendo a gama de cores de referência é um derivado do conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo não de referência tendo a gama de cores não de referência.
20. Sistema para correção de cor, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende:
meio para executar correção de cor em conteúdo de imagem de fonte, utilizando pelo menos um entre uma tela do tipo não de referência tendo uma gama de cores não de referência e uma tela do tipo de referência tendo uma gama de cores de referência;
em que o meio para executar a correção de cor compreende:
meio para masterizar o conteúdo de imagem de fonte para fornecer conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo não de referência tendo uma gama de cores não de referência; e meio para gerar metadados para um mapeamento de gama de cores que transforma em cor o conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição em telas do tipo de referência tendo uma gama de cores de referência, em que o conteúdo de imagem de fonte é masterizado somente para as telas do tipo não de referência tendo a gama de cores não de referência.
21. Sistema, de acordo com a reivindicação 20, CARACTERIZADO pelo fato de que o meio para executar correção de cor compreende ainda meio para executar o mapeamento de gama de cores utilizando os metadados para verificar um resultado da correção de cor, quando o conteúdo de tela é renderizado na tela do tipo de referência.
22. Sistema, de acordo com a reivindicação 20, CARACTERIZADO pelo fato de que o meio para executar correção de cor compreende ainda meio para executar o mapeamento de gama de cores utilizando os metadados para verificar um resultado da correção de cor, quando o conteúdo de tela é renderizado na tela do tipo de referência.
23. Sistema, de acordo com a reivindicação 20, CARACTERIZADO pelo fato de que o mapeamento de gama de cores é aplicado durante a correção de cor e consumo subsequente do consumidor.
24. Sistema, de acordo com a reivindicação 20, CARACTERIZADO pelo fato de que as telas do tipo de referência e as telas do tipo não de referência são pelo menos um entre telas de cristal líquido, telas de plasma, telas de tubo de raios catódicos, telas de processamento de luz digital, telas de diodo de emissão de luz orgânicos, telas de cristal líquido em silício, e telas de amplificador de luz de imagem de acionamento direto.
25. Sistema para correção de cor, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende:
meio para executar correção de cor em conteúdo de imagem de fonte, utilizando pelo menos um entre uma tela do tipo de não referência tendo uma gama de cores de não referência e uma tela do tipo de referência tendo uma gama de cores de referência, em que o meio para executar correção de cor compreende:
meio para masterizar o conteúdo de imagem de fonte para fornecer conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo não de referência tendo uma gama de cores não de referência; e meio para masterizar o conteúdo de imagem de fonte para fornecer conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo de referência tendo uma gama de cores de referência, utilizando um mapeamento de gama de cores aplicado ao conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo não de referência tendo uma gama de cores não de referência.
26. Sistema, de acordo com a reivindicação 25, CARACTERIZADO pelo fato de que o conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo de referência tendo a gama de cores de referência é utilizado diretamente por um dispositivo de consumidor.
27. Sistema, de acordo com a reivindicação 25, CARACTERIZADO pelo fato de que o conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo de referência tendo a gama de cores de referência é reconstruído por um dispositivo de consumidor antes de exibição pelo dispositivo de consumidor, utilizando metadados e o conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo não de referência tendo a gama de cores não de referência.
28. Sistema, de acordo com a reivindicação 25, CARACTERIZADO pelo fato de que o meio para masterizar o conteúdo de imagem de fonte para fornecer o conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo não de referência tendo a gama de cores não de referência compreende meio para renderizar o conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo não de referência tendo a gama de cores não de referência, na tela do tipo de referência utilizando um mapeamento de gama de cores que simula a tela do tipo não de referência na tela do tipo de referência.
10 30. Sistema, de acordo com a reivindicação 25, CARACTERIZADO pelo fato de que o conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo de referência tendo a gama de cores de referência é um derivado do conteúdo de imagem com correção de cor masterizado para exibição nas telas do tipo não de referência tendo a gama de cores não de referência.
BRPI0721520-7A 2007-04-03 2007-12-14 Métodos e sistemas para correção de cor de telas com diferentes gamas de cores BRPI0721520B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US92157907P 2007-04-03 2007-04-03
US60/921,579 2007-04-03
PCT/FR2007/052523 WO2008122700A1 (fr) 2007-04-03 2007-12-14 Procedes et systemes pour les affichages de correction chromatique avec des gammes chromatiques differentes

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0721520A2 BRPI0721520A2 (pt) 2014-02-18
BRPI0721520B1 true BRPI0721520B1 (pt) 2020-03-31

Family

ID=39650468

Family Applications (3)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0721520-7A BRPI0721520B1 (pt) 2007-04-03 2007-12-14 Métodos e sistemas para correção de cor de telas com diferentes gamas de cores
BRPI0721524-0A2A BRPI0721524A2 (pt) 2007-04-03 2007-12-14 Métodos e sistemas para correção de cor de displays com diferentes gamas de cores
BRPI0721527A BRPI0721527B1 (pt) 2007-04-03 2007-12-14 método e sistema para correção de cor de telas com diferentes gamas de cores

Family Applications After (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0721524-0A2A BRPI0721524A2 (pt) 2007-04-03 2007-12-14 Métodos e sistemas para correção de cor de displays com diferentes gamas de cores
BRPI0721527A BRPI0721527B1 (pt) 2007-04-03 2007-12-14 método e sistema para correção de cor de telas com diferentes gamas de cores

Country Status (8)

Country Link
US (3) US9854136B2 (pt)
EP (3) EP2132923B1 (pt)
JP (3) JP5670726B2 (pt)
KR (4) KR101458072B1 (pt)
CN (3) CN101641949B (pt)
BR (3) BRPI0721520B1 (pt)
TR (1) TR201905034T4 (pt)
WO (3) WO2008122701A1 (pt)

Families Citing this family (48)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2242247A3 (en) * 2004-11-01 2012-07-25 Technicolor, Inc. Method and system for mastering and distributing enhanced color space content
WO2007078563A2 (en) 2005-12-21 2007-07-12 Thomson Licensing Constrained color palette in a color space
EP2132923B1 (fr) 2007-04-03 2019-03-13 InterDigital Madison Patent Holdings Procédés et systèmes pour les affichages de correction chromatique avec des gammes chromatiques differentes
JP4329838B2 (ja) * 2007-04-18 2009-09-09 ソニー株式会社 画像信号処理装置、画像信号処理方法、およびプログラム
US9185628B2 (en) * 2008-06-05 2015-11-10 Movius Interactive Corporation System and method for provision of a second line service to a telecommunications device using dialed trigger sequence/direct dial
CN101478689B (zh) * 2008-12-08 2010-12-01 四川虹微技术有限公司 一种基于色域映射的图像光照校正系统
CN101478690B (zh) * 2008-12-08 2010-12-01 四川虹微技术有限公司 一种基于色域映射的图像光照校正方法
KR101428504B1 (ko) * 2010-02-22 2014-08-11 돌비 레버러토리즈 라이쎈싱 코오포레이션 비트스트림에 임베딩된 메타데이터를 이용하는 렌더링 제어부를 갖는 비디오 디스플레이
WO2011156074A2 (en) * 2010-06-08 2011-12-15 Dolby Laboratories Licensing Corporation Tone and gamut mapping methods and apparatus
US8525933B2 (en) 2010-08-02 2013-09-03 Dolby Laboratories Licensing Corporation System and method of creating or approving multiple video streams
TWI559779B (zh) 2010-08-25 2016-11-21 杜比實驗室特許公司 擴展影像動態範圍
EP2649612B1 (en) * 2010-12-12 2021-01-06 Dolby Laboratories Licensing Corporation Method and apparatus for conforming color-graded video data
TWI538474B (zh) 2011-03-15 2016-06-11 杜比實驗室特許公司 影像資料轉換的方法與設備
EP2518719B1 (en) 2011-04-08 2016-05-18 Dolby Laboratories Licensing Corporation Image range expansion control methods and apparatus
RS63194B1 (sr) * 2011-05-27 2022-06-30 Dolby Laboratories Licensing Corp Skalabilni sistemi za kontrolu upravljanja bojama koji sadrže različite nivoe metapodataka
US9024961B2 (en) 2011-12-19 2015-05-05 Dolby Laboratories Licensing Corporation Color grading apparatus and methods
US20130222412A1 (en) * 2012-02-29 2013-08-29 Dolby Laboratories Licensing Corporation Individualized Visual Color Matching System and Methods
US9042682B2 (en) 2012-05-23 2015-05-26 Dolby Laboratories Licensing Corporation Content creation using interpolation between content versions
US10055866B2 (en) 2013-02-21 2018-08-21 Dolby Laboratories Licensing Corporation Systems and methods for appearance mapping for compositing overlay graphics
US9967599B2 (en) 2013-04-23 2018-05-08 Dolby Laboratories Licensing Corporation Transmitting display management metadata over HDMI
CN103489402B (zh) * 2013-09-24 2015-10-28 广东威创视讯科技股份有限公司 拼接显示屏的调试方法及系统
WO2015050857A1 (en) * 2013-10-02 2015-04-09 Dolby Laboratories Licensing Corporation Transmitting display management metadata over hdmi
US9179042B2 (en) 2013-10-09 2015-11-03 Dolby Laboratories Licensing Corporation Systems and methods to optimize conversions for wide gamut opponent color spaces
CN105379263B (zh) 2013-11-13 2017-09-22 杜比实验室特许公司 用于指导图像的显示管理的方法和设备
EP2887634B1 (en) 2013-12-23 2018-09-19 Thomson Licensing Method of mapping source colors from a source color gamut into a target color gamut
EP2890107A1 (en) 2013-12-26 2015-07-01 Thomson Licensing Method of mapping source colors of images of a video content into the target color gamut of a target color device
KR102158844B1 (ko) * 2014-01-03 2020-09-22 삼성전자주식회사 영상 처리 장치, 영상 처리 방법, 및 컴퓨터 판독가능 기록매체
KR101804925B1 (ko) 2014-01-06 2017-12-05 엘지전자 주식회사 컬러 개멋 리샘플링을 기반으로 하는 방송 신호 송수신 방법 및 장치
CN112511833A (zh) 2014-10-10 2021-03-16 索尼公司 再现装置
US9900574B2 (en) * 2014-11-04 2018-02-20 Lg Electronics Inc. Method and apparatus for transmitting and receiving broadcast signal so as to adjust colour range of content
US10277783B2 (en) 2014-11-14 2019-04-30 Samsung Electronics Co., Ltd. Method and device for image display based on metadata, and recording medium therefor
US9589313B2 (en) * 2015-01-09 2017-03-07 Vixs Systems, Inc. Dynamic range converter with pipelined architecture and methods for use therewith
US9558538B2 (en) * 2015-01-09 2017-01-31 Vixs Systems, Inc. Dynamic range converter with frame by frame adaptation and methods for use therewith
US9560330B2 (en) * 2015-01-09 2017-01-31 Vixs Systems, Inc. Dynamic range converter with reconfigurable architecture and methods for use therewith
US9544560B2 (en) * 2015-01-09 2017-01-10 Vixs Systems, Inc. Dynamic range converter with generic architecture and methods for use therewith
US9860504B2 (en) 2015-01-09 2018-01-02 Vixs Systems, Inc. Color gamut mapper for dynamic range conversion and methods for use therewith
JP6065934B2 (ja) * 2015-04-08 2017-01-25 ソニー株式会社 映像信号処理装置および撮像システム
CN105183755B (zh) * 2015-07-17 2018-10-12 小米科技有限责任公司 一种图片的显示方法及装置
KR102531489B1 (ko) 2015-08-28 2023-05-11 애리스 엔터프라이지즈 엘엘씨 높은 동적 범위 및 넓은 컬러 영역 시퀀스들의 코딩에서의 컬러 볼륨 변환들
EP3285252B1 (en) * 2016-08-17 2020-02-12 e.solutions GmbH Technique for color profiling of a display device
EP3367659A1 (en) * 2017-02-28 2018-08-29 Thomson Licensing Hue changing color gamut mapping
US10706812B2 (en) * 2018-05-30 2020-07-07 Ati Technologies Ulc Source-side tone mapping based on native color gamut and brightness of display
US10630867B2 (en) 2018-09-17 2020-04-21 Samsung Electronics Co., Ltd. Perceptual hue preserved color-gamut transferring in non-uniform CIE-1931 color space
DE102019101777B4 (de) * 2019-01-24 2023-11-02 Carl Zeiss Meditec Ag Mikroskopieverfahren
US11348553B2 (en) 2019-02-11 2022-05-31 Samsung Electronics Co., Ltd. Color gamut mapping in the CIE 1931 color space
CN110767198B (zh) * 2019-09-29 2020-11-24 深圳吉迪思电子科技有限公司 色域校正方法和系统以及显示驱动集成电路
KR20220167548A (ko) 2021-06-14 2022-12-21 삼성전자주식회사 디스플레이 검사 장치 및 디스플레이 장치 제조 방법
CN114792515A (zh) * 2022-04-15 2022-07-26 深圳市巨潮科技股份有限公司 一种支持同信号多显示设备分别校色的方法及系统

Family Cites Families (53)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5015A (en) * 1847-03-13 Mode of producing reciprocating and latkral motions
US5212546A (en) 1990-07-03 1993-05-18 Electronics For Imaging, Inc. Color correction system employing reference pictures
US5317425A (en) 1992-02-10 1994-05-31 Eastman Kodak Company Technique for use in conjunction with an imaging system for providing an appearance match between two images and for calibrating the system thereto
DE4310727C2 (de) 1992-04-06 1996-07-11 Hell Ag Linotype Verfahren und Einrichtung zur Analyse von Bildvorlagen
US5502458A (en) 1992-11-10 1996-03-26 International Business Machines Corporation Method and apparatus for creating and displaying faithfull color images on a computer display
US5754184A (en) 1993-01-06 1998-05-19 Eastman Kodak Company Digital color system and method which provides a visual match across different input and output viewing conditions
JPH07135635A (ja) * 1993-11-10 1995-05-23 Hitachi Ltd 映像信号処理装置
JPH0837604A (ja) 1994-05-17 1996-02-06 Olympus Optical Co Ltd 画像処理装置
JPH09270925A (ja) 1996-04-01 1997-10-14 Canon Inc 画像処理装置及び方法
JPH1117868A (ja) 1997-06-20 1999-01-22 Canon Inc 画像形成システム、画像形成方法及び装置
US6268939B1 (en) * 1998-01-08 2001-07-31 Xerox Corporation Method and apparatus for correcting luminance and chrominance data in digital color images
US6282312B1 (en) 1998-09-28 2001-08-28 Eastman Kodak Company System using one or more residual image(s) to represent an extended color gamut digital image
JP3072729B2 (ja) 1998-10-09 2000-08-07 日本電気株式会社 カラーマッチング方法、カラーマッチング装置並びにプログラムを記録した機械読み取り可能な記録媒体
US6771323B1 (en) * 1999-11-15 2004-08-03 Thx Ltd. Audio visual display adjustment using captured content characteristics
US6822760B1 (en) 2000-04-05 2004-11-23 Eastman Kodak Company Method of processing and paying for an extended color gamut digital image
DE10023270C2 (de) 2000-05-12 2002-09-12 Kraus Software Gmbh Verfahren zur Regelung von digitalen Farbdruckeinrichtungen
US6775407B1 (en) 2000-08-02 2004-08-10 Eastman Kodak Company Producing a final modified digital image using a source digital image and a difference digital image
US6754384B1 (en) 2000-08-30 2004-06-22 Eastman Kodak Company Method for processing an extended color gamut digital image using an image information parameter
JP2002116750A (ja) 2000-10-05 2002-04-19 Sharp Corp 色変換回路および色変換方法並びにカラー画像表示装置
KR20020038525A (ko) * 2000-11-17 2002-05-23 마츠시타 덴끼 산교 가부시키가이샤 축적 화상 배송 방법, 기록 매체 및 축적 화상 배송 장치
JP2002218262A (ja) * 2000-11-17 2002-08-02 Matsushita Electric Ind Co Ltd 蓄積画像配送方法、記録媒体及び蓄積画像配送装置
US6947589B2 (en) 2001-09-20 2005-09-20 Canon Kabushiki Kaisha Dynamic gamut mapping selection
JP2003169220A (ja) 2001-11-29 2003-06-13 Konica Corp 画像形成システム
JP2005512417A (ja) 2001-12-05 2005-04-28 コーニンクレッカ フィリップス エレクトロニクス エヌ ヴィ ウォーターマークの画像信号への埋め込み
JP2003241732A (ja) 2002-02-21 2003-08-29 Minolta Co Ltd カラー画像表示システム
DE10243554B4 (de) 2002-09-19 2005-12-29 OCé PRINTING SYSTEMS GMBH Verfahren zur optimierten Farbwiedergabe einer farbigen Bildvorlage durch ein Farbwiedergabegerät
JP2004180013A (ja) * 2002-11-27 2004-06-24 Toshiba Tec Corp 色変換装置および色変換方法
JP2004282599A (ja) 2003-03-18 2004-10-07 Matsushita Electric Ind Co Ltd 画像表示装置、画像表示方法、プログラム、および記録媒体
CN100356422C (zh) * 2003-05-13 2007-12-19 中华映管股份有限公司 具有色彩空间转换装置的等离子平面显示器及其色彩转换方法
US6897876B2 (en) 2003-06-26 2005-05-24 Eastman Kodak Company Method for transforming three color input signals to four or more output signals for a color display
EP1538826A3 (en) * 2003-12-05 2007-03-07 Samsung Electronics Co., Ltd. Color transformation method and apparatus
US7428332B2 (en) 2004-01-14 2008-09-23 Spaulding Kevin E Applying an adjusted image enhancement algorithm to a digital image
US7308135B2 (en) * 2004-01-14 2007-12-11 Eastman Kodak Company Constructing extended color gamut digital images from limited color gamut digital images
EP1578140A3 (en) 2004-03-19 2005-09-28 Thomson Licensing S.A. System and method for color management
CA2581220C (en) 2004-09-29 2013-04-23 Technicolor Inc. Method and apparatus for color decision metadata generation
EP2242247A3 (en) * 2004-11-01 2012-07-25 Technicolor, Inc. Method and system for mastering and distributing enhanced color space content
US7511860B2 (en) * 2004-11-16 2009-03-31 Xerox Corporation Systems and methods of embedding gamut mapping information into printed images
WO2007050091A1 (en) 2005-10-28 2007-05-03 Thomson Licensing Systems and methods for determining and communicating correction information for video images
US20070121132A1 (en) * 2005-11-30 2007-05-31 Microsoft Corporation Spectral color management
WO2007078563A2 (en) 2005-12-21 2007-07-12 Thomson Licensing Constrained color palette in a color space
EP1838083B1 (en) * 2006-03-23 2020-05-06 InterDigital CE Patent Holdings Color metadata for a downlink data channel
EP2025176B1 (en) 2006-06-02 2018-11-14 Thomson Licensing Converting a colorimetric transform from an input color space to an output color space
US9654751B2 (en) 2006-12-21 2017-05-16 Thomson Licensing Method, apparatus and system for providing color grading for displays
EP2132923B1 (fr) * 2007-04-03 2019-03-13 InterDigital Madison Patent Holdings Procédés et systèmes pour les affichages de correction chromatique avec des gammes chromatiques differentes
JP2010531619A (ja) 2007-06-28 2010-09-24 トムソン ライセンシング ネットワーク・アーキテクチャを介してディスプレイ装置特有のコンテンツを供給する方法、装置及びシステム
US20100134529A1 (en) 2007-06-29 2010-06-03 Ingo Tobias Doser System and method for matching colors on displays with different modulation transfer functions
EP2023602A1 (en) * 2007-07-27 2009-02-11 THOMSON Licensing Method for describing an actual color gamut of a color device or of a color content
US8538197B2 (en) * 2007-08-02 2013-09-17 Sony Corporation Image processing apparatus
JP2009081617A (ja) * 2007-09-26 2009-04-16 Mitsubishi Electric Corp 画像データ処理装置および画像データ処理方法
US8593476B2 (en) * 2008-02-13 2013-11-26 Gary Demos System for accurately and precisely representing image color information
JP4957676B2 (ja) * 2008-03-19 2012-06-20 セイコーエプソン株式会社 画像データ解析装置、画像データ解析方法、およびプログラム
CN104333766B (zh) 2008-08-22 2018-08-07 汤姆逊许可证公司 用于内容传送的方法和系统
BRPI1002661A2 (pt) * 2010-03-15 2012-11-27 Bundy Refrigeracao Brasil Ind E Com Ltda processo da junção do tubo bimetálico com terminais de cobre e produto obtido

Also Published As

Publication number Publication date
CN101658024A (zh) 2010-02-24
US9854136B2 (en) 2017-12-26
EP2132923A1 (fr) 2009-12-16
EP2132924B1 (fr) 2018-04-18
US20100289810A1 (en) 2010-11-18
KR20090130015A (ko) 2009-12-17
EP2132924A1 (fr) 2009-12-16
WO2008122701A1 (fr) 2008-10-16
TR201905034T4 (tr) 2019-05-21
US20100220237A1 (en) 2010-09-02
JP5619600B2 (ja) 2014-11-05
JP5670726B2 (ja) 2015-02-18
JP5475637B2 (ja) 2014-04-16
KR101697570B1 (ko) 2017-01-20
BRPI0721520A2 (pt) 2014-02-18
BRPI0721524A2 (pt) 2014-07-01
JP2010524024A (ja) 2010-07-15
CN101641949B (zh) 2012-02-01
US20100245380A1 (en) 2010-09-30
JP2010524023A (ja) 2010-07-15
CN101658024B (zh) 2013-06-05
KR20090122368A (ko) 2009-11-27
US9432554B2 (en) 2016-08-30
BRPI0721527B1 (pt) 2020-04-28
KR20150016591A (ko) 2015-02-12
EP2132923B1 (fr) 2019-03-13
WO2008122700A1 (fr) 2008-10-16
CN101658025A (zh) 2010-02-24
CN101641949A (zh) 2010-02-03
KR101424754B1 (ko) 2014-08-01
BRPI0721527A2 (pt) 2014-02-18
CN101658025B (zh) 2013-05-08
JP2010524025A (ja) 2010-07-15
EP2135439A1 (fr) 2009-12-23
KR101458072B1 (ko) 2014-11-06
US9185268B2 (en) 2015-11-10
KR20090130014A (ko) 2009-12-17
WO2008122702A1 (fr) 2008-10-16
EP2135439B1 (fr) 2018-03-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0721520B1 (pt) Métodos e sistemas para correção de cor de telas com diferentes gamas de cores
US9654751B2 (en) Method, apparatus and system for providing color grading for displays
BR112020011172A2 (pt) processador de luminância, codificador de vídeo de alta faixa dinâmica, sistema codificador de vídeo de alta faixa dinâmica, decodificador de vídeo de alta faixa dinâmica e método de processamento de luminância
US11095861B2 (en) Projector and method for projecting image light beam
Cherdhirunkorn et al. Spectral based color correction technique compatible with standard RGB system
US10986320B2 (en) Projector and method for projecting image light beam

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: THOMSON LICENSING (FR)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: THOMSON LICENSING DTV (FR)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: INTERDIGITAL MADISON PATENT HOLDINGS (FR)

B06T Formal requirements before examination
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H04N 1/60 , H04N 9/64

Ipc: H04N 1/60 (1995.01), G09G 5/02 (1990.01)

B09A Decision: intention to grant
B15G Others concerning applications: unknown petition
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 31/03/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.