BRPI0718236A2 - Instalação de ar condicionado e/ou calefação com caixa montada - Google Patents

Instalação de ar condicionado e/ou calefação com caixa montada Download PDF

Info

Publication number
BRPI0718236A2
BRPI0718236A2 BRPI0718236-8A BRPI0718236A BRPI0718236A2 BR PI0718236 A2 BRPI0718236 A2 BR PI0718236A2 BR PI0718236 A BRPI0718236 A BR PI0718236A BR PI0718236 A2 BRPI0718236 A2 BR PI0718236A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
housing
box
modules
heating installation
air conditioning
Prior art date
Application number
BRPI0718236-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Constantin Schmitt
Christian Battenberg
Alfred Maerz
Wolfgang Schuetz
Klaus Best
Original Assignee
Konvekta Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=38834480&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0718236(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Konvekta Ag filed Critical Konvekta Ag
Publication of BRPI0718236A2 publication Critical patent/BRPI0718236A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60HARRANGEMENTS OF HEATING, COOLING, VENTILATING OR OTHER AIR-TREATING DEVICES SPECIALLY ADAPTED FOR PASSENGER OR GOODS SPACES OF VEHICLES
    • B60H1/00Heating, cooling or ventilating [HVAC] devices
    • B60H1/00507Details, e.g. mounting arrangements, desaeration devices
    • B60H1/00514Details of air conditioning housings
    • B60H1/00542Modular assemblies
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60HARRANGEMENTS OF HEATING, COOLING, VENTILATING OR OTHER AIR-TREATING DEVICES SPECIALLY ADAPTED FOR PASSENGER OR GOODS SPACES OF VEHICLES
    • B60H1/00Heating, cooling or ventilating [HVAC] devices
    • B60H1/00357Air-conditioning arrangements specially adapted for particular vehicles
    • B60H1/00371Air-conditioning arrangements specially adapted for particular vehicles for vehicles carrying large numbers of passengers, e.g. buses
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60HARRANGEMENTS OF HEATING, COOLING, VENTILATING OR OTHER AIR-TREATING DEVICES SPECIALLY ADAPTED FOR PASSENGER OR GOODS SPACES OF VEHICLES
    • B60H1/00Heating, cooling or ventilating [HVAC] devices
    • B60H1/00007Combined heating, ventilating, or cooling devices
    • B60H1/00207Combined heating, ventilating, or cooling devices characterised by the position of the HVAC devices with respect to the passenger compartment
    • B60H2001/00235Devices in the roof area of the passenger compartment

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Thermal Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Air-Conditioning For Vehicles (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "INSTALA- ÇÃO DE AR CONDICIONADO E/OU CALEFAÇÃO COM CAIXA MONTA- DA".
Área da Técnica
Segundo o preâmbulo da reivindicação 1, a presente invenção
refere-se a uma instalação de ar condicionado e/ou calefação para um veí- culo com uma caixa abrangendo módulos de caixa alojando ao menos um componente da instalação de ar condicionado e/ou calefação. Além de di- versos outros tipos de veículos cabe mencionar, sobretudo, também ônibus 10 e veículos sobre trilhos, nos quais ou especialmente também sobre os quais são montadas essas instalações de ar condicionado e/ou calefação.
Um componente de uma instalação de ar condicionado e/ou ca- lefação é então uma parte funcional dessa instalação, como por exemplo uma bateria de trocador de calor, uma ventoinha, um condensador, um com- 15 pressor ou um dispositivo de expansão para expansão do agente refrigeran- te. Uma unidade de componentes é formada de vários elementos estruturais desse tipo juntados, como por exemplo uma pluralidade de baterias de tro- cador de calor enfileiradas.
Uma bateria de trocador de calor pode consistir em um vapori- zador, um trocador de calor de calefação ou em ambos. Um módulo de caixa pode ser uma parte de caixa ou uma parte de uma parte de caixa.
Estado Atual da Técnica
Em uma instalação de ar condicionado, um compressor compri- me um agente refrigerante em forma de gás e o transporta por um conduto 25 para um condensador. O condensador servindo como trocador de calor é refrigerado pelo ar, que é aspirado por meio de uma ventoinha através de uma entrada de ar e descarregado por uma saída de ar. Assim se fluidifica o agente refrigerante inicialmente em forma de gás e sob uma pressão eleva- da. O agente refrigerante agora fluido, que ainda se encontra sob pressão 30 elevada, é guiado por um conduto para um dispositivo de expansão, como por exemplo um estrangulador, com o que o agente refrigerante pode se dis- tender. Pela distensão o agente refrigerante passa ao estado gasoso e então extrai calor do meio ambiente. Através de um vaporizador servindo como trocador de calor, essa extração de calor tem efeito sobre o ar ambiente do recinto do veículo a ser refrigerado. O ar ambiente é então aspirado por meio de uma ventoinha por uma abertura de entrada, conduzido ao vaporizador e 5 assim resfriado conduzido, através de correspondentes aberturas pelo teto do veículo, ao recinto do veículo a ser refrigerado. Por ter absorvido calor quando da refrigeração do ar ambiente o agente refrigerante se aqueceu. Ele é reconduzido ao compressor e novamente comprimido. Depois recome- ça o circuito de refrigeração.
Em uma instalação de calefação, é empregado um trocador de
calor de calefação conhecido para calefação. Ele aquece o ar guiado por meio de uma ventoinha através do trocador de calor de calefação e depois conduzido por aberturas no teto do veículo para o recinto do veículo.
Em uma combinação de instalação de ar condicionado e/ou ca- lefação para veículos, uma bateria de trocador de calor consiste, por exem- plo, em um trocador de calor de calefação e um vaporizador.
Uma instalação de ar condicionado e/ou calefação de constru- ção modular para veículos é conhecida da patente US 6 763 669 B1. A insta- lação de ar condicionado e/ou calefação ali descrita é montada de módulos juntáveis lado a lado. Na caixa de cada um dos módulos estão contidos os componentes de uma instalação de ar condicionado completa, como vapori- zador, condensador e área de energia com compressor e dispositivo de ex- pansão. Tal modalidade de construção modular com as respectivas caixas modulares tem a desvantagem de que, dependendo do número dos módu- los, estão presentes correspondentemente múltiplos componentes iguais de uma instalação de ar condicionado e é empregada apenas uma classe de potência de componentes como, por exemplo, um vaporizador de um deter- minado tamanho para cada módulo. Um aumento de potência da instalação de ar condicionado é então obtido apenas por um número correspondente- mente maior de módulos contendo respectivamente todos os componentes de uma instalação de ar condicionado.
A Publicação Alemã DE 103 28 275 A1 propõe uma instalação de ar condicionado e/ou calefação com uma caixa montada de vários seg- mentos de caixa, sendo que ao menos um segmento de caixa é executado como parte de embutir. Essa parte de embutir abrange, no entanto, ao me- nos um elemento adicional, de modo que resulta um aumento da instalação de ar condicionado e/ou calefação e, com isso, também da caixa apenas pela inserção de um componente em si fixo na classe de potência com cor- respondente segmento de caixa. Para componentes de diversas classes de potência, pelo contrário, deve ser produzido especialmente respectivamente um segmento de caixa individual correspondentemente adaptado em tama- nho. Uma variedade de segmentos de caixa tão ampla para cada classe de potência de um componente é dispendiosa em custo. Além disso, com clas- ses de potência altas, os componentes são circunstancialmente muito gran- des e, com isso, um segmento de caixa individual para os mesmos é igual- mente muito grande, razão por que é tão trabalhoso seu processamento e instalação.
Além disso, é conhecida uma instalação de ar condicionado e/ou calefação na Publicação Alemã DE 10 2004 025 868 A1, em que a parede de tampa, de fundo e lateral da caixa são adaptadas em comprimento em correspondência à classe de potência. Isso ocorre por corte ou serragem de 20 uma parte, segundo a necessidade, em comprimento requerido. A parte res- tante, que não mais vai ser empregada, é um refugo aumentando os custos e a demanda de material. Além disso, os pedados de parede de caixa são dimensionados em comprimento ao menos para um componente total, de modo que com altas classes de potência dos componentes, circunstancial- 25 mente, estes são muito longos e por isso os pedaços de parede de caixa também apresentam grandes comprimentos. Esses pedaços compridos são difíceis de processar e montar.
Na Publicação Alemã DE 199 13 776 A1 é descrita uma estrutu- ra modular dos componentes de uma instalação de ar condicionado especi- almente para veículos sobre trilhos. Ao menos uma parte dos componentes está então fixada em uma única cuba de caixa. Uma estrutura modular de vários módulos da caixa e, com isso, também uma adaptação da extensão da caixa à respectiva classe de potência dos componentes não está, porém, descrita na Publicação Alemã DE 199 13 776 A1.
Um aparelho de ar condicionado descrito na Publicação Alemã DE 10 2004 032 920 A1, que também é apropriado para veículos, tem uma 5 caixa de duas cubas de caixa juntáveis, feitas de plástico espumado. Mas essas cubas de caixa são estabelecidas precisamente para um tamanho de aparelhos de ar condicionado e, portanto, para um tamanho dos respectivos componentes do aparelho de ar condicionado. Uma possibilidade de adapta- ção da extensão da caixa a diversas classes de potência de um componente 10 do aparelho de ar condicionado não está prevista. Tampouco na instalação de ar condicionado e/ou calefação modular para veículos utilitários, descrita na Publicação Alemã DE 100 46 935 A1, se cogitou em uma tal possibilidade de adaptação.
Na Publicação Alemã DE 103 45 997 A1 se descreve uma insta- lação de ar condicionado de teto para veículos de construção modular, em que módulos de caixa podem ser acoplado lado a lado dependendo do ta- manho da instalação. Mas cada módulo contém então ao menos um compo- nente da instalação, de modo que com módulos acoplados lado a lado é ob- tida uma potência maior apenas pelo componente de um respectivo módulo acoplados lado a lado. Uma possibilidade de adaptação na extensão da cai- xa segundo o tamanho ou segundo a classe de potência de um componente não está, porém, prevista. Assim, a instalação de ar condicionado descrita na Publicação Alemã DE 103 45 997 A1 tem a desvantagem de que, quando de um aumento da potência, devem ser acoplados lado a lado vários com- ponentes menores no total mais caros e um único componente maior não pode ser integrado na instalação.
Na Publicação Internacional do Pedido PCT WO 2004/098931 A1 é descrita uma instalação de ar condicionado de teto para veículos de construção modular, em que no entanto não são explicitamente menciona- 30 dos módulos de caixa e uma unidade de instalação de ar condicionado em si fechada é formada ou de um módulo de vaporizador e um módulo de con- densador ou de dois módulos de vaporizador e dois módulos de condensa- dor. Então apenas respectivamente um componente da instalação, como por exemplo um condensador, pode se estender por um módulo ou um módulo duplo em comprimento simples ou duplo e, portanto, intensidade de potência dupla. Isso significa uma grande restrição no tocante à variabilidade dos ta- 5 manhos ou classes de potência a serem empregados de um componente da instalação de ar condicionado, como por exemplo um vaporizador.
Por conseguinte, a invenção tem por objetivo disponibilizar uma instalação de ar condicionado e/ou calefação para um veículo com uma cai- xa abrangendo ao menos três módulos de caixa alojando ao menos um 10 componente da instalação de ar condicionado e/ou calefação, sendo que de modo fácil e favorável em custo a caixa pode ser respectivamente projetada para diversos tamanhos de um componente.
Sumário da Invenção
O objetivo é alcançado por uma instalação de ar condicionado 15 e/ou calefação para um veículo com uma caixa abrangendo ao menos três módulos de caixa alojando ao menos um componente da instalação de ar condicionado e/ou calefação, sendo que a caixa e/ou uma parte de caixa montada de módulos de caixa contém dois módulos de parte de caixa e um número qualquer (n = 1, 2, ...) de ao menos um módulo intermediário de par- 20 te de caixa intermediariamente juntado e na extensão é configurada ao me- nos pelo número e/ou o tamanho do ou dos módulos intermediário de parte de caixa segundo o tamanho de ao menos um componente da instalação de ar condicionado e/ou calefação que se encontra na caixa.
Isso tem a vantagem de que para as respectivas dimensões de 25 um componente, como por exemplo no caso de baterias de trocador de calor de tamanho distinto, não é prevista uma caixa completa produzida especial- mente para isso, mas sim pode ser empregada uma caixa básica uniforme para diversos tamanhos com um número (n = 1, ...) e/ou tamanho de módulo ou módulos intermediariamente juntados respectivamente adaptado ao ta- 30 manho do componente. Isso poupa custos e trabalho quando da produção da caixa. Ao menos pelo número e/ou tamanho dos ou dos módulos inter- mediários de parte de caixa pode a caixa e/ou parte de caixa na extensão ser adaptada facilmente na modalidade de construção modular segundo o tamanho do componente dado pela classe de potência. Assim, segundo a classe de potência pode ser juntado um correspondente número (n = 1, 2, ...) de módulo ou módulos intermediários de parte de caixa e/ou de módulo 5 ou módulos intermediários de parte de caixa de distinto tamanho na caixa básica.
Uma outra vantagem há com componentes especialmente gran- des de uma instalação de ar condicionado e/ou calefação para veículos. Pe- la divisão segundo a invenção de uma parte de caixa da instalação de ar 10 condicionado e/ou calefação associada a um tal componente em módulos de caixa as unidades a serem produzidas, ou seja, os módulos de caixa, são menores e, portanto, de manipulação mais fácil.
Nas sub-reivindicações estão indicados configurações, execu- ções vantajosas e aperfeiçoamentos do respectivo objeto da invenção.
Uma outra configuração vantajosa da instalação de ar condicio-
nado e/ou calefação segundo a invenção é a possibilidade de disposição da caixa sobre um teto de um veículo. Assim, a instalação de ar condicionado e/ou calefação pode ser posicionada em uma posição fora da célula de pas- sageiros, hidrodinamicamente favorável para a refrigeração do ambiente. 20 Alternativamente, a caixa pode também ser configurada integrável também em parte em um teto de um veículo, com o que a caixa se projeta apenas parcialmente para fora do teto do veículo, o que tem por conseqüência como vantagem uma menor altura da estrutura do teto.
Segundo um outro aperfeiçoamento da presente invenção, ao menos dois dos módulos de caixa estão unidos entre si à prova de ar e á- gua. Com isso é evitada uma penetração de água de pulverização na caixa e não é permitida uma aspiração indesejada de ar colateral.
Segundo uma outra configuração vantajosa da instalação de ar condicionado e/ou calefação segundo a invenção, ao menos dois módulos de caixa estão rigidamente unidos entre si. Assim, é sobretudo garantida uma suficiente firmeza para caixas que se encontrem externamente junto ao veículo ou sobre o veículo. Isso pode ser ainda aperfeiçoado por união não soltável de módulos de caixa. Alternativamente, pelo contrário, uma união soltável de módulos de caixa tem a vantagem de que módulos de caixa de- feituosos ou avariados podem ser rapidamente trocados ou, no caso de re- parações, a caixa só precisa ser aberta no respectivo módulo de caixa.
Em uma configuração vantajosa da presente invenção, a caixa é
configurada ao menos para alojamento de uma ventoinha ou uma unidade de ventoinha. Assim, em todo caso, a ventoinha ou a unidade de ventoinha contida em cada instalação segundo a invenção pode ser disposta na caixa.
Segundo uma outra configuração vantajosa da instalação de ar 10 condicionado e/ou calefação segundo a invenção, incluem-se nas partes de caixa uma parte de tampa e/ou uma caixa de vaporizador, sendo que a parte de tampa e/ou a caixa de vaporizador contêm como módulos de caixa dois módulos extremos de parte de caixa e um número qualquer (n = 1, 2, ...) de módulos intermediários de parte de caixa inseridos entre eles. Assim, pelo 15 dimensionamento de um componente, como por exemplo de um vaporiza- dor, partes de caixa particularmente afetadas em sua extensão, ficam junta- das adaptadas de modo simples à respectiva classe de potência e ao di- mensionamento dos componentes de módulos de caixa.
Um outro aperfeiçoamento da presente invenção é o emprego de ao menos um módulo de caixa, que contém como material plástico es- pumado. Com isso a caixa da instalação de ar condicionado e/ou calefação fica especialmente leve e pode ser fabricada a baixo custo bem como de modo simples.
A presente invenção é especialmente apropriada para ônibus e veículos sobre trilhos, pois ali são empregados em geral grandes componen- tes de uma instalação de ar condicionado e/ou calefação.
Breve Descrição dos Desenhos
Com base nos desenhos serão explicados exemplos de execu- ção da invenção. Mostram:
figura 1 - uma representação esquemática de um exemplo de
execução de uma instalação de ar condicionado e/ou calefação com uma caixa sobre o teto de um ônibus; figura 2a - uma representação explodida esquemática de um exemplo de execução de uma caixa segundo a invenção sem parte de tam- pa de uma instalação de ar condicionado e/ou calefação segundo a inven- ção;
figura 2b - uma representação esquemática no estado montado
do exemplo de execução, mostrado na figura 2a, da caixa segundo a inven- ção sem parte de tampa de uma instalação de ar condicionado e/ou calefa- ção segundo a invenção;
figura 3a - uma representação explodida esquemática de um exemplo de execução de uma caixa segundo a invenção de uma instalação de ar condicionado e/ou calefação segundo a invenção consistindo em uma parte de tampa e uma caixa de vaporizador;
figura 3b - uma representação esquemática no estado montado do exemplo de execução mostrado na figura 3a de uma caixa segundo a
invenção de uma instalação de ar condicionado e/ou calefação segundo a invenção consistindo em uma parte de tampa e uma caixa de vaporizador;
figura 4 - uma representação explodida esquemática de um ou- tro exemplo de execução de uma caixa segundo a invenção de uma instala- ção de ar condicionado e/ou calefação segundo a invenção consistindo em uma parte de tampa e uma caixa de vaporizador;
figura 5a - uma representação esquemática de um exemplo de execução de uma caixa segundo a invenção contendo baterias de trocador de calor incluídas em uma pequena classe de potência de uma instalação de ar condicionado e/ou calefação segundo a invenção;
figura 5b - uma representação esquemática de um exemplo de
execução de uma caixa segundo a invenção contendo baterias de trocador de calor incluídas em uma classe de potência média de uma instalação de ar condicionado e/ou calefação;
figura 5c - uma representação esquemática de um exemplo de execução de uma caixa segundo a invenção contendo baterias de trocador de calor incluídas em uma grande classe de potência de uma instalação de ar condicionado e/ou calefação; e figura 6 - uma representação esquemática de exemplos de exe- cução de dois módulos intermediários de parte de caixa de diverso tamanho segundo a invenção para uma caixa de vaporizador de estrutura modular de uma instalação de ar condicionado e/ou calefação.
Descrição Detalhada da Invenção
Nas figuras, referências iguais designam componentes iguais ou funcionalmente iguais. Todos os desenhos devem ser entendidos esquema- ticamente. Abriu-se mão de reproduções em escala real para efeito de maior clareza da representação.
Na figura 1, está esquematicamente representado um exemplo
de execução de uma instalação de ar condicionado e/ou calefação 1 segun- do a invenção sobre o teto de um ônibus 3. A caixa 5 da instalação de ar condicionado e/ou calefação 1 é formada, segundo a invenção, de vários módulos de caixa 7, 8 dispostos transversalmente à direção longitudinal do
teto de ônibus 3, sendo que pelo número dos módulos de caixa 7, 8 assim dispostos nesse exemplo consistindo em dois módulos intermediários de parte de caixa 7 entre dois módulos de parte de caixa 8 pode ser levado em conta o tamanho dos componentes alojados e associados a uma determina- da classe de potência, como bateria de trocador de calor, ventoinha e unida- 20 de de condensador 9. A caixa 5 da instalação de ar condicionado e/ou cale- fação 1 pode consistir, por exemplo, em alumínio, plástico moldado a injeção estável ou plástico espumado.
Componentes da instalação de ar condicionado e/ou calefação
1, que não se encontram na caixa 5, podem ser dispostos por exemplo no interior do veículo.
A figura 2a mostra esquematicamente em representação explo- dida um exemplo de execução de uma caixa 10 segundo a invenção sem parte de tampa de uma instalação de ar condicionado e/ou calefação segun- do a invenção. Na figura 2b está representado o mesmo exemplo de execu- 30 ção em estado montado, sendo que a união dos módulos de caixa 14, 16 pode ocorrer segundo métodos usuais conhecidos no estado atual da técni- ca, como por exemplo por colagem. Os dois módulos de caixa 16 exteriores são caixas de vaporizador. Entre as duas caixas de vaporizador 16 se en- contram, nesse caso, dois módulos intermediários de caixa 14 longitudinais, apresentando uma área de base retangular. Dependendo de qual tamanho e portanto classe de potência apresente a unidade de condensador prevista 5 nessa região intermediária, segundo a invenção, adaptado em correspon- dência a isso, pode variar o número dos módulos intermediários de caixa 14 e, assim, a caixa 10 total pode ser correspondentemente mais larga ou mais estreita. Na medida em que não esteja prevista uma unidade de condensa- dor, os módulos intermediários de caixa 14 podem ser também totalmente 10 eliminados.
As caixas de vaporizador 16 têm respectivamente na região de fundo, ao longo do meio, recessos 18 retangulares para as baterias de tro- cador de calor a serem ali então inseridas. Além disso, as caixas de vapori- zador 16 dispõem na região de fundo externamente e internamente de aber- 15 turas 20 retangulares para a adução e descarga de ar do recinto interno do veículo. Sem precisarem estar restritas em número e forma, nesse exemplo são quatro aberturas 20 interiores e quatro exteriores para cada caixa de vaporizador 16. Ademais, nos lados internos 22 das caixas de vaporizador
16, sem precisarem estar restritas em número e forma, se encontram res- pectivamente quatro aberturas 24 retangulares para a adução de ar fresco de fora. As bordas internas e externas superiores das caixas de vaporizador
16 apresentam borrachas de vedação 26 para o fechamento estanque a ar e água das caixas de vaporizador 16 com respectivamente uma parte de tam- pa. Mas também podem ser empregados outros materiais de vedação co- nhecidos no estado atual da técnica. Além disso, é viável uma vedação com travamento devido à forma, estanque a ar e água, de caixa de vaporizador
16 e parte de tampa sem material de vedação.
A caixa 10, representada nas figuras 2a e 2b sem parte de tam- pa, de uma instalação de ar condicionado e/ou calefação segundo a inven- ção pode, por exemplo, consistir em alumínio, plástico moldado a injeção estável ou plástico espumado.
A figura 3a mostra uma representação explodida esquemática de um exemplo de execução de uma caixa 30 segundo a invenção de uma instalação de ar condicionado e/ou calefação segundo a invenção consistin- do em uma parte de tampa 32 e uma caixa de vaporizador 16. Na figura 3b está representada a caixa 30 mostrada na figura 3a no estado montado.
A parte de tampa 32 consiste em dois módulos de parte de caixa
34 e em um módulo intermediário de parte de caixa 36 situado intermediari- amente. A caixa de vaporizador 16 é montada de três módulos de parte de caixa 40, 42, 44 situados superpostos, que são compostos respectivamente de novo em direção longitudinal de dois módulos de parte de caixa 46, 46’ e 10 um módulo intermediário de parte de caixa 48. O número dos módulos de parte de caixa superpostos aqui consistindo por exemplo em um módulo ex- tremo 40 superior, um módulo intermediário 42 médio e um módulo extremo 44 inferior é adaptado segundo a invenção à correspondente altura da bate- ria de trocador de calor associada a uma classe de potência, que deve ser 15 empregada na caixa de vaporizador 16. Para uma bateria de trocador de calor, que apresente uma altura maior, podem correspondentemente mais do que três módulos superpostos formar a caixa de vaporizador 16, ou para baterias de trocador de calor com altura menor bastam por exemplo apenas um ou dois módulos de caixa para a formação da caixa de vaporizador 16.
No meio da região de fundo da caixa de vaporizador 16 se en-
contra em direção longitudinal para a bateria de trocador de calor a ser em- pregada um recesso 18 retangular. Além disso, a caixa de vaporizador 16 dispõe-se na região de fundo externamente e internamente de aberturas 20 retangulares para a adução e descarga de ar do recinto interno do veículo. 25 Sem precisarem estar restritas em número e forma, nesse exemplo são qua- tro aberturas 20 interiores e quatro exteriores. Ademais, nos lados internos 22 das caixas de vaporizador 16, sem precisarem estar restritas em número e forma, se encontram quatro aberturas 24 retangulares para a adução de ar fresco de fora. A caixa 30 pode consistir por exemplo em alumínio, plástico 30 moldado a injeção estável ou plástico espumado.
Na figura 4 está mostrado esquematicamente, em representação explodida, um outro exemplo de execução de uma caixa 30 segundo a in- venção, consistindo em uma parte de tampa 32 e em uma caixa de vapori- zador 16, de uma instalação de ar condicionado e/ou calefação segundo a invenção. A parte de caixa 32 se compõe, segundo a invenção, em dois mó- dulos de parte de caixa 34 e em um módulo intermediário de parte de caixa 5 36 situado intermediariamente. No lado interno da parte de caixa 32, em di- reção longitudinal, se encontram dois abaulamentos para dentro 56 retangu- lares, que conferem retenção adicional às baterias de trocador de calor en- tão inseridas com parte de tampa 32 fechada.
A caixa de vaporizador 16 consiste igualmente em três módulos de caixa dispostos em direção longitudinal, a saber, dois módulos de parte de caixa 52, 52’ e um módulo intermediário de parte de caixa 54 situado in- termediariamente. Os módulos de parte de caixa 52, 52’ dispõem na região de fundo externamente e internamente de aberturas 20 retangulares para a adução e descarga de ar no recinto interno do veículo. Sem estarem restritas ao número e forma, são respectivamente uma abertura 20 interior e uma exterior para cada módulo de parte de caixa 52, 52’. Ademais, nos lados in- ternos 22 dos módulos de parte de caixa 52, 52’, sem estarem restritas ao número e forma, se encontram respectivamente aberturas 24 retangulares para a adução de ar fresco de fora. Correspondentemente, o módulo inter- mediário de parte de caixa apresenta internamente e externamente na regi- ão de fundo bem como no lado interno 22, sem restrição ao número e forma, respectivamente duas aberturas 20, 24 retangulares. Além disso, existe na região de fundo média tanto nos dois módulos de parte de caixa 52, 52’como também no módulo intermediário de parte de caixa 54 um recesso 18 no to- do retangular para inserção de uma bateria de trocador de calor. Nas arestas superiores dos módulos 52, 52’, 54 da caixa de vaporizador 16 e na aresta inferior da parte de tampa 32 estão dispostas borrachas de vedação 26, que contribuem para o fechamento da caixa 30 estanque a ar e água. A caixa 30 segundo a invenção pode consistir por exemplo em alumínio, plástico mol- dado a injeção estável ou plástico espumado.
As figuras 5a, 5b e 5c mostram, esquematicamente, respectiva- mente um exemplo de execução de caixas 5 segundo a invenção de instala- ções de ar condicionado e calefação de distinto tamanho, sendo que a caixa 5 representada na figura 5a contém uma bateria de trocador de calor 62 in- cluída em uma classe de potência pequena, a caixa 5 representada na figura 5b uma incluída em uma classe de potência média, e a caixa 5 representada 5 na figura 5c uma incluída em uma classe de potência grande. A caixa 5 pode consistir, por exemplo, em alumínio, plástico moldado a injeção estável ou plástico espumado. Ele apresenta caixas de vaporizador 16, 16’ dispostas nos dois lados externos com partes de tampa 32 e partes intermediárias de caixa 14 posicionadas intermediariamente no meio, previstas para a unidade 10 de condensador.
A caixa de vaporizador 16 de um lado está representada respec- tivamente aberta nas figuras 5a, 5b e 5c. Ela consiste na figura 5a em dire- ção longitudinal em dois módulos de parte de caixa 52, 52’ juntadas lado a lado. Tampouco as partes de tampa 32, 32’ contêm na figura 5a módulos 15 intermediários de parte de caixa, mas sim apenas respectivamente dois mó- dulos extremos de parte de caixa 34, 34’ juntados. As duas caixas de vapori- zador 16, 16’ apresentam na figura 5a respectivamente uma pequena bateria de trocador de calor 62 com um trocador de calor de calefação 64 disposto externamente e um vaporizador 66 que se encontra internamente. Tanto na 20 parede interna das caixas de vaporizador 16, 16’ como também nas regiões de fundo internamente e externamente estão respectivamente duas abertu- ras 20, 24 retangulares para adução e descarga de ar.
As partes de tampa 32, 32’ para as caixas de vaporizador 16, 16’ dispõem em seus lados internos de recessos 56 retangulares, que conferem 25 retenção adicionalmente de cima à bateria de trocador de calor 62 no estado fechado. Nas arestas superiores das caixas de vaporizador 16, 16’ e na a- resta inferior das partes de tampa 32, 32’ estão dispostas borrachas de ve- dação 26, contribuem para o fechamento estanque a ar e água da caixa 5.
A caixa 5 representada na figura 5b se distingue daquela mos- trada na figura 5a pelo fato de que para o prolongamento tanto nas duas cai- xas de vaporizador 16, 16’, em suas partes de tampa 32, 32’ como também nos dois módulos intermediários de caixa 14 previstos para a unidade de condensador está respectivamente inserido um módulo intermediário de par- te de caixa adicional. Por essa complementação das caixas de vaporizador
16, 16’ segundo a invenção com respectivamente um módulo intermediário de parte de caixa 54 e as partes de caixa 32, 32’ com um módulo intermediá- 5 rio de parte de caixa 36 cada, encontram espaço suficiente na caixa 5 bate- rias de trocador de calor 62, que apresentam um tamanho incluído em uma classe de potência média. Além disso, cada uma de ambas as caixas de va- porizador 16, 16’ nessa execução dispõem na parede interna e na região de fundo internamente e externamente de respectivamente quatro aberturas 20, 10 24. Os recessos 56 na parte de tampa 32 são executados correspondente- mente longos para essa bateria de trocador de calor 62 de tamanho médio.
A caixa 5 representada na figura 5c se distingue daquela mos- trada na figura 5b pelo fato de que para prolongamento especialmente gran- de tanto nas duas caixas de vaporizador 16, 16’, em suas partes de tampa 15 32, 32’ como também em ambos os módulos intermediários de caixa 14 pre- vistos para a unidade de condensador estão inseridos respectivamente não apenas um mas sim dois módulos intermediários de parte de caixa. Graças a essa complementação das caixas de vaporizador 16, 16’ segundo a inven- ção com respectivamente dois módulos intermediários de parte de caixa 54 20 e das partes de tampa 32, 32’ com dois módulos intermediários de parte de caixa 36 cada, baterias de trocador de calor 62, que apresentam tamanho incluído na classe de potência grande, ou duas baterias de trocador de calor dispostas sucessivamente de uma classe de potência menor, encontram espaço suficiente na caixa 60. Ademais, cada uma das duas caixas de vapo- 25 rizador 16, 16’ dispõe nessa execução na parede interna e na região de fun- do internamente e externamente de respectivamente seis aberturas 20, 24. Os recessos 56 na parte de tampa 32 são executados correspondentemente longos para essa bateria de trocador de calor grande ou para duas baterias de trocador de calor 62 pequenas sucessivas.
Na figura 6, estão representados dois módulos intermediários de
parte de caixa 54, 54’ segundo a invenção, de largura distinta, que são em- pregáveis em uma caixa de vaporizador mostrada na figura 4. O módulo in- termediário de parte de caixa 54 mais estreito apresenta tanto na parede interna 22 como também internamente e externamente na região de fundo respectivamente duas aberturas 24, 20 retangulares. Pelo contrário, no mó- dulo intermediário de parte de caixa 54’ mais largo são respectivamente qua- 5 tro aberturas 20, 24 retangulares. Ao longo do meio das regiões de fundo de ambos os módulos intermediários de parte de caixa 54, 54’ se encontra res- pectivamente um recesso 18 para uma bateria de trocador de calor. Às ares- tas superiores dos módulos intermediários de parte de caixa 54, 54’ estão fixadas borrachas de vedação 26. Os módulos intermediários de parte de 10 caixa 54, 54’ podem consistir, por exemplo, em alumínio, plástico moldado a injeção estável ou plástico espumado.
Por exemplo, uma caixa de estrutura modular, segundo a inven- ção, da instalação de ar condicionado e/ou calefação pode se encontrar den- tro do veículo na região de teto da célula de passageiros ou parcialmente 15 integrada no teto do veículo. Também, por exemplo, em uma caixa de estru- tura modular segundo a invenção pode estar disposta a bateria de trocador de calor ou a unidade de bateria de trocador de calor e o condensador ou a unidade de condensador em direção longitudinal sucessivamente em fileira sobre um teto de veículo.
Além disso, tanto para uma caixa segundo a invenção para uma
instalação de ar condicionado e/ou calefação abrangendo ao menos três módulos de caixa e apropriada para o alojamento de ao menos um compo- nente de uma instalação de ar condicionado e/ou calefação, sendo que a caixa contém ao menos dois módulos extremos de parte de caixa e um nú- 25 mero qualquer (n = 1, 2, ...) de ao menos um módulo intermediário de parte de caixa inserido intermediariamente e na extensão é configurada ao menos para o número e/ou tamanho do ou dos módulos intermediários de parte de caixa segundo o tamanho de ao menos um componente inserível na caixa da instalação de ar condicionado e/ou calefação, como também para um 30 módulo de caixa segundo a invenção para uma instalação de ar condiciona- do e/ou calefação segundo a invenção é reivindicada proteção individual.

Claims (14)

1. Instalação de ar condicionado e/ou calefação (1) para um veí- culo com uma caixa (5, 10, 30) abrangendo ao menos três módulos de caixa (7, 8, 14, 16, 16’, 32, 32’, 34, 36, 40, 42, 44, 46, 46’, 48, 52, 52’ ,54, 54’) alo- jando ao menos um componente (9, 62) da instalação de ar condicionado e/ou calefação (1), caracterizada pelo fato de que a caixa (5, 10,30) e/ou uma parte de caixa (16, 16’, 32, 32’) montada de módulos de caixa (7, 8, 14,34, 36, 40, 42, 44, 46, 46’, 48, 52, 52’, 54, 54’) contém dois módulos de parte de caixa (8, 16, 34, 40, 44, 46, 46’, 52, 52’) e um número qualquer (n = 1, 2,...) de ao menos um módulo intermediário de parte de caixa (7, 14, 36, 42,48, 54, 54’) intermediariamente juntado e na extensão é configurada ao me- nos pelo número e/ou o tamanho do ou dos módulos intermediários de parte de caixa (7, 14, 36, 48, 54, 54’) segundo o tamanho de ao menos um com- ponente (9, 62) da instalação de ar condicionado e/ou calefação (1) que se encontra na caixa (5, 10, 30).
2. Instalação de ar condicionado e/ou calefação (1), de acordo com a reivindicação 1, sendo que a caixa (5, 10, 30) é configurada aplicável sobre um teto (3) de um veículo.
3. Instalação de ar condicionado e/ou calefação (1), de acordo com a reivindicação 1, sendo que a caixa (5, 10, 30) é configurada integrável em parte em um teto (3) de um veículo.
4. Instalação de ar condicionado e/ou calefação (1), de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, sendo que ao menos dois módulos decaixa (7, 8, 14, 16, 16’, 32, 32’, 34, 36, 40, 42, 44, 46, 46’, 48, 52, 52’, 54 ,25 54’) estão unidos entre si estanques a ar e a água.
5. Instalação de ar condicionado e/ou calefação (1), de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, sendo que ao menos dois dos módulos de caixa (7, 8, 14, 16, 16’, 32, 32’, 34, 36, 40, 42, 44, 46, 46’, 48, 52, 52’ , 54, 54’) estão rigidamente unidos entre si.
6. Instalação de ar condicionado e/ou calefação (1), de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, sendo que ao menos dois dos módulos de caixa (7, 8, 14, 16, 16’, 32, 32’, 34, 36, 40, 42, 44, 46, 46’, 48, 52, 52’, 54, .54’) estão unidos entre si de modo não soltável.
7. Instalação de ar condicionado e/ou calefação (1), de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, sendo que ao menos dois dos módulosde caixa (7, 8, 14, 16, 16’, 32, 32’, 34, 36, 40, 42, 44, 46, 46’, 48, 52, 52’,54, 54’) estão unidos entre si de modo soltável.
8. Instalação de ar condicionado e/ou calefação (1), de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, sendo que a caixa (5, 10, 30) é configu- rada ao menos para alojamento de uma ventoinha ou uma unidade de vento- inha.
9. Instalação de ar condicionado e/ou calefação (1), de acordo com uma das reivindicações 1 a 8, sendo que entre as partes de caixa(16,16’,32,32’) se inclui uma parte de tampa (32, 32’) e/ou uma caixa de vapori- zador (16, 16’) e a parte de tampa (32, 32’) e/ou a caixa de vaporizador (16, 16’) contêm como módulos de caixa - dois módulos extremos de parte de caixa (34, 40, 44, 46, 46’, 52, 52’) e - um número qualquer (n = 1, 2,...) de módulos intermediários de parte de caixa (36, 42, 48, 54, 54’) inseridos intermediariamente.
10. Instalação de ar condicionado e/ou calefação (1), de acordo com uma das reivindicações 1 a 9, sendo que ao menos um módulo de caixa (7, 8, 14, 16, 16’, 32, 32’, 34, 36, 40, 42, 44, 46, 46’, 48, 52, 52’, 54, 54’) con- siste ao menos em plástico espumado.
11. Instalação de ar condicionado e/ou calefação (1), de acordo com uma das reivindicações 1 a 10, sendo que é configurada para monta- gem em, junto ou sobre um ônibus ou veículo sobre trilhos.
12. Caixa (5, 10, 30) para uma instalação de ar condicionado e/ou calefação (1) abrangendo ao menos três módulos de caixa (7, 8, 14, 16, 16’, 32, 32’, 34, 36, 40, 42, 44, 46, 46’, 48, 52, 52’, 54, 54’) e apropriada para alojamento de ao menos um componente (9, 62) de uma instalação de ar condicionado e/ou calefação (1), como definidas nas reivindicações 1 a 11, sendo que a caixa (5, 10, 30) contém ao menos dois módulos extremos de parte de caixa (8, 16, 34, 40, 44, 46, 46’, 52, 52’) e um número qualquer (n = . 1, 2,...) de ao menos um módulo intermediário de parte de caixa (7, 14, 36, 42, 48, 54, 54’) inserido intermediariamente, e na extensão é configurada ao menos pelo número e/ou o tamanho do ou dos módulos intermediários de parte de caixa (7, 14, 36, 48, 54, 54’) segundo o tamanho de ao menos um componente (9, 62) da instalação de ar condicionado e/ou calefação (1) in- serível na caixa (5, 10, 30).
13.
Módulo de caixa (7, 8, 14, 34, 36, 38, 40, 42, 44, 46, 46’, 48,52, 52’, 54, 54’) de uma caixa (5, 10, 30) apropriada para alojamento de ao menos um componente (9, 62) de uma instalação de ar condicionado e/ou calefação (1) para uma instalação de ar condicionado e/ou calefação (1) co- mo definida, segundo uma das reivindicações 1 a 11.
BRPI0718236-8A 2006-10-06 2007-10-05 Instalação de ar condicionado e/ou calefação com caixa montada BRPI0718236A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102006047367.1 2006-10-06
DE102006047367A DE102006047367B4 (de) 2006-10-06 2006-10-06 Klima- oder / und Heizungsanlage mit zusammengesetztem Gehäuse
PCT/DE2007/001781 WO2008040339A1 (de) 2006-10-06 2007-10-05 Klima- oder/und heizungsanlage mit zusammengesetztem gehäuse

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0718236A2 true BRPI0718236A2 (pt) 2013-11-12

Family

ID=38834480

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0718236-8A BRPI0718236A2 (pt) 2006-10-06 2007-10-05 Instalação de ar condicionado e/ou calefação com caixa montada

Country Status (7)

Country Link
US (1) US20100024458A1 (pt)
EP (1) EP2073992B1 (pt)
CN (1) CN101522445B (pt)
BR (1) BRPI0718236A2 (pt)
DE (1) DE102006047367B4 (pt)
RU (1) RU2406621C1 (pt)
WO (1) WO2008040339A1 (pt)

Families Citing this family (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9758014B2 (en) 2009-02-27 2017-09-12 Thermo King Corporation Low profile air conditioning unit for vehicles
DE102009058855B4 (de) 2009-11-24 2014-09-11 Spheros Gmbh Axialgebläseanordnung
CN101758832B (zh) * 2010-02-11 2012-01-11 上海加冷松芝汽车空调股份有限公司 轨道车厢空调机组的铝质外壳
US8650895B2 (en) * 2012-01-25 2014-02-18 Thermo King Corporation Method for constructing air conditioning systems with universal base units
CN103683522B (zh) * 2012-09-11 2019-03-29 飞利浦知识产权企业有限公司 无线功率控制
FR2995389B1 (fr) * 2012-09-13 2017-10-20 Alstom Transport Sa Dispositif de climatisation d'air, notamment pour un vehicule ferroviaire
DE102014200623A1 (de) 2014-01-15 2015-07-16 Mahle International Gmbh Baukastensystem für eine Verdampfereinrichtung einer Aufdachklimaanlage
DE102015100144A1 (de) * 2014-01-20 2015-07-23 Denso Thermal Systems S.P.A. Rooftop air conditioning unit for buses
DE102014217171A1 (de) * 2014-08-28 2016-03-03 Mahle International Gmbh Klimaanlage für ein Fahrzeug mit einem Gehäuse
DE102015206372A1 (de) 2015-04-09 2016-10-13 Bombardier Transportation Gmbh Verfahren zum Betreiben eines Schienenfahrzeugs mit einer Luftbehandlungseinrichtung
DE102015211602A1 (de) 2015-06-23 2016-12-29 Mahle International Gmbh Haube einer Aufdachklimaanlage für ein Straßenfahrzeug
DE102015211610A1 (de) 2015-06-23 2016-12-29 Mahle International Gmbh Klimaanlage für ein Fahrzeug, insbesondere Aufdachklimaanlage zur Montage auf einem Fahrzeugdach
WO2016207302A1 (de) 2015-06-23 2016-12-29 Mahle International Gmbh Klimaanlage für ein fahrzeug, insbesondere aufdachklimaanlage und fahrzeug mit einer solchen klimaanlage
DE102015211605A1 (de) * 2015-06-23 2016-12-29 Mahle International Gmbh Kondensatoreinheit einer Aufdachklimaanlage
DE102015211606A1 (de) 2015-06-23 2016-12-29 Mahle International Gmbh Verdampfereinheit für eine Aufdachklimaanlage eines Straßenfahrzeugs
DE102015211592A1 (de) 2015-06-23 2016-12-29 Mahle International Gmbh Aufdachklimaanlage für ein Straßenfahrzeug
DE102015211594A1 (de) 2015-06-23 2016-12-29 Mahle International Gmbh Aufdachklimaanlage für ein Straßenfahrzeug
US10391840B2 (en) * 2016-07-15 2019-08-27 TransArctic Canada, Inc. Adaptable roof-mounted air conditioning system for vehicles
JP6950554B2 (ja) * 2018-02-06 2021-10-13 トヨタ自動車株式会社 電力変換器
DE102018215836A1 (de) * 2018-09-18 2020-03-19 Mahle International Gmbh Modulare Aufdachklimaanlage

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE19913776A1 (de) * 1999-03-26 2000-09-28 Hagenuk Faiveley Gmbh & Co Klimaanlage für umbaute Räume
FR2796336B1 (fr) * 1999-07-12 2001-10-05 Valeo Climatisation Vehicule comprenant une installation de chauffage-climatisation
DE10046935B4 (de) * 2000-09-21 2004-04-15 Thermo King Deutschland Gmbh Heiz- und gegebenenfalls Klimagerät für Nutzfahrzeuge, z. B. Omnibusse
JP4550572B2 (ja) * 2002-06-21 2010-09-22 ベール ゲーエムベーハー ウント コー カーゲー 自動車用モジュラー暖房および/または空調装置
US6763669B1 (en) * 2003-05-05 2004-07-20 Carrier Corporation Modular air conditioner for a bus rooftop
US6763670B1 (en) * 2003-05-05 2004-07-20 Carrier Corporation Configuration for modular rooftop air conditioning system
CN2637974Y (zh) * 2003-08-02 2004-09-01 扬州杰信车用空调有限公司 可导流的客车顶置空调冷凝器顶盖
DE10345997A1 (de) * 2003-10-02 2005-05-12 Thermo King Deutschland Gmbh Aufdachklimaanlage für ein Fahrzeug, insbesondere einen Omnibus
DE102004025868A1 (de) * 2004-05-27 2005-12-22 Aurora Konrad G. Schulz Gmbh & Co. Kg Heizungs-, Belüftungs- und/oder Klimatisierungsanordnung
DE102004032920A1 (de) * 2004-07-07 2006-03-16 Truma Gerätetechnik GmbH & Co. KG Klimagerät für mobile Einrichtungen
DE102004051874B3 (de) * 2004-10-18 2006-05-24 Visteon Global Technologies, Inc. Intellectual Property Department, Van Buren Township Modulsystem zum Aufbau eines Luftbehandlungsgerätes für Fahrzeuge

Also Published As

Publication number Publication date
DE102006047367B4 (de) 2009-01-15
EP2073992A1 (de) 2009-07-01
EP2073992B1 (de) 2009-12-02
US20100024458A1 (en) 2010-02-04
RU2406621C1 (ru) 2010-12-20
DE102006047367A1 (de) 2008-04-10
WO2008040339A1 (de) 2008-04-10
CN101522445B (zh) 2011-08-10
CN101522445A (zh) 2009-09-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0718236A2 (pt) Instalação de ar condicionado e/ou calefação com caixa montada
JP5768994B2 (ja) 車両用バッテリー冷却システム
CN102645068B (zh) 风道组件和具有该风道组件的冰箱
CN103596391B (zh) 电源适配器壳体组件、电源适配器、空调器及除湿机
US20180102576A1 (en) Battery pack
CN110350116B (zh) 蓄电装置
JP2011173447A (ja) 車両用バッテリユニットの排水構造
CN105765325A (zh) 电冰箱
JP6497585B2 (ja) 電源装置
US10811739B2 (en) Battery pack
CN202259493U (zh) 电池箱以及电池组模块
JP2011007480A (ja) トレーラ用冷凍装置
AU2012345182A1 (en) Outdoor machine for an air-conditioning device
CN214009399U (zh) 一种空调器室外机
KR20060091948A (ko) 하이브리드 차량의 배터리 트레이
CN103912926B (zh) 室外单元
CN103017450B (zh) 用于冰箱的风道组件及具有它的冰箱
JP5009096B2 (ja) 電気自動車
CN109927535A (zh) 导风罩
CN209197552U (zh) 用于色选机的散热装置和具有其的色选机
EP2442055B1 (en) Refrigeration device for trailer
CN215637537U (zh) 空调室内机和空调器
CN109941082A (zh) 车辆及电池舱、电池箱通风结构
CN212005991U (zh) 电控盒散热风道结构、空调室外机和空调器
CN207093334U (zh) 矿用空压机的箱体结构和空压机

Legal Events

Date Code Title Description
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]