BRPI0717164A2 - Aparelho de retransmissão de radiofusão digital terrestre. - Google Patents

Aparelho de retransmissão de radiofusão digital terrestre. Download PDF

Info

Publication number
BRPI0717164A2
BRPI0717164A2 BRPI0717164-1A BRPI0717164A BRPI0717164A2 BR PI0717164 A2 BRPI0717164 A2 BR PI0717164A2 BR PI0717164 A BRPI0717164 A BR PI0717164A BR PI0717164 A2 BRPI0717164 A2 BR PI0717164A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
signal
segment
circuit
frequency
unit
Prior art date
Application number
BRPI0717164-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Yoshikazu Narikiyo
Masahiro Okano
Kenichi Tsuchida
Masayuki Takada
Kazuhiko Shibuya
Original Assignee
Japan Broadcasting Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=39536195&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0717164(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Japan Broadcasting Corp filed Critical Japan Broadcasting Corp
Publication of BRPI0717164A2 publication Critical patent/BRPI0717164A2/pt
Publication of BRPI0717164B1 publication Critical patent/BRPI0717164B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04HBROADCAST COMMUNICATION
    • H04H20/00Arrangements for broadcast or for distribution combined with broadcast
    • H04H20/02Arrangements for relaying broadcast information
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04NPICTORIAL COMMUNICATION, e.g. TELEVISION
    • H04N5/00Details of television systems
    • H04N5/38Transmitter circuitry for the transmission of television signals according to analogue transmission standards

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Multimedia (AREA)
  • Radio Relay Systems (AREA)
  • Transceivers (AREA)
  • Two-Way Televisions, Distribution Of Moving Picture Or The Like (AREA)
  • Details Of Television Systems (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "APARELHO DE RETRANSMISSÃO DE RADIODIFUSÃO DIGITAL TERRESTRE".
Campo da Técnica
A presente invenção refere-se a um aparato de retransmissão de radiodifusão digital terrestre, especificamente a um aparelho de retrans- missão que recebe um segmento de uma parte parcialmente recebida de radiodifusão de televisão digital terrestre ou radiodifusão de som digital ter- restre e retransmissão do sinal recebido. Técnica Relacionada
A radiodifusão de televisão digital terrestre japonesa adota o sis- tema de modulação OFDM (Multiplexação por Divisão de Freqüência Orto- gonal), que é referido como o sistema ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting-Terrestrial-Radiodifusão Digital de Serviços Integrados-Terres- tre), e radiodifunde dados a serem transmitidos como 13 segmentos.
Embora uma televisão doméstica receba coletivamente os 13 segmentos com uma antena fixa, apenas um segmento, que é um segmento central dos 13 segmentos, é recebido, assim chamado, parcialmente recebi- do, na radiodifusão por um dispositivo portátil/móvel como o telefone móvel e um PDA (Personal Digital Assistant - Assistente Pessoal Digital).
Aqui, é necessário que o segmento de radiodifusão para o dis- positivo portátil/móvel possa ser bem recebido também à sombra de um edi- fício no ar livre, dentro de um edifício, em uma área de shopping subterrânea e similares, consequentemente, torna-se necessário o aparelho de retrans- missão que retransmita o segmento parcialmente recebido.
Convencionalmente, os seguintes quatro métodos são conheci- dos como um método de retransmissão da radiodifusão digital terrestre. Ou seja, o primeiro método de retransmissão é o método que retransmite com uma única rede de freqüência que transmite o mesmo sinal de conteúdo u- sando a mesma freqüência de uma pluralidade de estações de transmissão ou estações de retransmissão quando todos os 13 segmentos são retransmi- tidos (por exemplo, com referência ao documento de patente 1: pedido de patente japonesa em aberto N0 10-75262, documento de patente 2: pedido de patente japonesa em aberto N0 10-75263, documento de patente 3: pedi- do de patente japonesa em aberto N0 10-28105). O segundo método de re- transmissão é o método que retransmite com uma rede de duas freqüências que converte uma freqüência de um sinal recebido em uma estação de re- transmissão para transmitir com a freqüência que é diferente da freqüência do sinal recebido quando todos os 13 segmentos são retransmitidos (por exemplo, com referência ao documento não-patente 1: Aiichirou Tsuzuku, etc., "Digital Terrestrial Television broadcasting with OFDM: A Study of Dou- ble Frequency Network", 1995 Proceedings of the Institute of Electronics, Information and Communication Engineers (IEICEE) General Conference, pp. 277-278).
O terceiro método de retransmissão é o método que extrai ape- nas a parte parcialmente recebida com um filtro, e retransmite apenas a par- te parcialmente recebida por meio da construção de uma rede que executa apenas o parcialmente recebido (por exemplo, com referência ao documento de patente 4: pedido de patente japonesa em aberto N0 2005-341195). O quarto método de retransmissão é o método que extrai apenas a parte par- cialmente recebida com um filtro, realiza transformada de Fourier para pro- cessar em uma área de freqüência e combina a pluralidade de segmentos para retransmitir (por exemplo, fazendo referência ao documento de patente 5: pedido de patente japonesa em aberto N0 2006-109283).
O primeiro e o segundo métodos de retransmissão acima re- transmitem dados a serem transmitidos do total de 13 segmentos ao usar uma largura de banda de seis MHz por um canal no caso da radiodifusão de televisão digital terrestre. No entanto, mesmo quando tal método de re- transmissão retransmite para o dispositivo portátil/móvel em uma sombra de edifício em ambiente externo, dentro de um edifício, em uma área de shop- ping subterrânea e similares, é suficiente retransmitir apenas um segmento da parte parcialmente recebida, é necessário retransmitir toda a largura de banda do sinal que é seis MHz de 13 segmentos por um canal. Por exemplo, quando dados de oito canais são retransmitidos com duas freqüências, é necessário segurar a largura de banda de 48 MHz (seis MHz χ oito canais), o que corresponde a uma largura de canal de oito canais. Em tal caso, existe um problema em que as freqüências de atribuição de transmissão doméstica atuais estão lotadas, então é difícil segurar tal largura de banda.
Embora o terceiro método de retransmissão extraia apenas a parte parcialmente recebida para retransmitir, uma largura de banda usada para a retransmissão é seis MHz por um canal, tal que existe o mesmo pro- blema que o do primeiro e segundo métodos de retransmissão, em que uma largura de banda de 48 MHz também é necessária no caso de oito canais. Também existe o problema em que a característica do recebimento fixo em torno de um ponto de retransmissão pode ser degradada.
Embora o quarto método de retransmissão combine uma plura- lidade de segmentos para retransmitir, é necessário processar em uma área de freqüência, tal que a transformação de Fourier e a Transformação inversa de Fourier sejam executadas, e existe o problema em que um tempo de a- traso desde o recebimento de um sinal até a retransmissão do sinal se torna maior, e uma escala de circuito também se torna maior.
A presente invenção foi concebida para solucionar os problemas acima e um objetivo da presente invenção é proporcionar tal aparelho de retransmissão da radiodifusão para o dispositivo portátil/móvel em que o tempo de atraso seja curto e possa ser realizada a compactação do tama- nho, sem atribuir uma freqüência inútil no aparelho de retransmissão da ra- diodifusão digital terrestre. Descrição da Invenção
Para solucionar o problema acima, um aparelho de retransmis- são da radiodifusão digital terrestre, de acordo com a presente invenção, extrai apenas a parte parcialmente recebida de uma onda de radiodifusão digital terrestre com um filtro e combina as partes parcialmente recebidas da pluralidade de ondas de radiodifusão digitais terrestres com cada um dos segmentos adjacentes para retransmitir como apenas uma onda de radiodi- fusão digital terrestre ao processar digitalmente em uma área de tempo. Deste modo, o aparelho de retransmissão da radiodifusão digital terrestre, de acordo com a presente invenção, pode retransmitir com uma pequena largura de banda sem a transformação de Fourier e a transformação inversa de Fourier.
Ou seja, um aparelho de retransmissão da radiodifusão digital terrestre, de acordo com a presente invenção, recebe uma pluralidade de ondas da radiodifusão digital terrestre configurada com uma pluralidade de segmentos, extrai um segmento de tais ondas de radiodifusão digitais terres- tres respectivamente, e combina os segmentos extraídos para retransmitir como a onda de radiodifusão digital terrestre e compreende uma pluralidade de unidades de sintonização, uma pluralidade de unidades de processamen- to digital correspondendo a cada uma das unidades de sintonização, uma unidade de adição e uma unidade de retransmissão, sendo que a unidade de sintonização inclui um meio de conversão de recebimento para selecionar uma onda de radiodifusão dentre uma pluralidade de ondas da radiodifusão digital terrestre recebida e converte um sinal de banda RF desta onda de radiodifusão para um sinal de banda IF, um meio de conversão AD para converter o sinal IF convertido pelo meio de conversão digital para um sinal IF digital e um meio de demodulação ortogonal para demodular, de modo ortogonal, o sinal IF digital convertido pelo meio de conversão AD e produzir um sinal de banda base equivalente, sendo que a unidade de processamen- to digital inclui um meio de filtragem para extrair um segmento do sinal de banda base equivalente produzido pelo meio de demodulação ortogonal da unidade de sintonização e um meio de alocação de segmento para converter uma freqüência do sinal de banda base equivalente de um segmento extraí- do pelo meio de filtragem até uma posição para combinar uma pluralidade de segmentos, sendo que a unidade de adição inclui um meio para adicionar e sintetizar os sinais de banda base equivalentes de cada um dos segmen- tos cujas freqüências são convertidas pelo meio de alocação de segmento da pluralidade de unidades de processamento digital e a unidade de re- transmissão inclui um meio de modulação ortogonal para modular, ortogo- nalmente, o sinal de banda base equivalente adicionado e sintetizado pela unidade de adição e produzir o sinal IF digital, um meio de conversão DA para converter o sinal IF digital produzido pelo meio de modulação ortogonal para um sinal IF análogo, e um meio de conversão de transmissão para con- verter o sinal IF análogo convertido pelo meio de conversão DA para o sinal de banda RF a ser retransmitido como a onda de radiodifusão digital terres- tre e amplificar o sinal convertido.
Conforme descrito acima, de acordo com a presente invenção,
no aparelho de retransmissão da radiodifusão digital terrestre, pode ser rea- lizado tal aparelho de retransmissão em que não é atribuída uma freqüência inútil, em que um tempo de atraso é curto e a compactação possa ser reali- zada.
Breve Descrição dos Desenhos
A figura 1 é um diagrama de bloco que ilustra uma configuração de um aparelho de retransmissão de radiodifusão digital terrestre de acordo com uma modalidade exemplificativa da presente invenção (modalidade 1);
A figura 2 é um diagrama que ilustra uma configuração e um número de um segmento do sistema ISDB-T;
A figura 3 é um diagrama que ilustra um exemplo de configura- ção de um canal de recepção e um canal de transmissão;
A figura 4 é um diagrama de bloco que ilustra uma configuração do aparelho de retransmissão da radiodifusão digital terrestre de acordo com uma modalidade exemplificativa da presente invenção (modalidade 2);
A figura 5 é um diagrama que descreve o processamento de um circuito de substituição Gl da figura 4;
A figura 6 é um diagrama de bloco que ilustra uma configuração do aparelho de retransmissão da radiodifusão digital terrestre de acordo com uma modalidade exemplificativa da presente invenção (modalidade 3);
A figura 7 é um diagrama de bloco que ilustra uma configuração do aparelho de retransmissão da radiodifusão digital terrestre de acordo com uma modalidade exemplificativa da presente invenção (modalidade 4);
A figura 8 é um diagrama padrão que ilustra a alocação SP; A figura 9 é um diagrama de bloco que ilustra uma configuração
do aparelho de retransmissão da radiodifusão digital terrestre de acordo com uma modalidade exemplificativa da presente invenção (modalidade 5); A figura 10 é um diagrama de bloco que ilustra uma configura- ção do aparelho de retransmissão da radiodifusão digital terrestre de acordo com uma modalidade exemplificativa da presente invenção (modalidade 6);
A figura 11 é um diagrama de bloco que ilustra uma configura- ção do aparelho de retransmissão da radiodifusão digital terrestre de acordo com uma modalidade exemplificativa da presente invenção (modalidade 7);
A figura 12 é um diagrama de bloco que ilustra uma configura- ção do aparelho de retransmissão da radiodifusão digital terrestre de acordo com uma modalidade exemplificativa da presente invenção (modalidade 8);
A figura 13 é um diagrama de bloco que ilustra uma configura- ção do aparelho de retransmissão da radiodifusão digital terrestre de acordo com uma modalidade exemplificativa da presente invenção (modalidade 9); e
A figura 14 é um diagrama de bloco que ilustra uma configura- ção do aparelho de retransmissão da radiodifusão digital terrestre de acordo com uma modalidade exemplificativa da presente invenção (modalidade 10).
Melhor Modo para Realizar a Invenção
As modalidades preferidas da presente invenção serão descritas em detalhes usando os desenhos. As modalidades da presente invenção serão descritas como designando o aparelho de retransmissão como um exemplo, que recebe e transmite a radiodifusão de televisão digital terrestre.
A figura 2 é um diagrama que ilustra uma configuração e um número de um segmento do sistema ISDB-T. No sistema ISDB-T, 5600 ou mais subportadores que configuram um sinal OFDM são divididos em 13 grupos e cada um dos grupos é referido como um segmento. O segmento é identificado com números de segmento de 0 a 12, sendo que o segmento cujo número de segmento é 0 é um segmento da parte parcialmente recebi- da e os dados para o dispositivo portátil/móvel são atribuídos ao segmento cujo número de segmento é 0. Tais 13 segmentos correspondem a um ca- nal, uma largura de banda do canal é seis MHz. Um canal configurado com os 13 segmentos, cuja largura de banda seja seis MHz, é atribuído a um ra- diodifusor e cada radiodifusor radiodifunde o sinal OFDM do sistema ISDB-T em tal canal.
A figura 3 é um diagrama que ilustra tal exemplo em que cada uma das partes de um segmento de oito canais é combinada como um e- xemplo de configuração de um canal de recepção e um canal de transmis- são no aparelho de retransmissão da radiodifusão digital terrestre. Conforme está ilustrado na figura 3, assume-se que qualquer canal de oito canais (UHF13, 14, 15, 16, 17, 18, 19 e 20) é atribuído a uma pluralidade de radio- difusores, respectivamente. O aparelho de retransmissão da radiodifusão digital terrestre é um aparelho que recebe a pluralidade de ondas de radiodi- fusão digital terrestre, extrai a parte parcialmente recebida, cujo número de segmento é 0, de cada uma das ondas de radiodifusão digital terrestre, com- bina cada uma das partes parcialmente recebidas e transmite o sinal combi- nado como um sinal a ser retransmitido com um sinal RF não utilizado, por exemplo, UHF53.
O aparelho de retransmissão da radiodifusão digital terrestre se-
rá especificamente descrito abaixo usando as modalidades 1 a 10. O apare- lho de retransmissão da radiodifusão digital terrestre de acordo com a moda- lidade 1, recebe e processa radiodifusão de televisão digital terrestre para cada sistema de canal sem uma transformação de Fourier e combina cada uma das partes parcialmente recebidas extraídas para retransmissão. O a- parelho de retransmissão da radiodifusão digital terrestre, de acordo com a modalidade 2, recebe e processa radiodifusão de televisão digital terrestre sem a transformação de Fourier para cada sistema, assim como a modali- dade 1, e substitui Gl (Guard Intervalo - Intervalo de Guarda) para cada uma das partes parcialmente recebidas extraídas para retransmissão. O aparelho de retransmissão da radiodifusão digital terrestre, de acordo com a modali- dade 3, conforma as sincronizações de símbolo para cada uma das partes parcialmente recebidas terrestres para retransmissão. O aparelho de re- transmissão da radiodifusão digital terrestre, de acordo com a modalidade 4, conforma as sincronizações de símbolo e padrões SP (Scattered Pilot - Pilo- to Disperso) para cada uma das partes parcialmente recebidas extraídas para retransmissão. O aparelho de retransmissão da radiodifusão digital ter- restre, de acordo com a modalidade 5, conforma as sincronizações de qua- dro para cada uma das partes parcialmente recebidas extraídas para re- transmissão. O aparelho de retransmissão da radiodifusão digital terrestre, de acordo com as modalidades 6 a 10, adiciona um sinal TS (Transport S- tream - Fluxo de Transporte) que é gerado, originalmente, separadamente da radiodifusão de televisão digital terrestre para transmitir junto com a ra- diodifusão de televisão digital terrestre e usa as técnicas das modalidades 1 a 5 respectivamente. Modalidade 1
Primeiro, a modalidade 1 será descrita. A figura 1 é um diagra-
ma de bloco que ilustra uma configuração (modalidade 1) do aparelho de retransmissão da radiodifusão digital terrestre de acordo com a modalidade exemplificativa da presente invenção. Este aparelho de retransmissão 1 compreende uma unidade de antena de recepção 100, N unidades de sinto- nização 200 (200-1, 200-2, ..., 200-N), N unidades de processamento digital 311 (311-1, 311-2, ..., 311-N), um circuito de adição 400, uma unidade de retransmissão 500 e uma unidade de antena de transmissão 600. Neste ín- terim, as unidades de sintonização 200 e as unidades de processamento digital 311 são configuradas com N sistemas, e cada um dos sistemas é con- figurado com o mesmo circuito, tal que apenas um sistema será descrito a- baixo. A unidade de sintonização 200 inclui um circuito de conversão de re- cepção 201, um circuito de conversão AD 202 e um circuito de demodulação ortogonal 203, sendo que a unidade de processamento digital 311 inclui um circuito LPF (Filtro Passa Baixo) 301 e um circuito de alocação de segmento 302 e a unidade de retransmissão 500 inclui um circuito de modulação orto- gonal 501, um circuito de conversão DA 502 e um circuito de conversão de transmissão 503. Neste ínterim, N é igual a ou menor do que 13 (a partir da- qui, esta condição será a mesma).
A radiodifusão digital terrestre recebida pela unidade da antena de recepção 100 é distribuída por um distribuidor (não ilustrado) para o nú- mero das ondas de radiodifusão digital terrestre (N ondas). Quando a unida- de de sintonização 200 insere o sinal RF que é a radiodifusão digital terres- tre distribuída, o circuito de recepção-conversão 201 da unidade de sintoni- zação 200 converte uma vez o sinal RF inserido para uma freqüência inter- mediária (por exemplo, 57 MHz usada por um receptor doméstico), passa através de um filtro SAW (Onda Acústica de Superfície) e, subsequentemen- te, converte a freqüência novamente para uma baixa freqüência (por exem- plo, quatro MHz, que é metade da freqüência de FTT (Transformada Rápida de Fourier)). Deste modo, só é selecionado o canal que tenha sido definido anteriormente para cada sistema.
O circuito de conversão AD 202 insere o sinal cuja freqüência é convertida pelo circuito de recepção-conversão 201 e faz a conversão A/D para um sinal digital com uma freqüência de amostragem (por exemplo, 16 MHz, que é o dobro da freqüência FFT). O circuito de demodulação ortogo- nal 203 insere o sinal digital convertido A/D pelo circuito de conversão AD 202 e demodula, ortogonalmente, para converter para um sinal de banda de base equivalente.
O circuito LPF 301 da unidade de processamento digital 311 in- sere o sinal de banda de base equivalente convertido pelo circuito de demo- dulação ortogonal 203 e extrai apenas o sinal da parte de um segmento (par- te parcialmente recebida) pelo processamento do filtro. O circuito de aloca- ção de segmento 302 insere o sinal de parte de um segmento extraído pelo circuito LPF 301 e converte uma freqüência para o segmento que está alo- cado quando o sinal é combinado para um sinal de banda de base equiva- lente.
O circuito de adição 400 insere os sinais de banda de base e- quivalentes dos um-segmentos processados digitalmente pelas unidades de processamento digital 311 de N sistemas e adiciona e sintetiza tais sinais de banda de base equivalentes.
O circuito de modulação ortogonal 501 da unidade de retrans- missão 500 insere o sinal de banda de base equivalente que é adicionado e sintetizado pelo circuito de adição 400 e modula ortogonalmente para con- verter. O circuito de conversão DA 502 insere um sinal digital convertido pelo circuito de modulação ortogonal 501 e faz a conversão D/A do sinal digital inserido para gerar um sinal de baixa freqüência (por exemplo, quatro MHz) usando a mesma freqüência (por exemplo, 16 MHz: quatro vezes de quatro MHz) como aquele do circuito de conversão 202. O circuito de transmissão- conversão 503 insere o sinal de baixa freqüência convertido D/A pelo circuito de conversão DA 502, converte uma vez uma freqüência para uma freqüên- cia intermediária (por exemplo, 37,15 MHz: freqüência de sinal IF), subse- qüentemente, converte novamente uma freqüência para o sinal RF para re- transmissão e amplifica para uma potência elétrica de transmissão desejada. Conforme descrito acima, o sinal RF que sofre conversão por freqüência e é amplificado pelo circuito de transmissão-conversão 503, é retransmitido a- través da unidade de antena de transmissão 600.
Conforme descrito acima, o aparelho de retransmissão 1 da ra- diodifusão digital terrestre de acordo com a modalidade 1, extrai com um filtro apenas a parte parcialmente recebida que é uma radiodifusão de servi- ço para o dispositivo portátil/móvel da radiodifusão digital terrestre, e sem transformação de Fourier e transformação de Fourier inversa e apenas com processamento digital em uma área de tempo, combina as partes parcial- mente recebidas da pluralidade de ondas de radiodifusão digital terrestre para cada um dos segmentos adjacentes para retransmitir como um sinal RF. Deste modo, o aparelho de retransmissão 1 pode retransmitir com uma pequena largura de banda (um canal = seis MHz) sem atribuir uma freqüên- cia inútil a um aparelho de recepção à sombra de um edifício no ambiente externo, dentro de um edifício, em uma área de shopping subterrânea e simi- lares. Além do mais, não é necessário fazer a transformação de Fourier e a transformação de Fourier inversa dos dados a serem retransmitidos de um sistema de linha principal e um circuito para tal transformação de Fourier e transformação de Fourier inversa não é necessário, tal que um tempo de atraso pode ser encurtado e pode ser realizada facilmente a compactação. Modalidade 2
A seguir, a modalidade 2 será descrita. A modalidade 2 elimina o erro de um fator de freqüência, que é atribuído a uma instabilidade incluída em uma freqüência local quando o circuito de conversão-recepção 201 con- verte uma freqüência, impede a interferência entre portadora no circuito de adição 400 e elimina a distorção de sinal, que é gerada pela filtragem do cir- cuito LPF 301.
A figura 4 é um diagrama de bloco que ilustra uma configuração (modalidade 2) do aparelho de retransmissão da radiodifusão digital terrestre de acordo com a modalidade exemplificativa da presente invenção. Este a- parelho de retransmissão 2 compreende a unidade de antena de recepção 100 (não ilustrada), as N unidades de sintonização 200, N unidades de pro- cessamento digital 312, o adicionador 400, a unidade de retransmissão 500 e a unidade de antena de transmissão 600 (não ilustrada). Neste ínterim, as unidades de processamento digital 312 são configuradas com N sistemas, e cada um dos sistemas é configurado com o mesmo circuito, tal que apenas um sistema será descrito abaixo. A unidade de processamento digital 312 inclui um circuito LPF 301, um circuito de correção de erro de freqüência 303, um circuito de detecção de sincronização de símbolo 304, um circuito de substituição Gl 305 e um circuito de alocação de segmento 302. Compa- rando o aparelho de retransmissão 1 da modalidade 1 ilustrada na figura 1 com o aparelho de retransmissão 2, embora ambos os aparelhos sejam i- guais, pelo fato de que ambos os aparelhos são dotados da unidade de an- tena de recepção 100, da unidade de sintonização 200, do circuito de adição 400, da unidade de retransmissão 500 e da unidade de antena de transmis- são 600, ambos os aparelhos são diferentes entre si pelo fato de que a uni- dade de processamento digital 312 do aparelho de retransmissão 2 é dotado do circuito de correção de erro de freqüência 303, do circuito de detecção de sincronização de símbolo 304 e do circuito de substituição Gl 305 em adição à configuração da unidade de processamento digital 311 do aparelho de re- transmissão 1. Na figura 4, o mesmo código que o da figura 1 é fixado ao mesmo componente que é comum àquele da figura 1 e a descrição detalha- da será omitida.
Quando a unidade de processamento digital 312 insere o sinal
de banda de base equivalente do canal selecionado pela unidade de sintoni- zação 200, o circuito LPF 301 extrai apenas o sinal de parte de um segmen- to (parte parcialmente recebida) com a filtragem. A saída do circuito LPF 301 é distribuída para dois destinos, um é inserido no circuito de correção de erro de freqüência 303 e o outro é inserido no circuito de detecção de sincroniza- ção de símbolo 304.
O circuito de detecção de sincronização de símbolo 304 insere o
sinal de parte de um segmento extraído pelo circuito LPF 301, detecta uma quantidade de erro de freqüência e a parte inicial de símbolos do sinal de parte de um segmento, produz a quantidade de erro de freqüência apra o circuito de correção de erro de freqüência 303 e produz a informação da po- sição inicial de símbolos para o circuito de substituição Gl 305.
Tal exemplo em que a sincronização de símbolo é detectada, será ilustrado abaixo. Geralmente, os símbolos OFDM são configurados com um intervalo de guarda e um intervalo de símbolo efetivo e um sinal do inter- valo de guarda é duplicado ciclicamente a partir de uma parte após o símbo- Io efetivo. O circuito de detecção de sincronização de símbolo 304 obtém uma correlação de guarda ao utilizar esta configuração e detecta a quanti- dade de erro de freqüência e a parte inicial de símbolos. Especificamente, para o sinal inserido (um sinal configurado a partir do intervalo de guarda e do intervalo de símbolo efetivo) e um sinal obtido pelo atraso do sinal inseri- do pelo intervalo de símbolo efetivo, é obtida uma correlação de guarda de ambos os sinais ao multiplicar tais sinais para obter uma média móvel de uma largura de intervalo de guarda. A seguir, tal posição em que um valor da correlação de guarda obtida se torna um pico, é detectada como uma frontei- ra de símbolo (isto é, a parte inicial de símbolos). É obtida uma correlação (S i i) entre os dados do eixo geométrico I do sinal inserido (sinal de banda de base equivalente) e os dados do eixo geométrico I atrasados pelo intervalo de símbolo efetivo, bem como uma correlação (S i q) entre os dados do eixo geométrico I do sinal inserido e os dados do eixo geométrico Q atrasados pelo intervalo de símbolo efetivo, respectivamente, e a quantidade de erro de freqüência é detectada com base em tais valores de correlação. Neste ínte- rim, levando em conta a descrição detalhada de uma técnica para detectar a posição inicial de símbolos e a quantidade de erro de freqüência, refira-se a "Takashi Seki, etc. [A New Frequency Synchronizing Technique for OFDM Demodulators Using Guard Intervals], relatório técnico do Institute of Televi- sion Engineers of Japan (ITEJ), 24 de agosto de 1995.
O circuito de correção de erro de freqüência 303 insere o sinal de parte de um segmento do circuito LPF 301, insere a quantidade de erro de freqüência do circuito de detecção de sincronização de símbolo 304 e corrige o erro de freqüência do sinal inserido da parte de um segmento u- sando a quantidade inserida de erro de freqüência. No circuito de recepção- conversão 201, como é incluída uma instabilidade em uma freqüência local usada quando uma freqüência é convertida, os erros são induzidos no fator de freqüência e o circuito de adição 400 pode induzir a interferência entre portadores quando o sinal de parte de um segmento de cada canal é sinteti- zado. O circuito de correção de erro de freqüência 303 pode impedir a inter- ferência entre portadores atribuída a erros de fatores de freqüência no caso da conversão de freqüência.
O circuito de substituição Gl 305 insere o sinal corrigido da parte de um segmento oriundo do circuito de correção de erro de freqüência 303, insere a informação da posição inicial de símbolo oriunda do circuito de de- tecção de sincronização de símbolo 304, extrai um sinal de um comprimento de símbolo com base na informação de posição inicial de símbolo inserido para o sinal inserido da parte de um segmento para substituir Gl.
A figura 5 é um diagrama que descreve o processamento do cir- cuito de substituição Gl 305. O circuito de substituição Gl 305 elimina a dis- torção da parte inicial de um sinal de um comprimento de símbolo para o sinal inserido da parte de um segmento com o processamento seguinte ao utilizar o fato de que um sinal do intervalo de guarda dos símbolos OFDM configurados com o intervalo de guarda e o intervalo de símbolo efetivo é duplicado para uma parte posterior do símbolo efetivo. Primeiro, o circuito de substituição Gl 305 especifica uma posição inicial de símbolo com base na informação de posição inicial de símbolo inserida (I) e extrai um sinal do comprimento de símbolo efetivo a partir de um ponto inicial localizado à par- te por GI/2 a partir da posição inicial de símbolo (2). Então, o circuito de substituição Gl 305 move um sinal entre a posição inicial e uma posição de comprimento GI/2 do sinal extraído do comprimento do símbolo efetivo para uma parte posterior para realinhar (3) e adiciona uma parte posterior do sinal realinhado à parte inicial como Gl dependente da razão Gl pré-definida (4).
Deste modo, um novo sinal de um comprimento de símbolo é obtido. No cir- cuito LPF 301, a distorção pode ser induzida pela filtragem no início e as partes posteriores de um comprimento de símbolo. O circuito de substituição Gl 305 pode eliminar a distorção de sinal atribuída à filtragem.
Retornando à figura 4, o circuito de alocação de segmento 302 insere o sinal de parte de um segmento cujo Gl é substituído pelo circuito de substituição Gl 305 e converte uma freqüência para o segmento alocado quando o sinal é combinado para um sinal de banda de base equivalente.
Conforme descrito acima, o aparelho de retransmissão 2 da ra- diodifusão digital terrestre, de acordo com a modalidade 2, pode obter o mesmo efeito vantajoso que o da modalidade 1. O circuito de correção de erro de freqüência 303 pode eliminar o erro de um fator de freqüência atribu- ído a uma instabilidade incluída na freqüência local quando o circuito de conversão-recepção 201 converte uma freqüência e pode impedir a interfe- rência entre portadores no circuito de adição 400. O circuito de substituição Gl 305 pode eliminar a distorção das partes inicial e final de um sinal de comprimento de um símbolo, que é induzida pela filtragem do circuito LPF 301. Como resultado, em um aparelho de recepção que recebe o sinal re- transmitido do aparelho de retransmissão 2, a precisão da sincronização de símbolo é melhorada, a quantidade de correção de erro de freqüência se torna precisa e a degradação no aparelho de retransmissão 2 pode ser re- duzida. Modalidade 3
A seguir, a modalidade 3 será descrita. A modalidade 3 elimina o erro de um fator de freqüência, que é atribuído a uma instabilidade incluída em uma freqüência local quando o circuito de conversão-recepção 201 con- verte uma freqüência, impede a interferência entre portadores no circuito de adição 400 e também sincroniza uma sincronização de símbolo para o sinal de parte de um segmento de cada sistema para retransmissão.
A figura 6 é um diagrama de bloco que ilustra uma configuração (modalidade 3) do aparelho de retransmissão da radiodifusão digital terrestre de acordo conforme é mostrado na modalidade exemplificativa da presente invenção. Este aparelho de retransmissão 3 compreende a unidade de ante- na de recepção 100 (não ilustrada), as N unidades de sintonização 200, N unidades de processamento digital 313, um circuito de ajuste de tempo de atraso 307-3, o circuito de adição 400, a unidade de retransmissão 500 e a unidade de antena de transmissão 600 (não ilustrada). As unidades de pro- cessamento digital 313 são configuradas com N sistemas e cada um dos sistemas é configurado com o mesmo circuito, tal que apenas um sistema será descrito abaixo. A unidade de processamento digital 313 inclui um cir- cuito LPF 301, um circuito de correção de erro de freqüência 303, um circuito de detecção de sincronização de símbolo 304, um circuito de atraso digital 306 e um circuito de alocação de segmento 302. Comparando o aparelho de retransmissão 2 da modalidade 2 ilustrado na figura 4 com o aparelho de retransmissão 3, embora ambos os aparelhos sejam iguais pelo fato de que ambos os aparelhos são dotados da unidade de antena de recepção 100, unidade de sintonização 200, circuito de adição 400, unidade de retransmis- são 500 e unidade de antena de transmissão 600, ambos os aparelhos são diferentes entre si pelo fato de que uma configuração da unidade de proces- samento digital 313 do aparelho de retransmissão 3 é diferente daquele da unidade de processamento digital 312 do aparelho de retransmissão 2 e o aparelho de retransmissão 3 é adicionalmente dotado do circuito de ajuste de tempo de atraso 307-3. Na figura 6, o mesmo código da figura 4 é fixado ao componente que é comum ao da figura 4 e a descrição detalhada será omitida.
O circuito de detecção de sincronização de símbolo 304 insere o sinal de parte de um segmento extraído pelo circuito LPF 301, detecta a quantidade de erro de freqüência e a posição inicial de símbolos do sinal de parte de um segmento com uma correlação de guarda, produz a quantidade de erro de freqüência para o circuito de correção de erro de freqüência 303 e produz a informação de posição inicial de símbolos para o circuito de ajuste de tempo de atraso 307-3.
O circuito de ajuste de tempo de atraso 307-3 insere a informa- ção de posição inicial oriunda dos circuitos de detecção de sincronização de símbolo 304 das unidades de processamento digital 313-1 a N de cada sis- tema respectivamente, e calcula um tempo de atraso de cada sistema com base em uma sincronização de recebimento de qualquer um dos sinais de banda de base equivalentes, tal que as sincronizações iniciais de símbolo dos sinais de banda de base equivalentes de cada sistema correspondem entre si.
O circuito de atraso digital 306 de cada sistema insere o sinal de parte de um segmento cujo erro de freqüência é corrigido pelo circuito de correção de erro de freqüência 303, insere um tempo de atraso calculado pelo circuito de ajuste de tempo de atraso 307-3 e atrasa o sinal cujo erro de freqüência é corrigido pelo tempo de atraso. A sintonização pela unidade de sintonização 200 e o processamento digital pela unidade de processamento digital 313 são executados para cada sistema, tal que um deslocamento po- de ser induzido na sincronização de símbolo de cada sistema. As sincroni- zações de símbolo dos sinais de parte de um segmento de cada sistema podem ser sincronizados pelo circuito de atraso digital 306 e circuito de ajus- te de tempo de atraso 307-3.
O circuito de alocação de segmento 302 insere o sinal de parte de um segmento, que é atrasado pelo circuito de atraso digital 306 e conver- te uma freqüência para o segmento que está alocado quando o sinal é com- binado com um sinal de banda de base equivalente.
Conforme descrito acima, o aparelho de retransmissão 3 da ra- diodifusão digital terrestre de acordo com a modalidade 3, pode obter o mesmo efeito vantajoso que o da modalidade 1. O circuito de correção de erro de freqüência 303 pode eliminar o erro de um fator de freqüência atribu- ido a uma instabilidade incluída em uma freqüência local quando o circuito de conversão-recepção 201 converte uma freqüência e impede a interferên- cia entre os portadores no circuito de adição 400. As sincronizações de símbolo dos sinais de parte de um seg- mento de cada sistema podem ser sincronizadas pelo circuito de atraso digi- tal 306 e circuito de ajuste de tempo de atraso 307-3. Deste modo, as posi- ções iniciais de símbolo de cada um dos sinais de base de banda equivalen- tes podem ser conformados, tal que quando os sinais são combinados pelo circuito de adição 400 como um sinal de banda de base equivalente, os si- nais podem ser retransmitidos como sincronizando os tempos de sincroniza- ção de símbolo de todos os 13 segmentos. Como resultado, em um aparelho de recepção que recebe um sinal retransmitido do aparelho de retransmis- são 3, a precisão da sincronização de símbolo é melhorada e a quantidade de correção de erro de freqüência se torna correta. Modalidade 4
A seguir, a modalidade 4 será descrita. A modalidade 4 elimina o erro de um fator de freqüência, que é atribuído a uma instabilidade incluída em uma freqüência local quando o circuito de conversão-recepção 201 con- verte uma freqüência, impede a interferência entre portadores no circuito de adição 400 e também sincroniza o tempo do símbolo para retransmitir tal que as posições iniciais de símbolo e padrões SP dos sinais de parte de um sistema, correspondem entre si. A figura 7 é um diagrama de bloco que ilustra uma configuração
(modalidade 4) do aparelho de retransmissão da radiodifusão digital terrestre de acordo com a modalidade exemplificativa da presente invenção. Este a- parelho de retransmissão 4 compreende a unidade de antena de recepção 100 (não ilustrada), as N unidades de sintonização 200, N unidades de pro- cessamento digital 314, circuito de ajuste de tempo de atraso 307-4, circuito de adição 400, unidade de retransmissão 500 e unidade de antena de transmissão 600 (não ilustrada). As unidades de processamento digital 314 são configuradas com N sistemas, e cada um dos sistemas é configurado com o mesmo circuito, tal que apenas um sistema será descrito abaixo. A unidade de processamento digital 314 inclui o circuito LPF 301, o circuito de correção de erro de freqüência 303, o circuito de detecção de sincronização de símbolo 304, o circuito FFT 308, um circuito de detecção de padrão SP 309, o circuito de atraso digital 306 e o circuito de alocação de segmento 302. Comparando o aparelho de retransmissão 3 da modalidade 3 ilustrada na figura 6 com o aparelho de retransmissão 4, embora ambos os aparelhos sejam iguais pelo fato de ambos serem dotados da unidade de antena de recepção 100, unidade de sintonização 200, circuito de adição 400, unidade de retransmissão 500 e unidade de antena de transmissão 600, ambos os aparelhos são diferentes entre si pelo fato de que a unidade de processa- mento digital 314 do aparelho de retransmissão 4 ser dotado do circuito FFT 308, do circuito de detecção de padrão SP 309 e circuito de ajuste de tempo de atraso 307-4, que é diferente do circuito de ajuste de tempo de atraso 307-3 do aparelho de retransmissão 3 em adição à configuração da unidade de processamento digital 313 do aparelho de retransmissão 3. Na figura 7, o mesmo código que o da figura 6 é fixado ao componente que é comum à- quele da figura 6, e a descrição detalhada será omitida. O circuito de detecção de sincronização de símbolo 304 insere o
sinal de parte de um segmento extraído do circuito LPF 301, detecta a quan- tidade de erro de freqüência e a posição inicial de símbolos do sinal de parte de um segmento com uma correlação de guarda, produz a quantidade de erro de freqüência para o circuito de correção de erro de freqüência 303 e produz a informação de posição inicial de símbolos para o circuito de ajuste de tempo de atraso 307-4. O circuito de detecção de sincronização de sím- bolo 304 gera um sinal de tempo que indica o início de um intervalo de sím- bolo efetivo para o sinal de parte de um segmento para produzir o sinal de tempo para o circuito FFT 308. O circuito de correção de erro de freqüência 303 insere o sinal
de parte de um segmento do circuito LPF 301, insere a quantidade de erro de freqüência oriunda do circuito de detecção de sincronização de símbolo 304, corrige um erro de freqüência do sinal de parte de um segmento ao u- sar a quantidade de erro de freqüência e produz o sinal de parte de um segmento, cujo erro de freqüência é corrigido, para o circuito de atraso digi- tal 306 e circuito FFT 308.
O circuito FFT 308 insere o sinal de parte de um segmento, cujo erro de freqüência é corrigido, a partir do circuito de correção de erro de fre- qüência 303, insere o sinal de sincronização de um símbolo efetivo a partir do circuito de detecção de sincronização de símbolo 304 e converte um sinal do símbolo efetivo do sinal de parte de um segmento de uma área de tempo para um sinal de uma área de freqüência com a transformação de Fourier.
O circuito de detecção de padrão SP 309 insere o sinal de parte de um segmento de uma área de freqüência do circuito FFT 308, e detecta que padrão o sinal inserido é nos padrões de alocação SP (quatro padrões no total) do sistema ISDB-T. A figura 8 é um diagrama de padrão que ilustra um alinhamento
SP. Conforme está ilustrado na figura 8, os padrões SP do sistema ISDB-T são configurados com quatro padrões de padrões SP 1 a 4. O circuito de detecção de padrão SP 309 detecta qualquer padrão de quatro padrões SP 1 a 4 para o sinal inserido de parte de um segmento de uma área de fre- quência.
O circuito de ajuste de tempo de atraso 307-4 insere a informa- ção de posição inicial de símbolos dos circuitos de detecção de sincroniza- ção de símbolo 304 das unidades de processamento digital 314-1 a N de cada sistema respectivamente, insere a informação de padrão SP dos circui- tos de detecção de padrão SP 309 respectivamente e calcula um tempo de atraso de cada sistema com base em um tempo de recepção de qualquer um dos sinais de banda de base equivalentes tal que as posições iniciais de símbolo e os padrões SP de todos os sinais de banda de base equivalentes correspondam entre si. O circuito de atraso digital 306 de cada sistema insere o sinal de
parte de um segmento, cujo erro de freqüência é corrigido pelo circuito de correção de erro de freqüência 303, insere um tempo de atraso calculado pelo circuito de ajuste de tempo de atraso 307-4 e atrasa o sinal cujo erro de freqüência é corrigido pelo tempo de atraso. A sintonização pela unidade de sintonização 200 e o processamento digital pela unidade de processamento digital 314 são executados para cada sistema, tal que pode ser induzido um deslocamento para o tempo de símbolo de cada sistema. Os tempos de símbolo dos sinais de parte de um segmento de cada sinal podem ser sin- cronizados pelo circuito de atraso digital 306 e circuito de ajuste de tempo de atraso 307-4, tal que as posições inicias e os padrões SP de símbolos, cor- respondem entre si.
O circuito de alocação de segmento 302 insere o sinal de parte
de um segmento, que está atrasado pelo circuito de atraso digital 306 e con- verte uma freqüência para um segmento alocado quando o sinal é combina- do com um sinal de banda de base equivalente.
Conforme descrito acima, o aparelho de retransmissão 4 da ra- diodifusão digital terrestre, de acordo com a modalidade 4, pode obter o mesmo efeito vantajoso que aquele da modalidade 1. O circuito de correção de erro de freqüência 303 pode eliminar o erro de um fator de freqüência, que é atribuído a uma instabilidade incluída em uma freqüência local quando o circuito de conversão-recepção 201 converte uma freqüência e impede a interferência entre portadores no circuito de adição 400.
Os tempos de símbolo e os padrões SP dos sinais de parte de um segmento de cada sistema podem ser conformados pelo circuito de atra- so digital 306 e circuito de ajuste de tempo de atraso 307-4. Deste modo, quando os sinais são combinados como um sinal de banda de base equiva- lente pelo circuito de adição 400, os sinais podem ser retransmitidos como conformando os tempos de sincronização de símbolo e também os padrões SP de todos os 13 segmentos. Como resultado, em um aparelho de recep- ção que recebe um sinal retransmitido pelo aparelho de retransmissão 4, a precisão da sincronização de símbolo é melhorada, a quantidade de corre- ção de erro de freqüência se torna correta e SP de um segmento adjacente pode ser usado quando a equalização for executada. Modalidade 5
A seguir, a modalidade 5 será descrita. A modalidade 5 elimina o erro de um fator de freqüência, que é atribuído a uma instabilidade incluída em uma freqüência local quando o circuito de conversão-recepção 201 con- verte uma freqüência, impede a interferência entre os portadores no circuito de adição 400 e também conforma as posições iniciais de um quadro para os sinais de parte de um segmento de cada sistema a retransmitir.
A figura 9 é um diagrama de bloco que ilustra uma configuração (modalidade 5) do aparelho de retransmissão da radiodifusão digital terrestre de acordo com a modalidade exemplificativa da presente invenção. Este a- parelho de retransmissão 5 compreende a unidade de antena de recepção 100 (não ilustrada), as N unidades de sintonização 200, N unidades de pro- cessamento digital 315, um circuito de ajuste de tempo de atraso 307-5, o circuito de adição 400, a unidade de retransmissão 500 e a unidade de ante- na de retransmissão 600 (não ilustrado). As unidades de processamento digital 315 são configuradas com N sistemas e cada um dos sistemas é con- figurado com o mesmo circuito, tal que apenas um sistema será descrito a- baixo. A unidade de processamento digital 315 inclui o circuito LPF 301, o circuito de correção de erro de freqüência 303, o circuito de detecção de sin- cronização de símbolo 304, o circuito FFT 308, um circuito de detecção de sincronização de quadro 310, o circuito de atraso digital 306 e o circuito de alocação de segmento 302. Comparando o aparelho de retransmissão 4 da modalidade 4 ilustrada na figura 7 com o aparelho de retransmissão 5, em- bora ambos os aparelhos sejam iguais já que ambos os aparelhos são dota- dos da unidade de antena de recepção 100, unidade de sintonização 200, circuito de adição 400, unidade de retransmissão 500 e unidade de antena de transmissão 600, ambos os aparelhos são diferentes entre si pelo fato de que a unidade de processamento digital 315 do aparelho de retransmissão 5 é dotada do circuito de detecção de sincronização de quadro 310 ao invés do circuito de detecção de padrão SP 309 da unidade de processamento digital 314 do aparelho de retransmissão 4 e o aparelho de retransmissão 5 é dotado do circuito de ajuste de tempo de atraso 307-5, cuja configuração é diferente daquela do circuito de ajuste de tempo de atraso 307-4 do aparelho de retransmissão 4. Na figura 9, o mesmo código que o da figura 7 é fixado ao componente que é comum àquele da figura 7 e a descrição detalhada será omitida.
O circuito de detecção de sincronização de quadro 310 insere o sinal de parte de um segmento de uma área de freqüência do circuito FFT 308, detecta uma posição inicial de quadro do sinal TMCC (Transmission and Multiplexing Configuration Control) e demodula o sinal. A seguir, o circui- to de detecção de sincronização de quadro 310 produz a informação de po- sição inicial do quadro detectado para o circuito de ajuste de tempo de atra- so 307-5. Aqui, a informação de quadro é fixada ao sinal TMCC do sistema ISDB-T1 tal que a posição inicial do quadro pode ser detectada pelo monito- ramento do sinal TMCC.
O circuito de ajuste do tempo de atraso 307-5 insere a informa- ção de posição inicial do símbolo dos circuitos de detecção de sincronização de símbolo 304 das unidades de processamento digital 315-1 a N de cada sistema respectivamente, insere a informação de posição inicial de quadro dos circuitos de detecção de sincronização de quadro 310 e calcula um tem- po de atraso de cada sistema com base em um tempo de recepção de qual- quer um dos sinais de banda de base equivalentes tal que as posições inici- ais de símbolo e as posições iniciais de quadro de todos os sinais de banda de base correspondem entre si.
O circuito de atraso digital 306 de cada sistema insere o sinal de parte de um segmento cujo erro de freqüência é corrigido pelo circuito de correção de erro de freqüência 303, insere um tempo de atraso calculado pelo circuito de ajuste de tempo de atraso 307-5 e atrasa o sinal cujo erro de freqüência é corrigido pelo tempo de atraso. A sintonização pela unidade de sintonização 200 e o processamento digital pela unidade de processamento digital 315 são executados para cada sistema, tal que um deslocamento po- de ser induzido para o tempo de quadro de cada sistema. Os tempos de símbolo dos sinais de parte de um segmento de cada sistema podem ser sincronizados pelo circuito de atraso digital 306 e circuito de ajuste de tempo de atraso 307-5, tal que as posições iniciais de quadro correspondem entre si. Em tal caso, se as posições iniciais de quadro corresponderem entre si, às posições iniciais de símbolo e os padrões SP também correspondem en- tre si.
O circuito de alocação de segmento 302 insere o sinal de parte de um segmento, que é atrasado pelo circuito de atraso digital 306 e conver- te uma freqüência para um segmento alocado quando o sinal é combinado com um sinal de banda de base equivalente.
Conforme descrito acima, o aparelho de retransmissão 5 da ra- diodifusão digital terrestre de acordo com a modalidade 5, pode obter o mesmo efeito vantajoso que o da modalidade 1. O circuito de correção de erro de freqüência 303 pode eliminar o erro de um fator de freqüência, que é atribuído a uma instabilidade incluída em uma freqüência local quando o cir- cuito de conversão-recepção 201 converte uma freqüência e impede a inter- ferência entre portadores no circuito de adição 400.
As posições iniciais de quadro dos sinais de parte de um seg- mento de cada sistema podem ser conformadas pelo circuito de atraso digi- tal 306 e circuito de ajuste de tempo de atraso 307-5. Deste modo, quando os sinais são combinados como um sinal de banda de base equivalente pelo circuito de adição 400, os sinais podem ser retransmitidos como se confor- mando aos tempos de sincronização de quadro e também, os tempos de sincronização de símbolo e padrões SP de todos os 13 segmentos. Como resultado, em um aparelho de recepção que recebe um sinal retransmitido pelo aparelho de retransmissão 5, a precisão da sincronização de símbolo é aprimorada, a quantidade de correção de erro de freqüência se torna correta e o SP de um segmento adjacente pode ser usado quando a equalização é executada. Modalidade 6
A seguir, a modalidade 6 será descrita. A modalidade 6 adiciona o sinal TS que é originalmente gerado separadamente da radiodifusão de televisão digital terrestre e transmite junto com a radiodifusão digital terrestre usando uma técnica da modalidade 1. Ou seja, a modalidade 6 combina N sinais de parte parcialmente recebidos da radiodifusão digital terrestre das N ondas recebidas e M sinais TS originais em um canal (largura de banda: 6 MHz). Neste ínterim, N + M é igual ou menor do que 13 (a partir daqui, esta condição será a mesma).
A figura 10 é um diagrama de bloco que ilustra uma configura- ção (modalidade 6) do aparelho de retransmissão da radiodifusão digital ter- restre de acordo com a modalidade exemplificativa da presente invenção. Este aparelho de retransmissão 6 compreende a unidade de antena de re- cepção 100, as N unidades de sintonização 200, N unidades de processa- mento digital 311, M unidades de modulação 721, o circuito de adição 400, a unidade de retransmissão 500 e a unidade de antena de transmissão 600. As unidades de modulação 721 são configuradas com M sistemas, e cada um dos sistemas é configurado com o mesmo circuito, tal que apenas um sistema será descrito. A unidade de modulação 721 inclui um circuito de modulação OFDM 701, um circuito de quadro OFDM 702, um circuito de transformação de Fourier inversa 703, um circuito de adição Gl 704 e um circuito de alocação de segmento 705. Comparando o aparelho de retrans- missão 1 da modalidade 1 ilustrada na figura 1 com o aparelho de retrans- missão 6, embora ambos os aparelhos sejam iguais, pelo fato de que ambos os aparelhos são dotados da unidade de antena de recepção 100, a unidade de sintonização 200, a unidade de processamento digital 311, circuito de adição 400, unidade de retransmissão 500 e unidade de antena de transmis- são 600, ambos os aparelhos são diferentes entre si pelo fato de que o apa- relho de retransmissão 6 é dotado de M unidades de modulação 721 em a- dição à configuração do aparelho de retransmissão 1. Na figura 10, o mesmo código que o da figura 1 é fixado ao componente que é comum àquele da figura 1 e a descrição detalhada será omitida.
Quando o sinal TS original (por exemplo, MPEG (Moving Picture Experts Group) - TS), tal como uma radiodifusão local, uma radiodifusão comunitária, um comercial e uma autoprodução, é inserido, o circuito de mo- dulação OFDM 701 da unidade de modulação 721 adiciona um código de correção de erro ao sinal TS original inserido, executa uma modulação por- tadora selecionada para uma taxa e um objeto, como a modulação QPSK (Quadrature Phase Shift Keying), A modulação QAM 16 (Quadrature Ampli- tude Modulation), a modulação QAM 64 e executa uma variedade de interpo- lações.
O circuito de quadro OFDM 702 insere um sinal modulado pelo circuito de modulação OFDM 701 e adiciona um portador piloto, um AC (Au- xiliary Channel) e um TMCC para a mesma alocação que àquela da parte parcialmente recebida da radiodifusão digital terrestre para executar o qua- dro OFDM.
O circuito de transformação de Fourier inversa 703 insere o sinal que é transformado em quadro OFDM pelo circuito de quadro OFDM 702, e realiza transformação de Fourier inversa em um dado portador de um símbo- lo do sinal para um sinal de uma área de tempo. O circuito de adição Gl 704 insere o sinal de uma área de tempo, que sofre transformação de Fourier inversa pelo circuito de transformação de Fourier inversa 703 e adiciona o Gl dependendo de uma razão Gl que seja definida anteriormente. O circuito de alocação de segmento 705 insere o sinal ao qual o Gl é adicionado pelo cir- cuito de adição Gl 704, e converte uma freqüência para um segmento aloca- do quando o sinal é combinado com um sinal de banda de base equivalente. O circuito de alocação de segmento 705 é funcionalmente igual ao circuito de alocação de segmento 302.
O circuito de adição 400 insere os sinais de banda de base e- quivalentes da parte de um segmento, que são processados digitalmente pelas unidades de processamento digital 311 de N sistemas, insere os sinais de banda de base equivalentes dos sinais TS originais modulados pelas uni- dades de modulação 721 de M sistemas e adiciona e sintetiza tais sinais de banda de base equivalentes.
Conforme descrito acima, o aparelho de retransmissão 6 da ra- diodifusão digital terrestre de acordo com a modalidade 6, pode obter o mesmo efeito vantajoso que aquele da modalidade 1, adicionar o sinal TS que é originalmente gerado separadamente da radiodifusão de televisão di- gital terrestre e transmitir junto com a radiodifusão de televisão digital terres- tre.
Modalidade 7
A seguir, a modalidade 7 será descrita. Ao usar uma técnica da modalidade 2, a modalidade 7 combina N sinais de parte parcialmente rece- bidos da radiodifusão digital terrestre de N ondas recebidas e M sinais origi- nais TS em um canal para transmitir. A figura 11 é um diagrama de bloco que ilustra uma configura- ção (modalidade 7) do aparelho de retransmissão da radiodifusão digital ter- restre de acordo com a modalidade exemplificativa da presente invenção. Este aparelho de retransmissão 7 compreende a unidade de antena de re- cepção 100, as N unidades de sintonização 200, as N unidades de proces- samento digital 312, as M unidades de modulação 721, o circuito de adição 400, a unidade de retransmissão 500 e a unidade de antena de transmissão 600. Comparando o aparelho de retransmissão 2 da modalidade 2 ilustrada na figura 4 com o aparelho de retransmissão 7, ambos os aparelhos são di- ferentes entre si pelo fato de que o aparelho de retransmissão 7 é adicio- nalmente dotado das unidades de modulação 721 em adição à configuração do aparelho de retransmissão 2. Comparando o aparelho de retransmissão 6 da modalidade 6 ilustrada na figura 10 com o aparelho de retransmissão 7, ambos os aparelhos são diferentes entre si pelo fato de que o aparelho de retransmissão 7 é dotado da unidade de processamento digital 312, cuja configuração é diferente daquela da unidade de processamento digital 311 da modalidade 6.
A unidade de antena de recepção 100, a unidade de sintoniza- ção 200, a unidade de processamento digital 312, o circuito de adição 400, a unidade de retransmissão 500 e a unidade de antena de transmissão 600 são iguais às do aparelho de retransmissão 2 da modalidade 2, tal que a descrição será omitida. A unidade de modulação 721 é igual àquela do apa- relho de retransmissão 6 da modalidade 6, então a descrição será omitida.
Conforme descrito acima, o aparelho de retransmissão 7 da ra- diodifusão digital terrestre de acordo com a modalidade 7, pode obter o mesmo efeito vantajoso que o da modalidade 2, adicionar o sinal TS que é originalmente gerado separadamente da radiodifusão de televisão digital terrestre e transmitir junto com a radiação de televisão digital terrestre. Modalidade 8
A seguir, a modalidade 8 será descrita. Ao usar a técnica da
modalidade 3, a modalidade 8 combina N sinais de parte parcialmente rece- bidos da radiodifusão de digital terrestre de N ondas recebidas e M sinais originais TS em um canal para transmissão e, especificamente, sincronizar os tempos de símbolo dos sinais das partes parcialmente recebidas de cada sistema e os sinais originais TS para transmissão.
A figura 12 é um diagrama de bloco que ilustra uma configura- ção (modalidade 8) do aparelho de retransmissão da radiodifusão digital ter- restre de acordo com a modalidade exemplificativa da presente invenção. Este aparelho de retransmissão 8 compreende a unidade de antena de re- cepção 100, as N unidades de sintonização 200, N unidades de processa- mento digital 313, M unidades de modulação 723, circuito de ajuste de tem- po de atraso 307-8, circuito de adição 400, unidade de retransmissão 500 e unidade de antena de transmissão 600. As unidades de modulação 723 são configuradas com M sistemas e cada um dos sistemas é configurado com o mesmo circuito, tal que apenas um único sistema será descrito. A unidade de modulação 723 inclui o circuito de modulação OFDM 701, o circuito de quadro OFDM 702, o circuito de transformação de Fourier inversa 703, o circuito de adição Gl 704, um circuito de atraso digital 706 e o circuito de alocação de segmento 705. Comparando o aparelho de retransmissão 3 da modalidade 3 ilustrada na figura 6 com o aparelho de retransmissão 8, em- bora ambos os aparelhos sejam iguais pelo fato de que ambos os aparelhos são dotados da unidade de antena de recepção 100, unidade de sintoniza- ção 200, unidade de processamento digital 313, circuito de adição 400, uni- dade de retransmissão 500 e unidade de antena de transmissão 600, ambos os aparelhos são diferentes entre si pelo fato de que o aparelho de retrans- missão 8 é dotado de M unidades de modulação 723 e o circuito de ajuste de tempo de atraso 307-8, cuja configurado é diferente daquela do circuito de ajuste de tempo de atraso 307-3 do aparelho de retransmissão 3. Na figu- ra 12, o mesmo código que o da figura 3 é fixado ao componente que é co- mum àquele da figura 3 e a descrição detalhada será omitida. O circuito de modulação OFDM 701, o circuito de quadro OFDM 702 e o circuito de trans- formação de Fourier inversa 703 da unidade de modulação 723 são iguais aos da unidade de modulação 721 do aparelho de retransmissão 6 ilustrado na figura 10, tal que a descrição detalhada será omitida. O circuito de adição Gl 704 da unidade de modulação 723 inse- re o sinal de uma área de tempo, que sofre transformação de Fourier inversa pelo circuito de transformação de Fourier inversa 703 e adiciona Gl depen- dendo da razão de Gl que é definida anteriormente. O circuito de adição Gl 704 produz a informação de posição inicial de símbolos para o circuito de ajuste de tempo de atraso 307-8.
O circuito de ajuste de tempo de atraso 307-8 insere a informa- ção de posição inicial de símbolos oriunda dos circuitos de detecção de sin- cronização de símbolo 304 das unidades de processamento digital 313-1 a N de cada sistema, respectivamente, insere a informação de posição inicial de símbolos dos circuitos de adição Gl 704 das unidades de modulação 723-1 a M de cada sistema respectivamente e calcula um tempo de atraso de cada sistema com base no tempo de recepção de cada qualquer um dos sinais de banda de base equivalentes tal que os tempos iniciais de símbolos dos si- nais de banda de base equivalentes de cada sistema correspondem entre si.
O circuito de atraso digital 706 de cada sistema da unidade de modulação 723 insere o sinal de uma área de tempo, a que Gl é adicionado pelos circuitos de adição Gl 704, insere um tempo de atraso calculado pelo circuito de ajuste de tempo de atraso 307-8 e atrasa pelo tempo de atraso. O circuito de alocação de segmento 705 insere o sinal atrasado
pelo circuito de atraso digital 706 e converte uma freqüência para um seg- mento alocado quando o sinal é combinado para sinal de banda de base equivalente.
O circuito de adição 400 insere os sinais de banda de base e- quivalentes da parte de um segmento, que são processados digitalmente pelas unidades de processamento digital 313 de N sistemas, insere os sinais de banda de base equivalentes dos sinais TS originais modulados pelas uni- dades de modulação 723 de M sistemas e adiciona e sintetiza tais sinais de banda de base equivalentes. Conforme descrito acima, o aparelho de retransmissão 8 da ra-
diodifusão digital terrestre de acordo com a modalidade 8, pode obter o mesmo efeito vantajoso que o da modalidade 3, adicionar o sinal TS que é gerado original e separadamente da radiodifusão de televisão digital terres- tre e transmitir junto com a radiodifusão de televisão digital terrestre.
Os tempos de símbolos dos sinais de parte de um segmento e os sinais TS originais de cada sistema podem ser sintetizados. Deste modo, as posições iniciais de símbolo de cada um dos sinais de banda de base equivalentes podem ser conformadas tal que quando os sinais são combina- dos como um sinal de banda de base equivalente no circuito de adição 400, os sinais podem ser transmitidos como sincronizando os tempos de sincroni- zação de símbolo. Modalidade 9
A seguir, a modalidade 9 será descrita. Usando uma técnica da modalidade 4, a modalidade 9 combina N sinais de parte parcialmente rece- bidos da radiodifusão digital terrestre de N ondas recebidas e M sinais TS originais em um canal para transmitir e, especificamente, sincroniza tempos de símbolos e os padrões SP dos sinais de parte parcialmente recebidos de cada sistema e os sinais TS originais para transmitir.
A figura 13 é um diagrama de bloco que ilustra uma configura- ção (modalidade 9) do aparelho de retransmissão da radiodifusão digital ter- restre de acordo com a modalidade exemplificativa da presente invenção. Este aparelho de retransmissão 9 compreende a unidade de antena de re- cepção 100, N unidades de sintonização 200, N unidades de processamento digital 314, M unidades de modulação 723, circuito de ajuste de tempo de atraso 307-9, o circuito de adição 400, a unidade de retransmissão 500 e a unidade de antena de transmissão 600. As unidades de modulação 723 são configuradas com M sistemas e cada um dos sistemas é configurado com o mesmo circuito, então só será descrito um sistema. Comparando o aparelho de retransmissão 4 da modalidade 4 ilustrada na figura 7 com o aparelho de retransmissão 9, embora ambos os aparelhos sejam iguais pelo fato de que ambos os aparelhos são dotados de unidade de antena de recepção 100, unidade de sintonização 200, unidade de processamento digital 314, circuito de adição 400, unidade de retransmissão 500 e unidade de antena de transmissão 600, ambos os aparelhos são diferentes entre si pelo fato de que o aparelho de retransmissão 9 é dotado de M unidades de modulação 723 e o circuito de ajuste de tempo de atraso 307-9, cuja configuração é di- ferente daquela do circuito de ajuste de tempo de atraso 307-4 do aparelho de retransmissão 4. Comparando o aparelho de retransmissão 8 da modali- dade 8 ilustrada na figura 12 com o aparelho de retransmissão 9, ambos os aparelhos são diferentes entre si pelo fato de que o aparelho de retransmis- são 9 é dotado da unidade de processamento digital 314 e do circuito de ajuste de tempo de atraso 307-9, cujas configurações são diferentes daque- las da unidade de processamento digital 313 e do circuito de ajuste de tem- po de atraso 307-8 do aparelho de retransmissão 8. Na figura 13, o mesmo código que o da figura 7 é fixado ao componente que é comum àquele da figura 7 e a descrição detalhada será omitida. O circuito de modulação OFDM 701, o circuito de quadro OFDM 702 e o circuito de transformação de Fourier inversa 703 da unidade de modulação 723 são iguais àqueles da unidade de modulação 723 do aparelho de retransmissão 8 ilustrado na figu- ra 12, então a descrição detalhada será omitida.
O circuito de adição Gl 704 da unidade de modulação 723 inse- re o sinal de uma área de tempo, que sofre transformação de Fourier inversa pelo circuito de transformação de Fourier inversa 703 e adiciona Gl, depen- dendo da razão Gl que é definida anteriormente. O circuito de adição Gl 704 produz a informação de posição inicial e a informação de padrão SP de sím- bolos para o circuito de ajuste de tempo de atraso 307-9.
O circuito de ajuste de tempo de atraso 307-9 insere a informa- ção de posição inicial e a informação de padrão SP de símbolos das unida- des de processamento digital 314-1 a N de cada sistema, respectivamente, insere a informação de posição inicial e a informação de padrão SP de sím- bolos dos circuitos de adição Gl 704 das unidades de modulação 723-1 a M de cada sistema respectivamente e calcula um tempo de atraso de cada sis- tema com base no tempo de recepção de cada um dos sinais de banda de base equivalentes tal que os tempos inicias de símbolo e a informação de padrão SP dos sinais de banda de base equivalentes de cada sistema, cor- respondam entre si. O circuito de atraso digital 706 de cada sistema da unidade de modulação 723 insere o sinal de uma área de tempo, ao qual o Gl é adicio- nado pelos circuitos de adição Gl 704, insere um tempo de atraso calculado pelo circuito de ajuste de tempo de atraso 307-9 e atrasa pelo tempo de a- traso.
O circuito de alocação de segmento 705 insere o sinal atrasado pelo circuito de atraso digital 706 e converte uma freqüência para um seg- mento alocado quando o sinal é combinado com um sinal de banda de base equivalente.
O circuito de adição 400 insere os sinais de banda de base e-
quivalentes da parte de um segmento, que são processados digitalmente pelas unidades de processamento digital 314 de N sistemas, insere os sinais de banda de base equivalentes dos sinais originais TS modulados pelas uni- dades de modulação 723 de M sistemas e adiciona e sintetiza tais sinais de banda de base equivalentes.
Conforme descrito acima, o aparelho de retransmissão 9 de ra- diodifusão digital terrestre de acordo com a modalidade 9, pode obter o mesmo efeito vantajoso que àquele da modalidade 4, adicionar o sinal TS que é gerado original e separadamente da radiodifusão digital terrestre e transmitir junto com a radiodifusão de televisão digital terrestre.
Os tempos de símbolo e os padrões SP dos sinais de parte de um segmento de cada sistema e os sinais originais TS podem ser conforma- dos. Deste modo, as posições iniciais de símbolo e os padrões SP de cada sinal de banda de base equivalente podem ser conformados, tal que quando os sinais são combinados como um sinal de banda de base equivalente no circuito de adição 400, os sinais podem ser transmitidos como conformando os tempos de sincronização de símbolo e também os padrões SP. Modalidade 10
A seguir, a modalidade 10 será descrita. Ao usar uma técnica da modalidade 5, a modalidade 10 combina N sinais de parte parcialmente re- cebidos da radiodifusão digital terrestre de N ondas recebidas e M sinais TS originais em um canal para transmitir e, especificamente, sincroniza as posi- ções iniciais de quadro dos sinais de parte parcialmente recebidos de cada sistema e os sinais TS originais para transmitir.
A figura 14 é um diagrama de bloco que ilustra uma configura- ção (modalidade 10) do aparelho de retransmissão da radiodifusão digital terrestre de acordo com a modalidade exemplificativa da presente invenção. Este aparelho de retransmissão 10 compreende a unidade de antena de re- cepção 100, as N unidades de sintonização 200, N unidades de processa- mento digital 315, M unidades de modulação 723, um circuito de ajuste de tempo de atraso 307-10, o circuito de adição 400, a unidade de retransmis- são 500 e a unidade de antena de transmissão 600. As unidades de modu- lação 723 são configuradas com M sistemas e cada um dos sistemas é con- figurado com o mesmo circuito, tal que apenas um sistema será descrito. Comparando o aparelho de retransmissão 5 da modalidade 5 ilustrada na figura 9 com o aparelho de retransmissão 10, embora ambos os aparelhos sejam iguais pelo fato de que ambos os aparelhos são dotados de unidade de antena de recepção 100, unidade de sintonização 200, unidade de pro- cessamento digital 315, circuito de adição 400, unidade de retransmissão 500 e unidade de antena de transmissão 600, ambos os aparelhos são dife- rentes entre si pelo fato de que o aparelho de retransmissão 10 é dotado de M unidades de modulação 723 e do circuito de ajuste de tempo de atraso 307-10, cuja configuração é diferente daquela do circuito de ajuste de tempo de atraso 307-5 do aparelho de retransmissão 5. Comparando o aparelho de retransmissão 9 da modalidade 9 ilustrada na figura 13 com o aparelho de retransmissão 10, ambos os aparelhos são diferentes entre si pelo fato de que o aparelho de retransmissão 10 é dotado da unidade de processamento digital 315 e do circuito de ajuste de tempo de atraso 307-10, cujas configu- rações são diferentes daquelas da unidade de processamento digital 314 e circuito de ajuste de tempo de atraso 307-9 do aparelho de retransmissão 9. Na figura 14, o mesmo código que aquele da figura 9 é fixado ao componen- te que é comum àquele da figura 9 e a descrição detalhada será omitida. O circuito de modulação OFDM 701, o circuito de quadro OFDM 702 e o circui- to de transformação de Fourier inversa 703 da unidade de modulação 723 são iguais aos da unidade de modulação 723 do aparelho de retransmissão 9 ilustrado na figura 13, tal que a descrição detalhada será omitida.
O circuito de adição Gl 704 da unidade de modulação 723 inse- re o sinal de uma área de tempo, que sofre transformação de Fourier inversa pelo circuito de transformação de Fourier inversa 703 e adiciona o Gl de- pendendo da razão Gl que é definida anteriormente. O circuito de adição Gl 704 produz a informação de posição inicial de quadros para o circuito de a- juste de tempo de atraso 307-10.
O circuito de ajuste de tempo de atrao 307-10 insere a informa- ção de posição inicial de quadros das unidades de processamento digital 315-1 a N de cada sistema, respectivamente, insere a informação de posi- ção inicial de quadros dos circuitos de adição Gl 704 das unidades de modu- lação 723-1 a M de cada sistema respectivamente e calcula um tempo de atraso de cada sistema com base no tempo de recepção de qualquer um dos sinais de banda de base equivalentes tal que os tempos iniciais de qua- dro dos sinais de banda de base equivalentes de cada sistema correspon- dem um ao outro.
O circuito de atraso digital 706 de cada sistema da unidade de modulação 723 insere o sinal de uma área de tempo a que o Gl é adicionado pelos circuitos de adição 704, insere um tempo de atraso calculado pelo cir- cuito de ajuste de tempo de atraso 307-10 e atrasos pelo tempo de atraso.
O circuito de alocação de segmento 705 insere o sinal atrasado pelo circuito de atraso digital 706 e converte uma freqüência para um seg- mento alocado quando o sinal é combinado com um sinal de banda de base equivalente.
O circuito de adição 400 insere os sinais de banda de base e- quivalentes da parte de um segmento, que são processados digitalmente pelas unidades de processamento digital 315 de N sistemas, insere os sinais de banda de base equivalentes dos sinais TS originais modulados pelas uni- dades de modulação 723 de M sistema e adiciona e sintetiza tais sinais de banda de base.
Conforme descrito acima, o aparelho de retransmissão 10 da radiodifusão digital terrestre de acordo com a modalidade 10, pode obter o mesmo efeito vantajoso que o da modalidade 5, adicionar o sinal TS que é originalmente gerado separadamente da radiodifusão de televisão digital terrestre e transmitir junto com a radiodifusão de televisão digital terrestre.
As posições iniciais de quadro dos sinais de parte de um seg-
mento de cada sistema e os sinais originais TS podem ser conformadas. Deste modo, as posições iniciais de quadro de cada um dos sinais de banda de base equivalentes podem ser conformadas, tal que quando os sinais fo- rem combinados como um sinal de banda de base equivalente no circuito de adição 400, os sinais podem ser retransmitidos como se conformando aos tempos de sincronização de quadro, e também os tempos de sincronização de símbolo e padrões SP.
Conforme descrito acima, embora a presente invenção seja descrita pelo uso das modalidades, a presente invenção não está limitada às modalidades acima e pode ser modificada de diversas maneiras sem que se afaste do escopo do conceito técnico da presente invenção. Por exemplo, nas modalidades acima, embora a unidade de antena de recepção 100 seja configurada com uma antena, a unidade de antena de recepção 100 não é necessariamente uma e pode ser configurada com uma pluralidade de ante- nas. Em tal caso, cada unidade de sintonização 200 insere a radiodifusão digital terrestre recebida por qualquer uma dentre a pluralidade de antenas.
Nas modalidades acima, embora o circuito de recepção- conversão 201 da unidade de sintonização 200 converta uma freqüência de um sinal inserido para uma freqüência intermediária para passar através de um filtro SAW como um método de recepção com uma freqüência intermedi- ária, e, subseqüentemente, converta uma freqüência novamente para uma baixa freqüência, a presente invenção não está limitada a tal caso. Por e- xemplo, os seguintes métodos também podem ser usados: um método de Baixo-IF (freqüência baixa e intermediária) em que o sinal inserido é direta- mente convertido para sinais de freqüência baixa e intermediária variando de aproximadamente 0,5 a 1,0 MHz; um método de Conversão Dupla em que o sinal inserido é convertido uma vez para uma alta freqüência (por exemplo, 2 Ghz) a ser passada através do filtro SAW e, subseqüentemente, é converti- do para uma baixa freqüência (por exemplo, 1 GHz) e um método como de Conversão Direta, em que o sinal inserido é convertido diretamente para o sinal de banda de base equivalente. Fazendo referência à conta uma descri- ção detalhada do método de recepção com uma freqüência intermediária, veja "Edition by Mitutoshi Hatori, [One-segment broadcasting text], editado por Impress R & D Corporation".
Embora as modalidades acima se destinem à radiodifusão digi- tal terrestre, a presente invenção pode ser aplicada à radiodifusão de som terrestre.

Claims (6)

1. Aparelho de retransmissão de radiodifusão digital terrestre compreendendo: uma pluralidade de unidades de sintonização; uma pluralidade de unidades de processamento digital correspondendo às unidades de sintonização, respectivamente; uma unidade de adição; e uma unidade de retransmissão, em que o aparelho de retransmissão recebe uma pluralidade de ondas de radiodifusão digital terrestre configuradas com uma pluralidade de segmentos, extrai um segmento das ondas de radiodifusão digital terrestre respectivamente e combina os segmentos extraídos para retransmitir como uma onda de radiodifusão digital terrestre, em que a unidade de sintonização inclui: um meio de recepção-conversão para selecionar uma onda de radiodifusão da pluralidade de ondas de radiodifusão digital terrestre recebidas e converter um sinal de banda RF da onda de radiodifusão para um sinal de banda IF; um meio de conversão AD para converter o sinal IF convertido pelo meio de recepção-conversão para sinal digital IF; e um meio de demodulação ortogonal para realizar a demodulação ortogonal do sinal IF digital convertido pelo meio de conversão AD e produzir um sinal de banda de base equivalente, sendo que a unidade de processamento digital inclui: um meio de filtragem para extrair um segmento do sinal de banda de base equivalente produzido pelo meio de demodulação ortogonal da unidade de sintonização; um meio de detecção de sincronização de símbolo para detectar uma sincronia de símbolo, que inclui a informação de posição inicial de símbolos, e uma quantidade de erros de freqüência para sincronizar símbolos para o sinal de banda de base equivalente do segmento extraído pelo meio de filtragem; um meio de correção de erro de freqüência para corrigir um erro de freqüência ao utilizar um sinal de banda de base do sinal extraído pelo meio de filtragem e a quantidade de erro de freqüência detectada pelo meio de detecção de sincronização de símbolo; um meio de reposição de intervalo de guarda para repor um sinal de uma primeira posição para uma terceira posição e um sinal de uma segunda posição para uma quarta posição como novos intervalos de guarda, quando um sinal de uma largura de símbolo é extraído de um sinal de banda de base equivalente ao utilizar o sinal de banda de base equivalente do segmento no qual o erro de freqüência foi corrigido pelo meio de correção de erro de freqüência e a sincronia de símbolo detectada pelo meio de detecção de sincronização de símbolo, e posições que estão afastadas pela metade de uma largura de intervalo de guarda de ambas extremidades terminais do sinal extraído de uma largura de símbolo são designadas como a primeira posição e a segunda posição, respectivamente, e posições que estão afastadas por uma largura de intervalo de guarda de ambas extremidades terminais são designadas como a terceira posição e a quarta posição, respectivamente; e um meio de alocação de segmento para converter uma freqüência do sinal de banda de base equivalente do segmento, o intervalo de guarda do qual é reposicionado pelo meio de reposição de intervalo de guarda, em uma largura de banda predefinida para combinar uma pluralidade de segmentos, a unidade de adição inclui: um meio para adicionar e sintetizar o sinal de banda de base equivalente de cada segmento, cuja uma freqüência é convertida por cada um dos meios de alocação de segmento da pluralidade de unidades de processamento digital, e a unidade de retransmissão inclui: um meio de modulação ortogonal para realizar modulação ortogonal do sinal de banda de base equivalente adicionado e sincronizado pela unidade de adição e produzir o sinal digital IF; um meio de conversão DA para converter o sinal digital IF produzido pelo meio de modulação orgânico para um sinal IF analógico; e um meio de transmissão-conversão para converter o sinal analógico IF convertido pelo meio de conversão DA para o sinal de banda RF a ser retransmitido como a onda de radiodifusão digital terrestre e amplificar o sinal convertido.
2. Aparelho de retransmissão de radiodifusão digital terrestre, de acordo com a reivindicação 1, em que o aparelho de retransmissão adicionalmente compreende: uma unidade de ajuste de tempo de atraso para ajustar tempos de atraso para sincronizar tempos para os sinais de banda de base equivalentes da pluralidade de unidades de processamento digital, em que a unidade de processamento digital inclui: no lugar do meio de reposição de intervalo de guarda, uma unidade de atraso para atrasar o sinal de banda de base equivalente de um segmento por um tempo de atraso usando o sinal de banda de base equivalente do um segmento no qual o erro de freqüência corrigido pelo meio de correção de erro de freqüência e o tempo de atraso pela unidade de ajuste de tempo de atraso, em que o meio de alocação de segmento converte uma freqüência do sinal de banda de base equivalente de um segmento atrasado pela unidade de atraso em uma largura de banda predefinida para combinar uma pluralidade de segmentos, e a unidade de tempo de atraso inclui: um meio para calcular cada um dos tempos de atraso usando os tempos de símbolo detectados pelo meio de detecção de sincronização de símbolo da pluralidade de unidades de processamento digital, respectivamente, tal que os sinais de banda de base equivalentes das unidades de processamento digitais correspondam entre si.
3. Aparelho de retransmissão de radiodifusão digital terrestre, de acordo com a reivindicação 1, em que o aparelho de retransmissão adicionalmente compreende: a unidade de ajuste de tempo de atraso para ajustar os tempos de atraso para sincronizar os tempos para cada um dos sinais de banda de base equivalentes da pluralidade de unidades de processamento digital, em que a unidade de processamento digital ainda inclui: um meio FFT para converter um sinal de uma área de tempo para um sinal de uma área de freqüência para o sinal de banda de base equivalente do um segmento corrigido pelo meio de correção de erro de freqüência; um meio de detecção de padrão SP para detectar um padrão SP para o sinal de uma área de freqüência convertido pelo meio FFT; e em lugar do meio de reposição de intervalo de guarda, uma unidade de atraso para atrasar o sinal de banda de base equivalente de um segmento por um tempo de atraso usando o sinal de banda de base equivalente do um segmento no qual o erro de freqüência foi corrigido pelo meio de correção de erro de freqüência e o tempo de atraso ajustado pela unidade de ajuste de tempo de atraso, em que a unidade de alocação de segmento converte uma freqüência do sinal de banda de base equivalente de um segmento atrasado pela unidade de atraso em uma largura de banda predefinida para combinar uma pluralidade de segmentos, e a unidade de ajuste de tempo de atraso inclui: um meio para calcular cada um dos tempos de atraso usando os tempos de símbolo detectados pelo meio de detecção de sincronização de símbolo da pluralidade de unidades de processamento digital respectivamente e os padrões SP detectados pelo meio de detecção de padrão SP da pluralidade de unidades de processamento digital respectivamente, tal que os tempos de símbolo e os padrões SP dos sinais de banda de base equivalentes das unidades de processamento digital são conformadas respectivamente.
4. Aparelho de retransmissão de radiodifusão digital terrestre, de acordo com a reivindicação 1, em que o aparelho de retransmissão adicionalmente compreende: a unidade de ajuste de tempo de atraso par ajustar os tempos de atraso para sincronização de tempos para cada um dos sinais de banda de base equivalentes da pluralidade de unidades de processamento digital, em que a unidade de processamento digital ainda inclui: o meio FFT para converter um sinal de uma área de tempo para um sinal de uma área de freqüência para o sinal de banda de base equivalente do um segmento corrigido pelo meio de correção de erro de freqüência; um meio de detecção de sincronização de quadro para detectar um tempo de quadro para sincronizar um quadro usando sinal TMCC do sinal de uma área de freqüência convertido pelo meio FFT; e em lugar do meio de reposição de intervalo de guarda, uma unidade de atraso para atrasar o sinal de banda de base equivalente de um segmento por um tempo de atraso usando o sinal de banda de base equivalente do um segmento no qual o erro de freqüência foi corrigido pelo meio de correção de erro de freqüência e tempo de atraso ajustado pela unidade de ajuste de tempo de atraso, em que o meio de alocação de segmento converte uma freqüência do sinal de banda de base equivalente de um segmento atrasado pela unidade de atraso em uma largura de banda predefinida para combinar uma pluralidade de segmentos, e a unidade de ajuste de tempo de atraso inclui: um meio para calcular cada um dos tempos de atraso usando os tempos de símbolos detectados pelo meio de detecção de sincronização de símbolo da pluralidade de unidades de processamento digital, respectivamente, e os tempos de quadro detectados pelo meio de detecção de sincronização de quadro da pluralidade de unidades de processamento digital respectivamente, tal que os tempos de quadro dos sinais de banda de base equivalentes das unidades de processamento digital são conformados.
5. Aparelho de retransmissão de radiodifusão digital terrestre, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, adicionalmente compreendendo: uma pluralidade de unidades de modulação, em que a unidade de modulação inclui: um meio de modulação OFDM para inserir um sinal TS original para modular por OFDM; um meio de quadro de OFDM para realizar quadro por OFDM do sinal OFDM-modulado pelo meio de modulação OFDM; um meio de transformação de Fourier inversa para converter o sinal de quadro OFDM a partir de um sinal de uma área de freqüência para um sinal de uma área de tempo; um meio de adição de intervalo de guarda para adicionar um intervalo de guarda ao sinal de uma área de tempo convertido pela unidade de transformação de Fourier inversa; e um meio de alocação de segmento para converter uma freqüência do sinal (sinal de banda de base equivalente do sinal original TS) ao qual o intervalo de guarda é adicionado pelo meio de adição de intervalo de guarda em uma largura de banda predefinida para combinar uma pluralidade de segmentos, sendo que a unidade de adição inclui: um meio para adicionar e sintetizar os sinais de banda de base equivalentes de cada um segmento, cuja uma freqüência é convertida pelo meio de alocação de segmento da pluralidade de unidades de processamento digital e os sinais de banda de base equivalentes de cada um dos sinais TS originais, cuja uma freqüência é convertida pelo meio de alocação de segmento da pluralidade de unidades de modulação.
6. Aparelho de retransmissão de radiodifusão digital terrestre, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, em que um segmento extraído pelo meio de filtragem da unidade de processamento digital é designado como um segmento de uma parte parcialmente recebida de radiodifusão para um dispositivo portátil/móvel ou um segmento de uma radiodifusão de som digital terrestre.
BRPI0717164A 2006-12-18 2007-12-05 aparelho de retransmissão de radiodifusão digital terrestre BRPI0717164B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2006-340012 2006-12-18
JP2006340012A JP4425267B2 (ja) 2006-12-18 2006-12-18 地上デジタル放送の再送信装置
PCT/JP2007/073513 WO2008075562A1 (ja) 2006-12-18 2007-12-05 地上デジタル放送の再送信装置

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0717164A2 true BRPI0717164A2 (pt) 2013-10-15
BRPI0717164B1 BRPI0717164B1 (pt) 2019-12-31

Family

ID=39536195

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0717164A BRPI0717164B1 (pt) 2006-12-18 2007-12-05 aparelho de retransmissão de radiodifusão digital terrestre

Country Status (8)

Country Link
JP (1) JP4425267B2 (pt)
AR (1) AR064378A1 (pt)
BR (1) BRPI0717164B1 (pt)
CL (1) CL2007003663A1 (pt)
MY (1) MY146881A (pt)
PE (1) PE20081091A1 (pt)
SG (1) SG161284A1 (pt)
WO (1) WO2008075562A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4939987B2 (ja) * 2007-03-20 2012-05-30 株式会社東芝 地上デジタル放送装置と地上デジタル放送の再送信方法
JP4909231B2 (ja) * 2007-10-03 2012-04-04 日本放送協会 地上デジタル放送波受信装置
KR20120002526A (ko) * 2009-03-27 2012-01-05 소니 주식회사 송신 장치 및 송신 방법, 및, 수신 장치 및 수신 방법
US8180277B2 (en) * 2009-05-04 2012-05-15 Sudharshan Srinivasan Smartphone for interactive radio
JP5284500B2 (ja) * 2011-03-16 2013-09-11 株式会社東芝 連結送信システム及び連結送信方法

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2003264527A (ja) * 2002-03-12 2003-09-19 Mega Chips Corp Ofdm用周波数誤差検出装置、検出方法、および、ofdm用受信装置
JP2006024992A (ja) * 2004-07-06 2006-01-26 Matsushita Electric Ind Co Ltd Ofdm復調方法及びofdm復調装置
US20060293006A1 (en) * 2004-07-28 2006-12-28 Tomohiko Taniguchi Diversity type receiver apparatus and receiving method
JP4626206B2 (ja) * 2004-07-28 2011-02-02 パナソニック株式会社 受信装置、プログラム及び記録媒体
JP2006287672A (ja) * 2005-04-01 2006-10-19 Seiko Epson Corp Ofdm復調装置およびofdm復調方法

Also Published As

Publication number Publication date
CL2007003663A1 (es) 2008-07-11
AR064378A1 (es) 2009-04-01
SG161284A1 (en) 2010-05-27
MY146881A (en) 2012-10-15
PE20081091A1 (es) 2008-08-15
JP2008153958A (ja) 2008-07-03
BRPI0717164B1 (pt) 2019-12-31
WO2008075562A1 (ja) 2008-06-26
JP4425267B2 (ja) 2010-03-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR101172792B1 (ko) 방송 시스템에서 부가 정보 삽입 장치 및 방법
US8208522B2 (en) System and methods for receiving OFDM symbols having timing and frequency offsets
JP7026048B2 (ja) 送信装置、受信装置、及び方法
JP4410652B2 (ja) デジタル放送信号再送信装置
JP2003518826A (ja) 直交周波数分割多重化システムにおけるサンプリング周波数オフセットの補正
JP7001070B2 (ja) 受信装置及び受信方法
JP4409556B2 (ja) 地上デジタル放送信号の再送信装置
BRPI0717164A2 (pt) Aparelho de retransmissão de radiofusão digital terrestre.
JP7464071B2 (ja) 受信装置、受信方法、送信装置及び送信方法
JP4939987B2 (ja) 地上デジタル放送装置と地上デジタル放送の再送信方法
KR100574034B1 (ko) Dab/dmb 수신기용 동기장치과 그 동기방법
JP2015162848A (ja) デジタル放送送信システム及びその方法並びに受信装置
JP4447051B2 (ja) 地上デジタル放送の再送信装置
JPH11331121A (ja) マルチキャリア無線伝送システム
US9203670B2 (en) Frame structure for terrestrial cloud broadcast and a method of receiving the same
JP5562705B2 (ja) 無線通信システムの基地局装置および基地局装置の周波数誤差補償方法
JP6061296B2 (ja) 無線送信機、無線受信機、無線通信システムおよび無線通信方法
JP5799702B2 (ja) 無線通信システム、受信機、フレーム同期方法及びプログラム
US8699632B2 (en) OFDM reception device, OFDM reception circuit, OFDM reception method, and OFDM reception program
Robertson et al. M. Tognin19, L. Soyerz, if). Combellegg, 0. Del Tosca, D. Heppers, e. Piccininie. JJ Ma7. F. Nicolas”. P.
Tognin et al. A VLSI solution for a digital terrestrial TV (DVB-T) receiver
US7978775B2 (en) Frequency offset detector
JP2009232050A (ja) デジタル信号送受信方法、送受信装置及び送受信システム
KR20070024034A (ko) Ofdm 방식의 중계기용 동기화 시스템 및 그 방법
KR20050029570A (ko) 아날로그 방송을 위한 연주소-송신소 링크(stl)를이용한 디지털 tv 송신기의 단일 주파수 네트워크 시스템

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H04B 7/15 , H04B 1/40 , H04J 1/00 , H04J 11/00 , H04N 5/38

Ipc: H04H 20/02 (2008.01), H04N 5/38 (1968.09)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 31/12/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2647 DE 28-09-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.