BRPI0715464A2 - Sistema de transferência de um líquido tal como gás natural liquefeito entre um navio do tipo metaneiro e uma unidade flutuante ou fixa - Google Patents

Sistema de transferência de um líquido tal como gás natural liquefeito entre um navio do tipo metaneiro e uma unidade flutuante ou fixa Download PDF

Info

Publication number
BRPI0715464A2
BRPI0715464A2 BRPI0715464-0A BRPI0715464A BRPI0715464A2 BR PI0715464 A2 BRPI0715464 A2 BR PI0715464A2 BR PI0715464 A BRPI0715464 A BR PI0715464A BR PI0715464 A2 BRPI0715464 A2 BR PI0715464A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
arm
transfer system
rotary joints
floating
rotary
Prior art date
Application number
BRPI0715464-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Bernard Dupont
Stephane Paquet
Original Assignee
Eurodim Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Eurodim Sa filed Critical Eurodim Sa
Publication of BRPI0715464A2 publication Critical patent/BRPI0715464A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B63SHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; RELATED EQUIPMENT
    • B63BSHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; EQUIPMENT FOR SHIPPING 
    • B63B27/00Arrangement of ship-based loading or unloading equipment for cargo or passengers
    • B63B27/24Arrangement of ship-based loading or unloading equipment for cargo or passengers of pipe-lines
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B67OPENING, CLOSING OR CLEANING BOTTLES, JARS OR SIMILAR CONTAINERS; LIQUID HANDLING
    • B67DDISPENSING, DELIVERING OR TRANSFERRING LIQUIDS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B67D9/00Apparatus or devices for transferring liquids when loading or unloading ships
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B67OPENING, CLOSING OR CLEANING BOTTLES, JARS OR SIMILAR CONTAINERS; LIQUID HANDLING
    • B67DDISPENSING, DELIVERING OR TRANSFERRING LIQUIDS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B67D9/00Apparatus or devices for transferring liquids when loading or unloading ships
    • B67D9/02Apparatus or devices for transferring liquids when loading or unloading ships using articulated pipes
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F17STORING OR DISTRIBUTING GASES OR LIQUIDS
    • F17DPIPE-LINE SYSTEMS; PIPE-LINES
    • F17D1/00Pipe-line systems
    • F17D1/08Pipe-line systems for liquids or viscous products
    • F17D1/14Conveying liquids or viscous products by pumping
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T137/00Fluid handling
    • Y10T137/8593Systems
    • Y10T137/8807Articulated or swinging flow conduit

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Ocean & Marine Engineering (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Water Supply & Treatment (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Loading And Unloading Of Fuel Tanks Or Ships (AREA)
  • Filling Or Discharging Of Gas Storage Vessels (AREA)
  • Joints Allowing Movement (AREA)

Abstract

SISTEMA DE TRANSFERÊNCIA DE UM LÍQUIDO TAL COMO GAS NATURAL LIQUEFEITO ENTRE UM NAVIO DO TIPO METANEIRO E UMA UNIDADE FLUTUANTE OU FIXA. A invenção se refere a um sistema de transferência de um líquido gasoso, tal como gás natural liquefeito, entre um navio do tipo metaneiro e uma unidade flutuante ou fixa de produção e/ou de armazenamento do líquido. O sistema é do tipo de braço articulado (3) e comporta n graus de liberdade, em geral seis, cada um assegurado por uma junta rotativa, O sistema é definido por ter menos uma das juntas rotativas (27, 26, 15) colocada no navio (1). A invenção é aplicável para a transferência de gás natural liquefeito entre um navio e uma unidade de armazenamento.

Description

SISTEMA DE TRANSFERÊNCIA DE UM LIQUIDO TAL COMO GÁS NATURAL LIQÜEFEITO ENTRE UM NAVIO DO TIPO METANEIRO E UMA UNIDADE FLUTUANTE OU FIXA
A invenção se refere a um sistema de transferência de um líquido tal como gás natural liqüefeito entre um navio do tipo metaneiro e uma unidade flutuante ou fixa de produção ou armazenamento do líquido, do tipo de braço articulado e contendo η graus de liberdade, em geral 6, cada um assegurado por uma junção rotativa. Um sistema deste tipo é, por exemplo, conhecido pelo
documento WO 2005/105556.
Este braço deve poder ser conectado ao metaneiro e desconectado com toda a segurança em condições de mar difíceis. Este sistema e, de maneira geral, todos os sistemas de transferência de líquido â base de tubulações rígidas articuladas umas às outras, apresentando o inconveniente que todas as junções rotativas se encontram no braço articulado, sendo três na extremidade de braço, que, por isto, apresenta uma estrutura complexa, volumosa, de massa importante e cujas rotações são dificilmente domináveis, especialmente quando das manutenções para conexões / desconexões em dinâmica.
A invenção tem por objeto atenuar este inconveniente.
Para alcançar este fim, o sistema de transferência conforme a invenção se caracteriza pelo fato que pelo menos uma junta rotativa se encontra no navio.
De acordo com uma característica da invenção, o sistema de transferência é definido pelo fato que o braço articulado contém um segmento de suporte ligado a uma tubulação fixa da unidade flutuante ou fixa, um segmento de braço externo e um segmento de braço interno, que contêm pelo menos três juntas rotativas, enquanto que de uma a três juntas rotativas são colocadas na tubulação fixada no manifold e cuja extremidade comporta a corrente de conexão do braço articulado.
Conforme uma outra característica da invenção, o sistema de transferência se caracteriza pelo fato que o braço articulado e a tubulação fixa do manifold contêm cotovelos e partes em U adaptados para garantir o direcionamento apropriado dos eixos de rotação das juntas rotativas.
De acordo ainda com uma outra característica da invenção, o sistema se caracteriza pelo fato que contém um dispositivo de direcionamento e de manutenção do dispositivo de conexão do braço articulado do tipo de vareta e pistão, disposto lateralmente ao dispositivo de conexão.
Conforme ainda uma outra característica da invenção, o sistema de transferência se caracteriza pelo fato de conter um dispositivo de direcionamento e de manutenção do dispositivo de conexão do tipo de vareta e pistão, que está integrado coaxialmente aos meios de conexão.
A invenção será melhor compreendida, e outros fins, características, detalhes e benefícios desta aparecerão mais claramente ao longo da descrição explicativa que será feita a seguir, com relação aos desenhos esquemáticos anexados, dados unicamente a título exemplificativo, ilustrando diversos modos de realização da invenção e nos quais:
- a figura 1 é uma vista em elevação de um sistema de
transferência conforme a invenção;
- a figura 2 é uma vista lateral deste mesmo sistema de transferência, em direção da seta II da figura 1 ;
- a figura 3 é um esquema cinemático do sistema de transferência conforme a invenção;
- a figura 4 é uma vista esquemática de um outro modo de realização do sistema de transferência conforme a invenção;
- as figuras 5 e 6 são, respectivamente, uma vista em elevação e uma vista lateral de ainda mais um modo de
realização da invenção;
a figura 7 ilustra ainda um outro modo de realização do sistema de transferência conforme a invenção; e
- a figura 8 ilustra o prolongamento do manifold até a borda do navio. A invenção será descrita a seguir em um modo de realização segundo o qual duas juntas rotativas do sistema são colocadas no navio. De forma análoga, de acordo com a invenção, é desejável colocar três juntas rotativas ou somente uma no navio.
Nas figuras, a referência 1 designa um navio do tipo metaneiro, 2 o manifold do navio, 3 um braço de transferência articulado que contém em sua extremidade livre um dispositivo de conexão / desconexão ao manifold, designado pela referência 4 e estando a outra extremidade ligada à tubulação 5 da unidade de produção ou de armazenamento. Esta unidade poderia ser flutuante ou fixa. A figura mostra o sistema de transferência no curso de uma conexão ao manifold do navio.
0 braço articulado 3 contém essencialmente três segmentos de tubulação articulados uns aos outros, a saber, um primeiro segmento de suporte 6 cuja extremidade livre é ligada à tubulação 5, um segundo segmento de braço 7, dito braço interno, que é ligado ao segmento 6 por uma primeira junta rotativa 8 e sendo a outra extremidade ligada por uma segunda junta rotativa 9 a um cotovelo 12 a 90 graus ligado por sua outra extremidade a uma terceira junta rotativa 11, que liga este cotovelo ao terceiro segmento de braço 10, dito braço externo. A extremidade inferior livre do braço externo é ligada por uma quarta junta rotativa 15 ao dispositivo de conexão 4.
Deve-se observar que o eixo de rotação da junta rotativa 9 é perpendicular ao eixo de rotação da junta 8, o eixo rotativo 11 é perpendicular ao eixo da junta 9 e o eixo da junta 15 é perpendicular àquele da junta 11. A figura esquemática 3 faz claramente aparecer estes direcionamentos das quatro juntas rotativas do braço articulado 3, bem como a disposição dos diferentes cotovelos e peças de interconexão.
As duas juntas rotativas faltantes do dispositivo de transferência com seis graus de liberdade e então seis juntas rotativas estão previstas no navio. Estas duas juntas de rotação fazem parte da tubulação de conexão 18, que está fixada no manifold 2 e é formada por dois cotovelos 19, 20 a 90°. As duas juntas rotativas restantes designadas pelas referências 26 e 27 estão previstas, uma, 27, no mesmo eixo que o manifold 2 ao qual está ligado o cotovelo 19, a outra 26 ligando os cotovelos 19 e 20. Os eixos das juntas rotativas 26 e 27 são direcionados perpendicularmente um ao outro.
0 sistema de transferência é equipado de um dispositivo de direcionamento e manutenção, sendo uma parte montada no braço articulado e a outra na tubulação de conexão 18 . Este dispositivo de direcionamento contém, de forma conhecida em si, uma vareta 28 que está direcionada pelo esforço de tração do cabo 35 indicado mais longe e montado em um braço de suporte 2 9 suportado pelo elemento de tubulação 20 para ser deslocado lateralmente da corrente 21, e um pistão 31 montado no dispositivo de conexão 4, sendo lateralmente deslocado por um braço de suporte 32 do acoplador de serviço 33 do dispositivo 4. Os supores 32 t 29 são tais que entre-eixos eixo pistão 31 / eixo acoplador de serviço 33 e eixo vareta 28 / eixo corrente 21 são idênticos. A cooperação do pistão e da vareta garante o paralelismo da frente da corrente 21 e da frente do acoplador de serviço 33.
0 dispositivo contém além disto um guincho 34 montado, no exemplo representado, na parte superior do braço externo 10 do braço articulado 3 e um cabo 3 5 que pode ser enrolado sobre este guincho e conduzido por cabos- guia 3 6 através do pistão 31 para ser fixado, como no exemplo representado, na extremidade do pistão 28. Claro, o guincho poderia ser colocado em qualquer outro lugar apropriado, por exemplo, no braço de suporte do pistão.
Para garantir um posicionamento correto, o braço de suporte 2 9 da vareta 2 8 é munido em sua extremidade de uma forquilha de indexação em rotação 3 8 destinada a cooperar com um rodízio de indexação em rotação 3 9 solidário do pistão 31 com um deslocamento lateral apropriado correspondente ao deslocamento da forquilha 38 / vareta 28. É a cooperação do rodízio 39 e da forquilha 38, que garante a boa posição coaxial do acoplador 33 e a corrente 21 por rotação ao redor do eixo comum vareta 28 / pistão 31.
Deve-se ainda observar que o braço articulado 3 é equilibrado com a ajuda de um contrapeso 41 disposto em um prolongamento 42 do braço interno 7. 0 equilíbrio deve ser tal que o cabo de manutenção está sempre em tensão quando das fases de conexão/ desconexão.
Deve-se observar também que com uma preocupação de otimização da manutenção, colocou-se, nas figuras apresentadas, de forma benéfica, diferentes elementos do braço de forma tal que, qualquer que seja o ângulo de rotação das juntas rotativas 8, 9, 11 e 15, o eixo do pistão corta sempre os eixos de rotação das juntas rotativas 9, 11 e 15. Além disto, serão anexados quando da realização de tal sistema, para dispor os elementos do braço externo 10 e do dispositivo de transferência 4 de forma a conduzir o centro de gravidade destes elementos ao nível do eixo do pistão 31 e o mais alto possível. De igual forma, ao lado do manifold, os elementos da tubulação de conexão 18 foram dispostos de forma tal que o eixo da vareta corta sempre os eixos de rotação das juntas rotativas 26 e 27. Poder-se-á além disto, quando da realização da tubulação de conexão 18, equilibrá-lo com a ajuda de um contrapeso ou de dispositivos elásticos (do tipo molas por exemplo). 0 conjunto destas disposições permite otimizar o alinhamento do cabo de manutenção, do eixo da vareta e do eixo do pistão qualquer que seja a posição relativa entre o navio e a unidade de armazenamento ou de produção e seus movimentos.
Com relação ao funcionamento do sistema de transferência conforme a invenção, entende-se facilmente que as seis juntas rotativas dão ao sistema os seis graus de liberdade necessários. 0 posicionamento correto do braço 3 na corrente de conexão 21 do manifold é garantido pelo dispositivo de direcionamento (28, 31, 38, 39), o que permite ao sistema de transferência conforme a invenção ser igualmente utilizado em mar aberto, apesar dos movimentos dinâmicos gerados pelo ambiente (maré, corrente, vento) . Colocando uma parte das juntas no navio, o braço articulado pode ser menos imponente e mais leve.
A figura 4 ilustra uma realização do dispositivo de transferência conforme a invenção de acordo com a qual três juntas rotativas correspondem às juntas rotativas 8 , 9 e 11 das figuras 1 a 3 e se encontram no braço articulado 3 , enquanto que a tubulação 18 fixada no manifold contém, complementarmente às juntas rotativas 26, 27, uma terceira junta rotativa designada pela referência 15', uma vez que ela corresponde, funcionalmente, à junta rotativa 15 das figuras 1 a 3 . Para este fim, a tubulação 18 contém uma parte suplementar em forma de um U 41, a junta 15 sendo colocada na base desta parte em U de forma a respeitar sempre as disposições geométricas benéficas citadas acima. Deve-se notar que, caso este componente se torne disponível, o agenciamento com três rotações poderia ser substituído por uma única rótula para passagem líquida, o que permitiria reduzir o obstáculo. As figuras 5 e 6 ilustram um modo de realização da
invenção de acordo com o qual cinco juntas rotativas estão previstas no braço articulado 3, a saber, as juntas 8, 9, 11, 15 e 26', esta última junta correspondendo funcionalmente à junta 26 das figures 1 a 3. A junta 26' está disposta corretamente na direção do dispositivo de conexão 4. A sexta junta rotativa 27 permanece na tubulação de manifold 18, de acordo com as figuras 1 a 3.
A figura 7 mostra ainda um outro modo de realização, cuja particularidade reside no fato que o dispositivo de direcionamento e o dispositivo de conexão do braço articulado 3 estão integrados de forma a obter uma estrutura coaxial. A vareta 28 está disposta coaxialmente na corrente de conexão 21 da tubulação 8 fixada no manifold e o pistão 31 é realizado em um elemento tubular 45, que é colocado coaxialmente na abertura de conexão 4 6 do dispositivo de conexão, estendendo-se no eixo deste, enquanto que o tubo que se prolonga na extremidade toma a forma de um U permitindo ao elemento tubular 45 se abrir para fora na parte curva. 0 guincho 34 é colocado no espaço delimitado pelo tubo em U, acima do elemento tubular 45 do pistão 31 para que o cabo possa passar através do pistão.
A disposição das juntas rotativas é aquela das figuras 1 a 3 , com quatro juntas no braço articulado 3 e duas na tubulação de manifold, com exceção da junta 15 que não está mais na parte direita do segmento do braço externo mas na parte superior da parte em U do dispositivo de conexão 4. Esta junta está indicada pela referência 15'.
Deve-se observar ainda que a tubulação 18 fixada no manifold poderia ser suficientemente longa para deslocar a corrente de 21 ao nível da borda do navio e tornar a tomar apoio por um suporte 45 na estrutura do navio de forma a transmitir toda ou parte dos esforços do braço para a estrutura do navio e aliviar o manifold do navio, como ilustra a figura 8. Para completar a descrição, deve-se observar que o
dispositivo de conexão 4 do braço articulado 3 contém um acoplador de serviço 33 e um dispositivo de desconexão de urgência 43.

Claims (6)

1. Sistema de transferência de um líquido gasoso, tal como gás natural liqüefeito entre um navio do tipo metaneiro e uma unidade flutuante ou fixa de produção e/ou armazenamento do líquido, este sistema sendo do tipo de η grau de liberdade, em geral seis, e contendo um dispositivo de braço articulado montado na unidade flutuante enquanto que o navio contém um manifold ao qual o braço articulado deve ser conectado, caracterizado pelo fato que uma tubulação de conexão (18) é fixada por uma extremidade ao manifold (2) e cuja outra extremidade contém a corrente de conexão (21) do braço articulado (3), esta tubulação 18 sendo do tipo de cotovelos contendo pelo menos uma das juntas rotativas (27, 26, 15) das juntas rotativas.
2. Sistema de transferência, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato que o braço articulado (3) comporta um segmento de suporte (6) ligado a uma tubulação fixa (5) da unidade flutuante ou fixa, um segmento de braço externo (7) e um segmento de braço interno (10) que comportam pelo menos três juntas rotativas (8, 9 ,11), enquanto que as três outras juntas (26, 27, 15) rotativas se encontram na tubulação (18) fixada ao manifold e cuja extremidade contém a corrente (21) de conexão do braço articulado (3).
3. Sistema de transferência, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo fato que o braço articulado (3) e a tubulação fixa (18) do manifold comportam os cotovelos e as partes em U adaptados para garantir o direcionamento apropriado dos eixos de rotação das juntas rotativas.
4. Sistema de transferência, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizado pelo fato que ele contém um dispositivo de direcionamento e manutenção do dispositivo de conexão (4) do braço articulado (10) do tipo com vareta (28) e pistão (31), disposto lateralmente ao dispositivo de conexão.
5. Sistema de transferência, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizado pelo fato que ele contém um dispositivo de direcionamento e de manutenção do dispositivo de conexão (4) do tipo com vareta (28) e pistão (31) , que é integrado coaxialmente aos meios de conexão.
6. Sistema de transferência, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato que o pistão (31) está colocado na tubulação de conexão (18) e é disposto de forma que seu eixo corte sempre os eixos de rotação das juntas rotativas existentes na tubulação (18) e os eixos de rotação das juntas rotativas existentes neste são adjacentes ao braço articulado (10) , cuja extremidade é conectável à corrente de conexão da tubulação (18).
BRPI0715464-0A 2006-07-13 2007-07-12 Sistema de transferência de um líquido tal como gás natural liquefeito entre um navio do tipo metaneiro e uma unidade flutuante ou fixa BRPI0715464A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0652985 2006-07-13
FR0652985A FR2903653B1 (fr) 2006-07-13 2006-07-13 Systeme de transfert d'un fluide tel que du gaz naturel liquefie entre un navire tel qu'un methanier navette et une unite flottante ou fixe.
PCT/FR2007/051656 WO2008007033A1 (fr) 2006-07-13 2007-07-12 Système de transfert d'un fluide tel que du gaz naturel liquéfié entre un navire tel qu'un méthanier navette et une unité flottante ou fixe

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0715464A2 true BRPI0715464A2 (pt) 2013-03-19

Family

ID=37888403

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0715464-0A BRPI0715464A2 (pt) 2006-07-13 2007-07-12 Sistema de transferência de um líquido tal como gás natural liquefeito entre um navio do tipo metaneiro e uma unidade flutuante ou fixa

Country Status (13)

Country Link
US (1) US8881538B2 (pt)
EP (1) EP2043910B1 (pt)
JP (1) JP5303460B2 (pt)
KR (1) KR101373740B1 (pt)
CN (1) CN101489864A (pt)
AU (1) AU2007274112B9 (pt)
BR (1) BRPI0715464A2 (pt)
ES (1) ES2403532T3 (pt)
FR (1) FR2903653B1 (pt)
MY (1) MY150203A (pt)
NO (1) NO20090727L (pt)
RU (1) RU2455224C2 (pt)
WO (1) WO2008007033A1 (pt)

Families Citing this family (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2854156B1 (fr) 2003-04-23 2007-03-09 Fmc Technologies Sa Ensemble a bras articule comportant un cable de connexion pour le chargement et le dechargement de produits, notamment de produits fluides
US9045199B2 (en) * 2007-10-22 2015-06-02 Bluewater Energy Services B.V. Fluid transfer assembly
KR101069659B1 (ko) 2008-11-11 2011-10-04 삼성중공업 주식회사 액화천연가스 이송장치
FR2945024A1 (fr) * 2009-04-30 2010-11-05 Eurodim Sa Agencement de transfert d'un fluide a un navire et systeme de transfert d'un fluide entre deux navires dont un est equipe d'un agencement selon l'invention
FR2945510B1 (fr) * 2009-05-13 2014-11-07 Eurodim Sa Procede de transfert de fluides entre un premier navire et un deuxieme navire et systeme de transfert pour la mise en oeuvre de ce procede.
JP2012025466A (ja) * 2010-07-27 2012-02-09 Niigata Loading Systems Ltd 船舶受渡し用流体荷役装置
KR200465533Y1 (ko) * 2010-09-01 2013-02-25 삼성중공업 주식회사 액화가스 이송관용 연결구조체
CN102000967B (zh) * 2010-09-07 2013-01-09 电子科技大学 汽车驱动桥总成主锥螺母与凸缘同步对接的转接头装置
FR2966553B1 (fr) * 2010-10-26 2015-01-02 Ksb Sas Dispositif de connexion a modules de serrage liberables.
DE102012212916A1 (de) * 2012-07-24 2014-01-30 Putzmeister Engineering Gmbh Rundverteiler für Dickstoffe
US9803787B2 (en) * 2012-09-14 2017-10-31 The United States Of America, As Represented By The Secretary Of The Navy Magnetically attracted fluid transfer system
DE102012222084B4 (de) * 2012-12-03 2017-06-01 FR. LÜRSSEN WERFT GmbH & Co.KG Vorrichtung zum Überleiten eines Fluids in einen Tank und mit einer solchen Vorrichtung ausgestattetes Schiff
FR3003855B1 (fr) * 2013-03-29 2016-01-29 Fmc Technologies Sa Bras de transfert d'un produit fluide de navire a navire
FR3010044B1 (fr) * 2013-08-30 2017-05-05 Technip France Systeme de fluide entre une installation fixe ou flottante de production ou de stockage de fluide et un navire tel qu'un methanier navette
FR3012411B1 (fr) * 2013-10-31 2016-08-05 Gaztransport Et Technigaz Systeme pour le transfert de fluide entre un navire et une installation, telle qu'un navire client
CN104747842B (zh) * 2013-12-30 2017-01-18 宝钢工程技术集团有限公司 热力管道万向位移联接装置
ES2504916B2 (es) * 2014-01-29 2015-03-03 Univ Madrid Politecnica Junta rotativa para ensamblar tubos fijos con tubos rotatorios
FR3017127B1 (fr) * 2014-01-31 2016-02-05 Gaztransp Et Technigaz Systeme de transfert de gnl d'un navire vers une installation
US9598152B2 (en) 2014-04-01 2017-03-21 Moran Towing Corporation Articulated conduit systems and uses thereof for fluid transfer between two vessels
FR3051782B1 (fr) * 2016-05-24 2018-07-06 Fmc Technologies Sa Dispositif de commande de deplacement, procede et dispositif d'acquisition et de calcul pour celui-ci, ainsi que bras articule de chargement de fluide le comportant.
NO342287B1 (en) 2016-07-18 2018-04-30 Macgregor Norway As Coupling system for transfer of hydrocarbons at open sea
EP3569486B1 (en) * 2017-01-16 2022-01-26 Samsung Heavy Industries Co., Ltd. Floating type structure
CN109307154A (zh) * 2017-07-27 2019-02-05 中国船舶重工集团公司第七〇九研究所 一种用于单点系泊装置的流体输送系统

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4066098A (en) * 1976-10-08 1978-01-03 Exxon Research & Engineering Co. Marine loading and bunkering arrangement
FR2367700A1 (fr) * 1976-10-15 1978-05-12 Emh Perfectionnements appor
FR2368399A1 (fr) * 1976-10-19 1978-05-19 Emh Perfectionnements aux equipements pour relier les petroliers aux colonnes marines ou analogues
GB1592073A (en) * 1977-02-08 1981-07-01 Fmc Corp Fluid loading systems
US4299261A (en) * 1978-12-11 1981-11-10 Fmc Corporation Offshore loading system
FR2474012B2 (fr) * 1979-05-28 1986-01-31 Fmc Europe Moyens de couplage et de transfert pour bras de chargement articule de transfert de fluides
US4393906A (en) * 1979-10-01 1983-07-19 Fmc Corporation Stern to bow offshore loading system
US4408943A (en) * 1981-02-27 1983-10-11 Fmc Corporation Ship-to-ship fluid transfer system
NO318172B1 (no) * 1990-01-30 2005-02-14 Advanced Prod & Loading As Lastearrangement for lasting av fluider i et fartoy til havs
EP0947464A1 (en) * 1998-04-01 1999-10-06 Single Buoy Moorings Inc. Fluid transfer boom with coaxial fluid ducts
FR2813872B1 (fr) * 2000-09-14 2003-01-31 Fmc Europe Ensemble a bras articule de chargement et de dechargement de produits, en particulier de produits fluides
FR2815025B1 (fr) * 2000-10-06 2003-08-29 Eurodim Sa Systeme de transfert d'un produit fluide, notamment du gaz naturel liquefie a temperature cryogenique, entre un navire de transport et une installation terrestre de traitement et de stockage de ce produit
FR2824529B1 (fr) * 2001-05-11 2003-08-29 Eurodim Sa Systeme de transfert d'un produit fluide, notamment d'un gaz liquefie, entre un vehicule de transport tel qu'un navire et une installation de reception ou de fourniture de ce produit
FR2827033B1 (fr) * 2001-07-03 2004-08-20 Eurodim Sa Agencement de connexion et de deconnexion de deux troncons de canalisation d'un systeme de transfert fluide
FR2831514B1 (fr) * 2001-10-30 2004-03-12 Eurodim Sa Systeme de transport d'un fluide entre un navire de transport et un poste de stockage tel qu'un navire de stockage
FR2845753B1 (fr) * 2002-10-11 2005-08-05 Eurodim Sa Systeme de joint tournant destine a etre monte dans une ligne de transfert d'un liquide cryogenique, tel que du gaz naturel liquefie, et du retour de gaz froid lie au transfert du liquide cryogenique
WO2005105556A1 (en) 2004-04-26 2005-11-10 Gunter Herbert D Protective chain for endless drive-belts
EP1999009B1 (en) * 2006-03-30 2011-08-17 Single Buoy Moorings Inc. Hydrocarbon transfer system with vertical rotation axis

Also Published As

Publication number Publication date
ES2403532T3 (es) 2013-05-20
JP5303460B2 (ja) 2013-10-02
AU2007274112B2 (en) 2013-03-07
MY150203A (en) 2013-12-13
WO2008007033A1 (fr) 2008-01-17
EP2043910A1 (fr) 2009-04-08
NO20090727L (no) 2009-02-13
US20090205343A1 (en) 2009-08-20
US8881538B2 (en) 2014-11-11
JP2009542544A (ja) 2009-12-03
RU2455224C2 (ru) 2012-07-10
FR2903653A1 (fr) 2008-01-18
KR101373740B1 (ko) 2014-03-25
EP2043910B1 (fr) 2012-09-12
AU2007274112B9 (en) 2013-06-20
FR2903653B1 (fr) 2009-04-10
KR20090029263A (ko) 2009-03-20
CN101489864A (zh) 2009-07-22
RU2009102301A (ru) 2010-08-20
AU2007274112A1 (en) 2008-01-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0715464A2 (pt) Sistema de transferência de um líquido tal como gás natural liquefeito entre um navio do tipo metaneiro e uma unidade flutuante ou fixa
BR112013004901B1 (pt) Braço de carregamento equilibrado sem uma base para transferir um produto fluido
BR112013021322B1 (pt) Sistema de transferência de fluido
ES2278029T3 (es) Sistema de transferencia de un producto fluido, especialmente un gas natural licuado, entre un vehiculo de transporte como un bloque y una instalacion de recepcion o suministro de dicho producto.
MX2015013854A (es) Brazo para la transferencias de un producto fluido de un barco a la costa o de un barco a otro barco.
BRPI1012045B1 (pt) dispositivo de acoplamento
NO335807B1 (no) Innretning for øvre forbindelse mellom to fluidførende undervannsrørledninger.
BRPI1007722B1 (pt) método para transferir fluidos entre um primeiro navio e um segundo navio e sistema de transferência para implantação do dito método
BRPI0715473A2 (pt) dispositivo de conexço da extremidade de um cano flexÍvel de direcionamento de um lÍquido a uma tubulaÇço fixa tal como manifold de um navio
FR2885613B1 (fr) Dispositif de transfert de fluide entre deux supports flottants
BR112013024242B1 (pt) Construção de braço de um dispositivo de raio-x intraoral
BR112017015565B1 (pt) Conector de corrente para uma perna de amarração, estrutura flutuante que compreende o conector de corrente e método para fabricar tal conector de corrente
BR0011222A (pt) Dispositivo articulado para transferência de fluido e grua de carregamento que comporta esse dispositivo
ES2366247T3 (es) Sistema de transferencia de un fluido entre una embarcación de transporte y una estación de almacenamiento tal como una embarcación de almacenamiento.
CN102458977A (zh) 用于向船传输液体的装置以及在两艘船之间传输液体的系统,其中的一个船设置有本发明的装置
US11066292B2 (en) Device for transferring a fluid to a ship
BR112012001454B1 (pt) Método de disposição de tubulações no leito marinho e aparelho para instalação de tubulações
CN105065835A (zh) 一种球型转接角度补偿器
CN204797778U (zh) 单元节、蛇骨管以及内窥镜
ES2762119T3 (es) Sistema de transferencia de fluido entre una instalación fija o flotante de producción o de almacenamiento de fluido y un navío tal como un buque metanero
BR112020025539A8 (pt) Dispositivo de conexão de duplo eixo
CN220863870U (zh) 自动对接装置及自动对接设备
CN219388942U (zh) 风管万向旋转接头机构
CN221762930U (zh) 一种波纹管连接装置
GB2028258A (en) A fluid transfer system

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: TECHNIP FRANCE (FR)

B08F Application fees: application dismissed [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2314 DE 12-05-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.