Relatório Descritivo da Patente de Invenção para MÉTODO PARA TRANSFERIR INFORMAÇÃO ATRAVÉS DE COMUNICAÇÃO SEM FIO, DISPOSITIVO CONFIGURADO PARA EXECUTAR O MÉTODO E SISTEMA QUE TRANSFERE DADOS POR COMUNICAÇÕES SEM FIO.
ANTECEDENTES [001] Os dispositivos sem fio se tornaram extremamente comuns.
Eles permitem aos usuários movimento irrestrito enquanto ainda mantendo as comunicações através de uma variedade de meios. Alguns dispositivos utilizam comunicação de longo alcance tais como tecnologias de telefone em fio ou via satélite. Outros empregam comunicações de alcance mais reduzido tal como dispositivos Bluetooth. Embora as comunicações de alcance mais curto possam à primeira vista parecer constituir uma desvantagem, elas na realidade permitem melhor discriminação entre o remetente e o recebedor. Por exemplo, os dispositivos Bluetooth podem ser limitados a áreas de comunicação de 9,14 m a 18,28 m. Isso reduz drasticamente a interferência com outros usuários. Infelizmente, a tecnologia Bluetooth requer a “descoberta” por um dispositivo para encontrar outras fontes Bluetooth. Em ambientes de reunião onde existem muitos usuários, uma seção de descoberta Bluetooth pode descobrir múltiplos usuários e dispositivos com indicadores de identificação muito similares. Isso dificulta para um usuário discriminar com quais usuários ou dispositivos ele gostaria de se conectar.
[002] Comunicações de campo próximo (NFC) foram desenvolvidas para eliminar algumas as inconveniências das tecnologias de comunicação atuais enquanto permitindo conexões rápidas, seguras de dispositivos em proximidade estreita. A Associação Européia de Fabricantes de Computador (ECMA) desenvolveu um padrão para comunicações de campo próximo, Interface e Protocolo de Comunicação de Campo Próximo NFCIP-1 (ECMA-340, ISO/IEC 18092). Esses pa
Petição 870190080695, de 20/08/2019, pág. 4/31
2/21 drões ajudam a orientar os fabricantes no desenvolvimento de dispositivos compatíveis com NFC. Uma das principais vantagens de NFC é que dois dispositivos podem criar automaticamente um link de comunicação quando eles são trazidos para proximidade estreita um do outro. Isso permite que informação seja rapidamente compartilhada entre os dispositivos. Por exemplo, em reuniões, informação de cartão comercial pode ser facilmente compartilhada ao se aproximar entre si os dispositivos NFC. As restrições de proximidade permitem que os dispositivos NFC discriminem entre outros dispositivos NFC para controlar o fluxo de informação.
[003] Uma das desvantagens, contudo, de NFC é uma tendências dos fabricantes no sentido do desenvolvimento de novos protocolos de comunicação de dados apenas para tecnologias emergentes. Criar novos formatos de dados e métodos de comunicação é dispendioso e tende a isolar a nova tecnologia até que a maior parte da indústria tenha adotado esses métodos. Isso inevitavelmente deixa uns poucos fabricantes que se negam a adotar e manter métodos exotéricos ativos. Finalmente, os usuários pagam o preço dessa discordância com os fabricantes por ter que aprender como coordenar dispositivos NFC com diferentes metodologias de comunicação de dados. SUMÁRIO [004] Formatos de Rede são alavancados para prover troca de informação compatível de Rede através de comunicações sem fio. Isso permite que padrões existentes de Rede e/ou idiomas sejam empregados, por exemplo, através de links aéreos NFC e outros meios de comunicação sem fio para compartilhar sem esforço a informação entre dispositivos nas formas atuais permutáveis de Rede. As técnicas de comunicação permitem que comunicações leves sejam automaticamente estabelecidas entre dispositivos de recursos limitados tais como PDAs, telefones celulares, quiosques, pôsteres de filmes, etc.
Petição 870190080695, de 20/08/2019, pág. 5/31
3/21
Informação pode ser passada e/ou recuperadas utilizando essas técnicas. Indicadores NFC, por exemplo, podem ser lidas por usuários com um PDA compatível com NFC simplesmente trazendo o PDA próximo do indicador NFC. Similarmente, por exemplo, um pôster de filme pode conter informação que pode ser passada para um telefone celular apenas trazendo o telefone celular para próximo de um ponto no pôster do filme. Esses meios de comunicação também podem ser utilizados para estabelecer tipos alternativos de comunicações mediante passagem de dados de estabelecimento de comunicação entre os dispositivos que podem permitir que outros protocolos de comunicação sejam utilizados. Essas técnicas permitem que informação seja passada sem interrupção entre dispositivos e ainda assim permanecerem compatíveis com as estruturas e formatos de informação de Rede, reduzindo substancialmente os custos técnicos e a complexidade para as comunicações leves.
[005] O mencionado acima apresenta um resumo simplificado da matéria de estudo para prover um entendimento básico de alguns aspectos das modalidades da matéria. Esse resumo não é uma visão geral extensa da matéria de estudo. O mesmo não pretende identificar elementos essenciais/cruciais das modalidades ou delinear o escopo da matéria de estudo. Sua única finalidade é a de apresentar alguns conceitos da matéria de estudo de uma forma simplificada como um prelúdio para a descrição mais detalhada que é apresentada posteriormente. [006] Para a realização das finalidades anteriormente mencionadas e relatadas, certos aspectos ilustrativos das modalidades são descritos aqui em conexão com a descrição a seguir e os desenhos anexados. Esses aspectos são indicativos, contudo, de apenas umas poucas das diversas formas nas quais os princípios da matéria de estudo podem ser empregados, e pretende-se que a matéria de estudo inclua todos os tais aspectos e seus equivalentes. Outras vantagens e carac
Petição 870190080695, de 20/08/2019, pág. 6/31
4/21 terísticas novéis da matéria de estudo podem se tornar evidentes a partir da descrição detalhada seguinte quando considerada em conjunto com os desenhos.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS [007] A Figura 1 é um diagrama de blocos de um sistema de comunicação sem fio baseado em formato de Rede de acordo com um aspecto de uma modalidade.
[008] A Figura 2 é um diagrama de blocos de um sistema de comunicação sem fio baseado em formato de Rede transmissor de acordo com um aspecto de uma modalidade.
[009] A Figura 3 é um diagrama de blocos de um sistema de comunicação receptor sem fio baseado em formato de Rede de acordo com um aspecto de uma modalidade.
[0010] A Figura 4 é uma ilustração de uma troca de informação entre componentes de comunicação sem fio baseado em formato de Rede de acordo com um aspecto de uma modalidade.
[0011] A Figura 5 é uma ilustração de uma troca de informação entre um sistema de comunicação sem fio baseado em formato de Rede e um indicador baseado em formato de Rede em um pôster de acordo com um aspecto de uma modalidade.
[0012] A Figura 6 é um fluxograma de um método de troca de informação baseado em formato de Rede de acordo com um aspecto de uma modalidade.
[0013] A Figura 7 é um fluxograma de um método de troca de informação baseado em formato de Rede através de um link aéreo compatível com NFC de acordo com um aspecto de uma modalidade.
[0014] A Figura 8 é um fluxograma de um método de troca de informação baseado em formato da Rede através de um link aéreo compatível com NFC utilizando vários modos de acordo com um aspecto de uma modalidade.
Petição 870190080695, de 20/08/2019, pág. 7/31
5/21 [0015] A Figura 9 é um fluxograma de um método de troca de informação baseado em formato de Rede para estabelecer um meio alternativo de comunicação de acordo com um aspecto de uma modalidade.
[0016] A Figura 10 ilustra um sistema exemplar no qual uma modalidade pode interagir.
DESCRIÇÃO DETALHADA [0017] A matéria de estudo é descrita agora com referência aos desenhos, em que numerais de referência semelhantes são usados para se referir do princípio ao fim aos elementos semelhantes. Na descrição a seguir, para propósito de explanação, vários detalhes específicos são apresentados para prover um entendimento completo da matéria de estudo. Pode ser evidente, contudo, que modalidades da matéria de estudo podem ser praticadas sem detalhes específicos. Em outras ocorrências, as estruturas e dispositivos conhecidos são mostrados na forma de diagrama de blocos para facilitar a descrição das modalidades.
[0018] Conforme usado nesse relatório descritivo, o termo “componente” pretende se referir a uma entidade relacionada a computador seja hardware, uma combinação de hardware e software, software, ou software em execução. Por exemplo, um componente pode ser, mas não é limitado a ser um processo executando em um processador, um processador, um objeto, um executável, um fluxo de execução, um programa, e/ou um computador. Como ilustração, não apenas uma aplicação executando em um servidor como também o servidor; podem constituir um componente de computador. Um ou mais componentes podem residir dentro de um processo e/ou fluxo de execução, e um componente pode estar localizado em um computador e/ou distribuídos entre dois ou mais computadores.
[0019] Comunicações sem fio se tornaram comuns à medida que a
Petição 870190080695, de 20/08/2019, pág. 8/31
6/21 sociedade se torna mais móvel. Entretanto cada nova tecnologia sem fio tem exigido que novos padrões e protocolos sejam estabelecidos para comunicação dos dispositivos específicos. Instâncias aqui reveladas proporcionam técnicas para alavancar os formatos de Rede existentes em relação às tecnologias sem fio. Isso, na realidade, estende o exterior de Rede de seus limites normais e para o mundo físico. Os usuários são agora capazes de “cortar e colar” diversos tipos de informação sem estarem limitados ao computador de mesa, laptops ou outros dispositivos conectados à Rede. Dispositivos móveis agora estão habilitados a permutar informação sem esforço sem perder os aspectos estruturais da informação. Desse modo, por exemplo, cartões de visita podem ser eletronicamente passados de um dispositivo para outro enquanto mantendo sua estrutura simplesmente mediante passagem de um dispositivo próximo a outro.
[0020] Uma representação de um sistema de comunicação sem fio baseado em formato de Rede 100 é ilustrado na Figura 1. Nesse exemplo, o sistema de comunicação sem fio baseado em formato de Rede 100 utiliza um único componente de comunicação sem fio baseado em formato de Rede 102 para prover ambos os aspectos de envio e de recebimento de comunicações. Em outras instâncias componentes separados podem ser utilizados em vez de prover essas funções. Os componentes de comunicação sem fio baseados em formato de Rede 102 recebe/envia informação 104 e envia/recebe informação sem fio permutável de Rede 106. Ao transmitir, o componente de comunicação sem fio baseado em formato de Rede 102 aceita informação 104 e utiliza formatos de Rede para codificar e transmitir sem fio a informação 104 como a informação sem fio permutável em Rede 106. Similarmente, ao receber a informação sem fio permutável em Rede 106, o componente de comunicação sem fio baseado em formato de Rede 102 provê informação 104 mediante decodificação da informaPetição 870190080695, de 20/08/2019, pág. 9/31
7/21 ção sem fio permutável em Rede 106.
[0021] A informação 104 pode incluir, mas não é limitada à informação tal como dados brutos, tabelas, gráficos, mapas, áudio, jogos, protocolos de comunicação, e aplicações de software e semelhantes. Instâncias aqui reveladas proporcionam técnicas para transportar dados e não impõem restrições sobre os tipos de dados que podem ser transportados. Desse modo, por exemplo, um usuário pode se aproximar de um quiosque e facilmente transmitir seu cartão de visitas para um “fishbowl” of sorts eletrônico ou ele pode transferir um novo tom de chamada a partir do quiosque exatamente da mesma forma fácil. A informação sem fio permutável em Rede 106 representa a informação 104 após ela ter sido processada para transporte sem fio baseado em formatos de Rede. Ela também pode incluir exigências de transporte de dados necessárias para vários tipos de meios de comunicação sem fio. Técnicas diferentes para processar a informação 104 em informação sem fio permutável em Rede 106 são descritas em mais detalhe abaixo. Devido ao fato do componente de comunicação sem fio baseado em formato de Rede 102 alavancar os formatos de Rede, novos padrões e protocolos não são exigidos para comunicações sem fio, reduzindo substancialmente os custos e complexidades de implementação global das instalações de sistema de comunicação sem fio.
[0022] Por exemplo, em um exemplo utilizado para comunicações de campo próximo (NFC), um objeto físico (por exemplo, pôster, quiosque, etc.) transporta um indicador NFC identificado por um indicador “habilitado para comunicação” (por exemplo, símbolo, etc.). Um indicador NFC típica contém conjunto de circuito de RF e digital/analógico, um arranjo de memória, uma interface opcional para sistemas externos e uma antena para concordância com os padrões de comunicação NFC. O indicador “habilitado para comunicação” serve para revelar a disponibilidade de conteúdo por intermédio de um link aéreo NFC e
Petição 870190080695, de 20/08/2019, pág. 10/31
8/21 para servir como um indicador sensível ao toque para dispositivos NFC. Ele tipicamente é colocado com a antena de indicador, mas o próprio chip de indicador e a eletrônica de suporte podem ser separados por certa distância. O formato de Rede é então utilizado para encapsular informação em um invólucro de Formato de Troca de Dados NFC (NDEF). O componente de comunicação sem fio baseado em formato de Rede 102 atua como um dispositivo móvel habilitado para NFC capaz de operar no modo de leitura/gravação NFC e se comunicar com o indicador NFC ou outro dispositivo habilitado para NFC (por exemplo, um quiosque de Rede, etc.). O componente de comunicação sem fio baseado em formato de Rede 102 também funciona para estabelecer um link aéreo NFC para o indicador NFC ou outro dispositivo NFC e se comunica em uma forma NFC padronizada para prover/receber a informação sem fio permutável em Rede 106.
[0023] A Figura 2 mostra um exemplo de um sistema de comunicação sem fio baseado em formato de Rede transmissor 200 que utiliza um componente de comunicação sem fio baseado em formato de Rede 202 para transformar informação 208 em informação sem fio permutável em Rede 210. O componente de comunicação sem fio baseado em formato de Rede 202 emprega um componente de informação baseado em formato de Rede 204 para receber a informação 208 e processar a mesma utilizando formatos de Rede. O componente de comunicação sem fio 206 recebe a informação processada 208 e transmite a mesma como a informação sem fio permutável em Rede 210. O componente de informação baseado em formato de Rede 204 pode empregar vários formatos de Rede para processar a informação 208 (discutido abaixo). Similarmente, o componente de comunicação sem fio 206 pode empregar vários meios de comunicação sem fio para transmitir a informação sem fio permutável em Rede 210. Esse meio de comunicação pode incluir, por exemplo, comunicação de campo
Petição 870190080695, de 20/08/2019, pág. 11/31
9/21 próximo (NFC), Bluetooth, banda ultra-larga (UWD), infravermelho (IrDA), e outras comunicações sem fio. Pode ser considerado que se o sistema de comunicação sem fio baseado em formato de Rede 200 for utilizado de uma maneira passiva tal como, por exemplo, como um indicador eletrônico, a informação 208 pode ser armazenada dentro do indicador após ela ter sido processada pelo componente de informação baseado em formato de Rede 204. Isso permite que o componente de comunicação sem fio 206, o qual pode ser passivo e/ou ativo, transmita a informação processada 208 diretamente a partir de um meio de armazenamento de dados sem esperar que ela seja processada. Indicadores eletrônicos passivos geralmente são energizados por um dispositivo recebedor que envia sinais necessários para energizar o conjunto de circuitos de transmissão do indicador. Desse modo, as técnicas aqui reveladas são aplicáveis em dispositivos de indicador passivo, dispositivos de emulação de cartão, e/ou dispositivos não-hierárquicos e semelhantes.
[0024] Em uma instância, o componente de comunicação sem fio baseado em formato de Rede 202 pode utilizar, por exemplo, um meio de comunicação NFC (descrito em detalhe abaixo) onde o componente de informação baseado em formato de Rede 204 pode selecionar e processar os objetos de dados para transmissão através de um link aéreo NFC. O componente de informação baseado em formato de Rede 204 pode então gerar um pacote NDEF para encapsular microformatos de objeto de dados comuns (discutidos abaixo) utilizados tipicamente em páginas de Rede. Isso permite, por exemplo, que os dispositivos móveis habilitados para NFC enviem informação para, por exemplo, pôsteres e/ou quiosques e semelhantes.
[0025] Similarmente, na Figura 3, um sistema de comunicação sem fio baseado em formato de Rede recebedor 300 recebe a informação sem fio permutável em Rede 310 por intermédio de um compo
Petição 870190080695, de 20/08/2019, pág. 12/31
10/21 nente de comunicação sem fio 306 e provê informação 308 mediante decodificação da mesma por intermédio de um componente de informação baseado em formato de Rede 304. Como observado acima, o componente de comunicação sem fio 306 também pode armazenar a informação sem fio permutável em Rede 310 “como se encontra” localmente e/ou remotamente sem decodificar a mesma. Isso pode ser feito de modo que a informação pode ser passada de ida e volta entre múltiplos dispositivos e semelhantes. Essencialmente, o sistema de comunicação sem fio baseado em formato de Rede 300 está atuando como uma leitora de dados. Desse modo, ele pode ser usado, por exemplo, como o dispositivo que recebe cartões de visita em um kiosk fishing bowl e semelhante. Como a versão de transmissão descrita acima, o sistema de comunicação sem fio baseado em formato de Rede 300 pode empregar vários meios de comunicação sem fio e formatos de Rede para realizar suas funções.
[0026] Em uma instância, o componente de comunicação sem fio baseado em formato de Rede 302 pode utilizar, por exemplo, um meio de comunicação NFC onde o componente de formação baseado em formato de Rede 304 analisa o pacote NDEF e reconhece microformatos de objeto de dados comuns utilizados tipicamente em páginas de Rede. O componente de informação baseado em formato de Rede 304 também pode conter funções que podem salvar; processar; e/ou exibir objetos de dados recuperados. Isso permite, por exemplo, que dispositivos móveis habilitados para NFC leiam informação a partir de, por exemplo, pôsteres ou quiosques e semelhantes.
[0027] A Figura 4 demonstra uma troca de informação 400 entre componentes de comunicação sem fio baseados em formatos de Rede 402, 406. Nesse exemplo, o componente de comunicação sem fio baseado em formato de Rede “A” 402 está transmitindo informação 404 como informação sem fio permutável em Rede para componente de
Petição 870190080695, de 20/08/2019, pág. 13/31
11/21 comunicação sem fio baseado em formato de Rede “B” 406. O componente de comunicação sem fio baseado em formato de Rede “B” 406 então provê a informação 408. Em um cenário, o componente de comunicação sem fio baseado em formato de Rede “A” 402 pode residir em um dispositivo móvel enquanto que o componente de comunicação sem fio baseado em formato de Rede “B” 406 pode residir dentro de um objeto estacionário e/ou dispositivo. Isso permitiria que o dispositivo móvel passasse informação para o dispositivo estacionário quando os dispositivos ficam dentro de certa proximidade estabelecida por um meio de comunicação sem fio empregado para transmitir e receber a informação sem fio permutável em rede. Isso seria similar ao fishbowl no exemplo de quiosque.
[0028] Em outro cenário, o componente de comunicação sem fio baseado em formato de Rede “A” 402 pode estar em um dispositivo estacionário e o componente de comunicação sem fio baseado em formato de Rede “B” 406 pode estar em um dispositivo móvel. Por exemplo, o dispositivo estacionário pode ser um pôster de filme o qual provê datas de filme e horas junto com informação de personagem sempre que um dispositivo móvel qualificado se aproxima a uma distância especificada. Desse modo, o dispositivo móvel representado pelo componente de comunicação sem fio baseado em formato de Rede “B” 406 pode energizar o dispositivo estacionário (se necessário) e receber a informação sem fio permutável pela Rede.
[0029] Cada um dos componentes 402, 406 pode ser componente ativo e/ou passivo. Instâncias das técnicas aqui reveladas não discriminam entre dispositivos ativos e passivos opera eficientemente com ambos os tipos de dispositivos e/ou dispositivos híbridos. Desse modo, essas instâncias podem ser utilizadas com leitora/gravador, emulação de cartão, e/ou sistemas de comunicação não-hierárquicos e semelhantes. Conforme observado anteriormente, informações 404, 408
Petição 870190080695, de 20/08/2019, pág. 14/31
12/21 podem ser armazenadas em suas formas permutáveis em Rede para facilitar troca de informação.
[0030] A Figura 5 ilustra uma troca de informação 500 entre sistema de comunicação sem fio baseado em formato de Rede 504 e um indicador baseada em formato de Rede 508 em um pôster 506. Quando um usuário 502 aproxima o pôster 506 com seu dispositivo móvel contendo o sistema de comunicação sem fio baseado em formato de Rede 504, ele interage com o pôster 506 por intermédio do indicador baseado em formato de Rede 508 para recuperar informação (nesse exemplo). O indicador baseado em formato de Rede 508 mostrada na Figura 1 é estritamente para finalidades ilustrativas e não tem o propósito de representar qualquer probabilidade física nem representação de indicador comercial proposta do indicador baseada em formato de Rede 508. Qualquer símbolo, som, e/ou outro indicador pode ser utilizado para treinar os usuários a se aproximarem daquele ponto para permutar informação baseada em formato de Rede.
[0031] As instâncias aqui reveladas são aplicáveis a vários tipos de sistemas de comunicação sem fio. Um dos tipos de comunicação sem fio mais recentes é denominado comunicações de campo próximo ou “NFC”. NFC é uma tecnologia de conectividade sem fio, baseada em padrões, de curto alcance (uns poucos centímetros) que permite interações em duas vias simples e seguras entre dispositivos eletrônicos. Os dispositivos NFC podem mudar seu modo de operação de modo a estar no modo de leitora/gravador, não-hierárquico, ou de emulação de cartão. Os diferentes modos de operação se baseiam nos padrões de cartão inteligente sem contato ISO/IEC 18092 NFCIP1 e ISO/IEC 14443. No modo de leitora/gravador, o dispositivo NFC pode ler tipos de indicadores NFC tal como no cenário de indicador de pôster mencionado acima. O modo de leitora/gravador também é de interface de RF concordante com os esquemas ISO 14443 e Sony
Petição 870190080695, de 20/08/2019, pág. 15/31
13/21
Corporation FeliCa (derivado do ISO 18092, modo de comunicação passiva).
[0032] No modo não-hierárquico, os dispositivos podem permutar dados. Por exemplo, protocolos de meios de comunicação alternativos podem ser permutados tal como parâmetros de configuração de link WiFi ou Bluetooth e/ou dados tal como cartões de visita virtuais ou fotos digitais podem ser permutadas, e semelhantes. O modo nãohierárquico é padronizado em padrões ISO/IEC 18092. No modo de emulação de cartão, um dispositivo pode atuar como um indicador, aparecendo em uma leitora externa muito parecida com um cartão inteligente sem contato tradicional. Um indicador é tipicamente um dispositivo passivo que armazena os dados lidos por um dispositivo habilitado para NFC. Isso permite, por exemplo, pagamentos e envio de bilhetes sem contato, e semelhante.
[0033] Um uso comumente antevisto é o de colocar os indicadores
NFC em anúncios externos (por exemplo, pôsteres de filme, máquinas automáticas de venda, abrigos de ônibus, etc.). O uso de um dispositivo móvel habilitado para NFC, tal como um telefone móvel ou PDA, pode colocar seu dispositivo próximo ao indicador no pôster e informação relacionada ao anunciante e sua promoção pode ser transferida para o dispositivo móvel para uso e referência futuros. É previsto que números de telefone, endereços de local, mapas, registros de eventos de agenda, informação textual e visual, e outros tipos de dados poderiam ser transferidos. Contudo, NFC tem muitos problemas que dificultam o seu uso diário. Um dos principais problemas é como permutar os tipos de dados nos quais o usuário está interessado e familiarizado através de um link de dados NFC.
[0034] Uma instância provida aqui emprega um processo e replicação assíncrona, bidirecional entre aplicações de cooperação livre (isto é, dispositivos, para transferir informação através de link aéreo;
Petição 870190080695, de 20/08/2019, pág. 16/31
14/21 em conformidade com NFC (por exemplo, Extensões de Compartilhamento Simples da Microsoft (SSE) e semelhantes). Essa técnica se baseia em um invólucro de conteúdo formatado para a Rede que permite a transferência de dados (por exemplo, UserLand's Really Simple Syndication RSS 2.0 e semelhante). SSE é um padrão que suporta o uso de RSS 2.0 como a base para compartilhamento de itens e provê replicação bidirecional, assíncrona de novos e permutados itens entre duas ou mais alimentações de RSS de subscrição cruzada.
[0035] Desse modo, instâncias aqui providas podem utilizar esse tipo de SSE baseado em formato de Rede e esquemas semelhantes a SSE para permutar informação sem fio através, por exemplo, de links aéreos NFC. Essencialmente, as alimentações descritas são substituídas por link aéreo NFC entre duas aplicações de cooperação livre (os dispositivos habilitados para NFC). Informação pode ser então enviada de ida e de volta utilizando dois pontos terminais completamente diferentes (diferentes dos componentes de Rede). Por exemplo, um ponto terminal pode ser um dispositivo móvel com um link NFC e o outro pode ser um pôster ou quiosque fixo e semelhante com um link NFC. Desse modo, as duas aplicações de cooperação livre estão executando no dispositivo móvel e o pôster ou quiosque fixo mais propriamente do que em um servidor de Rede, substituindo essencialmente os serviços de Rede e sem as cargas de HTTP.
[0036] Outros formatos de Rede que são utilizados para preservar a estrutura da informação de Rede também podem ser empregados. Exatamente como os usuários de PCs de mesa podem cortar e colar entre suas aplicações, os usuários de Rede terão capacidades similares dentro dos navegadores de Rede. Instâncias também podem utilizar esse formato de Rede de processos de cortar e colar para facilitar a transferência de informação enquanto preservando sua estrutura em relação às comunicações sem fio. Essencialmente, um processo de
Petição 870190080695, de 20/08/2019, pág. 17/31
15/21 cortar pode ser empregado para armazenar dados com sua estrutura original intacta, por exemplo, em um indicador (isto é, um dispositivo de comunicação sem fio baseado em formato de Rede estacionário) até, por exemplo, que um usuário móvel (isto é, um dispositivo de comunicação sem fio baseado em formato de Rede móvel) se aproxime a certa distância. Nesse momento, uma ação de colar pode ser realizada a partir do indicador para o dispositivo móvel.
[0037] Para preservar a estrutura da informação, vários tipos de formatos de Rede podem ser utilizados. Por exemplo, um conjunto de micro formatos pode ser empregado que representam conteúdo semântico para tipos de dados comuns (por exemplo, formato de cartão de visita como vCard, formato de evento de calendário iCalendar, etc.), mas empacotado em XML em conformidade com XHTML e adequado para marcação estilística, leiaute, e apresentação utilizando um navegador comum de Rede. Microformatos são essencialmente representações XML de objetos de dados comuns (por exemplo, hCard, hCalendar, etc.). O que torna os microformatos especialmente úteis em sua representação textual como marcação semântica utilizando XML. Dessa forma, mesmo se o significado semântico verdadeiro do objeto de dados não for suportado diretamente pelas aplicações de domínio específico, os dados podem ser produzidos, configurados e apresentados utilizando qualquer navegador de Rede comum. Isso não é possível utilizando formatos binários subjacentes a partir dos quais os microformatos são derivados. Por exemplo, um vCard não se destina à interpretação humana direta, vCard requer suporte de aplicação para interpretação. hCard, derivado de vCard, ao contrário, é XML legível por humanos e pode ser produzido e apresentado em um navegador de Rede mesmo se nenhum aplicativo de domínio específico estiver disponível para processar o mesmo diretamente.
[0038] É possível dispor em camadas HTTP, o Protocolo de Trans
Petição 870190080695, de 20/08/2019, pág. 18/31
16/21 ferência de Hipertexto usado pelos navegadores de Rede, na pilha de protocolo NFC, acima da camada de ligação. Ao fazer isso, um navegador de Rede pode acessar itens fixos tal como anúncio externo, abrigos de ônibus, pôsteres de cinema em um saguão de teatro, ou quiosques de informação e semelhantes. Mas essa solução (incluindo TCP/IP, DHCP, e camadas de pilha inferiores) é excessivamente pesada se for pretendido simplesmente permutar dados diretamente através de um link aéreo NFC. Adicionalmente, usar HTTP requer comunicação ativa por intermédio de ambos os pontos terminais. Um indicador NFC é passiva, isto é, ela é incapaz de se comunicar ativamente em altos níveis de abstração. Sua função principal é a de prover dados em resposta a um comando de RF mais propriamente simples e protocolo de resposta.
[0039] Desse modo, por exemplo, SSE aplicado a conteúdo publicado formatado RSS 2.0 pode ser diretamente encapsulado em uma mensagem NDEF (Formato de Troca de Dados NFC) e colocado em um “indicador” NFC o qual é então aplicado a um pôster, construção, quiosque, e/ou outro objeto físico e semelhante. Mediante aplicação de técnicas de cortar e colar de Rede que preserva estrutura de informação, por exemplo, para um indicador em um pôster físico, os usuários de dispositivos móveis habilitados para NFC podem usar um “gesto de toque” para permutar informação com o mundo físico da mesma forma como eles podem interagir com uma página de Rede usando um navegador. Mas eles “tocam” com um dispositivo, mais propriamente do que “clicam” com um mouse. Nesse contexto, toque se refere a se aproximar mais propriamente do que exigindo contato efetivo. Em outro exemplo, mediante fixação de um indicador com eletrônica de interface apropriada e software, por exemplo, a um quiosque de Rede, um paradigma híbrido também é possível - exibir uma página de Rede no quiosque; então tocar o dispositivo móvel habilitado para NFC para a
Petição 870190080695, de 20/08/2019, pág. 19/31
17/21 “marca de toque” no recinto do quiosque para permutar contexto relevante e dados personalizados entre o dispositivo e a aplicação de quiosque. A noção de “transferir” ou “permutar” objetos de dados a partir de/com pôsteres ou quiosques de Rede identificados pela mesma iconografia e estruturados de acordo com as mesmas convenções de formatação de dados usados nas páginas de Rede reduz a lacuna de educação, reduz a frustração do usuário, e estende o alcance dos sistemas back-end existentes.
[0040] Comunicações NFC podem utilizar diversos formatos diferentes para permutar dados. Instâncias aqui reveladas podem utilizar, por exemplo, marcação SSE permutada através de padrão NFCIP-1, marcação SSE permutada através de um Protocolo de Controle de Link de Dados NFC, e/ou marcação SSE encapsulada em um conjunto de mensagens de Formato de Permuta de Dados NFC e semelhante. A transferência de HTML/XHTML/CSS/ECMAScript, troca de objetos (OBEX), e/ou microformatos de objeto de dados comuns e semelhantes também podem ser realizados através de um link NFC utilizando o conjunto de mensagens de Formato de Troca de Dados NFC para facilitar a preservação da estrutura de informação. Pode ser considerado que SSE não é o único formato de Rede que pode ser utilizado para transferir informação através dos formatos NFC mencionados acima.
[0041] Em vista dos sistemas exemplares mostrados e descritos acima, metodologias que podem ser implementadas de acordo com as modalidades serão mais bem consideradas com referência aos fluxogramas das Figuras 6-9. Entretanto, com a finalidade de simplicidade de explanação, as metodologias são mostradas e descritas como uma série de blocos, devendo ser entendido e considerado que as modalidades não são limitadas pela ordem dos blocos, uma vez que alguns blocos podem, de acordo com uma modalidade, ocorrer em ordens diferentes e/ou simultaneamente com outros blocos a partir daqueles
Petição 870190080695, de 20/08/2019, pág. 20/31
18/21 mostrados e descritos aqui. Além disso, nem todos os blocos ilustrados podem ser exigidos para implementar as metodologias de acordo com as modalidades.
[0042] As modalidades podem ser descritas no contexto geral de instruções executáveis por computador, tal como módulos de programa, executados por um ou mais componentes. Geralmente, módulos de programa incluem rotinas, programas, objetos, estruturas de dados, etc., que realizam tarefas específicas ou implementam tipos de dados abstratos específicos. Tipicamente, a funcionalidade dos módulos de programa pode ser combinada ou distribuída conforme desejado em várias instâncias das modalidades.
[0043] Na Figura 6, um fluxograma de um método 600 de troca de informação baseada em formato de Rede de acordo com aspectos de uma modalidade é ilustrado. O método 600 começa em 602 mediante provisão de um link de comunicação sem fio entre dois ou mais dispositivos 104. Vários meios de comunicação sem fio podem ser utilizados para estabelecer o link. Esses meios de comunicação podem incluir, por exemplo, comunicação de campo próximo (NFC), Bluetooth, banda ultra-larga (UWD), infravermelho (IrDA), e outras comunicações sem fio. Informação é então transferida entre os dispositivos através do link de comunicação utilizando um processo de permuta de dados baseado em formato de Rede 606, terminando o fluxo 608. O processo de permuta de dados baseado em formato de Rede pode incluir, mas não é limitado a, utilizando um pacote NDEF que encapsula os microformatos de objetos de dados comuns tipicamente utilizados em páginas de Rede. Os formatos de Rede facilitam a preservação da estrutura de informação durante o transporte da informação através do link de comunicação sem fio. Processos adicionais são descritos acima.
[0044] De acordo com a Figura 7, um diagrama de fluxo de um método 700 de permuta de informação baseado em formato de Rede
Petição 870190080695, de 20/08/2019, pág. 21/31
19/21 através de um link aéreo compatível com NFC de acordo com um aspecto de uma modalidade é mostrado. O método 700 inicia em 702 mediante emprego de um link aéreo compatível com comunicação de campo próximo (NFC) como um link de comunicação sem fio 704. A informação é então permutada entre dois ou mais dispositivos compatíveis com NFC através do link aéreo compatível com NFC utilizando um formato de permuta de dados livremente acoplado com base no invólucro de conteúdo formatado por Rede para transferir informação entre os dispositivos 706, terminando o fluxo 708. Por exemplo, SSE (baseado em RSS 2.0) pode ser empregado para transferir a informação através do link aéreo compatível com NFC. Isso permite que os dispositivos compatíveis com NFC atuem como aplicativos acoplados livremente que aceitam conteúdo empacotado em XML.
[0045] Observando a Figura 8, um diagrama de fluxo de um método 800 de permuta de informação baseada em formato de Rede através de um link aéreo compatível com NFC utilizando vários modos de acordo com um aspecto de uma modalidade é ilustrado. O método 800 começa em 802 mediante estabelecimento de comunicações utilizando um link aéreo compatível com NFC 804. A informação permutável em Rede é então transferida entre dispositivos compatíveis com NFC utilizando o modo de leitora/gravador, o modo não-hierárquico e/ou o modo de emulação de cartão 806, terminando o fluxo 808. Instâncias aqui providas podem ser utilizadas com qualquer um dos modos habilitados para NFC. A permuta de informação formatada em Rede não é limitada pelo tipo de natureza de enviar/receber e/ou ativa/passiva dos dispositivos habilitados para NFC.
[0046] Com referência à Figura 9, é ilustrado um diagrama de fluxo de um método 900 de troca de informação baseada em formato de Rede para estabelecer um meio alternativo de comunicação de acordo com um aspecto de uma modalidade. O método 900 começa em 902
Petição 870190080695, de 20/08/2019, pág. 22/31
20/21 mediante estabelecimento de comunicações utilizando um link aéreo compatível com NFC 904. A informação permutável em Rede é então transferida entre os dispositivos compatíveis com NFC para estabelecer um meio alternativo de comunicação 906, terminando o fluxo 908. Os tipos de informação passadas podem incluir, mas não se limitam a: informação tal como dados brutos, tabelas, gráficos, cartas, áudio, jogos, protocolos de comunicação, e aplicações de software e semelhante. Instâncias aqui reveladas proporcionam técnicas para transportar dados e não impõem restrições aos tipos de dados que podem ser transportados. Desse modo, por exemplo, elas podem incluir também exigências de protocolo de dados necessárias para estabelecer vários tipos de meios de comunicação sem fio além de NFC. Isso permite, por exemplo, que um usuário “toque” outros dispositivos habilitados para NFC e estabeleça sem esforço, por exemplo, uma conexão Bluetooth. Isso é substancialmente mais fácil de fazer do que utilizar o recurso “achar” do Bluetooth e escolher através de uma lista de links potenciais antes de determinar qual está correto.
[0047] A Figura 10 é um diagrama de blocos de um sistema de amostra 1000 no qual as modalidades podem interagir. O sistema 1000 é representativo de um sistema baseado em Rede típico que compartilha informação através da Internet. As instâncias aqui providas podem interagir com tal sistema utilizando estruturas de informação baseadas em formato de Rede. O sistema 1000 inclui um ou mais cliente(s) 1002. O cliente(s) 1002 pode ser hardware e/ou software (por exemplo, fluxos de execução, processos, dispositivos de computação). O sistema 1000 também pode incluir um ou mais servidor(es) 1004. O servidor(es) 1004 também pode ser hardware e/ou software (por exemplo, fluxos de execução, processos, dispositivos de computação). Uma comunicação possível entre um cliente 1002 e um servidor 1004 pode ser na forma de pacote de dados adaptado para ser
Petição 870190080695, de 20/08/2019, pág. 23/31
21/21 transmitido entre dois ou mais processos de computador. O sistema 1000 inclui uma estrutura de comunicação 1008 que pode ser empregada para facilitar as comunicações entre o cliente(s) 1002 e o servidores) 1004. O cliente(s) 1002 é conectado a um ou mais meios de armazenamento de dados de cliente 1010 que podem ser empregados para armazenar informação local par ao cliente(s) 1002. Similarmente, o servidor(es) 1004 é conectado a um ou mais meios de armazenamento de dados de servidor 1006 que podem ser empregados para armazenar informação local para o servidor(es) 1004.
[0048] Deve ser considerado que o sistema e/ou métodos das modalidades podem ser utilizados em comunicações sem fio permutáveis por Rede facilitando componentes de computador assim como componentes não relacionados a computador. Além disso, aqueles versados na técnica reconhecerão que os sistemas e/ou métodos das modalidades podem ser empregados em um vasto arranjo de tecnologias relacionadas à eletrônica, incluindo, mas não limitada a, computadores, servidores e/ou dispositivos eletrônicos portáteis, e semelhantes.
[0049] O que foi descrito acima inclui exemplos das modalidades.
Evidentemente, não é possível descrever cada combinação concebível de componentes ou metodologias com o propósito de descrever as modalidades, mas aqueles versados na técnica podem reconhecer que muitas combinações e permutações adicionais das modalidades são possíveis. Conseqüentemente, a matéria de estudo pretende abranger todas as tais alterações, modificações e variações que estejam abrangidas pelo espírito e escopo das reivindicações anexas. Adicionalmente, na amplitude em que o termo “inclui” é usado seja na descrição detalhada ou nas reivindicações, pretende-se que tal termo seja inclusivo de uma maneira similar ao termo “compreendendo” conforme “compreendendo” é interpretado quando empregado como uma palavra tradicional em uma reivindicação.