BRPI0713788A2 - composição contendo triamida n-alquil tiofosfórica e uso da mesma - Google Patents

composição contendo triamida n-alquil tiofosfórica e uso da mesma Download PDF

Info

Publication number
BRPI0713788A2
BRPI0713788A2 BRPI0713788-5A BRPI0713788A BRPI0713788A2 BR PI0713788 A2 BRPI0713788 A2 BR PI0713788A2 BR PI0713788 A BRPI0713788 A BR PI0713788A BR PI0713788 A2 BRPI0713788 A2 BR PI0713788A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
alkyl
thiophosphoric triamide
triamide
composition
sub
Prior art date
Application number
BRPI0713788-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Petr Cigler
Original Assignee
Agra Group As
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=38548488&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0713788(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Agra Group As filed Critical Agra Group As
Publication of BRPI0713788A2 publication Critical patent/BRPI0713788A2/pt
Publication of BRPI0713788B1 publication Critical patent/BRPI0713788B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C05FERTILISERS; MANUFACTURE THEREOF
    • C05CNITROGENOUS FERTILISERS
    • C05C9/00Fertilisers containing urea or urea compounds
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C05FERTILISERS; MANUFACTURE THEREOF
    • C05GMIXTURES OF FERTILISERS COVERED INDIVIDUALLY BY DIFFERENT SUBCLASSES OF CLASS C05; MIXTURES OF ONE OR MORE FERTILISERS WITH MATERIALS NOT HAVING A SPECIFIC FERTILISING ACTIVITY, e.g. PESTICIDES, SOIL-CONDITIONERS, WETTING AGENTS; FERTILISERS CHARACTERISED BY THEIR FORM
    • C05G3/00Mixtures of one or more fertilisers with additives not having a specially fertilising activity
    • C05G3/90Mixtures of one or more fertilisers with additives not having a specially fertilising activity for affecting the nitrification of ammonium compounds or urea in the soil
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07FACYCLIC, CARBOCYCLIC OR HETEROCYCLIC COMPOUNDS CONTAINING ELEMENTS OTHER THAN CARBON, HYDROGEN, HALOGEN, OXYGEN, NITROGEN, SULFUR, SELENIUM OR TELLURIUM
    • C07F9/00Compounds containing elements of Groups 5 or 15 of the Periodic Table
    • C07F9/02Phosphorus compounds
    • C07F9/06Phosphorus compounds without P—C bonds
    • C07F9/22Amides of acids of phosphorus
    • C07F9/224Phosphorus triamides

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Soil Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Fertilizers (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)

Abstract

Composição contendo Triamida N-Alquil Tiofosfórica e uso da mesma, onde constitui o objetivo da presente invenção novas composições contendo triamida N-alquil tiofosfórica, contendo pelo menos uma trimida N-alquil tiofosfórica e um sistema solvente contendo um ou mais glicol éteres da fórmula geral I, onde R1 e hidrogênio ou metil, R2 é selecionado go grupo que consiste em C1-C6 alquil, C3-C6 isoalquil, C4-C6 alquil terciário, N = 2-4, e opcionalmente outras substâncias auxiliares que melhoram as propriedades de estabilidade e de aplicabilidade das soluções, e também o uso da composição contendo triamida N-alquil tiofosfórica.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "Composição contendo Triamida N-Alquil Tiofosfórica e uso da mesma"
Campo Técnico
A invenção refere-se a composições contendo triamida N- alquil tiofosfórica e ao uso dessas composições. Fundamentos da Técnica
A uréia constitui 46% do consumo mundial de nitrogênio na agricultura e é o fertilizante à base de nitrogênio mais usado. No entanto, depois de sua aplicação ao solo, ocorre sua hidrólise parcial para produzir amônia e dióxido de carbono. Este processo é catalisado pela enzima urease, que é produzida por algumas bactérias e fungos. Os produtos gasosos formados pela reação de hidrólise (amônia e dióxido de carbono) volatilizam para a atmosfera e dessa forma, ocorrem perdas significativas da quantidade total do nitrogênio aplicado ao campo. O processo de hidrólise pode ser consideravelmente desacelerado por inibidores de urease que são aplicados junto com a uréia. Entre os inibidores de urease mais eficazes estão os compostos de triamida tiofosfórica apresentados na Patente US N0 4.530.714, principalmente a triamida N-(n-butil)tiofosfórica (NBPT). O uso de NBPT foi experimentalmente verificado e este composto encontra-se agora comercialmente disponível para uso na agricultura (Watson, C.J. (2005) Proc. Internat. Fertiliser Soe. 454,1-38).
Triamida N-(n-butil)tiofosfórica de grau industrial (NBPT) é um composto ceroso sólido, que se decompõe pela ação da umidade e temperatura elevada. Levando em conta sua consistência, sua aplicação direta a partículas de uréia é muito difícil. Tecnologicamente mais vantajoso é o uso das soluções de NBPT em um solvente adequado, que deve satisfazer algumas exigências básicas: alta solubilidade e estabilidade do NBPT no solvente, resistência das soluções de NBPT contra cristalização a uma temperatura baixa, baixa viscosidade das soluções concentradas de NBPT, baixa toxicidade, volatilidade e inflamabilidade, teor mínimo de água na forma comercialmente disponível do solvente, baixo custo.
Na Patente US N0 5.698.003, estão descritas misturas de triamida N-(n-butil)tiofosfórica (NBPT) e dióis e trióis alifáticos ou seus ésteres contendo até 50 % em peso de NBPT, de preferência 20 - .30 % em peso de NBPT. Estas misturas são adequadas para a impregnação de uréia granular, mas elas só são líquidas a temperaturas acima de 15 °C. Abaixo desta temperatura, elas solidificam ou cristalizam. Esta propriedade indesejada dificulta a manipulação com as soluções e sua aplicação à uréia granular no curso de sua produção, particularmente durante os frios do ano, quando a temperatura cai muito abaixo de 0°C. A Patente US N0 .5.698.003 ensina que a adição das chamadas "amidas líquidas" (por exemplo 10 % em peso de N-metilpirrolidona) a esse solvente pode alterar a temperatura de solidificação para 0°C. As amidas líquidas, no entanto, são prejudiciais à saúde (a N-metilpirrolidona normalmente é classificada entre compostos carcinogênicos e teratogênicos) e a temperatura de solidificação atingida ainda não é suficiente para manipulação a baixas temperaturas ou no frio. Um outro problema é a qualidade técnica e higroscopicidade dos dióis e trióis comercialmente disponíveis. Eles geralmente contêm algumas dezenas por cento de água e esta quantidade pode aumentar ainda mais durante o armazenamento devido à higroscopicidade dos solventes. Durante um período de armazenamento mais longo, a presença de água causa a decomposição da triamida N-(n-butil) tiofosfórica (NBPT) em substâncias ineficazes e é a principal causa da degradação da NBPT durante um longo de tempo de armazenamento. A instabilidade da NBPT em relação à hidrólise é bastante conhecida, por exemplo por causa dela, a NBPT é pobremente utilizável em solos molhados.
As desvantagens acima mencionadas podem ser resolvidas pelos sistemas solventes de acordo com a presente invenção. Descrição da Invenção Constitui o objetivo da presente invenção uma composição contendo triamida N-alquil tiofosfórica, que contém pelo menos uma triamida N-alquil tiofosfórica e um sistema solvente contendo um ou mais glicol éteres da fórmula geral I
<formula>formula see original document page 4</formula>
onde R1 é hidrogênio ou metil, R2 é selecionado do grupo que consiste em CrC6 alquil, C3-C6 isoalquil, C4-C6 alquil terciário, η = 2-4,
e opcionalmente outras substâncias auxiliares que melhoram as propriedades de estabilidade e de aplicabilidade das soluções. O grupo alquil das triamidas N-alquil tiofosfóricas é selecionado do grupo que compreende cadeias alquil lineares ou ramificadas tendo 1 a 8 átomos de carbono e cadeias cicloalquil tendo 3 a 8 átomos de carbono.
Do grupo dos glicol éteres da fórmula geral I, pode-se usar de preferência dietilenoglicol monometiléter, dipropilenoglicol monometiléter, trietilenoglicol monometiléter e dietilenoglicol monobutiléter. O solvente mais preferido é o dietilenoglicol monometiléter.
As substâncias auxiliares que melhoram as propriedades de estabilidade e de aplicabilidade das soluções podem ser inibidores de cristalização, agentes tensoativos ou agentes corantes.
Em uma modalidade preferida, pode-se usar polivinilpirrolidona ou N-metilpirrolidona como os inibidores de cristalização. De preferência, usa-se polivinilpirrolidona na faixa de concentração de 0,01 a 5 % em peso como o inibidor de cristalização. Este composto é atóxico e é usado em concentrações semelhantes por exemplo em medicina como aditivo para gotas oftálmicas.
Para a indicação de homogeneidade do revestimento de um fertilizante contendo uréia sólido (por exemplo uréia granular) pela solução de triamida N-alquil tiofosfórica, agentes corantes agrícolas ou alimentícios comuns podem ser adicionados ao sistema solvente.
Para obter um revestimento suficiente da superfície de um fertilizante contendo uréia sólido (por exemplo uréia granular) pela solução de triamida N-alquil tiofosfórica, agentes tensoativos comumente usados em agricultura podem ser adicionados ao sistema solvente.
Em uma modalidade preferida, a triamida N-alquil tiofosfórica é N-(n-butil) tiofosfórica triamida.
De preferência, a composição da presente invenção contém 1 a 50 % em peso de N-(n-butil) tiofosfórica triamida.
Mais preferivelmente, a composição da presente invenção contém .10 a 40 % em peso de N-(n-butil) tiofosfórica triamida. Mais preferivelmente, a composição da presente invenção contém .20 a 30 % em peso de N-(n-butil) tiofosfórica triamida. Um outro objetivo da presente invenção é o uso da composição contendo triamida N-alquil tiofosfórica como inibidor de urease em fertilizantes contendo uréia. Os fertilizantes contendo uréia podem ser sólidos, então a composição da presente invenção pode ser adicionada à mistura para a produção desses fertilizantes, ou as partículas de fertilizante, por exemplo grânulos, podem ser impregnadas pela composição da invenção. Em uma outra modalidade da invenção, o fertilizante contendo uréia pode ser líquido, então a composição da presente invenção pode ser misturada ao fertilizante líquido. Os sistemas solventes da presente invenção apresentam propriedades, que são vantajosas para aplicação em agricultura: uma alta concentração de triamida N-(n-butil) tiofosfórica (NBPT) na solução pode ser obtida nestes sistemas solventes, e a NBPT é estabilizada nestas soluções pelos sistemas solventes da invenção. Os sistemas solventes da presente invenção apresentam uma alta resistência contra solidificação e cristalização comparados aos os sistemas solventes conhecidos na literatura, mesmo a temperaturas muito baixas (-20°C). Eles são miscíveis com água, não são tóxicos, apresentam volatilidade e inflamabilidade muito baixas. Graças as suas propriedades solventes e químicas, os sistemas solventes da invenção são adequados para impregnação de uréia granular. Uma outra vantagem é que os componentes de grau técnico comercialmente disponíveis dos sistemas solventes da invenção contêm uma quantidade mínima de água - da ordem de um centésimo por cento - e eles estão disponíveis a um custo baixo.
A invenção é ainda ilustrada pelos exemplos a seguir, que não devem ser interpretados como limitativos da mesma. Exemplos Exemplo 1
As soluções de triamida N-(n-butil) tiofosfórica (NBPT) nos sistemas solventes da presente invenção têm, ao contrário dos sistemas solventes conhecidos na literatura, a capacidade de permanecerem líquidos a temperaturas muito baixas. Esta capacidade se deve à natureza química dos solventes e pode ser ainda melhorada pela presença de polivinilpirrolidona na solução como o inibidor de cristalização. Neste exemplo, mostramos a melhora da escoabilidade das soluções concentradas da NBPT e a diminuição do ponto de cristalização da NBPT com o uso do sistema solvente comparado aos sistemas solventes conhecidos na literatura.
A concentração de NBPT de grau técnico nas soluções foi de 25% em peso. Para teste, foi selecionada a temperatura de -20°C, que permitiu a avaliação direta do comportamento das soluções nas condições de armazenamento correspondentes ao regime de temperatura dos meses frios do ano. As soluções foram examinadas depois de quatro meses de armazenamento. Os resultados estão resumidos na Tabela 1. A escoabilidade foi avaliada visualmente recebendo as seguintes classificações: excelente, boa, ruim. Além disso, foi examinada a presença de cristais de NBPT na solução (sim - não). Em caso de presença de cristais na solução, a escoabilidade não era avaliada. Os seguintes glicol éteres foram selecionados para teste: dipropilenoglicol monometiléter (MDPG) dietilenoglicol monometiléter (MDGE) trietilenoglicol monometiléter (MTGE) dietilenoglicol monobutiléter (BDGE)
PolivinilpinOlidona (PYP) e N-metil pirrolidona (NMP) foram usadas como os inibidores de cristalização. Para comparação com o estado da técnica, foi usada a mistura contendo propileno glicol (PG) como solvente e 10 % em peso de N-metil pirrolidona (NMP) descrita na Patente US N0 5.698.003. Os resultados mostram que MDGE é o solvente ideal para a NBPT no que diz respeito à estabilidade da solução a baixas temperaturas. Não ocorre cristalização de NBPT a partir da solução a -20°C. A presença do inibidor de cristalização não é necessária para manter a NBPT nesta solução, não obstante, seu uso não afeta adversamente a escoabilidade da solução. Os resultados para MDPG mostram o efeito positivo da polivinilpirrolidona, que na concentração de 1 % em peso inibe completamente a cristalização.
Um solvente adequado é também MTGE, no qual a NBPT não cristaliza a -20°C com a concentração de polivinilpirrolidona sendo de 0,1% em peso. Tabela 1: Efeito da composição dos sistemas solventes sobre a escoabilidade e sobre a cristalização de NBPT a partir de suas soluçoes a temperatura de -20℃
<table>table see original document page 7</column></row><table>
N/A - não determinada
Exemplo 2 Neste exemplo, está descrita a melhora da escoabilidade das soluções concentradas de triamida N-(n-butil) tiofosfórica (NBPT) e a diminuição do ponto de cristalização da NBPT com o uso do sistema solvente da presente invenção a -5 °C. A concentração de NBPT de grau técnico nas soluções foi de 25% em peso. As soluções foram examinadas depois de quatro meses de armazenamento. Os resultados estão resumidos na Tabela 2. A escoabilidade foi avaliada visualmente recebendo as seguintes classificações: excelente, boa, ruim. Além disso, foi examinada a presença de cristais de NBPT na solução (sim - não). Em caso de presença de cristais na solução, a escoabilidade não era avaliada. Os seguintes glicol éteres foram selecionados para teste: dipropilenoglicol monometiléter (MDPG) dietilenoglicol monometiléter (MDGE) trietilenoglicol monometiléter (MTGE) dietilenoglicol monobutiléter (BDGE)
Polivinilpirrolidona (PVP) e N-metil pirrolidona (NMP) foram usadas como os inibidores de cristalização. Para comparação com o estado da técnica, foi usada a mistura contendo propileno glicol (PG) como solvente e 10 % em peso de N-metil pirrolidona (NMP) descrita na Patente US N0 5.698.003. Os resultados são quase idênticos aos resultados obtidos para a temperatura de -20°C (Exemplo 1), só que no caso de MDPG, a polivinilpirrolidona inibe a cristalização já na concentração de0,75 % em peso, e no caso de BDGE, não ocorre cristalização à temperatura de -5°C, ao passo que a escoabilidade da solução é excelente.
Tabela 2: Efeito da composição dos sistemas solventes sobre a escoabilidade e sobre a cristalização de NBPT a partir de suas
<table>table see original document page 8</column></row><table> <table>table see original document page 9</column></row><table>
Ν/Α - não determinada
Exemplo 3
Estabilidade das soluções com o tempo
Uma alta estabilidade da triamida N-(n-butil) tiofosfórica (NBPT) no sistema solvente é o problema fundamental para armazenamento prolongado de suas soluções. Durante um período de armazenamento mais longo, a presença de água causa a decomposição da N-(n-butil)tiofosfórica triamida (NBPT) em substâncias ineficazes e é a principal causa da degradação da NBPT durante o armazenamento prolongado.
Os sistemas solventes da presente invenção apresentam um efeito estabilizante para a NBPT. Todos os glicol éteres usados neste exemplo encontram-se comercialmente disponíveis com qualidade muito boa (o teor de água não excede a concentração de 0,05% em peso). Não obstante, para confirmar o efeito de estabilização dos solventes, o teor de água foi aumentado artificialmente para 1% em peso. Os sistemas solventes assim ajustados simulam o efeito da umidade sobre a NBPT (teores de umidade maiores que 1 % em peso não são comuns). Para verificação da estabilidade a longo prazo de soluções de NBPT em glicol éteres contendo 1 % em peso de água, foram selecionados os seguintes glicol éteres: dipropilenoglicol monometiléter (MDPG) dietilenoglicol monometiléter (MDGE) trietilenoglicol monometiléter (MTGE)
As soluções de NBPT nesses solventes tendo uma concentração de cerca de 20 % em peso (porção pesada) foram armazenadas à temperatura ambiente à luz do dia em frascos de vidro bem vedados.
A determinação do teor de NBPT em termos individuais foi efetuada por HPLC de fase reversa com detecção de UV na fase móvel contendo 25% em volume de acetonitrila e 75% em volume de acetato de amônio 0,005 Μ. O cromatograma foi avaliado no comprimento de onda de 193 nm. A fluxo da fase móvel foi de 1 ml/min, a temperatura da coluna foi de 40°C. O volume injetado foi de 5 μΐ. A avaliação foi efetuada pelo método do padrão externo com a calibração usando uma linha de calibração. Os resultados estão resumidos na Tabela 3.
Tabela 3: Resumo dos resultados (% em peso) da determinação do teor de NBPT no tempo t = 0 (imediatamente depois da preparação da solução), no tempo ti = 1 semana e no tempo t2 = 12 semanas depois da dissolução. Entre parênteses, está dado o intervalo que mostra o limite de segurança da análise._
<table>table see original document page 10</column></row><table>
Os resultados mostram que os sistemas solventes da presente invenção têm um efeito estabilizante para a NBPT, mesmo com um teor de água de 1% em peso. Depois de doze semanas de armazenamento, não ocorreu qualquer redução evidente do teor do componente ativo NBPT em qualquer amostra (o método usado pode determinar uma variação de pelo menos 1% em peso). Aplicabilidade industrial
As soluções de triamidas de ácido N-alquil tiofosfórico nos sistemas solventes da presente invenção podem ser armazenadas por períodos longos, usadas para a impregnação de fertilizantes contendo uréia sólidos, tais como por exemplo uréia granular, adicionadas à mistura para a produção de fertilizantes contendo uréia sólidos ou adicionadas a fertilizantes contendo uréia líquidos.

Claims (14)

1. "Composição contendo Triamida N-Alquil Tiofosfórica e uso da mesma" caracterizada por ser uma composição contendo triamida N-alquil tiofosfórica, caracterizada pelo fato de conter pelo menos uma triamida N-alquil tiofosfórica e um sistema solvente contendo um ou mais glicol éteres da fórmula geral I <formula>formula see original document page 11</formula> onde R1 é hidrogênio ou metil, R2 é selecionado do grupo que consiste em C1-C6 alquil, C3-C6 isoalquil, C4-C6 alquil terciário, η = 2-4, e opcionalmente outras substâncias auxiliares que melhoram as propriedades de estabilidade e de aplicabilidade das soluções.
2. "Composição contendo Triamida N-Alquil Tiofosfórica e uso da mesma", de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de os glicol éteres serem selecionados do grupo que compreende dietilenoglicol monometiléter, dipropilenoglicol monometiléter, trietilenoglicol monometiléter e dietilenoglicol monobutiléter.
3. "Composição contendo Triamida N-Alquil Tiofosfórica e uso da mesma", de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de o glicol éter ser dietilenoglicol monometiléter.
4. "Composição contendo Triamida N-Alquil Tiofosfórica e uso da mesma", de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de conter inibidores de cristalização, agentes tensoativos ou agentes corantes como as substâncias auxiliares.
5. "Composição contendo Triamida N-Alquil Tiofosfórica e uso da mesma", de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de conter polivinilpirrolidona ou N-metilpirrolidona como os inibidores de cristalização.
6. "Composição contendo Triamida N-Alquil Tiofosfórica e uso da mesma", de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de conter polivinilpirrolidona na faixa de concentração de .0,01 a 5 % em peso como o inibidor de cristalização.
7. "Composição contendo Triamida N-Alquil Tiofosfórica e uso da mesma", de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pelo fato de the triamida N-alquil tiofosfórica ser triamida N-(n-butil) tiofosfórica.
8. "Composição contendo Triamida N-Alquil Tiofosfórica e uso da mesma", de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de conter 1 a 50 % em peso de triamida N-(n-butil) tiofosfórica.
9. "Composição contendo Triamida N-Alquil Tiofosfórica e uso da mesma", de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato de conter 10 a 40 % em peso de triamida N-(n-butil) tiofosfórica.
10. "Composição contendo Triamida N-Alquil Tiofosfórica e uso da mesma", de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelo fato de conter 20 a 30 % em peso de triamida N-(n-butil) tiofosfórica.
11. "Composição contendo Triamida N-Alquil Tiofosfórica e uso da mesma" caracterizada pelo uso da composição contendo triamida N-alquil tiofosfórica de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10 como inibidor de urease em fertilizantes contendo uréia.
12. "Composição contendo Triamida N-Alquil Tiofosfórica e uso da mesma", de acordo com a reivindicação 11, caracterizada onde o fertilizante contendo uréia é sólido.
13. "Composição contendo Triamida N-Alquil Tiofosfórica e uso da mesma", de acordo com a reivindicação 12, caracterizada onde fertilizante contendo uréia sólido é granular.
14. "Composição contendo Triamida N-Alquil Tiofosfórica e uso da mesma", de acordo com a reivindicação 11, caracterizada onde o fertilizante contendo uréia é líquido.
BRPI0713788-5A 2006-06-28 2007-06-07 Composição contendo triamida n-alquil tiofosfórica e uso da mesma BRPI0713788B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CZPV2006-422 2006-06-28
CZ20060422A CZ301509B6 (cs) 2006-06-28 2006-06-28 Rozpouštedlová soustava pro prípravu roztoku N-alkyltriamidu kyseliny thiofosforecné, kompozice s obsahem N-alkyltriamidu kyseliny thiofosforecné a její použití
PCT/CZ2007/000047 WO2008000196A1 (en) 2006-06-28 2007-06-07 Solvent system for the preparation of n-alkyl thiophosphoric triamide solutions, composition containing n-alkyl thiophosphoric triamide and the use thereof

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0713788A2 true BRPI0713788A2 (pt) 2012-10-30
BRPI0713788B1 BRPI0713788B1 (pt) 2023-03-14

Family

ID=38548488

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0713788-5A BRPI0713788B1 (pt) 2006-06-28 2007-06-07 Composição contendo triamida n-alquil tiofosfórica e uso da mesma

Country Status (13)

Country Link
EP (1) EP2032589B1 (pt)
CN (1) CN101479282B (pt)
AT (1) ATE526335T1 (pt)
AU (1) AU2007264228B2 (pt)
BR (1) BRPI0713788B1 (pt)
CZ (1) CZ301509B6 (pt)
DK (1) DK2032589T3 (pt)
EA (1) EA014854B1 (pt)
ES (1) ES2373991T3 (pt)
NZ (1) NZ573326A (pt)
PL (1) PL2032589T3 (pt)
PT (1) PT2032589E (pt)
WO (1) WO2008000196A1 (pt)

Families Citing this family (49)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CZ2008842A3 (cs) * 2008-12-23 2010-06-30 Agra Group, A. S. Kapalná kompizice s obsahem derivátu triamidu kyseliny fosforecné nebo thifosforecné a její použití
US20100206031A1 (en) 2009-02-17 2010-08-19 Whitehurst Associates, Inc. Amino alcohol solutions of N-(n-butyl)thiophosphoric triamide (NBPT) and urea fertilizers using such solutions as urease inhibitors
US8048189B2 (en) 2009-02-17 2011-11-01 Whitehurst Associates Inc. Buffered amino alcohol solutions of N-(n-butyl)thiophosphoric triamide (NBPT) and urea fertilizers using such solutions as urease inhibitors
PL3296279T3 (pl) * 2011-12-12 2022-10-10 Rhodia Operations Układy rozpuszczalników triamidów kwasu N-alkilotiofosforowego i sposoby zastosowania w zastosowaniach rolniczych
US10173935B2 (en) 2011-12-12 2019-01-08 Rhodia Operations Solvent systems of N-alkyl thiophosphoric triamides and methods of use in agricultural applications
US9682894B2 (en) 2012-08-15 2017-06-20 Koch Agronomic Services, Llc Compositions of urea formaldehyde particles and methods of making thereof
AU2013302522B2 (en) 2012-08-15 2017-07-06 Koch Agronomic Services, Llc Improved compositions of substantially spherical particles
EP2885262A4 (en) 2012-08-15 2016-04-27 Koch Agronomic Services Llc LIQUID COMPOSITIONS CONTAINING UREASE INHIBITORS AND ARYLALKYL ALCOHOLS
DK2885261T3 (da) 2012-08-15 2019-08-12 Koch Agronomic Services Llc Flydende sammensætninger, der indeholder ureaseinhibitorer og glycolalkylethere
MX368841B (es) 2012-10-01 2019-10-18 Gary David Mcknight Formulaciones liquidas mejoradas de inhibidores de ureasa para fertilizantes.
WO2014100561A1 (en) * 2012-12-20 2014-06-26 Rhodia Operations Liquid dicyandiamide and/or alkyl thiophosphoric triamide compositions and their use in agricultural applications
DE102013012760B4 (de) 2013-03-27 2023-07-06 Dreiturm GmbH Zusammensetzungen, enthaltend einen dispergierten Ureaseinhibitor, und deren Verwendung zur Behandlung von harnstoffbasierten Düngemitteln
ES2529363B1 (es) * 2013-06-06 2016-01-18 Universidad Pública de Navarra Inhibidores de la ureasa capaces de disminuir el contenido de nitratos en hortalizas
US8888886B1 (en) 2013-08-06 2014-11-18 Garnett B Whitehurst NBPT solutions for preparing urease inhibited urea fertilizers prepared from N-substituted morpholines
CA2958822A1 (en) 2013-08-23 2015-02-26 Koch Agronomic Services, Llc Urea and nitrogen stabilizer compositions and methods and systems of making and using thereof
US9637420B2 (en) 2013-11-26 2017-05-02 Eco World Research And Development Group, Llc Increased longevity of the nitrogen content of soil through improved liquid delivery formulations of urease inhibitors and/or nitrification inhibitors designed for urea and manure based fertilizers
DE202014003261U1 (de) 2014-04-16 2014-05-21 Skw Stickstoffwerke Piesteritz Gmbh Flüssige Zusammensetzungen, enthaltend einen Ureaseinhibitor, und deren Verwendung zur Behandlung von harnstoffbasierten Düngemitteln
US9650306B2 (en) 2014-04-17 2017-05-16 Gary David McKnight Compositions and methods comprising nitrification inhibitors containing a mixture of protic and aprotic solvent systems
EP3137435A1 (en) 2014-05-02 2017-03-08 Mcknight, Gary, David Increased longevity of nitrogen content of soil through improved liquid delivery formulations of nitrification inhibitors to fertilizers
CN104045465B (zh) * 2014-07-04 2016-04-06 上海艾拜克国际贸易有限公司 一种含有正丁基硫代磷酰三胺的溶液体系及其应用
EP3209129B1 (en) 2014-10-21 2022-09-14 Rhodia Operations Improved solvent systems for dicyandiamide and/or alkyl thiophosphoric triamide and use in agricultural applications
WO2016070184A1 (en) 2014-10-31 2016-05-06 Koch Agronomic Services, Llc Nitrification inhibitor compositions and methods of making thereof
EP3237360A4 (en) 2014-12-23 2018-11-21 Basf Se Compositions with improved urease-inhibiting effect comprising (thio) phosphoric acid triamide and further compounds such as amines and colorants
EP3240768A4 (en) * 2014-12-31 2018-06-06 Dow AgroSciences LLC Nitrification inhibitor compositions and methods for preparing the same
US20180044254A1 (en) 2015-02-24 2018-02-15 Koch Agronomic Services, Llc Granular Urea Fertilizer with Nitrogen Stabilizer Additives
US10464858B2 (en) * 2015-05-13 2019-11-05 World Source Enterprises, Llc Non-aqueous organo liquid delivery systems containing dispersed poly (organic acids) that improve availability of macro and micro-nutrients to plants
RU2654630C1 (ru) 2015-07-13 2018-05-21 КОХ АГРОНОМИК СЕРВИСИЗ, ЭлЭлСи Состав с высокой концентрацией фосфор- или фосфортиотриамида
WO2017019528A1 (en) 2015-07-24 2017-02-02 Koch Agronomic Services, Llc Composition containing n-(n-butyl) thiophosphoric triamide adducts and reaction products
WO2017031186A1 (en) 2015-08-17 2017-02-23 Rhodia Operations High temperature amine-stabilized dcd and/or alkyl thiophosphoric triamide solvent systems and use in agricultural applications
HUE061477T2 (hu) 2015-10-01 2023-07-28 Basf Se Eljárás (tio)foszforsav-származékot tartalmazó elegy kinyerésére
JP6852061B2 (ja) * 2015-10-19 2021-03-31 ダウ グローバル テクノロジーズ エルエルシー 低voc及び低臭気芳香族油
EP3374333A1 (en) 2015-11-16 2018-09-19 Koch Agronomic Services, LLC Composition containingn
EP3210959A1 (en) * 2016-02-24 2017-08-30 YARA International ASA Liquid urease inhibitor formulation, method of manufacturing and solid particulates comprising it
MX2019008545A (es) 2017-01-19 2019-09-11 Koch Agronomic Services Llc Estabilidad mejorada de composiciones que contienen inhibidor de la ureasa.
AU2018209446A1 (en) 2017-01-20 2019-06-06 Koch Agronomic Services, Llc Acid-resistant urease inhibitor adduct -containing fertilizer compositions
BR112019014952A2 (pt) 2017-01-20 2020-04-07 Koch Agronomic Services Llc composição contendo produtos de reação e adutos de triamida n-(n-butil)-tiofosfórica
US20190367426A1 (en) 2017-02-24 2019-12-05 Yara International Asa Liquid urease inhibitor formulations
US11866383B1 (en) 2018-04-04 2024-01-09 Synsus Private Label Partners, Llc Nitrification inhibiting compositions and their use in agricultural applications
WO2020016830A1 (en) 2018-07-19 2020-01-23 Koch Agronomic Services, Llc Low temperature stable formulations of urease inhibitor-containing compositions
US11124462B1 (en) 2018-08-27 2021-09-21 Hocking International Laboratories, LLC Compositions and their use in agricultural applications
EP3867240A1 (en) 2018-10-18 2021-08-25 Bayer Aktiengesellschaft Heteroarylaminoquinolines and analogues
CN113473860A (zh) 2018-12-21 2021-10-01 拜耳公司 作为新的抗真菌剂的1,3,4-噁二唑及其衍生物
EP3725755A2 (en) 2019-04-18 2020-10-21 Basf Se Compositions with improved urease-inhibiting effect comprising aromatic alcohols, or amines, or amides, and an adduct of the three compounds n-(n-butyl) thiophosphoric acid triamide (nbpt), urea, and formaldehyde
EP3725756A2 (en) 2019-04-18 2020-10-21 Basf Se Compositions with improved urease-inhibiting effect comprising amines, or colorants, and an adduct of the three compounds n-(n-butyl) thiophosphoric acid triamide (nbpt), urea, and formaldehyde
EP4135519A1 (en) 2020-04-16 2023-02-22 Bayer Aktiengesellschaft Active compound combinations and fungicide compositions comprising those
EP3922619A1 (en) 2020-06-10 2021-12-15 Sasol Chemicals GmbH A solvent composition for a urease inhibitor
DE102021108187A1 (de) 2021-03-31 2022-10-06 Skw Stickstoffwerke Piesteritz Gmbh Granuliertes pH-neutrales Harnstoff-Ammoniumsulfat-Düngemittel mit Ureaseinhibitor
LT6961B (lt) * 2021-05-06 2022-12-12 Akcinė bendrovė „ACHEMA“ Preparatas, naudojamas kaip ureazės inhibitorius, jo gavimo būdas ir karbamido trąšos
EP4295688A1 (en) 2022-09-28 2023-12-27 Bayer Aktiengesellschaft Active compound combination

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4530714A (en) * 1983-03-16 1985-07-23 Allied Corporation N-aliphatic and N,N-aliphatic phosphoric triamide urease inhibitors and urease inhibited urea based fertilizer compositions
US5698003A (en) 1995-12-19 1997-12-16 Imc-Agrico Company Formulation for fertilizer additive concentrate
US20050192319A1 (en) * 1996-09-19 2005-09-01 Albert Boeckh Spot-on formulations for combating parasites

Also Published As

Publication number Publication date
DK2032589T3 (da) 2012-01-09
PT2032589E (pt) 2012-01-11
CN101479282B (zh) 2012-01-18
CN101479282A (zh) 2009-07-08
EA014854B1 (ru) 2011-02-28
PL2032589T3 (pl) 2012-02-29
WO2008000196A1 (en) 2008-01-03
ES2373991T3 (es) 2012-02-10
CZ301509B6 (cs) 2010-03-31
EP2032589A1 (en) 2009-03-11
EP2032589B1 (en) 2011-09-28
AU2007264228A1 (en) 2008-01-03
ATE526335T1 (de) 2011-10-15
NZ573326A (en) 2010-09-30
BRPI0713788B1 (pt) 2023-03-14
EA200802353A1 (ru) 2009-04-28
AU2007264228B2 (en) 2012-03-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0713788A2 (pt) composição contendo triamida n-alquil tiofosfórica e uso da mesma
ES2461146T3 (es) Composición líquida que contiene derivado de triamida fosfórica o tiofosfórica y uso de la misma
CN107207375B (zh) 用于硫代磷酸三酰胺或双氰胺溶液的溶剂、及相关方法
BR112016012061B1 (pt) Composição, aditivo de grânulo fertilizante ou aditivo fertilizante líquido, e método de fabricação de uma composição a ser adicionada a um fertilizante
BRPI0821494B1 (pt) composição inibidora de urease e de nitrificação, utilização desta composição e composição fertilizante.
BR112016025651B1 (pt) Formulação de aditivo fertilizante líquida e método para fazer a mesma
US10487019B2 (en) Highly concentrated phosphoric or thiophosphoric triamide formulation
BR112018006029B1 (pt) Composiqao de estabilizador de fertilizante e composiqao de fertilizante
WO2019211815A1 (en) Low temperature stable high concentration formulations of nitrapyrin
BRPI0904949A2 (pt) processo para a fabricaÇço de aditivo para fertilizante inibidor de atividade de enzima urease e o produto assim obtido
BR112020024656A2 (pt) emulsão para tratamento de fertilizantes contendo ureia, uso da mesma, fertilizante contendo ureia e processo para produção do mesmo
CN117229108A (zh) 一种含有脲酶抑制剂的液体制剂及其应用
BR102021022683A2 (pt) Composições estabilizantes de nitrogênio
BR112018016343B1 (pt) Formulações de inibidor de urease líquidas

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2342 DE 24-11-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.

B08H Application fees: decision cancelled [chapter 8.8 patent gazette]

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 8.11 NA RPI NO 2360 DE 29/03/2016 POR TER SIDO INDEVIDA.

B15G Petition not considered as such [chapter 15.7 patent gazette]

Free format text: NAO CONHECIDA A PETICAO NO 020150017854 DE 17/12/2015, EM VIRTUDE DO DISPOSTO NO ARTO 219 INCISO III DA LPI.

B12F Other appeals [chapter 12.6 patent gazette]
B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 07/06/2007, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO.