BRPI0712045A2 - fórmula de agente de soltura e métodos - Google Patents

fórmula de agente de soltura e métodos Download PDF

Info

Publication number
BRPI0712045A2
BRPI0712045A2 BRPI0712045-1A BRPI0712045A BRPI0712045A2 BR PI0712045 A2 BRPI0712045 A2 BR PI0712045A2 BR PI0712045 A BRPI0712045 A BR PI0712045A BR PI0712045 A2 BRPI0712045 A2 BR PI0712045A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
release agent
oil
agent according
agent
release
Prior art date
Application number
BRPI0712045-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Gordon Davies
Mike Davies
Original Assignee
Gordon Davies
Mike Davies
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=40792456&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0712045(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Gordon Davies, Mike Davies filed Critical Gordon Davies
Publication of BRPI0712045A2 publication Critical patent/BRPI0712045A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B28WORKING CEMENT, CLAY, OR STONE
    • B28BSHAPING CLAY OR OTHER CERAMIC COMPOSITIONS; SHAPING SLAG; SHAPING MIXTURES CONTAINING CEMENTITIOUS MATERIAL, e.g. PLASTER
    • B28B7/00Moulds; Cores; Mandrels
    • B28B7/38Treating surfaces of moulds, cores, or mandrels to prevent sticking
    • B28B7/384Treating agents

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Ceramic Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Paints Or Removers (AREA)
  • Moulds, Cores, Or Mandrels (AREA)
  • Lubricants (AREA)
  • Forms Removed On Construction Sites Or Auxiliary Members Thereof (AREA)
  • Moulds For Moulding Plastics Or The Like (AREA)
  • Application Of Or Painting With Fluid Materials (AREA)

Abstract

FóRMULA DE AGENTE DE SOLTURA E MéTODOS Um agente de soltura e metido para usar o mesmo são providenciados. O agente de soltura pode ter alta viscosidade e peso mensurados e permitir a incorporação de uma variedade de óleos alternativos e graxas podem ser usadas como agente de revestimento. Adicionalmente, o agente de soltura é adaptável para múltiplos usos por um usuário final como agente de revestimento sem a necessidade de reaplicação do agente após cada uso. Mais ainda, o agente de soltura pode ter aditivos tais como anti-oxidantes, preservantes, e emulsificantes que podem permitir longas vidas de prateleira, revestimento facilitado e semelhantes. Ainda adicionalmente, ao agente de soltura pode ser incorporado corantes e fragrâncias para o usuário final. Ao agente de soltura pode também ser incorporado depressores de ponto de congelamento, antioxidantes, emulsificantes, fragrâncias e aditivos solventes para aumentar o tempo de prateleira e a eficácia do agente de soltura.

Description

FÓRMULA DE AGENTE DE SOLTURA E MÉTODOS
Campo da Invenção
A presente invenção relaciona-se genericamente para revestimento químico. A presente invenção relaciona-se mais particularmente a agente de soltura melhorados para mitigar indesejáveis aderências de asfalto, concreto, e similares a várias superfícies.
Histórico da Invenção
0 estado da técnica de agentes de soltura para mitigação de aderência indesejável de asfalto e concreto para estas e outras superfícies são bem conhecidos. Estes agentes de soltura são comumente usados para mitigar a aderência de tais materiais a superfícies de recipientes, misturadores, moldes e semelhantes.
Conforme aqueles habilitados na técnica apreciarão, é indesejável ter asfalto e concreto aderidos a tais superfícies. Quando estes materiais aderem em recipientes e misturadores, freqüentemente é necessário limpar estes itens. A limpeza de recipientes e misturadores é tipicamente uma tarefa de trabalho intensiva e assim sendo geralmente consome tempo e é cara.
Moldes são usados para definir a forma de estruturas formadas com concreto. Por exemplo, uma molde de madeira pode ser usado para definir o formato de uma estrada a ser feita através do despejo de concreto no molde. Uma vez que, o material tenha, de alguma forma, sido seco, o molde é tipicamente removido. É claro, se o concreto aderir no molde, pode ser muito difícil remover o molde da estrutura.
Asfalto é comumente transportado em um berço de caminhão, tal como para entregar da fábrica de asfalto para o local do trabalho. É indesejável ter o asfalto aderido no berço do caminhão.
Agentes de solturas são comumente aplicados em recipientes, misturadores, berços de caminhão e moldes antes de despejar asfalto ou concreto neles. Agentes de solturas são aplicados em numerosas formas, incluindo escovação, esfregação ou pulverização, e sobre o ato de aplicação como uma barreira física para mitigar adesão do asfalto ou concreto em superfícies relevantes. Isto é de alguma forma análoga a usar manteiga ou gordura vegetal para mitigar aderência da massa de bolo na panela.
Um agente de soltura comumente usado é combustível diesel. Diesel é inexpansível, prontamente disponível, e trabalha razoavelmente bem. Ele adere consideravelmente bem à maioria das superfícies, devido a sua alta viscosidade de aproximadamente 68 (para n° . 2D) . Diesel é também relativamente pesado, tendo gravidade específica de cerca de 25 a 40 (com "tipo 1-D" cerca de 40 e " tipo 2-D" cerca de 35) . Infelizmente, uso de combustível diesel é poluir desnecessariamente o meio ambiente.
Alguns agentes de solturas contemporâneos compreendem óleo de soja em combinação com várias substancias químicas e aditivos. Por exemplo, é conhecido usar uma mistura de 20% em peso, ou mais de água em combinação com óleo de soja como agente de soltura. Vários aditivos podem ser incluídos para aprimorar emulsif icação de água em óleo de soja, encorajar espuma, ajudar a espalhar a mistura quando aplicada, fazer a mistura mais visível, e/ou providenciar um odor desejado.
Ainda que agentes de solturas contemporâneos tenham encontrado larga aceitação no mercado, tais formulações sofrem de deficiências intrínsecas. Por exemplo, um agente de relaxamento compreendendo uma mistura de óleo de soja e água pode geralmente ser usado somente uma vez. Isto é, uma nova aplicação de tal agente de soltura contemporâneo é geralmente requerida para cada uso. Por exemplo, cada vez que um misturador ou um berço de caminhão é carregado com concreto ou asfalto, ou cada vez que um molde de madeira é usado para um destes materiais, o agente de soltura deve ser tipicamente re-aplicado.
A re-aplicação do agente de soltura para cada uso do container, misturador, ou molde é indesejavelmente caro. Não somente quantidades adicionais de agente de soltura devem ser usadas, mas trabalho deve ser dispensado para realizar a tarefa de re-aplicação.
Prévias tentativas de mitigar as deficiências de tais agentes de solturas contemporâneos incluem o uso de permanente ou semi-permanente revestimentos anti-aderência, tais como Tefloniw (uma marca registrada federalmente para du Pont de Nemours e companhia de Wilmington, Delaware) , conforme aberto na patente americana número 4.087.072, intitulada "FORM MEANS FOR FABRICATING PRE-CAST STRUCTURAL PANELS". Contudo, em muitas aplicações o abrasivo natural do asfalto e concreto faz o uso de tais permanentes ou semi-permanentes revestimentos impraticável. Isto é, revestimento de teflon deve ser reaplicado ou o item revestido deve ser descartado mais freqüentemente que é factível economicamente.
Em vista do acima exposto, é desejável providenciar um mais durável, ainda economicamente factível, agente de soltura para mitigar aderência indesejável de asfalto, concreto, e varias superfícies semelhantes.
Resumo da Invenção
A presente invenção relaciona-se a um agente de soltura e um método para usá-lo. Mais especificamente, a presente invenção relaciona-se a um agente de soltura tendo uma alta viscosidade e uma medida de peso e permitindo a incorporação de uma variedade de óleos e graxas alternativos para serem usados como agentes de revestimento. Adicionalmente, o agente de soltura é adaptável para múltiplos usos e um uso final como agente de revestimento sem precisar de reaplicação do agente de soltura após cada uso. A presente invenção pode ter um agente de soltura ao qual incorpore-se redutores do pondo de congelamento, anti-oxidantes, emulsificantes, fragrâncias e aditivos solventes para aumentar vida de prateleira e eficácia do agente de soltura.
Para este fim, um uma modalidade da presente invenção um agente de soltura é providenciado. O agente de soltura tem ao menos um componente óleo tendo alta viscosidade e gravidade específica, um anti-oxidante, um emulsificante, e um surfactante.
Na modalidade exemplificada, o agente de soltura tem uma viscosidade entre aproximadamente 0,65 cm2/s e aproximadamente 0,75 cm2/s.
Na modalidade exemplificada, o agente de soltura tem uma variedade de diferentes óleos componentes
Na modalidade exemplificada, o agente de soltura tem um óleo componente em que o óleo componente compreende óleo vegetal não filtrado. Na modalidade exemplificada, o agente de soltura tem um óleo componente em que o óleo componente compreende óleo vegetal filtrado.
Na modalidade exemplificada, o agente compreende óleo vegetal não filtrado tendo aproximadamente 6% a aproximadamente 10%, em peso, de sólidos.
Na modalidade exemplificada, o agente de soltura tem tensoativos que são solúveis em solventes orgânicos e em água.
Na modalidade exemplificada, o agente de soltura tem um componente corante para colorir o agente de soltura.
Na modalidade exemplificada, o agente de soltura tem ao menos 2% em peso de água.
Na modalidade exemplificada, o agente de soltura tem agente de soltura tendo uma gravidade específica entre aproximadamente 0,90 e aproximadamente 0,95.
Na modalidade exemplificada, o agente de soltura tem um emulsificante como o emulsificante ácido lático.
Na modalidade exemplificada, o agente de soltura tem um emulsif icante como o emulsif icante inclui qualquer um de: ácido cítrico, ácido acético, ácido tartárico, e propileno glicol.
Na modalidade exemplificada, o agente de soltura tem um anti-oxidante que é adicionado ao agente de soltura para prevenir oxidação do óleo e para providenciar estabilidade, longa vida de prateleira e controle do odor.
Na modalidade exemplificada, o agente de soltura tem ao menos um óleo componente compreendendo uma combinação de gorduras, óleo filtrado, óleo não-filtrado e graxas.
Para este fim, uma modalidade exemplificada da presente invenção, um método para revestimento de um dispositivo providenciado. 0 método compreende as etapas: aplicar um agente de soltura tendo ao menos um óleo componente; providenciar um emulsificante para o dito agente de soltura; providenciar um anti-oxidante para o agente de soltura; misturar um agente corante no agente de soltura; aplicar o agente de soltura no dispositivo antes de despejar o asfalto e concreto no molde que define a estrutura; e remover o dispositivo da estrutura.
Na modalidade exemplificada, o método compreende a etapa de: providenciar uma estrutura desde que a estrutura compreenda uma estrada ou uma calçada.
Na modalidade exemplificada, o método compreende a etapa de: providenciar uma estrutura desde que a estrutura compreenda um componente de edifício.
Na modalidade exemplificada, o método compreende a etapa de: o dispositivo pode ser uma estrutura de retenção de madeira.
Na modalidade exemplificada, o método compreende a etapa de: o agente de soltura é reutilizável múltiplas vezes sem re-aplicação do agente de soltura no dispositivo.
Na modalidade exemplificada, o método compreende a etapa de: adicionar uma fragrância ao agente de soltura para cobrir odores e identificar que o agente de soltura foi aplicado no dispositivo.
É ainda um objetivo da presente invenção, providenciar um agente de soltura onde o agente de soltura tenha alta viscosidade de peso medido para uso como agente de revestimento.
Em uma outra modalidade exemplificada da presente invenção, um agente de soltura é providenciado desde que o agente de soltura possa compreender um óleo.
Em ainda mais uma modalidade exemplificada da presente invenção, um agente de soltura é providenciado desde que o agente de soltura possa compreender ao menos um componente óleo e/ou uma graxa.
Ainda outra modalidade exemplificada da presente invenção é providenciar um agente de soltura desde que o agente de soltura possa ser compreendido de uma combinação de óleo, graxa e água.
Ainda mais uma modalidade exemplificada da presente invenção é providenciar um agente de soltura desde que o agente de soltura possa ser compreendido somente de óleo e graxa.
Em mais uma modalidade exemplificada da presente invenção, um agente de soltura pode ser providenciado desde que o agente de soltura possa ser parcialmente compreendido de qualquer combinação de óleo de amendoim, óleo de caroço, óleo de semente de algodão, óleo de milho, óleo de semente de mostarda, óleo de palmiste, óleo de palma, palma estearina, óleo de semente de coza, óleo de semente de açafroa, óleo de semente de gergelim, óleo de soja, óleo de semente de girassol e/ou outros óleos vegetais comestíveis.
Uma outra modalidade exemplificada da presente invenção é providenciar um agente de soltura desde que o agente de soltura possa compreender ao menos um óleo virgem desde que um óleo virgem possa ser purificado por lavagem com água, assentamento, filtração e centrifugação.
Em uma outra modalidade exemplificada da presente invenção, um agente de soltura melhorado pode ser providenciado desde que o agente de soltura possa ser utilizado para ser adaptado para uso com asfalto, concreto ou semelhante.
Ainda uma outra modalidade exemplificada da presente invenção é providenciar um agente de soltura melhorado desde que o agente de soltura possa ter uma viscosidade maior que aproximadamente 0,65 cm2/s.
Em ainda uma outra modalidade exemplificada da presente invenção, um agente de soltura pode ser providenciado desde que o agente de soltura tenha gravidade específica menor que aproximadamente 0,95.
Ainda uma outra modalidade exemplificada da presente invenção é providenciar um agente de soltura desde que o agente de soltura possa ser compreendido de um óleo biodegradável ou de outra forma ambientalmente amigável.
Uma outra modalidade exemplificada da presente invenção, um agente de soltura é providenciado desde que o agente de soltura possa ter uma composição sólida muito pequena desde que os sólidos façam aproximadamente 6-10% em peso (wt%).
Ainda uma outra modalidade exemplificada da presente invenção é providenciar um agente de soltura melhorado desde que o agente de soltura compreenda uma pequena percentagem de água e desde que a percentagem contemplada por água seja menor que 20% em peso, e mais preferencialmente menos que 2% em peso.
Em Uma outra modalidade exemplificada da presente invenção, um agente de soltura é providenciado desde que o agente de soltura não possa compreender componentes aquosos. Ainda uma outra modalidade exemplificada da presente invenção é providenciar um agente de soltura desde que o agente de soltura contenha ao menos um depressor do ponto de congelamento.
Ainda outra modalidade exemplificada da presente invenção é providenciar um agente de soltura tendo um depressor do ponto de congelamento desde que o depressor possa assegurar viscosidade do produto própria e características de escoamento em ambientes extremos desde que os depressores possam ser propileno glicol, tiras de cloreto, cloreto de magnésio liquido, ou outro depressor de ponto de congelamento.
Ainda uma outra modalidade exemplificada da presente invenção é providenciar um agente de soltura desde que o agente de soltura possa ainda compreender um agente formador de espuma.
Ainda uma outra modalidade exemplificada da presente invenção é providenciar um agente de soltura desde que o agente possa ainda ter um emulsificante, desde que os emulsificantes sejam produzidos de óleo natural e fixe componentes aquosos e oleosos juntos. Os emulsificantes podem ser óleos em água e/ou água em óleo emulsificantes.
Adicionalmente outra modalidade exemplificada da presente invenção é providenciar um agente de soltura desde que o agente de soltura possa ter uma fragrância.
Uma outra modalidade exemplificada da presente invenção é providenciar um agente de soltura desde que o agente de soltura possa incluir adicionalmente um agente corante.
Em uma outra modalidade exemplificada da presente invenção, ela é contemplada que um agente de soltura possa ser provido desde que o agente de soltura também inclua ao menos um aditivo solvente.
Uma modalidade exemplificada adicional da presente invenção é providenciar um agente de soltura desde que o agente de soltura possa também ter um aditivo solvente para aumentar a eficácia do agente de soltura em certos segmentos de mercado, desde que o solvente possa ser um limoneno o qual seja extraído de um cítrico, metil-ester, biodíesel ou etil-lactato derivado de ácido lático.
Ainda uma outra modalidade exemplificada da presente invenção é providenciar um agente de soltura desde que o agente de soltura possa conter um anti-oxidante o qual possa prevenir futura oxidação dos óleos. Formação de peróxidos uma vez iniciada continuarão até que ela ser terminada ou porque a gordura ácida não está mais disponível ou pelos anti-oxidantes adicionados.
Ainda uma outra modalidade exemplificada da presente invenção é providenciar um agente de soltura desde que o agente de soltura possa conter um anti-oxidante desde que o anti-oxidante possa ser sintético ou natural seja em forma única ou em combinação de produtos e fórmulas para alcançar estabilidade, maior vida de prateleira, controle de odor e preservação da cor.
Em ainda uma outra modalidade exemplificada da presente invenção, um agente de soltura pode ser providenciado desde que o agente de soltura possa ter um surfactante, o qual pode atuar com um agente umidíficante que pode baixar a tensão superficial do agente de soltura, assim permitindo espalhamento facilitado do agente de soltura no molde, misturador, berço de caminhão e semelhante.
Ainda uma adicional modalidade da presente invenção é providenciar um agente de soltura desde que o agente de soltura tenha um liquido iônico para dissolver uma variedade de solutos orgânicos e inorgânicos.
De acordo com um outro aspecto, a presente invenção compreende um método para formar uma estrutura, via aplicação do agente de soltura inventado na forma, molde, berço de caminhão, misturador ou outro dispositivo, e então despejar ou de outra forma encher o dispositivo com asfalto, concreto, ou outro material para definir a estrutura. A forma, molde, ou outro dispositivo é então removido, deixando a estrutura intacta.
Vários objetos, características, aspectos e vantagens da presente invenção serão tornados mais aparentes pelas descrições detalhadas a seguir das personalizações preferenciais da invenção, em conjunto com os desenhos acompanhados nos quais como números representam cada componente.
Breve descrição dos Desenhos
Figura 1 é um fluxograma mostrando um método exemplificado para misturar o agente de soltura de acordo com a presente invenção.
Figura 2 é um fluxograma mostrando uma aplicação exemplificada para misturar o agente de soltura de acordo com a presente invenção.
Figura 3 é um fluxograma ilustrando um método exemplificado para o ciclo de produção para a presente invenção. Descrição Detalhada
Conforme ilustrado nas figuras, de acordo com ao menos um aspecto da presente invenção, um agente de soltura tendo uma relativamente alta viscosidade e alto peso especifico pode ser providenciado. A viscosidade do agente de soltura e peso prontamente são tipicamente um resultado da combinação da alta concentração de óleos no agente. É contemplado que uma variedade de diferentes óleos, graxas e outros produtos semelhantes a óleos podem ser utilizados e/ou combinados para criar um agente de soltura. É contemplado adicionalmente que uma variedade de diferentes óleos pode ser utilizado. Contudo, em uma modalidade exemplificada, óleo de soja e/ou outros tipos de óleo vegetal são preferidos porque estes óleos vegetais providenciam as características necessárias para fins de aplicações únicas e tendem a ser mais ambientalmente amigáveis. Adicionalmente, muitos tipos de óleos vegetais são mais prontamente disponíveis e são preferidos economicamente porque tem relativamente baixos custos. Mais ainda, óleos vegetais podem ser preferidos porque são naturais reusáveis e da mesma forma tem a habilidade de re- processar e reciclar. Contudo, deve ser entendido que muitos óleos diferentes, graxas e semelhantes podem também ser viáveis para uso como agente de soltura. Conforme descrito na invenção, a discussão do presente agente de soltura é de forma alguma limitada somente a um exemplo personificado. O termo óleo é usado no sentido mais amplo, para incluir todas as formas de graxas e gorduras.
Em particular, agentes de solturas contemplados podem incluir qualquer óleo vegetal desejado, óleo mineral, petróleo, ou outro tipo de óleo, bem como combinações destes. Exemplos de óleos vegetais viáveis outros que óleo de soja são óleo de canola e óleo de palma. Contudo, outros exemplos incluem óleo de amendoim, óleo de babaçus, óleo de coco, óleo de semente de algodão, óleo de semente de uva, óleo de milho, óleo de semente de mostarda, óleo de palma e semelhantes. Aqueles habilitados nas artes apreciarão que muitos outros óleos são de mesmo modo viáveis.
Deve também ser entendido que uma variedade de diferentes tipos de óleo, graxas e gorduras podem ser utilizados para produzir um agente de soltura. Exemplos de diferentes graxas inclui óleo de fritura, óleo de cozinhar, gordura anilam, toucinho. Sebo, de vegetais e semelhantes.
Aqueles habilitados na arte apreciarão que muitas outras graxas podem ser utilizadas.
Um uma modalidade exemplificada, os agentes de solturas podem ter viscosidade maior que aproximadamente 0,65 cm?'/s e/ou peso especifico menos que aproximadamente 0,95. contudo, em outra modalidade exemplificada, o agente de soltura pode ter viscosidade entre aproximadamente 65 cm2/s - 75 cm2/s, e/ou ter densidade especifica entre aproximadamente 0,90 e 0,95. Todas as faixas publicadas devem ser interpretadas como sendo inclusive os valores extremos, e todos os extremos são considerados aproximados.
Mais preferido agentes de solturas tem uma densidade especifica de aproximadamente 0.92 - 0,93 e/ou viscosidade de aproximadamente 0,69-0,71 cm2/s. De acordo com a modalidade exemplificada, o agente de soltura tem densidade específica de aproximadamente 0,9242 e uma viscosidade de aproximadamente 0,714 7 cm2/s. Todos os valores de gravidade específica providenciados são para 15,55°C (60°F). Todos os valores de viscosidade providenciados aqui são valores de viscosidade cinemática para 25°C e são dados em centímetro ao quadrado por segundo (cm2/s).
A viscosidade desejada e/ou gravidade específica podem ser obtidos utilizando-se um óleo vegetal especifico, tal como óleo de soja, e/ou pode ser obtido utilizando-se uma variedade de óleos, gorduras e graxas em combinação. O especifico óleo e/ou combinação de óleos preferencialmente tem uma baixa percentagem de sólidos os quais sejam óleos e combinações destes que teriam uma percentagem de sólidos abaixo de 10%. Contudo, os óleos utilizados, gorduras e graxas podem ter uma faixa mais larga e/ou outras percentagens de sólidos podem ser utilizadas alternativamente.
Na personalização exemplificada, uma fonte do agente de soltura pode ser previamente utilizada óleos, tais como as graxas e óleos utilizados durante o processo de cozimento. Estes óleos usados podem ser filtrados, e misturados para produzir um agente de soltura desejado. Adicionalmente uma combinação de diferentes tipos de óleo de cozimento, graxas e gorduras podem ser utilizados para produzir os agentes de soltura e estas combinações de diferentes óleos podem providenciar aumento de valores de peso e/ou viscosidade tão desejados pelo usuário final. Adicionalmente, é contemplado que óleos não-usados podem ser combinados com óleos usados previamente para produzir o agente de soltura desejado. Deve ser entendido que ainda que a personalização exemplificada utilize óleos filtrados, prensados ou de poucos sólidos, graxas e gorduras, estas filtrações, prensagens e meios de processamentos não são necessários para produzir um agente de soltura desejado.
Outras substâncias, tais como óleos, graxas, e/ou água podem ser adicionados ao óleo principal. Tais aditivos podem ser adicionados para providenciar a viscosidade e/ou peso especifico desejados, ou para algum outros propósito tal como aprimorar qualidades de soltura, reduzir custos, melhorar adesão a superfícies e/ou melhor espalhamento.
Na personalização exemplificada, uma fragrância pode ser adicionada ao agente de soltura para permitir melhor cheiro no produto final o qual pode também permitir ao usuário saber q o agente de soltura foi aplicado de fato na superfície a qual em tempo pode ser abreviada a re- aplicação do agente de soltura. Por exemplo, se o agente de soltura é u8tilizado para revestir uma superfície previamente ao trabalho de construção, o usuário individual pode saber qual a superfície foi revestida se eles cheirarem a fragrância do aditivo. Adicionalmente, porque o agente de soltura não precisa ser re-aplicado todas as vezes para revestir a superfície do dispositivo desejado, se o usuário ainda cheira a fragrância, esta informará o usuário individual que o agente de soltura ainda está presente revestindo o dispositivo e que é desnecessário reaplicar o agente de soltura na superfície.
Similarmente, uma cor e/ou agente formador de espuma podem também ser adicionados no agente de soltura para permitir inspeção visual do agente de soltura pelo usuário final. Por exemplo, se a cor e/ou agente formador de espuma é aplicado na superfície como revestimento, este informará ao usuário final que nenhuma aplicação é necessária. Adicionalmente, se a cor e/ou agente formador de espuma permanecer em ação depois do produto ter sido utilizado para um projeto, ele pode sinalizar ao usuário final que re-aplicação do agente de soltura é desnecessária até que a coloração e/ou espuma não seja visível pelo usuário final . Desta forma, o agente de soltura poderia ser utilizado múltiplas vezes sem necessitar re-revestimento e/ou re- aplicação do agente de soltura na mesma superfície para um projeto especifico.
Adicionalmente, a adição de fragrância pode aumentar o apelo ao mercado do agente de soltura por tornar mais prazeroso trabalhar com ele. Coloração pode tornar o agente de soltura mais fácil de ver, o que pode ser importante quando o agente é aplicado dentro das paredes de um container de iluminação pobre, ou para estabelecer que usos múltiplos possam ser realizados sobre uma aplicação anterior com pouca ou nenhuma re-aplicação. Similarmente, a adição de agente formador de espuma pode fazer o agente de soltura mais fácil de ver, ajudar a cobrir superfícies, e providenciar aprimoramento de propriedades de soltura.
Adicionalmente, um surfactante pode ser adicionado ao agente de soltura. Um surfactante é tipicamente um agente umidificante que reduz a tensão superficial do liquido, permitindo espalhamento mais fácil do agente de soltura e reduzindo a tensão interfacial entre a variedade de líquidos que constituem o agente de soltura. Conforme aplicado na presente invenção, o surfactante pode ser proveitoso porque genericamente causa o agente de soltura a espalhar-se mais equanimemente sobre a superfície que o usuário deseja revestir.
Referindo agora a Figura 1, uma exemplif icação do processo para formulação do agente de soltura da presente invenção compreende adicionar 567,7 a 946,3 litros (150 a 250 galões) de óleo de soja não filtrado a uma carga de 1022,1 litros (270 galões) e misturar o óleo de soja por aproximadamente 10 minutos, como mostrado no bloco 11.
Opcionalmente, aproximadamente 453,6 gramas de corante seco Keys tone™ Keyplast™Blue são adicionados a carga, e misturados no óleo de soja por aproximadamente 5 minutos, como mostrado no bloco 12. Outros agentes corantes podem ser adicionados ou usados alternativamente.
Opcionalmente, óleo e/ou água pré-misturados são também adicionados à carga, e misturados por aproximadamente 20 minutos como mostrado no bloco 13. O óleo é preferencialmente pré-misturado por aproximadamente 10 minutos. Em uma personalização exemplificada, as quantidades de óleo e/ou água adicionados em quantidades que providenciem uma gravidade especifica do agente s=de soltura entre 0,90 e 0,95, e/ou que providencie uma viscosidade do agente resultante entre 0,65 cm2/s e 0,75 cm2/s. Geralmente, adição de óleo filtrado e/ou de baixa percentagem de sólidos aumentará o peso especifico do agente de soltura e aumentará desta forma a viscosidade, enquanto adição de água geralmente aumentará a gravidade específica do agente de soltura e reduzirá a viscosidade.
Em uma outra personalização exemplificada, uma fragrância é então adicionada ao mistura do agente de soltura para dar um cheiro agradável e para permitir identificação do agente de soltura pelo usuário final. É contemplado que aproximadamente 3,8 litros (1 galão) de fragrância Wintergreen C-1007 é adicionada à carga e misturada por aproximadamente 5 minutos, como mostrado no bloco 14. Claro, um inumerável número de outras fragrâncias também são viáveis. Apesar do fato que grande quantidade de diferentes substancias e aditivos podem ser opcionalmente adicionados como discutido acima, uma das mais simples e mais efetivas formulações consiste inteiramente ou quase inteiramente em óleo de soja (seja novo ou usado). Uma formulação especialmente preparada de acordo com o exemplo discutido acima tem a gravidade específica de aproximadamente 0.925 e a viscosidade de aproximadamente 0,70 cm2/s.
De acordo com outro aspecto, a presente invenção compreende um método para formar uma estrutura. Várias diferentes estruturas podem ser formadas de acordo com a presente invenção, incluindo, por exemplo, leitos de ruas, calçadas, e meio-fios. Como é bem conhecido, tais estruturas podem ser formadas de asfalto ou concreto. Adicionalmente, construir estruturas tais como fundações e muros (tais como aquelas de concreto pré-construído) podem similarmente ser formados. De fato, aqueles habilitados na arte apreciarão que muitos diferentes tipos de estruturas podem ser formados de acordo com a presente invenção.
Referindo agora a figura 2, um exemplo de formação de estrutura de acordo com a presente invenção compreende a aplicação do agente de soltura formulado como descrito acima para formar como mostrado no bloco 21. Os moldes podem ser moldes de madeira, moldes de metal, moldes de fibra-de-vidro, ou moldes feitos de qualquer outro material desej ado.
Uma vantagem da aplicação de um agente de soltura de acordo com a presente invenção para moldes (em oposição a aplicação um agente de soltura contemporâneo em moldes), é que o agente de soltura da presente invenção é tipicamente aplicável para 4 a 12 usos. Agentes de soltura contemporâneos são tipicamente viáveis somente para um único uso. Assim, o uso de agentes de soltura formulados de acordo coma presente invenção providencia redução de custo ambos com respeito a materiais através da redução da quantidade de agente de soltura requerido e com respeito ao trabalho pela redução da necessidade de repetir aplicações.
Focando novamente na Figura 2, asfalto, concreto, ou semelhantes são despejados nos moldes conforme mostrado no bloco 22. Como aqueles habilitados na arte apreciarão, varias formulações de asfalto (e outras betuminosas quentes, agregadoras) e concreto (incluindo cimento) podem ser utilizados. De fato, varias outros materiais estruturais podem ser similarmente usados. Exemplos de outros materiais estruturais incluem resinas epóxi e materiais compósitos tais como fibra de vidro, Kevlarffl, e fibra de grafite reforçada por compósito (GFRC).
Uma vez que a estrutura esteja ao menos parcialmente curada, o molde é removido da estrutura como mostrado no bloco 23.ç tipicamente, moldes são removidos por desmontagem deles da estrutura. Alternativamente, a estrutura pode ser removida do molde de modo a deixar o molde geralmente intacto.
Como usado neste, o termo "molde" é definido para incluir qualquer molde, forma, ou outros dispositivos que seja usado para definir a forma de asfalto, concreto, ou outro material até o material estar ao menos parcialmente seco.
Em adição a providenciar um agente de soltura para moldes, a presente invenção providencia um agente de soltura viável para uso em diferentes ferramentas, dispositivos e recipientes. Por exemplo, o agente de soltura da presente invenção pode ser usado para inibir a aderência do asfalto, concreto, e semelhante em paredes internas de recipientes nos quais estes materiais estejam armazenados w/ou transportados. O agente de soltura da presente invenção pode também ser usado para inibir aderência a ferramentas as quais sejam usadas para moldar, alisar (trais como colher de pedreiro, trolha, espátula, ou semelhante), ou de outra forma manipulando estes materiais, bem como para inibir aderência mas superfícies internas de canos, valas, dutos ou outros conduítes através dos quais estes materiais sejam movidos, e para inibir aderência em misturadores nos quais estes materiais são misturados.
A presente invenção é viável para formar uma variedade de diferentes estruturas em uma maneira de custo mais eficiente. Como discutido acima, economizar custos é realizado em ambas as reduções de custo de material e em redução de curso em trabalho.
A Figura 3 ilustra o ciclo de produção 25 do agente de soltura. Como ilustrado, o óleo 39 pode primeiro ser sujeitado a considerável calor o qual quebra o óleo 39 especialmente se o óleo utilizado é um óleo utilizado previamente e tem partículas, sólidas e semelhantes a estas. Após aquecimento 26, o óleo 39 é permitido assentar- se 2 7 o qual pode ajudar na separação de partículas, impurezas e qualquer água (não mostrado) contida.
Após separação, o óleo 39 é filtrado para remover qualquer excesso de particulados indesejáveis conforme o agente de soltura finaliza a produção. Adicionalmente, qualquer excesso de sólidos e semelhados pode ser removido se eles desejarem decrescer a viscosidade ou o peso do produto final.
Neste ponto, uma primeira amostra 29 pode ser tomada do agente de soltura filtrado produzido para determinar a viscosidade e peso da solução remanescente e pode então ser transportada para o primeiro tanque de mistura 3 0 onde se necessário, a quantidade de óleo virgem ou não-usado 39 pode ser misturado 32 com o prévio óleo não-utilizado 39 para obter a desejável viscosidade e peso medidos para finalizar o agente de soltura.
Após mistura no primeiro tanque de mistura 30, a solução pode ser transferida para um tanque de mistura separado (não mostrado) onde pode haver inclusão de aditivos. Contudo, em uma modalidade exemplificada, o primeiro tanque de mistura 30 pode ser utilizado para inclusão de aditivos após uma segunda amostra 3 3 ser recuperada para determinar a viscosidade e a medida de peso. Neste estágio, os anti-oxidantes e/ou preventivos 37 podem ser adicionados no primeiro tanque de mistura 30 onde os anti-oxidantes 37 podem prevenir futuras oxidações e degradação do óleo contido no agente de soltura. Preventivos 3 7 podem também ser adicionados para prolongar a vida de prateleira, controle de odor do agente de soltura e preservação de corantes que podem ser adicionados no agente de soltura.
Como adicionalmente ilustrado na Figura 3, uma terceira amostra 34 pode ser recuperada do tanque de mistura 30 a qual pode quantificar a viscosidade e peso do agente de soltura e pode adicionalmente ter meios para determinar se foram adicionadas quantidades suficientes de anti-oxidantes e preventivos 37. Após a mensuração ter sido verificada, um emulsif icante 38 pode ser adicionado ao primeiro tanque de mistura 30 onde o emulsif icante 38 pode diluir a formulação para reduzir a viscosidade se necessário. Emulsificantes contemplados incluem ácido lático, ácido cítrico, ácido tartárico e polietileno glicol. Contudo, como pode ser apreciado, uma variedade de emulsificantes diferentes pode ser utilizada no processo adicionados ao agente de soltura.
Após o emulsificante 38 ter sido adicionado, corantes e outros aditivos podem ser adicionados ao agente de soltura. Uma mensuração final pode ser calculada via uma recuperação final 35 do agente advinda do primeiro tanque de mistura 30. Ume vez que os requisitos de viscosidade e peso terem sido atendidos, o produto final pode ser processado 36 para empacotamento e distribuição ao usuário final.
Adicionalmente, outros aditivos (não mostrados) podem ser adicionados ao agente de soltura. Por exemplo, um aditivo solvente que aumente a eficácia do agente de soltura pode ser adicionado. O aditivo solvente pode ser uma d-limoneno a qual é o maior componente do anel citrico extraído. Adicionalmente, outros solventes podem ser incluir Ester etílico, Ester metílico, etil-lactato (derivado do ácido lático), e biodíesel.
Mais ainda, líquidos iônicos com alta solvatação, media não-coordenação podem dissolver uma variedade de solutos orgânicos e inorgânicos pode ser adicionado. 0 liquido iônico pode ser eficiente como solvente para uma variedade de compostos e a ele falta mensuração da pressão de vapor, são não-voláteis, não-inflamáveis e tem elevada estabilidade térmica.
Ainda um outro aditivo que pode ser adicionado ao agente de soltura é um depressor do ponto de congelamento.
Depressores do ponto de congelamento ambientalmente amigáveis podem ser muito benéficos em aplicações em clima frio para assegurar que o agente de soltura mantenha a viscosidade apropriada e características de fluidez.
Adicionalmente, depressores de ponto de congelamento podem agir para manter o agente de soltura no estado líquido quando aplicado em aplicações em clima frio. Notáveis depressores do ponto de congelamento podem incluir, mas não são limitados a: polietileno glicol, raspas de cloreto, cloreto de magnésio líquido.
É contemplado que muitos outros tipos de aditivos podem ser incluídos ao agente de soltura para providenciar propriedades benéficas tais como agente polimérico espessante, um atenuador de pH e um inibidor de corrosão.
Assim, personificações específicas e aplicações do agente de soltura da presente invenção foram abertas. Deve ser aparente, contudo, para aqueles habilitados na arte que muito mais modificações além daqueles já descritas são possíveis sem sair dos conceitos desta invenção. 0 material do assunto inventado, desta forma, não é restringido exceto no espírito e nas reivindicações em apêndice. Mais ainda, é interpretando ambas as especificações e reivindicações, todas os termos devem ser interpretados na maneira de possibilidade mais larga consistente com o contexto. Em particular, o termo "compreende" e "compreendendo" deve ser interpretado como referindo a elementos, componentes, ou etapas de modo não-exclusivo, indicando que os referidos elementos, componentes, ou etapas podem estar presentes, ou utilizados, ou combinados com outros elementos, componentes, ou etapas que não referidas expressamente.

Claims (20)

1. Agente de soltura, caracterizado por compreender: ao menos um óleo componente tendo uma viscosidade alta e uma gravidade específica; um anti-oxidante; um emulsificante; um solvente aditivo; e um tensoativo.
2. Agente de soltura, de acordo com a reivindicação -1, caracterizado por compreender ainda um depressor do ponto de congelamento.
3. Agente de soltura, de acordo com a reivindicação -1, caracterizado pelo fato de que o agente de soltura tem viscosidade entre aproximadamente 0,65 cm2/s e aproximadamente 0,75 cm2/s.
4. Agente de soltura, de acordo com a reivindicação -1, caracterizado pelo fato de que o óleo compreende óleo vegetal não-filtrado.
5. Agente de soltura, de acordo com a reivindicação -1, caracterizado pelo fato de que o óleo compreende óleo vegetal filtrado.
6. Agente de soltura, de acordo com a reivindicação -1, caracterizado pelo fato de que o óleo compreende óleo vegetal não-filtrado tendo aproximadamente 6% a aproximadamente 10% em peso de sólidos.
7. Agente de soltura, de acordo com a reivindicação -1, caracterizado pelo fato de que os tensoativos são solúveis em solventes orgânicos e em água.
8. Agente de soltura, de acordo com a reivindicação -1, caracterizado por compreender um componente corante para colorir o agente de soltura.
9. Agente de soltura, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender ainda um líquido iônico para dissolver uma variedade de solutos orgânicos e inorgânicos.
10. Agente de soltura, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o agente de soltura tem gravidade específica entre aproximadamente 0,90 e aproximadamente 0.95.
11. Agente de soltura, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o agente de soltura compreende ainda um emulsificante, em que o emulsificante é ácido lático.
12. Agente de soltura, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender ainda: um emulsificante, em que o emulsificante inclui qualquer um de: ácido cítrico, ácido acético, ácido tartárico, e polietileno glicol.
13. Agente de soltura, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o anti-oxidante é adicionado ao agente de soltura para prevenir oxidação do óleo e proporcionar estabilidade, longa vida de prateleira e controle de odores.
14. Agente de soltura, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que ao menos um óleo componente compreende uma combinação de gordura, óleo filtrado, óleo não-filtrado e graxas.
15. Método para revestimento de um dispositivo, caracterizado por compreender as etapas: aplicar um agente de soltura tendo ao menos um óleo componente; providenciar um anti-oxidante para o agente de soltura; misturar um agente corante ao agente de soltura; aplicar um agente de soltura ao dispositivo antes de despejar o asfalto e o concreto no molde que define a estrutura; e remover o dispositivo formador da estrutura.
16. Método, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que a estrutura compreende ao menos uma estrada, um componente de edificação, uma calçada ou uma estrutura retentora de madeira.
17. Método, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que o método compreende como etapa adicional: a adição de um aditivo solvente ao agente de soltura.
18. Método, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que o método compreender a etapa adicional: a provisão de um depressor de ponto de congelamento ao agente de soltura.
19. Método, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que agente de soltura é reutilizável múltiplas vezes sem reaplicação do agente de soltura no dispositivo.
20. Método, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado por compreender ainda as etapas de: adição de uma fragrância ao agente de soltura para cobrir odores e para identificar que o agente de soltura foi aplicado ao dispositivo
BRPI0712045-1A 2007-12-18 2007-12-18 fórmula de agente de soltura e métodos BRPI0712045A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/US2007/087958 WO2009078873A1 (en) 2007-12-18 2007-12-18 Release agent formulas and methods

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0712045A2 true BRPI0712045A2 (pt) 2012-01-10

Family

ID=40792456

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0712045-1A BRPI0712045A2 (pt) 2007-12-18 2007-12-18 fórmula de agente de soltura e métodos

Country Status (12)

Country Link
US (1) US8545611B2 (pt)
EP (1) EP2229264A4 (pt)
JP (1) JP2011507732A (pt)
AR (1) AR073634A1 (pt)
AU (1) AU2007350950A1 (pt)
BR (1) BRPI0712045A2 (pt)
CA (1) CA2645238C (pt)
CL (1) CL2008002374A1 (pt)
MX (1) MX2008014629A (pt)
PE (1) PE20091608A1 (pt)
WO (1) WO2009078873A1 (pt)
ZA (1) ZA201004489B (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20120184654A1 (en) * 2011-01-14 2012-07-19 Ashland Licensing And Intellectual Property Llc High viscosity spray emulsion concrete release agent
FR2990204A1 (fr) * 2012-05-04 2013-11-08 B Ton Design Element prefabrique en beton incluant une couche de pigments photo luminescents, son procede de fabrication, son utilisation dans les domaines du batiment ou du genie civil
FR3018803B1 (fr) * 2014-03-20 2022-09-09 Chryso Composition desactivante en emulsion inverse
CN106833858B (zh) * 2017-01-21 2019-11-26 上海新平精细化学品有限公司 一种多用途中性脱模剂及其制备方法
JP7120770B2 (ja) * 2017-02-13 2022-08-17 花王株式会社 型枠離型剤
CN107629468A (zh) * 2017-09-30 2018-01-26 重庆市智翔铺道技术工程有限公司 一种浇注式沥青混合料隔离剂及其制备方法和摊铺方法
US10487510B1 (en) * 2017-10-10 2019-11-26 Waskey Bridges, Inc. Cryogenic trench/trough apparatus and method
US10495235B1 (en) 2017-10-10 2019-12-03 Waskey Bridges, Inc. Cryogenic trench/trough apparatus and method
US11542700B1 (en) 2019-06-19 2023-01-03 Waskey Bridges, Inc. Cryogenic trench/trough apparatus and method
KR102144960B1 (ko) * 2020-04-01 2020-08-14 (주)씨엔루브 폐유를 이용한 콘크리트유성탈형제 제조방법

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2487848A1 (fr) * 1980-08-01 1982-02-05 Chryso Sa Produit de demoulage des betons et mortiers et son mode de mise en oeuvre
BE900762A (nl) * 1984-10-05 1985-02-01 Schepens Carlo Ontkistingsvloeistof bestemd om op het contactvlak van de bekisting, dat met de betonspecie in aanraking komt, te worden uitgestreken.
JPH06158859A (ja) * 1992-06-19 1994-06-07 Mitsubishi Oil Co Ltd コンクリート型枠油用剥離剤、およびその製造方法
ES2113183T3 (es) * 1994-01-10 1998-04-16 Henkel Kgaa Agentes separadores para aglomerantes hidraulicos.
US5658374A (en) * 1995-02-28 1997-08-19 Buckman Laboratories International, Inc. Aqueous lecithin-based release aids and methods of using the same
JP3152618B2 (ja) * 1996-03-29 2001-04-03 日鉱金属株式会社 銅鋳造用水溶性離型剤組成物
WO2003080771A2 (en) * 2001-08-14 2003-10-02 United Soy Bean Board Soy-based methyl ester high performance metal working fluids
US7439212B2 (en) * 2001-09-05 2008-10-21 United Soybean Board Soybean oil based metalworking fluids
US6902606B1 (en) * 2003-12-23 2005-06-07 Reclamation Consulting And Applications, Inc. Release agent formulas and methods
WO2006025368A1 (ja) * 2004-08-31 2006-03-09 Aoki Science Institute Co., Ltd. 油性ダイカスト用離型剤、溶剤混合比率の設定方法、鋳造方法及びスプレー装置
DE102005054036A1 (de) * 2005-11-12 2007-05-16 Goldschmidt Gmbh Wässriges Trennmittel und seine Verwendung bei der Herstellung von Polyurethan-Formkörpern

Also Published As

Publication number Publication date
AU2007350950A1 (en) 2009-07-02
US8545611B2 (en) 2013-10-01
PE20091608A1 (es) 2009-11-07
EP2229264A4 (en) 2012-03-28
MX2008014629A (es) 2009-12-18
CL2008002374A1 (es) 2009-04-24
EP2229264A1 (en) 2010-09-22
CA2645238C (en) 2013-08-06
AR073634A1 (es) 2010-11-24
JP2011507732A (ja) 2011-03-10
ZA201004489B (en) 2011-03-30
WO2009078873A1 (en) 2009-06-25
US20100279004A1 (en) 2010-11-04
CA2645238A1 (en) 2009-06-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0712045A2 (pt) fórmula de agente de soltura e métodos
US10202564B2 (en) Biodiesel emulsion comprising a lecithin-based emulsifier for cleaning bituminous coated equipment
CN103045401B (zh) 一种水基油垢清洗剂及其制备方法
US5961730A (en) Method of asphalt removal from surfaces
CS264147B2 (en) Preparat containg adherent biologic degradable oil
US6902606B1 (en) Release agent formulas and methods
CN105907369B (zh) 一种沥青路面渗水试验用密封材料,其制备方法及配套施工工具
CN106493838A (zh) 一种混凝土脱模剂及其制备方法
US20090038503A1 (en) Asphalt Release Agent and Method of Use
CN109082336A (zh) 混凝土脱模剂及其制备方法
WO2012056162A1 (fr) Désactivant de surface éliminable à sec
CN106564117A (zh) 一种复合混凝土脱模剂
US8039046B2 (en) Friction reduction composition and method
CN112708496A (zh) 一种快干型预制构件用混凝土脱模剂及其制备方法
HU219820B (hu) Tapadást gátló kompozíció, főleg cementalapú építőelemek gyártásához
MXPA06007233A (es) Formulas y metodos para agente de desmoldeo
FR3035659B1 (fr) Utilisation d'une composition comprenant un mono- a tetra- alkylenate en c7-c15 de mono- a tetra- (trialkanol en c3-c6) comme auxiliaire de mise en œuvre de produits bitumineux et/ou de beton
De Brito et al. Do New Release Agents Work?
CN1182063C (zh) 水泥浆阻粘剂及其制造方法
DE569581C (de) Verfahren zur Herstellung eines Seifenkitts
JP2019111819A (ja) 剥離剤原液、それを利用したコンクリート剥離剤、その剥離剤原液の製造方法、および、そのコンクリート剥離剤の製造方法
CA2251328C (en) Asphalt release agent for truck beds
AT408222B (de) Anhaftungen hemmende komposition, insbesondere zur herstellung von bauelementen auf zementbasis
SU1678610A1 (ru) Состав дл заполнени пустот в древесине
JPS6241540B2 (pt)

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE(S).

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2178 DE 02/10/2012.