BRPI0711289A2 - envoltório multifuncional - Google Patents

envoltório multifuncional Download PDF

Info

Publication number
BRPI0711289A2
BRPI0711289A2 BRPI0711289-0A BRPI0711289A BRPI0711289A2 BR PI0711289 A2 BRPI0711289 A2 BR PI0711289A2 BR PI0711289 A BRPI0711289 A BR PI0711289A BR PI0711289 A2 BRPI0711289 A2 BR PI0711289A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
wrapper
functional layer
layer
absorbent article
protective layer
Prior art date
Application number
BRPI0711289-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Solgun Drevik
Chatrine Stridfeldt
Angelica Burvall
Original Assignee
Sca Hygiene Prod Ab
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sca Hygiene Prod Ab filed Critical Sca Hygiene Prod Ab
Publication of BRPI0711289A2 publication Critical patent/BRPI0711289A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61FFILTERS IMPLANTABLE INTO BLOOD VESSELS; PROSTHESES; DEVICES PROVIDING PATENCY TO, OR PREVENTING COLLAPSING OF, TUBULAR STRUCTURES OF THE BODY, e.g. STENTS; ORTHOPAEDIC, NURSING OR CONTRACEPTIVE DEVICES; FOMENTATION; TREATMENT OR PROTECTION OF EYES OR EARS; BANDAGES, DRESSINGS OR ABSORBENT PADS; FIRST-AID KITS
    • A61F13/00Bandages or dressings; Absorbent pads
    • A61F13/15Absorbent pads, e.g. sanitary towels, swabs or tampons for external or internal application to the body; Supporting or fastening means therefor; Tampon applicators
    • A61F13/551Packaging before or after use
    • A61F13/5513Packaging before or after use packaging of feminine sanitary napkins
    • A61F13/55135Packaging before or after use packaging of feminine sanitary napkins before use
    • A61F13/5514Packaging before or after use packaging of feminine sanitary napkins before use each item packaged single
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61FFILTERS IMPLANTABLE INTO BLOOD VESSELS; PROSTHESES; DEVICES PROVIDING PATENCY TO, OR PREVENTING COLLAPSING OF, TUBULAR STRUCTURES OF THE BODY, e.g. STENTS; ORTHOPAEDIC, NURSING OR CONTRACEPTIVE DEVICES; FOMENTATION; TREATMENT OR PROTECTION OF EYES OR EARS; BANDAGES, DRESSINGS OR ABSORBENT PADS; FIRST-AID KITS
    • A61F13/00Bandages or dressings; Absorbent pads
    • A61F13/15Absorbent pads, e.g. sanitary towels, swabs or tampons for external or internal application to the body; Supporting or fastening means therefor; Tampon applicators
    • A61F13/84Accessories, not otherwise provided for, for absorbent pads

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Vascular Medicine (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Absorbent Articles And Supports Therefor (AREA)
  • Packages (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)
  • Materials For Medical Uses (AREA)
  • Medicinal Preparation (AREA)
  • Wrappers (AREA)

Abstract

ENVOLTóRIO NULTIFUNCIONAL A invenção se refere a um envoltório de embalagem (2) para um artigo absorvente (1), o envoltório (2) compreendendo uma camada protetora (5). A invenção é caracterizada pelo fato de que o envoltório (2) compreende igualmente uma primeira camada funcional (3) unida à camada protetora (5) que dá ao envoltório (2) uma funcionalidade múltipla.

Description

"ENVOLTÓRIO MULTIFUNCIONAL"
CAMPO DA TÉCNICA
A invenção se refere a um envoltório para umartigo absorvente embalado. 0 envoltório compreende umacamada protetora.
FUNDAMENTOS DA TÉCNICA
É conhecido o fato de embalar vantajosamente umúnico artigo absorvente do tipo referido na introdução emum envoltório de embalagem. Desta maneira, são obtidosblocos pequenos, acessíveis, que podem facilmente econvenientemente ser mantidos em uma bolsa ou em um bolsoe dos quais um artigo pode ser removido quando necessário.Tais blocos individuais asseguram que o artigo estejaprotegido contra a sujeira e o amarrotamento até o uso,sendo conseqüentemente extremamente apreciado porusuários. Com um projeto apropriado dos envoltórios deembalagem, estes podem igualmente servir como envoltóriospara os artigos usados, que podem assim ser descartados deuma maneira higiênica e esteticamente aceitável.
O tipo mais comum de material usado comoenvoltório de embalagem para artigos absorventes do tipodescrito são as películas plásticas finamente coloridas,que normalmente são apertadas relativamente firmemente emtorno do artigo absorvente situado dentro do envoltório deembalagem.Quando um usuário troca o artigo absorvente usadopor um artigo absorvente novo e limpo, o usuário quernormalmente limpar a área genital de quaisquer líquidoscorporais que permaneçam nessa área após a remoção doartigo absorvente usado. Além disso, o usuário podeigualmente querer limpar uma superfície de assento ousimilar antes de se sentar. Em ambos os casos o usuáriousa então meios de limpeza tais como um lenço ou um pedaçode papel para a limpeza. Um problema ocorre quando taismeios de limpeza não podem ser obtidos porque o ambientenão fornece meios de limpeza e o usuário esqueceu-se detrazer meios de limpeza. O artigo absorvente novo entãotem que ser posto no lugar sem que a área genital tenhasido limpa e o usuário tem que se levantar em vez de sesentar.
Conseqüentemente permanece a necessidade de umamanipulação melhorada durante a troca de um artigoabsorvente na qual o problema acima seja resolvido.
DIVULGAÇÃO DA INVENÇÃO
A invenção é destinada a minorar o problema acimaintroduzindo um envoltório para um artigo absorvente ondeo envoltório compreende uma camada protetora ecaracterizada pelo fato de que o envoltório compreendeigualmente uma primeira camada funcional unida à camadaprotetora que proporciona múltipla funcionalidade aoenvoltório.A vantagem da invenção encontra-se nafuncionalidade múltipla do envoltório que protege o artigoabsorvente e sempre dá um acesso ao usuário a uma camadafuncional, a qual pode ser usada como meio de limpeza ousimilar, uma vez que, ao substituir um artigo absorventeusado por um artigo absorvente novo, os meios de limpezasendo uma parte do envoltório sob a forma de primeiracamada funcional e conseqüentemente estão sempre à mão.
Aqui, o artigo absorvente se refere aos artigossanitários usados em uma roupa de baixo para proteçãocontra os exsudados corporais, tais como líquidosmenstruais e urina e outros líquidos que emanam dosorifícios na área genital. Os artigos absorventes sereferem assim a artigos para incontinência para homens emulheres assim como artigos de proteção menstrual paramulheres. Um artigo absorvente típico compreende umaestrutura de sanduíche compreendendo uma folha decobertura permeável a líquido, uma folha traseiraimpermeável a líquido e um corpo absorvente entre elas.
Para a compreensão do conceito "camada", oseguinte modelo teórico define uma camada como um corpofino compreendendo um ou vários materiais que têm duassuperfícies de principais opostas se estendendoessencialmente paralelas em duas dimensões e tendoessencialmente uma ou várias propriedades predeterminadase predominantes. A propriedade pode ser, por exemplo,absorvência, ou impermeabilidade a líquido, oupropriedades hidrófilas, ou hidrofóbicas, etc.. No uso acamada é formada em torno de um objeto tridimensional econforma-se ao modelo teórico somente ao ser aplainada emduas dimensões.
0 envoltório pode ser feito de duas camadasseparadas unindo a primeira camada funcional à camadaprotetora sobre uma parte ou sobre toda a superfícieprincipal. A primeira camada funcional aqui pode ser umcorpo feito de um material absorvente e a camada protetorapode ser um corpo feito de um material impermeável alíquido. 0 material absorvente pode ser absorvente delíquido e/ou absorvente ou adsorvente de partícula.
A camada protetora pode igualmente ser revestidasobre a primeira camada funcional. 0 revestimento serefere a um método onde uma substância/material que nãopode ser suportada por sua própria estrutura, por exemplo,um material em forma líquida usa a primeira camadafuncional como uma estrutura de suporte. Por exemplo, omaterial destinado formar a camada protetora é aplicado naprimeira camada funcional em uma temperatura e fixado àprimeira camada funcional pelo endurecimento do materialpela redução da temperatura. Entretanto, o revestindo éconhecido do estado da técnica e pode ser feito deinúmeras maneiras conhecidas.
Em uma outra concretização, a camada protetorapode ser feita impregnando em parte ou completamente umadas superfícies opostas de uma camada de material e onde aprimeira camada funcional é formada na outra superfícieoposta que não está impregnada. Impregnar se refere ao usode uma substância que proporciona, na superfície e em umaparte adicional em um sentido da espessura da camada dematerial, as características protetoras desejadas para acamada protetora, por exemplo, à prova d'água e/ourepelente de sujeira. Aqui, as partes adicionais sereferem à parte da camada de material que está sendoafetada pela substância de impregnação, por exemplo,difusão, isto é, a habilidade de impregnação da substânciade ser transportada para dentro do material. A impregnaçãonão deve poder atacar a camada de material desde que estadestruiria a característica funcional da primeira camadafuncional, isto é, por exemplo, as propriedadesabsorventes. Nesta concretização a camada protetoracompreende a parte da camada de material tendo sidoafetada o bastante para tornar a camada de materialprotetora e a primeira camada funcional compreendendo asuperfície oposta e a parte da camada de material nãoafetada pela impregnação.
A camada protetora e a primeira camada funcionalpodem ser feitas de materiais fibrosos diferentesmisturados de maneira que um primeiro material fibrosopredomina em uma das superfícies do envoltório e diminuigradualmente para a superfície oposta, onde um segundomaterial fibroso predomina. O primeiro material fibrosopode formar a camada protetora e o segundo materialfibroso forma a primeira camada funcional, ou o contrário,e as características predominantes podem ser algumas daspropriedades predominantes acima indicadas.
A primeira camada funcional é posicionada sobre aface do envoltório que está voltada para o artigoabsorvente (a seguir chamada de interior) ou sobre a facedo envoltório voltada para longe do artigo absorvente (aseguir chamada de externa).
Em uma concretização da invenção uma segundacamada funcional (a seguir chamada de segunda camadafuncional) é posicionada sobre o lado oposto do envoltórioem referência à primeira camada funcional. A vantagemdesta concretização reside no fato de que o usuário temduas camadas funcionais que podem ser usadas. Por exemplo,a segunda camada funcional pode ser posicionada sobre aparte externa do envoltório e pode compreender um materialabsorvente de limpeza que pode ser usado para a limpeza deuma superfície suja que pode precisar ser limpa antes deusar, por exemplo, uma superfície de assento de umtoalete, ou um espelho, ou uma banheira, etc. A primeiracamada funcional pode ser posicionada sobre o interior doenvoltório e pode compreender um material de limpeza e/ouum aditivo apropriado que pode ser usado pelo usuário paralimpar uma área genital de um usuário e/ou transferir oaditivo para a área genital.
A segunda camada funcional e a camada protetorapodem ser formadas com relação uma à outra da mesmamaneira descrita acima que em relação entre a primeiracamada funcional e a camada protetora. Desta forma, acamada protetora pode ser revestida sobre a segunda camadafuncional ou então a segunda camada funcional e a camadaprotetora podem formar camadas separadas unidas entre si.
Mesmo que seja vantajoso, por diversas razões,embalar artigos absorventes únicos do tipo referido naintrodução em envoltórios individuais de embalagem, épossível usar o envoltório inventivo para embalar mais deum artigo absorvente. 0 usuário tem então pelo menos umaoportunidade de usar a primeira camada funcional ou, sefor o caso, pode usar ambas as camadas funcionais.
Além disso, o envoltório inventivo pode igualmenteser usado como um envoltório principal embalando inúmerosartigos absorventes, cada um sendo embalado no envoltórioinventivo. A vantagem desta idéia encontra-se no fato deque é fornecido ao usuário um envoltório de funcionamentomúltiplo adicional de acordo com a invenção ao romper oenvoltório principal. O envoltório principal pode serusado, por exemplo, para limpar a superfície do assento deum toalete e o envoltório único é usado então para limpara área genital.
Em uma concretização da invenção a primeira camadafuncional é aplicada no interior do envoltório e aprimeira camada funcional compreende um aditivo sob aforma de uma substância ativa para tratamento do corpo,por exemplo, uma loção, ou uma substância antibacteriana,ou um hidratante, ou sabão, ou um agente de controle deodor, ou um perfume, ou qualquer outra substânciaapropriada ou agente ativo.
O documento EP 0850617 ensina diferentes classesde agentes de controle de odor conhecidos na arte deacordo com seus diferentes mecanismos de ação para uso emartigos absorventes descartáveis. Uma primeira classe deagentes de controle de odor é constituída pelos compostosque interferem com o metabolismo bacteriano, a fim deevitar ou reduzir a produção de metabólicos malcheirososdos líquidos corporais; tais agentes podem serbactericidas ou bacteriostáticos e estão tipicamentedisponíveis como compostos solúveis em água. Uma segundaclasse de agentes de controle de odor compreende aquelescompostos tipicamente em forma particulada, que sãocapazes de fixar dentro de sua estrutura as substânciasodoríferas, tanto aqueles já presentes nos líquidoscorporais, quanto aqueles produzidos pelo metabolismobacteriano.
Uma outra classe de agentes de controle de odorcompreende perfumes que essencialmente mascaram odoresdesagradáveis; partículas de perfume encapsuladas ativadaspela umidade podem igualmente ser usadas, em que osperfumes são liberados somente quando o material émolhado, para fornecer sua ação durante o uso do produto,e para evitar opcionalmente a interação com outros agentesde absorção antes que o produto seja usado, se talcombinação é usada realmente como meio de controle deodor. Pode ser feita uma distinção mais ampla entre osagentes de controle de odor conhecidos no art. Algunsagentes de controle de odor são ativos preferivelmente emcircunstâncias secas, isto é, quando substancialmente nãomolhados por líquidos absorvidos. Além disso, a influêncianegativa do líquido é realçada ainda mais quando ascondições de pH estão distanciadas da neutralidade, que émais provável de ocorrer nas estruturas absorventes paralíquidos corporais, devido à própria degradação doslíquidos. Outros agentes de controle de odor executam suaação na solução, e devem conseqüentemente ser molhadospelo líquido absorvido. Os agentes de controle de odor quepertencem à primeira classe acima mencionada sãotipicamente ativos em solução; isto também é verdadeiropara algumas substâncias de perfume, por exemplo, perfumesencapsulados ativados pela umidade. No contrário, osagentes de controle de odor da segunda classe sãotipicamente ativos para os compostos odoros gasososrelativos ao líquido absorvido por meio, por exemplo, deum mecanismo de adsorção, e conseqüentemente executamelhor sua ação em circunstâncias substancialmente secas.Tendo esta distinção, qualquer agente de controle de odorconhecido na arte que pode ser incorporado apropriadamenteem estruturas absorventes para absorver líquidoscorporais, ou qualquer combinação apropriada destes, podeser usado nas estruturas absorventes laminadas da presenteinvenção, para fornecer o artigo que incorpora estaestrutura como elemento absorvente, ou pelo menos comoparte dele, com o benefício de controlar odores associadoscom líquidos corporais absorvidos.
No caso de usar uma substância ativa, o artigoabsorvente pode ter uma camada de liberação posicionadasobre a folha de cobertura permeável a líquido do artigoabsorvente. Alternativamente, somente uma parte doenvoltório constitui a primeira camada funcional e aprimeira camada funcional é posicionada contra a folhatraseira impermeável a líquido do artigo absorvente. Nestaconcretização a primeira camada funcional úmida nãopassará umidade para o corpo absorvente desde que a folhatraseira é usada como uma cobertura.O documento WO 2003/034965 ensina agentes paracuidado da pele que podem ser usados na primeira e/ou nasegunda camada funcional da presente invenção, porexemplo, uma substância para regular o pH, substânciasantimicrobiais, glucocorticóides, agentes antivirais,microorganismos probióticos, inibidores de enzima, esubstâncias antiinflamatórias.
O documento WO 2004/060416 ensina aditivosapropriados para uso com iam lenço de higiene. Os aditivospodem ser usados sozinhos ou em combinação na primeirae/ou na segunda camada funcional de acordo com a invenção.Os aditivos são: bactérias produtoras de ácido lácticoselecionadas dos gêneros Pediococcus, Lactococcus,Lactobacilo ou misturas destes; um lipídeo tal como óleode oliva, óleo de canola, óleo de coco, óleo de semente depalma, óleo de amendoim, óleo de feijão de soja,dimeticona, óleo de parafina e petrolato; um aditivo sob aforma de cloreto de cálcio; agentes de proteção de pH(tais como ácidos orgânicos ou inorgânicos fracos, taiscomo ácido láctico, ácido ascórbico, ácido citrico ouácido bórico); perfume; antioxidantes; hidrocortisona ououtros esteróides antiinflamatórios;agentesanticongelantes (tais como a nata de leite, glicose,glutamato e glicerol); nutrientes (tais como ácidosaminados, peptídeos, derivados de ácidos nucléicos,vitaminas, sais, ácidos graxos, glicose, frutose, ribose,maltose, e lactose); e/ou um ou vários aditivos opcionaisde limpeza, tais como emolientes, emulsificantes, tensidestais como surfactantes não-iônicos, amfotéricos eaniônicos, hidratantes, agentes reguladores de pH, agentesde quelação, modificadores de viscosidade, agentesantimicrobiais, preservativos e fragrâncias.
A primeira ou segunda camada funcional podeigualmente compreender uma substância ativa apropriadapara limpeza de superfícies sujas não-corporais, porexemplo, um agente antibacteriano ou similar.
A primeira e/ou segunda camada funcional podecompreender uma substância ativa que pode ser ativada pelocontato com água ou calor ou em contacto com o ar. Aativação pode igualmente ser feita pela ação mecânica, porexemplo, ruptura de uma unidade encapsulada.
Em uma concretização da invenção, o envoltóriocompreende uma primeira camada funcional, formando umbolso, frouxamente unida entre a camada protetora e aprimeira camada funcional. O usuário pode enfiar uma mãoou parte de uma mão no bolso e pode usar o envoltório comouma luva com uma primeira e/ou uma segunda camadafuncional com a finalidade de limpar uma superfície e/oude transferir um aditivo. O bolso pode igualmente serusado ao dispor um artigo absorvente usado. 0 absorventepode então ser posto no bolso antes da eliminação, o queproporciona a vantagem do artigo sanitário usado poder serarmazenado de uma maneira discreta, higiênica e inodora.Além disso, um usuário pode enfiar uma mão no bolso eagarrar um objeto, por exemplo, o artigo absorvente, com oenvoltório como uma luva e então girar o interior do bolsopara fora a fim de armazenar o objeto no bolso invertido.O envoltório pode igualmente compreender duascamadas protetoras unidas frouxamente entre si de talforma que uma camada protetora fica posicionada de cadalado da mão ao usar o bolso, isto é, o envoltório podecompreender duas camadas protetoras que são unidas somenteem parte e separadas de modo que seja formado o bolso. 0usuário tem então a primeira e/ou segunda camada funcionala ser usada de acordo com o acima sem que a mão seja suja.
0 envoltório pode compreender igualmente duascamadas de separação entre as duas camadas protetoras. Asduas camadas separam as duas camadas protetoras. Ascamadas de separação podem ser unidas no envoltório demodo que o envoltório possa ser separado em duas unidadesentre as camadas de separação. Cada unidade compreende umaprimeira e/ou uma segunda camada funcional, uma camadaprotetora e uma camada de separação respectivamente. Ascamadas de separação podem ser unidas às camadasprotetoras somente em parte e ser separadas de modo quecada unidade compreenda um bolso que possa ser usado parautilizar cada unidade como uma luva.
O envoltório pode igualmente compreender diversascamadas adicionais de primeiras e/ou segunda camadafuncional. As camadas adicionais podem ser removidas umade cada vez do envoltório e podem ser usadasindividualmente pelo usuário.
O envoltório pode igualmente compreender umacamada de liberação laminada na primeira e/ou segundacamada funcional. A camada de liberação pode funcionarcomo uma camada protetora e descobre respectivamente aprimeira e/ou a segunda camada funcional. Além disso, acamada de liberação pode igualmente ser usada para ativara substância ativa na primeira e/ou na segunda camadafuncional quando removida.
A camada protetora é vantajosamente impermeável aágua e/ou a umidade a fim de manter o artigo absorventeseco. A camada protetora pode igualmente ter baixa fricçãoe pode ser repelente à sujeira.
A primeira e/ou segunda camada funcional pode teruma extensão menor do que a camada protetora, isto é, nãoprecisam se estender até a borda periférica da camadaprotetora. Além disso, a primeira e/ou segunda camadafuncional não precisa ser unida permanentemente à camadaprotetora, mas pode ser unida removivelmente à camada protetora, isto é, as camadas podem ser separadas pelousuário.
Abaixo segue uma lista não exaustiva de materiaisde materiais apropriados. No exemplo a primeira camadafuncional está voltada para o artigo absorvente naembalagem, isto é, está colocada no interior doenvoltório. A segunda camada funcional está assim colocadana parte externa do envoltório:
1. O envoltório compreende a primeira camadafuncional revestida com uma substância que compõe a camadaprotetora:
la. A primeira camada funcional pode compreender:
- Um tecido de via ar- Um não-tecido de fiação contínua, de via soproou cardado, etc.
- A primeira camada funcional pode compreenderfibras hidrófilas com um ângulo de molhadela mais baixo doque a camada protetora. Aqui ângulo de molhadela baixo serefere a um material que é mais hidrofóbico do que ummaterial com um ângulo de molhadela mais elevado.
- Espuma
1 b. A camada protetora pode compreender:
- Composições de látex e revestimento de látex
- revestimento de poliolefina
- revestimento de cera
Qualquer revestimento apropriado que sejarepelente à água, por exemplo, um revestimento hidrofóbicousando um dos materiais acima.
2. 0 envoltório compreende a primeira camadafuncional ensanduichada na camada protetora:
2a. A primeira camada funcional pode compreender:
- Um tecido de via ar
- Um não tecido de fiação contínua, de via soproou cardado
- A primeira camada funcional pode compreenderfibras hidrófilas com um ângulo de molhadela mais baixo doque a camada protetora.
- Um laminado de fibras de celulose hidrofóbicas ehidrófilas, por exemplo, uma mistura de fibras de celulose(polpa) hidrofóbicas e hidrófilas- Uma mistura de fibras sintéticas e de fibrasabsorventes, por exemplo, tereftalato de polietileno (PET)e viscose.
- Espuma
- Chumaços
2b. A camada protetora pode compreender:
- Uma película ou uma camada de uma composição delátex ou uma película ou uma camada de látex; Películarevestida ou camada de cera; Qualquer película ou camadaapropriada que seja repelente á água, por exemplo, umapelícula hidrofóbica usando um dos materiais acima.
Tecido, película de poliolefina ou camadahidrofóbica
3. O envoltório compreende a primeira camadafuncional ensanduichada na camada protetora como noparágrafo 1 ou 2 acima, mas onde a segunda camadafuncional é ensanduichada igualmente na camada protetora:
3a. A segunda camada pode compreender:
- Uma folha flexível de tecido de microfibra;
tecido e/ou algum dos materiais ou das substâncias acimadescritas para a primeira camada protetora em alguma formaapropriada, e ambas, sozinha ou misturada.
Para todos os exemplos 1 a 3 acima, a camadaprotetora pode compreender ainda:
- Cola; plástico; fibras de espuma; polpa; etc.
A camada protetora pode igualmente compreender ummaterial conhecido de WO 00/76878, o material sendohermético e assim hermético contra umidade e contra água.O material está sob a forma de uma película produzida,pelo menos parcialmente, de um ou vários polímeros, taiscomo polietileno, polipropileno, poliéster, poliamida,álcool polivinil ou polímeros similares, ou folha dealumínio, óxido de alumínio ou óxido de silicone ousimilar. A taxa de transmissão de vapor de água de talmaterial é no máximo de 6g/m2/dia calendário de acordo comASTME 398-83 a 37,8 2C e umidade relativa de 90%, epref erivelmente no máximo 2 g/m2/dia calendário e maispref erivelmente no máximo lg/m2/dia calendário. O materialusado igualmente protegerá preferivelmente um aditivosensível á umidade de tal maneira que o dito aditivoreterá seu efeito no mínimo por 9 meses e preferivelmentepor 18 meses após a data da embalagem. As películas podemter uma espessura 10 a 200 micrômetros, preferivelmente 20a 100 micrômetros
A camada protetora pode igualmente compreender ummaterial conhecido de WO 2004/105822 que é apropriado paraarmazenar um aditivo sob a forma de aditivo de bactériasprodutoras de ácidos lacto. O material é uma matrizformada de película de polímero e o aditivo é encaixado namatriz de maneira que as cepas bacterianas sejamprotegidas da umidade, aumentando desse modo asobrevivência das bactérias.
A matriz de polímero pode ser usada igualmentepara outros aditivos além de bactérias produtoras deácidos lacto.A camada protetora pode igualmente ser um materialelástico e um material termoplástico que tem as qualidadesprotetoras de acordo com o acima.
As diferentes camadas podem ser unidas porquaisquer meios conhecidos, por exemplo, solda ultra-sônica, cola, estampagem, etc.
De acordo com o acima, a primeira camada funcionalpode assim ser uma camada de limpeza dependendo domaterial usado e/ou uma camada de transferência se há umaditivo compreendido na primeira camada funcional.Correspondentemente, a segunda camada funcional pode seruma camada de limpeza dependente do material usado e/ouuma camada de transferência se há um aditivo compreendidona segunda camada funcional.
Aqui, "camada de limpeza" se refere a primeira ousegunda camada funcional sendo usada para limpar umasuperfície. A primeira ou segunda camada funcional podeser usada para limpar se o material é adaptado paraabsorver ou fixar um líquido ou partículas de umasuperfície de acordo com o acima.
Aqui, "camada de transferência" se refere aprimeira ou segunda camada funcional sendo usada paratransferir uma substância para uma superfície. A primeiraou segunda camada funcional pode ser usada para transferiruma substância se a primeira ou segunda camada funcionalcompreender um aditivo ou um agente de acordo com o acima.
0 envoltório pode ter configurações e formasdiferentes a fim de melhorar a embalagem do artigoabsorvente. 0 envoltório pode, por exemplo, ter a forma deiam T, a forma de L, oval, retangular, quadrada,triangular, ou qualquer outro apropriado. A forma de Tpode ser usada para permitir que o envoltório seja usadocomo uma camada de liberação no lado da folha traseira eno lado da folha superior do artigo absorvente. Isto éespecialmente vantajoso se o artigo absorvente é equipadocom meios de fixação sob a forma de abas, aletas, etc.compreendendo um revestimento adesivo voltado para fora doartigo absorvente. Os meios de fixação serão explicadosmais abaixo.
O envoltório pode igualmente compreender uma folhaadicional de envoltório compreendendo um laminado deacordo com qualquer das concretizações acima descritas. Afolha adicional de envoltório pode ser uma folha separadaou uma folha que unida destacavelmente a uma folhaprincipal de envoltório. A folha de envoltório principal ea folha de envoltório adicional cooperam para envolver oartigo absorvente e assim formam juntas o envoltórioreivindicado. A folha adicional de envoltório pode serusada, por exemplo, como uma camada de liberação para umacamada adesiva. A camada adesiva pode ser formada na folhatraseira para a fixação do artigo absorvente em uma roupade baixo durante o uso. A camada adesiva é formadaigualmente nas assim abas chamadas ou aletas e oenvoltório podem assim ser usados como uma camada deliberação igualmente nesta concretização.Aqui, adesivo se refere a qualquer matériapegajosa que pode ligar um artigo absorvente a uma roupade baixo.
Aqui, as asas/abas/aletas se referem a meios defixação dispostos sobre e tendo uma extensão ao longo debordas laterais do artigo absorvente se estendendolongitudinalmente, os meios de fixação se estendendoigualmente em um sentido lateral em relação às bordaslaterais que se estendem longitudinalmente. Os meios defixação são usados dobrando-os em torno da roupa de baixopara se fixarem a uma parte externa da roupa de baixo,isto é, a superfície da roupa de baixo voltada para longedo usuário durante o uso. Os meios de fixação podem sercobertos inteiramente ou em parte com adesivo. Os meios defixação podem ser feitos de um número de materiais, porexemplo, de não-tecido, de folha plástica, de material depelícula, de laminados do material diferente, etc. Osmeios de fixação podem ser uma parte da folha traseira oupodem ser unidos à folha traseira ou podem ser unidosqualquer outra folha apropriada do artigo absorvente. Osmeios de fixação podem ser unidos permanentemente por meiode, por exemplo, solda, cola, ligação ultra-sônica,ligação mecânica, etc. Os meios de fixação podemigualmente ser unidos destacavelmente ao artigoabsorvente, por exemplo, por meio de perfurações, de cola,solda, etc., de modo que os meios de fixação possam serrasgados do artigo absorvente antes de usar.
Os meios de fixação são dobrados vantajosamentesobre a folha de cobertura antes de usar, isto é, quandoposicionados no envoltório. O adesivo nos meios de fixaçãoentão fica voltado para longe do artigo absorvente no ladoda folha de cobertura do artigo absorvente. O envoltórioadicionalmente pode então ser usado como uma camada de liberação, por exemplo, posicionando a camada protetoracontra o adesivo. A camada protetora e a camada adesivaentão têm que ser escolhidas de modo que o adesivo nãogrude na camada protetora quando removido, mas permaneçapreferivelmente nos meios de fixação. A primeira camadafuncional nesta concretização está posicionada de maneiraa estar voltada para longe dos meios de fixação.
Em uma outra concretização a primeira ou segundacamada funcional pode ser posicionada contra a camadaadesiva. Nesta concretização a primeira ou segunda camada funcional pode ser tratada para a finalidade de liberação,de tal maneira que a parcela da camada funcional que seencontra contra o adesivo é tratada de uma maneiraseparada da parcela restante da primeira ou da segundacamada funcional.
Usando um número de folhas de envoltório comoenvoltório, as diferentes partes do envoltório cooperampara envolver o absorvente, o que proporciona um pacotelimpo e simples, ao mesmo tempo em que é oferecido aousuário um número de envoltórios multifuncionaisdiferentes. Por exemplo, o usuário pode desempacotar oenvoltório e o artigo absorvente de modo que uma porção doenvoltório permaneça protetora para um lado do artigoabsorvente de modo que o artigo absorvente possa sercolocado em uma superfície e em uma outra parte doenvoltório, isto é, o envoltório adicional, pode ser
usado, por exemplo, para finalidades de limpeza, antes queo artigo absorvente seja libertado do envoltório para uso.
A parte restante, isto é, por exemplo, a folha principaldo envoltório, pode ser usada depois que o artigoabsorvente foi posto no lugar para uso, por exemplo, comolima toalha de mão.
O envoltório adicional e a folha principal doenvoltório podem não ter o mesmo tipo de camadasfuncionais, mas podem ser variados dentro do escopo dasreivindicações, e de acordo com concretizações descritasacima e abaixo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A invenção será descrita abaixo em conexão com umnúmero de desenhos onde:
1 mostra esquematicamente um artigo absorventeposicionado sobre um envoltório, de acordo com umaprimeira concretização da invenção, sendo em um estadodesembalado; A Figura 2 mostra esquematicamente um artigoabsorvente posicionado em um envoltório, de acordo com ainvenção, estando em um estado envolvido;
A Figura 3 mostra esquematicamente uma secçãotransversal ao longo da linha III-III na Figura 2;
A Figura 4a mostra esquematicamente uma secçãotransversal ao longo da linha IV-IV na Figura 1 de umenvoltório compreendendo a primeira camada funcional e acamada protetora de acordo com uma concretização dainvenção;
A Figura 4b mostra esquematicamente uma secçãotransversal ao longo da linha IV-IV na Figura 1 de umenvoltório compreendendo a primeira camada funcional e acamada protetora de acordo com uma outra concretização dainvenção;
A Figura 4c mostra esquematicamente uma secçãotransversal ao longo da linha IV-IV na Figura 1 de umenvoltório compreendendo a primeira camada funcional e acamada protetora e uma segunda camada funcional de acordocom uma concretização da invenção;
A Figura 4d ensina esquematicamente uma vista emperspectiva de um envoltório que forma um bolso de acordocom uma concretização da invenção;
A Figura 5 mostra esquematicamente um artigoabsorvente posicionado sobre um envoltório, de acordo comuma segunda concretização da invenção, em um estadodesembalado;
A Figura 6 mostra esquematicamente uma vistalateral de uma concretização de um artigo absorvente deacordo com a Figura 5 ao longo da linha A-A;
A Figura 7 mostra esquematicamente uma vistalateral de uma outra concretização de um artigo absorventede acordo com a Figura 5 ao longo da linha A-A;
A Figura 8 mostra esquematicamente um artigoabsorvente posicionado sobre um envoltório, de acordo comuma terceira concretização da invenção, em um estadodesembalado;
A Figura 9 mostra esquematicamente uma vistalateral de uma concretização de um artigo absorvente deacordo com a Figura 8 ao longo da linha A-A;
A Figura 10 mostra esquematicamente uma vistalateral de uma outra concretização de um artigo absorventede acordo com a Figura 8 ao longo da linha A-A.
CONCRETIZAÇÕES DA INVENÇÃO
A Figura 1 mostra esquematicamente um artigoabsorvente (1) posicionado sobre um envoltório (2), deacordo com a invenção, estando em um estado desembalado.Na Figura 1 o artigo absorvente é posicionado sobre umasuperfície interna (4), chamada em seguida de interior(4), do envoltório (2) que está voltada para o artigoabsorvente (1). O envoltório (2) compreende igualmente umasuperfície exterior (6) , chamada em seguida de parteexterna (6), oposta à superfície interna (4) .
0 artigo absorvente (1) compreende uma estruturaem sanduíche compreendendo uma folha de coberturapermeável a líquido (7), uma folha traseira impermeável alíquido (8) que está voltada para o interior (4) doenvoltório (2), e um corpo absorvente (9) entre elas.
O envoltório compreende, na concretização mostradanas Figuras 4a e 4b, uma primeira camada funcional (3) euma camada protetora (5) , e na concretização mostrada naFigura 4c o envoltório (2) compreende igualmente umasegunda camada funcional (10).
Na Figura 1 o envoltório (2) é retangular, mas oenvoltório pode ter qualquer forma apropriada para serdobrada sobre e em torno do artigo absorvente (1) . Oartigo absorvente (1) pode igualmente ser posicionado noenvoltório (2) em estado desdobrado em qualquer posiçãoapropriada para o envoltório (2) ser dobrado ordenadamenteem torno do artigo absorvente (1). O envoltório (2) podeassim ser dobrado em torno do artigo absorvente (1) emqualquer maneira que der ao envoltório (2) umacaracterística protetora.
A Figura 2 mostra esquematicamente um artigoabsorvente (1) e um envoltório (2), de acordo com a Figura1, onde o artigo absorvente (1) é posicionado noenvoltório (2) e onde o envoltório (2) está em um estadoenvolvido. O envoltório (2) abrange o artigo absorventeformando um pacote. A camada protetora (5) impede que asujeira, umidade e água penetrem no pacote. Na Figura 2 oenvoltório e o artigo absorvente (1) na Figura 1 foramdobrados duas vezes ao longo de uma linha de dobramentoII-II na Figura 1 e 2. Na Figura 2 o envoltório foi fixadoem seu estado dobrado pelas bordas laterais (11) dobradasduas vezes que estão unidas entre eles. 0 envoltório (2)pode ser fixado em seu estado dobrado por quaisquer meiosconhecidos de fixação, por exemplo, adesivo tal como colaou similar, ou solda tal como solda ultra-sônica, solda delaser, ou similar. 0 envoltório (2) pode estar sob a formade um assim chamado "envoltório único" que é um únicoenvoltório (2) que contém um artigo absorvente (1) sem oenvoltório (2) estar unido ao artigo absorvente. 0envoltório (2) pode igualmente estar sob a forma de umassim chamado "envoltório único" que é um único envoltório(2) que contém um artigo absorvente (1) e onde oenvoltório (2) é unido ao artigo absorvente (1) de modoque possa funcionar como uma camada de liberação para umacamada adesiva posicionada sobre a folha traseira doartigo absorvente (1).
A Figura 3 mostra esquematicamente uma secçãotransversal ao longo da linha III-III na Figura 2. AFigura 3 mostra o envoltório (2) dobrado de maneira queuma parte (12) do envoltório (2) se sobrepõe sobre umaoutra parte do envoltório. É igualmente possível fechar oenvoltório (2) de qualquer maneira conhecida, por exemplo,por diversas partes de sobreposição ou por meio de partesnão-sobrepostas, isto é, por exemplo, por ligação daborda-à-borda. Na Figura 3 o envoltório (2) compreende umacamada protetora (5) e uma primeira camada funcional (3)como na Figura 4a, mas o envoltório pode ter algumas dasconcretizações descritas nas Figuras 4b-4d.
A Figura 4a mostra esquematicamente uma secçãotransversal ao longo da linha IV-IV na Figura 1 doenvoltório (2) compreendendo a primeira camada funcional(3) e a camada protetora de acordo com a concretização naFigura 3. Na Figura 4a primeira camada funcional (3) éposicionada sobre o interior (4) do envoltório (2), istoé, de maneira que a primeira camada funcional (3) estejavoltada para o artigo absorvente. A camada protetora (5) éposicionada assim sobre a parte externa (6) do envoltório(2).
A Figura 4b mostra esquematicamente uma secçãotransversal ao longo da linha IV-IV na Figura 1 de umenvoltório (2) compreendendo a primeira camada funcional(3) e a camada protetora (5) de acordo com uma outraconcretização da invenção. Na Figura 4b a camada protetora(5) está voltada para o artigo absorvente (1) , isto é,está posicionada sobre o interior (4) do envoltório (2).
Conformemente, a primeira camada funcional (3) éposicionada sobre a parte externa (6) do envoltório (2).
A Figura 4c mostra esquematicamente uma secçãotransversal ao longo da linha IV-IV na Figura 1 de umenvoltório (2) compreendendo a primeira camada funcional (3) e a camada protetora (5) e uma segunda camadafuncional (10) de acordo com uma concretização dainvenção. Na Figura 4c a primeira camada funcional (3) éposicionada sobre o interior (4) do envoltório (2) e asegunda camada funcional (10) é posicionada sobre a parte externa (6) do envoltório (2). A camada protetora (5) éposicionada entre a primeira e a segunda camadasfuncionais (3), (10).
A Figura 4d mostra esquematicamente uma vista emperspectiva de um envoltório (2) em um estado desdobrado com um artigo absorvente (1) posicionado sobre o interior(4) do envoltório (2). O envoltório (2) forma um bolso deacordo com uma concretização da invenção. O envoltório (2)compreende uma primeira camada funcional (3) frouxamenteunida que forma um bolso (11) entre a camada protetora (5)e a primeira camada funcional (3). O usuário pode enfiaruma mão ou partes de uma mão no bolso (13) e pode usar oenvoltório (2) como uma luva com a primeira camadafuncional (3) para finalidade apropriada de limpeza ouqualquer outra, dependendo do material da primeiros camadae dependendo da existência de um aditivo na primeiracamada funcional. O envoltório (2) com o bolso (13) não élimitado à concretização do envoltório na Figura 4a, maspode estar na forma descrita em conexão com a Figurar 4c,isto é, com a camada protetora (5) no interior (4) e aprimeira camada funcional (3) na parte externa (6). Obolso (13) nesta concretização é formado ainda entre aprimeira camada funcional (3) e a camada protetora (4) e aprimeira camada funcional (3) pode ser usada de acordo como acima exposto.
Em uma concretização mais adicional (nãomostrada), o envoltório (2) com o bolso (13) podecompreender igualmente uma segunda camada funcional (10)de acordo com a Figura 4c e o bolso (13) pode ser formadode acordo com o acima exposto, entre a primeira camadafuncional (3) e a camada protetora (5) ou entre a segundacamada funcional (10) e a camada protetora (5) , ou podemser formados dois bolsos, cada um formado entre a primeiracamada funcional (3) e a camada protetora (5) e a segundacamada funcional (10) e a camada protetora (5).
A Figura 5 mostra esquematicamente um artigoabsorvente posicionado sobre um envoltório, de acordo comuma segunda concretização da invenção, o artigo estando emum estado desembalado. O envoltório (2) na Figura 5compreende uma folha de envoltório principal (14) e umafolha de envoltório adicional (15). A folha de envoltórioprincipal (14) e a folha de envoltório adicionalcompreendem um laminado de envoltório (2) de acordo comqualquer das concretizações descritas em conexão com asFiguras 1 a 4. Portanto, cada um ou ambas primeira esegunda folhas envoltório (14), (15) compreendem umaprimeira camada funcional (3) e uma camada protetora (5) epodem igualmente compreender uma segunda camada funcional(não mostrada). Na Figura 5, a folha de envoltórioadicional (15) é unida destacavelmente à folha deenvoltório principal (14) através de uma linha (18) derasgo. A linha (18) de rasgo pode estar na forma de umaseção perfurada permitindo que um usuário rasgue a folhade envoltório adicional (15) para uso como, por exemplo,uma toalha de mão, ou toalha de limpeza ou um aplicador deloção, etc.
A folha de envoltório principal (14) e a folha deenvoltório adicional (15) cooperam para envolver o artigoabsorvente (1) e juntas formam o envoltório (2)reivindicado. 0 envoltório (2) pode assim ser definidocomo a folha de envoltório principal (14) e o envoltórioadicional (15). A folha de envoltório adicional (15) pode,por exemplo, ser usada como uma camada de liberação parauma camada adesiva (17), (19). Na Figura 5, uma primeiracamada adesiva (17) é formada nos meios (16) de fixação.
Os meios (16) de fixação podem estar sob a formadas chamadas asas ou abas ou aletas e se referem aos meiosde fixação dispostos sobre e tendo uma extensão ao longodas bordas laterais (20) que se estendem longitudinalmenteno sentido (X) do artigo absorvente (1) , os meios defixação se estendendo igualmente em um sentido lateral (Y)em relação às bordas laterais (20) que se estendemlongitudinalmente no sentido (X). Os meios de fixação (16)são usados se dobrando em torno da roupa de baixo para afixação a uma parte externa da roupa de baixo, isto é, àsuperfície da roupa de baixo que está voltada para longedo usuário durante o uso. Na Figura 5, os meios de fixação(16) são cobertos em parte com adesivo, mas podem sercobertos em sua totalidade. Os meios de fixação (16) podemser feitos de inúmeros materiais, por exemplo, de não-tecido, plástico, material de película, e/ou de laminadosde diferentes materiais. Os meios de fixação (16) podemser uma parte da folha traseira (8) ou podem ser unidos àfolha traseira (8) ou podem ser unidos a qualquer outrafolha apropriada compreendida no artigo absorvente (1). Osmeios de fixação podem ser unidos destacavelmente aoartigo absorvente, por exemplo, por meio de perfurações,de cola, de solda, etc., de modo que os meios de fixaçãopossam ser rasgados do artigo absorvente (1) antes deusar. Os meios de fixação (16) podem igualmente ser unidospermanentemente, por exemplo, por solda, cola, ligaçãoultra-sônica, ligação mecânica, etc.
Os meios de fixação (16) são dobradosvantajosamente sobre a folha de cobertura (7) antes deusar, isto é, quando posicionados no envoltório (2). 0primeiro adesivo (17) nos meios de fixação (16) entãovoltados para longe do artigo absorvente (1) no lado dafolha de cobertura (7) do artigo absorvente (1). A folhade envoltório adicional (15) pode então ser usada como umacamada de liberação, por exemplo, posicionando a camadaprotetora (5) contra a primeira camada adesiva (17). Acamada protetora (5) e a primeira camada adesiva (17)então têm que ser escolhidas de modo que a camada adesivanão grude na camada protetora, mas permaneçapreferivelmente nos meios de fixação (16) . A primeiracamada funcional (3) nesta concretização está entãoposicionada de maneira que está voltada para longe dosmeios de fixação (16). Entretanto, na Figura 5 a situaçãoé oposta, a saber, a camada protetora (5) fica voltadapara fora e para longe do artigo absorvente (1) e aprimeira camada funcional está voltada para dentro e parao artigo absorvente (1).
Uma segunda camada adesiva (19) pode igualmenteser formada na folha traseira (8) para fixação do artigoabsorvente (1) em uma roupa de baixo durante o uso. 0envoltório (2), por exemplo, a folha de envoltórioprincipal (14) , então pode ser usado como uma camada deliberação de acordo com o acima exposto.
O envoltório (2) pode ser usado assim como umacamada de liberação tanto na folha traseira (8) quanto nafolha de cobertura (7) pelo uso da folha de envoltórioprincipal (14) e da folha de envoltório adicional (15)respectivamente.
O adesivo se refere a qualquer matéria pegajosaque puder ligar um artigo absorvente a uma roupa de baixo.Usando um número de folhas como envoltório, asdiferentes partes do envoltório cooperam para envolver oabsorvente proporcionando um pacote limpo e simples aomesmo tempo em que é oferecido ao usuário um número deenvoltórios multifuncionais diferentes. Por exemplo, ousuário pode desempacotar o envoltório e o artigoabsorvente de modo que uma porção do envoltório permaneçaprotetora para um lado do artigo absorvente de modo que oartigo absorvente possa ser colocado em uma superfície euma outra parte do envoltório, isto é, o envoltórioadicional, pode ser usado, por exemplo, para finalidadesde limpeza antes que o artigo absorvente seja livrado doenvoltório e usado. A parte restante do envoltório (2),isto é, a folha de envoltório principal (15) , pode entãoser usada depois que o artigo absorvente foi posto emposição para uso, por exemplo, como uma toalha de mão.
A folha adicional de envoltório (14) e a folha deenvoltório principal (15) não têm que ter o mesmo tipo decamadas funcionais, mas podem ser variadas dentro doescopo das reivindicações, e de acordo com asconcretizações descritas em conexão com as Figuras 1 a 4.
A Figura 6 mostra esquematicamente uma vistalateral de uma concretização de um artigo absorvente deacordo com a Figura 5 ao longo da linha A-A. Na Figura 6,o envoltório (2) em forma de (T) na Figura 5 foi dobradode maneira que a folha de envoltório adicional (15) estádobrada sobre o artigo absorvente (1). A folha deenvoltório principal (14) é posicionada sobre o outro ladodo artigo absorvente (1), o que significa que a folha deenvoltório principal (14) e a folha de envoltórioadicional (15) encerram o artigo absorvente (1) pelo menosparcialmente. O envoltório principal (14) podem então serdobrados de modo que o artigo absorvente (1) sejacompletamente envolvido dentro do envoltório (2), porexemplo, segundo as indicações da Figura 2.
A folha de envoltório adicional (15) podecompreender camadas diferentes daquelas da folha deenvoltório principal (16).
Na Figura 6 a folha de envoltório principal (14) éusada como uma camada de liberação contra a segunda camadaadesiva (19), o que significa que a camada que estávoltada para a segunda camada adesiva (19) devecompreender um material que adira à segunda camada adesiva(19), mas que possa ser liberado sem que o adesivo sesolte do artigo absorvente quando a camada de liberação,isto é, a folha de envoltório principal (14), forremovida. Na Figura 6 a folha de envoltório adicional (15)é usada como uma camada de liberação contra à primeiracamada adesiva (17) posicionada sobre os meios de fixação(16). A folha de envoltório adicional (15) deve sertratada da mesma maneira que a folha de envoltórioprincipal (14) para permitir a função de liberação.
Na Figura 6, a folha de envoltório principal (14)e a folha de envoltório adicional (15) compreendem umacamada protetora (5) posicionada sobre a parte externa doenvoltório (2), isto é, na face do envoltório (2) que estávoltada para longe do artigo absorvente quando o artigo éenvolvido, e uma primeira camada funcional (3) no ladooposto do envoltório, isto é, no interior (4). A primeiracamada funcional (3) nesta concretização pode compreenderzonas (não mostradas) que são tratadas especialmente a fimde permitir a função de liberação acima descrita. As zonastêm vantajosamente uma extensão pelo menos do mesmotamanho que a primeira e a segunda camadas adesivas (17),(19) respectivamente. Entretanto, a primeira camadafuncional (3) na folha de envoltório adicional (15) podeser diferente da primeira camada funcional (3) na folha deenvoltório principal (14) no que diz respeito ao materiale/ou a composição, etc. Além disso, a camada protetora (5)na folha de envoltório adicional (15) pode ser diferenteda camada protetora (5) na folha de envoltório principal(14) no que diz respeito ao material e/ou a composição,etc. Contudo, além disso, uma ou ambas as folhas deenvoltório principal (14) e de envoltório adicional (15)podem compreender uma segunda camada funcional comodescrito em relação às Figuras 1 a 5.
A Figura 7 mostra esquematicamente uma vistalateral de uma outra concretização de um artigo absorventede acordo com a Figura 5 ao longo da linha A-A. 0envoltório (2) na Figura 7 compreende uma folha deenvoltório principal (14) e uma folha de envoltórioadicional (15) como na Figura 6, mas com a diferença deque a folha de envoltório adicional (15) foi dobrada sobresi mesma inúmeras vezes a fim de proporcionar ao usuáriouma parte maior do envoltório (2) multifuncional quando ousuário desdobra a folha de envoltório adicional (15) e arasga da folha de envoltório principal (14) .A Figura 8 mostra esquematicamente um artigoabsorvente posicionado sobre um envoltório, de acordo comuma terceira concretização da invenção, o artigo estandoem um estado desembalado. 0 envoltório (2) na Figura 8compreende uma folha de envoltório principal (14) e umafolha de envoltório adicional (15) como nas Figuras 5 a 7,mas com a diferença de que a folha de envoltório adicional(15) está separada da folha principal (15) do envoltório.
A Figura 9 mostra esquematicamente uma vistalateral de uma concretização de um artigo absorvente deacordo com a Figura 8 ao longo da linha A-A. A folha deenvoltório adicional (15) é posicionada sobre pelo menosuma parte do artigo absorvente (1) e a folha de envoltórioprincipal (14) é posicionada sobre o lado oposto do artigoabsorvente (1) . A folha de envoltório principal (14) e afolha de envoltório adicional (15) podem ser usadas comouma camada de liberação para a segunda e a primeira camadaadesiva (19), (17) respectivamente. Quando o usuáriodesempacota o pacote compreendendo o artigo absorvente (1)o usuário pode usar a folha de envoltório adicional (15)multifuncional além da folha de envoltório principal (14).A quantidade total de envoltório (2) multifuncional éaumentada desse modo.
A Figura 10 mostra esquematicamente uma vistalateral de uma concretização de um artigo absorvente deacordo com a Figura 8 ao longo da linha A-A. 0 envoltório(2) na Figura 10 compreende uma folha de envoltórioprincipal (14) e uma folha de envoltório adicional (15)como na Figura 9, mas com a diferença de que a folha deenvoltório adicional (15) foi dobrada sobre si mesmainúmeras vezes a fim de proporcionar ao usuário uma partemaior do envoltório (2) multifuncional quando o usuáriodesdobra a folha de envoltório adicional (15).
A invenção não é limitada às concretizações acimadescritas, mas pode ser variada dentro do escopo dasreivindicações. Por exemplo, o envoltório pode compreenderum número de folhas de envoltório adicionais além da folhade envoltório principal para envolver o artigo absorvente.A folha de envolvimento principal e as folhas deenvoltório adicionais não têm que ser usadas como camadasde liberação, mas podem ser usadas unicamente como umaparte do envoltório. A primeira camada funcional nãoprecisa estar voltada para o artigo absorvente quando oartigo é embalado, mas pode está voltada para o artigo oupode estar ensanduichada entre a primeira e segunda camadafuncional.

Claims (20)

1. Envoltório de embalagem (2) para um artigo absorvente(1), o envoltório (2) compreendendo uma camada protetora(5), caracterizado pelo fato de que o envoltório (2)compreende igualmente uma primeira camada funcional (3)unida à camada protetora (5) e que proporciona aoenvoltório (2) uma funcionalidade múltipla, onde a primeiracamada funcional (3) é posicionada sobre a face doenvoltório (2) que está voltada para o artigo absorvente(1) ou sobre a face do envoltório (2) voltada para longe doartigo absorvente (1).
2. Envoltório de embalagem (2) de acordo com areivindicação 1, caracterizado pelo fato de que uma segundacamada funcional (10) é posicionada sobre o lado oposto doenvoltório (2) em referência à primeira camada funcional(3) .
3. Envoltório de embalagem (2) de acordo com areivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a segundacamada funcional (10) é uma camada de limpeza e/ou umacamada de transferência.
4. Envoltório de embalagem (2) de acordo com qualquer dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de quea primeira camada funcional (3) é posicionada sobre a facedo envoltório (2) que está voltada para o artigo absorvente(1) ou sobre a face do envoltório voltada para (2) longe doartigo absorvente (1).
5. Envoltório de embalagem (2) de acordo com qualquer dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de quea camada protetora (5) e a primeira camada funcional (3)formam camadas separadas unidas uma à outra e/ou que acamada protetora (5) e a segunda camada funcional (10)formam camadas separadas unidas uma à outra.
6. Envoltório de embalagem (2) de acordo com qualquer dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de quea camada protetora (B) é revestida na primeira camadafuncional (3) e/ou que a camada protetora (5) é revestidana segunda camada funcional (10).
7. Envoltório de embalagem (2) de acordo com qualquer dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de quea primeira camada funcional (3) é unida frouxamente àcamada protetora (5) formando desse modo um bolso (11)entre a camada protetora (5) e a primeira camada funcional (3).
8. Envoltório de embalagem (2) de acordo com qualquer dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de quea primeira camada funcional (3) é uma camada de limpezae/ou uma camada de transferência.
9. Envoltório de embalagem (2) de acordo com qualquer dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de queo envoltório (2) é usado para embalar um único artigoabsorvente (1) ou usado para embalar uma pluralidade deartigos absorventes (1) ou usado como um envoltórioprincipal (2) para embalar um número de artigos absorventes(1), cada um estando embalado no envoltório (2).
10. Envoltório de embalagem (2) de acordo com uma dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de quea primeira ou segunda camada funcional (3, 10) compreendeum aditivo sob a forma de uma substância ativa paratratamento do corpo, tal como uma loção, ou uma substânciaantibacteriana, ou um hidratante, ou sabão, ou um agente decontrole de odor, ou um perfume, ou um agente para cuidadoda pele, ou bactérias produtoras de ácidos lácticos, oualguma outra substância apropriada ou agente ativo.
11. Envoltório de embalagem (2) de acordo com uma dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de quea primeira ou segunda camada funcional (3, 10) compreendeuma substância ativa apropriada para limpeza desuperfícies, por exemplo, um agente antibacteriano ousimilar.
12. Envoltório de embalagem (2) de acordo com uma dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de quea primeira ou segunda camada funcional (3, 10) compreendeuma substância ativa que pode ser ativada pelo contato comágua ou calor ou em contacto com o ar ou pode ser ativadapor ação mecânica, tal como por rompimento de uma unidadeencapsulada.
13. Envoltório de embalagem (2) de acordo com qualquer dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de queo envoltório (2) compreende duas camadas de separaçãoposicionadas entre duas camadas protetoras, as duas camadasde separação separando as duas camadas protetoras de modoque o envoltório (2) possa ser separado em duas unidades,cada unidade compreendendo uma primeira e/ou uma segundacamada funcional, uma camada protetora e uma camada deseparação respectivamente.
14. Envoltório de embalagem (2) de acordo com areivindicação 13, caracterizado pelo fato de que as camadasde separação são unidas às camadas protetoras (5) somenteem parte e sendo separadas para formar um bolso (13) demodo que cada unidade compreendida pode ser utilizada parausar cada unidade como uma luva.
15. Envoltório de embalagem (2) de acordo com qualquer dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de queo envoltório (2) compreende uma camada de liberaçãolaminada na primeira e/ou segunda camada funcional.
16. Envoltório de embalagem (2) de acordo com qualquer dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de quea camada protetora (5) é impermeável a água e/ou umidadee/ou tem baixa fricção e pode ser repelente à sujeira.
17. Envoltório de embalagem (2) de acordo com qualquer dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de quea camada protetora (5) é feita de um material hermético queé impermeável à umidade e à água.
18. Envoltório de embalagem (2) de acordo com qualquer dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de quea camada protetora (5) é feita de um material elástico e/oude um material termoplástico.
19. Envoltório de embalagem (2) de acordo com uma dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de queo artigo absorvente (1) tem uma camada protetora deliberação que está posicionada sobre a folha de coberturapermeável a líquido (7) do artigo absorvente ou que somenteuma parte do envoltório (2) constitui a primeira camadafuncional (3) e que a primeira camada funcional (2) estáposicionada contra a folha traseira impermeável a líquido(6) do artigo absorvente (1).
20. Envoltório de embalagem (2) de acordo com qualquer dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de queo envoltório compreende uma folha principal de envoltório(14) e pelo menos uma folha adicional de envoltório (15) .
BRPI0711289-0A 2006-05-04 2007-05-03 envoltório multifuncional BRPI0711289A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SEPCT/SE2006/000539 2006-05-04
PCT/SE2006/000539 WO2007129936A1 (en) 2006-05-04 2006-05-04 Multi function wrapper
PCT/SE2007/050301 WO2007129978A1 (en) 2006-05-04 2007-05-03 Multi function wrapper

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0711289A2 true BRPI0711289A2 (pt) 2011-08-23

Family

ID=38667973

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0621648A BRPI0621648B8 (pt) 2006-05-04 2006-05-04 envoltório de embalagem
BRPI0711289-0A BRPI0711289A2 (pt) 2006-05-04 2007-05-03 envoltório multifuncional

Family Applications Before (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0621648A BRPI0621648B8 (pt) 2006-05-04 2006-05-04 envoltório de embalagem

Country Status (14)

Country Link
US (2) US20090069770A1 (pt)
EP (2) EP2026736B1 (pt)
JP (1) JP5259576B2 (pt)
CN (2) CN101431972A (pt)
AU (2) AU2006343427B2 (pt)
BR (2) BRPI0621648B8 (pt)
CA (1) CA2651330A1 (pt)
JO (1) JO2906B1 (pt)
MX (2) MX2008012772A (pt)
PL (1) PL2026736T3 (pt)
RU (1) RU2008147717A (pt)
SA (1) SA07280211B1 (pt)
TN (2) TNSN08439A1 (pt)
WO (2) WO2007129936A1 (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20100243500A1 (en) * 2009-03-31 2010-09-30 Mcconnell Kimberly Nichole Multilayer individual package for absorbent articles
JP5475333B2 (ja) * 2009-06-05 2014-04-16 大王製紙株式会社 吸収性製品
US8141711B2 (en) * 2009-06-17 2012-03-27 Perry Gwendolyn F Hygiene product assembly and method
US20110179753A1 (en) * 2010-01-28 2011-07-28 Douglas Toms Process for making an overlabel wrapper for absorbent articles
US8292861B2 (en) * 2010-01-28 2012-10-23 The Procter & Gamble Company Overlabel wrapper for absorbent articles
JP5712192B2 (ja) * 2012-11-21 2015-05-07 ユニ・チャーム株式会社 吸収性物品の包装体
EP2898862A1 (en) * 2014-01-28 2015-07-29 Mölnlycke Health Care AB A wound care product and a method of using a wound care product
JP6339394B2 (ja) * 2014-03-26 2018-06-06 ユニ・チャーム株式会社 収容体
US10117786B2 (en) 2014-09-29 2018-11-06 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Fixed and removable absorbent cores for absorbent articles
DE112015003693T5 (de) * 2014-09-29 2017-05-04 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Feste und entfernbare absorbierende Kerne für absorbierende Artikel
AU2015324292B2 (en) 2014-09-29 2019-10-03 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Fixed and removable absorbent cores for absorbent articles
CN106726161A (zh) * 2015-11-24 2017-05-31 北京知易普道技术有限责任公司 一种多功能卫生制品
JP7227023B2 (ja) * 2019-02-06 2023-02-21 大王製紙株式会社 個装吸収性物品
CN110664544A (zh) * 2019-11-13 2020-01-10 湖北丝宝股份有限公司 包装单元及具有该包装单元的吸收品
US11957224B2 (en) * 2021-02-01 2024-04-16 Chenavis EVANS Hygiene bag

Family Cites Families (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2834459A (en) * 1956-06-05 1958-05-13 Kimberly Clark Co Absorbent dressing package
US4848572A (en) * 1986-06-09 1989-07-18 Herrera Patricio B Feminine hygiene device
US4917675A (en) * 1988-07-14 1990-04-17 Mcneil-Ppc, Inc. Folded flange sealed sanitary napkin
US5569230A (en) * 1990-06-05 1996-10-29 The Procter & Gamble Company Individually packaged sanitary napkin having cleaning wipe packaged therewith
US5111934A (en) * 1991-07-22 1992-05-12 Eugene Morin Portable cleaning kit
JP3532199B2 (ja) * 1992-04-28 2004-05-31 ザ、プロクター、エンド、ギャンブル、カンパニー 拭き取りワイプと共に包装された個別包装生理用ナプキン
US5487932A (en) * 1992-06-12 1996-01-30 Minnesota Mining And Manufacturing Company Applicator wipe for viscous fluids
US5702379A (en) * 1992-10-22 1997-12-30 Preiss; Shoshana Disposable sanitary articles
US5261531A (en) * 1993-01-08 1993-11-16 Nieves Felipe A Feminine hygiene package
DE69616361T2 (de) 1996-12-20 2002-06-27 Procter & Gamble Geschichtete, absorbierende, zusammengesetzte Struktur mit Geruchsbeherrschungsmittel
US6299607B1 (en) * 1997-11-21 2001-10-09 The Procter & Gamble Company Individual packages for absorbent interlabial devices
SE9902207L (sv) 1999-06-11 2000-12-12 Sca Hygiene Prod Ab Användning av fukttät förpackning för absorberande alster innehållande fuktkänsliga tillsatser
JP2002000645A (ja) * 2000-06-19 2002-01-08 Uni Charm Corp 吸収性物品の包装体
US6350931B1 (en) * 2000-10-20 2002-02-26 Doris E. Martin Tampon assembly with detachable cleansing towelette packet
US6911022B2 (en) * 2001-04-20 2005-06-28 The Procter & Gamble Company Sanitary napkin having a wipe article associated therewith
SE520236C2 (sv) 2001-10-26 2003-06-10 Sca Hygiene Prod Ab Inlägg till absorberande artikel med hudvårdande medel och distansskikt
SE0104199L (sv) * 2001-12-13 2003-06-14 Sca Hygiene Prod Ab Ny produkt
US6802833B2 (en) * 2002-02-01 2004-10-12 Uni-Charm Corporation Hygiene product
JP4073791B2 (ja) * 2002-02-01 2008-04-09 ユニ・チャーム株式会社 衛生用製品
ES2320326T3 (es) * 2002-04-15 2009-05-21 Poligof S.R.L. Envoltorio para almohadillas higienicas femeninas.
SE525647C2 (sv) 2003-01-03 2005-03-29 Sca Hygiene Prod Ab Hygientissue för rengöring av och överföring av mjölksyraproducerande bakterier till huden och det urogenitila området
SE526982C2 (sv) 2003-05-27 2005-11-29 Sca Hygiene Prod Ab Enskiktspolymermatrisfilm innefattande mjölksyraproducerande bakterier, framställning samt användning därav
RU2285649C1 (ru) 2005-04-18 2006-10-20 Государственное образовательное учреждение высшего профессионального образования "Санкт-Петербургский государственный горный институт им. Г.В. Плеханова (технический университет)" Ленточный конвейер с подвесной лентой
CN2820151Y (zh) * 2005-07-19 2006-09-27 林斌 多功能独立包护理巾纸尿裤
EP1752121A1 (en) * 2005-08-09 2007-02-14 The Procter and Gamble Company Individually-packaged hygiene article and absorbent article provided therewith

Also Published As

Publication number Publication date
MX2008013498A (es) 2008-10-29
EP2026737B1 (en) 2015-11-04
EP2026736A4 (en) 2011-05-25
EP2026737A4 (en) 2012-10-24
BRPI0621648B8 (pt) 2021-06-22
JP5259576B2 (ja) 2013-08-07
AU2006343427B2 (en) 2013-04-18
WO2007129978A1 (en) 2007-11-15
JO2906B1 (en) 2015-09-15
CN101437481B (zh) 2013-03-27
AU2007248966B2 (en) 2013-06-13
EP2026736B1 (en) 2014-05-28
JP2009535271A (ja) 2009-10-01
US20090112174A1 (en) 2009-04-30
US20090069770A1 (en) 2009-03-12
EP2026736A1 (en) 2009-02-25
US10058462B2 (en) 2018-08-28
AU2007248966A1 (en) 2007-11-15
CN101437481A (zh) 2009-05-20
WO2007129936A1 (en) 2007-11-15
TNSN08441A1 (en) 2010-04-14
BRPI0621648A2 (pt) 2011-12-20
AU2006343427A1 (en) 2007-11-15
MX2008012772A (es) 2008-10-16
TNSN08439A1 (en) 2010-04-14
CA2651330A1 (en) 2007-11-15
SA07280211B1 (ar) 2011-05-04
PL2026736T3 (pl) 2014-10-31
CN101431972A (zh) 2009-05-13
RU2008147717A (ru) 2010-06-10
BRPI0621648B1 (pt) 2020-11-17
EP2026737A1 (en) 2009-02-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0711289A2 (pt) envoltório multifuncional
JP3532199B2 (ja) 拭き取りワイプと共に包装された個別包装生理用ナプキン
BRPI0622109A2 (pt) Dispositivo de transferência
JP2004531336A (ja) 結合した拭き取り物品を有する生理用ナプキン
RU2345745C2 (ru) Адсорбентное изделие, содержащее ароматизирующее вещество
BRPI0619917A2 (pt) produtos absorventes dotados de fragráncias complementares e uma embalagem para armazenamento de produtos absorventes
US20110257616A1 (en) Wrapper for absorbent article
US20080269710A1 (en) Hygiene article having a wipe and powdered substrate combination
US20080269708A1 (en) Sanitary napkin having a wipe and powdered substrate combination
US20020178482A1 (en) Combined disposable washing glove and waste bag for absorbent baby's nappies and incontinence pads
JP2009542402A (ja) ローションを含む吸収性物品及び拭き取り用品
RU2407500C2 (ru) Многофункциональная обертка
WO2022044887A1 (ja) 個装吸収性物品
JP2023041107A (ja) 吸収性物品包装体
EP1262134A2 (en) Combined disposable washing glove and waste bag for absorbent baby's nappies and incontinence pads
JP2021154069A5 (pt)
SE504514C2 (sv) Enstycksförpackning för absorberande alster med fastsättningsflikar
WO2008132684A1 (en) Hygiene article having a wipe and powdered substrate combination
SE515585C2 (sv) Absorberande alster, såsom dambinda, inkontinensskydd, eller trosskydd

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: A61F 13/551 (2006.01), A61F 13/84 (2006.01)