BRPI0710664A2 - aparelho detector de vazamento, segmento de mangueira, e, método para detectar um vazamento de fluido em uma mangueira - Google Patents

aparelho detector de vazamento, segmento de mangueira, e, método para detectar um vazamento de fluido em uma mangueira Download PDF

Info

Publication number
BRPI0710664A2
BRPI0710664A2 BRPI0710664-5A BRPI0710664A BRPI0710664A2 BR PI0710664 A2 BRPI0710664 A2 BR PI0710664A2 BR PI0710664 A BRPI0710664 A BR PI0710664A BR PI0710664 A2 BRPI0710664 A2 BR PI0710664A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
hose
sensor
optical
fluid
segment
Prior art date
Application number
BRPI0710664-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Ali Reza Kambiez Zandiyeh
Paul Staton
Original Assignee
Dunlop Oil & Marine Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Dunlop Oil & Marine Ltd filed Critical Dunlop Oil & Marine Ltd
Publication of BRPI0710664A2 publication Critical patent/BRPI0710664A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01MTESTING STATIC OR DYNAMIC BALANCE OF MACHINES OR STRUCTURES; TESTING OF STRUCTURES OR APPARATUS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G01M3/00Investigating fluid-tightness of structures
    • G01M3/02Investigating fluid-tightness of structures by using fluid or vacuum
    • G01M3/04Investigating fluid-tightness of structures by using fluid or vacuum by detecting the presence of fluid at the leakage point
    • G01M3/042Investigating fluid-tightness of structures by using fluid or vacuum by detecting the presence of fluid at the leakage point by using materials which expand, contract, disintegrate, or decompose in contact with a fluid
    • G01M3/045Investigating fluid-tightness of structures by using fluid or vacuum by detecting the presence of fluid at the leakage point by using materials which expand, contract, disintegrate, or decompose in contact with a fluid with electrical detection means
    • G01M3/047Investigating fluid-tightness of structures by using fluid or vacuum by detecting the presence of fluid at the leakage point by using materials which expand, contract, disintegrate, or decompose in contact with a fluid with electrical detection means with photo-electrical detection means, e.g. using optical fibres

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Examining Or Testing Airtightness (AREA)
  • Length Measuring Devices By Optical Means (AREA)

Abstract

APARELHO DETECTOR DE VAZAMENTO, SEGMENTO DE MANGUEIRA, E, MéTODO PARA DETECTAR UM VAZAMENTO DE FLUìDO EM UMA MANGUEIRA. Um aparelho detector de vazamento compreendendo um sensor de fibra óptica (2) arranjado para detectar o vazamento de fluido através de uma carcaça de mangueira (6, 8), onde o sensor é arranjado para detectar a localização do vazamento ao longo de uma seção (4) da mangueira.

Description

"APARELHO DETECTOR DE VAZAMENTO, SEGMENTO DEMANGUEIRA, E, MÉTODO PARA DETECTAR UM VAZAMENTO DEFLUIDO EM UMA MANGUEIRA"
A presente invenção refere-se à detecção de vazamento, emparticular, a detecção dos vazamentos de fluido em uma mangueira.
Uma mangueira subaquática, como uma mangueira de óleo,experimentará desgaste e dilaceramento gerais, envelhecendo, e pode estarsujeita a outras formas de dano. Isso pode resultar na ruptura da mangueiracausando o vazamento dos conteúdos da mangueira ou o ingresso de água apartir do lado de fora da mangueira. Geralmente, uma mangueira subaquáticacompreende uma carcaça interna e uma carcaça externa, qualquer uma dasquais pode se romper em qualquer ponto ao longo da mangueira. A falha dacarcaça externa resultará no ingresso de água e a falha da carcaça internacausará o vazamento de fluido. Detectores são geralmente colocados nasextremidades de uma seção de mangueira e detectam um vazamento uma vezque o óleo proveniente do vazamento alcance a extremidade da seção demangueira. É claramente benéfico detectar quaisquer vazamentos tão cedoquanto possível e detectar a localização e o tipo de vazamento.
Conseqüentemente, a presente invenção provê o aparelhodetector de vazamento compreendendo um sensor de fibra óptica arranjadopara detectar o vazamento do fluido através de uma carcaça de mangueira,onde o sensor é arranjado para detectar a localização do vazamento ao longode uma seção da mangueira.
O sensor de fibra óptica pode ser arranjado entre uma carcaçade mangueira interna e uma carcaça de mangueira externa e pode se estenderao longo do segmento da mangueira. De preferência, o sensor é espiralado aolongo do segmento da mangueira. Isso maximiza a cobertura do detector devazamento. O sensoreamento contínuo ao longo do segmento da seção demangueira permite que pequenos vazamentos sejam detectados tão cedoquanto possível antes da pressão ter se constituído a uma nível suficiente paraforçar o fluido para uma extremidade da seção de mangueira.
O aparelho pode compreender adicionalmente um emissorarranjado para emitir um pulso de luz para entro da fibra óptica e um detectorarranjado para detectar o sinal refletido e para detectar a localização dovazamento a partir de variações na intensidade do sinal refletido no tempo. Ouso de um sistema de detecção óptica significa que nenhuma parte do sensortem uma corrente elétrica que possa entrar em contato com o óleo. Tambémnão há qualquer exigência de um suprimento de energia dentro de cada seçãode mangueira, que é um mecanismo de falha em potencial, bem como umrisco de segurança.
O sensor de fibra óptica pode compreender uma fibra óptica eum material sensível a fluido que experimenta mudança volumétrica emcontato com um fluido específico. A mudança volumétrica no materialsensível a fluido pode causar micro-curvatura na fibra óptica. De preferência,o sensor de fibra óptica compreende um núcleo de sensor revestido com omaterial sensível a fluido e a fibra óptica pode ser presa por cima desse núcleode sensor revestido.
De preferência, a fibra óptica é presa por cima do materialsensível a fluido por uma rosca como a rosca de Kevlar. Uma mudançavolumétrica no material pode forçar a fibra óptica contra a rosca e podecausar micro-curvatura na fibra. As micro-curvaturas na fibra óptica resultamem uma perda de luz através da atenuação, reduzindo a intensidade da luzdispersa de volta a partir do ponto de expansão.
O material sensível a fluido pode se expandir em contato comum hidrocarboneto, e pode compreender um polímero de silicone,alternativamente, o material sensível a fluido se expande em contato comágua e pode compreender um material de hidrogel. De preferência, o aparelhodetector de vazamento compreende pelo menos dois sensores de fibra ópticaarranjados para detectar o vazamento de diferentes fluidos.
Os sensores podem ser alojados em uma luva protetora. Depreferência, a luva protetora é permeável para permitir ao vazamento defluido através tanto da carcaça de mangueira interna quanto da carcaça demangueira externa entrar em contato com o sensor. A luva protetora pode serfixada nas extremidades da seção de mangueira e pode ser arranjada para seexpandir com a expansão da seção de mangueira e pode ser arranjada para seexpandir com a expansão da seção de mangueira e se contrair com acontração da seção de mangueira. De preferência, o sensor fica livre para semover dentro da luva protetora porosa. O segmento do sensor pode seestender além do segmento da luva protetora para acomodar a expansão econtração da seção de mangueira.
O aparelho detector pode compreender adicionalmente umalojamento estanque à água localizado em uma extremidade da seção demangueira, que pode ser arranjado para conter segmento adicional de sensor.O segmento em excesso do sensor de fibra óptica na extremidade damangueira permite a expansão e contração da mangueira. Visto que o sensorfica livre para se mover dentro da luva protetora, o segmento adicional docabo de sensor pode ser alimentado para dentro da luva protetora a partir doalojamento estanque à água se a mangueira se expandir. De modo semelhante,o segmento em excesso do cabo de sensor pode ser acomodado no alojamentoestanque à água se a mangueira se contrair.
O aparelho detector pode compreender adicionalmente umcabo de conexão óptico arranjado para se estender entre um sensor de fibraóptica da seção de mangueira e um sensor de fibra óptica de uma segundaseção de mangueira conectada, provendo um sinal óptico contínuo. Umadaptador de anteparo pode ser arranjado par prover uma conexão estanque àágua entre o sensor de fibra óptica e o cabo de conexão óptico, e pode seestender através de uma parede do alojamento estanque à água. Depreferência, um conector de anteparo óptico conecta a fibra óptica aoadaptador de anteparo e um conector de cabo de conexão conecta o cabo deconexão óptico ao adaptador de anteparo óptico.
O cabo de conexão óptico pode se estender do lado de fora da5 mangueira e pode ser protegido por um alojamento de cabo protetor. Vistoque o cabo de conexão óptico fica situado sobre o lado de fora da mangueira esomente se estende entre os alojamentos estanque à água na extremidade decada mangueira ele pode ser facilmente substituído ou reparado se danificadopor forças externas.
O aparelho pode compreender adicionalmente um mostrador,arranjado para exibir o sinal detectado graficamente. O mostrador podeadicionalmente ser arranjado para exibir um traço de referência, contra o qualo sinal detectado pode ser comparado. Mudanças inesperadas no sinal podem,portanto, ser detectadas e usadas para determinar a localização do vazamento.
De acordo com um segundo aspecto da invenção, é providoum segmento da mangueira compreendendo um sensor de fibra ópticaarranjado para detectar o vazamento de fluido através da carcaça demangueira.
De acordo com um terceiro aspecto da invenção, é provido ummétodo de detectar um vazamento de fluido em uma mangueira,compreendendo emitir um sinal óptico por pelo menos um sensor de fibraóptica, detectar o sinal refletido e monitorar as variações no tempo naintensidade do sinal refletido.
Os modos de realização preferidos da presente invenção serãodescritos agora a título de exemplo somente com referência aos desenhosanexos nos quais
a Figura 1 mostra esquematicamente duas seções de mangueiraconectadas e o aparelho detector de vazamento de acordo com um modo derealização da invenção;a Figura 2 mostra esquematicamente um sensor de fibra ópticausado no aparelho da Figura 1;
a Figura 3 mostra uma seção transversal através do sensor defibra óptica da Figura 2;
a Figura 4 mostra esquematicamente uma seção transversalatravés das conexões de extremidade de mangueira da Figura 1; e
a Figura 5 é um gráfico com um exemplo de traço mostrando adetecção dos vazamentos.
Com referência à Figura 1, um sistema de detecção devazamento para uma mangueira de óleo compreende uma unidade deRefletômetro Óptico no Domínio de Tempo (OTDR) 1 conectada aossensores de fibra óptica 2a, 2b, que se estendem ao longo da mangueira 4 emuma espiral entre a carcaça de mangueira interna 6 e a carcaça de mangueiraexterna 8.
Com referência às Figuras 2 e 3, os sensores 2a, 2b são de umaconstrução semelhante e somente um deles será descrito. O sensorcompreende um núcleo de sensor 3 revestido com um material expansível 5que se expande em contato, igualmente, com um produto de hidrocarbonetoou água. Uma fibra óptica 7 é presa contra o núcleo de sensor revestido 3 pormeio de um material de ligação relativamente não extensível, neste caso umarosca 9 como uma rosca de Kevlar. O sensor é alojado dentro de uma luvaprotetora 14. Neste modo de realização, o sistema detector de vazamentocompreende dois sensores de fibra óptica 2a, 2b, um 2a para detectar apresença de um produto de hidrocarboneto e um 2b para detectar a presençade água.
O OTDR 1 emite uma série de pulsos de luz de alta energiamuito curtos para dentro da fibra óptica 7. A luz é refletida internamente àmedida que ela se desloca ao longo do segmento da fibra 7 e uma pequenaquantidade de luz é dispersa de volta para um detector na fonte 1. Esses dadossão, então, coletados e processados pelo OTDR 1. Se houver um vazamento,tanto na carcaça de mangueira interna 6 quanto na carcaça de mangueiraexterna 8, o óleo ou a água entrará no espaço entre as duas camadas. O óleoou a água passa através da luva protetora porosa 14 e contata os sensores defibra óptica 2, fazendo o revestimento 5 de um dos sensores 2 se expandir. Amedida que o material expansível 5 se expande, ele força a fibra óptica 7contra a rosca de ligação 9, causando micro-curvatura localizada na fibraóptica 9. Nessas posições, as condições para a reflexão interna total não sãomais encontradas e a luz escapa a partir do núcleo da fibra 9 para dentro dorevestimento de proteção externo. Essa luz é perdida através da atenuação,resultando em um aumento na perda de luz dispersa de volta detectada.
Os sensores 2a, 2b estão, cada um deles, envolvidos ao redordo alojamento de mangueira interno 6 em uma espiral para maximizar acobertura da detecção de vazamento e conseqüentemente minimizar o tempoaté que um vazamento seja detectado. Uma luva protetora 14 envolve cadaum dos sensores 2a, 2b para protegê-los de danos, mas permitindo que óleoou água de um vazamento alcance os sensores 2.
O sensor de hidrocarboneto 2a compreende um núcleo desensor de polímero de reforçado com vidro (GRP) 3 revestido com ummaterial 5 de intumescimento como um polímero de silicone curado a quenteque se expande em contato com combustíveis de hidrocarboneto comunscomo a gasolina. O material 5 é extrusado ou alternativamente revestido porimersão sobre o núcleo de sensor 5 e aplicado como um revestimento finoentre aproximadamente 50 micrômetros e 100 micrômetros. Para a detecçãode combustíveis e óleos mais pesados, outros compostos de borracha comoborracha butílica e EPDM podem substituir o silicone. Estes materiais 5podem ser reutilizados para detectar outra vez o mesmo líquido uma vez queestejam totalmente secos.
O sensor de fibra óptica 2b, arranjado para detectar a presença deágua, compreende um núcleo de sensor 5 revestido com um hidrogel que intumesceem contato com água. Um exemplo de um hidrogel apropriado é umapoliuretanouréia (PUU) de copolímero em bloco de poli(óxido de etileno) -copoli(óxido de propileno) (PEO/PPO). A relação de PEO para PPO altera ascaracterísticas de intumescimento e físicas do material. As relações dos componentessão escolhidas conseqüentemente para prover intumescimento máximo em contatocom água embora ainda mantendo resistência física ótima. Uma vez seco, ohidrogel retorna a um estado de não intumescimento e pode, então, ser reutilizado.
Deve ser notado que quaisquer outros materiais apropriadosque apresentem características físicas similares podem ser usados para adetecção de hidrocarbonetos ou água. A presença de outros fluidos podeigualmente ser detectada usando-se qualquer material apropriado que possaser revestido sobre o núcleo do sensor 5 e que experimente uma variaçãovolumétrica previsível quando em contacto com um líquido particular.
Referindo-nos às figuras 1 e 4, seções individuais demangueira 4 podem ser unidas entre si, por um conector de mangueira 10,para formar uma mangueira contínua que compreende um encaixe terminal demangueira 11. Em uma primeira extremidade do encaixe de mangueira 11,uma extremidade do alojamento de mangueira interno 6 é vedada contra aborda externa do encaixe terminal 11. A segunda extremidade do encaixeterminal 11 compreende um flange de metal 16, arranjado para seraparafusado ao flange de um encaixe terminal de mangueira adjacente 11.
A luva protetora 14 contendo cada um dos sensores de fibraóptica 2a, 2b encontra-se ao longo do segmento da seção de mangueira 4,entre o alojamento de mangueira interno 6 e o alojamento de mangueiraexterno 8. O segmento do sensor de fibra óptica 2a, 2b é maior do que osegmento da seção de mangueira 4 e, portanto, espiras adicionais do sensor seestendem para fora da luva protetora 14. No uso, a mangueira experimentaalongamento e contração e este segmento adicional de sensor é arranjado paraacomodar isso. A luva protetora 14 é feita de um material expansível e éacoplada em sua extremidade ao encaixe terminal da mangueira 11 e é fixaem relação a ela. A luva 14, portanto se expande e contrai com a mangueira.A luva protetora 14 compreende uma tira chata ou fio enrolada em hélice e éfeita de metal, material plástico suficientemente duro, ou outro materialapropriado. Em seu estado relaxado há vãos entre cada espira da hélice parapermitir compressão da luva protetora quando a mangueira se contrai. Ossensores 2 não são expansíveis e estão livres para se mover dentro da luvaprotetora 14. Se a seção de mangueira 4 se expande o segmento adicional dosensor 2 é estirado para dentro da luva protetora 14 e é suficiente para seestender ao longo do segmento da seção de mangueira 4. Se a seção demangueira 4, e conseqüentemente a luva protetora 14, se contraem, então,qualquer excesso de segmento do sensor 2 se estende além da extremidade daluva 14. O segmento da fibra óptica e, portanto, o sensor, é constante paracada seção de mangueira 4, de modo que a distância do vazamento da unidadede OTDR mostre em qual seção de mangueira 4 está o vazamento e alocalização do vazamento ao longo dessa seção de mangueira 4.
Um alojamento de caixa estanque à água 20 é acoplado aoencaixe terminal da mangueira 11 e é fixo em relação a ela. Uma abertura 22 para o alojamento de caixa 20 é conectado ao vão entre os alojamentos demangueira interno 6 e externo 8 e é vedada a partir da parte externa pelo alojamentode mangueira externo 8. A luva protetora 14 se estende para dentro da abertura 22do alojamento de caixa estanque à água 20 e é fixa em relação a ele. As espirasexcessivas de cada sensor 2a, 2b se estendem para fora da extremidade da luvaprotetora 14 e são acomodadas no alojamento de caixa estanque à água 20.
O alojamento estanque à água 20 compreende adicionalmenteum adaptador de anteparo óptico estanque à água 26 montado na paredeterminal 28 do alojamento 20. Um conector de anteparo óptico 25 é providona extremidade dos sensores de fibra óptica 2a, 2b e arranjado para acoplar osensor de fibra óptica ao adaptador de anteparo 26. Um cabo de conexãoóptico 12 é igualmente provido, se estendendo entre cada um dos sensores defibra óptica 2a, 2b de duas seções de mangueira 4 adjacentes. Conectores decabo de conexão 13 em cada extremidade do cabo de conexão óptico 12 sãoarranjados para conectar o cabo 12 ao adaptador de anteparo óptico 26 dasseções de mangueira 4 adjacentes, provendo um sinal óptico contínuo deseção da mangueira para seção de mangueira. O cabo de conexão óptico 12passa ao redor da parte externa do conector de mangueira 10 e é protegido porum alojamento de cabo reforçado 18 sobre as áreas de flange expostas. Seforças externas danificarem o cabo de conexão 12, os conectores 13 permitemque o cabo seja facilmente desconectado e substituído.
Referindo-nos à Figura 5, o nível de luz retro-dispersadadetectado pode ser indicado como um gráfico de intensidade VS distância aolongo da fibra. A temporização dos pulsos de luz emitidos é conhecida e onível de luz retro-dispersada por um dado tempo, após um pulso ser emitido, éregistrado. A distância percorrida pelo sinal ao longo da fibra óptica 7 éconhecida em qualquer tempo dado e, assim, a intensidade da luz retro-dispersada pode ser apresentada como uma função da distância ao longo dosegmento da fibra. Há uma perda inerente de intensidade de luz em qualquerfibra óptica normal e tipicamente uma fibra óptica exibe características deperda similares ao longo de todo seu segmento. Um gráfico da intensidade deluz escalonada como uma função da distância ao longo da fibra, para umafibra normal, é conseqüentemente linear, com um gradiente negativo. Isto éapresentado como um traço de referência 30, na tela 32.
Um vazamento 34, na mangueira 4, provoca um aumento naperda de luz na localização ao longo da fibra óptica 7 do vazamento 34, comodiscutido acima. Isto conseqüentemente resulta em uma redução maior que aesperada no nível de luz retro-dispersada vinda desta localização. O sinaldetectado 36 é apresentado na tela 32 e comparado com o traço de referência 30para determinar se um vazamento ocorreu. Uma queda inesperada na intensidade,comparada à intensidade do traço de referência 30 na mesma localização, indica apresença de um vazamento nessa localização. Conseqüentemente a posição dovazamento ao longo da mangueira pode ser detectada.
Uma vez que o segmento de fibra óptica associado a cadaseção de mangueira é constante, quando uma mangueira é feita de váriasseções de mangueira, com os sensores mutuamente conectados como descritoformando um único sensor se estendendo substancialmente ao longo de todo osegmento da mangueira, a distância, ao longo da mangueira, de umvazamento detectado pode ser determinada. A partir disso, a seção demangueira na qual o vazamento ocorreu pode ser identificada. Igualmente, aposição ao longo da seção de mangueira na qual o vazamento ocorreu tambémpode ser determinada, com uma exatidão dependente da unidade de OTDR.
Para evitar a necessidade de observar o sinal apresentado,toma-se um traço diferencial para detectar diferenças entre o traço dereferência 30 e o smafcietectado 36. Um valor de limiar é ajustado e qualquerdiferença entre os dois sinais que exceder o limiar ativa um alarme, alertandoum operador sobre a possível presença de um vazamento. A posição dovazamento 34 é registrada como a distância ao longo do segmento damangueira, ou alternativamente é apresentada sobre um mapa esquemático dosegmento de mangueira monitorado.
Será apreciado que o detector de vazamento do modo derealização descrito pode ser adaptado para detectar a presença de fluidosdiferentes dos produtos de hidrocarboneto e água e que sensores adicionaispodem ser incluídos no detector para facilitar a detecção de mais de doisfluidos diferentes. Igualmente será apreciado que um operador pode seralertado sobre a presença de um vazamento de várias maneiras diferentes. Porexemplo, um alarme pode soar no local do detector, ou, alternativamente umsinal pode ser enviado para um dispositivo remoto.

Claims (37)

1. Aparelho detector de vazamento, caracterizado pelo fato decompreender um sensor de fibra óptica arranjado para detectar vazamento defluido através de uma carcaça de mangueira, onde o sensor é arranjado paradetectar a localização do vazamento ao longo de uma seção da mangueira.
2. Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de adicionalmente compreender um emissor arranjado para emitirum pulso de luz para uma fibra óptica e um detector arranjado para detectarum sinal refletido e registrar variações na intensidade do sinal refletido aolongo do tempo.
3. Aparelho de acordo com a reivindicação 1 ou reivindicação 2, caracterizado pelo fato do sensor de fibra óptica ser arranjado entre umacarcaça de mangueira interna e uma carcaça de mangueira externa.
4. Aparelho de acordo com qualquer das reivindicaçõesprecedentes, caracterizado pelo fato do sensor de fibra óptica se estender aolongo do segmento da mangueira.
5. Aparelho de acordo com a reivindicação 4, caracterizadopelo fato do sensor ser espiralado ao longo do segmento da mangueira.
6. Aparelho de acordo com qualquer das reivindicaçõesprecedentes, caracterizado pelo fato do sensor adicionalmente compreenderum material sensível a fluido que experimenta mudança volumétrica emcontato com um fluido específico.
7. Aparelho de acordo com a reivindicação 6, caracterizadopelo fato de uma mudança volumétrica no material sensível a fluido serarranjada para causar dobramento na fibra óptica.
8. Aparelho de acordo com a reivindicação 6 ou areivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o sensor de fibra ópticacompreende um núcleo de sensor incluindo o material sensível a fluido e ondea fibra óptica é presa por cima do núcleo de sensor.
9. Aparelho de acordo com qualquer uma das reivindicações 6a 8, caracterizado pelo fato de que a fibra óptica é presa por cima do materialsensível a fluido por meio de uma rosca e onde uma mudança volumétrica nomaterial força a fibra óptica contra a rosca causando micro-curvatura na fibra.
10. Aparelho de acordo com qualquer uma das reivindicações-6 a 9, caracterizado pelo fato de que o material sensível a fluido se expandeem contato com um hidrocarboneto.
11. Aparelho de acordo com a reivindicação 10, caracterizadopelo fato de que o material sensível a fluido é um polímero de silicone.
12. Aparelho de acordo com qualquer uma das reivindicações-6 a 9, caracterizado pelo fato de que o material sensível a fluido se expandeem contato com água.
13. Aparelho de acordo com a reivindicação 12, caracterizadopelo fato de que o material sensível a fluido é um hidrogel.
14. Aparelho de acordo com qualquer reivindicação anterior,caracterizado pelo fato de compreender dois sensores de fibra ópticaarranjados para detectar o vazamento dos diferentes fluidos.
15. Aparelho de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que o sensor fica alojado em uma luvaprotetora.
16. Aparelho de acordo com a reivindicação 15, caracterizadopelo fato de que as extremidades da luva protetora são fixadas nasextremidades da seção de mangueira.
17. Aparelho de acordo com a reivindicações 15 ou 16,caracterizado pelo fato da luva protetora ser arranjada para se expandir com aexpansão da seção de mangueira.
18. Aparelho de acordo com qualquer das reivindicações 15 a-17, caracterizado pelo fato da luva protetora ser arranjada para se contraircom a contração da seção de mangueira.
19. Aparelho de acordo com qualquer das reivindicações 15 a-18, caracterizado pelo fato do sensor ser livre para se mover dentro da luvaprotetora e pelo fato do segmento do sensor se estender além do final da luvaprotetora para acomodar qualquer mudança no segmento de seção demangueira.
20. Aparelho de acordo com qualquer das reivindicaçõesprecedentes, caracterizado pelo fato de adicionalmente compreenderalojamento estanque à água localizado em uma extremidade da seção demangueira.
21. Aparelho de acordo com a reivindicação 20, caracterizadopelo fato da extremidade do sensor de fibra óptica ser contida dentro doalojamento estanque à água.
22. Aparelho de acordo com a reivindicação 20 oureivindicação 21, caracterizado pelo fato do alojamento estanque à águaconter segmento adicional de sensor de fibra óptica arranjado para acomodarqualquer mudança no segmento da seção de mangueira.
23. Aparelho de acordo com qualquer das reivindicaçõesprecedentes, caracterizado pelo fato de adicionalmente compreender um cabode conexão óptico arranjado para se estender entre um sensor de fibra ópticada seção de mangueira e um sensor de fibra óptica de uma segunda seção demangueira conectada para prover continuidade óptica.
24. Aparelho de acordo com a reivindicação 23, caracterizadopelo fato de adicionalmente compreender um adaptador de anteparo ópticoarranjado para prover uma conexão estanque à água entre o sensor de fibraóptica e o cabo de conexão óptico.
25. Aparelho de acordo com a reivindicação 24, quandodependente de acordo com a reivindicação 20, caracterizado pelo fato doadaptador de anteparo óptico se estender através de uma parede do alojamentoestanque à água.
26. Aparelho de acordo com a reivindicação 24 oureivindicação 25, caracterizado pelo fato de adicionalmente compreender umconector de anteparo óptico arranjado para conectar a fibra óptica aoadaptador de anteparo óptico e um conector de cabo de conexão arranjadopara conectar o cabo de conexão óptico ao adaptador de anteparo óptico.
27. Aparelho de acordo com as reivindicações 23 a 26,caracterizado pelo fato do cabo de conexão óptico ser protegido por umalojamento protetor de cabo.
28. Aparelho de acordo com qualquer uma reivindicaçãoanterior, quando dependente de acordo com a reivindicação 2, caracterizadopelo fato de adicionalmente compreender uma tela arranjada para exibirgraficamente o sinal detectado.
29. Aparelho de acordo com a reivindicação 28, caracterizadopelo fato da tela ser adicionalmente arranjada para exibir um traço dereferência.
30. Segmento de mangueira, caracterizado pelo fato de incluirum sensor de fibra óptica se estendendo ao longo da mangueira e arranjadopara detectar a posição de vazamento de fluido através de um alojamento demangueira.
31. Segmento de mangueira de acordo com a reivindicação 30,caracterizado pelo fato do sensor de fibra óptica se estender ao longo dosegmento da mangueira e estar arranjado entre uma carcaça de mangueirainterna e uma carcaça de mangueira externa.
32. Segmento de mangueira de acordo com a reivindicação 30ou reivindicação 31, caracterizado pelo fato do sensor de fibra ópticacompreender uma fibra óptica e um material sensível a fluido queexperimenta variação volumétrica quando em contato com um fluidoespecífico.
33. Segmento de mangueira de acordo com a reivindicação 32,caracterizado pelo fato da fibra óptica ser unida sobre o material sensível afluido, por meio do que a mudança volumétrica no material pode causardobramento na fibra.
34. Método para detectar um vazamento de fluido em umamangueira, caracterizado pelo fato de compreender emitir um sinal ópticoatravés de um sensor de fibra óptica, detectar o sinal refletido e monitorarvariações ao longo do tempo na intensidade do sinal refletido.
35. Aparelho detector de vazamento, caracterizado pelo fato deser substancialmente como descrito com referência a qualquer dos desenhosanexos.
36. Segmento de mangueira, caracterizado pelo fato de sersubstancialmente como descrito com referência a qualquer dos desenhosanexos.
37. Método para detectar um vazamento de fluido em umamangueira, caracterizado pelo fato de se substancialmente como descrito comreferência a qualquer dos desenhos anexos.
BRPI0710664-5A 2006-04-18 2007-04-18 aparelho detector de vazamento, segmento de mangueira, e, método para detectar um vazamento de fluido em uma mangueira BRPI0710664A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GBGB0607572.5A GB0607572D0 (en) 2006-04-18 2006-04-18 Leak detector
GB0607572.5 2006-04-18
PCT/GB2007/001390 WO2007119056A1 (en) 2006-04-18 2007-04-18 Leak detector using an optical fibre

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0710664A2 true BRPI0710664A2 (pt) 2011-08-16

Family

ID=36571881

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0710664-5A BRPI0710664A2 (pt) 2006-04-18 2007-04-18 aparelho detector de vazamento, segmento de mangueira, e, método para detectar um vazamento de fluido em uma mangueira

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8064738B2 (pt)
EP (1) EP2008074B1 (pt)
JP (2) JP5372741B2 (pt)
CN (5) CN102607774B (pt)
BR (1) BRPI0710664A2 (pt)
EA (1) EA013831B1 (pt)
GB (1) GB0607572D0 (pt)
HK (1) HK1120859A1 (pt)
WO (1) WO2007119056A1 (pt)

Families Citing this family (30)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BRPI0819749A2 (pt) * 2007-11-26 2015-05-05 Prad Res & Dev Ltd Sistema de detecção de vazamento para uma estrutura, e método para detecção de vazamento para uma estrutura possuindo uma primeira barreira para um primeiro fluido e uma segunda barreira para um segundo fluido
JP5227635B2 (ja) * 2008-03-28 2013-07-03 古河電気工業株式会社 流体漏洩検知システム
GB2458955B (en) * 2008-04-04 2011-05-18 Schlumberger Holdings Complex pipe monitoring
DE102009058330A1 (de) * 2009-12-15 2011-06-16 Fibotec Fiberoptics Gmbh Vorrichtung zur Detektion von Lecks
US20130134992A1 (en) * 2010-05-12 2013-05-30 Xiangdong Zhu Sensor sleeve for health monitoring an article
GB201009042D0 (en) * 2010-06-01 2010-07-14 Dunlop Oil & Marine Ltd Leak detector
US9291521B2 (en) 2010-12-30 2016-03-22 Eaton Corporation Leak detection system
US8528385B2 (en) 2010-12-30 2013-09-10 Eaton Corporation Leak detection system
WO2013080322A1 (ja) * 2011-11-30 2013-06-06 三菱重工業株式会社 再生エネルギー型発電装置およびその油漏れ検出方法
JP5867076B2 (ja) * 2011-12-28 2016-02-24 住友電気工業株式会社 マルチコア光ファイバ
US10502652B2 (en) 2013-01-29 2019-12-10 Wideco Sweden Ab System for monitoring pipeline leakage, pipeline element provided with the system, and method for mounting the monitoring system onto a pipeline
US9581490B2 (en) 2014-04-17 2017-02-28 Saudi Arabian Oil Company Pipeline integrity monitoring using fiber optics
KR101621865B1 (ko) * 2014-05-16 2016-05-17 (주)에프비지코리아 광섬유 격자를 이용한 침수 감지센서
JP2016034772A (ja) * 2014-08-01 2016-03-17 ヤマハ発動機株式会社 船舶及び船舶推進機
CN104266786A (zh) * 2014-09-05 2015-01-07 武汉理工光科股份有限公司 基于otdr技术的螺栓紧固程度在线监测系统及方法
CN104455758A (zh) * 2014-11-28 2015-03-25 王咸维 一种智能防渗漏自动预警管材
CN104359633A (zh) * 2014-12-05 2015-02-18 电子科技大学 一种液体泄漏的超声检测方法
CN104977233B (zh) * 2015-06-19 2016-01-27 河海大学 水工结构物及其基础渗流状况分布式光纤辨识系统与方法
CN105115675A (zh) * 2015-09-11 2015-12-02 中国石油化工股份有限公司 一种埋地双层油罐夹层泄漏检测系统
CN105259626A (zh) * 2015-11-05 2016-01-20 南京华信藤仓光通信有限公司 一种具有渗水监控功能的应力光缆
US9823184B1 (en) 2016-05-13 2017-11-21 General Electric Company Distributed gas detection system and method
CN107246942A (zh) * 2017-07-19 2017-10-13 河南三杰热电科技股份有限公司 一种预制直埋保温管道泄漏检测系统及其方法
US10527587B2 (en) * 2017-12-05 2020-01-07 Hohai University Distributed sensing fiber acoustic emission apparatus and method for monitoring hydraulic engineering safety behavior
CN108562310A (zh) * 2018-01-29 2018-09-21 衡东光通讯技术(深圳)有限公司 一种漏水探测器
WO2019213081A1 (en) * 2018-05-01 2019-11-07 Baker Hughes, A Ge Company, Llc Gas sensor including optic fiber connector
WO2019213080A1 (en) * 2018-05-01 2019-11-07 Baker Hughes, A Ge Company, Llc Gas sensor system
CN108799845A (zh) * 2018-07-12 2018-11-13 北京目黑科技有限公司 一种漏油检测装置及其漏油检测线缆及检测方法
US11371943B2 (en) 2020-10-01 2022-06-28 Consolidated Nuclear Security, LLC Coated fiber optic chemical and radiation sensors
CN112731605B (zh) * 2020-12-28 2023-05-23 哈尔滨和达光电仪器技术开发有限公司 一种多角度可调的光纤底座
WO2024057334A1 (en) * 2022-09-16 2024-03-21 Thejo Engineering Limited Device for predicting wear in a hose and method thereof

Family Cites Families (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS5529807A (en) * 1978-08-23 1980-03-03 Kokusai Denshin Denwa Co Ltd <Kdd> Optical fiber submaring cable
US4446892A (en) * 1979-09-05 1984-05-08 Maxwell Ag Method and apparatus for monitoring lengths of hose
JPS587607A (ja) * 1981-07-07 1983-01-17 Sumitomo Electric Ind Ltd 光フアイバ複合架空線およびその製造方法
JPS5895243A (ja) * 1981-12-01 1983-06-06 Sumitomo Electric Ind Ltd Ofケ−ブル線路の漏油点検出方法
JPS5897015A (ja) * 1981-12-05 1983-06-09 Kokusai Denshin Denwa Co Ltd <Kdd> 水密型光フアイバコネクタ
GB2120389A (en) * 1982-04-28 1983-11-30 Anthony John Maxwell Monitoring lengths of hose
GB8311474D0 (en) * 1983-04-27 1983-06-02 Dunlop Ltd Leak detectors
JPS62240833A (ja) * 1986-04-14 1987-10-21 Nippon Kokan Kk <Nkk> 流体パイプラインにおける熱流体漏洩検知方法及び装置
EP0245753A3 (en) * 1986-05-09 1990-04-25 Fujikura Ltd. Water penetration-detecting apparatus and optical fiber cable using same
JPH07913Y2 (ja) * 1989-03-03 1995-01-11 住友電気工業株式会社 浸水検知ファイバ
US5187366A (en) * 1991-06-25 1993-02-16 Joram Hopenfeld Sensors for detecting leaks
US5200615A (en) * 1991-06-25 1993-04-06 Joram Hopenfeld Method and apparatus for detecting the presence of fluids
GB9302903D0 (en) * 1993-02-13 1993-03-31 Univ Strathclyde Detection system
US5378889A (en) * 1993-09-23 1995-01-03 California Lightwave Laboratories, Inc. Method and apparatus for detecting hydrocarbon fuels in a vapor state with an absorber-expander member
JPH07280695A (ja) * 1994-04-11 1995-10-27 Sumitomo Electric Ind Ltd 電力ケーブルの漏油または浸水検知方法
JP2000232722A (ja) * 1999-02-10 2000-08-22 Doi Seisakusho:Kk 地中埋設ボックスに対するケーブル用導管の防水固定装置
JP2002062213A (ja) * 2000-08-22 2002-02-28 Airec Engineering Corp 光ファイバ湿潤度センサ及びこのセンサを用いた湿潤度計測装置
GB0110223D0 (en) * 2001-04-26 2001-06-20 Sensor Highway Ltd Method and apparatus for leak detection and location
DE10390147D2 (de) * 2002-01-15 2004-11-11 Fibre Optics Ct Gmbh Messvorrichtung
CN1313852C (zh) * 2003-09-27 2007-05-02 波若威科技股份有限公司 光纤光学器件的封装方法与结构
CN1293375C (zh) * 2004-09-13 2007-01-03 西安交通大学 一种用于油气管道安全检测的传感光缆
WO2006038788A1 (es) * 2004-10-07 2006-04-13 Optic Fiber Leakage Detection De Mexico, S.A. De C.V. Sensor óptico distribuido con míníma atenuación inicial para la detección y localización de fugas de líquidos
CN1712919A (zh) * 2005-07-04 2005-12-28 秦一涛 管道渗漏定位分布式光纤温度传感监测装置及方法
CN2856957Y (zh) * 2005-08-17 2007-01-10 中国石油天然气集团公司 新型液体介质泄漏分布式光纤传感器

Also Published As

Publication number Publication date
JP5372741B2 (ja) 2013-12-18
EA200870443A1 (ru) 2009-04-28
EP2008074B1 (en) 2013-02-20
EP2008074A1 (en) 2008-12-31
CN101443643B (zh) 2016-05-25
JP2009534643A (ja) 2009-09-24
CN101443643A (zh) 2009-05-27
CN102589816A (zh) 2012-07-18
US20090220190A1 (en) 2009-09-03
CN102607774A (zh) 2012-07-25
CN102607773A (zh) 2012-07-25
CN102607774B (zh) 2015-05-13
CN102607773B (zh) 2015-09-23
HK1120859A1 (en) 2009-04-09
JP5782082B2 (ja) 2015-09-24
US8064738B2 (en) 2011-11-22
JP2013250281A (ja) 2013-12-12
EA013831B1 (ru) 2010-08-30
CN102607775A (zh) 2012-07-25
GB0607572D0 (en) 2006-05-24
WO2007119056A1 (en) 2007-10-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0710664A2 (pt) aparelho detector de vazamento, segmento de mangueira, e, método para detectar um vazamento de fluido em uma mangueira
ES2683671T3 (es) Aparato y método para tubería
CN103038619B (zh) 泄漏检测器
US6876786B2 (en) Fiber-optic sensing system for distributed detection and localization of alarm conditions
US7453367B2 (en) Leak detection system and method for offshore hose lines
US20100277329A1 (en) Monitoring a flexible power cable
US5200615A (en) Method and apparatus for detecting the presence of fluids
CA2858784C (en) Location and monitoring of undersea cables
BR102015025227A2 (pt) aparelho óptico inundável, métodos e sistemas
CN111076853A (zh) 一种用于船舶结构应力监测的短基传感器及其使用方法
BR102014025432B1 (pt) junta flexível para condução de um fluido, processo de detecção do mesmo em um fluido incompressivel e sistema de detecção de uma mistura de fluido
JP2008185498A (ja) 地中変位計測装置
RU2340881C2 (ru) Чувствительный оптический кабель для системы детектирования утечек продукта
BR112016003210B1 (pt) Motor de subsuperfície para bomba submergível
Rohwetter et al. Progress in optical PD detection for translucent and transparent HV cable accessories with improved fluorescent optical fibres
CN116710824A (zh) 混合电信电缆
JP2024094906A (ja) ケーブルおよびケーブルの浸水検知装置
KR20220162506A (ko) 광섬유센서, 광섬유센서 고정구 및 이를 구비한 지중관로 모니터링장치
Nott et al. The Development of a Fibre-Optic Based Breach Detection System for Flexible Pipe
JPH08219907A (ja) 光ファイバ温度監視センサおよびそれを用いた光ファイバ温度監視方法
JPS61258136A (ja) Ofケ−ブルの漏油検出方法

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements