BRPI0708963A2 - composições bucais de zinco - Google Patents

composições bucais de zinco Download PDF

Info

Publication number
BRPI0708963A2
BRPI0708963A2 BRPI0708963-5A BRPI0708963A BRPI0708963A2 BR PI0708963 A2 BRPI0708963 A2 BR PI0708963A2 BR PI0708963 A BRPI0708963 A BR PI0708963A BR PI0708963 A2 BRPI0708963 A2 BR PI0708963A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
zinc
carbonate
present
compositions
ions
Prior art date
Application number
BRPI0708963-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Meinrad Regner
Maurice Joseph Prendergast
Owen Thurlby
Original Assignee
Procter & Gamble
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=36940716&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0708963(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Procter & Gamble filed Critical Procter & Gamble
Publication of BRPI0708963A2 publication Critical patent/BRPI0708963A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K8/00Cosmetics or similar toiletry preparations
    • A61K8/18Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
    • A61K8/19Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing inorganic ingredients
    • A61K8/27Zinc; Compounds thereof
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K8/00Cosmetics or similar toiletry preparations
    • A61K8/18Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
    • A61K8/19Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing inorganic ingredients
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61QSPECIFIC USE OF COSMETICS OR SIMILAR TOILETRY PREPARATIONS
    • A61Q11/00Preparations for care of the teeth, of the oral cavity or of dentures; Dentifrices, e.g. toothpastes; Mouth rinses

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Birds (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Oral & Maxillofacial Surgery (AREA)
  • Cosmetics (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)

Abstract

COMPOSIçõES BUCAIS DE ZINCO. A presente invenção refere-se a uma composição bucal que compreende, em um veículo aceitável para uso bucal, de 0,1% a 5% de óxido de zinco e de 0,1% a 5% de uma fonte de lons carbonato selecionada a partir de metal alcalino, carbonatos e bicarbonatos de amónio. A razão molar entre lons carbonato e lons de zinco é de 0,05:1 a 1:1. A composição tem boa eficácia antiplaca e sabor agradável. As composições preferenciais são pastas dentais.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para"COMPOSIÇÕES BUCAIS DE ZINCO".
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a composições bucais que com-preendem oxido de zinco como um agente antiplaca.Antecedentes da Invenção
A incorporação de compostos de zinco nos produtos paratratamento bucal para fornecer efeitos antiplaca, que derivam depropriedades antimicrobianas do zinco, é bem-conhecida na técnicaanterior. A adstringência de tais compostos é também bem-conhecida, aqual produz um sabor desagradável na boca e é uma inibição ao usopopular dos produtos. Isto também impõe algumas restrições nos saboresque podem ser usados corretamente em uma composição bucal contendozinco.
Foi anteriormente reconhecido que os sais de zinco solúveis,como cloreto de zinco e nitrato de zinco geralmente têm um sabor pior que odos sais de zinco menos solúveis, como oxido de zinco e diidrato de citratode zinco. Acredita-se também que o zinco precisa estar na forma solúvelpara ser eficaz contra bactérias e placas. Há, portanto, necessidade de umacordo entre eficácia e sabor. Foram feitas muitas tentativas para reduzir aadstringência do zinco nas composições bucais, especialmente composi-ções dentifrícias, e estas estão descritas na literatura de patentes. Uma listanão totalmente completa inclui as descrições a seguir.
Os documentos WO 94/14406 e WO 94/14407 descrevem aformulação de uma fonte de íons zinco, de preferência oxido de zinco ounitrato de zinco, junto com fontes de citrato e íons de pirofosfato, nas razõesdefinidas.
Os documentos WO 94/26244 e WO 94/26245 relatam, deforma surpreendente, a eficácia antiplaca das composições para tratamentobucal que compreendem óxido de zinco insolúvel, mesmo em composiçõesque têm um pH de cerca de 7,5 a 9,5, por meio da adição de bicarbonato desódio. As composições também não têm o sabor metálico e adstringente dozinco. O documento WO 94/26244 supõe que a atividade antiplaca se origi-na da liberação de íons zinco pela ação ácida dos ácidos das placas sobre ooxido de zinco aprisionado na placa.
O documento WO 95/34274 confirma o ensinamento do docu-mento WO 94/26244, vai ainda além e descreve que o bicarbonato de sódioreduz por si mesmo a adstringência das espécies de zinco além do oxido,como citrato de zinco ou cloreto de zinco.
O documento WO 96/25913 descreve a preparação de hidróxicarbonato de zinco monofásico, a partir da reação de um sal de zincosolúvel com um carbonato de metal alcalino. O documento WO 96/25913apresenta, ainda, que o hidróxi carbonato de zinco mostra atividadeantimicrobiana sinérgica nas pastas dentais com agentes abrasivos e que osácidos lácticos gerados na boca reativam a liberação de íons zinco.
O documento WO 96/37183 descreve que a combinação deum umectante com um sal, como o cloreto, carbonato ou bicarbonato desódio ou potássio, pode mascarar sabores adstringentes, como aqueles docloreto de zinco, salicilato de zinco, gluconato de zinco, nitrato de prata egluconato de prata.
O documento WO 98/37859 também recomenda a abordagemcom sal, ensinando que o cloreto de sódio ou de amônio, bem como álcali,alcalino-terrosos ou carbonatos de amônio, mascaram o sabor dos sais dezinco facilmente solúveis, especialmente o cloreto, sulfato, Iactato e acetato.
Uma abordagem diferente é oferecida pelo documentoWO 99/20238, cuja invenção emprega um polímero não-iônico para masca-rar a adstringência do cloreto, sulfato, citrato, acetato e tiocianato de zinco.
A invenção do documento WO 00/28952 é mascarar o saborindesejável de um composto de zinco ionizável, como óxido, citrato, cloreto,acetato, hidróxido, fluorossilicato, fluorozirconato, acetato e gluconato comuma combinação sinérgica flavorizante de um óleo e álcool laurílico flavori-zante.
A patente EP 1 072 253 A1 relata que a adstringência do óxidode zinco é reduzida pelo tamanho da partícula, aumentando assim sua áreasuperficial, e uma melhora no sabor é ainda obtida pela combinação destecom Palatinit (isomalte).
A patente US 2003/0202945 utiliza uma abordagem física parao problema do sabor do zinco, incorporando os sais de zinco, especialmentediidrato de citrato de zinco, em seus produtos bucais sob a forma de cápsu-las relativamente grandes.
Por outro lado, as descrições anteriormente mencionadas,principalmente com o objetivo de mascarar o sabor do zinco, o documentoWO 00/61092 aumenta a biodisponibilidade do zinco em um dentifrício, permitindo por meio disso uma redução na quantidade pela tamponagem dodentifrício a um pH de 3 a 5,5.
Apesar dos documentos anteriormente mencionados, aprimo-ramentos adicionais são necessários na formulação do zinco nas composi-ções bucais para resultar na combinação da eficácia antiplaca com saboraceitável.
Foi agora verificado, de forma surpreendente, que os íons car-bonato parecem potencializar a ação do zinco, mas a melhor estética é obti-da quando o teor de carbonato é relativamente baixo comparado ao de zin-co. Sem se ater à teoria, acredita-se que os íons carbonato ajam para mas-carar a biodisponibilidade dos íons de zinco em termos de sua eficácia anti-placa, liberando-os conforme necessário e usando o oxido de zinco insolúvelcomo reservatório potencial de íons de zinco. Isto é de alguma forma sur-preendente, dado que o próprio carbonato de zinco é relativamente insolú-vel. Verificou-se pelos presentes inventores, que se muito carbonato é usa-do, o sabor do produto é afetado e o sabor do zinco torna-se mais notável.Acredita-se que isso se deva ao fato de que a quantidade disponibilizada deíons de zinco é excessiva.
Sumário da Invenção
A presente invenção refere-se a uma composição bucal quecompreende, em um veículo aceitável para uso bucal, de 0,1% a 5% de oxi-do de zinco; e de 0,1% a 5% de uma fonte de íons carbonato selecionada apartir de metal alcalino, carbonatos e bicarbonatos de amônio. A razão mo-lar entre íons carbonato e íons de zinco é de 0,05:1 a 1:1. A composiçãotem boa eficácia antiplaca e sabor agradável. As composições preferenciaissão pastas dentais.Descrição Detalhada da Invenção
Exceto onde especificado em contrário, todas as porcentagense razões aqui utilizadas são em peso do total da composição, e todas asmedições são feitas a 25°C.
As composições bucais da presente invenção podem assumira forma de dentifrício, géis bucais sem enxágüe, enxágües bucais, balas,pastilhas e gomas para mascar. As formas preferenciais são pastas dentais,enxágües bucais e géis bucais sem enxágüe, especialmente pastas dentais.
O termo "veículo aceitável para uso bucal", para uso na pre-sente invenção, inclui quaisquer materiais seguros e eficazes para uso nascomposições da presente invenção. Esses materiais incluem aditivos con-vencionais nas composições para tratamento bucal incluindo, mas não selimitando a fontes de íon fluoreto, agentes anticálculo ou antitártaro, agentesdessensibilizantes, agentes branqueadores dos dentes como fontes de pe-róxido, abrasivos como sílica, agentes fitoterápicos, agentes quelantes, tam-pões, agentes anticoloração, sal de bicarbonato de metal alcalino, materiaisespessantes, umectantes, água, tensoativos, um sistema flavorizante, agen-tes adoçantes, agentes colorantes e misturas dos mesmos.
O termo "dentifrício", para uso na presente invenção, significauma substância para limpeza dos dentes a qual é adequada para aplicaçãocom uma escova de dentes e é removida por enxágüe após o uso. Ele podeser um pó, pasta, gel ou formulação líquida, a menos que especificado deoutro modo. As composições dentifrícias da presente invenção podem serpreparações de fase única, ou de fases duplas ou múltiplas. Uma fase únicapode compreender um veículo líquido com uma ou mais partículas insolú-veis, como um abrasivo dental, dispersas de maneira homogênea em seu30 interior.
Os géis bucais sem enxágüe são produtos destinados à aplica-ção aos dentes ou gengivas e, embora se destinem apenas à aplicaçãotemporária, no que se distinguem de materiais para preenchimento dentalou revestimentos dentais permanentes, não são removidos por enxágüe lo-go em seguida à aplicação, a não ser pela ação normal da saliva. Os mes-mos podem ser aplicados localmente ou espalhados em redor dos dentesou gengivas, como aqueles produtos descritos em WO 2004/017933, que sedestinam ao uso de um dia para outro. Por "enxaguatórios bucais" ou "en-xágües bucais" entende-se produtos líquidos que são colocados ou borrifa-dos na boca, usados em gargarejo e, então, cuspidos.
As composições da presente invenção compreendem umaquantidade efetiva de partículas de óxido de zinco antiplaca. O óxido de zin-co é uma fonte de zinco especialmente útil para composições bucais porquefornece uma maneira eficiente de incorporação de zinco, em peso, e podeser fabricado com alta pureza de forma econômica. Por ser relativamenteinsolúvel, na ausência de outros ingredientes, este não causa um sabor fortee desagradável. Entretanto, sua baixa solubilidade inerente proporciona altaatividade antiplaca. Verificou-se entretanto, que através da formulação a-propriada do restante da composição, pode-se obter boa eficácia antiplaca apartir de teores de óxido de zinco de 0,1% a 5%, de preferência de 0,4% a 1,2%, em peso.
As partículas de óxido de zinco têm, de preferência, um tama-nho médio de partícula de cerca de 0,05 a cerca de 0,5 mícron.
Ainda uma característica essencial da presente invenção éuma fonte de íons carbonato selecionada a partir de metal alcalino, carbona-tos e bicarbonatos de amônio. São preferenciais os carbonatos e bicarbona-tos de metais alcalinos, com mais preferência carbonato de sódio e carbona-to de potássio, e especialmente carbonato de potássio, desde que isto for-neça um aprimoramento adicional na palatabilidade da composição em rela-ção ao uso do sal de sódio.
Embora seja preferível para a eficácia antiplaca da composiçãoque se tenha uma fonte de íons carbonato presente, conforme discutido a-cima, verificou-se que com muito carbonato presente o sabor desagradáveldo zinco pode reaparecer. É então ainda preferível ter-se uma limitação naquantidade de carbonato em relação ao zinco. Em geral, a razão molar entreíons carbonato e zinco deve estar na faixa de cerca de 0,05:1 a cerca de1:1, de preferência de cerca de 0,1:1 a cerca de 0,7:1 e especialmente nafaixa de cerca de 0,15:1 a cerca de 0,45:1. A fonte de íons carbonato podeestar completamente ou parcialmente dissolvida na composição ou podeestar sob a forma de partículas suspensas.
O pH da composição da presente invenção estará geralmentena faixa de cerca de 6 a cerca de 9,5, com mais preferência de cerca de 7,5a cerca de 8,5. O pH de uma composição dentifrícia é medido a partir deuma pasta fluida aquosa do dentifrício a 3:1, isto é, 3 partes de água para 1parte de dentifrício.
Materiais Veículo Aceitáveis para Uso Bucal
O veículo aceitável para uso bucal compreende um ou maisexcipientes ou diluentes sólidos ou líquidos compatíveis, os quais são ade-quados para administração oral tópica. O termo "compatível", para uso napresente invenção, significa que os componentes da composição são capa-zes de ser misturados sem que ocorra alguma interação que reduza subs-tancialmente a estabilidade e/ou eficácia da composição.
Os veículos ou excipientes da presente invenção podem incluiros componentes usuais e convencionais dos dentifrícios, géis não-abrasivos, géis subgengivais, enxaguatórios bucais ou colutórios, nebuliza-dores bucais, gomas para mascar, pastilhas e balas para o hálito, conformedescrito com mais detalhes, mais adiante neste documento.
A escolha de um veículo a ser usado é basicamente determi-nada pela maneira pela qual a composição será introduzida na cavidadebucal. Os materiais veículo para creme dental, gel dental ou similares inclu-em materiais abrasivos, agentes formadores de espuma, aglutinantes,umectantes, agentes flavorizantes e adoçantes, entre outros, conforme a -presentado, por exemplo, na patente U.S. N0 3.988.433, concedida a Bene-dict. Os materiais veículo para formulações de dentifrício bifásico são apre-sentados nas Patentes U.S. N0 5.213.790, concedida em 23 de maio de1993, U.S. N0 5.145.666 concedida em 8 de setembro de 1992 e U.S. N05.281.410, concedida em 25 de janeiro de 1994, todas a Lukacovic et al., enas patentes U.S. N0 4.849.213 e 4.528.180, concedidas a Schaeffer. Osmateriais veículo para enxaguatório bucal, colutório ou nebulizador bucaltipicamente incluem água, agentes flavorizantes e adoçantes, entre outros, conforme apresentado, por exemplo, na patente U.S. N0 3.988.433 concedi-da a Benedict. Materiais veículo para pastilha tipicamente incluem uma basepara bala; os materiais veículo para goma de mascar incluem uma base degoma, agentes flavorizantes e adoçantes, como, por exemplo, na patenteU.S. N0 4.083.955, de Grabenstetter et al. Os materiais veículo para sachêstipicamente incluem uma bolsa do tipo sachê, agentes flavorizantes e ado-çantes. Para géis subgengivais usados para aplicação de ativos no interiorde bolsas periodontais ou em redor das mesmas, é escolhido um "veículopara gel subgengival", conforme apresentado, por exemplo, nas PatentesU.S. N0 5.198.220 e 5.242.910, concedidas a Damani em 30 de março de1993 e 7 de setembro de 1993, respectivamente. Os veículos adequados àpreparação das composições da presente invenção são bem-conhecidos natécnica. Sua seleção dependerá de considerações secundárias como gosto,custo, estabilidade durante o armazenamento, etc.
As composições da presente invenção podem estar sob a for- ma de géis bucais sem enxágüe, que podem ser aquosos ou não-aquosos.Géis aquosos geralmente incluem um agente espessante (de cerca de 0,1%a cerca de 20%), um umectante (de cerca de 10% a cerca de 55%), flavori-zantes, adoçantes e colorantes, conforme desejado, e água qsp 100%. Ascomposições podem compreender um agente anticárie (de cerca de 0,05%a cerca de 0,3% de um íon fluoreto) e um agente anticálculo (de cerca de0,1% a cerca de 13%).
Em uma modalidade preferencial, as composições da presenteinvenção estão sob a forma de dentifrícios, como cremes, géis e pós den-tais. Componentes de tais pastas dentais e géis dentais geralmente incluemum ou mais abrasivos dentais (de cerca de 6% a cerca de 50%), um tensoa-tivo (de cerca de 0,1% a cerca de 2,5%), um agente espessante (de cercade 0,1% a cerca de 5%), um umectante (de cerca de 15% a cerca de 45%),um agente flavorizante (de cerca de 0,04% a cerca de 2%), um agente ado-çante (de cerca de 0,1% a cerca de 3%), um agente colorante (de cerca de0,01% a cerca de 0,5%) e água (de cerca de 2% a cerca de 45%). Essecreme ou gel dental pode, também, incluir um ou mais agentes anticárie (decerca de 0,05% a cerca de 0,3%, sob a forma de um íon fluoreto) e um a-gente anticálculo (de cerca de 0,1% a cerca de 13%). É claro que os pósdentais contêm, substancialmente, apenas componentes não-líquidos.
Outras modalidades da presente invenção são enxaguatóriosbucais ou colutórios e nebulizadores bucais. Os componentes desses enxa-guatórios e nebulizadores bucais tipicamente incluem um ou mais dentreágua (de cerca de 45% a cerca de 95%), etanol (de cerca de 0% a cerca de25%), um umectante (de cerca de 0% a cerca de 50%), um tensoativo (decerca de 0,01% a cerca de 7%), um agente flavorizante (de cerca de 0,04%a cerca de 2%), um agente adoçante (de cerca de 0,1% a cerca de 3%) eum agente corante (de cerca de 0,001% a cerca de 0,5%). Esses enxagua-tórios e nebulizadores bucais podem também incluir um ou mais de um a -gente anticárie (de cerca de 0,05% a cerca de 0,3%, sob a forma de um íonfluoreto) e um agente anticálculo (de cerca de 0,1% a cerca de 3%).
As composições da presente invenção podem, também, estarsob a forma de soluções dentais e fluidos para irrigação. Os componentesdessas soluções dentais geralmente incluem um ou mais dentre água (decerca de 90% a cerca de 99%), conservante (de cerca de 0,01% a cerca de0,5%), agente espessante (de 0% a cerca de 5%), agente flavorizante (decerca de 0,04% a cerca de 2%), agente adoçante (de cerca de 0,1% a cercade 3%) e tensoativo (de 0% a cerca de 5%).
As composições de goma para mascar tipicamente incluem umou mais dentre uma base de goma (de cerca de 50% a cerca de 99%), umagente flavorizante (de cerca de 0,4% a cerca de 2%) e um agente adoçante(de cerca de 0,01% a cerca de 20%).
O termo "pastilha", para uso na presente invenção, inclui: balaspara o hálito, gotas, pastilhas, microcápsulas e formas sólidas de dissoluçãorápida inclusive formas secas por congelamento (tortas, "wafers", películasdelgadas, tabletes) e tabletes comprimidos. O termo "forma sólida de rápidadissolução" para uso na presente invenção, significa que a forma de dosa-gem sólida se dissolve em menos que cerca de 60 segundos, de preferênciamenos que cerca de 15 segundos, após se colocar a forma de dosagem só-lida na cavidade oral. Formas sólidas de rápida dissolução são apresenta-das nos documentos WO 95/33446 e WO 95/11671 cedidos à mesma re-querente; patente U.S. N0 4.642.903, patente US N0 4.946.684, patentesU.S. N0 4.305.502, patente U.S. N0 4.371.516, patente U.S. N0 5.188.825,patente U.S. N0 5.215.756, patente U.S. N0 5.298.261, patente N0 U.S.4.687.662.
As pastilhas incluem sólidos de formato discóide compreen-dendo um agente terapêutico em uma base flavorizada. A base pode seruma bala dura de açúcar, gelatina glicerinada ou uma combinação de açú-car com suficiente mucilagem para a obtenção de uma forma. As formas dedosagem estão descritas de maneira geral em Remington: The Science andPractice of Pharmacy, 19th Ed., Vol. II, Capítulo 92, 1995. Composições depastilha (tipo tablete comprimido) tipicamente incluem uma ou mais cargas(açúcar compressível), agentes flavorizantes e lubrificantes. Microcápsulasdo tipo contemplado na presente invenção são apresentadas na patenteU.S. N0 5.370.864, Peterson et al., concedida em 6 de dezembro de 1994.
Em mais um outro aspecto, a invenção apresenta um imple-mento dental impregnado com a presente composição. O implemento dentalcompreende um implemento para contato com os dentes e outros tecidos dacavidade bucal, estando impregnado com a presente composição. O imple-mento dental pode ser impregnado com fibras incluindo fio ou fita dental,lascas, tiras, películas e fibras poliméricas.
Os tipos de veículo ou excipiente aceitáveis para uso bucal quepodem estar incluídos nas composições da presente invenção, juntamentecom alguns exemplos não-limitadores específicos, são discutidos nos pará-grafos a seguir.
A água é comumente usada como um material veículo nascomposições bucais. É útil como auxiliar de processamento, é benigna àboca e ajuda na rápida formação de espuma de pastas dentais. A água po-de ser adicionada como um ingrediente por si mesmo ou pode estar presen-te como um veículo em outras matérias-primas como sorbitol e Iauril sulfatode sódio. O termo 'água total' para uso na presente invenção significa aquantidade total de água presente na composição, tanto adicionada separa-damente ou como solvente ou veículo para outras matérias-primas, excetoquando presente como água de cristalização em certos sais inorgânicos. Aquantidade de água presente dependerá tipicamente da forma específica dacomposição e pode variar amplamente. Composições de pasta dental prefe-renciais da presente invenção compreendem de 20% a 65%, com mais pre-ferência 30% a 55% de água total.
Um componente opcional, porém preferencial das composi-ções da presente invenção é um umectante. O umectante serve para evitaro endurecimento do dentifrício após a exposição ao ar, para conferir umasensação úmida à boca e, no caso de determinados umectantes, para con-ferir uma doçura ou um sabor desejável. O umectante, em uma base umec-tante pura, geralmente perfaz de cerca de 5% a cerca de 70%, de preferên-cia de cerca de 15% a cerca de 45%, em peso da composição. Os umectan-tes adequados incluem álcoois poliídricos comestíveis, como glicerina, sorbi-tol, xilitol, butileno glicol, polietileno glicol e propileno glicol, especialmentesorbitol e glicerina.
Composições dentifrícias da presente invenção geralmente irãoincluir um tensoativo. Tipos de tensoativo úteis incluem tensoativos aniôni-cos, não-iônicos, catiônicos e à base de betaína. Tensoativos aniônicos po-dem ser incluídos para fornecer propriedades de limpeza e de formação deespuma, e são, tipicamente, usados em uma quantidade de cerca de 0,1% acerca de 2,5%, de preferência de cerca de 0,3% a cerca de 2,5% e com amáxima preferência de cerca de 0,5% a cerca de 2,0%, em peso. Os tenso-ativos catiônicos também podem ser usados, embora seja necessário tomarcuidado quanto à sua compatibilidade com outros ingredientes. Os mesmosseriam, tipicamente, usados em teores similares àqueles dos tensoativosaniônicos adicionais, como também o seriam os tensoativos à base de beta-ína. Alguns tensoativos não-iônicos podem ser úteis em teores substancial-mente maiores, como até 20%, caso deseja-se usá-los na formação de umgel de anel.
Os tensoativos aniônicos úteis à presente invenção incluem ossais solúveis em água de sulfatos de alquila tendo de 10 a 18 átomos decarbono no radical alquila, e os sais solúveis em água de monoglicerídeossulfonatados de ácidos graxos tendo de 10 a 18 átomos de carbono. O Iaurilsulfato de sódio e os coco monoglicerídeo sulfonatos de sódio são exemplosde tensoativos aniônicos desse tipo. São úteis à presente invenção, tam-bém, os tensoativos à base de sarcosinato, de isetionato e de taurato, comosarcosinato de lauroíla, sarcosinato de miristoíla, sarcosinato de palmitoíla,sarcosinato de estearoíla e sarcosinato de oleoíla. Todos os itens anterior-mente mencionados são, geralmente, usados sob a forma de seus sais demetal alcalino ou de amônio.
Verificou-se, ainda, que certos tensoativos sulfoacetato de al-quila como Iauril sulfoacetato de sódio e sulfoacetato sódico de dietil hexilapodem ser também efetivos na redução da adstringência das composiçõescontendo zinco. Os sulfoacetatos podem ser usados para este propósito emadição a outros tensoativos aniônicos.
Exemplos de tensoativos não-iônicos adequados incluem ospoloxâmeros, condensados de óxido de polietileno de alquil fenóis, óxidosde amina terciária de cadeia longa, óxido de fosfina terciária de cadeia lon-ga, sulfóxidos de dialquila de cadeia longa e misturas desses materiais. Ostensoativos à base de betaína preferenciais incluem cocoamido etil betaína,cocoamido propil betaína, Iauramido propil betaína e similares.
Tensoativos catiônicos úteis na presente invenção incluemderivados de compostos amônio quaternário alifático tendo uma cadeia dealquila longa que contém de cerca de 8 a 18 átomos de carbono comocloreto de Iauril trimetil amônio, cloreto de cetilpiridínio, brometo de cetil-trimetil amônio, cloreto de di-isobutil fenóxi etil- dimetil benzil amônio,fluoreto de cetilpiridínio, etc. Alguns destes tensoativos catiônicos sãotambém úteis como agentes antimicrobianos.Na preparação de pastas dentais ou géis, é freqüentementenecessário se adicionar um agente espessante ou aglutinante para forneceruma consistência desejável da composição, características de liberação deativo durante o uso, estabilidade durante o armazenamento e para fornecerestabilidade à composição, etc. Os agentes espessantes podem incluir po-límeros de carboxivinila, carragenina, derivados de celulose não-iônica comohidróxi etil celulose, e sais solúveis em água de derivados de celulose, comocarboximetil celulose sódica. Deve-se, entretanto, reconhecer que os polí-meros aniônicos como polímeros de carboxivinila podem interagir com íonsde zinco de modo a reduzir a efetividade do zinco e a interação pode, tam-bém, ter um efeito indesejável na reologia da composição. Também podemser usadas, na presente invenção, as gomas naturais, como karaia, xanta-na, arábica e tragacanto. Goma de xantana é preferencial. É também prefe-rencial um sistema espessante que compreende uma mistura de goma dexantana e hidróxi etil celulose, que pode fornecer uma composição espes-sada sem viscosidade. Níveis de agente espessante adequados podem si-tuar-se na faixa de cerca de 0,1 a cerca de 5%, e mais altos, se necessário.
Um ingrediente preferencial da presente invenção para umdentifrício, mais especialmente uma pasta dental, é um abrasivo dental. Osabrasivos servem para polir os dentes e/ou remover depósitos da superfície.O material abrasivo contemplado para uso na presente invenção pode serqualquer material que não cause abrasão excessiva à dentina. Os abrasivosadequados incluem agentes de polimento à base de fosfato insolúvel, inclu-sive diversos fosfatos de cálcio como, por exemplo, fosfato dicálcico, fosfatotricálcio, pirofosfato de cálcio, pirofosfato de cálcio em fase beta, diidrato defosfato dicálcico, fosfato de cálcio anidro, metafosfato de sódio insolúvel esimilares. São adequados, também, os abrasivos de tipo giz, como carbona-tos de cálcio e de magnésio, sílicas incluindo xerogéis, hidrogéis, aerogéis eprecipitados, alumina e hidratos da mesma, como alfa-alumina triidrato,aluminossilicatos como silicato de alumínio calcinado e silicato de alumínio,silicatos de magnésio e de zircônio, como trissilicato de magnésio, e resinaspolimerizadas termofixas como produtos da condensação de particulados deuréia e formaldeído, metacrilato de polimetila, polietileno em pó e outros,conforme descrito em US-A-3.070.510, de 25 de dezembro de 1962. Mistu-ras de abrasivos podem, também, ser utilizadas. Abrasivos dentais à basede sílica, de diversos tipos, são preferenciais devido a seus benefícios úni-cos de excepcional limpeza dos dentes e desempenho de polimento semabrasão indevida do esmalte ou da dentina. Os materiais para polimentoabrasivo têm, geralmente, um tamanho médio de partícula de cerca de 0,1 acerca de 30 mícrons e, de preferência, de cerca de 5 a 15 mícrons.
A quantidade total de abrasivo nas composições dentifrícias dainvenção tipicamente está na faixa de cerca de 6% a cerca de 70%, em pe-so; pastas dentais, de preferência, contém de cerca de 10% a cerca de 50%de abrasivos, em peso da composição. As composições de solução dental,nebulizador bucal, enxaguatório bucal e gel não-abrasivo da presente inven-ção tipicamente contêm pouco ou nenhum abrasivo.
Outro ingrediente preferencial é um composto de fluoreto solú-vel em água, usado em uma quantidade suficiente para fornecer uma con-centração de íon fluoreto na composição de cerca de 0,05% a cerca de0,5%, em peso, para fornecer efetividade anticáries. Uma ampla variedadede materiais que fornecem íon fluoreto pode ser empregada como fonte defluoreto solúvel nas presentes composições. As fontes de íon fluoreto repre-sentativas incluem fluoreto estanoso, fluoreto de sódio, fluoreto de potássio,monofluorofosfato de sódio e muitas outras. O fluoreto estanoso e o fluoretode sódio são particularmente preferenciais, bem como misturas dos mes-mos. No entanto, caso o fluoreto de sódio seja usado em combinação compolifosfatos de cadeia longa, o mesmo é de preferência mantido em umafase separada.
Um outro componente opcional das presentes composições éum agente de dessensibilização dentinal para controle da hipersensibilidade,como sais de potássio, cálcio, estrôncio e estanho, incluindo nitrato, cloreto,fluoreto, fosfato, pirofosfato, polifosfato, citrato, oxalato e sulfato.
Outros agentes antimicrobianos podem também ser usados.Estão incluídos entre esses agentes os agentes antimicrobianos não-catiônicos insolúveis em água, como éteres difenílicos halogenados, particu-larmente triclosan e óleos essenciais como timol. Os antimicrobianos solú-veis em água incluem sais de amônio quaternário, como cloreto de cetilpiri-dínio. As enzimas são um outro tipo de ativo que pode ser usado nas pre-sentes composições. As enzimas úteis incluem aquelas que pertencem àcategoria de proteases, enzimas líticas, inibidores de matriz de placa e oxi-dases. As oxidases também apresentam atividade de branqueamen-to/limpeza, em adição a propriedades antimicrobianas. Esses agentes sãodescritos nas patentes U.S. N0 2.946.725, concedida a Norris et al. em 26de julho de 1960, e U.S. N0 4.051.234, concedida a Gieske et al. em 27 desetembro de 1977.
Um outro agente opcional preferencial é um agente anticálculo,como um polifosfato, polifosfonato ou pirofosfato solúvel. Os pirofosfatosusados nas presentes composições podem consistir em qualquer dos saisde pirofosfato de metal alcalino. Sais específicos incluem pirofosfato de me-tal tetra-alcalino, pirofosfato diácido de metal di-alcalino, pirofosfatos mono-ácidos de metal trialcalino e misturas dos mesmos, sendo que os metaisalcalinos são de preferência sódio ou potássio. Os sais são úteis em suasformas tanto hidratadas como não-hidratadas. Uma quantidade eficaz de salde pirofosfato útil à presente composição é, geralmente, suficiente para for-necer ao menos 1,0%, de preferência de cerca de 1,5% a cerca de 6% e,com mais preferência, de cerca de 3,5% a cerca de 6% de íons de pirofosfa-to. Aprecia-se que o teor de íons de pirofosfato seja aquele capaz de serfornecido à composição (isto é, a quantidade teórica em um pH adequado) eque as formas de pirofosfato além de P2O7'4 (por exemplo, (HP2O7"3)) pos-sam estar presentes quando o pH do produto final é estabelecido. Os saisde pirofosfato são descritos com mais detalhes em Kirk & Othmer, Encyclo-pedia of Chemical Technology, Terceira Edição, Volume 17, Wiley-Interscience Publishers (1982). São úteis, também, os polifosfatos solúveis,como tripolifosfato de sódio e hexametafosfato de sódio. Outros agentesanticálculo de cadeia longa desse tipo são descritos em WO 98/22079. Sãoparticularmente preferenciais para uso na presente invenção os sais de poli-fosfato de sódio contendo de cerca de 15 a cerca de 25 unidades fosfato.
Os agentes flavorizantes e adoçantes também estão, de prefe-rência, incluídos nas presentes composições. É uma vantagem da presenteinvenção o fato de poder ser usada uma ampla faixa de ingredientes flavori-zantes. Os agentes flavorizantes e adoçantes adequados são bem-conhecidos na técnica. Os teores adequados de sabor nas presentes com-posições bucais da invenção situam-se na faixa de 0,1% a 5,0%, com maispreferência de 0,5% a 2,0% e, com a máxima preferência, de cerca de 0,7%a cerca de 1,8%, em peso. Tipicamente, um óleo flavorizante será fabricadoem uma etapa separada e compreenderá múltiplos componentes de origemnatural e/ou sintética, de modo a proporcionar um sabor equilibrado que sejaaceitável para uma ampla faixa de pessoas. Os componentes flavorizantespodem ser selecionados de menta, especiarias, frutas, cítricos, ervas, medi-cinais, e tipos comuns de sabores de alimento (por exemplo, chocolate). Al-guns exemplos ilustrativos, mas não-limitadores de tais componentes inclu-em hidrocarbonetos, como limoneno, cariofenileno, mirceno e humuleno;álcool como mentol, linalol, 3-decanol e pinocarveol; cetona como piperito-na, mentona, espicatona e l-carvona; aldeídos como acetaldeído, 3-hexanalou n-octanal; óxidos como mentofurano, oxido de piperitona ou acetato-7 decarvil,7 óxido; ácidos como acético e ocenóico; e sulfetos como sulfeto dedimetila. Os componentes incluem, também ésteres como acetato de menti-la, isobutirato de benzila e acetato de 3-octila. Os componentes flavorizantespodem, também, incluir óleos essenciais como óleo de hortelã por exemplo,de menta piperita e menta arvensis; óleo de menta como aqueles de mentacardíaca e menta spicata; óleo de sálvia, óleo de salsa, óleo de manjerona,óleo de cássia, óleo de cravo-da-índia, óleo de canela, óleo de laranja, óleode lima, óleo de eucalipto e óleo de anis. Outros componentes adequadossão aldeído cinâmico, eugenol, ionona, anetol, eucaliptol, timol, salicilato demetila, vanilina, etil vanilina e extratos de baunilha. Embora seja uma vanta-gem da presente invenção que esta proporcione maior flexibilidade em ter-mos de seleção de sabores, é claro que também podem ser usados os sis-temas flavorizantes descritos na técnica como sendo particularmente ade-quados para fórmulas à base de zinco, como aqueles descritos em US-A-6.306.372 e em WO 00/28952. Os componentes flavorizantes são descritoscom mais detalhes em "Handbook of Flavor Ingredients" de Fenaroli, terceiraedição, volumes 1 e 2, CRC Press, Inc. (1995), e em "Perfume and FlavourChemicals" de Steffen Arctander, Volumes 1 e 2 (1969). Um agente de res-friamento fisiológico também pode ser incorporado ao óleo flavorizante. Oagente refrigerante pode ser qualquer um de uma ampla variedade de mate-riais. Incluídos entre esses materiais estão carboxamidas, mentol, acetais,dióis e misturas desses itens. Agentes refrigerantes preferenciais da presen-te invenção incluem os agentes p-mentano carboxamida como N-etil-p-mentano-3-carboxamida, (conhecido comercialmente como "WS-3") e mistu-ras dos mesmos, e mentona glicerina acetal (conhecida comercialmentecomo "MGA"). Agentes refrigerantes adicionais adequados para a presenteinvenção são apresentados no documento WO 97/06695.
As composições da presente invenção podem incluir, ainda, in-gredientes fitoterápicos como extratos de camomila, cortiça, melissa, alecrime sálvia. Estes e alguns dos componentes flavorizantes derivados de ervas,acima mencionados (como timol), podem ser incluídos em teores suficientespara fornecer uma contribuição ao sabor ou podem ser adicionados em teo-res mais altos, como 1% ou mais, para fornecer um efeito terapêutico maior.
Os agentes adoçantes que podem ser usados incluem sacaro-se, glicose, sacarina, sucralose, dextrose, levulose, lactose, manitol, sorbitol,frutose, maltose, xilitol, sais de sacarina, taumatina, aspartame, D-triptofano,diidrochalconas, acessulfame e sais de ciclamato, especialmente ciclamatosódico, sucralose e sacarina sódica, bem como misturas dos mesmos. Umacomposição contém, de preferência, de cerca de 0,1% a cerca de 3% destesagentes, com mais preferência de cerca de 0,1% a cerca de 1%.
As composições podem incluir, também, pigmentos usuais, co-rantes e opacificantes, como dióxido de titânio.
Aprecia-se que ao selecionar os componentes da lista acima,os componentes escolhidos estejam quimicamente e fisicamente compatí-veis entre si.A natureza da presente invenção será entendida com referên-cia a alguns exemplos não-limitadores.
Exemplos 1 a 3 - Pastas dentais de acordo com a invenção _
<table>table see original document page 18</column></row><table>
Razão molar entre carbonato (íon) e zinco 0,32 0,38 0,38
O óxido de zinco foi adicionado à água purificada e disperso.
O fluoreto de sódio e sacarina sódica foram dissolvidos na dispersão com amistura completa e, então, com a mistura completa a vácuo, os seguintesconjuntos de ingredientes foram adicionados por vez: (i) sorbitol e glicerina;
(ii) sílica hidratada amorfa, goma de xantana, hidróxi etil celulose e misturade carbonato de sódio sendo continuada até a formação de uma pasta lisa;
(iii) Iauril sulfato de sódio e óleos flavorizantes.
O Exemplo 4 abaixo é uma formulação de enxaguatório bucalde acordo com a invenção. A razão molar entre carbonato (íon) e zinco é0,32.<table>table see original document page 19</column></row><table>
O enxaguatório bucal é preparado da seguinte forma:
Adicionar à água purificada (~ 5% do total), benzoato de sódio,sorbato de potássio, ácido cítrico e colorantes. Misturar completamente edissolver para formar uma pré-mistura corante.
Misturar junto, água (aproximadamente 55% do total), etanol eglicerina e, então, adicionar Natrosol 250M (hidróxi etil celulose), flavorizan-te, carbonato de sódio e sacarina sódica. Misturar completamente até queos sólidos sejam totalmente dissolvidos. Adicionar a pré-mistura corante e oóxido de zinco. Adicionar a água restante (aproximadamente 40% do total) emisturar completamente.
O Exemplo 5 é uma formulação de goma para mascar de a-cordo com a invenção. Esta tem uma razão molar entre carbonato (íon) ezinco de 0,25 e é preparada da seguinte forma:
Aquecer a base de goma até o ponto de amolecimento a 57°C(+/- 5o), garantindo que a temperatura seja mantida abaixo de 70°C. Adicio-nar sorbitol, xilitol, licasin, manitol, glicerina, óxido de zinco, carbonato depotássio, dióxido de titânio, flavorizante, mentol, sucralose, acessulfame-K ehexametafosfato de sódio.Misturar todos os ingredientes com uma lâmina misturadoraadequada, mantendo uma temperatura na faixa de 44 - 48°C. Enrolar a pol-pa da goma até a espessura correta e cortar em pedaços. A polpa da gomaé depois seca, revestida, seca e finalmente encerada. Esta deve ser arma-zenada em um recipiente hermético.
<table>table see original document page 20</column></row><table>
1 Um polifosfato linear produzido pela FMC Corporation tendo uma cadeiade P03 com comprimento médio de aproximadamente 21.

Claims (11)

1. Composição bucal, caracterizada pelo fato de compreender:a) de 0,1% a 5% de oxido de zinco;b) de 0,1% a 5% de uma fonte de íons carbonato selecionadaa partir de metal alcalino, carbonatos e bicarbonatos de amônio; ec) um veículo aceitável para uso bucal;sendo que a razão molar entre íons carbonato e íons de zinco é de cerca de0,05:1 a cerca de 1:1.
2. Composição bucal, de acordo com a reivindicação 1, carac-terizada pelo fato de estar sob a forma de uma pasta dental aquosa tendoum pH de cerca de 6 a cerca de 9,5.
3. Composição bucal, de acordo com a reivindicação 1, carac-terizada pelo fato de que a fonte de íons carbonato é selecionada a partir decarbonato de sódio e carbonato de potássio.
4. Composição bucal, de acordo com a reivindicação 3, carac-terizada pelo fato de que a fonte de íons carbonato é carbonato de potássio.
5. Composição bucal, de acordo com a reivindicação 1, carac-terizada pelo fato de que compreende de 0,4 a 1,2%, em peso, de óxido dezinco.
6. Composição bucal, de acordo com a reivindicação 1, carac-terizada pelo fato de que a razão molar entre íons carbonato e íons de zincoé de cerca de 0,1:1 a cerca de 0,7:1.
7. Composição bucal, de acordo com a reivindicação 6, carac-terizada pelo fato de que a razão molar entre íons carbonato e íons de zincoé de cerca de 0,15:1 a cerca de 0,45:1.
8. Composição bucal, de acordo com a reivindicação 2, carac-terizada pelo fato de que a composição tem um pH de cerca de 7,5 a cercade 8,5.
9. Composição bucal, de acordo com a reivindicação 7, carac-terizada pelo fato de estar sob a forma de uma pasta dental e compreenderde 20% a 65% de água total.
10. Composição bucal, de acordo com a reivindicação 9, carac-terizada pelo fato de que compreende de 30% a 55% de água total.
11. Composição bucal sob a forma de uma pasta dental, carac-terizada pelo fato de que compreende:a) de 0,4% a 1,2% de óxido de zinco;b) de 0,1% a 5% de uma fonte de íons carbonato selecionadaa partir de metal alcalino, carbonatos e bicarbonatos de amônio; ec) um veículo aceitável para uso bucal incluindo de 20% a 65%de água total, em peso da composição bucal;sendo que a razão molar entre íons carbonato e íons de zinco é de cerca de-0,15:1 a cerca de 0,45:1.
BRPI0708963-5A 2006-03-22 2007-03-22 composições bucais de zinco BRPI0708963A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP06005851A EP1837009B1 (en) 2006-03-22 2006-03-22 Oral zinc compositions
EP06005851.8 2006-03-22
PCT/IB2007/051016 WO2007107967A1 (en) 2006-03-22 2007-03-22 Oral zinc compositions

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0708963A2 true BRPI0708963A2 (pt) 2011-06-28

Family

ID=36940716

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0708963-5A BRPI0708963A2 (pt) 2006-03-22 2007-03-22 composições bucais de zinco

Country Status (15)

Country Link
US (1) US8778311B2 (pt)
EP (1) EP1837009B1 (pt)
JP (1) JP2009529034A (pt)
KR (1) KR20080104003A (pt)
CN (1) CN101394827A (pt)
AT (1) ATE431128T1 (pt)
AU (1) AU2007228381A1 (pt)
BR (1) BRPI0708963A2 (pt)
CA (1) CA2644164C (pt)
DE (1) DE602006006790D1 (pt)
ES (1) ES2326382T3 (pt)
MX (1) MX2008011610A (pt)
PL (1) PL1837009T3 (pt)
RU (1) RU2008134545A (pt)
WO (1) WO2007107967A1 (pt)

Families Citing this family (30)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB0706787D0 (en) * 2007-04-05 2007-05-16 Glaxo Group Ltd Novel use
CN101292943B (zh) * 2008-06-20 2010-04-14 陕西太和科技股份有限公司 纳米氧化锌牙膏
US20100159037A1 (en) * 2008-12-22 2010-06-24 Yolanda Eustaquio Vitamin Breath Freshener
US20100189663A1 (en) * 2009-01-24 2010-07-29 Gallis Karl W Mouth rinse compositions including chemically modified silica or silicate materials for sustained delivery to tooth surfaces
EP2413888B1 (en) * 2009-04-02 2018-09-05 Colgate-Palmolive Company Dentifrice composition
JP5573120B2 (ja) * 2009-11-20 2014-08-20 ライオン株式会社 練歯磨剤組成物
EP2689807A1 (en) * 2009-12-04 2014-01-29 Colgate-Palmolive Company Oral compositions containing extracts of zizyphus joazeiro and related methods
EP2528663A2 (en) * 2010-01-29 2012-12-05 Colgate-Palmolive Company Oral care product for sensitive enamel care
US20110206749A1 (en) * 2010-02-19 2011-08-25 J.M. Huber Corporation Silica materials for reducing oral malador
US20110236444A1 (en) * 2010-03-25 2011-09-29 Darsillo Michael S Antimicrobial Silica Composites
CN104983593B (zh) * 2010-11-04 2018-11-20 高露洁-棕榄公司 涩味降低的洁齿组合物
RU2013125568A (ru) * 2010-11-04 2014-12-10 Колгейт-Палмолив Компани Композиция средства для ухода за зубами с пониженным вяжущим свойством
WO2012112141A1 (en) * 2011-02-15 2012-08-23 Colgate-Palmolive Company Taste -masked oral care compositions
JP2013001647A (ja) * 2011-06-13 2013-01-07 Tseng Jang Hsien 歯茎の鎮痛、止血および消炎の処方と利用
CA2857941C (en) * 2011-12-16 2019-01-15 Colgate-Palmolive Company Color changing oral compositions containing film
RU2014129753A (ru) * 2011-12-21 2016-02-10 Колгейт-Палмолив Компани Шанхуо и секреторный иммуноглобулин слюны
CA2853651A1 (en) * 2011-12-21 2013-06-27 Colgate-Palmolive Company Methods and products to diagnose and treat heatiness
CN103622850A (zh) * 2013-11-29 2014-03-12 曾凡勇 一种牙齿烟垢去除剂
JP6389629B2 (ja) * 2014-03-31 2018-09-12 ニッタ・ハース株式会社 研磨用組成物
EP3200753B1 (en) * 2014-10-24 2020-12-02 Colgate-Palmolive Company Preparation of zinc citrate-containing oral care compositions
JP2016040306A (ja) * 2015-10-23 2016-03-24 コルゲート・パーモリブ・カンパニーColgate−Palmolive Company 矯味されたオーラルケア組成物
MX2018005915A (es) 2015-11-13 2019-04-04 Procter & Gamble Composiciones dentifricas con fuente de fluoruro doble con captacion de fluoruro mejorada.
WO2017079953A1 (en) * 2015-11-13 2017-05-18 The Procter & Gamble Company Dentifrice compositions with improved fluoride stability
MX2018005911A (es) 2015-11-13 2019-04-04 Procter & Gamble Composiciones dentifricas con captacion de fluoruro mejorada.
WO2017091186A1 (en) * 2015-11-25 2017-06-01 Matthews Robert Richard Sodium fluoride, organic powders and aqueous slurry fluids toothpaste formula free flow dental treatment systems
CN107969115B (zh) * 2016-06-24 2021-12-24 高露洁-棕榄公司 口腔护理组合物及使用方法
JP6962707B2 (ja) * 2017-05-19 2021-11-05 プリマハム株式会社 洗浄剤組成物
JP6917192B2 (ja) * 2017-05-23 2021-08-11 花王株式会社 口腔用組成物
JP2019001747A (ja) * 2017-06-15 2019-01-10 ライオン株式会社 口腔用組成物
WO2020240980A1 (ja) * 2019-05-27 2020-12-03 株式会社ジーシー 歯科用キット及びう蝕の予防方法

Family Cites Families (55)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4154815A (en) 1970-04-01 1979-05-15 Lever Brothers Company Zinc and enzyme toothpowder dentifrice
US3802441A (en) * 1972-01-26 1974-04-09 Brown & Williamson Tobacco Tobacco smoke filter additive
US4100269A (en) 1973-06-28 1978-07-11 Lever Brothers Company Anticalculus dentifrice
US4022880A (en) 1973-09-26 1977-05-10 Lever Brothers Company Anticalculus composition
US4082841A (en) 1975-10-10 1978-04-04 Lever Brothers Company Dentifrice
US4138477A (en) 1976-05-28 1979-02-06 Colgate Palmolive Company Composition to control mouth odor
US4160054A (en) * 1977-11-28 1979-07-03 General Mills, Inc. Plaque inhibiting composition and method
US4144323A (en) 1978-06-15 1979-03-13 Lever Brothers Company Novel anticalculus compositions
US4416867A (en) 1979-06-20 1983-11-22 Lever Brothers Company Oral compositions
US4339432A (en) 1979-06-20 1982-07-13 Lever Brothers Company Oral mouthwash containing zinc and glycine
US4425325A (en) 1979-06-20 1984-01-10 Lever Brothers Company Oral compositions
US4325939A (en) 1980-09-22 1982-04-20 Richardson-Vicks Inc. Zinc derivatives and their use in dental compositions
GB2084870B (en) 1980-10-10 1985-05-09 Muhlemann R Hans Oral compositions containing pyrimidine amine compounds and zinc salts
US4289755A (en) 1980-11-03 1981-09-15 Richardson-Vicks Inc. Stable mouthwash compositions containing zinc and fluoride compounds
US4469674A (en) 1981-09-03 1984-09-04 Richardson-Vicks Inc. Stable oral compositions containing zinc and fluoride compounds
US4568540A (en) 1984-04-18 1986-02-04 Johnson & Johnson Oral hygiene compositions
US4664906A (en) 1984-08-30 1987-05-12 Johnson & Johnson Products Inc. Oral compositions
US4647452A (en) 1985-11-08 1987-03-03 Lever Brothers Company Oral compositions of salicylamides and zinc salts for the synergistic inhibition of dental plaque
US4814164A (en) 1986-03-10 1989-03-21 Colgate-Palmolive Company Solid antitartar mouth deodorant composition
US4814163A (en) 1986-03-10 1989-03-21 Colgate-Palmolive Company Solid antitartar mouth deodorant
US5000944A (en) 1989-06-09 1991-03-19 Colgate-Palmolive Company Zinc-containing oral products with reduced astringency
US5188820A (en) 1989-10-05 1993-02-23 Chesebrough-Pond's Usa Co., Dividion Of Conopco, Inc. Method of inhibiting plaque on teeth by applying an oral composition
US4992259A (en) 1990-01-03 1991-02-12 Johnson & Johnson Consumer Products, Inc. Stable oral composition of zinc
US5085850A (en) 1990-11-09 1992-02-04 Warner-Lambert Company Anti-plaque compositions comprising a combination of morpholinoamino alcohol and metal salts
BR9307689A (pt) 1992-12-18 1999-08-31 Procter & Gamble Composições orais contendo agentes anti-placa, anti-cálculo
EP0675706A1 (en) 1992-12-18 1995-10-11 The Procter & Gamble Company Oral compositions containing antiplaque, anticalculus agents
US5326554A (en) * 1993-04-23 1994-07-05 The Procter & Gamble Company Oral compositions for treating plaque and gingivitis
WO1994026244A1 (en) * 1993-05-19 1994-11-24 Church & Dwight Co., Inc. Oral care compositions containing zinc oxide particles and sodium bicarbonate
US5385727A (en) * 1993-05-19 1995-01-31 Church & Dwight Co., Inc. Dentifrices containing zinc oxide particles and sodium bicarbonate
WO1994026245A1 (en) 1993-05-19 1994-11-24 Church & Dwight Co., Inc. Oral care compositions containing zinc oxide particles
US5330748A (en) * 1993-05-19 1994-07-19 Church & Dwight Co., Inc. Dentifrices containing zinc oxide particles
US5302373A (en) * 1993-06-10 1994-04-12 Church & Dwight Co., Inc. Liquid mouthwash containing a particulate bicarbonate suspension
US5372803A (en) 1993-09-02 1994-12-13 Chesebrough-Pond's Usa Co., Division Of Conopco, Inc. Dental compositions with zinc and bicarbonate salts
GB9411747D0 (en) 1994-06-11 1994-08-03 Boots Co Plc Oral hygiene composition
US5587147A (en) 1994-06-30 1996-12-24 Church & Dwight Co., Inc. Aqueous zinc-polyamide complex solution
US5624906A (en) * 1994-12-08 1997-04-29 Lever Brothers Company, Division Of Conopco, Inc. Oral hygiene compositions comprising heteroatom containing alkyl aldonamide compounds
GB9503240D0 (en) 1995-02-20 1995-04-12 Unilever Plc Preparation
WO1996037183A2 (en) 1995-05-26 1996-11-28 Warner-Lambert Company Compositions capable of masking astringent taste sensations
US5714447A (en) 1996-01-24 1998-02-03 Church & Dwight Co., Inc. Deodorant soap or detergent composition containing a zinc compound and a polyamine
AU6290698A (en) 1997-02-28 1998-09-18 Fertin A/S An oral composition suitable for use in oral hygiene and dental care
WO1999020238A1 (en) 1997-10-23 1999-04-29 Warner-Lambert Company Metal ion-containing oral products with reduced astringency
US6015547A (en) * 1997-10-27 2000-01-18 Church & Dwight Co., Inc. Stable solution of zinc ions and bicarbonate and/or carbonate ions
US5855873A (en) 1997-10-27 1999-01-05 Church Dwight & Co., Inc. Stable solution of zinc and bicarbonate ions
JP3719874B2 (ja) 1998-04-24 2005-11-24 サンスター株式会社 口腔用組成物
US6169118B1 (en) 1998-11-12 2001-01-02 Block Drug Company, Inc. Flavor blend for masking unpleasant taste of zinc compounds
US6221340B1 (en) 1999-04-08 2001-04-24 Warner-Lambert Company Zinc containing dentifrice compositions
JP4558122B2 (ja) * 2000-01-14 2010-10-06 株式会社資生堂 抗菌防カビ剤及び抗菌防カビ組成物
GB0016067D0 (en) 2000-06-30 2000-08-23 Procter & Gamble Oral compositions
AU2002311922A1 (en) * 2001-05-15 2002-11-25 The Procter And Gamble Company Oral care compositions
US6592849B2 (en) 2001-06-21 2003-07-15 Colgate Palmolive Company Chewing gum to control malodorous breath
RU2195256C1 (ru) * 2001-07-30 2002-12-27 Пятигорская государственная фармацевтическая академия Зубная паста
US6723305B2 (en) 2002-03-04 2004-04-20 Colgate Palmolive Company Anti-microbial breath freshening mouthrinse
US6592852B1 (en) 2002-04-25 2003-07-15 Unilever Home & Personal Care Usa, Division Of Conopco, Inc. Zinc citrate beads in oral compositions
US20040052736A1 (en) 2002-09-12 2004-03-18 The Procter & Gamble Company Dentifrice compositions comprising talc
US7879315B2 (en) 2002-11-19 2011-02-01 Showa Yakuhin Kako Co., Ltd. Agent for dissolving dental calculi and dental caries

Also Published As

Publication number Publication date
KR20080104003A (ko) 2008-11-28
RU2008134545A (ru) 2010-04-27
MX2008011610A (es) 2008-09-22
ES2326382T3 (es) 2009-10-08
EP1837009A1 (en) 2007-09-26
US20070224134A1 (en) 2007-09-27
DE602006006790D1 (de) 2009-06-25
US8778311B2 (en) 2014-07-15
CA2644164C (en) 2011-07-26
ATE431128T1 (de) 2009-05-15
CA2644164A1 (en) 2007-09-27
EP1837009B1 (en) 2009-05-13
AU2007228381A1 (en) 2007-09-27
CN101394827A (zh) 2009-03-25
WO2007107967A1 (en) 2007-09-27
PL1837009T3 (pl) 2009-10-30
JP2009529034A (ja) 2009-08-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CA2644164C (en) Oral zinc compositions
RU2162319C1 (ru) Составы для чистки зубов, содержащие полифосфат и фторид
US8906347B2 (en) Oral stannous compositions
US6169118B1 (en) Flavor blend for masking unpleasant taste of zinc compounds
US20060099152A1 (en) Zinc-containing dentifrice compositions having improved taste
CA2676194C (en) Oral polyphosphate compositions
EP0901366B1 (en) Anticalculus dentifrice containing highly soluble pyrophosphate
CA2769317A1 (en) Oral care compositions which comprise stannous, potassium and monofluorophosphate
JPS6185310A (ja) 香味が改善された抗歯苔性歯みがき
US20090214609A1 (en) Oral Polyphosphate Compositions
AU1707699A (en) Compositions for inhibiting gingivitis
ZA200104070B (en) Flavour blend for masking unpleasant taste of zinc compounds.

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE 6A. ANUIDADE(S).

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2225 DE 27/08/2013.