BRPI0707977A2 - liga e ánodo para uso eletrodeposição de metais - Google Patents

liga e ánodo para uso eletrodeposição de metais Download PDF

Info

Publication number
BRPI0707977A2
BRPI0707977A2 BRPI0707977-0A BRPI0707977A BRPI0707977A2 BR PI0707977 A2 BRPI0707977 A2 BR PI0707977A2 BR PI0707977 A BRPI0707977 A BR PI0707977A BR PI0707977 A2 BRPI0707977 A2 BR PI0707977A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cobalt
anode
alloy
electrodeposition
calcium
Prior art date
Application number
BRPI0707977-0A
Other languages
English (en)
Inventor
R David Prengaman
Andreas Siehmund
Original Assignee
Rsr Techologies Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rsr Techologies Inc filed Critical Rsr Techologies Inc
Publication of BRPI0707977A2 publication Critical patent/BRPI0707977A2/pt
Publication of BRPI0707977B1 publication Critical patent/BRPI0707977B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C22METALLURGY; FERROUS OR NON-FERROUS ALLOYS; TREATMENT OF ALLOYS OR NON-FERROUS METALS
    • C22CALLOYS
    • C22C11/00Alloys based on lead
    • C22C11/06Alloys based on lead with tin as the next major constituent
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C25ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES; APPARATUS THEREFOR
    • C25CPROCESSES FOR THE ELECTROLYTIC PRODUCTION, RECOVERY OR REFINING OF METALS; APPARATUS THEREFOR
    • C25C1/00Electrolytic production, recovery or refining of metals by electrolysis of solutions
    • C25C1/06Electrolytic production, recovery or refining of metals by electrolysis of solutions or iron group metals, refractory metals or manganese
    • C25C1/08Electrolytic production, recovery or refining of metals by electrolysis of solutions or iron group metals, refractory metals or manganese of nickel or cobalt
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C25ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES; APPARATUS THEREFOR
    • C25CPROCESSES FOR THE ELECTROLYTIC PRODUCTION, RECOVERY OR REFINING OF METALS; APPARATUS THEREFOR
    • C25C1/00Electrolytic production, recovery or refining of metals by electrolysis of solutions
    • C25C1/06Electrolytic production, recovery or refining of metals by electrolysis of solutions or iron group metals, refractory metals or manganese
    • C25C1/10Electrolytic production, recovery or refining of metals by electrolysis of solutions or iron group metals, refractory metals or manganese of chromium or manganese
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C25ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES; APPARATUS THEREFOR
    • C25CPROCESSES FOR THE ELECTROLYTIC PRODUCTION, RECOVERY OR REFINING OF METALS; APPARATUS THEREFOR
    • C25C1/00Electrolytic production, recovery or refining of metals by electrolysis of solutions
    • C25C1/12Electrolytic production, recovery or refining of metals by electrolysis of solutions of copper
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C25ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES; APPARATUS THEREFOR
    • C25CPROCESSES FOR THE ELECTROLYTIC PRODUCTION, RECOVERY OR REFINING OF METALS; APPARATUS THEREFOR
    • C25C7/00Constructional parts, or assemblies thereof, of cells; Servicing or operating of cells
    • C25C7/02Electrodes; Connections thereof

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Metallurgy (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Electrochemistry (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Electrolytic Production Of Metals (AREA)

Abstract

LIGA E áNODO PARA USO NA ELETRODEPOSIçãO DE METAIS. é descrita uma liga de chumbo, cálcio e estanho que recebeu adição de cobalto. A liga é útil na formação de ânodos a serem empregados nas células de eletrodeposição. As células de eletrodeposição contendo as ligas de cobalto são especificamente apropriadas aos metais de eletrodeposição, tais como, cobre, a partir dos eletrólitos de ácido sulfúrico. Os ânodos contendo cobalto aperfeiçoam a eficiência da evolução de oxidação no ânodo durante a eletrodeposição e reduzem a corrosão do ânodo.

Description

"LIGA E ÂNODO PARA USO NA ELETRODEPOSIÇÃO DE METAIS"
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Ligas de chumbo, cálcio e estanho vêm sendo empregadas, há muitos anos, comoânodos de eletrodeposição para eletrodeposição de cobre. Prengaman e outros na4.373.654 desenvolveu o primeiro ânodo laminado de chumbo, cálcio e estanho. Esses â-nodos vêm sendo usados na manutenção da eletrodeposição de cobre desde a década de80. Os ânodos que utilizam ligas de chumbo, cálcio e estanho laminados possuem uma vidalonga. A combinação do teor de cálcio e estanho em conjunto com o trabalho mecânico pro-duziu um material com resistência mecânica alta para impedir distorção, curvamento e cur-tos-circuitos, enquanto em operação. A combinação de estanho e cálcio reduz a taxa decorrosão, promove a formação de uma camada de corrosão condutiva na superfície do âno-do e melhora a estabilidade do ânodo levando à vida útil aperfeiçoada do ânodo. Prenga-man realizou aperfeiçoamentos na anexação das folhas de liga laminadas à barra condutorade cobre na 6.131.798. Na 5.172.850 de Prengaman e outros, a barra condutora de cobre éprotegida do ataque por revestimento da mesma com uma camada de cobre eletrodeposita-do sobre a barra condutora de cobre, assim aperfeiçoando a resistência ao ácido.
A despeito dos aperfeiçoamentos na vida útil dos ânodos de eletrodeposição de co-bre, os ânodos são corroídos pelo oxigênio gerado no processo de eletrodeposição. No "Im-proved Copper Electrowinning Operations Using Wrought Pb, Ca, Sn Anodes," Cu 99 Inter-national Symposium, outubro de 1999, Prengaman descreve a corrosão do ânodo. O oxigê-nio se expande tanto como gás oxigênio ou difusões através do produto de corrosão sobre asuperfície do ânodo para a superfície de chumbo onde ele reage com a liga de chumbo paracorroer o ânodo. É importante produzir uma camada de corrosão completa e uniforme, com-pacta, fina, aderente e condutora de PbO2 sobre a superfície do ânodo, de modo que o oxi-gênio possa ser expandido de modo eficiente.
Uma vez que o produto de corrosão se torna mais fino, ele começa a desenvolverpequenas rachaduras paralelas à superfície do ânodo. Essas rachaduras resultam, eventu-almente, na produção de flocos não aderentes sobre a superfície do ânodo. O produto decorrosão pode então ser desalojado da superfície por bolhas de oxigênio geradas na super-fície do ânodo. Se os flocos contatarem o cátodo, eles poderão ser reduzidos em chumbometálico e se infiltrarem no cátodo.
A taxa de corrosão está relacionada à temperatura do eletrólito e densidade de cor-rente da célula de eletrodeposição. Quanto maior a densidade da corrente e mais alta for atemperatura, mais rápida será a taxa de corrosão. Além das condições da célula de eletro-deposição, o eletrólito freqüentemente contém manganês. O manganês pode reagir com oproduto de corrosão de PbO2 na superfície do óxido, tornando o mesmo menos estável eaderente e assim mais suscetível ao derramamento. Isso foi descrito por Prengaman no Cu87 volume 3 e Electrometallurgy of Copper Ed. de W. Cooper, G. Loyas, G. Vearte, página387.
De modo a reduzir a taxa de corrosão do ânodo, aumentar evolução do oxigênio ereduzir os efeitos prejudiciais do manganês, o cobalto vêm sendo adicionado aos eletrólitosde eletrodeposição de cobre. A adição de cobre às soluções de eletrodeposição foi descritaprimeiro por O. Hyvarinen, P&D tese de 1971 e mais recentemente por Yu e 0'Keefe em J.Electrochem Society 146 (4) 1999, página 1.361, "Evolution of Lead Anode Reactions in AcidSulfate Eletrolytes I. Lead Anodes with Cobalt Additives."
O cobalto despolariza a reação de evolução do oxigênio conduzindo à evoluçãomais fácil do oxigênio. Isso resulta em corrosão reduzida do ânodo, qualidade do cátodo decobre aperfeiçoada e vida mais longa do ânodo. Os íons cobalto são absorvidos no produtode corrosão de chumbo. A análise do produto de corrosão mostra a presença de cobalto.
O cobalto é adicionado ao eletrólito em uma quantidade geralmente de 50-300 ppm.Jenkins e outros, em Copper 99 Vol. IV Hydrometallurgy of Copper Electrolyte Cooper-Leach, Solvent Extraction and Electrowinning World Operation Data, inspeciona as condi-ções operacionais de 34 tanques de alojamento de eletrodeposição de cobre. De modo amanter o teor de cobalto do eletrólito, o cobalto deve ser adicionado continuamente paraobtenção da sangria do eletrólito desse sistema, de modo a controlar as impurezas no ele-trólito. A adição de cobalto varia de 100 a 800 g por tonelada de cátodo de cobre. A perdado cobalto na sangria é um custo maior na operação do tanque de alojamento de cobre.
BREVE SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[08] Essa invenção se refere às ligas de chumbo apropriadas para emprego nosmetais de eletrodeposição, especialmente cobre, a partir de soluções de ácido sulfúrico. Ainvenção envolve a adição de cobalto a uma liga de chumbo, cálcio e estanho que é empre-gada para ânodos para metais de eletrodeposição. A liga pode também conter estrôncio,bário, prata e/ou alumínio e é preferivelmente laminada. Quando aplicado sobre uma super-fície de eletrodeposição, o ânodo produz uma supertensão de oxigênio mais baixa em com-paração aos ânodos semelhantes fabricados de ligas que não contêm cobalto. A invençãose refere à liga, ânodo, célula e método de eletrodeposição usando uma célula contendo oânodo.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
A presente invenção provê uma liga apropriada para uso como um ânodo para me-tais de eletrodeposição. De acordo com a invenção, cobalto é adicionado à liga de chumbo,estanho, cálcio que é convencionalmente empregada para formar os ânodos. A liga podeconter bário ou estrôncio no lugar ou além do cálcio. Além disso, prata ou alumínio podeestar presente. A liga pode também conter quantidades de traço de materiais presentes nochumbo reciclado.Mais especificamente, a liga é uma liga de chumbo contendo 0,03 — 0,10% de cál-cio, 0,5 - 2,5% de estanho e 0,005 - 0,300% de cobalto. Deve ser entendido que todas asporcentagens aqui se referem às porcentagens em peso. É mais preferido que a razão deestanho para cálcio seja de pelo menos 14:1.
A quantidade de cálcio na liga é preferivelmente de pelo menos 0,05%. É tambémpreferido que o cálcio não exceda 0,08%.
Com relação ao estanho, é preferível que a liga contenha pelo menos 1,0%. É tam-bém preferível que o estanho não exceda 2,2%.
O cobalto está presente desejavelmente em pelo menos 0,005% da liga, e maispreferivelmente pelo menos 0,01% da liga. O limite superior de cobalto na liga é desejavel-mente não superior a 0,100% e mais preferivelmente não superior a 0,040%.
Uma liga de chumbo especificamente preferida da presente invenção conterá 0,05a 0,08% de cálcio, 1,0 a 2,2% de estanho e 0,005 a 0:100%, mais preferivelmente 0,005 a0,040% de cobalto.
A liga pode conter, adicionalmente, alumínio em uma quantidade de 0,001 —0,035%. O alumínio impede a oxidação do cálcio durante o processamento. Preferivelmenteo alumínio não excede a 0,008%.
A liga da invenção pode conter 0,002 - 0,10% de prata, mais preferivelmente 0,002a 0,080% de prata. A prata reduz a corrosão, adiciona propriedades mecânicas e torna oânodo mais resistente à alteração estrutural em temperaturas elevadas. Uma vez que adensidade de corrente na eletrodeposição de cobre é aumentada, um aumento na tempera-tura operacional do eletrólito promove condições de deposição aperfeiçoadas para o cátodo.
Temperaturas maiores aumentam a taxa de corrosão do ânodo de chumbo e temperaturasmaiores aumentam a chance de recristalização ou alterações estruturais no material de â-nodo, o que pode aumentar a corrosão. A recristalização também resulta em perda das pro-priedades mecânicas. Adições de prata restringem o movimento limítrofe do grão, mantendoas propriedades mecânicas, reduzindo a extensão gradual e alterações estruturais na liga.Se o teor de prata não for alto o suficiente, não haverá prata suficiente no material para res-tringir o movimento limítrofe de grão em temperaturas elevadas. O teor de prata utilizado émuito menor que o dos ânodos empregados para eletrodeposição de zinco.
A liga mais preferida da invenção é uma liga de chumbo contendo cerca de 0,07%de cálcio, cerca de 1,4% de estanho, cerca de 0,015% de cobalto, cerca de 0,02% de pratae cerca de 0,008% de alumínio.
As ligas da invenção podem ser usadas como ânodos para metais de eletrodeposi-ção, tais como, cobre, níquel ou manganês. De modo a formar o ânodo da invenção, a ligapode ser fundida em um lingote e deformada por laminação para uma redução de pelo me-nos 1,5:1. A laminação reorienta a estrutura do grão na direção da laminação. Materiais for-jados possuem resistência maior à corrosão e defeitos de fundição que os ânodos fundidos.É mais preferido que o material seja laminado a uma razão de deformação superior a 4:1.
Os ânodos da invenção podem ser usados nas células de eletrodeposição e méto-dos. Em uma modalidade preferida, a invenção compreende uma célula de eletrodeposiçãoaperfeiçoada possuindo um ânodo, um cátodo e um eletrólito de ácido sulfúrico onde o a-perfeiçoamento compreende o emprego de ânodo contendo cobalto descrito acima. Os âno-dos da invenção podem ser empregados para efetuar eletrodeposição aperfeiçoada de me-tais, tais como, cobre, níquel e manganês. Os ânodos possuem aplicabilidade específicapara metais de eletrodeposição nos eletrólitos de ácido sulfúrico. O método aperfeiçoado dainvenção possui aplicabilidade específica ao cobre. Os ânodos da invenção exibem expan-são mais eficaz do oxigênio e consequentemente maior resistência à corrosão.
Foi descoberto que os ânodos contendo chumbo, cálcio e estanho e cobalto ouchumbo, cálcio e estanho, cobalto e prata são despolarizados quando corroídos em um ele-trólito de ácido sulfúrico em comparação ao mesmo material sem cobalto. A despolarizaçãopode ser de 20-100 mv. Acredita-se que esse efeito benéfico é obtido quando o cobalto éadicionado às ligas de chumbo, cálcio e estanho empregadas para formar o ânodo, uma vezque o cobalto intoxica a camada de corrosão. Como uma conseqüência, quando a camadade corrosão é criada sobre um ânodo fabricado da liga da invenção contendo cobalto, ocomportamento do ânodo é semelhante aquele de um ânodo de chumbo, cálcio e estanho(não contendo cobalto) quando é operado em uma solução de eletrólito contendo 200 ppmde cobalto. A despeito dos ânodos não contendo cobalto, quando o ânodo da invenção éempregado, não existe a necessidade de reabastecimento de cobalto no eletrólito, a fim deobter os efeitos benéficos de cobalto na expansão de oxigênio.
Além disso, o produto de corrosão desenvolvido nos ânodos contendo cobalto émais fino e menos sujeito à remissão de PbSO4 que o mesmo material sem cobalto. Umavez que a camada de corrosão se forma, ela é plenamente estancada pelo cobalto. Confor-me a camada de corrosão é fragmentada e o ânodo é lentamente corroído, uma nova ca-mada de corrosão se forma sendo estancada pelo cobalto da liga e consequentemente man-tém os potenciais inferiores para a evolução do oxigênio.
Exemplo
Materiais de Amostra
Para determinar os benefícios do cobalto na evolução do oxigênio, três ligas foramavaliadas:
Amostra 1: Uma liga de chumbo contendo 0,078% em peso de cálcio, 1,35% empeso de estanho e 0,005% em peso de alumínio e laminada a 0,635 cm de espessura foiempregada como o material de base para comparação do comportamento dos vários mate-riais de liga de ânodo.Amostra 2: Uma liga de chumbo contendo 0,058% em peso de cálcio, 2,0% em pe-so de estanho, 0,012% em peso de prata, 0,0145% em peso de cobalto e 0,005% em pesode alumínio, e foi laminada a 0,635 cm de espessura usando taxa de redução de 5:1.
Amostra 3: Uma terceira liga contendo 0,059% em peso de cálcio, 2,15% em pesode estanho, 0,015% em peso de cobalto e 0,062% em peso de prata e 0,005% em peso dealumínio foi laminada a 0,635 cm usando uma taxa de redução de 5:1.
Conforme mostrado a seguir, a adição de cobalto à liga de ânodo reduziu a quanti-dade de corrosão e melhorou a eficiência da evolução do oxigênio.Teste de Evolução da Oxidacão
As três amostras de teste de liga de ânodo em um primeiro grupo foram polidas eoxidadas por 5 horas a 30 mA/cm2 em 180 g/l de H2SO4 (Eletrólito 1). Três amostras em umsegundo grupo foram polidas e oxidadas por 5 horas a 30 mA/cm2 em um eletrólito de 180g/l de H2SO4 contendo 0,2 g/l Co (Eletrólito 2). Os resultados do teste são vistos na Tabela1.
Tabela 1
<table>table see original document page 6</column></row><table>
As amostras contendo cobalto mostraram cerca de 20 mv de despolarização duran-te a oxidação para formar a camada de corrosão em comparação ao mesmo material semcobalto. Quando oxidadas em uma solução contendo cobalto de 200 ppm de cobalto (Eletró-lito 2), todas as amostras foram mais altamente despolarizadas e nenhuma diferença signifi-cativa foi vista entre as amostras.
As amostras foram lavadas e secas e então cicladas em 180 g/l de H2SO4 a 30mA/cm2 para determinar os efeitos da estancagem da camada de corrosão de PbO2 peloestanho, cobalto e prata o que ocorreu durante a criação da camada de corrosão. Os resul-tados são mostrados no teste de ciclo de lavagem e secagem.
A amostra da linha de base mostrou uma redução no potencial para 2,13v a partirde 2,14 v. Acredita-se que isso se deva à estancagem da camada de corrosão criada com oestanho. A amostra 2 com a adição de cobalto mostrou uma despolarização de 40 mv maisem relação ao material da linha de base. A amostra 3 exibiu uma despolarização de 90 mvem comparação ao material de linha de base e 110 mv em relação ao potencial de linha debase original. As amostras que oxidaram na solução de 200 ppm de cobalto (Eletrólito 2)mostraram polarização semelhante aos materiais contendo cobalto de cerca de 30 mv maisbaixo que a linha de base.
Os resultados mostram que o desenvolvimento da camada de corrosão em uma so-lução que não contém cobalto exibiu despolarização significativa dos ânodos contendo co-balto. No caso do exemplo 3, a despolarização foi quase a mesma que no desenvolvimentoda camada de corrosão na solução contendo alto teor de cobalto.
Nas ligas contendo cobalto, a camada de corrosão formada recentemente foi es-tancada com cobalto e permaneceu absorvida na camada de corrosão mesmo após lava-gem, secagem e ciclagem. A quantidade de cobalto no produto de corrosão na superfície doânodo foi de 25-30% inferior em relação aquela do ânodo de metal de base. A camada decorrosão estancada era quase tão ativa quanto a camada de corrosão desenvolvida do ele-trólito contendo alto teor de cobalto.
Conforme a camada de corrosão era fragmentada, o cobalto da liga pode continuara estancar a camada de corrosão formada recentemente, pelo que, provendo cobalto paramanter a despolarização do ânodo.

Claims (20)

1. Liga de chumbo e estanho, CARACTERIZADA pelo fato de que contém mais de-0% de um elemento selecionado do grupo consistindo em cálcio, bário e estrôncio e tambémcontendo entre 0,005 e 0,300% de cobalto.
2. Liga, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que con-tém 0,03 a 0,10% de cálcio, 0,5 a 2,5% de estanho e 0,005 a 0,300% de cobalto.
3. Liga, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADA pelo fato de que con-tém até 0,08% de cálcio, até 2,2% de estanho e até 0,1% de cobalto.
4. Liga, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADA pelo fato de que con-tém pelo menos 0,05% de cálcio, pelo menos 1,0% de estanho e pelo menos 0,01% de co-balto.
5. Liga, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADA pelo fato de que con-tém não mais de 0,04% de cobalto.
6. Liga, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que con-tém 0,05 a 0,08% de cálcio, 1,0 a 2,2% de estanho e 0,01 a 0,100% de cobalto.
7. Liga, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADA pelo fato de que com-preende, adicionalmente, até 0,1% de prata.
8. Liga, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADA pelo fato de que con-tém 0,002 a 0,08% de prata.
9. Liga, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADA pelo fato de que com-preende, adicionalmente, até 0,035% alumínio.
10. Liga, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADA pelo fato de quecompreende, adicionalmente, 0,001 a 0,035% alumínio.
11. Ânodo de eletrodeposição, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende aliga de acordo com a reivindicação 1.
12. Ânodo de eletrodeposição, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende aliga de acordo com a reivindicação 2.
13. Ânodo de eletrodeposição, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende aliga de acordo com a reivindicação 6.
14. Ânodo de eletrodeposição, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende aliga de acordo com a reivindicação 7.
15. Ânodo de eletrodeposição, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende aliga de acordo com a reivindicação 9.
16. Célula para metais de eletrodeposição contendo um ânodo, um cátodo e um e-letrólito, o aperfeiçoamento CARACTERIZADO pelo fato de que compreende o ânodo deacordo com a reivindicação 11.
17. Célula, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADA pelo fato de queo eletrólito é ácido sulfúrico.
18. Método de eletrodeposição de um metal em uma célula de eletrodeposição, oaperfeiçoamento CARACTERIZADO pelo fato de que compreende eletrodeposição do metalempregando o ânodo de acordo com a reivindicação 11.
19. Método, de acordo com a reivindicação 18, CARACTERIZADO pelo fato de quea eletrodeposição é conduzida em um eletrólito de ácido sulfúrico.
20. Método, de acordo com a reivindicação 18, CARACTERIZADO pelo fato de queo metal sendo eletrodeposto é selecionado do grupo consistindo em cobre, níquel e manga-nês.
BRPI0707977-0A 2006-02-23 2007-01-04 Liga e ânodo para uso na eletrodeposição de metais BRPI0707977B1 (pt)

Applications Claiming Priority (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/361,146 US7704452B2 (en) 2006-02-23 2006-02-23 Alloy and anode for use in the electrowinning of metals
US11/361,143 2006-02-23
US11/361,146 2006-02-23
PCT/US2007/000143 WO2007106197A2 (en) 2006-02-23 2007-01-04 Improved alloy and anode for use in the electrowinning of metals

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0707977A2 true BRPI0707977A2 (pt) 2011-05-17
BRPI0707977B1 BRPI0707977B1 (pt) 2014-02-04

Family

ID=38427060

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0707977-0A BRPI0707977B1 (pt) 2006-02-23 2007-01-04 Liga e ânodo para uso na eletrodeposição de metais

Country Status (13)

Country Link
US (1) US7704452B2 (pt)
EP (1) EP2024133A4 (pt)
JP (1) JP4864101B2 (pt)
CN (1) CN101389442B (pt)
AR (1) AR059478A1 (pt)
AU (1) AU2007225408B2 (pt)
BR (1) BRPI0707977B1 (pt)
CA (1) CA2641316C (pt)
MX (1) MX2008010649A (pt)
MY (1) MY147635A (pt)
PE (1) PE20071053A1 (pt)
WO (1) WO2007106197A2 (pt)
ZA (1) ZA200807033B (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9060687B2 (en) 2009-10-02 2015-06-23 Sharp Kabushiki Kaisha Device for monitoring blood vessel conditions and method for monitoring same
WO2011114578A1 (ja) 2010-03-19 2011-09-22 シャープ株式会社 測定装置および測定方法、ならびに、測定結果処理装置、測定システム、測定結果処理方法、制御プログラムおよび記録媒体
CN102465313A (zh) * 2010-11-17 2012-05-23 北京有色金属研究总院 一种电积铜用铅基惰性阳极的预处理方法
FI125711B (en) * 2012-12-21 2016-01-15 Outotec Oyj Electrode for the electrolysis process
CN103668340A (zh) * 2013-11-18 2014-03-26 广西南宁市蓝天电极材料有限公司 一种电解锰阳极板及制造方法
CN104611609B (zh) * 2015-02-13 2016-08-24 昆明理工恒达科技股份有限公司 一种有色金属电积用低银铅合金多元阳极材料的制备方法
CN105755509A (zh) * 2016-05-13 2016-07-13 广西宜州申亚锰业有限责任公司 一种电解锰阳极板及其制造方法
CN106400050A (zh) * 2016-09-21 2017-02-15 东莞市联洲知识产权运营管理有限公司 一种从废铜液中制备高质量电积铜的方法
CN114232035A (zh) * 2021-12-21 2022-03-25 贵州省新材料研究开发基地 湿法冶金用改性阳极及其制备方法

Family Cites Families (29)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SU502967A1 (ru) * 1974-01-16 1976-02-15 Ленинградский Ордена Ленина Политехнический Институт Им.М.И. Калинина Сплав на основе свинца
US4050961A (en) * 1974-11-22 1977-09-27 Knight Bill J Method for casting anodes
US4358518A (en) * 1980-05-27 1982-11-09 General Motors Corporation Wrought lead-calcium-strontium-tin (±barium) alloy for battery components
US4373654A (en) * 1980-11-28 1983-02-15 Rsr Corporation Method of manufacturing electrowinning anode
JPS6096782A (ja) * 1984-02-29 1985-05-30 Onahama Smelt & Refining Co Ltd 銅電解用Pb合金アノード
GB2182348B (en) * 1985-09-13 1989-08-23 Nippon Dia Clevite Co Aluminium alloy and its use in a two-layer bearing material
JPH01159340A (ja) * 1987-12-16 1989-06-22 Furukawa Battery Co Ltd:The 蓄電池用鉛基合金
US5434025A (en) * 1991-03-26 1995-07-18 Gnb Battery Technologies Inc. Battery grids and plates and lead-acid batteries made using such grids and plates
US5298350A (en) * 1991-03-26 1994-03-29 Gnb Incorporated Calcium-tin-silver lead-based alloys, and battery grids and lead-acid batteries made using such alloys
US5691087A (en) * 1991-03-26 1997-11-25 Gnb Technologies, Inc. Sealed lead-acid cells and batteries
RU2012623C1 (ru) * 1991-10-31 1994-05-15 Юлия Алексеевна Щепочкина Сплав на основе свинца
RU2012624C1 (ru) * 1992-04-23 1994-05-15 Юлия Алексеевна Щепочкина Сплав на основе свинца
FR2745009B1 (fr) * 1996-02-16 1998-05-07 Metaleurop Sa Alliages plomb-calcium, notamment pour grilles d'accumulteurs
US5834141A (en) * 1997-04-18 1998-11-10 Exide Corporation Positive grid alloys
ES2324504T3 (es) * 1997-05-07 2009-08-07 Exide Technologies Placa positiva y celda de plomo-acido y aleaciones de estas.
US5948566A (en) * 1997-09-04 1999-09-07 Gnb Technologies, Inc. Method for making lead-acid grids and cells and batteries using such grids
WO2001053549A1 (en) * 2000-01-19 2001-07-26 Rsr Technologies, Inc. Alloy for thin positive grid for lead acid batteries and method for manufacture of grid
US6649306B2 (en) * 2000-01-19 2003-11-18 Rsr Technologies, Inc. Alloy for thin positive grid for lead acid batteries and method for manufacture of grid
CA2813651C (en) * 2000-03-03 2014-07-08 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for participating in group communication services in an existing communication system
EP1325523A2 (en) * 2000-08-11 2003-07-09 Exide Technologies Lead-acid batteries and positive plate and alloys therefor
US6953641B2 (en) * 2001-01-05 2005-10-11 Johnson Controls Technology Company Battery grid
US6699620B2 (en) * 2001-07-19 2004-03-02 Delphi Technologies, Inc. Lead alloy surface coating for positive lead-acid battery grids and methods of use
US7034678B2 (en) * 2002-07-02 2006-04-25 Tri-Sentinel, Inc. First responder communications system
US20080037461A1 (en) * 2004-04-14 2008-02-14 Biltz Gregory F System and Method for Managing Communication Interoperability Switches
EP1587258A3 (en) * 2004-04-16 2010-04-21 Intracom S.A. Defense Electronic Systems Wideband intercom and secure pocket radio (WISPR)
US7508840B2 (en) * 2004-05-28 2009-03-24 Bae Systems Information And Electronic Systems Integration Inc. Mobile temporary incident area network for local communications interoperability
JP4395740B2 (ja) * 2004-07-05 2010-01-13 三菱マテリアル株式会社 蓄電池用Pb−Sn−Ca−Al系鉛合金板の製造方法
US20060114847A1 (en) * 2004-12-01 2006-06-01 Rachida Dssouli User agent and super user agent for cluster-based multi-party conferencing in ad-hoc networks
US7643445B2 (en) * 2005-07-18 2010-01-05 Mutualink, Inc. Interoperable communications system and method of use

Also Published As

Publication number Publication date
PE20071053A1 (es) 2007-10-28
AR059478A1 (es) 2008-04-09
WO2007106197A2 (en) 2007-09-20
US7704452B2 (en) 2010-04-27
JP2009527652A (ja) 2009-07-30
US20070193879A1 (en) 2007-08-23
MY147635A (en) 2012-12-31
WO2007106197A3 (en) 2008-01-10
CA2641316A1 (en) 2007-09-20
BRPI0707977B1 (pt) 2014-02-04
CA2641316C (en) 2012-03-13
JP4864101B2 (ja) 2012-02-01
EP2024133A2 (en) 2009-02-18
ZA200807033B (en) 2009-06-24
CN101389442B (zh) 2013-03-27
MX2008010649A (es) 2008-11-12
AU2007225408A1 (en) 2007-09-20
CN101389442A (zh) 2009-03-18
AU2007225408B2 (en) 2010-12-09
EP2024133A4 (en) 2010-10-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0707977A2 (pt) liga e ánodo para uso eletrodeposição de metais
Lai et al. Electrochemical performance of a Pb/Pb-MnO2 composite anode in sulfuric acid solution containing Mn2+
Petrova et al. Investigation of the processes of obtaining plastic treatment and electrochemical behaviour of lead alloys in their capacity as anodes during the electroextraction of zinc I. Behaviour of Pb Ag, Pb Ca and PB Ag Ca alloys
Hrussanova et al. Influence of temperature and current density on oxygen overpotential and corrosion rate of Pb–Co3O4, Pb–Ca–Sn, and Pb–Sb anodes for copper electrowinning: Part I
US4253933A (en) Electrode substrate alloy for use in electrolysis
Zhang et al. Lead-silver anode behavior for zinc electrowinning in sulfuric acid solution
Lashgari et al. Lead‐Silver Anode Degradation during Zinc Electrorecovery Process: Chloride Effect and Localized Damage
Ilkhchi et al. The effect of additives on anode passivation in electrorefining of copper
CN1879239B (zh) 电池用负极活性物质材料、电池用负极罐、电池用负极锌板、锰干电池及其制造方法
Pavlov et al. Mechanism of the action of Ag and As on the anodic corrosion of lead and oxygen evolution at the Pb/PbO (2− x)/H2O/O2/H2SO4 electrode system
Moats et al. Investigation of nucleation and plating overpotentials during copper electrowinning using the galvanostatic staircase method
JPH01502202A (ja) チタンベース合金組成物及び陽極構造体
Cifuentes et al. Corrosion and protection of lead anodes in acidic copper sulphate solutions
De Oliveira et al. Study of the effect of mannitol on ZnNi alloy electrodeposition from acid baths and on the morphology, composition, and structure of the deposit
US3389064A (en) Electrolytic refining of copper and tank house electrolyte useful therein
CN100483811C (zh) 铅钙锶稀土蓄电池板栅合金
US4517065A (en) Alloyed-lead corrosion-resisting anode
CA2214879A1 (en) Polyacrylic acid additives for copper electrorefining and electrowinning
Markovic et al. Treatment of Waste Copper Electrolytes Using Insoluble and Soluble Anodes
US2305133A (en) Anode
Zhang Performance of lead anodes used for zinc electrowinning and their effects on energy consumption and cathode impurities
Stanković The Effect of Fe (II) ions on kinetics and mechanism of anodic dissolution and cathodic deposition of copper
US3014850A (en) Recovery of high purity copper from copper scrap
KR100571796B1 (ko) Ag-Cu 공정계 합금의 도금방법
CN115652377A (zh) 电解铜箔制备中降低阳极析氧电位的方法

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 04/01/2007, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time
B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)