BRPI0621861A2 - sistema de estabilização inter-espinhal - Google Patents

sistema de estabilização inter-espinhal Download PDF

Info

Publication number
BRPI0621861A2
BRPI0621861A2 BRPI0621861-0A BRPI0621861A BRPI0621861A2 BR PI0621861 A2 BRPI0621861 A2 BR PI0621861A2 BR PI0621861 A BRPI0621861 A BR PI0621861A BR PI0621861 A2 BRPI0621861 A2 BR PI0621861A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
intermediate part
fragments
holes
spinal
spinal anchor
Prior art date
Application number
BRPI0621861-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Sami Khalife
Original Assignee
Sami Khalife
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sami Khalife filed Critical Sami Khalife
Publication of BRPI0621861A2 publication Critical patent/BRPI0621861A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B17/00Surgical instruments, devices or methods, e.g. tourniquets
    • A61B17/56Surgical instruments or methods for treatment of bones or joints; Devices specially adapted therefor
    • A61B17/58Surgical instruments or methods for treatment of bones or joints; Devices specially adapted therefor for osteosynthesis, e.g. bone plates, screws, setting implements or the like
    • A61B17/68Internal fixation devices, including fasteners and spinal fixators, even if a part thereof projects from the skin
    • A61B17/70Spinal positioners or stabilisers ; Bone stabilisers comprising fluid filler in an implant
    • A61B17/7062Devices acting on, attached to, or simulating the effect of, vertebral processes, vertebral facets or ribs ; Tools for such devices

Abstract

Sistema de estabilização inter-espinhal. Composto de três elementos e caracterizado em que dois de seus elementos denominados de peças de ancoramento espinhal (1,3) se fixam às apófises espinhais superiores e inferiores e o terceiro elemento denominado de peça intermediária (2) se interpõe entre as outras duas para garantir a separação do espaço inter-espinhal e a mobilidade do dispositivo nos três planos espaciais.

Description

"SISTEMA DE ESTABILIZAÇAO INTER-ESPINHAL
A presente invenção concerne um material destinado a ser implantado à altura das vértebras entre as apófises espinhais para melhorar a estabilidade intervertebral (ao depositar a tensão do aparelho capsulo-ligamentário, ampliando seus buracos de conjugação e diminuindo a pressão no espaço do disco e entre as facetas articulares) e evitar, a cada vez que isso for possível, a artrodese por meio das doenças degenerativas, desestabilizantes e sintomáticas.
A invenção concerne mais particularmente a aperfeiçoamentos a esse tipo de implante. Muitos modelos de implantes inter-espinhais desse tipo existem atualmente, e, apesar das melhoras sucessivas desenvolvidas pelos fabricantes, nenhum desses implantes provê uma satisfação completa.
Geralmente os implantes inter-espinhais são em monobloco, seja em metal, seja em materiais rígidos (PEEK, etc), ou ainda em materiais flexíveis (poliuretano recoberto de tecido de poliéster ou tecido de poliéster plano enrolado em cilindro).
Os modos de fixação são concebidos de tal forma que podem ser dificilmente fixados além de que o local por sua vez exerce uma tensão de aperto difícil de ser avaliada constantemente. Isso resulta quer numa fixação muito rígida podendo por vezes gerar uma artrodese sendo que essa não é o intuito, quer numa fixação insuficiente que pode acabar se soltando com o decorrer do tempo gerando um impacto doloroso entre o implante e a espinha.
O implante conforme a invenção permite remediar de forma eficaz o problema primordial da adaptação do implante a todas as variações anatômicas e fisiológicas.
O implante conforme a invenção é composto de três elementos: duas peças de ancoragem espinhal rígidas podendo ser de formas variadas idênticas ou não, e uma peça intermediária de espaçamento e de consistência física variáveis permitindo regular à vontade a altura e elasticidade da montagem. A peça intermediária se encaixa entre as peças de ancoragem espinhal.
Conforme uma característica da invenção, as interfaces entre as peças de ancoragem espinhal e a peça intermediária são de formas planas ou cilíndricas permitindo à montagem ser fixa móvel em rotação assim de forma a assegurar uma estabilidade satisfatória e durável.
Conforme uma outra característica da invenção, o implante pode ser fixado à espinha por um dispositivo metálico que perfura o osso transversalmente, ou por um dispositivo ligamentário flexível contornando a espinha.
Conforme uma disposição vantajosa da invenção, a forma do implante e os modos de fixação são concebidos de tal forma que podem equipar dois espaços adjacentes ou mais se necessário.
Assim, o sistema de estabilização inter-espinhal conforme a invenção é composto de três elementos e é caracterizado de forma que dois de seus elementos denominados de peças de ancoramento espinhal se fixam aos apófises espinhais superiores e inferiores e um terceiro elemento denominado peça intermediária se interpõe entre as outras duas para garantir a separação do espaço inter-espinhal e a mobilidade do dispositivo nos três planos espaciais.
Conforme uma característica complementar, as peças de ancoramento espinhal possuem no lado oposto à espinha os orifícios de formas diversas, ou os fragmentos que se encaixam à peça intermediária pelos fragmentos ou orifícios correspondentes, para assegurar a mobilidade do sistema.
Conforme uma outra característica, a peça intermediária destinada a se colocar entre as peças de ancoragem espinhal é de diferentes formas e alturas, munida ou não de perfurações ou de fragmentos, e fabricada com diferentes tipos de materiais, para facilitar os movimentos entre os diferentes elementos do dispositivo.
Adicionando que a peça intermediária é, por exemplo, de forma elíptica, que se encaixa nos orifícios de mesmo formato nas peças de ancoramento espinhal, para garantir um movimento multidirecional ao dispositivo.
Note também que a peça intermediária é munida de fragmentos cilíndricos que se encaixam nos orifícios correspondentes das peças de ancoragem espinhal.
Conforme uma outra característica, as peças de ancoragem espinhal são munidas de orifícios cilíndricos para receber os fragmentos cilíndricos da peça intermediária formando assim um dispositivo móvel em rotação.
Segundo uma variante, as peças de ancoragem espinhal são munidas de orifícios oblongos para receber os fragmentos cilíndricos da peça intermediária formando assim um dispositivo móvel em rotação e em deslizamento lateral.
Segundo uma outra variante de execução, a peça intermediária é munida de um orifício roscado na frente para facilitar a preensão e montagem, e perfurada por túneis transversais permitindo a fixação do sistema por um dispositivo ligamentário flexível aproveitando acessoriamente o efeito do amortecimento. Adicionando que a peça intermediária é constituída de uma face plana para permitir as rotações e as translações antero-posteriores e laterais e uma face esférica para permitir as inclinações anteriores, posteriores e laterais. A montagem permite uma mobilidade nos três planos espaciais.
Outras características e vantagens da invenção vão surgir da descrição que se segue por conta dos desenhos anexos que são apresentados como exemplos não limitativos.
As figuras 1 a 9 representam as diferentes peças do sistema conforme a invenção.
As figuras 1 a 3 ilustram um primeiro modo de realização dito "sistema móvel".
A figura 1 é uma vista frontal do sistema móvel em encaixe.
A figura 2 é uma vista lateral do sistema móvel em encaixe.
A figura 3 é uma vista em perspectiva das três peças do sistema móvel separadas.
As figuras 4 a 6 ilustram um segundo modo de realização dito "sistema fixo".
A figura 4 é uma vista frontal do sistema fixo.
A figura 5 é uma vista lateral do sistema fixo.
A figura 6 é uma vista em perspectiva das três peças do sistema fixo.
As figuras 7 a 9 representam um terceiro modo de realização dito "sistema esférico".
A figura 7 é uma vista frontal do sistema esférico.
A figura 8 é uma vista em perspectiva das três peças do sistema esférico.
A figura 9 é uma outra vista em perspectiva do sistema esférico.
Os desenhos anexados ilustram a invenção. Serão descritos a seguir, fazendo referência às figuras 1 a 9 as características e funcionamento do "sistema de estabilização inter-espinhal".
O sistema conforme a invenção é composto de três elementos, duas peças de ancoragem (1,3), a saber, uma peça de ancoragem espinhal superior (1), uma peça intermediária (2) e uma peça de ancoragem inferior (3).
Conforme uma característica da invenção, todos os elementos são usinados com materiais biocompatíveis metálicos ou não, e podem se adaptar a todas as variantes anatômicas.
Conforme uma concepção vantajosa, as peças de ancoragem espinhal (1, 3) são constituídas de um corpo em forma de canal (4) com uma garganta (7) de seção cilíndrica, de paredes laterais dilatadas (5) perfuradas por dois orifícios (6) alinhados horizontalmente permitindo a preensão e fixação, utilizando um dispositivo metálico cujos picos sejam arredondados e sem gume. A base plana (10) das peças de ancoragem espinhal (1,3) em seus dois primeiros modos de execução constitui a interface na superfície plana (12) da peça intermediária (2).
Conforme uma segunda concepção vantajosa, as peças de ancoragem espinhal (1,3) possuidoras, à sua base, de orifícios (9) de diferentes formas ou de fragmentos por onde venham a se encaixar na peça intermediária (2) em seus fragmentos (13) ou orifícios correspondentes.
Conforme uma concepção vantajosa os orifícios (9) das peças de ancoragem espinhal poderão ser de uma seção quadrangular para o modelo fixo (fig. 6), circular (fig. 3) para permitir os movimentos de rotação, ou oblongo para permitir os movimentos de rotação e deslizamento lateral.
As peças de ancoragem espinhal (1, 3) possuidoras de achatamentos (8) ou facetas, anteriores e posteriores, com uma ranhura mediana (11), facilitam o alinhamento e montagem.
Conforme uma outra característica da invenção, a peça intermediária (2) destinada a se interpor entre as peças de ancoragem espinhal (1,3) pode ser de diferentes formas e alturas, munida ou não de fragmentos (13) ou orifícios.
Conforme uma característica essencial da invenção, a peça intermediária (2) poderá ser munida de fragmentos cilíndricos (13) que se encaixarão nos orifícios cilíndricos (9) das peças de ancoragem espinhal (1,3) para formar um- dispositivo móvel em rotação. Quando os orifícios (9) das peças de ancoragem espinhal (1,3) são oblongos o dispositivo se torna móvel em rotação e deslizamento lateral.
As extremidades dos fragmentos (13) da peça intermediária (2) incluem um entalhe (14) para evitar conflito com a espinha.
A peça intermediária (2) pode ser de forma de paralelepípedo, com as facetas de encaixe (17) correspondentes aos orifícios de mesma forma (10) das peças de encaixe espinhal (1, 3)
A peça intermediária pode ter características mecânicas variáveis a fim de fazer um efeito de amortecimento se necessário.
A peça intermediária (2) é perfurada de túneis transversais horizontais (15, 16) permitindo a fixação do sistema à espinha por um dispositivo Iigamentar flexível e aproveitando acessoriamente o efeito amortecedor.
A peça intermediária (2) pode ser munida de um orifício anterior rosqueado (18) para facilitar a preensão e montagem.
Bem entendido, a invenção não está limitada aos modos de realização descritos e representados de forma exemplificativa, mas ela compreende assim todas as técnicas equivalentes e também suas combinações.
Dessa forma, a figura 9, que ilustra uma variante a ser denominada de sistema esférico, conforme a qual a cooperação entre a peça intermediária (2) e a peça de ancoragem superior (1) se faz graça a um apoio esférico por combinação da face de apoio (10) da peça intermediária e a face de apoio (20) da peça de ancoragem (1) sendo as duas faces esféricas e em cooperação de formas.

Claims (9)

1. Sistema de estabilização inter-espinhal composto de três elementos e caracterizado em que dois de seus elementos denominados de peças de ancoramento espinhal (1,3) se fixam às apófises espinhais superiores e inferiores e o terceiro elemento denominado de peça intermediária (2) se interpõe entre as outras duas para garantir a separação do espaço inter-espinhal e a mobilidade do dispositivo nos três planos espaciais.
2. Sistema conforme a reivindicação 1, caracterizado em que as peças de ancoramento espinhal (1, 3) possuem no lado oposto à espinha orifícios (9) de formas diversas, ou fragmentos que se encaixam à peça intermediária (2) pelos fragmentos (13) ou pelos orifícios correspondentes, para assegurar a mobilidade do sistema.
3. Sistema conforme a reivindicação 1 ou 2, caracterizado em que a peça intermediária (2) destinada a se colocar entre as peças de ancoragem espinhal (1,3) é de diferentes formas e alturas, munida ou não de perfurações ou de fragmentos (13), e fabricada com diferentes tipos dé materiais, para facilitar os movimentos entre os diferentes elementos do dispositivo.
4. Sistema conforme qualquer uma das reivindicações 1, 2 e 3, caracterizado em que a peça intermediária (2) é de forma elíptica, que se encaixa nos orifícios de mesmo formato nas peças de ancoramento espinhal (1, 3), para garantir um movimento multidirecional ao dispositivo.
5. Sistemas conforme qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado em que a peça intermediária (2) é munida de fragmentos cilíndricos (13) que se encaixam nos orifícios correspondentes (9) das peças de ancoragem espinhal (1, 3).
6. Sistema conforme qualquer uma das reivindicações precedentes caracterizado em que as peças de ancoragem espinhal (1, 3) são munidas de orifícios cilíndricos (9) para receber os fragmentos cilíndricos (13) da peça intermediária (2) formando assim um dispositivo móvel em rotação.
7. Sistema conforme qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado em que as peças de ancoragem espinhal (1,3) são munidas de orifícios oblongos (9) para receber os fragmentos cilíndricos (13) da peça intermediária (2) formando assim um dispositivo móvel em rotação e em deslizamento lateral.
8. Sistema conforme qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado em que a peça intermediária (2) é munida de um orifício roscado (18) na frente para facilitar a preensão e montagem, e é perfurada por túneis transversais (15,16) permitindo a fixação do sistema por um dispositivo ligamentário flexível aproveitando acessoriamente o efeito do amortecimento.
9. Sistema conforme qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado em que a peça intermediária (2) é constituída de uma face plana para permitir as rotações e as translações ântero-posteriores e laterais e uma face esférica (19) para permitir as inclinações anteriores, posteriores e laterais. A montagem permite uma mobilidade nos três planos espaciais.
BRPI0621861-0A 2006-07-03 2006-07-03 sistema de estabilização inter-espinhal BRPI0621861A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/FR2006/001589 WO2008003835A1 (fr) 2006-07-03 2006-07-03 Systeme de stabilisation inter-epineux

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0621861A2 true BRPI0621861A2 (pt) 2011-12-20

Family

ID=37889976

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0621861-0A BRPI0621861A2 (pt) 2006-07-03 2006-07-03 sistema de estabilização inter-espinhal

Country Status (9)

Country Link
US (1) US20090254122A1 (pt)
EP (1) EP2040632B1 (pt)
JP (1) JP2009540997A (pt)
AT (1) ATE466533T1 (pt)
AU (1) AU2006345898A1 (pt)
BR (1) BRPI0621861A2 (pt)
CA (1) CA2656231A1 (pt)
DE (1) DE602006014222D1 (pt)
WO (1) WO2008003835A1 (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8241330B2 (en) 2007-01-11 2012-08-14 Lanx, Inc. Spinous process implants and associated methods
US9055981B2 (en) 2004-10-25 2015-06-16 Lanx, Inc. Spinal implants and methods
US9265532B2 (en) 2007-01-11 2016-02-23 Lanx, Inc. Interspinous implants and methods
US9173686B2 (en) * 2007-05-09 2015-11-03 Ebi, Llc Interspinous implant
US9381047B2 (en) 2007-05-09 2016-07-05 Ebi, Llc Interspinous implant
KR101003166B1 (ko) 2008-05-13 2010-12-22 박춘근 추궁간 지지체
CN102448392A (zh) 2009-03-31 2012-05-09 兰克斯股份有限公司 棘突植入物及相关方法
US8388656B2 (en) 2010-02-04 2013-03-05 Ebi, Llc Interspinous spacer with deployable members and related method
US8945185B2 (en) 2011-02-02 2015-02-03 Colorado State University Research Foundation Interspinous spacer devices for dynamic stabilization of degraded spinal segments
FR2977139B1 (fr) 2011-06-30 2014-08-22 Ldr Medical Implant inter-epineux et instrument d’implantation
US11812923B2 (en) 2011-10-07 2023-11-14 Alan Villavicencio Spinal fixation device
ITPI20120022A1 (it) * 2012-02-27 2013-08-28 Marco Ceccarelli Dispositivo distanziatore intervertebrale
US9554831B2 (en) 2014-04-21 2017-01-31 Warsaw Orthopedic, Inc. Intervertebral spinal implant and method
US9622872B2 (en) 2014-09-23 2017-04-18 Warsaw Orthopedic, Inc. Intervertebral spinal implant and method

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2722980B1 (fr) * 1994-07-26 1996-09-27 Samani Jacques Implant vertebral inter-epineux
US5860977A (en) * 1997-01-02 1999-01-19 Saint Francis Medical Technologies, Llc Spine distraction implant and method
US6048342A (en) * 1997-01-02 2000-04-11 St. Francis Medical Technologies, Inc. Spine distraction implant
FR2775183B1 (fr) * 1998-02-20 2000-08-04 Jean Taylor Prothese inter-epineuse
EP1185221B1 (en) * 1999-06-04 2005-03-23 SDGI Holdings, Inc. Artificial disc implant
FR2811540B1 (fr) * 2000-07-12 2003-04-25 Spine Next Sa Implant intervertebral amortissant
ITFI20030084A1 (it) * 2003-03-28 2004-09-29 Cousin Biotech S A S Protesi vertebrale interlaminare
DE10330698B4 (de) * 2003-07-08 2005-05-25 Aesculap Ag & Co. Kg Zwischenwirbelimplantat
US7011685B2 (en) * 2003-11-07 2006-03-14 Impliant Ltd. Spinal prostheses
US7235103B2 (en) * 2004-01-13 2007-06-26 Rivin Evgeny I Artificial intervertebral disc
US7763073B2 (en) * 2004-03-09 2010-07-27 Depuy Spine, Inc. Posterior process dynamic spacer
US7883532B2 (en) * 2005-04-25 2011-02-08 Spineco, Inc. Vertebral pars interarticularis clamp a new spine fixation device, instrumentation, and methodology
US20070005064A1 (en) * 2005-06-27 2007-01-04 Sdgi Holdings Intervertebral prosthetic device for spinal stabilization and method of implanting same
US7691130B2 (en) * 2006-01-27 2010-04-06 Warsaw Orthopedic, Inc. Spinal implants including a sensor and methods of use
US20070233096A1 (en) * 2006-02-13 2007-10-04 Javier Garcia-Bengochea Dynamic inter-spinous device

Also Published As

Publication number Publication date
WO2008003835A1 (fr) 2008-01-10
CA2656231A1 (fr) 2008-01-10
ATE466533T1 (de) 2010-05-15
DE602006014222D1 (de) 2010-06-17
US20090254122A1 (en) 2009-10-08
AU2006345898A1 (en) 2008-01-10
EP2040632B1 (fr) 2010-05-05
EP2040632A1 (fr) 2009-04-01
JP2009540997A (ja) 2009-11-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0621861A2 (pt) sistema de estabilização inter-espinhal
KR101074180B1 (ko) 비금속 정형외과용 플레이트
CN101801296B (zh) 具有防返回特征的外科植入物
US8236031B2 (en) Flexible and static interspinous/inter-laminar spinal spacers
US8241332B2 (en) Distance-keeping inter-process implant
EP2323573B1 (en) Anterior transpedicular screw-and-plate system
ES2236470T3 (es) Implante vertebral interespinoso.
JP4227020B2 (ja) 多軸頭部を備える骨固定用インプラント
EP2446843B1 (en) Interspinous spacer assembly
BRPI0603787B1 (pt) Ventral plate
US20080249528A1 (en) Rotating Interspinous Device
US20140228960A1 (en) Cervical implant for dogs
EP3222230A1 (en) Spacer for laminoplasty
US20150374510A1 (en) Intervertebral implant with improved shape of the fixing plate
KR101200758B1 (ko) 후궁간 지지체
US20070162003A1 (en) Device for the lateral stabilization of the spine
US20070162004A1 (en) Device for the lateral stabilization of the spine
PL217862B1 (pl) Odciążeniowo-dynamiczny przyrząd międzykręgowy
KR100960158B1 (ko) 척추 임플란트 보조장치
BRPI0706495A2 (pt) sistema de placa e parafusos pediculares e suas aplicações
EP3383293B1 (en) Device for reconstructing a spinous process and spinal fixing equipment comprising said device
CN109431662A (zh) 腰椎后路椎板重建装置

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2261 DE 06/05/2014.