BRPI0618701A2 - dispoistivo de tensionamento para máquinas de tricÈ circulares - Google Patents

dispoistivo de tensionamento para máquinas de tricÈ circulares Download PDF

Info

Publication number
BRPI0618701A2
BRPI0618701A2 BRPI0618701-3A BRPI0618701A BRPI0618701A2 BR PI0618701 A2 BRPI0618701 A2 BR PI0618701A2 BR PI0618701 A BRPI0618701 A BR PI0618701A BR PI0618701 A2 BRPI0618701 A2 BR PI0618701A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tensioning
fabric
piece
rollers
cutting
Prior art date
Application number
BRPI0618701-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Tiberio Lonati
Original Assignee
Santoni & C Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Santoni & C Spa filed Critical Santoni & C Spa
Publication of BRPI0618701A2 publication Critical patent/BRPI0618701A2/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D04BRAIDING; LACE-MAKING; KNITTING; TRIMMINGS; NON-WOVEN FABRICS
    • D04BKNITTING
    • D04B15/00Details of, or auxiliary devices incorporated in, weft knitting machines, restricted to machines of this kind
    • D04B15/88Take-up or draw-off devices for knitting products
    • DTEXTILES; PAPER
    • D04BRAIDING; LACE-MAKING; KNITTING; TRIMMINGS; NON-WOVEN FABRICS
    • D04BKNITTING
    • D04B15/00Details of, or auxiliary devices incorporated in, weft knitting machines, restricted to machines of this kind
    • D04B15/38Devices for supplying, feeding, or guiding threads to needles
    • D04B15/44Tensioning devices for individual threads
    • DTEXTILES; PAPER
    • D04BRAIDING; LACE-MAKING; KNITTING; TRIMMINGS; NON-WOVEN FABRICS
    • D04BKNITTING
    • D04B35/00Details of, or auxiliary devices incorporated in, knitting machines, not otherwise provided for
    • D04B35/34Devices for cutting knitted fabrics

Abstract

DISPOSITIVO DE TENSIONAMENTO PARA MáQUINAS DE TRICÈ CIRCULARES. Trata-se de um dispositivo de tensionamento (1) para máquinas de tricó circulares (3) compreendendo uma estrutura de suporte (2) a ser montada, de forma giratória, abaixo de uma máquina de tricó circular (3), meios de corte (9) associados à estrutura de suporte (2) e projetados para cortar um tecido de malha em peça tubular (5) produzido pela máquina de tricó circular (3), meios (11) para abrir e estirar e peça (5) cortada em uma única camada de tecido, meios para coletar (16) a peça (5) estirada em uma única camada pelos referidos meios de abertura e estiramento (11), e meios para tensionar (12) a peça (5) de tecido de malha, projetados para tensionar a peça (5) de tecido a fim de permitir a produção correta da peça (5) de tecido pela máquina de tricó (3), meios de tensionamento (12) estes que são dispostos à montante dos meios de abertura e estiramento (11).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para DISPOSITIVO DE TENSIONAMENTO PARA MÁQUINAS DE TRICÔ CIRCULARES".
A presente invenção refere-se a um dispositivo de tensionamento para máquinas de tricô circulares.
Em particular, o dispositivo é do tipo "ABERTO" e permite o corte automático e progressivo do tecido de malha tubular produzido pela máquina de tricô, a expansão do tecido de malha e de suas emendas laterais obtidas pelo estiramento e corte de uma única camada de tecido da peça expandida, e a coleta da referida peça, seja enrolada ou dobrada dependendo dos vários casos. O dispositivo compreende uma estrutura de suporte giratória situada abaixo da máquina de tricô circular, um elemento de expansão de tecido permitindo formar, de maneira adequada, o tecido tubular durante seu movimento para frente, meios de corte posicionados a jusante dos elementos de expansão de tecido e projetados para cortar o tecido tubular longitudinalmente ao longo de uma geratriz, meios para abrir e estirar o tecido cortado em uma única camada de tecido, um conjunto tensionador de tecido e um conjunto para coletar a peça estirada em uma única camada.
Sabe-se que, em máquinas de grande diâmetro do tipo "ABERTO", o tecido não é coletado nem tensionado diretamente em formato tubular, de modo a impedir a formação de dobras permanentes no tecido, e, portanto, o tecido tubular é aberto por meio de um corte longitudinal antes de ser tensionado, a fim de permitir o estiramento do tecido em uma camada cuja largura corresponde a toda a circunferência do tecido.
Dispositivos de coleta deste tipo são revelados, por exemplo, nas patentes européias No. EP456576 ou No. EPl 155176, nas quais o dispositivo é equipado com uma estrutura de suporte disposta abaixo da máquina de tricô circular e que gira integralmente com o seu cilindro.
Também há notícia de um dispositivo de coleta que pode ser acionado em rotação a uma velocidade angular diferente da do cilindro, conforme relevado no pedido W02005100659, no qual o tecido também é submetido a uma torção durante a etapa de coleta, torção esta projetada para contrabalançar deformações no tecido devido ao uso de fios torcidos.
O conteúdo das patentes mencionadas acima, com relação ao dispositivo de coleta de tecido, deve ser entendido como sendo incorporado ao presente documento a título de referência.
Tais sistemas são fornecidos com meios projetados para formar adequadamente tecidos tubulares vindos da máquina circular, com meios de corte projetados para cortar o tecido tubular longitudinalmente ao longo de uma geratriz, e com meios para abrir e estirar a peça cortada em uma camada de tecido. Em todos os dispositivos conhecidos, a estrutura de suporte é associada a meios de tensionamento constituídos de um ou mais grupos de rolos de tração para alimentar a peça, de maneira controlada, nas várias partes do dispositivo de coleta,; dispostos entre os meios de abertura e estiramento de tecido e os meios de coleta de tecido. A técnica anterior, conforme brevemente descrita acima, apresenta grandes desvantagens.
Deve-se ressaltar que o tensionamento do tecido em máquinas de tricô também possui importantes funções têxteis, uma vez que afeta diretamente a produção de tecidos e é, portanto, fundamental que seja regulado com bastante precisão de modo a permitir uma produção de tecidos ideal e de alta qualidade. Além disso, o tensionamento também permite impulsionar o tecido para dentro do dispositivo de coleta, e, dessa forma, além de aplicar uma força de tensionamento contínua ao tecido em produção, também deve superar as resistências mecânicas das várias partes do dispositivo de coleta, tal como o dispositivo de expansão de tecido, os meios de abertura e estiramento e o grande número de rolos de retorno e estiramento normalmente presentes.
Os sistemas de tensionamento convencionais
não permitem regular a atuação da força de tensionamento sobre o tecido em produção com muita precisão, pois são influenciados pelas fricções das várias partes mecânicas do dispositivo de coleta. Sendo assim, tendo em vista que tais fricções podem ter uma influência difícil de prever e periodicamente mutável de maneira pouco controlável, o tensionamento sobre o tecido em produção é sempre um pouco impreciso, com efeitos negativos sobre a qualidade do tecido, que podem ser de qualidade inferior devido ao tensionamento excessivo, ao tensionamento muito fraco ou ao tensionamento irregular ao longo do tempo, o que deforma a estrutura da malha em si. Ademais, os meios de tensionamento convencionais devem ser acima do tamanho normal justamente para contrabalançar as influências das demais partes mecânicas do dispositivo de coleta, e, portanto, são sempre bastante volumosos e caros. Como conseqüência, deve-se salientar que, no caso de um dispositivo de coleta girando a uma velocidade diferente da velocidade do cilindro, como no pedido W02005100659 supramencionado, o tecido também sofre uma torção, aumentando as fricções da peça com as partes mecânicas, e, portanto, é possível que, no caso de grandes diferenças de velocidade, os sistemas de tensionamento conhecidos não consigam impedir a torção do tecido. Sob essas circunstâncias, a tarefa técnica por trás da presente invenção é a de propor um dispositivo de tensionamento para máquinas de tricô circulares que seja capaz de eliminar basicamente as desvantagens citadas. Dentro do esquema dessa tarefa técnica, um objetivo importante da invenção é o de propor um dispositivo de tensionamento para máquinas de tricô circulares que permita obter um tensionamento bastante preciso e constante do tecido em produção, o que reduz as fricções do tecido com as partes mecânicas. Outro objetivo importante da invenção é o de propor um dispositivo de tensionamento para máquinas de tricô circulares que permita um tensionamento de tecido bastante confiável até mesmo sob as condições mais difíceis, nas quais o dispositivo possa girar a uma velocidade angular diferente da velocidade do cilindro, impedindo assii^
* ','1I
torções no tecido.
Um objetivo adicional é o de propor um dispositivo de tensionamento para máquinas circulares de tamanho reduzido, não muito oneroso e simples de ser implementado. Os objetivos técnicos citados são basicamente atingidos com um dispositivo de tensionamento para máquinas de tricô circulares, caracterizado por compreender uma ou mais das soluções técnicas reivindicadas abaixo. A seguir, é apresentada, a mero título exemplificativo indicativo e não restritivo, a descrição de uma concretização preferida de um dispositivo de acordo com a invenção, conforme ilustrado nos desenhos em anexo, em quê:
- A Figura 1 ilustra uma vista em elevação
lateral do dispositivo;
- A Figura 2 é uma segunda vista em elevação
lateral do dispositivo de acordo com um plano perpendicular ao da Figura 1;
- a Figura 3 ilustra uma vista superior do
dispositivo da Figura 1.
Com referência às Figuras supramencionadas,
um dispositivo de tensionamento para máquinas de tricô
circulares de acordo com a invenção é representado pelo número1. Ele compreende uma estrutura de suporte 2 disposta abaixo de
uma máquina de tricô circular 3 projetada para produzir, em um
cilindro 4, tecidos de malhas em uma peça tubular 5. Na concretização revelada, a estrutura de suporte 2 gira integralmente com o cilindro 4 em torno de um eixo geométrico médio vertical 6 e é disposta dentro de uma estrutura fixa 7 que suporta tanto a estrutura 2 quanto a máquina circular 3.
Em uma concretização alternativa, o dispositivo1 é equipado com meios de acionamento projetados para permitir a rotação da estrutura de suporte 2 a uma velocidade angular diferente da velocidade de rotação do cilindro 4 da máquina de tricô 3.
Próximos à parte superior da estrutura 2, encontram-se meios 8 para expandir e dar forma ao tecido 5 que provém do cilindro 4. Tais meios de expansão e formação 8 compreendem uma estrutura projetada para mudar progressivamente o formato cilíndrico da peça tubular 5 durante seu movimento para frente, de modo a mudar o formato da seção de circular para retangular de maneira apropriada a fim de permitir o corte do tecido e seu estiramento posterior. Deve-se observar que o tecido tubular nunca é completamente aplainado, de modo a impedir a formação de dobras permanentes que colocariam em risco a qualidade do tecido. Abaixo dos meios de expansão e formação, estão dispostos meios de corte 9, associados à estrutura de suporte 2 e projetados para cortar progressivamente a peça tubular 5 em um ponto de corte 9a ao longo de uma geratriz de corte. Os meios de corte 9 podem compreender uma lâmina giratória controlada por um motor de corte 10 ou por ura' elemento de corte fixo.
A jusante dos meios de corte 9, encontram-se meios convencionais 11 para abrir e estirar a peça cortada 5 do tecido.
De acordo com a invenção, o dispositivo de tensionamento 1 compreende meios 12 para tensionar a peça 5 do tecido de malha, dispostos à montante dos meios de abertura e estiramento 11 e projetados para tensionar a peça 5 do tecido de modo a permitir a produção correta da peça 5 do tecido de malha pela máquina de tricô 3. De forma vantajosa, os meios 12 para tensionar a peça de tecido são dispostos próximos aos meios de corte 9, a jusante dos referidos meios de corte 9 ou ao menos do ponto de corte 9a. Na concretização revelada, os meios de corte 9 são dispostos principalmente debaixo dos meios de tensionamento12, mas o ponto de corte 9a está acima dos meios de tensionamento 12. Os meios de tensionamento 12 compreendem pelo menos dois primeiros rolos de tensionamento 13a, 13b posicionados lado a lado e agindo operativamente sobre ao menos uma parte de uma primeira aba 5a do tecido, e ao menos dois segundos rolos de tensionamento 14a, 14b posicionados lado a lado e agindo operativamente sobre ao menos uma parte de uma segunda aba 5b da peça 5 de tecido.
Ao tensionar as duas abas, os referidos rolos de tensionamento permitem a obtenção de uma força uniforme no ponto em que o tecido de malha é formado. A parte de uma primeira aba 5a da peça '3v:; compreende pelo menos uma primeira extremidade das duasq extremidades do tecido cortadas pelos meios de corte 9, e a parte de uma segunda aba 5b da peça 5 compreende pelo menos uma segunda extremidade das duas extremidades do tecido cortadas pelos meios de corte 9.
De forma vantajosa, pode-se dispor também de um elemento de guia, não ilustrado nas Figuras, projetado para acompanhar o movimento para frente de uma parte intermediária .5c da peça 5 de tecido não engatada pelos meios de tensionamento 12, voltada para o ponto de corte 9a e incluída entre a parte de uma primeira aba 5a da peça e a parte de uma segunda aba 5b da peça. Como pode ser observado na Figura 3, os rolos de tensionamento internos 13b, 14b na peça 5 são, portanto, menores do que a extensão transversal do tecido, uma vez que não podem engatar-se à peça 5 inteira, que é fechada na parte intermediária 5c, ao passo que os rolos externos 13a, 14anapeça5podem ser maiores, ou tão longos quanto os rolos internos 13b, 14b.
Os primeiros rolos de tensionamento 13a, 13b são coplanares e paralelos um ao outro, bem como os segundos rolos de tensionamento 14a, 14b são coplanares e paralelos um ao outro.
De preferência, os primeiros rolos de tensionamento 13a, 13b são coplanares aos segundos rolos de tensionamento 14a, 14b, e, no caso ilustrado, também são paralelos aos últimos. Como alternativa, os primeiros rolos de tensionamento 13a, 13b podem ser dispostos em um plano inclinado em relação ao plano em que os segundos rolos dfe; tensionamento 14a, 14b se encontram, e, de preferência, em dois planos dispostos um em relação ao outro em forma de "V"
vertical ou horizontal.
Se os meios de corte não se estenderem entre os
primeiros e segundos rolos, como no caso ilustrado, todos os primeiros 13a, 13b e segundos 14a, 14b rolos de tensionamento
podem ser posicionados lado a lado.
Pelo menos um dos primeiros rolos de tensionamento 13a, 13b e pelo menos um dos segundos rolos de tensionamento 14a, 14b são acionados por um motor de tensionamento 17, ao passo que os rolos restantes podem ser tracionados pelos dois rolos acionados pelo motor de tensionamento, ou todos os rolos de tensionamento podem ser acionados diretamente por um motor de tensionamento 17, que é, de preferência, um para todos os rolos de tensionamento. Os meios de tensionamento 12 podem ser ajustáveis de modo a variar a força de tensionamento exercida sobre o tecido 5 e são, de preferência, conectados ao sistema de controle da máquina de tricô 3 para permitir um ajuste automático.
Em uma variante de execução não ilustrada nas Figuras, os meios 12 para tensionar a peça 5 de tecido podem ser dispostos à montante dos meios de corte 9 e do ponto de corte 9a, sobre os meios de expansão 8. Neste caso, os meios de tensionamento 12 compreendem pelo menos dois primeiros rolos de tensionamento 13a, 13b agindo operativamente sobre pelo menos uma parte de uma primeira aba 5a da peça de tecido, que ainda é tubular, um dentro e o outro fora da peça 5 de tecido, e pelo menos dois segundos rolos de tensionamento 14a, 14b agindo operativamente sobre pelo menos uma parte de uma segunda aba 5 b da peça 5 de tecido, um dentro e o outro fora da peça 5 de tecido.
De preferência, os rolos de tensionamento 13a,13b, 14a, 14b são dispostos em estreita proximidade a fim de aumentar a ficção com a peça 5 de tecido.
Em uma variante de execução, e se houverem necessidades de tensionamento específicas, o dispositivo pode compreender ainda meios de tensionamento auxiliares projetados para auxiliar no movimento para frente da peça 5 de tecido e dispostos a jusante dos meios de abertura e estiramento 12; no entanto, tais meios auxiliares normalmente não são necessários. À jusante dos meios de tensionamento 12 são dispostos os meios 11 para abrir e estirar o tecido cortado em uma única camada do tecido, e meios 16 para coletar o tecido estirado em uma única camada pelos meios de abertura e estiramento 11.
Os meios de abertura e estiramento 11 compreendem dois rolos 11a, Ilb para expandir a peça 5 e suas emendas laterais obtidas pelo corte, rolos estes montados de forma inativa sobre a estrutura 2 ou, de preferência, acionados por um motor de estiramento (não ilustrado), e um rolo de retorno 15 para a peça estirada, que também pode ser provido de um motor. Os rolos de expansão 11a, Ilb podem ser dispostos de acordo com linhas divergentes inclinadas para baixo e desenvoívendo-se a partir das extremidades superiores em relação lateral mútua dispostas em uma área da peça 5 oposta ao ponto de corte 9a, de acordo com a Patente EPl 155176, ou podem ser dispostos
convencionalmente de maneira coplanar.
Os meios de coleta 16 podem compreender,
conforme ilustrado nas Figuras, um rolo para enrolar a peça estirada em uma única camada, acionada por um motor de coleta correspondente (não ilustrado), ou um dispositivo ou cesta de dobramento para coletar o tecido estirado em uma única camada.
As demais partes da máquina 3 e do dispositivo de coleta 1 não foram descritas em maiores detalhes uma vez que
são do tipo convencional.
O dispositivo descrito acima, principalmente do
ponto de vista estrutural, opera como segue:
A peça tubular 5 proveniente do cilindro 4 é
gradualmente formada como uma seção basicamente retangular, parcialmente aplainada pelos meios 8 para expandir e dar forma à peça.
Em seguida, a peça tubular 5 é cortada pelos meios de corte 9 ao longo de uma de suas geratrizes no ponto de corte 9a, ao passo que, na geratriz oposta, desliza uma guia, tal como um elemento giratório, impedindo o aplainamento e a formação de dobras. As duas abas 5a, 5b da peça cortada são então tensionadas pelos primeiros 13a, 13b e pelos segundos 14a,14b rolos de tensionamento, respectivamente, que se engatam o $
/pr-
máximo possível à peça 5, de modo a obter a tração mais * uniforme possível, deixando a parte intermediária 5 c livre, a qual é parcialmente tensionada apenas pelos rolos externos e que é disposta na geratriz oposta à linha de corte 9a.
O tecido cortado 5 é, então, progressivamente
expandido e estirado pelos rolos de expansão 11a, 11b, até ser deslocado, agora completamente aberto, para o rolo de retorno 15.
A partir deste, a peça 5 de tecido em uma camada única chega aos meios 16 para ser coletada em rolos ou, se desejado, em dobras sobrepostas, possivelmente passando através de outros rolos de transmissão. A invenção traz importantes vantagens. Em primeiro lugar, o dispositivo de tensionamento para máquinas de tricô circulares de acordo com a invenção permite a eliminação das típicas desvantagens dos sistemas de tensionamento conhecidos, assegurando assim um tensionamento bastante preciso e constante do tecido em produção. Isto permite, entre outras coisas, a obtenção de um tecido de qualidade excelente e constante. Além do mais, o dispositivo permite a obtenção de um tensionamento de tecido bastante confiável até mesmo quando o dispositivo gira a uma velocidade angular diferente da do cilindro, impedindo qualquer torção no tecido. O dispositivo de tensionamento para máquinas de tricô circulares de acordo com a invenção permite reduzir bastante o tamanho geral, graças a um esquema de tensionamento sensato e compacto. Enfim, deve-se enfatizar que a invenção é de baixo custo e de fácil implementação.

Claims (30)

1. - Dispositivo de tensionamento pàrâ ' máquinas de tricô circulares compreendendo: uma estrutura de suporte (2) para ser montada de forma giratória embaixo de uma máquina de tricô circular (3), meios de corte (9) associados à referida estrutura de suporte (2) e projetados para cortar, em um ponto de corte (9a), um tecido de malha em peça tubular (5) produzido pela . máquina de tricô circular (3), meios para abrir e estirar (11) a peça cortada (5) em uma única camada de tecido, meios para coletar (16) a peça (5) estirada em uma única camada pelos referidos meios de abertura e estiramento (11), e meios para tensionar (12) a referida peça (5) de tecido de malha, projetados para tensionar a peça (5) de tecido de modo a permitir a produção correta da peça (5) de tecido máquina de tricô (3), caracterizado pelo fato de que: os referidos meios para tensionar (12) a peça (5) de tecido são dispostos à montante dos referidos meios de abertura e estiramento (11).
2. - Dispositivo, de acordo com a reivindicação1, caracterizado pelo fato de que os referidos meios para tensionar (12) a peça (5) de tecido são dispostos próximos aos referidos meios de corte (9).
3. - Dispositivo, de acordo com a reivindicação R1 ou 2, caracterizado pelo fato de que os referidos meios para ^ tensionar (12) a peça (5) de tecido são dispostos à jusante do ponto de corte (9a) dos referidos meios de corte (9).
4. - Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os referidos meios de tensionamento (12) compreendem pelo menos dois primeiros rolos de tensionamento (13a, 13b) posicionados lado a lado e agindo operativamente sobre ao menos uma parte de uma primeira aba (5a) da referida peça (5) de tecido, e ao menos dois segundos rolos de tensionamento (14a, 14b) posicionados lado a lado e agindo operativamente sobre ao menos uma parte de uma segunda aba (5b) da referida peça (5) de tecido.
5. - Dispositivo, de acordo com a reivindicação4, caracterizado pelo fato de que a referida parte de uma primeira aba (5a) da peça (5) compreende pelo menos uma primeira extremidade das duas extremidades do tecido cortadas pelos meios de corte (9), e pelo fato de que a referida parte de uma segunda aba (5b) da peça (5) compreende pelo menos uma segunda extremidade das duas extremidades do tecido cortadas pelos meios de corte (9).
6. - Dispositivo, de acordo com a reivindicação5, caracterizado por compreender um elemento de guia projetado para acompanhar o movimento para frente de uma parte intermediária (5c) da referida peça (5) de tecido livre dos referidos meios de tensionamento (12), oposta ao ponto de corte (9a) e incluída entre a referida parte de uma primeira aba (5a) dá o peça (5) e a referida parte de uma segunda aba (5b) da peça (5).
7. - Dispositivo, de acordo com a reivindicação5, 6 ou 7, caracterizado pelo fato de que os referidos primeiros rolos de tensionamento (13a, 13b) são coplanares e paralelos um ao outro, e pelo fato de que os referidos segundos rolos de tensionamento (14a, 14b) também são coplanares e paralelos um ao outro.
8. - Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 a 7, caracterizado pelo fato de que os referidos primeiros rolos de tensionamento (13a, 13b) são coplanares aos referidos segundos rolos de tensionamento (14a,14b).
9. - Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 a 8, caracterizado pelo fato de que os referidos primeiros rolos de tensionamento (13a, 13b) são paralelos aos referidos segundos rolos de tensionamento (14a,14b).
10. - Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 a 7, caracterizado pelo fato de que os referidos primeiros rolos de tensionamento (13a, 13b) são dispostos em um plano inclinado em relação ao plano em que repousam os referidos segundos rolos de tensionamento (14a,14b).
11. - Dispositivo, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que os referidos primeiros rolos de tensionamento (13a, 13b) e os referidos·*; segundos rolos de tensionamento (14a, 14b) são dispostos um em relação ao outro em forma de "V".
12. - Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os referidos primeiros (13a, 13b) e os referidos segundos (14a, 14b) rolos de tensionamento são dispostos lado a lado.
13. - Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que pelo menos um dos referidos primeiros rolos de tensionamento (13a, 13b) e pelo menos um dos referidos rolos de tensionamento (14a, 14b) são acionados por um motor de tensionamento (17).
14. - Dispositivo, de acordo a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que os referidos primeiros (13a, 13b) e os referidos segundos (14a, 14b) rolos de tensionamento são acionados por um motor de tensionamento (17).
15. - Dispositivo, de acordo a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que os referidos primeiros (13a, 13b) e os referidos segundos (14a, 14b) rolos de tensionamento são acionados por um motor de tensionamento comum (17).
16. - Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os referidos meios de tensionamento (12) são ajustáveis de modo a variar a força de tensionamento exercida sobre a referida peça (5) de tecido.
17. - Dispositivo, de acordo com qualquer umaU das reivindicações precedentes, caracterizado por adicionalmente compreender meios (8) para expandir e dar forma à peça tubular (5) proveniente da máquina circular (3), montada sobre a referida estrutura de suporte (2) e disposta à montante dos referidos meios de corte (9).
18. - Dispositivo, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de que os referidos meios para tensionar (12) a peça (5) de tecido são dispostos à montante dos referidos meios de corte (9), nos referidos meios (8) para expandir e dar forma à peça (5).
19. - Dispositivo, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que os referidos meios de tensionamento compreendem pelo menos dois primeiros rolos de tensionamento (13a, 13b) agindo operativamente sobre pelo menos uma parte de uma primeira aba (5a) da referida peça (5) de tecido, um dentro e o outro fora da referida peça (5) de tecido, e pelo menos dois segundos rolos de tensionamento (14a,14b) agindo operativamente sobre pelo menos uma parte de uma segunda aba (5b) da referida peça (5) de tecido, um dentro e o outro fora da referida peça (5) de tecido.
20. - Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os referidos rolos de tensionamento (13a, 13b, 14a, 14b) são dispostos em estreita proximidade para aumentar a fricção aumentar a fricção com a peça (5) de tecido.
21. - Dispositivo, de acordo com qualquer uma , das reivindicações precedentes, caracterizado por adicionalmente compreender meios de tensionamento auxiliares projetados para facilitar o movimento para frente da peça (5) de tecido e dispostos a jusante dos referidos meios de abertura e estiramento (11).
22. - Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os referidos meios de coleta (16) compreendem uma cesta para coletar a peça (5) estirada em uma única camada.
23. - Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os referidos meios de coleta (16) compreendem um rolo para enrolar a peça (5) estirada em uma única camada, acionado por um motor de coleta correspondente.
24. - Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por adicionalmente compreender pelo menos um rolo de retorno (15) posicionado entre os referidos meios de abertura e estiramento (11) e os referidos meios de coleta (16).
25. - Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os referidos meios para abrir e estirar (11) a peça (5) cortada compreendem pelo menos dois rolos para expandir (11a, 11b) a peça (5) e suas emendas laterais obtidas pelo corte, acionados por pelo menos um motor de estiramento. ύ' S
26. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os· referidos meios de corte (9) compreendem uma lâmina giratória controlada por um motor de corte (10).
27. - Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os referidos meios de corte (9) compreendem um elemento de corte fixo.
28. - Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o dispositivo (1) pode ser fixado integralmente com cilindro (4) da referida máquina de tricô (3) de modo a girar com o cilindro (4).
29. - Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o dispositivo (1) é equipado com meios de acionamento projetados para permitir a sua rotação a uma velocidade angular diferente da velocidade de rotação do referido cilindro (4) da referida máquina de tricô (3).
30. - Máquina de tricô circular (3), caracterizada por compreender um dispositivo (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes.
BRPI0618701-3A 2005-11-18 2006-10-27 dispoistivo de tensionamento para máquinas de tricÈ circulares BRPI0618701A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT000140A ITBS20050140A1 (it) 2005-11-18 2005-11-18 Dispositivo di tiraggio per macchine tessili circolari
ITBS2005A000140 2005-11-18
PCT/IT2006/000759 WO2007057935A2 (en) 2005-11-18 2006-10-27 Tensioning device for circular knitting machines

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0618701A2 true BRPI0618701A2 (pt) 2012-12-04

Family

ID=37951903

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0618701-3A BRPI0618701A2 (pt) 2005-11-18 2006-10-27 dispoistivo de tensionamento para máquinas de tricÈ circulares

Country Status (9)

Country Link
US (1) US7600400B2 (pt)
EP (1) EP1951942A2 (pt)
JP (1) JP2009516090A (pt)
KR (1) KR20080074991A (pt)
CN (1) CN101310062B (pt)
BR (1) BRPI0618701A2 (pt)
IT (1) ITBS20050140A1 (pt)
TW (1) TW200736435A (pt)
WO (1) WO2007057935A2 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7905116B1 (en) * 2009-10-14 2011-03-15 Pai Lung Machinery Mill Co., Ltd. Fabric collection structure for fabric cutting apparatus
JP2011088709A (ja) * 2009-10-22 2011-05-06 Hakuryu Kikaisho Kofun Yugenkoshi ウエブ裁断装置の巻き取り機構
DE102011080769A1 (de) * 2011-08-10 2013-02-14 Mall + Herlan Gmbh Effektive Produktionslinie für Aerosoldosen
JP2014095157A (ja) * 2012-11-07 2014-05-22 Precision Fukuhara Works Ltd 丸編機の巻取制御方法および装置
BR112017006821B1 (pt) * 2014-10-06 2022-02-08 Santoni S.P.A. Máquina de malharia circular do tipo aberto, e método para ajustar a largura de um tecido feito em malha produzido em uma máquina de malharia circular do tipo aberto
KR101969068B1 (ko) * 2018-02-13 2019-04-15 (주)유영산업 원단 개폭용 가이드장치
KR101952289B1 (ko) * 2018-02-13 2019-02-26 (주)유영산업 원단 개폭용 가이드장치
KR101952296B1 (ko) * 2018-02-13 2019-02-26 (주)유영산업 원단 개폭용 가이드장치
KR101969060B1 (ko) * 2018-02-13 2019-04-15 (주)유영산업 신발 갑피용 원단 제조방법
CN112623839A (zh) * 2020-12-24 2021-04-09 康美特(厦门)智控科技有限公司 一种用于针织大圆机组的开幅卷布机及其伺服控制方法

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3718300A (en) * 1969-10-31 1973-02-27 E Aronoff Apparatus for rolling tubular fabrics
US4314462A (en) * 1978-02-02 1982-02-09 Institut Textile De France Method and apparatus for guiding a flexible tube between annular and flattened cross section
FR2661925B1 (fr) 1990-05-10 1993-07-02 Legay Alain Methode de stockage d'un tricot sortant d'un metier circulaire a tricoter et metier pour la mise en óoeuvre de la methode.
IT1252504B (it) * 1991-09-23 1995-06-19 Vignoni Srl Avvolgi-pezze per macchine circolari da maglieria
JPH0860501A (ja) * 1994-08-08 1996-03-05 Fukuhara Seiki Seisakusho:Kk 開反巻取装置及びそれを有する丸編機
IT1293739B1 (it) * 1997-07-18 1999-03-10 Mecmor Spa Dispositivo per il tiraggio di tessuti a maglia in macchine per maglieria, particolarmente per macchine circolari a grande diametro.
IT1309184B1 (it) 1999-02-23 2002-01-16 Vignoni Srl Procedimento ed apparecchiatura per distendere e raccogliere untessuto a maglia prodotto da macchine tessili circolari.
ITFI20020023A1 (it) * 2002-02-06 2003-08-06 Pilotelli Macchine Tessili S R Dispositivo tirapezza per una macchina da maglieria circolare e macchina comprendente detto tirapezza
US6601412B1 (en) * 2002-08-21 2003-08-05 Mayer Industries, Inc. Takedown unit for circular knitting machine
WO2005100659A1 (en) * 2004-04-14 2005-10-27 Santoni S.P.A. Circular knitting machine and method for collecting the fabric produced by a circular knitting machine

Also Published As

Publication number Publication date
WO2007057935A2 (en) 2007-05-24
EP1951942A2 (en) 2008-08-06
US7600400B2 (en) 2009-10-13
WO2007057935A3 (en) 2007-07-05
US20080283648A1 (en) 2008-11-20
CN101310062A (zh) 2008-11-19
CN101310062B (zh) 2011-03-30
KR20080074991A (ko) 2008-08-13
JP2009516090A (ja) 2009-04-16
ITBS20050140A1 (it) 2007-05-19
WO2007057935A8 (en) 2008-12-11
TW200736435A (en) 2007-10-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0618701A2 (pt) dispoistivo de tensionamento para máquinas de tricÈ circulares
EP1155176B1 (en) A method and apparatus for stretching and collecting a knitted fabric produced by circular knitting machines
JPH0860501A (ja) 開反巻取装置及びそれを有する丸編機
EP1256646B1 (de) Rundstrickmaschine
EP0456576B1 (fr) Méthode de stockage d'un tricot sortant d'un métier circulaire à tricoter et métier pour la mise en oeuvre de la méthode
KR20090038596A (ko) 원형 편물기의 권취장치
US1753645A (en) Machine for cutting bias strips
TWI670401B (zh) 具縮小尺寸之基底框架之用於針織品的開放式圓形針織機
US3218829A (en) Spreader for knit fabrics for use on circular knitting machines
CN107805890A (zh) 平车缝纫机
CN206901417U (zh) 无纺布自动生产线分切机换辊推布装置
CN207890786U (zh) 一种防火遮光窗帘布料用自动对折装置
CN205954248U (zh) 一种可调节的牵拉装置
CN207987461U (zh) 高低压脚
US3983720A (en) Circular knitting slit fabric guide
US1768736A (en) Apparatus for cutting textile materials
TWI670402B (zh) 具有織物之取下及收集組之用於針織品的開放式圓編機
CN107826843A (zh) 摇摆式对中装置
CN212199589U (zh) 一种用于袖口罗纹机的拉料机构及袖口罗纹机
US2219174A (en) Folder
CN107740229A (zh) 平车缝纫机伞布牵引装置
CN208869046U (zh) 一种经编机方便下布装置
CN208020852U (zh) 可实现多种压痕的分纸压线轮
JP2008527188A (ja) 丸編機および丸編機によって製造された編地の回収方法
US2100079A (en) Cutting and winding machine

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA.

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 10A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2384 DE 13-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.