BRPI0618355A2 - polibutadienos vinìlicos hidrogenados reticulados com enxofre, emprego dos mesmos - Google Patents

polibutadienos vinìlicos hidrogenados reticulados com enxofre, emprego dos mesmos Download PDF

Info

Publication number
BRPI0618355A2
BRPI0618355A2 BRPI0618355-7A BRPI0618355A BRPI0618355A2 BR PI0618355 A2 BRPI0618355 A2 BR PI0618355A2 BR PI0618355 A BRPI0618355 A BR PI0618355A BR PI0618355 A2 BRPI0618355 A2 BR PI0618355A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
sulfur
hydrogenated vinyl
polybutadienes
vinyl polybutadienes
rubber
Prior art date
Application number
BRPI0618355-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Andreas Bischoff
Werner Obrecht
Original Assignee
Lanxess Deutschland Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Lanxess Deutschland Gmbh filed Critical Lanxess Deutschland Gmbh
Publication of BRPI0618355A2 publication Critical patent/BRPI0618355A2/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08LCOMPOSITIONS OF MACROMOLECULAR COMPOUNDS
    • C08L15/00Compositions of rubber derivatives
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60CVEHICLE TYRES; TYRE INFLATION; TYRE CHANGING; CONNECTING VALVES TO INFLATABLE ELASTIC BODIES IN GENERAL; DEVICES OR ARRANGEMENTS RELATED TO TYRES
    • B60C1/00Tyres characterised by the chemical composition or the physical arrangement or mixture of the composition
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60CVEHICLE TYRES; TYRE INFLATION; TYRE CHANGING; CONNECTING VALVES TO INFLATABLE ELASTIC BODIES IN GENERAL; DEVICES OR ARRANGEMENTS RELATED TO TYRES
    • B60C9/00Reinforcements or ply arrangement of pneumatic tyres
    • B60C9/0007Reinforcements made of metallic elements, e.g. cords, yarns, filaments or fibres made from metal
    • B60C2009/0021Coating rubbers for steel cords
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08CTREATMENT OR CHEMICAL MODIFICATION OF RUBBERS
    • C08C19/00Chemical modification of rubber
    • C08C19/02Hydrogenation

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)
  • Addition Polymer Or Copolymer, Post-Treatments, Or Chemical Modifications (AREA)

Abstract

POLIBUTADIENOS VINìLICOS HIDROGENADOS RETICULADOS COM ENXOFRE, EMPREGO DOS MESMOS. A presente invenção refere-se a polibutadienos vinílicoshidrogenados reticulados com enxofre que servem para a produção de artigos técnicos de borracha e componentes pneumáticos e possuem um bom comportamento de recuperação elástica dentro de limites amplos de temperatura.

Description

POLIBUTADIENOS VINÍLICOS HIDROGENADOS RETICULADOS COMENXOFRE, EMPREGO DOS MESMOS
A presente invenção refere-se a polibutadienos vinílicoshidrogenados reticulados com enxofre que servem para aprodução de artigos técnicos de borracha e componentes parapneumáticos e que possuem um comportamento muito bom derecuperação após deformação dentro de amplos limites detemperatura.
Já é conhecido o fato de que, para a obtenção dequalidades elásticas tecnicamente desejadas, as borrachasdevem ser submetidas a uma reticulação química. Isso ocorre,por exemplo, para a produção de artigos técnicos de borracha,assim como para a produção de pneumáticos. Estes artigosdevem não somente apresentar uma grande resistência àdeformação, mesmo a altas temperaturas de emprego, comotambém um bom comportamento de recuperação após deformação emcondições de carga estática e dinâmica. 0 comportamento derecuperação elástica de artigos deste modo produzidos deve emgeral ser garantido cobrindo uma ampla faixa de temperaturas.
Para a fabricação de artigos de borracha com um bomcomportamento de recuperação elástica e simultaneamente comuma boa resistência à alteração encontram amplo emprego, porexemplo, na técnica, borrachas EPDM (que são polímeros à basede etileno/propileno polimerizados) , dentre outros, porexemplo, como mangueiras, vedações de todos os tipos, perfis,foles, elementos de mancai e amortecimento, correias,acoplamentos, revestimentos, chapas e depósitos, solas,invólucros de cabos, membranas, componentes para pneumáticos,correias transportadoras, assim como elementos compósitos deborracha/metal, borracha/plástico e borracha/têxtil.
A reticulação de borracha EPDM pode, dentre outros, seproduzir por adição de peróxidos, adição de enxofre, depreferência em combinação com sistemas de aceleraçãoapropriados - assim como pelo emprego de irradiação enérgica.As condições da vulcanização, assim como o tipo e quantidadesde cada agente reticulador devem ser de tal modo escolhidos,que seja realmente obtido o comportamento de recuperaçãoelástica pela finalidade de emprego respectivo dado acima.Para tal fim, as forças de reajuste do vulcanizado depois dacompressão ou da deformação por cisalhamento também devem sersuficientemente baixas mesmo depois de uma exposição, a maisprolongada possível. Os valores relevantes neste sentido sãoo resíduo de deformação de compressão ou pega por compressãode acordo com DIN 53517 A assim como o relaxamento de tensãode compressão de acordo com DIN 53537.
Devido ao desenvolvimento técnico avançado nas áreas deemprego citadas, é desejável um comportamento melhorado derecuperação depois de deformação dos artigos de borrachaempregados dentro de amplos limites de temperatura.
Em P 001 00086 é descrito que os vulcanizados à base depolibutadienos vinílicos hidrogenados apresentam um talperfil de qualidades, quando eles são reticulados com oemprego de peróxidos. Uma reticulação de polibutadienosvinílicos hidrogenados por emprego de enxofre não é descritaem P 001 00086.
O objetivo da presente invenção consiste, portanto nacriação de uma seleção apropriada de polibutadienos vinílicoshidrogenados com os quais é possível, por meio de umacombinação adequada de enxofre/acelerador, se atingir umnível determinado de qualidades técnicas da borracha, taiscomo, dureza, elasticidade, tensão em condições variáveis dedilatação, resistência a dilaceramento, alongamento deruptura, assim como valores determinados de pega porcompressão, de modo que possam ser obtidas qualidadesimportantes especificadas para uso técnico, especialmente umbom comportamento de recuperação elástica.
Foi constatado com surpresa, que polibutadienosvinílicos hidrogenados mesmo em condições de reticulação comenxofre apresentam um comportamento de recuperação elásticavantajoso, especialmente em comparação com vulcanizados deEP(D)M e artigos de borracha com uma composição e tratamentoprévio iguais.O objetivo da presente invenção consiste, portanto, empolibutadienos vinilicos hidrogenados, reticulados porenxofre que são caracterizados pelo fato de que apresentamvalores de pega por compressão na faixa de
a) Ia 4,3 a 23°C/70 h
b) 2 a 22 a 70°C/70 h
c) 5 a 60 a 100°C/70 h
d) 8 a 70 a 125°C/70 h e
e) 10 a 78 a 150°C/70 h
assim como valores de relaxamento depois de esforço decompressão na faixa de
f) 2 a 8,6 a 23°C/168 h.
São preferidos os polibutadienos hidrogenadosreticulados por enxofre que apresentam valores de pega porcompressão na faixa de
a) Ia 4,3 a 23°C/70 h
b) 2 a 22 a 70°C/70 h
c) 5 a 60 a 100°C/70 h
d) 8 a 70 a 125°C/70 h e
e) 10 a 78 a 150°C/70 h
assim como valores de relaxamento depois de esforço decompressão na faixa de
f) 2 a 8,6 a 23°C/168 h.
Além disso, os polibutadienos vinilicos hidrogenados deacordo com a presente invenção possuem ainda as seguintescaracterísticas físicas:
Alongamento de ruptura: 400% a 800% a 23°C
Resistência a dilaceramento: 10 MPa a 16 MPa a 23°C.
Para a produção de polibutadienos vinilicos hidrogenadosreticulados com enxofre de acordo com a presente invenção,servem polibutadienos vinilicos hidrogenados conformedescritos em DE 10 324 304 Al em termos gerais. Para se obtero comportamento bom de recuperação elástica dospolibutadienos vinilicos hidrogenados reticulados com enxofrede acordo com a presente invenção dentro de limites amplos detemperatura, são selecionados para a reticulaçãopolibutadienos vinilicos hidrogenados especiais que possuemum perfil característico determinado, tal como valores Mooney(ML 1 + 4/125°C) de 40 a 150 unidades Mooney, níveis dehidrogenação de 70 a 100% e entalpias de fusão na faixa de 0a 10 J/g.
São, de preferência, escolhidos polibutadienos vinilicoshidrogenados com valores Mooney na faixa de 60 a 14 0 unidadesMooney, níveis de hidrogenação de 80 a 100% e entalpias defusão de 0 a 5 J/g.
Os polibutadienos vinilicos hidrogenados selecionadospara a reticulação com enxofre de acordo com a presenteinvenção podem também ser produzidos pelo processo deprodução descrito nos documentos alemães publicados citados.Portanto, é, por exemplo, possível produzir polibutadienosvinilicos hidrogenados empregados como produtos de partidapor polimerização aniônica de butadienos com butil-lítio oucom sec-butil-lítio na presença de benzeno, misturas dehexanos técnicas ou ciclo hexano como solventes ajustando-seo teor vinílico necessário por meio de aditivos, tais como,tetrametil-etileno-diamina, dimetóxi-etano, butóxi-etóxi-etano, THF, etc, a temperaturas de 20°C a 150°C. Ahidrogenação dos polibutadienos vinilicos obtidos pode serproduzida por meio de um catalisador à base deNi (Oct)2/trietil-alumínio, Co (Oct) 2/trietil-alumínio,dicloreto de diciclo-pentadienil-titânio /BuLi ou dicloretode diciclo-pentadienil-titânio/trietil-alumínio, cloreto detris(trifenilfosfin)ródio (I) (catalisador de Wilkinson),etc. na presença dos solventes já citados. A hidrogenação seproduz, de preferência, no mesmo solvente que a produção dopolibutadieno vinílico sem o isolamento do polibutadienovinílico (hidrogenação in situ). Antes do isolamento dospolímeros hidrogenados da solução, extrai-se o catalisador dehidrogenação. Além disso, antes da elaboração é adicionado umprotetor contra envelhecimento.
Tal como já citado, os polibutadienos vinilicoshidrogenados especialmente selecionados são reticulados com aajuda de agentes aditivos de reticulação especialmenteenxofre, peróxidos, compostos azo, assim como por irradiaçãode alta energia. A reticulação por meio de enxofre eaceleradores é conhecida dos versados na técnica e é descritaem termos gerais em W. Hofmann, Vulkanisation &Vulkanisationsmittel, Hrsg. Bayer AG Leverkusen (1965), Th.Kempermann, em: Bayer-Mitteilungen für die Gumi-Industrie 50,29-38 (1978), 51, 17-33 (1979), 52, 13-23 (1980), L.H. Davis,A.B. Sullivan, A. Y. Coran, Rubber Chemistry and Technology60, 125 (1987), assim como R. Casper, J. Witte e G. Kuth emUllmann's Encyklopádie der Technischen Chemie, 4a Edição,Volume 13, Páginas 640-644 (1977). Nos documentos citados sãotambém descritos os agentes reticuladores e aceleradores paraa vulcanização de polibutadienos hidrogenados com enxofre.
Para a reticulação, o enxofre pode ser empregado naforma elementar solúvel ou insolúvel, assim como na forma dedoadores de enxofre.
Como doadores de enxofre podem ser considerados, porexemplo: dissulfeto de dimorfolila, 2-morfolino-ditiobenzotiazol, dissulfeto de caprolactama, tetrassulfetode dipentametileno-tiuram, dissulfeto de tetrametil-tiuram.
Na vulcanização com enxofre dos polibutadienos vinilicoshidrogenados é aconselhável, além do enxofre ou dos doadoresde enxofre ainda aceleradores adequados, para manter umcomportamento de vulcanização tecnicamente razoável, maisexatamente as características físicas tecnicamentesuficientes do vulcanizado. Essencialmente, a reticulaçãopode, no entanto, também ser conduzida com enxofre oudoadores de enxofre somente. Por outro lado, a reticulaçãodos polibutadienos vinilicos hidrogenados também pode serconduzida com uma série de aceleradores ou combinações deaceleradores somente e sem a adição de enxofre elementar oude doadores de enxofre.
Para a reticulação dos polibutadienos vinilicoshidrogenados por enxofre com acelerador podem ser empregadosos aceleradores e agentes reticuladores à base de:ditiocarbamatos, tiuramas, tiazóis, sulfenamidas,xantogenatos, aceleradores de guanidina, ditiofosfatos ecaprolactamas.Como ditiocarbamatos podem ser empregados, por exemplo:dimetil ditiocarbamato de zinco, dietil ditiocarbamato dezinco, dibutil ditiocarbamato de zinco, etilfenilditiocarbamato de zinco, dibenzil ditiocarbamato de zinco,pentametileno ditiocarbamato de zinco, dietil ditiocarbamatode telúrio, dibutil ditiocarbamato de niquel, dimetilditiocarbamato de niquel, diisononil ditiocarbamato de zinco,como tiuramas, por exemplo: dissulfeto de tetrametiltiurama, monossulfeto de tetrametil tiurama, dissulfeto dedimetil difenil tiurama, dissulfeto de tetrabenzil tiurama,tetrassulfeto de dipentametileno tiurama, dissulfeto detetraetil tiurama,
como tiazóis, por exemplo: 2-mercaptobenzotiazol,dissulfeto de dibenzotiazila, zincomercapto-benzotiazol,benzotiazil—diciclo-hexilsulfenamida, N-terc-butil-2-benzotiazol sulfenimida, cobre-2-mercapto-benzotiazol,como aceleradores de sulfenamida, por exemplo: N-ciclohexil-benzotiazil sulfenamida, N-terc-butil-2-benzotiazil-sulfenamida, benzotiazil-2-sulfeno morfolida, N-diciclohexil-2-benzotiazil-sulfenamida, 2-morfolino-benzotiazil sulfenamida, 2-morfolin ditiobenzotiazol, N-óxi-dietileno tiocarbamil-N-terc-butil-sulfenamida, oxidietilenotiocarbamil-N-oxidoetileno sulfenamida,
como aceleradores de xantogenato, por exemplo: dibutilxantogenato de sódio, isopropil dibutil xantogenato de zinco,dibutil xantogenato de zinco,
como aceleradores de guanidina, por exemplo:difenilguanidina, di-o-tolilguanidina, o-tolilbiguanida,
como ditiofosfatos, por exemplo: dialquil-ditiofosfatode zinco (comprimento da cadeia alquila C2 a C16),dialquilditiofosfato de cobre (comprimento da cadeia alquilaC2-C16), polissulfeto de ditiofosforila,
com caprolactama, por exemplo: ditio-bis-caprolactama,
como outros aceleradores, tais como, por exemplo:diamino-diisocianato de zinco, hexametileno-tetramina, 1,3-bis(citracônio-imidometil)benzeno, assim como dissulfanoscíclicos.
Os aceleradores e agentes reticuladores citados podemser empregados isoladamente ou em misturas. São preferidas asseguintes substâncias para a reticulação dos polibutadienosvinílicos hidrogenados: enxofre, 2-mercapto-benzotiazol,dissulfeto de tetrametiltiurama, monossulfeto detetrametiltiurama, dibenzil ditiocarbamato de zinco,tetrassulfeto de dipentametileno-tiurama,dialquilditiofosfato de zinco, dissulfeto de dimorfolila,dietil-ditiocarbamato de telúrio, dibutil-ditiocarbamato deníquel, dibutil-ditiocarbamato de zinco, dimetil-ditiocarbamato de zinco, ditio-bis-caprolactama.
Os agentes reticuladores e aceleradores podem serempregados em quantidades de aproximadamente 0,05 a 10 phr,de preferência de 0,1 a 8 phr, especialmente de 0,5 a 5 phr(dosagem individual, sempre com base na substância ativa).
Na reticulação com enxofre de acordo com a presenteinvenção dos polibutadienos vinílicos hidrogenados é quasesempre necessário, além dos aceleradores de vulcanização oudos agentes reticuladores também empregar ativadoresinorgânicos ou orgânicos, tais como: óxido de zinco,carbonato de zinco, óxido de chumbo, óxido de magnésio,ácidos graxos orgânicos saturados ou insaturados e seus saiszíncicos, poliálcoois, amino-álcoois, tais como, por exemplo,trietanolamina e aminas tais como, por exemplo, dibutilamina,diciclo-hexilamina, ciclo-hexiletilamina e polieteramina.
O comportamento de vulcanização da reticulação dospolibutadienos vinílicos hidrogenados com enxofre de acordocom a presente invenção pode também ser influenciado - quandofor necessário ou desejável do ponto de vista técnico - poragentes retardantes adequados. Para tal fim, consideram-se,por exemplo, as seguintes substâncias: N-(ciclohexiltio)ftalimida, anidrido do ácido ftálico, N-fenil-N-(tricloro-metil-sulfenil)-benzil-sulfenamida, ácidobenzóico e ácido salicílico.
Os ativadores e retardadores podem ser empregados emquantidades de aproximadamente 0,1 a 12 phr, de preferênciade 0,2 a 8 phr, sendo especialmente preferido em quantidadesde 0,5 a 5 phr.
Além disso, na reticulação dos polibutadienos vinilicoshidrogenados com enxofre de acordo com a presente invençãopodem ainda ser empregados adjuvantes e aditivos conhecidos.Citemos, por exemplo, agentes protetores contra oenvelhecimento, cargas, ativadores de cargas, emolientes oudesintegrantes.
Os vulcanizados de enxofre a partir de polibutadienosvinilicos hidrogenados podem ainda ser protegidos contradiferentes influências do meio ambiente tais como, porexemplo, o efeito de calor, luz UV, ozônio e fadiga dinâmicacom a adição de agentes protetores contra o envelhecimento.
Como agentes protetores contra o envelhecimentoconsideram-se, especialmente os seguintes:
p-fenileno-diaminas, tais como, por exemplo, N-isopropil-N'-fenil-p-fenileno-diamina, N-(1,3-dimetilbutil)-N'-fenil-p-fenileno diamina e N,N'-di(1,4-dimetilpentil)-p-fenileno-diamina, aminas aromáticas secundárias, tais como2,2,4-trimetil-l,2-diidro quinolina (TMQ) oligomerizada,difenilamina (DDA) estirolizada, difenilamina octilizada(OCD) e fenil-a-naftilamina (PAN), compostos mercapto, taiscomo, por exemplo, 2-mercapto-benzimidazol, 4 e 5-metil-mercapto-benzimidazol (MB2) ou seus sais zincicos (ZMB2).
Além disso, podem também ser empregados agentesprotetores contra o envelhecimento fenólico, tais como fenóisestericamente impedidos. Podem também ser empregadascombinações dos agentes de proteção contra o envelhecimentocitados.
Os agentes de proteção contra o envelhecimento podemhabitualmente ser empregados em quantidades deaproximadamente 0,1 a 8 phr, de preferência de 0,3 a 5 phr,com base na quantidade total do polímero.
Como desintegrantes podem ser considerados, por exemplo:ácidos graxos de oléicos saturados e parcialmente insaturadose seus derivados (ésteres de ácidos graxos, sais de ácidosgraxos, álcoois de ácidos graxos, amidas de ácidos graxos)que são empregados de preferência como componentes damistura, além disso, produtos aplicáveis sobre a superfíciemoldada tais como produtos à base de compostos de silício debaixo peso molecular, por exemplo, produtos à base de flúor-polímeros e produtos à base de resinas fenólicas.
Os agentes desintegrantes são empregados como componentede mistura em quantidades de aproximadamente 0,2 a 10 phr, depreferência de 0,5 a 5 phr, com base na quantidade total dopolímero empregado.
Como cargas, podem ser empregados, dentre outros, negro-de-fumo, ácido silícico, carbonato de cálcio, sulfato debário, óxido de zinco, óxido de magnésio, óxido de alumínio,óxido ferroso, terra diatomácea, farinha de cortiça e/ousilicatos. A escolha das cargas depende do perfilcaracterístico ajustado dos vulcanizados. Se os vulcanizadostiverem que ser, por exemplo, produzidos com resistência achamas, é aconselhável o emprego dos hidróxidoscorrespondentes, tais como hidróxido de alumínio, hidróxidode magnésio, hidróxido de cálcio, assim como sais hidratados,especialmente sais que contêm a água em forma de água decristalização.
As cargas são geralmente empregadas em quantidades deaproximadamente 1 a 150 phr. Naturalmente, é possível seempregar as diferentes cargas em mistura.
Além disso, podem ser acrescentados juntamente com ascargas para se atingir determinadas características deproduto e/ou de vulcanização ativadores de cargas. A adiçãode ativadores de cargas pode ser conduzida durante a produçãoda mistura, podendo, no entanto também, se proceder a umtratamento da carga com ativador de carga antes deste seradicionado à mistura elastomérica. Para tal podem serempregados silanos orgânicos, tais como, por exemplo,bis(trietóxi-silil-propil)polissulfano, vinil-trimetóxi-
silano, vinil-dimetóxi-metil-silano, vinil-trietóxi-silano,vinil-tris(2-metóxi-etóxi)silano, N-ciclohexil-3-aminopropil-trimetóxi-silano, 3-amino-propil-trimetóxi-silano, metil-trimetóxi-silano, metil-trietóxi-silano, dimetil-dimetóxi-silano, dimetil-dietóxi-silano, trimetil-etóxi-silano,isooctil-trimetóxi-silano, isooctil-trietóxi-silano,hexadecil-trimetóxi-silano assim como (octadecil)metil-dimetóxi-silano. Outros ativadores de cargas representam, porexemplo, substâncias tensoativas tais como trietanolamina eetileno glicol com pesos moleculares de 74 a 10000 g/mol.
Além disso, os vulcanizados podem ser enrijecidos pelaadição de suportes sólidos tais como, fibras de vidro, fibrasde poliamidas alifáticas e aromáticas, tais como, porexemplo, Aramid®, fibras de poliéster, fibras de álcoolpolivinilico, fibras de celulose, fibras naturais, tais como,algodão ou fibras de madeira, assim como têxteis de algodão,poliéster, poliamida, cabos de vidro ou de aço. Estesveículos sólidos ou fibras curtas devem, eventualmente, antesdo seu emprego ser tratados de modo a serem facilmenteaderentes (por RFL-Dip, por exemplo) a fim de permitir umaligação firme com o elastômero.
Como emolientes podem ser empregados os óleos mineraisconvencionais em quantidades de até 100 phr.
Naturalmente, também ainda é possível se acrescentaroutros aditivos e adjuvantes dos vulcanizados, caso isto sejanecessário, para se ajustar o perfil característico dospolibutadienos vinílicos hidrogenados reticulados da presenteinvenção.
Além disso, é possível, com a ajuda de vulcanizados deacordo com a presente invenção se produzir elementoscompósitos com aço, termoplásticos e termorrígidos. Aprodução do compósito se efetua ou durante a vulcanização,eventualmente com o emprego de um sistema adesivo apropriado,ou depois de uma ativação prévia (por ação de ácido, ativaçãocom plasma, por exemplo) do suporte e por aderência depois davulcanização.
A mistura dos polibutadienos vinílicos hidrogenados aserem empregados de acordo com a presente invenção com osaditivos já citados se produz antes da vulcanização emequipamentos convencionais, tais como, misturadores internos,extrusores e cilindros.
A elaboração da mistura pode ser conduzida de modoconhecido, por calandragem, moldagem de transferência,extrusão e injeção. A temperatura durante a elaboração é detal modo escolhida que não ocorra nenhuma vulcanizaçãoprematura. Para tal fim, podem ser conduzidos testespreliminares correspondentes.
A temperatura ótima para a condução da vulcanizaçãodepende, naturalmente, da reatividade dos sistemas dereticulação empregados e pode variar, no presente caso, datemperatura ambiente (aproximadamente 20°C) a aproximadamente220°C, eventualmente a uma pressão elevada. Os períodos dereticulação variam em geral de 20 segundos a 60 minutos,sendo preferível de 30 segundos a 30 minutos.
A reação de vulcanização propriamente dita pode serconduzida de modo convencional em prensas de vulcanização,autoclaves, na presença de ar aquecido, microondas e outrairradiação rica em energia (irradiação UV ou IV, por exemplo)e em salmoura.
Para a obtenção de qualidades determinadas de produto oupara se ter uma vulcanização mais completa, pode sernecessária uma têmpera subseqüente. Nestes casos, a têmpera éconduzida a temperaturas na faixa de 60°C a 220°C durante umperíodo de aproximadamente 2 minutos a 24 horas,eventualmente à pressão reduzida.
EXEMPLOS
1. Produtos de Polibutadienos Vinílicos Hidrogenados(HVIBR) e produtos comparativos de EPDM empregados para ostestes.
Os produtos de partida para os polibutadienos vinílicoshidrogenados (material de alimentação de polibutadienosvinílicos) que foram empregados para os testes subseqüentes,foram produzidos consoante as instruções de DE 10324304 Al.As características básicas dos produtos depolibutadienos vinílicos hidrogenados que foram empregados emoutros testes foram resumidas na Tabela 1.1 abaixo:
Tabela 1.1: Características básicas dos tipos HVIBRhidrogenados
<table>table see original document page 13</column></row><table>
As características de compósitos e vulcanizados dospolibutadienos vinílicos hidrogenados são comparadas com asdas borrachas EPDM estabelecidas. Os tipos EPDM Buna® EP G5450 e Buna® EP G 3440 são produtos comerciais de LanxessDeutschland GmbH. Os dados básicos principais destes tipos deEPDM estão resumidos na tabela 1.2 abaixo.
Tabela 1.2: Características básicas dos produtos EPDMcomparativos
<table>table see original document page 13</column></row><table>
2. Produção, Vulcanização e Caracterização das Misturaselastoméricas
Três tipos de polibutadienos vinílicos hidrogenados sãocomparados com dois tipos de EPDM com base nascaracterísticas dos compósitos não vulcanizados evulcanizados.
2.1 Produção das Misturas elastoméricas
Para a produção de misturas elastoméricas foi empregadoum misturador interno com uma capacidade de 1,5 L e como"intermeshing rotor geometry" (GKI.5E de Werner &Pfleiderer). Primeiro introduziu-se cada borracha (HVIBR ouEPDM) no misturador. Depois de 30 segundos foram adicionadostodos os demais componentes exceto o enxofre e osaceleradores e misturaram-se com uma velocidade de rotação de40 rpm. Depois de um tempo de mistura de 4 minutos a misturafoi extraida e resfriada ao ar à temperatura ambiente. Emseguida, misturaram-se o enxofre e os aceleradores sobre ocilindro a 40°C.
2.1 Composição das Misturas elastoméricas
<table>table see original document page 14</column></row><table>
1) Negro-de-fumo especificado de Degussa AG
2) Emoliente de óleo mineral de Sunoco Rubber & Chemical
3) 2,2-Tetrametil-l,2-diidro-quinolina polimerizada(Vulkanox® HS de Lanxess Deutschland GmbH)
4) Polietileno glicol de Clariant
5) Branco de zinco Rotsiegel de Grillo Zinkoxid GmbH
6) Edenor® C18 98-100 de Cogis Deutschland GmbH
7) 2-Mercapto-benzotiazol (Vulkacit® Merkapto/C deLanxess Deutschland GmbH)
8) Dissulfeto de tetrametil-tiurama (Vulkacit® Thiuram/Cde Lanxess Deutschland GmbH)
9) Pó de enxofre Chancel 90/95° de Solvay DeutschlandGmbH
Nas misturas elastoméricas não vulcanizada foramdeterminados os seguintes valores:2.2: Características das misturas elastoméricas
<table>table see original document page 15</column></row><table>
O comportamento de vulcanização das misturas foi testadopor ASTM D 5289 a 160°C e um período de teste de 30 minutoscom o auxílio dos reômetros Moving Die Rheometers MDR2000 daFirma Alpha Technology. Deste modo, foram determinados osvalores de vulcametria característicos Fa, Fmaxi Fmax-Fa, t10,t50 t90 e t95.
2.3: Comportamento e vulcanização das misturas elastoméricas
<table>table see original document page 15</column></row><table>
De acordo com DIN 53 529, Parte 3, os termos abaixo significam:
Fa: Leitura vulcamétrica no mínimo da isoterma de reticulação
Fmax: Máximo da leitura vulcamétrica
Fmax-Fa: Diferença da leitura vulcamétrica entre a máximae a mínima
t10: Ponto no tempo, no qual se atinge 10% de conversãofinal
t50: Ponto no tempo, no qual se atinge 50% de conversãofinal
t90: Ponto no tempo, no qual se atinge 90% da conversãofinal
t95: Ponto no tempo, no qual se atinge 95% da conversãofinal
As misturas foram vulcanizadas em uma prensa de placassob uma pressão de 170 bar a 160°C consoante os tempos tg5dados na Tabela 2.3.
Nos vulcanizados não envelhecidos foram determinados osseguintes valores de teste a uma temperatura ou de 23°C ou de70°C.
2.4: Características de vulcanizados das misturaselastoméricas
<table>table see original document page 16</column></row><table>
A determinação dos parâmetros físicos foi feita deacordo com as instruções de DIN, ISO ou ASTM. Comocomplemento recomenda-se Kleemann, Weber, Formeln undTabellen für die Elastomerverarbeitung, Dr. Gupta Verlag,1944 .
3. Discussão dos Resultados
Os exemplos de acordo com a presente invenção mostramque no caso de misturas elastoméricas a partir depolibutadienos vinílicos hidrogenados vulcanizados porenxofre, os valores de deformação por pressão residual entrelimites amplos de temperatura, assim como os valores para orelaxamento da tensão por pressão são mais vantajosos do quenos exemplos comparativos. As outras característicasmecânicas dos vulcanizados de HVIBR também se encontramaproximadamente no mesmo nível dos exemplos comparativos deEPDM.

Claims (4)

1. Polibutadienos vinilicos hidrogenados reticulados comenxofre, caracterizados pelo fato de que apresentam osvalores de pega por compressão na faixa dea) 1 a 4,3 a 23°C/70 hb) 2 a 22 a 70°C/70 hc) 5 a 60 a 100°C/70 hd) 8 a 70 a 125°C/70 h ee) 10 a 78 a 150°C/70 h assim como valores de relaxamento do esforço decompressão na faixa def) 2a 8,6 a 23°C/168 h.
2. Emprego dos polibutadienos vinilicos hidrogenadosreticulados com enxofre, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que é para a fabricação de artigos técnicos de borracha.
3. Emprego dos polibutadienos vinilicos hidrogenadosreticulados com enxofre, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que é para a fabricação decomponentes para pneumáticos com carga dinâmica.
4. Emprego dos polibutadienos vinilicos hidrogenadosreticulados com enxofre, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que é para a fabricação decorreias transportadoras, mangueiras, vedações de todos ostipos, perfis, foles, luvas de vedação, válvulas, tampas deproteção, mancais e elemento de amortecimento, acoplamentos,correias de transmissão, revestimentos, placas e depósitos,solas, invólucros para cabos, membranas assim como elementoscompósitos de borracha/metal, borracha/plástico eborracha/têxtil.
BRPI0618355-7A 2005-11-12 2006-10-31 polibutadienos vinìlicos hidrogenados reticulados com enxofre, emprego dos mesmos BRPI0618355A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102005054091A DE102005054091A1 (de) 2005-11-12 2005-11-12 Schwefelvernetzte hydrierte Vinylpolybutadiene sowie deren Verwendung zur Herstellung von technischen Gummiartikeln mit guten Rückverformungsverhalten über einen breiten Temperaturbereich
DE102005054091.0 2005-11-12
PCT/EP2006/010457 WO2007054228A2 (de) 2005-11-12 2006-10-31 Schwefelvernetzte hydrierte vinylpolybutadiene sowie deren verwendung zur herstellung von technischen gummiartikeln mit gutem rückverformungsverhalten über einen breiten temperaturbereich

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0618355A2 true BRPI0618355A2 (pt) 2011-08-23

Family

ID=37965031

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0618355-7A BRPI0618355A2 (pt) 2005-11-12 2006-10-31 polibutadienos vinìlicos hidrogenados reticulados com enxofre, emprego dos mesmos

Country Status (8)

Country Link
US (1) US7803882B2 (pt)
EP (1) EP1951763B1 (pt)
JP (1) JP5376434B2 (pt)
CN (1) CN101300276B (pt)
AT (1) ATE420896T1 (pt)
BR (1) BRPI0618355A2 (pt)
DE (2) DE102005054091A1 (pt)
WO (1) WO2007054228A2 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102006031317A1 (de) * 2006-07-01 2008-01-03 Lanxess Deutschland Gmbh Schichtartig aufgebaute Vulkanisate auf Basis von hydriertem Vinylpolybutadien
US9809899B2 (en) 2014-08-07 2017-11-07 Macdermid Acumen, Inc. Treatment for electroplating racks to avoid rack metallization
KR20160060562A (ko) * 2014-11-20 2016-05-30 주식회사 엘지화학 공액 디엔계 중합체
CN115819975A (zh) * 2022-11-26 2023-03-21 福州大学 一种高阻尼高刚度的金属橡胶-高分子复合材料

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4187360A (en) * 1975-07-18 1980-02-05 Phillips Petroleum Company Heat-shrinkable or heat-expandable products from hydrogenated polybutadiene
US4310582A (en) * 1977-06-20 1982-01-12 Phillips Petroleum Company Blends of trans-polybutadiene and medium vinyl polybutadiene
US4212958A (en) * 1978-08-10 1980-07-15 Borg-Warner Corporation Graft polyblend flow improvers for PVC
JPS59210960A (ja) 1983-05-17 1984-11-29 Nippon Zeon Co Ltd 加硫可能なゴム組成物
DE4025781A1 (de) * 1990-08-15 1992-02-20 Bayer Ag Hydrierte butadien/isopren/(meth-)acrylnitril- copolymerisate
JP3199374B2 (ja) * 1990-10-01 2001-08-20 旭化成株式会社 架橋ゴム組成物
JP3022888B2 (ja) * 1991-02-07 2000-03-21 旭化成工業株式会社 水素化重合体及びその組成物
DE4128869A1 (de) * 1991-08-30 1993-03-04 Huels Chemische Werke Ag Verfahren zur herstellung von dienkautschuk-vulkanisaten
DE59205083D1 (de) * 1991-08-30 1996-02-29 Huels Chemische Werke Ag Verfahren zur Herstellung von Dienkautschuk-Vulkanisaten
JP3392459B2 (ja) * 1993-04-28 2003-03-31 旭化成株式会社 水添ブタジエン系共重合体及びその組成物
DE10324304A1 (de) * 2003-05-30 2004-12-16 Bayer Ag Kautschukartige hydrierte Vinyl-Polybutadiene
DE102005044453A1 (de) * 2005-09-17 2007-03-22 Lanxess Deutschland Gmbh Peroxidisch vernetzte hydrierte Vinylpolybutadiene sowie deren Verwendung zur Herstellung von technischen Gummiartikeln mit gutem Rückverformungsverhalten über einen breiten Temperaturbereich

Also Published As

Publication number Publication date
US20090253892A1 (en) 2009-10-08
DE502006002681D1 (de) 2009-03-05
CN101300276A (zh) 2008-11-05
ATE420896T1 (de) 2009-01-15
EP1951763A2 (de) 2008-08-06
WO2007054228A3 (de) 2007-07-05
WO2007054228A2 (de) 2007-05-18
CN101300276B (zh) 2011-05-11
JP2009515016A (ja) 2009-04-09
EP1951763B1 (de) 2009-01-14
US7803882B2 (en) 2010-09-28
JP5376434B2 (ja) 2013-12-25
DE102005054091A1 (de) 2007-05-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Sisanth et al. General introduction to rubber compounding
CA2656127C (en) Layered-structure vulcanizates based on hydrogenated vinylpolybutadiene
US6649696B2 (en) Rubber mixtures based on uncrosslinked rubbers and crosslinked rubber particles and multifunctional isocyanates based on polyuret
CA2428346A1 (en) Rubber compounds that contain gels and inorganic peroxides
MX2013012622A (es) Proceso para la produccion de mezclas de caucho.
KR20170095210A (ko) 가황 가능한 고무 조성물
JP7270720B2 (ja) 未硬化ゴムのための接着性混合物
CA2360482A1 (en) Microgel-containing rubber compounds with phosphoryl polysulfides and vulcanizates or shaped articles prepared therefrom
Cain et al. The chemistry and technology of rubber-bound and related novel antioxidants
EP2138537B1 (en) Modified hydrogenated diene polymer composition
BRPI0618355A2 (pt) polibutadienos vinìlicos hidrogenados reticulados com enxofre, emprego dos mesmos
JPS59232133A (ja) 加硫性ハロゲンゴム配合物
BRPI0622102A2 (pt) pneu para rodas de veÍculo, e, processo para produzir uma composiÇço elastomÉrica reticulÁvel
AU2011311990B2 (en) Accelerator composition for elastomers
US5326828A (en) Tetrabenzylthiuram disulfide/urea cured elastomeric composition
CN115772287A (zh) 一种低压变耐高温热油丁腈橡胶混炼胶及其制备方法
CN105255091B (zh) 一种使用sebs回收料得到的抗扎抗瘪抗静电轮胎实胎芯
Stelescu et al. Influence of crosslinking method on the properties of natural rubber mixtures
US6573339B1 (en) In situ preparation of bis-(benzothiazolesulfen)amide in a polymeric matrix
RU2408624C1 (ru) Резиновая смесь на основе этиленпропилендиенового каучука
NO163622B (no) Fremgangsmaate for aa forbedre bearbeidbarheten ved reduksjon av viskositeten av blandinger paa basis av uvulkanisert naturgummi.
Puspitasari et al. KARET ALAM HIDROGENASI SEBAGAI MATRIKS POLIMER ALTERNATIF PADA KOMPOSIT ELASTOMER BANTALAN JEMBATAN
JP3487686B2 (ja) 防振ゴム用ゴム組成物
US3069383A (en) Stabilization of rubber with o-phenylenediamines
US20210355303A1 (en) A vulcanization mix, and implementations thereof

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2260 DE 29/04/2014.