BRPI0617854A2 - dispositivo de arejamento e ventilação em tanques de combustìvel para diesel - Google Patents
dispositivo de arejamento e ventilação em tanques de combustìvel para diesel Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0617854A2 BRPI0617854A2 BRPI0617854-5A BRPI0617854A BRPI0617854A2 BR PI0617854 A2 BRPI0617854 A2 BR PI0617854A2 BR PI0617854 A BRPI0617854 A BR PI0617854A BR PI0617854 A2 BRPI0617854 A2 BR PI0617854A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- aeration
- tank
- ventilation device
- closure body
- closure
- Prior art date
Links
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B60—VEHICLES IN GENERAL
- B60K—ARRANGEMENT OR MOUNTING OF PROPULSION UNITS OR OF TRANSMISSIONS IN VEHICLES; ARRANGEMENT OR MOUNTING OF PLURAL DIVERSE PRIME-MOVERS IN VEHICLES; AUXILIARY DRIVES FOR VEHICLES; INSTRUMENTATION OR DASHBOARDS FOR VEHICLES; ARRANGEMENTS IN CONNECTION WITH COOLING, AIR INTAKE, GAS EXHAUST OR FUEL SUPPLY OF PROPULSION UNITS IN VEHICLES
- B60K15/00—Arrangement in connection with fuel supply of combustion engines or other fuel consuming energy converters, e.g. fuel cells; Mounting or construction of fuel tanks
- B60K15/03—Fuel tanks
- B60K15/035—Fuel tanks characterised by venting means
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Sustainable Development (AREA)
- Sustainable Energy (AREA)
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Combustion & Propulsion (AREA)
- Transportation (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Closures For Containers (AREA)
- Cooling, Air Intake And Gas Exhaust, And Fuel Tank Arrangements In Propulsion Units (AREA)
- Details Of Rigid Or Semi-Rigid Containers (AREA)
Abstract
<B>DISPOSITIVO DE AREJAMENTO E VENTILAçãO EM TANQUES DE COMBUSTìVEL PARA DIESEL.<D> A presente invenção refere-se a um dispositivo de arejamento e ventilação em tanques, especialmente em tanques de combustível para DieseI, com um corpo de fechamento que cobre ou é inserido em uma abertura do tanque que é juntado à parede do tanque de modo soldado, colado ou aparafusado. O corpo de fechamento é sinterizado de material sintético poroso, permeável ao gás e é feito oleofóbico e/ou hidrofóbico.
Description
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVODE AREJAMENTO E VENTILAÇÃO EM TANQUES DE COMBUSTÍVELPARA DIESEL".
A presente invenção refere-se a um dispositivo de arejamento eventilação em tanques, especialmente em tanques de combustível para Die-sel.
Usualmente são previstos em tanques de combustível dispositi-vos de ventilação de serviço e de abastecimento. Dependendo do tipo docombustível ocorrem em um tanque de combustível, devido ao aquecimentoe/ou formação de ondas do combustível hidrocarbonetos gasosos. Esseshidrocarbonetos gasosos são purificados por meio de um filtro de vapor decombustível. O gás purificado é liberado para a atmosfera. Na retirada decombustível do tanque, a quantidade de líquido retirada do tanque precisaser substituída pela respectiva quantidade de gás, isto é, a respectiva quan-tidade de ar precisa entrar no tanque. Para a regulagem do arejamento e daventilação do tanque durante a operação do automóvel, usualmente sãoprevistos tanques de combustível com válvulas conectadas na frente do filtrode combustível. A fim de evitar uma saída do combustível em caso de capo-tagem (rollover), são adicionalmente previstas as chamadas válvulas de ca-potagem, ou as válvulas de arejamento e de ventilação existentes cumpremessa função.
Os dispositivos de arejamento e ventilação em tanques de com-bustível até agora conhecidos são dimensionados para o uso de combustívelOtto que são facilmente voláteis, onde cabe evitar que hidrocarbonetos ga-sosos ou até mesmo líquidos cheguem até a atmosfera. Os dispositivos dearejamento e ventilação freqüentemente são conectados com válvulas de talmodo que a menor quantidade possível de ar ambiente entre no tanque a fimde retardar a evaporação do combustível.
A tecnologia conhecida também é usada em grande escala paratanques de Diesel, apesar da técnica de válvulas complexa que não é ne-cessária com a tendência de volatilização claramente menor do combustívelDiesel. Não obstante vale no casó, impedir a saída de hidrocarbonetos líqui-dos, por exemplo, em caso de capotagem.
Portanto, a presente invenção tem a tarefa de criar um dispositi-vo de arejamento e ventilação particularmente simples em tanques, princi-palmente em tanques de combustível para Diesel, com o qual a saída delíquido é impedida com segurança, mas que ao mesmo tempo, usando-se osmeios mais simples possíveis, se torna possível um arejamento e ventilaçãodo tanque.
A tarefa é solucionada com um dispositivo de arejamento e ven-tilação em tanques, especialmente em tanques de combustível para Diesel,com um corpo de fechamento que cobre ou é inserido na abertura do tanquee juntado à parede do tanque com fecho devido à forma ou com fecho devi-do ao material, por exemplo, soldado, colado ou aparafusado nela, sendoque o corpo de fechamento é executado como corpo poroso permeável aogás, oleofóbico e/ou hidrofóbico e amplamente impermeável a líquido, esendo que o dispositivo de arejamento e ventilação não apresenta nenhumaparte móvel e/ou conexões de tubulação ou semelhantes.
Tal dispositivo de arejamento e ventilação pode ser realizado demodo especialmente simples e sem partes móveis e assume as funções dearejamento e ventilação e a função de uma válvula de rollover em caso decapotagem do veículo. Assim são realizadas as funções de válvula sem quesejam necessários componentes móveis. O dispositivo de arejamento e ven-tilação de acordo com a presente invenção consiste exclusivamente no cor-po de fechamento, preferencialmente feito inteiriçamente, que cobre umaabertura na parede do tanque.
Em uma variação preferida do dispositivo de arejamento e venti-lação de acordo com a presente invenção é previsto que o corpo de fecha-mento consiste em material sintético sinterizado. Ele pode consistir, por e-xemplo, de UHDPE (ultra high density polyethylene).
De preferência, o tanque consiste pelo menos parcialmente emum material sintético que é compatível com o material sintético do corpo defechamento de tal modo que o corpo de fechamento pode ser unido ao tan-que por meio de soldadura. O tanque pode consistir, por exemplo, em umlaminado co-extrusado de material sintético e ter sido gerado por meio demoldagem por sopro de extrusão. Nesse caso, a face externa do tanque po-de consistir em HDPE (high density polyethylene) que pode muito bem sersoldado com UHDPE.
O corpo de fechamento pode ser tornado oleofóbico por meio defluoração ou sulfonação. Uma vez que para o corpo de fechamento do dis-positivo de arejamento e ventilação de acordo com a presente invenção nãoé prevista nenhuma proteção separada contra a formação de ondas, o tornaroleofóbico e/ou hidrofóbico do mesmo é importante no sentido de que é ne-cessário impedir que a permeabilidade de gás seja prejudicada em virtudede contato com o combustível e/ou a água.
O corpo de fechamento pode simplesmente ser executado comotampa ou cobertura que é unida à parede externa do tanque por meio desoldadura na borda. Ele pode ser unido ao tanque, por exemplo, por meio desoldadura por elementos térmicos / soldadura de reflexão ou soldadura porfricção.
Como alternativa pode ser previsto que o corpo de fechamentocompreenda uma rosca que é aparafusada com o respectivo segmento ros-cado da abertura do tanque.
A abertura de tanque pode apresentar, por exemplo, um colar defecho perimetral que coopera com uma rosca interna do corpo de fechamen-to executado como cobertura de fecho.
A seguir, a presente invenção é explicada com a ajuda de umexemplo de execução mostrado nos desenhos.
Eles mostram:a figura 1 mostra uma vista esquematizada de um tanque comum dispositivo de arejamento e ventilação de acordo com a presente inven-ção,
a figura 2 mostra um segmento parcial ampliado da área Il dafigura 1,e
a figura 3 mostra uma realização alternativa do corpo de fecha-mento mostrado na figura 2.O tanque 1 mostrado na figura 1 é executado como tanque decombustível para Diesel. Nele é previsto um tubo de enchimento 2. A pre-sente invenção deve ser entendida de tal modo que o dispositivo de areja-mento e ventilação de acordo com a presente invenção não necessariamen-te precisa ser realizado em um tanque para combustível, pelo contrário,também é possível realizar o mesmo em um tanque de limpador de pára-brisa ou em um tanque de líquido de refrigeração. No enchimento de umtanque de limpador de pára-brisa com líquido de lavagem, o ar que se en-contra dentro do tanque precisa ser deslocado para o meio ambiente o maisrapidamente possível. Se a ventilação for providenciada através da aberturade enchimento, freqüentemente ocorrem interferências turbulentas devido aoar que escapa junto com a água que entra. São conseqüência disso os ruí-dos de borbulhar e o líquido do enchimento respinga para fora. Esse efeitoaumenta especialmente quando o tanque se encontra no fundo do compar-timento do motor ou no pára-lama, somente podendo ser preenchido atravésde um tubo de enchimento estreito. Por essa razão é conhecido colocar vál-vulas de ventilação em tanques para limpadores de pára-brisa, executadas,por exemplo, como válvulas de bóia. Essas têm a desvantagem de podervirar dependendo da posição do tanque, tendo seu funcionamento prejudi-cado. Além disso, a montagem de tais válvulas em tanques de líquido delavagem é dispendiosa. Essas desvantagens são eliminadas em um disposi-tivo de arejamento e ventilação de acordo com a presente invenção.
Como se pode ver nos desenhos, o tanque 1 possui uma abertu-ra de arejamento e ventilação 3 que é coberta por um corpo de fechamento4. No caso do exemplo de execução da figura 2, este corpo de fechamento 4é uma placa. No exemplo de execução da figura 4, o corpo de fechamento 4é uma tampa. O corpo de fechamento 4 é feito como um corpo sinterizadoporoso de UHDPE (ultra high density polyethylene) que é tornado oleofóbicoe hidrofóbico. Ele é permeável a gás, porém, impermeável a líquido. No e-xemplo de execução descrito, a parede 5 do tanque 1, pelo menos no seulado externo, é feito de HDPE (high density polyethylene). O corpo de fe-chamento 4 é unido à parede 5 do tanque 1 por meio de soldadura. O dispo-sitivo de arejamento e ventilação assim criado não contém mais nenhumaoutra parte móvel e nenhuma tubulação nem conexão. Através desse corpode fechamento 4 poroso pode acontecer uma troca de gás entre o interior dotanque e a atmosfera. Uma saída de líquido é impedida sob condições depressão e de temperatura normais.
O dispositivo de arejamento e ventilação de acordo com a pre-sente invenção pode ser previsto em qualquer ponto apropriado da parededo tanque. O dispositivo de arejamento e ventilação de acordo com a pre-sente invenção pode fechar também, por exemplo, uma abertura de ventila-ção na parede do tubo de enchimento. Isso é, ser apropriado especialmentequando o dispositivo de arejamento e ventilação no automóvel é de tal mododisposto que uma poluição devido a influências externas precisa ser evitada.Particularmente em tanques de combustível em veículos off-road tal disposi-ção é imaginável. Nisso é vantajoso que o corpo de fechamento é dispostode modo separável e substituível na parede do tubo de enchimento.
LISTA DE REFERÊNCIAS
1 Tanque
2 Tubo de enchimento
3 Abertura de arejamento e ventilação
4 Corpo de fechamento
5 Parede
Claims (8)
1. Dispositivo de arejamento e ventilação em tanques, especial-mente em tanques de combustível para Diesel, com um corpo de fechamen-to (4) que cobre ou é inserido em uma abertura de arejamento e ventilação(3) do tanque que é juntado à parede do tanque (5) com fecho devido à for-ma ou com fecho devido ao material, sendo que o corpo de fechamento (4) éexecutado como corpo poroso permeável ao gás, é feito oleofóbico e/ou hi-drofóbico e amplamente impermeável a líquido, e sendo que o dispositivo dearejamento e ventilação não apresenta nenhuma parte móvel e/ou conexõesde tubulação ou semelhantes.
2. Dispositivo de arejamento e ventilação de acordo com a rei-vindicação 1, caracterizado pelo fato de que o corpo de fechamento (4) con-siste em material sintético sinterizado.
3. Dispositivo de arejamento e ventilação de acordo com umadas reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o corpo de fecha-mento consiste em UHDPE.
4. Dispositivo de arejamento e ventilação de acordo com umadas reivindicações 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que o tanque (1) pelomenos parcialmente consiste em um material sintético que é compatível como material sintético do corpo de fechamento (4) em tal grau que o corpo defechamento (4) pode ser unido ao tanque (1) por meio de soldadura.
5. Dispositivo de arejamento e ventilação de acordo com umadas reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o corpo de fecha-mento (4) é tornado oleofóbico por meio de fluoração ou sulfonação.
6. Dispositivo de arejamento e ventilação de acordo com umadas reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que o corpo de fecha-mento (4) é executado como tampa ou cobertura que é unida à parede ex-terna (5) do tanque por meio de soldadura na borda.
7. Dispositivo de arejamento e ventilação de acordo com umadas reivindicações 1 a 3, 5 ou 6, caracterizado pelo fato de que o corpo defechamento (4) possui uma rosca que é aparafusado com o respectivo seg-mento de rosca da abertura do tanque.
8. Dispositivo de arejamento e ventilação de acordo com a rei-vindicação 7, caracterizado pelo fato de que o corpo de fechamento (4) éexecutado como tampa com rosca interna e é aparafusado com um colarroscado do tanque (1).
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
DE200510052073 DE102005052073B3 (de) | 2005-10-28 | 2005-10-28 | Be- und Entlüftungseinrichtung an Dieselkraftstoffbehältern |
DE102005052073.1 | 2005-10-28 | ||
PCT/EP2006/010064 WO2007048535A2 (de) | 2005-10-28 | 2006-10-19 | Be- und entlüftungseinrichtung an dieselkraftstoffbehältern |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0617854A2 true BRPI0617854A2 (pt) | 2011-08-09 |
Family
ID=37682656
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0617854-5A BRPI0617854A2 (pt) | 2005-10-28 | 2006-10-19 | dispositivo de arejamento e ventilação em tanques de combustìvel para diesel |
Country Status (6)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP1940695A2 (pt) |
CN (1) | CN101365632A (pt) |
BR (1) | BRPI0617854A2 (pt) |
DE (1) | DE102005052073B3 (pt) |
RU (1) | RU2008121246A (pt) |
WO (1) | WO2007048535A2 (pt) |
Families Citing this family (6)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE102006050809A1 (de) * | 2006-10-27 | 2008-04-30 | Robert Bosch Gmbh | Druckausgleichvorrichtung zur Be- und Entlüftung eines Tanks |
US20100024898A1 (en) * | 2008-07-29 | 2010-02-04 | General Electric Company | Fuel tank vent including a membrane separator |
DE102011009745B4 (de) | 2011-01-28 | 2012-09-13 | Kautex Textron Gmbh & Co. Kg | Einfüllstutzen für einen Nebenflüssigkeitsbehälter |
WO2015061813A2 (en) * | 2013-10-23 | 2015-04-30 | Lunoel Trading (Pty) Limited | Anti-siphoning. device |
WO2015117169A1 (en) * | 2014-01-29 | 2015-08-06 | Lunoel Trading (Pty) Limited | An anti-tampering device |
WO2018219711A1 (de) | 2017-06-01 | 2018-12-06 | R. Stahl Schaltgeräte GmbH | GESCHWEIßTE DRUCKENTLASTUNGSVORRICHTUNG |
Family Cites Families (17)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US3071276A (en) * | 1960-08-23 | 1963-01-01 | Owens Illinois Glass Co | Vented closure |
US3137284A (en) * | 1963-03-13 | 1964-06-16 | Champion Lab Inc | Crank case ventilating system and air cleaner means |
SE7908372L (sv) * | 1979-10-09 | 1981-04-10 | Husqvarna Ab | Tankventil |
US4517384A (en) * | 1983-01-21 | 1985-05-14 | Ciba-Geigy Corporation | Perfluoroalkyl alkylene vinyl sulfoxides and sulfones |
US4793509A (en) * | 1988-02-12 | 1988-12-27 | Fabricated Metals, Inc. | Bulk material container having a filter vent |
DE4006465C2 (de) * | 1990-03-01 | 1995-02-16 | Fraunhofer Ges Forschung | Vorrichtung zur Ent- und Belüftung eines Treibstofftankes |
DE4312374A1 (de) * | 1993-04-17 | 1994-10-20 | Daimler Benz Ag | Be- und Entlüftungseinrichtung eines Fahrzeug-Kraftstofftanks |
DE4423095C2 (de) * | 1994-07-01 | 1996-05-30 | Vdo Schindling | In eine Öffnung eines Kraftstofftanks einsetzbarer Tankeinsatz |
US5522769A (en) * | 1994-11-17 | 1996-06-04 | W. L. Gore & Associates, Inc. | Gas-permeable, liquid-impermeable vent cover |
DE19523645A1 (de) * | 1995-06-29 | 1997-01-02 | Stihl Maschf Andreas | Ventil zur Be- und Entlüftung für einen Behälter |
US6196409B1 (en) * | 1995-07-05 | 2001-03-06 | The Procter & Gamble Company | Venting means |
DE29511683U1 (de) * | 1995-07-19 | 1995-09-28 | W.L. Gore & Associates Gmbh, 85640 Putzbrunn | Verschlußkappe für Behälter, Gehäuse, Flaschen o.dgl |
DE19632690A1 (de) * | 1996-08-14 | 1998-02-19 | Reum Ag | Entlüftungsventil |
GB2327460B (en) * | 1997-07-23 | 2000-10-25 | Pall Corp | Engine fuel systems |
FR2774951B1 (fr) * | 1998-02-19 | 2000-05-05 | Plastic Omnium Cie | Reservoir a carburant muni d'un systeme d'evacuation des gaz |
US6213170B1 (en) * | 1999-12-20 | 2001-04-10 | Delphi Technologies, Inc. | Valveless fuel tank assembly |
DE10020296A1 (de) * | 2000-04-26 | 2001-10-31 | Mannesmann Vdo Ag | Entlüftungseinrichtung für einen Kraftstoffbehälter |
-
2005
- 2005-10-28 DE DE200510052073 patent/DE102005052073B3/de not_active Expired - Fee Related
-
2006
- 2006-10-19 CN CNA2006800375383A patent/CN101365632A/zh active Pending
- 2006-10-19 RU RU2008121246/12A patent/RU2008121246A/ru not_active Application Discontinuation
- 2006-10-19 BR BRPI0617854-5A patent/BRPI0617854A2/pt not_active IP Right Cessation
- 2006-10-19 EP EP06792436A patent/EP1940695A2/de not_active Withdrawn
- 2006-10-19 WO PCT/EP2006/010064 patent/WO2007048535A2/de active Application Filing
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
DE102005052073B3 (de) | 2007-05-16 |
EP1940695A2 (de) | 2008-07-09 |
CN101365632A (zh) | 2009-02-11 |
WO2007048535A2 (de) | 2007-05-03 |
WO2007048535A3 (de) | 2008-07-10 |
RU2008121246A (ru) | 2009-12-10 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BRPI0617854A2 (pt) | dispositivo de arejamento e ventilação em tanques de combustìvel para diesel | |
JP5589011B2 (ja) | 液体燃料タンクのための安全システム | |
CA2364755C (en) | Fuel tank | |
JP2006266267A (ja) | 小型エンジンの燃料蒸発ガスエミッション制御システム及び方法 | |
US6213170B1 (en) | Valveless fuel tank assembly | |
BRPI0609986A2 (pt) | válvula para um circuito de exaustão de um tanque para lìquido | |
JPH039467Y2 (pt) | ||
JP2010280384A (ja) | 燃料タンク | |
JP2005537981A (ja) | 中空本体に液体を充填する密封及び安全装置 | |
US6006799A (en) | Motor vehicle tank | |
JP5839740B2 (ja) | 自動車用の燃料タンクまたは二次流体タンク | |
JP2000034958A (ja) | 液体タンク用安全弁 | |
CN105555576B (zh) | 用于给燃料储箱通气的方法和阀门 | |
US4741362A (en) | Fuel tank for an off-road vehicle | |
US6840264B1 (en) | Fuel tank venting system for reduced fuel permeation | |
JPH04231214A (ja) | 燃料タンクの換気装置 | |
US4492244A (en) | Non-spill liquid fuel tanks | |
FR2841521A1 (fr) | Reservoir de liquide de frein, en particulier pour vehicule automobile | |
EP3398800B1 (en) | Container for a fluid in a vehicle | |
KR960023621A (ko) | 차량용 연료 필러 | |
JPH023533A (ja) | 燃料タンク | |
KR100471480B1 (ko) | 자동차용 연료탱크의 컷밸브장치 | |
JP2577482B2 (ja) | 燃料タンクの燃料遮断弁配設構造 | |
BR102014018984A2 (pt) | sistema de tanque fechado | |
KR200227702Y1 (ko) | 연료증발가스의누출방지장치용벤트밸브의구조 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B08F | Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette] |
Free format text: REFERENTE A 6A ANUI DADE. |
|
B08K | Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette] |
Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2215 DE 18/06/2013. |