BRPI0617854A2 - dispositivo de arejamento e ventilação em tanques de combustìvel para diesel - Google Patents

dispositivo de arejamento e ventilação em tanques de combustìvel para diesel Download PDF

Info

Publication number
BRPI0617854A2
BRPI0617854A2 BRPI0617854-5A BRPI0617854A BRPI0617854A2 BR PI0617854 A2 BRPI0617854 A2 BR PI0617854A2 BR PI0617854 A BRPI0617854 A BR PI0617854A BR PI0617854 A2 BRPI0617854 A2 BR PI0617854A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
aeration
tank
ventilation device
closure body
closure
Prior art date
Application number
BRPI0617854-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Timo Kromer
Ruediger Walter
Original Assignee
Kautex Textron Gmbh & Co Kg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Kautex Textron Gmbh & Co Kg filed Critical Kautex Textron Gmbh & Co Kg
Publication of BRPI0617854A2 publication Critical patent/BRPI0617854A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60KARRANGEMENT OR MOUNTING OF PROPULSION UNITS OR OF TRANSMISSIONS IN VEHICLES; ARRANGEMENT OR MOUNTING OF PLURAL DIVERSE PRIME-MOVERS IN VEHICLES; AUXILIARY DRIVES FOR VEHICLES; INSTRUMENTATION OR DASHBOARDS FOR VEHICLES; ARRANGEMENTS IN CONNECTION WITH COOLING, AIR INTAKE, GAS EXHAUST OR FUEL SUPPLY OF PROPULSION UNITS IN VEHICLES
    • B60K15/00Arrangement in connection with fuel supply of combustion engines or other fuel consuming energy converters, e.g. fuel cells; Mounting or construction of fuel tanks
    • B60K15/03Fuel tanks
    • B60K15/035Fuel tanks characterised by venting means

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Sustainable Development (AREA)
  • Sustainable Energy (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Closures For Containers (AREA)
  • Cooling, Air Intake And Gas Exhaust, And Fuel Tank Arrangements In Propulsion Units (AREA)
  • Details Of Rigid Or Semi-Rigid Containers (AREA)

Abstract

<B>DISPOSITIVO DE AREJAMENTO E VENTILAçãO EM TANQUES DE COMBUSTìVEL PARA DIESEL.<D> A presente invenção refere-se a um dispositivo de arejamento e ventilação em tanques, especialmente em tanques de combustível para DieseI, com um corpo de fechamento que cobre ou é inserido em uma abertura do tanque que é juntado à parede do tanque de modo soldado, colado ou aparafusado. O corpo de fechamento é sinterizado de material sintético poroso, permeável ao gás e é feito oleofóbico e/ou hidrofóbico.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVODE AREJAMENTO E VENTILAÇÃO EM TANQUES DE COMBUSTÍVELPARA DIESEL".
A presente invenção refere-se a um dispositivo de arejamento eventilação em tanques, especialmente em tanques de combustível para Die-sel.
Usualmente são previstos em tanques de combustível dispositi-vos de ventilação de serviço e de abastecimento. Dependendo do tipo docombustível ocorrem em um tanque de combustível, devido ao aquecimentoe/ou formação de ondas do combustível hidrocarbonetos gasosos. Esseshidrocarbonetos gasosos são purificados por meio de um filtro de vapor decombustível. O gás purificado é liberado para a atmosfera. Na retirada decombustível do tanque, a quantidade de líquido retirada do tanque precisaser substituída pela respectiva quantidade de gás, isto é, a respectiva quan-tidade de ar precisa entrar no tanque. Para a regulagem do arejamento e daventilação do tanque durante a operação do automóvel, usualmente sãoprevistos tanques de combustível com válvulas conectadas na frente do filtrode combustível. A fim de evitar uma saída do combustível em caso de capo-tagem (rollover), são adicionalmente previstas as chamadas válvulas de ca-potagem, ou as válvulas de arejamento e de ventilação existentes cumpremessa função.
Os dispositivos de arejamento e ventilação em tanques de com-bustível até agora conhecidos são dimensionados para o uso de combustívelOtto que são facilmente voláteis, onde cabe evitar que hidrocarbonetos ga-sosos ou até mesmo líquidos cheguem até a atmosfera. Os dispositivos dearejamento e ventilação freqüentemente são conectados com válvulas de talmodo que a menor quantidade possível de ar ambiente entre no tanque a fimde retardar a evaporação do combustível.
A tecnologia conhecida também é usada em grande escala paratanques de Diesel, apesar da técnica de válvulas complexa que não é ne-cessária com a tendência de volatilização claramente menor do combustívelDiesel. Não obstante vale no casó, impedir a saída de hidrocarbonetos líqui-dos, por exemplo, em caso de capotagem.
Portanto, a presente invenção tem a tarefa de criar um dispositi-vo de arejamento e ventilação particularmente simples em tanques, princi-palmente em tanques de combustível para Diesel, com o qual a saída delíquido é impedida com segurança, mas que ao mesmo tempo, usando-se osmeios mais simples possíveis, se torna possível um arejamento e ventilaçãodo tanque.
A tarefa é solucionada com um dispositivo de arejamento e ven-tilação em tanques, especialmente em tanques de combustível para Diesel,com um corpo de fechamento que cobre ou é inserido na abertura do tanquee juntado à parede do tanque com fecho devido à forma ou com fecho devi-do ao material, por exemplo, soldado, colado ou aparafusado nela, sendoque o corpo de fechamento é executado como corpo poroso permeável aogás, oleofóbico e/ou hidrofóbico e amplamente impermeável a líquido, esendo que o dispositivo de arejamento e ventilação não apresenta nenhumaparte móvel e/ou conexões de tubulação ou semelhantes.
Tal dispositivo de arejamento e ventilação pode ser realizado demodo especialmente simples e sem partes móveis e assume as funções dearejamento e ventilação e a função de uma válvula de rollover em caso decapotagem do veículo. Assim são realizadas as funções de válvula sem quesejam necessários componentes móveis. O dispositivo de arejamento e ven-tilação de acordo com a presente invenção consiste exclusivamente no cor-po de fechamento, preferencialmente feito inteiriçamente, que cobre umaabertura na parede do tanque.
Em uma variação preferida do dispositivo de arejamento e venti-lação de acordo com a presente invenção é previsto que o corpo de fecha-mento consiste em material sintético sinterizado. Ele pode consistir, por e-xemplo, de UHDPE (ultra high density polyethylene).
De preferência, o tanque consiste pelo menos parcialmente emum material sintético que é compatível com o material sintético do corpo defechamento de tal modo que o corpo de fechamento pode ser unido ao tan-que por meio de soldadura. O tanque pode consistir, por exemplo, em umlaminado co-extrusado de material sintético e ter sido gerado por meio demoldagem por sopro de extrusão. Nesse caso, a face externa do tanque po-de consistir em HDPE (high density polyethylene) que pode muito bem sersoldado com UHDPE.
O corpo de fechamento pode ser tornado oleofóbico por meio defluoração ou sulfonação. Uma vez que para o corpo de fechamento do dis-positivo de arejamento e ventilação de acordo com a presente invenção nãoé prevista nenhuma proteção separada contra a formação de ondas, o tornaroleofóbico e/ou hidrofóbico do mesmo é importante no sentido de que é ne-cessário impedir que a permeabilidade de gás seja prejudicada em virtudede contato com o combustível e/ou a água.
O corpo de fechamento pode simplesmente ser executado comotampa ou cobertura que é unida à parede externa do tanque por meio desoldadura na borda. Ele pode ser unido ao tanque, por exemplo, por meio desoldadura por elementos térmicos / soldadura de reflexão ou soldadura porfricção.
Como alternativa pode ser previsto que o corpo de fechamentocompreenda uma rosca que é aparafusada com o respectivo segmento ros-cado da abertura do tanque.
A abertura de tanque pode apresentar, por exemplo, um colar defecho perimetral que coopera com uma rosca interna do corpo de fechamen-to executado como cobertura de fecho.
A seguir, a presente invenção é explicada com a ajuda de umexemplo de execução mostrado nos desenhos.
Eles mostram:a figura 1 mostra uma vista esquematizada de um tanque comum dispositivo de arejamento e ventilação de acordo com a presente inven-ção,
a figura 2 mostra um segmento parcial ampliado da área Il dafigura 1,e
a figura 3 mostra uma realização alternativa do corpo de fecha-mento mostrado na figura 2.O tanque 1 mostrado na figura 1 é executado como tanque decombustível para Diesel. Nele é previsto um tubo de enchimento 2. A pre-sente invenção deve ser entendida de tal modo que o dispositivo de areja-mento e ventilação de acordo com a presente invenção não necessariamen-te precisa ser realizado em um tanque para combustível, pelo contrário,também é possível realizar o mesmo em um tanque de limpador de pára-brisa ou em um tanque de líquido de refrigeração. No enchimento de umtanque de limpador de pára-brisa com líquido de lavagem, o ar que se en-contra dentro do tanque precisa ser deslocado para o meio ambiente o maisrapidamente possível. Se a ventilação for providenciada através da aberturade enchimento, freqüentemente ocorrem interferências turbulentas devido aoar que escapa junto com a água que entra. São conseqüência disso os ruí-dos de borbulhar e o líquido do enchimento respinga para fora. Esse efeitoaumenta especialmente quando o tanque se encontra no fundo do compar-timento do motor ou no pára-lama, somente podendo ser preenchido atravésde um tubo de enchimento estreito. Por essa razão é conhecido colocar vál-vulas de ventilação em tanques para limpadores de pára-brisa, executadas,por exemplo, como válvulas de bóia. Essas têm a desvantagem de podervirar dependendo da posição do tanque, tendo seu funcionamento prejudi-cado. Além disso, a montagem de tais válvulas em tanques de líquido delavagem é dispendiosa. Essas desvantagens são eliminadas em um disposi-tivo de arejamento e ventilação de acordo com a presente invenção.
Como se pode ver nos desenhos, o tanque 1 possui uma abertu-ra de arejamento e ventilação 3 que é coberta por um corpo de fechamento4. No caso do exemplo de execução da figura 2, este corpo de fechamento 4é uma placa. No exemplo de execução da figura 4, o corpo de fechamento 4é uma tampa. O corpo de fechamento 4 é feito como um corpo sinterizadoporoso de UHDPE (ultra high density polyethylene) que é tornado oleofóbicoe hidrofóbico. Ele é permeável a gás, porém, impermeável a líquido. No e-xemplo de execução descrito, a parede 5 do tanque 1, pelo menos no seulado externo, é feito de HDPE (high density polyethylene). O corpo de fe-chamento 4 é unido à parede 5 do tanque 1 por meio de soldadura. O dispo-sitivo de arejamento e ventilação assim criado não contém mais nenhumaoutra parte móvel e nenhuma tubulação nem conexão. Através desse corpode fechamento 4 poroso pode acontecer uma troca de gás entre o interior dotanque e a atmosfera. Uma saída de líquido é impedida sob condições depressão e de temperatura normais.
O dispositivo de arejamento e ventilação de acordo com a pre-sente invenção pode ser previsto em qualquer ponto apropriado da parededo tanque. O dispositivo de arejamento e ventilação de acordo com a pre-sente invenção pode fechar também, por exemplo, uma abertura de ventila-ção na parede do tubo de enchimento. Isso é, ser apropriado especialmentequando o dispositivo de arejamento e ventilação no automóvel é de tal mododisposto que uma poluição devido a influências externas precisa ser evitada.Particularmente em tanques de combustível em veículos off-road tal disposi-ção é imaginável. Nisso é vantajoso que o corpo de fechamento é dispostode modo separável e substituível na parede do tubo de enchimento.
LISTA DE REFERÊNCIAS
1 Tanque
2 Tubo de enchimento
3 Abertura de arejamento e ventilação
4 Corpo de fechamento
5 Parede

Claims (8)

1. Dispositivo de arejamento e ventilação em tanques, especial-mente em tanques de combustível para Diesel, com um corpo de fechamen-to (4) que cobre ou é inserido em uma abertura de arejamento e ventilação(3) do tanque que é juntado à parede do tanque (5) com fecho devido à for-ma ou com fecho devido ao material, sendo que o corpo de fechamento (4) éexecutado como corpo poroso permeável ao gás, é feito oleofóbico e/ou hi-drofóbico e amplamente impermeável a líquido, e sendo que o dispositivo dearejamento e ventilação não apresenta nenhuma parte móvel e/ou conexõesde tubulação ou semelhantes.
2. Dispositivo de arejamento e ventilação de acordo com a rei-vindicação 1, caracterizado pelo fato de que o corpo de fechamento (4) con-siste em material sintético sinterizado.
3. Dispositivo de arejamento e ventilação de acordo com umadas reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o corpo de fecha-mento consiste em UHDPE.
4. Dispositivo de arejamento e ventilação de acordo com umadas reivindicações 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que o tanque (1) pelomenos parcialmente consiste em um material sintético que é compatível como material sintético do corpo de fechamento (4) em tal grau que o corpo defechamento (4) pode ser unido ao tanque (1) por meio de soldadura.
5. Dispositivo de arejamento e ventilação de acordo com umadas reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o corpo de fecha-mento (4) é tornado oleofóbico por meio de fluoração ou sulfonação.
6. Dispositivo de arejamento e ventilação de acordo com umadas reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que o corpo de fecha-mento (4) é executado como tampa ou cobertura que é unida à parede ex-terna (5) do tanque por meio de soldadura na borda.
7. Dispositivo de arejamento e ventilação de acordo com umadas reivindicações 1 a 3, 5 ou 6, caracterizado pelo fato de que o corpo defechamento (4) possui uma rosca que é aparafusado com o respectivo seg-mento de rosca da abertura do tanque.
8. Dispositivo de arejamento e ventilação de acordo com a rei-vindicação 7, caracterizado pelo fato de que o corpo de fechamento (4) éexecutado como tampa com rosca interna e é aparafusado com um colarroscado do tanque (1).
BRPI0617854-5A 2005-10-28 2006-10-19 dispositivo de arejamento e ventilação em tanques de combustìvel para diesel BRPI0617854A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE200510052073 DE102005052073B3 (de) 2005-10-28 2005-10-28 Be- und Entlüftungseinrichtung an Dieselkraftstoffbehältern
DE102005052073.1 2005-10-28
PCT/EP2006/010064 WO2007048535A2 (de) 2005-10-28 2006-10-19 Be- und entlüftungseinrichtung an dieselkraftstoffbehältern

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0617854A2 true BRPI0617854A2 (pt) 2011-08-09

Family

ID=37682656

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0617854-5A BRPI0617854A2 (pt) 2005-10-28 2006-10-19 dispositivo de arejamento e ventilação em tanques de combustìvel para diesel

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP1940695A2 (pt)
CN (1) CN101365632A (pt)
BR (1) BRPI0617854A2 (pt)
DE (1) DE102005052073B3 (pt)
RU (1) RU2008121246A (pt)
WO (1) WO2007048535A2 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102006050809A1 (de) * 2006-10-27 2008-04-30 Robert Bosch Gmbh Druckausgleichvorrichtung zur Be- und Entlüftung eines Tanks
US20100024898A1 (en) * 2008-07-29 2010-02-04 General Electric Company Fuel tank vent including a membrane separator
DE102011009745B4 (de) 2011-01-28 2012-09-13 Kautex Textron Gmbh & Co. Kg Einfüllstutzen für einen Nebenflüssigkeitsbehälter
WO2015061813A2 (en) * 2013-10-23 2015-04-30 Lunoel Trading (Pty) Limited Anti-siphoning. device
WO2015117169A1 (en) * 2014-01-29 2015-08-06 Lunoel Trading (Pty) Limited An anti-tampering device
WO2018219711A1 (de) 2017-06-01 2018-12-06 R. Stahl Schaltgeräte GmbH GESCHWEIßTE DRUCKENTLASTUNGSVORRICHTUNG

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3071276A (en) * 1960-08-23 1963-01-01 Owens Illinois Glass Co Vented closure
US3137284A (en) * 1963-03-13 1964-06-16 Champion Lab Inc Crank case ventilating system and air cleaner means
SE7908372L (sv) * 1979-10-09 1981-04-10 Husqvarna Ab Tankventil
US4517384A (en) * 1983-01-21 1985-05-14 Ciba-Geigy Corporation Perfluoroalkyl alkylene vinyl sulfoxides and sulfones
US4793509A (en) * 1988-02-12 1988-12-27 Fabricated Metals, Inc. Bulk material container having a filter vent
DE4006465C2 (de) * 1990-03-01 1995-02-16 Fraunhofer Ges Forschung Vorrichtung zur Ent- und Belüftung eines Treibstofftankes
DE4312374A1 (de) * 1993-04-17 1994-10-20 Daimler Benz Ag Be- und Entlüftungseinrichtung eines Fahrzeug-Kraftstofftanks
DE4423095C2 (de) * 1994-07-01 1996-05-30 Vdo Schindling In eine Öffnung eines Kraftstofftanks einsetzbarer Tankeinsatz
US5522769A (en) * 1994-11-17 1996-06-04 W. L. Gore & Associates, Inc. Gas-permeable, liquid-impermeable vent cover
DE19523645A1 (de) * 1995-06-29 1997-01-02 Stihl Maschf Andreas Ventil zur Be- und Entlüftung für einen Behälter
US6196409B1 (en) * 1995-07-05 2001-03-06 The Procter & Gamble Company Venting means
DE29511683U1 (de) * 1995-07-19 1995-09-28 W.L. Gore & Associates Gmbh, 85640 Putzbrunn Verschlußkappe für Behälter, Gehäuse, Flaschen o.dgl
DE19632690A1 (de) * 1996-08-14 1998-02-19 Reum Ag Entlüftungsventil
GB2327460B (en) * 1997-07-23 2000-10-25 Pall Corp Engine fuel systems
FR2774951B1 (fr) * 1998-02-19 2000-05-05 Plastic Omnium Cie Reservoir a carburant muni d'un systeme d'evacuation des gaz
US6213170B1 (en) * 1999-12-20 2001-04-10 Delphi Technologies, Inc. Valveless fuel tank assembly
DE10020296A1 (de) * 2000-04-26 2001-10-31 Mannesmann Vdo Ag Entlüftungseinrichtung für einen Kraftstoffbehälter

Also Published As

Publication number Publication date
DE102005052073B3 (de) 2007-05-16
EP1940695A2 (de) 2008-07-09
CN101365632A (zh) 2009-02-11
WO2007048535A2 (de) 2007-05-03
WO2007048535A3 (de) 2008-07-10
RU2008121246A (ru) 2009-12-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0617854A2 (pt) dispositivo de arejamento e ventilação em tanques de combustìvel para diesel
JP5589011B2 (ja) 液体燃料タンクのための安全システム
CA2364755C (en) Fuel tank
JP2006266267A (ja) 小型エンジンの燃料蒸発ガスエミッション制御システム及び方法
US6213170B1 (en) Valveless fuel tank assembly
BRPI0609986A2 (pt) válvula para um circuito de exaustão de um tanque para lìquido
JPH039467Y2 (pt)
JP2010280384A (ja) 燃料タンク
JP2005537981A (ja) 中空本体に液体を充填する密封及び安全装置
US6006799A (en) Motor vehicle tank
JP5839740B2 (ja) 自動車用の燃料タンクまたは二次流体タンク
JP2000034958A (ja) 液体タンク用安全弁
CN105555576B (zh) 用于给燃料储箱通气的方法和阀门
US4741362A (en) Fuel tank for an off-road vehicle
US6840264B1 (en) Fuel tank venting system for reduced fuel permeation
JPH04231214A (ja) 燃料タンクの換気装置
US4492244A (en) Non-spill liquid fuel tanks
FR2841521A1 (fr) Reservoir de liquide de frein, en particulier pour vehicule automobile
EP3398800B1 (en) Container for a fluid in a vehicle
KR960023621A (ko) 차량용 연료 필러
JPH023533A (ja) 燃料タンク
KR100471480B1 (ko) 자동차용 연료탱크의 컷밸브장치
JP2577482B2 (ja) 燃料タンクの燃料遮断弁配設構造
BR102014018984A2 (pt) sistema de tanque fechado
KR200227702Y1 (ko) 연료증발가스의누출방지장치용벤트밸브의구조

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 6A ANUI DADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2215 DE 18/06/2013.