BRPI0615112A2 - sistema e método para detectar defeitos em filtros para artigos para fumar - Google Patents

sistema e método para detectar defeitos em filtros para artigos para fumar Download PDF

Info

Publication number
BRPI0615112A2
BRPI0615112A2 BRPI0615112-4A BRPI0615112A BRPI0615112A2 BR PI0615112 A2 BRPI0615112 A2 BR PI0615112A2 BR PI0615112 A BRPI0615112 A BR PI0615112A BR PI0615112 A2 BRPI0615112 A2 BR PI0615112A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
filter
active carbon
defective
unit
carbon filter
Prior art date
Application number
BRPI0615112-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Jong Myung Lee
Original Assignee
British American Tobacco Korea Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by British American Tobacco Korea Ltd filed Critical British American Tobacco Korea Ltd
Publication of BRPI0615112A2 publication Critical patent/BRPI0615112A2/pt
Publication of BRPI0615112B1 publication Critical patent/BRPI0615112B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A24TOBACCO; CIGARS; CIGARETTES; SIMULATED SMOKING DEVICES; SMOKERS' REQUISITES
    • A24CMACHINES FOR MAKING CIGARS OR CIGARETTES
    • A24C5/00Making cigarettes; Making tipping materials for, or attaching filters or mouthpieces to, cigars or cigarettes
    • A24C5/32Separating, ordering, counting or examining cigarettes; Regulating the feeding of tobacco according to rod or cigarette condition
    • A24C5/34Examining cigarettes or the rod, e.g. for regulating the feeding of tobacco; Removing defective cigarettes
    • A24C5/3412Examining cigarettes or the rod, e.g. for regulating the feeding of tobacco; Removing defective cigarettes by means of light, radiation or electrostatic fields
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A24TOBACCO; CIGARS; CIGARETTES; SIMULATED SMOKING DEVICES; SMOKERS' REQUISITES
    • A24CMACHINES FOR MAKING CIGARS OR CIGARETTES
    • A24C5/00Making cigarettes; Making tipping materials for, or attaching filters or mouthpieces to, cigars or cigarettes
    • A24C5/32Separating, ordering, counting or examining cigarettes; Regulating the feeding of tobacco according to rod or cigarette condition
    • A24C5/34Examining cigarettes or the rod, e.g. for regulating the feeding of tobacco; Removing defective cigarettes
    • A24C5/345Removing defective cigarettes
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A24TOBACCO; CIGARS; CIGARETTES; SIMULATED SMOKING DEVICES; SMOKERS' REQUISITES
    • A24DCIGARS; CIGARETTES; TOBACCO SMOKE FILTERS; MOUTHPIECES FOR CIGARS OR CIGARETTES; MANUFACTURE OF TOBACCO SMOKE FILTERS OR MOUTHPIECES
    • A24D3/00Tobacco smoke filters, e.g. filter-tips, filtering inserts; Filters specially adapted for simulated smoking devices; Mouthpieces for cigars or cigarettes
    • A24D3/02Manufacture of tobacco smoke filters
    • A24D3/0295Process control means

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Toxicology (AREA)
  • Manufacturing Of Cigar And Cigarette Tobacco (AREA)
  • Cigarettes, Filters, And Manufacturing Of Filters (AREA)
  • Filtering Of Dispersed Particles In Gases (AREA)
  • Vending Machines For Individual Products (AREA)

Abstract

SISTEMA E MéTODO PARA DETECTAR DEFEITOS EM FILTROS PARA ARTIGOS PARA FUMAR. A invenção apresenta um sistema para detectar um filtro de cigarro, que compreende uma pluralidade de tambores transportadores rotativos (12) administrando primeiro e segundo filtros de cigarro no interior do qual o primeiro filtro de cigarro é dividido por um cortador; dois sensores (18) dispostos adjacentes ao tambor transportador rotativo (12) para detectar os segundos filtros de cigarro; um opto acoplador conectado com os dois sensores (18) e operado por lógica E; um HIP conectado com o opto acoplador; este controlando um dispositivo de distribuir filtros de cigarro para rejeitar um cigarro que apresente defeitos; e um PLC conectado com o HIP; controlando o dispositivo de distribuição de filtros de cigarro, no qual os dois sensores (18) detectam filtros de carvão ativo localizados em ambas as extremidades dos segundos filtros de cigarro, o HIP controla o dispositivo de tal maneira que o cigarro que apresenta defeitos é rejeitado quando os sinais detectados pelos sensores (18) são diferentes (18) são diferentes dos sinais detectados do filtro de carvão ativo normal, o PLC controla a operação e paralisa o dispositivo realizando os métodos exceto o método de rejeitar os cigarros que apresentam defeitos.

Description

"SISTEMA E MÉTODO PARA DETECTAR DEFEITOS EM FILTROSPARA ARTIGOS PARA FUMAR"
Fundamentos da Invenção
A presente invenção refere-se a um sistema para sensorearfiltros em cigarros e, em particular, refere-se a um dispositivo que detecta aexistência e defeitos de um filtro de carvão ativo, e assim dos defeitos de umfiltro de carvão de fibras ativas.
Em geral, um filtro de cigarro compreende uma parte de filtrode carvão ativo e uma parte de filtro de fibras. A figura 7 ilustra um filtro decigarro completo. Um filtro de cigarro comum deste tipo é um filtro duplo deacetato ativo 6, o qual consiste de uma parte de filtro de carvão ativo 2 e umaparte de filtro de fibras 4. A parte de filtro de carvão 2 é conectada com umahaste de tabaco 30 (ver a figura 2) para formar um artigo para fumar tal comoum cigarro 31, 32, e a parte de filtro de fibras 4 faz face com a extremidade deboca do cigarro. A parte de filtro de carvão ativo 2 é envolvida com um invólucrotampão 7, e então combinada com a parte de filtro de fibras 4 envolvendo-secom um papel interno 8, e o filtro 6 é então combinado com uma haste detabaco por um papel de ponteira 9 para formar um cigarro 30.
A figura 2 mostra o procedimento de fornecimento de filtros decigarro durante a manufatura de cigarros. Como mostrado no topo da figura,uma unidade de filtro de cigarro primária 20 é fornecida. A unidade de filtro decigarro primária 20 compreende quatro filtros de cigarro duplos conectados, istoé, em seqüência a partir da esquerda para direita conforme visto na figura 2, háuma parte de filtro de carvão ativo 2, uma parte de filtro de fibras 4, uma parte defiltro de fibras 4, uma parte de filtro de carvão ativo 2, uma parte de filtro decarvão ativo 2, uma parte de filtro de fibras 4, uma parte de filtro de fibras 4 e umaparte de filtro de carvão ativo 2. A unidade de filtro primária 20 é dividida porum cortador 16 (vide figuras 1 e 3) em duas unidades de filtro secundárias 22,24. As unidades de filtro secundárias, individualmente, consistem de uma partede filtro de carvão ativo 2, de uma parte de filtro de fibras 4, de uma parte defiltro de fibras 4, e de uma parte de filtro de carvão ativo 2, e são alimentadasà jusante (conforme visualizado na figura 2) por um dispositivo transportadortal como uma pluralidade de tambores condutores rotativos 12. Cada unidadede filtro secundária 22, 24 possui uma parte de filtro de carvão ativo 2 em cadaextremidade. Hastes de tabaco 30 são afixadas em ambas as extremidades dasunidades de filtro de cigarro secundárias 22, 24 por uma unidade de montagem,e a seguir o centro da parte de filtro de fibras 4, localizado na unidade de filtrosecundária 22, 24, é cortado, com isto os produtos acabados 31, 32 de doiscigarros, individualmente tendo um filtro duplo, são produzidos.
Todavia, durante o processo de fornecimento das unidades defiltro de cigarro, se um emperro ocorrer em uma esteira de filtros ou em umatremonha que temporariamente armazena as unidades de filtro, as unidades defiltro podem ser rompidas ou omitidas. Deveras, filtros apresentando defeitospodem ser gerados durante a fabricação. Particularmente, as partes de filtro decarvão ativo nas extremidades daquelas unidades de filtro podem ser quebradas,danificadas ou omitidas.
As figuras 5 e 6 mostram exemplos disto. Como mostrado nafigura 5, durante o fornecimento das unidades de filtro, se a parte de filtro decarvão 2 é partida numa extremidade da unidade de filtro de cigarro primária20 e a seguir a unidade de filtro primária 20 é transportada longitudinalmente,o cortador 16 corta em uma parte que está afastada do centro da unidade defiltro 20. Uma das unidades de filtro secundárias 22 tem assim o comprimentomais curto do que a outra unidade de filtro 24 (a diferença no comprimento éindicada por "A" na figura 5). Também, como mostrado na figura 5, a outraunidade de filtro secundária 24 tem somente o filtro de carvão na extremidadeesquerda e somente o filtro de fibras na extremidade direita. Os produtos decigarro finais 31, 32 são produzidos cortando-se as unidades de filtro nas linhaspontilhadas. Neste exemplo, somente um cigarro não defeituoso é produzido.Três cigarros apresentando filtros defeituosos são produzidos, indicado porsombreamento das hastes de tabaco 30.
A figura 6 representa um exemplo, no qual a parte de filtro decarvão 2 na extremidade direita está se esquecendo da unidade de filtro primária20 e assim também de uma das unidades de filtro secundária 24 (indicada como"B"). Por conseguinte, um cigarro é produzido no qual a parte de filtro de carvãoinexiste, como indicado pelo sombreamento da haste de tabaco 30.
Também, se a parte de filtro de carvão 2 está partida e encurtada,a posição da unidade de filtro de cigarro primária 20 pode ser movida, e poderiaocorrer que o comprimento da parte de filtro de carvão 2 ou do filtro de fibras 4fosse alterado.
Caso aconteça que a parte de filtro de carvão esteja ausente naunidade de filtro de cigarro, ou que a unidade de filtro de cigarro seja preenchidasó com filtro de carvão ou só com filtro de fibras, ou que o comprimento dofiltro de carvão seja alterado, o sabor do cigarro variará e o filtro não funcionarácorretamente. Poderia também ocorrer que o filtro de carvão estivesse localizadopronto para entrar em contato com a boca do fumante.
Outrossim, uma vez que estes problemas ocorrem no interior docigarro, eles não podem ser claramente vistos do exterior, e eles permanecemfreqüentemente sem serem detectados. Os defeitos do filtro prejudicarão assima confiabilidade do cliente nos produtos.
Técnicas para detectar filtros são conhecidas, vide, por exemplo,US-B 1-6.384.359, porém apresentam a desvantagem de não poderem detectartodos os produtos que apresentam defeitos, visto que elas detectam somente oexterior do filtro. Também, os dispositivos sensores conhecidos apresentam umaconstrução complexa.
Sumário da Invenção
Consequentemente, constitui um objetivo da invenção resolveros problemas acima.A invenção tem por objetivo detectar quando uma parte de filtrode fibras ou uma parte de filtro de carvão ativo está ausente, ou quando a partede filtro está dentada ou enrugada, ou quando o filtro está sujo ou contaminado.
A invenção visa também a reduzir um sabor prejudicado docigarro, para conferir confiança renovada ao fumante.
A invenção propõe remover filtros defeituosos pelo uso de umsimples sensor.
Por conseguinte, um primeiro aspecto da presente invenção édirigido a um sistema para detectar defeitos em filtros para artigos para fumar,compreendendo: um dispositivo transportador para transportar as unidades defiltro, cada unidade de filtro tendo uma parte de filtro de carvão ativo em cadaextremidade; uma passagem de unidade sensora, pela qual as unidades de filtrosão transportadas, operável para detectar as duas partes de filtro de carvão ativo,e para produzir sinais representativos de uma parte de filtro de carvão ativo nãodefeituosa e presente e de uma parte de filtro de carvão ausente ou defeituosa;e um controlador operável para receber e processar sinais da unidade sensora emodificar a operação do dispositivo transportador no caso dos sinais indicaremque uma ou ambas as partes de filtro de carvão ativo estão ausentes ou defeituosas.
O sistema pode ainda compreender um dispositivo de distribuiçãopara distribuir unidades de filtro primárias; e um cortador previsto para cortar asunidades de filtro primárias nas ditas unidades de filtro antes das ditas unidadesde filtro serem transportadas de passagem pela unidade sensora.
O controlador pode ser operável para fazer parar o dispositivotransportador no caso dos sinais indicarem que uma ou ambas as partes de filtrode carvão ativo em uma unidade de filtro estão ausentes ou ainda defeituosas.Alternativamente, o controlador é operável para fazer parar tal diapositivo detransporte no caso dos sinais indicarem que uma ou ambas as partes de filtro decarvão ativo estão ausentes ou defeituosas em um número predeterminado deunidades de filtro.O sistema pode ainda compreender um dispositivo de rejeiçãocontrolado pelo controlador e operável para remover uma unidade de filtro dodispositivo transportador no caso dos sinais indicarem que uma ou ambas aspartes de filtro de carvão ativo na unidade de filtro estão ausentes ou defeituosas.
O sistema pode ainda compreender uma unidade de montagem, naqual unidades de filtro com ambas as partes de filtro de carvão ativo presentes enão defeituosas são transportadas após as unidades de filtro terem sido transportadasde passagem pela unidade sensora, a dita unidade de montagem operável paracombinar as unidades de filtro com hastes de tabaco para produzir artigos parafumar.
Um segundo aspecto da invenção é dirigido a um método paradetectar defeitos em filtros para artigos para fumar, compreendendo: transportaras unidades de filtro cada uma tendo uma parte de filtro de carvão ativo em cadaextremidade de passagem por uma unidade sensora para detectar as duas partesde filtro de carvão ativo e para produzir sinais da unidade sensora representativosde uma parte de filtro de carvão ativo presente e não defeituosa e de uma partede filtro de carvão ausente ou defeituosa; processar os sinais da unidade sensorapara determinar se uma unidade de filtro tem uma ou ambas as partes de filtrode carvão ativo ausentes ou defeituosas, e modificar o transporte das unidadesde filtro no caso dos sinais indicarem que uma ou ambas as partes de filtro decarvão ativo estão ausentes ou defeituosas.
Breve Descrição dos Desenhos
Para uma melhor compreensão da invenção e para mostrar comoa mesma pode ser colocada em prática, referência passa a ser feita a título deexemplo aos desenhos apensos, de acordo com os quais:
A figura 1 mostra uma representação esquemática de tamborestransportadores rotativos para transportar unidades de filtro de cigarro e um sensorpara detectar unidades de filtro de cigarro, de acordo com uma modalidade dainvenção;A figura 2 mostra uma representação esquemática de um processono qual unidades de filtro de cigarro são cortadas por um cortador e a seguir sãotransportadas e montadas em cigarros;
A figura 3 mostra uma vista em perspectiva do sensor e tamborestransportadores rotativos da figura 1;
A figura 4 mostra uma representação esquemática de uma unidadesensora detectando filtros de carvão ativo em uma unidade de filtro, de acordocom uma modalidade da invenção;
A figura 5 mostra uma representação esquemática de uma partede filtro de carvão ativo destacada de uma unidade de filtro durante o processoda figura 2;
A figura 6 mostra uma representação esquemática de uma partede filtro de carvão ativo omitida de uma unidade de filtro durante o processo dafigura 2;
A figura 7 mostra uma vista em perspectiva de um filtro de cigarro;
e
A figura 8 mostra uma representação esquemática de um controladorde sistema incluindo a correlação entre um PLC e um HIP, de acordo com umamodalidade da invenção.
Descrição Detalhada
Para uma melhor compreensão da invenção, juntamente com outrosobjetivos, vantagens e faculdades da mesma, referência é feita agora à seguintedescrição e às reivindicações apensas tomadas em conjunção com os desenhosdescritos acima.
A figura 1 mostra um aparelho no processo de distribuir, transportare detectar unidades de filtro de cigarro. As unidades de filtro de cigarro primárias20 tendo quatro filtros duplos conectados são fornecidas à jusante (com relação àdisposição mostrada na figura). As unidades de filtro de cigarro 20 são movidasà jusante consecutivamente por meio de tambores transportadores rotativos 12.Todavia, qualquer dispositivo transportador conveniente pode ser usado. Asunidades de filtro de cigarro primárias 20 são descarregadas ou distribuídas apartir de um depósito de alimentação 10 ou dispositivo de distribuição similar,e cortadas em duas unidades de filtro de cigarro secundárias 22, 24 por umcortador 16, e a seguir distribuídas mais à jusante pelos tambores condutoresrotativos 12. Uma vez que o processo de alimentar e cortar as unidades de filtrode cigarro já foi exposto anteriormente, ele deixará de ser explanado aqui emdetalhes.
Como mostrado na figura 3, as unidades de filtro de cigarro sãoalojadas em ranhuras 13 formadas em torno da circunferência dos tamborestransportadores rotativos 12. As unidades de filtro de cigarro são retidas nasranhuras 13 por sucção a vácuo através de orifícios (14) formados nas ranhuras13.
As unidades de filtro de cigarro fornecidas pela pluralidade detambores transportadores rotativos 12 são detectadas mediante uma unidade dedetecção compreendendo dois sensores 18.
A figura 3 é uma vista em perspectiva da unidade sensora paradetectar as unidades de filtro de cigarro e os tambores transportadores rotativos12 para distribuir as unidades de filtro. Os sensores 18 na unidade sensora sãoespaçados adjacentes aos tambores transportadores rotativos 12 distribuindo asunidades de filtro de cigarro cortadas e detectam as segundas unidades de filtrode cigarro 22, 24. A unidade sensora compreende dois sensores 18 que estãodispostos acima das partes de filtro de carvão 2 localizadas em cada extremidadedas unidades de filtro de cigarro secundárias 22, 24, como mostrado na figura4. Se uma parte de filtro de carvão 2 estiver partida ou ausente, as partes de filtrode carvão 2 estão ausentes ou defeituosas em pelo menos uma extremidade daunidade de filtro de cigarro secundária na qual dois filtros duplos são conectadosentre si. Por conseguinte, quando os sensores não podem detectar as partes defiltro de carvão, a unidade de filtro de cigarro secundária é considerada comoestando defeituosa. Cada sensor produz um sinal que tem uma determinada formase a parte de carvão pertinente estiver tanto presente como ilesa ou não defeituosa.Uma parte de carvão ausente ou defeituosa produz um sinal fora do normal. Porconseguinte, a unidade sensora produz dois sinais normais para uma unidadede filtro secundária não defeituosa.
Os sensores 18 da unidade sensora podem ser sensores ópticostais como sensores de luz e cor que detectam objetos por meio da luz e da cor.Os sensores de luz e cor podem ser sensores de fibra óptica RGB (vermelho,verde e azul), por exemplo um produto tal como o modelo n° CZ-KlP produzidopela KEYENCE. O uso de sensores de luz e cor permite que as partes de filtrode carvão 2 circundadas por um invólucro de tampão 7 de material de papel acetosejam detectadas. Um sensor deste tipo pode detectar a existência (ausência oupresença) da parte de filtro pela quantidade de luz recebida, e também podedetectar contaminantes, tais como partículas de carbono, aderidas à superfíciedo filtro. Também, o uso de sensores de luz e cor acaba com a necessidade poruma variedade de diferentes sensores tais como aqueles que são empregados emtécnicas de detecção conhecidas. Este simplifica a montagem e a substituiçãodos sensores, e também reduz o espaço requerido para a montagem da unidadesensora.
Preferencialmente, a operação de detecção é realizada antes daafixação das unidades de filtro de cigarro secundárias 22, 24 às hastes de tabaco30. Isto se dá porque a ação de detecção é mais difícil após o papel de ponteira 9ser envolvido, de modo a afixar as hastes de tabaco às unidades de filtro, paraformar os cigarros. Também, se uma unidade de filtro não for detectada comoestando defeituosa até depois dos cigarros serem montados, as hastes de tabacosão desperdiçadas.
Como explicado acima, um defeito na unidade de filtro poderáocorrer quando uma parte de filtro de carvão é partida ou ausente, ou de outromodo danificada. Entre os defeitos da unidade de filtro, se incluem os seguintes:o filtro final ser dotado somente de filtro de fibras, comprimentos incorretos daparte de filtro de carvão ou da parte de filtro de fibras, assim como sujeira ouruptura da parte externa do filtro. Quando estes e outros defeitos ocorrem, taissensores nas extremidades da segunda unidade de filtro de cigarro ou detectampartes de filtro de carvão ou irão produzir sinais diferentes dos sinais causadospor partes de filtro de carvão normais.
Caso sinais diferentes dos sinais normais sejam transmitidos, asunidades de filtro podem ser rejeitadas (removidas da fonte de alimentação dasunidades de filtro secundárias), por um sistema ou dispositivo de rejeição e casoum erro se repetir através de um número predeterminado de vezes, a operaçãodo dispositivo de distribuição das unidades de filtro pode ser descontinuada.Em outras palavras, a fonte de alimentação das unidades de filtro é modificada,em resposta aos sinais emitidos a partir dos sensores, pela remoção das unidadesdefeituosas e/ou paralisação do sistema de alimentação.
Geralmente, quando um sistema de montagem de cigarros estásendo operado, 8.000 cigarros por minuto ou aproximadamente 133 cigarrospor segundo são produzidos durante um ciclo. Isto é, um cigarro é produzido acada 0,0075 segundo, aproximadamente. Um ciclo do sistema pode ser divididoem 20 divisões, e o tempo para uma divisão pode ser de 0,000375 segundo. Porconseguinte, para corresponder a uma divisão do sistema, a resposta do sensorpode ser ajustada para 300 με.
O sistema pode compreender um opto acoplador, tal como umacoplador de fibras ópticas, para combinar as saídas dos dois sensores para,desse modo, ajustar o tempo. Os dois sensores (18) são conectados com o optoacoplador que é incorporado pela porta lógica AND. O citado opto acopladoré conectado com uma unidade de processamento tal como um HIP (cartão deinterface HANUI) conforme será explicado abaixo. Por conseguinte, somentequando ambos os sinais provenientes dos dois sensores (18) forem mantidoscomo sinais normais, uma saída alta pela porta lógica AND vai ser produzida.Esta é alimentada a um PLC (controlador lógico programável) que opera paramanter o dispositivo de fornecimento/condutor de filtros num funcionamentonormal. O opto acoplador pode ser do modelo n° ST-OV2_24DC produzido pelaPHOENIX Co. Se um ou ambos os sinais sensores forem anormais, indicandouma unidade de filtro defeituosa, a porta lógica AND emitirá uma saída baixa,e o PLC pode descontinuar o fornecimento. Alternativamente, o fornecimentopode ser descontinuado após um número predeterminado de unidades de filtrodefeituosas, como mencionado acima.
O sistema deve manter a detecção das unidades de filtro produzidasna razão de 8.000 cigarros por minuto durante a operação. Entretanto, um PLCpode ter um tempo de ciclo de 10 ms e assim pode não acompanhar a velocidadeda produção. Portanto, o tempo de ciclo é demasiadamente baixo para o PLCprocessar a descarga/remoção de unidades de filtro defeituosas individuais dafonte de alimentação com processamento simultâneo dos sinais e dados. Logo,o HIP é usado para processar separadamente materiais relacionados à descarga,e operar o dispositivo de rejeição, o qual pode ser, por exemplo, uma válvula dedescarga.
Reportando-se à figura 8, o processo do PLC e do HEP pode sercompreendido. Os sinais recebidos dos sensores através do opto acoplador sãotransmitidos para o HLP. Somente os sinais necessários a serem observados sãoselecionados dentre os sinais no HIP e um processo separado é previsto, e entãosomente os resultados de dados são transmitidos para o PLC. O HIP processaos sinais dos sensores e rejeita as unidades de filtro que apresentam defeitos, eos outros processos, tal como manter ou descontinuar a operação do dispositivotransportador, são realizados pelo PLC. O PLC e o HIP formam conjuntamenteum controlador, o qual controla o funcionamento do sistema. Não obstante, oprocessamento dos sinais de sensor e o controle do sistema podem ser realizadospor outros dispositivos, além de um PLC e um HIP, contanto que a identificaçãoexigida de uma unidade de filtro defeituosa possa ser realizada em conjunto comcerta modificação da operação do sistema, em resposta à detecção de um defeito,tal como a paralisação do sistema após a ocorrência de um ou vários defeitos,a remoção das unidades de filtro defeituosas da fonte de alimentação, e/ou odisparo ou geração de um alarme ou sinal de alerta.
Consequentemente, dois sensores 18 são conectados com o optoacoplador, os sinais gerados pelos sensores são transmitidos para o HIP atravésdo opto acoplador, o HIP e o PLC processam dados a respeito dos defeitos dasunidades de filtro produzidas numa taxa de produção elevada, com isto unidadesde filtro que apresentam defeitos podem ser descarregadas e/ou a operação dodispositivo pode ser descontinuada.
Em outras modalidades, a unidade sensora pode ser incorporadausando-se um número de sensores individuais diferente de dois. Dois ou maissensores podem ser posicionados para detectar cada uma das duas partes de filtrode carvão ativo numa unidade de filtro secundária. Alternativamente, um únicosensor pode ser usado se tiver uma resolução espacial que possa distinguir entreas informações recebidas a partir das duas extremidades de uma unidade de filtrosecundária, para que um sinal produzido a partir de uma unidade de filtro normalseja distinguível daquele produzido por uma unidade de filtro anormal.
De acordo com a invenção, unidades de filtro de cigarro podemser detectadas e produtos insatisfatórios podem ser removidos. Os defeitos dasunidades de filtro podem ser detectados mediante a detecção das partes de filtrode carvão. Assim sendo, a produção é aperfeiçoada e a confiança do consumidorsobre a qualidade do produto pode ser aumentada removendo-se os produtosde cigarro que apresentam filtros defeituosos.
As modalidades que foram descritas aqui são apenas algumasde várias que utilizam esta invenção e são aqui expostas a título de ilustração,porém, não de limitação. É evidente que muitas outras modalidades, que serãoprontamente evidentes para aqueles versados na técnica, podem ser feitas semse afastar significativamente do escopo da presente invenção.Por exemplo, em uma modalidade há um sistema para detectarum filtro de cigarro, compreendendo: uma pluralidade de tambores condutoresrotativos distribuindo um primeiro filtro de cigarro e segundos filtros de cigarro,nos quais o primeiro filtro de cigarro é dividido por um cortador; dois sensoresdispostos adjacentes ao tambor condutor rotativo para detectar os segundos filtrosde cigarro; um opto acoplador conectado com os dois sensores, e operado poruma porta lógica AND; um HIP conectado com o opto acoplador, controlandoum dispositivo de fornecimento de filtros de cigarro para rejeitar um cigarro queapresente defeitos; e um PLC conectado com o HIP, controlando o dispositivode fornecimento de filtros de cigarro, em que os dois sensores detectam filtrosde carvão ativo localizados em ambas as extremidades dos segundos filtros decigarro, o HIP controla o dispositivo de tal forma que os cigarros com defeitossejam rejeitados, quando sinais detectados pelos sensores forem diferentes dossinais detectados do filtro de carvão ativo normal, o PLC controla a operação e aparalisação do dispositivo realizando-se os processos, exceto aquele processode rejeitar os cigarros dotados de defeitos. Os sensores podem detectar o filtrode carvão ativo antes que o cigarro seja combinado com os segundos filtros decigarro. O sensor pode ser um sensor de luz e cor.
Em uma modalidade adicional, existe um método para detectarum filtro de cigarro, compreendendo as etapas de: distribuir um primeiro filtrode cigarro e segundos filtros de cigarro, no qual o primeiro filtro de cigarro édividido por um cortador por meio de uma pluralidade de tambores condutoresrotativos; detectar filtros de carvão ativo dos segundos filtros de cigarro por meiode dois sensores dispostos adjacentes ao tambor condutor rotativo; transmitir aum HIP sinais dos sensores recebidos de um opto acoplador conectado com ossensores e operado por porta lógica AND; identificar um filtro como tendo umdefeito quando sinais dos sensores transmitidos ao HIP forem diferentes dos sinaisdetectados do filtro de carvão ativo normal, e rejeitar um cigarro tendo o filtro;e realizar os processos, exceto o processo de rejeitar os cigarros tendo defeitos,por meio de um PLC conectado com o HIP, com isto controlando a operação e aparalisação do dispositivo para fornecer o filtro de cigarro.

Claims (12)

1. Sistema para detectar defeitos em filtros para artigos parafumar, caracterizado pelo fato de que compreende:um dispositivo transportador (12) para transportar unidades defiltro (20) ao longo de uma direção transversal ao comprimento das unidades defiltro (20), cada unidade de filtro (20) tendo uma parte de filtro de carvão ativo(2) em cada extremidade;uma passagem de unidade sensora, pela qual as unidades de filtrosão transportadas, operável para detectar as duas partes de filtro de carvão ativo(2), e para produzir sinais representativos de uma parte de filtro de carvão ativo(2) presente e não defeituosa e de uma parte de filtro de carvão (2) ausente oudefeituosa, a unidade sensora compreendendo dois sensores (18) dispostos comrelação ao dispositivo transportador, tal que cada unidade sensora detecte umadas partes de filtro de carvão ativo (2) numa unidade de filtro (20), cada sensor(18) produzindo um sinal representativo da parte de filtro de carvão ativo (2)associada; eum controlador operável para receber e processar sinais da unidadesensora e modificar a operação do dispositivo transportador (12) no caso de ossinais indicarem que uma ou ambas as partes de filtro de carvão ativo (2) estãoausentes ou defeituosas, em que os sinais são processados usando porta lógicaAND, tal que ambos os sinais sendo representativos de uma parte de filtro decarvão ativo (2) presente e não defeituosa não façam com que o controladormodifique a operação do dispositivo transportador (12).
2. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que compreende ainda:um dispositivo de distribuição para distribuir unidades de filtroprimárias; eum cortador previsto para cortar as unidades de filtro primáriasnas ditas unidades de filtro antes de tais unidades de filtro serem transportadasde passagem pela unidade sensora.
3. Sistema, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizadopelo fato de que o dito controlador é operável para descontinuar o dispositivotransportador no caso dos sinais indicarem que uma ou ambas as partes de filtrode carvão ativo em uma unidade de filtro estão ausentes ou defeituosas.
4. Sistema, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizadopelo fato de que o dito controlador é operável para descontinuar o dispositivotransportador no caso dos sinais indicarem que uma ou ambas as partes de filtrode carvão ativo estão ausentes ou defeituosas em um número predeterminado deunidades de filtro.
5. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1,-2, 3 ou 4, caracterizado pelo fato de que compreende ainda um dispositivo derejeição controlado pelo controlador e operável para remover uma unidade defiltro do dispositivo transportador, no caso de os sinais indicarem que uma ouambas as partes de filtro de carvão ativo na unidade de filtro estão ausentes oudefeituosas.
6. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1,-2, 3, 4 ou 5, caracterizado pelo fato de que compreende ainda uma unidade demontagem, com a qual unidades de filtro, tanto com partes de filtro de carvãoativo presentes, como não defeituosas, são transportadas após as unidades defiltro terem sido transportadas de passagem pela unidade sensora, a unidade demontagem operável para combinar as unidades de filtro com hastes de tabacopara produzir artigos para fumar.
7. Método para detectar defeitos em filtros para artigos parafumar, caracterizado pelo fato de que compreende:transportar unidades de filtro ao longo de uma direção transversalao comprimento das unidades de filtro, cada unidade de filtro tendo uma parte defiltro de carvão ativo em cada extremidade de passagem por uma unidade sensorapara detectar as duas partes de filtro de carvão ativo, e para produzir sinais daunidade sensora representativos de uma parte de filtro de carvão ativo presentee não defeituosa e de uma parte de filtro de carvão ausente ou defeituosa, a ditaunidade sensora produzindo dois sinais, individualmente representativo de cadaparte de filtro de carvão ativo;processar os sinais da unidade sensora para determinar se umaunidade de filtro tem uma ou ambas as parte de filtro de carvão ativo ausentesou defeituosas; emodificar o transporte das unidades de filtro no caso dos sinaisindicarem que uma ou ambas as partes de filtro de carvão ativo estão ausentesou defeituosas,em que o processamento dos sinais compreende processar os sinaisusando porta lógica AND, tal que ambos os sinais sendo representativos de umaparte de filtro de carvão ativo presente e não defeituosa façam com que o transportedas unidades de filtro não seja modificado.
8. Método, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelofato de que compreende ainda:fornecer as ditas unidades de filtro para transporte, cortando-seunidades de filtro primárias nas ditas unidades de filtro.
9. Método, de acordo com a reivindicação 7 ou 8, caracterizadopelo fato de que a modificação do transporte compreende descontinuar o transporteno caso dos sinais indicarem que uma ou ambas as partes de filtro de carvão ativoem uma unidade de filtro estão ausentes ou defeituosas.
10. Método, de acordo com a reivindicação 7 ou 8, caracterizadopelo fato de que a modificação do transporte compreende descontinuar o transporteno caso dos sinais indicarem que uma ou ambas as partes de filtro de carvão ativoem um número predeterminado de unidades de filtro estão ausentes ou defeituosas.
11. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 7,-8, 9 ou 10, caracterizado pelo fato de que a modificação do transporte compreenderemover uma unidade de filtro, no caso dos sinais indicarem que uma ou ambas aspartes de filtro de carvão ativo na unidade de filtro estão ausentes ou defeituosas.
12. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 7,- 8, 9, 10 ou 11, caracterizado pelo fato de que compreende ainda combinar asunidades de filtro com ambas as partes de filtro de carvão ativo presentes e nãodefeituosas com hastes de tabaco para produzir artigos para fumar.
BRPI0615112A 2005-09-06 2006-08-24 sistema e método para detectar defeitos em filtros para artigos para fumar BRPI0615112B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
KR1020050082716A KR100664827B1 (ko) 2005-09-06 2005-09-06 담배필터 감지 시스템 및 그 방법
KR82716/2005 2005-09-06
PCT/GB2006/003213 WO2007028957A1 (en) 2005-09-06 2006-08-24 System for sensing cigarette filters and method therefor

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0615112A2 true BRPI0615112A2 (pt) 2011-05-03
BRPI0615112B1 BRPI0615112B1 (pt) 2016-10-04

Family

ID=37401100

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0615112A BRPI0615112B1 (pt) 2005-09-06 2006-08-24 sistema e método para detectar defeitos em filtros para artigos para fumar

Country Status (11)

Country Link
US (1) US8515570B2 (pt)
EP (1) EP1921932B1 (pt)
KR (1) KR100664827B1 (pt)
CN (1) CN101257809B (pt)
AT (1) ATE422302T1 (pt)
BR (1) BRPI0615112B1 (pt)
DE (1) DE602006005166D1 (pt)
MY (1) MY157799A (pt)
PL (1) PL1921932T3 (pt)
RU (1) RU2407408C2 (pt)
WO (1) WO2007028957A1 (pt)

Families Citing this family (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7479098B2 (en) 2005-09-23 2009-01-20 R. J. Reynolds Tobacco Company Equipment for insertion of objects into smoking articles
US8079369B2 (en) 2008-05-21 2011-12-20 R.J. Reynolds Tobacco Company Method of forming a cigarette filter rod member
CN103222684B (zh) 2008-05-21 2015-11-18 R.J.雷诺兹烟草公司 用于形成吸烟制品的滤嘴组件的设备和相关方法以及由其制造的吸烟制品
US20100059074A1 (en) * 2008-09-05 2010-03-11 R. J. Reynolds Tobacco Company Inspection System for a Smoking Article Having an Object Inserted Therein, and Associated Method
US8760508B2 (en) 2010-01-13 2014-06-24 R.J. Reynolds Tobacco Company Filtered smoking article inspection system, and associated method
PL217430B1 (pl) * 2010-05-06 2014-07-31 Int Tobacco Machinery Poland Sposób ustalania wzajemnego położenia segmentów filtrowych na elemencie nośnym zespołu grupującego w procesie wytwarzania filtrów wielosegmentowych
CN102370245A (zh) * 2010-08-16 2012-03-14 深圳市联君科技有限公司 烟支质量检测系统
WO2013013738A1 (en) * 2011-07-25 2013-01-31 Philip Morris Products S.A. Conveyance apparatus and method for conveying objects
US20130085052A1 (en) 2011-09-29 2013-04-04 R. J. Reynolds Tobacco Company Apparatus for Inserting Microcapsule Objects into a Filter Element of a Smoking Article, and Associated Method
US8831764B2 (en) 2011-10-17 2014-09-09 R. J. Reynolds Tobacco Company Cigarette package coding system and associated method
EA201492159A1 (ru) * 2012-08-01 2015-05-29 СЕЛАНИЗ ЭСИТЕЙТ ЭлЭлСи Способы изготовления фильтров и фильтровых стержней, содержащих пористые массы, и соответствующих им изделий
US9664570B2 (en) 2012-11-13 2017-05-30 R.J. Reynolds Tobacco Company System for analyzing a smoking article filter associated with a smoking article, and associated method
US10034988B2 (en) 2012-11-28 2018-07-31 Fontem Holdings I B.V. Methods and devices for compound delivery
WO2015042412A1 (en) 2013-09-20 2015-03-26 E-Nicotine Technology. Inc. Devices and methods for modifying delivery devices
US9844232B2 (en) 2014-03-11 2017-12-19 R.J. Reynolds Tobacco Company Smoking article inspection system and associated method
US10063814B2 (en) 2014-03-12 2018-08-28 R.J. Reynolds Tobacco Company Smoking article package inspection system and associated method
CN103976472B (zh) * 2014-04-18 2015-12-30 深圳市联君科技股份有限公司 一种具有数字自动调节功能的卷接机组控制系统
JP6752791B2 (ja) * 2014-12-16 2020-09-09 フィリップ・モーリス・プロダクツ・ソシエテ・アノニム 実質的に平面の連続材料を成形するための方法および装置
EP3172976B1 (en) * 2015-11-24 2018-01-10 International Tobacco Machinery Poland Sp. z o.o. A method and a system for production of rod-shaped articles
DE102016001867A1 (de) * 2016-02-17 2017-08-17 Borgwaldt Kc Gmbh Abrauchmaschine und Verfahren zum Abrauchen von Tabakprodukten
CN110154140A (zh) * 2019-06-19 2019-08-23 常德烟草机械有限责任公司 一种基棒切割装置

Family Cites Families (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
USRE25917E (en) * 1958-10-23 1965-11-30 Method and device for producing multiple filter rods for filter tip cigarettes
GB1474454A (en) * 1974-09-23 1977-05-25 Gallaher Ltd Cigarettes
DE2455271A1 (de) * 1974-11-22 1976-05-26 Hauni Werke Koerber & Co Kg Verfahren und anordnung zum ueberwachen der herstellung eines filterstranges
US4011457A (en) * 1975-08-06 1977-03-08 E. I. Du Pont De Nemours And Company Web defect monitor for abrupt changes in web density
CH621245A5 (pt) * 1977-06-21 1981-01-30 Baumgartner Papiers Sa
DE2806552C2 (de) * 1978-02-16 1986-12-11 Hauni-Werke Körber & Co KG, 2050 Hamburg Verfahren und Anordnung zum Überwachen der Herstellung von Kombinationsfiltern für Rauchartikel im Strangverfahren
DE3030140C2 (de) * 1980-08-08 1984-05-03 B.A.T. Cigaretten-Fabriken Gmbh, 2000 Hamburg Einrichtung zur optischen Überprüfung der Oberfläche von stabförmigen Rauchartikeln und/oder Filterstäben für die Tabakindustrie
US5076291A (en) * 1990-01-03 1991-12-31 Philip Morris Incorporated Method and apparatus for detipping loose cigarettes
KR950014173B1 (ko) * 1993-06-04 1995-11-22 김경진 복합필터 검사방법 및 그 검사장치
JPH07135951A (ja) * 1993-11-16 1995-05-30 Japan Tobacco Inc フィルタシガレットの吸口面検査装置
US6264591B1 (en) * 1999-07-27 2001-07-24 Philip Morris Incorporated Plug combiner inspection system and method
US6385333B1 (en) * 2000-05-24 2002-05-07 Philip Morris Incorporated Cigarette inspection device
CN1447655A (zh) * 2000-08-17 2003-10-08 日本烟草产业株式会社 香烟检查装置
US6384359B1 (en) * 2000-12-15 2002-05-07 Philip Morris Incorporated Inspection system
JP2002238539A (ja) 2001-02-14 2002-08-27 Japan Tobacco Inc フィルタ検査装置
DE10163761A1 (de) * 2001-12-27 2003-07-17 Hauni Maschinenbau Ag Einrichtung und System zum Messen von Eigenschaften von Multisegmentfiltern sowie Verfahren hierzu
JP2004024132A (ja) 2002-06-26 2004-01-29 Japan Tobacco Inc フィルタシガレット検査装置
ES2264459T3 (es) * 2002-09-11 2007-01-01 Hauni Maschinenbau Ag Procedimiento y dispositivo para medir la longitud y el diametro de barras de filtro.
DE102004003447A1 (de) * 2004-01-22 2005-08-25 Hauni Maschinenbau Ag Filterstrangprüfung
US8262550B2 (en) * 2009-03-19 2012-09-11 R. J. Reynolds Tobacco Company Apparatus for inserting objects into a filter component of a smoking article
IT1395035B1 (it) * 2009-08-10 2012-09-05 Gd Spa Macchina a doppia linea e metodo per la realizzazione di filtri composti per sigarette, sigari o simili.
IT1400727B1 (it) * 2010-07-08 2013-07-02 Gd Spa Macchina e metodo per la produzione di filtri composti.
US8475348B2 (en) * 2010-09-28 2013-07-02 Aiger Group Ag Apparatus and method for assembly of multi-segment rod-like articles

Also Published As

Publication number Publication date
RU2407408C2 (ru) 2010-12-27
EP1921932A1 (en) 2008-05-21
US20080314397A1 (en) 2008-12-25
US8515570B2 (en) 2013-08-20
KR100664827B1 (ko) 2007-01-04
WO2007028957A1 (en) 2007-03-15
DE602006005166D1 (de) 2009-03-26
RU2008113053A (ru) 2009-10-20
EP1921932B1 (en) 2009-02-11
ATE422302T1 (de) 2009-02-15
CN101257809B (zh) 2011-07-13
MY157799A (en) 2016-07-29
PL1921932T3 (pl) 2009-07-31
CN101257809A (zh) 2008-09-03
BRPI0615112B1 (pt) 2016-10-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0615112A2 (pt) sistema e método para detectar defeitos em filtros para artigos para fumar
US20200288769A1 (en) Inspection system for a smoking article having an object inserted therein, and associated method
US8186359B2 (en) System for analyzing a filter element associated with a smoking article, and associated method
JP6568540B2 (ja) 喫煙物品包装検査システム及び関連方法
EP2919599B1 (en) System for analyzing a smoking article filter associated with a smoking article, and associated method
JP2008131856A (ja) 多重フィルタロッドの検査装置
US20120120229A1 (en) Cigarette package inspection system, and associated method
US20110169942A1 (en) Filtered smoking article inspection system, and associated method
WO2013145163A1 (ja) シガレットのフィルタ検査装置及びその検査方法
JPH1156335A (ja) シガレット製造装置
JP2013172713A (ja) タバコ加工産業の対象物挿入器と対象物挿入器を運転するための方法
US3491767A (en) Method and apparatus for rejecting defective articles
EP1532880B1 (en) A tobacco feed and transport unit in a machine for manufacturing tobacco products
JP2001275641A (ja) フィルタシガレットの検査排除装置
WO2014020698A1 (ja) シガレットのフィルタ検査装置及びその検査方法
JP2002238539A (ja) フィルタ検査装置
RU2808967C2 (ru) Устройство подачи для подачи сегмента табачной промышленности
US11470874B2 (en) Feeding apparatus for feeding a tobacco industry segment
ES2837128T3 (es) Una planta de procesamiento de productos que incluye una unidad de detección de productos defectuosos
JP2004024132A (ja) フィルタシガレット検査装置
KR20170072609A (ko) 복합담배필터 제조장치

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 04/10/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2529 DE 25-06-2019 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.