BRPI0615061A2 - intervalos de tempo de transmissão variados para sistema de comunicação sem fio - Google Patents

intervalos de tempo de transmissão variados para sistema de comunicação sem fio Download PDF

Info

Publication number
BRPI0615061A2
BRPI0615061A2 BRPI0615061-6A BRPI0615061A BRPI0615061A2 BR PI0615061 A2 BRPI0615061 A2 BR PI0615061A2 BR PI0615061 A BRPI0615061 A BR PI0615061A BR PI0615061 A2 BRPI0615061 A2 BR PI0615061A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
transmission time
time interval
data rate
packet
channel condition
Prior art date
Application number
BRPI0615061-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Edward H Teague
Aamod Khandekar
Alexei Gorokhov
Original Assignee
Qualcomm Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US11/260,932 external-priority patent/US8644292B2/en
Application filed by Qualcomm Inc filed Critical Qualcomm Inc
Publication of BRPI0615061A2 publication Critical patent/BRPI0615061A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L1/00Arrangements for detecting or preventing errors in the information received
    • H04L1/12Arrangements for detecting or preventing errors in the information received by using return channel
    • H04L1/16Arrangements for detecting or preventing errors in the information received by using return channel in which the return channel carries supervisory signals, e.g. repetition request signals
    • H04L1/18Automatic repetition systems, e.g. Van Duuren systems
    • H04L1/1812Hybrid protocols; Hybrid automatic repeat request [HARQ]
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L1/00Arrangements for detecting or preventing errors in the information received
    • H04L1/0001Systems modifying transmission characteristics according to link quality, e.g. power backoff
    • H04L1/0006Systems modifying transmission characteristics according to link quality, e.g. power backoff by adapting the transmission format
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W88/00Devices specially adapted for wireless communication networks, e.g. terminals, base stations or access point devices
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/12Wireless traffic scheduling

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Quality & Reliability (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Two-Way Televisions, Distribution Of Moving Picture Or The Like (AREA)
  • Data Exchanges In Wide-Area Networks (AREA)

Abstract

INTERVALOS DE TEMPO DE TRANSMISSãO VARIADOS PARA SISTEMA DE COMUNICAçAO SEM FIO. As modalidades descrevem um intervalo de tempo de transmissão variado no sistema de comunicação sem fio. De acordo com algumas modalidades é descrito um método para designar um intervalo de tempo de transmissão, O método pode incluir medir uma condição de canal e/ou uma taxa de dados do pacote comunicado por pelo menos um dispositivo sem fio. Com base em parte na taxa de dados e/ou informação de condição de canal, uma determinação pode ser feita quanto ao fato de programar um intervalo de tempo de transmissão longo ou um intervalo de tempo de transmissão curto para o pacote. Um intervalo de tempo de transmissão longo pode ser programado se a condição de canal for ruim e/ou houver uma taxa de dados baixa. Um intervalo de tempo de transmissão curto pode ser programado se a condição de canal for boa e/ou a taxa de dados for alta ou rápida. O método pode ser repetido para múltiplos dispositivos sem fio. é também descrito uma estrutura de entrelaçamento alternativa que suporta ambos, o intervalo de tempo de transmissão longo e o intervalo de tempo de transmissão curto.

Description

"INTERVALOS DE TEMPO DE TRANSMISSÃO VARIADOS PARA SISTEMADE COMUNICAÇÃO SEM FIO" .
Campo da Invenção
A descrição a seguir refere-se, geralmente, àsredes de comunicação sem fio e mais particularmente ã umtamanho de intervalo de tempo de transmissão variado paratransmissões em link direto e link reverso em sistemas semfio de múltiplos usuários.
Descrição da Técnica Anterior
Os sistemas de rede sem fio são utilizados pormuitos para comunicar sempre que um usuário puder serlocalizado em um momento particular (por exemplo, em casd,no escritório, viajando, . ..). Os dispositivos decomunicação sem fio têm se tornado cada vez menores e maispotentes para corresponder às necessidades do usuárioenquanto aperfeiçoam a capacidade de portabilidade econveniência. Os usuários descobriram muitos usos para osdispositivos de comunicação sem fio incluindo telefonescelulares, assistentes digitais pessoais (PDAs) esimilares.
Uma rede de comunicação sem fio tipica (porexemplo, empregando técnicas de divisão de código, tempo efreqüência) inclui uma ou mais estações base que fornecemuma área de cobertura e um ou mais dispositivos de usuáriomóveis (por exemplo, sem fio) que podem transmitir ereceber dados dentro da área de cobertura. Uma estação basetipica pode transmitir simultaneamente múltiplos fluxos dedados para serviços de broadcast, multicast, e/ou unicast,onde um fluxo de dados é um fluxo de dados que pode ser deinteresse de recepção independente para um dispositivo deusuário.
Vários fat ores podem afetar a eficiência e odesempenho da comunicação sem fio. Por exemplo, aquantidade de comunicação de tráfego ou dados ocorrendo emuma área de cobertura pode reduzir os tempos de transmissãode dados e produzir interferência. A taxa de dados tambémpode afetar a comunicação sem fio e a capacidade total podeser limitada pela taxa de transmissão de nivel de link. Nocaso de uma taxa de transmissão limitada, os tamanhos depacote típicos são relativamente pequenos, necessitando dehorsepower de decodificação modesta. Os intervalos de tempode transmissão que devem ser utilizados para os pacotespodem diferir dependendo dos parâmetros ou fatores decomunicação. Por exemplo, alguns pacotes devem utilizar umintervalo de tempo de transmissão curto enquanto outrosdevem utiliz ar um intervalo de tempo de transmissão maiorpara aperfeiçoar a comunicação sem fio.
Com base no acima exposto, as técnicas paraprover uma duração de intervalo de tempo de transmissãocurto para acessar terminais com boas condições de canal,por exemplo, podem ajudar a alcançar capacidades de altopico. Substancialmente ao mesmo tempo, prover usuáriospossuindo condições de canal de moderadas para ruim, porexemplo, podem ser fornecidos com um intervalo de tempo detransmissão longo. 1 Adicionalmente, o particionamentoflexível dos'recursos de largura de banda entre o intervalode tempo de transmissão curto e o intervalo de. tempo detransmissão longo pode beneficiar as transmissões emsistemas sem fio de múltiplos usuários.
Resumo da Invenção
A seguir é apresentado um resumo simplificado deuma ou mais modalidades a fim de fornecer uma compreensãobás ica de alguns aspectos de tais modalidades. Este resumonão é uma visão extensiva de uma ou mais modalidades, e nãodeve identificar elementos chave ou críticos dasmodalidades nem delinear o escopo de tais modalidades. Suaúnica finalidade é apresentar alguns conceitos dasmodalidades descritas de forma simplificada como umprelúdio para a descrição mais detalhada que seráapresentada posteriormente.
De acordo com uma característica é descrito ummétodo para designação de um intervalo de tempo detransmissão. 0 método inclui medir uma condição de canal dopacote comunicada por pelo menos um dispositivo sem fio.Uma taxa de dados associada com pelo menos um dispositivosem fio é também verificada. A seguir, uma determinaçãopode ser feita quanto à programação de um intervalo detempo de transmissão longo ou um intervalo de tempo detransmissão curto para o pacote com base, em parte, nacondição de canal detectada e na taxa de dados determinada.Um intervalo de tempo de transmissão longo pode serprogramado, por exemplo, se a condição de canal for ruime/ou houver uma baixa taxa de dados. Um intervalo de tempode transmissão curto pode ser programado se, por exemplo, acondição de canal for boa e/ou a taxa de dados for alta ourápida. O método pode ser repetido para múltiplosdispositivos sem fio.
De acordo com outra modalidade é descrito umprocessador para designar um dentre múltiplos intervalos detempo de transmissão para um dispositivo de usuário. Osistema inclui um otimizador que analisa uma condição de umpacote de dados sem fio e uma taxa de dados do pacote dedados sem fio. Um programador é também incluído queprograma um intervalo de tempo de transmissão para umpacote, o intervalo de tempo de transmissão é um dentre umintervalo de tempo de transmissão longo e um intervalo detempo de transmissão curto.
De acordo com outra modalidade é descrito umprogramador que programa um dispositivo de usuário para 'alargura de banda e um intervalo de tempo de transmissão. 0programador pode incluir um módulo de largura de banda quedetermina uma largura de banda para aplicação em cadadispositivo de usuário. 0 programador também pode incluirum módulo de intervalo de tempo de transmissão queestabelece se o dispositivo de usuário deve ter umintervalo de tempo de transmissão curto ou um intervalo detempo de transmissão longo. 0 módulo de intervalo de tempode transmissão também pode receber e analisar a informaçãode condição de canal e a informação de taxa de dados.
De acordo com outra modalidade é descrito umsistema para programação dos dispositivos de usuário semfio para diferentes intervalos de tempo de transmissão. Osistema pode incluir mecanismos para verificar uma condiçãode canal para cada dispositivo de usuário. No sistema étambém incluído mecanismos para suportar pelo menos duasestruturas de entrelaçamento diferentes. Mecanismos paraprogramar cada dispositivo de usuário em um intervalo detempo de transmissão respectivo também podem ser incluídosno sistema.
De acordo com outra modalidade é descrito um meiolegível por computador possuindo instruções executáveis porcomputador para detectar uma condição de canal de pacote everificar uma taxa de dados em pacote. 0 meio legível porcomputador pode também possuir instruções para programaçãode um intervalo de tempo de transmissão longo ou umintervalo de tempo de transmissão curto para o pacote combase em parte na condição de canal detectada e na taxa dedados verificada. Em outra modalidade, as instruções podemincluir programar um intervalo de tempo de transmissãolongo se a condição de canal de pacote for ruim ou a taxade dados for lenta e/ou programar um intervalo de tempo detransmissão curto se a condição de canal de pacote for boaou a taxa de dados for rápida.
Para a realização dos propósitos acima erelacionados, uma ou mais modalidades compreendem ascaracterísticas totalmente descritas e particularmenteapontadas nas reivindicações. A descrição a seguir e osdesenhos em anexo apresentam em detalhes determinadosaspectos ilustrativos de uma ou mais modalidades. Estesaspectos são indicativos, no entanto, de algumas das váriasformas nas quais os princípios de várias modalidades podemser empregados e as modalidades descritas devem incluirtodos os aspectos e suas equivalências.
Breve Descrição das Figuras
Figura 1 - ilustra um sistema de comunicação semfio de acordo com as várias modalidades apresentadas aqui.
Figura 2 - ilustra um sistema de comunicação semfio de acesso múltiplo de acordo com uma ou maismodalidades.
Figura 3 - ilustra um sistema para o tamanho deintervalo de tempo de transmissão variado para astransmissões em link direto e em link reverso nos sistemassem fio de múltiplos·usuários.
Figura 4 - ilustra um sistema para um tamanho deintervalo de tempo de transmissão variado utilizando umacondição de canal e outros parâmetros de comunicação.
Figura 5 - ilustra um fluxograma de umametodologia para designação de diferentes usuários paradiferentes intervalos de tempo de transmissão.
Figura 6 - ilustra um intervalo de tempo detransmissão curto possuindo seis entrelaçamentos.
Figura 7 - ilustra um intervalo de tempo detransmissão longo possuindo três entrelaçamentos.Figura 8 - ilustra partições flexíveis derecursos com entrelaçamentos misturados.
Figura 9 - ilustra uma temporização detransmissão H-ARQ.
Figura 10 - ilustra uma estrutura deentrelaçamento H-ARQ para designações de duração detransmissão estendida.
Figura 11 - ilustra um fluxograma de umametodologia para transmitir um pacote de dados em linkdireto.
Figura 12 - é um fluxograma de uma metodologiapara transmitir um pacote de dados em link reverso.
Figura 13 - ilustra um ambiente de comunicaçãosem fio que pode ser empregado em conjunto com váriossistemas e métodos descritos aqui.
Descrição Detalhada da Invenção
Várias modalidades são agora descritas comreferência aos desenhos. Na descrição a seguir, para finsde explicação, inúmeros detalhes específicos sãoapresentados a fim de fornecer uma melhor compreensão de umou mais aspectos. Pode ser evidente, no entanto, que taismodalidades podem ser praticadas sem estes detalhesespecíficos. Em outros casos, estruturas e dispositivos bemconhecidos são ilustrados na forma de diagrama em blocos afim de facilitar a descrição destas modalidades.
Como utilizados neste pedido, os termos"componente", "sistema", e similares devem se referir a umaentidade relacionada com computador, hardware, firmware,uma combinação de hardware e software, software, ousoftware em execução. Por exemplo, um componente pode ser,mas não está limitado a ser, um processo rodando em umprocessador, um processador, um objeto, um executável, umencadeamento de execução, um programa e/ou um computador.Por meio de ilustração, ambos um aplicativo rodando em umdispositivo de computação e o dispositivo de computaçãopodem ser um componente. Um ou mais componentes podemresidir dentro de um processo e/ou encadeamento de execuçãoe um componente pode ser localizado em um computador e/oudistribuído entre dois ou mais computadores.Adicionalmente, estes componentes podem executar de váriasmídias legíveis por computador possuindo várias estruturasde dados armazenadas nestas. Os componentes podem comunicarpor meio de processos locais e/ou remotos, tal como deacordo com um sinal possuindo um ou mais pacotes de dados(por exemplo, dados de um componente interagindo com outrocomponente em um sistema local, sistema distribuído, e/ouatravés de uma rede, tal como a Internet com outrossistemas por meio do sinal).
Com referência agora aos desenhos, a Figura 1ilustra um sistema de. comunicação sem fio 100 de acordo comas várias modalidades apresentadas aqui. O sistema 100 podecompreender um ou mais pontos de acesso 102 que recebem,transmitem, repetem, etc. os sinais de comunicação sem fiopara cada outro e/ou para um ou mais dispositivos móveis104. Os pontos de acesso 102 podem representar umainterface entre o sistema sem fio 100 e uma rede cabeada(não ilustrada).
Cada ponto de acesso 102 pode compreender umacadeia de transmissor e uma cadeia de receptor, cada umadas quais pode, por sua vez, compreender uma pluralidade decomponentes associados com a transmissão e recepção desinal (por exemplo, processadores, moduladores,multiplexadores, demoduladores, demultiplexadores,antenas,..). Os dispositivos móveis 104 podem ser, porexemplo, telefones celulares, telefones inteligentes,laptops, dispositivos de comunicação portáteis,dispositivos de computação portáteis, rádios via satélite,sistemas de posicionamento global, PDAs, e/ou outrosdispositivos adequados para comunicação através do sistemasem fio 100. No sistema sem fio 100, a transmissãoperiódica de pequenos pacotes de dados (comumentereferenciados como sinalizadores) do ponto de acesso 102pode tornar conhecida a presença do sistema sem fio 100 etransmitir a informação do sistema 100. Os dispositivosmóveis 104 podem perceber os sinalizadores e tentarestabelecer uma conexão sem fio com os pontos de acesso 102e/ou outros dispositivos móveis 104.
0 sistema 100 facilita a programação deintervalos de tempo de transmissão variados (TTIs) para umou mais usuários utilizando dispositivos móveis 104 paraacomodar os canais de comunicação e as condições de rede. 0sistema 100 pode automaticamente detectar, receber e/ouinferir uma condição de canal, largura de banda, taxa dedados, e/ou vários outros parâmetros de comunicação paradeterminar se um TTI longo ou um TTI curto é melhor para atransmissão de dados.
Um componente localizado no dispositivo móvel 104pode operar em conjunto com um ou mais pontos de acesso 102para facilitar o monitoramento das capacidades dodispositivo móvel 104, tal como as capacidades dedecodificação do dispositivo 104. Alternativamente ouadicionalmente, o ponto de acesso 102 pode detectar estainformação e programar os respectivos pacotes de dados parauma duração TTI ideal levando em consideração os váriosparâmetros de comunicação, incluindo a quantidade detráfego na rede.
A Figura 2 é uma ilustração de um sistema decomunicação sem fio de acesso múltiplo de acordo com uma oumais modalidades. Um sistema 200 é ilustrado, o qual podeincluir uma rede de área local sem fio associada com umarede de área local cabeada (LAN) . 0 ponto de acesso 102pode estar em comunicação com os dispositivos móveis 104. 0ponto de acesso 102 é conectado a um hub Ethernet oucomutador 202 para uma LAN. 0 hub Ethernet 202 pode serconectado a um ou mais dispositivos eletrônicos 204 quepodem incluir computadores pessoais, dispositivosperiféricos (por exemplo, máquinas de fac-simile,copiadoras, impressoras, digitalizadores, etc.),servidores, e similares. 0 hub Ethernet 202 pode serconectado a um roteador 206 que transmite pacotes de dadospara um modem 208. O modem 208 pode transmitir pacotes dedados para uma rede de longa distância (WAN) 210, tal comoa Internet. 0 sistema 200 ilustra uma configuração de redesimples e única. Várias configurações adicionais do sistema200 incluindo dispositivos eletrônicos alternativos sãopossíveis. Apesar do sistema 200 ter sido ilustrado edescrito com referência a uma LAN, é possível que o sistema200 possa utilizar outras tecnologias incluindo Rede deLonga Distância Sem Fio (WWAN) e/ou Rede de Área PessoalSem Fio (WPAN) separadamente ou em conjunto.
O sistema 200 pode facilitar a programação dediferentes usuários para diferentes durações TTI. Por meiode exemplo e não de limitação, se um canal estiver causandotráfego ou tiver uma mudança lenta, o mesmo pode sebeneficiar de um TTI mais longo para estimação de canal.
Dessa forma, pode-se manter uma quantidade determinada deenergia para a estimação de canal que fornece uma precisãoparticular. A troca entre um TTI curto e um TTI longo é quecom um TTI curto algum desempenho é perdido, no entanto, omesmo permite um melhor tempo de processamento.
A Figura 3 ilustra um sistema 300 para um tamanhoou duração de TTI variado para as transmissões em linkdireto e link reverso nos sistemas sem fio de múltiplosusuários. O sistema 300 inclui um ponto de acesso 302 e umterminal de acesso 304. Deve-se compreender que o sistema300 pode incluir mais de um ponto de acesso 302 e/ou maisde um terminal de acesso 304, no entanto, apenas um dosquais é ilustrado para facilitar a explicação.
0 ponto de acesso 302 pode incluir um codificador306, um otimizador 308, e um programador 310. Estes podemser blocos funcionais que representam as funçõesimplementadas por um processador, software ou cominaçãodestes (por exemplo, firmware). 0 codificador 306 éconfigurado para codificar sinais e/ou pacotes de dadospara transmissão para o terminal de acesso 304. Em outrasmodalidades, o otimizador 308 e/ou o programador 310 sãoassociados com o terminal de acesso 304 e o terminal deacesso 304 realiza as funcionalidades descritas abaixo.
0 otimizador 308 pode ser configurado paraotimizar uma comunicação entre o ponto de acesso 302 e oterminal de acesso 304 e/ou entre dois ou mais terminais deacesso. O otimizador 308 pode utilizar a informaçãoreferente a uma condição de canal, largura de banda,tamanho de pacote, taxa de dados, e outros parâmetros paraotimizar a comunicação. Esta informação pode ser comunicadapara o programador 310. 0 otimizador 308 pode tambémsuportar pelo menos duas estruturas de entrelaçamentodiferentes ou dois tipos diferentes de designações.
0 programador 310 pode ser configurado paraprogramar um terminal de acesso (ou usuário deste) para umalargura de banda particular e/ou TTI. 0 tamanho de pacoteou o número de bits que podem ser transmitidos juntosdepende do TTI, visto que um TTI mais longo permite quemais bits sejam enviados juntos. O programador 310 podeutilizar a informação recebida do otimizador 308 e/ou doterminal de acesso 302 para realizar uma determinaçãoquanto ao tamanho do TTI. Por exemplo, o terminal de acesso304 pode notificar o ponto de acesso 302 e/ou programador310 para mudar a programação de um TTI curto para um TTIlongo ou vice-versa. O terminal de acesso 304 pode realizartal solicitação se não estiver obtendo todo o pacote dedados, tiver enfrentando problemas com a comunicação, sehouver um pacote de dados grande sendo recebido e/ouenviado, estiver recebendo a comunicação em uma taxa alta,etc.
Geralmente, uma duração de TTI curto pode serbenéfica para os terminais de acesso com boas condições decanal visto que o TTI curto é instrumental para alcançarcapacidades de pico alto. Alternativamente, o TTI longopode ser utilizado para os usuários com condições de canalde moderadas a ruins. Em um sistema, onde ambos os tipos deusuários são suportados de forma dinâmica, oparticionamento flexível dos recursos de largura de bandaentre o TTI curto e longo, ou uma estrutura deentrelaçamento alternativa podem ser fornecidos.
O terminal de acesso 304 pode incluir umdecodificador 312 e um confirmador 314. O decodificador 312pode decodificar um sinal recebido e/ou pacotes de dadospara processamento. O confirmador 314 pode empregar umatécnica de confirmação em conjunto com um protocoloACK/NAK. Em outras modalidades, o terminal de acesso 304pode incluir memória (não ilustrada) e um processador (nãoilustrado) para permitir que o terminal de acesso processee/ou armazene informação.
O terminal de acesso 304 pode reportar suascapacidades, incluindo o tamanho do decodificador e o queeste pode controlar em termos de decodificação. Estainformação pode ser transmitida para o ponto de acesso 302,por exemplo, quando o terminal de acesso 304 conecta aosistema 300 e periodicamente ou continuamente enquanto oterminal de acesso 304 é associado com o sistema 300. Comesta informação, o ponto de acesso 302 pode verificar se oterminal de acesso 304 é um terminal de acesso forte oufraco. Por exemplo, o ponto de acesso 302 pode programar oterminal de acesso 304 com uma largura de banda grande emum pacote de canal grande. Se um canal causar tráfego outiver uma mudança lenta, este pode beneficiar de um TTImaior para a estimação de canal, visto que pode manter umaquantidade determinada de energia para a estimação decanal. Um TTI mais curto permite um melhor tempo deprocessamento. Desta forma, para diferentes tipos decomunicação (por exemplo, voz, dados, imagem, video,...), oponto de acesso 302 pode programar um TTI maior ou um TTImais curto dependendo da melhor otimização para este canale comunicação em particular.
A Figura 4 ilustra um sistema 400 para um tamanhode intervalo de tempo de transmissão variado utilizando umacondição de canal e outros parâmetros de comunicação. 0sistema 400 inclui um ponto de acesso 402 em comunicaçãosem fio com um terminal de acesso 404. 0 ponto de acesso402 pode incluir um otimizador 406 e, um programador 408. Oterminal de aceso 404 pode incluir um decodificador 410 quepode decodificar um sinal recebido e/ou pacotes de dadosneste para processamento. O terminal de acesso 404 tambémpode incluir um confirmador 412 que pode empregar umatécnica de confirmação em conjunto com um protocoloACK/NAK. Deve-se compreender que estes podem ser blocosfuncionais que representam as funções implementadas por umprocessador, software ou combinações destes (por exemplo,firmware).Deve-se compreender que enquanto a descrição aseguir é discutida com referência ao ponto de acesso 402,em outras modalidades as funcionalidades podem serrealizadas pelo terminal de acesso 404 e comunicadas para oponto de acesso 402. O otimizador 406 pode incluir ummódulo de condição de canal 414 e um módulo de taxa dedados 416. O módulo de condição de canal 414 pode serconfigurado para analisar a condição de um canal. Acondição de canal pode incluir parâmetros, tal comoquantidade de tráfego de rede, a quantidade de dadosenviados/recebidos dentro da rede, etc. O módulo de taxa dedados 416 pode ser configurado para determinar uma taxa dedados de uma comunicação atual e/ou uma taxa de dados ótimapara uma comunicação em particular.
O programador 408 pode incluir um módulo delargura de banda 418 e um módulo de intervalo de tempo detransmissão (TTI) 420. O módulo de largura de banda 418 éconfigurado para determinar uma largura de banda paracomunicação. Por exemplo, se houver um número de usuáriosque operam em TTI longo e outros em TTI curto, pode serdesejável fornecer toda a largura de banda a um usuário. Omódulo de largura de banda 418 pode esperar até que outrosusuários terminem visto que seguem linhas de tempodiferentes. À medida que o usuário termina, este libera alargura de banda.
O módulo TTI 420 é configurado para programar umacomunicação em particular para um TTI curto ou um TTIlongo. O TTI deve ser o mais longo possível a fim debeneficiar da estimação de canal. Isto é útil em sistemas,tal como sistemas de salto de bloco, onde o usuário receberecursos em unidades de blocos.
Em algumas modalidades de retransmissão, oprogramador 408 pode adicionar um bit extra á mensagem dedesignação de link direto (FLAM) ou a mensagem dedesignação de link reverso (RLAM), indicando a estrutura deentrelaçamento para o pacote em particular. 0 LAM indexaráo mesmo conjunto de portas-salto, mas agora aplica a umconjunto maior de quadros físicos. 0 programador 408adicionalmente garantirá que LAM não colida com outras LAMsque possam ter sido enviadas anteriormente, especialmentese estas outras LAMs possuírem diferentes estruturas deentrelaçamento.
Em vista dos sistemas exemplares ilustrados edescritos acima, as metodologias, que podem serimplementadas de acordo com um ou mais aspectos sãofornecidas. Enquanto, para fins de simplicidade deexplicação, as metodologias são ilustradas e descritas comouma série de atos (ou blocos de função) , é compreendido eapreciado que as metodologias não são limitadas pela ordemdos atos, visto que alguns atos podem, de acordo com estasmetodologias, ocorrer em ordens diferentes e/ousimultaneamente com outros atos dos ilustrados e descritosaqui. Ademais, nem todos os atos ilustrados podem sernecessários para implementar uma metodologia de acordo comum ou mais aspectos das modalidades descritas. Deve-seapreciar que os vários atos podem ser implementados porsoftware, hardware, uma combinação destes ou qualquer outromeio adequado (por exemplo, dispositivo, sistema, processo,componente) para executar a funcionalidade associada com osatos. É apreciado também que os atos são meramenteilustrativos de determinados aspectos apresentados aqui emuma forma simplificada e que estes aspectos podem serilustrados por um número menor e/ou maior de atos. Ademais,nem todos os atos ilustrados podem ser necessários paraimplementar as metodologias a seguir. Os versados natécnica compreenderão e apreciarão que uma metodologia podealternativamente ser representada como uma série de estadosou eventos inter-relacionados, tal como em um diagrama deestados.
A Figura 5 ilustra um fluxograma de umametodologia 500 para designar diferentes usuários paradiferentes intervalos de tempo de transmissão. 0 método 500começa em 502, onde uma condição de canal de um pacotecomunicado por pelo menos um dispositivo sem fio édetectada e medida. A condição de canal pode ser ruim ouboa dependendo de vários critérios incluindo tráfego narede sem fio. Em 504, uma taxa de dados associada com ocanal é verificada. A taxa de dados pode ser um fator daquantidade de bits ou dados a serem comunicados. 0 métodocontinua, em 506, onde uma determinação é feita quando àprogramação de um intervalo de tempo de transmissão longoou um intervalo de tempo de transmissão curto para o pacotecom base em parte na condição de canal detectada e na taxade dados verificada. Um intervalo de tempo de transmissãolongo pode ser programado se a condição de canal for ruime/ou se a taxa de dados for baixa. Um intervalo de tempo detransmissão curto pode ser programado se a condição decanal for boa e/ou a taxa de dados for alta. Deve-secompreender que mais de um pacote de dispositivo sem fiopode ser analisado e designado um intervalo de tempo detransmissão de acordo com a metodologia 500. Por exemplo,múltiplos pacotes podem ser analisados e incluídos em umaestrutura de entrelaçamento alternativo, o que serádiscutido mais abaixo.
Em algumas modalidades, uma mensagem dedesignação de canal é emitida, em 508. Deve-se compreenderque a designação de canal é opcional. Esta mensagem dedesignação de canal pode fornecer informação referente áestrutura de entrelaçamento desejada para um pacote emparticular. De acordo com algumas modalidades, um bit extrapode ser adicionado a FLAM ou RLAM para indicar talestrutura. Para transmissões de link direto, a designaçãode canal pode ser emitida e transmitida no link diretoantes ou substancialmente ao mesmo tempo em que atransmissão de pacote em link direto. Para transmissões emlink reverso, a designação de canal pode ser emitida etransmitida no link direto antes da transmissão de pacoteem link reverso. Para evitar conflitos entre os diferentestipos de designações, toda a largura de banda pode serdividida em duas partes, uma para cada tipo de designação,por exemplo.
A Figura 6 ilustra um intervalo de tempo detransmissão curto possuindo seis entrelaçamentos.Especificamente, uma estrutura de link direto e reverso deseis entrelaçamentos com o mesmo retardo de transmissão eretransmissão em cada interface é ilustrada. Um sistema deacesso múltiplo pode comunicar simultaneamente commúltiplos terminais nos links direto e reverso. 0 linkdireto (ou downlink) refere-se à comunicação da estaçãobase ou pontos de acesso para os terminais. 0 link reverso(ou uplink) refere-se ao link de comunicação dos terminaispara as estações base ou pontos de acesso. A linha de tempode transmissão e processamento de pacote para uma únicainterface de link direto/link reverso será descrita agora.'
A estrutura para o ponto de acesso é ilustrada notopo da figura em 602 possuindo uma estrutura de linkdireto e link reverso de seis entrelaçamentos, denominadosde 1, 2, 3, 4, 5 e 6. A estrutura para o terminal de acessoé ilustrada na parte inferior da figura em 604 possuindouma estrutura de link direto e link reverso de seisentrelaçamentos, denominados de A, B, C, D, E e F. Deve-secompreender que enquanto o ponto de acesso 602 e o terminalde acesso 604 são ilustrados possuindo dois pacotes dedados com uma estrutura de link direto e link reverso deseis entrelaçamentos, pode haver mais ou menos pacotes dedados e/ou pode haver mais ou menos entrelaçamentosassociados com a estrutura.
No link direto, o ponto de acesso 602 transmiteum pacote de link direto codificado em 606. Isto representao primeiro TTI curto possuindo a duração ilustrada no TTI1. 0 terminal de acesso 604 decodifica o pacote de linkdireto e codifica e transmite uma confirmação de linkreverso para confirmar que a última transmissão em linkdireto ou a retransmissão de solicitação de repetiçãoautomática híbrida (H-ARQ) foi recebida com sucesso. Aconfirmação pode ser uma técnica de confirmação em conjuntocom um protocolo. ACK/NACK. A decodificação e transmissão daconfirmação em link reverso ocorre durante 608, querepresenta TTIs, B, C e D. O ACK de link direto édecodificado e a codificação da transmissão em link diretoseguinte ou retransmissão H-ARQ é realizada pelo ponto deacesso 602 durante TTIs 5 e 6, representados em 610.
No link reverso, o terminal de acesso 604transmite um pacote codificado em link reverso durante oTTI A, representado em 612. 0 pacote de link reverso édecodificado e uma confirmação em link direto é enviada, em614, durante os TTIs '2, 3 e 4. A confirmação confirma que aúltima transmissão em link reverso ou retransmissão H-ARQfoi recebida com sucesso. Em 616, o ACK em link direto édecodificado e a transmissão RL seguinte ou retransmissãoH-ARQ é codificada.
Deve-se apreciar que este processo pode serepetir, como ilustrado. Cada ciclo de transmissão pode seracompanhado por uma oportunidade para transmitir umamensagem de designação de canal. Para a transmissão em linkdireto, a designação de canal pode ser emitida pelo pontode acesso 602 e transmitida no link direto antes, ousubstancialmente ao mesmo tempo em que a transmissão depacote em link direto. Para as transmissões em linkreverso, a designação de canal pode se emitida etransmitida no link direto antes da transmissão de pacoteem link reverso em um sistema que inclui um programador delink reverso centralizado (ponto de acesso). Este étipicamente o caso em alguns sistemas de acesso de linkreverso ortogonais. Deve-se compreender que a designação delink reverso iniciada por terminal de acesso pode serutilizada em uma conexão com base no sistema de acesso delink reverso, tal como DS-CDMA.
Com referência agora à Figura 7, é ilustrado Umintervalo de tempo de transmissão longo possuindo trésentrelaçamentos e em particular é ilustrada uma estruturade link direto e link reverso de três entrelaçamentos com omesmo retardo de transmissão e retransmissão em cadainterface. Os três entrelaçamentos para o ponto de acesso702 são denominados de 1, 2 e 3, enquanto os trêsentrelaçamentos para o terminal de acesso 704 sãodenominados de A, B e C. Nesta figura, a duração TTI, ou aduração da primeira transmissão de um pacote de linkdireto/link reverso e a retransmissão H-ARQ subseqüentedesta, é o dobro do tamanho da duração TTI na Figura :6discutida acima.
No link direto, o ponto de acesso 702 transmiteum pacote de link direto codificado em 706 durante oprimeiro TTI. O terminal de acesso 704 decodifica o pacotede link direto e também codifica e transmite durante umaconfirmação de link reverso 708. O confirmador é utilizadopara comunicar o recebimento bem sucedido da últimatransmissão de link direto ou retransmissão H-ARQ. Aconfirmação pode ser uma técnica de confirmação em conjuntocom. um protocolo ACK/NACK. Um sistema utilizando o TTI maislongo, como ilustrado, transmite o ACK através de doisquadros físicos (PHY), que pode economizar a exigência depotência instantânea para o ACK. Em 710, o ACK de linkreverso é decodificado e a codificação da transmissão delink direto a seguir ou retransmissão H-ARQ é realizada. Emalgumas modalidades, durante a transmissão de link direto,a designação de canal pode ser emitida pelo ponto de acesso702 e transmitida no link direto antes ou substancialmenteao mesmo tempo em que a transmissão de pacote de linkdireto.
No link reverso, um pacote de link reversocodificado é transmitido pelo terminal de acesso durante712 ou TTI "A". Em 714, o pacote de link reverso édecodificado e uma confirmação de link direto é enviadaconfirmando recebimento bem sucedido da última transmissãode link reverso ou retransmissão H-ARQ. Durante 716, o ACKde link direto é decodificado e a transmissão RL seguinteou retransmissão H-ARQ é codificada. Em algumasmodalidades, durante a transmissão em link reverso, adesignação de canal pode ser emitida pelo ponto de acesso702. A designação pode ser transmitida no link direto antesda transmissão de pacote em link reverso nos sistemas, porexemplo, com um programador de link reverso centralizado.Tipicamente, esta é a situação na maior parte dos sistemasde acesso de link reverso ortogonais. A designação de linkreverso pode ser utilizada em sistemas de acesso de linkreverso com base em contenção, tal como DS-CDMA.
As Figuras 7 e 8 ilustram a situação quando umusuário recebe transmissão em link direto e em link reversoem uma única interface. Em geral, o terminal de acesso podeter programado múltiplos pacotes em múltiplosentrelaçamentos. Os múltiplos pacotes podem corresponder adiferentes processos H-ARQ. Adicionalmente, as interfacesde link direto e link reverso designadas para o mesmoterminal de acesso não precisam ser alinhadas em tempo.
A Figura 8 ilustra partições de recursosflexíveis com entrelaçamentos misturados ou uma estruturade entrelaçamento alternativo. O intervalo de tempo para oponto de acesso 802 é ilustrado no topo e o intervalo detempo para o terminal de acesso 804 é ilustrado na parteinferior da figura. Os usuários dos TTIs curtos sãorepresentados como AeB, enquanto os usuários de TTIslongos são representados como C, D, E e F. 0 TTI longo éaproximadamente o dobro do TTI curto e um ACK é transmitidoatravés de dois quadros PHY. A estrutura de entrelaçamentoalternativo pode suportar usuários de link com orçamentorestrito. Para evitar conflitos nesta estrutura deentrelaçamento alternativo e os dois tipos diferentes dedesignação, toda a largura de banda pode ser dividida emduas partes. Cada parte pode ser dedicada a cada tipo dedesignação. Deve-se compreender que a forma descrita deevitar conflitos serve às finalidades ilustrativas apenas eque outros meios de evitar conflitos entre os tipos dedesignações podem ser utilizados.
Em algumas modalidades, uma estrutura deretransmissão (que pode ser uma estrutura de doisentrelaçamentos) pode ser suportada pela adição de um bitextra a FLAM ou RLAM que indica a estrutura deentrelaçamento desejada para um pacote em particular. A LAMpode indexar o mesmo conjunto de portas-salto e tambémpodem aplicar a um conjunto maior de quadros físicos. Umprogramador pode garantir que a LAM não colida com as LAMsenviadas anteriormente, especialmente as LAMs com umaestrutura de entrelaçamento diferente. Isto pode serrealizado, por exemplo, pela reserva de um conjunto de trêsnós de árvore de canal para uso com a estrutura deentrelaçamento alternativo.
Um canal de controle CDM pode puncionar algunsdos tons designados para um canal com a estrutura deentrelaçamento alternativo. Em uma estrutura de seisentrelaçamentos regular, por exemplo, o canal de controleCDM punciona todo um canal, que não é designado. ParaDuplexagem por Divisão de Freqüência (FDD), uma FLAM noquadro 0 implica em transmissões de dados nos quadros 0 a5. A confirmação (ACK) poderia ser então transmitida no RLnos quadros 8 e 9 e então os dados são retransmitidos nosquadros 12 a 17.
A fim de apreciar totalmente o assunto dadescrição, o TTI curto será agora comparado com a opção deTTI longo. Essa comparação assume que exista um tempo deretransmissão fixo em ambos os casos. Com uma duração deTTI curto, é possível alcançar uma latência de interfaceaérea relativamente curta. A redução na latência éparticularmente significativa quando um programador (porexemplo, programador) tem por alvo completar a transmissãode pacote em um TTI de forma que nenhuma retransmissão H-ARQ seja necessária na maior parte do tempo.
Com uma duração de TTI curto, o ciclo de tarefada transmissão de tráfego é pequeno com relação a umaduração de TTI longo. Isto significa que a taxa deprocessamento de dados necessária (decodificação,programação e codificação) por entrelaçamento é mais baixaem comparação com a duração de TTI longo. Para o mesmotamanho de designação e eficiência espectral, uma duraçãode TTI curto resulta em um tamanho de pacote menor (onúmero de bits de informação) em comparação com a duraçãodo TTI mais longo, assumindo a mesma eficiência espectral eo número mínimo de transmissões H-ARQ necessários paradecodificar um pacote para ambas as opções.
Uma duração de TTI curto pode levar a um númeromaior de entrelaçamentos em comparação com uma duração deTTI longo. Cada entrelaçamento pode ser acompanhado por umcontrole de link direto/link reverso correspondente talcomo a oportunidade de designações de canal em linkdireto/link reverso e ACK de link direto/link reverso.Dessa forma, o número de segmentos de controle em linkdireto/link reverso será maior para uma opção de TTI curto.
Adicionalmente, a temporização destes canais de controle éamarrada à temporização do respectivo entrelaçamento,portanto, reduzindo o benefício da multiplexaçãoestatística e/ou codificação em conjunto destes canais decontrole. Em alguns casos, existe um limite para o overheádde controle mínimo obtenível além da granularidade doparticionamento de recursos entre controle e tráfego. Estesfatores implicam em um overheád de controle maior para aopção com uma duração de TTI curto.
O modo de salto de bloco é comumente utilizadopara o tráfego RL nos sistemas ortogonais (tal como OFDMA '&LFDMA) e pode ser benéfico em FL também (por exemplo, TDDOFDMA). Um único TTI pode incluir um ou mais blocosconsecutivos (TDM). Em um modo de salto de bloco, aestimação de canal e interferência pode ser realizadalocalmente em cada bloco, com base nos pilotos dedicados(por exemplo, localizados dentro deste bloco). Paraterminais de acesso de variação lenta (pedestres), odesempenho de estimação de canal depende do número deagrupamentos piloto através da banda de freqüênciaespalhados pelo bloco além da energia piloto total. Dessaforma, uma duração TTI maior ajuda a reduzir o overheádpiloto sem perda de desempenho. Conseqüentemente, umaduração de TTI longo leva a uma eficiência de link melhorpara os canais de variação lenta. Vale à pena mencionar quenão existe penalidade de desempenho de link fundamentalpara os canais de variação rápida quando uma duração de TTIlongo é escolhida.
Os terminais de acesso de alta taxa de dados comboas condições de canal tendem a receber designações decanal grandes (em termos do número de tons porentrelaçamento), para obter vantagem da alta eficiênciaespectral, e poder alcançar alta taxa de dados. Para osterminais de acesso com taxas muito altas no nivel de link,a capacidade total pode ser limitada pelo tempo em torno dainterface aérea. Portanto, a baixa latência de interfaceaérea é importante, exigindo uma duração de TTI curto, umtamanho de designação grande e uma alta eficiênciaespectral para reduzir a carga de pico do processamento dedados TX/RX tal como decodificação. A designação grande porterminal de acesso indica um overhead de controlerelativamente baixo (visto que a designação e overhead ACKnão escalonam juntamente com o tamanho de designação).Finalmente, a precisão da estimação de canal aperfeiçoa emrazões de sinal para ruido altas (SNRs), dessa forma apenalidade de desempenho de link de uma duração TTI curtonão é tão critica. No geral, uma opção de TTI curto podeser adequada para os terminais de acesso de alta taxa dedados em boas condições de canal.
Para os terminais de acesso com baixas taxas dedados e condição de canal de moderada para ruim, acapacidade total pode ser limitada pela taxa de transmissãode nivel de link, dessa forma, as exigências de latênciarígidas não se aplicam. Devido à taxa de transmissãolimitada, tamanhos de pacote típicos são relativamentepequenos resultando em exigências modestas no horsepower dedecodificação. Conseqüentemente, um processamento comrajadas pode ser tolerado. No geral, os benefíciosfundamentais de uma duração de TTI curto não são muitoimportantes para os terminais de acesso com qualidade decanal moderado. No entanto, uma duração de TTI curto poderesultar em tamanhos de pacote muito pequenos para osterminais de acesso em condições de canal ruins, desde queo orçamento de link por entrelaçamento reduza juntamentecom a duração TTI. Um tamanho de pacote pequeno (da ordemde cerca de 100 bits e menos) resulta em perdassubstanciais no ganho de codificação, dessa forma,danificando também os terminais de acesso com condições decanal ruins. Do ponto de vista da eficiência de link, ébenéfico para os usuários FDM com condições de canal ruins.Dessa forma, múltiplos usuários podem ser programadosatravés do mesmo entrelaçamento aumentando, assim, ooverhead de controle por entrelaçamento. Neste contexto, aredução do número de entrelaçamentos (relacionados com oaumento na duração do TTI) ajuda a reduzir o overhead decontrole. Finalmente, os terminais de acesso em condiçõesde canal ruins podem beneficiar de um aumento no desempenhodo nível de link que vem juntamente com uma duração de TTIlongo.
A Figura 9 ilustra uma temporização detransmissão H-ARQ. Ambas as transmissões de dados de linkdireto e reverso suportam H-ARQ. Para fornecer o tempo deprocessamento relacionado com H-ARQ no ponto de acesso (AP)e terminal de acesso (AT), uma estrutura de seisentrelaçamentos pode ser utilizada para ambos o link diretoe o link reverso. Deve-se compreender que mais ou mencisquadros podem ser utilizados e a estrutura de seisentrelaçamentos serve para finalidade ilustrativa. 'Atemporização das transmissões associadas com um dos seisentrelaçamentos é ilustrada para o link direto, em 902, epara o link reverso, em 904. A temporização de outrosentrelaçamentos é a mesma, mas com todas as transmissõesdeslocadas pelo mesmo número de quadros PHY. Esta estruturade entrelaçamento ignora a presença do preâmbulo de superquadro, por exemplo, a temporização de transmissão de nivelde quadro PHY ocorre como se o preâmbulo de super-quadronão estivesse presente no link direto e como se o primeiroquadro PHY não fosse alongado no link reverso.
Para o link direto, as designações que chegam aoquadro PHY de link direto k aplicam o entrelaçamentocontendo o quadro PHY de link direto k, e uma transmissãode link direto no quadro PHY de link direto k é confirmadono quadro PHY de link reverso k+3. As retransmissões HARQassociadas com a transmissão que começa no quadro PHY kocorrem nos quadros PHY k+6n onde η é o índice deretransmissão, η = 0, 1, . . . . Esta estrutura de quadrofornece uma latência de retransmissão H-ARQ de -5,5 ms com1,8 ms (2 quadros PHY) de tempo de processamento em ambos oAT e o AP.
Para o link reverso, as designações que chegam aoquadro PHY de link direto k se aplicam ao entrelaçamentocontendo o quadro PHY de link reverso k+2, e umatransmissão de link reverso no quadro PHY de link reverso :ké confirmado no quadro PHY de link direto k+2. Asretransmissões HARQ associadas com a transmissão que começano quadro PHY k ocorrem nos quadros PHY k+6n onde η é oíndice de retransmissão, n=0,l,... .
Esta estrutura de quadro fornece uma latência deretransmissão H-ARQ de 5,5 ms com 0,9 ms (1 quadro PHY) detempo de processamento no AT, e 2,7 ms (3 quadros PHY) detempo de processamento no AP. O tempo de processamentoreduzido no AT é adequado para o link reverso visto que oAT só precisa realizar a demodulação de designação e acodificação/modulação de pacote de dados - tarefas que sãomuito mais simples do que a demodulação de pacote de dados.
Com referência agora à Figura 10, é ilustrada umaestrutura de entrelaçamento H-ARQ para as designações deduração de transmissão estendida. Deve-se compreender queos exemplos descritos aqui são meramente exemplos e podehaver mais ou menos quadros do que os ilustrados edescritos nas figuras. Em adição à estrutura deentrelaçamento H-ARQ descrita acima, uma designação deduração de transmissão estendida é fornecida. Taisdesignações podem estender a transmissão através demúltiplos quadros PHY e podem alterar a temporização dastransmissões e transmissões ACK correspondentes com relaçãoàs designações ilustradas nas figuras acima. As designaçõesde duração de transmissão estendidas podem ser úteis parausuários de link de orçamento limitado que podem sebeneficiar da codificação de transmissões através de umaduração de transmissão mais longa. As designações deduração de transmissão estendidas podem criar um potencialpara colisões de designação de recurso com designaçõespadrão, e o nó de acesso (AN) deve gerenciar as designaçõesde recurso para impedir tais colisões.
Para o link direto, ilustrado no topo da figura,em 1002, as designações de duração de transmissão estendidaque chegam ao quadro PHY de link direto k aplicam aoentrelaçamento contendo os quadros PHY de link direto k ak+5. Uma transmissão de link direto nos quadros PHY de linkdireto k a k+5 é confirmada no quadro PHY de link reversok+8 a k+9. As retransmissões HARQ associadas com atransmissão que começam no quadro PHY k começam nos quadrosPHY k+12n onde η é o índice de retransmissão, η = 0,1,...
A estrutura de quadro 1002 fornece uma latência deretransmissão H-ARQ de 11 ms com 1,8 ms (2 quadros PHY) detempo de processamento em ambos, no terminal de acesso (AT)e no nó de acesso.
Com referência agora ao link reverso, ilustradona parte inferior da figura em 1004, as designações deduração de transmissão estendida que chegam ao quadro PHYde link direto k se aplicam ao entrelaçamento contendoquadros PHY de link reverso k+3 a k+9. Uma transmissão emlink reverso nos quadros PHY de link reverso k+3 a k+9 éconfirmada no quadro PHY de link reverso k+12. Asretransmissões HARQ associadas com a transmissão queiniciam no quadro PHY k começam nos quadros PHY k+12n ondeη é o indice de retransmissão, n=0,l,... . Esta estruturade quadro 1004 fornece uma latência de retransmissão H-ARQde 11 ms com 1,8 ms (2 quadros PHY) de tempo deprocessamento no terminal de acesso e 2,7 ms (3 quadrosPHY) de tempo de processamento no nó de acesso.
A Figura 11 é um fluxograma de uma metodologia1100 para transmissão de um pacote de dados em link direto.O método começa, em 1102, onde um pacote de link direto écodificado por um ponto de acesso. O pacote codificado éentão transmitido para um terminal de acesso. O terminal deacesso recebe o pacote de link direto e decodifica opacote, em 1104. Se o pacote for decodificado com sucesso,o terminal de acesso codifica uma confirmação (ACK) de linkreverso para confirmar o recebimento bem sucedido datransmissão em link direto (ou retransmissão de solicitaçãode repetição automática híbrida (H-ARQ)). O ACK étransmitido para o ponto de acesso, em 1106. O ACK de linkreverso é recebido pelo ponto de acesso, em 1108, e o pontode acesso decodifica o ACK de link reverso. 0 ponto deacesso, em 1110, então codifica a transmissão em linkdireto seguinte (ou retransmissão H-ARQ).Em outras modalidades, cada ciclo de transmissãopode ser acompanhado por uma oportunidade de transmissão deuma mensagem de designação de canal. Para a transmissão emlink direto, a designação de canal é emitida, em 1112, etransmitida no link direto antes de (ou substancialmente aomesmo tempo em que) a transmissão de pacote em link direto.Deve-se notar que o bloco 1112 é ilustrado com linhaspontilhadas para indicar que é opcional.
A Figura 12 é um fluxograma de uma metodologia1200 para transmitir um pacote de dados em link reverso. 0método começa, em 1202, onde um pacote de link reverso écodificado. Esta codificação pode ser realizada por umponto de acesso. O pacote codificado é também transmitidopara um destino, que pode ser um terminal de acesso. 0pacote de link reverso codificado é recebido edecodificado, em 1204. Se o pacote (a última transmissão emlink reverso ou retransmissão H-ARQ) tiver sido recebido edecodificado com sucesso, uma confirmação (ACK) de linkdireto é codificada e transmitida, em 1206. A codificação etransmissão da confirmação de link direto podem serrealizadas, por exemplo, por um terminal de acesso. Em1208, a confirmação de link direto é recebida, por exemplo,no ponto de acesso. A próxima transmissão em link reverso(ou retransmissão H-ARQ) é codificada, em 1210.
Em outras modalidades, o ciclo de transmissãodeve ser acompanhado por uma oportunidade de transmissão damensagem de designação de canal. Nestas modalidades, antesda transmissão de um pacote codificado em link reverso, em1202, uma designação de canal pode ser emitida, em 1212.Esta designação de canal pode ser transmitida no linkdireto. A designação de canal e a transmissão são úteis emum sistema com uma programação de link reverso centralizada(ponto de acesso). Este é tipicamente o caso em um sistemade acesso ortogonal de link reverso. Deve-se notar que adesignação de link reverso iniciada pelo terminal de acessopode ser utilizada em um sistema de acesso de link reversocom base em contenção, tal como um acesso múltiplo pordivisão de código de seqüência direta (DS-CDMA).
Deve-se compreender que as Figuras 11 e 12 sãoilustradas e descritas acima com referência à situação naqual um usuário recebe uma transmissão em link reverso e emlink direto em um único entrelaçamento. Em geral, cadaterminal de acesso pode ser programado para múltiplospacotes (correspondendo a diferentes processos H-ARQ) emmúltiplos entrelaçamentos. Adicionalmente, psentrelaçamentos de link direto e link reverso designadospara o mesmo terminal de acesso não precisam ser alinhadosno tempo.
A Figura 13 ilustra um sistema de comunicação semfio ilustrativo 1300. 0 sistema de comunicação sem fio 1300apresenta uma estação base e um terminal por motivos debrevidade. No entanto, deve-se apreciar que o sistema 1300pode incluir mais de uma estação base ou ponto de acessoe/ou mais de um terminal ou dispositivo de usuário, ondeestações base adicionais e/ou terminais podem sersubstancialmente similares ou diferentes para a estaçãobase e terminal ilustrativos descritos abaixo.Adicionalmente, deve-se apreciar que a estação base e/ou oterminal pode empregar os sistemas e/ou métodos descritosaqui para facilitar a comunicação sem fio entre estes.
Com referência agora à Figura 13, no downlink, noponto de acesso 1305, um processador de dados detransmissão (TX) 1310 recebe, formata, codifica, intercalae modula (ou mapeia em símbolo) os dados de tráfego efornece símbolos de modulação ("símbolos de dados"). Ummodulador de símbolo 1315 recebe e processa os símbolos dedados e símbolos piloto e fornece um fluxo de símbolos. Ummodulador de símbolos 1315 multíplexa os símbolos piloto ede dados e obtém um conjunto de N símbolos de transmissão.Cada símbolo de transmissão pode ser um símbolo de dados,um símbolo piloto, ou um valor de sinal igual a zero. Ossímbolos piloto podem ser enviados continuamente em cadaperíodo de símbolo. Os símbolos piloto podem sermultiplexados por divisão de freqüência (FDM),multiplexados por divisão de freqüência ortogonal (OFDM),multiplexados por divisão de tempo (TDM), multiplexados pordivisão de freqüência (FDM), ou multiplexados por divisãode código (CDM).
Uma unidade de transmissão (TMTR) 1320 recebe econverte o fluxo de símbolos em um ou mais sinaisanalógicos e também condiciona (por exemplo, amplifica,filt ra, e converte ascendentemente em freqüência) os sinaisanalógicos para gerar um sinal de downlink adequado para atransmissão através do canal sem fio. O sinal de downlink éentão transmitido através de uma antena 1325 para osterminais. No terminal 1330, uma antena 1335 recebe o sinalde downlink e fornece um sinal recebido para uma unidade derecepção (RCVR) 1340. A unidade de recepção 1340 condiciona(por exemplo, filtra, amplifica, e convertedescendentemente em freqüência) o sinal recebido edigitaliza o sinal condicionado para obter as amostras. Umdemodulador de símbolo 1345 obtém N símbolos recebidos efornece os símbolos piloto recebidos para um processador1350 para estimação de canal. 0 demodulador de símbolo 1345também recebe uma estimativa de resposta de freqüência paradownlink a partir do processador 1350, realiza ademodulação de dados nos símbolos de dados recebidos paraobter estimativas de símbolo de dados (que são estimativasdos símbolos de dados transmitidos), e fornece ásestimativas de símbolo de dados para um processador dedados RX 1355, que demodula (por exemplo, demapeia emsímbolo), desintercala, e decodifica as estimativas desímbolo de dados para recuperar os dados de tráfegotransmitidos. 0 processamento pelo demodulador de símbolo1345 e o processador de dados RX 1355 é complementar aoprocessamento pelo modulador de símbolo 1315 e processadorde dados TX 1310, respectivamente, no ponto de acesso 1305.
No uplink, um processador de dados TX 1360processa os dados de tráfego e fornece símbolos de dados.Um modulador de símbolo 1365 recebe e multiplexa ossímbolos de dados com símbolos piloto, realiza a modulação,e fornece um fluxo de símbolos. Uma unidade de transmissão1370 então recebe e processa o fluxo de símbolos para gerarum sinal de uplink, que é transmitido pela antena 1335 parao ponto de acesso 1305.
No ponto de acesso 1305, o sinal de uplink doterminal 1330 é recebido pela antena 1325 e processado poruma unidade de recepção 1375 para obter amostras. Umdemodulador de símbolo 1380 então processa as amostras efornece os símbolos piloto recebidos e as estimativas desímbolo de dados para uplink. Um processador de dados RX1385 processa as estimativas de símbolo de dados pararecuperar os dados de tráfego transmitidos pelo terminal1330. Um processador 1390 realiza estimação de canal paracada terminal ativo transmitindo no uplink.
Os processadores 1390 e 1350 direcionam (porexemplo, controlam, coordenam, gerenciam, etc.) a operaçãono ponto de acesso 1305 e terminal 1330, respectivamente.Os respectivos processadores 1390 e 1350 podem serassociados com unidades de memória (não ilustradas) quearmazenam códigos e dados de programa. Os processadores1390 e 1350 também podem realizar computações para derivaras estimativas de resposta a impulso e freqüência parauplink e downlink, respectivamente.
Para um sistema de acesso múltiplo (por exemplo,FDMA, OFDMA, CDMA, TDMA, etc.), múltiplos terminais podemtransmitir simultaneamente no uplink. Para tal sistema, assub-bandas piloto podem ser compartilhadas entre diferentesterminais. As técnicas de estimação de canal podem serutilizadas nos casos onde as sub-bandas piloto para cadaterminal abrangem toda a banda operacional (possivelmente,exceto pelas extremidades da banda). Tal estrutura de sub-banda piloto seria desejável para obter diversidade defreqüência para cada terminal. As técnicas descritas aquipodem ser implementadas por vários meios. Por exemplo,estas técnicas podem ser implementadas em hardware,software, ou uma combinação destes. Para uma implementaçãode hardware, as unidades de processamento utilizadas paraestimação de canal podem ser implementadas dentro de um oumais dos circuitos integrados de . aplicação especifica(ASICs), processadores de sinal digital (DSPs) ,dispositivos de processamento de sinal digital (DSPDs) ,dispositivos lógicos programáveis (PLDs), matrizes de portaprogramável em campo (FPGAs), processadores, controladores,microcontroladores, microprocessadores, outras unidadeseletrônicas projetadas para realizar as funções descritasaqui, ou uma combinação destes. Com software, aimplementação pode ser através de módulos (por exemplo,procedimentos, funções, e assim por diante) que realizam asfunções descritas aqui. Os códigos de software podem serarmazenados na unidade de memória e executados pelosprocessadores 1390 e 1350.
Deve-se compreender que as modalidades descritasaqui podem ser implementadas por hardware, software,firmware, middleware, micro-código, ou qualquer combinaçãodestes. Quando os sistemas e/ou métodos são implementadosem software, firmware, middleware ou micro-código, códigode programa ou segmentos de código, eles podem serarmazenados em um meio legível por máquina, tal como umcomponente de armazenamento. Um segmento de código poderepresentar um procedimento, uma função, um subprograma, umprograma, uma rotina, uma sub-rotina, um módulo, um pacotede software, uma classe, ou qualquer combinação deinstruções, estruturas de dados, ou declarações deprograma. Um segmento de código pode ser acoplado a outrosegmento de código ou a um circuito de hardware pelapassagem e/ou recebimento de informação, dados, argumentos,parâmetros, ou conteúdo de memória. Informação, argumentos,parâmetros, dados, etc. podem ser passados, enviados, outransmitidos utilizando quaisquer meios adequados incluindocompartilhamento de memória, passagem de mensagem, passagemde token, transmissão de rede, etc.
Para uma implementação de software, as técnicasdescritas aqui podem ser implementadas com módulos (porexemplo, procedimentos, funções, e assim por diante) querealizam as funções descritas aqui. Os códigos de softwarepodem ser armazenados em unidades de memória e executadospelos processadores. A unidade de memória pode serimplementada dentro do processador ou externa aoprocessador, neste caso pode ser acoplada de formacomunicativa com o processador através de vários meios comoé sabido da técnica.
0 que foi descrito acima inclui exemplos de umaou mais modalidades. É, obviamente, impossível descrevercada combinação concebível de componentes ou metodologiaspara fins de descrição das modalidades mencionadas acima,mas os versados na técnica podem reconhecer que muitascombinações adicionais e permutações de várias modalidadessão possíveis. De acordo, as modalidades descritas sãodestinadas a englobar todas estas alterações, modificaçõese variações que se encontram dentro do conceito inventivo eescopo das reivindicações em anexo. Adicionalmente, o termo"inclui" é utilizado na descrição detalhada ou nasreivindicações, tal termo deve ser incluído de formasimilar ao termo "compreende", uma vez que "compreendendo"é interpretado quando empregado como uma palavra detransição em uma reivindicação.

Claims (22)

1. Método para designar um intervalo de tempo detransmissão, compreendendo:medir uma condição de canal do pacotecomunicado por pelo menos um dispositivo sem fio;- verificar uma taxa de dados associada com pelomenos um dispositivo sem fio; e- determinar se deve programar um intervalo detempo de transmissão longo ou um intervalo de tempo detransmissão curto para o pacote com base em parte nacondição de canal detectada e na taxa de dados verificada.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1,compreendendo também:- programar um intervalo de tempo de transmissãolongo se a condição de canal for ruim e houver uma taxa dedados baixa.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1,compreendendo também:- programar um intervalo de tempo de transmissãocurto se a condição de canal for boa e a taxa de dados foralta.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1,compreendendo também:- emitir uma mensagem de designação de canal aser transmitida em um link direto e em um link reverso.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1,compreendendo também:- detectar uma condição de canal de pelo menos umsegundo dispositivo sem fio;- verificar uma taxa de dados associada com pelomenos um segundo dispositivo sem fio;- determinar se deve programar um intervalo detempo de transmissão longo ou um intervalo de tempo detransmissão curto para pelo menos um segundo dispositivosem fio com base em parte na condição de canal detectada ena taxa de dados verificada de pelo menos um segundodispositivo sem fio; e- transmitir o intervalo de tempo de transmissãodo primeiro dispositivo sem fio substancialmente ao mesmotempo em que o intervalo de tempo de transmissão do segundodispositivo sem fio.
6. Método, de acordo com a reivindicação 1,compreendendo também:adicionar um bit extra a uma mensagem dedesignação de link direto (FLAM) ou a uma mensagem dedesignação de link reverso (RLAM) para indicar umaestrutura de entrelaçamento para o pacote.
7. Processador que executa instruções paradesignar um dentre múltiplos intervalos de tempo detransmissão para um dispositivo de usuário, compreendendo:- um otimizador que analisa uma condição de umpacote de dados sem fio e uma taxa de dados do pacote dedados sem fio; e- um programador que programa um intervalo detempo de transmissão para um pacote, o intervalo de tempode transmissão é um dentre um intervalo de tempo detransmissão longo e um intervalo de tempo de transmissãocurto.
8. Processador, de acordo com a reivindicação 7,em que o programador programa um intervalo de tempo detransmissão longo se a condição analisada for ruim ou se ataxa de dados for baixa.
9. Processador, de acordo com a reivindicação 7,em que o programador programa um intervalo de tempo detransmissão curto se a condição analisada for boa ou se :ataxa de dados for alta.
10. Processador, de acordo com a reivindicação 7,em que o programador também comunica uma mensagem dedesignação de canal para indicar uma estrutura deentrelaçamento para o pacote de dados sem fio.
11. Processador, de acordo com a reivindicação-10, em que a designação de canal é transmitida em um linkdireto antes de ou subst ancialmente ao mesmo tempo em queuma transmissão de pacote de link direto.
12. Processador, de acordo com a reivindicação-10, em que a designação de canal é transmitida em um linkdireto antes de uma transmissão de pacote de link reverso.
13. Programador para programar um dispositivo deusuário para largura de banda e um intervalo de tempo detransmissão, compreendendo:- um módulo de largura de banda que determina umalargura de banda para aplicar a cada dispositivo deusuário; e- um módulo de intervalo de tempo de transmissãoque estabelece se o dispositivo de usuário deve ter umintervalo de tempo de transmissão curto ou um intervalo detempo de transmissão longo.
14. Programador, de acordo com a reivindicação-13, em que o módulo de intervalo de tempo de transmissãotambém recebe a informação de condição de canal e ainformação de taxa de dados.
15. Programador, de acordo com a reivindicação-14, em que um intervalo de tempo de transmissão curto éprogramado se a condição de canal for boa e a taxa de dadosfor rápida.
16. Programador, de acordo com a reivindicação-14, em que um intervalo de tempo de transmissão longo éprogramado se a condição de canal for moderada e a taxa dedados for baixa.
17. Aparelho para programar dispositivos deusuário sem fio para diferentes intervalos de tempo detransmissão, compreendendo:- mecanismos para verificar uma condição de canalpara cada dispositivo de usuário;mecanismos para suportar pelo menos duasestruturas de entrelaçamento diferentes; e- mecanismos para programar cada dispositivo deusuário com um respectivo intervalo de tempo detransmissão.
18. Aparelho, de acordo com a reivindicação 17,compreendendo também:mecanismos para comunicar o respectivointervalo de tempo de transmissão juntamente com umacomunicação sem fio.
19. Aparelho, de acordo com a reivindicação 17,em que o dispositivo de usuário é programado para umintervalo de tempo de transmissão curto ou um intervalo detempo de transmissão longo com base em parte na condição decanal e na taxa de dados.
20. Meio legível por computador possuindoinstruções executáveis por computador armazenadas nestepara:- detectar uma condição de canal de pacote; - verificar uma taxa de dados de pacote; e- programar um intervalo de tempo de transmissãolongo ou um intervalo de tempo de transmissão curto para opacote com base em parte na condição de canal detectada ena taxa de dados verificada.
21. Meio legível por computador, de acordo com areivindicação 20, compreendendo também instruções para:- programar um intervalo de tempo de transmissãolongo se a condição de canal de pacote for ruim ou a taxade dados for baixa.
22. Meio legível por computador, de acordo com areivindicação 20, compreendendo também instruções para:- programar um intervalo de tempo de transmissãocurto se a condição de canal de pacote for boa ou a taxa dedados for rápida.
BRPI0615061-6A 2005-08-24 2006-08-24 intervalos de tempo de transmissão variados para sistema de comunicação sem fio BRPI0615061A2 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US71114505P 2005-08-24 2005-08-24
US60/711,145 2005-08-24
US11/260,932 US8644292B2 (en) 2005-08-24 2005-10-27 Varied transmission time intervals for wireless communication system
US11/260,932 2005-10-27
PCT/US2006/033269 WO2007025160A2 (en) 2005-08-24 2006-08-24 Varied transmission time intervals for wireless communication system

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0615061A2 true BRPI0615061A2 (pt) 2011-05-03

Family

ID=37685966

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0615061-6A BRPI0615061A2 (pt) 2005-08-24 2006-08-24 intervalos de tempo de transmissão variados para sistema de comunicação sem fio

Country Status (18)

Country Link
EP (2) EP2665219A1 (pt)
JP (2) JP4891323B2 (pt)
KR (2) KR101029946B1 (pt)
CN (5) CN102523082B (pt)
AU (1) AU2006282879B2 (pt)
BR (1) BRPI0615061A2 (pt)
CA (1) CA2620217C (pt)
CL (1) CL2006002230A1 (pt)
DE (1) DE06813760T1 (pt)
ES (1) ES2306637T3 (pt)
HK (2) HK1169527A1 (pt)
IL (1) IL189703A (pt)
MY (1) MY151145A (pt)
NO (1) NO20081320L (pt)
NZ (1) NZ566202A (pt)
RU (2) RU2407179C2 (pt)
TW (2) TWI370657B (pt)
WO (1) WO2007025160A2 (pt)

Families Citing this family (91)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9130810B2 (en) 2000-09-13 2015-09-08 Qualcomm Incorporated OFDM communications methods and apparatus
US7295509B2 (en) 2000-09-13 2007-11-13 Qualcomm, Incorporated Signaling method in an OFDM multiple access system
US9148256B2 (en) 2004-07-21 2015-09-29 Qualcomm Incorporated Performance based rank prediction for MIMO design
US9137822B2 (en) 2004-07-21 2015-09-15 Qualcomm Incorporated Efficient signaling over access channel
US9246560B2 (en) 2005-03-10 2016-01-26 Qualcomm Incorporated Systems and methods for beamforming and rate control in a multi-input multi-output communication systems
US9154211B2 (en) 2005-03-11 2015-10-06 Qualcomm Incorporated Systems and methods for beamforming feedback in multi antenna communication systems
US9143305B2 (en) 2005-03-17 2015-09-22 Qualcomm Incorporated Pilot signal transmission for an orthogonal frequency division wireless communication system
US9461859B2 (en) 2005-03-17 2016-10-04 Qualcomm Incorporated Pilot signal transmission for an orthogonal frequency division wireless communication system
US9520972B2 (en) 2005-03-17 2016-12-13 Qualcomm Incorporated Pilot signal transmission for an orthogonal frequency division wireless communication system
US9184870B2 (en) 2005-04-01 2015-11-10 Qualcomm Incorporated Systems and methods for control channel signaling
US9036538B2 (en) 2005-04-19 2015-05-19 Qualcomm Incorporated Frequency hopping design for single carrier FDMA systems
US9408220B2 (en) 2005-04-19 2016-08-02 Qualcomm Incorporated Channel quality reporting for adaptive sectorization
US8879511B2 (en) 2005-10-27 2014-11-04 Qualcomm Incorporated Assignment acknowledgement for a wireless communication system
US9179319B2 (en) 2005-06-16 2015-11-03 Qualcomm Incorporated Adaptive sectorization in cellular systems
US8885628B2 (en) 2005-08-08 2014-11-11 Qualcomm Incorporated Code division multiplexing in a single-carrier frequency division multiple access system
US9209956B2 (en) 2005-08-22 2015-12-08 Qualcomm Incorporated Segment sensitive scheduling
US20070041457A1 (en) 2005-08-22 2007-02-22 Tamer Kadous Method and apparatus for providing antenna diversity in a wireless communication system
US9136974B2 (en) 2005-08-30 2015-09-15 Qualcomm Incorporated Precoding and SDMA support
US8045512B2 (en) 2005-10-27 2011-10-25 Qualcomm Incorporated Scalable frequency band operation in wireless communication systems
US9225416B2 (en) 2005-10-27 2015-12-29 Qualcomm Incorporated Varied signaling channels for a reverse link in a wireless communication system
US9144060B2 (en) 2005-10-27 2015-09-22 Qualcomm Incorporated Resource allocation for shared signaling channels
US9172453B2 (en) 2005-10-27 2015-10-27 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for pre-coding frequency division duplexing system
US9225488B2 (en) 2005-10-27 2015-12-29 Qualcomm Incorporated Shared signaling channel
US9088384B2 (en) 2005-10-27 2015-07-21 Qualcomm Incorporated Pilot symbol transmission in wireless communication systems
US9210651B2 (en) 2005-10-27 2015-12-08 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for bootstraping information in a communication system
US8693405B2 (en) 2005-10-27 2014-04-08 Qualcomm Incorporated SDMA resource management
US8582548B2 (en) 2005-11-18 2013-11-12 Qualcomm Incorporated Frequency division multiple access schemes for wireless communication
FI20065614L (fi) * 2006-09-29 2008-03-30 Nokia Corp Lähetysaikavälin allokointi pakettiradiopalvelua varten
US8811335B2 (en) * 2007-04-20 2014-08-19 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for dynamic adjustment of uplink transmission time
US7869465B2 (en) * 2007-10-08 2011-01-11 Adc Dsl Systems, Inc. Hybrid cross-link
CN101431767B (zh) * 2007-11-09 2013-01-30 华为技术有限公司 一种基于测量请求的测量方法、系统和装置
CN101572905B (zh) * 2008-04-30 2014-06-04 华为技术有限公司 传输时间间隔的调整方法和装置
JP5316208B2 (ja) 2009-05-08 2013-10-16 ソニー株式会社 通信装置及び通信方法、コンピューター・プログラム、並びに通信システム
JP5493459B2 (ja) 2009-05-08 2014-05-14 ソニー株式会社 通信装置及び通信方法
JP2010263488A (ja) 2009-05-08 2010-11-18 Sony Corp 通信装置及び通信方法、コンピューター・プログラム、並びに通信システム
JP2011109205A (ja) 2009-11-13 2011-06-02 Sony Corp 通信装置及び通信方法、コンピューター・プログラム、並びに通信システム
CN103609181B (zh) * 2011-04-01 2017-06-09 安华高科技通用Ip(新加坡)公司 E‑dch中的tti适配
US9538546B2 (en) * 2012-02-21 2017-01-03 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Processing-time dependent control of data block transmission
EP2645801A1 (en) 2012-03-29 2013-10-02 British Telecommunications Public Limited Company Dynamic setting of transmisison time in a contention based wireless sytsem
US9131498B2 (en) 2012-09-12 2015-09-08 Futurewei Technologies, Inc. System and method for adaptive transmission time interval (TTI) structure
US20150089382A1 (en) * 2013-09-26 2015-03-26 Wu-chi Feng Application context migration framework and protocol
US10772092B2 (en) 2013-12-23 2020-09-08 Qualcomm Incorporated Mixed numerology OFDM design
US10200137B2 (en) * 2013-12-27 2019-02-05 Huawei Technologies Co., Ltd. System and method for adaptive TTI coexistence with LTE
CN105101445B (zh) * 2014-05-13 2018-10-12 联想(北京)有限公司 一种时间调度方法及电子设备
US11357022B2 (en) * 2014-05-19 2022-06-07 Qualcomm Incorporated Apparatus and method for interference mitigation utilizing thin control
US11019620B2 (en) 2014-05-19 2021-05-25 Qualcomm Incorporated Apparatus and method for inter-band pairing of carriers for time division duplex transmit- and receive-switching and its application to multiplexing of different transmission time intervals
CN104468030B (zh) * 2014-08-26 2018-06-05 上海华为技术有限公司 一种数据传输方法、用户设备及基站
US20170290008A1 (en) * 2014-09-08 2017-10-05 Interdigital Patent Holdings, Inc. Systems and Methods of Operating with Different Transmission Time Interval (TTI) Durations
JP2016072843A (ja) * 2014-09-30 2016-05-09 Kddi株式会社 基地局装置、通信方法、および通信システム
US10727983B2 (en) 2014-10-29 2020-07-28 Qualcomm Incorporated Variable length transmission time intervals (TTI)
US10110363B2 (en) 2015-01-29 2018-10-23 Qualcomm Incorporated Low latency in time division duplexing
US9629066B2 (en) 2015-02-24 2017-04-18 Huawei Technologies Co., Ltd. System and method for transmission time intervals
JP6658729B2 (ja) 2015-03-06 2020-03-04 日本電気株式会社 無線局、無線端末装置、及びこれらの方法
US10966194B2 (en) 2015-04-15 2021-03-30 Qualcomm Incorporated Coordinated wireless communications using multiple transmission time intervals
US20160345311A1 (en) * 2015-05-22 2016-11-24 Qualcomm Incorporated Techniques for scheduling data communications with shortened time duration
EP3833096A1 (en) * 2015-07-17 2021-06-09 Ntt Docomo, Inc. User terminal, radio base station, and radio communication method
JP6865501B2 (ja) * 2015-09-24 2021-04-28 株式会社Nttドコモ 端末、無線基地局及び無線通信方法
WO2017053637A1 (en) * 2015-09-25 2017-03-30 Intel IP Corporation Coexistence of legacy and short transmission time interval for latency reduction
CN106571895B (zh) 2015-10-13 2020-11-20 中兴通讯股份有限公司 混合自动重传请求的定时方法及装置
HUE053508T2 (hu) * 2015-11-03 2021-07-28 Ericsson Telefon Ab L M Eljárások és berendezés ütemezéshez felfelé irányuló kapcsolatban
CN108702345B (zh) 2015-12-18 2022-04-05 弗劳恩霍夫应用研究促进协会 无线通信系统中具有缩短的端到端延时的数据信号传输
EP3182778B1 (en) * 2015-12-18 2019-10-16 Deutsche Telekom AG Scheduling method, system and base station for mobile networks with bursty traffic
US20190007942A1 (en) 2015-12-25 2019-01-03 Ntt Docomo, Inc. User terminal, radio base station and radio communication method
CN105554893B (zh) * 2016-01-25 2019-03-22 珠海市魅族科技有限公司 用于lte系统的时频资源分配方法和时频资源分配装置
US10165564B2 (en) 2016-01-28 2018-12-25 Sharp Kabushiki Kaisha Systems and methods for association timing
WO2017132842A1 (en) 2016-02-02 2017-08-10 Nec Corporation Method and apparatus for communications with carrier aggregation
WO2017135989A1 (en) * 2016-02-03 2017-08-10 Intel IP Corporation Physical downlink shared channel transmission with short transmission time interval
US20170265169A1 (en) * 2016-03-10 2017-09-14 Qualcomm Incorporated Methods and apparatus for resource management for ultra low latency (ull) and legacy transmissions
CN108781154B (zh) * 2016-03-14 2021-12-14 株式会社Kt 用于短tti的帧结构配置和信息发送的方法和装置
US10420080B2 (en) * 2016-04-01 2019-09-17 Hfi Innovation Inc. Transmission preemption and its indication
CN106793099B (zh) * 2016-04-11 2020-02-14 北京展讯高科通信技术有限公司 基站及上行数据的harq反馈方法
CN107371269B (zh) * 2016-05-13 2020-06-05 展讯通信(上海)有限公司 传输调度的方法、用户设备及基站
CN105933100B (zh) * 2016-06-27 2019-09-17 珠海市魅族科技有限公司 Harq反馈方法及装置、基站和终端
JP6800439B2 (ja) * 2016-07-07 2020-12-16 フラウンホーファー−ゲゼルシャフト・ツール・フェルデルング・デル・アンゲヴァンテン・フォルシュング・アインゲトラーゲネル・フェライン 待ち時間が低減された、無線通信システムにおけるデータ送信
WO2018021203A1 (ja) * 2016-07-26 2018-02-01 株式会社Nttドコモ ユーザ端末及び無線通信方法
CN107666454B (zh) * 2016-07-28 2022-04-29 中兴通讯股份有限公司 上下行数据处理方法及装置
JP2019176196A (ja) * 2016-08-10 2019-10-10 株式会社Nttドコモ 基地局、ユーザ装置及び信号送信方法
KR102488534B1 (ko) 2016-08-11 2023-01-17 프라운호퍼 게젤샤프트 쭈르 푀르데룽 데어 안겐반텐 포르슝 에. 베. 기준 심볼을 이용한 데이터 통신 장치, 데이터 통신 시스템, 및 방법
US10873437B2 (en) * 2016-08-11 2020-12-22 Sharp Kabushiki Kaisha Systems and methods for frequency-division duplex transmission time interval operation
US10419192B2 (en) * 2016-09-30 2019-09-17 Motorola Mobility Llc Method and apparatus for reporting channel state information
EP3520502B1 (en) * 2016-09-30 2021-11-03 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) Uplink power prioritization for short tti
EP3316587A1 (en) * 2016-10-27 2018-05-02 Thomson Licensing Method for managing staggercast transmissions in a communication network comprising a central device and a plurality of user terminals
EP3540995A4 (en) * 2016-11-14 2019-11-20 Beijing Xiaomi Mobile Software Co., Ltd. METHOD AND APPARATUS FOR ACQUIRING HARQ FEEDBACK INFORMATION, AND HARQ FEEDBACK INFORMATION TRANSMITTING METHOD AND APPARATUS
BR112019013878A2 (pt) * 2017-01-04 2020-03-03 Nokia Technologies Oy Solicitação de agendamento com numerologias diferentes
US10412733B2 (en) * 2017-02-17 2019-09-10 Qualcomm Incorporated Feedback-based retransmission using mixed-duration transmission time intervals
CN108811127B (zh) * 2017-05-05 2021-03-30 华为技术有限公司 一种信道复用方法及设备
RU2728539C1 (ru) * 2019-08-02 2020-07-30 Фраунхофер-Гезелльшафт Цур Фердерунг Дер Ангевандтен Форшунг Е.Ф. Передача сигнала данных в системе беспроводной связи с уменьшенной сквозной задержкой
RU2738089C1 (ru) * 2019-08-02 2020-12-08 Фраунхофер-Гезелльшафт Цур Фердерунг Дер Ангевандтен Форшунг Е.Ф. Передача сигнала данных в системе беспроводной связи с уменьшенной сквозной задержкой
KR102282792B1 (ko) * 2019-12-24 2021-07-27 신한대학교 산학협력단 무선랜에서의 트래픽 제어장치 및 그 장치의 구동방법
KR20220045497A (ko) 2020-10-05 2022-04-12 주식회사 엘지에너지솔루션 배터리 관리 장치 및 방법
CN112866129B (zh) * 2021-03-31 2023-03-21 中国工商银行股份有限公司 根据时效标志自动调节间隔的组包方法、装置及系统

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2191425T3 (es) * 1998-04-21 2003-09-01 Thomson Multimedia Sa Procedimiento de transmision en una red de comunicacion domestica que comprende un canal inalambrico.
US6393012B1 (en) * 1999-01-13 2002-05-21 Qualcomm Inc. System for allocating resources in a communication system
US6229795B1 (en) * 1999-01-13 2001-05-08 Qualcomm Incorporated System for allocating resources in a communication system
FR2794915A1 (fr) * 1999-06-14 2000-12-15 Canon Kk Procede et dispositif d'emission, procede et dispositif de reception, et systemes les mettant en oeuvre
KR100387034B1 (ko) * 2000-02-01 2003-06-11 삼성전자주식회사 무선통신 시스템의 패킷데이타 서비스를 위한스케듈링장치 및 방법
US6813284B2 (en) * 2001-01-17 2004-11-02 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for allocating data streams given transmission time interval (TTI) constraints
US7042897B1 (en) * 2001-04-05 2006-05-09 Arcwave, Inc Medium access control layer protocol in a distributed environment
US7042856B2 (en) * 2001-05-03 2006-05-09 Qualcomm, Incorporation Method and apparatus for controlling uplink transmissions of a wireless communication system
FR2825208B1 (fr) * 2001-05-22 2004-07-09 Cit Alcatel Procede d'attribution de ressources en communication dans un systeme de telecommunications du type mf-tdma
JP4318412B2 (ja) * 2001-08-08 2009-08-26 富士通株式会社 通信システムにおける送受信装置及び送受信方法
JP4127757B2 (ja) * 2001-08-21 2008-07-30 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 無線通信システム、通信端末装置、及びバースト信号送信方法
US7453801B2 (en) * 2001-11-08 2008-11-18 Qualcomm Incorporated Admission control and resource allocation in a communication system supporting application flows having quality of service requirements
JP3895165B2 (ja) * 2001-12-03 2007-03-22 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 通信制御システム、通信制御方法、通信基地局及び移動端末
JP2004260658A (ja) * 2003-02-27 2004-09-16 Matsushita Electric Ind Co Ltd 無線lan装置
SE527445C2 (sv) 2003-03-25 2006-03-07 Telia Ab Lägesanpassat skyddsintervall för OFDM-kommunikation
US7724827B2 (en) * 2003-09-07 2010-05-25 Microsoft Corporation Multi-layer run level encoding and decoding
US8611283B2 (en) * 2004-01-28 2013-12-17 Qualcomm Incorporated Method and apparatus of using a single channel to provide acknowledgement and assignment messages
US7961609B2 (en) * 2004-07-20 2011-06-14 Qualcomm Incorporated Packet aware scheduler in wireless communication systems
US7440399B2 (en) * 2004-12-22 2008-10-21 Qualcomm Incorporated Apparatus and method for efficient transmission of acknowledgments
CN1642335A (zh) * 2005-01-06 2005-07-20 东南大学 移动通信系统混合无线资源管理方法

Also Published As

Publication number Publication date
IL189703A (en) 2012-12-31
JP5059958B2 (ja) 2012-10-31
KR20100050560A (ko) 2010-05-13
HK1169527A1 (en) 2013-01-25
RU2008110963A (ru) 2009-09-27
CN105337698A (zh) 2016-02-17
KR101061745B1 (ko) 2011-09-02
CN102523082B (zh) 2015-11-25
NO20081320L (no) 2008-05-22
MY151145A (en) 2014-04-30
AU2006282879A1 (en) 2007-03-01
EP1938493A2 (en) 2008-07-02
JP2011229151A (ja) 2011-11-10
RU2462823C2 (ru) 2012-09-27
KR101029946B1 (ko) 2011-04-19
CN102523083A (zh) 2012-06-27
JP4891323B2 (ja) 2012-03-07
CL2006002230A1 (es) 2008-03-24
ES2306637T3 (es) 2015-01-23
TW200723813A (en) 2007-06-16
IL189703A0 (en) 2009-08-03
RU2407179C2 (ru) 2010-12-20
WO2007025160A2 (en) 2007-03-01
HK1169232A1 (zh) 2013-01-18
TWI370657B (en) 2012-08-11
ES2306637T1 (es) 2008-11-16
CA2620217A1 (en) 2007-03-01
KR20080032656A (ko) 2008-04-15
AU2006282879B2 (en) 2010-09-30
NZ566202A (en) 2010-07-30
CN102065561A (zh) 2011-05-18
CN105337698B (zh) 2020-02-21
TWI427997B (zh) 2014-02-21
TW201029420A (en) 2010-08-01
CA2620217C (en) 2013-05-28
WO2007025160A3 (en) 2007-05-18
DE06813760T1 (de) 2008-12-24
EP2665219A1 (en) 2013-11-20
CN102523083B (zh) 2015-09-16
CN102082650A (zh) 2011-06-01
RU2010110520A (ru) 2011-09-27
JP2009506679A (ja) 2009-02-12
CN102523082A (zh) 2012-06-27
EP1938493B1 (en) 2014-10-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0615061A2 (pt) intervalos de tempo de transmissão variados para sistema de comunicação sem fio
US8644292B2 (en) Varied transmission time intervals for wireless communication system
TWI599258B (zh) 實施於使用者設備之方法
TWI571163B (zh) 實施於演進節點b之方法
ES2822168T3 (es) Procedimiento para transmitir eficazmente señal de control en un sistema de comunicación inalámbrica
TWI586200B (zh) 實施於演進節點b基地台中之方法
TWI586199B (zh) 實施於演進節點b基地台中之方法
TWI586195B (zh) 實施於用於無線系統中之使用者設備中之方法
JP2021519000A (ja) アンライセンススペクトルと関連付けられたデータ送信およびharq−ack
WO2017069848A1 (en) Flexible time division duplexing (tdd) subframe structure with latency reduction
BRPI0615807A2 (pt) programação com concessão de direção reversa em sistemas de comunicação sem fio
BRPI0618057B1 (pt) método e equipamento de usuário para transmissão e recepção de dados em um sistema de comunicação sem fio
TW201334609A (zh) 實施於使用者設備之方法
BR112019013707B1 (pt) Equipamento de usuário, estação-base, método para um equipamento de usuário (ue) e método para uma estação-base
BR112019013898A2 (pt) equipamentos de usuário, estações-base e métodos de comunicação
BR112021013536A2 (pt) Equipamento de usuário e estações-base que alcançam repetições baseadas em mini-intervalos
WO2013181870A1 (zh) 数据的解调处理、下行资源的调度方法及装置
PT1479258E (pt) Sistema de comunicação de rádio

Legal Events

Date Code Title Description
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: H04L 1/00

Ipc: H04L 1/18 (1968.09), H04W 72/12 (2009.01)

B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H04L 1/00 , H04L 1/18 , H04W 72/12

Ipc: H04L 1/18 (1968.09), H04W 72/12 (2009.01)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B11E Dismissal acc. art. 34 of ipl - requirements for examination incomplete
B11T Dismissal of application maintained [chapter 11.20 patent gazette]