BRPI0615011A2 - composição detergente para lavagem manual - Google Patents

composição detergente para lavagem manual Download PDF

Info

Publication number
BRPI0615011A2
BRPI0615011A2 BRPI0615011-0A BRPI0615011A BRPI0615011A2 BR PI0615011 A2 BRPI0615011 A2 BR PI0615011A2 BR PI0615011 A BRPI0615011 A BR PI0615011A BR PI0615011 A2 BRPI0615011 A2 BR PI0615011A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
detergent composition
polymer
less
ethylene oxide
detergent
Prior art date
Application number
BRPI0615011-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Yuki Yanagisawa
Kimihiro Mizusawa
Katsuhiko Kasai
Original Assignee
Kao Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Kao Corp filed Critical Kao Corp
Publication of BRPI0615011A2 publication Critical patent/BRPI0615011A2/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/16Organic compounds
    • C11D3/37Polymers
    • C11D3/3703Macromolecular compounds obtained otherwise than by reactions only involving carbon-to-carbon unsaturated bonds
    • C11D3/3707Polyethers, e.g. polyalkyleneoxides

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)

Abstract

COMPOSIçãO DETERGENTE PARA LAVAGEM MANUAL. A presente invenção refere-se a uma composição detergente para lavagem manual, contendo um polímero com 90% em massa ou mais cuja unidade de monómero é composta por óxido de etileno, o polímero tendo um peso molecular médio de viscosidade de 1,500,000 ou mais e 4,500,000 ou menos sendo contido em uma quantidade excedendo 0,03% em massa e 5% em massa ou menos da composição detergente. A composição detergente para lavagem manual e a composição detergente de lavanderia podem ser apropriadamente utilizadas como um detergente de lava- gem manual.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "COMPOSI-ÇÃO DETERGENTE PARA LAVAGEM MANUAL".
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se a uma composição detergentepara lavagem manual.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Processos de lavagem podem ser grosseiramente classificadosem dois tipos: lavagem manual e lavagem em máquina de lavar. Em anosrecentes, com o uso disseminado de máquinas de lavar, lavagem em má-quina de lavar tende a ser usada crescentemente. Entretanto, lavagem ma-nual ainda é realizada do ponto de vista de fácil remoção de manchas e van-tagens econômicas.
Enquanto lavagem manual permite lavagem flexível dependendodas situações de lavagem tal como a extensão de remoção de manchas e ostipos de itens a serem lavados, fadiga física e mental são causadas para umindivíduo que lava com as mãos, comparado a lavagem em máquina de la-var. Especialmente, em "lavagem de esfregar" onde os itens a serem lava-dos são esfregados uns contra os outros, forças mecânicas podem ser dire-tamente aplicadas a sítios a serem lavados, sendo assim um dos processosmais naturais para lavagem manual. Entretanto, um longo período de traba-lho pode ser incômodo para um indivíduo que lava manualmente.
Em adição, uma vez que a superfície dos itens a serem lavados,como roupas, não é microscopicamente uniforme, fricção é gerada quandoestas roupas são realmente esfregadas juntas. Esta fricção é sentida peloindivíduo que lava manualmente como fatores desagradáveis, como "texturagrossa" e "rangido", e aumenta o incômodo aplicado fisicamente ao indivíduodo ponto de vista de exaustão de resistência física através do movimento delavagem com esfregação. Em adição, a fricção local gerada durante lavagemcom esfregação causa arranhões ou cortes sobre as mãos do indivíduo, quepor sua vez aparece como desgaste sobre fibras, um assim chamado "danode roupas" para os itens a serem lavados. O dano sobre fibras não somenteencurta o período de duração de roupas mas também serve como um fatorde aceleração com relação a adesão de manchas, pelo que ainda aumen-tando o incômodo físico requerido para lavagem.
Por outro lado, convencionalmente, desenvolvimentos tecnológi-cos foram feitos através de observação principalmente sobre o aspecto de"como remover manchas de sujeira aderidas de um item a ser lavado", talcomo aperfeiçoamento de detergência de um detergente ou prevenção daredeposição de um detergente sobre a roupa lavada, ou o aspecto de "comoacabar a roupa lavada", tal como proporcionando uma propriedade amacian-te à roupa lavada, ou prevenindo rugas das roupas sendo geradas (ver, porexemplo, JP-A-Hei 5-508889, JP-A-Hei 1-98697, e JP-A-Hei 7-216389). Le-vando em consideração os fatores desagradáveis e incômodo físico geradosdurante a lavagem manual mencionados acima, isto é, "incômodo físico emental para um indivíduo que lava", os desenvolvimentos tecnológicos foca-lizando sobre os aperfeiçoamentos sobre os mesmos para redução de incô-modos ainda não foram realizados. JP-A-Hei 98697 mostra uma composiçãodetergente na qual um óxido de polietileno tendo um alto peso molecular éformulado como um agente de agregação mineral argila, de modo a propor-cionar maciez para as roupas lavadas. Entretanto, nas técnicas convencio-nais como JP-A-Hei 1-98697, não existem intenções em redução de fricçõesatravés de provisão de suavidade para roupas com lavagem, em provimentode sensação suave para roupas em um líquido de lavagem, pelo que tor-nando lavagem manual uma experiência agradável. Por isso, estas técnicasnão mostram as faixas de peso molecular e quantidade de formulação comodefinidas na presente invenção, com relação a polímero contendo óxido deetileno formulado na composição detergente, que pode ter sido o requisitoessencial para realização de tais efeitos. Em adição, pelas mesmas razõesacima, não existem sugestões tecnológicas para uma composição detergen-te, um componente detergente, e uma composição para realização de efei-tos da presente invenção, isto é, uma descrição de um componente deter-gente que inibe o efeito de exibição de efeitos pelo polímero contendo óxidode etileno é dado simultaneamente, ou similares.
Um componente detergente convencional tal como um tensoati-vo ou um polímero de baixo peso molecular formulado como um dispersantepara manchas de sujeira e manchas de carbono, tal como poliacrilato de só-dio ou polietileno glicol, pode mostrar um efeito lubrificante sob condiçõesespeciais, por exemplo, um sistema altamente concentrado (por exemplo,uma mistura líquida tendo uma concentração de 100 g/L como uma concen-tração do polímero). Entretanto, em uma concentração de um líquido de la-vagem que é usualmente empregado (por exemplo, uma mistura líquida ten-do uma concentração de 0,05 a 5,0 g/L como uma concentração do políme-ro), não existem tais efeitos lubrificantes, ou mesmo se há um leve efeito, oefeito é insuficiente para eliminação de desvantagens mencionadas acimaquando lavagem manual é realizada. Por exemplo, é conhecido que algunscompostos têm um efeito de redução de fricção entre fibras, tais como ospolímeros de composto silicone descritos em JP-A-Hei 5-508889 menciona-da acima. Entretanto, um usuário ainda não é levado a sentir mudanças es-pecialmente significantes em sensação quando lavando com esfregaçãocom um líquido de lavagem em uma concentração usualmente empregadapara a lavagem manual. Por isso, lavagem manual não se torna uma experi-ência agradável para o usuário através dos efeitos destes polímeros sozi-nhos. Em adição, os polímeros de composto de silicone são um tipo de a-gente óleo de revestimento de superfície tendo capacidade de espalhamentopara redução de fricção sobre a superfície de fibra durante secagem, e estespolímeros não proporcionam efeitos suficientes do ponto de vista de preven-ção de dano de fibra gerado durante lavagem com esfregação quando ospolímeros são usados na forma de uma solução aquosa, isto é, um líquidode lavagem.
De modo que lavagem manual seja realizada como uma experi-ência agradável em lares, é necessário que suavidade de um item a ser la-vado possa ser realizada em um líquido de lavagem em uma concentraçãousual.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se a uma composição detergentepara lavagem manual contendo um polímero com 90% em massa ou maisdo qual unidade monômero é composta por oxido de etileno, o polímero ten-do um peso molecular médio por viscosidade de 1,500,000 ou mais e4,500,000 ou menos sendo contido em uma quantidade excedendo 0,03%em massa e 5% em massa ou menos da composição detergente.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se a uma composição detergenteque é capaz de render a um item a ser lavado própria suavidade durantelavagem manual em lares, e proporcionando às roupas em um líquido delavagem uma sensação suave, pelo que reduzindo fatores desagradáveiscomo "textura grossa" e "rangido" e fadiga física, e provendo propriedadesde cuidados de item de lavagem e cuidados de mãos.
Como um resultado de intensos estudos para as necessidadespara realização de lavagem manual como uma experiência mais agradável,os presentes inventores verificaram que específica suavidade pode ser obti-da quando especialmente esfregando itens a serem lavados uns com os ou-tros através de uso de uma composição detergente contendo uma quantida-de especificada de um polímero contendo óxido de etileno tendo um especi-ficado peso molecular e realizando lavagem manual, e pelo que sensaçãodurante lavagem manual é aperfeiçoada, e ao mesmo tempo o incômodofísico é diminuído, pelo que ainda realizando cuidados de lavanderia e cui-dados de mãos.
Através do uso de composição detergente de lavanderia da pre-sente invenção, é exibido um efeito de que lavagem convencional, especial-mente lavagem manual, pode ser realizada em lares como uma experiênciamais agradável. Especificamente, de acordo com a presente invenção, sãoexibidos alguns efeitos de modo que a sensação durante lavagem manual éaperfeiçoada, que ao mesmo tempo incômodos físicos são diminuídos, eque ainda cuidados de lavanderia e cuidados de mãos podem ser realiza-dos. Em adição, de acordo com a composição detergente de lavanderia dapresente invenção, suavidade que é considerada ser ótima em um líquido delavagem, e mudança em sensação que é considerada ser ótima podem serprovidos mais estavelmente, de modo que o usuário pode realizar lavagemcom uma experiência agradável sem ter de sofrer mudança em sensaçãoque pode ser expressa como "excessivamente lodosa".
Estas e outras vantagens da presente invenção serão aparentesa partir da seguinte descrição.
Uma das características da composição detergente da presenteinvenção reside em que a composição detergente contém um polímero con-tendo óxido de etileno tendo um alto peso molecular. A composição deter-gente da presente invenção pode conter um tensoativo, ou um reforçador dedetergente tal como um agente alcalinizante ou um agente de captura de íonmetálico, que é comumente contido em uma composição detergente, e outrocomponente detergente usual . Os componentes outros que não o polímerocontendo óxido de etileno contidos na composição detergente, e a forma dacomposição detergente, e um processo para preparação de composição de-tergente e similares não são particularmente limitados. A composição e acomposição detergente incluem uma composição detergente obtida de acor-do com uma composição e um processo descritos em Tokkyocho Koho:Shuchi Kanyo Gijutsu Shu (Clothes Powder Detergent: Japanese Patent Of-fice), 10(1998)-25(7159), e similares. A composição detergente pode serpreparada através do processo mencionado acima, ou alternativamente a-través de preparação de componentes detergentes outros que não polímerocontendo óxido de etileno de acordo com o processo acima, e a seguir mis-turando o polímero contendo óxido de etileno com os mesmos.
Mais especificamente, a presente invenção refere-se a umacomposição detergente para lavagem manual, contendo um polímero com90% em massa ou mais da qual unidade monômero é composta por óxidode etileno, o polímero tendo um peso molecular médio de viscosidade de1,500,000 ou mais e 4,500,000 ou menos estando contido em uma quanti-dade excedendo 0,03% em massa e 5% em massa ou menos da composi-ção detergente.
O polímero contendo óxido de etileno é um polímero contendoóxido de etileno em uma quantidade, como uma unidade monômero, de 90%em massa (daqui por diante também simplesmente referido como "polímerocontendo óxido de etileno"). Entre eles, óxido de polietileno é preferível, apartir do ponto de vista de obtenção de um polímero aquoso tendo um altograu de polimerização. O óxido de polietileno é um polímero obtido por poli-merização de óxido de etileno, e por exemplo, o nome comercial de PEOfabricado por Sumitomo Seika Co. Ltd. é comercialmente disponível.
Na composição detergente da presente invenção, um polímerocontendo óxido de etileno tendo um peso molecular médio de viscosidade de1,500,000 ou mais e 4,500,000 ou menos é usado, de modo a proporcionaruma habilidade proporcionando suavidade apropriada.
A frase "aperfeiçoamento de suavidade" como aqui usada refe-re-se a redução em fricção gerada entre roupas ou entre fibras ou semelhan-tes em um líquido de lavagem ou em um estado onde as roupas ou fibrascontêm o líquido de lavagem durante lavagem. Especialmente durante lava-gem manual, a suavidade pode ser exibida como um grau de fricção sentidopelas mãos de um indivíduo que lava manualmente durante lavagem comesfregação dos itens a serem lavados. Por isso, com o aperfeiçoamento emsuavidade, esta fricção sentida pelas mãos é reduzida, de modo que os itensa serem lavados podem ser esfregados uns contra os outros muito suave-mente. Em adição, quando uma composição detergente contendo um polí-mero contendo óxido de etileno é usada, a suavidade mencionada acima éexibida e ao mesmo tempo um indivíduo que lava manualmente pode obteruma sensação que pode ser expressa como "macia e suave", com toque deum item a ser lavado em um líquido de lavagem. Esta mudança em sensa-ção pode ser genericamente sentida como "agradável". O polímero contendoóxido de etileno é um excelente agente base do ponto de vista de aperfeiço-amento de suavidade e provimento de mudança em sensação.
Quanto maior o peso molecular do polímero contendo óxido deetileno, maior a habilidade de proporcionar suavidade. O polímero contendoóxido de etileno tendo uma alta habilidade de proporcionar suavidade poderealizar provimento de suavidade e mudança em sensação mesmo em umaquantidade menor de formulação na composição detergente, pelo que tor-nando-o economicamente vantajoso. Aqui, em uma concentração comum deum líquido de lavagem (por exemplo, concentração de composição deter-gente: 0,3 a 10 g/L, concentração do polímero contendo óxido de etilenoformulado sendo 1 a 500 mg/L), as dependências de peso molecular de ha-bilidade proporcionando suavidade e habilidade proporcionando sensaçãomudam dramaticamente de um peso molecular médio de viscosidade de1,000,000 ou mais. Quando o peso molecular médio de viscosidade é1,500,000 ou mais, o polímero contendo óxido de etileno pode proporcionarsuficiente suavidade mesmo em uma baixa concentração de agente basecomo no líquido de lavagem mencionado acima. O polímero contendo óxidode etileno tem um peso molecular médio de viscosidade de mais preferivel-mente 1,800,000 ou mais, e mesmo mais preferivelmente 2,000,000 oumais, a partir do ponto de vista de realização de suficiente "suavidade"mesmo em uma menor concentração diluída.
Por outro lado, quando o polímero contendo óxido de etileno temum peso molecular médio de viscosidade maior que um dado valor, a mu-dança em sensação com toque de um item a ser lavado em um líquido delavagem é grande. Por isso, existe uma apropriada faixa de peso molecular,a partir do ponto de vista de obtenção de uma composição detergente demodo a proporcionar uma sensação confortável. O polímero contendo óxidode etileno tem um peso molecular médio de viscosidade de 4,500,000 oumenos, preferivelmente 4,000,000 ou menos, e mesmo mais preferivelmente3,500,000 ou menos, de modo a obter uma sensação agradável mesmomais estavelmente. Uma composição detergente na qual este polímero con-tendo óxido de etileno é usado pode proporcionar uma mudança mais con-fortável em sensação, comparada a uma composição detergente na qual umpolímero contendo óxido de etileno tendo um peso molecular médio de vis-cosidade muito maior que aquele acima é usado.
Em adição, quanto maior o peso molecular médio de viscosidadedo polímero contendo óxido de etileno, menor a capacidade de dissoluçãopara uma solução aquosa, de modo que a tendência de que o polímero con-tendo óxido de etileno seja desigualmente distribuído no líquido de lavagemtorna-se mais forte. Este polímero contendo óxido de etileno distribuído de-sigualmente forma um complexo com um componente insolúvel em água nodetergente em alguns casos, pelo que tendo uma desvantagem em capaci-dade de dissolução do detergente, isto é, uma qualidade detergente. Mesmoa partir deste ponto de vista, o polímero contendo óxido de etileno tem umpeso molecular médio de viscosidade de 4,500,000 ou menos, e preferivel-mente 3,500,000 ou menos.
O polímero contendo óxido de etileno está contido na composi-ção detergente em uma quantidade excedendo 0,03% em massa, a partir doponto de vista de aperfeiçoamento de propriedade de lavagem manual. Co-mo mencionado acima, quanto maior o peso molecular, suavidade mais ex-celente é exibida mesmo em uma menor concentração. Como um polímerocontendo óxido de etileno tendo um peso molecular médio de viscosidade de1,500,000 ou mais e menos que 3,500,000, o polímero contendo óxido deetileno está contido na composição detergente em uma quantidade preferi-velmente excedendo 0,1% em massa, mais preferivelmente 0,15% em mas-sa ou mais, mesmo mais preferivelmente 0,2% em massa ou mais, mesmomais preferivelmente 0,25% em massa ou mais, mesmo mais preferivelmen-te 0,3% em massa ou mais, e mesmo mais preferivelmente 0,5% em massaou mais. Em adição, o polímero contendo óxido de etileno está contido nodetergente em uma quantidade de formulação de preferivelmente 5% emmassa ou menos, mais preferivelmente 3% em massa ou menos, e mesmomais preferivelmente 1% em massa ou menos, de modo a obter capacidadede rinsagem e uma sensação agradável durante lavagem.
Como para um polímero contendo óxido de etileno tendo um pe-so molecular médio de viscosidade de 3 500 000 ou mais e 4 500 000 oumenos, o polímero contendo óxido de etileno está contido na composiçãodetergente em uma quantidade preferivelmente excedendo 0,03% em mas-sa, mais preferivelmente 0,05% em massa ou mais, mesmo mais preferivel-mente 0,1% em massa ou mais, e mesmo mais preferivelmente 0,2% emmassa ou mais. Em adição, o polímero contendo óxido de etileno está conti-do na composição detergente em uma quantidade de formulação de preferi-velmente 3% em massa ou menos, e mais preferivelmente 1 % em massa oumenos, de modo a obter capacidade de rinsagem e uma sensação agradá-vel durante lavagem.
Na presente invenção, como o peso molecular médio, um pesomolecular médio de viscosidade é empregado. Isto porque pode ser difícilobter uma distribuição exata em uma porção de peso molecular alto em umamolécula grande tendo um peso molecular médio de viscosidade excedendo3 000 000 devido à influência de limitação de exclusão ou similares no casode análise com G.P.C. O peso molecular médio de viscosidade é descritoem Journal of Applied Polymer Science 1(1) 56-62 (1959) "Some Propertiesof Poly(ethylene oxide) in Aqueous Solution", F.E. Bailey, Jr., e R.W. Cal-lard). Por exemplo, um produto comercialmente disponível de Sumitomo Sei-ka Co., Ltd. sob a marca registrada "PEO-8Z" é um oxido de polietileno quepode proporcionar suavidade definida na presente invenção, do qual pesomolecular médio de viscosidade é cerca de 2,000,000. Um produto comerci-almente disponível da mesma sob a marca registrada "PEO-3Z" é um oxidode polietileno que não proporciona suavidade definida na presente invenção,do qual o peso molecular médio de viscosidade é cerca de 1,000,000 quan-do determinado de acordo com o seguinte processo.
A composição detergente da presente invenção pode ser usadaem processo genérico de uso e concentração como um detergente usadoem lavagem manual ou lavagem em máquina comuns. Com relação à con-centração da composição detergente no líquido de lavagem, no caso de la-vagem manual, a concentração é preferivelmente 0,05 g/L ou mais, maispreferivelmente 0,1 g/L ou mais, mesmo mais preferivelmente 0,5 g/L oumais, mesmo mais preferivelmente 1 g/L ou mais, mesmo mais preferivel-mente 2 g/L ou mais, e mesmo mais preferivelmente 3 g/L ou mais, do pontode vista de aperfeiçoamento de maciez do líquido de lavagem. Por outro la-do, a concentração é preferivelmente 20 g/L ou menos, mais preferivelmente15 g/L ou menos, e mesmo mais preferivelmente 10 g/L ou menos, a partirdo ponto de vista de habilidade de manuseio do líquido de lavagem. É mes-mo mais preferível usar a composição detergente em uma concentração de0,5 a 10 g/L. Em adição, um processo preferido de uso inclui um processode lavagem com esfregação enquanto espargimento ou uma própria quanti-dade da composição detergente da presente invenção para uma parte deroupas a serem lavadas e que é para serem lavadas esfregadas, e conta-tando as roupas contendo detergente com água para obter um líquido delavagem. Em uma realização preferida, a composição detergente da presen-te invenção pode ser usada em combinação com uma composição detergen-te outra que não a composição detergente da presente invenção, ou comuma composição de cuidados com roupas tal como uma composição de per-fume que não contém um componente detergente.
A composição detergente da presente invenção pode tomarqualquer forma como um pó, grânulo, líquido ou pasta, e a composição de-tergente pode ser moldada através de um trabalho secundário em um agre-gado, um tabelete ou uma forma de massa. É preferível que a composiçãodetergente contenha um agente alcalinizante e um agente de captura de íonmetálico junto com um tensoativo, do ponto de vista de detergência. Em adi-ção, é preferível que o agente base seja rapidamente disperso com dissolu-ção, do ponto de vista de capacidade de dissolução da composição deter-gente. Também, quando o polímero contendo óxido de etileno tendo um altopeso molecular como definido na presente invenção é dissolvido em umasolução aquosa, e formado em uma preparação líquida, a solução aquosatem uma tendência muito forte de capacidade de rotação, isto é, propriedadeviscosa. Mesmo a partir deste ponto de vista, é preferível que a composiçãodetergente esteja na forma de pó ou grânulo. Em adição, uma vez que o po-límero contendo óxido de etileno na presente invenção está principalmentena forma de pó ou grânulo, a resultante composição detergente que está naforma de pó ou grânulo facilita a formação de preparação, de modo que ograu de liberdade na formulação do polímero é mesmo mais aumentado.
De modo que o polímero contendo óxido de etileno na composi-ção detergente exiba suficientemente estavelmente seu efeito de provimentode maciez, nas etapas de preparação da composição detergente, um pro-cesso de adição incluindo a etapa de dispersão de polímero contendo óxidode etileno na presente invenção na composição detergente homogeneamen-te em um nível prático. No processo de preparação de um detergente pócomum, o polímero contendo óxido de etileno da presente invenção pode seradicionado na etapa após combinação (a etapa de adição de outro compo-nente, incluindo, por exemplo, um fluorescente, uma enzima, um perfume,um agente antiespumante, um agente alvejante, um ativador de alvejamentoou similares às partículas de detergente preparadas), ou o polímero conten-do óxido de etileno da presente invenção pode ser adicionado em uma etapade modificação de superfície ou uma etapa de granulação. Se pode ser as-sim disposta, adição de polímero contendo óxido de etileno da presente in-venção na etapa de formulação de uma pasta também é conveniente.
As propriedades físicas do polímero contendo óxido de etilenonão são particularmente limitadas. O polímero contendo óxido de etileno umtamanho de partícula médio de preferivelmente 3 mm ou menos, mais prefe-rivelmente 1 mm ou menos, e mesmo mais preferivelmente 500 μηι ou me-nos, do ponto de vista de capacidade de dissolução das partículas. Em adi-ção, o polímero contendo óxido de etileno tem um tamanho de partícula mé-dio de preferivelmente 10 μιτι ou mais, mais preferivelmente 50 μιτι ou mais,e mesmo mais preferivelmente 100 μηι ou mais, do ponto de vista de capa-cidade de dispersão com fornecimento de uma composição detergente aágua, e prevenindo a formação de massa densa (um estado no qual adesãointerpartículas ocorre devido a parcial hidratação de um agregado das partí-culas ou similar, pelo que fazendo não ser disperso mesmo quando uma e-nergia mecânica é aplicada).
Em adição, o polímero contendo óxido de etileno pode ser usadocomo uma mistura com outro agente base por meio de granulação ou similarde modo a suprimir a geração de uma massa densa. O outro agente basecomo aqui usado refere-se a um agente base capaz de dispersar ou dissol-ver suficientemente o polímero contendo óxido de etileno da presente inven-ção, e o agente base inclui, por exemplo, sulfato de sódio, carbonato de só-dio, zeólito, polietileno glicol, um sulfato de alquila, e similares.
Como outra composição detergente, um tensoativo pode ser u-sado. Como o tensoativo usado na presente invenção, uma substância con-vencionalmente conhecida pode ser usada. No tensoativo, é preferível usarum tensoativo aniônico como o tensoativo principal.
Mesmo mais preferivelmente, como o tensoativo aniônico, umsal de um ácido alquil benzeno sulfônico linear do qual a metade alquila tem10 a 18 átomos de carbono, um sal de um éster de ácido alquil sulfúrico, umsal de um polioxialquileno alquil éter de ácido sulfúrico, um sal de um metiléster de ácido alfa sulfo graxo, um tensoativo tipo N-acil aminoácido, um al-quil ou carboxilato de alquenil éter, um tensoativo tipo aminoácido, um sal demetal alcalino tal como um alquil ou alquenil fosfato éster, ou um seu sal sãopreferível, e um sal de um graxo derivado de sebo ou óleo de coco pode serformulado com o mesmo. Entre eles, o sulfonato de alquil benzeno, o sal doéster de ácido alquil sulfúrico, e o sal do polioxialquileno alquil éter de ácidosulfúrico são preferíveis, e alquil benzeno sulfonato de sódio é mesmo maispreferível. O tensoativo aniônico, mesmo mais preferivelmente alquil benze-no sulfonato de sódio, tem um efeito de ainda aperfeiçoar "capacidade derotação" do óxido de polietileno definido na presente invenção. Deste pontode vista, o teor do tensoativo aniônico é preferivelmente 10% em massa oumais, mais preferivelmente 12% em massa ou mais, mesmo mais preferi-velmente 15% em massa ou mais, mesmo mais preferivelmente 18% emmassa ou mais, e mesmo mais preferivelmente 20% em massa ou mais, dacomposição detergente. Em adição, o teor do tensoativo aniônico é preferi-velmente 40% em massa ou menos, mais preferivelmente 35% em massaou menos, mesmo mais preferivelmente 30% em massa ou menos, e mes-mo mais preferivelmente 25% em massa ou menos, da composição deter-gente, do ponto de vista de propriedades de pó.
Em adição, como o tensoativo não-iônico, um alcanol amida deum ácido graxo superior ou um seu aduto de óxido de alquileno, um éster deácido graxo de sacarose, um alquil glicosídeo, ou um glicerol monoéster deácido graxo pode ser usado. O tensoativo não-iônico é surpreendentementeexcelente em detergência contra manchas oleosas como manchas sujas desebo devido sua excelente resistência a água dura. O tensoativo não-iônicoé usado em uma quantidade de 15% em massa ou menos, do ponto de vistade habilidade de formação de espuma e capacidade de rinsagem.
Na presente invenção, um tensoativo não-iônico tipo alquil éterpolioxietileno tem um risco de inibição de habilidade de provimento de maci-ez do polímero contendo óxido de etileno. O tensoativo não-iônico tipo alquiléter polioxietileno é formulado em uma quantidade de preferivelmente 5%em massa ou menos, mais preferivelmente menos que 2% em massa, mes-mo mais preferivelmente menos que 1,5% em massa, mesmo mais preferi-velmente menos que 1,0% em massa, mesmo mais preferivelmente menosque 0,5% em massa, mesmo mais preferivelmente consistindo essencial-mente em nenhum tensoativo não-iônico tipo polioxietileno alquil éter, dacomposição detergente, para o propósito de exibição mais efetiva de agentede provimento de maciez do polímero contendo óxido de etileno.
A razão de massa do tensoativo não-iônico tipo alquil éter polio-xietileno para o polímero contendo óxido de etileno contido na composiçãodetergente, isto é, tensoativo não-iônico tipo alquil éter polioxietileno / o po-límero contendo óxido de etileno, é preferivelmente 20 ou menos, mais pre-ferivelmente 15 ou menos, mesmo mais preferivelmente 10 ou menos, mes-mo mais preferivelmente 5 ou menos, e mesmo mais preferivelmente 3 oumenos.
A composição detergente da presente invenção ainda pode ser,se desejado, formulada com um tensoativo tal como um tensoativo anfotéri-co tipo betaína, um tensoativo baseado em fosfato éster, ou um tensoativocatiônico.
Como o agente alcalinizante utilizável na presente invenção, épreferível formular um agente alcalinizante convencionalmente conhecido.Exemplos dos agentes alcalinizantes incluem sais de metais alcalinos inclu-indo carbonatos de metais alcalinos como carbonato de sódio coletivamentereferidos como cinza densa e cinza leve; silicatos de metais alcalinos amor-fos, como JIS No. 1, 2 ou 3 silicato de sódio; silicatos de metais alcalinoscristalinos; e semelhantes. O sal de metal alcalino tem um efeito de aindaaperfeiçoar "maciez" através do polímero contendo óxido de etileno definidona presente invenção. Deste ponto de vista, o teor do sal de metal alcalino épreferivelmente 1% em massa ou mais, preferivelmente 5% em massa oumais, mais preferivelmente 7% em massa ou mais, mesmo mais preferivel-mente 10% em massa ou mais, mesmo mais preferivelmente 12% em mas-sa ou mais, mesmo mais preferivelmente 15% em massa ou mais, e mesmomais preferivelmente 20% em massa ou mais, da composição detergente.Em adição, o teor do agente alcalinizante é preferivelmente 40%em massaou menos, e mais preferivelmente 30% em massa ou menos, da composiçãodetergente, a partir do ponto de vista de balanço de composição.
É muito efetivo formular um agente de captura de íon metálicocomo um reforçador na composição detergente para capturar componentesde aumento de dureza de água em uma água de lavagem, do ponto de vistade detergência. Especialmente, é mais efetivo formular um agente de captu-ra de íon metálico tendo uma habilidade de captura de íon cálcio de 100 mgCaC03/g ou mais. O agente de captura de íon metálico inclui um aluminosilicato cristalino, um silicato de sódio cristalino, um polímero de ácido acríli-co, um copolímero de ácido acrílico - ácido maleico, tripolifosfato de sódio,ácido etileno diamino tetra acético, e ácido metil glicino diacético. Aqui, napresente invenção, carbonato de sódio e silicato de sódio amorfo não sãoincluídos no agente de captura de íon metálico. O teor do agente de capturade íon metálico é preferivelmente 1% em massa ou mais, mais preferivel-mente 5% em massa ou mais, mesmo mais preferivelmente 10% em massaou mais, e mesmo mais preferivelmente 20% em massa ou mais, da compo-sição detergente, do ponto de vista de detergência. Em adição, o teor doagente de captura de íon metálico é preferivelmente 50% em massa ou me-nos, mais preferivelmente 40% em massa ou menos, e mesmo mais preferi-velmente 35% em massa ou menos, da composição detergente, do ponto devista de balanço de composição, é preferível que a composição detergenteda presente invenção ainda contenha um sulfonato de alquil benzeno emuma quantidade de 10 a 40% em massa, e um agente alcalinizante em umaquantidade de 7 a 40% em massa, do ponto de vista de maciez e detergência.
Em adição, a composição detergente da presente invenção ou olíquido de lavagem contendo a composição detergente pode conter um polí-mero orgânico tendo um peso molecular médio ponderai de menos que500,000, e preferivelmente um peso molecular médio ponderai de 1000 a100,000, para o propósito convencionalmente conhecido de aumento de ca-pacidade de dispersão de manchas de partículas sólidas, incluindo, por e-xemplo, um polímero carboxilato, polietileno glicol, carboxi metil celulose ousimilares.
O polímero carboxilato tem uma função de dispersão de man-chas de partículas sólidas em um líquido de lavagem além de função de cap-tura de íons metálicos. O polímero carboxilato é preferivelmente um homo-polímero ou copolímero de ácido acrílico, ácido metacrílico, ácido itacônico,ou similares. Como o copolímero, aqueles preparados através de copolime-rização de monômero acima com ácido maleico são apropriados, e aquelestendo um peso molecular médio ponderai de 3000 a 20 000 são preferíveis.
O polietileno glicol tem uma função de dispersão de manchas departículas sólidas em um líquido de lavagem. Um polietileno glicol tendo umpeso molecular médio ponderai de 1000 a 20,000 é preferível.
A carboximetilcelulose tem uma função de dispersão de man-chas de partículas sólidas em um líquido de lavagem. É preferível que umacarboximetilcelulose tenha um peso molecular médio ponderai de vários mi-lhares a várias centenas de milhares, e um grau de eterificação de 0,2 a 1,0do ponto de vista de capacidade de dispersão.
A composição detergente da presente invenção pode conteruma quantidade apropriada de enzima, um perfume, um fluorescente, um salinorgânico de liberação de peróxido de hidrogênio, um corante ou similares.
EXEMPLOS
Os exemplos que se seguem ainda descrevem e demonstramrealizações da presente invenção. Os exemplos são dados unicamente paraos propósitos de ilustração e não são para serem construídos como Iimita-ções da presente invenção.
POLÍMERO CONTENDO ÓXIDO DE ETILENO
Propriedades físicas de cada um dos polímeros orgânicos usa-dos nos presentes exemplos são mostradas abaixo.Amostra 1
Óxido de polietileno: comercialmente disponível de SumitomoSeika Co., Ltd. sob a marca registrada de "PE03Z", viscosidade de uma so-lução aquosa 0,5% do polímero tendo um peso molecular médio de viscosi-dade de cerca de 1,000 000: cerca de 15 mPa.s.Amostra 2
Óxido de polietileno: comercialmente disponível de SumitomoSeika Co., Ltd. sob a marca registrada de "PE08Z", viscosidade de uma so-lução aquosa 0,5% do polímero tendo um peso molecular médio de viscosi-dade de cerca de 2 000 000: cerca de 35 mPa.s.Amostra 3
Óxido de polietileno: comercialmente disponível de SumitomoSeika Co., Ltd. sob a marca registrada de "PE015Z", viscosidade de umasolução aquosa 0,5% do polímero tendo um peso molecular médio de visco-sidade de cerca de 4 200 000: cerca de 170 mPa.s.Amostra 4
Óxido de polietileno: comercialmente disponível de SumitomoSeika Co., Ltd. sob a marca registrada de "PEO PF-2 (red)", viscosidade deuma solução aquosa 0,5% do polímero tendo um peso molecular médio deviscosidade de cerca de 5,500,000: cerca de 450 mPa.s, todas as viscosida-des são valores determinados usando água de troca de íons a 25°C com umviscosímetro tipo-B em 12 r/minuto.
Incidentalmente, o processo para avaliação de lavagem manualrealizado nos Exemplos será descrito abaixo.
< 1. Processo para avaliação de lavagem manual >Condições para lavagem manual
Uma cuba de lavar roupas de polipropileno de 8,2 L (comercial-mente disponível de YAZAKI) tendo um diâmetro de 30 cm e uma profundi-dade de 13 cm foi carregada com 2 L de água dura (razão molar de Ca/Mg:7/3) correspondendo a 89 mg CaCOs/litro, temperatura controlada para25°C, e 8 g de uma composição detergente e 8 g de uma composição deter-gente foram supridos na água, e a água foi continuada a ser agitada manu-almente com vigor e em uma extensão em que a água não foi derramada dacuba de lavagem de roupa. Após 30 segundos a partir do início de agitação,duas peças de camisetas 100% de algodão (brancas, comercialmente dis-poníveis de Gunze, tamanho L) foram encharcadas no líquido de lavagem demodo que as camisetas inteiras foram suficientemente encharcadas. Cincominutos depois, as porções de peito das camisetas foram seguras com am-bas as mãos, e as porções de peito das camisetas foram esfregadas umascontra as outras. As porções foram esfregadas juntas retirando as camisetasdo líquido de lavagem. Após esfregação por 3 a 5 vezes, as porções esfre-gadas foram temporariamente encharcadas no líquido de lavagem. A facili-dade em esfregar quando as porções foram esfregadas juntas foi julgada emClassificações 1 a 5 para maciez. Quando esta avaliação foi realizada so-mente com a água preparada acima, as rugas da camiseta impediram a ma-ciez, as porções a serem esfregadas foram dificilmente esfregadas porquenão haviam bolhas nas porções esfregadas juntas, de modo que a maciezpiorou. Em tal caso, a maciez foi definida ter uma classificação de 1. O esta-do de cada classificação é como mostrado abaixo.
Classificação 1: maciez muito baixa e alguma sensação de ran-gido, pelo que tornando difícil realizar lavagem manual.
Classificação 2: baixa maciez e alguma sensação de rangido,pelo que não sendo fácil realizar lavagem manual.
Classificação 3: maciez sendo de nível médio, e sendo capaz derealizar lavagem manual sem sensação de rangido.
Classificação 4: maciez sendo alta, sendo capaz de realizar la-vagem manual mais facilmente sem rangido.
Classificação 5: maciez sendo muito alta, sendo capaz de reali-zar lavagem manual muito facilmente sem rangido.
Incidentalmente, no teste acima, um valor médio dos resultadosde avaliação feita por 6 participantes de uma equipe de especialistas foi ob-tido para prover a classificação. Também, a avaliação do efeito de aperfei-çoamento de maciez através de um par de comparações com a composiçãodetergente obtida em Exemplo de Preparação 1 foi realizada.< Preparação de Composições detergentes >
EXEMPLO DE PREPARAÇÃO 1
A quantidade de 325 kg de água, 200 kg de uma solução aquosa50% em peso de dodecil benzeno sulfonato de sódio, 75 kg de uma soluçãoaquosa 40% em peso de silicato de sódio JIS No. 2, 50 kg de carbonato desódio, 212,5 kg de sulfato de sódio, 5 kg de polietileno glicol, 2,5 kg de umfluorescente CBS, e 100 kg de zeólito foram misturados juntos, para provi-mento de uma pasta fluida homogênea. A seguir, a pasta obtida foi secadapor espargimento, para prover uma composição detergente.
A maciez da composição detergente obtida em Exemplo de Pre-paração 1 é mostrada na Tabela 1.
EXEMPLO COMPARATIVO 1
A quantidade de 4,0 kg da composição detergente obtida no E-xemplo Preparação 1 foi fornecida em um misturador de concreto (comerci-almente disponível de KYC Machine Industry CO., LTD., capacidade: 40 L),e a seguir 280 g de Amostra 1 (óxido de polietileno disponível de SumitomoSeika Co., Ltd. sob a marca registrada de "PE03Z"), 100 g de carboximetil-celulose ("F10MC" comercialmente disponível de NIPPON PAPER CHEMI-CALS CO., LTD), e 12 g de perfume foram adicionados. Os componentesforam misturados em um ângulo de inclinação de 30° em uma velocidade derotação de 20 r/minuto por 3 minutos, para prover uma composição deter-gente contendo um polímero orgânico de alto peso molecular. Dissolver estacomposição detergente na água de lavagem, uma camada lubrificante con-tendo o polímero pode ser sentida sobre a superfície das camisetas usadas.A maciez da composição detergente obtida é mostrada na Tabela 1.
EXEMPLO 1
A quantidade de 4,0 kg da composição detergente obtida emExemplo de Preparação 1 foi suprida em um misturador de concreto (comer-cialmente disponível de KYC Machine Industry CO., LTD., capacidade: 40 L),e a seguir 32 g de Amostra 2 (óxido de polietileno comercialmente disponívelde Sumitomo Seika Co., Ltd., sob a marca registrada de "PE08Z"), 150 g decarboximetilcelulose ("F10MC" comercialmente disponível de NIPPON PA-PER CHEMICALS CO., LTD.), e 10 g de perfume foram adicionados. Oscomponentes foram misturados em um ângulo de inclinação de 30° em umavelocidade de rotação de 20 r/minuto por 3 minutos, para prover uma com-posição detergente. Na dissolução desta composição detergente em águade lavagem, uma camada lubrificante contendo o polímero pode ser sentidasobre a superfície das camisetas usadas. A maciez da composição deter-gente obtida é mostrada na Tabela 1. Em comparação com aquela de E-xemplo Preparação 1, todos os membros dos seis participantes de paineljulgaram que a maciez foi claramente aperfeiçoada.
EXEMPLO 2
A quantidade de 4,0 kg da composição detergente obtida emExemplo de Preparação 1 foi suprida a um misturador de concreto (comerci-almente disponível de KYC Machine Industry CO., LTD., capacidade: 40 L),e a seguir 5 g de Amostra 3 (oxido de polietileno comercialmente disponívelde Sumitomo Seika Co., Ltd., sob a marca registrada de "PE015Z"), 100 gde carboximetilcelulose ("F10MC" comercialmente disponível de NIPPONPAPER CHEMICLAS CO., LTD.), e 12 g de perfume foram adicionados aomesmo. Os componentes foram misturados em um ângulo de inclinação de30° em uma velocidade de rotação de 20 r/minuto por 3 minutos, para proveruma composição detergente. Dissolvendo esta composição detergente emágua de lavagem, uma camada lubrificante contendo o polímero pode sersentida sobre a superfície das camisetas usadas. A maciez da composiçãodetergente obtida é mostrada na Tabela 1. Em comparação com aquela deexemplo Preparação 1, todos os membros dos seis participantes de paineljulgaram que a maciez foi claramente aperfeiçoada.
EXEMPLO 3
A quantidade de 4,0 kg da composição detergente obtida emExemplo Preparação 1 foi suprida a um misturador de concreto (comercial-mente disponível de KYC Machine Industry CO., LTD., capacidade: 40 L), ea seguir 3 g de Amostra 3 (oxido de polietileno comercialmente disponível deSumitomo Seika Co., Ltd., sob a marca registrada de "PE015Z"), 100 g decarboximetilcelulose ("F10MC" comercialmente disponível de NIPPON PA-PER CHEMICLAS CO., LTD.), e 12 g de perfume foram adicionados aomesmo. Os componentes foram misturados em um ângulo de inclinação de30° em uma velocidade de rotação de 20 r/minuto por 3 minutos, para proveruma composição detergente. Dissolvendo esta composição detergente emágua de lavagem, uma camada lubrificante contendo o polímero pode sersentida sobre a superfície das camisetas usadas. A maciez da composiçãodetergente obtida é mostrada na Tabela 1.
Em comparação com aquela de exemplo de Preparação 1, todosos membros dos seis participantes de painel julgaram que a maciez foi cla-ramente aperfeiçoada.
EXEMPLO COMPARATIVO 2
A quantidade de 4,0 kg da composição detergente obtida emExemplo Preparação 1 foi suprida a um misturador de concreto (comercial-mente disponível de KYC Machine Industry CO., LTD., capacidade: 40 L), ea seguir 4 g de Amostra 4 (oxido de polietileno comercialmente disponível deSumitomo Seika Co., Ltd., sob a marca registrada de "PEO PF-2 (red)"), 100g de carboximetilcelulose ("F10MC" comercialmente disponível de NIPPONPAPER CHEMICLAS CO., LTD.), e 15 g de perfume foram adicionados aomesmo. Os componentes foram misturados em um ângulo de inclinação de30° em uma velocidade de rotação de 20 r/minuto por 3 minutos, para proveruma composição detergente. Dissolvendo esta composição detergente emágua de lavagem, uma camada lubrificante contendo o polímero pode sersentida sobre a superfície das camisetas usadas. A maciez da composiçãodetergente obtida é mostrada na Tabela 1.TABELA 1
<table>table see original document page 22</column></row><table>
Nota: valores numéricos para cada um dos componentes na tabela são ex-pressos em partes em peso; e PM representa peso molecular médio de vis-cosidade.
< 2. Processo para avaliação de sensação com lavagem manual >
Lavagem manual foi realizada sobre camisetas com as composi-ções detergentes obtidas em Exemplos 1 e 2 e Exemplo Comparativo 2 nasbases das condições de lavagem manual 1. mencionado acima, e sensaçãona lavagem manual de camisetas foi comparada. A avaliação de sensaçãofoi realizada usando 10 participantes de painel. Os resultados de avaliaçãopara sensação foram expressos como índices de acordo com os seguintesescores, e sensação foi avaliada em seu escore total.
Escore +2: exemplo sendo altamente preferível, comparado à-quela de Exemplo Comparativo 2;Escore +1: Exemplo sendo preferível, comparado àquela de E-xemplo Comparativo 2;
Escore 0: exemplo sendo preferível, o mesmo nível como Exem-plo Comparativo 2;
Escore -1: Exemplo Comparativo 2 sendo preferível, comparadoàquela de Exemplo; e
Escore -2: Exemplo Comparativo 2 sendo altamente preferível,comparado àquela de Exemplo;
1) Exemplo 1 foi avaliado em comparação com exemplo compa-rativo 2. Exemplo 1 rendeu um escore de resultados de avaliação de +15,pelo que obtendo os resultados de que a composição detergente obtida noExemplo 1 é preferível comparada com aquela de Exemplo Comparativo 2.Os dez participantes de painel comentaram que "em ambos os casos de E-xemplo 1 e Exemplo Comparativo 2, as camisetas durante lavagem tiveramsensação macia". Seis dos mesmos comentaram que "Exemplo Comparati-vo 2 teve uma forte sensação proporcionada, de modo que Exemplo Compa-rativo 2 rende uma sensação lodosa, comparado a Exemplo 1; por isso, asensação de Exemplo 1 é própria e excelente comparada àquela de Exem-plo Comparativo 2".
2) Exemplo 2 foi avaliado em comparação com Exemplo Compa-rativo 2. Exemplo 2 rendeu um escore de resultados de avaliação de +12,pelo que obtendo os resultados de que a composição detergente obtida noExemplo 2 é preferível comparada àquela de Exemplo Comparativo 2. Osdez participantes de painel comentaram que "em ambos os casos de Exem-pio 2 e Exemplo Comparativo 2, as camisetas durante lavagem tiveram umasensação macia". Oito dos mesmos comentaram que "Exemplo Comparativo2 teve uma forte sensação proporcionada, de modo que Exemplo Compara-tivo 2 rende uma sensação lodosa, comparado àquela de Exemplo 2; porisso, a sensação de exemplo 2 é própria e excelente comparada àquela deExemplo Comparativo 2".
Combinando os resultados para 1. Processo para avaliação delavagem manual e 2. Processo para avaliação de sensação com lavagemmanual descritos acima, pode ser visto que todas as composições detergen-tes pulverizadas obtidas em Exemplos 1 a 3 são mais excelentes que aque-las obtidas em Exemplos Comparativos 1 e 2, a partir do ponto de vista deaperfeiçoamento de maciez com lavagem manual e obtenção de sensaçãomais apropriada.
APLICABILIDADE INDUSTRIAL
A composição detergente para lavagem manual e a composiçãodetergente de lavanderia da presente invenção podem ser apropriadamenteutilizadas como um detergente de lavagem manual.
A presente invenção sendo assim descrita, será óbvio que amesma pode ser variada de várias maneiras. Tais variações não são vistascomo uma fuga do espírito e escopo da invenção, e todas tais modificaçõescomo podem ser óbvias por aqueles versados na técnica são pretendidasser incluídas no escopo das reivindicações que se seguem.

Claims (10)

1. Composição detergente para lavagem manual, caracterizadapelo fato de que compreende um polímero com 90% em massa ou mais cujaunidade monômero é composta por óxido de etileno, o polímero tendo umpeso molecular médio de viscosidade de 1,500,000 ou mais e 4,500,000 oumenos sendo contido em uma quantidade excedendo 0,03% em massa e-5% em massa ou menos da composição detergente.
2. Composição detergente de acordo com a reivindicação 1, ca-racterizada pelo fato de que a composição detergente compreende um polí-mero com 90% em massa ou mais cuja unidade monômero é composta poróxido de etileno, o polímero tendo um peso molecular médio de viscosidadede 3,500,000 ou mais e 4,500,000 ou menos ou sendo contido em umaquantidade excedendo 0,03% em massa e 3% em massa ou menos dacomposição detergente.
3. Composição detergente de acordo com a reivindicação 1, ca-racterizada pelo fato de que a composição detergente compreende um polí-mero com 90% em massa ou mais cuja unidade monômero é composta poróxido de etileno, o polímero tendo um peso molecular médio de viscosidadede 1,500,000 ou mais e menos que 3,500,000 sendo contido em uma quan-tidade excedendo 0,1% em massa e 5% em massa ou menos da composi-ção detergente.
4. Composição detergente de acordo com a reivindicação 1, ca-racterizada pelo fato de que o dito polímero é um óxido de polietileno.
5. Composição detergente de acordo com a reivindicação 2, ca-racterizada pelo fato de que o dito polímero é um óxido de polietileno.
6. Composição detergente de acordo com a reivindicação 3, ca-racterizada pelo fato de que o dito polímero é um óxido de polietileno.
7. Composição detergente de acordo com qualquer uma das rei-vindicações 1 a 6, caracterizada pelo fato de que ainda compreendendo 10 a-40% em massa de um sulfonato de alquil benzeno e 7 a 40% em massa deum agente alcalinizante.
8. Composição detergente de acordo com qualquer uma das rei-vindicações 1 a 6, caracterizada pelo fato de que a composição detergentecompreende um tensoativo não-iônico tipo alquil éter de polioxietileno emuma quantidade de 5% em massa ou menos.
9. Composição detergente de acordo com a reivindicação 8, ca-racterizada pelo fato de que a razão em massa do tensoativo não-iônico tipoalquil éter de polioxietileno para o óxido de polietileno, isto é, o tensoativonão-iônico tipo alquil éter de polioxietileno / o óxido de polietileno, é 20 oumenos.
10. Composição detergente de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1 a 6, caracterizada pelo fato de que a composição detergen-te está na forma de pó ou grânulos.
BRPI0615011-0A 2005-08-11 2006-08-10 composição detergente para lavagem manual BRPI0615011A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2005-233702 2005-08-11
JP2005233702 2005-08-11
PCT/JP2006/316120 WO2007018317A1 (en) 2005-08-11 2006-08-10 Detergent composition for hand-washing

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0615011A2 true BRPI0615011A2 (pt) 2011-05-03

Family

ID=37093136

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0615011-0A BRPI0615011A2 (pt) 2005-08-11 2006-08-10 composição detergente para lavagem manual

Country Status (6)

Country Link
CN (1) CN101223266A (pt)
BR (1) BRPI0615011A2 (pt)
MY (1) MY141250A (pt)
RU (1) RU2378331C2 (pt)
WO (1) WO2007018317A1 (pt)
ZA (1) ZA200800520B (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP3146030A1 (en) * 2014-05-20 2017-03-29 The Procter & Gamble Company Low surfactant, high carbonate liquid laundry detergent compositions with improved suds profile

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BE607795A (pt) * 1961-08-21
DE1807779A1 (de) * 1968-11-08 1970-06-04 Henkel & Cie Gmbh Schaumarme Spuel- und Reinigungsmittel fuer die Geschirreinigung
GB1340517A (en) * 1969-12-01 1973-12-12 Burton Parsons Chemicals Inc Ophthalmic solution
ZA723722B (en) * 1971-06-16 1974-01-30 Colgate Palmolive Co Light duty detergent formulations
DE2840464C3 (de) * 1978-09-16 1981-04-09 Henkel KGaA, 4000 Düsseldorf Reinigungsmittel für Fenster, Spiegel und reflektierende Oberflächen
DE2906891A1 (de) * 1979-02-22 1980-09-04 Henkel Kgaa Maschinell anwendbares kombiniertes geschirreinigungs- und klarspuelmittel und verfahren zum gleichzeitigen reinigen und klarspuelen von geschirr in geschirrspuelmaschinen
US4992266A (en) * 1989-08-14 1991-02-12 S. C. Johnson & Son, Inc. Reducing the ocular irritancy of anionic shampoos
WO1995027037A1 (en) * 1994-03-30 1995-10-12 The Procter & Gamble Company Laundry detergent bars containing fabric softening clay

Also Published As

Publication number Publication date
ZA200800520B (en) 2008-12-31
RU2008108988A (ru) 2009-09-20
MY141250A (en) 2010-03-31
CN101223266A (zh) 2008-07-16
WO2007018317A1 (en) 2007-02-15
RU2378331C2 (ru) 2010-01-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT78450B (en) Process for the preparation of detergent compounds containing sodium carbonate and calcite and a copolymer to reduce the deposition of insoluble materials in fabrics
JP5700469B2 (ja) 衣料用粉末洗剤組成物
JPH08503013A (ja) 短鎖界面活性剤によるクリーニング
JP2009132934A (ja) 衣料の洗濯方法及びそのための洗浄剤組成物
JP3955310B2 (ja) 洗濯方法
WO2015163175A1 (ja) 衣料用粉末洗剤組成物
JP3481615B2 (ja) 衣料の洗濯方法及びそのための洗浄剤組成物
JP4148323B2 (ja) 手洗い洗剤組成物
BRPI0615011A2 (pt) composição detergente para lavagem manual
JP4014712B2 (ja) 液体洗浄剤組成物
JP2006199969A (ja) 洗濯方法
JP2009285339A (ja) 洗濯前処理キット
JP4869823B2 (ja) 衣料用洗剤組成物
JP3936332B2 (ja) 柔軟洗浄剤組成物
BR112020003997A2 (pt) formulação de detergente de lavagem de roupa em pó, e, método para limpar um têxtil
JP2013253203A (ja) 洗浄剤組成物
KR101020303B1 (ko) 섬유 유연 세제 조성물
JP2019167519A (ja) 洗浄剤及び洗浄方法
JPH0229120B2 (ja) Konasetsukensoseibutsu
JP7173857B2 (ja) 衣料用ケア組成物
JP2002180092A (ja) 洗浄剤組成物
JP2016047871A (ja) 衣料用粉末洗剤組成物
JPH1135975A (ja) 液体洗浄剤組成物
JP6674973B2 (ja) 洗浄剤及び洗浄方法
JP4481088B2 (ja) しわ除去剤

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUI DADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2215 DE 18/06/2013.