BRPI0614241A2 - módulo de tanque para um sistema de esgoto a vácuo estruturalmente integrado para aeronaves - Google Patents

módulo de tanque para um sistema de esgoto a vácuo estruturalmente integrado para aeronaves Download PDF

Info

Publication number
BRPI0614241A2
BRPI0614241A2 BRPI0614241-9A BRPI0614241A BRPI0614241A2 BR PI0614241 A2 BRPI0614241 A2 BR PI0614241A2 BR PI0614241 A BRPI0614241 A BR PI0614241A BR PI0614241 A2 BRPI0614241 A2 BR PI0614241A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
receptacle
tank module
fuselage
module according
aircraft
Prior art date
Application number
BRPI0614241-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Claus Hoffjann
Wolfgang Zierold
Original Assignee
Airbus Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Airbus Gmbh filed Critical Airbus Gmbh
Publication of BRPI0614241A2 publication Critical patent/BRPI0614241A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64DEQUIPMENT FOR FITTING IN OR TO AIRCRAFT; FLIGHT SUITS; PARACHUTES; ARRANGEMENT OR MOUNTING OF POWER PLANTS OR PROPULSION TRANSMISSIONS IN AIRCRAFT
    • B64D11/00Passenger or crew accommodation; Flight-deck installations not otherwise provided for
    • B64D11/02Toilet fittings

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Filling Or Discharging Of Gas Storage Vessels (AREA)
  • Loading And Unloading Of Fuel Tanks Or Ships (AREA)
  • Pressure Vessels And Lids Thereof (AREA)
  • Cooling, Air Intake And Gas Exhaust, And Fuel Tank Arrangements In Propulsion Units (AREA)
  • Cleaning In General (AREA)
  • Sanitary Device For Flush Toilet (AREA)
  • Details Of Rigid Or Semi-Rigid Containers (AREA)

Abstract

MóDULO DE TANQUE PARA UM SISTEMA DE ESGOTO A VACUO ESTRUTURALMENTE INTEGRADO PARA AERONAVES. A presente invenção se refere a um módulo de tan- que para uma aeronave. O módulo de tanque é projetado para ser instalado na fuselagem da aeronave pela parte externa. O módulo de tanque (L) compreende pelo menos um receptáculo (10) e uma seção de carcaça (5) que forma uma extremidade externa do módulo de tanque (1) e é conectada ao receptáculo (10) . A seção de carcaça (5) pode ser encaixada em uma abertura da fuselagem (8), de tal forma que o receptáculo (10) seja posicionado no interior (6) da fuselagem da aeronave (9).

Description

"MÓDULO DE TANQUE PARA UM SISTEMA DE ESGOTO A VÁ-CUO ESTRUTURALMENTE INTEGRADO PARA AERONAVES"
Referência a pedidos relacionados
O presente pedido reivindica o beneficio da datade depósito do Pedido de Patente Alemão No. 10 2005 037578.2 depositado em 9 de agosto de 2005 e do Pedido Provisó-rio dos Estados Unidos No. 60/706.576 depositado em 9 de a-gosto de 2005, cujas revelações são incorporadas ao presentedocumento, a título de referência.
Campo da Invenção
A presente invenção se refere, em geral, ao campotécnico de abastecimento e eliminação de meios líquidos emaeronaves. A invenção se refere, de forma mais específica, aum módulo de tanque que pode ser instalado na fuselagem deuma aeronave na forma de um componente separado.
A invenção se refere ainda a uma aeronave, a qualé munida de pelo menos um receptáculo para conter um meiolíquido na forma de um módulo de tanque supramencionado.
Estado da Técnica
A fim de eliminar a água residual de uma aeronavepara transporte de passageiros, é de prática comum a utili-zação de sistemas de água residual a vácuo, nos quais a ma-téria fecal é transportada através de dutos, a partir de umvaso sanitário para um tanque de coleta de água residual,com o auxílio de uma corrente de ar. Enquanto a aeronave es-tá em vôo, a corrente de ar resulta da pressão diferencialentre o ar exterior e o ar da cabine de passageiros. Após aaterrissagem da aeronave, a água residual assim coletada po-de ser eliminada por meio de uma peça de conexão para drena-gem.
Por via de regra, os tanques de coleta de água re-sidual consistem de um ou mais receptáculos separados quesão montados de forma rígida na estrutura da aeronave na zo-na de pressão da cabine de passageiros, de preferência naárea de carga. Devido ao tamanho dos tanques de coleta deágua residual, eles já precisam estar instalados durante amontagem da estrutura e do equipamento de uma aeronave, queé, portanto, prolongada de maneira significativa. Devido àinstalação precoce dos tanques de coleta de água residual,durante a montagem da estrutura e do equipamento, eles aca-bam por prejudicar a montagem adicional no interior da aero-nave durante esta etapa de montagem, bem como durante as e-tapas decorrentes. Além disso, a montagem .do tanque de cole-ta de água residual na estrutura da aeronave resulta em pesoadicional na forma de elementos de montagem para os tanquesde coleta de água residual e na forma de reforços estrutu-rais adicionais para transferir com segurança o peso dostanques para a estrutura da aeronave, fazendo com que o pesototal da aeronave seja aumentado de maneira indesejável.
Sumário da Invenção
Com base nos problemas supramencionados relaciona-dos aos tanques de coleta de água residual conhecidos, apresente invenção visa o desenvolvimento adicional de umtanque que seja adequado, por exemplo, para acomodar águaresidual de tal maneira que as dificuldades supramencionadassejam diminuídas.De acordo com um primeiro aspecto da presente in-venção, revela-se um módulo de tanque projetado para serinstalado na abertura de fuselagem de uma aeronave. Nessecaso, o módulo de tanque inventivo compreende, de maneiraessencial, pelo menos um receptáculo, bem como uma seção decarcaça que forma uma superfície externa do módulo do tanquee é conectada ao receptáculo. A seção de carcaça pode con-sistir, por exemplo, por uma seção de uma parede do recipi-ente. De acordo com uma concretização especifica, o fundo doreceptáculo pode ser formado pela seção de carcaça. Com na-turalidade, também é possível posicionar a seção de carcaçaa uma determinada distância do receptáculo, caso este em quea seção de carcaça é simplesmente conectada ao receptáculopor meio de uma estrutura de suporte ou de conexão.
A fim de eliminar a necessidade de já haver insta-lado o módulo de tanque inventivo no interior da fuselagemde uma aeronave durante a montagem da estrutura e do equipa-mento, a seção de carcaça possui um contorno que correspondeao contorno da abertura de fuselagem da fuselagem de aerona-ve, de modo que o módulo de tanque pode ser encaixado na fu-selagem de aeronave com sua seção de carcaça a qualquer mo-mento. Nesse caso, o receptáculo do módulo de tanque é posi-cionado no interior da fuselagem de aeronave e a abertura defuselagem é completamente vedada pela seção de carcaça, demodo que o exterior da fuselagem de aeronave não apresenteuma descontinuidade perceptível.
As concretizações discutidas acima indicam que épossível fabricar o módulo de tanque separadamente da fuse-lagem de aeronave, de modo que a montagem da estrutura e doequipamento da fuselagem de aeronave pode ser acelerada gra-ças à integração do módulo de tanque inventivo não ter deser realizada, por exemplo, até a montagem final da fusela-gem de aeronave.
Toda vez que o termo "seção de carcaça" for usadono contexto da presente invenção, o termo "carcaça" serásempre entendido no sentido atribuído a ele no campo da es-tática. Como conseqüência, a seção de carcaça é composta porum componente monocoque capaz de desviar cargas externas pa-ra construções de suporte adjacentes tal como, por exemplo,a abertura de fuselagem de uma aeronave devido a sua cons-trução monocoque. Por outro lado, a seção de carcaça é capazde absorver cargas originadas da fuselagem de aeronave devi-do a sua construção monocoque. Portanto, a seção de carcaçaé capaz de compensar a descontinuidade relativamente signi-ficativa criada na fuselagem de aeronave pela abertura defuselagem, de modo que a fuselagem de aeronave seja apenaslevemente enfraquecida, ou permaneça igual, como conseqüên-cia da abertura de fuselagem para acomodar o módulo de tanque.
Conforme mencionado acima, os tanques de coleta deágua residual convencionais, por via de regra, precisam serinstalados com o ajuda de elementos de montagem auxiliares ede reforços estruturais adicionais a fim de desviar, de for-ma segura e confiável, as cargas originadas dos tanques decoleta de água residual para a estrutura da aeronave. Sobcertas circunstâncias, a integração inventiva de um módulode tanque a uma abertura de fuselagem da fuselagem de umaaeronave pode exigir reforços estruturais adicionais na re-gião da abertura de fuselagem para acomodar o módulo de tan-que, mas esses reforços estruturais adicionam menos peso doque os elementos de montagem e reforços estruturais adicio-nais necessários para a instalação de tanques de coleta deágua residual convencionais, fazendo com que esse peso adi-cional possa ser compensado em grande parte pelo uso da in-venção.
A fim de compensar o enfraquecimento estrutural dafuselagem de aeronave causada pela abertura de fuselagem, aseção de carcaça possui dimensões tais que esse enfraqueci-mento é compensado quando a seção de carcaça é instalada naabertura da fuselagem.
A fim de impedir que a abertura de fuselagem nafuselagem de aeronave cause uma queda na pressão no interiorda fuselagem de aeronave, a seção de carcaça veda com firme-za o interior da fuselagem-de aeronave em relação ao exteri-or. Tal vedação pode ser realizada, por exemplo, pela adap-tação extremamente precisa do contorno externo da seção decarcaça ao contorno interno da abertura de fuselagem, de mo-do que ambas superfícies de contorno se unam no estado mon-tado e de modo que uma equalização da pressão não possa o-correr. Uma vez que tal adaptação precisamente ajustada dasduas superfícies de contorno só pode ser realizada com gran-de dificuldade, também é possível apresentar o contorno daabertura de fuselagem e/ou da seção de carcaça com um ele-mento de vedação periférico, por exemplo, uma vedação deborracha que compensa as possíveis imprecisões dimensionaisdas duas superfícies de contorno.
Conforme mencionado acima, a seção de carcaça domódulo de tanque pode formar uma extremidade inferior do pe-Io menos um receptáculo, por exemplo, na forma de um fundodo receptáculo, de modo que o módulo de tanque pode ser in-serido, por exemplo, no lado de baixo da fuselagem de aero-nave, em que a seção de carcaça forma uma continuação inin-terrupta da superfície da fuselagem de aeronave neste caso.
A fim de aprimorar a construção monocoque da seçãode carcaça do módulo de tanque, o pelo menos um receptáculoe a seção de carcaça podem ser concretizados em uma só peça.Por exemplo, o módulo de tanque consistindo do receptáculo eda seção de carcaça pode ser fabricado na forma de uma peçamoldada por injeção. Como alternativa, um projeto integraldo receptáculo e da seção de carcaça também pode ser obtidoao fabricar estes dois componentes em uma só peça a partirde um material à base de fibra, por exemplo, um plástico re-forçado com fibra de carbono (abreviado como CFRP) ou umplástico reforçado com fibra de vidro (abreviado como GFRP).
Tais materiais de compostos de fibra são extremamente resis-tentes, a despeito do baixo peso, e, portanto, são particu-larmente adequados para uso no campo da engenharia aeronáu-tica e astronáutica.
Embora a presente invenção tenha sido desenvolvidacom base na solução dos problemas supramencionados com rela-ção aos tanques de coleta de água residual convencionais, oprojeto inventivo de um módulo de tanque também pode sertransferido a outros receptáculos tal como, por exemplo, re-ceptáculos de água doce ou tanques de combustível. A concre-tização de um receptáculo de água residual, um receptáculode água doce ou um tanque de combustível na forma do módulode tanque inventivo pode ter o efeito positivo de, por exem-plo, encurtar o tempo de manutenção necessário entre doisvôos. O reabastecimento de combustível de uma aeronave, bemcomo o reabastecimento do suprimento de água doce e a elimi-nação de água residual entre dois vôos, geralmente exigemuito tempo devido aos índices freqüentemente baixos de es-coamento.
O tempo necessário para o reabastecimento e a eli-minação de meios líquidos pode ser encurtado pela utilizaçãodo módulo de tanque inventivo, uma vez que os receptáculosde água residual vazios, receptáculos de água doce recém-reabastecidos ou tanques de combustível já podem estar pre-parados, por exemplo, antes da chegada de uma aeronave, tor-nando necessária apenas a troca dos receptáculos de água re-sidual, dos receptáculos de água doce ou tanques de combus-tível. Ao contrário do conceito convencional de reabasteci-mento e eliminação, esta técnica torna possível uma economiade tempo significativa durante os intervalos de manutenção,isto é, os períodos de inatividade de uma aeronave podem serreduzidos e os períodos em vôo podem ser maximizados, fazen-do com que o rendimento geral seja aperfeiçoado.
A fim de trocar rapidamente o módulo de tanque in-ventivo, o pelo menos um receptáculo do módulo de tanque a-presenta uma unidade de conexão para conectar o pelo menosum receptáculo a um sistema de tubos de alimentação de ali-mentação no interior da fuselagem de aeronave. Dependendo doprojeto respectivo do receptáculo (receptáculo de água resi-dual, receptáculo de água doce ou tanque de combustível),este sistema de tubos de alimentação pode consistir ou de umsistema de tubos (a vácuo) que é conectado aos banheiros, oude um sistema de tubos de água doce que é conectado às cozi-nhas, lavatórios e outros consumidores de água doce, ou deum sistema de tubos de suprimento de combustível que é capazde abastecer consumidores de combustível individuais.
Uma vez que a pressão diferencial entre o ar ex-terno e o ar dentro da cabine de passageiros é inexistenteou insuficiente para gerar a corrente de ar para eliminaçãoda matéria fecal dos banheiros em baixas altitudes de vôo ouenquanto a aeronave está inativa nos aeroportos, o módulo detanque inventivo adicionalmente compreende um gerador de vá-cuo que é capaz de gerar a pressão diferencial necessária.
Esse gerador de vácuo torna possível gerar uma pressão nega-tiva no receptáculo e, portanto, no sistema de tubos de ali-mentação, de modo que a matéria fecal dos banheiros e dosistema de tubos pode ser transportada para o pelo menos umreceptáculo do módulo de tanque. Embora a pressão diferenci-al convencional em uma altitude de vôo normal de cerca de8.000 a 10.000 metros seja de cerca de 570 mbar, basta a u-tilização de um gerador de vácuo capaz de gerar uma pressãodiferencial mínima de 250 a 270 mbar a fim de gerar pressõesdiferenciais "artificiais".
Para obter informações atualizadas quanto ao nívelde abastecimento no pelo menos um receptáculo do módulo detanque a qualquer momento, o módulo de taque compreende ain-da um dispositivo que torna possível determinar o nível deabastecimento instantaneamente. Os períodos de manutenção einatividade podem ser adicionalmente reduzidos com tal indi-cador de nível de abastecimento, pois permite uma previsãocom respeito a uma troca possivelmente necessária de um mó-dulo de tanque.
Uma vez que os receptáculos de água residual de ummódulo de tanque não são usados até sua capacidade limite,principalmente durante vôos de curta distância, a troca domódulo de tanque pode ser desnecessária até a realização dedois, três ou até mais vôos de curta distância.
A fim de automatizar em grande parte o serviço detroca e manutenção a ser realizado nos módulos de tanque in-ventivos, um dispositivo de limpeza pode ser ajustado no mó-dulo de taque ou no pelo menos um receptáculo a fim de rea-lizar um processo de limpeza durante os períodos de inativi-dade, por exemplo, na forma de um processo de enxágüe.
De acordo com a revelação precedente, o interiordo pelo menos um receptáculo do módulo de tanque inventivobeira diretamente a superfície da fuselagem de aeronave naforma de uma seção de carcaça do módulo de tanque. No entan-to, uma vez que as temperaturas externas são muito baixas emvôos de alta altitude, os conteúdos do pelo menos um recep-táculo têm a tendência de congelar muito mais facilmente emvôos de alta altitude. A fim de solucionar esse problema, omódulo de tanque inventivo pode compreender ainda pelo menosum dispositivo para aquecer o pelo menos um receptáculo. Es-se dispositivo pode consistir, por exemplo, de uma camisa deaquecimento ou de uma espiral de aquecimento que é integradanas paredes do pelo menos um receptáculo.
Cada tanque apresenta ainda um dispositivo de dre-nagem para esvaziar o pelo menos um tanque do módulo de tan-que. Este dispositivo de drenagem pode consistir, por exem-plo, de uma peça de conexão para drenagem que é designada auma válvula de interrupção correspondente. Se o módulo detanque compreender muitos receptáculos, cada receptáculo po-de apresentar um dispositivo de drenagem separado com umapeça de conexão para drenagem e·uma válvula de interrupçãodesignada, em que todas as unidades de drenagem podem sercombinadas em uma peça de conexão para drenagem em comum coma válvula de interrupção designada na direção da eliminação,de modo que todos os receptáculos podem ser esvaziados pormeio de apenas uma peça de conexão.
De acordo com as explicações precedentes, o módulode tanque inventivo pode apresentar diferentes consumidoreselétricos, tornando necessária uma fonte de energia elétri-ca. A energia elétrica é necessária, em especial, para o ge-rador de vácuo, o indicador de nivel de abastecimento, odispositivo de aquecimento e, se cabível, o dispositivo delimpeza. A fim de assegurar o fornecimento de energia paraestes consumidores elétricos, o módulo de tanque apresentaainda uma conexão para conectar o módulo de tanque a umafonte de energia elétrica no interior da fuselagem de aero-nave. Se essa conexão for realizada por meio de um conectorde tomada elétrica, pode-se obter ao efeito positivo adicio-nal de ainda acelerar uma troca rápida do módulo de tanque.
A remoção do módulo de tanque da fuselagem de aeronave podeseparar automaticamente a conexão de tomada elétrica entre omódulo de tanque e a fonte de energia elétrica no interiorda fuselagem de aeronave, em que a conexão à fonte de ener-gia elétrica no interior da aeronave é automaticamente res-tabelecida quando o módulo de tanque é instalado na fusela-gem de aeronave.
As explicações precedentes indicam com clareza queo módulo de tanque inventivo torna possível reduzir, de for-ma significativa, os períodos de inatividade e manutenção deuma aeronave, fazendo com que a presente invenção tenha in-fluência direta na aeronave em si. A este respeito, outroaspecto da presente invenção se refere a uma aeronave queapresenta pelo menos um receptáculo que é usado como um re-ceptáculo de água residual, receptáculo de água doce ou tan-que de combustível, em que o referido módulo de tanque éconcretizado de acordo com as características supramencionadas.
Breve descrição dos desenhos
A invenção é descrita a título exemplificativo a-baixo, com referência aos desenhos em anexo. Nos desenhos,
A Figura 1 ilustra uma projeção de um módulo detanque inventivo durante a instalação em uma abertura de fu-selagem da fuselagem de uma aeronave.
Embora o desenho na Figura 1 não seja necessaria-mente em escala real, ele reflete relações quantitativas detamanho.
Descrição detalhada de uma concretização exemplificativa
A Figura 1 ilustra um módulo de tanque inventivo 1pouco antes de sua instalação em uma abertura de fuselagem 8de uma fuselagem de aeronave 9. 0 módulo de tanque 1 compre-ende essencialmente uma seção de carcaça 5 que é concretiza-da na forma de uma carcaça da fuselagem nesse caso, bem comoum receptáculo 10 que é conectado integralmente à seção decarcaça 5 em seu lado interno. Embora apenas um receptáculo10 seja visível devido à representação em perspectiva, tam-bém é possível, naturalmente, dispor mais do que apenas umreceptáculo na'seção de carcaça 5.
Em vez de conectar, de forma integral, a seção decarcaça 5 ao pelo menos um receptáculo 10 conforme descritoacima, também é possível afastar a seção de carcaça 5 do re-ceptáculo 10 por uma certa distância, por exemplo, com o au-xílio de elementos espaçadores. No módulo de tanque 1 ilus-trado na Figura 1, entretanto, a seção de carcaça 5 estádisposta de modo a formar o fundo do receptáculo 10.
O receptáculo 10, bem como a seção de carcaça 5,podem ser fabricados, por exemplo, a partir de materiaiscompostos de fibra tal como, por exemplo, GFRP ou CFRP. Umprojeto integral do módulo de tanque, consistindo do recep-táculo 10 e da seção de carcaça 5, proporciona o efeito po-sitivo das paredes laterais do receptáculo 10, contribuindopara o reforço da seção de carcaça 5, neste caso fazendo comque a construção monocoque da seção de carcaça 5 seja adi-cionalmente aperfeiçoada.
A Figura 1 também ilustra que a borda externa daseção de carcaça é adaptada perfeitamente ao contorno da a-bertura de fuselagem 8, de modo que o módulo de tanque possaser inserido na abertura de fuselagem 8, de maneira a se en-caixar perfeitamente, com sua seção de carcaça 5, e o recep-táculo 10 é enfim posicionado na área de carga 6 no interiorda fuselagem de aeronave 9. No estado instalado do módulo detanque 1, a seção de carcaça 5 veda a área de carga 6 comrelação à atmosfera externa, de modo que a seção de carcaça5 forme a extremidade inferior do receptáculo 10 e, ao mesmotempo, vede a abertura de fuselagem 8.
Em seu lado superior, o receptáculo 10 é munido deuma peça de conexão de tubos 4 para conectar o receptáculo10 a um sistema de tubos de alimentação no interior da fuse-lagem de aeronave. Esta peça de conexão 5 pode consistir,por exemplo, de uma conexão de linha a vácuo, de modo que amatéria fecal possa ser removida por sucção e transportadapara o receptáculo 10 por meio do sistema de tubos de ali-mentação no interior da aeronave, com o auxilio de um vácuogerado no receptáculo 10.
A fim de gerar tal corrente de alimentação a vá-cuo, um gerador de vácuo 3 é disposto no módulo de tanque 1e projetado para evacuar o receptáculo 10. 0 gerador de vá-cuo 3 transporta o ar evacuado do receptáculo 10 para forapor meio da conexão de ar externa 11.
A fim de utilizar a pressão diferencial entre o arexterno e o ar da cabine de passageiros que existe em vôosde alta altitude para a evacuação do receptáculo 10, o módu-lo de tanque 1 também é munido de uma linha de desvio 12 quetorna possível transportar uma corrente de ar paralela parapassando pelo gerador de vácuo 3. Graças a essa medida, apressão diferencial entre o ar externo e o ar dentro da ca-bine de passageiros em vôos de alta altitude torna possívela evacuação do receptáculo 10 por meio de apenas essa pres-são diferencial, fazendo com que o gerador de vácuo 3 sóprecise ser ativado enquanto a aeronave está inativa no soloou voando em baixas altitudes de vôo.
A fim de drenar a matéria fecal situada no recep-táculo 10, o módulo de tanque 1 possui também um dispositivode drenagem 2 para remover essa matéria fecal para fora pormeio de sucção.
Embora não esteja explicitamente ilustrado, o mó-dulo de tanque pode compreender ainda um dispositivo paradeterminar o nível de abastecimento imediato do receptáculo10. Também é possível disponibilizar um dispositivo paralimpar o interior do receptáculo, por exemplo, por meio deum processo de enxágüe.
De acordo com a Figura 1, o receptáculo 10 beiradiretamente a superfície 5 na forma de uma seção de carcaça,fazendo com que os conteúdos predominantemente líquidos doreceptáculo 10 tenham tendência a se congelarem, principal-mente a temperaturas baixas que prevalecem em altas altitu-des de vôo. A fim de eliminar esse risco de congelamento, otanque inventivo 1 pode compreender ainda um dispositivo pa-ra aquecer o pelo menos um receptáculo 10 que pode ser inte-grado, por exemplo, às paredes do receptáculo na forma deuma camisa de aquecimento ou uma espiral de aquecimento.
Lista de Referência
1 Módulo de tanque 2 Dispositivo de drenagem · 3 Gerador de vácuo 4 Conector do tubo de alimentação 5 Seção de carcaça 6 Área de carga 7 Cabine de passageiros 8 Abertura de fuselagem 9 Fuselagem de aeronave 10 Receptáculo 11 Conexão de ar externa 12 Linha de desvio

Claims (15)

1. Módulo de tanque (1) para instalação em uma a-bertura de fuselagem (8) de uma fuselagem de aeronave (9),CARACTERIZADO por compreender:- pelo menos um receptáculo (10), e- uma seção de carcaça (5) que forma uma extremi-dade externa do módulo de tanque (1) e é conectada ao recep-táculo (10),em que a seção de carcaça (5) possui um contornoque corresponde à abertura de fuselagem (8), na qual o módu-lo de tanque (1) pode ser encaixado com sua seção de carcaça(5), de modo que o receptáculo (10) seja posicionado no in-terior (6) da fuselagem de aeronave.
2. Módulo de tanque, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a seção de carcaça (5) ve-da o interior (6) da fuselagem de aeronave (9) em relação aoexterior.
3. Módulo de tanque, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que a seção de carcaça (5)forma uma extremidade inferior do pelo menos um receptáculo(10) de modo a se encaixar no lado inferior da abertura defuselagem (8).
4. Módulo de tanque, de acordo com qualquer umadas reivindicações precedentes, CARACTERIZADO pelo fato deque o pelo menos um receptáculo (10) e a seção de carcaça(5) são concretizados em uma só peça.
5. Módulo de tanque, de acordo com qualquer umadas reivindicações precedentes, CARACTERIZADO pelo fato deque o pelo menos um receptáculo (10) e a seção de carcaça(5) são fabricados a partir de um material composto de fibra.
6. Módulo de tanque, de acordo com qualquer umadas reivindicações precedentes, CARACTERIZADO pelo fato deque a seção de carcaça (5) tem dimensões tais que um enfra-quecimento estrutural de uma fuselagem de aeronave (9), cau-sado por uma abertura de fuselagem (8), é compensado quandoa seção de carcaça é instalada na abertura de fuselagem (8)da fuselagem de aeronave (9).
7. Módulo de tanque, de acordo com qualquer umadas reivindicações precedentes, CARACTERIZADO pelo fato deque o pelo menos um receptáculo (10) é concretizado na formade um receptáculo do grupo consistindo de receptáculos deágua residual, receptáculos de água doce e tanques de com-bustível.
8. Módulo de tanque, de acordo com qualquer umadas reivindicações precedentes, CARACTERIZADO pelo fato deque o pelo menos um receptáculo (10) possui um conector (4)que é projetado para conectar o pelo menos um receptáculo(10) a um sistema de tubos de alimentação no interior (6) dafuselagem da aeronave (9).
9. Módulo de tanque, de acordo com a reivindicação-8, CARACTERIZADO por adicionalmente compreender:- pelo menos um gerador de vácuo (3) projetado pa-ra gerar uma corrente de sucção de ar a partir do sistema detubos de alimentação para o pelo menos um receptáculo (10)por meio do pelo menos um receptáculo (10).
10. Módulo de tanque, de acordo com qualquer umadas reivindicações precedentes, CARACTERIZADO por adicional-mente compreender:- pelo menos um dispositivo para determinar o ní-vel de abastecimento imediato do pelo menos um receptáculo(10).
11. Módulo de tanque, de acordo com qualquer umadas reivindicações precedentes, CARACTERIZADO por adicional-mente compreender:- pelo menos um dispositivo para limpar o pelo me-nos um receptáculo (10) .
12. Módulo de tanque, de acordo com qualquer umadas reivindicações precedentes, CARACTERIZADO por adicional-mente compreender:- pelo menos um dispositivo para aquecer o pelomenos um receptáculo (10) que é integrado às paredes do re-ceptáculo.
13. Módulo de tanque, de acordo com qualquer umadas reivindicações precedentes, CARACTERIZADO por adicional-mente compreender:- pelo menos um dispositivo de drenagem (2) paraesvaziar o pelo menos um receptáculo (10).
14. Módulo de tanque, de acordo com pelo menos umadas reivindicações 9 a 13, CARACTERIZADO por adicionalmentecompreender:- pelo menos uma conexão para conectar o módulo detanque (1) a uma fonte de energia elétrica no interior (6)da fuselagem da aeronave (9).
15. Aeronave com um receptáculo (10) do grupo dereceptáculos consistindo de receptáculos de água residual,receptáculos de água doce e tanques de combustível,CARACTERIZADA pelo fato de que o receptáculo é concretizadona forma de um módulo de tanque (1) do tipo definido em umadas reivindicações 1 a 14.
BRPI0614241-9A 2005-08-09 2006-08-03 módulo de tanque para um sistema de esgoto a vácuo estruturalmente integrado para aeronaves BRPI0614241A2 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US70657605P 2005-08-09 2005-08-09
US60/706,576 2005-08-09
DE102005037578.2 2005-08-09
DE102005037578A DE102005037578A1 (de) 2005-08-09 2005-08-09 Tankmodul für ein strukturintegriertes Vakuum-Abwassersystem für Luftfahrzeuge
PCT/EP2006/007697 WO2007017184A1 (en) 2005-08-09 2006-08-03 Tank module for a structurally integrated vacuum sewage system for aircraft

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0614241A2 true BRPI0614241A2 (pt) 2011-03-15

Family

ID=37697166

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0614241-9A BRPI0614241A2 (pt) 2005-08-09 2006-08-03 módulo de tanque para um sistema de esgoto a vácuo estruturalmente integrado para aeronaves

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8888041B2 (pt)
EP (1) EP1912862B8 (pt)
JP (1) JP5047966B2 (pt)
CN (1) CN100558601C (pt)
BR (1) BRPI0614241A2 (pt)
CA (1) CA2614494A1 (pt)
DE (2) DE102005037578A1 (pt)
RU (1) RU2406659C2 (pt)
WO (1) WO2007017184A1 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102005060369A1 (de) * 2005-12-16 2007-07-05 Airbus Deutschland Gmbh Luftfahrzeug mit modularem Aufbau
DE102007018549A1 (de) * 2007-04-19 2008-10-30 Airbus Deutschland Gmbh Vakuum-Toilettensystem für Abwassertransport und Abwassersammlung in einem Flugzeug
US20130001364A1 (en) * 2009-12-02 2013-01-03 Saab Ab Helicopter with removable fuel tank
US20130061973A1 (en) * 2011-09-08 2013-03-14 Apparatebau Gauting Gmbh Plastic pipe, pipe system and aircraft comprising a pipe system
JP6209364B2 (ja) * 2013-06-03 2017-10-04 三菱航空機株式会社 航空機の扉、及び、それを備える航空機
FR3012795B1 (fr) * 2013-11-05 2015-12-04 Eurocopter France Giravion equipe de reservoirs a carburant montes par suspension sous un plancher median travaillant du fuselage du giravion
CN105836145B (zh) * 2015-01-14 2018-08-10 空客直升机 具有悬装于机身承重中间层下方的燃油箱的旋翼飞行器
EP3085620B1 (en) * 2015-04-23 2018-10-24 Airbus Operations GmbH Aircraft provided with a fluid tank module
FR3043647B1 (fr) * 2015-11-17 2018-07-27 Airbus Helicopters Aeronef muni d'une soute amovible
TWI727729B (zh) * 2020-03-30 2021-05-11 普新氣體股份有限公司 壓力控制設備

Family Cites Families (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB546492A (en) * 1941-01-15 1942-07-16 Maurice Cook Improvements in or relating to composite materials for use in fuel tanks
GB555984A (en) * 1942-03-10 1943-09-15 Fireproof Tanks Ltd Improvements in or relating to tanks for petrol or other liquids
US2387527A (en) * 1943-05-19 1945-10-23 Curtiss Wright Corp Cargo airplane
US2448862A (en) * 1944-03-13 1948-09-07 Ray B Conklin Cargo-carrying airplane
US2472947A (en) * 1945-01-19 1949-06-14 Josef S J Hlobil Universal cargo aircraft
US2937573A (en) * 1956-06-28 1960-05-24 Martin Co Bombing apparatus
US3079941A (en) * 1959-12-28 1963-03-05 Douglas Aircraft Co Inc Fuel tank drain system
US3361396A (en) * 1961-05-27 1968-01-02 Robert H. Reno Aircraft having a detachable pod
US3995328A (en) * 1974-12-13 1976-12-07 The Boeing Company Vacuum toilet system
US4306693A (en) * 1977-05-04 1981-12-22 Cooper Isaac B Aircraft with jettisonable fuel tank means
US4275470A (en) 1979-07-18 1981-06-30 Rogerson Aircraft Controls Vacuum-flush toilet arrangement for aircraft
US4426050A (en) * 1979-10-26 1984-01-17 Long Alvin L Dropout fuel tanks aircraft
US5002592A (en) 1988-02-26 1991-03-26 Oy Wartsila Ab Waste tank for a vacuum sewage system
ATE118747T1 (de) * 1991-10-17 1995-03-15 Gec Aerospace Ltd Kraftstoffheizvorrichtung für flugzeug.
US5931642A (en) * 1995-10-31 1999-08-03 Sealand Technology, Inc. Plastic combined vacuum and holding tank
JPH1121972A (ja) * 1997-07-03 1999-01-26 Chuo Setsubi Kogyo Kk 移動式トイレ
US6123495A (en) * 1998-06-16 2000-09-26 Robertson Aviation L.L.C Transport for moving and loading an auxiliary fuel tank
DE19908861A1 (de) * 1999-03-01 2000-09-07 Dietmar Wolter Fluggerät
WO2002006594A1 (en) * 2000-07-17 2002-01-24 Evac International Oy Vacuum toilet system for vehicles
RU34479U1 (ru) 2002-08-30 2003-12-10 Ваганов Валерий Иванович Туалет транспортного средства
DE202004017942U1 (de) * 2004-11-18 2005-04-14 Field, Roger Benzintank für Flugzeuge
US7980513B2 (en) * 2005-09-21 2011-07-19 Airbus Deutschland Gmbh Water-wastewater module for aircraft
US8132758B2 (en) * 2008-03-12 2012-03-13 Hamilton Sundstrand Corporation Environmental control system pack pallets

Also Published As

Publication number Publication date
EP1912862A1 (en) 2008-04-23
JP5047966B2 (ja) 2012-10-10
CA2614494A1 (en) 2007-02-15
DE102005037578A1 (de) 2007-02-22
RU2406659C2 (ru) 2010-12-20
CN100558601C (zh) 2009-11-11
CN101238034A (zh) 2008-08-06
US8888041B2 (en) 2014-11-18
WO2007017184A1 (en) 2007-02-15
JP2009504471A (ja) 2009-02-05
EP1912862B8 (en) 2009-12-16
US20100019088A1 (en) 2010-01-28
EP1912862B1 (en) 2009-09-30
DE602006009526D1 (de) 2009-11-12
RU2008108605A (ru) 2009-09-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0614241A2 (pt) módulo de tanque para um sistema de esgoto a vácuo estruturalmente integrado para aeronaves
US7980513B2 (en) Water-wastewater module for aircraft
EP0931720B2 (en) Galley vacuum waste disposal system
CN102348600B (zh) 具有增强外壁的飞行器发动机舱
US9015872B2 (en) System for flushing a vacuum toilet
CN102015451A (zh) 用于降低燃料箱的爆炸危险的安全系统
UA91194C2 (ru) Устройство для приема жидкостей в летательный аппарат и/или выпуска их из него
US7357149B2 (en) Auxiliary fuel tank systems for aircraft and methods for their manufacture and use
US4955091A (en) Method and apparatus for a vacuum assisted toilet system
US20170305552A1 (en) Disposable modular reservoir
CA2724588A1 (en) Auxiliary fuel tank system
BRPI0905156A2 (pt) instalação de biogás para metanização de biomassa tendo alta fração de sólidos
CN109073161A (zh) Lng卡车和用于组装lng卡车的方法
PT1247763E (pt) Reservatório para líquidos poluentes de água
DE102005045130B4 (de) Wasser-Abwassermodul für Luftfahrzeuge
EP3587248B1 (en) A duct stringer
CN207759471U (zh) 一种草原景区垃圾桶
CN220116438U (zh) 一种便携式节能堆肥箱的桶身结构
GB2123090A (en) Preventing air locks interupting flow in liquid fuel feed systems in aeronautical engines
CN219507837U (zh) 一种便携式节能堆肥箱
RU121783U1 (ru) Санитарно-техническое оборудование пассажирского вагона
RU2418700C2 (ru) Бак-накопитель отходов санузла железнодорожного вагона
RU84808U1 (ru) Оборудование туалета "омега-4"
CN211651272U (zh) 一种沼气冷凝水罐
US20220396374A1 (en) A fueling system for an aircraft, a method for operating the fueling system and use of such fueling system

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: AIRBUS OPERATIONS GMBH (DE)

Free format text: NOME ALTERADO DE: AIRBUS DEUTSCHLAND GMBH

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2265 DE 03/06/2014.