BRPI0613538A2 - vaso tendo fonte de gás comprimido de co2 - Google Patents

vaso tendo fonte de gás comprimido de co2 Download PDF

Info

Publication number
BRPI0613538A2
BRPI0613538A2 BRPI0613538-2A BRPI0613538A BRPI0613538A2 BR PI0613538 A2 BRPI0613538 A2 BR PI0613538A2 BR PI0613538 A BRPI0613538 A BR PI0613538A BR PI0613538 A2 BRPI0613538 A2 BR PI0613538A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pressure
vessel according
cartridge
vessel
insert
Prior art date
Application number
BRPI0613538-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Kurt Oberhofer
Timm Oberhofer
Original Assignee
Timm Oberhofer
Kurt Oberhofer
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from EP05011896A external-priority patent/EP1642861B1/de
Application filed by Timm Oberhofer, Kurt Oberhofer filed Critical Timm Oberhofer
Publication of BRPI0613538A2 publication Critical patent/BRPI0613538A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B67OPENING, CLOSING OR CLEANING BOTTLES, JARS OR SIMILAR CONTAINERS; LIQUID HANDLING
    • B67DDISPENSING, DELIVERING OR TRANSFERRING LIQUIDS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B67D1/00Apparatus or devices for dispensing beverages on draught
    • B67D1/04Apparatus utilising compressed air or other gas acting directly or indirectly on beverages in storage containers
    • B67D1/0412Apparatus utilising compressed air or other gas acting directly or indirectly on beverages in storage containers the whole dispensing unit being fixed to the container
    • B67D1/0418Apparatus utilising compressed air or other gas acting directly or indirectly on beverages in storage containers the whole dispensing unit being fixed to the container comprising a CO2 cartridge for dispensing and carbonating the beverage

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Devices For Dispensing Beverages (AREA)
  • Filling Or Discharging Of Gas Storage Vessels (AREA)

Abstract

VASO TENDO FONTE DE GáS COMPRIMIDO DE CO~2~. A fonte de gás comprimido de CO~2~ é uma inserção que pode ser fixada de maneira selada em uma abertura do vaso. A inserção tem um cartucho (14) de CO~2~ em alta pressão, uma válvula de regulação de pressão para descarregar CO~2~ do mesmo e um botão giratório (24) que é acessível do lado de fora. O botão giratório (24) coopera com um cursor guiado axialmente (40), que pode ser atuado para perfurar o cartucho de CO~2~ em alta pressão (14) com uma agulha de perfuração (34).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "VASO TEN-DO FONTE DE GÁS COMPRIMIDO DE CO2".
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se a um recipiente que pode sercheio com um líquido e fechado em uma condição estanque à pressão, e doque o líquido pode ser retirado. Exemplos de tais recipientes são tambores,pequenos tambores (barris de festa) ou latas, nos quais os líquidos que con-tém CO2, especialmente as bebidas, são cheios sob pressão. Especifica-mente, esta refere-se a barris de cerveja de festa.
Existem conexões de torneira que operam com cartuchos deCO2 de alta pressão e que podem ser utilizadas para sangrar tais recipientesde modo a retirar o líquido dos mesmos por meio de pressão de CO2. Istocorresponde à técnica de sangria padrão em gastronomia, em que o CO2 degarrafas de CO2 de alta pressão é utilizado e uma salubridade e vida de pra-teleira muito boas da cerveja são conseguidas.
Em alguns grupos de consumidores, no entanto, as conexões detorneira com cartuchos de alta pressão de CO2 não tornaram-se populares.Para as pessoas as quais adquirem os barris de cerveja de festa somenteocasionalmente, não vale a pena adquirir uma conexão de torneira dispendi-osa. Algumas pessoas sentem-se até desconfortáveis em manipular os car-tuchos de CO2 de alta pressão. Outras preocupam-se com o suprimento desubstituição de cartuchos.
Foram portanto desenvolvidos barris de cerveja de festa equipa-dos com uma torneira de saída integrada na região de fundo do barril, pormeio de que a cerveja pode ser retirada somente pela pressão interna e agravidade. Usualmente o ar é admitido no barril de festa acima da superfíciede líquido no mesmo, de modo a permitir uma equalização de pressão. Istopode ser conseguido perfurando um com um abridor de latas. No entanto,outros barris de cerveja de festa tem uma torneira de saída integrada e umaválvula de admissão de ar operada a mão na placa de extremidade superiordo barril, fazendo parte de um fechamento de batoque (ver WO 99/23008 A1).Uma desvantagem de tais barris de festa é que a salubridade ea vida de prateleira da cerveja são prejudicadas pelo ingresso de ar no es-paço superior do barril. Quando um barril de festa deste tipo é sangrado, oconteúdo deve ser rapidamente consumido, de modo que a cerveja não tor-ne-se insípida e passada.
Diversas sugestões foram feitas em relação ao aperfeiçoamentoda vida de prateleira de cerveja em um barril de festa sangrado. Por exem-plo, a WO 99/47451 A1 ensina integrar um aerossol que pode conter CO2ligado a um carbono ativo sob baixa pressão no barril de festa e acumularuma pressão de CO2 dentro do espaço superior do barril suficiente para e-qualizar ou exceder a pressão parcial do CO2 dissolvido na cerveja. Umadesvantagem é o grande volume da lata.
Da DE 19952379 A1 é conhecido um aplicador de CO2 para bar-ris de festa na forma de um dispositivo manual separado, com o qual o barrilde festa é perfurado acima da superfície de líquido dentro do mesmo de mo-do a bombear o CO2 para dentro do espaço superior do barril. O aplicadorcontém um cartucho de CO2 de alta pressão e uma válvula de regulação depressão. Este está destinado para múltiplas utilizações e pode ser transferi-do de barril de festa para barril de festa. Mesmo se o consumo de CO2 puderser menor do que no caso de uma conexão de torneira que opera com CO2,um tal aplicador de CO2 no final cria preocupações similares em grupos deconsumidores.
Da prática é também conhecido que pode ser introduzida rio es-paço superior de um barril de cerveja de festa uma bolsa de pressão, a qualexpande quando a pressão dentro do espaço superior cai, por meio disto porum lado enchendo o espaço vazio que está sendo formado e por outro ladoexercendo uma pressão de contato sobre a superfície de líquido dentro dobarril maior do que a pressão parcial do CO2 dissolvido na cerveja. A bolsade pressão compreende múltiplas dobras de filme plástico que é impermeá-vel à difusão de oxigênio. Esta tem uma pluralidade de câmaras que contémprodutos químicos de formação de gás, tais como o fermento e o ácido cítri-co. As câmaras são sucessivamente ativadas conforme a pressão cai dentrodo espaço superior do barril de festa e são infladas pelo gás desenvolvidodurante a reação dos produtos químicos.
Uma desvantagem da bolsa de pressão conhecida é a aplicaçãoinstável de pressão sobre a cerveja. A pressão aumenta subitamente quan-do a respectiva próxima câmara da bolsa de pressão é ativada, e então estacai sucessivamente. Isto resulta em um comportamento de sangria irregular.O comportamento de sangria flutua entre a descarga da cerveja em um fortefluxo e um mero escorrimento.
O objeto da invenção é de prover um recipiente do tipo aqui aci-ma mencionado que tem uma fonte de gás CO2 comprimido integrada depequeno volume total, da qual o CO2 descarregado exerce uma pressão es-tável sobre o líquido dentro do recipiente e aperfeiçoa a sua vida de pratelei-ra e a salubridade.
Este objeto é conseguido por um recipiente que tem um insertoque pode ser fixo em um modo vedado dentro de uma abertura do recipientee um cartucho de CO2 de alta pressão, uma válvula de regulação de pressãopara descarregar o CO2 do mesmo e um elemento de controle que é acessí-vel por fora e que pode ser atuado para perfurar o cartucho de CO2 de altapressão com uma agulha de perfuração. O elemento de controle é um botãorotativo, o qual coopera com uma corrediça axialmente guiada para atuar aagulha de perfuração.
Em virtude de seu pequeno volume total, o inserto é adequadopara substituir o fechamento de batoque com válvula de equalização depressão de acordo com a WO 99/23008 A1, sem necessitar nenhuma modi-ficação substancial da forma e do tamanho do respectivo recipiente a serequipado com o mesmo, tal como um barril de cerveja de festa. Os proces-sos em uma fábrica de enchimento são ligeiramente alterados no máximo. Oinserto pode ser feito de material plástico, o qual por anos mostrou-se maisadequado para um fechamento de batoque com válvula de equalização depressão e uma torneira de saída. A configuração do elemento de controlecomo um botão rotativo corresponde àquela da válvula de equalização depressão amplamente utilizada de acordo com a WO 99/23008 A1. A opera-ção da fonte de gás CO2 comprimido é rotineiramente tão simples que umusuário familiarizado com a atuação de uma válvula de equalização de pres-são convencional dificilmente notará qualquer diferença. O usuário não ma-nipula diretamente um cartucho de CO2 de alta pressão, o que o tornariaprovavelmente incomodado. O cartucho está projetado para utilização única,e um único recipiente e será descartado juntamente com o mesmo. Especifi-camente, a vida de prateleira da cerveja em um barril de festa com torneiraserá estendida por diversos dias sem a preocupação de encher o espaçosuperior com CO2 ao invés de ar. Os cartuchos de CO2 perfuráveis comerci-ais em um tamanho adequado para a fonte de gás CO2 comprimido da in-venção contém aproximadamente 16 g de CO2 a uma pressão de aproxima-damente 80 bar. A redução e a regulação precisa da pressão do CO2 des-carregado no espaço superior do recipiente impõe especificações considerá-veis à construção de uma fonte de gás CO2 comprimido na forma de um in-serto compacto. A pressão está tipicamente entre 0,5 e 0,7 bar. Esta é iguala ou ligeiramente maior do que a pressão parcial do CO2 dissolvido no líquido.
Especialmente para a cerveja, o conteúdo de CO2 é um dos fato-res que determina o sabor. O conteúdo de CO2 varia de variedade de cerve-ja para variedade de cerveja. Se a pressão de CO2 no espaço superior dobarril de festa for muito baixa, o CO2 escapa da cerveja. Se a pressão deCO2 no espaço superior for muito alta, a cerveja torna-se sobrecarbonatadae o seu sabor e salubridade são prejudicados. A fonte de gás CO2 comprimi-do daqui em diante descrita em detalhes assegura que nem um nem a outraocorram.
Em uma modalidade preferida, o botão rotativo está montadopara girar em um modo axialmente fixo. O botão rotativo e a corrediça estãoem contato com superfícies inclinadas que estendem-se na direção circunfe-rencial.
Em uma modalidade preferida, as superfícies inclinadas sobemcom a mesma inclinação, em proporção ao ângulo circunferencial. As super-fícies inclinadas mesclam uma na outra como recuos axiais como degrau.Em uma modalidade preferida, quatro superfícies inclinadas dis-postas em uma configuração quadrada estão providas.
Em uma modalidade preferida, a corrediça entra em contato ni-velado com a agulha de perfuração durante a perfuração do cartucho deCO2 de alta pressão, de modo que face de extremidade fique contra face deextremidade.
Em uma modalidade preferida, a agulha de perfuração para aperfuração do cartucho de CO2 de alta pressão está estruturalmente combi-nada com um membro de válvula da válvula de regulação de pressão, o qualé axialmente ajustável entre uma posição de vedação e uma posição depassagem em uma sede de válvula da válvula de regulação de pressão.
Em uma modalidade preferida, a válvula de regulação de pres-são tem uma abertura de saída lateral, na frente da qual está disposta umaluva elástica anular que tem uma função de não retorno. A luva asseguraque nenhum líquido possa entrar no inserto. Um O-ring elástico pode tam-bém ser utilizado para o mesmo propósito.
Em uma modalidade preferida, a agulha de perfuração ocupauma posição de vedação diretamente a jusante da sede de válvula da válvu-la de regulação de pressão logo antes que a perfuração aconteça. Por meiodisto o volume do espaço de válvula no qual a pressão máxima do cartuchode CO2 de alta pressão é admitida após este ter sido perfurado é muito pe-queno.
Em uma modalidade preferida, o recipiente tem uma câmara es-tanquemente vedada, na qual a cabeça do cartucho de CO2 de alta pressãotem uma montagem ajustada na abertura do recipiente. A vedação estanqueda câmara é preferida por razões de higiene.
Em uma modalidade preferida, a câmara está fechada com umacobertura inferior, a qual está soldada ou aparafusada na parede da câmara.A junta é estanque. O cartucho de CO2 de alta pressão não entra em contatocom o líquido que constitui o conteúdo do recipiente.
Em uma modalidade preferida, o cartucho de CO2 de alta pres-são está vedado contra a parede da câmara, ao redor da circunferência deseu pescoço de pequeno diâmetro. Por meio disto as forças axiais às quaiso cartucho está sujeito durante a perfuração são limitadas.
Em uma modalidade preferida, o inserto ocupa uma aberturasuperior do recipiente. O CO2 do cartucho de CO2 de alta pressão é descar-regado para dentro do espaço superior do recipiente acima da superfície delíquido no mesmo.
Em uma modalidade preferida, a abertura que recebe o inserto éum furo de batoque, através do qual o recipiente é cheio com o líquido. Oinserto funciona como o fechamento de furo de batoque.
O CO2 do cartucho de CO2 de alta pressão pode ser descarre-gado para dentro do espaço superior do recipiente acima da superfície delíquido no mesmo. No entanto, é também possível conectar uma bolsa depressão no inserto. A bolsa de pressão é puxada pela aplicação de vácuo noalojamento do inserto e é vedada por calor estanquemente no alojamento. Abolsa de pressão é finalmente disposta em contato direto com o alojamentodo inserto no interior do recipiente. Esta é inflada pelo CO2 descarregado.
Comparada com a bolsa de pressão da técnica anterior aqui acima mencio-nada, a vantagem é então conseguida pelo fato de que a pressão de enchi-mento da bolsa de pressão é constante, ou em outras palavras nenhumaflutuação de pressão nem irregularidades no comportamento de sangria o-correm. A pressão de enchimento pode ser ajustada em um valor um poucomais alto do que a pressão parcial do CO2 dissolvido no líquido, cuja pres-são portanto permanece completamente não afetada e neutra com referên-cia ao sabor.
Na variante com a bolsa de pressão, um gás comprimido outroque o CO2 pode ser também injetado de um cartucho de alta pressão.
Em uma modalidade preferida, o recipiente tem uma torneira desaída no fundo. A retirada do líquido então acontece por pressão interna e oefeito da gravidade. O CO2 do cartucho de CO2 de alta pressão impede queuma pressão reduzida desenvolva-se dentro do espaço superior do recipien-te. Isto é possível nas variantes com e sem a bolsa de pressão.
Na variante com a bolsa de pressão, o recipiente pode ter, aoinvés da torneira de saída, um espicho superior para o qual é conduzida umalinha de conduto ascendente que estende-se para o fundo do recipiente. Olíquido é transportado pela pressão do CO2 descarregado do cartucho deCO2 de alta pressão para o espicho. A sangria no topo do recipiente é maisconveniente do que no fundo.
Em uma modalidade preferida, uma torneira de saída juntamentecom uma conexão de mangueira está provida no exterior do espicho. O bicode saída é adicionado ao recipiente como uma peça separada. Este é enga-tado sobre o dito recipiente após o espicho ter sido removido.
A invenção será explicada em mais detalhes daqui em diantecom base nas modalidades exemplares ilustradas no desenho, em que:
Figura 1 mostra uma fonte de gás CO2 comprimido em um cortelongitudinal;
Figura 2 mostra a vista lateral de um recipiente cortado que con-tém a fonte de gás CO2 comprimido, na qual uma bolsa de pressão está co-nectada, como um fechamento de furo de batoque;
Figura 3 mostra a vista correspondente de um recipiente quecontém a fonte de gás CO2 comprimido em uma abertura separada da placade extremidade superior do recipiente; e
Figura 4 mostra a vista correspondente de um recipiente quecontém a fonte de gás CO2 comprimido em uma abertura da placa de extre-midade inferior do recipiente.
A fonte de gás CO2 comprimido mostrada na Figura 1 está cons-truída como um inserto, o qual monta dentro do furo de batoque de um reci-piente, estende-se para dentro do recipiente e fecha estanquemente o furode batoque. A fonte de gás CO2 comprimido pode tomar o lugar do fecha-mento de furo de batoque com a válvula de equalização de pressão de acor-do com a WO 99/23008 A1.
O recipiente é cheio sob pressão com um líquido que contémCO2 através do furo de batoque usualmente disposto no meio de sua placade extremidade superior. Após o que o furo de batoque é fechado estanquecom o inserto. Para retirar o líquido, pode ser utilizada uma torneira de saídaintegrada, a qual está disposta na parede lateral do recipiente na altura dasua placa de extremidade inferior. O líquido flui para fora sob a ação depressão interna e de gravidade, até que uma pressão reduzida seja atingidadentro do espaço superior do recipiente acima da superfície de líquido nomesmo. Para ajustar isto corretamente e mantê-la em um modo controlado,a fonte de gás CO2 comprimido é ativada. A fonte de gás GO2 comprimidoinjeta o CO2 dentro do espaço superior do recipiente sob uma pressão quecorresponde à pressão parcial do CO2 dissolvido no líquido ou que ligeira-mente exceda esta pressão parcial. Por meio disto um esvaziamento estáveldo recipiente é assegurado. Nenhum ar é admitido dentro do espaço superi-or do recipiente. O conteúdo de CO2 do líquido permanece constante.
O inserto tem uma forma alongada afilada, e pela maior parte éradialmente simétrico em relação a um eixo geométrico central. Este é feitograndemente de plástico. Os materiais plásticos utilizados para a sua fabri-cação mostraram-se efetivos por anos para os fechamentos de furo de bato-que e as torneiras de saída de recipientes relevantes. A técnica de molda-gem por injeção de plástico de dois componentes pode ser utilizada para afabricação. As peças de plástico inflexível, duro estão mostradas como áreashachuradas no desenho, e as peças de plástico elástico, macio estão ilus-tradas como áreas pretas cheias.
Quando o inserto está na condição instalada, fechando o furo debatoque do recipiente, este projeta-se com um alojamento 10 para dentro dorecipiente. Na sua extremidade interna o alojamento 10 tem uma câmara 12para receber um cartucho de CO2 de alta pressão 14 em uma montagemajustada. A cabeça do cartucho 14, na face de extremidade do qual este po-de ser perfurado, está mais próxima do furo de batoque. O cartucho 14 temo seu menor diâmetro em um pescoço cilíndrico reto. Aqui este está vedadocom uma vedação cilíndrica 16 contra a parede do alojamento 10.
A extremidade interna da câmara 12 está fechada com uma co-bertura 18, a qual está soldada ou aparafusada na parede do alojamento 10.
O alojamento 10 está externamente sustentado com um colarcircunferencial 20 sobre a borda virolada do furo de batoque. Sobre o colar20 está formada uma vedação 22, com a qual o inserto veda o furo de bato-que.
O botão rotativo 24 rebaixado no alojamento 10 projeta-se parafora além do colar 20, e pode ser atuado para perfurar o cartucho de CO2.
Por meio de um ressalto circunferencial 26 que projeta-se radialmente parafora, o botão rotativo 24 está montado dentro de uma ranhura circunferencialdo alojamento 10 para girar em um modo axialmente fixo.
Uma aba de puxar 30, a qual pode ser dobrada para cima, estáligada por uma dobradiça de filme 28 na face de extremidade externa do bo-tão rotativo 24. A aba de puxar 30 está conectada no botão rotativo 24 atra-vés de pontos de ruptura predeterminados, os quais rompem em um modoclaramente visível quando dobrada para cima primeiro. Os pontos de rupturapredeterminados constituem uma vedação à prova de violação.
Para perfurar o cartucho de CO2 14 é utilizada uma agulha deperfuração 34, a qual está estruturalmente combinada com o membro deválvula de uma válvula de regulação de pressão. O membro de válvula estámontado juntamente com um diafragma elástico 36 no centro do eixo geo-métrico do alojamento 10. A ponta da agulha de perfuração 34 está dispostaa somente uma curta distância da face de extremidade do cartucho de CO2 14.
Durante o movimento de posicionamento axial da agulha de per-furação 34 sobre o cartucho de CO2 14, o membro de válvula levanta deuma sede de válvula 38 da válvula de regulação de pressão. A sede de vál-vula 38 é feita de um material de vedação elástico e moldada por sobre oalojamento 10.
A agulha de perfuração 34 é forçada por uma corrediça 40, aqual está disposta entre o botão rotativo 24 e a agulha de perfuração 34. Acorrediça 40 está guiada em uma relação de deslizamento longitudinal den-tro do alojamento 10. Para este propósito são utilizados carnes 42, os quaisestendem-se radialmente para fora da superfície da corrediça 40 e acoplamdentro de ranhuras axiais 44 do alojamento 10.
O botão rotativo 24 e a corrediça 40 estão em contato com assuperfície inclinadas 46 que estendem-se na direção circunferencial. Quatrosuperfícies inclinadas 46 dispostas em uma configuração quadrada estãoprovidas, subindo com a mesma inclinação em proporção ao ângulo circun-ferencial e mesclando uma com a outra em recuos axiais como degrau. Acorrediça 40 é deslocada axialmente girando o botão rotativo 24.
Uma mola de compressão helicoidal 48 está presa entre a cor-rediça 40 e a agulha de perfuração 34. A mola de compressão helicoidal es-tá disposta ao redor de uma extensão central, como plugue 50 no lado ex-terno da agulha de perfuração 34 mais distante do diafragma 36 e ao redorde um impulsor axial, central, 52 no interior da corrediça 40. A extensão 50 eo impulsor 52 tem faces de extremidade planas, as quais estão dispostasopostas uma à outra com uma curta distância entre as mesmas. Antes que aperfuração acontece, portanto, a corrediça 40 é mantida afastada da agulhade perfuração 34 por meio da mola de compressão helicoidal 48.
O diafragma 36 limita um espaço de trabalho 54 a jusante dasede de válvula 38 da válvula de regulação de pressão. O espaço de traba-lho 54 tem uma abertura de saída lateral 56, na frente da qual está dispostauma luva elástica anular 58. A luva 58 tem a função de uma válvula de nãoretorno. Esta impede que o líquido entre o inserto.
Para perfurar o cartucho de CO2 14, a aba de puxar 30 é dobra-da para cima e o botão rotativo 24 é girado por aproximadamente 90°. A cor-rediça 40 é movida axialmente para dentro contra a força da mola de com-pressão helicoidal 48. O seu impulsor 52 entra em contato nivelado com aextensão 50 da agulha de perfuração 34, de modo que uma face de extremi-dade fique contra a outra face de extremidade. A agulha de perfuração 34 émovida axialmente para dentro sob uma deformação elástica do diafragma36. Logo antes de executar a perfuração, este ocupa uma posição de veda-ção sobre uma vedação 60 diretamente a jusante da sede de válvula 38 daválvula de regulação de pressão. O membro de válvula levanta da sede vál-vula 38. Após a perfuração, um espaço de válvula muito pequeno 62 a mon-tante da cabeça do cartucho de CO214 enche com CO2 sob alta pressão.
Após o botão rotativo 24 ter girado 90° completos ou mais, a cor-rediça 40 pula axialmente para trás para fora sob a força da mola de com-pressão helicoidal 48. A agulha de perfuração 34 é também recuada axial-mente pela deformação de retorno elástico do diafragma 36, a válvula deregulação de pressão é fechada e uma pequena quantidade de CO2 sob altapressão é admitida no espaço de trabalho 54. Uma abertura e fechamentoadicionais da válvula de regulação de pressão é determinada por um equilí-brio de forças através do diafragma 36, estabelecido pelas propriedades e-lásticas do diafragma 36, a constante de mola da mola de compressão heli-coidal 48 e a pressão de CO2 dentro do espaço de trabalho 54. O fator de-terminante para a presença do CO2 descarregado é a constante de mola damola de compressão helicoidal 48.
Usualmente o usuário ativará a fonte de gás CO2 comprimidoquando a pressão interna dentro do recipiente caiu tanto que o fluxo de lí-quido que emerge através da torneira de saída está muito fraco. No entanto,a fonte de gás CO2 comprimido já pode ser ativada com antecedência semdificuldade mesmo se a pressão interna dentro do recipiente for ainda alta. Aintrodução de CO2 no espaço superior do recipiente não acontece desde quea alta pressão interna esteja atuando sobre a luva 58 na frente da aberturade saída 56.
De acordo com a Figura 2 até a Figura 4, a luva 58 é omitida. Aocontrário, a fonte de gás CO2 comprimido está conectada em uma bolsa depressão 66, a qual circunda o alojamento 10 e pode ser inflada pelo CO2descarregado.
Ao invés de uma torneira de saída, o recipiente tem um espicho68 integrado, o qual está disposto sobre a parede lateral do recipiente naaltura de sua placa de extremidade superior. Uma linha de conduto ascen-dente 70 que estende-se para a placa de extremidade inferior do recipienteleva para o espicho 68. A linha de conduto ascendente 70 tem furos de su-perfície 72 no modo de uma linha de drenagem. Uma parte de atuação 74 eum bico de saída 76 juntamente com uma conexão de mangueira estão pro-vidos externamente sobre o espicho 68.
Na Figura 2, a fonte de gás CO2 comprimido funciona como umfechamento de furo de batoque de um furo de batoque, o qual está dispostono centro da placa de extremidade superior do recipiente e é utilizado para oenchimento do recipiente. Na Figura 3, a fonte de gás CO2 comprimido estáassentada dentro de uma abertura lateral separada da placa de extremidadesuperior do recipiente, e na Figura 4 esta está assentada dentro de uma a -bertura na placa de extremidade inferior do recipiente.
LISTA DE NÚMEROS DE REFERÊNCIA
10 Alojamento 12 Câmara 14 Cartucho de CO2 de alta pressão 16 Vedação sobre o cartucho 18 Cobertura 20 Colar 22 Vedação sobre o colar 24 Botão rotativo 26 Ressalto 28 Dobradiça de filme 30 Aba de puxar 34 Agulha de perfuração 36 Diafragma 38 Sede de Válvula 40 Corrediça 42 Came 44 Ranhura axial 46 Superfície inclinada 48 Mola de compressão helicoidal 50 Extensão 52 Impulsor 54 Espaço de trabalho 56 Abertura de saída 58 Luva 60 Vedação para a agulha62 Espaço de válvula66 Bolsa de pressão68 Espicho70 Linha de conduto ascendente72 Furo de superfície74 Parte de atuação76 Bico de saída

Claims (16)

1. Vaso que pode ser cheio com líquido e fechado à prova depressão e do qual pode ser retirado líquido, apresentando uma inserção quepode ser fixada de maneira vedada em uma abertura do vaso e um cartuchode CO2 em alta pressão (14), uma válvula de regulação-de pressão paradescarga de CO2 do mesmo e um elemento de controle que é acessível dolado de fora, por sua atuação o cartucho de CO2 em alta pressão é perfurá-vel com uma agulha de perfuração (34), sendo que o elemento de controle éum botão giratório (24), que coopera com um cursor (40) guiado axialmente,com o qual a agulha de perfuração (34) é atuável, caracterizado pelo fato deo botão giratório (24) é fixado axialmente e apoiado de modo girável, e ondeo botão giratório (24) e o cursor (40) estarem em contato com superfíciesinclinadas (46) que se estendem em direção circunferencial.
2. Vaso, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de as superfícies inclinadas (46) subirem com a mesma inclinação, emproporção ao ângulo circunferencial e se fundirem dentro do outro em reen-trâncias em axiais, semelhantes a degraus.
3. Vaso, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizadopelo fato de compreender quatro superfícies inclinadas (46) dispostas emquadrantes.
4. Vaso, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a-3, caracterizado pelo fato de o cursor (40) entrar em contato de nivelamentocom a agulha de perfuração (34) durante a perfuração do cartucho de CO2em alta pressão (14), de modo que a face extrema fica contra a face extrema.
5. Vaso, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a-4, caracterizado pelo fato de a agulha de perfuração (34) ser estruturalmentecombinada com um elemento de válvula da válvula de regulação de pressão,que é ajustável axialmente entre uma posição de vedação e uma posição depassagem em uma sede de válvula (38) da válvula de regulação de pressão.
6. Vaso, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a-5, caracterizado pelo fato de a válvula de regulação de pressão tem umaabertura lateral de saída (56), em frente da qual está disposta uma luva elás-tica anular (58) ou um anel-0 tendo função de não retorno.
7. Vaso, de acordo com a reivindicação 5 ou 6, caracterizadopelo fato de a agulha de perfuração (34) ocupar uma posição de vedaçãodiretamente a jusante da sede de válvula (38) da válvula de regulação depressão exatamente antes que a perfuração ocorra.
8. Vaso, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 7, caracterizado pelo fato de ter uma câmara hermeticamente vedada (12),em que a cabeça do cartucho de CO2 em alta pressão (14) ter um encaixeapertado na abertura.
9. Vaso, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelofato de a câmara (12) ser fechada com uma cobertura de fundo (18), que ésoldada ou aparafusada na parede da câmara (12)
10. Vaso, de acordo com a reivindicação 8 ou 9, caracterizadopelo fato de o cartucho de CO2 em alta pressão (14) ser selado contra a pa-rede da câmara (12), em torno da circunferência de seu gargalo de pequenodiâmetro.
11. Vaso, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1a 10, caracterizado pelo fato de a inserção ocupar uma abertura de topo dovaso e pelo fato de CO2 do cartucho CO2 em alta pressão (14) pode ser des-carregado em um espaço de topo do vaso acima da superfície de líquidoexistente.
12. Vaso, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1a 11, caracterizado pelo fato de a abertura ser um orifício, através do qual ovaso pode ser cheio com o líquido e pelo fato de a inserção funcionar comoo fechamento de orifício.
13. Vaso, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1a 12, caracterizado pelo fato de uma bolsa de pressão (66), que pode serinflada pelo CO2 descarregado é conectado à inserção.
14. Vaso, de acordo com qualquer uma das reivindicações de a 13, caracterizado pelo fato de ter uma torneira de saída no fundo.
15. Vaso, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1a 13, caracterizado pelo fato de ter uma torneira de topo (68), que leva auma linha de subida (70) que se estende no fundo do vaso.
16. Vaso, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelofato de uma calha (76) de saída, junto com uma conexão de mangueira, éproporcionada no lado de fora da torneira (68).
BRPI0613538-2A 2005-06-02 2006-05-27 vaso tendo fonte de gás comprimido de co2 BRPI0613538A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP05011896.7 2005-06-02
EP05011896A EP1642861B1 (de) 2004-09-29 2005-06-02 Behälter mit CO2-Druckgasquelle
PCT/EP2006/005089 WO2006128653A1 (de) 2005-06-02 2006-05-27 Behälter mit co2-druckgasquelle

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0613538A2 true BRPI0613538A2 (pt) 2011-01-18

Family

ID=36764732

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0613538-2A BRPI0613538A2 (pt) 2005-06-02 2006-05-27 vaso tendo fonte de gás comprimido de co2

Country Status (5)

Country Link
JP (1) JP2008545931A (pt)
AU (1) AU2006254390B2 (pt)
BR (1) BRPI0613538A2 (pt)
CA (1) CA2609771A1 (pt)
WO (1) WO2006128653A1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102007036469A1 (de) * 2007-01-25 2008-07-31 SCHäFER WERKE GMBH Getränke-Ausschankeinrichtung als Einweggebinde
DE102008056990A1 (de) * 2008-11-12 2010-05-20 SCHäFER WERKE GMBH Getränkebehälter, hergestellt aus einem thermoplastischen Kunststoff, insbesondere PET
EP2336078A1 (en) 2009-12-18 2011-06-22 Anheuser-Busch InBev S.A. Pressurized gas driven liquid dispensing device comprising a piercing unit
EP2339421A1 (en) 2009-12-18 2011-06-29 Anheuser-Busch InBev S.A. Pressure regulating valve for pressure driven beverage dispensing apparatuses
EP2336077A1 (en) 2009-12-18 2011-06-22 Anheuser-Busch InBev S.A. Beverage dispensing apparatus comprising an integrated pressure reducing channel
EP2405164A1 (en) 2010-07-08 2012-01-11 Anheuser-Bush Inbev NV Resilient closure for pressure driven dispensing container
IT201600068705A1 (it) * 2016-07-01 2018-01-01 Emdotem S R L Contenitore per liquido associato a un gasatore
US11045774B2 (en) 2018-12-21 2021-06-29 EMDOTEM S.r.L. Container for liquids associated with a carbonator

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3243085A (en) * 1962-07-05 1966-03-29 Reynolds Metals Co Dispensing container having a gas pressure container therein
US3434632A (en) * 1967-08-24 1969-03-25 John A Batrow Liquid dispensing apparatus
US4632276A (en) * 1983-12-30 1986-12-30 Yukio Makino Liquid dispensing device
BE1004020A3 (nl) * 1989-05-31 1992-09-08 S Mc D Murphy & Partners Ltd Spuitbus.
BE1004018A3 (nl) * 1989-05-31 1992-09-08 S Mc D Murphy & Partners Ltd Inrichting voor het leveren van druk bij spuitbussen en spuitbussen die van zulke inrichting gebruik maakt.
BE1003981A3 (nl) * 1989-05-31 1992-07-28 S Mcd Murphy & Partners Ltd Drukregelaar voor spuitbussen en membraan hierbij aangewend.
US5110012A (en) * 1991-01-11 1992-05-05 Scholle Corporation Beverage container with regulated pressure
DE20206874U1 (de) * 2002-04-30 2002-07-25 Schwarz Dieter Ds Produkte Vorrichtung zum Lösen eines Gases in einer Flüssigkeit

Also Published As

Publication number Publication date
CA2609771A1 (en) 2006-12-07
AU2006254390A1 (en) 2006-12-07
AU2006254390B2 (en) 2010-05-13
WO2006128653A1 (de) 2006-12-07
JP2008545931A (ja) 2008-12-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8763866B2 (en) Vessel having compressed CO2 gas source
BRPI0613538A2 (pt) vaso tendo fonte de gás comprimido de co2
US8251257B2 (en) Vessel having CO2 compressed gas source
US6789707B2 (en) Storage and dispensing of carbonated beverages
US3976221A (en) Carbonator and dispenser for carbonated liquid or the like
RU2430010C2 (ru) Емкость для напитка и узел в сборе из такой емкости и выдачного устройства
JPH0248953B2 (pt)
US5884810A (en) Dispenser having a breakable and replaceable membrane for a rigid container for liquids
JP2008545932A5 (pt)
KR20140124900A (ko)
US3198405A (en) Dispenser
JP2572789B2 (ja) 容器からのビール注ぎ出し装置
EP0043698A1 (en) Taps
US20100140265A1 (en) Container having co2 compressed gas source and overpressure burst safeguard
JP2515407Y2 (ja) 包装袋の注出具
US2105051A (en) Dispensing attachment for beverage containers
JP2002337991A (ja) 飲料注出装置
JP3853640B2 (ja) 飲料注出装置
WO2021169751A1 (zh) 一种具有加料调和的盖组件
JP6929092B2 (ja) 炭酸飲料サーバ
Oberhofer et al. Vessel having compressed CO 2 gas source
BR102021005420A2 (pt) Conjunto de pressurização de bebida e sistema de pressurização e dispensa de bebida em um recipiente de bebida
JPH11344141A (ja) 発泡性飲料送出弁
Oberhofer et al. Vessel having CO 2 compressed gas source
WO2023092209A1 (pt) Dispositivo de controle de fluxo para inserção em aberturas de recipientes

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 10A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2385 DE 20-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.