BRPI0608582A2 - fixador de motor de um sistema de montagem destinado a ser interposto entre uma estrutura rìgida de um estribo de afixação de motor de aeronave e um motor e sistema de montagem - Google Patents

fixador de motor de um sistema de montagem destinado a ser interposto entre uma estrutura rìgida de um estribo de afixação de motor de aeronave e um motor e sistema de montagem Download PDF

Info

Publication number
BRPI0608582A2
BRPI0608582A2 BRPI0608582-2A BRPI0608582A BRPI0608582A2 BR PI0608582 A2 BRPI0608582 A2 BR PI0608582A2 BR PI0608582 A BRPI0608582 A BR PI0608582A BR PI0608582 A2 BRPI0608582 A2 BR PI0608582A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
fastener
engine
motor
main hardware
hardware
Prior art date
Application number
BRPI0608582-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Jacques Beaufort
Jean-Francois Dumont
Original Assignee
Airbus France
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Airbus France filed Critical Airbus France
Publication of BRPI0608582A2 publication Critical patent/BRPI0608582A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64DEQUIPMENT FOR FITTING IN OR TO AIRCRAFT; FLIGHT SUITS; PARACHUTES; ARRANGEMENT OR MOUNTING OF POWER PLANTS OR PROPULSION TRANSMISSIONS IN AIRCRAFT
    • B64D27/00Arrangement or mounting of power plants in aircraft; Aircraft characterised by the type or position of power plants
    • B64D27/40Arrangements for mounting power plants in aircraft
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64DEQUIPMENT FOR FITTING IN OR TO AIRCRAFT; FLIGHT SUITS; PARACHUTES; ARRANGEMENT OR MOUNTING OF POWER PLANTS OR PROPULSION TRANSMISSIONS IN AIRCRAFT
    • B64D27/00Arrangement or mounting of power plants in aircraft; Aircraft characterised by the type or position of power plants
    • B64D27/40Arrangements for mounting power plants in aircraft
    • B64D27/406Suspension arrangements specially adapted for supporting thrust loads, e.g. thrust links
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02TCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO TRANSPORTATION
    • Y02T50/00Aeronautics or air transport
    • Y02T50/40Weight reduction

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)
  • Connection Of Plates (AREA)
  • Pivots And Pivotal Connections (AREA)
  • Arrangement Or Mounting Of Propulsion Units For Vehicles (AREA)
  • Auxiliary Drives, Propulsion Controls, And Safety Devices (AREA)
  • Clamps And Clips (AREA)
  • Structures Of Non-Positive Displacement Pumps (AREA)
  • Vibration Prevention Devices (AREA)

Abstract

FIXADOR DE MOTOR DE UM SISTEMA DE MONTAGEM DESTINADO A SER INTERPOSTO ENTRE UMA ESTRUTURA RIGIDA DE UM ESTRIBO DE AFIXAçãO DE MOTOR DE AERONAVE E UM MOTOR E SISTEMA DE MONTAGEM. A invenção se refere a um fixador de motor de um sistema de montagem destinado a ser interposto entre uma estrutura rígida de um estribo de afixador de motor de aeronave e um motor, o fixador compreendendo um corpo principal (130), um balancim montado de maneira articulada no corpo principal por intermédio de um primeiro eixo de articulação (144), assim como duas bielas de compensação dos esforços de impulso que dispõem cada uma delas de uma extremidade conectada no balancim, o corpo principal sendo realizado por intermédio de uma primeira ferragem principal (132a) e de uma segunda ferragem principal (132b) superposta à primeira. De acordo com a invenção, o eixo (144) é constituído por uma primeira porção (144a) e uma segunda porção (1 44b), a primeira porção sendo realizada de uma só peça com a dita primeira ferragem e a segunda porção sendo realizada de uma só peça com a segunda ferragem. Além disso, as ferragens (132a, 132b) definem uma superficie de batente (166) capaz de limitar a rotação do balancim (146).

Description

"FIXADOR DE MOTOR DE UM SISTEMA DE MONTAGEMDESTINADO A SER INTERPOSTO ENTRE UMA ESTRUTURA RÍGIDADE UM ESTRIBO DE AFIXAÇÃO DE MOTOR DE AERONAVE E UMMOTOR E SISTEMA DE MONTAGEM"
DESCRIÇÃO
DOMÍNIO TÉCNICO
A presente invenção se refere de modo geral a um fixador demotor de um sistema de montagem destinado a ser interposto entre umaestrutura rígida de um estribo de afixador de motor de aeronave e um motor, emais especialmente mas não exclusivamente a um fixador dianteiro destinadoa compensar os esforços que são exercidos de acordo com as direçõeslongitudinal, transversal e vertical do motor.
A invenção se refere também a um sistema de montagemdestinado a ser interposto entre uma estrutura rígida de um estribo de afixadorde motor de aeronave e um motor, esse sistema sendo aplicável qualquer queseja a posição do motor em relação à posição do estribo de afixação.
ESTADO DA TÉCNICA ANTERIOR
Um estribo de afixação de uma aeronave é previsto paraconstituir a interface de ligação entre um motor e um velame da aeronave. Elepermite transmitir para a estrutura dessa aeronave os esforços gerados por seumotor associado, e permite também o encaminhamento do carburante, daeletricidade, da hidráulica e do ar entre o motor e a aeronave.
A fim de assegurar a transmissão dos esforços, o estribocompreende uma estrutura rígida, por exemplo do tipo "caixão", quer dizerformada pela união de longarinas superiores e inferiores conectadas entre sipor intermédio de nervuras transversais.
Tipicamente, um sistema de montagem é interposto entre omotor e a estrutura rígida do estribo, e compreende globalmente pelo menosdois fixadores, geralmente um fixador dianteiro e um fixador traseiro.Por outro lado, esse sistema de montagem compreende umdispositivo de compensação dos esforços de impulso gerados pelo motor, essedispositivo podendo por exemplo ser integrado ao fixador dianteiro. Na arteanterior, esse dispositivo toma habitualmente a forma de duas bielas lateraisconectadas por um lado a uma parte dianteira do cárter central do motor, e poroutro lado a um corpo principal do fixador dianteiro.
Em referência às figuras 1 e 2, é possível perceber um fixadorde motor dianteiro conhecido pela arte anterior, esse fixador dianteiro sendoprojetado de maneira a compensar os esforços que são exercidos de acordocom as direções longitudinal, transversal e vertical do motor.
Mais precisamente, esse fixador dianteiro compreende umcorpo central 30 destinado a ser montado fixamente ao nível de uma partedianteira da estrutura rígida de um estribo de afixação, esse corpo central 30sendo constituído por duas ferragens principais superpostas 32a, 32b deacordo com uma direção transversal do fixador. O desdobramento dasferragens é operado por razões de segurança, de modo que em caso de rupturade uma dessas duas ferragens principais, a outra possa assegurar a passagemdos esforços durante um tempo determinado.
Na parte dianteira do corpo principal 30, se encontra umdispositivo 34 projetado para assegurar simultaneamente a compensação dosesforços de acordo comas direções transversal e vertical do motor, essedispositivo habitualmente denominado "Monoball" compreendendo um eixode articulação 36 solidário do corpo principal 30, assim como uma ferragemtriangular dupla 38 articulada nesse eixo 36 orientado de acordo com adireção longitudinal do fixador.
Como pode ser visto na figura 2, o corpo principal 30apresenta, em uma parte traseira de espessura amplamente estreitada, ummancai 40 destinado a receber um eixo de articulação que assegura a ligaçãoentre o corpo 30 e um balancim do dispositivo de compensação de impulso. Aesse título, é notado que o mancai é definido conjuntamente por umasuperfície semicilíndrica 42a da ferragem principal 32a, assim como por umasuperfície semicilíndrica 42b da ferragem principal 32b.
Na figura 1, é possível de fato perceber que um eixo dearticulação 44 permite articular o balancim 46 no corpo principal 30, essebalancim 46, que compreende essencialmente uma ferragem dupla, dispondode duas extremidades laterais 48a, 48b nas quais são respectivamentemontadas as extremidades traseiras de duas bielas de compensação dosesforços de impulso 50a, 50b gerados pelo motor.
Esse fixador de motor conhecido pela arte anterior apresentaprimeiramente o inconveniente de que as partes traseiras das ferragensprincipais devem necessariamente ser solidarizadas uma na outra a jusante domancai formado por essas últimas, a fim de garantir a geometria dessemancai. Esse fixador, por exemplo realizado com o auxílio de uma cavilha, épor um lado incômodo no sentido que ele se adiciona aos fixadores jáexigidos para assegurar a retenção mecânica entre as duas ferragensprincipais, e por outro lado nefasta devido ao fato de que ela não integranenhum desdobramento que portanto é exigido para assegurar a segurançaevocada acima.
Em outros termos, em caso de ruptura da cavilha 52 mostradana figura 2, nenhum meio do fixador dianteiro permite garantir a geometria domancai 40 e a retenção do eixo de articulação 44 no seio desse último, namedida em que as duas partes traseiras das ferragens 32a, 32b podem então seafastar livremente uma da outra.
Por outro lado, a necessidade de prever essa parte traseiraexclusivamente para a recepção do eixo de articulação implica bemevidentemente que a massa global e o volume do corpo principal não sãointeiramente otimizados. Além disso, a posição muito recuada do mancai derecepção do eixo de articulação exige a presença de duas bielas decomprimento grande, também nefasta em termos de volume e de massa globalde um tal fixador dianteiro.
Finalmente, é notado que a ruptura de espessura entre a partecentral e a parte traseira do corpo de fixador provoca dificuldades detransferência de esforços no seio do fixador.
EXPOSIÇÃO DA INVENÇÃO
A invenção tem portanto como objetivo propor um fixador demotor de um sistema de montagem destinado a ser interposto entre umaestrutura rígida de um estribo de afixador de motor de aeronave e um motor,assim como um tal sistema de montagem, que corrigem pelo menosparcialmente os inconvenientes mencionados acima relativos às realizações daarte anterior.
Para fazer isso, a invenção tem primeiramente como objeto umfixador de motor de um sistema de montagem destinado a ser interposto entreuma estrutura rígida de um estribo de afixador de motor de aeronave e ummotor, esse fixador compreendendo um corpo principal, um balancimmontado de maneira articulada no corpo principal por intermédio de umprimeiro eixo de articulação, assim como duas bielas de compensação dosesforços de impulso que dispõem cada uma delas de uma extremidade traseiraconectada no balancim, o corpo principal sendo realizado por intermédio deuma primeira ferragem principal e de uma segunda ferragem principalsuperposta à primeira. De acordo com a invenção, o primeiro eixo dearticulação é constituído por uma primeira porção de eixo e uma segundaporção de eixo, a primeira porção de eixo sendo realizada de uma só peçacom a primeira ferragem principal, e a segunda porção de eixo sendorealizada de uma só peça com a segunda ferragem principal. Além disso, asprimeira e segunda ferragens principais definem conjuntamente umasuperfície de batente capaz de limitar a rotação do balancim em torno doprimeiro eixo de articulação.Em conseqüência disso, a invenção proposta permite obter umfixador de motor da qual o corpo principal não exige mais a presença de ummancai na parte traseira como era encontrado nas realizações da arte anterior,visto que o eixo de articulação do balancim é diretamente integrado nessecorpo principal. Assim, é a totalidade da parte traseira de espessura estreitadado corpo principal que pode ser suprimida, o que se traduz naturalmente poruma diminuição vantajosa da massa global e do volume desse corpo.
Por outro lado, o feto de suprimir a parte traseira de espessuraestreitada permite avançar a posição do eixo de articulação em relação àquelaencontrada anteriormente. Assim, o comprimento das bielas de compensaçãodos esforços de impulso pode portanto também ser diminuído, o que levavantajosamente a um ganho em termos de massa global e de volume dofixador de motor.
Por outro lado, a concepção do corpo principal proposta pelainvenção resolve o problema de segurança observado com a cavilha previstanas realizações da arte anterior com o objetivo de garantir a geometria domancai do eixo de articulação. De fato, o fato de prever duas porções de eixoque constituem conjuntamente o primeiro eixo de articulação permite obteruma tal segurança, também chamada de função "Fail Safe".
É precisado que a ausência de ruptura grande de espessura nocorpo de fixador permite melhorar consideravelmente a transferência dosesforços no seio do fixador de motor.
Finalmente, devido ao fato de que as primeira e segundaferragens principais definem conjuntamente uma superfície de batente capazde limitar a rotação do balancim em trono do primeiro eixo de articulação, emcaso de ruptura de uma das duas bielas de compensação dos esforços deimpulso ou de um eixo que assegura a ligação entre essas bielas e o balancimou o cárter do motor, a amplitude de rotação desse balancim serávantajosamente limitada pela superfície de batente prevista com essafinalidade.
De preferência, as primeira e segunda porções de eixo queconstituem o primeiro eixo de articulação são cada uma delas de formasemicilíndrica, e de seção semicircular.
Preferencialmente, as primeira e segunda ferragens principaissão superpostas de acordo com uma direção transversal do fixador de motor.
Por outro lado, o fixador de motor compreende de preferênciaalém disso um segundo eixo de articulação orientado de acordo com umadireção longitudinal desse fixador de motor.
Em um tal caso, é possível prever que o segundo eixo dearticulação é constituído por uma primeira porção de eixo e uma segundaporção de eixo, a primeira porção de eixo sendo realizada de uma só peçacom a primeira ferragem principal, e a segunda porção de eixo sendorealizada de uma só peça com a segunda ferragem principal.
Assim, o segundo eixo de articulação assim formado podeentão operar junto com uma ferragem triangular que pertence ao fixador demotor, com o objetivo de compensar os esforços que são exercidos de acordocom as direções transversal e vertical do motor.
De preferência, as primeira e segunda ferragens principaisestão em contato de acordo com uma superfície de junção que pertence a umplano de simetria longitudinal do fixador de motor.
Preferencialmente, o fixador é destinado a constituir umfixador dianteiro do sistema de montagem.
Finalmente, como foi evocado acima, o fixador de motor é depreferência projetado de maneira a poder compensar os esforços que sãoexercidos de acordo com uma direção paralela a um eixo longitudinal domotor, de acordo com uma direção orientada transversalmente em relação aesse motor, e de acordo com uma direção vertical desse último, essas três direções sendo ortogonais entre si.Por outro lado, a invenção também tem como objeto umsistema de montagem destinado a ser interposto entre uma estrutura rígida deum estribo de afixador de motor de aeronave e um motor, esse sistemacompreendendo um fixador de motor tal como aquele descrito acima, e depreferência um fixador de motor dianteiro tal como aquele descrito acima,assim como um fixador de motor traseiro.
Outras vantagens e características da invenção aparecerão nadescrição detalhada não limitativa abaixo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Essa descrição será feita em referência aos desenhos anexosentre os quais:
- as figuras 1 e 2, já descritas, mostram um fixador de motordianteiro conhecida pela arte anterior;
- a figura 3 representa uma vista em perspectiva de um sistemade montagem interposto entre um motor de aeronave e uma estrutura rígida deum estribo de afixação fixado sob um velame dessa aeronave, de acordo comum modo de realização preferido da presente invenção;
- a figura 3a é uma vista esquemática em perspectiva quemostra a compensação dos esforços assegurada por cada um dos doisfixadores de motor do sistema de montagem mostrado na figura 3;
- a figura 4 representa uma vista em perspectiva de um fixadorde motor de acordo com um modo de realização preferido da presenteinvenção, esse fixador de motor correspondendo ao fixador dianteiro dosistema de montagem mostrado na figura 3;
- a figura 5 representa uma vista em perspectiva do corpoprincipal do fixador mostrado na figura 4; e
- a figura 6 representa uma vista em perspectiva de uma dasduas ferragens principais do corpo principal mostrado na figura 5.
EXPOSIÇÃO DETALHADA DE MODOS DE REALIZAÇÃOPREFERIDOS
Em referência primeiramente à figura 3, é visto um sistema demontagem 1 de acordo com um modo de realização preferido da presenteinvenção, esse sistema de montagem 1 sendo interposto entre um motor 2 deaeronave e uma estrutura rígida 4 de um estribo de afixação 6 fixado sob umaasa de aeronave representada unicamente esquematicamente por razõesevidentes de clareza, e designado de modo geral pela referência numérica 8. Enotado que o sistema de montagem 1 é adaptado para operar junto com umturborreator 2, mas poderia evidentemente se tratar de um sistema projetadopara suspender qualquer outro tipo de motor, tal como um turbopropulsor,sem sair do âmbito da invenção. Por outro lado, a aplicação do sistema demontagem 1 não está limitada ao caso representado na figura 3 na qual omotor 2 é destinado a ser suspenso sob o velame 8 da aeronave.
Em toda a descrição que vai se seguir, por convenção, échamada χ a direção longitudinal paralela a um eixo longitudinal 5 do motor2, Y a direção orientada transversalmente em relação a esse motor 2, e Z adireção vertical, essas três direções sendo ortogonais entre si.
Por outro lado, os termos "dianteiro(a)" e "traseiro(a)" devemser considerados em relação a uma direção de deslocamento da aeronaveencontrada depois do impulso exercido pelos motores 2, essa direção sendorepresentada esquematicamente pela flecha 7.
Na figura 3, pode ser visto que somente uma porção daestrutura rígida 4 do estribo de afixação 6 foi representada, acompanhadaevidentemente pelo sistema de montagem 1 que é parte integrante desseestribo 6.
Os outros elementos constitutivos não representados desseestribo 6, tais como os meios de fixação da estrutura rígida 4 sob o velame 8da aeronave, ou ainda a estrutura secundária que assegura a segregação e aretenção dos sistemas ao mesmo tempo em que sustenta carenagensaerodinâmicas, são elementos clássicos idênticos ou similares àquelesencontrados na arte anterior, e conhecidos pelo profissional. Em conseqüênciadisso, não será feita nenhuma descrição detalhada dos mesmos.
De modo conhecido, é indicado que a estrutura rígida 4 églobalmente realizada pela união de longarinas inferiores 12 e superiores 10unidas entre si por uma pluralidade de nervuras transversais (nãorepresentadas). Além disso, uma parte dianteira dessa estrutura rígida 4 éconstituída por uma pirâmide 14 ou similar, também conhecida peloprofissional e que toma portanto a forma de uma estrutura que parte de umabase e que se estende para um topo indo para a frente e se aproximando doeixo longitudinal 5 do motor 2.
No modo de realização preferido da presente invençãorepresentado na figura 3, o sistema de montagem 1 compreendeprimeiramente um fixador dianteiro 16 que integra bielas de compensação dosesforços de impulso 150a, 150b (somente a biela 150a sendo visível nessafigura 3), também chamadas de bielas curtas, assim como um fixador traseiro18. A esse respeito, é precisado que o fixador traseiro 18 é do tipo clássico econhecido pelo profissional. Em conseqüência disso, ele será unicamentedescrito sucintamente, a título indicativo e não limitativo.
Esse fixador traseiro 18 é por um lado solidário de uma partetraseira do cárter central 22, e por outro lado solidário de uma longarinainferior 12 da estrutura rígida 4 do estribo 6. Além disso, ele pode serglobalmente constituído por manilhas e ferragens, e assegura a compensaçãodos esforços de acordo com as direções Y e Z, como o mostra esquematicamente a figura 3a.
No que diz respeito ao fixador dianteiro 16 que será descritomais em detalhe abaixo, esse último é globalmente por um lado solidário deuma extremidade dianteira da pirâmide 14 da estrutura rígida 4, quer dizer seutopo, e por outro lado solidário de uma parte dianteira de um cárter central 22do motor 2. Mais precisamente, o fixador dianteiro 16 opera junto com umaporção 23 do cárter central 22 que leva pás fixas 24 que ligam um cárter deventoinha 26 do motor 2 a esse mesmo cárter central 22. Por outro lado, ele éprojetado para assegurar, notadamente com o auxílio das duas bielas decompensação dos esforços de impulso 150a, 150b, a compensação dosesforços de acordo com as direções X, Y e Z, como o mostraesquematicamente a figura 3 a.
Assim, a compensação do momento que é exercido de acordocom a direção X é assegurada unicamente pelo fixador traseiro, enquanto quea compensação dos momentos que são exercidos de acordo com as direções Ye Zé assegurada conjuntamente por esses dois fixadores de motor 16, 18.
Agora em referência às figuras 4 a 6, vai ser descrito de mododetalhado o fixador de motor dianteiro 16 de acordo com um modo derealização preferido da presente invenção. Ainda por convenção, é chamadade X' a direção longitudinal do fixador 16, Y' a direção transversal desseúltimo, e Z' a direção vertical, essas três dimensões sendo ortogonais entre si.Além disso, essas direções X', Y' e Z' podem ser consideradas como sendoidênticas às direções X, Y e Z precitadas respectivamente.
O fixador de motor 16 compreende de modo geral um corpoprincipal 130 constituído por uma primeira ferragem principal 132a e por umasegunda ferragem principal 132b superposta à primeira na direção Y', as duasferragens 132a, 132b sendo unidas rigidamente uma à outra, por exemplo porintermédio de cavilhas transversais (não representadas) que atravessamorifícios 154 previstos com essa finalidade.
As duas ferragens 132a, 132b definem conjuntamente umasuperfície superior plana 156 orientada de acordo com um plano X'Y', essasuperfície 156 sendo unida sob uma porção inferior da pirâmide 14 do estribode afixação 4, também com o auxílio de cavilhas verticais (não representadas)que atravessam orifícios 158 previstos com essa finalidade.Como pode ser visto nas figuras 5 e 6, uma superfície plana dejunção 160 entre as duas ferragens 132a, 132b se inscreve em um plano X'Z'que corresponde a um plano de simetria longitudinal P do conjunto do fixadorde motor dianteiro 16, esse plano P sendo tal que ele passa pelo eixo 5 domotor 2.
Esse fixador dianteiro 16 compreende as duas bielas decompensação dos esforços de impulso 150a, 150b dispostas de um lado e deoutro do eixo 5 do motor 2, e que compreendem cada uma delas umaextremidade dianteira destinada a ser conectada à porção 23 do cárter central 22.
Por outro lado, a extremidade traseira de cada biela 150a, 150bé de modo conhecido pelo profissional conectada a uma extremidade livre148a, 148b de um balancim 146 que toma a forma de uma ferragem dupla, eque é articulado em torno de um primeiro eixo de articulação 144.
Uma das particularidades da invenção reside notadamente nofato de que esse primeiro eixo de articulação 144 é realizado por intermédiode duas porções de eixo 144a, 144b, como está melhor visível nas figuras 5 e6. Mais precisamente, esse primeiro eixo de articulação 144 é portantoconstituído por uma primeira porção de eixo 144a de forma semicilíndrica erealizada de uma só peça com a primeira ferragem principal 132a, assimcomo por uma segunda porção de eixo 144b também de forma semicilíndrica,e realizada de uma só peça com a segunda ferragem principal 132b.
Essas duas porções de eixo 144a, 144b de forma semicilíndricadispõem cada uma delas de uma superfície plana 162b em contato com aoutra (a superfície plana da porção de eixo 144a não sendo visível nasfiguras), essas superfícies planas 162b pertencendo ao plano de simetria P.
Por outro lado, as duas porções de eixo 144a, 144b formam oprimeiro eixo de articulação de maneira a que esse último seja orientado deacordo com um eixo 164 situado no plano de simetria P.A união que compreende as bielas 150a, 150b, o balancim 146e o primeiro eixo de articulação 144 constitui portanto uma parte do fixadorde motor dianteiro 16 capaz de compensar os esforços que são exercidos deacordo com a direção X do motor 2, esses esforços sendo essencialmenteesforços de impulso gerados por esse último.
Por outro lado, é precisado que o primeiro eixo de articulação144 se situa em uma parte traseira do corpo principal 130. Ao nível dessaparte traseira, as primeira e segunda ferragens principais 132a, 132b definemconjuntamente uma superfície de batente 166 disposta mais na frente emrelação ao eixo de articulação 144, essa superfície de batente 166 sendo capazde limitar a rotação do balancim 146 em torno do eixo de articulação 144 emcaso de ruptura de uma das duas bielas 150a, 150b ou de um eixo queassegura a articulação dessas últimas. Devido a isso, deve ser compreendidoque a superfície 166 é posicionada em relação ao eixo de articulação 144 demaneira a poder constituir um batente para o balancim 146, quando esseúltimo sofre uma deflexão angular que atinge um valor predeterminado.
Por outro lado, a parte dianteira do corpo principal 130 éprovida de um dispositivo do tipo Monoball conhecido pelo profissional, quecompreende um segundo eixo de articulação 136 solidário do corpo principal130, assim como uma ferragem triangular dupla 138 articulada ao nível de umvértice nesse eixo 136. Ainda de modo conhecido, os dois outros vérticesdessa ferragem triangular 138, situados mais baixo que aquele que opera juntocom o eixo de articulação 136, são destinados a ser conectados de modoarticulado na porção 23 do cárter central 22.
Esse segundo eixo de articulação 136 é realizado porintermédio de duas porções de eixo 136a, 136b, como está melhor visível nasfiguras 5 e 6. Mais precisamente, esse segundo eixo de articulação 136 éportanto constituído por uma primeira porção de eixo 136a de formasemicilíndrica e realizada de uma só peça com a primeira ferragem principal132a, assim como por uma segunda porção de eixo 136b também de formasemicilíndrica, e realizada de uma só peça com a segunda ferragem principal132b.
Essas duas porções de eixo 136a, 136b de forma semicilíndricadispõem cada uma delas de uma superfície plana 170b em contato com aoutra (a superfície plana da porção de eixo 136a, não sendo visível nasfiguras), essas superfícies planas 170b pertencendo ao plano de simetria P.Por outro lado, as duas porções de eixo 136a, 136b formam o segundo eixo dearticulação 134 de maneira a que esse último seja orientado de acordo comum eixo 172 situado no plano de simetria P.
A união que compreende o segundo eixo de articulação 136 e aferragem triangular 138 constitui portanto no que lhe diz respeito uma partedo fixador de motor dianteiro 16 capaz de compensar os esforços que sãoexercidos de acordo com as direções Y e Z do motor 2.
Finalmente, é indicado que cada uma das ferragens principais132a, 132b pode ser realizada por usinagem ou por moldagem, em ummaterial do tipo aço ou titânio.
Naturalmente, diversas modificações podem ser trazidas peloprofissional ao fixador de motor 16 e aos sistemas de montagem 1 queacabam de ser descritos, unicamente a título de exemplos não limitativos. Emespecial, mesmo se a descrição detalhada fez unicamente referência a umfixador dianteiro para a aplicação da invenção, deve ser compreendido que elase aplica também à realização de um fixador traseiro destinado a integrar umbalancim de montagem das bielas de compensação dos esforços de impulso.

Claims (11)

1. Fixador de motor (16) de um sistema de montagem (1)destinado a ser interposto entre uma estrutura rígida (4) de um estribo deafixação (6) de motor de aeronave e um motor (2), a dito fixadorcompreendendo um corpo principal (130), um balancim (146) montado demaneira articulada no dito corpo principal (130) por intermédio de umprimeiro eixo de articulação (144), assim como duas bielas de compensaçãodos esforços de impulso (150a, 150b) que dispõem cada uma delas de umaextremidade traseira conectada no dito balancim (146), o corpo principal(130) sendo realizado por intermédio de uma primeira ferragem principal(132a) e de uma segunda ferragem principal (132b) superposta à primeira,caracterizado pelo fato de que o primeiro eixo de articulação (144) éconstituído por uma primeira porção de eixo (144a) e uma segunda porção deeixo (144b), a primeira porção de eixo (144a) sendo realizada de uma só peçacom a dita primeira ferragem principal (132a) e a segunda porção de eixo(144b) sendo realizada de uma só peça com a dita segunda ferragem principal(132b), e pelo fato de que as ditas primeira e segunda ferragens principais(132a, 132b) definem conjuntamente uma superfície de batente (166) capazde limitar a rotação do balancim (146) em torno do primeiro eixo dearticulação (144).
2. Fixador de motor (16) de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que as ditas primeira e segunda porções de eixo(144a, 144b) que constituem o primeiro eixo de articulação (144) são cadauma delas de forma semicilíndrica.
3. Fixador de motor (16) de acordo com uma qualquer dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que as ditas primeira esegunda ferragens principais (132a, 132b) são superpostas de acordo comuma direção transversal (Y') do dito fixador de motor.
4. Fixador de motor (16) de acordo com uma qualquer dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que ele compreendealém disso um segundo eixo de articulação (136) orientado de acordo comuma direção longitudinal (X') da dito fixador de motor.
5. Fixador de motor (16) de acordo com a reivindicação 4,caracterizado pelo fato de que o dito segundo eixo de articulação (136) éconstituído por uma primeira porção de eixo (136a) e uma segunda porção deeixo (136b), a primeira porção de eixo (136a) sendo realizada de uma só peçacom a dita primeira ferragem principal (132a), e a segunda porção de eixo(136b) sendo realizada de uma só peça com a dita segunda ferragem principal(132b).
6. Fixador de motor (16) de acordo com a reivindicação 4 ou areivindicação 5, caracterizado pelo fato de que ele compreende uma ferragemtriangular (138) que opera junto com o dito segundo eixo de articulação (134).
7. Fixador de motor (16) de acordo com uma qualquer dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que as ditas primeira esegunda ferragens principais (132a, 132b) estão em contato de acordo comuma superfície de junção (160) que pertence a um plano de simetrialongitudinal (P) da dito fixador de motor.
8. Fixador de motor (16) de acordo com uma qualquer dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que ele é destinado aconstituir um fixador dianteiro do sistema de montagem.
9. Fixador de motor (16) de acordo com uma qualquer dasreivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que ele é projetado demaneira a poder compensar os esforços que são exercidos de acordo com umadireção (X) paralela a um eixo longitudinal (5) do motor (2), de acordo comuma direção (Y) orientada transversalmente em relação ao motor (2), e deacordo com uma direção vertical (Z) desse último, essas três direções sendoortogonais entre si.
10. Sistema de montagem (1) destinado a ser interposto entreuma estrutura rígida (4) de um estribo de afixação (6) de motor de aeronave eum motor (2), caracterizado pelo fato de que ele compreende um fixador demotor (16) de acordo com uma qualquer das reivindicações precedentes.
11. Sistema de montagem de acordo com a reivindicação 10,caracterizado pelo fato de que ele compreende um fixador de motor dianteiro(16) de acordo com uma qualquer das reivindicações precedentes, assim comoum fixador de motor traseiro (18).
BRPI0608582-2A 2005-03-18 2006-03-15 fixador de motor de um sistema de montagem destinado a ser interposto entre uma estrutura rìgida de um estribo de afixação de motor de aeronave e um motor e sistema de montagem BRPI0608582A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0550700 2005-03-18
FR0550700A FR2883256B1 (fr) 2005-03-18 2005-03-18 Attache moteur d'un systeme de montage interpose entre un mat d'accrochage et un moteur d'aeronef
PCT/EP2006/060745 WO2006097484A1 (fr) 2005-03-18 2006-03-15 Attache moteur d'un systeme de montage interpose entre un mat d'accrochage et un moteur d'aeronef

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0608582A2 true BRPI0608582A2 (pt) 2010-11-16

Family

ID=35045323

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0608582-2A BRPI0608582A2 (pt) 2005-03-18 2006-03-15 fixador de motor de um sistema de montagem destinado a ser interposto entre uma estrutura rìgida de um estribo de afixação de motor de aeronave e um motor e sistema de montagem

Country Status (10)

Country Link
US (1) US8336812B2 (pt)
EP (1) EP1858758B1 (pt)
JP (1) JP4941999B2 (pt)
CN (1) CN101142120A (pt)
AT (1) ATE519674T1 (pt)
BR (1) BRPI0608582A2 (pt)
CA (1) CA2602161C (pt)
FR (1) FR2883256B1 (pt)
RU (1) RU2387583C2 (pt)
WO (1) WO2006097484A1 (pt)

Families Citing this family (40)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2873986B1 (fr) * 2004-08-04 2007-12-21 Airbus France Sas Ensemble moteur pour aeronef
FR2903382B1 (fr) * 2006-07-10 2008-10-10 Airbus France Sas Dispositif d'accrochage d'un moteur d'aeronef comportant deux bielles de reprise de poussee a emboitement transversal
FR2916424B1 (fr) * 2007-05-23 2009-08-21 Airbus France Sa Mat d'accrochage de moteur pour aeronef comprenant une cale biaise pour la fixation de l'attache moteur avant
FR2917712B1 (fr) * 2007-06-20 2009-09-25 Airbus France Sas Mat d'accrochage de moteur pour aeronef disposant d'une poutre d'attache moteur arriere formant palonnier.
FR2917710A1 (fr) * 2007-06-22 2008-12-26 Aircelle Sa Platine de fixation et longeron de manutention d'ensemble propulsif monobloc d'un aeronef
FR2924684B1 (fr) 2007-12-07 2010-01-01 Snecma Suspension d'un turboreacteur a un aeronef
FR2929245B1 (fr) * 2008-03-28 2010-05-14 Aircelle Sa Structure primaire d'un mat d'accrochage.
US20140174056A1 (en) 2008-06-02 2014-06-26 United Technologies Corporation Gas turbine engine with low stage count low pressure turbine
FR2933070B1 (fr) * 2008-06-25 2010-08-20 Snecma Systeme propulsif d'aeronef
FR2963320B1 (fr) * 2010-07-29 2012-09-14 Airbus Operations Sas Attache moteur avant amelioree pour moteur d'aeronef
FR2965549B1 (fr) * 2010-10-01 2013-07-05 Airbus Operations Sas Dispositif de reprise de poussee a bielles pour mat d'accrochage d'un moteur d'aeronef, integrant trois rotules alignees
FR2972709B1 (fr) * 2011-03-18 2013-05-03 Airbus Operations Sas Mat d'accrochage de moteur pour aeronef
FR2977237B1 (fr) * 2011-06-28 2014-11-21 Airbus Operations Sas Carenage aerodynamique arriere d'un mat de liaison d'un moteur d'aeronef
JP5754339B2 (ja) * 2011-10-12 2015-07-29 三菱自動車工業株式会社 ストラット型サスペンション取り付け構造
US20130193298A1 (en) * 2012-01-29 2013-08-01 David F. Sandy Gas turbine engine mounting structure with secondary load path
US8561942B2 (en) * 2012-02-06 2013-10-22 United Technologies Corporation Gas turbine engine mounting structure with secondary load paths
FR2988688B1 (fr) * 2012-03-27 2014-05-09 Airbus Operations Sas Carenage aerodynamique arriere a tenue en temperature amelioree pour mat d'accrochage d'ensemble propulsif d'aeronef
US9217337B2 (en) 2012-05-10 2015-12-22 United Technologies Corporation Adjustable engine mount
US8985509B2 (en) 2012-08-31 2015-03-24 United Technologies Corporation Assembly for mounting a turbine engine to a pylon
US20140084129A1 (en) * 2012-09-27 2014-03-27 United Technologies Corporation Assembly for mounting a turbine engine case to a pylon
JP6137846B2 (ja) * 2013-01-25 2017-05-31 三菱航空機株式会社 パイロンと翼を連結するリンク部材、航空機のパイロンおよび航空機
US9404507B2 (en) * 2013-04-15 2016-08-02 Mra Systems, Inc. Inner cowl structure for aircraft turbine engine
US10144524B2 (en) 2013-06-14 2018-12-04 Rohr, Inc. Assembly for mounting a turbine engine to a pylon
WO2015010315A1 (en) 2013-07-26 2015-01-29 Mra Systems, Inc. Aircraft engine pylon
BR112016010876B1 (pt) 2013-11-18 2022-02-01 Lord Corporation Sistema de fixação de motor e método de fixação de um motor turboélice
FR3014841B1 (fr) 2013-12-17 2017-12-08 Airbus Operations Sas Ensemble pour aeronef comprenant un corps d'attache moteur en partie realise d'une seule piece avec une nervure interieure de rigidification d'un caisson de mat d'accrochage
FR3014840B1 (fr) * 2013-12-17 2017-10-13 Airbus Operations Sas Ensemble pour aeronef comprenant un corps d'attache moteur equipe d'au moins une ferrure de support de manille penetrant dans le caisson du mat d'accrochage
FR3015431B1 (fr) 2013-12-19 2017-12-15 Airbus Operations Sas Structure primaire de mat d'accrochage renforcee.
FR3015433B1 (fr) 2013-12-23 2016-02-12 Airbus Operations Sas Ensemble pour aeronef comprenant un mat d'accrochage integre a la nacelle et agence en partie arriere du fuselage
US9238511B2 (en) 2014-03-04 2016-01-19 Mra Systems, Inc. Engine pylon structure
FR3021298B1 (fr) * 2014-05-26 2016-07-01 Airbus Operations Sas Attache moteur pour un aeronef
FR3021299B1 (fr) * 2014-05-26 2016-07-01 Airbus Operations Sas Attache moteur pour un aeronef
FR3027873B1 (fr) * 2014-11-03 2016-12-23 Airbus Operations Sas Attache moteur avant pour un moteur d'aeronef
EP3242834B1 (en) * 2015-01-07 2018-11-28 LORD Corporation Aircraft engine mount
FR3039204B1 (fr) * 2015-07-24 2017-07-21 Snecma Ensemble de montage d'une turbomachine
FR3059982B1 (fr) * 2016-12-14 2022-07-29 Airbus Operations Sas Ensemble support pour un moteur d'aeronef
FR3061480B1 (fr) * 2016-12-30 2019-05-31 Airbus Operations Ensemble moteur pour aeronef comprenant une attache moteur avant facilitant son montage
FR3065442B1 (fr) * 2017-04-25 2021-03-19 Airbus Operations Sas Ensemble moteur pour aeronef comprenant une attache moteur avant integree au caisson du mat d'accrochage
FR3080096B1 (fr) * 2018-04-11 2020-03-13 Airbus Operations Attache-moteur d'aeronef comprenant des elements de fixation inclines, aeronef comprenant ladite attache-moteur et procede de fixation d'un moteur a un mat d'aeronef utilisant ladite attache-moteur
CN109592051A (zh) * 2018-12-03 2019-04-09 江西洪都航空工业集团有限责任公司 一种发动机安装结构

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB9125011D0 (en) * 1991-11-25 1992-01-22 Rolls Royce Plc A mounting arrangement for a gas turbine engine
FR2755943B1 (fr) * 1996-11-21 1998-12-24 Snecma Suspension avant redondante pour turbomachine
US6309131B1 (en) * 1998-10-29 2001-10-30 General Electric Company Redundant clevis pin pair
FR2793769B1 (fr) * 1999-05-19 2001-09-07 Aerospatiale Airbus Dispositif d'accrochage d'un moteur d'aeronef a un mat
FR2878229B1 (fr) * 2004-11-23 2008-04-18 Airbus France Sas Systeme de fixation d'un mat de moteur a l'aile d'un aeronef

Also Published As

Publication number Publication date
EP1858758A1 (fr) 2007-11-28
US8336812B2 (en) 2012-12-25
FR2883256B1 (fr) 2008-10-24
RU2387583C2 (ru) 2010-04-27
CN101142120A (zh) 2008-03-12
WO2006097484A1 (fr) 2006-09-21
FR2883256A1 (fr) 2006-09-22
EP1858758B1 (fr) 2011-08-10
JP4941999B2 (ja) 2012-05-30
US20080169378A1 (en) 2008-07-17
RU2007138645A (ru) 2009-04-27
CA2602161A1 (en) 2006-09-21
CA2602161C (en) 2013-07-16
JP2008532846A (ja) 2008-08-21
ATE519674T1 (de) 2011-08-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0608582A2 (pt) fixador de motor de um sistema de montagem destinado a ser interposto entre uma estrutura rìgida de um estribo de afixação de motor de aeronave e um motor e sistema de montagem
US7021585B2 (en) Aircraft engine rear mount with thrust links and boomerang-shaped lever
BRPI0608597B1 (pt) estribo de afixação de motor para aeronave, e, aeronave
RU2374142C2 (ru) Подвеска для подвешивания реактивного двигателя на стойке летательного аппарата
RU2346855C2 (ru) Переднее крепежное устройство для авиационного двигателя
CN105836143B (zh) 包括涡轮喷气发动机和安装吊架的飞行器推进组件
BRPI0608596A2 (pt) fixador de motor para aeronave destinado a ser interposto entre um motor e um estribo de afixação e conjunto para aeronave
BRPI0608598A2 (pt) estribo de afixação de motor para aeronave, e, aeronave
US4706774A (en) Motorcycle rear suspension subassembly
BRPI0616142A2 (pt) conjunto motor para aeronave
ES2250955T3 (es) Suspension trasera de motor de avion con recuperacion del empuje.
US8348191B2 (en) Fail-safe aircraft engine mounting apparatus
EP0879759A2 (en) Aircraft engine thrust mount
BRPI0616138A2 (pt) processo de montagem de um motor de aeronave em uma estrutura rìgida de um estribo de afixação do motor
BRPI0616484B1 (pt) estrutura rígida de um estribo de afixação de motor de aeronave
EP2330037B1 (en) Fan cowl support system
BRPI0616930A2 (pt) sistema de porca, montagem compreendendo um conjunto receptor assim como um sistema de porca, dispositivo de compensação dos esforços de impulso gerados por um motor de aeronave e estribo de afixação de um motor
BRPI0615109A2 (pt) arranjo adaptado para conectar um balancim de dispositivo de compensação dos esforços de impulso gerados por um motor de aeronave a uma estrutura rìgida de um estribo de afixação desse motor, dispositivo de compensação dos esforços de impulso gerados por um motor de aeronave, estribo de afixação de um motor, e, processo de montagem de um motor de aeronave em uma estrutura rìgida de um estribo de afixação do motor
WO2013119517A1 (en) Gas turbine engine mounting structure with secondary load paths
RU2004116111A (ru) Заднее крепежное устройство авиационного двигателя
BR112016004104B1 (pt) Cárter de escape equipado para turbo reator de fluxo duplo para aeronave e turbo reator de fluxo duplo
BR102019007416A2 (pt) coletor para uma colheitadeira, e, conjunto de articulação para um coletor
BRPI0903315A2 (pt) articulação de veìculo, conjunto do eixo de direção e método de montar conjunto de direção para veìculo tendo duas articulações
US11096846B2 (en) Auxiliary frame systems for wheelchairs
CN108016624A (zh) 用于飞行器发动机的后部安装件

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA.

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: AIRBUS OPERATIONS SAS (FR)

Free format text: TRANSFERIDO POR INCORPORACAO DE: AIRBUS FRANCE

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 10A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2368 DE 24-05-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.