BRPI0600760B1 - Cover with doser for bottles - Google Patents

Cover with doser for bottles Download PDF

Info

Publication number
BRPI0600760B1
BRPI0600760B1 BRPI0600760-0A BRPI0600760A BRPI0600760B1 BR PI0600760 B1 BRPI0600760 B1 BR PI0600760B1 BR PI0600760 A BRPI0600760 A BR PI0600760A BR PI0600760 B1 BRPI0600760 B1 BR PI0600760B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
bottle
holes
valleys
dispenser
liquid
Prior art date
Application number
BRPI0600760-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Ochoa Laburu Alberto
Original Assignee
Betapack, S.A.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Betapack, S.A. filed Critical Betapack, S.A.
Publication of BRPI0600760A publication Critical patent/BRPI0600760A/pt
Publication of BRPI0600760B1 publication Critical patent/BRPI0600760B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D47/00Closures with filling and discharging, or with discharging, devices
    • B65D47/04Closures with discharging devices other than pumps
    • B65D47/06Closures with discharging devices other than pumps with pouring spouts or tubes; with discharge nozzles or passages
    • B65D47/12Closures with discharging devices other than pumps with pouring spouts or tubes; with discharge nozzles or passages having removable closures
    • B65D47/14Closures with discharging devices other than pumps with pouring spouts or tubes; with discharge nozzles or passages having removable closures and closure-retaining means
    • B65D47/147Closures with discharging devices other than pumps with pouring spouts or tubes; with discharge nozzles or passages having removable closures and closure-retaining means for snap-on caps
    • B65D47/148Closures with discharging devices other than pumps with pouring spouts or tubes; with discharge nozzles or passages having removable closures and closure-retaining means for snap-on caps with internal parts
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D47/00Closures with filling and discharging, or with discharging, devices
    • B65D47/04Closures with discharging devices other than pumps
    • B65D47/043Closures with discharging devices other than pumps with pouring baffles, e.g. for controlling the flow
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D2401/00Tamper-indicating means
    • B65D2401/15Tearable part of the closure
    • B65D2401/25Non-metallic tear-off strips

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Closures For Containers (AREA)

Abstract

tampa com dosador para garrafas a presente invençâo refere-se a uma tampa com dosador para garrafas na qual o dosador (2) se acopla à boca da garrafa (3) e mostra uma parede lateral (8) e uma base que conta com um setor central (9) de configuração troncônica separado da parede lateral (8) por uma coroa (10) de confiquraçào descontinua que alterna elevações e depressões, espectivamente, cristas (11) e vales (12) nos vales (12) estão situados orificios (13) de passagem de liquido através dos quais o líquido remanescente do dosador (2) retorna em sua totalidade para a garrafa (3)

Description

Relatório da Patente de Invenção Para: “TAMPA COM DOSADOR PARA GARRAFAS”.
Objeto da Invenção [001] A presente invenção se refere a uma tampa com dosador que é utilizada para garrafas e que resulta de especial aplicação para garrafas de vinagre.
[002] O objeto da invenção se refere ao desenvolvimento de uma tampa especialmente concebida para evitar que o líquido remanescente fique retido no dosador após verter parte do conteúdo da garrafa e uma vez recuperada a verticalidade da mesma, favorecendo, desta forma, que o líquido remanescente retorne para a garrafa em sua totalidade.
Antecedentes da Invenção [003] Na patente de invenção ES 2 137 076 descreve-se uma tampa que apresenta uma série de melhoramentos que favorecem sua hermeticidade, o que resulta de especial utilidade para sua aplicação em garrafas de azeite.
[004] Esta tampa está constituída por um corpo de base ou dosador que é fixado na parte interior do bocal da garrafa, com o que colabora uma aba fixada de forma inamovível na parte externa do gargalo da garrafa, o qual está por sua vez relacionada com um obturador por meio de uma dobradiça e um anel desmontável que tem a função de fechamento.
[005] O dosador desta tampa apresenta uma forma de cuba a partir da qual se estende perimetralmente uma aba exterior que se acopla sobre o bocal da garrafa fixando a posição do dosador. O dosador incorpora em seu interior uma parte central proeminente de configuração na forma de tronco de cone que está dotada de uma base superior plana a partir da qual se prolonga de modo centralizado uma haste cilíndrica vertical, conta ainda na face inclinada deste setor central com uma série de janelas triangulares através das quais sai o líquido armazenado na garrafa.
[006] Uma vez retirada a tampa, o obturador se articula com respeito a aba deixando via livre para a saída do líquido através do dosador. A garrafa se inclina vertendo o líquido para fora através das janelas triangulares.
[007] Ao retornar a garrafa para a sua posição original, parte do líquido que atravessou as janelas não chega a deixar o dosador pelo fato da garrafa ter recuperado sua verticalidade, então este líquido remanescente tende a introduzir-se novamente no interior da garrafa.
[008] A haste central antes mencionada tende, por um lado, a dirigir o líquido que sai através das janelas concentrando-o de forma uniforme na direção de saída, assim, como por outro lado também, facilita o retorno do líquido remanescente que se distribui pela face inclinada do setor troncônico introduzindo-se pelas janelas triangulares até o interior da garrafa.
[009] Este tipo de tampa está especialmente destinado para ser utilizado em garrafas de azeite, mas pode adaptar-se perfeitamente a garrafas de vinagre ou de qualquer outro líquido.
[010] Normalmente neste tipo de tampa não se produz um retorno completo de líquido residual ao frasco no momento em que o mesmo retoma a posição vertical, retorno que será maior ou menor em função da tensão superficial do líquido.
[011] Quando se trata de azeite, este fato não tem a menor importância, mas, quando se trata de vinagre, dado que este produto constitui uma atração para alguns insetos, como é o caso de um determinado tipo de mosca que pousa sobre o dosador para aproveitar-se do vinagre residual.
[012] Esta situação traz como consequência um problema higiênico/ sanitário e inclusive estético, levando em conta a visão desagradável dos insetos sobre a tampa.
Descrição da Invenção [013] A tampa com dosador para garrafas, que constitui o objeto desta invenção, resolve de forma satisfatória a problemática anteriormente exposta na medida em que apresenta um projeto especialmente concebido para evitar acumulação de líquidos no dosador, favorecendo o retorno do líquido residual para a garrafa quando a mesma recupera sua verticalidade.
[014] O dosador mantém semelhança com a solução antes descrita, a forma de cuba e uma aba exterior que permite seu acoplamento sobre o bocal da garrafa, assim como dispõe de um setor central proeminente de configuração troncônica. Apesar disso, a diferença encontrada para esta solução, é que os lugares de passagem de líquido não se encontram definidos na face inclinada do setor central, se não que incorpora alguns orifícios situados sobre um setor anular ou coroa definidos entre a face interior da parede lateral do dosador e a base do setor central troncônico.
[015] O setor central troncônico constitui uma superfície continua que mantém a mesma função de facilitar o deslizamento orientado do líquido remanescente, mas neste caso ao não contar com aberturas permite dirigir todo o líquido de forma focalizada para a coroa na qual se encontram situados os orifícios de passagem de líquido.
[016] Foi previsto que a coroa adote uma configuração descontínua que alterna depressões e elevações - cristas e vales -, sendo que os orifícios que servem para passagem do líquido estão definidos nos vales. De maneira mais concreta, o objetivo é que os vales constituam planos horizontais, de superfície mínima, praticamente a mesma que a dos orifícios de saída e retorno do líquido, delimitados os vales lateralmente por rampas ou planos inclinados, que se projetam na direção radial desde o eixo do setor troncônico central e cujas rampas ou planos convergem para as respectivas cristas, de maneira que cada crista é a convergência de dois planos ou rampas adjacentes.
[017] Cada vale se configura a partir de duas rampas laterais convergentes em direção ao fundo do vale, por uma parte da face interior da parede vertical do dosador e por outra parte do setor central troncônico, convergindo estas quatro superfícies para a corona onde se encontram os orifícios de saída e retorno do líquido.
[018] A base do setor central troncônico apresenta um desvio angular ou cotovelo de grande curvatura que proporciona continuidade entre a face inclinada do setor troncônico e o plano horizontal do vale, com o objetivo de favorecer o deslizamento do líquido em direção ao orifício situado em tal vale. Do mesmo modo, a face interior da parede lateral do dosador define em sua base outro cotovelo curvo de inclinação pronunciada com respeito ao plano horizontal do vale. Em ambos casos os cotovelos convergem em declive para favorecer a continuidade do fluxo descendente do líquido em direção aos orifícios, facilitando com isso sua evacuação para o interior do frasco quando este adota a posição vertical de repouso.
[019] Em ambos casos, como se indica, o cotovelo de grande curvatura e o chanfro angular pronunciado favorece, junto com as extensões laterais em rampa, a continuidade do fluxo descendente de líquido em direção aos orifícios. Esta configuração evita, portanto, que possam existir setores na coroa do dosador que venham a constituir-se em pontos de acumulação de líquido.
[020] Em suma, em sua aplicação para garrafas que contenham vinagre, a tampa com o dosador assim concebido evita a acumulação residual de vinagre e, portanto, a problemática anteriormente descrita.
[021] O aperfeiçoamento da seguinte solução se encontra na realização do setor anular ou coroa de forma inclinada de modo que os orifícios terão um eixo de saída do líquido não paralelo ao eixo da garrafa ou frasco, se não que os eixos serão convergentes para um ponto distante alguns centímetros da tampa dosadora, a partir de tal ponto de confluência divergirão criando um espalhamento controlado do produto quando se projeta desde a garrafa.
Breve Descrição dos Desenhos [022] Para complementar a descrição que está sendo realizada e com o objetivo de auxiliar uma melhor compreensão das características da invenção, de acordo com um exemplo preferencial de realização prática da mesma, acompanha como parte integrante de tal descrição, um conjunto de desenhos onde, com caráter de ilustração e não limitativo, foi representado o seguinte: [023] a Figura 1 mostra uma vista frontal parcialmente seccionada da tampa acoplada sobre uma garrafa em sua posição de fechamento;
[024] a Figura 2 mostra uma vista frontal seccionada do dosador;
[025] a Figura 3 mostra uma vista em perspectiva da face anterior do dosador;
[026] a Figura 4 mostra uma vista em perspectiva da face posterior do dosador;
[027] a Figura 5 mostra uma vista em perspectiva do dosador seccionado pela metade;
[028] a Figura 6 mostra uma vista superior do dosador;
[029] a Figura 7 mostra uma vista frontal seccionada de uma variante de dosador;
[030] a Figura 8 mostra uma vista esquemática do funcionamento do dosador da figura anterior.
Descrição da Realização Preferida [031] Com base nas figuras é realizada, em seguida, a descrição de um modo de realização preferencial da tampa com dosador para garrafas que constitui o objeto desta invenção.
[032] Na figura 1, se observa uma tampa (1) que dispõe de um dosador (2) acoplado ao bocal de uma garrafa (3), que conta com um obturador (4) e uma aba (5) fixada ao bocal da garrafa (3) que está relacionada com o obturador (4) por meio de um fecho que consiste de um anel que pode ser desprendido (6) e por meio de uma dobradiça (7) com respeito à qual se articula o obturador (5), uma vez aberta a tampa (1).
[033] O dosador (2), tal como pode ser visto na figura 2, mostra uma configuração geral com aspecto de cuba dotada de uma parede lateral (8) e de uma base que conta com um setor central (9) de configuração troncônica, separada da parede lateral (8) por uma coroa (10), tal como pode ser observado na figura 3, que mostra uma configuração descontínua que alterna cristas (11) e vales (12), sendo alguns orifícios (13) de passagem de líquido em ambos os sentidos definidos nos vales (12), isto é, para o exterior e para o interior do frasco.
[034] Os vales (12) onde se encontram os orifícios (13) constituem planos horizontais de mínima superfície, praticamente a mesma dos orifícios de saída e retorno do líquido, segundo mostrado na figura 4. Cada vale (12) está delimitado por uma parte da parede interna do dosador (2), outra parte do setor central troncônico (9) e por rampas ou planos inclinados (14), que convergem em elevação para as cristas (11), estendendo-se tanto as cristas (11) como as rampas ou planos inclinados (14) radialmente com respeito ao eixo do setor central troncônico (9).
[035] Por outro lado, nas figuras 2 e 5, pode ser visto que a base do setor central troncônico (9) se une aos vales (12) através de um cotovelo curvo (15) com grande declive em direção ao vale (12), para favorecer a coleta do líquido residual e seu retorno à garrafa (3) através dos orifícios (13) [036] Nas figuras 2 e 5, se observa como na face interior da parede lateral (8) do dosador (2) encontram-se definidos na sua base um cotovelo curvo (16) em declive com respeito aos planos dos vales (12) que favorece a coleta do líquido e seu retorno ao interior da garrafa (3).
[037] Estes cotovelos curvos (15) e (16) podem ser vistos representados na vista superior da figura 6.
[038] Nas figuras 7 e 8 está representada uma variante de realização do dosador da invenção na qual a zona de coroa (10) encontra-se inclinada formando os eixos dos orifícios do saída de líquido (13) em ângulo α com respeito ao eixo do dosador. Esta inclinação é compensada em parte quando o dosador é introduzido no bocal da garrafa, diminuindo o ângulo a. Ao manter-se este ângulo agudo consegue-se que os jatos de líquido que saem pelos orifícios (13) concentrem-se da maneira mostrada na figura 8 em uma zona (20) afastada do próprio dosador a partir da qual se separa o líquido sobre um cone de dispersão até chegar na zona de aplicação do líquido (21). Se não ocorresse este ângulo α > 90Q na zona de coroa (10) poderia ocorrer que a pressão excessiva entre a parede lateral (8) e o gargalo da garrafa provocasse a deformação da coroa (10) produzindo um ângulo α > 90s, ou seja, um ângulo obtuso, o que levaria a uma dispersão dos jatos que emergem pelos orifícios (13) provocando a saída do líquido em direção a zonas não adequadas o que provocaria o desperdício de líquido e causaria manchas de forma involuntária sobre zonas não desejadas.
REIVINDICAÇÕES

Claims (6)

1. Tampa com dosador para garrafas, em especial para garrafas de vinagre, que dispõe um dosador (2), acoplado ao bocal de uma garrafa (3), com uma configuração geral com geometria de uma cuba dotada de uma parede lateral (8) e de uma base que conta com um setor central (9), de configuração troncônica, separada da parede lateral (8) por uma coroa (10) caracterizada pela presença da coroa (10) que apresenta uma configuração descontínua que alterna entre cristas (11) e vales (12), encontrando-se definidos nos vales (12) alguns orifícios (13) de passagem do líquido em ambas direções.
2. Tampa com dosador para garrafas, em especial para garrafas de vinagre, conforme a reivindicação 1, caracterizada pela presença dos eixos dos orifícios de saída de líquido (13) que formam um ângulo agudo na direção de saída do líquido pelo dosador com o eixo do próprio dosador.
3. Tampa com dosador para garrafas, em especial para garrafas de vinagre, conforme as reivindicações 1 e 2, caracterizada pela presença dos vales (12) nos quais são encontrados orifícios (13), que estão delimitados por uma parte da parede interior do dosador (2), outra parte do setor central troncônico (9) e por duas rampas ou planos inclinados (14) que ao convergir com as rampas ou planos inclinados adjacentes, definem as cristas (11), estando dispostos tanto as cristas (11) como as rampas ou planos inclinados (14) na direção radial com respeito ao eixo do setor central troncônico (9).
4. Tampa com dosador para garrafas, em especial para garrafas de vinagre, conforme as reivindicações 1 e 2, caracterizada pela presença de vales (12) nos quais são encontrados orifícios (13) que constituem planos horizontais de superfície ligeiramente superior àquela dos orifícios (13).
5. Tampa com dosador para garrafas, em especial para garrafas de vinagre, conforme as reivindicações 1 e 2, caracterizada pela presença do setor central troncônico (9) que se une aos vales (12) através de um cotovelo (15) curvo e em declive em direção aos orifícios (13).
6. Tampa com dosador para garrafas, em especial para garrafas de vinagre, conforme as reivindicações 1 e 2, caracterizada pela presença da face interna da parede lateral (8) do dosador (2) que se une aos vales (12) através de um cotovelo (16) curvo e em declive em direção aos orifícios (13).
BRPI0600760-0A 2006-05-11 2006-05-11 Cover with doser for bottles BRPI0600760B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/ES2006/000235 WO2007132024A1 (es) 2006-05-11 2006-05-11 Tapón con vertedor para botellas, en especial para botellas de vinagre

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0600760A BRPI0600760A (pt) 2008-01-29
BRPI0600760B1 true BRPI0600760B1 (pt) 2017-12-12

Family

ID=38693566

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0600760-0A BRPI0600760B1 (pt) 2006-05-11 2006-05-11 Cover with doser for bottles

Country Status (2)

Country Link
BR (1) BRPI0600760B1 (pt)
WO (1) WO2007132024A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102009000555A1 (de) * 2009-02-02 2010-08-05 Bericap Gmbh & Co. Kg Kunststoffverschluss für Speiseölflaschen
KR101119441B1 (ko) * 2009-10-14 2012-03-16 씨제이제일제당 (주) 병마개 조립체
CN110015498A (zh) * 2019-05-17 2019-07-16 卓高泰(广州)材料科技有限公司 一种易于倒出及回流的翻盖和瓶子

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4128189A (en) * 1977-04-04 1978-12-05 National Plastics Corporation Device for improving the pourability of fluids and also forming an improved closure for a container of such fluids
FR2492774A1 (fr) * 1980-10-29 1982-04-30 Bouchons Plastiques Bec verseur pour recipient ou analogue agence pour eviter les variations de debit et dispositif d'obturation pourvu d'un tel bec verseur
US4513914A (en) * 1981-10-30 1985-04-30 Lever Brothers Company Inserts for squeeze bottles
GB8319614D0 (en) * 1983-07-20 1983-08-24 Procter & Gamble Pouring adapter insert
ES1024872U (es) * 1993-06-08 1993-10-16 Araven, S.A. Dispositivo vertedor antigoteo para servicios de mesa.
FR2720722B1 (fr) * 1994-06-01 1996-08-14 Rical Sa Capsule de bouchage inviolable à verseur.
US6398076B1 (en) * 1998-12-30 2002-06-04 Unilever Home & Personal Care Usa, Division Of Conopco, Inc. Fitment and bottle
BR0101765A (pt) * 2000-11-27 2002-07-09 Alpha Werke Alwin Lehner Gmbh Fecho de material sintético flexìvel, para recipientes, especialmente para garrafas

Also Published As

Publication number Publication date
WO2007132024A1 (es) 2007-11-22
BRPI0600760A (pt) 2008-01-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR122020006663B1 (pt) Método de fabricação de um fecho identificador de violação
ES2964001T3 (es) Elemento de vertido resellable para envases compuestos de cartón/plástico con un anillo de anclaje para sujetar de manera segura una tapa roscada
BR112016024566B1 (pt) Melhorias em ou relacionadas com fechos invioláveis
ES2238021T3 (es) Conjunto de cierre de envase con tapa superior de fijacion a presion.
BRMU8801489U2 (pt) tampa simplificada para garrafas de azeite
BRPI0808263B1 (pt) "embalagem"
BR112018005016B1 (pt) Fecho de recipiente de suporte de cabeça e embalagem de suporte de cabeça
BRPI0600760B1 (pt) Cover with doser for bottles
CN108820530A (zh) 可自动打开或关闭出液口的容器
KR20240125506A (ko) 역회전 기능을 갖는 스크루 타입 병마개-2
CN105667976B (zh) 一种自动张开与闭合的瓶盖装置
JP6018776B2 (ja) 容器蓋
JP2546137Y2 (ja) 注出キャップ
JP5522691B2 (ja) 注出蓋
JP7044499B2 (ja) ヒンジキャップ
JP6890896B2 (ja) キャップ
JP3753230B2 (ja) 計量栓付き容器
CN105831943A (zh) 新型樟脑丸盒
CN204056638U (zh) 一种易开出液口
JP2988655B2 (ja) 容器用キャップの注ぎ口用キャップ
JP3565459B2 (ja) 液体注出容器
JP2567371Y2 (ja) 倒立形のチューブ容器
CN207329217U (zh) 饮料瓶盖
BR202016005749U2 (pt) Constructive arrangement applied in water galão cover.
CN104071433A (zh) 一种易开出液口

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 6A ANUIDADE.

B08H Application fees: decision cancelled [chapter 8.8 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2257 DE 08/04/2014.

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 12/12/2017, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 16A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2670 DE 08-03-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.