BRPI0516916B1 - pano de formação para a fabricação de papel e método para produção de um pano de formação para a fabricação de papel - Google Patents

pano de formação para a fabricação de papel e método para produção de um pano de formação para a fabricação de papel Download PDF

Info

Publication number
BRPI0516916B1
BRPI0516916B1 BRPI0516916A BRPI0516916A BRPI0516916B1 BR PI0516916 B1 BRPI0516916 B1 BR PI0516916B1 BR PI0516916 A BRPI0516916 A BR PI0516916A BR PI0516916 A BRPI0516916 A BR PI0516916A BR PI0516916 B1 BRPI0516916 B1 BR PI0516916B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cloth
layer
bonding
contact layer
papermaking
Prior art date
Application number
BRPI0516916A
Other languages
English (en)
Inventor
Francis L Davenport
Original Assignee
Albany Int Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Albany Int Corp filed Critical Albany Int Corp
Publication of BRPI0516916A publication Critical patent/BRPI0516916A/pt
Publication of BRPI0516916B1 publication Critical patent/BRPI0516916B1/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21FPAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
    • D21F1/00Wet end of machines for making continuous webs of paper
    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21FPAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
    • D21F1/00Wet end of machines for making continuous webs of paper
    • D21F1/0027Screen-cloths
    • D21F1/0036Multi-layer screen-cloths
    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21FPAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
    • D21F3/00Press section of machines for making continuous webs of paper
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10STECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10S162/00Paper making and fiber liberation
    • Y10S162/903Paper forming member, e.g. fourdrinier, sheet forming member
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T442/00Fabric [woven, knitted, or nonwoven textile or cloth, etc.]
    • Y10T442/30Woven fabric [i.e., woven strand or strip material]
    • Y10T442/3472Woven fabric including an additional woven fabric layer
    • Y10T442/348Mechanically needled or hydroentangled

Landscapes

  • Paper (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)
  • Yarns And Mechanical Finishing Of Yarns Or Ropes (AREA)
  • Manufacturing Of Multi-Layer Textile Fabrics (AREA)
  • Woven Fabrics (AREA)

Abstract

composição para a fabricação de papel para uso como uma composição de formação e método para produzir uma composição para a fabricação de papel. uma composição de formação incluindo uma camada de contato de folha de um material trançado e uma camada de base formada por uma camada de curvas espirais formada por uma tira de um material trançado em espiral tendo uma largura que é menor em largura do que a composição de formação, o eixo longitudinal das curvas espirais fazendo um ângulo com a referida direção de máquina da composição. a camada de contato da folha e a camada de base são laminadas, uma na outra, para formar uma única composição.

Description

"PANO DE FORMAÇÃO PARA A FABRICAÇÃO DE PAPEL E MÉTODO PARA A PRODUÇÃO DE UM PANO DE FORMAÇÃO PARA A FABRICAÇÃO DE PAPEL" Antecedentes da Invenção Campo da Invenção [01] A presente invenção refere-se à técnica da fabricação de papel. Mais especificamente a presente invenção refere-se a panos de formação para a seção de formação de uma máquina para a fabricação de papel.
Descrição da Técnica Anterior [02] Durante o processo de fabricação de papel uma trama celulósica fibrosa é formada pelo depósito de uma pasta fluida fibrosa, isto é, uma dispersão aquosa de fibras celulósicas por sobre um pano de formação móvel na seção de formação de uma máquina para a fabricação de papel. Uma grande quantidade de água é drenada a partir da pasta fluida através do pano de formação, deixando a trama celulósica fibrosa sobre a superfície do pano de formação.
[03] A trama celulósica fibrosa recém-formada segue a partir da seção de formação para uma seção de pressão que inclui uma série de pinças de pressão. A trama celulósica fibrosa passa através das pinças de pressão suportada por um pano de pressão, ou, como é f reqüentemente o caso, entre dois tais panos de pressão. Nas pinças de pressão, a trama celulósica fibrosa é sujeita a forças de compressão as quais comprimem a água a partir da mesma e que adere as fibras celulósicas na trama uma a outra para fazer com que a trama celulósica fibrosa se torne uma folha de papel. A água é aceita pelo pano ou panos de formação de pressão e, idealmente, não retorna para a folha de papel.
[04] Finalmente a folha de papel segue para uma seção de secagem, que inclui pelo menos uma série de tambores ou de cilindros secadores rotativos, os quais são internamente aquecidos por vapor. A folha de papel formada é direcionada em uma trajetória em serpentina seqüencialmente em volta de cada um da série de tambores por um pano de secagem, o qual mantém a folha de papel proximamente contra as superfícies dos tambores. Os tambores aquecidos reduzem o conteúdo de água da folha de papel até um nível desejável através da evaporação.
[05] Deve ser apreciado que os panos de formação, de pressão e de secagem tem a forma de um laço sem fim sobre a máquina para a fabricação de papel e funcionam de uma maneira como uma correia transportadora. Deve ser adicionalmente apreciado que a fabricação de papel é um processo contínuo o qual ocorre em velocidades consideráveis. Isto significa que pasta fluida fibrosa é continuamente depositada por sobre o pano de formação na seção de formação, enquanto uma folha de papel recém-fabricada é continuamente enrolada por sobre os rolos depois de sair a partir da seção de secagem.
[06] Entre outras, as propriedades de aparência, suavidade, absorvência, resistência, maciez e estética da superfície são importantes para vários produtos quando usados para o seu propósito intencionado.
[07] Toalhas e tecidos de papel podem ser produzidos usando uma variedade de processos. As máquinas de fabricação convencionais incluem uma liberação da suspensão da fibra celulósica por sobre uma ou entre duos panos de formação. Esta folha parcialmente desidratada é então transferida para um pano de pressão que desidrata a folha ainda mais conforme a mesma transfere a folha para a superfície de um secador maior. A folha totalmente seca é removida a partir da superfície secadora e é enrolada por sobre rolos para processos adicionais.
[08] Um processo alternativo emprega uma unidade de secagem através de ar tanto substituindo o pano de pressão acima mencionado com um outro pano tecido que transfere a folha a partir do pano de formação para o pano de secagem através de ar. É estw pano que transfere a folha para um cilindro de TAD onde ar quente é soprado através da folha celulósica úmida, simultaneamente secando a folha e realçando o volume e a maciez da folha.
[09] Os panos tecidos podem apresentar várias formas diferentes. Por exemplo, podem ser tecidos sem fim, ou tecidos planos e subsequentemente convertidos em uma forma sem fim com uma costura.
[10] A presente invenção está especificamente relacionada aos panos de formação usados na seção de formação. Os panos de formação assumem uma função critica durante o processo de fabricação de papel. Uma destas funções, conforme está implícito acima, é formar e levar adiante o produto de papel sendo fabricado até a seção de pressão ou até a próxima operação do processo de fabricação de papel.
[11] A superfície superior do pano de formação, na qual a trama celulósica fibrosa é aplicada deve ser tão lisa quanto possível para assegurar a formação de uma folha lisa e suave, sem marcas. Os requisitos de qualidade para a formação requerem um alto nível de uniformidade para prevenir contra a objeção devido às marcas de drenagem.
[12] Todavia, com uma igualdade no fator de importância, os panos de formação também precisam considerar as questões de remoção de água e de formação de folhas. Isto é, os panos de formação são desenhados para permitir com que a água passe através dos mesmos (por exemplo, o controle da taxa de drenagem) enquanto ao mesmo tempo previnam com que as fibras e sorre muito rapidamente ou muito lentamente, a qualidade da folha a eficiência da máquina sofrem. Para o controle da drenagem, o spaço dentro do pano de formação para que a água drene, comumente íferido como o volume vazio, deve ser desenhado apropriadamente. (13] Os panos de formação contemporâneos são -oduzidos, e uma ampla variedade de estilos é desenhada para ender aos requisitos das máquinas para a fabricação de papel bre as quais os mesmos são instalados para os graus de papel ndo fabricados. Geralmente o pano compreende um pano de base que usualmente tecido a partir de fios monofilamento e podem ser de a camada simples ou de camadas múltiplas. Os fios são picamente extrudados a partir de qualquer uma das várias resinas liméricas sintéticas tais como as resinas de poliamido e de liéster, de metal ou de outro material adequado para este ^posito e, são do conhecimento daqueles indivíduos com >ecializaçâo ordinária na técnica da roupagem das máquinas para .abricação de papel.
[14] O desenho dos panos de formação tipicamente rol ve um compromisso entre o suporte de fibra desejado e a .abilidade do pano. Um pano fino tendo fios com pequenos metros e um alto número de fios em ambas as direções de MD e de pode proporcionar a superfície de papel desejada e as priedades de suporte de fibra, mas tal desenho pode carecer da abilidade desejada resultando em um pano com um curto tempo de a útil. Em contraste, um pano grosseiro tendo fios com um metro maior e com poucos fios podem proporcionar estabilidade e longo tempo de vida útil mas ao custo do suporte de fibra e do encial de mercado. Para minimizar o desenho de algo não srcializável e para otimizar ambos o suporte e a estabilidade, os panos com camadas múltiplas foram desenvolvidos. Por exemplo, em panos com camadas duplas e com camadas triplas, o lado de formação é desenhado objetivando o suporte de fibra enquanto o lado de desgaste é desenhado objetivando a ,-.resistência, estabilidade, drenagem, e resistência ao desgaste.
[15] Em adição, os desenhos de camadas triplas permitem a superfície de formação do pano ser tecido independentemente da superfície de desgaste. Devido a esta independência, os desenhos de camadas triplas podem proporcionar um nível mais alto de suporte de fibra e um volume de espaço vazio interno otimizado. Assim sendo, as camadas triplas podem proporcionar um melhoramento significativo na drenagem sobre os desenhos de camadas simples e de camadas duplas.
[16] Os panos de camada tripla atualmente conhecidas consistem de dois panos, a camada de formação e a camada de desgaste, mantidos juntas por fios de ligação. A ligação é extremamente importante para a integridade geral do pano. Um problema com o pano de camada tripla está relacionado ao deslize entra as duas camadas, algo que desarranja o pano depois de algum tempo. Em adição, os fios de ligação podem romper a estrutura da camada de formação resultando em marcas no papel. Refira-se, por exemplo, a patente norte-americana No. 4.501.303, o conteúdo da qual é aqui incorporado por referência.
[17] Para aperfeiçoar ainda mais a integridade do pano e do suporte da folha, os panos de camada tripla foram criadas incorporando pares de ligadura. Estes pares de ligadura são incorporados na estrutura com uma variedade de padrões de trançar e seqüências de impulso de lançadeira. Ver, por exemplo, as patentes norte-americanas Nos. US 5.826.627 (Seabrookej e US 5.967.195 (Ward), o conteúdo das quais são aqui incorporados por referência.
[18] Um outro problema inerente aos panos para a fabricação de papel é o desgaste causado pela abrasão entre o pano e as várias superfícies da máquina para a fabricação de papel onde o pano é instalado. Conforme acima mencionado, o pano é instalado como uma correia contínua que é rotada através da máquina para a fabricação de papel em uma velocidade considerável. Este movimento constante em alta velocidade causa um desgaste significativo o qual necessita uma substituição frequente e dispendiosa dos panos.
[19] Ainda mais, os métodos atuais para a produção de panos de formação laminadas são incômodos e pesados, consomem muito tempo e são muito caros. Além disto, para levar a cabo uma superfície lisa e suave conforme é o desejado, se faz necessária uma complexa e complicada costura ou junção. Em tal caso os fios na direção de máquina (MD) de um pano tecido plano são re trançados de volta no pano em cada uma das extremidades para produzir uma camada contínua. Isto é algo que consome muito tempo, é caro e pode ser uma parte fraca do pano. Ainda mais, esta área é passível a causar danos ou marcações no papel.
[20] Como os panos de formação, de pressão e de secagem precisam ser fabricados com uma variedade de comprimentos e de larguras, se buscam métodos alternativos para tornar a fabricação destes produtos mais rápida.
[21] Por exemplo, hoje em dia a maioria dos panos de pressão são tecidos sem fim, ou em um laço contínuo. Isto requer mais custo e teares de tecedura com tamanhos diferentes, as vezes tão largo quanto 32 metros.
[22] Em resposta a esta necessidade para a produção de panos de pressão com uma variedade de comprimentos e de largura mais rapidamente e mais eficientemente, os panos de pressão vem sendo produzidos usando uma técnica em espiral revelada na patente norte-americana No. US 5,360, 656 de Rexfelt et al., ensinamentos do qual são aqui incorporados por referência.
[23] Ά patente norte-americana No. US 5,360,656 mostra um pano de base compreendendo pelo menos uma camada: composta de uma tira enrolada em espiral de um pano tecido tendo uma largura que é menor do que a largura do pano de base. O pano de base é sem fim na direção longitudinal ou na direção de máquina. Linhas ao longo do comprimento da tira enrolada em espiral fazem um ângulo com a direção longitudinal do pano de pressão. A tira de pano tecido pode ser tecida plana sobre um tear, o qual é mais estreito do que aqueles tipicamente usados na produção da roupagem de máquinas para a fabricação de papel.
[24] 0 pano de base compreende uma pluralidade de curvas enroladas em espiral e juntas da tira de pano tecido de uma forma relativamente estreita. A tira de pano é tecida a partir de fios ao longo do comprimento (tear de urdir) e de forma transversal (de preenchimento). As curvas adjacentes da tira de pano enrolada em espiral podem ficar em contato umas contra as outras, e a costura helicoidal continua assim produzida pode ser fechada por meio de uma costura, por meio de pontos, de derretimento, de soldagem (por exemplo, ultra-sônica) ou por meio de uma colagem. Alternativamente, as porções da borda longitudinal adjacente das curvas em espiral contíguas podem ser arranjadas de uma forma sobreposta, contanto que as bordas tenham uma espessura reduzida para que não gerem uma espessura aumentada na área da sobreposição. Ainda mais, o espaço entre os fios ao longo do comprimento pode ser aumentado nas bordas da tira de tal maneira que quando as curvas em espiral contíguas são arranjadas de uma forma sobreposta, possa haver um espaçamento sem mudança entre as linhas ao longo do comprimento na área da sobreposição.
[25] Em qualquer um dos casos, o resultado é um pano de base tecido assumindo a forma de um laço sem fim e tendo uma superfície interna, uma direção longitudinal (de máquina) e uma direção transversa (cruzada em relação à direção de máquina). As bordas laterais do pano de base tecido são então aparadas até que se tornem paralelas a sua direção longitudinal (de máquina). 0 ângulo entre a direção de máquina do pano de base tecido e da costura helicoidal continua pode ser relativamente pequeno, isto é, tipicamente menor do que 10o. Devido ao mesmo fator, os fios ao longo do comprimento (tear de urdir) da tira de pano tecido fazem o mesmo ângulo relativamente pequeno com a direção longitudinal (de máquina) do pano de base tecido. Similarmente, os fios transversais (de preenchimento) da tira de pano tecido, sendo perpendiculares aos fios ao longo do comprimento (tear de urdir), fazem o mesmo ângulo relativamente pequeno com os de direção transversa (cruzado em relação à máquina) do pano de base tecido. Em outras palavras, nem os fios ao longo do comprimento (tear de urdir) nem os fios cruzados em relação à máquina (de preenchimento) da tira de pano tecido se alinham com as direções longitudinais (de máquina) ou com as direções transversais (cruzada em relação à máquina) do pano de base tecido.
[26] No método mostrado na patente norte-americana No. 5.360.656, a tira de pano tecido é enrolada em volta de dois rolos paralelos para a montagem do pano de base tecido. Deverá ser reconhecido que os panos de base infindáveis com uma variedade de comprimentos e de larguras podem ser proporcionadas pelo enrolamento em espiral de uma peça relativamente estreita da tira de pano tecido em volta de dois rolos paralelos, o comprimento de um pano de base sem fim em particular sendo determinado pelo comprimento de cada uma das curvas em espiral da tira de pano tecido, e a largura sendo determinada pelo número de curvas em espiral da tira de pano tecido. A necessidade anterior de uma tecedura de panos de base com comprimentos e larguras especificas completas atendendo a pedidos, pode dai portanto ser evitada. Ao invés, um tear tão estreito quanto 20 polegadas (0.5 metros) podería ser usado para produzir uma tira de pano tecido, mas, por razões de praticidade, um tear têxtil convencional tendo uma largura de a partir de 40 a 60 polegadas (1.0 a 1.5 metros) pode ser o preferido.
[27] A patente norte-americana No. 5.360.656 também mostra um pano compreendendo um pano de base tendo duas camadas, cada uma das camadas composta de uma tira enrolada em espiral do pano tecido. Ambas as camadas tomam a forma de um laço sem fim, um sendo do lado de dentro do laço sem fim formado pelo outro. Preferivelmente, a tira enrolada em espiral do pano tecido em uma camada assume uma forma em espiral na direção oposta aquela da tira do pano tecido na outra camada. Mais especificamente, isto significa que a tira enrolada em espiral em uma camada define uma espiral em uma direção para o lado direito, enquanto aquela da outra camada define uma espiral em uma direção para o lado esquerdo. Em uma tal estrutura, os fios ao longo do comprimento (tear de urdir) da tira de pano tecido em cada uma das duas camadas fazem ângulos relativamente pequenos com a direção longitudinal (de máquina) do pano de base tecido, e os fios ao longo do comprimento (tear de urdir) da tira de pano tecido em uma camada faz um ângulo com os fios ao longo do comprimento (tear de urdir) da tira de pano tecido na outra camada. Similarmente, os fios transversais (de preenchimento) da tira de pano tecido em cada uma das duas camadas fazem ângulos relativamente pequenos com a direção transversal (cruzada em relação à direção da máquina) do pano de base tecido, e os fios transversais (de preenchimento) da tira de pano tecido em uma camada fazem um ângulo com os fios transversais (de preenchimento) da tira de pano tecido na outra camada. Em outras palavras, nem os fios ao longo do comprimento (tear de urdir) nem os fios transversais (de preenchimento) da tira de pano tecido em qualquer uma das camadas se alinham com a direção longitudinal (de máquina) ou com a direção transversa (cruzada em relação à máquina) do pano de base. Ainda mais, nem os fios ao longo do comprimento (tear de urdir) nem os fios transversais (de preenchimento) da tira de pano tecido em qualquer uma das camadas se alinham com aqueles das outras camadas.
[28] Uma vez que o pano de Rexfelt '65 6 é a base para um pano de pressão, as duas ou mais camadas são mantidas juntas, ou são laminadas através do uso de fibras de fasquias perfuradas. A fibra de fasquia não é usada como um componente de um pano na seção de formação de uma máquina para a fabricação de papel.
[29] Consequentemente, há a necessidade de produzir um meio financeiramente viável e um meio eficiente para a produção de um pano de formação tendo ambas uma superfície de contato lisa e suave com uma drenagem eficaz, e um suporte de pano que seja suficiente.
Sumário da Invenção [30] É um objetivo da presente invenção produzir um pano de formação tendo um processo de fabricação simplificado tendo um tempo de produção, um custo em capital, e um custo de produção, todos reduzidos.
[31] Ainda é um outro objetivo da presente invenção produzir um pano de formação que não requeira uma costura complexa quando comparado aos panos de formação da técnica anterior.
[32] Um outro objetivo em adição da presente invenção é produzir um pano de formação que tenha uma resistência superior à separação quando comparado com aquelas da técnica anterior.
[33] Ainda é um outro objetivo da presente invenção produzir um pano de formação com camadas múltiplas com características excelentes de formação de folha e de drenagem.
[34] Ainda mais, em adição, é um objetivo da presente invenção produzir um pano de formação que possa ser instalada de uma maneira sem fim tendo as características superiores acima mencionadas, sobre a técnica anterior.
[35] Em conformidade, um pano de formação é descrita incluindo uma camada de base ou uma camada de contato superior que é preferivelmente uma camada simples de um material trançado tendo uma textura substancialmente lisa e suave e uma camada de base formada de uma camada de curvas em espiral formadas por uma tira de material enrolado em espiral, o material da tira tendo uma largura que é menor do que a largura do pano de formação com o eixo longitudinal das curvas em espiral fazendo um ângulo com a referida direção de máquina do pano. A camada de contato da folha e a camada de base são laminadas uma a outra para formar um único pano.
[36] As várias características da inovação, as quais caracterizam a invenção, são indicadas em particularidade nas reivindicações anexas a esta, e formam parte desta revelação. Para um melhor entendimento da invenção, das suas vantagens operacionais e dos objetivos específicos obtidos pelo seu uso, se faz referência ao assunto descritivo acompanhante nos quais as realizações preferidas da invenção são ilustradas.
Breve Descrição dos Desenhos [37] Para um entendimento mais completo da invenção, referência é feita a seguinte descrição e aos desenhos acompanhantes, nos quais: [38] a Fig. 1 é uma vista esquemática superior ilustrando um método de fabricação da camada de base de acordo com a presente invenção;
[39] a Fig. 2 é uma vista lateral de acordo com a Fig. 1;
[40] a Fig. 3 é uma vista lateral de uma camada de base e de uma camada de contato de uma folha de acordo com um aspecto da presente invenção;
[41] a Fig. 4 é uma vista lateral de uma camada de base e uma camada de contato de uma folha de acordo com um aspecto em adição da presente invenção;
[42] a Fig. 5 é uma vista ampliada de uma camada superior de trançado plano tendo fios 100% ligáveis de acordo com um aspecto da presente invenção.
Descrição Detalhada da Realização Preferida [43] A presente invenção é direcionada a um pano para a fabricação de papel e mais particularmente a um pano de formação. O pano de formação é compreendido por pelo menos duas camadas de base separadas. A primeira camada de base conhecida como a camada superior ou camada de contato da folha, pode ser formada por técnicas de trançado sem fim ou tubular convencionais, ou de trançado plano e é tipicamente uma estrutura de trançado plano. Aqueles indivíduos com especialização na técnica apreciarão que outras estruturas também poderíam ser usadas sem partir a partir do escopo da presente invenção. A camada de base superior é a camada do pano de formação que contatará a trama celulósica fibrosa, formada pelo depósito de uma pasta fluida fibrosa sobre a mesma. Devido a este fator, é desejável que esta superfície seja bastante lisa e uniforme.
[44] Quando do uso de uma camada de base superior tecido plana, é necessário costurar ou juntar as extremidades do pano para formar um pano sem fim. Isto pode ser conseguido com as técnicas simples de junção que são bastante conhecidas por aqueles indivíduos com especialização na técnica. Uma vez que é um pano de camada simples, a junção é mais simples e mais rápida do que quando um pano de camadas múltiplas deve ser juntado, uma vez que todos os fios devem ser trançados de volta no corpo do pano. Naturalmente, quando do uso de uma camada de base superior que foi formada de uma maneira sem fim ou de uma maneira tubular tecido, nenhuma costura é necessária.
[45] Uma segunda camada de base é formada separadamente a partir da primeira. A segunda base é a camada de base inferior e pode ser formada usando tiras de um material trançado, tricotado ou entrelaçada, um material de trama não tecido ou uma disposição de elementos em uma ou mais dimensões de fios de MD e/ou de CD de acordo com os ensinamentos da patente norte-americana No. 5.360.656.
[4 6] As duas camadas de base são então laminadas juntas por colagem, soldagem ultra-sônica, fusão, ou ligação ou por outros meios conhecidos por aqueles com especialização na técnica, para formar um pano simples para a fabricação de papel.
[47] A formação da camada de base inferior é desempenhada conforme mostrado nas Figs. 1 e 2 as quais nos referimos agora. As Figs. 1 e 2 ilustram dois rolos montados de uma maneira rotativa 10, 12 tendo eixos paralelos espaçados, um do outro, por uma distância D que é equivalente a aproximadamente duas vezes o comprimento de pano desejado para um pano "sem fim". Ao lado de um rolo 12, é proporcionado um carretei de alimentação 14 montado de uma maneira rotativa a cerca de um eixo 16 e que é deslocado em paralelo aos rolos 10 e 12, conforme indicado pela seta dupla 18.
[48] O carretei de alimentação 14 acomoda um rolo de alimentação de, por exemplo, uma tira de pano tecido de um material de fio 20 tendo uma largura w. A tira tecido 20 tem, de uma maneira conhecida, dois sistemas de linhas mutuamente ortogonais consistindo de linhas longitudinais e de linhas transversais esquematicamente representadas na Fig. 1 pelos números 22 e 24, respectivamente.
[49] Em adição, a tira 20 tem duas bordas longitudinais 26 e 28, as bordas as quais são, por exemplo, uniformemente cortadas até uma largura desejada antes da tira 20 ser enrolada sobre o carretei de alimentação 14.
[50] O carretei de alimentação 14 é inicialmente aplicado na extremidade do lado esquerdo do rolo 12 antes de ser continuamente deslocado para a direita em uma velocidade sincronizada. Conforme o carretei de alimentação 14 é deslocado de uma maneira lateral, a tira 20 é dispensada conforme é indicado por uma seta 30, para ser enrolada de uma maneira em espiral a cerca dos rolos 10 e 12 em um "tubo" tendo uma superfície circunferencial fechada. A tira 20 é posicionada em volta dos rolos 10, 12 com um certo ângulo de afastamento, o qual na realização ilustrada é assumido como sendo assim adaptado para a largura da tira w, para a distância D entre os eixos dos rolos e os diâmetros dos rolos 10, 12 de tal maneira que as extremidades longitudinais 26, 28 das "curvas espirais" adjacentes 32 são posicionadas borda para borda (veja a Fig. 3), de tal maneira que uma transição suave entre as curvas espirais 32 seja proporcionada.
[51] O número de curvas espirais 32 posicionadas sobre os rolos 10, 12 depende da largura B desejada sobre o pano final. Depois que a operação de enrolamento em espiral é completada, as bordas do pano resultante são cortadas ao longo das linhas intercaladas (com uma/e um) 34, 36 na Fig. 1 para obter a largura B. O comprimento do pano final é essencialmente o dobro da distância D entre o eixo dos rolos e pode portanto ser facilmente Variado pela mudança da distância D.
[52] Para prevenir com que as curvas em espiral 32 já enroladas nos rolos 10, 12 se desloquem sobre os rolos, é (possível, se for necessário, por exemplo, fixar a primeira volta 32 na direção longitudinal dos rolos.
[53] A Fig. 3 mostra esquematicamente como as bordas finais 26, 28 das duas curvas em espiral 32 justapostas encontram-se em uma relação borda para borda e são ligadas por costura, conforme indicado esquematicamente pelo número 44. A Fig. 3 também ilustra esquematicamente uma camada de base superior 46. Todavia deveria ser notado que, na representação das duas camadas de base separadas, para uma facilidade no entendimento, as Figs. 3 e 4 representam a camada de base superior substancialmente mais espessa do que a dimensões reais quando comparado com a camada de base inferior.
[54] A Fig. 4 mostra uma realização alternativa de acordo com que as porções de borda longitudinal adjacente das curvas em espiral contíguas são arranjadas de uma maneira sobreposta, as bordas tendo uma espessura reduzida para que não gerem uma espessura aumentada na área de transição.
[55] Para um pano de formação, uma camada simples feita em espiral como aquela da Fig. 1, pode ser usada como a base inferior. Esta camada simples de pano pode ter um desenho com camadas múltiplas, algo similar a um pano tecido com camadas múltiplas, que é tecido plana e é enrolada em uma forma sem fim de uma maneira bastante conhecida por aqueles indivíduos com especialização na técnica e conforme é exposto no Pedido de Patente Norte Americano de No. US 5,360,656.
[56] Uma segunda camada de tiras de pano enroladas em espiral também pode ser utilizada se necessário for. Se uma segunda camada é usada, a mesma é enrolada em espiral em uma direção oposta aquela da primeira camada enrolada em espiral, algo que também é ensinado no Pedido de Patente '656.
[57] De acordo com um aspecto da presente invenção, uma camada enrolada de uma camada de base é laminada a uma camada de pano de base tecido sem fim ou tecido plana para formar um pano de camadas múltiplas. Para um pano de camadas múltiplas, ainda é possível em adição de uma maneira conhecida usar· espaçamentos/estruturas de linha diferentes para as diferentes camadas para obter, por exemplo, propriedades especiais de desidratação - aperfeiçoamento. Um exemplo de uma camada de base superior é mostrado na Fig. 5.
[58] De qualquer maneira, vários métodos podem ser usados para juntar as curvas adjacentes do material enrolado em espiral umas as outras. Estes mesmos métodos também podem ser usados para laminar a camada da base superior e a camada da base inferior, uma a outra. Estes métodos incluem mas não são limitados ao uso de ultra-som para ligar pontos seletivos, adesivos/colas, e componentes de fio com um baixo fator de derretimento. Um método para laminar a camada superior e a camada inferior pela ligação ultra-sônica é discutido na patente norte-americana No. 5.713.399, o qual é aqui incorporado por referência.
[59] Ainda mais, quando incorporando o uso de uma bainha permeável com um baixo fator de derretimento ou uma pelicula, a "técnica de bainha", que é do conhecimento daqueles indivíduos com especialização na técnica, a camada e a bainha (ou "o laminado") podem ser expostos ao calor com ou sem pressão para ligar as camadas juntas.
[60] Uma outra técnica adequada para a invenção é o uso de fios de ligadura ou fundíveis. Tais fios podem ser usados apenas na direção de MD, apenas na direção de CD, ou em ambas as direções de MD e de CD. Qualquer uma das camadas ou todas as camadas podem conter estes fios de ligadura. Por exemplo, fios revestidos com poliuretano podem ser usados, como os fios revelados no Pedido de Patente Norte Americano de No. US 5,360,518, assim como os fios bi componentes do Pedido de Patente Norte Americano de No. US 5, 840, 637, ambos os quais são aqui incorporados por referência. Ainda mais, os fios compreendendo materiais específicos tais como a comercialmente disponível resina MXD6, são preferivelmente utilizados. Os fios MXD6 são únicos pelo fato que os fios são 100% fabricados de resina e podem ser parcialmente derretidos sobre a superfície externa causando com que a mesma seja ligada a outros fios quando se tocam. Embora ainda as propriedades, por exemplo, a porosidade, não mude mesmo quando parcialmente derretido. Aspectos e vantagens em adição de fios tais como o MXD6 são instruídas pelo Pedido de Patente Norte ifimericano de No. US 5,5 06, 8 91 o qual é aqui incorporado por referência.
[61] Há vantagens em usar fios fabricados com MXD6 e com resinas similares incluindo um caso em geral no processamento de uma camada múltipla. Ainda mais, um trançado e uma junta complexos e o uso de fios de ligadura, podem ser eliminados. Subsequentemente não há desgaste de ligadura, e os defeitos de superfície são minimizados. Ainda mais, algumas vantagens em adição incluem a habilidade de selecionar os padrões de tecelagem e a contagem de fios, independentemente a partir das outras camadas do pano.
[62] Tanto uma ou ambas a camada superior ou a camada inferior podem ser formadas usando os fios de ligadura. A Fig. 5 mostra uma camada de contato da folha formada com fios de ligadura seguido da aplicação de calor e/ou de pressão. De acordo com a presente invenção, quando a camada superior e a camada inferior são formadas com tais fios e são expostas ao calor, com ou sem pressão, elas se ligam juntas para formar um pano simples.
[63] 0 pano para a fabricação de papel da presente invenção tem uma resistência superior à de laminação quando comparada com aquelas da técnica anterior. Ainda mais, esta construção simplifica o processo de fabricação reduzindo o tempo de produção, o custo de capital, e o custo de produção.
[64] A grande parte destas economias é criada pela eliminação dos procedimentos de costura complexos requeridos pelos panos de formação com camadas múltiplas da técnica anterior. Pela utilização da camada de base enrolada em espiral, a camada superior pode ser preferivelmente um pano tecido com uma camada simples eliminando a costura complexa. Ainda mais, o pano conforme aqui descrita ainda pode ser instalada de uma maneira sem fim. Ainda mais, esta estrutura laminada elimina várias preocupações no que diz respeito à qualidade e a uniformidade causada pelos padrões complexos trançados com fios de ligadura para juntar e para separar as camadas juntas. A qualquer momento um fio de ligadura pode trançar por sobre um outro fio e corre-se o risco que o outro fio será puxado para baixo e para fora do plano, causando defeitos de superfície, os quais podem causar marcações inaceitáveis na folha. Finalmente, o sucesso desta fabricação encontra-se em usar esta técnica inventiva para reduzir ambos os custos que são caros no que diz respeito a trançar e a juntar.
[65] Enquanto a presente invenção foi particularmente mostrada e descrita em conjunto com realizações preferidas da mesma, deverá ser prontamente apreciado por aqueles indivíduos com especialização na técnica que várias mudanças podem ser feitas sem partir a partir do espírito e do escopo da invenção. Portanto, é intencionado que as reivindicações apensadas sejam interpretadas como incluindo as realizações aqui descritas assim como todas aquelas equivalentes à mesma.
Reivindicações

Claims (35)

1. Pano de formação para a fabricação de papel, caracterizado pelo fato que compreende: uma camada de contato da folha (46) de um material tecido tendo uma textura substancialmente lisa e suave; e uma camada de base compreendendo uma pluralidade de tiras (20) de material tecido em espiral unidas em laço, referidas tiras (20) de material tendo uma largura menor que a largura do pano de formação para a fabricação de papel, o eixo longitudinal dos laços em espiral (32) formando um ângulo com a referida direção de máquina do pano, em que a camada de contato da folha (46) e a camada de base são laminadas uma a outra para formar um pano simples e a camada de contato da folha (46) é uma camada tecida sem fim, ou uma camada única tecida plana unida em suas extremidades para formar um pano sem fim.
2. Pano de formação para a fabricação de papel de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato que a camada de contato da folha (46) é formada por um tecido plano.
3. Pano de formação para a fabricação de papel de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato que a camada de contato da folha (46) é tecida de uma maneira sem fim.
4. Pano de formação para a fabricação de papel de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato que a camada de contato da folha (46) é um pano de camada simples tecido unido para formar um pano sem fim.
5. Pano de formação para a fabricação de papel de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato que as tiras (20) de material são ligadas umas às outras por pelo menos uma técnica de ligadura selecionada a partir do grupo consistindo de ligação ultrassônica, ligação por adesivo, ligação por materiais com baixo ponto de fusão e ligação pelo uso de fios de ligadura.
6. Pano de formação para a fabricação de papel de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato que a camada de contato da folha (46) e a camada de base são ligadas uma à outra por pelo menos uma técnica de ligadura selecionada a partir do grupo consistindo de ligação ultrassônica, ligação por adesivo, ligação por materiais com baixo ponto de fusão e ligação pelo uso de fios de ligadura.
7. Pano de formação para a fabricação de papel de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato que a camada de contato da folha (46) compreende fios de ligadura.
8. Pano de formação para a fabricação de papel de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato que a camada de base compreende fios de ligadura.
9. Pano de formação para a fabricação de papel de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato que a camada de contato da folha (4 6) e a camada de base compreendem fios de ligadura.
10. Pano de formação para a fabricação de papel de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato que os fios de ligadura da camada de contato da folha (46) são selecionados a partir do grupo de fios consistindo apenas de fios na direção da máquina (MD), apenas fios na direção transversal da máquina (CD), e em ambas as direções MD e CD.
11. Pano de formação para a fabricação de papel de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato que os fios de ligadura dos fios da camada de base são selecionados a partir do grupo consistindo apenas de fios na direção da máquina (MD) , apenas de fios na direção transversal da máquina (CD), e em ambas as direções MD e CD.
12. Pano de formação para a fabricação de papel de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato que as referidas tiras (20) de material são selecionadas a partir do grupo consistindo de tiras tecidas com fios na direção da máquina (MD) e de fios na direção transversal da máquina (CD), de material tricotado, de material entrelaçado, de trama não tecida e de uma disposição de elementos em uma ou mais dimensões de fios na direção da máquina (MD) e/ou de fios na direção transversal da máquina (CD).
13. Pano de formação para a fabricação de papel de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato que as porções de borda longitudinal adjacente das tiras (20) de material tecido em espiral são dispostas de tal maneira que referida camada tem uma espessura substancialmente constante sobre toda a largura do pano.
14. Pano de formação para a fabricação de papel de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato que as referidas porções de borda longitudinal adjacentes (26, 28) das tiras (20) de material tecido em espiral são posicionadas borda a borda.
15. Pano de formação para a fabricação de papel de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato que as referidas porções de borda longitudinal adjacentes (26, 28) das tiras (20) de material tecido em espiral são sobrepostas.
16. Pano de formação para a fabricação de papel de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato que a referida camada de laços em espiral (32) adicionalmente compreende uma junta de borda (44) proporcionada entre as porções de borda longitudinal adjacentes (26, 28) das tiras (20) de material tecido em espiral.
17. Pano de formação para a fabricação de papel de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato que as referidas porções de borda longitudinal adjacentes (26, 28) das tiras (20) de material tecido em espiral são ligadas por um método selecionado a partir do grupo consistindo de ligação por derretimento, por costura, por ligação ultrassônica e por colagem para proporcionar a referida junta de borda.
18. Método para a produção de um pano de formação para a fabricação de papel, caracterizado pelo fato que compreende as etapas de: proporcionar uma camada de contato da folha (46) a qual é uma camada tecida sem fim, ou uma camada única tecida plana unida em suas extremidades para formar um pano sem fim ; proporcionar uma camada de base formada por tiras (20) de material tecido em espiral, o referido material tendo uma largura a qual é menor que a largura do pano de formação para a fabricação de papel, o eixo longitudinal das curvas em espiral (22) formando um ângulo com a referida direção de máquina do pano; e laminar a camada de contato da folha (46) e a camada de base, uma a outra, para formar um pano simples.
19. Método de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato que compreende uma etapa de formar a camada de contato da folha (46) por meio de um tecido plano.
20. Método de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato que compreende uma etapa de formar a camada de contato da folha (46) por meio de um tecido sem fim.
21. Método de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato que compreende uma etapa de tecer a camada, de contato da folha (46).
22. Método de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pelo fato que compreende uma etapa de unir a camada de contato da folha (46) para formar um pano sem fim.
23. Método de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato que compreende uma etapa de ligar as tiras (20 de material, uma a outra, por meio de pelo menos uma técnica de ligação selecionada a partir do grupo consistindo de ligação ultrassônica, ligação por adesivo, ligação por materiais com um baixo ponto de fusão e ligação através do uso de fios de ligadura.
24. Método de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato que a camada de contato da folha (46) e a camada de base são ligadas uma à outra por pelo menos uma técnica de ligação selecionada a partir do grupo consistindo de ligação ultrassônica, ligação por adesivo, ligação por materiais com um baixo ponto de fusão e ligação através do uso de fios de ligadura.
25. Método de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato que a camada de contato da folha (46) compreende fios de ligadura.
26. Método de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato que a camada de base compreende fios de ligadura.
27. Método de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato que a camada de contato da folha (46) e a camada de base compreendem fios de ligadura.
28. Método de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato que os fios de ligadura da camada de contato da folha (46) são selecionados a partir do grupo consistindo de apenas de fios na direção da máquina (MD), apenas de fios na direção transversal da máquina (CD), e em ambas as direções.
29. Método de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato que os fios de ligadura da camada de base são selecionados a partir do grupo consistindo apenas de fios na direção da máquina (MD), apenas de fios na direção transversal da máquina (CD), e em ambas as direções.
30. Método de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato que as referidas tiras (20) de material são selecionadas a partir do grupo consistindo de uma tira de fios na direção da máquina (MD) e de fios na direção transversal da máquina (CD), de material tricotado, de material entrelaçado, de trama não tecido, e de uma disposição de elementos em uma ou mais dimensões de fios de MD e/ou de CD.
31. Método de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato que compreende a etapa de arranjar as porções de borda longitudinal adjacente (26, 28) das tiras (20) de material tecido em espiral de tal maneira que a referida camada tenha uma espessura substancialmente constante sobre toda a largura do pano.
32. Método de acordo com a reivindicação 31, caracterizado pelo fato que compreende a etapa de arranjar as referidas porções de borda longitudinal adjacente (26, 28) do material tecido em espiral de borda para borda.
33. Método de acordo com a reivindicação 31, caracterizado pelo fato que compreende a etapa de sobrepor as referidas porções de borda longitudinal adjacente (26, 28) das tiras (20) de material tecido em espiral.
34. Método de acordo com a. reivindicação 18, caracterizado pelo fato que referida camada de curvas em espiral (32) adicionalmente compreende uma junta de borda (44) proporcionada entre as porções de borda longitudinal adjacente (26, 28) das tiras (20) de material tecido em espiral.
35. Método de acordo com a reivindicação 34, caracterizado pelo fato que as referidas porções de borda longitudinal adjacente (26, 28) do material tecido em espiral são ligadas por um método selecionado a partir do grupo consistindo de costura por ligação a calor, ligação ultrassônica, e pela colagem .junta para proporcionar a referida ligação de borda.
BRPI0516916A 2004-11-11 2005-11-02 pano de formação para a fabricação de papel e método para produção de um pano de formação para a fabricação de papel BRPI0516916B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US10/985,639 US7410554B2 (en) 2004-11-11 2004-11-11 Unique modular construction for use as a forming fabric in papermaking or tissue or nonwovens
PCT/US2005/039864 WO2006052690A1 (en) 2004-11-11 2005-11-02 Unique modular construction for use as a forming fabric in papermaking or tissue or nonwovens

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0516916A BRPI0516916A (pt) 2008-09-23
BRPI0516916B1 true BRPI0516916B1 (pt) 2016-03-08

Family

ID=35976752

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0516916A BRPI0516916B1 (pt) 2004-11-11 2005-11-02 pano de formação para a fabricação de papel e método para produção de um pano de formação para a fabricação de papel

Country Status (16)

Country Link
US (1) US7410554B2 (pt)
EP (1) EP1812642B1 (pt)
JP (1) JP4990788B2 (pt)
KR (1) KR101240921B1 (pt)
CN (1) CN101057027A (pt)
AT (1) ATE541086T1 (pt)
AU (1) AU2005304930A1 (pt)
BR (1) BRPI0516916B1 (pt)
CA (1) CA2587009C (pt)
ES (1) ES2378323T3 (pt)
MX (1) MX2007005668A (pt)
NO (1) NO20072924L (pt)
RU (1) RU2386739C2 (pt)
TW (1) TWI348420B (pt)
WO (1) WO2006052690A1 (pt)
ZA (1) ZA200704816B (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7712336B2 (en) * 2007-01-31 2010-05-11 Albany International Corp. Subassembly for industrial fabrics
US20090047496A1 (en) * 2007-08-16 2009-02-19 Hansen Robert A Multilayer fabric and manufacturing method thereof
JP5596688B2 (ja) 2008-09-11 2014-09-24 オルバニー インターナショナル コーポレイション ティッシュ、タオルおよび不織物製造のための流体透過性ベルト
ES2564182T3 (es) 2008-09-11 2016-03-18 Albany International Corp. Tela industrial, y método para fabricar la misma
US8764943B2 (en) 2008-12-12 2014-07-01 Albany International Corp. Industrial fabric including spirally wound material strips with reinforcement
BRPI0923261A2 (pt) * 2008-12-12 2016-01-26 Albany Int Corp correia ou manga para uso na produção de não tecidos e respectivo método de formação
US8728280B2 (en) 2008-12-12 2014-05-20 Albany International Corp. Industrial fabric including spirally wound material strips with reinforcement
ES2879403T3 (es) * 2009-01-28 2021-11-22 Albany Int Corp Tela de fabricación de papel para producir productos de papel tisú y papel toalla, y sistema y método para obtener la tela.
FI20115222L (fi) * 2011-03-04 2012-09-05 Metso Fabrics Oy Paperikonekudos
US9199412B2 (en) * 2012-12-28 2015-12-01 Albany International Corp. Industrial fabric and method of welding seam area using ultrasonic welding
DE102018105433A1 (de) * 2018-03-09 2019-09-12 Voith Patent Gmbh Verfahren zur Herstellung einer Grundstruktur für eine Papiermaschinenbespannung

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE430425C (sv) * 1981-06-23 1986-09-19 Nordiskafilt Ab Formeringsvira for pappers-, cellulosa- eller liknande maskiner
JPH02293487A (ja) * 1989-05-02 1990-12-04 Nippon Filcon Co Ltd 製紙用多層織物
SE468602B (sv) * 1990-12-17 1993-02-15 Albany Int Corp Pressfilt samt saett att framstaella densamma
US5360518A (en) * 1991-12-18 1994-11-01 Albany International Corp. Press fabrics for paper machines
SE505390C2 (sv) * 1995-11-30 1997-08-18 Albany Int Corp Laminerad beklädnad samt metod och ämne för framställning därav
GB9604602D0 (en) * 1996-03-04 1996-05-01 Jwi Ltd Composite papermaking fabric with paired weft binder yarns
US5888915A (en) * 1996-09-17 1999-03-30 Albany International Corp. Paper machine clothings constructed of interconnected bicomponent fibers
US5713399A (en) * 1997-02-07 1998-02-03 Albany International Corp. Ultrasonic seaming of abutting strips for paper machine clothing
US5967195A (en) * 1997-08-01 1999-10-19 Weavexx Corporation Multi-layer forming fabric with stitching yarn pairs integrated into papermaking surface
EP0947623B1 (de) * 1998-04-02 2002-02-27 Thomas Josef Heimbach Gesellschaft mit beschränkter Haftung & Co. Textilbahn, Verfahren zur Herstellung einer solchen Textilbahn sowie Vorrichtung zur Durchführung dieses Verfahrens
US6240608B1 (en) * 1999-04-12 2001-06-05 Albany International Corp. Method for joining nonwoven mesh products
US6350336B1 (en) * 1999-06-22 2002-02-26 Albany International Corp. Method of manufacturing a press fabric by spirally attaching a top laminate layer with a heat-activated adhesive
US6723208B1 (en) * 2000-10-05 2004-04-20 Albany International Corp. Method for producing spiral wound paper machine clothing
US6565713B2 (en) * 2001-02-03 2003-05-20 Albany International Corp. Laminated structure for paper machine press fabric and method making
US6776878B2 (en) * 2002-04-02 2004-08-17 Albany International Corp. Laminated multiaxial press fabric
US6875315B2 (en) * 2002-12-19 2005-04-05 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Non-woven through air dryer and transfer fabrics for tissue making

Also Published As

Publication number Publication date
TW200631772A (en) 2006-09-16
RU2386739C2 (ru) 2010-04-20
ZA200704816B (en) 2008-09-25
BRPI0516916A (pt) 2008-09-23
RU2007112408A (ru) 2008-12-20
US20060096729A1 (en) 2006-05-11
CN101057027A (zh) 2007-10-17
KR20070089799A (ko) 2007-09-03
JP4990788B2 (ja) 2012-08-01
JP2008519918A (ja) 2008-06-12
CA2587009A1 (en) 2006-05-18
ES2378323T3 (es) 2012-04-11
AU2005304930A1 (en) 2006-05-18
TWI348420B (en) 2011-09-11
US7410554B2 (en) 2008-08-12
KR101240921B1 (ko) 2013-03-08
EP1812642A1 (en) 2007-08-01
MX2007005668A (es) 2007-07-09
ATE541086T1 (de) 2012-01-15
EP1812642B1 (en) 2012-01-11
NO20072924L (no) 2007-08-10
CA2587009C (en) 2013-10-15
WO2006052690A1 (en) 2006-05-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0516916B1 (pt) pano de formação para a fabricação de papel e método para produção de um pano de formação para a fabricação de papel
RU2466233C2 (ru) Полноразмерная по ширине ткань, полученная плоским тканьем и выполненная с возможностью сшивания при установке
JP3027414B2 (ja) プレスフェルトとその製造方法
TW438672B (en) On-machine-seamable multi-axial press fabric
BRPI0513682B1 (pt) método para a formação de um pano para a fabricação de papel e pano para a fabricação de papel
JP4909890B2 (ja) 多軸抄紙布用改良継ぎ目
NO316455B1 (no) Preformet viresöm
TW503293B (en) Multiaxial press fabric having shaped yarns
PT1373634E (pt) Estrutura de base para telas de fabrico de papel emendadas
NO316454B1 (no) Flerlags laminert viresöm
JP2013032613A (ja) 産業用ファブリックのためのサブアセンブリ
JP4818259B2 (ja) 糸移動を防止する多軸抄紙布の継ぎ合わせ方法、及びそれに対応する抄紙布
BR0303665B1 (pt) tecido de constituição de papel e um método para fabricação de um tecido de constituição de papel.
BRPI0612359B1 (pt) processo para formar um pano de múltiplas camadas e pano de múltiplas camadas
BRPI0416644B1 (pt) método para a formação de uma estrutura têxtil e estrutura têxtil
TWI285230B (en) Method to increase bond strength and minimize non-uniformities of woven two-layer multiaxial fabrics and fabric produced according to same
MXPA06006491A (en) Passive sensor system for detection or wear problems in paper machine clothing

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 08/03/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.