BRPI0515211B1 - extrator de suco, alimentador de frutas para um extrator de suco e método de extração de suco - Google Patents

extrator de suco, alimentador de frutas para um extrator de suco e método de extração de suco Download PDF

Info

Publication number
BRPI0515211B1
BRPI0515211B1 BRPI0515211A BRPI0515211A BRPI0515211B1 BR PI0515211 B1 BRPI0515211 B1 BR PI0515211B1 BR PI0515211 A BRPI0515211 A BR PI0515211A BR PI0515211 A BRPI0515211 A BR PI0515211A BR PI0515211 B1 BRPI0515211 B1 BR PI0515211B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
steering
fruit
juice
nut
proximity sensor
Prior art date
Application number
BRPI0515211A
Other languages
English (en)
Inventor
Gregory W. Schrader
Michael L. Suter
Original Assignee
John Bean Technologies Corporation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by John Bean Technologies Corporation filed Critical John Bean Technologies Corporation
Publication of BRPI0515211A publication Critical patent/BRPI0515211A/pt
Publication of BRPI0515211B1 publication Critical patent/BRPI0515211B1/pt
Publication of BRPI0515211B8 publication Critical patent/BRPI0515211B8/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23NMACHINES OR APPARATUS FOR TREATING HARVESTED FRUIT, VEGETABLES OR FLOWER BULBS IN BULK, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; PEELING VEGETABLES OR FRUIT IN BULK; APPARATUS FOR PREPARING ANIMAL FEEDING- STUFFS
    • A23N1/00Machines or apparatus for extracting juice
    • A23N1/003Machines or apparatus for extracting juice especially for citrus fruits

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Apparatuses For Bulk Treatment Of Fruits And Vegetables And Apparatuses For Preparing Feeds (AREA)
  • Food-Manufacturing Devices (AREA)
  • Centrifugal Separators (AREA)

Abstract

extrator de suco, alimentador de frutas para um extrator de suco e método de extração de suco a presente invenção refere-se a um extrator de suco de frutas que pode incluir um acoplador sensível a carga que acopla um motor de direcionamento a um eixo de direcionamento durante a operação normal, e descopla o motor de direcionamento do eixo de direcionamento quando os membros de alimentação de frutas ficarem obstruídos. o extrator pode também incluir um detector de desacoplamento para detectar o desacoplamento do acoplador sensível a carga. o acoplador sensível a carga pode incluir uma porca de direcionamento giratória conduzida de forma giratória pelo eixo de direcionamento e conectada ao motor de direcionamento, uma porca fixa que é fixada ao eixo de direcionamento adjacente à porca de direcionamento giratória e um pino de cisalhamento que se estende entre a porca de direcionamento giratória e a porca fixa, o pino de cisalhamento pode acoplar a porca de direcionamento giratória e a porca fixa entre si durante a operação normal, e é rompido para desacoplar a porca de direcionamento giratória da porca fixa quando os membros de alimentação de frutas forem obstruídos.

Description

“EXTRATOR DE SUCO, ALIMENTADOR DE FRUTAS PARA UM EXTRATOR DE SUCO E MÉTODO DE EXTRAÇÃO DE SUCO” Campo da Invenção
A presente invenção refere-se ao campo de extração de suco e, mais especificamente, a extratores de suco que inclui um alimentador de frutas e os métodos relacionados.
Antecedentes da Invenção
A extração de suco cítrico em escala comercial pode ser realizada convenientemente com extratores de suco que incluem copos superior e 10 inferior que se movem entre si ao longo de um trajeto recíproco. Os lados dos copos superior e inferior compreendem tipicamente dedos que sustentam frutas, de forma que elas podem ser espremidas sem se romperem. Os dedos do copo superior entrelaçam-se ou entremeiam-se com os do copo inferior.
As laranja ou outras frutas podem ser alimentadas, por exemplo, para o copo inferior por um dispositivo de alimentação operado por cames. Os copos superior e inferior são colocados juntos de forma que os dedos correspondentes dos copos entrelacem-se e a fruta entre eles seja conseqüentemente espremida. Cortadores pontudos, tipicamente circulares, são posicionados nos copos superior e inferior. À medida que os copos movem-se entre si, a fruta é prensada contra os cortadores. Os cortadores cortam batoques das partes superior e inferior da fruta, à medida que os dedos entrelaçados dos dois copos entremeiam-se.
O corte do batoque da parte superior da fruta promove a separação da casca das partes internas da fruta (ou seja, suco e polpa). O 25 batoque cortado da parte inferior da fruta permite que as partes internas da fruta sejam forçadas para baixo em um tubo coador posicionado pouco abaixo do cortador do copo inferior. O tubo coador, por sua vez, é posicionado no interior de um condutor.
4/I4
Essa extração completa de suco de frutas é descrita nas patentes, atribuídas a mesma titular, US 5.970.861, US 5.992.311, US 5.996.485 e US 6.568.319, por exemplo, cujos relatórios descritivos são integralmente incorporados ao presente como referência. Além disso, várias disposições de alimentadores de frutas foram desenvolvidas para extratores de suco. As patentes US 3.040.864, US 3.367.473, US 3.499.519, US 4.309.944 e US 4.343.393 descrevem essas disposições de alimentadores de frutas.
Um alimentador de frutas típico inclui um eixo de direcionamento, uma série de membros de alimentação de frutas para alimentar frutas para as posições extratoras de suco com base na rotação do eixo de direcionamento e um motor de direcionamento. Uma porca de direcionamento giratória é conduzida de forma giratória pelo eixo de direcionamento e conectada ao motor de direcionamento, uma porca fixa é fixada ao eixo de direcionamento ao lado da porca de direcionamento giratória, e um pino de cisalhamento estende-se entre a porca de direcionamento giratória e a porca fixa. O pino de cisalhamento pode acoplar a porca de direcionamento giratória e a porca fixa entre si durante a operação normal e ser cortada para desacoplar a porca de direcionamento giratória da porca fixa quando os membros de alimentação de frutas estiverem obstruídos.
Infelizmente, uma instalação de processamento de suco típica pode conter bancos de extratores manipulados por relativamente poucos operadores. Consequentemente, o alimentador pode obstruir-se e o pino de cisalhamento pode falhar, incapacitando a extração até que um operador descubra o extrator incapacitado e substitua o pino de cisalhamento. Isso pode provocar perda de produtividade indesejável.
Descrição Resumida da Invenção
Em vista dos antecedentes acima, é, portanto, objetivo da presente invenção fornecer um extrator de suco e um método relacionado de /MS notificar o operador sobre obstrução do alimentador de frutas.
Estes e outros objetivos, características e vantagens de acordo com a presente invenção são fornecidos por um extrator de suco que compreende um acoplador sensível a carga que acopla um motor de direcionamento a eixo de direcionamento durante a operação normal, e desacopla o motor de direcionamento do eixo de direcionamento quando da obstrução dos membros de alimentação de frutas, e também inclui um detector de desacoplamento para detectar o desacoplamento do acoplador sensível a carga. O extrator de suco pode também incluir uma série de posições extratoras de suco e um alimentador de frutas para alimentar frutas para elas. O alimentador de frutas pode compreender um eixo de direcionamento, uma série de membros de alimentação de frutas para alimentar frutas para as posições extratoras de suco com base na rotação do eixo de direcionamento e do motor de direcionamento. Mais especificamente, o acoplador sensível a carga pode compreender uma porca de direcionamento giratória conduzida de forma giratória pelo eixo de direcionamento e conectada ao motor de direcionamento, uma porca fixa que é fixada ao eixo de direcionamento adjacente à porca de direcionamento giratória e um pino de cisalhamento que se estende entre a porca de direcionamento giratória e a porca fixa. O pino de cisalhamento pode acoplar a porca de direcionamento giratória e a porca fixa entre si durante a operação normal e ser rompido para desacoplar a porca de direcionamento giratória da porca fixa quando da obstrução dos membros de alimentação de frutas.
O detector de desacoplamento pode compreender, por exemplo, um sensor de proximidade. Além disso, o alimentador de frutas pode incluir pelo menos um acionador de sensor de proximidade conduzido de forma giratória pelo eixo de direcionamento, e o sensor de proximidade pode ser posicionado ao lado do trajeto de pelo menos um acionador de sensor de
ΛΛ6 proximidade. Cada membro de alimentação de frutas pode incluir um eixo de dedo, uma série de dedos de aletas de frutas conduzidos pelo eixo de dedo e um carne de direcionamento conectado entre o eixo de direcionamento e o carne de direcionamento conectado entre o eixo de direcionamento e o eixo de dedo. O alimentador de frutas pode compreender ainda uma porca de montagem de carnes que inclui os carnes de direcionamento. Nesta realização, o pelo menos um acionador de sensor de proximidade pode ser conduzido peía porca de montagem de carnes.
O pelo menos um acionador de sensor de proximidade pode compreender pelo menos um fixador ferroso e o sensor de proximidade pode compreender um sensor de proximidade magnético. Em outras realizações, o detector de desacoplamento pode compreender um sensor ótico, um sensor de campo elétrico, um sensor ultrassônico e/ou um sensor infravermelho.
Um direcionador de extração pode ser conectado à série de posições de extração de suco. O detector de desacoplamento pode desligar o direcionador de extração em um momento previamente determinado após a detecção do desacoplamento. Altemativamente ou adicionalmente, o detector de desacoplamento pode operar um indicador com base na detecção do desacoplamento.
Um aspecto de método da presente invenção destina-se à extração de suco em um extrator de suco conforme descrito acima. Mais especificamente, o método pode incluir a operação do motor de direcionamento de forma que os membros de alimentação de frutas alimentem frutas para as posições de extração de suco até a obstrução, de forma a fazer com que o acoplador sensível a carga desacople o motor de direcionamento do eixo de direcionamento, detectando o desacoplamento do acoplador sensível a carga utilizando um detector de desacoplamento.
Breve Descrição das Figuras
Outros objetivos, características e vantagens da presente invenção tornar-se-ão evidentes a partir do relatório descritivo da presente invenção que se segue, quando considerado à luz das figuras anexas, nas quais:
A Figura 1 é uma vista posterior em perspectiva do extrator de suco de acordo com a presente invenção, que exibe em detalhes os painéis elétricos integrados;
As Figuras 2 e 3 são vistas em perspectiva esquemáticas gerais de um processo de extração de suco, que exibe três extratores de suco na Figura 3, sendo que cada qual possui cinco posições extratoras de suco individuais definidas por unidades extratoras de suco, em que cada qual compreende um copo extrator fixo e outro móvel, um tubo coador, um copo extrator e um tubo de orifícios que sofre movimento recíproco no interior de cada tubo coador;
A Figura 4 é uma vista fragmentada em perspectiva parcial de uma parte da unidade extratora de suco que exibe os copos extratores fixo e móvel, o tubo coador, o tubo de orifícios disposto no interior do tubo coador, a ponte de copos e o condutor de suco;
A Figura 5 é uma vista em perspectiva do extrator de suco de acordo com a presente invenção que exibe um projeto externo aprimorado com painéis elétricos integrados, tampas com nervuras e a mesa alimentadora de múltiplas linhas aprimorada formada como um corpo guia de frutas oco;
A Figura 6 é uma vista posterior em perspectiva ampliada do extrator de suco similar à Figura 1, mas a partir de um ângulo diferente em direção à parte posterior do extrator;
A Figura 7 é uma vista em perspectiva similar à Figura 6, mas que possui as coberturas externas do extrator de suco removidas e que mostra em detalhes a ponte de copos e o condutor de suco integrados sustentando os copos extratores fixos, os copos extratores móveis montados sobre um eixo de
Ψ13 copos móveis, os membros de parede internos que definem uma cavidade de mecanismo de direcionamento e o eixo de orifícios com as suas extremidades estendendo-se através de uma abertura de janela para a cavidade do mecanismo de direcionamento;
A Figura 8 é uma vista em perspectiva de todos os componentes do conjunto de guia de frutas de acordo com a presente invenção e que mostra corpo guia de frutas oco inserível que forma a mesa alimentadora, e o vibrador de carregamento superior;
A Figura 9 é uma vista em perspectiva ampliada do corpo guia de frutas oco de acordo com a presente invenção;
A Figura 10 é uma vista em perspectiva ampliada de uma parte do corpo guia de frutas que exibe os suportes fixadores;
A Figura 11 é uma vista em perspectiva inferior do corpo guia de frutas exibido na Figura 9 e que mostra os suportes estruturais como dispositivos de fixação;
A Figura 12 é uma vista fragmentar parcial em elevação frontal do alimentador de frutas de múltiplas posições de acordo com a presente invenção que mostra um eixo de direcionamento, uma série de membros de alimentação de frutas, o acoplador sensível à carga e o detector de desacoplamento;
A Figura 13 é uma vista em perspectiva do alimentador de frutas que mostra o uso de uma chave de proximidade de acordo com a presente invenção;
A Figura 14 é uma vista em perspectiva parcial fragmentada do eixo de carnes para o extrator de suco, e que mostra em detalhes os carnes de direcionamento de copos para os copos extratores móveis, os carnes de retorno, os carnes de direcionamento do eixo de orifícios e os contrapesos montados sobre o eixo de carnes;
A Figura 15 é outra vista fragmentada parcial e isométrica do eixo
ΑΛ9 de cames de acordo com a presente invenção, que mostra o trem seguidor de cames principal e superior utilizado para o carne de retorno;
A Figura 16 é uma vista em perspectiva fragmentada de um contrapeso montado sobre a engrenagem de direcionamento contida na caixa de engrenagens;
As Figuras 17 e 18 são vistas seccionais que exibem o acoplador de porca de eixo fixando, entre si por fricção, o eixo de cames e a porca de cames, sendo que a Figura 17 mostra um flanco embutido e a Figura 18 mostra o flanco fora do orifício da porca;
A Figura 19 é uma vista em perspectiva da ponte de copos e do condutor de suco integrados que exibe as saídas para suco posicionadas ao lado, e as saídas para fluido formadas sobre a ponte de copos para receber os bocais de pulverização acionados por pressão de acordo com a presente invenção;
A Figura 20 é uma vista em perspectiva fragmentada da ponte de copos e do condutor de suco integrados exibidos na Figura 19, que inclui um cone de suporte de tubos coadores montado para auxiliar na sustentação dos tubos coadores;
A Figura 21 é uma vista em perspectiva inferior da ponte de copos e do condutor de suco integrados da Figura 19;
A Figura 22 é uma vista em elevação frontal da ponte de copos e do condutor de suco integrados exibidos na Figura 19, mas com os cones de sustentação de tubos coadores adicionados;
A Figura 23 é uma vista seccional tomada ao longo da linha 23-23 da Figura 22;
A Figura 24 é uma vista em perspectiva fragmentada da ponte de copos e do condutor de suco integrados de acordo com a presente invenção, que mostra o tubo coador carregado no fundo e o conjunto de vedação para
Λ&3 vedar o tubo coador ao condutor de suco;
A Figura 25 é uma vista em seção ampliada da extremidade inferior do tubo coador exibido na Figura 24, e que mostra mais detalhes do conjunto de vedação entre o tubo coador e condutor de suco;
A Figura 26 é uma vista em perspectiva do eixo de orifícios utilizado na presente invenção com as extremidades adaptadas para se estenderem através das aberturas do eixo dentro dos painéis laterais internos do extrator de suco;
A Figura 27 é uma vista em elevação frontal fragmentada de uma parte do extrator de suco que exibe os componentes básicos do extrator de suco, que incluem o eixo de orifícios montado para movimento com a armação extratora, e bocais de pulverização afilados sobre os painéis laterais internos, de acordo com a presente invenção;
As Figuras 28 e 29 são vistas em perspectiva do bocal de pulverização acionado por pressão utilizado na presente invenção;
A Figura 30 é uma vista fragmentada, seccional e em perspectiva do bocal de pulverização exibido nas Figuras 28 e 29;
A Figura 31 é uma vista plana superior do bocal de pulverização exibido nas Figuras 28 e 29;
A Figura 32 é uma vista seccional do bocal de pulverização tomada ao longo da linha 32-32 da Figura 31;
A Figura 33 é uma vista em perspectiva ampliada de uma parte da ponte de copos e do condutor de suco integrados que mostra dois bocais de pulverização acionados por pressão de acordo com a presente invenção montados sobre eles;
As Figuras 34 e 35 são vistas em perspectiva do corpo do bocal, ou seja, da cabeça do bocal de pulverização exibida nas Figuras 30 e 32;
As Figuras 36 e 37 são vistas em elevação lateral e frontal
Α&Λ correspondentes do corpo do bocal exibido nas Figuras 34 e 35;
As Figuras 38 e 39 são vistas em perspectiva das partes inferiores do corpo do bocal, ou seja, do engate inferior do bocal exibido nas Figuras 30 e 32;
A Figura 40 é uma vista plana superior da seção inferior do corpo de bocal exibido nas Figuras 38 e 39;
A Figura 41 é uma vista em elevação da seção do corpo de bocal inferior exibido nas Figuras 38 e 39;
As Figuras 42 e 43 são vistas em perspectiva do abrigo tubular que recebe o corpo do bocal conforme exibido nas Figuras 30 e 32;
A Figura 44 é uma vista em elevação lateral do abrigo tubular exibido nas Figuras 42 e 43;
A Figura 45 é uma vista seccional tomada ao longo da linha 45-45 da Figura 44;
A Figura 46 é uma vista em perspectiva seccional parcial do bocal de pulverização afilado de acordo com a presente invenção adaptado para montagem plana sobre a parede em uma saída de fluido dentro do extrator de suco;
A Figura 47 é uma vista em perspectiva da cabeça do bocal de pulverização exibida na Figura 46;
A Figura 48 é uma vista em perspectiva do bocal de pulverização afilado de acordo com a presente invenção;
A Figura 49 é uma vista seccional do bocal de pulverização afilado de acordo com a presente invenção que exibe os componentes básicos;
A Figura 50 é uma vista plana superior da cabeça do bocal de pulverização;
A Figura 51 é uma vista seccional do corpo de fixação do bocal exibido nas Figuras 46 e 49;
A Figura 52 é uma vista em perspectiva frontal do corpo de fixação do bocal;
A Figura 53 é uma vista em perspectiva do anel de retenção do bocal de acordo com a presente invenção exibido nas Figuras 46 e 49 que fixa a cabeça do bocal de pulverização ao corpo de fixação do bocal;
A Figura 54 é uma vista seccional do anel de retenção do bocal exibido na Figura 53.
Descrição Detalhada da Invenção
A presente invenção será agora descrita de forma mais completa com referência às figuras anexas, nas quais são exibidas realizações preferidas da presente invenção. A presente invenção pode ser realizada, entretanto, de muitas formas diferentes e não deverá ser considerada limitada às realizações descritas no presente. Ao contrário, estas realizações são fornecidas de forma que o presente relatório descritivo seja total e completo e conduza completamente o escopo da presente invenção para os técnicos no assunto. Algarismos similares referem-se a elementos similares em todos os pontos e notação com centenas iguais é utilizada para indicar elementos similares em realizações alternativas.
A presente invenção fornece muitas vantagens sobre os extratores de suco do estado da técnica, tal como descrito nas patentes, atribuídas a mesma titular, US 2.649.730, US 2.780.988, US 3.717.084,US
3.736.865, US 4.300.449, US 4.309.943, US 4.309.944, US 4.376.409,US
4.700.620, US 4.905.586, US 4.922.813, US 5.339.729, US 5.483.870,US
5.970.861, US 5.992.311, US 5.996.485 e US 6.568.319, cujos relatórios descritivos são integralmente incorporados ao presente como referência.
A presente invenção inclui um novo projeto externo para o extrator de suco, que inclui uma tampa externa sobre a armação extratora. O projeto aprimorado inclui painéis elétricos integrados e tampas externas com nervuras
AM conforme exibido na Figura 1 e explicado com mais detalhes abaixo. O projeto geral de extrator de suco possui inclinação formada pelas tampas externas sobre as colunas da armação extratora. A presente invenção também fornece um conjunto guia de frutas que inclui um corpo guia de frutas oco que forma uma mesa alimentadora com múltiplas linhas, também conhecida como alimentador automático, que recebe as frutas da correia de alimentação ao lado da linha extratora e fornece as frutas para um alimentador de frutas com múltiplas posições. A presente invenção possibilita mudança mais rápida do corpo guia de frutas que forma a mesa alimentadora, alimentador automático, e elimina a necessidade de remoção do vibrador com a mesa alimentadora. Na presente invenção, o corpo guia de frutas é aparafusado a um quadro de sustentação separado e é facilmente removível. O vibrador pode ser removível a partir do topo como característica de segurança e serviço adicional. A presente invenção também elimina a sobrecabeça utilizada anteriormente com a mesa alimentadora.
O alimentador de frutas de múltiplas posições de acordo com a presente invenção utiliza uma chave de proximidade para detectar o movimento do acoplador sensível a carga que incorpora um pino de cisalhamento. Caso o pino de cisalhamento se rompa, o acoplador sensível à carga não gira mais e o sensor de proximidade detecta esta alteração. Isso é vantajoso sobre outros extratores de suco do estado da técnica, que continuavam a funcionar quando um material externo obstruía o alimentador de frutas, rompendo o pino de cisalhamento. O sensor de proximidade pode ser conectado a um temporizador. Quando o extrator de suco estiver em operação, o sensor detecta o movimento e produz pulsos LIGA/DESLIGA correspondentes. Se, após um período de tempo previamente determinado, os pulsos não forem mais detectados, tal como ao romper-se o pino de cisalhamento, o extrator de suco será desligado automaticamente.
extrator de suco de acordo com a presente invenção também incorpora vantajosamente um carne de retorno, formado tipicamente na forma de um conjugado matemático de carne de direcionamento de copos extratores para sustentar os seguidores de carnes para o carne e erguer o membro de suporte de copos, ou seja, o eixo de copos, durante o ciclo de extração de suco. Um contrapeso pode ser montado na engrenagem principal de direcionamento localizada na caixa de engrenagens, ou montada sobre o eixo de carnes que sustenta o carne de direcionamento e o carne de retorno. O contrapeso fornece equilíbrio à máquina durante a operação do extrator.
O extrator de suco de acordo com a presente invenção também contém painéis laterais internos que definem uma área de material de produto intermediária, ou seja, uma área de casca e suco, em que os copos extratores fixes e móveis estão localizados, e cavidades de mecanismo de direcionamento oposto localizadas entre os painéis laterais internos e as coberturas externas da armação extratora. A casca, naturalmente, inclui polpa, sementes, membranas e materiais de núcleo. As ligações de direcionamento, tais como um conjunto de tirante são posicionadas em cada cavidade do mecanismo de direcionamento e conectam operativamente o eixo de orifícios ao carne de direcionamento do eixo de orifícios montado sobre o eixo de carnes. Um bocal de pulverização de água afilado de acordo com a presente invenção pode ser montado de modo plano sobre os painéis laterais internos para pulverizar um fluido de limpeza para auxiliar a limpeza. Para aumentar a limpeza do extrator de suco, a presente invenção inclui uma ponte de copos formada integralmente com o condutor de suco. A tubulação de suco estendese a partir da saída de suco na lateral e sai através do lado do extrator de suco, de forma a eliminar a disposição de tubulação atual em que canos em forma de “chifre de boi” estendem-se a partir da parte frontal ou posterior e permitem o acúmulo de fragmentos. A ponte de copos e o condutor de suco integrados tipicamente possuem saídas de suco no lado justaposto aos painéis das paredes internas, o que permite que a tubulação de suco saia para os lados.
O tubo coador é preferencialmente carregado no fundo e inclui um conjunto de vedação aprimorado entre o condutor de suco e o tubo coador. Os eixos de carne são agora preferencialmente mantidos por fricção sobre o eixo de carnes por meio de um acoplador de eixo de direcionamento de copos apropriado que fixa por fricção o eixo de carnes na porca de carne. O alinhamento dos carnes pode ser obtido por meio do posicionamento de uma vara de alinhamento através dos orifícios dispostos nos cames durante a montagem.
A ponte de copos e o condutor de suco integrados incluem uma série de bocais de pulverização acionados por pressão, ou seja, também denominados bocais “pop-up”, montados sobre a ponte de copos e o condutor de suco integrados (Figuras 28 a 45). Estes bocais “pop-up” podem ser utilizados para recuperação de óleo e limpeza. Na presente invenção, as extremidades do eixo de orifícios estendem-se através de cada parede interna ou do painel “lateral” para o interior da cavidade do mecanismo de direcionamento, na qual está localizado o mecanismo de direcionamento do eixo de orifícios. Esta penetração através dos painéis de parede interna é protegida por uma “janela” móvel entre as extremidades do eixo de orifícios e o painel de parede lateral, formadas como vedação preferencialmente em labirinto.
Fica claro que a presente invenção oferece numerosas vantagens sobre os extratores de suco do estado da técnica, como será explicado com mais detalhes abaixo com referência às figuras anexas.
Com o propósito de facilitar a operação do extrator de suco de acordo com a presente invenção, uma descrição geral do processo de extração de suco do descarregamento das frutas até o processamento final e manipulação de resíduos é descrita com referência às Figuras 2 e 3. A Figura 4 é uma vista ambiental, isométrica parcial e seccional de uma parte de uma unidade extratora de suco isolada, que seria posicionada em uma máquina extratora de suco correspondente 40 exibida na Figura 3 e que forma posições extratoras de suco correspondentes, nas quais as frutas são comprimidas e o suco é extraído. A descrição prosseguirá descrevendo em primeiro lugar o fluxo geral das frutas cítricas, seguido por uma explicação de vários componentes da unidade extratora de suco com relação à máquina extratora de suco em geral, de forma a fornecer antecedentes gerais de trabalho e de princípios do extrator de suco utilizados na presente invenção.
Conforme exibido na Figura 2, as frutas F podem ser descarregadas por meio do descarregamento manual, hidráulico ou de caminhão. As frutas podem ser descarregadas manualmente, por exemplo, por trabalhadores que manipulam muitas caixas ou caixotes de campo, que podem ser colocados sobre um peitoril basculante 20 para o descarregamento em um funil 22. Além disso, as frutas cítricas poderão ser despejadas no funil 22 por meio de um basculante hidráulico automático 23. Uma carga grande que conduz frutas cítricas F, tais como laranjas, poderá também chegar de caminhão, que despejaria as frutas no funil 22, o qual inclui uma correia transportadora vertical 24 que conduz as frutas F sobre os transportadores necessários até um lavador com escova 26. Tipicamente, a correia transportadora 24 contém grampos com cerca de 7,5 cm para elevar as frutas até o lavador com escova 26, como sabem os técnicos no assunto. À medida que as frutas são descarregadas, elas entram em uma lavadora e passam sob bocais de pulverização 28, onde podem ser aplicados limpadores de frutas.
As frutas, à medida que são lavadas, passam por uma série de escovas no lavador com escovas 26, onde a fruta é suavemente esfregada para remover óleos de campo, sujeira, mofo e poeira. O lavador com escovas descarrega as frutas sobre uma grade rolante 30 onde os trabalhadores podem selecionar as frutas facilmente. Tipicamente, a grade rolante 30 é formada de tal maneira que os trabalhadores podem ficar de pé dos dois lados e remover quaisquer pedaços quebrados, folhas e outros materiais indesejáveis do fluxo de fornecimento de frutas. É neste ponto que algum material externo pode ainda passar através da grade rolante. O material externo, tal como vagens leitosas, é um exemplo que os trabalhadores freqüentemente deixam passar. Essas vagens leitosas são oriundas de áreas de cultivo de cítricos e podem causar problemas durante o processo de extração de suco. O extrator de suco é preferencialmente projetado para ser desligado quando o tubo de orifícios ficar obstruído no interior do tubo coador, tal como por um material externo, e permite que o extrator de suco desligue a operação caso uma vagem leitosa ou outro material externo similar fique preso no tubo de orifícios.
As frutas são descarregadas da grade rolante para uma correia transportadora com suportes 32 que eleva as frutas tipicamente por suportes de 7,5 cm até a correia transportadora de alimentação inclinada 34, conforme exibido na Figura 3. Caso dois ou mais extratores de suco sejam colocados em conjunto conforme ilustrado, rolo de dimensionamento 36 fornece um único rolo giratório contínuo sobre a correia transportadora de alimentação inclinada 34 para separar as frutas em tamanhos equivalentes à faixa de tamanho dos copos extratores fixos e móveis, garantindo o máximo rendimento e qualidade. Conforme ilustrado com os três extratores de suco 40, por exemplo, um extrator de suco pode ser utilizado para uma faixa de tamanhos de frutas e os outros dois extratores de suco podem ser utilizados para duas outras faixas de tamanhos de frutas correspondentes.
Conforme exibido na Figura 3, cada extrator de suco 40 inclui unidades extratoras de suco individuais 50 (ilustradas como cinco unidades) que são reunidas em uma armação extratora comum 52 que forma uma máquina extratora de suco 40. A unidade extratora de suco 50 define posições extratoras de suco correspondentes em que uma fruta individual é recebida sobre o copo extrator fixo e comprimida ou pressionada por um copo extrator móvel correspondente. Os copos extratores fixos e móveis podem ser alinhados horizontalmente ou verticalmente, conforme explicado com referência às figuras. Com os copos extratores alinhados verticalmente, conforme ilustrado, o copo extrator fixo é tipicamente copo extrator inferior e o copo extrator móvel é tipicamente copo extrator superior.
As frutas são conduzidas para os alimentadores automáticos 46, ou seja, para a mesa de alimentação de múltiplas linhas 46 dos extratores de suco 40 por uma correia transportadora de alimentação 34 que é projetada em ângulo de cerca de 18° com o lado inferior adjacente à mesa alimentadora 46. A mesa alimentadora 46 é formada como conjunto de orientação de frutas que orienta as frutas do transportador de frutas até o alimentador de frutas de múltiplas posições, como será explicado em detalhes abaixo. Qualquer fruta que passe pela mesa alimentadora é recirculada através de um sistema de manipulação de frutas por um transportador de frutas de retorno 48. Estas frutas poderão ser transferidas de volta para o sistema de manipulação de frutas antes da lavagem.
As frutas entram na mesa de alimentação do extrator de frutas 46 e são alimentadas para o copo extrator fixo, por exemplo inferior 54, por dedos de aletas de frutas (não exibidos) operativos como parte do alimentador de frutas de múltiplas posições. Como será explicado detalhadamente a seguir, as frutas são separadas em três fluxos de produtos primários, suco com polpa, a casca e o material de fruta que entra no tubo de orifícios 56 (Figura 4). A casca descartada é direcionada para uma rosca de cascas 58 localizada sob a plataforma extratora de suco 60 e é descartada em um funil de descarga 62 ou outro recipiente de descarte de resíduos, ou pode ser transportada através de uma parede externa para um caminhão ou trailer, ou para o processamento adicional.
Tipicamente, os extratores de suco 40 são sustentados sobre uma plataforma elevada 60, não apenas para fornecer o apoio para os extratores de suco, mas também para fornecer acesso para operação mecânica e manutenção. O suco dos vários extratores de suco 40 entra em um condutor de descarga de aço inoxidável 64 que se estende a partir de cada extrator de suco e é alimentado por gravidade em um tanque de impulso 66 que é projetado para manter um fluxo constante de suco, preferencialmente para um acabador opcional 68. O acabador remove adicionalmente a polpa do suco utilizando peneiras de aço inoxidável com perfurações pequenas. Um finalizador 68 é tipicamente utilizado quando uma série de extratores de suco é colocada em conjunto, conforme ilustrado.
O suco pode ser bombeado do tanque de impulso 66 ou do finalizador 68. O processo de extração de suco exibido nas Figuras 2 e 3 é ilustrativo de uma instalação de extração de suco pequena. Instalações de extração de suco maiores apresentam processo similar, mas são de escala maior e podem incluir equipamentos adicionais conhecido dos técnicos no assunto. Os equipamentos adicionais (não exibido) pode incluir elevadores de balde para erguer e transportar frutas; cestos de armazenagem de frutas para armazenagem temporária de frutas descarregadas; equipamento dimensionador para selecionar frutas com base no tamanho; sistemas de recuperação de subprodutos, tais como sistemas de lavagem de polpa e sistemas de recuperação de óleo; moinhos de alimentação para secar resíduos de casca; e pasteurizadores e evaporadores para o processamento de suco. Estes e outros equipamentos são conhecidos dos técnicos no assunto.
Com referência à Figura 4, é ilustrada uma parte de uma unidade
/)3o extratora de suco básica 50 que define a posição de extração de suco de um extrator de suco. Um copo extrator móvel 80 é montado sobre uma barra cruzada comum, ou seja, um membro de suporte de copos, também denominado eixo de copos 82 na realização ilustrada. O eixo de copos 82 interconecta outros copos extratores móveis conforme exibido na Figura 3. O eixo de copos 82 realiza um movimento recíproco por um eixo de cames (não exibido) contido na parte superior do extrator de suco nesta realização não limitadora. Os copos extratores fixos 54, tais como copos extratores inferiores na realização ilustrada, são posicionados rigidamente com relação a armação extratora 52 e montados sobre uma ponte de copos 57. Os copos extratores móveis e fixos 80, 54 são formados como copos extratores entrelaçados que possuem dedos 84 que se intercalam entre si quando o copo extrator móvel 80 encaixa a copo extrator fixo 54.
Os copos extratores fixos e móveis 80 e 54 e seus componentes associados, tais como o tubo coador de acabamento prévio 86, o tubo de orifícios 56 e a ponte de copos associada 57, formam uma unidade extratora de suco 50. Conforme ilustrado na Figura 3, uma série de unidades extratoras de suco é reunida em uma máquina extratora de suco 40 para aumentar a produção. A máquina extratora de suco ilustrada 40 inclui cinco unidades extratoras de suco 50 localizadas em posições de extração de suco correspondentes. O alimentador de frutas, que será explicado com mais detalhes abaixo, pode também funcionar como dispositivo operado por carne e inclui dedos alimentadores (não exibidos nesta figura), que depositam uma única fruta no copo extrator fixo 54, tal como expelindo a fruta para o copo extrator após o recebimento da fruta da mesa alimentadora formada como conjunto de guia de frutas.
O sistema de direcionamento operado por cames na parte superior do extrator de suco força o copo extrator móvel 80 para o interior do
Λ3Α copo extrator fixo e, à medida que isso ocorre, as frutas F são pressionadas contra um cortador circular 90 localizado no topo do tubo coador de acabamento prévio 86. Este cortador 90 corta um batoque no fundo da fruta para permitir que as partes internas da fruta tenham acesso ao tubo coador 86. Outro cortador 92 também corta um batoque no topo da fruta para permitir a separação da casca das partes internas da fruta, tais como a polpa. À medida que os dedos 84 dos copos extratores 54, 80 intercalam-se entre si, a parte interna da fruta, tal como o suco com polpa, é forçada para baixo no tubo coador 86 contido no interior do condutor de suco 94. As superfícies de casca não entram em contato com o suco e qualquer contaminação dos extratores pela casca é minimizada. A casca cai para fora do condutor de suco 94 e pode ser recolhida pelo transportador de rosca de cascas 58 abaixo da plataforma extratora 60, sendo descarregada no funil 62 ou outro recipiente de descarte de resíduos e transportada através da parede externa para um caminhão ou trailer ou para o processamento adicional.
O impulso contínuo do copo extrator móvel 80 e a presença de um restritor, tal como na forma de bloqueios, força a parte que contém suco da fruta através da parede perfurada do tubo coador. Esta parede perfurada é formada por pequenos orifícios do tubo coador 98, que permitem a descarga de suco para o condutor de suco 94.
Aplica-se preferencialmente uma contrapressão no interior do tubo de orifícios, por exemplo, por um dispositivo hidráulico conforme descrito na patente US 5.992.311 incorporada como referência ou limitando-se o tamanho do restritor. O tubo de orifícios sofre o movimento recíproco no interior do tubo coador para comprimir quaisquer partículas de frutas capturadas e forçar qualquer suco remanescente através da parede perfurada do tubo coador. Um material de núcleo, tal como membrana de seção e sementes, é ejetado tipicamente a partir da parte inferior do tubo de orifícios durante o
43=2, movimento recíproco daquele tubo. Este ciclo de extração completa-se desta forma.
Além disso, a quantidade de rendimento de suco e o tipo de suco podem variar utilizando diferentes tubos coadores com orifícios de diferentes tamanhos 98. Adicionalmente, a contrapressão pode ser alterada para variar o rendimento do suco e o tipo do suco. O óleo de casca, tal como liberado pela ação de atrito entre os dedos dos copos fixos e móveis, tipicamente pode ser lavado por meio de pulverizações de água em volta dos copos extratores.
Com referência agora às Figuras 1, 5, 6 e 7, são ilustradas diferentes vistas do extrator de suco 100 de acordo com a presente invenção, que incluem uma vista frontal em perspectiva correspondente (Figura 5), uma vista posterior em perspectiva em um primeiro ângulo (Figura 1), uma vista posterior em perspectiva ampliada em um segundo ângulo (Figura 6) e uma vista posterior em perspectiva com as tampas externas removidas (Figura 7). O extrator de suco 100 possui uma superfície de parede externa formada pelas tampas externas 101, que são fixadas sobre a armação extratora 102 (Figura
7). As tampas externas 101 são configuradas para formar um novo formato para o extrator de suco nas áreas laterais e incluem quadros elétricos integrados 104 conforme exibido nas Figuras 1 e 6. As tampas com nervuras 106 e a inclinação superior 108 formada pelas tampas externas completam o projeto estético e ornamental.
A vista frontal em perspectiva da Figura 5 exibe um conjunto guia de frutas de acordo com a presente invenção que forma a mesa alimentadora de múltiplas linhas 110 com sobrecabeça integrada. Este conjunto guia de frutas 110 como mesa alimentadora é formado como corpo guia de frutas oco e é explicado com mais detalhes abaixo com referência às Figuras 8 a 11. A mesa alimentadora 110 alimenta frutas para um alimentador de frutas (não exibido em detalhes) que contém dedos de aletas de frutas que transportam as
AÒ3 frutas para os copos extratores fixos 54 exibidas no exemplo não limitador na forma de copos extratores inferiores. Os detalhes do alimentador de frutas são descritos abaixo com relação às Figuras 12 e 13. O alimentador de frutas é direcionado por um mecanismo direcionador do alimentador, indicado de forma geral em 112, que se estende a partir do eixo de carnes localizado na parte superior do extrator de frutas 100 e conecta-se ao eixo (ou dedo) de direcionamento, como será explicado com mais detalhes abaixo. O projeto aprimorado deste extrator de frutas ilustrado 100 não possui mais caixa elétrica externa, mangueira de ar e membros de abrigo protuberantes.
Conforme ilustrado, somente alguns canos de fluido de entrada e de saída são necessários para a entrada e descarga de fluido, tais como água, fluido de limpeza ou suco que sai do condutor de suco. O ciclo de água de limpeza pode sofrer um fluxo através do .extrator de suco e seu tempo é controlado pelo circuito de controle 114 exibido na Figura 2. A superfície de descarga inclinada 116 exibida na Figura 5 e posicionada sob a mesa alimentadora 110 estende-se a partir da ponte de copos e do condutor de suco integrados (não exibidos em detalhes nesta figura) e permite o retorno de fruta mal alimentada. Mais detalhes do condutor de suco e da ponte de copos integrados de acordo com a presente invenção são explicados detalhadamente abaixo com referência às Figuras 19 a 24.
A Figura 5 ilustra um motor de direcionamento elétrico 118 sustentado pela armação extratora 102 e fora da tampa externa 101. O motor de direcionamento 118 é incluído em um quadro de inclusão de tela de aço protetora 120. O eixo de saída do motor de direcionamento (não exibido) conecta-se a uma engrenagem de direcionamento grande 122, que é conectada por um trem de engrenagens a um eixo de carnes montado na armação extratora a ser explicado em mais detalhes abaixo com referência às Figuras 14 a 16.
A Figura 7 é uma vista posterior em perspectiva do extrator de suco 100 de acordo com a presente invenção com tampas externas 101 removidas e que mostra muitas das melhorias da presente invenção, que incluem o mecanismo de direcionamento 128 para conduzir os copos extratores móveis 80. O mecanismo de direcionamento 128 é montado em uma seção superior do extrator e inclui um eixo de carnes 130 que sustenta os carnes de direcionamento de eixos de orifícios 132 sobre as extremidades externas do eixo de carnes, mas dentro do perímetro da armação extratora 102. Os copos extratores fixos 54 são sustentadas sobre a ponte de copos e o condutor de suco integrados 134 e recebem os copos extratores móveis 80 sustentadas sobre o eixo de copos ou outro membro de sustentação de copos móveis 82 e em movimento recíproco até o encaixe com os copos extratores fixos. Dois carnes de direcionamento 136 encaixam-se cada um em um seguidor de carnes (não exibido) para conduzir o eixo de copos 82, permitindo que os copos extratores móveis, por exemplo superiores 80 encaixem-se nos copos extratores fixos, por exemplo inferiores 54 sustentados pela ponte de copos e pelo condutor de suco integrados 134 de acordo com a presente invenção. O carne de retorno não é exibido nesta figura, mas é explicado com relação às Figuras 14 e 15 e é utilizado para retornar o eixo de copos até a posição desencaixada (tal como a elevada), de forma a desencaixar os copos extratores móveis 80 dos copos extratores fixos 59. Dever-se-á compreender, entretanto, que os copos extratores podem ser dispostos horizontalmente ou em outra orientação além de relação verticalmente oposta.
Um eixo de orifícios 140 sustenta os tubos de orifícios 56, que são dispostos no interior de tubos coadores correspondentes 86. O eixo de orifícios 140 sofre o movimento recíproco, movendo os tubos de orifícios 56 dentro dos tubos coadores 86, que são sustentados pela ponte de copos e pelo condutor de suco integrados 134. Conforme exibido na Figura 7, pelo menos uma /135 extremidade externa 140a do eixo de orifícios 140 estende-se através de um painel lateral interno 142 para cavidade de mecanismo de direcionamento 144 formada entre o painel lateral interno 142 e a tampa externa 101 sobre a armação extratora 102 do extrator de suco 100. Em uma realização preferida, dois painéis laterais internos opostos 142 definem uma área de material de produto intermediária 143, ou seja, uma área de “suco e casca” onde estão localizados os copos extratores. As cavidades de mecanismo de direcionamento opostas são definidas em qualquer dos lados do extrator de suco.
Um mecanismo de direcionamento apropriado, tal como um conjunto de vara de puxar ou outro conjunto de direcionamento, é posicionado em cada cavidade do mecanismo de direcionamento 144 e conectado entre a extremidade do eixo de orifícios 144a e o mecanismo seguidor de cames que encaixa o carne de direcionamento do eixo de orifícios 132, exibido com mais detalhes nas Figuras 14, 16 e 27. À medida que o eixo de cames dirigido 130 gira, o carne de direcionamento do eixo de orifícios 132 gira, pressiona contra o mecanismo seguidor de cames e o conjunto de vara de puxar associado ou outro conjunto de direcionamento, e força para baixo o eixo de orifícios 140. Um mecanismo de mola de retorno (não exibido) puxa para cima o eixo de orifícios 140 através do seu conjunto de vara de puxar, retornando o eixo de orifícios 140 para a sua posição inicial e forçando o tubo de orifícios para o interior do tubo coador para o processo de extração de suco.
Para auxiliar na capacidade de limpeza do extrator de suco de acordo com a presente invenção, a ponte de copos e o condutor de suco integrados 134 possuem suas saídas de suco justapostas nos painéis laterais internos 142. A tubulação de suco 150 conecta-se às saídas de suco e estende-se para o lado do extrator de suco conforme ilustrado nas Figuras 7 e 27. A ponte de copos e o condutor de suco integrados 134 são explicados com
A36 mais detalhes com relação às Figuras 19 a 23.
As extremidades 140a do eixo de orifícios 140 são móveis dentro de uma janela de acesso 152 formada como aberturas de janelas, ou seja ranhuras, nos painéis laterais internos 142. Uma vedação, preferencialmente, em labirinto 154, é posicionada na extremidade do eixo de orifícios 140a e no painel lateral interno 142 para formar a “janela” móvel. A vedação 154 evita a passagem de fragmentos para a área de material de produto, ou seja para a área de “suco e casca” 143 dentro do extrator de suco 100 e para dentro da cavidade do mecanismo de direcionamento 144.
Qualquer pequena quantidade de fragmentos que passe através desta vedação 154 pode ser extraída da cavidade do mecanismo de direcionamento 144 por um ou mais bocais de pulverização de acordo com a presente invenção que são posicionados no extrator de suco, sobre as paredes laterais, incluindo o painel lateral interno, e mesmo na cavidade do mecanismo de direcionamento, o que é explicado com mais detalhes com relação à Figura 27 e às Figuras 46 a 54. O fluido que é pulverizado na área de material de produto do extrator de suco 143 e mesmo na cavidade do mecanismo de direcionamento 144 pode ser drenado de volta em direção às seções internas da máquina extratora de suco, que é autodrenante. O fluido de limpeza e o fluido de reciclagem utilizados para recuperação de óleo podem ser descartados por meio de condutores de fornecimento de fluido apropriados.
A Figura 8 mostra uma vista isométrica de todos os componentes da mesa alimentadora de múltiplas linhas inserível 110 ou do conjunto de guia de frutas, como também é denominada, e o vibrador de carregamento superior de acordo com a presente invenção. Ao longo de todo o presente relatório descritivo, a expressão mesa alimentadora pode ser utilizada de forma intercambiável com conjunto guia de frutas ao descrever-se a presente invenção.
Com referência agora às Figuras 8 a 11, o conjunto guia de frutas 110 de acordo com a presente invenção forma a mesa alimentadora e orienta as frutas a partir do transportador de frutas 34, tal como exibido nas Figuras 2 e 3, até o alimentador de frutas de múltiplas posições explicado com mais detalhes com relação à descrição das Figuras 12 e 13. O conjunto guia de frutas 110 inclui um quadro 158 que é posicionado entre o transportador de frutas 34 e o alimentador de frutas multiposicionado. Um vibrador 160 é conectado ao quadro 150. O conjunto guia de frutas inclui um corpo guia de frutas oco 162 que inclui uma parede inferior 164 e uma parede superior 166 espaçadas. A parede superior 166 contém uma série de cumes 168 e vales 170 alternados que definem uma série de linhas de frutas 172. Cada par de cumes adjacentes 168 estende-se para fora além de uma extremidade de vale interveniente 170 para definir uma abertura 174 que permite a passagem através dela de uma parte correspondente do alimentador de frutas multiposicionado e define as extremidades de cumes oscilantes 176 formados integralmente para sustentar a fruta. Desta forma, é evidente que a presente invenção elimina a sobrecabeça que havia sido parte separada de mesa alimentadora dos extratores de suco do estado da técnica em que vibrador ou outro conjunto vibrava uma mesa, enquanto a sobrecabeça permanecia “estática” ou “morta” para reduzir a velocidade da vibração e aumentar a alimentação das frutas para os copos extratores fixos 54.
Este corpo de guia de frutas oco 162 contém uma série de passagens que recebem fixadores 178 nas posições lateral e intermediária. O fixador correspondente 180 estende-se através de cada passagem que recebe o fixador 178 e fixa o corpo guia de frutas oco 162 ao quadro 158 nas partes lateral e intermediária do corpo 162. O corpo guia de frutas 162 é fixado de forma removível ao quadro 158 e dele removível em direção vertical. O vibrador 160 é fixado de forma removível ao quadro para que seja removível na direção vertical.
Em um aspecto da presente invenção, o quadro 158 inclui uma placa base 182 que possui uma abertura 184 na porção intermediária. O vibrador estende-se ao menos parcialmente através da abertura 184 na placa base 182 e é fixado a uma placa de montagem do vibrador 186 que é fixada à placa base 182 sobre a abertura 184. Um par de abas de montagem 188 é formado em lados opostos da placa base 182. Um par de suportes 190 é montado na armação 52 do extrator de suco de fruta 100. Uma série de amortecedores de vibração 192 e fixadores associados 194 conecta o par de suportes 190 ao par de abas de montagem 188. A placa de montagem 186 age como flanco e é conectada entre o vibrador 160 e a placa base 182.
O corpo guia de frutas oco 162 é preferencialmente formado com polímero, tal como polietileno moldado em rotação, mas outros materiais plásticos podem ser utilizados conforme sugerido pelos técnicos no assunto. A parede inferior, conforme exibida na Figura 11, possui dispositivos de fixação 196 que aumentam a resistência da estrutura, que podem ser formados durante o processo de moldagem.
É evidente que a presente invenção agora fornece uma mesa alimentadora, ou seja, formada como conjunto guia de frutas 110, que não apenas inclui um corpo guia de frutas facilmente removível, mas também inclui um vibrador facilmente removível 160, o que economiza tempo e custos de manutenção ao longo de toda a vida operacional do extrator de suco.
A presente invenção também fornece um alimentador de frutas de múltiplas posições que utiliza uma chave de proximidade, em um exemplo não limitador, para detectar o movimento do acoplador sensível a carga que possui um pino de cisalhamento, o qual é rompido quando o alimentador de frutas for obstruído ou ocorrer um problema similar. Caso o pino de cisalhamento se rompa, o acoplador sensível a carga não gira mais e o sensor de proximidade, por exemplo, detecta esta alteração. Um processador, tal como um controlador lógico programável (PLC) ou outro mecanismo, pode parar automaticamente o extrator de suco ao detectar-se a falta de rotação. Isso é vantajoso sobre os extratores de suco do estado da técnica, que continuavam a rodar quando um material externo obstruísse o alimentador de frutas, rompendo o pino de cisalhamento. Em um aspecto da presente invenção, o sensor de proximidade pode ser conectado a um temporizador. Quando o extrator de suco estiver em operação, o sensor de proximidade detecta o movimento e produz pulsos liga/desliga correspondentes. Se, após um período de tempo previamente determinado, os pulsos não forem mais detectados, tal como quando pino de cisalhamento for rompido e a rotação suspensa, o extrator de suco desliga automaticamente.
As Figuras 12 e 13 ilustram o alimentador de frutas aprimorado 200 para alimentar frutas para as posições de extração de suco definidas por cada unidade extratora de suco 50 e definidas pelos copos extratores fixo e móvel 54 e 80. O alimentador de frutas 200 inclui um eixo de direcionamento de proximidade 202 e uma série de membros de alimentação de frutas 204, por exemplo, formados como dedos de alimentação de frutas para alimentar frutas para as posições de extração de suco 50 com base na rotação do eixo de direcionamento 202. O acoplador sensível a carga 206 acopla o motor de direcionamento, tal como o motor de direcionamento elétrico 118 por meio do direcionamento de mecanismo alimentador 112, para o eixo de direcionamento 202 durante a operação normal, e desacopla o motor de direcionamento do eixo de direcionamento 202 quando os membros de alimentação das frutas 204 ficarem obstruídos. Um detector de desacoplamento 208 detecta o desacoplamento do acoplador sensível a carga 206. Na realização exibida nas Figuras 12 e 13, o motor de direcionamento poderá ser o motor de direcionamento do extrator de suco primário 118 com ligação de transmissão ou outro mecanismo de direcionamento 112 que interconecta o eixo de direcionamento 202 e o motor elétrico 118 sustentado pela armação extratora 52 e fora das tampas externas do extrator de suco conforme exibido na Figura 5.
Uma porca de direcionamento 210 é conduzida de forma giratória pelo eixo de direcionamento 202 e conectada operativamente ao motor de direcionamento 118. Uma porca fixa 212 é fixada ao eixo de direcionamento, ao lado da porca de direcionamento giratória 210. O pino de cisalhamento 214 estende-se entre a porca de direcionamento giratória 210 e a porca fixa 212 para acoplar a porca de direcionamento giratória 210 e a porca fixa 212 entre si durante operação normal, e para romper e desacoplar a porca de direcionamento giratória 210 da porca fixa 212 quando os membros de alimentação de frutas 204 ficarem obstruídos. Este detector de desacoplamento 208, em um aspecto da presente invenção, é preferencialmente um sensor de proximidade. Além disso, pelo menos um acionador do sensor de proximidade 216 é conduzido de forma giratória pelo eixo de direcionamento 202. Quando o sensor de proximidade for posicionado ao lado de um trajeto do pelo menos um acionador de sensor de proximidade 216, é preferencialmente gerado um pulso. O acionador do sensor de proximidade poderá ser, por exemplo, pelo menos um fixador ferroso, tal como roscas que agem como acionador. Estas roscas poderão ser conduzidas pela porca de direcionamento giratória 210. O sensor de proximidade pode também ser conectado a um temporizador. Quando o extrator de suco estiver rodando, o sensor de proximidade detecta o movimento do acionador e produz pulsos liga/desliga. Se, após um período de tempo previamente definido, os pulsos não forem mais detectados, o extrator de suco será automaticamente desligado por meio do controlador.
Em um aspecto da presente invenção, um membro de alimentação de frutas 204 inclui pelo menos um eixo de dedo 220 e uma série de dedos de aletas de frutas 222 conduzidos pelo eixo de dedo. Em um aspecto preferido da presente invenção, são utilizados três eixos de dedos em espaços iguais 220. O eixo de direcionamento central 202 é conduzido, girando um conjunto de carne (não exibido) no interior da porca que gira, e os três eixos 220 giram em volta do eixo de direcionamento central 202, movendo os dedos de aletas de frutas 222 para erguer a fruta e alimentar ou “expelir” a fruta para um copo extrator fixo 54.
Em ainda outro aspecto da presente invenção, um detector de desacoplamento opera um indicador com base na detecção do desacoplamento. Em um aspecto da presente invenção, ela poderá incluir pelo menos um sensor magnético, um sensor ótico, um sensor de campo elétrico, um sensor ultrassônico ou um sensor infravermelho, como exemplos não limitadores.
O extrator de suco de acordo com a presente invenção também utiliza convenientemente um carne de retorno, formado tipicamente como conjugado matemático de carne de direcionamento do copo extrator, ou seja, um carne de copos, para manter os seguidores de carnes para os carnes e erguer o membro de sustentação de copos, ou seja, o eixo de copos, durante o ciclo de extração de suco. Isso supera a desvantagem de necessitar aumentar a força de mola necessária para fixar os seguidores de cames firmemente ao carne de direcionamento ou utilizar uma pressão do ar mais alta para evitar “batidas” dos cames correspondentes à separação de qualquer came do seu seguidor.
As Figuras 14 e 15 são vistas isométricas do mecanismo de direcionamento 128 que encaixa os copos extratores móveis 80, tal como por meio do eixo de copo móvel ou outro membro de sustentação de copos móveis 230, e conduz os copos extratores móveis 80 para o encaixe com os copos extratores fixos 54. Este mecanismo de direcionamento 128 inclui o eixo de carnes 130 que sustenta o carne de direcionamento 136 para conduzir o copo extrator móvel 80 para encaixe com o copo extrator fixo 54 e o carne de retorno 232 para desencaixar o copo extrator móvel 80 utilizando um trem seguidor de carnes 234 conectado operativamente ao carne de retorno 232 para elevar o eixo de copos 230 e desencaixar o copo extrator móvel 80 (Figura 15).
- Conforme ilustrado, o eixo de carnes 130 sustenta dois carnes de direcionamento 136 e dois carnes de retorno 232 que são espaçados entre si e impõe força de direcionamento sobre o eixo de copos correspondente 230 e o trem seguidor de carnes 234, que operam em intervalos de tempo apropriados à medida que o eixo de carnes gira. O trem seguidor de carnes 234 inclui membros de quadro de sustentação apropriados 236 que são fixados na armação extratora 52 e nas varas de orientação 238. Um mecanismo seguidor de carnes 240 é deslizável sobre as varas de orientação 238 e fixado ao eixo de copos 230 ou outro membro de sustentação de copos. O carne de retorno direciona para cima o mecanismo seguidor de carnes 240 sobre as varas de orientação 238, de forma a puxar para cima o eixo de copos 230.
Conforme ilustrado, dois carnes de direcionamento de eixos de orifícios 132 estão localizados sobre as extremidades externas do eixo de carnes 130 dentro da armação extratora e cada qual conecta-se a um seguidor de came e a uma ligação de direcionamento que se estende para a cavidade do mecanismo de direcionamento 144, e fixa-se a uma extremidade 140a do eixo de orifícios 140. Os carnes de direcionamento do eixo de orifícios 132 empurram o eixo de orifícios para baixo por meio do seguidor de carne e conduzem a ligação, que é, por sua vez, puxada para cima por um mecanismo de mola (não exibido), permitindo o movimento recíproco do eixo de orifícios e do tubo de orifícios dentro do tubo coador.
Em um aspecto preferido da presente invenção, o carne de ^3 retorno 232 é formado como um conjugado matemático do carne de direcionamento 136. O carne de direcionamento 136 e o carne de retorno 232, entretanto, podem ser formados integralmente como duas superfícies de cames sobre um único corpo, ou cada qual pode ser formado como corpo de carne isolado conforme exibido no exemplo não limitador da Figura 14.
Para fornecer equilíbrio à máquina extratora de suco durante as operações extratoras, adiciona-se um contrapeso para equilibrar a natureza descompensada do eixo de cames. Nas realizações exibidas nas Figuras 14 e 15, dois contrapesos 250 são fixados à parte central do eixo de cames 130 e compensam a rotação concêntrica dos cames, o que causa vibração do extrator de suco durante a operação do extrator. Em outra realização da presente invenção exibida na Figura 16, adiciona-se um contrapeso 252 na engrenagem principal de direcionamento 122, que poderá ser posicionada em uma caixa de engrenagens. A Figura 16 exibe a engrenagem principal de direcionamento 122 que é conectada ao eixo de cames 130 e também o carne de direcionamento do eixo de orifícios 132 e uma parte do seguidor de cames e a ligação de direcionamento 254 que se conecta a uma mola de retorno e o mecanismo de ligação de direcionamento contido na cavidade do mecanismo de direcionamento 144 para movimento recíproco do eixo de orifícios à medida que o eixo de cames gira. É evidente, portanto, de acordo com a presente invenção, que o contrapeso pode ser montado diretamente sobre o eixo de cames, por exemplo, como os dois membros de contrapeso ilustrados 250 montados sobre a seção média do eixo de cames, ou montados como contrapeso separado 252 sobre a engrenagem grande na caixa de engrenagens. Alternativamente, os dois contrapesos 250 e 252 poderão ser utilizados dependendo da seleção de projeto específica dos técnicos no assunto.
De acordo com a presente invenção, os vários cames 132, 136 e
ΊΑ4
232 podem ser montados junto ao eixo de carnes 130 utilizando um acoplador de porca e um eixo de direcionamento de copos 260 que fixa por fricção o eixo de carnes 130 à porca de carnes 262, conforme exibido nas Figuras 17 e 18. Exemplos não limitadores do acoplador 260 que podem ser utilizados na presente invenção incluem os conjuntos de trava vendidos com a denominação Ringfeder®, RfN 7013.1, que poderão ser montados na porca com flanco embutido conforme exibido na Figura 17, ou com flanco de conjunto de trava fora do orifício da porca, conforme exibido na Figura 18.
Conforme ilustrado, o eixo de carnes 130 e a porca de carnes 262 do carne de direcionamento 136, carne de retorno 232 ou carne de direcionamento do eixo de orifícios 132 possuem formato cilíndrico e sem chaveamento. O acoplador 260 inclui preferencialmente anéis interno e externo 264 e 266 que possuem superfícies sobrepostas afiladas correspondentes 268 e 270 e pelo menos um fixador 272, tal como o parafuso ilustrado para forçar os anéis interno e externo 264 e 266 axialmente entre si. Pode-se conectar um flanco ao anel interno para ajudar a prevenir o movimento lateral de diferentes membros.
Cada carne inclui preferencialmente pelo menos um dispositivo de alinhamento 278 para facilitar o alinhamento relativo. Este dispositivo de alinhamento poderá ser uma abertura formada em cada um dos carnes para permitir a inserção de uma vara de alinhamento através das aberturas quando os carnes estiverem relativamente alinhados adequadamente entre si.
O extrator de suco de acordo com a presente invenção também inclui a ponte de copos e o condutor de suco integrados 134 conforme exibido nas Figuras 19 a 24. O encanamento de suco estende-se das saídas de suco opostas posicionadas nos painéis laterais internos e sai através do lado do extrator de suco nas tampas externas, de forma a eliminar a disposição de tubulação do estado da técnica, na qual canos em forma de “chifres de boi”
Us estendiam-se a partir do lado frontal e eram propensos ao acúmulo de resíduos. Como também será explicado abaixo com mais detalhes, o tubo coador 86 é preferencialmente carregado pelo fundo e inclui um conjunto de vedação aprimorado entre o condutor de suco e o tubo coador. A ponte de copos e o condutor de suco integrados 134 também inclui uma série de bocais de pulverização acionados por pressão, ou seja, bocais “pop-up”, posicionados sobre a ponte de copos e o condutor de suco integrados 134. Estes bocais “pop-up” podem ser utilizados para recuperação de óleo e limpeza do extrator, como será explicado com mais detalhes abaixo.
Com referência agora às Figuras 19 a 24, são ilustrados mais detalhes da ponte de copos e do condutor de suco integrados 134 de acordo com a presente invenção. A ponte de copos e o condutor de suco integrados 134 inclui uma parede inclinada frontal 280 para permitir o fluxo de material de produto para longe da estrutura durante a operação do extrator. A ponte de copos e o condutor de suco integrados 134 são preferencialmente formados como conjunto fabricado que inclui a soldagem e construção associada formando um condutor de suco integrado 281 no interior do conjunto, conforme exibido com mais detalhes nas Figuras 20, 23 e 24. A ponte de copos e o condutor de suco integrados 134 incluem uma parede posterior 282, uma parede inclinada frontal 280, paredes posteriores laterais 284 e a parede de fundo como solda 286. As posições dos copos extratores fixos 288 são definidas pelas montagens dos copos extratoras 290 que possuem formato substancialmente cilíndrico e incluem flanco superior 292 e lombada de montagem 294, sobre o qual são dispostos cones de sustentação de tubos coadores 296.
Conforme ilustrado na Figura 7 e descrito anteriormente, a ponte de copos e o condutor de suco integrados 134 são montados dentro da armação extratora, entre os painéis laterais internos 142, e incluem saídas de
4¼ suco 298 justapostas aos painéis laterais internos, de tal forma que as saídas de suco sejam removidas do material de produto 143, ou seja, da área de “suco e casca”, para evitar o acúmulo de casca e subprodutos relacionados. O acúmulo de subprodutos é típico quando as saídas de suco e a tubulação associada saem do extrator de suco, tal como para fora da parte da frente ou de trás, como tubulação na forma de “chifres de boi”. Conforme ilustrado, a ponte de copos e o condutor de suco integrados 134 estendem-se transversalmente ao longo da armação extratora 52 entre os painéis laterais internos opostos 142.
Conforme exibido nas Figuras 19 a 21, 23 e 24, a ponte de copos e o condutor de suco integrados 134 incluem pelo menos um condutor de fornecimento de fluidos que se estende ao longo da parte superior da estrutura, sendo que a parede posterior 282 e a parede inclinada frontal 280 interseccionam-se. Na realização preferida ilustrada e exibida nas Figuras 19 a 20 e 23 e 24, um primeiro e um segundo condutores de fornecimento de fluidos 300 e 302 são formados por um suporte em L 304 e uma parede de inserção intermediária 306 para definir os primeiro e segundo condutores de fornecimento de fluido 300, 302. Cada condutor 300, 302 possui uma primeira entrada de fluido 308 na parede posterior lateral 284 a ser conectada a uma fonte de fluido pressurizado e pelo menos uma primeira saída de fluido 310 posicionada sobre a superfície externa da ponte de copos e do condutor de suco integrados 134, mais especificamente sobre a parede inclinada frontal 280 para descarga de fluido, tal como o fluido de reciclagem, para recuperação de óleo durante a operação do extrator. O segundo condutor de fornecimento de fluidos 302 possui uma segunda entrada de fluido 312 a ser conectada a uma fonte de fluido pressurizado e pelo menos uma segunda saída de fluido 314 posicionada sobre superfície externa da ponte de copos e do condutor de suco integrados 134, preferencialmente sobre a parede inclinada frontal 280 para ή Μ' descarga de fluido para limpeza.
Dever-se-á compreender, entretanto, que o fluido de limpeza e o fluido de recuperação de óleo podem ser alternados para o outro condutor correspondente. Em cada saída de fluido, 310 e 314, é posicionado um bocal de pulverização acionado por pressão, formado como bocal de pulverização “pop-up”. Este bocal é explicado posteriormente com referência às Figuras 28 a 49. Conforme ilustrado na Figura 19, uma saída de fluido 310, 314 é posicionada ao lado de cada uma das posições do copo extrator fixo 288. Na realização ilustrada, existem cinco posições de copos extratores fixos 288 e seis saídas de fluido 310, 314 para cada uma das primeira e segunda saídas de fluido para permitir a pulverização de fluido apropriada durante a recuperação ou limpeza. Em cada posição do copo extrator fixo 288, suportes fixadores de copos extratores opostos 320 são fixados e permitem que os copos extratores fixos sejam montados e fixados sobre a ponte de copos por fixadores apropriados, conforme exibido na Figura 24.
Conforme ilustrado nas Figuras 24 e 25, o tubo coador 86 é montado através do fundo do condutor de suco 281. Um conjunto de vedação 320 veda o tubo coador 86 com relação ao condutor de suco 281. Na realização não limitadora ilustrada e exibida nas Figuras 24 e 25, o conjunto de vedação 220 inclui um colar rosqueado 322 posicionado sobre a superfície interna do condutor de suco, através do qual é recebido o tubo coador 86. Um inserto rosqueado 324 é disposto sobre uma extremidade do tubo coador e disposto no interior do colar rosqueado 322 sobre a superfície externa do condutor de suco 281. Uma arruela 326 é posicionada entre o colar rosqueado 322 e o tubo coador 86, e é comprimida à medida que o inserto rosqueado 324 é fixado no interior do colar rosqueado 322. A arruela 326 e a superfície interna do colar rosqueado 322 incluem uma superfície afilada. É também formado um ombro 328 sobre o tubo coador no qual encaixam-se a arruela 326 e o inserto
Figure BRPI0515211B1_D0001
rosqueado 324. Um anel de encaixe 330 pode ser posicionado em uma extremidade do tubo coador e mantém o inserto rosqueado 324 sobre o tubo coador. Uma arruela de anel 332 é preferencialmente posicionada entre o colar rosqueado 322 e a superfície interna do condutor de suco 281, e é comprimida à medida que o inserto rosqueado 324 é fixado no interior do colar rosqueado 322.
Dever-se-á compreender que o colar rosqueado 322 poderá ser potencialmente parte do condutor do suco. A superfície afilada e a rosca interna poderão ser elaboradas diretamente no condutor de suco, eliminando a necessidade de um colar rosqueado. O inserto rosqueado poderá ser potencialmente parte do tubo coador e poderá ser elaborado diretamente sobre a superfície do tubo coador, eliminando a necessidade de um inserto rosqueado.
Com referência agora às Figuras 26 e 27, são descritos mais detalhes do eixo de orifícios 140 (Figura 26). São ilustrados os painéis laterais internos 142 e a posição dos componentes (Figura 27). Conforme explicado anteriormente, o eixo de orifícios 140 sustenta os tubos de orifícios 56. O eixo de orifícios 140 inclui a extremidades 140a que se estendem através das aberturas de janelas 152 para encaixe do mecanismo de direcionamento posicionado no interior da cavidade do mecanismo de direcionamento 144, conforme explicado anteriormente. O mecanismo de direcionamento, em um aspecto preferido da presente invenção, é um conjunto de vara de puxar que interconecta um seguidor de came e a ligação de direcionamento 254, que inclui um mecanismo de mola de retorno na parte superior do extrator de suco 100, conforme exibido na Figura 27. A vedação 154, conforme explicado anteriormente, é formada na junção do eixo de orifícios e a abertura do eixo que forma a janela, conforme exibido nas Figuras 7 e 27, para evitar que um material de produto entre na cavidade do mecanismo de direcionamento
Ά9 durante a operação do extrator de suco. Esta vedação compreende preferencialmente uma vedação em labirinto e inclui uma vedação e um membro de fita de vedação 154a que é móvel no interior da vedação. A vedação poderá ser uma vedação plástica e os membros de fita de vedação poderão ser pedaços de folha metálica móveis no interior da vedação. Outras vedações podem ser utilizadas conforme sugerido pelos técnicos no assunto.
A Figura 27 também ilustra como pelo menos um bocal de pulverização afilado e, preferencialmente, uma série de bocais de pulverização afilados, são montados de modo plano sobre a superfície de parede e, preferencialmente, sobre o painel lateral interno na saída de fluido para descarga de fluido e material de produto de limpeza durante a operação do extrator. É possível também colocar um bocal na cavidade do mecanismo de direcionamento. Cada bocal de pulverização afilado é montado de modo plano sobre a superfície de parede. Os condutores de fluido 340 permitem o fluxo de fluido para os bocais, conforme exibido nas Figuras 7 e 27. A configuração do bocal de pulverização afilado de acordo com a presente invenção é explicada abaixo com relação às Figuras 46 a 54.
Com referência agora às Figuras 28 a 45, são explicados detalhes do bocal de pulverização acionado por pressão 350 formado como bocal popup” e os copos extratores fixos adjacentes posicionados sobre a ponte de copos e o condutor de suco integrados 134. O bocal de pulverização acionado por pressão 350 inclui um abrigo tubular 352 e um bocal de pulverização 354 disposto no interior do abrigo tubular e móveis entre uma posição DESLIGADA retraída e uma posição LIGADA ou de pulverização estendida. Utiliza-se uma mola 356 para forçar o corpo do bocal 354 em direção à posição DESLIGADA retraída, que é exibida em detalhes nas Figuras 30 e 32. O corpo do bocal inclui um membro tubular inferior e um membro direcionador de pulverização superior que são rosqueados entre si em um exemplo não limitador.
ASO
Um flange 358 é conectado a extremidade inferior do corpo do bocal para encaixar as partes inferiores adjacentes do abrigo tubular 352 na posição de pulverização estendida. Uma cabeça de cogumelo 360 é conectada na extremidade superior do corpo do bocal 354 para encaixar as partes superiores adjacentes do abrigo tubular quando na posição DESLIGADA retraída. O corpo do bocal 354 também inclui um membro tubular inferior 362 e um membro direcionador de pulverização superior 364 a ele conectado. Este membro tubular inferior 362 é capturado de forma giratória no interior do abrigo 352. Os membros de direcionamento de pulverização superiores 364 são ajustáveis de forma giratória com relação ao membro tubular inferior para permitir o ajuste da direção de pulverização. O abrigo tubular é preferencialmente formado como corpo tubular rosqueado externamente e um flange 366 é conectado a extremidade superior. As superfícies interna e externa em ângulo 368a e 368b evitam a rotação, mas permitem o movimento axial e a função ““pop-up”’. O bocal de pulverização acionado por pressão 350 é tipicamente rosqueado em uma saída de fluido 310, 314 e na composição de trava de rosca ou outro mecanismo de trava de rosca utilizado para definir o ângulo ou a posição desejada.
Com referência agora às Figuras 46 a 54, são ilustrados detalhes do bocal de pulverização afilado 370 que é montado de modo plano sobre a superfície de parede na saída de fluido, tal como a saída de fluido 372 sobre os painéis laterais internos (Figura 27). Naturalmente, o bocal de pulverização afilado pode ser posicionado em outros locais do extrator. O bocal de pulverização afilado 370 é configurado para evitar o acúmulo no bocal de pulverização de qualquer material de produto durante a operação do extrator. O termo “afilado”, da forma utilizada para este bocal, engloba muitas configurações diferentes, que incluem bocal de pulverização cônico, semiesférico, arredondado ou de outros formatos conforme sugerido pelos /1S4 técnicos no assunto.
O bocal de pulverização afilado 370 inclui uma cabeça de bocal de pulverização 374 que contém pelo menos um orifício de pulverização de fluido 376 e um disco de pulverização 378 inserido no orifício de pulverização de fluido. O disco de pulverização 378 contém uma abertura de saída de fluido 380 configurada para formar um padrão de pulverização de fluido previamente determinado do fluido utilizado para limpeza. A abertura 380 é preferencialmente configurada de forma geométrica e pode ser rombóide, curva, elíptica, circular ou de outros formatos conforme sugerido pelos técnicos no assunto. Em um aspecto da presente invenção, a cabeça do bocal de pulverização 374 e o disco de pulverização 378 são giratórios para selecionar a direção de pulverização de fluido desejada. Em um outro aspecto da presente invenção conforme exibido com mais detalhes na Figura 49, a cabeça do bocal de pulverização 374 inclui pelo menos dois orifícios de pulverização de fluidos 376. Um corpo de fixação de bocal 382 é fixado sobre a superfície de parede na saída de fluido, e recebe a cabeça do bocal de pulverização 374. Ele inclui um canal de fluido 384 formado no corpo de fixação do bocal 382 e comunicase com o orifício de pulverização de fluido 376 para a saída do fluido.
O bocal de pulverização afilado 370 de acordo com a presente invenção é tipicamente rosqueado na saída de fluido e na composição de trava de rosca ou outro mecanismo de trava de rosca utilizado para fixar o bocal de pulverização com relação a direção de pulverização de água desejada. O disco de pulverização também é girado para o local desejado. O corpo de fixação de bocal é rosqueado sobre a superfície externa e recebe um anel de retenção de bocal 386 que possui roscas internas conforme exibido nas Figuras 53 e 54 para reter a cabeça do bocal sobre elas quando o anel de retenção do bocal for fixado.
O presente pedido refere-se aos pedidos de patente copendentes 40 intitulados: MULTI-LANE FRUIT GUIDE ASSEMBLY FOR A JUICE EXTRACTOR AND RELATED METHODS; MULTI-LANE FRUIT GUIDE ASSEMBLY HAVING INTEGRAL RIDGE ENDS FOR A JUICE EXTRACTOR AND RELATED METHODS; JUICE EXTRACTOR WITH DRIVE AND RETURN CAMS FOR EXTRACTOR CUP MOVEMENT; JUICE EXTRACTOR WITH COUNTERWEIGHT OPERATIVELY ENGAGED WITH CAMSHAFT; JUICE EXTRACTOR INCLUDING FRICTIONAL SHAFT-HUB COUPLINGS FOR ~ DRIVE CAMS AND RELATED METHODS; JUICE EXTRACTOR WITH INTEGRAL JUICE MANIFOLD AND CUP BRIDGE; JUICE EXTRACTOR WITH BOTTOM LOADING STRAINER TUBE; JUICE EXTRACTOR WITH JUICE MANIFOLD HAVING SIDE OUTLET FOR JUICE; JUICE EXTRACTOR WITH ORIFICE TUBE BEAM DRIVE EXTENDING INTO SIDE PANELS; JUICE EXTRACTOR INCLUDING PRESSURE-ACTUATED NOZZLE AND ASSOCIATED METHODS; JUICE EXTRACTOR WITH TAPERED CLEAN-UP NOZZLE; e JUICE EXTRACTOR DESIGN; que são depositados na mesma data e pela mesma titular e inventores, cujos relatórios descritivos são incorporados ao presente como referência.
Muitas modificações e outras realizações da presente invenção virão à mente dos técnicos no assunto que detenham o benefício dos ensinamentos apresentados nos relatórios descritivos acima e nos desenhos anexos. Compreende-se, portanto, que a presente invenção não deve limitar-se às realizações específicas descritas e que modificações e realizações destinam-se a ser incluídas no escopo das reivindicações anexas.

Claims (26)

  1. Reivindicações
    1. EXTRATOR DE SUCO, caracterizado por compreender:
    - uma série de posições extratoras de suco e um alimentador de frutas para alimentar frutas à tal extrator;
    em que o mencionado alimentador de frutas compreende:
    - um eixo de direcionamento;
    - uma série de membros de alimentação de frutas para alimentar frutas para as posições extratoras de suco com base na rotação do dito eixo de direcionamento;
    - um motor de direcionamento;
    - um acoplador sensível a carga que acopla o dito motor de direcionamento ao dito eixo de direcionamento durante a operação normal, e desacopla o dito motor de direcionamento do dito eixo de direcionamento quando os ditos membros de alimentação de frutas forem obstruídos; e
    - um detector de desacoplamento para detectar o desacoplamento do dito acoplador sensível a carga.
  2. 2. EXTRATOR DE SUCO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do dito acoplador sensível a carga compreender:
    - uma porca de direcionamento giratória conduzida de forma giratória pelo dito eixo de direcionamento e conectada ao dito motor de direcionamento;
    - uma porca fixa que é fixada ao dito eixo de direcionamento ao lado da dita porca de direcionamento giratória; e
    - um pino de cisalhamento que se estende entre a dita porca de direcionamento giratória e a dita porca fixa para acoplar a dita porca de direcionamento giratória e a dita porca fixa entre si durante operação normal, e para romper e desacoplar a dita porca de direcionamento giratória da dita porca fixa quando os ditos membros de direcionamento de frutas foram obstruídos.
    4SA
  3. 3. EXTRATOR DE SUCO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do dito detector de desacoplamento compreender um sensor de proximidade.
  4. 4. EXTRATOR DE SUCO, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato do dito alimentador de frutas compreender adicionalmente pelo menos um acionador de sensor de proximidade conduzido de forma giratória pelo dito eixo de direcionamento; e o dito sensor de proximidade ser posicionado ao lado de um trajeto do dito pelo menos um acionador de sensor de proximidade.
  5. 5. EXTRATOR DE SUCO, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de cada membro de alimentação de frutas compreender um eixo de dedo, uma série de dedos de aletas de frutas conduzidos pelo dito eixo de dedo e um carne de direcionamento conectado entre o dito eixo de direcionamento e o dito eixo de dedo; o dito alimentador de frutas compreender adicionalmente uma porca de montagem de carne que veda os ditos cames de direcionamento; e o dito pelo menos um acionador de sensor de proximidade ser conduzido pela dita porca de montagem de cames.
  6. 6. EXTRATOR DE SUCO, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato do dito pelo menos um acionador do sensor de proximidade compreender pelo menos um fixador ferroso; e o dito sensor de proximidade compreender um sensor de proximidade magnético.
  7. 7. EXTRATOR DE SUCO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente um direcionador de extração conectado à dita série de posições de extração de suco; e o dito detector de desacoplamento desligar o dito direcionador de extração em um tempo previamente determinado após a detecção do desacoplamento.
  8. 8. EXTRATOR DE SUCO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente um indicador; e sendo
    ASS que o dito detector de desacoplamento opera o dito indicador com base na detecção do desacoplamento.
  9. 9. EXTRATOR DE SUCO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do dito detector de desacoplamento compreender pelo menos um dentre um sensor magnético, um sensor ótico, um sensor de campo elétrico, um sensor ultrassônico e um sensor infravermelho.
  10. 10. ALIMENTADOR DE FRUTAS PARA UM EXTRATOR DE SUCO, que compreende uma série de posições de extração de suco, caracterizado por compreender:
    - um eixo de direcionamento;
    - uma série de membros de alimentação de frutas para alimentar frutas para as posições de extração de suco com base na rotação do dito eixo de direcionamento;
    - um motor de direcionamento;
    - uma porca de direcionamento giratória conduzida de forma giratória pelo dito eixo de direcionamento e conectada ao dito motor de direcionamento;
    - uma porca fixa que é fixada ao dito eixo de direcionamento ao lado da dita porca de direcionamento giratória;
    - um pino de cisalhamento que se estende entre a dita porca de direcionamento giratória e a dita porca fixa para acoplar a dita porca de direcionamento giratória e a dita porca fixa entre si durante a operação normal, e para cortar e desacoplar a dita porca de direcionamento giratória da dita porca fixa quando os ditos membros de alimentação de frutas forem obstruídos; e
    - um detector de desacoplamento para detectar o desacoplamento da dita porca de direcionamento giratória e da dita porca fixa com base no rompimento do dito pino de cisalhamento.
    A 56
  11. 11. ALIMENTADOR DE FRUTAS, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato do dito detector de desacoplamento compreender um sensor de proximidade.
  12. 12. ALIMENTADOR DE FRUTAS, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato do dito alimentador de frutas compreender adicionalmente pelo menos um acionador do sensor de proximidade conduzido de forma giratória pelo dito eixo de direcionamento; e sendo que o dito sensor de proximidade é posicionado ao lado de um trajeto do dito pelo menos um acionador do sensor de proximidade.
  13. 13. ALIMENTADOR DE FRUTAS, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de cada membro de alimentação de frutas compreender um eixo de dedo, uma série de dedos de aletas de frutas conduzidos pelo dito eixo de dedo, e um carne de direcionamento conectado entre o dito eixo de direcionamento e o dito eixo de dedo; sendo que o dito alimentador de frutas compreende adicionalmente uma porca de montagem de cames que veda os ditos cames de direcionamento; e o dito pelo menos um acionador do sensor de proximidade ser conduzido pela dita porca de montagem de cames.
  14. 14. ALIMENTADOR DE FRUTAS, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato do dito pelo menos um acionador do sensor de proximidade compreender pelo menos um fixador ferroso; sendo que o dito sensor de proximidade compreende um sensor de proximidade magnético.
  15. 15. ALIMENTADOR DE FRUTAS, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato do dito detector de desacoplamento gerar um sinal de desligamento do extrator em tempo previamente determinado após detectar o desacoplamento.
  16. 16. ALIMENTADOR DE FRUTAS, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato do dito detector de desacoplamento gerar um sinal de indicação de desacoplado.
  17. 17. ALIMENTADOR DE FRUTAS, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato do dito detector de desacoplamento compreender pelo menos um dentre um sensor magnético, um sensor ótico, um sensor de campo elétrico, um sensor ultrassônico e um sensor infravermelho.
  18. 18. MÉTODO DE EXTRAÇÃO DE SUCO, em um extrator de suco que compreende uma série de posições de extração de suco e um alimentador de frutas para alimentar frutas para tal extrator, em que o alimentador de frutas compreende um eixo de direcionamento, uma série de membros de alimentação de frutas para alimentar frutas para as posições de extração de suco com base na rotação do eixo de direcionamento, um motor de direcionamento e um acoplador sensível a carga que acopla o motor de direcionamento ao eixo de direcionamento durante a operação normal, e o desacoplamento do motor de direcionamento do eixo de direcionamento quando os membros de alimentação de frutas forem obstruídos, sendo caracterizado por compreender:
    - a operação do motor de direcionamento, de forma que os membros de alimentação de frutas alimentem frutas para as posições de extração de suco até a obstrução, fazendo com que o acoplador sensível a carga desacople o motor de direcionamento do eixo de direcionamento; e
    - a detecção do desacoplamento do acoplador sensível a carga utilizando um detector de desacoplamento.
  19. 19. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato do acoplador sensível a carga compreender:
    - uma porca de direcionamento giratória conduzida pelo eixo de direcionamento e conectada ao motor de direcionamento;
    - uma porca fixa que é fixada ao eixo de direcionamento ao lado da porca de direcionamento giratória; e
    - um pino de cisalhamento que se estende entre a porca de direcionamento giratória e a porta fixa para acoplar a porca de direcionamento giratória e a porca fixa entre si durante a operação normal, e para romper e desacoplar a porca de direcionamento giratória da porca fixa quando os membros de alimentação de frutas forem obstruídos.
  20. 20. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato do detector de desacoplamento compreender um sensor de proximidade.
  21. 21. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 20, caracterizado pelo fato do alimentador de frutas compreender adicionalmente pelo menos um acionador de sensor de proximidade conduzido de forma giratória pelo eixo de direcionamento; sendo que o sensor de proximidade é posicionado ao lado de um trajeto do pelo menos um acionador de sensor de proximidade.
  22. 22. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pelo fato de cada membro de alimentação de frutas compreender uma haste de dedo, uma série de dedos de aletas de frutas conduzidos pelo eixo de dedo e um carne de direcionamento conectado entre o eixo de direcionamento e o eixo de dedo; sendo que o alimentador de frutas compreende adicionalmente uma porca de montagem de cames que veda os cames de direcionamento; e o pelo menos um acionador de sensor de proximidade ser conduzido pela porca de montagem de cames.
  23. 23. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pelo fato do pelo menos um acionador do sensor de proximidade compreender pelo menos um fixador ferroso; sendo que o sensor de proximidade compreende um sensor de proximidade magnético.
  24. 24. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado
    4sg pelo fato do extrator de suco compreender adicionalmente um guia de extração conectado à série de posições de extração de suco; e o detector de desacoplamento desligar o guia de extração em tempo previamente determinado após detectar o desacoplamento.
    5
  25. 25. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato do extrator de suco compreender adicionalmente um indicador; e o detector de desacoplamento controlar o indicador com base na detecção do desacoplamento.
  26. 26. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado
    10 pelo fato do detector de desacoplamento compreender pelo menos um dentre um sensor magnético, um sensor ótico, um sensor de campo elétrico, um sensor ultrassônico e um sensor infravermelho.
BRPI0515211A 2004-08-18 2005-08-03 extrator de suco, alimentador de frutas para um extrator de suco e método de extração de suco BRPI0515211B8 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US10/920,709 US7421945B2 (en) 2004-08-18 2004-08-18 Juice extractor including fruit feeder decoupling detector and associated methods
PCT/US2005/027461 WO2006023269A2 (en) 2004-08-18 2005-08-03 Juice extractor including fruit feeder decoupling detector and associated methods

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0515211A BRPI0515211A (pt) 2008-07-08
BRPI0515211B1 true BRPI0515211B1 (pt) 2020-02-04
BRPI0515211B8 BRPI0515211B8 (pt) 2020-06-09

Family

ID=35908440

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0515211A BRPI0515211B8 (pt) 2004-08-18 2005-08-03 extrator de suco, alimentador de frutas para um extrator de suco e método de extração de suco

Country Status (8)

Country Link
US (1) US7421945B2 (pt)
EP (1) EP1799441B1 (pt)
BR (1) BRPI0515211B8 (pt)
CR (1) CR8909A (pt)
ES (1) ES2455498T3 (pt)
MX (1) MX2007001961A (pt)
WO (1) WO2006023269A2 (pt)
ZA (1) ZA200701163B (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7156016B2 (en) 2004-08-18 2007-01-02 Fmc Technologies, Inc. Juice extractor with integral juice manifold and cup bridge
CA2605378C (en) * 2005-06-03 2014-08-19 Breville Pty Limited Compact juicer
US20070245908A1 (en) * 2006-04-20 2007-10-25 Helio Brandao Fruit juice extractor including peel oil and frit separation filter and associated methods
US8807022B2 (en) 2009-10-12 2014-08-19 Alan Backus Devices and methods to disintegrate foods
WO2014182423A2 (en) * 2013-05-10 2014-11-13 Juicero, Inc. Juicing systems and methods
US20170252993A1 (en) * 2016-03-03 2017-09-07 Juicero, Inc. Juicer cartridge with coupling
US20170252996A1 (en) * 2016-03-03 2017-09-07 Juicero, Inc. Juicer cartridge with secondary flow channel
US20170252997A1 (en) * 2016-03-03 2017-09-07 Juicero, Inc. Juicer cartridge with sanitary seal
US20170252990A1 (en) * 2016-03-03 2017-09-07 Juicero, Inc. Juicer cartridge geometry
US20170252995A1 (en) * 2016-03-03 2017-09-07 Juicero, Inc. Juicer cartridge with outlet separator
US20170253000A1 (en) * 2016-03-03 2017-09-07 Juicero, Inc. Juicer with locking mechanism
US20170252998A1 (en) * 2016-03-03 2017-09-07 Juicero, Inc. Juicer cartridge with flow disruptor
US20170252991A1 (en) * 2016-03-03 2017-09-07 Juicero, Inc. Juicer with flexible seal
CN106562659B (zh) * 2016-10-18 2019-03-29 上海巨昂实业有限公司 传输榨汁设备
US20240103491A1 (en) * 2022-09-22 2024-03-28 Rockwell Automation Technologies, Inc. Automation device firmware as a service via a container implementation

Family Cites Families (48)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3123114A (en) 1964-03-03 Richard a
US2300494A (en) 1939-11-14 1942-11-03 Fogar Inc Apparatus for the extraction of juice from citrus fruits
US2500030A (en) * 1947-05-28 1950-03-07 Fmc Corp Single whole fruit feeder
US2649730A (en) 1949-02-16 1953-08-25 Fmc Corp Method of and apparatus for extracting juice from whole citrus fruit
US2780988A (en) 1953-02-24 1957-02-12 Fmc Corp Method of and apparatus for processing whole fruit
US3086455A (en) 1958-11-17 1963-04-23 Fmc Corp Fruit processing apparatus
US3040864A (en) 1960-01-26 1962-06-26 Fmc Corp High speed feed mechanism
US3367473A (en) 1966-07-28 1968-02-06 Fmc Corp Agitating article feed chute
US3499519A (en) 1968-03-15 1970-03-10 Fmc Corp Fruit feeding apparatus
US3717084A (en) 1971-01-18 1973-02-20 Fmc Corp Water spray ring for citrus fruit processing apparatus
US3736865A (en) 1971-04-19 1973-06-05 Fmc Corp Fruit processing apparatus
US3960456A (en) 1974-11-25 1976-06-01 Kenneth Edward Norris Incipient shear pin failure indicating means
DE2610720A1 (de) 1976-03-13 1977-09-15 Ringfeder Gmbh Kraftschluessige, starr wirksame wellenkupplung
US4132358A (en) 1976-10-08 1979-01-02 Keely Robert H Sprinkler nozzle
US4154163A (en) 1977-05-23 1979-05-15 Fmc Corporation CCX extractor
US4212088A (en) 1978-05-18 1980-07-15 George J. Ghiz Apparatus for cleaning swimming pools
US4309944A (en) 1980-02-13 1982-01-12 Fmc Corporation High speed fruit feeding apparatus
US4343393A (en) 1980-02-13 1982-08-10 Fmc Corporation Feeder for fruits and the like
US4309943A (en) 1980-02-13 1982-01-12 Fmc Corporation Citrus fruit juice extractor
US4391185A (en) 1980-07-24 1983-07-05 Fmc Corporation System for controlling a juice extraction facility
US4376409A (en) 1980-08-11 1983-03-15 Fmc Corporation Citrus fruit juice extractor
US4300449A (en) 1980-08-15 1981-11-17 Fmc Corporation Citrus fruit juice extractor having a multiple chamber juice manifold
US4705055A (en) 1985-06-21 1987-11-10 Brown International Corporation Apparatus for automatically cleaning extrusion screens in juice finishing machines and the like
US4700620A (en) 1986-02-10 1987-10-20 Fmc Corporation Citrus juice extractor
US4885182A (en) 1988-06-03 1989-12-05 The Proctor & Gamble Company Method of and apparatus for extracting juice and meat from a fruit
US4951563A (en) 1988-09-06 1990-08-28 Warren Loyd C Fully automatic citrus fruit juice extractor
US4905586A (en) 1988-09-12 1990-03-06 Fmc Corporation Single head juice extractor
US4937088A (en) * 1988-12-29 1990-06-26 The Procter & Gamble Company Method of and apparatus for extracting juice and meat from a fruit
US4922813A (en) 1989-02-02 1990-05-08 Fmc Corporation Low cost quick insert citrus strainer tube
US5017912A (en) 1989-10-17 1991-05-21 Bell Helicopter Textron Inc. Electrical detection of shear pin operation
IT1236291B (it) 1989-10-19 1993-02-02 Antonio Cimenti Macchina per estrarre il succo da agrumi particolarmente arance.
US5070778A (en) 1989-12-06 1991-12-10 Fmc Corporation Juice extractor having modified plug-forming cutter
IT1247629B (it) 1990-11-08 1994-12-28 Antonio Cimenti Macchina per l'estrazione del succo da agrumi
ZA92550B (en) 1991-03-01 1992-10-28 Fmc Corp Fruit juice extraction press
US5193446A (en) 1992-02-18 1993-03-16 Fmc Corporation Automatic spray ring for use in a juice finisher
US5415492A (en) 1993-07-02 1995-05-16 Farrel Corporation Coupling mechanism for quickly axially aligning rotor to journals
US5657927A (en) 1995-03-23 1997-08-19 Brown International Corporation Fruit processing machine
US5483870A (en) 1995-05-12 1996-01-16 Anderson; David N. Countertop citrus juicer
BR7501779U (pt) 1995-08-01 1996-12-10 Neto Carlos Mendes Sistema de acionamento da cuba de corte e prensagem para máquina extratora de suco citrico
ES2130077B1 (es) 1997-06-26 2000-01-16 Catarain Arregui Esteban Maquina automatica suministradora de zumos naturales.
US5902066A (en) 1997-07-10 1999-05-11 Lake Shore Cryotronics, Inc. Taper shaft lock
US5970861A (en) 1998-05-29 1999-10-26 Fmc Corporation Juice extractor with safety release member
US5996485A (en) 1998-05-29 1999-12-07 Fmc Corporation Juice extractor with alignment bearing
US5992311A (en) 1998-05-29 1999-11-30 Fmc Corporation Juice extractor with hydraulic control of extraction back pressure
IT1302199B1 (it) 1998-09-11 2000-07-31 Siprem Internat S R L Apparecchiatura perfezionata per la separazione di sostanze liquidee solide, in particolare per l'estrazione di succo dalla frutta e
SE9901711L (sv) 1999-05-11 2000-11-12 Skf Mekanprodukter Ab Fästanordning
US6289800B1 (en) 2000-11-27 2001-09-18 David J. Hall Citrus-juice extractor
US6568319B2 (en) 2001-05-14 2003-05-27 Fmc Technologies, Inc. Juice extractor with improved two-piece orifice tube

Also Published As

Publication number Publication date
US7421945B2 (en) 2008-09-09
ES2455498T3 (es) 2014-04-15
WO2006023269A2 (en) 2006-03-02
ZA200701163B (en) 2008-08-27
BRPI0515211B8 (pt) 2020-06-09
EP1799441A4 (en) 2012-10-31
US20060037488A1 (en) 2006-02-23
MX2007001961A (es) 2007-04-23
BRPI0515211A (pt) 2008-07-08
CR8909A (es) 2007-08-28
EP1799441B1 (en) 2014-01-01
EP1799441A2 (en) 2007-06-27
WO2006023269A3 (en) 2007-02-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0515211B1 (pt) extrator de suco, alimentador de frutas para um extrator de suco e método de extração de suco
BRPI0515198B1 (pt) extrator de suco e método para fabricação de um extrator de suco
ES2442389T3 (es) Ensamble guía de fruta de múltiples carriles para un extractor de jugos y métodos relacionados.
MX2007001948A (es) Conformado envolvente temporal para codificacion espacial de audio usando filtrado de wiener de dominio de frecuencia.
BRPI0513609B1 (pt) Extrator de suco e método de formação de extrator de suco
MX2007001959A (es) Extractor de jugo que incluye una boquilla accionada por presion y metodos asociados.
ES2438217T3 (es) Extractor de zumo con impulsión de viga de tubo de orificio que se extiende en paneles laterales
BRPI0513678B1 (pt) Extrator de suco
BRPI0513680B1 (pt) extrator de suco, método para a formação de um extrator de suco e método para a operação de um extrator de suco
BRPI0513679B1 (pt) extrator de suco e método de formação de um extrator de suco
MX2007001964A (es) Ajuste de hueco de laminador y operacion hidraulica.
ES2438218T3 (es) Extractor de jugos con contrapeso funcionalmente interconectado con árbol de levas
MX2007001957A (es) Composicion farmaceutica en forma de comprimido de residencia gastrica que contiene un principio activo.
BRPI0513619B1 (pt) Extrator de suco, método para a formação de um extrator de suco e método de operação de um extrator de suco
BRPI0515205B1 (pt) conjuntos guias de frutas e método de fabricação de um corpo guia de frutas

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: JOHN BEAN TECHNOLOGIES CORPORATION (US)

Free format text: TRANSFERIDO DE: FMC TECHNOLOGIES, INC.

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 04/02/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B09W Decision of grant: rectification

Free format text: RETIFICACAO DO DESPACHO 9.1 REALIZADO NA RPI 2554 DE 17/12/2019.

B16C Correction of notification of the grant

Free format text: REF. RPI 2561 DE 04/02/2020 QUANTO AO RELATORIO DESCRITIVO E AO QUADRO REIVINDICATORIO.