BRPI0513680B1 - extrator de suco, método para a formação de um extrator de suco e método para a operação de um extrator de suco - Google Patents

extrator de suco, método para a formação de um extrator de suco e método para a operação de um extrator de suco Download PDF

Info

Publication number
BRPI0513680B1
BRPI0513680B1 BRPI0513680-6A BRPI0513680A BRPI0513680B1 BR PI0513680 B1 BRPI0513680 B1 BR PI0513680B1 BR PI0513680 A BRPI0513680 A BR PI0513680A BR PI0513680 B1 BRPI0513680 B1 BR PI0513680B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
juice
extractor
conductor
strainer tube
cup
Prior art date
Application number
BRPI0513680-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Gregory W. SCHRADER
Original Assignee
John Bean Technologies Corporation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by John Bean Technologies Corporation filed Critical John Bean Technologies Corporation
Publication of BRPI0513680A publication Critical patent/BRPI0513680A/pt
Publication of BRPI0513680B1 publication Critical patent/BRPI0513680B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23NMACHINES OR APPARATUS FOR TREATING HARVESTED FRUIT, VEGETABLES OR FLOWER BULBS IN BULK, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; PEELING VEGETABLES OR FRUIT IN BULK; APPARATUS FOR PREPARING ANIMAL FEEDING- STUFFS
    • A23N1/00Machines or apparatus for extracting juice
    • A23N1/003Machines or apparatus for extracting juice especially for citrus fruits

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Apparatuses For Bulk Treatment Of Fruits And Vegetables And Apparatuses For Preparing Feeds (AREA)

Abstract

EXTRATORES DE SUCO E MÉTODOS PARA A FORMAÇÃO E OPERAÇÃO DE UM EXTRATOR DE SUCO A presente invenção refere-se a um extrator de suco que inclui copos extratores relativamente móveis dentro de uma área de material de produto que comprimem a fruta entre eles. Um tubo coador é montado para receber o suco e a polpa e para descarregar o suco do mesmo. Um condutor de suco é posicionado para coletar o suco descarregado do tubo coador quando um tubo de orifício se move no mesmo. O condutor de suco tem uma saída posicionada em um lado da armação extratora removida da área de material de produto para impedir o acúmulo de casca e dos subprodutos relacionados.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção refere-se ao campo de extratores de suco, e mais particularmente a presente invenção refere-se aos extratores de suco com um condutor de suco para coletar o suco.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] Em um extrator de suco de fruta completo tal como descrito nas patentes US 5.970.861; US 5.992.311; US 5.996.485; e US 6.568.319 da mesma titular, cujas citações são aqui incorporadas a título de referência em sua totalidade, um condutor de suco é posicionado para coletar o suco descarregado de um tubo coador, o qual recebe um tubo de orifício móvel no mesmo para gerar pressão dentro do tubo coador, auxiliando o descarregamento do suco. Neste tipo de extrator de suco, o movimento de cada um dos copos extratores e do tubo de orifício recebido dentro do tubo é controlado por um sistema de direcionamento, por exemplo, os carnes de direcionamento suportados por um eixo de carnes na parte superior do extrator de suco. Embora os movimentos sejam separados, eles são sincronizados, e à medida que o suco é espremido entre os copos extratores, o eixo de orifício que carrega o tubo de orifício se alterna para mover o tubo de orifício dentro do tubo coador. Este movimento gera pressão dentro do tubo coador e faz com que o suco flua para fora do tubo coador rumo ao condutor de suco. Nos extratores de suco do estado da técnica, as saídas do suco normalmente se estendem para frente e para fora do condutor de suco, criando o que alguns técnicos no assunto chamam de "chifres de boi", os quais coletam os restos e o material do produto durante a operação do extrator. Este material é difícil de limpar e pode afetar adversamente a operação do extrator de suco.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[003] Portanto, um objetivo da presente invenção consiste na apresentação de um extrator de suco com o condutor do suco que supera as desvantagens associadas com as saídas do tipo "chifre de boi", tal como descrito acima.
[004] O extrator de suco da presente invenção tem uma armação extratora e um interior que define uma área de material de produto. Pelo menos um par de copos extratores é relativamente móvel dentro da área de material de produto. Um tubo coador é montado para receber o suco e a polpa e para descarregar o suco do mesmo. Um tubo de orifício é móvel dentro do tubo coador para gerar a pressão dentro do tubo coador para auxiliar o descarregamento do suco do tubo coador. Um condutor de suco é posicionado para coletar o suco descarregado do tubo coador. Este condutor de suco tem uma saída posicionada em um lado da armação extratora e é removida da área de material de produto para impedir o acúmulo de casca e de subprodutos relacionados.
[005] De acordo com a presente invenção, o condutor de suco inclui saídas opostas posicionadas em lados opostos da armação extratora. Cada saída é removida da área de material de produto. Painéis laterais internos são posicionados dentro da armação extratora e dividem o interior em uma área de material de produto intermediária e cavidades do mecanismo de direcionamento opostas que se estendem entre os painéis laterais internos e uma tampa externa da armação extratora. O condutor de suco é montado entre os painéis laterais internos, e as saídas de suco são posicionadas nos painéis laterais internos.
[006] Em um outro aspecto da presente invenção, os copos extratores compreendem um copo extrator móvel e outro fixo com uma ponte de copo fixada dentro da armação extratora e montada no copo extrator fixo. Um tubo coador é associado com o copo extrator fixo para coletar o suco durante a operação do extrator. Um condutor de suco é montado abaixo do copo extrator fixo e suporta o tubo coador.
[007] Em ainda um outro aspecto da presente invenção, o tubo coador inclui uma seção disposta dentro do condutor do suco e posicionada para auxiliar na coleta do suco descarregado do tubo coador no condutor de suco. Um eixo de carnes pode ser montado para a rotação dentro da armação extratora. Um mecanismo de direcionamento é conectado ao eixo de carnes para girar o eixo de carnes. Pelo menos um carne de direcionamento é suportado pelo eixo de carnes e acopla operativamente com um copo extrator para direcionar o copo extrator no acoplamento com o outro copo extrator. Um eixo de orifício é móvel dentro da armação extratora e suporta o tubo de orifício. Um mecanismo de direcionamento é conectado operativamente ao eixo de orifício para direcionar o eixo de orifício e alternar o tubo de orifício dentro do tubo coador.
[008] Também é apresentado um método da presente invenção.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[009] Outros objetivos, características e vantagens da presente invenção ficarão aparentes a partir da descrição detalhada da presente invenção que segue, quando considerada à luz das figuras anexas, nas quais: a Figura 1 é uma vista em perspectiva posterior do extrator de suco da presente invenção e mostra em detalhes os painéis elétricos completos; as Figuras 2 e 3 são vistas em perspectiva esquemáticas completas de um processo de extração de suco, que mostra três extratores de suco na Figura 3, sendo que cada um deles possui cinco posições individuais do extrator de suco definidas por unidades de extração de suco, e cada uma delas compreende um copo extrator móvel e outro fixo, um tubo coador, o copo extrator e um tubo de orifício que é alternado dentro de cada tubo coador; a Figura 4 é uma vista em perspectiva parcial e fragmentada de uma parte de uma unidade extratora de suco que mostra um copo extrator móvel e outro fixo, um tubo coador, um tubo de orifício disposto dentro do tubo coador, uma ponte de copo e um condutor de suco; a Figura 5 é uma vista em perspectiva de um extrator de suco da presente invenção que mostra um desenho externo aperfeiçoado com painéis elétricos integrados, tampas com nervuras e uma mesa alimentadora de múltiplas pistas aperfeiçoada formada como um corpo guia de fruta oco; a Figura 6 é uma vista em perspectiva posterior ampliada do extrator de suco similar à Figura 1, mas olhando de um ângulo diferente para a parte posterior do extrator; a Figura 7 é uma vista em perspectiva similar à Figura 6, mas que tem as tampas externas do extrator de suco removidas e que mostra em detalhes a ponte de copo e o condutor de suco suportando os copos extratores fixo, sendo que os copos extratores móveis são montados em um eixo de copo móvel, os elementos de parede internos definem uma cavidade do mecanismo de direcionamento do eixo de orifício, com as suas extremidades, estendendo- se através de uma abertura da janela na cavidade do mecanismo de direcionamento; a Figura 8 é uma vista em perspectiva explodida do conjunto guia de fruta da presente invenção e mostra um corpo guia de fruta oco inserível, que forma uma mesa alimentadora e um vibrador com carregamento superior; a Figura 9 é uma vista em perspectiva ampliada do corpo guia de fruta oco da presente invenção; a Figura 10 é uma vista em perspectiva ampliada de uma parte do corpo guia de fruta mostrando os suportes do prendedor; a Figura 11 é uma vista em perspectiva inferior do corpo guia de fruta mostrado na Figura 9 e mostra os suportes estruturais como características de endurecimento; a Figura 12 é uma vista em elevação anterior e fragmentada parcial do alimentador de fruta de múltiplas posições da presente invenção mostrando um eixo acionador, uma pluralidade de elementos de alimentação de fruta, um acoplador sensível à carga e um detector de desacoplamento; a Figura 13 é uma vista em perspectiva do alimentador de fruta e mostra o uso de um comutador de proximidade de acordo com a presente invenção; a Figura 14 é uma vista em perspectiva parcial fragmentada do eixo de carne para o extrator de suco e mostra em detalhes os carnes de direcionamento do copo para os copos extratores móveis, os carnes de retomo, os carnes de direcionamento do eixo de orifício e os contrapesos montados no eixo de carne; a Figura 15 é uma outra vista fragmentada parcial e isométrica do eixo de carne da presente invenção e mostra o trem seguidor de carne e superior principal usado para o carne de retomo; a Figura 16 é uma vista em perspectiva fragmentada de um contrapeso montado na engrenagem de direcionamento contida na caixa de engrenagens; as Figuras 17 e 18 são vistas em seção que mostram um acoplador de porca de eixo que prende de modo friccionai o eixo de came e as porcas de carnes um ao outro, sendo que a Figura 17 mostra um flange embutido e a Figura 18 mostra um flange fora do furo da porca; a Figura 19 é uma vista em perspectiva da ponte de copo e do condutor de suco integrados e mostra as saídas de suco posicionadas na lateral, e as saídas de fluido formadas na parte superior da ponte de copo para receber os bocais de pulverização acionados por pressão da presente invenção; a Figura 20 é uma vista em perspectiva fragmentada da ponte de copo e do condutor de suco integrados mostrados na Figura 19, a qual inclui um cone de suporte do tubo coador montado para auxiliar no suporte dos tubos coadores; a Figura 21 é uma vista em perspectiva inferior da ponte de copo e do condutor de suco integrados da Figura 19; a Figura 22 é uma vista em elevação anterior da ponte de copo e do condutor de suco mostrados na Figura 19, mas com os cones de suporte do tubo coador adicionados; a Figura 23 é uma vista em seção tomada ao longo da linha 23- 23 da Figura 22; a Figura 24 é uma vista em perspectiva fragmentada da ponte de copo e do condutor de suco integrados da presente invenção e mostra o conjunto de vedação e o tubo coador carregado inferior para vedar o tubo coador ao condutor de suco; a Figura 25 é uma vista em seção ampliada da extremidade inferior do tubo coador mostrado na Figura 24 e mostra maiores detalhes do conjunto de vedação entre o tubo coador e o condutor de suco; a Figura 26 é uma vista em perspectiva do eixo de orifício usado na presente invenção com as extremidades adaptadas para se estenderem através das aberturas do eixo dentro dos painéis laterais internos do extrator de suco; a Figura 27 é uma vista em elevação anterior fragmentada de uma parte do extrator de suco que mostra os componentes básicos do extrator de suco, os quais incluem o eixo de orifício montado para o direcionamento com a armação extratora e os bocais de pulverização afunilados sobre os painéis laterais internos, de acordo com a presente invenção; as Figuras 28 e 29 são vistas em perspectiva do bocal de pulverização acionado por pressão usado na presente invenção; a Figura 30 é uma vista em perspectiva e em seção fragmentada do bocal de pulverização mostrado nas Figuras 28 e 29; a Figura 31 é uma vista em planta superior do bocal de pulverização mostrado nas Figuras 28 e 29; a Figura 32 é uma vista em seção do bocal de pulverização tomada ao longo da linha 32-32 da Figura 31; a Figura 33 é uma vista em perspectiva ampliada de uma parte da ponte de copo e do condutor de suco que mostra dois bocais de pulverização acionados por pressão da presente invenção montados na mesma; as Figuras 34 e 35 são vistas em perspectiva do corpo do bocal, isto é, da cabeça do bocal de pulverização mostrada nas Figuras 30 e 32; as Figuras 36 e 37 são vistas em elevação lateral e anterior, respectivas ao corpo do bocal mostrado nas Figuras 34 e 35; as Figuras 38 e 39 são vistas em perspectiva das partes inferiores do corpo do bocal, isto é, do pino inferior do bocal mostrado nas Figuras 30 e 32; a Figura 40 é uma vista em planta superior da seção inferior do corpo do bocal mostrada nas Figuras 38 e 39; a Figura 41 é uma vista em elevação da seção inferior do corpo do bocal mostrada nas Figuras 38 e 39; as Figuras 42 e 43 são vistas em perspectiva do invólucro tubular que recebe o corpo do bocal tal como mostrado nas Figuras 30 e 32; a Figura 44 é uma vista em elevação lateral do invólucro tubular mostrado nas Figuras 42 e 43; a Figura 45 é uma vista em seção tomada ao longo da linha 45- 45 da Figura 44; a Figura 46 é uma vista em perspectiva e em seção parcial do bocal de pulverização afunilado da presente invenção adaptado para ser montado no nível de uma parede em uma saída de fluido dentro do extrator de suco; a Figura 47 é uma vista em perspectiva da cabeça do bocal de pulverização mostrado na Figura 46; a Figura 48 é uma vista em perspectiva do bocal de pulverização afunilado da presente invenção; a Figura 49 é uma vista em seção do bocal de pulverização afunilado da presente invenção que mostra os componentes básicos; a Figura 50 é uma vista em planta superior da cabeça do bocal de pulverização; a Figura 51 é uma vista em seção do corpo de fixação do bocal mostrado nas Figuras 46 e 49; a Figura 52 é uma vista em perspectiva anterior do corpo de fixação do bocal; a Figura 53 é uma vista em perspectiva do anel de retenção do bocal da presente invenção mostrado nas Figuras 46 e 49 que fixa a cabeça do bocal de pulverização ao corpo de fixação do bocal; a Figura 54 é uma vista em seção do anel de retenção do bocal mostrado na Figura 53.
DESCRIÇÃO DE REALIZAÇÕES DA INVENÇÃO
[0010] A presente invenção será descrita agora de maneira mais ampla com referência as figuras anexas, nas quais as realizações preferidas da presente invenção são mostradas. A presente invenção pode, no entanto, ser incorporada em muitas formas diferentes e não deve ser interpretada como limitada às realizações indicadas na mesma. Em vez disso, estas realizações são fornecidas de modo que a presente descrição seja minuciosa e completa e de modo que transmita inteiramente o âmbito da presente invenção aos técnicos no assunto. Os números semelhantes referem-se aos elementos semelhantes e a notação principal é usada para indicar elementos similares em realizações alternativas.
[0011] A presente invenção confere muitas vantagens em relação aos extratores de suco do estado da técnica, tal como descrito nas patentes US 2.649.730; US 2.780.988; US 3.717.084; US 3.736.865; US 4.300.449; US 4.309.943; US 4.309.944; US 4.376.409; US 4.700.620; US 4.905.586; US 4.922.813; US 5.339.729; US 5.483.870; US 5.970.861; US 5.992.311; US 5.996.485; e US 6.568.319 de uma mesma titulara, cujas descrições são aqui incorporadas a título de referência em sua totalidade.
[0012] A presente invenção inclui um novo desenho externo para o extrator de suco, o qual inclui a tampa externa sobre a armação extratora. O desenho aperfeiçoado inclui os painéis elétricos integrados e as tampas externas marcadas, tal como mostrado na Figura 1 e explicadas em maiores detalhes a seguir. O desenho completo do extrator de suco tem uma inclinação formada pelas tampas externas nas colunas da armação extratora. A presente invenção também apresenta um conjunto guia de fruta que inclui um corpo guia de fruta oco que forma uma mesa alimentadora de múltiplas pistas, também conhecida como funil de alimentação, o qual recebe a fruta da correia de alimentação adjacente à rosca do extrator e transfere a fruta a um alimentador de fruta de múltiplas posições. A presente invenção facilita uma mudança mais rápida do corpo guia de fruta que forma a mesa alimentadora, o funil de alimentação, e elimina a necessidade de remover o vibrador com a mesa alimentadora. Na presente invenção, o corpo guia de fruta é aparafusado a uma armação de suporte separada e é facilmente removível. O vibrador pode ser removível da parte superior como uma característica de serviço e de segurança adicional. A presente invenção também elimina a sobrecabeça usada previamente com uma mesa alimentadora.
[0013] Um alimentador de fruta de múltiplas posições da presente invenção usa um comutador de proximidade para detectar o movimento de um acoplador sensível à carga que incorpora um pino de cisalhamento. Se o pino de cisalhamento quebrar, o acoplador sensível à carga não gira mais e então o sensor de proximidade detecta esta mudança. Isto é vantajoso em relação aos outros extratores de suco do estado da técnica, os quais continuam funcionando quando o material estranho atola o alimentador de fruta, quebrando o pino de cisalhamento. O sensor de proximidade pode ser conectado a um temporizador. Quando o extrator de suco está em operação, o sensor detecta o movimento e produz os respectivos pulsos de LIGA/DESLIGA. Se depois de um período de tempo predeterminado os pulsos não forem mais detectados, por exemplo, quando o pino de cisalhamento é quebrado, o extrator de suco será automaticamente desligado.
[0014] O extrator de suco da presente invenção também incorpora vantajosamente um carne de retorno, formado tipicamente como um conjugado matemático do carne de direcionamento do copo extrator para prender os seguidores de carne ao carne e para elevar o elemento de suporte do copo, isto é, o eixo do copo, durante o ciclo de extração de suco. Um contrapeso pode ser montado na engrenagem de direcionamento principal posicionada dentro da caixa de engrenagens ou pode ser montado no eixo de carne que suporta o carne de direcionamento e o carne de retomo. O contrapeso fornece equilíbrio à máquina durante a operação do extrator.
[0015] O extrator de suco da presente invenção também tem painéis laterais internos que definem uma área de material de produto intermediária, isto é, uma área de suco e de casca, onde os copos extratores fixos e móveis estão situados e as cavidades do mecanismo de direcionamento opostas situadas entre os painéis laterais internos e as tampas externas da armação extratora. É claro que a casca inclui a polpa, as sementes, as membranas e os materiais do núcleo. Elos de direcionamento, tais como um conjunto de hastes de tração, são posicionados em cada cavidade do mecanismo de direcionamento e conectam de modo operacional o eixo de orifício com o carne de direcionamento do eixo de orifício montado no eixo de carne. Um bocal de pulverização de água afunilado da presente invenção pode ser montado no nível dos painéis laterais internos para pulverizar o fluido de limpeza auxiliando a limpeza. Para intensificar a limpeza do extrator de suco, a presente invenção inclui uma ponte de copo formada integralmente com o condutor de suco. O encanamento do suco estende-se da saída de suco no lado e na saída através da lateral do extrator de suco, eliminando desse modo um arranjo de encanamento atual em que os encanamentos são do tipo "chifre de boi" que se estendem para fora das partes frontal ou posterior e permitem o acúmulo de restos. A ponte de copo e o condutor de suco têm, tipicamente, saídas de suco na lateral justapostas aos painéis de parede internos, o que permite que o encanamento do suco saia pelos lados.
[0016] O tubo coador é carregado, de preferência, na parte inferior e inclui um conjunto de vedação aperfeiçoado entre o condutor de suco e o tubo coador. Os eixos de carnes são agora mantidos, de preferência, pela fricção no eixo de carne através de um acoplador de eixo de direcionamento de copo apropriado, fixando de modo friccionai o eixo de carne na porca do carne. O alinhamento dos carnes pode ser arranjado ao posicionar uma haste de alinhamento através dos furos dispostos nos carnes durante a montagem.
[0017] A ponte de copo e o condutor de suco incluem uma série de bocais de pulverização acionados por pressão, isto é, também denominados como bocais automáticos, montados na ponte de copo e no condutor de suco (Figuras 28 a 45). Estes bocais automáticos podem ser usados para a recuperação e a limpeza do óleo. Na presente invenção, as extremidades do eixo de orifício estendem-se através de cada painel de parede interno ou painel "lateral" para a cavidade do mecanismo de direcionamento onde fica situado o mecanismo de direcionamento do eixo de orifício. Esta penetração através dos painéis de parede internos é protegida por uma “janela” móvel entre as extremidades do eixo de orifício e do painel de parede lateral, e é formada como uma vedação preferencialmente em labirinto.
[0018] Está claro que a presente invenção confere numerosas vantagens em relação aos extratores de suco do estado da técnica, tal como será explicado em maiores detalhes a seguir com referência as figuras anexas.
[0019] Para a finalidade de facilitar a operação do extrator de suco da presente invenção, uma descrição geral do processo total de extração de suco da fruta da descarga até o processamento final e da manipulação dos dejetos é descrita com referência às Figuras 2 e 3. A Figura 4 é uma vista em seção isométrica parcial e ambiental de uma parte de uma única unidade do extrator de suco, a qual é posicionada em uma máquina do extrator de suco 40 respectiva na Figura 3 e que forma as posições respectivas do extrator de suco onde a fruta é comprimida e o suco é extraído. A descrição prosseguirá em primeiro lugar com a descrição de um fluxo completo da fruta cítrica, seguida por uma explanação das várias partes dos componentes de uma unidade extratora de suco relativamente à máquina completa do extrator de suco, fornecendo desse modo os fundamentos de funcionamento gerais dos princípios do extrator de suco usados na presente invenção.
[0020] Tal como mostrado na Figura 2, a fruta F pode ser descarregada por meio de descarregamento manual, hidráulico ou por caminhão. Por exemplo, a fruta pode ser descarregada manualmente pelos funcionários que manuseiam muitas caixas de campo ou caixas de papelão, que podem ser ajustadas em uma saliência de despejo 20 para descarregamento em um funil 22. Além disso, a fruta cítrica pode ser despejada no funil 22 por meio de um despejo hidráulico automático 23. Uma grande carga com fruta cítrica F, tal como laranjas, também poderia vir de caminhão, o qual deveria despejar a fruta no funil 22, que inclui uma correia transportadora vertical 24 que carrega a fruta F nos transportes necessários a uma lavadora de escova 26. Tipicamente, a correia transportadora 24 tem grampos de cerca de três polegadas para elevar a fruta até a lavadora de escova 26, tal como conhecido pelos técnicos no assunto. Enquanto a fruta é descarregada, a fruta entra em uma lavadora e passa sob os bocais de pulverização 28, onde os líquidos de limpeza de fruta podem ser aplicados.
[0021] A fruta, à medida que é lavada, passa sobre uma série de escovas na lavadora de escova 26, onde a fruta é esfregada delicadamente para serem removidos os óleos, a sujeira, o mofo e a poeira de campo. A lavadora de escova 26 descarrega a fruta em um graduador de rolo 30 onde os funcionários podem facilmente selecionar a fruta. Tipicamente, o graduador de rolo 30 é formado de modo que os funcionários possam ficar em qualquer lado e remover todas as partes quebradas, folhas e outros materiais indesejáveis do fluxo de fonte da fruta. É neste momento que algum material estranho pode ainda passar através do graduador de rolo, em que um material estranho, tais como as vagens leitosas, é um exemplo que os funcionários freqüentemente deixam passar. Estas vagens leitosas são nativas de áreas de cultivo de frutas cítricas e podem causar problemas durante o processo de extração de suco. O extrator de suco é projetado, de preferência, para ser desligado quando o tubo de orifício fica atolado dentro do tubo coador, tal como pelo material estranho e permite que o extrator de suco finalize a operação se uma vagem leitosa ou um outro material estranho similar ficar preso no tubo de orifício.
[0022] As descargas de fruta do graduador de rolo em um transporte de correia calçado 32 elevam a fruta tipicamente por grampos de três polegadas para o transporte de correia de alimentação inclinado 34, tal como mostrado na Figura 3. Se dois ou mais extratores de suco forem colocados lado a lado tal como ilustrado, um rolo de dimensionamento 36 forma um único rolo que gira continuamente o transporte da correia de alimentação inclinado 34 para separar a fruta nos tamanhos equivalentes à faixa de tamanho dos copos extratores móvel e fixo, assegurando o rendimento e a qualidade máximos. Por exemplo, tal como ilustrado para os três extratores de suco 40, um extrator de suco pode ser usado para uma faixa de tamanho de fruta e os outros dois extratores de sucos podem ser usados para duas outras faixas de tamanhos de fruta respectivamente diferentes.
[0023] Tal como mostrado na Figura 3, cada extrator de suco 40 inclui as unidades extratoras de suco individuais 50 (ilustradas como cinco unidades) que são agrupadas umas às outras em uma armação extratora comum 52 que forma uma máquina extratora de suco 40. A unidade extratora de suco 50 define as posições do extrator de suco respectivamente onde uma fruta individual é recebida em um copo extrator fixo e é comprimida ou espremida por um copo extrator móvel respectivo. Os copos extratores fixos e móveis podem ser horizontalmente alinhados ou então verticalmente alinhados, tal como explicado com referência às figuras. Com os copos verticalmente alinhados do extrator, tal como ilustrado, o copo extrator fixo é tipicamente um copo extrator inferior e o copo extrator móvel é tipicamente um copo extrator superior.
[0024] A fruta é conduzida para os funis de alimentação 46, isto é, para a mesa alimentadora de múltiplas pistas 46 dos extratores de suco 40, pelo transporte da correia de alimentação 34 que é projetado a um ângulo de cerca de 18° com o lado de baixo adjacente à mesa alimentadora 46. A mesa alimentadora 46 é formada como um conjunto guia de fruta que guia as frutas do transportador de fruta a um alimentador de fruta de múltiplas posições, tal como será explicado em detalhes a seguir. Qualquer fruta que passar pela mesa alimentadora será recirculada através de um sistema de manipulação de fruta por um transportador de retorno de fruta 48. Esta fruta pode ser transferida novamente ao sistema de manipulação de fruta antes da lavagem.
[0025] A fruta entra na mesa alimentadora do extrator de suco 46 e é adicionada, por exemplo, em um copo extrator fixo inferior 54 pelos dedos de aleta de fruta (não mostrados) operáveis como parte do alimentador de fruta de múltiplas posições. Tal como será explicado mais adiante em detalhes, a fruta é separada em três correntes de produto primárias, um suco cheio de polpa, a casca e o material da fruta que entra em um tubo de orifício 56 (Figura 4). A casca descartada é conduzida para uma rosca de casca 58 posicionada sob a plataforma do extrator de suco 60 e é descarregada em um funil de descarga 62 ou em outro recipiente de eliminação de dejetos, ou pode ser transferida através de uma parede externa a um caminhão ou a um reboque, ou para um processamento adicional.
[0026] Tipicamente, os extratores de suco 40 são suportados em uma plataforma elevada 60 para propiciar não somente o suporte para os extratores de suco, mas também para fornecer um acesso para a operação e a manutenção mecânica. O suco de vários extratores de suco 40 entra em um tubo de comunicação de descarga de aço inoxidável 64 que se estende de cada extrator de suco e é adicionado pela gravidade em um tanque de compensação que é projetado para manter um fluxo de suco constante, de preferência, a uma estação de acabamento opcional 68. A estação de acabamento também remove a polpa do suco ao usar peneiras de aço inoxidável com pequenas perfurações. Uma estação de acabamento 68 é usada tipicamente quando uma série de extratores de suco é colocada lado a lado, tal como ilustrado.
[0027] O suco pode ser bombeado do tanque de compensação 66 ou da estação de acabamento 68. O processo de extração de suco, mostrado nas Figuras 2 e 3, é ilustrativo de uma pequena instalação de extração de suco. Instalações de extração de suco maiores são similares ao processo, mas são maiores na escala e podem incluir os equipamentos adicionais conhecidos pelos técnicos no assunto. Os equipamentos adicionais (não mostrados) podem ser elevadores de balde para erguer e transferir a fruta; latas de armazenagem de fruta para a armazenagem provisória da fruta descarregada; equipamento de dimensionamento para classificar a fruta com base no tamanho; sistemas de recuperação de subprodutos tais como sistemas de lavagem de polpa e sistemas de recuperação de óleo; usinas de alimentação para a secagem de dejetos de cascas; e pasteurizadores e evaporadores para processamento do suco. Estes e outros equipamentos são conhecidos pelos técnicos no assunto.
[0028] Com referência à Figura 4, é ilustrada uma parte de uma unidade básica extratora de suco 50 que define a posição de extração de suco de um extrator de suco. Um copo extrator móvel 80 é montado em uma barra em seção transversal comum, isto é, um elemento de suporte de copo, também denominado como eixo de copo 82 na realização ilustrada. O eixo de copo 82 interliga outros copos extratores móveis, tal como mostrado na Figura 3. O eixo de copo 82 é alternado por um eixo de direcionamento de carne (não mostrado) contido em uma parte superior de um extrator de suco nesta realização não limitadora. Os copos extratores fixos 54, por exemplo, os copos extratores inferiores na realização ilustrada, são posicionados rigidamente com relação à armação extratora 52 e são montados em uma ponte de copo 57. Os copos extratores móvel e fixo 80, 54 são formados como os copos extratores interdigitados que têm os dedos 84 que se encaixam uns aos outros quando o copo extrator móvel 80 acopla o copo extrator fixo 54.
[0029] Os copos extratores móvel e fixo 80, 54 e os seus componentes associados, tais como o tubo coador da estação de pré- acabamento 86, o tubo de orifício 56 e a ponte de copo associada 57, formam uma unidade extratora de suco 50. Tal como ilustrado na Figura 3, uma série de unidades extratoras de suco é agrupada em uma máquina extratora de suco 40 para aumentar a produção. A máquina ilustrada do extrator de suco 40 inclui cinco unidades extratoras de suco 50 posicionadas nas posições de extração de suco respectivas. O alimentador de fruta, que será explicado em maiores detalhes a seguir, também pode funcionar como um dispositivo operado por carne e inclui dedos de alimentação (não mostrados nesta Figura), que depositam uma única fruta no copo extrator fixo 54, tal como ao lançar a fruta no copo extrator depois de ter recebido a fruta da mesa alimentadora formada como um conjunto guia de fruta.
[0030] O sistema de direcionamento operado por carne na parte superior do extrator de suco força o copo extrator móvel 80 no copo extrator fixo e, à medida que isto ocorre, a fruta F é pressionada de encontro a um cortador circular 90 situado na parte superior do tubo coador da estação de pré-acabamento 86. Este cortador 90 corta uma tampa no fundo da fruta para permitir que as partes internas da fruta tenham acesso ao tubo coador 86. Um outro cortador 92 também corta uma tampa na parte superior da fruta para permitir a separação da casca das partes internas da fruta, tal como a polpa. Uma vez que os dedos 84 dos copos extratores 54, 80 são interdigitados ou encaixados, a parte interna da fruta, tal como o suco cheio de polpa, é forçada para baixo no tubo coador 86 contido dentro do condutor de suco 94. As superfícies da casca não entram em contato com o suco e qualquer contaminação pelos extratores na casca é minimizada. A casca cai se afastando do condutor de suco 94 e pode ser coletada pelo transportador de rosca da casca 58 sob a plataforma do extrator 60 e pode ser descarregada no funil 62 ou em outro recipiente de eliminação de dejetos e pode ser transferida através de uma parede externa a um caminhão ou a um reboque ou para um processamento adicional.
[0031] O impulso contínuo do copo extrator móvel 80 e a presença de um limitador, por exemplo, na forma de bloqueios, força a parte de rolamento do suco da fruta através da parede perfurada do tubo coador. Esta parede perfurada é formada por pequenos furos do tubo coador 98, que permitem a descarga do suco no condutor de suco 94.
[0032] A contrapressão é de preferência aplicada ao tubo de orifício, por exemplo, por um dispositivo hidráulico, tal como descrito na patente US 5.992.311 aqui incorporada a título de referência, ou ao limitar o tamanho do limitador. O tubo de orifício é alternado dentro do tubo coador para comprimir todas as partículas da fruta capturadas e para forçar qualquer suco restante através da parede perfurada do tubo coador. O material do núcleo, tal como a membrana de seção e as sementes, é ejetado tipicamente da parte inferior do tubo de orifício durante a alternação do movimento desse tubo. Este ciclo de extração está então completo.
[0033] Além disso, a quantidade do rendimento de suco e o tipo de suco podem ser variados ao usar tubos coadores diferentes com furos de diferentes tamanhos 98. Além disso, a contrapressão pode ser alterada para variar o rendimento de suco e o tipo de suco. O óleo da casca, tal como liberado pela ação de fragmentação dos dedos dos copos móvel e fixo, tipicamente pode ser lavado pela pulverização de água em torno dos copos de extração.
[0034] Com referência agora às Figuras 1, 5, 6 e 7, são ilustradas vistas diferentes do extrator de suco 100 da presente invenção, as quais incluem uma vista em perspectiva frontal (Figura 5), uma vista em perspectiva posterior de um primeiro ângulo (Figura 1), uma vista em perspectiva posterior ampliada de um segundo ângulo (Figura 6) e uma vista em perspectiva posterior com as tampas externas removidas (Figura 7). O extrator de suco 100 tem uma superfície de parede externa formada por tampas externas 101, as quais são fixadas sobre a armação extratora 102 (Figura 7). As tampas externas 101 são configuradas para formar um novo formato ao extrator de suco nas áreas laterais e para incluir os painéis elétricos integrados 104, tal como mostrado nas Figuras 1 e 6. As tampas com nervuras 106 e uma inclinação superior 108 formada pelas tampas externas produzem um desenho estético e decorativo.
[0035] A vista em perspectiva frontal da Figura 5 mostra o conjunto guia de fruta da presente invenção que forma uma mesa alimentadora de múltiplas pistas 110 com um alimentador integrado. Este conjunto guia de fruta 110 com uma mesa alimentadora é formado como um corpo guia de fruta oco e é explicado em maiores detalhes a seguir com referência às Figuras 8 a 11. A mesa alimentadora 110 alimenta a fruta em um alimentador de fruta (não mostrado em detalhes) que tem os dedos de aleta de fruta que transferem a fruta aos copos extratores fixos 54 mostrados no exemplo não limitador como copos extratores inferiores. Os detalhes do alimentador de fruta são descritos a seguir em relação às Figuras 12 e 13. O alimentador de fruta é acionado por um mecanismo de direcionamento do adicionador, indicado geralmente em 112, o qual se estende de um eixo de carne situado na parte superior do extrator de suco 100 e se conecta ao eixo acionador (ou o dedo) tal como será explicado em maiores detalhes a seguir. O projeto aperfeiçoado deste extrator de suco 100 ilustrado não tem mais uma caixa elétrica externa, uma mangueira de ar e elementos de invólucro protuberantes.
[0036] Tal como ilustrado, somente algumas tubulações de fluido de entrada e de saída são requeridas para a entrada e a descarga de fluido, tais como a água ou um fluido de limpeza ou suco que sai do condutor de suco. Um ciclo de limpeza de água pode ser descarregado através do extrator de suco e o seu tempo pode ser controlado pelos circuitos de controle 114 mostrados na Figura 2. A superfície de descarga inclinada 116, mostrada na Figura 5 e posicionada sob a mesa alimentadora 110, estende-se de uma ponte de copo e do condutor de suco integrados (não mostrados em detalhes nesta figura) e permite que a fruta incorretamente alimentada retome. Mais detalhes da ponte de copo e do condutor de suco integrados da presente invenção são explicados a seguir com referência às Figuras 19 a 24.
[0037] A Figura 5 ilustra um motor de direcionamento elétrico 118 suportado pela armação extratora 102 e fora da tampa externa 101. O motor de direcionamento 118 é incluído em uma armação de invólucro de tela de aço protetora 120. O eixo de saída do motor de direcionamento (não mostrado) é conectado a uma engrenagem de direcionamento grande 122, a qual é conectada por um trem de engrenagem a um eixo de carne montado na armação extratora a ser explicado a seguir em maiores detalhes com referência às Figuras 14 a 16.
[0038] A Figura 7 é uma vista em perspectiva posterior do extrator de suco 100 da presente invenção com as tampas externas 101 removidas e mostra muitos dos aperfeiçoamentos da presente invenção, os quais incluem o mecanismo de direcionamento 128 para direcionar os copos extratores móvel 80. O mecanismo de direcionamento 128 é montado em uma seção superior do extrator e inclui um eixo de carne 130 que suporta carnes de direcionamento do eixo de orifício 132 nas extremidades externas do eixo de carne, mas dentro dos limites da armação extratora 102. Os copos extratores fixos 54 são suportados em uma ponte de copo e pelo condutor de suco integrados 134 e recebem os copos extratores móveis 80 suportados no eixo de copo ou um outro elemento de suporte de copo móvel 82 e se alternam no acoplamento com os copos extratores fixo. Dois carnes de direcionamento 136 acoplam cada seguidor de came (não mostrado) para direcionar o eixo de copo 82, permitindo, por exemplo, que os copos extratores móveis superiores 80, acoplem, por exemplo, com os copos extratores fixos inferiores 54 suportados pela ponte de copo e pelo condutor de suco integrados 134 da presente invenção. Um carne de retomo não é mostrado nesta figura, mas é explicado em relação às Figuras 14 e 15 e é usado para retornar o eixo de copo (por exemplo, levantado) a uma posição desacoplada, desacoplando desse modo os copos extratores móveis 80 dos copos extratores fixo 54. Deve ficar compreendido, no entanto, que os copos extratores podem ser dispostos horizontalmente ou em uma outra orientação além de uma relação verticalmente oposta.
[0039] Um eixo de orifício 140 suporta os tubos de orifício 56, os quais são recebidos dentro dos respectivos tubos coadores 86. O eixo de orifício 140 se alterna, movendo os tubos de orifício 56 dentro dos tubos coadores 86, os quais são suportados pela ponte de copo e pelo condutor de suco integrados 134. Tal como mostrado na Figura 7, pelo menos uma extremidade externa 140a do eixo de orifício 140 estende-se através de um painel lateral interno 142 para uma cavidade do mecanismo de direcionamento 144 formada entre o painel lateral interno 142 e a tampa externa 101 sobre a armação extratora 102 do extrator de suco 100. Em uma realização preferida, dois painéis laterais internos opostos 142 definem a área do material de produto intermediária 143, isto é, uma área de "suco e casca" onde os copos extratores ficam situados. As cavidades do mecanismo de direcionamento opostas são definidas em qualquer lado do extrator de suco.
[0040] Um mecanismo de direcionamento apropriado, por exemplo, um conjunto de haste de tração ou outro conjunto de direcionamento, é posicionado dentro de cada cavidade do mecanismo de direcionamento 144 e é conectado entre a extremidade 144a e um mecanismo do eixo de orifício do seguidor de came que acopla o came de direcionamento do eixo de orifício 132, mostrado em maiores detalhes nas Figuras 14, 16 e 27. À medida que o eixo de carne dirigido 130 gira, o carne de direcionamento do eixo de orifício 132 é girado, é pressionado contra um mecanismo do seguidor de carne e um conjunto associado de haste de tração ou outro conjunto de direcionamento, e força para baixo o eixo de orifício 140. Um mecanismo de mola de retomo (não mostrado) empurra para cima o eixo de orifício 140 através de seu conjunto de haste de tração, retornando o eixo de orifício 140 à sua posição inicial e forçando o tubo de orifício no tubo coador para o processo de extração de suco.
[0041] Para auxiliar a capacidade de limpeza do extrator de suco da presente invenção, a ponte de copo e o condutor de suco integrados 134 têm as suas saídas de suco justapostas nos painéis laterais internos 142. O encanamento de suco 150 conecta as saídas do suco e estende-se para fora da lateral do extrator de suco, tal como ilustrado nas Figuras 7 e 27. A ponte de copo e o condutor de suco integrados 134 são explicados em maiores detalhes em relação às Figuras 19 a 23.
[0042] As extremidades 140a do eixo de orifício 140 são móveis dentro de uma janela de acesso 152 formada como aberturas de janela, isto é, um entalhe, nos painéis laterais internos 142. Uma vedação e, de preferência, uma vedação em labirinto 154, é posicionada na extremidade 140a e no painel lateral interno 142 do eixo de orifício para formar uma "janela móvel." A vedação 154 impede que os restos passem do material de produto, isto é, da área de "suco e casca" 143 dentro do extrator de suco 100 e para a cavidade do mecanismo de direcionamento 144.
[0043] Qualquer pequena quantidade de restos que passe através desta vedação 154 pode ser conduzida da cavidade do mecanismo de direcionamento 144 por um ou mais bocais de pulverização da presente invenção, posicionados no extrator de suco, nas paredes laterais que incluem o painel lateral interno e, ainda, na cavidade do mecanismo de direcionamento, que é explicada em maiores detalhes em relação à Figura 27 e às Figuras 46 a 54. O fluido que é pulverizado na área do material de produto do extrator de suco 143 e ainda na cavidade do mecanismo de direcionamento 144 pode ser drenado novamente em direção às seções internas da máquina do extrator de suco, as quais são autodrenáveis. O fluido de limpeza e o fluido de reciclagem usados para a recuperação de óleo podem ser descarregados através de condutos de transferência de fluido apropriados.
[0044] A Figura 8 mostra uma vista isométrica explodida da mesa alimentadora de múltiplas pistas inserível 110 ou do conjunto guia de fruta, como também é denominado, e o vibrador com carregamento superior da presente invenção. Por toda a presente descrição, o termo mesa alimentadora pode ser usado intercambiavelmente como conjunto guia de fruta ao descrever a presente invenção.
[0045] Com referência agora às Figuras 8 a 11, o conjunto guia de fruta 110 da presente invenção forma uma mesa alimentadora e o guia a fruta do transportador de fruta 34, tal como mostrado nas Figuras 2 e 3, um alimentador de fruta de múltiplas posições é explicado em maiores detalhes em relação à descrição das Figuras 12 e 13. O conjunto guia de fruta 110 inclui uma armação 158 que é posicionada entre o transportador de fruta 34 e o alimentador de fruta de múltiplas posições. Um vibrador 160 é conectado à armação 150. O conjunto guia de fruta inclui um corpo guia de fruta oco 162 que inclui uma parede inferior 164 e uma parede superior 166 espaçada do mesmo. A parede superior 166 tem uma série de cumes alternados 168 e vales 170 que definem uma pluralidade de pistas de frutas 172. Cada par de cumes adjacentes 168 estende-se além de uma extremidade de um vale de intervenção 170 para definir uma abertura 174 que permite a passagem através de uma parte correspondente do alimentador de fruta de múltiplas posições e define as extremidades em cantiléver integralmente formadas 176 do cume para suportar a fruta. Desse modo, é evidente que a presente invenção elimina o alimentador que era uma parte separada de uma mesa alimentadora dos extratores de suco do estado da técnica em que um vibrador ou outro conjunto vibravam uma mesa, sendo que o alimentador permanecia "estático" ou "inoperante" para retardar a vibração e intensificar a alimentação da fruta nos copos extratores fixos 54.
[0046] Este corpo guia de fruta oco 162 tem uma pluralidade de passagens que recebem o prendedor 178 na lateral e nas posições intermediárias. Um respectivo prendedor 180 estende-se através de cada passagem que recebe o prendedor 178 e prende o corpo guia de fruta oco 162 na armação 158 nas partes lateral e intermediária do corpo 162. O corpo guia de fruta 162 é fixado de modo removível à armação 158 e é removido do mesmo em uma direção ascendente. O vibrador 160 é fixado de modo removível à armação para ser removido em uma direção ascendente.
[0047] Em um aspecto da presente invenção, a armação 158 inclui uma placa base 182 e tem uma abertura 184 em uma parte intermediária. O vibrador estende-se pelo menos parcialmente através da abertura 184 na placa base 182 e é fixado a uma placa de montagem do vibrador 186 que fixa a placa base 182 sobre a abertura 184. Um par de abas de montagem 188 é formado nos lados opostos da placa base 182. Um par de suportes 190 é montado na armação extratora 52 de suco de fruta 100. Uma pluralidade de amortecedores de vibração 192 e prendedores associados 194 conectam o par de suportes 190 ao par de abas de montagem 188. A placa de montagem 186 age como um flange e é conectada entre o vibrador 160 e a placa base 182.
[0048] O corpo guia de fruta oco 162 é formado de preferência a partir de um polímero, tal como o polietileno moldado em rotação, mas outros materiais plásticos podem ser usados, tal como sugerido pelos técnicos no assunto. A parede inferior, tal como mostrado na Figura 11, tem características de endurecimento 196 que conferem resistência à estrutura, a qual pode ser formada durante o processo de moldagem.
[0049] É evidente que a presente invenção apresenta agora uma mesa alimentadora, formada como um conjunto guia de fruta 110, que inclui não somente um corpo guia de fruta facilmente removível, mas também inclui um vibrador facilmente removível 160, que economiza tempo e custos de manutenção durante toda a vida operacional do extrator de suco.
[0050] A presente invenção também apresenta um alimentador de fruta de múltiplas posições que usa um comutador de proximidade, em um exemplo não limitador, para detectar o movimento de um acoplador sensível à carga que tem um pino de cisalhamento que é quebrado quando o alimentador de fruta é atolado ou quando um problema similar ocorre. Se o pino de cisalhamento quebrar, o acoplador sensível à carga não gira mais e, por exemplo, um sensor de proximidade detecta esta mudança. Um processador, por exemplo, um controlador lógico programável (PLC) ou um outro mecanismo, pode parar automaticamente o extrator de suco quando uma falta de rotação é detectada. Isto é vantajoso em relação aos extratores de suco do estado da técnica, os quais continuavam funcionando quando o material estranho atolava um alimentador de fruta, quebrando o pino de cisalhamento. Em um aspecto da presente invenção, o sensor de proximidade pode ser conectado a um temporizador. Quando o extrator de suco está em operação, o sensor de proximidade detecta o movimento e produz os respectivos pulsos de liga/desliga. Se depois de um período de tempo predeterminado os pulsos não forem mais detectados, por exemplo, quando um pino de cisalhamento é quebrado e a rotação é interrompida, o extrator de suco é automaticamente desligado.
[0051] As Figuras 12 e 13 ilustram o alimentador de fruta aperfeiçoado 200 para a alimentação de fruta nas posições de extração de suco definidas por cada unidade extratora de suco 50 e definidas pelos copos extratores fixo e móvel 80. O alimentador de fruta 200 inclui um eixo acionador de proximidade 202 e uma pluralidade de elementos de alimentação de fruta 204, por exemplo, formados como os dedos de alimentação de fruta para adicionar a fruta às posições de extração de suco 50 com base na rotação do eixo acionador 202. Um acoplador sensível à carga 206 acopla um motor de direcionamento, por exemplo, um motor de direcionamento elétrico 118 através do direcionamento do mecanismo do alimentador 112, ao eixo acionador 202 durante a operação normal, e desacopla o motor de direcionamento do eixo acionador 202 quando os elementos de alimentação de fruta 204 ficam atolados. Um detector de desacoplamento 208 detecta o desacoplamento do acoplador sensível à carga 206. Na realização mostrada nas Figuras 12 e 13, o motor de direcionamento pode ser o motor de direcionamento primário do extrator de suco 118 com um elo de transmissão ou um outro mecanismo de direcionamento 112 que interconecta o eixo acionador 202 e o motor elétrico 118 suportado pela armação extratora 52 e fora das tampas externas do extrator de suco, tal como mostrado na Figura 5.
[0052] Uma porca de direcionamento 210 é carregada de modo giratório pelo eixo acionador 202 e é conectado de modo operacional ao motor de direcionamento 118. Uma porca fixa 212 é fixada ao eixo acionador adjacente a porca de direcionamento rotativo 210. Um pino de cisalhamento 214 estende-se entre a porca de direcionamento rotativo 210 e a porca fixa 212 para acoplar em conjunto a porca de direcionamento rotativa 210 e a porca fixa 212 durante a operação normal, e para cortar e desacoplar a porca de direcionamento rotativa 210 da porca fixa 212 quando os elementos de alimentação de fruta 204 ficam atolados. Este detector de desacoplamento 208, em um aspecto da presente invenção é, de preferência, um sensor de proximidade. Além disso, pelo menos um disparador do sensor de proximidade 216 é carregado de modo rotativo pelo eixo acionador 202. Quando o sensor de proximidade é posicionado de modo adjacente a uma trajetória de pelo menos um disparador do sensor de proximidade 216, um pulso é de preferência gerado. Por exemplo, o disparador do sensor de proximidade pode ser pelo menos um prendedor de ferro, por exemplo, os parafusos que agem como disparador. Estes parafusos podem ser carregados pela porca de direcionamento rotativa 210. O sensor de proximidade também pode ser conectado a um temporizador. Quando o extrator de suco está funcionando, o sensor de proximidade detecta o movimento do disparador e produz pulsos de liga/desliga. Se depois de um período de tempo predefinido os pulsos não forem mais detectados, o extrator de suco será automaticamente desligado através do controlador.
[0053] Em um aspecto da presente invenção, um elemento de alimentação de fruta 204 inclui pelo menos um eixo de dedos 220 e uma pluralidade de dedos de aleta de fruta 222 carregados pelo eixo de dedos. Em um aspecto preferido da presente invenção, são usados três eixos de dedos igualmente espaçados 220. O eixo acionador central 202 é direcionado, girando um conjunto de carne (não mostrado) dentro da porca, a qual é girada e os três eixos 220 giram em torno do eixo acionador central 202, movendo os dedos de aleta de fruta 222 para levantar a fruta e adicionar ou "lançar" a fruta em um copo extrator fixo 54.
[0054] Ainda em um outro aspecto da presente invenção, um detector de desacoplamento opera um indicador com base na detecção do desacoplamento. Em um aspecto da presente invenção, poderia ser incluído pelo menos um sensor magnético, um sensor óptico, um sensor de campo elétrico, um sensor ultra-sônico ou um sensor infravermelho, como exemplos não limitadores.
[0055] O extrator de suco da presente invenção também usa, vantajosamente, um carne de retorno, formado tipicamente como um conjugado matemático do carne de direcionamento do copo extrator, isto é, carne do copo, para fixar os seguidores de carne nos carnes e para levantar o elemento de suporte de copo, isto é, o eixo do copo, durante o ciclo de extração de suco. Isto supera a desvantagem de ter que aumentar a força de mola necessária para fixar, com firmeza, os seguidores de carne ao carne de direcionamento ou usar uma pressão de ar mais elevada para impedir os "impulsos" dos carnes que correspondem à separação de qualquer carne de seu seguidor.
[0056] As Figuras 14 e 15 são vistas isométricas do mecanismo de direcionamento 128 que acopla os copos extratores móveis 80, tal como através do eixo do copo móvel ou outro elemento de suporte de copo móvel 230 e direciona os copos extratores móveis 80 no acoplamento com os copos extratores fixos 54. Este mecanismo de direcionamento 128 inclui o eixo de carne 130 que suporta o carne de direcionamento 136 para direcionar o copo extrator móvel 80 no acoplamento com o copo extrator fixo 54, e um carne de retorno 232 para desacoplar o copo extrator móvel 80 usando um trem do seguidor de carne 234 conectado de modo operacional ao carne de retomo 232 para levantar o eixo de copo 230 e desacoplar o copo extrator móvel 80 (Figura 15).
[0057] Tal como ilustrado, o eixo de carne 130 suporta dois carnes de direcionamento 136 e dois carnes de retorno 232 que são espaçados entre si e conferem uma força de direcionamento no eixo de copo 230 respectivo e no trem do seguidor de carne 234, que são operados a intervalos programados apropriados enquanto o eixo de carne é girado. O trem do seguidor de carne 234 inclui os elementos de armação de suporte 236 apropriados que são fixados à armação extratora 52 e às hastes guias 238. Um mecanismo do seguidor de carne 240 é deslizável nas hastes guias 238 e fixado ao eixo de copo 230 ou a outro elemento de suporte de copo. O carne de retorno direciona para cima o mecanismo do seguidor de carne 240 nas hastes guias 238, puxando, desse modo, para cima o eixo de copo 230.
[0058] Tal como ilustrado, dois carnes de direcionamento do eixo de orifício 132 ficam situados nas extremidades externas do eixo de carne 130 dentro da armação extratora e cada um deles é conectado a um seguidor de carne, e direciona o elo que se estende para a cavidade do mecanismo de direcionamento 144 e é unido a uma extremidade 140a do eixo de orifício 140. Os carnes de direcionamento do eixo de orifício 132 empurram o eixo de orifício para baixo através do seguidor de carne e direcionam o elo, que é, por sua vez, puxado para cima por um mecanismo de mola (não mostrado), permitindo a alternação do movimento do eixo de orifício e do tubo de orifício dentro do tubo coador.
[0059] Em um aspecto preferido da presente invenção, o carne de retomo 232 é formado como um conjugado matemático do carne de direcionamento 136. O carne de direcionamento 136 e o carne de retorno 232, no entanto, podem ser integralmente formados como duas superfícies de carne em um único corpo ou cada um deles pode ser formado como um único corpo do carne, tal como mostrado no exemplo não limitador da Figura 14.
[0060] Para conferir equilíbrio à máquina do extrator de suco durante as operações do extrator, um contrapeso é adicionado para equilibrar a natureza do deslocamento do eixo de carne. Nas realizações mostradas nas Figuras 14 e 15, dois contrapesos 250 são fixados à parte central do eixo de carne 130 e deslocam a rotação concêntrica dos carnes, o que causa a vibração do extrator de suco durante a operação do extrator. Em uma outra realização da presente invenção mostrada na Figura 16, um contrapeso 252 é adicionado à engrenagem de direcionamento principal 122, que poderia ser posicionada em uma caixa de engrenagens. A Figura 16 mostra a engrenagem de direcionamento principal 122 que é conectada ao eixo de carne 130 e também ao carne de direcionamento do eixo de orifício 132 e a uma parte do elo de direcionamento e do seguidor de carne 254 que é conectado a uma mola de retorno e a um mecanismo de elo de direcionamento, contidos na cavidade do mecanismo de direcionamento 144 para alternar o eixo de orifício enquanto o eixo de carne é girado. É evidente, então, de acordo com a presente invenção, que o contrapeso pode ser montado diretamente no eixo de carne, por exemplo, como os dois elementos de contrapeso 250 ilustrados montados em uma seção intermediária do eixo de carne, ou montados como um contrapeso separado 252 na engrenagem principal na caixa de engrenagens. Alternativamente, ambos os contrapesos 250, 252 poderiam ser usados dependendo da escolha particular do projeto do técnico no assunto.
[0061] De acordo com a presente invenção, os vários carnes 132, 136 e 232 podem ser montados no eixo de carne 130 ao usar um acoplador de porca de eixo de direcionamento de copo 260 que fixa de modo friccionai o eixo de carne 130 com a porca de carne 262 tal como mostrado nas Figuras 17 e 18. Os exemplos não limitadores do acoplador 260 que podem ser usados na presente invenção incluem os conjuntos de travamento vendidos sob a designação Ringfeder®, RfN 7013.1, que podem ser montados por porcas com um flange embutido, tal como mostrado na Figura 17 ou com um flange do conjunto de travamento fora do furo da porca, tal como mostrado na Figura 18.
[0062] Tal como ilustrado, o eixo de carne 130 e a porca de carne 262 do carne de direcionamento 136, do carne de retorno 232 ou do carne de direcionamento do eixo de orifício 132, são formados cilindricamente e desprovidos de fechamento por chave. O acoplador 260 inclui, de preferência, os anéis interno e externo 264, 266 que têm as respectivas superfícies sobrepostas afuniladas 268, 270 e pelo menos um prendedor 272, tal como o parafuso ilustrado, para forçar os anéis interno e externo 264, 266 axialmente em conjunto. Um flange pode ser conectado ao anel interno para auxiliar no impedimento do movimento lateral de elementos diferentes.
[0063] Cada carne inclui, de preferência, pelo menos uma característica de alinhamento 278 para facilitar o alinhamento relativo. Esta característica de alinhamento pode ser uma abertura formada em cada um dos carnes para permitir que uma haste de alinhamento seja introduzida através das aberturas quando os carnes são corretamente alinhados uns em relação aos outros.
[0064] O extrator de suco da presente invenção também inclui a ponte de copo e o condutor de suco integrados 134 tal como mostrado nas Figuras 19 a 24. O encanamento do suco estende-se das saídas de suco opostas posicionadas nos painéis laterais internos e sai através da lateral do extrator de suco nas tampas externas, eliminando, desse modo, o arranjo de tubulação do estado da técnica em que as tubulações do tipo "chifre de boi" se estendiam para fora da parte frontal e eram suscetíveis ao acúmulo de restos. Tal como também será explicado a seguir em maiores detalhes, o tubo coador 86 é carregado de preferência pela parte inferior e inclui um conjunto de vedação aperfeiçoado entre o condutor de suco e o tubo coador. A ponte de copo e o condutor de suco integrados 134 também incluem uma série de bocais de pulverização acionados por pressão, isto é, bocais automáticos, posicionados na ponte de copo e no condutor de suco integrados 134. Estes bocais automáticos podem ser usados para a recuperação de óleo e limpeza do extrator, tal como será explicado em maiores detalhes a seguir.
[0065] Com referência agora às Figuras 19 a 24, são ilustrados mais detalhes da ponte de copo e do condutor de suco integrados 134 da presente invenção. A ponte de copo e o condutor de suco integrados 134 incluem uma parede inclinada frontal 280 para permitir que o material de produto flua se afastando da estrutura que executa a operação de extração. A ponte de copo e o condutor de suco integrados 134 são formados, de preferência, como um conjunto fabricado que inclui uma soldagem e uma construção associada que forma um condutor de suco integrado 281 dentro do conjunto, tal como mostrado em mais detalhes nas Figuras 20, 23 e 24. A ponte de copo e o condutor de suco integrados 134 incluem uma parede posterior 282, uma parede inclinada frontal 280, paredes de extremidade laterais 284 e uma parede inferior como uma soldagem 286. As posições do copo extrator fixo 288 são definidas pelas montagens do copo extrator 290 que são substancialmente formadas cilindricamente e incluem um flange superior 292 e um cume de montagem 294 em que os cones de suporte do tubo coador 296 são recebidos.
[0066] Tal como ilustrado na Figura 7 e descrito anteriormente, a ponte de copo e o condutor de suco integrados 134 são montados dentro da armação extratora entre os painéis laterais internos 142, e incluem as saídas de suco 298 justapostas aos painéis laterais internos, de modo que as saídas de suco são removidas da área do material de produto 143, isto é, da área de "suco e casca", para impedir o acúmulo de casca e de subprodutos relacionados. O acúmulo dos subprodutos é típico quando as saídas de suco e o encanamento associado saem do extrator de suco, por exemplo, para fora da parte frontal ou posterior, como o encanamento de "chifre de boi". Tal como ilustrado, a ponte de copo e o condutor de suco integrados 134 estendem-se transversalmente através da armação extratora 52 entre os painéis laterais internos opostos 142.
[0067] Tal como mostrado nas Figuras 19 a 21, 23 e 24, a ponte de copo e o condutor de suco integrados 134 incluem pelo menos um conduto de aplicação de fluido que se estende ao longo de uma parte superior da estrutura onde a parede posterior 282 e a parede inclinada frontal 280 se cruzam. Na realização preferida ilustrada mostrada nas Figuras 19 a 20 e 23- 24, o primeiro e o segundo condutos de aplicação de fluido 300, 302 são formados por um suporte em forma de L 304 e uma parede de inserção intermediária 306 para definir o primeiro e o segundo conduto de aplicação de fluido 300, 302. Cada conduto 300, 302 tem uma primeira entrada de fluido 308 em uma parede de extremidade lateral 284 que é conectada a uma fonte de fluidos pressurizada e pelo menos uma primeira saída de fluido 310, posicionada em uma superfície externa da ponte de copo e do condutor de suco integrados 134 e, mais particularmente, na parede inclinada frontal 280 para descarga de fluido como fluido de reciclagem, para a recuperação de óleo durante a operação do extrator. O segundo conduto de aplicação de fluido 302 tem uma segunda entrada de fluido 312 que é conectada a uma fonte de fluido pressurizada e pelo menos uma segunda saída de fluido 314 posicionada em uma superfície externa da ponte de copo e do condutor de suco integrados 134 e, de preferência, na parede inclinada frontal 280 para descarga de fluido para a limpeza.
[0068] Deve ficar compreendido, no entanto, que o fluido de limpeza e o fluido de recuperação de óleo podem ser comutados ao outro respectivo conduto. Em cada saída de fluido 310, 314, um bocal de pulverização acionado por pressão, formado como um bocal de pulverização automático é posicionado. Este bocal é explicado posteriormente com referência às Figuras 28 a 49. Tal como ilustrado na Figura 19, uma saída de fluido 310, 314 é posicionada de modo adjacente a cada uma das posições do copo extrator fixo 288. Na realização ilustrada, há cinco posições do copo extrator fixo 288 e seis saídas de fluido 310, 314 para a primeira e a segunda saídas de fluido permitindo a pulverização de fluido adequada durante a recuperação ou a limpeza. Em cada posição do copo extrator fixo 288, os suportes do prendedor do copo extrator opostos 320 são fixados e permitem que os copos extratores fixos sejam montados e fixados na ponte de copo por prendedores apropriados, tal como mostrado na Figura 24.
[0069] Tal como ilustrado nas Figuras 24 e 25, o tubo coador 86 é montado através da parte inferior do condutor de suco 281. Um conjunto de vedação 320 veda o tubo coador 86 em relação ao condutor de suco 281. Na realização ilustrada e não limitadora mostrada nas Figuras 24 e 25, o conjunto de vedação 220 inclui um aro roscado 322 posicionado em uma superfície interna do condutor de suco através do qual o tubo coador 86 é recebido. Uma inserção roscada 324 é recebida sobre uma extremidade do tubo coador e é recebida dentro do aro roscado 322 em uma superfície externa do condutor de suco 281. Uma junta 326 é posicionada entre o aro roscado 322 e o tubo coador 86 e é comprimida enquanto a inserção roscada 324 é apertada dentro do aro roscado 322. A junta 326 e a superfície interna do aro roscado 322 incluem uma superfície chanfrada. Um ressalto 328 também é formado no tubo coador em que a junta 326 e a inserção roscada 324 são acopladas. Um anel de pressão 330 pode ser posicionado em uma extremidade do tubo coador e mantém a inserção roscada 324 no tubo coador. Uma junta de anel 332 é posicionada de preferência entre o aro roscado 322 e uma superfície interna do condutor de suco 281 e é comprimida quando a inserção roscada 324 é apertada dentro do aro roscado 322.
[0070] Deve ficar compreendido que o aro roscado 322 pode fazer parte do condutor de suco. Uma superfície chanfrada e uma rosca interna podem ser usinadas diretamente no condutor de suco, eliminando a necessidade de um aro roscado. A inserção roscada pode fazer parte do tubo coador e pode ser usinada diretamente na superfície do tubo coador, eliminando a necessidade de uma inserção roscada.
[0071] Com referência agora às Figuras 26 e 27, são mostrados mais detalhes do eixo de orifício 140 (Figura 26). Os painéis laterais internos 142 e a posição dos componentes (Figura 27) são ilustrados. Tal como explicado anteriormente, o eixo de orifício 140 suporta os tubos de orifício 56. O eixo de orifício 140 inclui as extremidades 140a que se estendem através das aberturas de janela 152 para acoplar o mecanismo de direcionamento posicionado dentro da cavidade do mecanismo de direcionamento 144, tal como explicado anteriormente. O mecanismo de direcionamento, em um aspecto preferido da presente invenção, é um conjunto de haste de tração que interliga um seguidor de carne e o elo de direcionamento 254, que inclui um mecanismo de mola de retorno na parte superior do extrator de suco 100, tal como mostrado na Figura 27. Uma vedação 154, tal como explicado anteriormente, é formada na junção do eixo de orifício e da abertura do eixo que forma a janela, tal como mostrado nas Figuras 7 e 27, para impedir que o material do produto entre na cavidade do mecanismo de direcionamento durante a operação do extrator de suco. Esta vedação compreende, de preferência, uma vedação em labirinto e inclui uma vedação e um elemento de tira de vedação 154a que é móvel dentro da vedação. A vedação pode ser uma vedação de plástico e os elementos de tira de vedação podem ser pedaços de folha de metal móveis dentro da vedação. Outras vedações podem ser usadas, tal como pode ser sugerido pelos técnicos no assunto.
[0072] A Figura 27 também ilustra como pelo menos um bocal de pulverização afunilado e, de preferência, uma pluralidade de bocais de pulverização é montada no nível de uma superfície da parede e, de preferência, no painel lateral interno em uma saída de fluido para descarregar o fluido e limpar o material de produto durante a operação do extrator. Também é possível colocar um bocal na cavidade do mecanismo de direcionamento. Cada bocal de pulverização afunilado é montado no nível de uma superfície da parede. Os condutos de fluido 340 permitem o fluxo de fluido aos bocais, tal como mostrado nas Figuras 7 e 27. A configuração de um bocal de pulverização afunilado da presente invenção é explicada a seguir em relação às Figuras 46 a 54.
[0073] Com referência agora às Figuras 28 a 45, são explicados os detalhes de um bocal de pulverização acionado por pressão 350 formado como um bocal automático e posicionado de modo adjacente aos copos extratores fixos na ponte de copo e no condutor de suco integrados 134. O bocal de pulverização acionado por pressão 350 inclui um invólucro tubular 352 e um corpo de bocal 354 recebido dentro do invólucro tubular e móvel entre uma posição DESLIGADA retraída e uma posição LIGADA estendida ou posição de pulverização. Uma mola 356 é usada para forçar o corpo de bocal 354 em direção à posição DESLIGADA retraída e é mostrada em detalhes nas Figuras 30 e 32. O corpo do bocal inclui um elemento tubular inferior e um de pulverização superior que direcionam o elemento que são parafusados um ao outro em um exemplo não limitador.
[0074] Um flange 358 é conectado a uma extremidade inferior do corpo do bocal para acoplar as partes inferiores adjacentes do invólucro tubular 352 quando na posição de pulverização estendida. Uma cabeça de cogumelo 360 é conectada a uma extremidade superior do corpo de bocal 354 para acoplar as partes superiores adjacentes do invólucro tubular quando na posição DESLIGADA retraída. O corpo de bocal 354 também inclui um elemento tubular inferior 362 e um elemento que direciona o membro de pulverização superior 364 conectado ao mesmo. Este elemento tubular inferior 362 é capturado de modo rotativo dentro do invólucro 352. Os elementos que direcionam o membro de pulverização superior 364 são configurados de modo rotativo com respeito ao elemento tubular inferior para permitir o ajuste da direção da pulverização. O invólucro tubular é formado, de preferência, como um corpo tubular roscado externamente, e um flange 366 é conectado a uma extremidade superior. As superfícies interna e externa angulares 368a, 368b impedem a rotação, mas permitem o movimento axial e a função "automática". O bocal de pulverização acionado por pressão 350 é parafusado tipicamente em uma saída de fluido 310, 314 e uma composição de trava roscada ou outro mecanismo de trava roscada é usado para ajustar o ângulo ou a posição desejada.
[0075] Com referência agora às Figuras 46 a 54, são ilustrados os detalhes do bocal de pulverização afunilado 370 que é montado no nível de uma superfície da parede em uma saída de fluido, tal como uma saída de fluido 372 nos painéis laterais internos (Figura 27). É claro que o bocal de pulverização afunilado pode ser posicionado em outras posições no extrator. O bocal de pulverização afunilado 370 é configurado para impedir o acúmulo, no bocal de pulverização, de qualquer material de produto durante a operação do extrator. O termo "afunilado", tal como usado para este bocal, engloba muitas configurações diferentes, as quais incluem um bocal de pulverização que é cônico, semi-hemisférico, arredondado ou de outros formatos, tal como pode ser sugerido pelos técnicos no assunto.
[0076] O bocal de pulverização afunilado 370 inclui uma cabeça de bocal de pulverização 374 que tem pelo menos um orifício de pulverização de fluido 376 e um disco de pulverização 378 introduzido no orifício de pulverização de fluido. O disco de pulverização 378 tem uma abertura para a saída de fluido 380 configurada pela formação de um padrão de pulverização de fluido predeterminado usado para a limpeza. A abertura 380 é, de preferência, geometricamente configurada e pode ser rombóide, curvada, elíptica, circular ou de outros formatos, tal como pode ser sugerido pelos técnicos no assunto. Em um aspecto da presente invenção, cada um dentre a cabeça do bocal de pulverização 374 e o disco de pulverização 378 pode ser girado para selecionar uma direção de pulverização de fluido desejada. Em um outro aspecto da presente invenção, tal como mostrado em mais detalhes na Figura 49, a cabeça do bocal de pulverização 374 inclui pelo menos dois orifícios de pulverização de fluido 376. Um corpo de fixação de bocal 382 é fixado na superfície da parede em uma saída de fluido e recebe a cabeça do bocal de pulverização 374. Ele inclui um canal de fluido 384 formado no corpo de fixação do bocal 382 e se comunica com o orifício de pulverização de fluido 376 para a saída de fluido.
[0077] O bocal de pulverização afunilado 370 da presente invenção é roscado tipicamente dentro de uma composição de saída de fluido e de trava roscada ou de outro mecanismo de trava roscada usado para apertar o bocal de pulverização em relação a uma direção desejada de pulverização de água. O disco de pulverização também é girado para uma posição desejada. O corpo de fixação do bocal é roscado em uma superfície externa e recebe um anel de retenção de bocal 386 que tem roscas internas, tal como mostrado nas Figuras 53 e 54, para prender a cabeça do bocal no mesmo quando o anel de retenção do bocal é fixado.
[0078] O presente pedido está relacionado aos pedidos de patente coopendentes intitulados MULTI-LANE FRUIT GUIDE ASSEMBLY FOR A JUICE EXTRACTOR AND RELATED METHODS; MULTI-LANE FRUIT GUIDE ASSEMBLY HAVING INTEGRAL RIDGE ENDS FOR A JUICE EXTRACTOR AND RELATED METHODS; JUICE EXTRACTOR WITH DRIVE AND RETURN CAMS FOR EXTRACTOR CUP MOVEMENT; JUICE EXTFACTOR WITH COUNTERWEIGHT OPERATIVELY ENGAGED WITH CAMSHAFT; JUICE EXTRACTOR INCLUDING FRICTIONAL SHAFT-HUB COUPLINGS FOR DRIVE CAMS AND RELATED METHODS; JUICE EXTRACTOR WITH INTEGRAL JUICE MANIFOLD AND CUP BRIDGE; JUICE EXTRACTOR WITH BOTTOM LOADING STRAINER TUBE; JUICE EXTRACTOR WITH ORIFICE TUBE BEAM DRIVE EXTENDING INTO SIDE PANELS; JUICE EXTRACTOR INCLUDING PRESSURE-ACTUATED NOZZLE AND ASSOCIATED METHODS; JUICE EXTRRCTOR WITH TAPERED CLEAN UP NOZZLE; JUICE EXTRACTOR DESIGN; e JUICE EXTRACTOR INCLUDING FRUIT FEEDER DECOUPLING DETECTOR AND ASSOCIATED METHODS; os quais são depositados na mesma data e pela mesma titular e inventores da presente invenção, cujas descrições são aqui incorporadas a título de referência.
[0079] Muitas modificações e outras realizações da presente invenção virão à mente do técnico no assunto que tem o benefício dos ensinamentos apresentados nas descrições acima e nos desenhos associados. Portanto, deve ficar compreendido que a presente invenção não deve ficar limitada às realizações específicas descritas e que as modificações e as realizações devem ser incluídas dentro do âmbito das reivindicações em anexo.

Claims (18)

1. EXTRATOR DE SUCO (100), compreendendo: - uma armação extratora (52, 102) que possui um interior e painéis laterais internos opostos (142) para dividir o interior em uma área de material de produto (143) e cavidades de mecanismo de direcionamento opostas (144), cada uma das cavidades de mecanismo de direcionamento (144) é estendida entre um dos painéis laterais internos (142) e uma tampa externa (101) da armação extratora (52, 102); um encanamento de suco (150) se estendendo através da tampa externa (101); - pelo menos um par de copos extratores que são relativamente móveis dentro da área de material de produto (143); - um tubo coador (86) montado para receber o suco e a polpa e para descarregar o suco do mesmo; - um tubo de orifício (56) móvel dentro do tubo coador (86) para gerar pressão dentro do tubo coador (86) para auxiliar o descarregamento do suco do tubo coador (86); e - um condutor de suco (94) estendendo-se transversalmente através da área de material de produto (143) e posicionado para coletar o suco descarregado do tubo coador (86), caracterizado pelo condutor de suco (94) ter uma pluralidade de saídas de suco (298), uma das saídas de suco (298) é posicionada em um lado da armação extratora (52, 102) e em um dos painéis internos laterais (142), e o condutor de suco (94) é removido da área de material de produto (143) para impedir o acúmulo de casca e de subprodutos relacionados.
2. EXTRATOR (100), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelos copos extratores compreenderem um copo extrator móvel (80) e outro fixo (54, 288), uma ponte de copo (57) fixada dentro da armação extratora (52, 102) e montada no copo extrator fixo (54, 288), sendo que o tubo coador (86) é associado com copo extrator fixo (54, 288) para coletar o suco durante a operação de extração, e o condutor de suco (94) é montado abaixo do copo extrator fixo (54, 288) e suporta o tubo coador (86).
3. EXTRATOR (100), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do tubo coador (86) incluir uma seção disposta dentro do condutor de suco (94) e posicionada para auxiliar na coleta do suco descarregado do tubo coador (86) no condutor de suco (94).
4. EXTRATOR (100), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender adicionalmente um eixo de carnes (130) montado para a rotação dentro da armação extratora (52, 102), um mecanismo de direcionamento (128) conectado ao eixo de carnes (130) para girar o eixo de carnes (130), e pelo menos um carne de direcionamento (136) suportado pelo eixo de carnes (130) e operativamente acoplado com um copo extrator (54, 80, 288) para direcionar o copo extrator (54, 80, 288) no acoplamento com o outro copo extrator (54, 80, 288).
5. EXTRATOR (100), de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por compreender adicionalmente um eixo de orifício (140) móvel dentro da armação extratora (52, 102) e que suporta o tubo de orifício (56), um mecanismo de direcionamento do eixo de orifício (140) conectado operativamente ao eixo de orifício (140) e um mecanismo de direcionamento (128) para direcionar o eixo de orifício (140) e alternar o tubo de orifício (56) dentro do tubo coador (86).
6. EXTRATOR DE SUCO (100), compreendendo: - uma armação extratora (52, 102) que tem um interior; - painéis laterais internos (142) montados dentro da armação extratora (52, 102) e que divide o interior em uma área de material de produto intermediária (143) e cavidades de direcionamento opostas (144); - cada uma das cavidades de direcionamento (144) é estendida entre um dos painéis laterais internos (142) e uma tampa externa (101) da armação extratora (52, 102); um encanamento de suco (150) estendendo-se através da tampa externa (101); - uma pluralidade de copos extratores móveis (80); - uma pluralidade de copos extratores fixos (54, 288); - um mecanismo de direcionamento (128) operativo com os copos extratores móveis (80) para alternar os copos extratores móveis (80) em acoplamento com os copos extratores fixos (54, 288); - um tubo coador (86) associado com cada copo extrator fixo (54, 288) e montado para receber o suco e a polpa e para descarregar o suco através do tubo coador (86); - um tubo de orifício (56) móvel dentro do tubo coador (86) para gerar pressão dentro do tubo coador (86) para auxiliar no descarregamento do suco do tubo coador (86); e - um condutor de suco (94) que se estende entre os painéis laterais internos (142) e posicionado para coletar o suco descarregado do tubo coador (86), caracterizado pelo condutor de suco (94) possuir saídas (298) opostas posicionadas nos painéis laterais internos (142) e removidas da área de material de produto (143) para impedir o acúmulo de casca e de subprodutos relacionados.
7. EXTRATOR (100), de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelos copos extratores (54, 80, 288) serem dispostos em uma relação oposta vertical.
8. EXTRATOR (100), de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo tubo coador (86) incluir uma seção disposta dentro do condutor de suco (94) para auxiliar na coleta do suco descarregado do tubo coador (86) no condutor de suco (94).
9. EXTRATOR (100), de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por compreender adicionalmente uma ponte de copo (57) fixada entre os painéis laterais (142), e montada nos copos extratores fixos (54, 288).
10. EXTRATOR (100), de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo mecanismo de direcionamento (128) incluir um eixo de carnes (130) e pelo menos um carne de direcionamento (136) suportado pelo eixo de carnes (130) e operativamente acoplando com os copos extratores móveis (80) para alternar os copos extratores móveis (80) em acoplamento com os copos extratores fixos (54, 288).
11. EXTRATOR (100), de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por compreender adicionalmente um eixo de orifício (140) móvel dentro da armação extratora (52, 102) e suportando cada um dos tubos de orifício (56), um mecanismo de direcionamento (128) do eixo de orifício (140) conectado ao eixo de orifício (140) e um mecanismo de direcionamento (128) para direcionar o eixo de orifício (140) e alternar o tubo de orifício (56) dentro do tubo coador (86).
12. MÉTODO PARA A FORMAÇÃO DE UM EXTRATOR DE SUCO (100), conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 11, que compreende pelo menos um par de copos extratores, que são relativamente móveis dentro de uma área de material de produto (143), um tubo coador (86) montado para receber o suco e a polpa e para descarregar o suco do mesmo, e um tubo de orifício móvel (56) dentro do tubo coador (86) para gerar pressão dentro do tubo coador (86) para auxiliar no descarregamento do suco do tubo coador (86), caracterizado pelo método compreender: - fornecer uma armação extratora (52, 102) que tem um interior, uma tampa externa (101) e painéis laterais opostos internos (142); - dividir o interior em uma área de material de produto (143) e cavidades de mecanismo de direcionamento opostas (144), cada uma das cavidades de mecanismo de direcionamento (144) é estendida entre um dos painéis laterais internos (142) e a tampa externa (101) da armação extratora (52, 102); um encanamento de suco (150) é estendido através da tampa externa (101); - formar um condutor de suco (94) estendendo-se transversalmente entre os painéis laterais internos opostos (142) e definindo a área de material de produto (143) para receber o suco do tubo coador (86) com o condutor de suco (94) que possui uma pluralidade de saídas de suco (298), - posicionar uma das saídas de suco (298) em um lado do condutor de suco (94) e em um dos painéis laterais internos (142) para descarregar o suco do condutor de suco (94), o condutor de suco (94) sendo removido da área de material de produto (143) para impedir o acúmulo de casca e de subprodutos relacionados.
13. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por compreender adicionalmente a montagem de uma ponte de copo (57) dentro do extrator do suco (100) e o suporte dos copos extratores fixos (54, 288) sobre o mesmo.
14. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por compreender adicionalmente a formação do condutor de suco integrado com a ponte de copo (134).
15. MÉTODO PARA A OPERAÇÃO DE UM EXTRATOR DE SUCO (100), conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 11, que compreende uma armação extratora (52, 102) que tem um interior e painéis laterais internos opostos (142) para dividir o interior em uma área de produto de material (143) e cavidades de mecanismo de direcionamento opostas (144), cada uma das cavidades de mecanismo de direcionamento (144) é estendida entre um dos painéis laterais internos (142) e uma tampa externa (101) da armação extratora (52, 102), um encanamento de suco (150) é estendido através da tampa externa (101), pelo menos um par de copos extratores que são relativamente móveis dentro de uma área de material de produto (143), um tubo coador (86) montado para receber o suco e a polpa e para descarregar o suco do mesmo, e um tubo de orifício móvel (56) dentro do tubo coador (86) para gerar pressão dentro do tubo coador (86) para auxiliar no descarregamento do suco do tubo coador (86), caracterizado pelo método compreender: - a coleta do suco do tubo coador (86) dentro de um condutor de suco (94) que se estende transversalmente através da área de material de produto (143) definida pelos painéis laterais internos (142); e - a descarga do suco de uma pluralidade de saídas de suco (298) do condutor de suco, uma das saídas de suco (298) é posicionada em um lado do condutor de suco (94) e em um dos painéis laterais internos (142), sendo que a saída de suco (298) é removida da área de material de produto (143) para impedir o acúmulo da casca e de subprodutos relacionados.
16. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado por compreender adicionalmente a descarga do suco de um lado do condutor de suco (94).
17. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado por compreender adicionalmente a montagem de uma ponte de copo (57) dentro do extrator do suco (100) e o suporte dos copos extratores fixos (54, 288) no mesmo.
18. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado por compreender adicionalmente a formação do condutor de suco integrado com a ponte de copo (134).
BRPI0513680-6A 2004-08-18 2005-07-27 extrator de suco, método para a formação de um extrator de suco e método para a operação de um extrator de suco BRPI0513680B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US10/920,713 US7305919B2 (en) 2004-08-18 2004-08-18 Juice extractor with juice manifold having side outlet for juice
US10/920,713 2004-08-18
PCT/US2005/026870 WO2006023237A2 (en) 2004-08-18 2005-07-27 Juice extractor with juice manifold having side outlet for juice

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0513680A BRPI0513680A (pt) 2008-05-13
BRPI0513680B1 true BRPI0513680B1 (pt) 2020-11-10

Family

ID=35908443

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0513680-6A BRPI0513680B1 (pt) 2004-08-18 2005-07-27 extrator de suco, método para a formação de um extrator de suco e método para a operação de um extrator de suco

Country Status (8)

Country Link
US (1) US7305919B2 (pt)
EP (1) EP1793983B1 (pt)
BR (1) BRPI0513680B1 (pt)
CR (1) CR8851A (pt)
ES (1) ES2439897T3 (pt)
MX (1) MX2007001965A (pt)
WO (1) WO2006023237A2 (pt)
ZA (1) ZA200700955B (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7156016B2 (en) 2004-08-18 2007-01-02 Fmc Technologies, Inc. Juice extractor with integral juice manifold and cup bridge
US20070245908A1 (en) * 2006-04-20 2007-10-25 Helio Brandao Fruit juice extractor including peel oil and frit separation filter and associated methods
US8245726B2 (en) * 2007-09-21 2012-08-21 John Bean Technologies Corporation Citrus juice apparatus with undesired material release detector and related methods
GB2454675A (en) * 2007-11-14 2009-05-20 Dyson Technology Ltd Domestic Appliance
US20090235831A1 (en) * 2008-03-18 2009-09-24 Arthur Nisonov Self-Cleansing Juicer System
US20150320106A1 (en) * 2014-05-12 2015-11-12 Happycall Co., Ltd. Upper Driving Type Juice Extractor
US9750278B2 (en) * 2014-05-12 2017-09-05 Happycall Co., Ltd. Upper driving type juice extractor

Family Cites Families (47)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3123114A (en) 1964-03-03 Richard a
US2300494A (en) 1939-11-14 1942-11-03 Fogar Inc Apparatus for the extraction of juice from citrus fruits
US2649730A (en) 1949-02-16 1953-08-25 Fmc Corp Method of and apparatus for extracting juice from whole citrus fruit
US2780988A (en) 1953-02-24 1957-02-12 Fmc Corp Method of and apparatus for processing whole fruit
US3086455A (en) 1958-11-17 1963-04-23 Fmc Corp Fruit processing apparatus
US3040864A (en) 1960-01-26 1962-06-26 Fmc Corp High speed feed mechanism
US3367473A (en) 1966-07-28 1968-02-06 Fmc Corp Agitating article feed chute
US3499519A (en) 1968-03-15 1970-03-10 Fmc Corp Fruit feeding apparatus
US3717084A (en) 1971-01-18 1973-02-20 Fmc Corp Water spray ring for citrus fruit processing apparatus
US3736865A (en) 1971-04-19 1973-06-05 Fmc Corp Fruit processing apparatus
US3960456A (en) 1974-11-25 1976-06-01 Kenneth Edward Norris Incipient shear pin failure indicating means
DE2610720A1 (de) 1976-03-13 1977-09-15 Ringfeder Gmbh Kraftschluessige, starr wirksame wellenkupplung
US4132358A (en) 1976-10-08 1979-01-02 Keely Robert H Sprinkler nozzle
US4154163A (en) 1977-05-23 1979-05-15 Fmc Corporation CCX extractor
US4212088A (en) 1978-05-18 1980-07-15 George J. Ghiz Apparatus for cleaning swimming pools
US4309943A (en) 1980-02-13 1982-01-12 Fmc Corporation Citrus fruit juice extractor
US4343393A (en) 1980-02-13 1982-08-10 Fmc Corporation Feeder for fruits and the like
US4309944A (en) 1980-02-13 1982-01-12 Fmc Corporation High speed fruit feeding apparatus
US4391185A (en) 1980-07-24 1983-07-05 Fmc Corporation System for controlling a juice extraction facility
US4376409A (en) 1980-08-11 1983-03-15 Fmc Corporation Citrus fruit juice extractor
US4300449A (en) 1980-08-15 1981-11-17 Fmc Corporation Citrus fruit juice extractor having a multiple chamber juice manifold
US4705055A (en) 1985-06-21 1987-11-10 Brown International Corporation Apparatus for automatically cleaning extrusion screens in juice finishing machines and the like
US4700620A (en) 1986-02-10 1987-10-20 Fmc Corporation Citrus juice extractor
US4885182A (en) 1988-06-03 1989-12-05 The Proctor & Gamble Company Method of and apparatus for extracting juice and meat from a fruit
US4951563A (en) 1988-09-06 1990-08-28 Warren Loyd C Fully automatic citrus fruit juice extractor
US4905586A (en) 1988-09-12 1990-03-06 Fmc Corporation Single head juice extractor
US4922813A (en) 1989-02-02 1990-05-08 Fmc Corporation Low cost quick insert citrus strainer tube
US5017912A (en) 1989-10-17 1991-05-21 Bell Helicopter Textron Inc. Electrical detection of shear pin operation
IT1236291B (it) 1989-10-19 1993-02-02 Antonio Cimenti Macchina per estrarre il succo da agrumi particolarmente arance.
US5070778A (en) 1989-12-06 1991-12-10 Fmc Corporation Juice extractor having modified plug-forming cutter
IT1247629B (it) 1990-11-08 1994-12-28 Antonio Cimenti Macchina per l'estrazione del succo da agrumi
ZA92550B (en) 1991-03-01 1992-10-28 Fmc Corp Fruit juice extraction press
US5193446A (en) 1992-02-18 1993-03-16 Fmc Corporation Automatic spray ring for use in a juice finisher
US5415492A (en) 1993-07-02 1995-05-16 Farrel Corporation Coupling mechanism for quickly axially aligning rotor to journals
US5657927A (en) 1995-03-23 1997-08-19 Brown International Corporation Fruit processing machine
US5483870A (en) 1995-05-12 1996-01-16 Anderson; David N. Countertop citrus juicer
BR7501779U (pt) 1995-08-01 1996-12-10 Neto Carlos Mendes Sistema de acionamento da cuba de corte e prensagem para máquina extratora de suco citrico
ES2130077B1 (es) 1997-06-26 2000-01-16 Catarain Arregui Esteban Maquina automatica suministradora de zumos naturales.
US5902066A (en) 1997-07-10 1999-05-11 Lake Shore Cryotronics, Inc. Taper shaft lock
US5996485A (en) 1998-05-29 1999-12-07 Fmc Corporation Juice extractor with alignment bearing
US5970861A (en) 1998-05-29 1999-10-26 Fmc Corporation Juice extractor with safety release member
US5992311A (en) 1998-05-29 1999-11-30 Fmc Corporation Juice extractor with hydraulic control of extraction back pressure
IT1304568B1 (it) 1998-07-21 2001-03-19 Ferrari S D Srl Macchina per spremere gli agrumi, ad uso industriale.
IT1302199B1 (it) 1998-09-11 2000-07-31 Siprem Internat S R L Apparecchiatura perfezionata per la separazione di sostanze liquidee solide, in particolare per l'estrazione di succo dalla frutta e
SE9901711L (sv) 1999-05-11 2000-11-12 Skf Mekanprodukter Ab Fästanordning
US6289800B1 (en) 2000-11-27 2001-09-18 David J. Hall Citrus-juice extractor
US6568319B2 (en) 2001-05-14 2003-05-27 Fmc Technologies, Inc. Juice extractor with improved two-piece orifice tube

Also Published As

Publication number Publication date
ZA200700955B (en) 2008-08-27
US7305919B2 (en) 2007-12-11
WO2006023237A3 (en) 2006-12-14
US20060037491A1 (en) 2006-02-23
EP1793983A2 (en) 2007-06-13
BRPI0513680A (pt) 2008-05-13
CR8851A (es) 2008-10-06
MX2007001965A (es) 2007-04-25
EP1793983A4 (en) 2012-09-19
EP1793983B1 (en) 2013-09-18
ES2439897T3 (es) 2014-01-27
WO2006023237A2 (en) 2006-03-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2455498T3 (es) Extractor de zumo que incluye detector de desacoplamiento del alimentador de fruta y métodos asociados
ES2442389T3 (es) Ensamble guía de fruta de múltiples carriles para un extractor de jugos y métodos relacionados.
ES2443466T3 (es) Extractor de jugos que incluye acoplamientos friccionales de buje-eje para levas de accionamiento y métodos relacionados
BRPI0513680B1 (pt) extrator de suco, método para a formação de um extrator de suco e método para a operação de um extrator de suco
BRPI0513616B1 (pt) Extrator de sucos e método de formação de um extrator de suco
ES2456945T3 (es) Extractor de zumo con levas de guía y retorno para movimiento de copas extractoras
ES2438218T3 (es) Extractor de jugos con contrapeso funcionalmente interconectado con árbol de levas
BRPI0513619B1 (pt) Extrator de suco, método para a formação de um extrator de suco e método de operação de um extrator de suco
BRPI0513678B1 (pt) Extrator de suco
BRPI0513679B1 (pt) extrator de suco e método de formação de um extrator de suco
MX2007001964A (es) Ajuste de hueco de laminador y operacion hidraulica.
MX2007001957A (es) Composicion farmaceutica en forma de comprimido de residencia gastrica que contiene un principio activo.
ES2442859T3 (es) Ensamble guía de fruta de múltiples carriles que tienen extremos de pestaña integrales para un extractor de jugos y métodos relacionados

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: JOHN BEAN TECHNOLOGIES CORPORATION (US)

Free format text: TRANSFERIDO DE: FMC TECHNOLOGIES, INC.

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/11/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.