BRPI0514945A2 - processo e dispositivo para a fundição de fusão de metal - Google Patents

processo e dispositivo para a fundição de fusão de metal Download PDF

Info

Publication number
BRPI0514945A2
BRPI0514945A2 BRPI0514945-2A BRPI0514945A BRPI0514945A2 BR PI0514945 A2 BRPI0514945 A2 BR PI0514945A2 BR PI0514945 A BRPI0514945 A BR PI0514945A BR PI0514945 A2 BRPI0514945 A2 BR PI0514945A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
casting mold
melting
casting
mold
melting vessel
Prior art date
Application number
BRPI0514945-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Herbert Smetan
Original Assignee
Hydro Aluminium Alucast Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hydro Aluminium Alucast Gmbh filed Critical Hydro Aluminium Alucast Gmbh
Publication of BRPI0514945A2 publication Critical patent/BRPI0514945A2/pt
Publication of BRPI0514945B1 publication Critical patent/BRPI0514945B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22DCASTING OF METALS; CASTING OF OTHER SUBSTANCES BY THE SAME PROCESSES OR DEVICES
    • B22D18/00Pressure casting; Vacuum casting
    • B22D18/04Low pressure casting, i.e. making use of pressures up to a few bars to fill the mould
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22DCASTING OF METALS; CASTING OF OTHER SUBSTANCES BY THE SAME PROCESSES OR DEVICES
    • B22D17/00Pressure die casting or injection die casting, i.e. casting in which the metal is forced into a mould under high pressure
    • B22D17/20Accessories: Details
    • B22D17/26Mechanisms or devices for locking or opening dies
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22DCASTING OF METALS; CASTING OF OTHER SUBSTANCES BY THE SAME PROCESSES OR DEVICES
    • B22D18/00Pressure casting; Vacuum casting
    • B22D18/08Controlling, supervising, e.g. for safety reasons
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22DCASTING OF METALS; CASTING OF OTHER SUBSTANCES BY THE SAME PROCESSES OR DEVICES
    • B22D21/00Casting non-ferrous metals or metallic compounds so far as their metallurgical properties are of importance for the casting procedure; Selection of compositions therefor
    • B22D21/02Casting exceedingly oxidisable non-ferrous metals, e.g. in inert atmosphere
    • B22D21/04Casting aluminium or magnesium
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22DCASTING OF METALS; CASTING OF OTHER SUBSTANCES BY THE SAME PROCESSES OR DEVICES
    • B22D27/00Treating the metal in the mould while it is molten or ductile ; Pressure or vacuum casting
    • B22D27/02Use of electric or magnetic effects

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Casting Support Devices, Ladles, And Melt Control Thereby (AREA)
  • Molds, Cores, And Manufacturing Methods Thereof (AREA)
  • Dental Prosthetics (AREA)

Abstract

PROCESSO E DISPOSITIVO PARA A FUNDIçãO DE FUSãO DE METAL. A presente invenção refere-se a fabricação particularmente produtiva de partes de fundição de alta qualidade pelo fato de que, durante a fundição de fusão de metal (A), em particular, de fusão de alumínio, é preparado um molde de fundição (1) com uma abertura de enchimento (2) apontando na direção da força de gravidade (S), pelo fato de que, o molde de fundição (1), com a abertura de enchimento (2), é acoplado a um recipiente de fusão (12) que contém a fusão de metal (A), pelo fato de que, a fusão de metal (A) é transportada do recipiente de fusão (12) para o molde de fundição (1) contra a direção de força de gravidade (S), o molde de fundição (1) é fechado imediatamente após o enchimento com fusão de metal (A), por meio de um dispositivo de bloqueio (6), que está ligado fixamente com o molde de fundição (1), pelo menos, provisoriamente, pelo fato de que, o molde de fundição (1) é desacoplado do recipiente de fusão (12) imediatamente em seguida ao fechamento do molde de fundição (1), e pelo fato de que, o molde de fundição (1) é girado em torno de um eixo de rotação (X) horizontal, sendo que o molde de fundição (1) permanece fechado pelo dispositivo de bloqueio (6) ligado fixamente com ele, durante o giro. Além disso, a invenção refere-se a um dispositivo executado de modo correspondente.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PROCESSO E DiSPOSmVO PARA A FUNDIÇÃO DE FUSÃO DE METAL".
A presente invenção refere-se a um processo e a um dispositivo para a fundição de fusão de metal, em particular, de fusões de metal leve como, por exemplo, fusões baseadas em alumínio.
Normalmente, para a fabricação de peças fundidas é preparado um molde de fundição, que apresenta um espaço oco de molde que repro- duz a peça de fundição a ser fabricada. A fusão de metal do recipiente de fusão é, então, vazada no espaço oco de molde. O recipiente de fusão, nes- se ca*o, pode ser um forno de fundição ou um outro recipiente cheio de fu- são, no qual a fusão é mantida a um nível de temperatura exigido para a fundição. Depois que a fusão endureceu no molde de fundição para formar a peça fundida a ser fabricada, o molde de fundição e a peça fundida são se- parados um do outro.
As propriedades de uma peça fundida são bastante Influencia- das peio curso do endurecimento da fusão no molde de fundição e da reali- mentação necessária para a compensação da contração de volume. Assim, uma distribuição de propriedades particularmente uniforme é mostrada quando o enchimento do molde com fusão é realizado em um processo con- tínuo mediante o evitar de correntes de fusão maiores no molde de fundição, e o endurecimento é distribuído de maneira uniforme e começa no lado do molde de fundição que fica oposto ao alimentador.
Para essa finalidade são conhecidos processos, nos quais a fusão é transportada para o molde de fundição contra a direção de atuação da força de gravidade. Em alguns desses processos de fundição também conhecidos na linguagem especializada como "fundição de subida", o recipi- ente de fusão é disposto sob o molde de fundição. A fusão, então, e pres- sionada pelo aumento de pressão da atmosfera, que atua sobre a fusão no recipiente de fusão, através de um tubo de subida, para o espaço oco de molde do molde de fundição. Isso ocorre, em geral, pelo fato de que, um gás sob pressão é introduzido no espaço do recipiente de fusão que permanece livre de fusão. De forma alternativa, para o transporte da fusão também po- de ser colocado um vácuo no espaço oco de molde do molde de fundição, ou a fusão de metal pode ser transportada por meio de forças eletromagné- ticas para o molde de fundição.
Esse enchimento do molde de fundição com fusão, contra a di- reção da força de gravidade tem a vantagem que, é obtido um curso de fun- dição calmo e controlado com turbilhonamentos minimizados da fusão. O perigo de defeitos de fundição na peça fundida fabricada, assim pode ser claramente reduzido. Desvantajoso em processos desse tipo, entretanto, é o fato de que, os moldes de fundição precisam esperar um longo período na instalação de fundição, que é necessário para o endurecimento completo da peça fundida produzida respectivamente neles.
Um dispositivo para a realização da fundição de subida é co- nhecido, por exemplo, da patente DE 100 33 904 A1. No caso dess* dispo- sitivo conhecido, entre o molde de fundição e o recipiente de fusão está dis- posto um fecho corrediço, que é formado de duas placas que ficam sobre- postas e que podem ser deslocadas uma em relação à outra, que apresen- tam, respectivamente, uma abertura de passagem. Para o enchimento do molde de fundição, as aberturas de passagem são postas em sobreposição, de tal modo que a fusão pode fluir através de um tubo de subida do recipien- te de fusão para o molde de fundição. Assim que o molde de fundição esti- ver cheio, uma das placas corrediças é deslocada em relação à outra, de tal modo que, as aberturas de passagem são fechadas. Em seguida, o molde de fundição pode ser transportado e pode ser iniciado um outro ciclo de fun- dição.
Assim que na abertura de enchimento do molde de fundição se formou um tampão de fusão endurecida, o fecho corrediço pode ser removi- do para um emprego. A fim de encurtar o tempo de espera decorrido até aí, na abertura de enchimento pode estar previsto um equipamento de resfria- mento, que produz um resfriamento visado da fusão existente na área de enchimento.
Para melhorar ainda mais a qualidade de produtos de fundição foi sugerido girar o molde de fundição para o enchimento com fusão. Para essa finalidade, na patente DE 100 19 309 A1 foi sugerido docar um recipi- ente de fusão contendo fusão de metal com sua abertura alinhada para ci- ma, em uma abertura de enchimento de um molde de fundição que aponta para baixo. Em seguida, υ molde de fundição com o recipiente de fusão Ii- gado fixamente com ele é girado em torno de 180°. Em virtude da rotação a fusão consegue chegar no molde de fundição proveniente do recipiente de fusão. Quando a posição final da rotação for alcançada, o recipiente de fu- são é removido cio molde de fundição. A fusão residual quente, que agora se encontra em cima na área do alimentador, então, pode continuar a per- manecer atuante, sob o efeito da força de gravidade e compensar de modo particularmente eficiente a perda de volume relacionada com o endureci- mento da fusão.
Através da rotação do molde de fundição com o recipiente de fusão é obtido um enchimento completo do molde de fundição com fusão de metai. A fusão durante a rotação consegue que, em virtude da rotação do molde, a fusão de meísl despejada no molde de fundição está exposta à força de gravidade de maneira uniforme, seguramente em todas as áreas do espaço oco de molde do molde de fundição, que reproduz a parte fundida a ser fundida. Além disso, através desse processo de fundição, chamado na lingLiagem especializada também "fundição por rotação", é otimizada a tex- tura da estrutura em conseqüência de um endurecimento orientado, que é produzido peio alinhamento do molde de fundição relacionado com a rota- ção. Dessa forma, podem ser produzidas partes fundidas de alta qualidade configuradas geometricamente de forma complexa.
Certamente, o enchimento do molde no caso do processo co- nhecido, por exemplo, então, não é otimizado, quando em geometrias inter- nas cilíndricas forem exigidas morfoíogias de endurecimento particularmente homogêneas.
Ao lado do estado da técnica esclarecido anteriormente, da pa- tente DE 196 49 014 A1, além disso, é conhecido um processo e um dispo- sitivo para a fabricação de pecas fundidas de ligas de alumínio. Nesse caso, para o aumento da produtividade está previsto que, a fusão de alumínio seja pressionada com uma pressão relativamente baixa através de um tubo de subida de baixo para cima, em um moíde de fundição fabricado de um mate- riai de espuma que pode ser gaseific.ado. Após a fundição, o molde de fun- dição junte» com o recipiente de fundição é girado em torno de um eixo de rotação que passa quase horizontalmente, na área da afluência da peça fundida.
A tarefa da presente invenção era produzir peças fundidas com alta produtividade, que também preenchem, certamente, outras exigências elevadas de qualidade.
Essa tarefa é solucionada, por um lado, por um processo para a fundição de fusão de metal, que compreende as etapas seguintes:
preparação de um molde de fundição com uma abertura de en- chimento apontando na direção da força de gravidade,
acoplamento do molde de fundição com a abertura de enchimento a um recipiente de fusão que contém a fusão de metal,
transporte da fusão de metal do recipiente de fusão para o molde de fundição contra a direção da força de gravidade,
fechamento do molde de fundição imediatamente após o enchi- mento com fusão de metal, por meio de um dispositivo de bloqueio, que está ügado fixamente com o molde de fundição, pelo menos, provisoriamente,
desacopiamento do molde de fundição do recipiente de fusão i- mediatamente em seguida ao fechamento do molde de fundição, e
giro do molde de fundição em torno de um eixo de rotação hori- zontal, sendo que, além disso, o molde de fundição permanece fechado pelo dispositivo de bloqueio ügado fixamente com ele, durante o giro.
Por outro lado, a tarefa mencionada acima também foi solucio- nada por um dispositivo para a fundição de fusão de metaí, que está dispos- to com um molde de fundição que apresenta uma abertura de enchimento, com um equipamento para o acoplamento do molde de fundição a um reci- piente de fusão, que está disposto abaixo do moíde de fundição nessa posi- ção de operação, e que contém a fusão de metal, com um equipamento pa- ra o transporte da fusão de metal do recipiente de fusão para o molde de fundição através da abertura de enchimento, contra a direção da forca de gravidade, com um equipamento para o desacoplamento do molde de fundi- ção do recipiente de fundição, com um equipamento para o giro do molde cie fundição no estado desacoplado do recipiente de fusão, em torno de um eixo horizontal coordenado ao molde de fundição, com um equipamento de controle, que emite um sinal para o giro do molde de fundição em torno de seu eixo de rotação, quando o molde de fundição está cheio com fusão, e com um dispositivo de bloqueio, ligado fixamente com o molde de fundição, pelo menos, durante o giro em torno de seu eixo horizontal, para o fecha- mento da abertura de enchimento do molde de fundição.
A invenção combina a fundição de subida com a fundição de rotação. A fim de, nesse caso; obter ciclos curtos, a invenção prevê um fe- cho ligado com o molde de fundição, que, durante o giro se mantém fixo no molde de fundição e o mantém fechado. Dessa forma, até o início do movi- mento de giro não precisa mais ser esperado que, na abertura de enchimen- to do molde de fundição tenha se formado uma quantidade suficiente de material de fusão endurecido, mas que o movimento de giro pode iniciar i- mediatamente após o término do enchimento do molde de fundição. Já des- sa maneira são obtidos ciclos consideravelmente mais curtos do que os que são possíveis durante a fundição de subida usual.
Pelo fato de que, imediatamente após o enchimento com fusão, o molde de fundição é fechado peio dispositivo de bloqueio ligado fixamente com o molde de fundição, pelo menos, durante o processo de giro, imedia- tamente após o fechamento com fusão de metal ainda líquida, o molde de fundição pode ser desacoplado do recipiente de fusão.
Se, então, foi alcançada uma posição superior do molde de fundição, de acordo com uma forma de execução vantajosa da invenção o dispositivo de bloqueio pode ser separado do molde de fundição. Nessa po- sição, na qual a atuação da força de gravidade impede um escoamento de fusão do molde de fundição, diferente da posição de enchimento, e durante o processo de rotação propriamente dito, não existe mais o perigo da saída de fusão. O dispositivo de bloqueio separado do molde de fundição, em conseqüência disso, pode ser usado novamente para o fechamento de mol- des de fundição a serem enchidos a seguir. Pelo fato de que, imediatamente após o enchimento o molde de fundição pode ser girado, pelo que de acordo com a invenção também du- rante o processo de rotação ele é mantido fechado com um dispositivo de bloqueio, o recipiente de fusão diretamente após a fundição da fusão de me- tal no molde de fundição, está preparado para o próximo processo de fundi- ção, e em caso de necessidade para um novo enchimento com fusão de metal. Também isso leva ao fato de que, a produtividade, a capacidade de comércio e a disponibilidade de um dispositivo de acordo com a invenção são aumentadas em relação ao estado da técnica.
Além disso, por meio da disposição de acordo com a invenção de um dispositivo de bloqueio ligado fixamente com o molde de fundição, pelo menos, por um período de tempo de giro é possível, sem problemas, realizar o giro do molde de fundição sem um recipiente de fusão docado no molde de fundição.
Por isso, na forma de procedimento de acordo com a invenção, a fundição de pecas fundidas pode ocorrer não apenas dentro de ciclos cur- tos, mas também decorre em uma forma de funcionamento, que pode ser realizada de maneira simples, com respeito aos apareihos. Nesse caso, o processo de acordo com ει invenção e o dispositivo de acordo com a inven- ção podem ser realizados com segurança de operação. Pois de modo sur- preendente tem-se mostrado que, o dispositivo de bloqueio pode ser ligado de modo suficientemente fixo com o molde de fundição, a fim de manter o molde de fundição fechado de maneira seguramente estanque, durante o giro apesar das cargas que surgem nesse caso, e impedir de maneira segu- ra uma saída da fusão de metal ainda líquida do molde. Isto foi mais surpre- endente no emprego de dispositivos de bloqueio desse tipo, que após a ro- tação são soltos do molde de fundição, a fim de poder empregá-los nova- mente.
De acordo com a invenção, assim são obtidas pecas fundidas de alta qualidade através de um enchimento de molde completo mediante endurecimento otimizado da fusão de metal, sendo que, ao mesmo tempo, a produtividade é aumentada visivelmente em relação ao estado da técnica.
No caso do recipiente de fusão pode se tratar, por exemplo, de um forno de fundição bastante conhecido para a fundição á vácuo.
A fusão de metal pode ser transportada para o molde de fundi- ção através de um aumento de pressão da superfície de fusão do recipiente de fusão. Para isso, um dispositivo de acordo com a invenção pode com- preender um equipamento para o aumento de pressão da superfície de fu- são do recipiente de fusão. No caso do equipamento para o aumento de pressão pode se tratar, em particular, de uma alimentação de gás comprimi- do ligada com o espaço interno do recipiente de fusão através de um válvu- la, através da qual o gás sob pressão pode ser conduzido para o espaçjo interno, cujo gás admite a superfície da fusão contida no espaço interno do recipiente de fusão. No caso do gás, pode se tratar de ar. Se o periqo de uma ovidação no recipiente de fusão tiver que ser reduzido, contudo, tam- bém com referência á fusão de metal, pode ser empregado gás inerte, por exempla, nitrogênio ou um gás nobre.
Uma execução particularmente robusta de um dispositivo de acordo com a invenção resulta se o dispositivo de bloqueio for executado como um fecho corrediço. Um fecho corrediço desse tipo, em geral, é carac- terizado peio fato de que, um primeiro elemento do fecho pode ser desloca- do de tal modo que, em uma primeira posição do elemento, uma abertura a ser bloqueada está aberta, e em uma segunda posição do elemento, a aber- tura está fechada. Urn fecho corrediço desse tipo pode ser fabricado facis- mente, e ocupa somente um pequeno espaço de construção. Nesse caso, o fecho corrediço de acordo com o modelo de» estado da técnica pode apre- sentar, em particular, duas placas, pelo menos, com uma abertura de pas- sagem, respectivamente, sendo que, para o fechamento do molde de fundi- ção, pelo menos, uma das placas é deslocada de uma posição aberta, na qual as aberturas de passagem estão em sobreposição, para uma posição fechada, na qual as aberturas de passagem estão completamente desloca- das uma em relação à outra. Uma execução desse tipo do fecho corrediço, por LiITi lado, é robusta, e de emprego fácil na técnica de produção. Por ou- tro lado, essa execução, de forma bastante segura, garante que durante um giro do molde de fundição não sai nenhuma fusão de metal do molde de fundição. Se a invenção tiver que ser empregada na produção em série de iarga escala, no caso do molde de fundição pode se tratar de um molde de fundição permanente. A fim de aproveitar as vantagens de moldes perdidos como, por exemplo, a alta flexibilidade, todavia, também é possível fabricar o molde de fundição de partes de material de molde norno. por exemplo, partes de areia de molde. Um molde de fundição desse tipo, também desig- nado como pacote de núcleo, após o processo de fundição e do endureci- mento da fusão de meta! é destruído para formar a peça fundida, de tal mo- do que, em seguida, é obtida a peça fundida pronta. Todavia, também é concebível que o molde de fundição apresente tanto partes de molde de fundição permanente, como também núcleos de material de molde, se tive- rem que ser produzidos, por exemplo, moides internos compiexos da peça fundida.
Outras execuções da invenção estão indicadas nas reivindica- ções subordinadas e, serão esclarecidas em detalhes, a seguir, com auxílio de um desenho que representa um exemplo de execução da invenção.
As figuras de 1 a 5 mostram, respectivamente, de forma esque- mática um dispositivo para a fundição de fusão de metal leve em quatro po- sições diversas em uma vista lateral parcialmente interrompida.
O dispositivo V para a fundição de uma fusão A baseada ^m aiumínio compreende urn molde de fundição 1, em cuja parede 1a está mol- dada uma abertura de enchimento 2. A abertura de enchimento 2 desembo- ca em uma seção do aiimentador 3 executada no molde da fundição 1, que alimenta o espaço oco de molde 4, através do qual é reproduzida a peça fundida a ser fabricada. No espaço oco de molde 4 estão introduzidos ferros de resfriamento 5. Quando a fusão A está preenchida no espaço oco de molde 4, os ferros de resfriamento 5 produzem um curso de endurecimento, a fim de formar uma textura de estrutura determinada nas áreas da parte <image>image see original document page 10</image> fundida coordenadas aos ferros de resfriamento 5.
Naquela parede 1a do molde de fundição 1, na qual está molda- da a abertura de enchimento 2, está fixado, podendo ser removido, um dis- positivo de bloqueio 6 executado como fecho corrediço. O dispositivo de bloqueio 6 apresenta uma primeira placa da válvula corrediça 7 diretamente coordenada á parede 1a, na qual está moldada uma abertura de passagem 8 no ponto central, e uma segunda placa da válvula corrediça 9, que está sobre a primeira placa da válvula corrediça 7 e na qual, cia mesma forma, está moldada uma abertura de passagem 10. O diâmetro e a forma das a- berturas de passagem 8, 10 estão adaptados ao diâmetro e à forma da a- bertura de enchimento 2. Por meio de um aparelho de ajuste 11, as placas da válvula corrediça 7, 9 podem ser deslocadas uma em relação â outra, a fim de colocar em uma posição de passagem sua abertura de passagem 8,10 em sobreposição entre si, e com a abertura de enchimento 2 e levar a uma posição de fechamento, na qual a seção da placa da válvula corrediça 7 que fica fora da abertura de passagem 8, fecha a abertura de enchimento 2, e na qual urna seção fechada da segunda placa da válvula corrediça 9 que fica fora da abertura de passagem 10 está disposta abaixo da abertura de enchimento 2, e apoia a seção da primeira placa da válvula corrediça 7 que fecha diretamente a abertura de enchimento 2.
O molde de fundição 1 está apoiado em apoios giratórios não representados, podendo girar em torno de um eixo de rotação X alinhado horizontalmente. O molde de fundição 1 pode ser girado em torno do eixo de rotação X por meio de um equipamento, da mesma forma, não representa- do. Adicionalmente, com auxílio de um dispositivo de ajuste, também não representado, o moide de fundição 1 pode ser levantado na direção vertical Y.
Além disso, o dispositivo 1 compreende um recipiente de fusão 12, no qual a fusão de alumínio A a ser fundida é armazenada. O recipiente de fusão 12 apresenta uma tampa 13, com a qual o recipiente de fusão 12 pode ser fechado de forma estanque em relação ao ambiente U. Através da tampa 13 é conduzido um tubo de subida 14 alinhado perpendicularmente, cuja abertura de entrada 15 está disposta um pouco acima do fundo 16 do recipiente de fusão 12. Na posição de operação, a abertura de saída 17 do tubo de subida 14 pelo contrário, está posicionada pouco acima da tampa 13. O recipiente de fusão 12 está apoiadu sobre roietes 18, que são condu- zidos sobre trilhos 19.
O alinhamento e o giro do molde de fundição 1, bem como, as posições de trabalho dos dispositivos de bloqueio 6 são comandados por um equipamento de controle 20.
Para o transporte de fusão A do recipiente de fusão 12, o espa- ço interno circundado pelo recipiente de fusão 12 com a tampa 13 assenta- da, pode ser admitido com um gás comprimido, por exemplo, ar ou nitrogê- nio. Para isso, através da tampa 13, um condutor de alimentação 21 é con- duzido para o espaço interno 12a do recipiente de fusão 12. O condutor de alimentação 21 está conectado a uma alimentação de gás comprimido 22, que coloca á disposição um volume de gás com pressão suficiente para a expulsão do volume de fusão respectivamente necessário.
Na posição de saída para o enchimento, o molde de fundição 1 vazio está alinhado de tal modo que, sua abertura de enchimento 2 está ori- entada para baixo, na direção S da força de gravidade. O dispositivo de blo- queio 6 está aberto, pelo que as aberturas de passagem 8, 10 de suas pla- cas da válvula corrediça 7, 9 são levadas para a sobreposição entre si e com a abertura de enchimento 2.
Nesse caso, o molde de fundição 1 está assentado com a placa da válvula corrediça 9 que fica externa, sobre a tampa 13 do recipiente de fusão 12 posicionado abaixo do molde de fundição 1, e fechado de modo estanque pela tampa, sendo que, a abertura de saída 17 do tubo de subida 14 está alinhada rente em relação à abertura de enchimento 2 do molde de fundição 1. Dessa forma, o espaço oco de molde 4 do molde de fundição 1 está ligado com o espaço interno 12a do recipiente de fusão 12 (figura 1).
Em seguida, a alimentação de gás comprimido 22 comprime gás comprimido no espaço interno 12a do recipiente de fusão 12. Em conse- qüência disso, a fusão A sobe através do tubo de subida 14 para o molde de fundição 1 e enche, em um fluxo calmo, o espaço oco de molde 4 do molde de fundição 1. A atmosfera contida no espaço oco de molde 4, nesse caso, escapa através de aberturas de ventilação não representadas. Devido ao aumento de pressão, a fusão A contida no espaço oco de molde 4 d d molde de fundição 1 é iniciada de maneira uniforme e evitando consideravelmente as turbulências em todos os espaços ocos formados no espaço oco de moi- de 4, de tal modo que também peças de molde complexas como, por exem- plo, blocos do motor para motores de combustão interna ou similares podem ser produzidos de forma segura e com resultado de trabalho otimizado (figu- ra 2).
Assim que o processo de enchimento está concluído, o equipa- mento de controle 20 dá um sinal para o fechamento do dispositivo de blo- queio 6. Para isso, com a pressão mantida no recipiente de fusão 12, as placas da válvula corrediça 7, 9 dos dispositivos de bloqueio G são desloca- das uma em relação á outra, até que suas aberturas de passagem 8, 10 se- jam fechadas pela seção fechada da outra placa da válvuia corrediça 9, 7 respectivamente. Assim que esse processo é concluído, o molde de fundi- ção 1 é levantado para a direção vertical Y, e assim, é separado do recipien- te de fusão i2. O recipiente de fusão, então, pode ser movimentado sobre os trilhos 19 para uma outra estação de enchimento não mostrada aqui, on- de já espera pelo enchimento um outro molde de fundição vazio (figura 3).
Imediatamente após a separação do molde de fundição 1 do recipiente de fusão 12: o equipamento de controle 20 dá um sinal para o giro do molde de fundição 1 (figura 4).
O equipamento de rotação não mostrado, em conseqüência dis- so, gira o molde de fundição 1 em 180° em torno do eixo de rotação X, até que sua abertura de enchimento 2 fechada como sempre pelo dispositivo de bioqueio 6 aponte para cirna. Quando essa posição que fica em cima, dire- cionada contrária à direção da força de gravidade, tiver sido alcançada, o dispositivo de bloqueio 6 pode ser solto do molde de fundição 1 e ser con- duzido a um outro emprego, a um molde de fundição não mostrado aqui, a ser enchido em seguida com fusão de metal A (figura 5). <image>image see original document page 13</image>
De acordo com a invenção, com isso, é assegurado que, as pe- ças fundidas obtidas também satisfação as altas exigências, e não ocorre nenhum refugo digno de menção em virtude da fabricação de peça fundida. Ao mesmo tempo ocorre a fabricação de peças fundidas de acordo com a invenção de forma vantajosa e com produtividade aumentada.
Números de Referência A fusão de alumínio
U ambiente do dispositivo V
S direção da força de gravidade
V dispositivo para a fundição de uma fusão A baseada em alumínio
X eixo de rotação do moide de fundição 1
Y eixo de ajuste alinhado verticalmente do moide de fundição
.1 molde de fundição
.1a parede do moide de fundição 1
.2 abertura de enchimento
.3 seção do alimentador
.4 espaço oco do molde
.5 ferro de resfriamento
.6 dispositivo de bloqueio
.7 placa da válvula corrediça
.8 abertura de passagem da placa da válvula corrediça 7
.9 placa da válvula corrediça
.10 abertura de passagem
.11 dispositivo de ajuste
.12 recipiente de fusão
.12a espaço interno do recipiente de fusão 12
.13 tampa do recipiente de fusão 12
.14 tubo de subida
.15 abertura de entrada do tubo de subida 14
.16 fundo do recipiente de fusão
.17 abertura de saída do tubo de subida 14
.18 roletes 19 trilhos
20 equipamento de controle
21 condutor de alimentação
22 alimentação de gás comprimido

Claims (17)

1. Processo para a fundição de fusão de metal (A), em particu- lar, de fusão de alumínio, compreendendo as etapas: preparação de um molde de fundição (1) com uma abertura de enchimento (2) apontando na direção da força de gravidade (S)t acoplamento do molde de fundição (1) com a abertura de enchi- mento (2) a um recipiente de fusão (12) que contém a fusão de metal (A), transporte da fusão de metal (A) do recipiente de fusão (12) para o molde de fundição (1) contra a direção da força de gravidade (S), fechamento do molde de fundição (1) imediatamente após o en- chimento com fusão de meta! (A), por meio de um dispositivo de bloqueio (6), que está ligado fixamente com o molde de fundição (1), pelo menos, provisoriamente, desacoplamento do molde de fundição (1) do recipiente de fusão (12) imediatamente em seguida ao fechamento do molde de fundição (1), e giro do molde de fundição (1) em torno de um eixo de rotação (X) horizontal, sendo que, além disso, o rnoíde de fundição (1) permanece fe- chado pelo dispositivo de bloqueio (t>) ligado fixo com ele, durante o giro.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, após o giro do molde de fundição (1) o dispositivo de bloqueio (6) é separado do molde de fundição d).
3. Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que, o dispositivo de bloqueio (6) é solto do molde de fundição, quando ele alcançou uma posição que fica em cima.
4. Processo de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que, a fusão de meta! (A) á transportada através de um tubo de subida (14), do recipiente de fusão (12) para o molde de fun- dição (1).
5. Processo de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que, a fusão de metal (A) é transportada através de um aumento de pressão da superfície de fusão do recipiente de fusão (12) para o molde de fundição (1). <image>image see original document page 16</image>
6. Processo de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que, o dispositivo de bloqueio (6) é executado como fecho corrediço.
7. Processo de acordo com a reivindicação G, caracterizado peio fato de que, o dispositivo de bloqueio (6) apresenta, pelo menos, duas pla- cas (7, 9! com, respectivamente, uma abertura de passagem (3. 10) sendo que, para o fechamento do molde de fundição (1), pelo menos, uma das placas (7, 9) é deslocada de uma posição aberta, na qual as aberturas de passagem (o, 10) estão em sobreposição, para uma posição fechada, na qual as aberturas de passagem (8, 10) estão completamente deslocadas uma em relação à outra.
8. Processo de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado peio fato de que, o molde de fundição (1) é girado em torno de .180°.
9. Dispositivo para a fundição de fusão de meta! (A)1 com um molde de fundição (1) que apresenta uma abestura de enchimento (2), com um equipamento para o acoplamento do molde de fundição (A) a um recipiente de fusão (12), que está disposto abaixo do molde de fundição (1) nessa posição de operação, e que contém a fusão de metal (A)1 com um equipamento para o transporte da fusão de metal (A) do recipiente de fusão (12) para o molde de fundição (1) através da abertura de enchimento (2). contra a direção da força de gravidade (3), com um equipamento para o desacopiamento do molde de fundi- cão (1) do recipiente de fusão (12), com um equipamento para o giro do molde de fundição (1) no es- tado desacopiado do recipiente de fusão (12), em torno de um eixo (X) hori- zontal coordenado ao molde de fundição (1), com um equipamento de controle (20), que emite um sinal para o giro do molde de fundição (1) em torno do eixo de rotação (X), quando o molde de fundição (1) está cheio com fusão (A), e com um dispositivo de bloqueio (6) ligado fixamente, pelo menos, durante o giro em torno de seu eixo (X) horizontal com o molde de fundição (1), para o fechamento da abertura de enchimento (2) do molde de fundição (1)·
10. Dispositivo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado peto fato de que, o dispositivo de bloqueio (S) está ligado com o molde de fundição de tal modo que, ele pode ser soito de· molde de fundição (1), quando ele alcançou uma posição que fica em cima, durante um giro do molde de fundição (1) em tomo de seu eixo (X) horizontal.
11. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 9 ou 10, caracterizado pelo fato de que, o recipiente de fusão (12) apresenta um tubo de subida (14) para o transporte da fusão de metal (A) do recipiente de fu- são (12) para o molde de fundição (1).
12. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações de 9 a -11, caracterizado pelo falo de que, o equipamento para o transporte da fu- são de metal (A) compreende um equipamento (22) para o aumento de pressão da superfície de fusão no recipiente de fusão (12).
13. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações de 9 a -12, caracterizado pelo fato de que, o dispositivo de bloqueio (t?) é um fecho corrediço.
14. Dispositivo de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que, o dispositivo de bloqueio (6) apresenta, peio menos, duas placas (7, 9) com uma abertura de passagem (8, 10). respectivamente, e pelo fato de que, para o fechamento do molde de fundição (1), pelo menos, uma das piacas (8, 10) è deslocada de uma posição aberta, na qual as aber- turas de passagem (o, 10) estão em sobreposição, para uma posição fecha- da, na qual as aberturas de passagem (δ, 10) estão completamente deslo- cadas uma em relação .?. outra.
15. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações de 9 a 14,caracterizado pelo fato de que, o molde de fundição (1) é um molde de fundição permanente.
16. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações de 9 a -15,caracterizado pelo fato de que, o molde de fundição (1) é formado de núcleos de material de molde.
17. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações de 9 a .16, caracterizado pelo fato de que, o molde de fundição (1) apresenta partes de molde de fundição permanente e núcleos de material de molde.
BRPI0514945-2A 2004-09-06 2005-09-02 Processo e dispositivo para a fundição de fusão de metal BRPI0514945B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102004043444A DE102004043444B3 (de) 2004-09-06 2004-09-06 Verfahren und Vorrichtung zum Gießen von Metallschmelze
DE102004043444.1 2004-09-06
PCT/EP2005/009469 WO2006027174A1 (de) 2004-09-06 2005-09-02 Verfahren und vorrichtung zum giessen von metallschmelze

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0514945A2 true BRPI0514945A2 (pt) 2012-10-30
BRPI0514945B1 BRPI0514945B1 (pt) 2014-02-18

Family

ID=35219472

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0514945-2A BRPI0514945B1 (pt) 2004-09-06 2005-09-02 Processo e dispositivo para a fundição de fusão de metal

Country Status (14)

Country Link
US (1) US7854251B2 (pt)
EP (1) EP1786576B1 (pt)
JP (1) JP4891245B2 (pt)
KR (1) KR20070103355A (pt)
CN (1) CN101039766A (pt)
AU (1) AU2005281886B2 (pt)
BR (1) BRPI0514945B1 (pt)
CA (1) CA2578821A1 (pt)
DE (2) DE102004043444B3 (pt)
ES (1) ES2330027T3 (pt)
MX (1) MX2007002351A (pt)
PL (1) PL1786576T3 (pt)
WO (1) WO2006027174A1 (pt)
ZA (1) ZA200701400B (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2008221312A (ja) * 2007-03-15 2008-09-25 Honda Motor Co Ltd 遠心鋳造装置
JP5221195B2 (ja) * 2008-04-17 2013-06-26 株式会社田島軽金属 鋳造装置,鋳造システム及び方法
MX340704B (es) * 2008-11-24 2016-07-22 Nemak Dillingen Gmbh Procedimiento y dispositivo para colar una pieza colada a partir de un fundido metalico.
CN102632222A (zh) * 2012-05-09 2012-08-15 周学义 一种铸造装置及铸造方法
DE102015208964A1 (de) 2015-05-15 2016-11-17 Harald Justus Weis Verfahren zum Gießen von Metall, Adaptereinheit und Vorrichtung zum Gießen von Metall umfassend eine derartige Adaptereinheit
DE112018002077A5 (de) * 2017-04-20 2020-01-02 Ksm Castings Group Gmbh Trennschiebersystem, Gießanlage und Gießverfahren
DE102019126108A1 (de) * 2019-09-27 2021-04-01 Grohe Ag Vorrichtung zum Niederdruckgießen von Werkstücken mit einer schwenkbaren Kupplung

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2637813B2 (ja) * 1989-01-18 1997-08-06 本田技研工業株式会社 金型鋳造法
DE4304622C2 (de) * 1993-02-16 1996-09-19 Bruehl Aluminiumtechnik Verfahren zum Füllen einer Gießform
DE19649014A1 (de) * 1996-11-27 1998-05-28 Ks Aluminium Technologie Ag Verfahren und Vorrichtung zum Herstellen von Gußstücken
FR2775917B1 (fr) * 1998-03-10 2000-06-02 Montupet Sa Procede de moulage en grande serie de pieces d'alliage d'aluminium et equipements associes
JP3680979B2 (ja) * 1998-11-11 2005-08-10 新東工業株式会社 鋳造用砂鋳型による鋳造方法
DE10019309C2 (de) * 2000-04-19 2002-04-18 Vaw Mandl & Berger Gmbh Linz Verfahren und Vorrichtung zum Rotationsgießen
DE10033904A1 (de) * 2000-07-12 2002-01-31 Stopinc Ag Huenenberg Schieberverschluss zum Vergiessen von Metallschmelze, sowie eine dazugehörige feuerfeste Platteneinheit
DE10033903C1 (de) * 2000-07-12 2001-11-29 Vaw Ver Aluminium Werke Ag Verfahren und Vorrichtung zum steigenden Giessen mit einer Giessform mit untenliegender Eingussöffnung mit einem Schieberverschluss
AU2002952343A0 (en) * 2002-10-30 2002-11-14 Castalloy Manufacturing Pty Ltd Apparatus and method for low pressure sand casting

Also Published As

Publication number Publication date
JP2008512246A (ja) 2008-04-24
EP1786576A1 (de) 2007-05-23
EP1786576B1 (de) 2009-07-15
AU2005281886B2 (en) 2009-10-29
US20080190581A1 (en) 2008-08-14
PL1786576T3 (pl) 2009-12-31
MX2007002351A (es) 2007-08-23
JP4891245B2 (ja) 2012-03-07
DE102004043444B3 (de) 2006-06-14
ES2330027T3 (es) 2009-12-03
BRPI0514945B1 (pt) 2014-02-18
WO2006027174A1 (de) 2006-03-16
CN101039766A (zh) 2007-09-19
ZA200701400B (en) 2008-06-28
AU2005281886A1 (en) 2006-03-16
DE502005007712D1 (de) 2009-08-27
KR20070103355A (ko) 2007-10-23
US7854251B2 (en) 2010-12-21
CA2578821A1 (en) 2006-03-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0514945A2 (pt) processo e dispositivo para a fundição de fusão de metal
KR910006182B1 (ko) 주조방법 및 장치
KR102241340B1 (ko) 반중력 몰드 충전 방법 및 장치
CN104259448A (zh) 一种镁合金铸造方法及装置
CN104785757A (zh) 一种多芯还原多包共浇复合浇铸大型钢锭的方法及装置
US4919191A (en) Molten-metal forming method and apparatus which are bottom-loading, bottom-pouring and bottom-unloading
PL189660B1 (pl) Sposób odlewania elementu ze stopu metali nieżelaznych, urządzenie do odlewania elementu ze stopu metali nieżelaznych i forma do odlewania elementu ze stopu metali nieżelaznych
BR112019001045B1 (pt) Sistema e método para moldar metais fundidos
CN105855521A (zh) 一种轻合金的重力铸造方法及装置
US6460604B1 (en) Apparatus for uphill low pressure casting of molten metal
US5626180A (en) Process and device for casting components
KR20140006400A (ko) 중력 주조 방법
CN107838391A (zh) 冷铁及冷铁的制备方法
RU2051005C1 (ru) Способ получения отливок и установка для его осуществления
WO2009095721A2 (en) Improvements in and relating to metal casting
JPH0220652A (ja) マグネシウム合金の溶解鋳造方法
JPS5853365A (ja) 加圧鋳造方法及びその装置
JPS5850170A (ja) 減圧鋳造方法および、その装置
CN110586923A (zh) 一种冶金用下料口的铸造系统及铸造方法
JPH04351265A (ja) 鋳造方法及びその装置
JPH024388B2 (pt)
KR20100100725A (ko) 선박용 스크루 프로펠러 원심주조 방법
JPS61182867A (ja) 吸引鋳造法

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/09/2005, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 16A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2640 DE 10-08-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.