BRPI0509860B1 - bujão para gargalo de reservatório de produto fluido - Google Patents

bujão para gargalo de reservatório de produto fluido Download PDF

Info

Publication number
BRPI0509860B1
BRPI0509860B1 BRPI0509860A BRPI0509860A BRPI0509860B1 BR PI0509860 B1 BRPI0509860 B1 BR PI0509860B1 BR PI0509860 A BRPI0509860 A BR PI0509860A BR PI0509860 A BRPI0509860 A BR PI0509860A BR PI0509860 B1 BRPI0509860 B1 BR PI0509860B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
base
plug
plug according
reservoir
neck
Prior art date
Application number
BRPI0509860A
Other languages
English (en)
Inventor
Perignon Fabrice
Original Assignee
Aptar France Sas
Valois Sas
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Aptar France Sas, Valois Sas filed Critical Aptar France Sas
Publication of BRPI0509860A publication Critical patent/BRPI0509860A/pt
Publication of BRPI0509860B1 publication Critical patent/BRPI0509860B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D51/00Closures not otherwise provided for
    • B65D51/24Closures not otherwise provided for combined or co-operating with auxiliary devices for non-closing purposes
    • B65D51/32Closures not otherwise provided for combined or co-operating with auxiliary devices for non-closing purposes with brushes or rods for applying or stirring contents
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A45HAND OR TRAVELLING ARTICLES
    • A45DHAIRDRESSING OR SHAVING EQUIPMENT; EQUIPMENT FOR COSMETICS OR COSMETIC TREATMENTS, e.g. FOR MANICURING OR PEDICURING
    • A45D34/00Containers or accessories specially adapted for handling liquid toiletry or cosmetic substances, e.g. perfumes
    • A45D34/04Appliances specially adapted for applying liquid, e.g. using roller or ball
    • A45D34/042Appliances specially adapted for applying liquid, e.g. using roller or ball using a brush or the like
    • A45D34/045Appliances specially adapted for applying liquid, e.g. using roller or ball using a brush or the like connected to the cap of the container

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Closures For Containers (AREA)

Abstract

bujão para gargalo de reservatório de produto fluido. bujão (1) destinado a ser montado sobre um gargalo (40) de um reservatório (4) de produto fluido, esse bujão (1) compreendendo uma base de fixação (2) e um elemento de obturação (3), a base (2) definindo um orifício (24) e o elemento de obturação (3) estando apto a obturar esse orifício (24) caracterizado pelo fato de o elemento de obturação (3) compreender um elemento de retirada e/ou de aplicação de produto fluido (31) que se estende através da base (2).

Description

BUJÃO PARA GARGALO DE RESERVATÓRIO DE PRODUTO FLUIDO
[001] A presente invenção se refere a um bujão destinado a ser montado sobre um reservatório de produto fluido. Esse bujão comporta uma base de fixação que define um orifício e um elemento de obturação apto a obturar esse orifício. A presente invenção se refere também a um distribuidor provido desse bujão.
[002] Os domínios de aplicação privilegiados desse tipo de bujão são notadamente a perfumaria e a cosmética. Por "produto fluido", são entendidos certamente líquidos mais viscosos, mas também os pós.
[003] Numerosos sistemas de fechamento de recipiente, denominados comumente bujões, que comportam um elemento de obturação apto a se fixar sobre uma base, a fim de impedir a saída de produto fluido contido em um recipiente são conhecidos do estado da técnica. Por exemplo, são conhecidos no domínio das amostras em perfumaria cosmética distribuidores que apresentam um reservatório de um conteúdo da ordem de dois a três mililitros, denominado comumente frasco, munido de um bujão que comporta uma tampa amovível. A tampa pode também ser fixada sobre uma base montada sobre o gargalo do frasco. Como variante, a tampa pode ser simplesmente introduzida sobre o gargalo ou no gargalo do frasco. Uma fixação por parafusação pode também ser utilizada, a fim de fixar a tampa sobre a base ou o gargalo do frasco. Assim, para distribuir uma dose de produto fluido, basta retirar a tampa, desaparafusando-a ou puxando-a, depois de inclinar o distribuidor, a fim de extrair o produto contido no reservatório. O produto contido no reservatório, que pode ser um creme, uma loção, um perfume ou um pó, é então geralmente recolhido na ponta dos dedos pelo usuário, depois aplicado sobre uma superfície de aplicação, em geral a pele. Assim, um produto ligado à utilização desses frascos reside na não reprodutibilidade das doses de produto fluido distribuídas e da maneira mais geral na imprecisão das doses pré-retiradas. Um outro problema é ligado à intervenção dos dedos que estão, por um lado, impregnados e poluem, por outro lado, o produto no frasco.
[004] Diversos dispositivos de distribuição são revelados no estado da técnica, entretanto, nenhum deles possui as características de sistemas de fechamento de recipiente como reveladas no presente pedido.
[005] O documento US6.1866.89 revela um recipiente cosmético compreendendo um inserto 4 proporcionado com uma porção de aplicação C. Este inserto forma um pincel montado por encaixe sobre a borda superior do gargalo do recipiente. Este engate é proporcionado por uma porção cilíndrica oca 10 fornecida com um perfil de fixação e possuindo adicionalmente uma parede periférica adaptada para se encaixar contra o interior do gargalo do recipiente.
[006] O documento US4.410.096 descreve uma tampa 40 formada realizada em monobloco com um corpo 30. Em particular, uma conexão quebradiça conecta o corpo 30 à tampa 40. Após o exercício de uma pressão axial, o corpo da borda periférica ligando inicialmente o corpo à tampa é posicionado pelo engate entre uma protuberância externa e a parede de base da parte da tampa para a sua preensão. Um contato apertado é estabelecido entre a borda periférica do corpo e a tampa.
[007] Na verdade, a tampa 40 do documento US4410096 não corresponde a um elemento de amostragem e / ou de aplicação de produto fluido.
[008] O documento US4.732.287, por sua vez, divulga um recipiente de fluido com o seu aplicador. O aplicador em questão é um pincel destinado, por exemplo, para a aplicação de verniz para unhas. As Figuras 2 e 3 deste documento mostram claramente que o aplicador 26 está ligado a um anel 12 por meio de uma ponte de material. Além disso, o anel 12 tem uma aba interna susceptível de estar em engate de vedação contra a parede lateral do recipiente 10.
[009] Assim, o documento US 4.732.287 não divulga o fato de o anel (12) estar em engate de vedação contra o aplicador 26 após a ruptura da ponte de material.
[0010] O documento GB735815 divulga um dispositivo de fecho para um recipiente e frasco. Este dispositivo compreende uma tampa 11 formada integralmente com uma porção que tem um membro de retenção de líquido. Esta tampa 11 repousa sobre um corpo de fixação 2 que são grampos por baixo da borda superior do recipiente.
[0011] Além disso, uma saia interna 5 engatar a parede interna do recipiente é fornecida para fornecer um vedante do gargalo. É também de notar que o batente 11 pode ser soldado ao corpo de fixação 2.
[0012] No entanto, GB735815 não divulga uma ponte de material ligando a borda periférica do orifício definido pelo elemento de base para o recolhimento de amostras e / ou sua aplicação.
[0013] Uma finalidade da presente invenção consiste em melhorar os dispositivos de distribuição existentes.
[0014] A presente invenção tem ainda por finalidade prevenir os inconvenientes da técnica anterior pela utilização de um distribuidor que comporta um bujão capaz de extrair produto fluido, de forma mais precisa e mais reprodutivel, e sem a intervenção dos dedos do usuário.
[0015] Uma outra finalidade da presente invenção é ainda o desenvolvimento de um bujão fácil de fabricar, de ligar e de baixo preço de custo.
[0016] Uma fixação estanque da tampa sobre o gargalo ou a base é um outro problema.
[0017] Para atingir essas finalidades, a presente invenção propõe um bujão destinado a ser montado sobre um gargalo de um reservatório de produto fluido, esse bujão compreendendo uma base de fixação e um elemento de obturação, a base definindo um orifício e o elemento de obturação estando apto a obturar esse orifício, caracterizado pelo fato de o elemento de obturação compreender um elemento de retirada e/ou de aplicação de produto fluido que se estende através da base. O elemento de retirada e/ou de aplicação é destinado a ser imerso no produto fluido contido no reservatório ou no frasco.
[0018] Vantajosamente, esse elemento de retirada e/ou de aplicação comporta meios de retenção de produto fluido. Eles podem apresentar-se sob a forma de ranhuras ou de nervuras, por exemplo.
[0019] Vantajosamente, essa base comporta um anel provido de um perfil de travamento apto a vir se travar em uma cavidade correspondente a esse gargalo, a fim de manter essa base sobre esse gargalo.
[0020] Vantajosamente, essa base comporta uma aba de estanqueidade apta a entrar em contato estanque nesse gargalo.
[0021] De acordo com uma outra característica particularmente vantajosa, essa base e esse elemento de obturação são realizados de maneira monobloco, sendo ligados um ao outro por uma ponte de matéria quebrável, quando de uma primeira utilização. Essa realização em monobloco constitui assim uma segurança de primeiro uso, garantindo ao comprador a primeira utilização do dispositivo comercializado. O ponto de matéria garante também uma perfeita estanqueidade do distribuidor, antes da primeira utilização.
[0022] Vantajosamente, o orifício da base é delimitado por uma borda periférica ligada por essa ponte de matéria a uma superfície de junção do elemento de retirada e/ou de aplicação. Em outros termos, a base é inicialmente ligada de uma peça ao elemento de obturação, e define, após retirada do elemento de obturação, uma borda periférica que forma o orifício de distribuição. A base pode ser ligada ao elemento de obturação em outro lugar que no nível do elemento de retirada.
[0023] Vantajosamente, essa borda periférica está apta a entrar em contato estanque contra uma superfície de estanqueidade desse elemento de retirada e/ou de aplicação, após uma ruptura dessa ponte de matéria. Trata-se de uma posição fechada de novo fechamento estanque, após o primeiro uso.
[0024] Vantajosamente, esse elemento de retirada e/ou de aplicação comporta um cordão de travamento, apto a cooperar com essa borda periférica para mantê-lo em contato estanque da superfície de estanqueidade, em posição fechada de novo fechamento.
[0025] Vantajosamente, esse cordão de travamento fica situado entre a superfície de junção e a superfície de estanqueidade.
[0026] Vantajosamente, esse elemento de obturação comporta um elemento de preensão destinado a ser preso por um usuário, esse elemento de preensão que comporta uma parede basal situada diante dessa base, essa parede basal estando distante dessa base, antes da ruptura da ponte de matéria e se escora ou em contato com essa base, após ruptura da ponte de matéria e travamento da borda periférica entre esse cordão de travamento e essa parede basal.
[0027] Vantajosamente, essa superfície de estanqueidade é localizada entre esse cordão de travamento e essa parede basal.
[0028] Vantajosamente, esse elemento de preensão comporta duas faces opostas em espelho, apresentando, cada uma, uma superfície côncava destinada a facilitar a preensão e a retirada do elemento de obturação.
[0029] De preferência, esse orifício apresenta um diâmetro tal que o produto fluido contido no reservatório é retido por capilaridade ao nível desse orifício, quando esse bujão é virado. Pode-se assim se servir do bujão como aplicador.
[0030] Vantajosamente, esse orifício apresenta um diâmetro vantajosamente de 2 a 6 mm e, de preferência, de 3 a 4 mm.
[0031] A presente invenção se refere também a um distribuidor que comporta um reservatório de produto fluido e um bujão, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, montado sobre esse reservatório, esse elemento de retirada e/ou de aplicação estendendo-se no reservatório até aproximadamente a meia altura desse reservatório. A extremidade inferior livre do elemento de retirada pode também parar mais acima ou mais abaixo, por exemplo em direção ao fundo do reservatório.
[0032] A invenção será então mais amplamente descrita com referência aos desenhos anexados, dado a titulo de exemplo não limitativo um modo de realização da invenção.
[0033] Nas figuras: - a figura la representa uma vista em corte transversal vertical através de um distribuidor de produto fluido que comporta um bujão, de acordo com a invenção, antes do primeiro uso; - a figura lb é um aumento de uma parte do bujão representa na figura la; - a figura 2a representa uma vista similar à figura la em posição fechada de novo fechamento do bujão; - a figura 2b é uma vista similar à figura lb em posição fechada de novo fechamento representada na figura 2a; - a figura 3 representa uma vista lateral em corte transversal vertical de um distribuidor de produto fluido, comportando um bujão, de acordo com a invenção, antes da utilização; - a figura 4 é uma vista similar à figura 3, apresentando uma variante de realização do bujão, de acordo com a invenção; - a figura 5 representa uma vista igualmente similar à figura 3, apresentando uma outra variante de realização do bujão, de acordo com a invenção.
[0034] Com referência às figuras, o distribuidor de produto fluido da invenção comporta um reservatório 4 e um bujão 1.
[0035] O reservatório 4, destinado a conter produto fluido, tal como um creme, uma loção ou um perfume, pode ser fabricado em vidro ou em plástico. O reservatório 4 comporta um gargalo 40 que forma uma abertura fazendo comunicar o interior do reservatório com o exterior. O gargalo 40 comporta uma parede interna 41 situada na abertura do gargalo, uma extremidade superior a 43 e uma parede externa 42. Uma cavidade 401 é aberta no nivel da parede externa 42. O reservatório compreende igualmente um corpo 44, obturado por um fundo 45. A parede externa do corpo 44 pode, por exemplo, ser circular cilíndrica. O conteúdo do reservatório é geralmente da ordem de alguns mililitros.
[0036] O bujão 1 comporta dois elementos constitutivos, a saber, uma base de fixação 2 e um elemento de obturação 3.
[0037] A base de fixação 2 compreende um prato radial 20, uma aba de estanqueidade 21 e um anel 22 de fixação.
[0038] O prato radial 20 forma uma superfície superior, vantajosamente circular e plana.
[0039] A aba de estanqueidade 21 se estende axialmente para baixo, a partir do prato radial 20.
[0040] O anel 22 se estende axialmente a partir da periferia externa do prato radial 20 de forma concêntrica à aba de estanqueidade 21 e comporta uma extremidade inferior provida de um perfil de travamento 220, que forma ressalto para o interior.
[0041] Assim, quando a base 2 é montada sobre o gargalo 40 do reservatório 4, o anel 22 está em contato da parede externa 42 e o perfil de travamento 220 é então encaixado na cavidade 401. Vantajosamente, o anel 22 se estende no alinhamento do corpo 44, de maneira a conferir vantajosamente um aspecto geral tubular. O prato radial 20 é disposto vantajosamente de forma a vir se apoiar sobre a extremidade superior 43 do gargalo. A aba de estanqueidade 21 vem se alojar na abertura do gargalo, vantajosamente em contato estanque com a parede interna 41, de modo a evitar qualquer possibilidade de escapamento entre o gargalo e a base.
[0042] O elemento de obturação 3, fabricado preferencialmente em material plástico, compreende um elemento de preensão 30 e um elemento de retirada e/ou de aplicação de produto fluido 31.
[0043] O elemento de preensão 30, destinado a ser preso por um usuário, quando de uma aplicação de produto fluido, pode apresentar quaisquer formas apropriadas. De acordo com um modo de realização preferido, o elemento de preensão 30 comporta um topo 300, a partir do qual se estendem duas bordas 301 frontais e duas faces 303a e 303b situadas também em frente. As bordas 301 e as faces 303a e 303b formam assim 4 abas que desembocam sobre uma parede 302. Conforme visível na figura 3, que representa um distribuidor de perfil, as faces 303a e 303b se estendem do topo 300 até à parede basal 302, sendo ajustadas de ambos os lados das bordas 301. Essas faces 303a e 303b apresentam uma forma arqueada e mais particularmente côncava. O topo 300 apresentando uma largura inferior à parede basal 302, as faces 303a e 303b divergem, portanto, de forma mais considerável ao nível da parede basal 302. Essas faces 303a e 303b nesse modo de realização preferido formam assim duas faces opostas em imagem de espelho, a partir de um plano de simetria A que atravessa axialmente as bordas 301 do elemento de obturação 3. Essa forma de realização é particularmente vantajosa, facilitando a prisão manual do elemento de obturação 3 e sua retirada do reservatório 4.
[0044] O elemento de retirada e/ou de aplicação 31 tem por função permitir a retirada de uma quantidade determinada de produto fluido. O elemento 31 apresenta uma configuração geral cilíndrica vantajosamente troncônica, mas essa configuração não é limitativa, de numerosas formas que podem ser consideradas. A seção do elemento 31 é, de preferência, regularmente decrescente, a partir do elemento de preensão.
[0045] O elemento de retirada 31 tem também por função facilitar a recolocação do elemento de obturação sobre a base.
[0046] O elemento 31 comporta vantajosamente uma extremidade inferior livre 313, uma superfície de junção 310, um cordão de travamento 311 e uma superfície de estanqueidade 312.
[0047] A extremidade inferior livre 313 pode comportar meios de retenção de produto fluido. Esses meios de retenção podem ser várias ranhuras é longitudinais 3130 conforme representadas na figura 4 ou uma fenda 3131, conforme representado na figura 5, atravessando de ambos os lados a extremidade inferior 313. Todavia, outras formas de realização de meios que garantem a retenção de produto fluido podem ser consideradas como, por exemplo, um circuito de retenção, um pincel, um tampão ou uma ponteira flexível.
[0048] A superfície de junção 310 é uma superfície cilíndrica circular que se estende sobre o contorno do elemento 31.
[0049] O cordão de travamento 311 forma um friso anular que forma ressalto radialmente a partir do elemento 31.
[0050] A superfície de estanqueidade 312 corresponde também a uma superfície cilíndrica circular que se estende sobre o contorno do elemento 31.
[0051] Vantajosamente, a superfície de junção 310 e a superfície de estanqueidade 312 se situam de ambos os lados do cordão de travamento 311. No modo de realização representado nas diferentes figuras, a superfície de junção 310 fica situada entre a extremidade inferior livre 313 do elemento 31 e o cordão de travamento 311, enquanto que a superfície de estanqueidade 312 fica localizada entre o cordão de travamento 311 e a parede basal 302 do elemento de preensão. A superfície de estanqueidade 312 define assim um alojamento de travamento estanque entre o cordão 311 e a parede basal 302.
[0052] O elemento 31 se estende vantajosamente da parede basal 302 através da base 2 até aproximadamente a meia altura do reservatório 4. Todavia, deve ser observado que a altura à qual se estende a extremidade livre 313 do elemento 31 pode variar muito. Com efeito, o elemento 31 pode ser uma haste muito restrita que não ultrapassa a altura da base 2, ou, ao contrário, pode ser uma haste muito grande que vem quase em contato com o fundo reservatório 4.
[0053] O elemento de obturação 3 é fabricado vantajosamente monobloco com a base 2. Conforme representado nas figuras la e lb, o elemento de obturação 3, na saida do molde, é ligado por uma ponte de matéria anular 23 à base 2. Mais precisamente, a ponte de matéria 23 liga a superfície de junção 310 do elemento 31 a uma borda periférica 200 formada pelo prato radial 20. Essa configuração tem por vantagem garantir uma segurança de primeiro uso, o produto contido no reservatório 4 não podendo ser extraído antes da ruptura da ponte de matéria 23.
[0054] Essa ponte de matéria, quando da primeira utilização, deverá, portanto, ser rompida. Essa ruptura é feita por um movimento de tração, de impulso ou de rotação do elemento de obturação 3 em relação à base. Essa ruptura tem então por efeito chegar à criação de um orifício 24 delimitado pela borda periférica 200 do prato radial 20. O elemento de obturação 3 pode então ser livremente extraído do reservatório 4 e da base 2. Essa configuração dá assim lugar a um elemento de obturação 3 em posição aberta compatível com a retirada e a aplicação de produto. Deve-se anotar que o orifício 24 é vantajosamente aberto no centro do prato radial 20 e que esse orifício apresenta quaisquer formas apropriadas: circular, oblonga, elíptica, etc. Todavia, a dimensão do orifício 24 é vantajosamente tal que o produto fluido será retido por capilaridade ao nível do orifício, caso o distribuidor seja inclinado até mesmo virado. Assim, essa característica faz com que a base 2 ela própria possa ser utilizada como elemento de aplicação. Para isto, o orifício 24 apresentará vantajosamente um diâmetro restrito da ordem de 2 a 6 mm e, de preferência, da ordem de 3 a 4 mm.
[0055] Deve ser observado que a borda periférica que forma o orifício serve inicialmente de ponto de ataque para a ponte de matéria quebrável e em seguida de zona anular de estanqueidade em cooperação a superfície de estanqueidade 312 do elemento de obturação.
[0056] Por outro lado, deve ser observado que o elemento 31 podería não servir para a retirada e à aplicação, mas podería ser utilizado unicamente como haste de orientação destinada a facilitar a recolocação do elemento de obturação na vez a distribuição concluída. Com efeito, quando a distribuição de obturação 3 é recolocada de modo a obturar a orifício 24. O elemento 31 facilita naturalmente esse reposicionamento, já que basta afrouxar o elemento 31 ao nível do orifício 24 para orientar o elemento de obturação em relação à base.
[0057] Elemento de obturação pode ser recolocado. O elemento de obturação pode então definir uma posição fechada de novo fechamento tal como representada nas figuras 2a e 2b. Essa posição permite ao elemento de obturação 3 ser firmemente mantido sobre a base 2. Para isto, um sistema de travamento é previsto. Esse sistema de travamento utiliza uma cooperação entre a borda periférica 200 da base 2 e o cordão de travamento 311 do elemento 31. Essa cooperação ocorre em conseqüência de uma pressão do elemento de obturação suficientemente forte para que a borda per periférica 200 atravesse o cordão de travamento 311. Uma vez o cordão de travamento 311 atravessado, a borda periférica 200 retida pelo cordão de travamento 311 mantém o elemento de obturação em posição fechada de novo fechamento. Nessa posição, a borda periférica 200 é então presa de modo estanque com a superfície de estanqueidade 312 do elemento 31, evitando assim quaisquer possibilidades de escapamento de produto entre o elemento 31 e a base 2.
[0058] Além disso, deve ser observado que é possível nessa posição evitar qualquer folga ou deslocamento axial relativo entre o elemento de obturação 3 e a base 2. Com efeito, a parede basal 302 do elemento de preensão situada em posição inicial e em posição aberta à distância do prato radial 20 pode se escorar contra o prato radial em conseqüência da travessia do cordão de travamento 311 em posição fechada de fechamento. A folga entre o elemento de obturação 3 e a base 2 poderá então ser limitada, caso a borda periférica 200 do prato radial 20 apresente uma altura sensivelmente igual à altura da superfície de estanqueidade 312.
[0059] A figura 5 mostra uma outra configuração para o elemento de preensão 30. As faces 303a e b são menos côncavas, mas apresentam uma parte superior que favorece a preensão com vistas a uma tração para retirar o elemento de obturação do orifício da base.
[0060] Enfim, quando o usuário desejar repassar em posição aberta uma simples tração exercida sobre o elemento de obturação 3 permitirá à borda periférica 200 passar o cordão de travamento 311 e assim extrair o elemento 31.
[0061] Embora a presente invenção tenha sido descrita com referência a um modo de realização particular desta, naturalmente que ela não está limitada pelos exemplos descritos acima. Ao contrário, um técnico podería fazer aí qualquer modificação útil, sem que se saia do âmbito da presente invenção tal como definida nas reivindicações anexadas.
REIVINDICAÇÕES

Claims (11)

1. Bujão (1) para gargalo de reservatório de produto fluido, em que - o bujão (1) é montado sobre o gargalo (40) do reservatório (4), esse bujão compreendendo uma base de fixação (2) e um elemento de obturação (3) , a base sendo fixada sobre o gargalo do reservatório, a base (2) definindo um orifício (24) e o elemento de obturação (3) estando apto a obturar esse orifício (24), o elemento de obturação (3) compreendendo um elemento de retirada e/ou de aplicação de perfume (31) que se estende através da base (2); - o reservatório de perfume (4) compreendendo um gargalo (40) que forma uma abertura, o reservatório sendo sensivelmente rígido; - essa base (2) e esse elemento de obturação (3) sendo realizados de maneira monobloco, sendo ligados um ao outro por uma ponte de matéria (23) quebrável quando de uma primeira utilização, o orifício (24) da base (2) sendo delimitado por uma borda periférica (200) ligada por essa ponte de matéria (23) a uma superfície de junção (310) do elemento de retirada e/ou de aplicação (31), caracterizado pelo fato de essa borda periférica (200) ser apta a entrar em contato estanque contra uma superfície de estanqueidade (312) desse elemento de retirada e/ou de aplicação (31) após uma ruptura dessa ponte de matéria (23).
2. Bujão, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de esse elemento de retirada e/ou de aplicação (31) comportar meios de retenção de perfume (3130; 3131).
3. Bujão, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de essa base (2) comportar um anel (22) provido de um perfil de travamento (220) apto a vir se encaixar em uma cavidade (401) correspondente a esse gargalo (40), a fim de manter essa base (2) sobre esse gargalo (40).
4. Bujão, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2 ou 3, caracterizado pelo fato de essa base (2) comportar uma aba de estanqueidade (21) apta a entrar em contato estanque nesse gargalo (40).
5. Bujão, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3 ou 4, caracterizado pelo fato de esse elemento de retirada e/ou de aplicação (31) comportar um cordão de travamento (311) apto a cooperar com essa borda periférica (200) para a mantê-la em contato estanque da superfície de estanqueidade (312) em posição fechada de novo fechamento.
6. Bujão, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de esse cordão de travamento (311) ficar situado entre a superfície de junção (310) e a superfície de estanqueidade (312).
7. Bujão, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de esse elemento de obturação (3) comportar um elemento de preensão (30) destinado a ser preso por um usuário, esse elemento de preensão (30) comportando uma parede basal (302) situada diante dessa base (2), essa parede basal (302) ficando distante dessa base (2), antes da ruptura da ponte de matéria (23) e entrando em contato com essa base (2) , após ruptura da ponte de matéria (23) e travamento da borda periférica (200) entre esse cordão de travamento (311) e essa parede basal (302).
8. Bujão, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de essa superfície de estanqueidade (312) ficar localizada entre esse cordão de travamento (311) e essa parede basal (302).
9. Bujão, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de esse elemento de preensão (30) comportar duas faces (303a, 303b) opostas em espelho, apresentando, cada uma, uma superfície côncava destinada a facilitar a retirada do elemento de obturação (3).
10. Bujão, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ou 9, caracterizado pelo fato de esse orificio (23) apresentar um diâmetro tal que o produto fluido contido no reservatório (4) é retido por capilaridade ao nivel desse orificio (24), quando esse bujão (1) é virado.
11. Bujão, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ou 10, caracterizado pelo fato de esse orificio (24) apresentar um diâmetro vantajosamente de 2 a 6 mm e, de preferência, de 3 a 4 mm.
BRPI0509860A 2004-04-16 2005-04-14 bujão para gargalo de reservatório de produto fluido BRPI0509860B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0404023A FR2869023B1 (fr) 2004-04-16 2004-04-16 Bouchon pour col de reservoir de produit fluide
PCT/FR2005/050242 WO2005105598A1 (fr) 2004-04-16 2005-04-14 Bouchon pour col de reservoir de produit fluide.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0509860A BRPI0509860A (pt) 2007-10-16
BRPI0509860B1 true BRPI0509860B1 (pt) 2017-05-09

Family

ID=34946419

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0509860A BRPI0509860B1 (pt) 2004-04-16 2005-04-14 bujão para gargalo de reservatório de produto fluido

Country Status (9)

Country Link
US (1) US7695209B2 (pt)
EP (1) EP1751023B1 (pt)
JP (1) JP2007532427A (pt)
CN (1) CN100522757C (pt)
BR (1) BRPI0509860B1 (pt)
DE (1) DE602005003940T2 (pt)
ES (1) ES2296182T3 (pt)
FR (1) FR2869023B1 (pt)
WO (1) WO2005105598A1 (pt)

Families Citing this family (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE602008002613D1 (de) * 2007-03-08 2010-11-04 Tokuyama Dental Corp Behälter
FR2933961B1 (fr) * 2008-07-16 2013-06-21 Valois Sas Dispositif applicateur de produit fluide.
JP2011045704A (ja) * 2009-07-27 2011-03-10 Fujimori Kogyo Co Ltd 塗布具収容パウチ
US8444019B2 (en) 2009-08-07 2013-05-21 Ecolab Usa Inc. Wipe and seal product pump
US8845620B2 (en) * 2010-03-16 2014-09-30 Adapta Medical, Inc. Catheter reservoir seals
CZ304079B6 (cs) * 2011-06-23 2013-10-02 Gascontrol, Spolecnost S R.O. Energetický systém vyuzívající spojení generátoru vodíku a kyslíku se systémem plynové mikroturbíny v kombinaci s organickým Rankinovým cyklem
USD716655S1 (en) 2012-02-13 2014-11-04 Nine West Development Llc Applicator
FR2999540B1 (fr) * 2012-12-14 2015-12-18 Aptar France Sas Dispositif applicateur de produit fluide.
FR2999541B1 (fr) * 2012-12-14 2015-01-02 Aptar France Sas Dispositif applicateur de produit fluide.
FR3006157B1 (fr) * 2013-05-28 2016-08-05 Chanel Parfums Beaute Dispositif de produit cosmetique comprenant un flacon et un produit transparents
FR3051642B1 (fr) * 2016-05-27 2020-05-15 L'oreal Applicateur de produit cosmetique articule et ensemble de conditionnement et d'application associe
US10179678B2 (en) * 2017-04-26 2019-01-15 The Hartz Mountain Corporation Applicator with breakaway cap
IT201700062575A1 (it) * 2017-06-07 2018-12-07 Lameplast Spa Contenitore, particolarmente per prodotti medicali, farmaceutici, cosmetici, alimentari o simili
AU201812717S (en) * 2017-12-29 2018-06-12 Dior Christian Parfums Perfume bottle
BR112021007326A2 (pt) * 2018-11-07 2021-07-20 L'oreal dispositivo para acondicionar e dispensar um produto que tem um membro de coleta integrado
FR3090291B1 (fr) * 2018-12-19 2021-04-16 Oreal Dispositif de conditionnement d’un produit cosmétique

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE491938C (de) * 1928-01-17 1930-02-17 Georg Schaper Behaelter zur Entnahme von Fluessigkeiten in gleichen geringen Mengen
GB735815A (en) * 1953-07-02 1955-08-31 Ibbetson & Co Ltd A Improvements relating to capsule-like closures for jars, bottles and the like
US4410096A (en) * 1980-04-23 1983-10-18 Nypro Inc. Integral cap and container
US4712936A (en) * 1981-06-26 1987-12-15 Milton Kessler One-piece cap and brush and method of forming it
US4732287A (en) * 1986-11-17 1988-03-22 R.J.S. Industries, Inc. Container and applicator for fluids
US4952204A (en) * 1988-08-10 1990-08-28 Gam-Med Packaging Corporation Dry handle swab assembly and unit
US6192569B1 (en) * 1996-04-22 2001-02-27 Cebal Sa Process for manufacture of a top for a container with a detachable cover reusable as a cap
FR2753058B1 (fr) * 1996-09-10 1998-10-16 Oreal Ensemble d'application de produit liquide ou semi liquide
US6186689B1 (en) * 1998-08-13 2001-02-13 Charles Chang Cosmetic container having a clean corkage insert
GB0220448D0 (en) * 2002-09-04 2002-10-09 Eggleden John A Fluid dispenser

Also Published As

Publication number Publication date
FR2869023B1 (fr) 2007-09-14
CN1976846A (zh) 2007-06-06
US7695209B2 (en) 2010-04-13
US20090014480A1 (en) 2009-01-15
ES2296182T3 (es) 2008-04-16
JP2007532427A (ja) 2007-11-15
FR2869023A1 (fr) 2005-10-21
EP1751023A1 (fr) 2007-02-14
CN100522757C (zh) 2009-08-05
EP1751023B1 (fr) 2007-12-19
DE602005003940D1 (de) 2008-01-31
WO2005105598A1 (fr) 2005-11-10
DE602005003940T2 (de) 2008-12-18
BRPI0509860A (pt) 2007-10-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0509860B1 (pt) bujão para gargalo de reservatório de produto fluido
US8448830B2 (en) Method of opening an ampoule
BRPI0915914A2 (pt) dispositivo aplicador de produto fluido
BR112013014188B1 (pt) dispositivo para embalar um produto cosmético
BRPI0502864B1 (pt) aplicador de fluido cosmético
CZ2001998A3 (cs) Dávkovací systém ukládacího kontejneru s uzávěrem
BRPI0613936B1 (pt) Tampa distribuidora e produto para pulverização
ES2890802T3 (es) Cierre de dispensación
ES2401969T3 (es) Una botella con una tapa segura
ES2641529T3 (es) Cierre de dispensación, recipiente con un cierre de dispensación y método para fabricar un cierre de dispensación
WO2016000054A1 (pt) Mecanismo valvulado com ponteira aplicadora para embalagens de cosméticos
ES2671192T3 (es) Cierre de recipiente
BR112018005748B1 (pt) Recipiente, bico de frasco e peça de inserção
JP2008510660A (ja) 回転可能なカラーにより移動する封止部を有するキャップ及び塗布面を有するレセプタクル
US2757824A (en) Dispensing closure for receptacles
ES2285375T3 (es) Conjunto para el acondicionamiento y la aplicacion de un producto fluido.
US8651305B1 (en) Reclosable container closure
ES2811898T3 (es) Dispositivo de envasado con apertura mejorada
BRPI0710392A2 (pt) fecho do gargalo composto por um gargalo hermeticamente fechado e tampa para abertura
PT92787B (pt) Distribuidor de produto cremoso ou pastoso com abertura central da tampa por rotacao
KR20210000817U (ko) 스포이드 형 화장품 용기
JP4449412B2 (ja) 定量注出塗布容器
ES1294792U (es) Tapón de cierre articulado anti-salpicaduras
WO2013113079A1 (pt) Válvula com trava para embalagens de produtos fluidos
KR200417215Y1 (ko) 개폐가 편리한 포장용기

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: APTAR FRANCE SAS (FR)

B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: APTAR FRANCE SAS (FR)

B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 15A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: MANUTENCAO DA EXTINCAO - ART. 78 INCISO IV DA LPI