BRPI0507110B1 - instrumento auto-ajustável - Google Patents

instrumento auto-ajustável Download PDF

Info

Publication number
BRPI0507110B1
BRPI0507110B1 BRPI0507110A BRPI0507110A BRPI0507110B1 BR PI0507110 B1 BRPI0507110 B1 BR PI0507110B1 BR PI0507110 A BRPI0507110 A BR PI0507110A BR PI0507110 A BRPI0507110 A BR PI0507110A BR PI0507110 B1 BRPI0507110 B1 BR PI0507110B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
instrument
channel
self
shape
instrument according
Prior art date
Application number
BRPI0507110A
Other languages
English (en)
Inventor
Amir Meir Zilbershtain
Ehud Teperovich
Rephael Hof
Original Assignee
Redent Nova Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Redent Nova Ltd filed Critical Redent Nova Ltd
Publication of BRPI0507110A publication Critical patent/BRPI0507110A/pt
Publication of BRPI0507110B1 publication Critical patent/BRPI0507110B1/pt
Publication of BRPI0507110B8 publication Critical patent/BRPI0507110B8/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61CDENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
    • A61C3/00Dental tools or instruments
    • A61C3/02Tooth drilling or cutting instruments; Instruments acting like a sandblast machine
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61CDENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
    • A61C5/00Filling or capping teeth
    • A61C5/40Implements for surgical treatment of the roots or nerves of the teeth; Nerve needles; Methods or instruments for medication of the roots
    • A61C5/42Files for root canals; Handgrips or guiding means therefor

Abstract

instrumento auto-ajustável. a presente invenção refere-se a um instrumento de limpeza e/ou formação e/ou alargamento de um canal que existe em ou através de um objeto sólido. a configuração do instrumento, do superelástico e das propriedades de memória de formato do material a partir do qual o mesmo é produzido, permitem um volume interno encerrado pelo instrumento, o seu contorno externo, ou ambas as mudanças como um resultado das forças exercidas sobre o mesmo enquanto está trabalhando, desta maneira conformando o instrumento ao contorno tridimensional do canal. uma modalidade preferida do instrumento é uma lima endodôntica para uso de limpeza, formação e alargamento nos estágios do procedimento do canal de raiz.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "INSTRUMENTO AUTO-AJUSTÁVEL".
Campo da Invenção A presente invenção refere-se ao campo de instrumentos. Especificamente a presente invenção refere-se a um instrumento para a limpeza e/ou a formação e/ou o alargamento de um canal, que existe em ou através de um objeto sólido.
Antecedentes da Invenção Publicações e outros materiais de referência aqui referidos, incluindo as referências aqui citadas, se encontram aqui incorporadas por referência em sua totalidade e são numericamente referenciadas no texto a seguir e respectivamente agrupados na bibliografia anexa que precede imediatamente as reivindicações. Há diversas situações nas quais é necessário o uso de um instrumento para a limpeza e/ou a formação e/ou o alargamento de um canal que existe ou que passa através de um objeto sólido. Um dos melhores e-xemplos ilustrativos do problema e dos inconvenientes da técnica anterior é relativo ao campo de instrumentos dentários, em específico os procedimentos de canal de raiz. O procedimento de canal de raiz é uma das tarefas que mais exigem esforço da parte do cirurgião dentista. O tratamento de canal de raiz consiste em dois estágios: (a) a formação, a limpeza e o alargamento do canal de raiz e (b) a obturação do espaço do canal. O primeiro estágio tem por objetivo remover todos os tecidos remanescentes, formar o espaço do canal e desinfetá-lo, enquanto o segundo estágio tem por objetivo o canal da raiz e evitar a sua recontaminação. A falha em alcançar qualquer um dos referidos objetivos resulta em periodontite apical persistente - associada com reabsorção óssea periapical e supuração crônica ou ocasional.
No caso mais simples, no qual é relativamente reto e apresenta uma seção transversal circular reiativamente uniforme, o trabalho é realizado ao se iniciar com um instrumento de pequeno diâmetro (conhecida como uma lima dental) e substituir o mesmo com uma série de limas de diâmetros cada vez maiores até que o diâmetro final desejado do canal seja alcançado.
Se o canal não for reto, o uso de limas de aço inoxidável convencionais mais provavelmente irá resultar em uma pobre qualidade de tratamento. Em casos onde a curvatura é bastante acentuada, limas de liga de níquel titânio são capazes de se adaptar à curvatura longitudinal do canal; alcançando assim melhores resultados; entretanto as limas de liga de níquel titânio existentes não se adaptam às mudanças de formato ou de diâmetro do canal, portanto, uma série de limas deve ser usada para limpar o canal como é o caso com as limas de aço inoxidável. Ainda, o uso de qualquer tipo de lima existente no canal dotado de seção transversal não uniforme ou não circular resulta em um canal que ou não é completamente limpo ou em um dotado de uma seção transversal circular, o diâmetro uniforme do qual é pelo menos tão largo quando a largura máxima do canal original. A anatomia de um dente é mostrada na Figura 1. Topografica-mente, o dente 1 é dividido em duas seções. A coroa 2, coberta pelo esmalte 4, é a parte visível do dente. A raiz 3 está abaixo das gengivas e ancora o dente no lugar no osso mandibular. No interior da dentina 6, que compreende a massa principal do dente, está localizada a câmara da polpa 5 e um ou mais canais de raiz 7, ambos os quais são preenchidos com a polpa 8.
As Figuras 2a a 2C ilustram as etapas principais do procedimento de canal de raiz. Na primeira etapa (mostrada na Figura 2A) parte da coroa é removida e a polpa é limpa da câmara da polpa. Na segunda etapa (Figura 2B) as aberturas dos canais de raiz são ampliadas. Então (Figura 2C) o sistema de canal é formado, limpo e ampliado, removendo todas as partículas de polpa e infecção. Em uma etapa final (não mostradas nas Figuras) os canais de raiz limpos e desinfetados são obturados.
Falhas endodônticas são mais comuns do que se têm conhecimento. Os coeficientes de sucesso comumente cotados se baseiam princi-palmente em estudos realizados em institutos de ensino e/ou por endodon-tistas. Entretanto, pesquisas realizadas junto ao público geral indicaram que em associação em cerca de 58% dos dentes tratados por endodontia uma lesão periapical foi evidente (1).
Isto representa, mais provavelmente, uma pobre qualidade do tratamento (1); entretanto, pocíe também representar uma falha básica na abordagem comum do tratamento de canal de raiz. Os canais de raízes são em geral percebidos como dotados de diâmetro que se afunila gradualmente com uma seção transversal arredondada {Figura 3A). Isto pode ser verdadeiro para muitos dentes anteriores superiores; entretanto, está longe da realidade em diversos dos bicúspides e molares. Nos referidos dentes, canais de raízes em forma de fita, com uma seção transversal plana (Figura 3B), são comuns (2). A dimensão plana dos referidos canais se encontra no plano buço-lingual, que não é observado na radiografia, e em geral apresenta a sua largura máxima em 5 mm a partir do ápice. A referida anatomia é em especial pronunciada na segunda bicúspide superior, em raízes distais dos molares inferiores, assim como em diversos caninos e incisivos inferiores. Ademais, os canais com uma seção transversal em forma de gota (Figura 3C) são comuns em raízes que apresentam dois canais, tais como as raízes mesiais dos moiares inferiores e aquelas dos primeiros bicúspides superiores assim como em diversas raízes mesio-bucais dos molares superiores. O fato de que todas as referidas variações anatômicas não serem vistas em uma radiografia periapical regular é uma das razões do conceito errôneo comum e apresenta o maior obstáculo em se alcançar o objetivo de um tratamento endodôntico de alta qualidade. A abordagem tradicional comum para a limpeza, alargamento e formação dos canais de raízes utiliza limas manuais dotadas de seções transversais arredondadas e um formado cilíndrico-cônico padronizado. O uso sequencial de iimas de diâmetro crescente, com lavagem intermitente com solução antisséptica, resulta em um canal no qual um cone guta-percha cilíndrico-cônico pode intimamente ser encaixado em uma parte apical do canal e usado como o "cone mestre". Com o selante do tipo de pasta adequado e os cones acessórios, se espera selar a parte apical do canal. Os procedimentos comuns de limpeza, alargamento e formação são projetados para se adaptar à parte apical dos canais de raízes para formar os referidos cones mestres padronizados. O referido conceito comum se baseia na imagem do canal de raiz que apresenta uma seção transversa! arredondada, que pode graduai-mente ser ampliada por limas arredondadas ao formato do cone mestre padronizado. Embora adequado para os dentes anteriores, quando aplicado em muitos canais de raízes posteriores, a referida abordagem pode com fre-qüência conduzir a falhas. Limpeza, alargamento e formação de um canal de raiz plana com limas arredondadas, com frequência irá deixar uma reentrância bucal e/ou lingual remanescente ao longo do preenchimento do canal da raiz, intocados e cheios de tecidos remanescentes, bactérias ou ambos (3, 4). De forma inevitável, isto resultará em falha. Estudos recentes indicaram que este problema é muito mais comum do que se pensava (2, 3).
Quando se usa limas de aço inoxidável portáteis tradicionais, algumas das referidas reentrâncias são inevitavelmente apenas parcialmente limpas. Na Figura 4 é mostrado um conjunto de limas K de aço inoxidável. Uma grande experiência é necessária para escolher o comprimento e o diâmetro adequados na medida em que o canal é limpo de cima para baixo. Quando o canal de raiz se curva, é apenas possível seguir a curvatura ao se aumentar o diâmetro do canal. Este problema é ilustrado na Figura 5A. Se a curvatura do canal se tornar maior, em geral próxima do ápice do canal, então uma das duas situações indesejáveis surgem. A primeira, mostrada na Figura 5B, é que o processo é terminado resultando da criação de uma borda no canal e em detritos na parte inferior não tratada do canal. A segunda alternativa, mostrada na Figura 5C, é que o procedimento continua até que a perfuração do dente ocorra, resultando também em um falso canal ou ampliação de ápice. Uma outra grande dificuldade encontrada durante o tratamento de canal de raiz é mostrada na Figura 5D; se uma das limas sólidas se romper e não puder ser removida, uma ocorrência relativamente frequente, então o tratamento do canal da raiz falha e o dente é em geral removido.
Os instrumentos portáteis de aço inoxidável estão gradualmente sendo substituídos por limas giratórias de níquel titânio. Como no caso das limas K, as limas giratórias de níquel titânio que conduzem corrente são u-sadas como uma série de instrumentos com diâmetros que são gradualmente aumentados mas, diferente das limas de aço inoxidável, são capazes de adaptar-se longitudinalmente ao formato do canal. As limas giratórias de níquel titânio são mais eficientes e permitem que o operador complete um caso em um tempo relativamente curto. Infelizmente, a eficácia tem seu preço: o canal preparado é de uma seção transversal arredondada perfeita e a limpeza das reentrâncias nos canais planos e em forma de gota não é realizada. O reconhecimento dos problemas acima levou algumas autoridades profissionais a considerar uma ampliação da parte apical dos canais, a um diâmetro que incluiria as partes planas restantes. A preparação de um canal de raiz ao se ampliar canais de raízes dotados de seções transversais em formato de gota, plano, ou arredondado é mostrada em forma esquemá-tica nas Figuras 6A, 6B e 6C, respectivamente. A referida ampliação não pode ser realizada com segurança nos canais de raízes encurvados com instrumentos de aço inoxidável tradicionais em virtude da rigidez dos mesmos (3). As limas de níquel titânio produzidas tornaram possível a ampliação dos canais encurvados em uma raiz mesial de um molar inferior para aceitar um cone mestre guta-percha de número 45-50. No entanto, a referida abordagem apresenta dois inconvenientes: pode com freqüência levar ou a um adelgaçamento local excessivo indesejado da parede do canal de raiz restante (2) ou ao uso de um preenchimento de canal de raiz de cone simples em um terceiro apical do canal. O primeiro pode conduzir a uma maior freqüência de fraturas verticais de raiz, enquanto o segundo foi descartado há muito tempo por sua capacidade de vedação inferior. Ademais, em muitos casos o diâmetro necessário para de fato incluir as reentrâncias é tão grande que provocará a perfuração da parede do canal (2) (ver Figura 6B e Figura 6C). O item de limpar, alargar, formar e obturar os canais de raízes com seções transversais não arredondadas não apresenta uma solução a-dequada e eficaz.
Portanto, é um objetivo da presente invenção proporcionar um instrumento que seja capaz de carregar seu volume interior, contorno ou ambos durante o uso na limpeza e/ou formação e/ou alargamento do canal, existindo ou através de um objeto sólido, de modo a se conformar ao contor- no tridimensional do canal. É um outro objetivo da presente invenção proporcionar um fio endodôntico que seja capaz de limpar e formar e alargar canais de raízes dotados de seções transversais circulares e/ou não circulares. É um outro objetivo da presente invenção proporcionar um fio endodôntico cujos contornos variam durante o uso permitindo assim o uso de uma única lima para todo um procedimento de canal de raiz. É ainda um outro objetivo da presente invenção proporcionar um instrumento endodôntico que é suficientemente flexível para permitir que o mesmo se adapte longitudinalmente à curvatura do canal de raiz até a sua extremidade apical. É ainda um outro objetivo da presente invenção proporcionar um instrumento endodôntico através do qual uma solução antisséptica possa fluir continuamente para dentro do canal de raiz enquanto ainda trabalhando. É ainda um outro objetivo da presente invenção proporcionar um fio endodôntico que seja dotado de uma maior tolerância e resistência do que os instrumentos existentes usados para realizar os tratamentos de canal de raiz. É ainda um outro objetivo da presente invenção proporcionar uma lima endodôntica que necessite significantemente de menos tempo para realizar os tratamentos de canal de raiz do que os instrumentos existentes. É ainda um objetivo adicional da presente invenção proporcionar um instrumento endodôntico que seja significativamente mais fácil de usar e seja dotado de uma curva de aprendizado significativamente mais curta do que a dos instrumentos existentes para realizar os tratamentos de canal de raiz, Objetivos e vantagens adicionais da presente invenção aparecerão na medida em que a descrição prossegue.
Sumário da Invenção A presente invenção pode ser realizada em diversas modalidades diferentes e apresenta aplicações em muitos campos nos quais seja ne- cessário limpar e/ou formar e/ou ampliar um canal, existente em ou através de um objeto sólido. Exemplos das referidas aplicações podem ser encontrados, por exemplo, em campos amplamente diferentes como perfuração de petróleo, cirurgia odontológica, e usinagem de material. De modo a melhor ilustrar as muitas vantagens do instrumento da presente invenção com relação aos instrumentos existentes, uma modalidade específica da invenção para uso em tratamento de um canal de raiz de dente, uma das aplicações que exigem mais esforço para os instrumentos do referido tipo, foi escolhida como um exemplo ilustrativo e não limitante a ser aqui descrito. A modalidade preferida do instrumento endodôntico da presente invenção, conhecida aqui como SAF (lima aufo-ajustável) é um instrumento de níquel titânio de uma única configuração de auto-ajuste. O SAF apresenta uma seção transversal arredondada original para a qual sempre tenta retornar em consequência de propriedades superelásticas que são proporcionadas ao mesmo. Simultaneamente, a referida propriedade combinada com sua geometria única proporciona à mesma uma extrema capacidade de a-daptação de si mesma ao formato das paredes do canal. Quando inserida em um canal estreito a mesma adotará um contorno mais estreito do que o seu original, que irá gradualmente aumentar com o uso, permitindo assim ser usado como um único instrumento para o procedimento total de canal de raiz. Ao mover o instrumento da invenção no canal de raiz, de forma preferida ao girar o instrumento mas opcionalmente ao mover o mesmo para frente e para trás em uma direção essenciai paralela ao eixo geométrico longitudinal do canal ou ao fazer com que o mesmo vibre, resultará na remoção de uma camada de todas as superfícies internas do canal, às quais o mesmo se adapta, enquanto tenta gradualmente retomar ao seu formato arredondado original. O instrumento irá assim realizar uma formação, alargamento e limpeza ideais, sem o adelgaçamento localizado indesejado da parede da raiz. A configuração única do instrumento permite que o mesmo se adapte não só longitudinalmente mas também em seção transversal e assim siga o formato tridimensional original do canal de raiz. Assim, o canal com a seção transversal arredondada será ampliado como arredondado, enquanto um canal plano será ampliado como um canal plano de maiores dimensões. Mesmo os canais mais problemáticos, aqueles com uma seção transversal em formato de gota, irão manter essencialmente o seu formato original. A-demais, a configuração do instrumento permite com que o mesmo alcance diferentes formatos e dimensões ao longo do comprimento do canal, desta maneira permitindo uma limpeza eficaz de todo o canal sem o alargamento excessivo das paredes do canal. O método da técnica anterior de alargar amplamente os canais de raízes de modo a incluir no diâmetro dos mesmos as reentrâncias planas ou em forma de gota é assim eliminado.
Em virtude da configuração especial aberta e/ou oca, uma solução antisséptica pode fluir continuamente para dentro do canal de raiz durante o trabalho, economizando assim um tempo valioso e aprimorando os procedimentos de debridamento e desinfecção. O fluxo constante aumenta também a eficácia do preenchimento e evita entupimento do canal com lama de dentina e detritos. A configuração estrutural da lima de auto-ajuste da presente invenção permite elasticidade de topo. No caso extremo de um instrumento falhar e de rompimento no interior do canal, extratores especialmente projetados podem ser usados para remover a parte separada da SAF, independente de em que posição ou profundidade se encontre a parte quebrada no canal de raiz.
Em um primeiro aspecto, a presente invenção proporciona um instrumento para limpar e/ou formar e/ou alargar um canal que existe em ou através de um objeto sólido. O instrumento da presente invenção é caracterizado em que o seu volume interno, contorno ou ambos mudam durante o uso de modo a conformar o mesmo ao contorno tridimensional do referido canal. Em particular o formato do perímetro do instrumento se ajusta durante o uso para se conformar ao perímetro da seção transversal local do canal em cada plano radiai localizado ao longo do comprimento do instrumento que é inserido no canal. O instrumento da presente invenção pode ser produzido a partir de um material superelástico e um material que é ou que foi tratado para proporcionar ao mesmo propriedades de memória de formato. Em uma modalidade preferida o instrumento da presente invenção é produzido a partir de uma liga de níquel titânio.
De forma preferida um único instrumento é inserido no canal e usado para todo o procedimento de limpeza e/ou formação e/ou alargamento do canal antes de ser retirado. Em algumas aplicações, mais de uma lima é usada para limpar, e/ou formar e/ou alargar o canal. Se o instrumento se quebrar dentro do canal, a peça quebrada pode ser retirada sem dano ao objeto que contém o canal.
Em uma modalidade preferida da presente invenção, o seu corpo é compreendido de um ou mais elementos longitudinais e um ou mais elementos circunferenciais. Os elementos longitudinais e circunferenciais podem apresentar um formato tridimensional escolhido a partir do grupo compreendendo: elementos de formato de lâmina, formato de prisma poligonal, formato de haste, formato curvo, e formato arredondado. O formato de seção transversal dos elementos longitudinais e circunferenciais pode ser escolhido a partir do grupo compreendendo: formatos poligonais, arredondados e curvos. Os elementos longitudinais e os elementos circunferenciais podem ser retilíneos ou encurvados. Em uma modalidade preferida, o número de elementos longitudinais é pelo menos um, e os elementos circunferenciais são distribuídos ao longo do eixo geométrico longitudinal do referido instrumento. Em uma outra modalidade, o número de elementos longitudinais é de pelo menos um e os elementos circunferenciais são distribuídos ao longo do eixo geométrico longitudinal do instrumento. Os elementos circunferenciais em um determinado plano radial definem um formato de seção transversal local do instrumento.
Em uma modalidade preferida do instrumento da presente invenção, os elementos longitudinais e circunferenciais definem um formato tridimensional do instrumento. O referido formato sendo aquele do corpo com um espaço vazio que circunda o eixo geométrico longitudinal e ligado radialmente por uma parede dotada de uma estrutura similar a uma treliça aberta.
Em modalidades preferidas do instrumento da invenção, pelo menos uma parte da superfície externa do instrumento é construída ou modificada de uma tal forma a permitir que o instrumento remova material a partir da parede do canal quando um movimento relativo ocorre entre o mesmo e a parede. O movimento relativo pode ser rotacional, translacional, vibracional ou uma combinação de dois ou mais dos três tipos de movimento. Em uma modalidade, pelo menos parte da superfície externa do instrumento é revestida com um revestimento de um material abrasivo, o que pode ser, por e-xemplo, pó de diamante, nitreto de titânio, ou carbureto de tungstênio. Em outras modalidades, pelo menos parte da superfície externa do instrumento da invenção é tornada áspera, compreende diversos pequenos dentes ou compreende uma borda de corte.
De forma preferida, o fluido pode fluir para dentro do canal e/ou detritos resultantes da limpeza e/ou formação e/ou alargamento podem ser removidos a partir do canal, enquanto o instrumento da invenção é inserido e trabalhando no canal. O fluido pode fluir e/ou os detritos podem ser removidos por meio do interior do instrumento e/ou em outras modalidades, por meio do espaço entre a parede do canal e a superfície externa do instrumento.
Em modalidades preferidas do instrumento da invenção, uma quantidade uniforme de material é removida a partir da parede do canal, ao longo de todo o comprimento de inserção no canal, durante o procedimento de limpeza e/ou formação e/ou alargamento do canal. Em outras modalidades, o instrumento pode ser construído de modo que diferentes quantidades de material sejam removidas a partir da parede do canal em diferentes locais ao longo do comprimento de inserção do instrumento. O instrumento da invenção pode ser inserido no canal de modo que o mesmo passa através de todo o comprimento ou por apenas uma porção de todo o comprimento do canal.
Em modalidades preferidas do instrumento da presente invenção, o formato de seção transversal do canal, ao longo do comprimento de inserção do instrumento, é essencialmente o mesmo após o procedimento de limpeza e/ou formação e/ou alargamento do cana!, como estava antes do procedimento.
Outra modalidade do instrumento da invenção compreende um balão longo e estreito, que é inserido no canal e então inflado.
Modalidades preferidas do instrumento da invenção são limas endodônticas. No referido caso, o canai é um canal de raiz e limpeza e/ou formação e/ou alargamento do canal compreende o estágio de limpeza, formação e alargamento do procedimento de canal de raiz.
Em um outro aspecto, a presente invenção fornece um método de uso do instrumento da invenção para limpeza e/ou formação e/ou alargamento do canal que existe em ou através de um objeto sólido. O método compreende as etapas a seguir: - inserir o instrumento no canal; - promover um movimento relativo entre o instrumento e a parede do canal; - opcionalmente, remover os detritos resultantes da limpeza e/ou formação e/ou alargamento do canal enquanto o movimento relativo ocorre; - opcionalmente, fazer com que o fluido flua no canal enquanto o movimento relativo ocorre, e - remover o instrumento do canal quando a limpeza e/ou formação e/ou alargamento tenham sido concluídos.
No caso em que o instrumento da invenção seja uma lima endo-dôntica, o método de limpeza e/ou formação e/ou alargamento de um canal de raiz compreende as etapas a seguir: - inserir a lima no canal de raiz; - fazer com que a lima se mova com relação à parede do canal de raiz; - opcionalmente, remover os detritos resultantes da limpeza e/ou formação e/ou alargamento do canal de raiz enquanto a lima se move com relação à parede do canal de raiz; - opcionalmente, fazer com que fluido flua dentro do canal de raiz enquanto a lima se move com relação às paredes do canal de raiz; e - remover a lima do canal de raiz quando a limpeza, formação e alargamento tiverem sido concluídos.
Todas as características e vantagens acima assim como outras da invenção serão melhor entendidas através da descrição ilustrativa e não limitante a seguir das modalidades preferidas da mesma, com referência aos desenhos anexos.
Breve Descrição dos Desenhos A Figura 1 mostra a anatomia de um dente;
As Figuras 2A a 2C mostram as etapas principais do procedimento de canal de raiz;
As Figuras 3a a 3C mostram os canais de raiz dotados de diferentes formatos de seção transversal; A Figura 4 mostra um conjunto de limas K de aço inoxidável;
As Figuras 5A a 5D mostram alguns dos problemas encontrados com o uso das limas da técnica anterior para realizar os tratamentos de canal de raiz;
As Figuras 6A a 6C mostram os estágios, de acordo com a técnica anterior, na preparação de canais de raízes dotados de diferentes formatos de seção transversal;
As Figuras 7A, 7B e 7C são respectivamente vistas em perspectiva, dianteira e achatada do instrumento da invenção;
As Figuras 8A e 8B mostram vistas em seção transversal do instrumento da invenção antes de ser inserido no canal de raiz e dentro de um canal em forma de gota, respectivamente;
As Figuras 9A, 9B e 9C mostram de forma esquemática a preparação de um canal de raiz usando o instrumento auto-ajustável da presente invenção, para canais de raízes dotados de seção transversal arredondada, plana e em forma de gota respectivamente; A Figura 10 mostra como o instrumento da invenção adapta o seu formato na medida em que é inserido na extremidade apical do canal de raiz; e As Figuras 11A a 11F mostram seções transversais dos exem- pios de diferentes modalidades do instrumento da presente invenção. Descrição Detalhada das Modalidades Preferidas Em geral, os canais a serem alargados e/ou limpos e/ou formados pelo instrumento da invenção são relativamente longos e estreitos. Os referidos canais serão descritos aqui abaixo em termos de um "eixo geométrico longitudinal" simples, que é a linha definida pelo local dos pontos centrais do canal ao longo de seu comprimento e uma multiplicidade de "eixos geométricos radiais" onde cada um dos referidos eixos geométricos radiais é definido por uma linha que se origina em um ponto no eixo geométrico longitudinal e perpendicular ao eixo geométrico longitudinal no referido ponto. A rotação de um determinado eixo geométrico radial em torno de sua origem define o "plano radial" localizado. A direção essencialmente paralela da direção longitudinal será conhecida como a "direção longitudinal" e a direção essencialmente paralela a um dos eixos geométricos radiais será conhecida como a "direção radia!". Pelo fato do instrumento da invenção se conformar ao formato do canal, uma terminologia similar será usada para descrever os eixos geométricos principais do instrumento. O instrumento da invenção pode ser inserido completamente na extremidade do canal ou apenas parcialmente no canal, em cujo caso apenas parte do canal será ampliado e/ou formado e/ou limpo. O comprimento do instrumento que é inserido no canal é conhecido como o "comprimento de inserção" cujo termo indica também a profundidade do canal que é trabalhado pelo instrumento.
Como um exemplo ilustrativo mas não limitante do instrumento da invenção, modalidades de uma lima endodôntica para realizar os tratamentos de canal serão descrito aqui abaixo. A modalidade preferida do instrumento endodôntico da invenção conhecido aqui como SAF (lima auto-ajustável) é um instrumento de níquel titânio rotatório de uma configuração única. Embora as limas giratórias que conduzem corrente devam ser usadas como uma série de instrumentos com diâmetros gradualmente crescentes, o SAF é usado como um instrumento único para um procedimento total. Quando inserido em um canal estreito, cujo diâmetro nominal é inferior ao seu próprio diâmetro, o instrumento é comprimido, sua propriedade superelásíica permitindo que o mesmo adapte a si mesmo ao formato de seção transversal das paredes do canal em cada plano radial ao longo do eixo longitudinal do canal. Ao girar no canal o mesmo remove tecido e detritos a partir do canal e das paredes do canal. Na medida em que os detritos são removidos da parede do canal, a propriedade superelástica do SAF faz com que o mesmo gradualmente se expanda com o tempo na direção radial enquanto mantém continuamente contato com a parede do canal em cada ponto. Assim, o material é uniformemente removido das paredes dentinais do canal até que o diâmetro nominal desejado seja alcançado.
Uma modalidade preferida do SAF é mostrada respectivamente em vistas em perspectiva, dianteira ou achatada nas Figuras 7A, 7B, e 7C. O SAF 10 é produzido a partir de uma liga de níquel titânio (nitinol) e originalmente é dado um formato cilíndrico. As paredes da extremidade superior, a porção de pescoço 12, são sólidas e são pegas ou pela peça manual dental ou são fixadas a uma haste para uso manual. A parte principal da porção de corpo do SAF é uma estrutura aberta em forma de treliça produzida a partir de elementos longitudinais 14, que percorrem ao longo do comprimento do instrumento a partir do pescoço para a ponta 16 e elementos circunfe-renciais curtos 18 que conectam os elementos longitudinais adjacentes. Na modalidade preferida mostrada nas Figuras, há quatro elementos longitudinais e os elementos circunferenciais, em seu estado não formado são arcos de um círculo. Em um plano radial contendo os elementos circunferenciais, os elementos circunferenciais que se encontram naquele plano, definem o formato de seção transversa! naquele plano. Ambos os elementos longitudinais e circunferenciais apresentam uma seção transversal em forma de lâmina retangular. Após a fabricação, o cilindro de nitinol é restrito em um molde e tratado a quente para proporcionar ao mesmo propriedade de memória enquanto muda o seu formato para cilíndrico cônico.
As superfícies do instrumento da presente invenção que estão em contato com as paredes do canal são tratadas de alguma maneira para permitir que as mesmas removam o material a partir das paredes na medida em que o instrumento gira. Um tratamento possível é de se revestir as superfícies com um material abrasivo tal como, por exemplo, pó de diamante, nitreto de titânio, e carbureto de tungstênio, que removerão dentina a partir do canal por fricção na medida em que o SAF é girado, limpando assim e ampliando o lado de dentro da raiz do canal. Em outras modalidades, as superfícies em contato com a parede do canal podem ser fabricadas com superfícies ásperas que compreendem, por exemplo, numerosos dentes pequenos como em uma lima ou um elemento de raspagem. Altemativamente, as referidas superfícies podem compreender uma borda de corte similar à borda em uma ponta de broca. Em algumas modalidades do instrumento da presente invenção, as superfícies em contato com a parede do canal podem ser reíativamente lisas e uma pasta abrasiva pode ser introduzida no canal a ser aprisionado entre o instrumento e a parede. O material raspado a partir da parede do canal passa através de aberturas na estrutura de treliça do corpo do SAF dentro do orifício interno a partir do qual pode ser facilmente removido por meio de enxágue ou sucção sem interromper a rotação do instrumento ou retirar o mesmo do canal. Em outras modalidades os detritos podem ser removidos por meio do espaço entre a parede do canal e o instrumento. A configuração permite que os fluidos, tais como solução antísséptica ou salina, fluam contínuamente para dentro da raiz do canal, seja através do centro do instrumento ou entre a superfície externa do instrumento e a parede do canal, enquanto o instrumento está trabalhando economizando assim um tempo precioso e aprimorando a retirada de resíduos e os procedimentos de infusão. O fluxo constante ainda aumenta a eficácia da limagem e evita o entupimento do canal com lama de dentina e detritos. Outra vantagem da estrutura oca do SAF é que no caso extremo de falha do instrumento e de rompimento dentro do canal, a parte separada do instrumento da invenção pode ser removida com facilidade e segurança, usando em especial extratores projetados, independente da posição da peça rompida do instrumento dentro do canal de raiz.
Após a parte de coroa ser removida e a polpa ser limpa da câ- mara da polpa, e um acesso suficiente ao canal ser obtido pelo SAF ser inserido no canai de raiz. Na medida em que o instrumento é empurrado para dentro do canal, a sua superelasticidade permite que o mesmo seja guiado à extremidade apical do canal de raiz ao seguir o trajeto de menos resistência (através da polpa em vez da dentina mais rígida). Limas de níquel titânio da técnica anterior podem também se adaptar ao formato do canal longitudinalmente mas são incapazes de mudar seu volume e contorno como pode o SAF. Ademais, a estrutura sólida das limas da técnica anterior as tornam menos flexíveis do que a estrutura oca em forma de treliça SAF. Na Figura 10 como mostrado o SAF adapta o seu formato na medida em que é inserido na extremidade apical do canal de raiz. O instrumento é agora movido com relação às paredes do canal de raiz de modo a realizar o processo de limpeza, alargamento e formação. O movimento pode ser longitudinal, isto é, o instrumento pode ser movido para cima e para baixo no canal, rotacional; vibracional, isto é, o instrumento pode vibrar ao conectar o mesmo, por exemplo, a um transdutor ultrassônico ou por uma combinação dos referidos movimentos. Em uma modalidade preferida da invenção, o SAF é girado, ou seja, manualmente ou por meio de uma peça manual dental. Na medida em que o instrumento gira, a propriedade superelástica do SAF mantém seus elementos pressionados contra a parede do canal de raiz em todos os planos radiais ao longo do comprimento do instrumento.
As Figuras 8A e 8B mostram vistas em seção transversal do instrumento da presente invenção do lado de fora e de dentro de um canal de raiz em formato de gota respectivamente. As vistas em seção transversal mostradas nas Figuras 8A e 8B se encontram em planos radiais onde cada um dos referidos planos radiais está localizado em e contém um único conjunto de elementos circunferenciais. Uma vez que o eixo geométrico do SAF essencialmente se encontra no eixo geométrico longitudinal do canal, cada plano intersecta as paredes do canal em ânguios retos. O perímetro do SAF em cada um dos referidos planos é composto de oito segmentos - 14a a 14d, os elementos longitudinais, e 18a a 18d, os elementos circunferenciais. 0 material e a estrutura do SAF apresentam três propriedades que permitem ao mesmo realizar a função desejada. Primeíramente, a superelasticidade da liga faz com que o dispositivo construído a partir da mesma seja extremamente flexível, permitindo com que o mesmo seja deformado e se conformar ao formato do canal na posição na qual está localizado. Segundo, o diâmetro do estado cilíndrico cônico original do instrumento é maior do que o diâmetro do canal. Portanto, a tensão criada na liga pela deformação a partir do contato com as paredes do canal na medida em que o instrumento gira e a propriedade de superelasticidade fazendo com que o instrumento tente retornar ao seu formato original, constantemente empurram os elementos do dispositivo contra a parede interna do canal. A força interna exercida na tentativa deste retorna constantemente para a forma original e empurra os elementos do dispositivo contra a parede interna do canal.
Terceiro, cada elemento produzido a partir da liga superelástica apresenta a propriedade de ser capaz de estirar/tensionar em cerca de 80% a 10% o seu formato original, dependendo da composição exata da liga, permitindo assim que o volume interno do SAF aumente com o tempo e seus elementos permaneçam em constante contato com as paredes, mesmo se o material tiver sendo continuamente removido a partir das mesmas. Na medida em que o instrumento gira cada um dos elementos circunferenciais 18a a 18d muda em comprimento e formato independentemente de outros, assim o instrumento é capaz de se conformar ao formato local da parede do canal. O fato de que a circunferência do instrumento é dividida em quatro elementos, cada um dos quais pode mudar índependentemente o formato, proporciona ao SAF um grau de flexibilidade, uma capacidade de adaptação ao formato do canal de raiz, e a capacidade de se expandir de tamanho que vai muito além daquele das limas existentes. As referidas propriedades podem ser adicionalmente aumentadas ao se construir um instrumento com um número maior de elementos periféricos, entretanto, maior flexibilidade, etc., será obtida por conta da maior resistência do dispositivo.
Assim, no plano mostrado, na medida em que o instrumento gira, o seu formato de seção transversal está constantemente mudando para se conformar ao formato da parede do canal e o comprimento da circunferência do dispositivo naquele plano está constantemente aumentando na medida em que o material é removido da parede. Isto deve ser comparado à situação com as limas existentes nas quais o formato do canal é mudado para se conformar ao formato da lima e as limas devem constantemente ser substituídas por limas de maior diâmetro de modo a limpar, alargar e formar o canal. A descrição dada aqui acima se aplica para cada conjunto sucessivo de elementos circunferenciais localizados em planos radiais diferentes ao longo do comprimento do instrumento. A adaptação do formato local do canal e as mudanças nos contornos e comprimento dos elementos circunferenciais que compreende cada conjunto sucessivo é essencialmente independente de seus vizinhos. O referido comportamento explica como o instrumento da presente invenção pode lidar com a situação comum descrita aqui acima na qual o canal se estreita ao longo da maior parte de seu comprimento e então se torna mais largo próximo da extremidade apical antes de se estreitar de novo. Peto fato do instrumento ser movido (girado) como uma unidade simples, a quantidade de material removido a partir da parede do canal, que depende principalmente em quanto o instrumento é girado, é essencialmente constante ao longo de todo o comprimento da porção do instrumento que é inserido no canal.
Para a maioria dos casos, o desvio do diâmetro do canal de raiz a partir de seu diâmetro médio é tal que o instrumento da invenção pode ser projetado para permitir o uso de um único instrumento para limpar o comprimento total do canal. Nas modalidades preferidas da presente invenção, a superfície externa do instrumento é uniformemente tratada para permitir a remoção do material a partir das paredes, em cujo caso essencialmente a mesma quantidade de material será removida da parede do canal em cada plano radial ao longo de todo o seu comprimento. Entretanto, aqueles versados na técnica saberão como o instrumento pode ser projetado e tratado para permitir uma remoção não uniforme do material em diferentes posições ao longo do comprimento do canal, caso este resultado seja desejado para aplicações específicas. Com base em informações estatísticas referentes às dimensões dos canais de raízes a partir de um grande número de dentes, uma largura nominal simples pode ser determinada para os instrumentos da presente invenção. Entretanto, pode ser preferível se proporcionar instrumentos dotados de diversos diâmetros nominais deferentes, por exemplo, um pequeno diâmetro para um canal estreito e um diâmetro maior para canais mais largos. Em qualquer caso, uma vez que o instrumento de tamanho correto tenha sido selecionado, todo o procedimento de limpeza, alargamento e formação é então realizado usando apenas um instrumento que, uma vez inserido no canal, é apenas retirado no final do procedimento. Deve ser entendido que em alguns casos, o canai a ser trabalhado pelo instrumento da invenção pode apresentar uma seção transversal variável excepcionalmente grande, em cujo caso mais de um instrumento, dotado de diâmetros nominais diferentes, terá que ser usados para formar, alargar e limpar todo o canal. A preparação do canal de raiz usando o instrumento de auto-ajuste da presente invenção é mostrado esquematicamente nas Figuras 9A, 9B e 9C para os canais de raízes dotados de seções transversais arredondada, plana e em forma de gota, respectivamente. As Figuras são uma série de imagens que mostram os estágios de limpeza, formação e alargamento no procedimento. As imagens variam do canal de raiz não tratado à esquerda do canal no final do procedimento à direita. A partir das Figuras, pode ser visto que o SAF giratório remove uma camada relativamente uniforme a partir de todas as superfícies internas da parede do canal e portanto o formato final do canal limpo (imagem direita) é bastante próximo àquele do formato original. A formação e o alargamento são realizados ao se remover uma quantidade mínima da parede do canal e portanto sem promover adelgaça-mento localizado da parede do canal como é o caso da técnica anterior (ver Figura 6B e 6C). Usando o SAF para limpar o canal de raiz, o diâmetro nominal e o formato do canal em cada plano radial ao longo de seu comprimento são preservados. Em outras palavras, o canal formado e limpo não apresenta uma seção transversal essencialmente circular dotada de uma seção transversal uniforme ao longo de seu comprimento, como é o caso com a técnica anterior. A formação, o alargamento e a limpeza do canal de raiz com um instrumento, enquanto enxaguando comum fluxo constante de solução an-tisséptica, pode reduzir de forma significativa o tempo de tratamento. Ademais, a formação e a limpeza do canal de raiz com um instrumento elimina a necessidade do operador seguir gráficos de fluxo complexos e inconvenientes de modo a realizar um único procedimento de tratamento de canal de raiz, como é necessário pelos sistemas de lima giratória que conduzem corrente. Métodos de guta-percha amolecidos a calor podem ser facilmente adaptados para obturação do canal de raiz preparado obtido com o instrumento da presente invenção.
Muitas variações na escolha de materiais e em especial na configuração da estrutura do dispositivo são possíveis. Por exemplo, o dispositivo não tem que ser construído a partir de nítinol mas de outros tipos de materiais, tais como por exemplo, aço inoxidável, aço, plástico, ligas com base em níquel, e ligas com base em titânio podem ser escolhidas. Em vez de ter elementos circunferenciais e longitudinais com formato similar a lâmina retangular plana como descrito aqui acima, os elementos podem ser dotados, por exemplo, de formatos de prisma poligonal, em forma de haste, ou formato de curva. De forma similar, os elementos dotados de seções transversais poligonais (incluindo retangular, quadrangular e triangular), arredondadas e curvas podem ser usados. A combinação de formato cilíndrico original do instrumento e de formato cilíndrico-cônico após tratamento a calor, que é mais adequado para o trabalho de canal de raiz, pode ser substituída por outros formatos que possam ser mais adequados para aplicações específicas. Ademais, a estrutura do instrumento não precisa ser a mesma que as da modalidade preferida do SAF descrito aqui anteriormente. As Figuras 11A a 11F mostram seções transversais de alguns exemplos de diferentes modalidades do instrumento da invenção. Os elementos longitudinais são designados pelo número 20 e os elementos circunferenciais pelo número 21. A
Figura 11A mostra o SAF e a Figura 11B mostra um desenho similar exceto em que, na presente modalidade, apenas as superfícies externas dos elementos longitudinais estão em contato com a parede do canal. Usando a modalidade da Figura 11B, os detritos podem ser removidos para cima através do espaço entre a parede do canal e os elementos circunferenciais enquanto o fluido flui para baixo através do centro do dispositivo e vice-versa. A modalidade da Figura 11C é de formato triangular. Os elementos longitudinais podem ser arredondados e cobertos com material abrasivo ou dentes ou os mesmos podem ser dotados de formato triangular com o ápice voltado para fora agindo como uma borda cortante/de raspagem. A modalidade mostrada na Figura 11D apresenta um único elemento longitudinal quadranguiar com quatro lâminas fixadas ao mesmo. As modalidades das Figuras 11E e Figura 11F apresentam um único elemento longitudinal a partir do qual se projetam radiaimente uma multiplicidade de elementos em forma de fio ou de forma de lâmina. Os meios de designar e fabricar as referidas e outras modalidades do instrumento da invenção, incluindo proporcionar as propriedades de superelasticidade e memória de formato necessárias, está dentro do âmbito do conhecimento daqueles versados na técnica e portanto não será discutido em maiores detalhes aqui.
Em uma outra modalidade, o instrumento da invenção compreende um balão longo estreito, que é inserido no canal e então inflado. A referida modalidade pode ser realizada de diversas formas. Por exemplo, um instrumento com base na configuração do SAF pode ser construído no qual os elementos circunferenciais são removidos e um balão é montado ao dispositivo ao longo de seu eixo geométrico longitudinal e dentro dos elementos longitudinais. 0 balão é fixado ao dispositivo na porção de pescoço e às extremidades distais dos elementos longitudinais. O instrumento é inserido no canal com o balão desinflado. Quando na posição, fluido é introduzido no balão usando técnicas convencionais e o balão expande empurrando os e-lementos longitudinais contra as paredes do canai. As superfícies externas dos elementos longitudinais são tratadas ou formadas de alguma maneira para permitir que os mesmos removam o material a partir das paredes na medida em que o instrumento é movido com relação às paredes do canal. Com as modalidades que compreendem um balão, o movimento relativo é de forma preferida translacional, isto é, o instrumento é alternativamente empurrado e puxado na direção do eixo longitudinal do canal.
Em uma modalidade alternativa, o dispositivo pode compreender um balão que é revestido com um material abrasivo em sua superfície externa. Para dotar o balão com rigidez suficiente, uma haste ou arame é inserido no balão e é fixada na extremidade distai. O balão é inserido no canal e então inflado pressionando os lados do balão contra as paredes do canal. O movimento relativo é de forma preferida translacional, isto é, empurrando e puxando a haste interna na direção do eixo geométrico longitudinal do canal irá fazer com que o balão se mova com relação à parede limpando, formando e alargando o canal. Quando trabalho é concluído, o balão é desinflado e retirado do canal.
Embora as modalidades da invenção tenham sido descritas apenas como ilustração, será entendido que a invenção pode ser realizada com muitas variações, modificações e adaptações, sem se desviar do espírito ou exceder o âmbito das reivindicações.
Bibliografia 1. Saunders, WP, Saunders, EM, Sadig, J. Cruickshank, E, Technical standard of root canal treatment in a adult Scotish sub-population, Br Dent J 182: 382-386,1990. 2. Wu, M-K, R’orís, A, Borkis, D, Wesselink, PR, Prevalence and extent of long oval canais in the apical third, Ora! Surg Oral Med Oral Pathol 89: 739 - 743, 2000. 3. Tan, BT, Messer, Η H, the quality of apical canal preparation using hand and rotary Instruments with specific criteria for enlargement ba-sed on initial apical file size, J Endodon 28: 658 - 664,2002. 4. Wu, M-K, Wesselink, PR, A primary observation on the preparation and obturation of oval canais, In, Endod J 34: 137-141,2001.

Claims (21)

1- INSTRUMENTO AUTO-AJUSTÁVEL (10) para a limpeza e / ou moldagem e / ou alargamento de um canal que existe no ou através de um objeto sólido; caracterizado pelo fato de pelo menos parte do corpo do referido instrumento (10) é constituída por elementos longitudinais (14) e elementos circunferenciais (18) que ligam os elementos longitudinais adjacentes (14), definindo assim a forma tridimensional da dita parte do dito corpo, tal forma sendo um volume vazio em torno do eixo longitudinal, o referido volume delimitado radialmente por uma parede que tem uma estrutura cristalina do tipo aberto, e em que o desenho do dito instrumento e o material de que é feito permite que o referido volume, o contorno externo do referido instrumento, ou ambos, para mudar durante a utilização, a fim de moldar o referido instrumento a três dimensões do contorno do referido canal.
2- INSTRUMENTO AUTO-AJUSTÁVEL de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por o desenho do dito instrumento e o material do qual o dito instrumento é feito permitem ao contorno exterior do referido instrumento mudar durante o uso para conformar o perímetro da seção transversal local do canal em qualquer plano radial localizado ao longo do comprimento do referido instrumento.
3- INSTRUMENTO AUTO-AJUSTÁVEL de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por o instrumento ser feito de um material superelástico.
4- INSTRUMENTO AUTO-AJUSTÁVEL de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por o referido instrumento ser feito de materiais que têm propriedades de memória de forma.
5- INSTRUMENTO AUTO-AJUSTÁVEL de acordo com a reivindicação 4 caracterizado por o material do qual o dito instrumento é feito ser tratado após o referido instrumento ser produzido para dar-lhe propriedades de memória de forma.
6- INSTRUMENTO AUTO-AJUSTÁVEL de acordo com a reivindicação 3 caracterizado por o material superelástico ser uma liga de níquel titânio.
7- INSTRUMENTO AUTO-AJUSTÁVEL de acordo com a reivindicação 4 caracterizado por o instrumento tendo propriedades de memória de forma é feito de uma liga de níquel titânio.
8- INSTRUMENTO AUTO-AJUSTÁVEL de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por o desenho do dito instrumento e o material do qual o dito instrumento é feito permitem que um único instrumento expanda elasticamente e acomodar uma gama de dimensões internas do canal.
9- INSTRUMENTO AUTO-AJUSTÁVEL de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por a forma tridimensional dos elementos longitudinais e circunferenciais (14, 18) é escolhida do grupo que compreende: Forma de lâmina; Forma de prisma poligonal; Forma de bastão; Forma curva; e Forma arredondada.
10- INSTRUMENTO AUTO-AJUSTÁVEL de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por os elementos longitudinais e circunferenciais (14, 18) terem uma forma de seção transversal escolhida do grupo que compreende: poligonal; redonda; curvada; e em forma de lâmina.
11- INSTRUMENTO AUTO-AJUSTÁVEL de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por os elementos longitudinais (14) terem uma forma selecionada do grupo compreendendo: elementos retos; e elementos curvos.
12- INSTRUMENTO AUTO-AJUSTÁVEL de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por os elementos circunferenciais (18) terem uma forma selecionada do grupo compreendendo: elementos retos; e elementos curvos.
13- INSTRUMENTO AUTO-AJUSTÁVEL de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por pelo menos uma parte da superfície exterior do referido instrumento ser construída ou modificada em uma das formas selecionadas do seguinte grupo: (a) pelo menos uma parte da superfície exterior do referido instrumento é revestida com um revestimento de um material abrasivo; (b) pelo menos uma parte da superfície exterior do referido instrumento é rugosa; (c) pelo menos uma parte da superfície exterior do referido instrumento compreende numerosos pequenos dentes; e (d) pelo menos uma parte da superfície exterior do referido instrumento compreende uma aresta de corte.
14- INSTRUMENTO AUTO-AJUSTÁVEL de acordo com a reivindicação 13 caracterizado por o material abrasivo ser escolhido do grupo que compreende: pó de diamante; nitreto de titânio; e carboneto de tungstênio.
15- INSTRUMENTO AUTO-AJUSTÁVEL de acordo com a reivindicação 13 caracterizado por o movimento relativo ser escolhido de entre o grupo compreendendo: rotação; translação; vibração; e uma combinação de dois ou mais desses movimentos.
16- INSTRUMENTO AUTO-AJUSTÁVEL de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por detritos resultantes da limpeza e / ou moldagem e / ou alargamento poderem ser removido do canal como resultado de uma ou ambas das seguintes características de concepção do referido instrumento: (a) referido instrumento é concebido de forma a ter um interior oco através do qual referidos detritos podem ser retirados; e, (b) referido instrumento é concebido de forma a ter pelo menos alguns dos elementos circunferenciais projetantes radialmente para fora a partir dos elementos longitudinais, criando assim um espaço através do qual referidos detritos podem ser retirados.
17- INSTRUMENTO AUTO-AJUSTÁVEL de acordo com a reivindicação 16 caracterizado por o fluido poder fluir para dentro do canal através de um ou ambos de: (a) através do interior do referido instrumento; e, (b) através do espaço entre a parede do canal e a superfície exterior do referido instrumento; enquanto o referido instrumento é inserido e trabalha no referido canal.
18- INSTRUMENTO AUTO-AJUSTÁVEL de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por dito instrumento ser configurado para passar através do inteiro comprimento do canal.
19- INSTRUMENTO AUTO-AJUSTÁVEL de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por dito instrumento ser configurado para passar através de somente uma porção do comprimento de dito canal.
20- INSTRUMENTO AUTO-AJUSTÁVEL de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por como resultado do desenho do dito instrumento e o material do qual o dito instrumento é feito, a forma da seção transversal do referido canal é a mesma após o procedimento de limpeza e / ou moldagem e / ou alargamento do canal que antes do referido procedimento.
21-INSTRUMENTO AUTO-AJUSTÁVEL de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por referido instrumento ser uma lima endodôntica.
BRPI0507110A 2004-01-26 2005-01-24 instrumento auto-ajustável BRPI0507110B8 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IL160074A IL160074A (en) 2004-01-26 2004-01-26 Self adjusting instrument
PCT/IL2005/000086 WO2005070320A1 (en) 2004-01-26 2005-01-24 Self adjusting instrument

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0507110A BRPI0507110A (pt) 2007-06-19
BRPI0507110B1 true BRPI0507110B1 (pt) 2016-07-19
BRPI0507110B8 BRPI0507110B8 (pt) 2021-06-22

Family

ID=34073815

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0507110A BRPI0507110B8 (pt) 2004-01-26 2005-01-24 instrumento auto-ajustável

Country Status (16)

Country Link
US (3) US7713059B2 (pt)
EP (2) EP1849430B1 (pt)
JP (2) JP4782698B2 (pt)
CN (1) CN1917826B (pt)
AT (2) ATE454101T1 (pt)
AU (1) AU2005205994B2 (pt)
BR (1) BRPI0507110B8 (pt)
CA (1) CA2540130C (pt)
DE (2) DE602005018833D1 (pt)
ES (1) ES2309711T3 (pt)
HK (2) HK1099505A1 (pt)
IL (1) IL160074A (pt)
MX (1) MXPA06008432A (pt)
RU (1) RU2373891C2 (pt)
SG (1) SG134329A1 (pt)
WO (1) WO2005070320A1 (pt)

Families Citing this family (38)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102005034010A1 (de) * 2005-07-18 2007-01-25 Coltène/Whaledent GmbH + Co. KG Wurzelkanalinstrument mit abrasiver Beschichtung und Verfahren zur Herstellung desselben
WO2007124038A2 (en) 2006-04-20 2007-11-01 Dentatek Corporation Apparatus and methods for treating root canals of teeth
US7980854B2 (en) 2006-08-24 2011-07-19 Medical Dental Advanced Technologies Group, L.L.C. Dental and medical treatments and procedures
IL179539A (en) 2006-11-23 2010-11-30 Redent Nova Ltd Dental irrigator
US20100233648A1 (en) * 2008-09-09 2010-09-16 Mcspadden John Endodontic instrument and method of manufacturing
US8172572B2 (en) 2009-06-24 2012-05-08 Redent-Nova Ltd. Dental tool displacement apparatus with slow rotational motion
AU2010319321B2 (en) 2009-11-13 2016-01-14 Sonendo, Inc. Liquid jet apparatus and methods for dental treatments
US10196713B2 (en) 2009-11-20 2019-02-05 Dentsply Sirona Inc. Medical instrument with modified memory and flexibility properties and method
US8911573B2 (en) 2009-11-20 2014-12-16 D & S Dental, Llc Medical instrument with modified memory and flexibility properties and method
US20110159458A1 (en) * 2009-11-20 2011-06-30 Heath Derek E Endodontic Instrument With Modified Memory and Flexibility Properties and Method
US9005377B2 (en) 2009-11-20 2015-04-14 D & S Dental, Llc Method of modifying a physical property of an endodontic instrument
JP5529583B2 (ja) * 2010-02-26 2014-06-25 マニー株式会社 歯科用根管治療器具及びその製造方法
US8916009B2 (en) 2011-05-06 2014-12-23 Dentsply International Inc. Endodontic instruments and methods of manufacturing thereof
US20120107775A1 (en) * 2010-05-28 2012-05-03 Block Robert M Methods of Using Botanical-Based Compositions to Treat Microbial Dental Disease
FR2964851B1 (fr) * 2010-09-21 2014-05-09 Neolix Instrument endodontique evide au moyen d'une fente le long d'une portion de decoupe, permettant le passage d'un fluide
WO2012054905A2 (en) * 2010-10-21 2012-04-26 Sonendo, Inc. Apparatus, methods, and compositions for endodontic treatments
CH704235B1 (fr) * 2010-12-16 2015-09-30 Fkg Dentaire Sa Instrument endodontique pour l’alésage de canaux radiculaires d’une dent.
WO2012116315A1 (en) 2011-02-24 2012-08-30 Dentsply International Inc. Endodontic rotary instruments made from hollow tubes and methods of manufacturing thereof
GB201108003D0 (en) * 2011-05-13 2011-06-29 Materialise Dental Nv Endodontic treatment simulation system
AU2012202909A1 (en) * 2011-08-01 2013-02-21 Ignacio Iriarte Sanllehi Advertising device
IL216587A (en) * 2011-11-24 2014-09-30 Medic Nrg Ltd Endodontic cutter with outer spiral thread
CN110623765A (zh) 2012-03-22 2019-12-31 索南多股份有限公司 用于清洁牙齿的设备和方法
EP2934364B1 (en) 2012-12-20 2019-04-03 Sonendo, Inc. Apparatus for cleaning teeth and root canals
US9877801B2 (en) 2013-06-26 2018-01-30 Sonendo, Inc. Apparatus and methods for filling teeth and root canals
EP3019116B1 (en) 2013-07-11 2019-06-19 DENTSPLY SIRONA Inc. Process for producing a shape memory spiral rotary file
JP6617103B2 (ja) * 2013-11-20 2019-12-04 デンツプライ シロナ インコーポレーテッド 多孔性材料から形成された、または多孔性材料でコーティングされた歯内治療用器具
US11000741B2 (en) * 2014-07-14 2021-05-11 Smarter Alloys Inc. Multiple memory materials and systems, methods and applications therefor
JP2016059586A (ja) * 2014-09-18 2016-04-25 長田電機工業株式会社 チップ
CA3003301C (en) * 2015-11-03 2024-02-13 Fkg Dentaire Sa Endodontic instrument for drilling the root canals of a tooth
US10543060B2 (en) 2015-12-03 2020-01-28 Ormco Corporation Fluted endodontic file
FR3069151B1 (fr) * 2017-07-21 2019-09-06 Micro Mega International Manufactures Dispositif pour le traitement dentaire
USD842474S1 (en) 2017-10-20 2019-03-05 Ormco Corporation Endodontic file
RU2681920C1 (ru) * 2017-11-07 2019-03-13 Федеральное государственное бюджетное образовательное учреждение высшего образования Ставропольский государственный медицинский университет Министерства здравоохранения Российской Федерации (ФГБОУ ВО СтГМУ Минздрава России) Устройство для извлечения отломка ручного эндодонтического инструмента из корневого канала зуба и способ его использования
JP2021029663A (ja) * 2019-08-26 2021-03-01 マニー株式会社 歯科用治療器具
EP3851068A1 (en) * 2020-01-17 2021-07-21 ReDentNOVA GmbH & Co. KG Device for shaping and simultaneous flushing and suction of a tooth root canal
IT202000000850A1 (it) * 2020-01-17 2021-07-17 Massimo Calapaj Strumento endodontico per la sagomatura e detersione di canali radicolari
RU2738066C2 (ru) * 2020-03-31 2020-12-07 Закрытое акционерное общество "Геософт Дент" Устройство для инструментальной обработки и ирригации канала зуба
USD997355S1 (en) 2020-10-07 2023-08-29 Sonendo, Inc. Dental treatment instrument

Family Cites Families (43)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1771182A (en) * 1927-02-25 1930-07-22 Lentulo Henri Plugging tool
FR1397366A (fr) 1968-05-06 1965-04-30 Micro Mega Sa Procédé pour l'entraînement des outils dentaires à canaux et contre-angle de dentisterie pour la mise en oeuvre de ce procédé
US4019254A (en) * 1975-06-30 1977-04-26 Oscar Malmin Endodontic operating instrument
US4190958A (en) 1978-01-17 1980-03-04 Howard Martin Endodontic drill-file
US4830615A (en) 1987-07-02 1989-05-16 Goldstein Ronald E Two-grit cutting and polishing instruments
ATE92815T1 (de) * 1989-06-14 1993-08-15 Swarovski Tyrolit Schleif Hohlbohrer.
US5196024A (en) * 1990-07-03 1993-03-23 Cedars-Sinai Medical Center Balloon catheter with cutting edge
US5165893A (en) 1991-05-31 1992-11-24 Thompson Ronald A Method and device for filling and sealing root canals of teeth
US5176693A (en) * 1992-05-11 1993-01-05 Interventional Technologies, Inc. Balloon expandable atherectomy cutter
CA2118886C (en) * 1993-05-07 1998-12-08 Dennis Vigil Method and apparatus for dilatation of a stenotic vessel
US5897316A (en) * 1994-04-28 1999-04-27 Buchanan; Leonard Stephen Endodontic treatment system
US5501597A (en) 1994-04-29 1996-03-26 Minnesota Prophy Power, Inc. Dental instrument with gripping handle and method for manufacturing same
US5533897A (en) 1994-05-13 1996-07-09 Vereinigte Dentalwerke Antaeos Beutelrock Zipperer Zdarsky Ehrler Instrument for preparing the root-canal
US5685716A (en) * 1994-10-21 1997-11-11 Linkow; Leonard I. Apparatus and method for closing a sinus opening during a dental implant operation
US5728123A (en) * 1995-04-26 1998-03-17 Lemelson; Jerome H. Balloon actuated catheter
US6379155B1 (en) 1996-06-06 2002-04-30 Ultradent Products, Inc. Endodontic systems and methods for the anatomical, sectional and progressive corono-apical preparation of root canals with instruments utilizing stops
US5885258A (en) * 1996-02-23 1999-03-23 Memory Medical Systems, Inc. Medical instrument with slotted memory metal tube
US5797935A (en) * 1996-09-26 1998-08-25 Interventional Technologies Inc. Balloon activated forced concentrators for incising stenotic segments
ATE224676T1 (de) * 1997-02-25 2002-10-15 Jouko Suhonen Zahnmedizinische vorrichtung
US5941706A (en) * 1997-10-20 1999-08-24 Ura; Robert S. Variable depth medical drill and method of making the same
RU2143244C1 (ru) 1997-12-08 1999-12-27 Новгородский государственный университет им.Ярослава Мудрого Способ подготовки и пломбирования корневого канала зуба, эндодонтический инструмент и эндодонтический инструмент для пломбирования корневых каналов
US6096054A (en) * 1998-03-05 2000-08-01 Scimed Life Systems, Inc. Expandable atherectomy burr and method of ablating an occlusion from a patient's blood vessel
US6340027B1 (en) 1998-08-17 2002-01-22 Athena Nordic Ab Extensible polishing mono-filament dental floss
AU6342699A (en) 1998-10-30 2000-05-22 Stuart Julian Filhol Dental tool
US6579092B1 (en) * 1999-08-09 2003-06-17 Lightspeed Technology, Inc. Endodontic instruments with means for breakage containment
US6607547B1 (en) * 1999-08-25 2003-08-19 Origin Medsystems, Inc. Longitudinal dilator and method
FR2801680B3 (fr) * 1999-11-26 2002-02-15 Christophe Vaucher Methode de test electrique de la conformite de l'interconnexion de conducteurs electriques disposes sur un substrat, sans contact et sans outillage
US6267592B1 (en) * 1999-12-22 2001-07-31 Pro Post, Inc. Highly flexible instrument for dental applications
US6589052B1 (en) 2000-01-10 2003-07-08 James M. Wilcko Endodontic instruments
US7771482B1 (en) * 2000-05-09 2010-08-10 Ben-Zion Karmon Method for tissue expansion and regeneration using bioresorbable inflatable devices
US20030105469A1 (en) 2001-05-09 2003-06-05 Regene Ex Ltd. Bioresorbable inflatable devices, incision tool and methods for tissue expansion and tissue regeneration
US6443730B2 (en) 2000-06-01 2002-09-03 James A. Davidson Break-resistant composite endodontic instrument
EP1174094A1 (en) 2000-07-03 2002-01-23 Americo Yuiti Katayama Constructive disposition introduced in an auxiliary device applied in dental surgeries for implants
US6343929B1 (en) * 2001-01-22 2002-02-05 Ultradent Products, Inc. Endodontic irrigator tips having fiber covered cannulas and related methods
US6464498B2 (en) 2001-03-27 2002-10-15 Gary J. Pond Irrigation and aspiration handpiece
US6966774B2 (en) 2001-08-16 2005-11-22 Cloudland Institute, Llc. Endodontic instrument having notched cutting surfaces
US7326054B2 (en) * 2001-08-23 2008-02-05 Brigham Young University Method and apparatus for drilling teeth with a pressurized water stream
US6638067B2 (en) * 2001-09-04 2003-10-28 Ultradent Products, Inc. Flocked endodontic files and other flocked devices
US7018205B2 (en) * 2002-05-10 2006-03-28 Abelity, Llc Barbed endodontic instrument
CN2559328Y (zh) * 2002-08-21 2003-07-09 蒋逸洲 一种镍钛合金牙根锉
US6981869B2 (en) 2003-04-22 2006-01-03 Ruddle Clifford J Injection molded endodontic brush
JP4186713B2 (ja) 2003-05-29 2008-11-26 マニー株式会社 根管治療器具及び製造方法
US20050136375A1 (en) * 2003-12-20 2005-06-23 Sicurelli Robert J.Jr. Method and apparatus to remove macro and micro debris from a root canal

Also Published As

Publication number Publication date
US20070054238A1 (en) 2007-03-08
IL160074A (en) 2009-07-20
JP2007518513A (ja) 2007-07-12
JP4782698B2 (ja) 2011-09-28
EP1849430A2 (en) 2007-10-31
EP1849430B1 (en) 2010-01-06
EP1708638B1 (en) 2008-05-14
CA2540130A1 (en) 2005-08-04
ATE395007T1 (de) 2008-05-15
DE602005018833D1 (de) 2010-02-25
AU2005205994B2 (en) 2010-05-27
JP2011036727A (ja) 2011-02-24
CN1917826A (zh) 2007-02-21
CN1917826B (zh) 2012-07-18
ES2309711T3 (es) 2008-12-16
ATE454101T1 (de) 2010-01-15
US20090130638A1 (en) 2009-05-21
WO2005070320A1 (en) 2005-08-04
BRPI0507110A (pt) 2007-06-19
SG134329A1 (en) 2007-08-29
EP1708638A1 (en) 2006-10-11
EP1849430A3 (en) 2007-11-07
AU2005205994A1 (en) 2005-08-04
IL160074A0 (en) 2004-07-25
BRPI0507110B8 (pt) 2021-06-22
DE602005006735D1 (de) 2008-06-26
HK1099505A1 (en) 2007-08-17
US20110081623A1 (en) 2011-04-07
RU2373891C2 (ru) 2009-11-27
RU2006130741A (ru) 2008-03-10
MXPA06008432A (es) 2007-01-30
US7833017B2 (en) 2010-11-16
US7713059B2 (en) 2010-05-11
CA2540130C (en) 2012-05-29
HK1108346A1 (en) 2008-05-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0507110B1 (pt) instrumento auto-ajustável
US6746245B2 (en) Methods for cleaning and shaping asymmetrical root canals in an anatomical fashion
US6558163B2 (en) Endodontic systems and methods for preparing upper portions of root canals with increasingly rigid files
US6217335B1 (en) Endodontic systems and methods for the anatomicall, sectional and progressive corono-apical preparation of root canals with minimal apical intrusion
US6179617B1 (en) Microbrush for endodontic use
JP2007044522A (ja) 歯科用リーマ/やすり
US4229168A (en) Contra-angle ultrasonic endodontic instrument
US11638625B2 (en) Endodontic instrument
US6390819B2 (en) Endodontic systems and methods for the anatomical, sectional and progressive corono-apical preparation of root canals with dedicated stainless steel instruments and dedicated nickel/titanium instruments
US6012921A (en) Endodontic systems for the anatomical, sectional and progressive corono-apical preparation of root canals with three sets of dedicated instruments
JP2009513210A (ja) 歯内療法用の空洞を歯に作り、その空洞を充填する装置
Ruddle Nickel‐Titanium Rotary Instruments: Current Concepts For Preparing The Root Canal System
JP2007236933A (ja) 連続的に変わる凹部によって規定されているテーパーを有している歯科治療用ヤスリ
US6042375A (en) Endodontic systems for progressively, sectionally and anatomically preparing root canals with specific instruments for each section having predetermined working lengths
US6585513B2 (en) Endodontic systems and methods for preparing apical portions of root canals with a set of files having large tapers
US6059572A (en) Endodontic methods for the anatomical, sectional and progressive corono-apical preparation of root canals with three sets of dedicated instruments
US6045362A (en) Endodontic methods for progressively, sectionally and anatomically preparing root canals with specific instruments for each section having predetermined working lengths
Kratchman et al. Endodontic retreatment techniques
WO2002053053A1 (en) Microbrush for endodontic use
Goel et al. Self adjusting file (SAF); A new step forward in endodontic file development

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/07/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: A61C 3/02 (2006.01), A61C 5/42 (2017.01)

B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/01/2005, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO