BRPI0506613B1 - composição e método de controle curativo ou preventivo de fungos fitopatogênicos de culturas - Google Patents

composição e método de controle curativo ou preventivo de fungos fitopatogênicos de culturas Download PDF

Info

Publication number
BRPI0506613B1
BRPI0506613B1 BRPI0506613A BRPI0506613A BRPI0506613B1 BR PI0506613 B1 BRPI0506613 B1 BR PI0506613B1 BR PI0506613 A BRPI0506613 A BR PI0506613A BR PI0506613 A BRPI0506613 A BR PI0506613A BR PI0506613 B1 BRPI0506613 B1 BR PI0506613B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
compound
plants
composition
plant
spores
Prior art date
Application number
BRPI0506613A
Other languages
English (en)
Inventor
Jean-Marie Gouot
Marie-Claire Grosjean-Cournoyer
Original Assignee
Bayer Cropscience Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Bayer Cropscience Sa filed Critical Bayer Cropscience Sa
Publication of BRPI0506613A publication Critical patent/BRPI0506613A/pt
Publication of BRPI0506613B1 publication Critical patent/BRPI0506613B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N43/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds
    • A01N43/34Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with one nitrogen atom as the only ring hetero atom
    • A01N43/40Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with one nitrogen atom as the only ring hetero atom six-membered rings

Abstract

composição e método de controle curativo ou preventivo de fungos fitopatogênicos de safras composição que compreende pelo menos um derivado de piridiletilbenzamida da fórmula geral (i) (a) e um composto capaz de inibir a germinação de esporos ou o crescimento de micélios por meio de ação sobre vias metabólicas diferentes (b) em razão em peso (a)/(b) de 0,01 a 20. composição que compreende ainda um composto fungicida adicional. método de combate preventivo ou curativo dos fungos fitopatogênicos de safras utilizando essa composição.

Description

“COMPOSIÇÃO E MÉTODO DE CONTROLE CURATIVO OU PREVENTIVO DE FUNGOS FITOPATOGÊNICOS DE CULTURAS” Campo da Invenção A presente invenção refere-se a composições fungicidas inovadoras que compreendem um derivado de piridiletilbenzamida e um composto capaz de inibir a germinação de esporos ou o crescimento de micélios através da ação sobre vias metabólicas diferentes. A presente invenção também se refere a um método de combate ou controle de fungos fitopatogênicos através da aplicação de tal composição em um local infestado ou propenso a ser infestado.
Antecedentes da Invenção O documento WO 01/11965 descreve genericamente numerosos derivados de piridiletilbenzamida. A possibilidade de combinação de um ou mais destes numerosos derivados de piridiletilbenzamida com produtos fungicidas conhecidos para desenvolver atividade fungicida é descrita em termos gerais, sem nenhum exemplo específico ou dados biológicos.
Sempre é de alto interesse na agricultura utilizar misturas pesticidas inovadoras que exibam efeito sinérgico, notadamente a fim de evitar ou controlar o desenvolvimento de linhagens resistentes aos ingredientes ativos ou às misturas de ingredientes ativos conhecidos utilizados pelo fazendeiro, ao mesmo tempo em que minimiza as doses de produtos químicos espalhados no ambiente e reduz o custo do tratamento. A Depositante descobriu agora algumas composições fungicidas inovadoras que possuem as características mencionadas acima.
Descrição da Invenção A presente invenção refere-se a uma composição que compreende: (a) um derivado de piridiietilbenzamida de fórmula geral (I): em que: - p é um número inteiro igual a 1, 2, 3 ou 4; - q é um número inteiro igual a 1, 2, 3, 4 ou 5; - cada substituinte X é selecionado, independentemente dos demais, como sendo halogênio, alquila ou haloalquila; - cada substituinte Y é selecionado, independentemente dos demais, como sendo halogênio, alquila, alquenila, alquinila, haloalquila, alcóxi, amino, fenóxi, alquiltio, dialquilamino, acila, ciano, éster, hidróxi, aminoalquila, benzila, haloalcóxi, halossulfonila, halotioalquila, alcoxialquenila, alquilsulfonamida, nitro, alquilsulfonila, fenilsulfonila ou benzilsulfonila; quanto aos seus N-óxidos de 2-piridina; e (b) um composto capaz de inibir a germinação de esporos ou o crescimento de micélios através da ação sobre vias metabólicas diferentes; em uma razão (a)/(b) de 0,01 a 20.
No contexto da presente invenção: - halogênio indica cloro, bromo, iodo ou flúor; - cada um dos radicais alquila ou acila presentes na molécula contém de um a dez átomos de carbono, preferencialmente de um a sete átomos de carbono, de maior preferência de um a cinco átomos de carbono, e pode ser linear ou ramificado; - cada um dos radicais alquenila ou alquinila presentes na molécula contém de dois a dez átomos de carbono, preferencialmente de dois a sete átomos de carbono, de maior preferência de dois a cinco átomos de carbono, e pode ser linear ou ramificado. A composição de acordo com a presente invenção fornece efeito sinérgico. Este efeito sinérgico permite redução das substâncias químicas espalhadas no ambiente e redução do custo do tratamento fúngico.
No contexto da presente invenção, a expressão “efeito sinérgico” é definida por Colby de acordo com o artigo intitulado Calculation of the Synergistic and Antagonistic Responses of Herbicide Combinations, Weeds (1967), 15, págs. 20-22.
Este último artigo menciona a fórmula: em que E representa o percentual esperado de inibição da doença para a combinação de dois fungicidas em doses definidas (tais como iguais a x e y, respectivamente), x é o percentual de inibição observado para a doença pelo composto (I) em dose definida (igual a x) e y é o percentual de inibição observado para a doença pelo composto (II) em dose definida (igual a y). Quando o percentual de inibição observado para a combinação for maior que E, existe efeito sinérgico. A composição de acordo com a presente invenção compreende um derivado de piridiletilbenzamida de fórmula geral (I). Preferencialmente, a presente invenção refere-se a uma composição que compreende um derivado de piridiletilbenzamida de fórmula geral (I) em que as características diferentes podem ser selecionadas isoladamente ou em combinação como sendo: - com relação a p, p é 2; - com relação a q, q é 1 ou 2; de maior preferência, q é 2; - com relação a X, X é selecionado, independentemente dos demais, como sendo halogênio ou haloalquila; de maior preferência, X é selecionado, independentemente dos demais, como sendo um átomo de cloro ou grupo trifluorometila; - com relação a Y, Y é selecionado, independentemente dos demais, como sendo halogênio ou haloalquila; de maior preferência, Y é selecionado, independentemente dos demais, como sendo um átomo de cloro ou grupo trifluorometila.
De maior preferência, o derivado de piridiletilbenzamida de fórmula geral (I) presente na composição de acordo com a presente invenção é: -N-{2-[3-c!oro-5-(trifluorometil)-2-piridinil]etil}-2-trifluorometilbenzamida (composto 1); -N-{2-[3-cloro-5-(trifluorometil)-2-piridinil]etil}-2-iodobenzamida (composto 2); ou -N-{2-[3,5-dicloro-2-piridinil]etil}-2-trifluorometilbenzamida (composto 3).
De preferência ainda maior, o derivado de piridiletilbenzamida de fórmula geral (I) presente na composição de acordo com a presente invenção é N-{2-[3-cloro-5-(trifluorometil)-2-piridinil]etil}-2-trifluorometilbenzamida (composto 1). A composição de acordo com a presente invenção compreende um composto capaz de inibir a germinação de esporos ou o crescimento de micélios através da ação sobre vias metabólicas diferentes. Preferencialmente, a presente invenção refere-se a uma composição que compreende um composto capaz de inibir a germinação de esporos ou o crescimento de micélios através da ação sobre vias metabólicas diferentes selecionado a partir de derivados de dicarboximida, derivados de ftalimida, 2-butóxi-6-iodo-3-propil-benzopiran-4-ona, 2,6-dicloro-N-{[3-cloro-5-(trifluorometil)-2-piridinil] metiljbenzamida, (Ζ)-Λ/-[α-(ciclopropilmetoxiimino) -2,3-difluoro-6-(trif!uorometil)benzil]-2-fenilacetamida, (RS)-2-(4-clorofenil)-A/-[3-metóxi-4-(prop-2-inilóxi)fenetil]-2-(prop-2-inilóxi) acetamida, 6-iodo-2-propóxi-3-propilquinazolin -4 (3/-/)-ona, benalaxil, bentiavalicarb, clorotalonil, hidróxido de cobre, oxicloreto de cobre, sulfato de cobre, sulfato de cobre (tribásico), óxido cuproso, cimoxanil, diclomezina, diclofluanid, ditianon, dimetomorf, dodina, etaboxam, fenpiclonil, fentil, ferbam, fluazinam, fludioxonil, flusulfamida, guazatina, iminoctadina, mancobre, mancozeb, maneb, metalaxil, metalaxil-M, metiram, metasulfocarb, nabam, bis(dimetilditiocarbamato) de níquel, iprovalicarb, oxino-cobre, propamocarb, propineb, quinoxifen, enxofre, siltiofam, tiram, tolilfluanid, triazóxido, validamicin, zineb, ziram, ácido fosforoso e fosetil-AI. 2-Butóxi-6-iodo-3-propil-benzopiran-4-ona, 2,6-dicloro-N-{[3-cloro-5-(trifluorometil)-2-piridinil]metii}benzamida, clorotalonil, iprovalicarb, mancozeb, propamocarb e fosetil-AI são preferidos.
De acordo com a presente invenção, os derivados de dicarboximida podem ser, por exemplo, clozolinato, iprodiona, procimidona ou vinclozolin. Iprodiona é ainda preferido.
De acordo com a presente invenção, os derivados de ftalimida podem ser, por exemplo, captafol, captan, folpet e tioclorfenfim. Captan e folpet são preferidos. A composição de acordo com a presente invenção compreende (a) pelo menos um derivado de piridiletilbenzamida de fórmula geral (I) e (b) um composto capaz de inibir a germinação de esporos ou o crescimento de micélios através da ação sobre vias metabólicas diferentes (b) em razão (a)/(b) em peso de 0,01 a 20; preferencialmente, de 0,05 a 10; de maior preferência, de 0,1 a 5. A composição de acordo com a presente invenção pode compreender ainda pelo menos um outro ingrediente ativo fungicida diferente (c). O ingrediente ativo fungicida (c) pode ser selecionado a partir de azaconazol, azoxistrobin, (Z)-/V-[a-(ciclopropilmetoxiimino)-2,3-difluoro-6-(trifluorometil)benzil]-2-fenilacetamida, 6-iodo-2-propóxi-3-propilquinazolin-4 (3/-/)-ona, benalaxil, benomil, bentiavalicarb, bifenila, bitertanol, blasticidin-S, boscalid, bórax, bromuconazol, bupirimato, sec-butilamina, polissulfeto de cálcio, captafol, captan, carbendazim, carboxin, carpropamid, chinometionat, clorotalonil, clozolinato, hidróxido de cobre, octanoato de cobre, oxicloreto de cobre, sulfato de cobre, óxido cuproso, ciazofamid, cimoxanil, ciproconazol, ciprodinil, dazomet, debacarb, diclofuanid, diclorofen, diclobutrazol, diclocimet, diclomezina, dicloran, dietofencarb, difenoconazol, metilsulfato de difenzoquat, difenzoquat, diflumetorim, dimetirimol, dimetomorf, diniconazol, dinobuton, dinocap, difenilamina, ditianon, dodemorf, acetato de dodemorf, dodina, edifenfós, epoxiconazol, etaconazol, etaboxam, etirimol, etoxiquin, etridiazol, famoxadona, fenamidona, fenarimol, fenbuconazol, fenfuram, fenhexamid, fenpiclonil, fenoxanil, fenpropidin, fenpropimorf, fentin, hidróxido de fentin, acetato de fentin, ferbam, ferimzona, fluazinam, fludioxonil, fluoroimida, fluoxastrobin, fluquinconazol, flusilazol, flusulfamida, flutolanil, flutriafol, folpet, formaldeído, fosetil, fosetil-alumínio, fuberidazol, furalaxil, furametpir, guazatina, acetatos de guazatina, hexaclorobenzeno, hexaconazol, sulfato de 8-hidroxiquinolina, sulfato de hidroxiquinolina e potássio, himexazol, sulfato de imazalil, imazalil, imibenconazol, iminoctadina, triacetato de iminoctadina, ipconazol, iprobenfós, iprodiona, iprovalicarb, isoprotiolano, casugamicin, hidrato cloridrato de casugamicin, cresoxim-metil, mancobre, mancozeb, maneb, mepanipirim, mepronil, cloreto mercúrico, óxido mercúrico, cloreto mercuroso, metalaxil, metalaxil-M, metam-sódio, metam, metconazol, metassulfocarb, isotiocianato de metila, metiram, metominostrobin, mildiomicin, miclobutanil, nabam, bis(dimetilditiocarbamato) de níquel, nitrotal-isopropila, nuarimol, octilinona, ofurace, ácido oléico, oxadixil, oxino-cobre, fumarato de oxpoconazol, oxicarboxin, pefurazoato, penconazol, pencicuron, pentaclorofenol, pentaclorofenóxido de sódio, laurato de pentaclorofenila, acetato de fenilmercúrio, 2-fenilfenóxido de sódio, 2-fenilfenol, ácido fosforoso, ftalida, picoxistrobin, piperalin, polioxinspolioxin B, polioxin, polioxorim, probenazol, procloraz, procimidona, cloridrato de propamocarb, propamocarb, propiconazol, propineb, protioconazol, piraclostrobin, pirazofós, piributicarb, pirifenox, pirimetanil, piroquilon, quinoxifen, quintozene, siltiofam, simeconazol, espiroxamina, enxofre, óleos de alcatrão, tebuconazol, tecnazene, tetraconazol, tiabendazol, tifluzamida, tiofanato-metil, tiram, tolclofós-metil, tolilfluanid, triadimefon, triadimenol, triazóxido, triciclazol, tridemorf, trifloxistrobin, triflumizol, triforina, triticonazol, validamicin, vinclozolín, zineb, ziram e zoxamida.
Preferencialmente, o ingrediente ativo fungicida (c) é selecionado a partir de dietofencarb, hexaconazol, ciprodinil, tebuconazol e bromuconazol.
Quando o terceiro ingrediente ativo (c) conforme definido acima estiver presente na composição, este composto pode estar presente em quantidade de razão em peso de (a): (b): (c) de 1: 0,01: 0,01 a 1: 20: 20, em que as razões entre o composto (a) e o composto (c) variam independentemente entre si. Preferencialmente, a razão em peso (a): (b): (c) pode ser de 1: 0,05: 0,05 a 1: 10: 10.
As composições a seguir podem ser mencionadas para ilustrar de maneira não limitada a presente invenção: composto 1 com 2-butóxi-6-iodo-3-propil-benzopiran-4-ona, composto 1 com 2,6-dicloro-N-{[3-cloro-5-(trifluorometil)-2-piridinil]metil}benzamida, composto 1 com (Z)-A/-[a-(ciclopropilmetoxiimino)-2,3-difluoro-6-(trifluorometil)benzil]-2-fenilacetamida, composto 1 com (RS)-2-(4-clorofenil)-/V-[3-metóxi-4-(prop-2-inilóxi)fenetil]-2-(prop-2-inilóxi)acetamida, composto 1 com 6-iodo-2-propóxi-3-propilquinazolin-4 (3H)-ona, composto 1 com benalaxil, composto 1 com bentiavalicarb, composto 1 com clorotalonil, composto 1 com hidróxido de cobre, composto 1 com oxicloreto de cobre, composto 1 com sulfato de cobre, composto 1 com sulfato de cobre (tribásico), composto 1 com óxido cuproso, composto 1 com cimoxanil, composto 1 com diclomezina, composto 1 com diclofluanid, composto 1 com ditianon, composto 1 com dimetomorf, composto 1 com dodina, composto 1 com etaboxam, composto 1 com fenpiclonil, composto 1 com fentin, composto 1 com ferbam, composto 1 com fluazinam, composto 1 com fludioxonil, composto 1 com flusulfamida, composto 1 com guazatina, composto 1 com iminoctadina, composto 1 com mancobre, composto 1 com mancozeb, composto 1 com maneb, composto 1 com metalaxil, composto 1 com metalaxil-M, composto 1 com metiram, composto 1 com metassulfocarb, composto 1 com nabam, composto 1 com bis(dimetilditiocarbamato) de níquel, composto 1 com iprovalicarb, composto 1 com oxino-cobre, composto 1 com propamocarb, composto 1 com propineb, composto 1 com quinoxifen, composto 1 com enxofre, composto 1 com siltiofam, composto 1 com tiram, composto 1 com tolilfluanid, composto 1 com triazóxido, composto 1 com validamicin, composto 1 com zineb, composto 1 com ziram, composto 1 com ácido fosforoso, composto 1 com fosetil-AI, composto 1 com clozolinato, composto 1 com iprodiona, composto 1 com procimidona, composto 1 com vinclozolin, composto 1 com captafoi, composto 1 com captan, composto 1 com folpet, composto 1 com tioclorfenfim, composto 2 com 2-butóxi-6-iodo-3-propil-benzopiran-4-ona, composto 2 com 2,6-dicloro-N-{[3-cloro-5-(trifluorometil)-2-piridinil]metil}benzamida, composto 2 com (Z)-N-[a- (ciclopropilmetoxiimino)-2,3-difluoro-6-(trif!uorometil)benzil]-2-fenilacetamida, composto 2 com (f?S)-2-(4-clorofenil)-A/-[3-metóxi-4-(prop-2-inilóxi)fenetil]-2-(prop-2-inilóxi)acetamida, composto 2 com 6-iodo-2-propóxi-3-propilquinazolin-4 (3H)-ona, composto 2 com benalaxil, composto 2 com bentiavalicarb, composto 2 com clorotalonil, composto 2 com hidróxido de cobre, composto 2 com oxicloreto de cobre, composto 2 com sulfato de cobre, composto 2 com sulfato de cobre (tribásico), composto 2 com óxido cuproso, composto 2 com cimoxanil, composto 2 com diclomezina, composto 2 com diclofluanid, composto 2 com ditianon, composto 2 com dimetomorf, composto 2 com dodina, composto 2 com etaboxam, composto 2 com fenpiclonil, composto 2 com fentin, composto 2 com ferbam, composto 2 com fluazinam, composto 2 com fludioxonil, composto 2 com flusulfamida, composto 2 com guazatina, composto 2 com iminoctadina, composto 2 com mancobre, composto 2 com mancozeb, composto 2 com maneb, composto 2 com metalaxil, composto 2 com metalaxil-M, composto 2 com metiram, composto 2 com metassulfocarb, composto 2 com nabam, composto 2 com bis(dimetilditiocarbamato) de níquel, composto 2 com iprovalicarb, composto 2 com oxino-cobre, composto 2 com propamocarb, composto 2 com propineb, composto 2 com quinoxifen, composto 2 com enxofre, composto 2 com siltiofam, composto 2 com tiram, composto 2 com tolilfluanid, composto 2 com triazóxido, composto 2 com validamicin, composto 2 com zineb, composto 2 com ziram, composto 2 com ácido fosforoso, composto 2 com fosetil-AI, composto 2 com clozolinato, composto 2 com iprodiona, composto 2 com procimidona, composto 2 com vinclozolin, composto 2 com captafol, composto 2 com captan, composto 2 com folpet, composto 2 com tioclorfenfim, composto 3 com 2-butóxi-6-iodo-3-propil-benzopiran-4-ona, composto 3 com 2,6-dicloro-N-{[3-cloro-5-(trifluorometil)-2-piridinil]metil}benzamida, composto 3 com (Z)-/V-[a-(ciclopropilmetoxiimino)-2,3-difluoro-6-(trifluorometil)benzil]-2-fenilacetamida, composto 3 com (/?S)-2-(4-clorofenil)-A/-[3-metóxi-4-(prop-2-inilóxi)fenetil]-2-(prop-2-inilóxi)acetamida, composto 3 com 6-iodo-2-propóxi-3-propilquinazolin-4 (3H)-ona, composto 3 com benalaxil, composto 3 com bentiavalicarb, composto 3 com clorotalonil, composto 3 com hidróxido de cobre, composto 3 com oxicloreto de cobre, composto 3 com sulfato de cobre, composto 3 com sulfato de cobre (tribásico), composto 3 com óxido cuproso, composto 3 com cimoxanil, composto 3 com diclomezina, composto 3 com diclofluanid, composto 3 com ditianon, composto 3 com dimetomorf, composto 3 com dodina, composto 3 com etaboxam, composto 3 com fenpiclonil, composto 3 com fentin, composto 3 com ferbam, composto 3 com fluazinam, composto 3 com fludioxonil, composto 3 com flusulfamida, composto 3 com guazatina, composto 3 com iminoctadina, composto 3 com mancobre, composto 3 com mancozeb, composto 3 com maneb, composto 3 com metalaxil, composto 3 com metalaxil-M, composto 3 com metiram, composto 3 com metassulfocarb, composto 3 com nabam, composto 3 com bis(dimetilditiocarbamato) de níquel, composto 3 com iprovalicarb, composto 3 com oxino-cobre, composto 3 com propamocarb, composto 3 com propineb, composto 3 com quinoxifen, composto 3 com enxofre, composto 3 com siltiofam, composto 3 com tiram, composto 3 com tolilfluanid, composto 3 com triazóxido, composto 3 com validamicin, composto 3 com zineb, composto 3 com ziram, composto 3 com ácido fosforoso, composto 3 com fosetil-AI, composto 3 com clozolinato, composto 3 com iprodiona, composto 3 com procimidona, composto 3 com vinclozolin, composto 3 com captafol, composto 3 com captan, composto 3 com folpet e composto 3 com tioclorfenfim. A composição de acordo com a presente invenção pode compreender ainda outro componente adicional tal como suporte, veículo ou carga aceitáveis em agricultura.
No presente relatório descritivo, o termo “suporte” indica material orgânico ou inorgânico, natural ou sintético, com o qual o material ativo é combinado para tornar mais fácil a sua aplicação, notadamente às partes da planta. Este suporte é, portanto, geralmente inerte e deverá ser aceitável em agricultura. O suporte pode ser sólido ou líquido. Exemplos de suportes apropriados incluem argilas, silicatos naturais ou sintéticos, sílica, resinas, ceras, fertilizantes sólidos, água, álcoois, particularmente butanol, solventes orgânicos, óleos minerais e vegetais e seus derivados. Podem também ser utilizadas misturas desses suportes. A composição pode também compreender outros componentes adicionais. Particularmente, a composição pode compreender adicionalmente um tensoativo. O tensoativo pode ser emulsificante, agente dispersante ou agente umectante do tipo iônico ou não iônico ou uma mistura desses tensoativos. Pode-se mencionar, por exemplo, saís de ácido poliacrílico, sais de ácido lignossulfônico, sais de ácido fenolsulfônico ou naftalenossulfônico, policondensados de óxido de etileno com álcoois graxos ou com ácidos graxos ou com aminas graxas, fenóis substituídos (particularmente alquilfenóis ou arilfenóis), sais de ésteres de ácido sulfossuccínico, derivados de taurina (particularmente tauratos de alquila), ésteres fosfóricos de fenóis ou álcoois polioxietilados, ésteres de ácidos graxos de polióis e derivados dos compostos acima que contêm funções sulfato, sulfonato e fosfato. A presença de pelo menos um tensoativo geralmente é essencial quando o material ativo e/ou o suporte inerte forem insolúveis em água e quando o agente vetor para a aplicação for água. Preferencialmente, o teor de tensoativo pode estar compreendido entre 5% e 40% em peso da composição.
Podem também ser incluídos componentes adicionais, tais como colóides protetores, adesivos, espessantes, agentes tixotrópicos, agentes de penetração, estabilizantes e agentes seqüestrantes. De forma mais geral, os materiais ativos podem ser combinados com qualquer aditivo sólido ou líquido que atenda às técnicas de formulação habituais.
De forma geral, a composição de acordo com a presente invenção pode conter de 0,05 a 99% (em peso) de material ativo, preferencialmente de 10 a 70% em peso.
As composições de acordo com a presente invenção podem ser utilizadas em várias formas, tais como aplicador de aerossol, suspensão de cápsulas, concentrado de nebulização fria, pó polvilhável, concentrado emulsionável, emulsão óleo em água, emulsão água em óleo, grânulos encapsulados, grânulos finos, concentrado fluido para o tratamento de sementes, gás (sob pressão), produto gerador de gás, grânulos, concentrado de termonebulização, macrogrânulos, microgrânulos, pó dispersível em óleo, concentrado fluido miscível em óleo, líquido miscível em óleo, pasta, radículas de plantas, pó para o tratamento de sementes a seco, sementes revestidas com pesticida, concentrado solúvel, pó solúvel, solução para o tratamento de sementes, concentrado em suspensão (concentrado fluido), líquido sob ultrabaixo volume (ulv), suspensão sob ultrabaixo volume (ulv), grânulos ou pastilhas dispersíveis em água, pó dispersível em água para tratamento de calda, grânulos ou pastilhas hidrossolúveis, pó hidrossolúvel para o tratamento de sementes e pó molhável.
Estas composições incluem não apenas composições que são prontas para aplicação à planta ou semente a ser tratada através do dispositivo apropriado, tal como dispositivo de pulverização ou polvilhamento, mas também composições comerciais concentradas que devem ser diluídas antes da aplicação à cultura.
As composições fungicidas de acordo com a presente invenção podem ser utilizadas para o controle curativo ou preventivo de fungos fitopatogênicos de culturas. Desta forma, de acordo com aspecto adicional da presente invenção, é fornecido um método de controle curativo ou preventivo de fungos fitopatogênicos de culturas, caracterizado pelo fato de que uma composição fungicida conforme definido acima é aplicada à semente, à planta e/ou ao fruto da planta ou ao solo no qual a planta está crescendo ou no qual se deseje que tal planta cresça. A composição conforme utilizada contra fungos fitopatogênicos de culturas compreende uma quantidade eficaz e não fitotóxica de um material ativo de fórmula geral (I). A expressão “quantidade eficaz e não fitotóxica” indica quantidade de composição de acordo com a presente invenção que é suficiente para controlar ou destruir os fungos presentes ou propensos a aparecer sobre as culturas e que não apresenta nenhum sintoma apreciável de fitotoxicidade para as mencionadas culturas. Essa quantidade pode variar dentro de ampla faixa, dependendo do fungo a ser combatido ou controlado, do tipo de cultura, das condições climáticas e dos compostos incluídos na composição fungicida de acordo com a presente invenção.
Esta quantidade pode ser determinada através de testes de campo sistemáticos, que se encontram dentro da capacidade dos técnicos no assunto. O método de tratamento de acordo com a presente invenção é útil para o tratamento de material de propagação tal como tubérculos ou rizomas, mas também sementes, mudas ou mudas em germinação e plantas ou plantas em germinação. Este método de tratamento pode também ser útil para o tratamento de raízes. O método de tratamento de acordo com a presente invenção pode também ser útil para o tratamento das partes aéreas da planta, tais como troncos, hastes ou caules, folhas, flores e frutos da planta correspondente.
Dentre as plantas que podem ser protegidas através do método de acordo com a presente invenção, pode-se fazer menção de algodão; linho; vinha; culturas de frutas, tais como Rosaceae sp. (por exemplo, frutas com sementes, tais como maçãs e pêras, mas também drupas, tais como abricós, amêndoas e pêssegos), Ribesioidae sp, Juglandaceae sp, Betulaceae sp, Anacardiaceae sp, Fagaceae sp, Moraceae sp, Oleaceae sp, Actinidaceae sp, Lauraceae sp, Musaceae sp (tais como bananas e plátanos), Rubiaceae sp, Theaceae sp, Sterculiceae sp, Rutaceae sp (tais como limões, laranjas e toronjas); culturas de leguminosas, tais como Solanaceae sp (por exemplo, tomates), Liliaceae sp, Asteraceae sp (tais como alfaces), Umbelliferae sp, Cruciferae sp, Chenopodiaceae sp, Cucurbitaceae sp, Papilionaceae sp (tal como ervilha), Rosaceae sp (tal como morangos); culturas grandes, tais como Graminae sp (tal como milho, cereais tais como trigo, arroz, cevada e triticale), Asteraceae sp (tal como girassol), Cruciferae sp (tal como colza), Papilionaceae sp (tal como soja), Solanaceae sp (tal como batata), Chenopodiaceae sp (tal como beterraba); culturas hortícolas e florestais; bem como homólogos geneticamente modificados dessas culturas.
Dentre as plantas e as possíveis doenças destas plantas protegidas através do método de acordo com a presente invenção, pode-se fazer menção de: - trigo, com relação ao controle das doenças de sementes a seguir: fusária (Microdochium nivale e Fusarium roseum), fuligem de manchas (Tilletia caries, Tilletia controversa ou Tilletia indica), doença septoria (Septoria nodorum) e fuligem solta; - trigo, com relação ao controle das doenças a seguir das partes aéreas da planta: olho de cereais (Tapesia yallundae, Tapesia acuiformis), acama (Gauemannomyces graminis), ferrugem do pé (F. culmorum, F. graminearum), pinta preta (Rhizoctonia cerealis), míldeo do pó (Erysiphe graminis forma specie tritici), ferrugens (Puccinia striiformis e Puccinia recôndita) e doenças septoria (Septoria tritici e Septoria nodorum)·, - trigo e cevada, com relação ao controle de doenças bacterianas e virais, tais como mosaico amarelo da cevada; - cevada, com relação ao controle das doenças das sementes a seguir: mancha de rede (Pyrenophora graminea, Pyrenophora teres e Cochliobolus sativus), fuligem solta (Ustilago nuda) e fusária (Microdochium nivale e Fusarium roseum)·, - cevada, com relação ao controle das doenças das partes aéreas da planta a seguir: olho de cereais (Tapesia yallundae), mancha de rede (Pyrenophora teres e Cochliobolus sativus), míldeo do pó (Erysiphe graminis forma specie hordei), ferrugem das folhas anãs (Puccinia hordei) e mancha das folhas (Rhynchosporium secalis)·, - batata, com relação ao controle de doenças dos tubérculos (particularmente Helminthosporium solani, Phoma tuberosa, Rhizoctonia solani, Fusarium solani), míldeo (Phytophthora infestans) e certos vírus (vírus Y); - batata, com relação ao controle das doenças das folhas a seguir: ferrugem precoce (Alternaria solani), míldeo (Phytophthora infestans)·, - algodão, com relação ao controle das doenças de plantas jovens cultivadas a partir de sementes a seguir: abafamento e raiz de colar (Rhizoctonia solani, Fusarium oxysporum) e deterioração da raiz preta (Thielaviopsis basicola); - culturas fornecedoras de proteínas, tais como ervilhas, com relação ao controle das doenças das sementes a seguir: antracnose (Ascochyta pisi, Mycosphaerella pinodes), fusária (Fusarium oxysporum), mofo cinza (Botrytis cinerea) e míldeo (Peronospora pisi)] - culturas de oleaginosas, tais como colza, com relação ao controle das doenças das sementes a seguir: Phoma lingam, Alternaria brassicae e Sclerotinia sclerotiorum; - milho, com relação ao controle de doenças das sementes (Rhizopus sp., PeniciUium sp., Trichoderma sp., Aspergillus sp. e Gibberella fujikuroi); - linho, com relação ao controle da doença da semente: Alternaria linicola; - árvores florestais, com relação ao controle do abafamento (Fusarium oxysporum, Rhizoctonia solani); - arroz, com relação ao controle das doenças das partes aéreas a seguir: doença de ferrugem (Magnaporthe grisea), mancha de cobertura delimitada (Rhizoctonia solani)] - culturas leguminosas, com relação ao controle das doenças de sementes ou de plantas jovens cultivadas a partir de sementes a seguir: abafamento e deterioração de colar (Fusarium oxysporum, Fusarium roseum, Rhizoctonia solani, Pythium sp.)] - culturas leguminosas, com relação ao controle das doenças das partes aéreas a seguir: mofo cinza (Botrytis sp.), míldeos do pó (particularmente Erysiphe cichoracearum, Sphaerotheca fuliginea e Leveiilula taurica), fusária (Fusarium oxysporum, Fusarium roseum), mancha das folhas (Cladosporium sp.), mancha das folhas alternaria (Alternaria sp.), antracnose (Colletotríchum sp.), mancha das folhas de septoria (Septoria sp.), pinta preta (Rhizoctonia solani), míldeos (tais como Bremia lactucae, Peronospora sp., Pseudoperonospora sp., Phytophthora sp.y, - árvores frutíferas, com relação a doenças das partes aéreas: doença monilia (Monilia fructigenae, M. laxa), cicatriz (Venturia inaequalis), míldeo do pó (Podosphaera leucotricha); - vinha, com relação a doenças da folhagem: particularmente mofo cinza (Botrytis cinerea), míldeo do pó (Uncinula necator), deterioração preta (Guignardia biwelli) e míldeo (Plasmopara viticola)·, e - beterraba, com relação às doenças das partes aéreas a seguir: ferrugem de cercospora (Cercospora beticola), míldeo do pó (Erysiphe beticola), mancha das folhas (Ramularia beticola). A composição fungicida de acordo com a presente invenção pode também ser utilizada contra doenças fúngicas propensas a crescimento sobre ou no interior do lenho. O termo "lenho” indica todos os tipos de espécies de madeira e todos os tipos de trabalho dessa madeira destinada a construção, tal como madeira sólida, madeira de alta densidade, madeira laminada e madeira compensada. O método de tratamento de lenho de acordo com a presente invenção consiste principalmente do contato de um ou mais compostos de acordo com a presente invenção ou uma composição de acordo com a presente invenção; isso inclui, por exemplo, aplicação direta, pulverização, mergulhamento, injeção ou qualquer outro meio apropriado. A composição fungicida de acordo com a presente invenção pode também ser utilizada no tratamento de organismos geneticamente modificados com os compostos de acordo com a presente invenção ou as composições agroquímicas de acordo com a presente invenção. Plantas geneticamente modificadas são plantas em cujo genoma um gene heterólogo que codifica proteína de interesse tenha sido integrado de forma estável. A expressão “gene heterólogo que codifica uma proteína de interesse” indica essencialmente genes que fornecem à planta transformada novas propriedades agronômicas, ou genes para melhorar a qualidade agronômica da planta transformada. A dose de material ativo normalmente aplicada no tratamento de acordo com a presente invenção é geral e vantajosamente de 10 a 2000 g/ha, preferencialmente de 20 a 1500 g/ha, para aplicações em tratamento foliar. A dose de substância ativa aplicada é geral e vantajosamente de 1 a 200 g por 100 kg de semente, preferencialmente de 2 a 150 g por 100 kg de semente, no caso de tratamento de sementes. Compreende-se claramente que as doses indicadas acima são fornecidas como exemplos ilustrativos da presente invenção. Os técnicos no assunto saberão como adaptar as doses de aplicação de acordo com a natureza da cultura a ser tratada.
As composições de acordo com a presente invenção podem também ser utilizadas para a preparação de composição útil para o tratamento curativo ou preventivo de doenças fúngicas em animais e seres humanos, tais como micoses, dermatoses, doenças tricofiton e candidíases ou doenças causadas por Aspergillus spp ou Candida spp, tais como Aspergillus fumigatus ou Candida albicans, respectivamente. A presente invenção será agora ilustrada com os exemplos a seguir.
Exemplo 1 Eficácia contra Botrytis cinerea de uma mistura que contém N-f2-r3-CLORO-5-(trifluorometil)-2-piridinilIetil>-2-trifluorometilbenzamida (Composto 1) E MANCOZEB
Os compostos formulados são diluídos com água para obter a concentração de material ativo desejada.
Plantas de pepino (variedade Petit vert de Paris) em xícaras iniciais, semeadas sobre substrato de 50/50 solo de turfa e pozolana e cultivadas a 18-20 °C, são tratadas no estágio de cotilédone Z11 através da pulverização com a suspensão aquosa descrita acima. As plantas utilizadas como controles são tratadas com solução aquosa que não contém o material ativo.
Após 24 horas, as plantas são contaminadas através do depósito de gotas de suspensão aquosa de esporos de Botrytis cinerea (150.000 i esporos por mililitro) sobre a superfície superior das folhas. Os esporos são recolhidos de cultivo com quinze dias de idade e são suspensos em solução de nutrientes composta de: - 20 g/l de gelatina; - 50 g/l de açúcar de cana; i - 2 g/l de NH4N03; e - 1 g/l de KH2P04.
As plantas de pepino contaminadas são mantidas em repouso por cinco a sete dias em sala climatizada a 15-11 °C (dia/noite) e umidade relativa de 80%. Classificação (percentual de eficácia) é conduzida em cinco a sete i dias após a contaminação, em comparação com as plantas controle. A tabela a seguir resume os resultados obtidos ao testar-se o composto 1 e mancozeb isolados e em misturas com diferentes razões em peso.
De acordo com o método de Colby, foi observado efeito sinérgico das misturas testadas.
Exemplo 2 Eficácia contra Botrytis cinerea de uma mistura que contém N-f2-r3-CLORO-5-(trifluorometil)-2-piridinil1etil>-2-trifluorometilbenzamida (Composto 1) Ε PROPINEB
Os compostos formulados são diluídos com água para obter a concentração desejada de material ativo. Plantas de pepino (variedade Petit vert de Paris) em xícaras iniciais, semeadas sobre substrato de 50/50 solo de turfa e pozolana e cultivadas a 18-20 °C, são tratadas no estágio de cotilédone Z11 através da pulverização com a suspensão aquosa descrita acima. As plantas utilizadas como controles são tratadas com solução aquosa que não contém o material ativo.
Após 24 horas, as plantas são contaminadas através do depósito de gotas de suspensão aquosa de esporos de Botrytis cinerea (150.000 esporos por mililitro) sobre a superfície superior das folhas. Os esporos são recolhidos de cultivo com quinze dias de idade e são suspensos em solução de nutrientes composta de: - 20 g/l de gelatina; - 50 g/l de açúcar de cana; - 2 g/l de NH4N03; e -1 g/l de KH2P04.
As plantas de pepino contaminadas são mantidas em repouso por cinco a sete dias em sala climatizada a 15-11 °C (dia/noite) e umidade relativa de 80%. Classificação (percentual de eficácia) é conduzida em cinco a sete dias após a contaminação, em comparação com as plantas controle. A tabela a seguir resume os resultados obtidos ao testar-se o composto 1 e propineb isolados e em misturas com diferentes razões em peso.
De acordo com o método de Colby, foi observado efeito sinérgico das misturas testadas.
Exemplo 3 Eficácia contra Puccinia recôndita de uma mistura que contém Ν-(2-Γ3-cloro-5-(trifluorometil)-2-piridinil1etil}-2-trifluorometilbenzamida (Composto 1) e captan Os ingredientes ativos testados são preparados através da homogeneização Potter em uma mistura de acetona, Tween e água. Esta suspensão é diluída em seguida com água para obter a concentração de material ativo desejada.
Plantas de trigo (variedade Scipion) em xícaras iniciais, semeadas sobre substrato de 50/50 solo de turfa e pozolana e cultivadas a 12 °C, são tratadas no estágio de uma folha (10 cm de altura) através da pulverização com a suspensão aquosa descrita acima.
As plantas utilizadas como controles são tratadas com solução aquosa que não contém o material ativo.
Após 24 horas, as plantas são contaminadas através da pulverização das folhas com suspensão aquosa de esporos de Puccinia recôndita (100.000 esporos por mililitro). Os esporos são recolhidos a partir de trigo contaminado com dez dias de idade e são suspensos em água contendo 2,5 ml/l de Tween 80 a 10%. As plantas de trigo contaminadas são incubadas por 24 horas a 20 °C e sob umidade relativa de 100%, depois por dez dias a 20 °C e sob umidade relativa de 70%. A classificação é conduzida em dez dias após a contaminação, em comparação com as plantas controle. A tabela a seguir resume os resultados obtidos ao testar-se o composto 1 e captan isoladamente e em misturas com diferentes razões em peso.
De acordo com o método de Colby, foi observado efeito sinérgico das misturas testadas.
Exemplo 4 Eficácia contra Botrytis cinerea de uma mistura que contém N-(2-r3-cLORO-5-(trifluorometil)-2-piridinil1etilV2-trifluorometilbenzamida (Composto 1) E FOLPET
Os compostos formulados são diluídos com água para obter a concentração de material ativo desejada. Plantas de pepino (variedade Petit vert de Paris) em xícaras iniciais, semeadas sobre substrato de 50/50 solo de turfa e pozolana e cultivadas a 18-20 °C, são tratadas no estágio de cotilédone Z11 através da pulverização com a suspensão aquosa descrita acima. As plantas utilizadas como controles são tratadas com solução aquosa que não contém o material ativo.
Após 24 horas, as plantas são contaminadas através do depósito de gotas de suspensão aquosa de esporos de Botrytis cinerea (150.000 esporos por mililitro) sobre a superfície superior das folhas. Os esporos são recolhidos de cultivo com quinze dias de idade e são suspensos em solução de nutrientes composta de: - 20 g/l de gelatina; - 50 g/l de açúcar de cana; - 2 g/l de NH4N03; e - 1 g/l de KH2P04.
As plantas de pepino contaminadas são mantidas em repouso por cinco a sete dias em sala climatizada a 15-11 °C (dia/noite) e umidade relativa de 80%. Classificação (percentual de eficácia) é conduzida em cinco a sete dias após a contaminação, em comparação com as plantas controle. A tabela a seguir resume os resultados obtidos ao testar-se o composto 1 e folpet isolados e em misturas com diferentes razões em peso.
De acordo com o método de Colby, foi observado efeito sinérgico das misturas testadas.
Exemplo 5 Eficácia contra Botrytis cinerea de uma mistura que contém N-f2-r3-CLORO-5-(trifluorometil)-2-piridinil1etil)-2-trifluorometilbenzamida (Composto 1) E IPRODIONA
Os compostos formulados são diluídos com água para obter a concentração de material ativo desejada. Plantas de pepino (variedade Petit vert de Paris) em xícaras iniciais, semeadas sobre substrato de 50/50 solo de turfa e pozolana e cultivadas a 18-20 °C, são tratadas no estágio de cotilédone Z11 através da pulverização com a suspensão aquosa descrita acima. As plantas utilizadas como controles são tratadas com solução aquosa que não contém o material ativo.
Após 24 horas, as plantas são contaminadas através do depósito de gotas de suspensão aquosa de esporos de Botrytis cinerea (150.000 esporos por mililitro) sobre a superfície superior das folhas. Os esporos são recolhidos de cultivo com quinze dias de idade e são suspensos em solução de nutrientes composta de: - 20 g/l de gelatina; - 50 g/l de açúcar de cana; - 2 g/l de NH4N03; e -1 g/l de KH2P04.
As plantas de pepino contaminadas são mantidas em repouso por cinco a sete dias em sala climatizada a 15-11 °C (dia/noite) e umidade relativa de 80%. Classificação (percentual de eficácia) é conduzida em cinco a sete dias após a contaminação, em comparação com as plantas controle. A tabela a seguir resume os resultados obtidos ao testar-se o composto 1 e iprodiona isolados e em misturas com diferentes razões em peso.
De acordo com o método de Colby, foi observado efeito sinérgico das misturas testadas.
Exemplo 6 Eficácia contra Botrytis cinerea de uma mistura que contém N-f2-r3-CL0R0-5-(TRIFLU0R0METIL1-2-PIRIDINIL1ETIL>-2-TRIFLU0R0METILBENZAMIDA (COMPOSTO 1) E FLUDIOXONIL
Os ingredientes ativos testados são preparados através da homogeneização Potter em uma mistura de acetona, Tween e água. Esta suspensão é diluída em seguida com água para obter a concentração de material ativo desejada.
Plantas de pepino (variedade Petit vert de Paris) em xícaras iniciais, semeadas sobre substrato de 50/50 solo de turfa e pozolana e cultivadas a 18-20 °C, são tratadas no estágio de cotilédone Z11 através da pulverização com a suspensão aquosa descrita acima. As plantas utilizadas como controles são tratadas com solução aquosa que não contém o material ativo.
Após 24 horas, as plantas são contaminadas através do depósito de gotas de suspensão aquosa de esporos de Botrytis cinerea (150.000 esporos por mililitro) sobre a superfície superior das folhas. Os esporos são recolhidos de cultivo com quinze dias de idade e são suspensos em solução de nutrientes composta de: - 20 g/l de gelatina; - 50 g/l de açúcar de cana; - 2 g/l de NH4N03; e -1 g/l de KH2P04.
As plantas de pepino contaminadas são mantidas em repouso por cinco a sete dias em sala climatizada a 15-11 °C (dia/noite) e umidade relativa de 80%. Classificação (percentual de eficácia) é conduzida em cinco a sete dias após a contaminação, em comparação com as plantas controle. A tabela a seguir resume os resultados obtidos ao testar-se o composto 1 e fludioxonil isolados e em misturas com diferentes razões em peso.
De acordo com o método de Colby, foi observado efeito sinérgico das misturas testadas.
Exemplo 7 Eficácia contra Botrytis cinerea de uma mistura que contém N-(2-r3-CLORO-5-(trifluorometil)-2-piridinil1etil}-2-trifluorometilbenzamida (Composto 1) E BENALAXIL
Os ingredientes ativos testados são preparados através da homogeneização Potter em mistura de acetona, Tween e água. Esta suspensão é diluída em seguida com água para obter a concentração de material ativo desejada.
Plantas de pepino (variedade Petit vert de Paris) em xícaras iniciais, semeadas sobre substrato de 50/50 solo de turfa e pozolana e cultivadas a 18-20 °C, são tratadas no estágio de cotilédone Z11 através da pulverização com a suspensão aquosa descrita acima. As plantas utilizadas como controles são tratadas com solução aquosa que não contém o material ativo.
Após 24 horas, as plantas são contaminadas através do depósito de gotas de suspensão aquosa de esporos de Botrytis cinerea (150.000 esporos por mililitro) sobre a superfície superior das folhas. Os esporos são recolhidos de cultivo com quinze dias de idade e são suspensos em solução de nutrientes composta de: - 20 g/l de gelatina; - 50 g/l de açúcar de cana; - 2 g/l de NH4N03; e -1 g/l de KH2P04.
As plantas de pepino contaminadas são mantidas em repouso por cinco a sete dias em sala climatizada a 15-11 °C (dia/noite) e umidade relativa de 80%. Classificação (percentual de eficácia) é conduzida em cinco a sete dias após a contaminação, em comparação com as plantas controle. A tabela a seguir resume os resultados obtidos ao testar-se o composto 1 e benalaxil isolados e em mistura com razão em peso de 1:3.
De acordo com o método de Colby, foi observado efeito sinérgico das misturas testadas.
Exemplo 8 Eficácia contra Botrytis cinerea de uma mistura que contém N-(2-r3-CLORO-5-(trifluorometil)-2-piripinilTetil>-2-trifluorometilbenzamida (Composto 1) e metalaxil-M
Os ingredientes ativos testados são preparados através da homogeneização Potter em mistura de acetona, Tween e água. Esta suspensão é diluída em seguida com água para obter a concentração de material ativo desejada.
Plantas de pepino (variedade Petit vert de Paris) em xícaras iniciais, semeadas sobre substrato de 50/50 solo de turfa e pozolana e cultivadas a 18-20 °C, são tratadas no estágio de cotilédone Z11 através da pulverização com a suspensão aquosa descrita acima. As plantas utilizadas como controles são tratadas com solução aquosa que não contém o material ativo.
Após 24 horas, as plantas são contaminadas através do depósito de gotas de suspensão aquosa de esporos de Botrytis cinerea (150.000 esporos por mililitro) sobre a superfície superior das folhas. Os esporos são recolhidos de cultivo com quinze dias de idade e são suspensos em solução de nutrientes composta de: - 20 g/l de gelatina; - 50 g/l de açúcar de cana; - 2 g/l de NH4N03; e -1 g/l de KH2P04.
As plantas de pepino contaminadas são mantidas em repouso por cinco a sete dias em sala climatizada a 15-11 °C (dia/noite) e umidade relativa de 80%. Classificação (percentual de eficácia) é conduzida em cinco a sete dias após a contaminação, em comparação com as plantas controle. A tabela a seguir resume os resultados obtidos ao testar-se o composto 1 e metalaxil-M isolados e em mistura com razão em peso de 1:3.
De acordo com o método de Colby, foi observado efeito sinérgico das misturas testadas.
Exemplo 9 Eficácia contra Botrytis cinerea de uma mistura que contém N-(2-r3-CLORO-5-(trifluorometil)-2-piridinil1etil)-2-trifluorometilbenzamida (Composto 1) e propamocarb-HCl Os compostos formulados são diluídos com água para obter a concentração de material ativo desejada.
Plantas de pepino (variedade Petit vert de Paris) em xícaras iniciais, semeadas sobre substrato de 50/50 solo de turfa e pozolana e cultivadas a 18-20 °C, são tratadas no estágio de cotilédone Z11 através da pulverização com a suspensão aquosa descrita acima. As plantas utilizadas como controles são tratadas com solução aquosa que não contém o material ativo.
Após 24 horas, as plantas são contaminadas através do depósito de gotas de suspensão aquosa de esporos de Botrytis cinerea (150.000 esporos por mililitro) sobre a superfície superior das folhas. Os esporos são recolhidos de cultivo com quinze dias de idade e são suspensos em solução de nutrientes composta de: - 20 g/l de gelatina; - 50 g/l de açúcar de cana; - 2 g/l de NH4N03; e -1 g/l de KH2P04.
As plantas de pepino contaminadas são mantidas em repouso por cinco a sete dias em sala climatizada a 15-11 °C (dia/noite) e umidade relativa de 80%. Classificação (percentual de eficácia) é conduzida em cinco a sete dias após a contaminação, em comparação com as plantas controle. A tabela a seguir resume os resultados obtidos ao testar-se o composto 1 e propamocarb-HCI isolados e em mistura com razão em peso de 1:9.
De acordo com o método de Colby, foi observado efeito sinérgico das misturas testadas.
Exemplo 10 Eficácia contra Botrytis cinerea de uma mistura que contém N-(2-r3-CLORO-5-(trifluorometil)-2-piridinil1etil}-2-trifluorometilbenzamida (Composto 1) e fosetil-Al Os compostos formulados são diluídos com água para obter a concentração de material ativo desejada.
Plantas de pepino (variedade Petit vert de Paris) em xícaras iniciais, semeadas sobre substrato de 50/50 solo de turfa e pozolana e cultivadas a 18-20 °C, são tratadas no estágio de cotilédone Z11 através da pulverização com a suspensão aquosa descrita acima. As plantas utilizadas como controles são tratadas com solução aquosa que não contém o material ativo.
Após 24 horas, as plantas são contaminadas através do depósito de gotas de suspensão aquosa de esporos de Botrytis cinerea (150.000 esporos por mililitro) sobre a superfície superior das folhas. Os esporos são recolhidos de cultivo com quinze dias de idade e são suspensos em solução de nutrientes composta de: - 20 g/l de gelatina; - 50 g/l de açúcar de cana; - 2 g/l de NH4N03; e -1 g/l de KH2P04.
As plantas de pepino contaminadas são mantidas em repouso por cinco a sete dias em sala climatizada a 15-11 °C (dia/noite) e umidade relativa de 80%. Classificação (percentual de eficácia) é conduzida em cinco a sete dias após a contaminação, em comparação com as plantas controle. A tabela a seguir resume os resultados obtidos ao testar-se o composto 1 e fosetil-AI isolados e em mistura com razão em peso de 1:9.
De acordo com o método de Colby, foi observado efeito sinérgico das misturas testadas.
Exemplo 11 Eficácia contra Sphaerotheca fuliginea de uma composição que contém N- (2-r3-CLORO-5-(TRIFLUOROMETIL)-2-PIRIDINILlETIL>-2-TRIFLUOROMETILBENZAMIDA (Composto 1) e tolilfluanid Os compostos formulados são diluídos com água para obter a concentração de material ativo desejada.
Plantas de pepino (variedade Vert petit de Paris) em xícaras iniciais, semeadas sobre substrato de 50/50 solo de turfa e pozolana e cultivadas a 20-23 °C, são tratadas no estágio de duas folhas através da pulverização com a suspensão aquosa descrita acima. As plantas utilizadas como controles são tratadas com solução aquosa que não contém o material ativo.
Após 24 horas, as plantas são contaminadas através da sua pulverização com suspensão aquosa de esporos de Sphaerotheca fuliginea (100.000 esporos por mililitro). Os esporos são recolhidos a partir de plantas contaminadas. As plantas de pepino contaminadas são incubadas a cerca de 20-25 °C e sob umidade relativa de 60-70%. A classificação (percentual de eficácia) é conduzida em 21 dias após a contaminação, em comparação com as plantas controle. A tabela a seguir resume os resultados obtidos ao testar-se o composto 1 e tolilfluanid isoladamente e em misturas com diferentes razões em peso.
De acordo com o método de Colby, foi observado efeito sinérgico das misturas testadas.
Exemplo 12 Eficácia contra Peronospora parasitica de uma composição que contém N- (2-r3-CLORO-5-(TRIFLUOROMETIL)-2-PIRIDINILlETIL)-2-TRIFLUOROMETILBENZAMIDA (Composto 1) e 2.6-dicloro-N~(T3-cloro-5-(trifluorometil)-2-piridinil1metil)benzamida (Composto A) O ingrediente ativo testado é preparado através da homogeneização Potter em uma formulação do tipo suspensão concentrada a 100 g/l. Esta suspensão é diluída em seguida com água para obter a concentração de material ativo desejada.
Plantas de repolho (variedade Eminence) em xícaras iniciais, semeadas sobre substrato de 50/50 solo de turfa e pozolana e cultivadas a 18-20 °C, são tratadas no estágio de cotilédone através da pulverização com a suspensão aquosa descrita acima.
As plantas utilizadas como controles são tratadas com solução aquosa que não contém o material ativo.
Após 24 horas, as plantas são contaminadas através da sua pulverização com suspensão aquosa de esporos de Peronospora parasitica (50.000 esporos por mililitro). Os esporos são recolhidos a partir de planta infectada.
As plantas de repolho contaminadas são incubadas por cinco dias a 20 °C, sob atmosfera úmida. A classificação é conduzida em cinco dias após a contaminação, em comparação com as plantas controle. A tabela a seguir resume os resultados obtidos ao testar-se o composto 1 e o composto A isoladamente e em mistura com razão em peso 1:1.
De acordo com o método de Colby, foi observado efeito sinérgico das misturas testadas.
Exemplo 13 Eficácia contra Sphaerotheca fuliginea de uma composição que contém N-{2-r3-CLORO-5-fTRIFLUOROMETIL)-2-PIRlDINILlETIL)-2-TRIFLUOROMETILBENZAMIDA (Composto 1) e iprovalicarb Os compostos formulados são diluídos com água para obter a concentração de material ativo desejada.
Plantas de pepino (variedade Vert petit de Paris) em xícaras iniciais, semeadas sobre substrato de 50/50 solo de turfa e pozolana e cultivadas a 20-23 °C, são tratadas no estágio de duas folhas através da pulverização com a suspensão aquosa descrita acima. As plantas utilizadas como controles são tratadas com solução aquosa que não contém o material ativo.
Após 24 horas, as plantas são contaminadas através da sua pulverização com suspensão aquosa de esporos de Sphaerotheca fuliginea (100.000 esporos por mililitro). Os esporos são recolhidos a partir de plantas contaminadas. As plantas de pepino contaminadas são incubadas a cerca de 20-25 °C e sob umidade relativa de 60-70%. A classificação (percentual de eficácia) é conduzida em 21 dias após a contaminação, em comparação com as plantas controle. A tabela a seguir resume os resultados obtidos ao testar-se o composto 1 e iprovalicarb isoladamente e em mistura com razão em peso de 1:9.
De acordo com o método de Colby, foi observado efeito sinérgico das misturas testadas.
Exemplo 14 Eficácia contra Erysiphe graminis f. sp. tritici de uma composição que CONTÉM N-(2-r3-CLORO-5-(TRIFLUOROMETIL)-2-PIRIDINILlETIL}-2-trifluorometilbenzamida (Composto 1) e clorotalonil Os compostos formulados são diluídos com água para obter a concentração de material ativo desejada.
Plantas de trigo (variedade Audace) em xícaras iniciais, semeadas sobre substrato de 50/50 solo de turfa e pozolana e cultivadas a 12 °C, são tratadas no estágio de uma folha (10 cm de altura) através da pulverização com a suspensão aquosa descrita acima.
As plantas utilizadas como controles são tratadas com solução aquosa que não contém o material ativo.
Após 24 horas, as plantas são contaminadas através do seu polvilhamento com esporos de Erysiphe graminis f. sp. tritici, em que o polvilhamento é conduzido utilizando plantas doentes. A classificação é conduzida em sete a quatorze dias após a contaminação, em comparação com as plantas controle. A tabela a seguir resume os resultados obtidos ao testar-se o composto 1 e clorotalonil isoladamente e em misturas com diferentes razões em peso.
De acordo com o método de Colby, foi observado efeito sinérgico das misturas testadas.

Claims (3)

1. COMPOSIÇÃO, caracterizada pelo fato de que compreende: (a) N - {2 43-clo ro -5 -{t rif I u o ro m eti I) -2 -p i rid i n i I ] eti I} -2 - trif I uoro met i I benzam ida; e (b) um composto capaz de inibir a germinação de esporos ou o crescimento de mícélíos através da ação sobre vias metabólícas diferentes, selecionado a partir do grupo que consiste em mancozeb, propineb, captan, folpet, iprodiona, fludioxonil, benalaxil, metalaxil-M, propamocarb-HCI, fosetil-AI, tolilfiuanid, composto A (2,6-didoro-N-{[3-cloro-5-(trifluorometil)-2-píridínii]metil} benzam ida), iprovalícarb ou clorotalonil; em uma razão em peso (a)/{b) de 0,01 a 20.
2. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que compreende adicionalmente um suporte, veículo, carga e/ou tensoativo aceitáveis em agricultura.
3. MÉTODO DE CONTROLE CURATIVO OU PREVENTIVO DE FUNGOS FITOPATOGÊNICOS DE CULTURAS, caracterizado pelo fato de que uma quantidade eficaz e não fitotóxica de uma composição, conforme descrita em uma das reivindicações 1 a 2, é aplicada à semente, à planta e/ou ao fruto da planta ou ao solo no qual a planta está crescendo ou no qual se deseja que tai planta cresça.
BRPI0506613A 2004-02-12 2005-02-10 composição e método de controle curativo ou preventivo de fungos fitopatogênicos de culturas BRPI0506613B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP04356017.6 2004-02-12
EP04356017A EP1570738A1 (en) 2004-02-12 2004-02-12 Fungicidal composition comprising a pyridylethylbenzamide derivative and a compound capable of inhibiting the spores germination or mycelium growth by acting on different metabolic routes
US63689804P 2004-12-18 2004-12-18
US60/636,898 2004-12-18
PCT/EP2005/002566 WO2005077181A1 (en) 2004-02-12 2005-02-10 Fungicidal composition comprising a pyridylethylbenzamide derivative and a compound capable of inhibiting the spores germination or mycelium growth by acting on different metabolic routes

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0506613A BRPI0506613A (pt) 2007-05-02
BRPI0506613B1 true BRPI0506613B1 (pt) 2015-09-08

Family

ID=34746177

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0506613A BRPI0506613B1 (pt) 2004-02-12 2005-02-10 composição e método de controle curativo ou preventivo de fungos fitopatogênicos de culturas

Country Status (20)

Country Link
US (1) US7776892B2 (pt)
EP (2) EP1570738A1 (pt)
JP (1) JP4711975B2 (pt)
CN (1) CN1917762B (pt)
AT (1) ATE401791T1 (pt)
AU (1) AU2005213184B2 (pt)
BR (1) BRPI0506613B1 (pt)
CA (1) CA2551147C (pt)
DK (1) DK1713334T3 (pt)
EC (1) ECSP066840A (pt)
ES (1) ES2311213T3 (pt)
FR (1) FR19C1016I2 (pt)
HU (1) HUS2000010I1 (pt)
NZ (1) NZ548021A (pt)
PL (1) PL1713334T3 (pt)
PT (1) PT1713334E (pt)
RU (1) RU2369095C2 (pt)
SI (1) SI1713334T1 (pt)
UA (1) UA85402C2 (pt)
WO (1) WO2005077181A1 (pt)

Families Citing this family (39)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP1563731A1 (en) 2004-02-12 2005-08-17 Bayer CropScience S.A. Fungicidal composition comprising a pyridylethylbenzamide derivative and a compound capable of inhibiting the ergosterol biosynthesis
EP1570737A1 (en) * 2004-02-12 2005-09-07 Bayer CropScience S.A. Fungicidal composition comprising a pyridylethylbenzamide derivative and a compound capable of inhibiting the methionine biosynthesis
CN102696610B (zh) * 2006-07-06 2015-08-19 拜尔农作物科学股份公司 含吡啶基乙基苯甲酰胺衍生物和杀虫剂化合物的农药组合物
MX2011008495A (es) * 2009-02-20 2011-09-21 Danisco Us Inc Formulaciones de caldo de fermentacion.
CN102348380B (zh) 2009-03-16 2013-10-23 巴斯夫欧洲公司 包含氟吡菌酰胺和苯菌酮的杀真菌组合物
CN101647446A (zh) * 2009-06-22 2010-02-17 陕西标正作物科学有限公司 一种含有氟吡菌胺和烯酰吗啉的杀菌组合物
CN102450265A (zh) * 2010-10-14 2012-05-16 海利尔药业集团股份有限公司 一种含氟吡菌酰胺和丙环唑的杀菌组合物
CN101946793A (zh) * 2010-10-22 2011-01-19 青岛海利尔药业有限公司 一种含有氟吡菌酰胺和异菌脲的杀菌组合物
CN101999356B (zh) * 2010-11-26 2013-05-08 广东中迅农科股份有限公司 一种含有氟吡菌胺和甲霜灵的杀菌组合物及其应用
GB201107197D0 (en) * 2011-04-28 2011-06-15 Cxr Biosciences Ltd Compounds
CN102342287A (zh) * 2011-11-08 2012-02-08 陕西美邦农药有限公司 一种含氟吡菌胺与多抗霉素的杀菌组合物
CN102578128A (zh) * 2012-02-06 2012-07-18 山东禾宜生物科技有限公司 一种防治苹果斑点落叶病的杀菌剂
CN103518727B (zh) * 2012-07-05 2016-01-20 陕西美邦农药有限公司 一种含氟吡菌酰胺的杀菌组合物
CN103518741A (zh) * 2012-07-06 2014-01-22 陕西美邦农药有限公司 一种含氟吡菌酰胺的高效杀菌组合物
CN103535354A (zh) * 2012-07-13 2014-01-29 陕西美邦农药有限公司 一种高效杀菌组合物
CN103535362A (zh) * 2012-07-13 2014-01-29 陕西美邦农药有限公司 一种高效杀菌组合物
CN103535353A (zh) * 2012-07-13 2014-01-29 陕西美邦农药有限公司 一种高效杀菌组合物
CN102726399A (zh) * 2012-07-13 2012-10-17 陕西美邦农药有限公司 一种高效杀菌组合物
CN104285954B (zh) * 2012-07-13 2016-08-24 陕西美邦农药有限公司 一种杀菌组合物
CN103535374A (zh) * 2012-07-13 2014-01-29 陕西美邦农药有限公司 一种高效杀菌组合物
WO2014174987A1 (ja) * 2013-04-22 2014-10-30 住友化学株式会社 植物病害防除用組成物及び植物病害の防除方法
CN104186475A (zh) * 2014-09-22 2014-12-10 江苏省绿盾植保农药实验有限公司 一种含有氟吡菌酰胺与井冈霉素的杀菌组合物及其应用
CN104663675B (zh) * 2015-02-04 2016-11-23 河南科技学院 一种含有噁霉灵和氟吡菌酰胺的杀菌组合物及其用途
EP3294886A4 (en) 2015-05-11 2019-02-20 Mimetics, LLC METHODS FOR IDENTIFYING TARGETS DIRECTED AGAINST ANTIMICROBIAL AND ANTIPROLIFERATIVE COMPOUNDS AND COMPOSITIONS OBTAINED THEREFROM
CN105076140A (zh) * 2015-09-06 2015-11-25 安徽出入境检验检疫局检验检疫技术中心 一种含氟吡菌酰胺和菌核净的杀菌组合物
CN105076139A (zh) * 2015-09-06 2015-11-25 安徽出入境检验检疫局检验检疫技术中心 一种含氟吡菌酰胺和氟啶胺的杀菌组合物
CN106538571A (zh) * 2015-09-17 2017-03-29 南京华洲药业有限公司 一种含氟吡菌酰胺和代森锌的杀菌组合物及其应用
CN106538575A (zh) * 2015-09-17 2017-03-29 南京华洲药业有限公司 一种含氟吡菌酰胺和福美双的杀菌组合物及其应用
CN106538541A (zh) * 2015-09-17 2017-03-29 南京华洲药业有限公司 一种含氟吡菌酰胺和萎锈灵的杀菌组合物及其应用
CN106538565A (zh) * 2015-09-17 2017-03-29 南京华洲药业有限公司 一种含氟吡菌酰胺和噻呋酰胺的杀菌组合物及其应用
CN106538568A (zh) * 2015-09-17 2017-03-29 南京华洲药业有限公司 一种含氟吡菌酰胺和霜霉威的杀菌组合物及其应用
CN106538567A (zh) * 2015-09-17 2017-03-29 南京华洲药业有限公司 一种含氟吡菌酰胺和多抗霉素的杀菌组合物及其应用
CN106538543A (zh) * 2015-09-17 2017-03-29 南京华洲药业有限公司 一种含氟吡菌酰胺和百菌清的杀菌组合物及其应用
CN105409964A (zh) * 2015-12-23 2016-03-23 陕西上格之路生物科学有限公司 一种含有氟吡菌酰胺和丙氧喹啉的杀菌组合物
CN106818809A (zh) * 2016-12-14 2017-06-13 新昌县奥而特农业科技有限公司 抗植物病原真菌组合物及其制备方法
CN107279161A (zh) * 2017-08-02 2017-10-24 广东广康生化科技股份有限公司 一种含有灭菌丹和氟吡菌酰胺的杀菌组合物
JP7361696B2 (ja) 2017-12-20 2023-10-16 バイエル アクチェンゲゼルシャフト リンゴのモザイク黒星病を防除するための殺真菌剤の使用
EA202191755A1 (ru) * 2018-12-31 2021-10-08 Адама Мактешим Лтд. Фунгицидная смесь
WO2020231751A1 (en) 2019-05-10 2020-11-19 Bayer Cropscience Lp Active compound combinations

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2899437A (en) * 1959-08-11 Pyridylethylated salicylamides
PT1204323E (pt) * 1999-08-18 2004-11-30 Aventis Cropscience Gmbh Fungicidas
FR2821718B1 (fr) 2001-03-08 2003-06-13 Aventis Cropscience Sa Nouvelles compositions fongicides a base de derives de pyridylmethylbenzamide et d'imidazoline ou d'oxazolidine
FR2829362B1 (fr) * 2001-09-10 2003-11-07 Aventis Cropscience Sa Composition fongicide a base de derives d'arylamidine et de composes fongicides connus
FR2832031A1 (fr) * 2001-11-14 2003-05-16 Aventis Cropscience Sa Composition fongicide a base d'au moins un derive de pyridylmethylbenzamide et d'au moins un derive de type valinamide
GB0127556D0 (en) * 2001-11-16 2002-01-09 Syngenta Participations Ag Organic compounds

Also Published As

Publication number Publication date
PT1713334E (pt) 2008-09-18
ECSP066840A (es) 2007-01-26
DK1713334T3 (da) 2008-11-17
AU2005213184A1 (en) 2005-08-25
JP4711975B2 (ja) 2011-06-29
NZ548021A (en) 2010-09-30
FR19C1016I2 (fr) 2020-02-28
RU2006132508A (ru) 2008-03-20
CA2551147C (en) 2013-10-01
SI1713334T1 (sl) 2008-10-31
AU2005213184B2 (en) 2010-10-14
FR19C1016I1 (fr) 2019-04-19
WO2005077181A1 (en) 2005-08-25
HUS2000010I1 (hu) 2020-07-28
EP1570738A1 (en) 2005-09-07
PL1713334T3 (pl) 2009-01-30
CN1917762A (zh) 2007-02-21
EP1713334A1 (en) 2006-10-25
BRPI0506613A (pt) 2007-05-02
UA85402C2 (ru) 2009-01-26
US20070142444A1 (en) 2007-06-21
CA2551147A1 (en) 2005-08-25
ATE401791T1 (de) 2008-08-15
JP2007522185A (ja) 2007-08-09
CN1917762B (zh) 2010-05-26
US7776892B2 (en) 2010-08-17
ES2311213T3 (es) 2009-02-01
EP1713334B1 (en) 2008-07-23
RU2369095C2 (ru) 2009-10-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0506613B1 (pt) composição e método de controle curativo ou preventivo de fungos fitopatogênicos de culturas
ES2287905T3 (es) Composicion fungicida que comprende un derivado de piridiletilbenzamida y un compuesto capaz de inhibir la biosintesis de ergosterol.
ES2323533T3 (es) Composicion fungicida que comprende un derivado de piridiletilbenzaminda y un compuesto capaz de inhibir el transporte de electrones de la cadena respiratoria en organismos fungicos fitopatogenicos.
ES2287909T3 (es) Composicion fungicida que comprende un derivado de piridiletilbenzamida y un compuesto capaz de inhibir la mitosis y la division celular.
ES2313306T3 (es) Composicion fungicida que comprende un derivado de piridiletilbenzamida y un compuesto capaz de inhibir la biosintesis de metionina.
ES2410816T3 (es) Composición fungicida que comprende un derivado de piridilmetilbenzamida y un derivado de quinona
KR100838542B1 (ko) 피리딜에틸벤즈아미드 유도체 및 식물병원성 진균 유기체내 호흡 사슬의 전자 운반을 억제할 수 있는 화합물을포함하는 살진균성 조성물
KR100838539B1 (ko) 피리딜에틸벤즈아미드 유도체 및 메티오닌 생합성 억제가능화합물을 함유하는 살진균 조성물
MXPA06009067A (es) Composicion fungicida que comprende un derivado de piridiletilbenzamida y un compuesto capaz de inhibir la germinacion de esporas o el crecimiento del micelio actuando sobre diferentes rutas metabolicas
MXPA06009070A (en) Fungicidal composition comprising a pyridylethylbenzamide derivative and a compound capable of inhibiting the transport of electrons of the respiratory chain in phytopathogenic fungal organisms
MXPA06009069A (en) Fungicidal composition comprising a pyridylethylbenzamide derivative and a compound capable of inhibiting the ergosterol biosynthesis
MXPA06009066A (en) Fungicidal composition comprising a pyridylethylbenzamide derivative and a compound capable of inhibiting the methionine biosynthesis
IL176833A (en) A fungicide containing a derivative of pyridylethylbenzamide and a compound capable of inhibiting the germination of spores or the growth of mycelium by acting on various metabolic pathways

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 08/09/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25A Requested transfer of rights approved
B25C Requirement related to requested transfer of rights

Free format text: A FIM DE ATENDER A(S) TRANSFERENCIA(S), REQUERIDA(S) ATRAVES DA PETICAO NO 860150256025, DE 03/11/2015, E NECESSARIO REAPRESENTAR O DOCUMENTO DE CESSAO COM A ASSINATURA DE CEDENTE E CESSIONARIO NOTARIZADAS E LEGALIZADAS.

B25A Requested transfer of rights approved
B25A Requested transfer of rights approved