BRPI0416428B1 - Método de melhoria do comportamento de respingos - Google Patents

Método de melhoria do comportamento de respingos Download PDF

Info

Publication number
BRPI0416428B1
BRPI0416428B1 BRPI0416428-8A BRPI0416428A BRPI0416428B1 BR PI0416428 B1 BRPI0416428 B1 BR PI0416428B1 BR PI0416428 A BRPI0416428 A BR PI0416428A BR PI0416428 B1 BRPI0416428 B1 BR PI0416428B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
powder
product
weight
fat product
ground
Prior art date
Application number
BRPI0416428-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Rob Beltman
Robertus Van Der Brugghen
Georg Christian Dol
Sonja Fritsche
Original Assignee
Unilever Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Unilever Nv filed Critical Unilever Nv
Publication of BRPI0416428A publication Critical patent/BRPI0416428A/pt
Publication of BRPI0416428B1 publication Critical patent/BRPI0416428B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23DEDIBLE OILS OR FATS, e.g. MARGARINES, SHORTENINGS, COOKING OILS
    • A23D9/00Other edible oils or fats, e.g. shortenings, cooking oils
    • A23D9/007Other edible oils or fats, e.g. shortenings, cooking oils characterised by ingredients other than fatty acid triglycerides
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23DEDIBLE OILS OR FATS, e.g. MARGARINES, SHORTENINGS, COOKING OILS
    • A23D7/00Edible oil or fat compositions containing an aqueous phase, e.g. margarines
    • A23D7/005Edible oil or fat compositions containing an aqueous phase, e.g. margarines characterised by ingredients other than fatty acid triglycerides
    • A23D7/0053Compositions other than spreads

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Edible Oils And Fats (AREA)
  • Seeds, Soups, And Other Foods (AREA)
  • General Preparation And Processing Of Foods (AREA)
  • Fats And Perfumes (AREA)
  • Manufacturing Of Micro-Capsules (AREA)
  • Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)
  • Cosmetics (AREA)

Description

“MÉTODO DE MELHORIA DO COMPORTAMENTO DE RESPINGOS” Campo da Invenção A presente invenção refere-se a um método de melhoria do comportamento de respingos de um produto de gordura de cozimento durante fritura rasa de alimentos. Produtos de gordura de cozimento de acordo com o presente relatório descritivo compreendem gorduras de cozimento que não contêm quantidade substancial de uma fase aquosa dispersa.
Antecedentes e Estado da Técnica O uso de um produto de gordura de cozimento para fritura é freqüentemente acompanhado por respingos. Os respingos ocorrem quando água ou um produto alimentício que contém água, tal como carne, é colocado em contato com uma gordura de fritura aquecida. O comportamento de respingos de um produto de gordura de cozimento que não contém quantidade substancial de água dispersa, particularmente de um óleo de cozimento, é medido geralmente determinando-se o seu valor de espalhamento SVóieo de acordo com o protocolo correspondente conforme especificado na seção de exemplos.
Agentes anti-respingos comuns para uso em produtos de gordura de cozimento compreendem emulsificantes em sentido amplo, tais como lecitina, lecitina hidrolisada, ésteres de ácido cítrico e álcoois (Citrem®) e sal de cozinha. Somente lecitina e sal de cozinha são naturais, mas o efeito de lecitina sobre os respingos é limitado, Além disso, a lecitina apresenta a desvantagem de que pode decompor-se em altas temperaturas de fritura e causa odor ruim, descoloração e formação de espuma. Sal de cozinha (cloreto de sódio) necessita ser adicionado em uma quantidade substancial para exibir efeito. O documento US 4.399,165 descreve uma composição de óleo comestível apropriada para aplicações de fritura, que compreende óleo líquido, emulsificante, substância escurecedora e uma quantidade eficaz de um material estabilizante. Os emulsificantes apropriados mencionados no presente documento incluem monoglicerídeos, lecitinas, ésteres de ácido cítrico, ésteres de ácido tartárico, ésteres de ácido láctico e suas misturas. Os exemplos da US 4.399.165 demonstram que produtos que compreendem lecitina de soja exibem respingos apenas limitados ao fritar-se bife.
As patentes EP 0.477.825 e EP 0.771.531 descrevem o uso de ésteres de ácido cítrico para melhorar o comportamento de respingos. Os documentos US 3.946.122 e US 5.436,021 descrevem emulsões de água e óleo que compreendem um éster de ácido cítrico e mono ou diglicerídeo de ácidos graxos para melhorar o desempenho de respingos. O documento WO 01/84945 menciona o uso de éster cítrico de glicerídeo de ácido graxo parcial para melhorar o comportamento de respingos.
Um teor de sal relativamente alto é típico para a maior parte dos óleos de cozimento do estado da técnica que exibem comportamento de respingos aprimorado. O documento EP 0.775.444 descreve gordura despejável que contém uma composição que compreende ervas, temperos, nozes ou sementes e de 1 a 10% em peso de sal. A presente invenção fornece um método de melhora do comportamento de respingos de um produto de gordura de cozimento utilizando ingredientes que são baratos, naturais e altamente eficazes.
Descrição Resumida da Invenção O método inventado consiste no uso de um material vegetal em pó para melhorar o comportamento de respingos, conforme definido na reivindicação 1.
Descrição Detalhada da Invenção Descobriu-se um método para melhorar o desempenho de respingos de um produto de gordura de cozimento que contém de 0 a 5% em peso de uma fase aquosa dispersa que compreende as etapas de: a. seleção de um produto de gordura de cozimento que contém de 0 a 5% em peso de uma fase aquosa dispersa; b. seleção de um material vegetal insolúvel em gordura que possui consistência que permite moagem a um pó; c. moagem do material vegetal a um pó que possui um tamanho de partícula médio d^ selecionado a partir da faixa de 1 a 2000 μιτι; d. mistura do pó resultante ao produto de gordura de cozimento em uma quantidade de 0,1 a 25% em peso do produto e sua dispersão regular por todo o produto. O produto de gordura de cozimento normalmente é óleo. Qualquer óleo de cozimento que é comumente utilizado para fritura rasa pode ser selecionado, tal como óleo de oliva, óleo de soja, óleo de colza, óleo de palma, óleo de girassol, óleo de milho, óleo de açafrão, óleo de semente de algodão, óleo de semente de palma, óleo de coco, óleo de linhaça, óleos láuricos, manteiga ou suas frações e misturas destes óleos, O produto de gordura de cozimento pode também ser uma gordura que seja sólida à temperatura ambiente, mas que se liquefaça na frigideira aquecida. O produto de gordura de cozimento compreende opcionalmente pequena quantidade, normalmente de 0,5 a 5% em peso, de gordura estruturante que serve para proporcionar estabilidade de dispersão ao produto final. As gorduras estruturantes são bem conhecidas, por exemplo, a partir de margarinas liquidas e plásticas e compreendem, por exemplo, óleo de colza com alto erúcico hidrogenado, que é particularmente preferido por ser capaz de manter as partículas dispersas de forma estável em óleo líquido. Outras gorduras estruturantes apropriadas compreendem, por exemplo, óleo de peixe hidrogenado, óleo de amendoim hidrogenado, óleo de girassol hidrogenado e também gorduras não hidrogenadas sólidas, bem como misturas destas gorduras.
Pode parecer prático dispersar o material em pó no produto de gordura de cozimento na forma de calda com água. A quantidade de água não deverá exceder quantidade tal que o produto final contenha mais de 5% em peso de uma fase aquosa dispersa. Caso o produto de gordura de cozimento possua consistência sólida, ele deverá ser liquefeito antes da mistura com o pó. O material vegetal selecionado para moagem consiste de uma ou mais substâncias que são preferencialmente selecionadas a partir dos grupos que consistem de frutas (tais como azeitonas), nozes (tais como amêndoa, noz, castanha de caju, amendoim, nozes de pinheiro), sementes (tais como semente de girassol, linhaça), grãos (tais como soja), sementes e caroços (tais como sementes de azeitona) bem como pectína, alginato, celulose e, naturalmente, misturas das mencionadas substâncias. Entretanto, Muitas outras substâncias também são eficazes, o que é evidente na Tabela I. O diâmetro médio ponderado por volume (d4i3) das partículas de pó, cujo tamanho melhor se aproxima do diâmetro modal, é selecionado a partir da faixa de 1 a 2000 pm, preferencialmente da faixa de 1 a 700 pm, de maior preferência a partir da faixa de 1 a 100 pm e, de preferência ainda maior, de 1 a 40 pm. Para a medição do diâmetro médio ponderado por volume, é adequadamente utilizado um dispositivo Malvern Mastersizer S seguindo o protocolo de medição correspondente.
Sem desejar restrições à teoria, acredita -se que o tratamento por moagem altera a estrutura externa do material vegetal particulado de forma que a transformação da água em vapor seja controlada de tal forma que os respingos sejam reduzidos porque jatos explosivos de vapor são evitados ou pelo menos reduzidos. Para moagem do material vegetal fibroso e mole para médio-duro selecionado, é especialmente apropriado um moinho ultracentrífugo Retsch ZM100. Geralmente, é apropriada peneira com tamanho de abertura de 0,2 mm.
Afirma-se que o material vegetal selecionado para moagem é insolúvel em gordura. Isso significa que pelo menos 50% em peso, preferencialmente pelo menos 65% em peso, de maior preferência pelo menos 80% em peso, de preferência ainda maior pelo menos 95% em peso do material vegetal são insolúveis em gordura. Quando a quantidade de gordura do material vegetal selecionado causar dificuldades de moagem, a etapa de moagem é precedida por tratamento de desnatação. Extração comum com solvente, tal como hexano ou dióxido de carbono liquefeito, preferencialmente após a desfragmentação bruta ou moagem do material vegetal, gera resultado satisfatório. A desnatação pode parecer menos necessária para substâncias que contêm baixo teor de gordura. Entretanto, a extração de gordura pode contribuir para melhorar o eventual comportamento de respingos do produto de gordura de cozimento obtido.
Além da desnatação, a secagem também é tratamento prévio opcional para tornar o material vegetal selecionado mais apropriado como ingrediente da presente invenção. Partículas de azeitona são utilizadas preferencialmente após a secagem por congelamento.
Opcionalmente, o produto de gordura de cozimento compreende outros ingredientes tais como lecitina, agente corante, um ou mais componentes aromatizantes ou sal. Lecitina, quando presente, é adicionada até 0,5% em peso. Pelas razões mencionadas acima, o produto de gordura de cozimento utilizado para a presente invenção preferencialmente é substancialmente livre de lecitina, lecitina hidrolisada e sal de cozinha. Prefere-se manter o teor de sal baixo do ponto de vista nutricional. O pó resultante da moagem é disperso no óleo em uma quantidade que é selecionada a partir da faixa de 0,1 a 25% em peso, preferencialmente de 0,1 a 10% em peso, de maior preferência de 0,1 a 5% em peso, de preferência ainda maior de 0,1 a 1,0% em peso.
Segundo realização específica, as concentrações de pó mais altas são preferencialmente utilizadas em produto de gordura de cozimento que é sólido sob temperaturas ambiente. Esse produto é preferencialmente utilizado em pequena quantidade em combinação com óleo de cozimento comum. Quando aquecida em frigideira, a gordura funde-se, mistura-se com o óleo de cozimento e, desta forma, exibe a sua qualidade anti-respingos. Gorduras com alta concentração de pó são oferecidas para venda preferencialmente em formato de embalagem de porção, de forma a servir de auxiliares de cozinha anti-respingos facilmente aplicáveis. É particularmente preferido para uso na presente invenção o pó obtido por meio de moagem das sementes de azeitonas e sementes ou grãos, preferencialmente sementes de girassol, linhaça e soja, opcionalmente moldas após tratamento de desnatação. Por razões desconhecidas, estes pós exibem valores SVóieo extraordinariamente altos.
Outro grupo de substâncias que são preferencialmente utilizadas para o método inventado consiste de celulose, pectina e alginato.
Produtos de gordura de cozimento resultantes da presente invenção exibem comportamento de respingos fortemente aprimorado caracterizado por valor SVóieo que é de pelo menos 4. Para alguns produtos de gordura de cozimento, são atingidos valores SVóieo de mais de 7 e até 8, que é qualidade ainda não exibida para óleo de cozimento.
As concentrações mencionadas no presente relatório descritivo são concentrações em peso sobre produto total, a menos que indicado em contrário. Método Geral para Determinação do Valor de Respingos O comportamento de respingos de produtos de cozimento de acordo com a presente invenção é avaliado após a armazenagem do produto preparado por pelo menos um dia à temperatura ambiente. Antes do teste, amostras líquidas são bem agitadas para torná-las homogêneas.
Para determinar os valores de respingos (SV^o), 21 g de amostra de teste (0,5% em peso de pó disperso em óleo de girassol refinado) são aquecidos em disco de vidro raso sobre placa elétrica ajustada a cerca de 205°C. Os respingos são determinados despejando-se pequena quantidade, 0,5 ml de água no produto de gordura aquecida. As gotículas de gordura que respingam para fora do disco são capturadas sobre uma folha de papel fixada acima do disco em distância de 25 cm. A imagem salpicada do papel de teste obtido é comparada com conjunto padrão de folhas de referência numeradas 0, 2, 4, 6, 8 e 10. O número da folha mais similar é registrado como valor de respingos real. Dez indica ausência total de respingos e zero indica respingos muito fortes. As outras notas correspondem a comportamento de respingos conforme segue: As notas SVôieo de óleos vegetais plenos normalmente são 0 e não excedem 2. O tamanho médio das partículas resultantes do processo de moagem é fundamental para a sua qualidade de redução dos respingos. Para comparação do tamanho de várias amostras, é medido o diâmetro médio ponderado por volume (d^). Este diâmetro está próximo do diâmetro modal, O diâmetro médio ponderado por volume é adequadamente medido em Malvern Mastersizer S, medida baseada na difusão de radiação laser. O aparelho é cheio com o óleo de girassol refinado. Adiciona-se material em pó até atingir-se 20% de escurecimento (80% do sinal máximo original), após o quê inicia-se medição real {adicionados cerca de 0,5 g). Para cálculo do valor de d4,3, utiliza-se a teoria Mie com os parâmetros/valores a seguir: índice de retração do solvente 1,4694; índice de retração de partículas, parte real: 1,5300; índice de retração de partículas, parte imaginária: 0,1.
Os exemplos a seguir ilustram a presente invenção.
Exemplos Óleo de girassol totalmente refinado (nbd) foi selecionado como óleo de cozimento. Material vegetal, conforme exemplificado na Tabela I, foi moído em moinho ultracentrífugo Retsch ZM100, que é especialmente adequado para moagem de materiais fibrosos moles a médios/duros.
De forma geral, o tamanho da abertura da peneira do moinho foi de 0,2 mm. Quando indicado, aplicou-se tamanho de peneira diferente. Após a moagem, o pó foi adicionado ao óleo em uma quantidade de 0,5% em peso. Quando indicado, o material vegetal foi desnatado antes da moagem por meio de processo de extração padrão em dispositivo Soxhlet utilizando hexano como solvente. Antes da extração, o material vegetal foi fragmentado bruscamente. O solvente residual foi removido em evaporador giratório, Pode-se observar, particularmente com sementes de azeitonas, que o valor SVóieo aumenta quando o tamanho das partículas (04,3) do pó utilizado é reduzido.
Tabela I (1) Extração de hexano anterior? x = sim (2) Tamanho de abertura do tamis do moinho; n.d. = não determinado. (3) Diâmetro médio ponderado por volume (d4i3) do pó analisado com um dispositivo Malvern Mastersizer S.

Claims (10)

1. MÉTODO DE MELHORIA DO COMPORTAMENTO DE RESPINGOS de um produto de gordura de cozimento que contém de 0 a 5% em peso de uma fase aquosa dispersa, caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: a. seleção de um produto de gordura de cozimento que contém de 0 a 5% em peso de uma fase aquosa dispersa; b. seleção de um material vegetal insolúvel em gordura que possui consistência que permite moagem a um pó; c. moagem do material vegetal a um pó que possui um diâmetro de partícula médio ponderado por volume (d4,3) selecionado a partir da faixa de 1 a 2000 pm; d. mistura do pó resultante ao produto de gordura de cozimento em uma quantidade de 0,1 a 25% em peso do produto e sua dispersão regular por todo o produto.
2. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o material vegetal consiste em uma ou mais substâncias selecionadas a partir do grupo que consiste em frutas, nozes, sementes, grãos, caroços, miolo e celulose.
3. MÉTODO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 2, caracterizado pelo fato de que o diâmetro de partícula médio ponderado por volume (d4,3) das partículas de pó é selecionado a partir da faixa de 1 a 700 pm, preferencial mente da faixa de 1 a 100 pm, de maior preferência, da faixa de 1 a 40 pm,
4. MÉTODO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o pó é misturado ao produto de gordura de cozimento em uma quantidade que é selecionada a partir da faixa de 0,1 a 25% em peso, preferencialmente de 0,1 a 10% em peso, de maior preferência, de 0,1 a 5% em peso e, de preferência ainda maior, 0,1 a 1% em peso.
5. MÉTODO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o pó a ser misturado consiste em sementes de azeitonas moídas.
6. MÉTODO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o pó a ser misturado consiste em sementes de girassol moídas ou de linhaças moídas ou uma mistura destes.
7. MÉTODO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o pó a ser misturado consiste em grãos de soja moídos.
8. MÉTODO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o pó a ser misturado consiste em nozes moídas selecionadas a partir do grupo que consiste em nozes de pinheiro, amêndoas, amendoins, nozes e castanhas de caju ou uma de suas misturas.
9. MÉTODO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o pó a ser misturado consiste em celulose em pó, pectina e alginato ou uma de suas misturas.
10. MÉTODO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que o produto de gordura de cozimento resultante exibe um comportamento de respingos caracterizado por um valor SVóieo que é de 4 a 10.
BRPI0416428-8A 2003-12-09 2004-11-17 Método de melhoria do comportamento de respingos BRPI0416428B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP03079070 2003-12-09
EP03079070.3 2003-12-09
PCT/EP2004/013056 WO2005058066A1 (en) 2003-12-09 2004-11-17 Cooking fat product with improved spattering behaviour

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0416428A BRPI0416428A (pt) 2007-02-21
BRPI0416428B1 true BRPI0416428B1 (pt) 2015-06-16

Family

ID=34684560

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0416428-8A BRPI0416428B1 (pt) 2003-12-09 2004-11-17 Método de melhoria do comportamento de respingos

Country Status (10)

Country Link
US (1) US7914839B2 (pt)
EP (1) EP1706000B1 (pt)
AT (1) ATE357150T1 (pt)
AU (1) AU2004298739A1 (pt)
BR (1) BRPI0416428B1 (pt)
DE (1) DE602004005503T2 (pt)
PL (1) PL1706000T3 (pt)
RU (1) RU2353097C2 (pt)
WO (1) WO2005058066A1 (pt)
ZA (1) ZA200603669B (pt)

Families Citing this family (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP1926399B2 (en) * 2005-09-23 2014-03-12 Unilever PLC Process for producing a frozen aerated composition
EP1926398B1 (en) * 2005-09-23 2011-01-05 Unilever PLC Aerated products with reduced creaming
ATE417511T1 (de) * 2005-09-23 2009-01-15 Unilever Nv Durchlüftete produkte mit niedrigem ph-wert
AU2007211713B2 (en) * 2006-01-31 2011-09-01 Unilever Plc Aerated compositions comprising hydrophobin
WO2008074592A1 (en) * 2006-12-19 2008-06-26 Unilever N.V. Water continuous frying composition
MX2009006353A (es) * 2006-12-19 2009-06-26 Unilever Nv Composicion para freidura continua, acuosa.
BRPI0705417B1 (pt) * 2006-12-20 2016-08-16 Unilever Nv produto alimentício aerado e processos para a produção de um produto alimentício aerado
BRPI0808588A2 (pt) * 2007-03-26 2014-08-12 Unilever Nv "produtos alimentícios aerados e processo para produzir um produto alimentício aerado"
CN101652076B (zh) * 2007-03-26 2013-06-12 荷兰联合利华有限公司 温热的包含可溶性和/或不溶性固体的充气食品和其制备方法
US20100291630A1 (en) * 2007-10-18 2010-11-18 Andrew Richard Cox Method for producing a foaming agent
AU2008229927B2 (en) * 2007-10-25 2009-08-06 Unilever Plc Aerated fat-continuous products
US20100112139A1 (en) * 2008-03-28 2010-05-06 Conopco, Inc., D/B/A Unilever Foaming Agents Comprising Hydrophobin
US8563068B2 (en) 2008-07-25 2013-10-22 Team Foods Colombia S.A. Antispattering agent
JP2012505645A (ja) * 2008-10-16 2012-03-08 ユニリーバー・ナームローゼ・ベンノートシヤープ 消泡剤を含むハイドロフォビン溶液
EP2358743B1 (en) * 2008-12-16 2012-10-10 Unilever PLC Method for extracting hydrophobin from a solution
US8394444B2 (en) * 2009-05-29 2013-03-12 Conopco, Inc. Oil-in-water emulsion
US8357420B2 (en) * 2009-05-29 2013-01-22 Conopco, Inc. Oil-in-water emulsion
CA2704702C (en) * 2009-06-02 2018-06-12 Unilever Plc Aerated baked products
CA2817276A1 (en) * 2010-12-02 2012-06-07 Unilever Plc Oils and fats with improved spattering behaviour
WO2015036164A1 (en) * 2013-09-16 2015-03-19 Unilever N.V. Edible fat continuous product comprising sucrose fatty acid ester and particulate anti-spattering agent

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB378372A (en) 1930-10-31 1932-07-29 Emulsol Corp Improvements in or relating to the production of margarine and like edible fat emulsions
US3415659A (en) * 1965-12-29 1968-12-10 Procter & Gamble Cooking and salad oil having antispattering properties
US3946122A (en) * 1967-12-04 1976-03-23 Lever Brothers Company Process of preparing margarine products
CA1175712A (en) * 1980-08-05 1984-10-09 Albert J. Dijkstra Frying oil composition and process of production
AU8455091A (en) 1990-09-24 1992-03-26 Alf Silkeberg Edible fats and oils stabilized with sesame oil as a constituent
US5436021A (en) * 1992-12-31 1995-07-25 Van Den Bergh Co., Division Of Conopco, Inc. Pumpable oleaginous compositions
EP0775444B1 (en) 1995-10-25 2001-12-12 Unilever N.V. Pourable fat compositions
DE69623904T2 (de) 1995-11-02 2003-05-15 Lipidia Holding S.A., Luxemburg/Luxembourg Stabile essbare Ölzusammensetzung
EP1280411B1 (en) * 2000-05-09 2008-10-01 Unilever N.V. Pourable shortening composition
AU1405502A (en) * 2000-12-07 2002-06-18 Jurgen Heinz Fabian Pourable frying composition
CA2470566C (en) 2001-12-19 2011-05-03 Unilever Plc Stable dispersion of particles in edible oil
RU2353096C2 (ru) * 2003-12-09 2009-04-27 Юнилевер Н.В. Эмульсия вода-в-масле с пониженной способностью к разбрызгиванию

Also Published As

Publication number Publication date
US7914839B2 (en) 2011-03-29
DE602004005503D1 (de) 2007-05-03
EP1706000B1 (en) 2007-03-21
ATE357150T1 (de) 2007-04-15
BRPI0416428A (pt) 2007-02-21
WO2005058066A1 (en) 2005-06-30
RU2353097C2 (ru) 2009-04-27
RU2006124573A (ru) 2008-01-20
ZA200603669B (en) 2007-09-26
US20080305237A1 (en) 2008-12-11
PL1706000T3 (pl) 2007-08-31
AU2004298739A1 (en) 2005-06-30
DE602004005503T2 (de) 2007-07-19
EP1706000A1 (en) 2006-10-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0416428B1 (pt) Método de melhoria do comportamento de respingos
ES2235233T3 (es) Composicion que contiene un componente graso liquido.
ES2355741T3 (es) Dispersiones comestibles que comprenden aceite y un agente estructurante.
BRPI1008643B1 (pt) Recreio alimentício cremoso, e, método para formar um recheio alimentício cremoso
AU2002357997B2 (en) Stable dispersion of particles in edible oil
RU2353096C2 (ru) Эмульсия вода-в-масле с пониженной способностью к разбрызгиванию
Parmar et al. Recent advances in fabrication of food grade oleogels: structuring methods, functional properties and technical feasibility in food products
Shahamati et al. Characterization of acorn oil and its application on carnauba wax-based oleogel and chocolate spread
Prakansamut et al. Application of functional oil blend-based oleogels as novel structured oil alternatives in chocolate spread
CN111565574A (zh) 植物蛋白基结构剂
Hwang et al. Wax-Based Oleogels
Tang et al. Pulse and Oilseed Protein-based Oil Structuring for Baking Application
JP7314510B2 (ja) 呈味付与食品
EP3727005B1 (en) Edible water-continuous composition
JP2010162049A (ja) 分離型液体調味料
ES2906871T3 (es) Composición de grasa dura
Tanti Hydroxypropyl-methylcellulose and methylcellulose structured oils as an alternative low saturated fat stabilizer and shortening replacement for food applications
EP2096935A1 (en) Water continuous frying composition
JP4559354B2 (ja) 分離型液体調味料
CN113574155A (zh) 油脂组合物
Garrow Evaluation of high intensity ultrasound on plant based lipid blends, containing health-promoting lipids, as an alternative to hydrogenation for plastic fat development
WO2008074592A1 (en) Water continuous frying composition
JP2000139348A (ja) オリーブオイル

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 16/06/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: A23D 9/007 (2006.01), A23D 7/005 (2006.01)

B25A Requested transfer of rights approved
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 19A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2749 DE 12-09-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.