BRPI0316225B1 - objeto com informação a ser tornada segura e método para a produção do mesmo - Google Patents

objeto com informação a ser tornada segura e método para a produção do mesmo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0316225B1
BRPI0316225B1 BRPI0316225A BR0316225A BRPI0316225B1 BR PI0316225 B1 BRPI0316225 B1 BR PI0316225B1 BR PI0316225 A BRPI0316225 A BR PI0316225A BR 0316225 A BR0316225 A BR 0316225A BR PI0316225 B1 BRPI0316225 B1 BR PI0316225B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
layer
information
assembly
additional layer
adhesive power
Prior art date
Application number
BRPI0316225A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0316225A (pt
BRPI0316225B8 (pt
Inventor
Gabriel Rodriguez
Georgios Kabitoglou
Host-Michael Beier
Lothar Kolber
Original Assignee
Giesecke & Devrient Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Giesecke & Devrient Gmbh filed Critical Giesecke & Devrient Gmbh
Publication of BR0316225A publication Critical patent/BR0316225A/pt
Publication of BRPI0316225B1 publication Critical patent/BRPI0316225B1/pt
Publication of BRPI0316225B8 publication Critical patent/BRPI0316225B8/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06KGRAPHICAL DATA READING; PRESENTATION OF DATA; RECORD CARRIERS; HANDLING RECORD CARRIERS
    • G06K19/00Record carriers for use with machines and with at least a part designed to carry digital markings
    • G06K19/06Record carriers for use with machines and with at least a part designed to carry digital markings characterised by the kind of the digital marking, e.g. shape, nature, code
    • G06K19/06009Record carriers for use with machines and with at least a part designed to carry digital markings characterised by the kind of the digital marking, e.g. shape, nature, code with optically detectable marking
    • G06K19/06046Constructional details
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T428/00Stock material or miscellaneous articles
    • Y10T428/24Structurally defined web or sheet [e.g., overall dimension, etc.]
    • Y10T428/24802Discontinuous or differential coating, impregnation or bond [e.g., artwork, printing, retouched photograph, etc.]

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Theoretical Computer Science (AREA)
  • Credit Cards Or The Like (AREA)
  • Silver Salt Photography Or Processing Solution Therefor (AREA)
  • Printing Methods (AREA)
  • Financial Or Insurance-Related Operations Such As Payment And Settlement (AREA)
  • Storage Device Security (AREA)

Abstract

"objeto com informação a ser tornada segura e método para a produção do mesmo". a invenção se refere a um objeto (20) com uma informação (16) a ser tornada segura provida nele, tal como uma codificação, uma identificação, um número pin ou similar, e uma etiqueta adesiva de cobertura de segurança (18) para cobertura da informação (16) a ser tornada segura. o objeto (20) e a informação (16) a ser tornada segura têm disposta neles uma camada adicional (30), cujo poder adesivo à etiqueta adesiva de cobertura (18) é maior, pelo menos em áreas parciais, do que o poder adesivo da camada adicional (30) ao objeto (20).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para: "OBJETO COM INFORMAÇÃO A SER TORNADA SEGURA E MÉTODO PARA A PRODUÇÃO DO MESMO".
Esta invenção se refere a um objeto com uma informação a ser tornada segura provida nele, tal como uma codificação, uma identificação, um número PIN ou similar, e uma etiqueta adesiva de cobertura de segurança para cobertura da informação a ser tornada segura. A invenção se refere ainda a um método para a produção desse objeto, bem como a um método para a marcação de forma segura de um objeto. É conhecido o uso de etiquetas adesivas de cobertura de segurança para a cobertura de números secretos, números PIN ou outras identificações em documentos de valor, tais como cartões bancários ou de crédito, cartões telefônicos pré-pagos e similares. As etiquetas adesivas de cobertura freqüentemente são formadas como rótulos de raspar opacos, os quais podem ser removidos ao se raspar e, desse modo, revelar a informação localizada abaixo delas. Uma vez que a informação freqüentemente representa um valor considerável, numerosas medidas foram propostas para impedir ou prevenir um abuso por usuários não autorizados ou, pelo menos, tornar uma tentativa de violação reconhecível uma vez que tenha sido feita. Caso contrário, o valor de um cartão telefônico pré-pago associado ao número de identificação, por exemplo, poderia ser gasto por um usuário não autorizado e o cartão, então, revendido como um cartão cuja falta de valor não seria reconhecível. A publicação DE 199 62 638 Al descreve um elemento de filme com uma camada auto-adesiva como uma cobertura de segurança para codificações, identificações ou similares, o referido elemento de filme consistindo em um material de filme retrátil, especificamente um filme termoplástico estirado a frio. Quando é feita uma tentativa de destacamento do elemento de filme pela ação de calor, ele se retrai de forma irreversível, desse modo tornando a tentativa de violação evidente. A publicação GB 2 355 431 A propõe a segurança de cartões telefônicos pré-pagos pela cobertura do código de acesso com um rótulo de raspar, o qual tem uma camada de base transparente e uma pluralidade de camadas de cobertura opacas facilmente raspadas providas sobre a camada de base. A camada de base é provida com várias fendas de segurança, as quais impedem a camada de base de ser destacada em um pedaço com as camadas de cobertura. Ao invés disso, a camada de base é para se rasgar ao longo das fendas de segurança quando de uma tentativa de retirada do rótulo de raspar, de modo que o rótulo se separe, desse modo se tornando a tentativa de violação reconhecível.
Uma desvantagem de soluções propostas conhecidas é que os rótulos de segurança convencionais ainda são relativamente fáceis de se puxar ou podem ser removidos sem danificação do objeto a ser tornado seguro com um bisturi, por exemplo. A leitura não autorizada das identificações protegidas pode resultar em danos econômicos consideráveis. Mais ainda, tentativas bem sucedidas de fraude reduzem a aceitação e a confiança de usuários. A invenção, portanto, é baseada no problema de provisão de um objeto com uma informação a ser tornada segura do tipo estabelecido no começo, o qual tem segurança aumentada contra violação.
Este problema é resolvido pelo objeto ter os recursos da reivindicação principal. Um método para a produção desse objeto e um método para a marcação de forma segura de um objeto são o assunto das reivindicações independentes. Desenvolvimentos da invenção são o assunto das reivindicações dependentes.
De acordo com a invenção, o objeto e a informação a serem tornados seguros foram dispostos entre uma camada adicional, cujo poder adesivo para a etiqueta adesiva de cobertura é maior, pelo menos em áreas parciais, do que o poder adesivo da camada adicional para o objeto. Esta medida aumenta consideravelmente a segurança contra violação, uma vez que a informação a ser tornada segura permanece invisível ou é tornada ilegível quando da remoção da etiqueta adesiva de cobertura devido à adesão diferente da camada adicional para o objeto e para a etiqueta adesiva de cobertura. A solução inventiva, mais ainda, permite tornar seguros objetos de forma muito econômica, uma vez que a camada adicional pode ser executada estritamente por tecnologia de impressão, de modo que é possível usar o equipamento já em uso na produção do corpo do cartão. Nenhum dispositivo técnico ou aparelho adicional ou etapa adicional elaborada é requerido. A invenção assim é baseada na idéia de aumento da segurança não, ou não apenas pelo trabalho para melhoria da estrutura da etiqueta adesiva de cobertura, mas ao se impedir uma ruptura de selo de uma cobertura colada, ou tornando-se a violação claramente visível uma vez que seja feita, através' de uma camada adicional entre o objeto e a informação a ser tornada segura. A informação a ser tornada segura é impressa preferencialmente na camada adicional por um processo de jato de tinta è é aplicada em particular à camada adicional em preto.
De acordo com uma modalidade preferida da invenção, a camada adicional é formada por uma camada de tinta de qualquer cor, preferencialmente uma camada de tinta branca. Devido à adesão mais forte da camada de tinta adicional à etiqueta adesiva de cobertura pelo menos em algumas áreas, uma parte ou mesmo toda a camada de tinta adere a ela quando da remoção da etiqueta adesiva de cobertura. A informação a ser tornada segura então é envolvida, de forma invisível ou de forma ilegível, entre a camada de tinta e a etiqueta adesiva de cobertura e inacessível a uma leitura não autorizada.
Se a etiqueta adesiva de cobertura for colada de volta no objeto após uma remoção, a informação a ser tornada segura possivelmente pode ter se tornado visível e legível ao se raspar a etiqueta adesiva. 0.objeto então pode ser usado apropriadamente, apesar da tentativa de violação. Uma vez que a ruptura de selo não tornou qualquer informação relevante acessível à pessoa não autorizada, a usabilidade continuada não resulta em qualquer dano.
Quando de um destacamento parcial da camada adicional com a etiqueta adesiva de cobertura, contudo, não é possível colá-la sobre as frações de informação remanescentes no objeto exatamente e em alinhamento. A tentativa de violação então se torna visível quando da raspagem, e uma reclamação pode ser feita ou pode ser tornada conhecida, dependendo das circunstâncias. Pode ocorrer o caso de na tentativa de violação a etiqueta adesiva de cobertura destacada ser colocada deslocada ou torcida até o ponto de a informação a ser tornada segura ser ilegível após a raspagem. A informação ilegível então é evidência de ruptura de selo e do fato de que o proprietário foi incapaz de se tornar ciente da informação, de modo que uma reclamação pode ser feita ou o objeto trocado, sem problemas.
De acordo com uma outra modalidade preferida da invenção, a camada adicional é formada por uma camada de dobra múltipla, a qual compreende pelo menos uma camada de tinta e pelo menos uma outra camada de tinta ou camada de laca disposta entre o objeto e a camada de tinta. A camada de laca pode ser formada em particular por uma laca ÜV. Esta divisão torna possível projetar a camada de tinta para uma opacidade ótima, de modo a se evitar que a parte de informação localizada na etiqueta adesiva de cobertura destacada possa ser lida. As propriedades de adesão da camada adicional sobre o objeto podem ser ajustadas independentemente do mesmo, com a ajuda da camada de tinta adicional ou da camada de laca. Em conjunto, isto resulta em opções de projeto muito flexíveis para a camada adicional.
Em ambas as modalidades declaradas, a camada de tinta localizada sob a informação a ser tornada segura pode ser formada por uma camada de tinta monocromática. A cor da referida camada de tinta pode ser coordenada com a cor da informação a ser tornada segura, de modo a se produzir um alto contraste entre a informação a ser tornada segura e a camada de tinta localizada abaixo dela e, assim, uma boa capacidade de leitura após a raspagem da etiqueta adesiva de cobertura. Ao mesmo tempo, a camada de tinta deve cobrir bem, de modo que a informação a ser tornada segura não seja visível ou possa ser lida com a etiqueta adesiva destacada.
De acordo com um desenvolvimento preferido da última modalidade, a camada de dobra múltipla adicionalmente compreende uma segunda camada de tinta disposta entre a camada de laca e a primeira camada de tinta localizada sob a informação a ser tornada segura. A referida segunda camada de tinta pode ter um padrão irregular ou pode conter uma informação oculta, cujo caractere corresponde à informação a ser tornada segura.
Neste projeto, a primeira camada de tinta serve essencialmente para a promoção da capacidade de leitura da informação após a raspagem da etiqueta adesiva de cobertura. A segunda camada de tinta, em contraste, apenas se torna visível quando de uma remoção não autorizada da etiqueta adesiva de cobertura, e serve para se obliterar melhor a informação a ser tornada segura. Por exemplo, a segunda camada de tinta pode conter um padrão em tiras irregular ou ondulado. Também, a informação oculta, por exemplo, uma cadeia numérica inválida, pode enganar o infrator quanto ao sucesso da ruptura do selo. Obviamente, o tipo de padrão ou o caractere da informação oculta é vantajosamente coordenado com o caractere e o tipo de informação a ser tornada segura.
De acordo com uma modalidade preferida da invenção, o poder adesivo da camada adicional para a etiqueta adesiva de cobertura é maior do que a poder adesivo da camada adicional para o objeto. Quando do destacamento da etiqueta adesiva de cobertura, essencialmente a camada adicional total então sai e envolve a informação a ser tornada segura invisivelmente entre ela mesma e a etiqueta adesiva de cobertura.
Alternativamente, pode ser provido que o poder adesivo da camada adicional à etiqueta adesiva de cobertura seja maior do que o poder adesivo da camada adicional ao objeto em primeiras áreas, e o poder adesivo da camada adicional à etiqueta adesiva de cobertura seja menor do que o poder adesivo da camada adicional ao objeto em segundas áreas. Quando do destacamento da etiqueta adesiva de cobertura, a porção de informação localizada nas primeiras áreas então permanece na etiqueta adesiva, enquanto a porção de informação localizada nas segundas áreas permanece no objeto. Devido, à separação das duas áreas, a informação a ser tornada segura não pode mais ser decifrada após o destacamento. 0 tamanho e o formato das primeiras e segundas áreas são coordenados de forma expediente com a informação a ser tornada segura, de modo que a última não seja mais decifrável após a remoção da etiqueta adesiva de cobertura. As primeiras e segundas áreas vantajosamente formam uma estrutura de escala fina, de modo que a informação a ser tornada segura seja dividida em uma multiplicidade de pequenas áreas pelo destacamento da etiqueta adesiva de cobertura. Por exemplo, o tamanho de estrutura pode ser coordenado com a largura de linha das letras no caso de seqüências numéricas ou de texto, de modo que nenhuma parte contígua grande de um número ou letra permaneça reconhecível. Da mesma forma, é preferível, nesse sentido, que as primeiras e as segundas áreas formem uma estrutura irregular. Isso reduz mais a capacidade de leitura das partes de informação remanescentes no objeto. A distribuição, de acordo com uma modalidade vantajosa, tem meios para o ajuste localmente diferente de poder adesivo. Os referidos meios podem compreender uma laca não aderente e/ou um promotor de adesão aplicado localmente entre a informação a ser tornada segura e o objeto. Os meios para ajuste local diferente de poder adesivo preferencialmente são aplicados ao objeto por impressão.
Para a obtenção de uma segurança particularmente econômica do objeto, a camada adicional é impressa no objeto, opcionalmente com todas as suas subcamadas. A camada adicional preferencialmente é impressa pelo processo de ofsete.
Se a camada adicional compreender camadas de tinta, as tintas usadas são preferencialmente tintas de ofsete, em particular tintas de ofsete de secagem por UV. Os constituintes principais das tintas de ofsete são normalmente pigmentos como corantes, plásticos pré-polimerizados tais como resinas acrílicas como aglutinantes e fotoiniciadores. A informação a ser tornada segura pode ser em particular uma cadeia de caracteres, tal como um número secreto ou um número PIN. 0 objeto pode ser, por exemplo, um documento de valor, em particular um cartão bancário, um cartão de crédito, um cartão de valor armazenado pré-pago tal como um cartão telefônico, ou um bilhete de loteria. A etiqueta adesiva de cobertura usada pode ser qualquer rótulo adesivo conhecido a partir da técnica anterior. Em particular, a etiqueta adesiva de cobertura pode ser um rótulo de raspar, o qual normalmente consiste em pelo menos um portador transparente e uma camada de cobertura de raspar.
Para a produção de um objeto com uma informação a ser tornada segura, tal como uma codificação, uma identificação, um número PIN ou similar, um objeto a ser provido com a informação é suprido, uma camada adicional com um primeiro poder adesivo uniforme ou localmente diferente ao objeto aplicada ao objeto, a informação a ser tornada segura aplicada à camada adicional, e a informação a ser tornada segura coberta com uma etiqueta adesiva de cobertura de segurança tendo um segundo poder adesivo à camada adicional, o segundo poder adesivo sendo maior, pelo menos em áreas parciais, do que o primeiro poder adesivo da camada adicional ao objeto.
Como descrito acima, uma camada de tinta pode ser aplicada como uma camada adicional. Alternativamente, uma camada de laca, a qual ajusta o primeiro poder adesivo ao objeto, pode ser aplicada primeiramente ao objeto e, então, uma camada de tinta pode ser aplicada à camada de laca.
Também pode ser provido aplicar uma outra camada de , tinta com uma outra cor e/ou um outro padrão à camada de tinta presente. Quando da aplicação da camada adicional, meios para o ajuste localmente diferente de poder adesivo também podem ser aplicados vantajosamente ao objeto, em particular uma laca não aderente e/ou um promotor de adesão pode ser aplicado localmente ao objeto.
As camadas da camada adicional são impressas de forma expediente, preferencialmente pelo processo de ofsete. Também, a informação a ser tornada segura é vantajosamente impressa na camada adicional por um processo de jato de tinta. A invenção ainda compreende um método para a marcação de forma segura de um objeto por meio do qual uma camada adicional com um primeiro poder adesivo uniforme ou localmente diferente ao objeto é aplicada ao objeto, uma marcação é aplicada à camada adicional, e a marcação é coberta com uma etiqueta adesiva de cobertura de segurança, a qual tem um segundo poder adesivo à camada adicional, o segundo poder adesivo sendo maior, pelo menos em áreas parciais, do que o primeiro poder adesivo da camada adicional ao objeto. A produção da camada adicional e a provisão da marcação podem ser efetuadas de modo análogo à produção descrita acima de um objeto com uma informação a ser tornada segura.
Outras modalidades, bem como vantagens da invenção serão explicadas a partir deste ponto com referência às figuras. As proporções mostradas nas figuras não necessariamente correspondem às relações existentes na realidade e servem primariamente para melhorar a clareza. A figura 1 mostra uma representação esquemática de um cartão de valor armazenado com um rótulo de raspar colado, de acordo com uma modalidade da invenção.
As figuras 2 a 5 mostram representações esquemáticas de cartões de valor armazenado, de acordo com modalidades diferentes da invenção, cada uma em seção transversal. A invenção será explicada em maiores detalhes pelo exemplo de um cartão de telefone pré-pago. A figura 1 mostra uma representação esquemática de um cartão telefônico 10 com um campo numérico 12 e um rótulo de raspar 14 colado sobre o campo numérico 12. É impressa no campo numérico 12 uma cadeia numérica 16, a qual é invisível para o observador, quando o rótulo de raspar 14 está colado e intacto e, portanto, é mostrada por linhas pontilhadas na representação da figura 1. Fora do campo numérico 12, o cartão telefônico 10 pode ser provido com uma impressão de desenho não mostrada na figura 1, por exemplo, uma impressão de propaganda, ou com instruções para uso do cartão telefônico.
Camadas de raspar do rótulo de raspar 14 podem ser removidas por raspagem com um objeto agudo ou com a unha, desse modo revelando a cadeia numérica 16 localizada abaixo dele. Para evitar que o rótulo de raspar 14 seja simplesmente removido e colado de volta, o rótulo de raspar 14 é provido com várias fendas de segurança 18, nas quais o rótulo de raspar 14 se rasga quando é removido. Uma tentativa de violação pela remoção do rótulo de raspar 14 assim é impedida consideravelmente.
Além das fendas de segurança 18 do rótulo 14, o cartão telefônico 10 tem uma camada adicional provida sob a cadeia numérica impressa 16, para se aumentar a segurança quanto a uma violação não autorizada, a estrutura da referida camada adicional sendo explicada em maiores detalhes com base em algumas modalidades preferidas com referência às figuras 2 a 5. As figuras 2 a 5 mostram o cartão telefônico 10 em seção transversal ao longo da linha tracejada A - A da figura 1, para ilustração da estrutura de camada do cartão.
De acordo com a modalidade mostrada na figura 2, o cartão telefônico 10 compreende um corpo de cartão 20 com um portador de cartão 22, o qual pode consistir em papel, plástico ou um substrato de camada múltipla. O corpo de cartão 20 tem aplicado a ele, pelo processo de ofsete, uma impressão de desenho 24, a qual tem um espaço formando o campo numérico 12 na área da cadeia numérica 16.
Dependendo do caractere da impressão de desenho 24 e da camada adicional descrita abaixo, um espaço como esse também pode ser omitido, e a impressão de desenho 24 pode ser projetada de forma contínua. A camada de impressão de desenho 24 tem impressa nela uma laca de ÜV transparente 26 como uma camada de proteção. A laca de UV transparente 26 da mesma forma pode ter um espaço na área do campo numérico 12, para garantir melhor adesão das camadas impressas subsequentemente na superfície de base. A laca de UV transparente 26 tem impressa nela pelo processo de ofsete, na modalidade da figura 2, uma camada de tinta branca 30, cuja extensão pode corresponder ao tamanho do campo numérico 12. A cadeia numérica 16 é impressa na camada de tinta 30 por um processo de jato de tinta, e o campo numérico 12 e a cadeia numérica impressa 16 são cobertos pelo rótulo de raspar colado 14. 0 poder adesivo da camada de tinta 30 ao rótulo de raspar 14 é maior, pelo menos em áreas parciais, do que o poder adesivo da camada de tinta 30 ao corpo de cartão 20. Assim, quando de uma tentativa de destacamento do rótulo de raspar 14, por exemplo, com um bisturi, pelo menos parte da camada de tinta 30 permanece no rótulo 14 e é destacada com ele. No máximo uma fração da cadeia numérica 16, a qual não pode mais ser decifrada, então, permanece no campo numérico 12. Ao mesmo tempo, a camada de tinta branca 30 aderindo ao rótulo de raspar 14 impede que a parte da cadeia numérica 16 envolvida entre a camada de tinta 30 e o rótulo 14 seja lida. 0 saldo de valor armazenado no cartão telefônico 10 assim não pode ser recuperado pela violação.
Se o rótulo de raspar 14 for colado de volta no corpo de cartão 20 após um destacamento, isso pode ser feito de forma acurada com o lado e lateralmente invertido. Quando o rótulo 14 é subseqüentemente raspado, há duas possibilidades: (1) A cadeia numérica 16 ainda pode ser lida. Este pode ser o caso, se o rótulo 14 for colado de volta de foram acurada com o lado e com pouco desvio, ou se quando do destacamento a camada de tinta total 30 aderir ao rótulo 14. O saldo de valor do cartão telefônico 10 então ainda pode ser- usado. Entretanto, quando da separação da cadeia numérica 16 em duas partes, não é possível colar o rótulo sobre as frações de informação remanescentes no corpo de cartão 20 exatamente e em alinhamento, de modo que a violação se torna visível após a raspagem e uma reclamação pode ser feita opcionalmente. (2) A cadeia numérica 16 não pode mais ser lida. Este pode ser o caso se o rótulo 14 for colado lateralmente invertido ou com grande desvio. A informação ilegível é uma evidência, em primeiro lugar, da violação e, em segundo lugar, do fato de que o proprietário foi incapaz de gastar o saldo de valor. Portanto, é possível fazer uma reclamação ou trocar o cartão telefônico. A modalidade da figura 3 difere da modalidade da figura 2 apenas no projeto da camada adicional, enquanto o corpo de cartão 20, a cadeia numérica 16 e o rótulo de raspar 14 são formados como descrito acima. De acordo com a figura 3, a cadeia numérica 16 e o corpo de cartão 20 têm disposta entre eles uma camada adicional 32, a qual consiste em uma camada de laca 34, por exemplo, uma camada de laca de UV, impressa no corpo de cartão 20 e uma camada de tinta 36 impressa sobre a camada de laca. A camada de laca 34 permite que o poder adesivo da camada adicional 32 seja ajustado exatamente para o corpo de cartão 20, de modo que o poder adesivo da camada adicional 32 ao rótulo de raspar 14 seja maior, pelo menos em áreas parciais, do que o poder adesivo da camada adicional 32 ao corpo de cartão 20. Por um lado, a camada de tinta 36 serve como uma superfície de base para a cadeia numérica 16 e, por outro lado, evita que a parte da cadeia numérica 16 destacada em conjunto com o rótulo de raspar 14 seja lida. A estrutura em duas camadas da camada adicional 32 permite um ajuste preciso das propriedades de adesão entre a camada adicional 32 e o corpo de cartão 20, enquanto simultaneamente otimiza a camada de tinta 36 quanto a contraste de imagem e opacidade.
Na modalidade da figura 4, uma laca não aderente 38 é aplicada ao corpo de cartão 20 em locais, para redução do poder adesivo da camada adicional 42 especificamente nos referidos locais. A laca não aderente 38 tem impresso nela um promotor de adesão 40, o qual firmemente conecta a camada adicional 42 ao corpo de cartão 20 nos locais não providos com a laca não aderente 38. Na camada adicional 42, duas áreas de poder adesivo diferente ao corpo de cartão 20 surgem, assim, as quais são separadas quando do destacamento do rótulo 14.
As primeiras áreas da camada adicional 42 sobre os locais providos com laca não aderente 38 são removidas quando do destacamento do rótulo 14 em conjunto com a parte da cadeia numérica 16 disposta sobre ela. As segundas áreas nos outros locais permanecem sobre o corpo de cartão 20. 0 tamanho e o formato das primeiras e segundas áreas são coordenados com a informação a ser tornada segura, no presente caso, com cadeias numéricas, de modo a se garantir que as partes de informação remanescentes no corpo de cartão não possam mais ser decifradas. Por exemplo, a laca não aderente pode ser impressa na forma de seções curvas formadas de modo irregular proximamente adjacentes.
Uma outra modalidade da invenção é mostrada na figura 5. Neste projeto, a camada adicional 46 não apenas tem a primeira camada de tinta 36 localizada sob a cadeia numérica 16 e a camada de laca 34 impressa sobre o corpo de cartão 20 para ajuste das propriedades de adesão, mas, também, uma segunda camada de tinta 44 disposta entre a primeira camada de tinta 36 e a camada de laca 34. Embora a cor da primeira camada de tinta 36 seja selecionada para a obtenção de boa capacidade de leitura da cadeia numérica 16, a segunda camada de tinta 44 contribui para fazer com que a parte da cadeia numérica aderente ao rótulo 14, após o destacamento, se torne ilegível. Para esta finalidade, a segunda camada de tinta 44 tem um padrão ondulado irregular de uma estrutura de escala fina nesta modalidade. Também pode ser provido com uma informação oculta na forma de uma cadeia numérica inválida para enganar um infrator quanto ao sucesso de sua intervenção. É óbvio que as duas camadas de tinta 44, 36 da figura 5 também podem ser combinadas com a estrutura de laca não aderente / promotor de adesão da figura 4.
REIVINDICAÇÕES

Claims (36)

1. Conjunto (10) que tem uma informação (16) a ser tornada segura, tal como uma codificação, identificação, um número PIN ou similar, que compreende: - um objeto (20) no qual a informação (16) a ser tornada segura é provida, e - uma etiqueta adesiva de cobertura de segurança (14) cobrindo a informação (16) a ser tornada segura, - uma camada adicional (30, 32, 42, 46) , a qual e disposta entre o objeto (20) e a informação (16) a ser tornada segura, compreendendo uma camada de tinta ou urna camada de laca (30, 34, 40) disposta diretamente no objeto (20), caracterizado pelo fato de que a etiqueta adesiva de cobertura (14) tem uma superfície de base menor do que o objeto (20) e que -o poder adesivo da camada adicional (30, 32, 42, 46) à etiqueta adesiva de cobertura (14) sendo maior, pelo menos em áreas parciais, do que o poder adesivo da camada adicional (30, 32, 42, 46) ao objeto (20).
2. Conjunto (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a informação (16) a ser tornada segura ser impressa na camada adicional (30, 32, 42, 46) por um processo de jato de tinta.
3. Conjunto (10), de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de a informação (16) a ser tornada segura ser aplicada camada adicional (30, 32, 42, 46) em preto.
4. Conjunto (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de a camada adicional ser formada por urna camada de tinta (30).
5. Conjunto (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de a camada adicional ser formada por urna camada de dobra múltipla (32, 42, 46) e compreender pelo menos uma camada de tinta superior (36) e pelo menos uma camada de laca (34) disposta entre o objeto (20) e a camada de tinta superior (36) como a camada de tinta ou a camada de laca.
6. Conjunto (10), de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de a camada de laca ser formada por uma laca de UV (34).
7. Conjunto (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 4 a 6, caracterizado pelo fato de a camada de tinta (30, 36) localizada sob a informação (16) a ser tornada segura ser formada por uma camada de tinta monocromática, preferencialmente urna camada de tinta branca.
8. Conjunto (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 4 a 7, caracterizado pelo fato de a camada de tinta (30, 36) localizada sob a informação (16) a ser tornada segura ser coordenada com a cor da informação (16) a ser tornada segura para a produção de um alto contraste entre a informação (16) a ser tornada segura e a camada de tinta (30, 36) localizada abaixo dela.
9. Conjunto (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 a 8, caracterizado pelo fato de a camada de dobra múltipla (46) compreender uma segunda camada de tinta (44) disposta entre a camada de laca (34) e a camada de tinta superior (36) localizada sob a informação (16) a ser tornada segura.
10. Conjunto (10), de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de a segunda camada de tinta (44) ter um padrão irregular.
11. Conjunto (10), de acordo com a reivindicação 9 ou 10, caracterizado pelo fato de a segunda camada de tinta (44) conter uma informação oculta cujo caractere corresponde à informação (16) a ser tornada segura.
12. Conjunto (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo fato de o poder adesivo da camada adicional (30, 32, 42, 46) à etiqueta adesiva de cobertura (14) ser maior do que o poder adesivo da camada adicional (30, 32, 42, 46) ao objeto (20).
13. Conjunto (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo fato de o poder adesivo da camada adicional (30, 32, 42, 46) à etiqueta adesiva de cobertura (14) ser maior do que o poder adesivo da camada adicional (30, 32, 42, 46) ao objeto (20) nas primeiras áreas, e o poder adesivo da camada adicional (30, 32, 42, 46) à etiqueta adesiva de cobertura (14) ser menor do que o poder adesivo da camada adicional (30, 32, 42, 46) ao objeto (20) nas segundas áreas.
14. Conjunto (10), de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de as primeiras e segundas áreas formarem uma estrutura de escala fina.
15. Conjunto (10), de acordo com a reivindicação 13 ou 14, caracterizado pelo fato de as primeiras e segundas áreas formarem uma estrutura irregular.
16. Conjunto (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 13 a 15, caracterizado pelo fato de o tamanho e o formato das primeiras e segundas áreas serem coordenados com a informação (16) a ser tornada segura, de modo que ela não seja mais decifrável após a remoção da etiqueta adesiva de cobertura (14).
17. Conjunto (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 13 a 16, caracterizado pelo fato de a camada adicional (42) ter meios (38, 40) para um ajuste localmente diferente do poder adesivo.
18. Conjunto (10), de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de os meios para ajuste localmente diferente do poder adesivo compreenderem uma laca não aderente (38) aplicada ao objeto (20) localmente entre a informação (16) a ser tornada segura e o objeto (20).
19. Conjunto (10), de acordo com a reivindicação 17 ou 18, caracterizado pelo fato de os meios para ajuste localmente diferente do poder adesivo compreenderem um promotor de adesão (40) aplicado ao objeto (20) localmente entre a informação a ser presa e o objeto (20).
20. Conjunto (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 17 a 19, caracterizado pelo fato de os meios (38, 40) para ajuste localmente diferente de poder adesivo serem aplicados ao objeto (20) por impressão.
21. Conjunto (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 20, caracterizado pelo fato de a camada adicional (30, 32, 42, 46) ser impressa no objeto (20).
22. Conjunto (10), de acordo com a reivindicação 17 ou 21, caracterizado pelo fato de a camada adicional (30,32, 42, 46) ser impressa no objeto (20) pelo processo de ofsete.
23. Conjunto (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 22, caracterizado pelo fato de a informação (16) a ser tornada segura ser uma cadeia de caracteres, em particular um número secreto ou um número PIN.
24. Conjunto (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 23, caracterizado pelo fato de o conjunto (10) ser um documento de valor, em particular um cartão bancário, um cartão de crédito, um cartão de valor armazenado pré-pago, tal como um cartão telefônico, ou um bilhete de loteria.
25. Conjunto (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 24, caracterizado pelo fato de a etiqueta adesiva de cobertura ser um rótulo adesivo, em particular, um rótulo de raspar (14).
26. Conjunto (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 25, caracterizado pelo fato de a camada adicional (30, 32, 42, 46) ser formada no objeto (20) no tamanho de um campo de informação (12) compreendendo a informação (16) a ser tornada segura.
27. Conjunto (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 26, caracterizado pelo fato de a etiqueta adesiva de cobertura (14) ter uma área de base maior do que a camada adicional.
28. Método para a produção de um conjunto (10) com uma informação (16) a ser tornada segura, tal como uma codificação, uma identificação, um número PIN ou similar, caracterizado pelas etapas a seguir: a) suprimento de um objeto (20) a ser provido com a informação; b) aplicação de uma camada adicional (30, 32, 42, 46) ao objeto (20) com um primeiro poder adesivo uniforme ou localmente diferente ao objeto (20) , a camada adicional compreendendo uma camada de tinta ou uma camada de laca (30, 34, 40) disposta diretamente sobre o objeto (20); c) aplicação da informação (16) a ser tornada segura à 10 camada adicional (30, 32, 42, 46); e d) cobertura da informação (16) a ser tornada segura com uma etiqueta adesiva de cobertura de segurança (14) que tem uma área de base menor do que o objeto (20) e um segundo poder adesivo à camada adicional (30, 32, 42, 46) , o segundo poder adesivo sendo maior, pelo menos em áreas parciais, do que o primeiro poder adesivo da camada adicional (30, 32, 42, 46) ao objeto (20).
29. Método, de acordo com a reivindicação 28, caracterizado pelo fato de a camada de tinta ser aplicada como a camada adicional na etapa b).
30. Método, de acordo com a reivindicação 28, caracterizado pelo fato de na etapa b): bl) a camada de laca, a qual ajusta o poder adesivo da camada adicional ao objeto ser aplicada ao objeto como a camada de tinta ou a camada de laca; e b2) uma camada de tinta ser aplicada à camada de laca.
31. Método, de acordo com a reivindicação 30, caracterizado pelo fato de em uma etapa: b3) uma outra camada de tinta com uma outra cor e/ou um outro padrão ser aplicada à camada de tinta presente.
32. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 28 a 31, caracterizado pelo fato de na etapa b) meios para o ajuste localmente diferente de poder adesivo serem aplicados ao objeto, em particular uma laca não aderente e/ou um promotor de adesão ser aplicado localmente ao objeto.
33. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 28 a 32, caracterizado pelo fato de as camadas aplicadas na etapa b) serem impressas, preferencialmente impressas pelo processo de ofsete.
34. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 28 a 33, caracterizado pelo fato de a informação a ser tornada segura ser impressa na camada adicional por um processo de jato de tinta na etapa c).
35. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 8 a 34, caracterizado pelo fato de a camada adicional ser aplicada ao objeto no tamanho de um campo de informação que compreende a informação a ser tornada segura.
36. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 28 a 35, caracterizado pelo fato de a etiqueta adesiva de cobertura ser selecionada de modo a ter uma área de base maior do que a camada adicional.
BRPI0316225A 2002-11-12 2003-11-11 objeto com informação a ser tornada segura e método para a produção do mesmo BRPI0316225B8 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE10252521A DE10252521A1 (de) 2002-11-12 2002-11-12 Gegenstand mit abzusichernden Informationen und Verfahren zur Herstellung desselben
PCT/EP2003/012591 WO2004044080A1 (de) 2002-11-12 2003-11-11 Gegenstand mit abzusichernden informationen und verfahren zur herstellung desselben

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BR0316225A BR0316225A (pt) 2005-10-04
BRPI0316225B1 true BRPI0316225B1 (pt) 2016-11-22
BRPI0316225B8 BRPI0316225B8 (pt) 2016-12-20

Family

ID=32185506

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0316225A BRPI0316225B8 (pt) 2002-11-12 2003-11-11 objeto com informação a ser tornada segura e método para a produção do mesmo

Country Status (13)

Country Link
US (1) US20070110964A1 (pt)
EP (1) EP1572823B1 (pt)
JP (1) JP4444115B2 (pt)
CN (1) CN1711331A (pt)
AT (1) ATE427986T1 (pt)
AU (1) AU2003276276A1 (pt)
BR (1) BRPI0316225B8 (pt)
DE (2) DE10252521A1 (pt)
ES (1) ES2325501T3 (pt)
MX (1) MXPA05005067A (pt)
RU (1) RU2323951C2 (pt)
SI (1) SI1572823T1 (pt)
WO (1) WO2004044080A1 (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ITTO20030658A1 (it) * 2003-08-27 2005-02-28 Bmedia Di Alessandro Falcone E Mich Ele Pastorini Etichetta realizzata in forma di supporto contenente
US20070085336A1 (en) * 2003-11-26 2007-04-19 Doermer Frank K Security label
DE102005005615A1 (de) * 2005-02-08 2006-10-05 Giesecke & Devrient Gmbh Sichern von Information
JP5077978B2 (ja) * 2005-03-11 2012-11-21 共同印刷株式会社 個人情報保護シート
JP2007213461A (ja) * 2006-02-13 2007-08-23 Dainippon Printing Co Ltd Icタグラベル
US7898419B2 (en) 2007-07-27 2011-03-01 Lucomm Technologies, Inc. Systems and methods for object localization and path identification based on RFID sensing
US9514340B2 (en) 2007-07-27 2016-12-06 Lucomm Technologies, Inc. Systems and methods for object localization and path identification based on RFID sensing
US20130278382A1 (en) 2007-07-27 2013-10-24 Lucomm Technologies, Inc. Systems and methods for object localization and path identification based on rfid sensing
US10262166B2 (en) 2007-07-27 2019-04-16 Lucomm Technologies, Inc. Systems and methods for object localization and path identification based on RFID sensing
JP5031124B1 (ja) * 2011-09-15 2012-09-19 株式会社Cbjスクラッチ スクラッチ印刷物、スクラッチ印刷用媒体及びその製造方法
WO2015042141A2 (en) 2013-09-17 2015-03-26 Snow Joanne M Security sticker and method for banking cards
ES1208936Y (es) * 2018-03-07 2018-06-25 All The Hearts S L Articulo con elementos graficos y/o alfanumericos ocultos
ES1208689Y (es) * 2018-03-07 2018-06-21 All The Hearts S L Etiqueta rasca reposicionable para ocultacion temporal de elementos graficos y/o alfanumericos

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4057919A (en) * 1974-04-02 1977-11-15 G.A.O. Gesellschaft Fur Automation Und Organisation Mbh Laminated data carrier protected against forgery, particularly identification card
JP2754279B2 (ja) * 1990-06-12 1998-05-20 日本製紙 株式会社 感熱接着シート及びそれを用いた情報記録体
JPH04189194A (ja) * 1990-11-22 1992-07-07 Shinko Kagaku Kogyo Kk 情報隠蔽用接着性シート及びこれを用いて形成された葉書仕様
DE19529728C1 (de) * 1995-08-12 1996-10-24 Trautwein Gmbh & Co Klebestempel, Plakette o. dgl. zur Anbringung an Dokumenten, Kraftfahrzeugen o. dgl.
US6609662B2 (en) * 2000-02-01 2003-08-26 Profold, Inc. Debit card having secure scratch-off label strip with releasable layer and method of applying same
US20020028321A1 (en) * 2000-05-11 2002-03-07 Feilen Michael A. Method of printing scratch-off material and resulting product
DE10109964A1 (de) * 2001-03-01 2002-09-12 Schreiner Gmbh & Co Kg Etikett
DE20110188U1 (de) * 2001-06-20 2002-10-31 Vkv Gmbh & Co Consulting Aufkleber
DE10156793A1 (de) * 2001-11-19 2003-10-09 Tesa Scribos Gmbh Sicherheitsklebeband

Also Published As

Publication number Publication date
AU2003276276A1 (en) 2004-06-03
JP2006505433A (ja) 2006-02-16
DE50311401D1 (de) 2009-05-20
RU2005118755A (ru) 2006-12-20
RU2323951C2 (ru) 2008-05-10
EP1572823B1 (de) 2009-04-08
ATE427986T1 (de) 2009-04-15
WO2004044080A1 (de) 2004-05-27
BR0316225A (pt) 2005-10-04
ES2325501T3 (es) 2009-09-07
DE10252521A1 (de) 2004-05-27
SI1572823T1 (sl) 2009-10-31
US20070110964A1 (en) 2007-05-17
JP4444115B2 (ja) 2010-03-31
MXPA05005067A (es) 2005-07-01
BRPI0316225B8 (pt) 2016-12-20
CN1711331A (zh) 2005-12-21
EP1572823A1 (de) 2005-09-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0316225B1 (pt) objeto com informação a ser tornada segura e método para a produção do mesmo
US4738473A (en) Ticket with scratch-off coating and method and apparatus for fabricating same at point of sale
CA2689347C (en) Value card pin security method and device
HU223693B1 (hu) Illetéktelen hozzáférést kimutató nyomtatvány, bizalmas információ biztonságos továbbítására
CN215527069U (zh) 视觉信息安全系统、信息安全标签、交易卡、安全标签、显窃启标签
JP3731780B2 (ja) 遊技機
WO2004029915A1 (fr) Etiquette holographique composee d'un code a barres et son procede de fabrication
WO1996008788A1 (fr) Carte d'enregistrement et methode d'enregistrement d'un code en deux dimensions
GB2355431A (en) Pre-paid telephone card with tamper evident scratch off area
CA2521969C (en) Security arrangement
JP4003632B2 (ja) 可変情報印刷物
WO2006051296A2 (en) Document security
JP2002351322A (ja) ラベル製造方法及びラベル
US8123255B2 (en) Security device for confidential information
CN209928820U (zh) 一种防伪标签
CN208044969U (zh) 一种半揭开式防伪标贴
JP3854146B2 (ja) 印影、サイン、パスワードの通知書
CN219162914U (zh) 一种高粘性多重防伪商标
JPH05229284A (ja) 捺印シールの不正使用防止方法および該不正使用防止方法を施した通帳
JP2005014492A (ja) 印刷媒体
RU12384U1 (ru) Лотерейный билет
JP2002347144A (ja) ラベル製造方法及びラベル
JPH09279108A (ja) 遮蔽シール
JP2003237268A (ja) 隠蔽性情報記録媒体およびその製造方法
FR2629936A1 (fr) Dispositif permettant l'identification permanente de tous les documents administratifs officiels ou non, publics ou prives et assurant aussi l'inviolabilite de la non-falsification

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 22/11/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A PUBLICACAO NA RPI 2394 DE 22/11/2016 QUANTO AO ENDERECO DO TITULAR E NOME DO INVENTOR.

B25A Requested transfer of rights approved
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: G06K 19/06 (2006.01)

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 16A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2539 DE 03-09-2019 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.