BRPI0315761B1 - colchão compreendendo molas em espiral, método de fabricação de um colchão, e dispositivo para fabricação de um colchão - Google Patents

colchão compreendendo molas em espiral, método de fabricação de um colchão, e dispositivo para fabricação de um colchão Download PDF

Info

Publication number
BRPI0315761B1
BRPI0315761B1 BRPI0315761A BRPI0315761A BRPI0315761B1 BR PI0315761 B1 BRPI0315761 B1 BR PI0315761B1 BR PI0315761 A BRPI0315761 A BR PI0315761A BR PI0315761 A BRPI0315761 A BR PI0315761A BR PI0315761 B1 BRPI0315761 B1 BR PI0315761B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
mattress
column
height
spring units
spring
Prior art date
Application number
BRPI0315761A
Other languages
English (en)
Inventor
Edling Kenneth
Johansson Mikael
Original Assignee
Starsprings Ab
Stjernfjaedrar Ab
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Starsprings Ab, Stjernfjaedrar Ab filed Critical Starsprings Ab
Publication of BRPI0315761B1 publication Critical patent/BRPI0315761B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47CCHAIRS; SOFAS; BEDS
    • A47C27/00Spring, stuffed or fluid mattresses or cushions specially adapted for chairs, beds or sofas
    • A47C27/04Spring, stuffed or fluid mattresses or cushions specially adapted for chairs, beds or sofas with spring inlays
    • A47C27/06Spring inlays
    • A47C27/063Spring inlays wrapped or otherwise protected
    • A47C27/064Pocketed springs
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47CCHAIRS; SOFAS; BEDS
    • A47C27/00Spring, stuffed or fluid mattresses or cushions specially adapted for chairs, beds or sofas
    • A47C27/04Spring, stuffed or fluid mattresses or cushions specially adapted for chairs, beds or sofas with spring inlays
    • A47C27/06Spring inlays
    • A47C27/062Spring inlays of different resiliencies
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B68SADDLERY; UPHOLSTERY
    • B68GMETHODS, EQUIPMENT, OR MACHINES FOR USE IN UPHOLSTERING; UPHOLSTERY NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B68G9/00Placing upholstery springs in pockets; Fitting springs in upholstery

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Mattresses And Other Support Structures For Chairs And Beds (AREA)
  • Auxiliary Devices For And Details Of Packaging Control (AREA)
  • Medicines Containing Plant Substances (AREA)
  • Wire Processing (AREA)

Abstract

"colchão de bolsos com altura variável". a presente invenção refere-se a um colchão compreendendo molas em espiral dispostas como unidades de mola em bolsos de revestimento, um assim chamado colchão de bolsos. as unidades de mola do colchão ficam dispostas em sucessão em colunas alongadas, o colchão compreendendo uma pluralidade de tais colunas interligadas dispostas lado a lado. um aspecto de distinção do colchão é que pelo menos uma unidade de mola dentro de pelo menos uma coluna tem uma altura que difere da altura das outras unidades de mola dentro da mesma coluna. a invenção também refere-se a um método e dispositivo para a fabricação de tal colchão.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "COLCHÃO COMPREENDENDO MOLAS EM ESPIRAL, MÉTODO DE FABRICAÇÃO DE UM COLCHÃO, E DISPOSITIVO PARA A FABRICAÇÃO DE UM COLCHÃO".
CAMPO DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se a um colchão de molas compreendendo molas encerradas em revestimentos, um assim chamado colchão de bolsos, como também se refere a um método e a um dispositivo para a fabricação de tal colchão.
TÉCNICA ANTERIOR
Uma técnica comum para a fabricação de colchões de mola é a "técnica de bolsos". Isto significa que as molas ficam encerradas em bolsos, os assim chamados bolsos de revestimento, isto é, os mesmos são individualmente encerrados por um material de revestimento. Desta maneira, as molas ficam flexíveis de uma maneira relativamente individual, de modo que cada mola possa se flexionar separadamente sem afetar as molas vizinhas, aumentando, assim, o conforto do usuário tendo em vista que o seu peso será distribuído de uma forma mais uniforme sobre a superfície que recebe a carga. É também conhecido a partir, entre outros documentos, da publicação WO 00/00065, da Patente EP 1048248 e da Patente U.S. N° 5.222.264 se dispor de uma maneira alternada em um colchão unidades de molas com diferentes propriedades por meio, por exemplo, da disposição de unidades diferentes em diferentes zonas do colchão que, desta maneira obterá, por exemplo, diferentes graus de rigidez. Um problema destes colchões da técnica anterior é, no entanto, que a técnica anterior só pode ser usada para variações das propriedades do colchão em áreas locais, a fim de não afetar as propriedades do colchão em geral. Além disso, as técnicas conhecidas para a produção de tais variações são caras e complicadas de se usar, o que torna os produtos finais também caros e complicados.
Um problema geral dos colchões é também que diferentes partes do corpo do usuário pressionam o colchão em diferentes graus. Isto implica, no caso dos colchões de mola, que a força exercida pelas molas de colchão sobre estas certas partes do corpo do usuário é significativamente maior do que a força que atua sobre as demais partes do corpo que deprimem o colchão a um grau menor. Isto reduz a circulação do sangue nestas partes e é experimentado como desagradável e menos confortável.
Para lidar com este problema, é conhecido se dispor camadas com diferentes propriedades elásticas no colchão. Estes colchões são apresentados, por exemplo, na publicação WO 98/53724 e na publicação WO 99/35081 pela mesma requerente. Um problema com este tipo de colchão, no entanto, é que o mesmo é relativamente complicado e caro de se fabricar.
Sendo assim, existe a necessidade de um colchão que seja mais fácil e/ou menos caro de se fabricar, mas que ao mesmo tempo ofereça um bom conforto com relação aos colchões convencionais.
OBJETO DA INVENÇÃO É, portanto, um objeto da presente invenção prover um colchão de molas do tipo mencionado à guisa de introdução, assim como um método e um dispositivo para a fabricação do mesmo, no qual as falhas acima são totalmente ou pelo menos parcialmente eliminadas.
Este objeto é obtido por um colchão de molas, assim como por um método para a fabricação do mesmo de acordo com as reivindicações em apenso.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
De acordo com um primeiro aspecto da presente invenção, um colchão é provido, compreendendo molas em espiral dispostas como unidades de mola em bolsos de revestimento, as ditas unidades de mola sendo dispostas em sucessão em colunas alongadas, o colchão compreendendo uma pluralidade de tais colunas interconectadas dispostas lado a lado. Pelo menos uma unidade de mola no interior de pelo menos uma coluna tem uma altura que difere da altura das outras unidades de mola dentro da mesma coluna.
Por meio da presente invenção, é provida uma variação em altu- ra entre as unidades de mola dentro de cada coluna, além de uma outra possível variação entre as colunas. Desta maneira, podem ser providas variações nas propriedades do colchão através da superfície de colchão de uma maneira simples. Por exemplo, é possível se dispor unidades de mola mais altas e mais baixas em padrões, fazendo com que o colchão tenha uma camada de superfície mais macia e uma camada inferior mais rígida. É também possível facilmente se prover diferentes zonas do colchão, como, por exemplo, as zonas com camadas de superfície diferentemente macias e camadas de superfície diferentemente espessas, ou zonas com ou sem estas camadas de superfície. A altura da mola pode variar entre duas posições, mas é também possível se usar uma pluralidade de diferentes alturas, em cujo caso mais de duas camadas do colchão são obtidas. Por exemplo, uma estrutura de três ou quatro camadas pode ser facilmente provida. O colchão de acordo com a presente invenção é altamente flexível e pode variar de diversas maneiras a fim de se obter diferentes tipos de propriedades de colchão. Como um resultado, os colchões com diferentes propriedades podem ser facilmente fabricados em pequenas séries ou as propriedades podem ser ainda especialmente adaptadas a cada colchão. Ao mesmo tempo, o colchão pode ser fabricado de uma maneira relativamente descomplicada e barata.
De preferência, o colchão compreende uma pluralidade de molas em uma pluralidade de colunas que têm uma altura que difere da altura das outras unidades de mola dentro de cada coluna. Desta maneira, uma estrutura de múltiplas camadas do colchão pode ser obtida, por exemplo, camadas duplas ou quatro camadas com graus variados de rigidez e dispostas uma sobre a outra na direção de espessura do colchão. Com vantagem, um grande número de molas com altura variada pode ser distribuído sobre a superfície de colchão. Além disso, o número de unidades em cada grupo de unidades de mola com uma diferente altura pode com vantagem ser o mesmo, de modo que a razão do número de unidades no grupo com o menor número de unidades para o número de unidades no grupo com o maior nú- mero de unidades exceda, por exemplo, 1/10, de preferência 1/5, e mais preferido 1/2. É ainda preferível que as unidades de mola com uma altura des-viante sejam dispostas em um padrão regular, de preferência repetitivo. Por exemplo, as unidades de mola podem formar um padrão xadrez, tanto na direção longitudinal do, como na direção diagonal sobre o colchão. Um padrão pode também ser provido pelas colunas que possuem unidades de mola com uma altura diferente da altura das demais unidades de mola dentro de cada coluna que fica disposta de modo que estas unidades de mola se desviem uma com relação à outra na direção longitudinal das colunas.
Além disso, as unidades de mola com uma altura desviante são com vantagem dispostas em grupos de pelo menos duas destas unidades de mola, as quais ficam dispostas adjacentes, umas com relação às outras. Por exemplo, as molas podem ser dispostas em pares ou de três em três.
As unidades de mola com uma altura que difere da altura das outras unidades de mola dentro de cada coluna podem ser dispostas de modo que diferentes zonas sejam formadas no colchão, cujas zonas possuem diferentes razões de unidades de mola com uma altura variada para as demais unidades de mola. Desta maneira, as camadas podem, por exemplo, ser ajustadas de modo a encaixarem diferentes partes do corpo do usuário.
As colunas do colchão podem ser dispostas de modo a se estenderem ou na direção longitudinal ou na direção transversal do colchão. Uma vez que a posição das unidades de mola com diferentes alturas pode ser controlada, por um lado, por meio da determinação do posicionamento relativo dentro de cada coluna e, por outro lado, por meio da disposição das colunas em relações diferentemente desviadas ou não desviadas entre si, essencialmente qualquer padrão para a disposição das diferentes unidades de mola pode ser provido por meio da presente invenção, quer as colunas sejam dispostas na direção longitudinal como na direção transversal.
Com o colchão de acordo com a presente invenção, essencialmente todas as molas do colchão podem ser essencialmente idênticas, a altura variável das diferentes unidades de mola resultando em uma polariza- ção variada das molas. Como um resultado, a fabricação será simples e eficaz, uma vez que essencialmente os mesmos componentes podem ser usados para a fabricação de um grande número de diferentes colchões com diferentes propriedades.
De acordo com um segundo aspecto da presente invenção, um método correspondente é provido para a fabricação de um colchão conforme apresentado acima. O método compreende as etapas de dispor molas em espiral como unidades de molas em bolsos de revestimento individuais em sucessão em colunas alongadas; interconectar estas colunas lado a lado, e dispor pelo menos uma unidade de mola dentro de pelo menos uma coluna com uma altura que difere da altura das outras unidades de mola dentro da mesma coluna. O método acima apresenta vantagens equivalentes às apresentadas acima com relação ao colchão de acordo com a presente invenção e deste modo provê uma fabricação relativamente descomplicada e barata do tipo de colchão conforme apresentado à guisa de introdução.
De acordo com o presente método, de preferência uma pluralidade de molas em uma pluralidade de colunas fica disposta com uma altura que difere da altura das outras unidades de mola dentro de cada coluna, e é ainda preferido que as unidades de mola com uma altura desviante fiquem dispostas em um padrão regular, de preferência repetitivo. Isto permite, entre outras coisas, uma estrutura de múltiplas camadas do colchão conforme a-presentado acima. É também preferível, para a etapa de interconexão das colunas a ser executada de modo que as colunas com as unidades de mola com uma altura que difere da altura das outras unidades de mola dentro de cada coluna fiquem dispostas de modo que estas unidades de mola fiquem deslocadas uma com relação à outra na direção longitudinal das colunas. A etapa de dispor pelo menos uma unidade de mola dentro de pelo menos uma coluna com uma altura que difere da altura das outras unidades de mola dentro da mesma coluna de preferência compreende ainda a etapa de limitar o volume do bolso de revestimento para a dita pelo menos uma unidade de mola. Desta maneira, a altura pode ser facilmente ajustada e variada, e ao mesmo tempo as molas idênticas podem ser usadas em todo o colchão, o que vem a ser vantajoso em termos de uma engenharia de produção. Em adição à diferença basicamente desejada, isto resulta em uma diferença de polarização entre as molas da unidade de molas. Isto é vantajoso, uma vez que as molas possuem diferentes propriedades em diferentes estados de polarização, e isto, deste modo, ajuda a prover uma estrutura de múltiplas camadas do colchão. No caso em que o mesmo grau de polarização é desejado em todo o colchão por algum motivo em especial, isto pode ser obtido por meio do uso de molas com diferentes alturas, que são selecionadas como adequadas. O volume do bolso de revestimento pode ser adequadamente limitado ao se introduzir pelo menos um entrefechamento de superfície para o invólucro, de preferência por meio da disposição de uma solda. Desta maneira, essencialmente a mesma quantidade de material poderá ser usada para todas as unidades de mola, porém uma solda fica disposta em um lugar apropriado para a provisão da altura variada. Isto torna possível uma produção flexível e altamente eficaz. É particularmente preferido que a etapa de dispor molas em espiral como unidades de mola em bolsos de revestimento individuais compreenda as etapas de dobrar um material de revestimento na direção longitudinal da coluna; dispor as soldas na direção transversal de modo a separar os bolsos de revestimento; inserir molas nos bolsos de revestimento; e dispor uma solda na direção longitudinal da coluna de modo a vedar a abertura dos bolsos de revestimento. Se este método de fabricação for usado, o volume dos bolsos de revestimento poderá facilmente ser limitado ao dispor pelo menos uma solda adicional na direção longitudinal no dito bolso de revestimento. Isto oferece uma fabricação flexível e alta eficaz. Esta solda adicional pode ser disposta ou na proximidade da dita solda na direção longitudinal da coluna de modo a vedar a abertura dos bolsos de revestimento, ou a uma distância da dita solda na direção longitudinal da coluna de modo a vedar a abertura dos bolsos de revestimento, de preferência em um lado oposto do bolso de revestimento.
De acordo com um terceiro aspecto da presente invenção, um dispositivo correspondente para a fabricação de um colchão é provido. O dispositivo compreende um meio apropriado para dispor molas em espiral como unidades de mola em bolsos de revestimento individuais sucessivamente em cadeias alongadas, e um meio para a interconexão de tais colunas lado a lado. Além disso, o dispositivo compreende um meio para variar a altura de pelo menos uma unidade de mola dentro de pelo menos uma coluna com relação à altura das outras unidades de mola dentro da mesma coluna. O meio para variar a altura de pelo menos uma unidade de mola dentro de pelo menos uma coluna com relação à altura das outras unidades de mola dentro da mesma coluna de preferência compreende um meio para limitar o volume do bolso de revestimento para a dita pelo menos uma unidade de mola. O dispositivo acima oferece vantagens equivalentes às apresentadas acima com relação ao colchão e ao método de acordo com a presente invenção, e, deste modo, provê um equipamento de fabricação relativamente descomplicado e barato para a fabricação do tipo de colchões apresentados à guisa de introdução. O meio para dispor molas em espiral como unidades de mola em bolsos de revestimento individuais sucessivamente em colunas alongadas compreende de preferência um meio para dobrar um material de revestimento na direção longitudinal da coluna; primeiramente soldando o equipamento de modo a dispor as soldas em uma direção transversal para a separação dos bolsos de revestimento; um meio de inserção de modo a inserir molas nos bolsos de revestimento; e um segundo equipamento de soldagem a fim de dispor uma solda na direção longitudinal da coluna de modo a vedar a abertura dos bolsos de revestimento. Além disso, o meio para variar a altura de pelo menos uma unidade de mola dentro de pelo menos uma coluna com relação à altura das outras unidades de mola dentro da mesma coluna de preferência compreende um meio para dispor pelo menos uma solda adicional na direção longitudinal do dito bolso de revestimento. Isto oferece um equipamento de produção relativamente simples e barato, e ao mesmo tempo uma produção flexível e eficiente pode ser obtida. O meio para dispor pelo menos uma solda adicional na direção longitudinal do dito bolso de revestimento compreende um meio para fazer um movimento relativo na direção transversal entre a coluna que deve ser soldada e o equipamento de soldagem. O meio para a produção de um movimento relativo na direção transversal entre a coluna que deve ser soldada e o equipamento de soldagem compreende uma mesa de suporte móvel para suportar a coluna durante a soldagem. De maneira alternativa, o meio para a produção de um movimento relativo na direção transversal entre a coluna que deve ser soldada e o equipamento de soldagem compreende um e-quipamento de soldagem deslocável.
Estes e outros aspectos e recursos da presente invenção tornar-se-ão evidentes a partir da descrição a seguir das modalidades específicas da presente invenção, desenhos e reivindicações.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A presente invenção será agora descrita em mais detalhe por meio de modalidades e com referência aos desenhos em anexo, nos quais: A Figura 1 é uma vista em perspectiva de uma porção de um colchão de acordo com uma primeira modalidade da presente invenção; A Figura 2 é uma vista em perspectiva de uma porção de um colchão de acordo com uma segunda modalidade da presente invenção; A Figura 3 é uma vista lateral em seção transversal, transversalmente à direção de coluna do colchão, de uma porção de um colchão de acordo com a primeira modalidade da presente invenção; A Figura 4 é uma vista lateral, ao longo da direção de coluna do colchão, de uma porção de um colchão de acordo com uma outra modalidade da presente invenção; A Figura 5 é uma vista em planta de topo, esquemática, de uma porção de um colchão de acordo com a primeira modalidade da presente invenção; A Figura 6 é uma vista em planta de topo, esquemática, de uma porção de um colchão de acordo com uma outra modalidade da presente invenção; A Figura 7 é uma vista em planta de topo, esquemática, de uma porção de um colchão de acordo com uma outra modalidade da presente invenção; A Figura 8 é uma vista em planta de topo, esquemática, de uma porção de um colchão de acordo com uma outra modalidade da presente invenção; A Figura 9 é uma vista em planta de topo, esquemática, de uma porção de um colchão de acordo com uma outra modalidade da presente invenção; A Figura 10 é uma vista em planta de topo de um colchão de acordo com uma outra modalidade da presente invenção, as Figuras 10a a 10c ilustrando ampliações esquemáticas das áreas marcadas; A Figura 11 é uma vista em planta de topo de um colchão de acordo com uma outra modalidade da presente invenção; A Figura 12 é uma vista em planta de topo de um colchão de acordo com uma outra modalidade da presente invenção; A Figura 13 ilustra um colchão de acordo com uma outra modalidade da presente invenção, a Figura 13a sendo uma vista em perspectiva do colchão, e a Figura 13b sendo uma vista em seção transversal de parte do colchão da Figura 13a; A Figura 14 ilustra um colchão de acordo com uma outra modalidade da presente invenção, a Figura 14a sendo uma vista em perspectiva do colchão, e a Figura 14b sendo uma vista em seção transversal de parte do colchão da Figura 14a; e A Figura 15 é uma vista em perspectiva de uma modalidade de um dispositivo para a fabricação de um colchão de acordo com a presente invenção.
DESCRIÇÃO DAS MODALIDADES PREFERIDAS
Um colchão de molas de acordo com a presente invenção compreende, conforme mostrado nas Figuras 1 e 2, uma pluralidade de molas em espiral interligadas 1 encerradas em bolsos de revestimento 2, formando, assim as unidades 3. O revestimento é de um material têxtil, adequado e de preferência soldável, mas outros materiais, como, por exemplo, os vários tipos de material plástico, podem também ser usados. É também possível se usar materiais têxteis não soldáveis, como, por exemplo, um pano de algodão. Estes colchões, os assim chamados colchões de bolsos, são previamente conhecidos. Na fabricação, colunas 4 de molas de bolso interligadas em revestimentos são feitas automaticamente, após o que estas colunas são cortadas em comprimentos adequados e juntadas lado a lado de modo a formar o colchão 5, que é em si uma técnica previamente conhecida.
Conforme mencionado acima, os revestimentos com molas são de preferência dispostos em sucessão em colunas, após o que estas colunas são conectadas umas às outras lado a lado, conforme indicado nas Figuras 1 e 2. De preferência, as fileiras são fixadas entre si em 2 a 3 pontos de fixação distribuídos verticalmente na frente de cada mola. Desnecessário dizer que um número maior ou menor de pontos de fixação é concebível. É também possível se dispor uma linha de fixação maior paralela à direção longitudinal das molas ao invés de uma pluralidade de pontos de fixação menores. A interligação das colunas pode acontecer por meio de soldagem ou colagem. Tal interligação, no entanto, pode, de maneira alternativa, ser feita por meio de grampos ou prendedores do tipo Velcro, ou de alguma ou-i tra maneira conveniente. É igualmente possível se interligar as colunas por meio da disposição de um pano adicional ou coisa do gênero sobre / sob as colunas.
Dentro de pelo menos algumas colunas, são também dispostas unidades de mola 3 com uma altura que difere da altura das outras unidades ' de mola 30 dentro da mesma coluna. De preferência, o colchão compreende uma pluralidade de molas em uma pluralidade de colunas que têm uma altura que difere da altura das outras unidades de mola dentro de cada coluna. Desta maneira, uma estrutura de múltiplas camadas de colchão pode ser obtida, com, por exemplo, duas a quatro camadas com graus variados de i rigidez dispostas umas sobre as outras na direção de espessura do colchão. Na modalidade da Figura 3, uma camada superior macia A e uma camada inferior dura B são providas.
As unidades de mola 30, 31 com diferentes alturas podem ser com vantagem distribuídas sobre a superfície do colchão. Na primeira modalidade, mostrada nas Figuras 1, 3 e 5, o número de unidades de mola baixa 31 é essencialmente igual ao número de unidades de mola alta 30, isto é, a razão do número de unidades no grupo com o número menor de unidades para o número de unidades no grupo com o número maior de unidades é essencialmente de 1. As unidades de mola com uma altura desviante, isto é, as unidades de mola baixa 31, são ainda dispostas em um padrão regular e repetitivo, no qual cada segunda unidade de mola das colunas é alta e cada segunda é baixa. As colunas ainda se desviam uma com relação à outra, de modo que também em uma direção transversal à direção longitudinal das colunas existam unidades de mola altas e baixas, alternadamente. Como um resultado, as unidades de mola com as respectivas alturas formam linhas diagonais através da superfície do colchão. Este padrão é mais claramente observado, por exemplo, na Figura 5.
Em uma segunda modalidade mostrada na Figura 6, o número de unidades de mola baixa 31 é essencialmente igual ao número de unidades de mola alta 30. As unidades de mola são também neste caso dispostas em um padrão regular e repetitivo, mas aqui as unidades de mola com as respectivas alturas são dispostas em pares. Além disso, as colunas são desviadas umas com relação às outras, mas cada coluna é desviada por meio de duas posições de mola.
Também em uma segunda modalidade, mostrada na Figura 7, o número de unidades de mola baixa 31 é essencialmente igual ao número de unidades de mola alta 30. Também neste caso, as unidades de mola são dispostas em um padrão regular e repetitivo, mas aqui as unidades de mola com as respectivas alturas são dispostas em pares. As colunas se desviam uma com relação à outra de modo que, também em uma direção transversal à direção longitudinal das colunas, unidades de mola altas e baixas alternadas sejam dispostas em pares. As unidades de mola formam grupos de unidades de mola com alturas diferentes, as quais juntas formam um padrão xadrez.
Em uma terceira modalidade mostrada na Figura 8, o número de unidades de mola baixa 31 é essencialmente igual ao número de unidades de mola alta 30. As unidades de mola são também neste caso dispostas em um padrão regular e repetitivo, e as unidades de mola com as respectivas alturas são dispostas em pares dentro de cada coluna. As colunas são mais ainda desviadas umas com relação às outras, de modo que, também em uma direção transversal à direção longitudinal das colunas, unidades de molas altas e baixas alternadas sejam dispostas em pares, porém, em contrapartida à modalidade da Figura 6, o deslocamento aqui corresponde a apenas uma unidade de mola, e não a duas. As unidades de mola formam linhas em ziguezague diagonais através da superfície do colchão.
Também em uma quarta modalidade, mostrada na Figura 9, o número de unidades de mola baixa 31 é essencialmente igual ao número de unidades de mola alta 30. As unidades de mola com uma altura desviante, isto é, as unidades de mola baixa 31, são dispostas em um padrão regular e repetitivo, no qual cada segunda unidade de mola das colunas é alta e cada segunda é baixa. Por outro lado, nem todas as colunas são deslocadas uma com relação à outra, mas sim apenas a terceira coluna é desviada. Este padrão é claramente observado na Figura 9.
Evidentemente, muitos outros tipos de padrões para a disposição dos diferentes tipos de unidades de mola são concebíveis. Diferentes padrões resultam em diferentes propriedades de colchão e podem, deste modo, ser selecionados de modo a proverem diferentes tipos de colchões.
Além disso, é possível se usar diferentes padrões ou diferentes tipos de unidades de mola em diferentes zonas do colchão. Desta maneira, por exemplo, as camadas podem ser ajustadas de modo a se encaixarem em diferentes partes do corpo de um usuário. Em um exemplo, que é es-quematicamente mostrado na Figura 10 e nas Figuras 10a a 10c, três zonas 71 a 73 são dispostas em um colchão. Em uma das zonas de extremidade 71, é feito uso de um padrão como, por exemplo, o previamente descrito com referência à Figura 7; na zona intermediária 72, é feito uso de um padrão bem similar ao previamente descrito com referência à Figura 9, e não outra zona de extremidade 73, se faz uso de um padrão, como, por exemplo, o previamente descrito com referência à Figura 8.
No entanto, será apreciado que existem muitas outras opções de disposição de diferentes zonas em um colchão de acordo com a presente invenção. Nas zonas diferentes, por exemplo, um ou mais dos parâmetros a seguir pode ser diferente: - a altura das unidades de mola nos diferentes grupos; - o número de grupos de unidades de mola com diferentes alturas que é usado (por exemplo, um, dois, três ou mais); - a razão do número de unidades de mola dos respectivos grupos que são usados; - o presente documento de acordo com o qual as unidades de mola ficam dispostas; e - as molas que são usadas nas unidades de mola em um ou mais dentre os grupos.
Será também apreciado que as zonas não têm de ser dispostas como segmentos sucessivos na direção longitudinal do colchão, podendo ter, no entanto, qualquer forma através da superfície do colchão, tais como as zonas internas que ficam completamente encerradas por uma zona externa circundante.
As colunas do colchão, as quais pelo menos uma, e de preferência essencialmente todas as colunas, possui unidades de mola com diferentes alturas, podem ser dispostas de modo a se estenderem na direção longitudinal do colchão, conforme mostrado na Figura 11. Isto é vantajoso, uma vez que significa que colunas mais longas podem ser fabricadas e usadas, o que é vantajoso em termos de produção. No entanto, é também possível se dispor as colunas na direção transversal do colchão, conforme fica evidente a partir da Figura 12.
Ao se fabricar colchões conforme descrito acima, métodos e dispositivos convencionais ou conhecidos por si podem ser usados em larga escala, por exemplo, para a inserção e encerro das molas nos bolsos de revestimento, na ligação das colunas de modo a formar os colchões, e assim por diante. Estes métodos e dispositivos são previamente conhecidos e, portanto, não serão descritos em detalhe no presente documento. Por exemplo, tais equipamentos gerais, previamente conhecidos e métodos para a fabricação de colchões de bolsos são apresentados nas Patentes EP 0764608, EP 0781726, EP 0967031, e EP 0985369, as quais são incorporadas ao presente documento à guisa de referência.
Com referência à Figura 15 e à Figura 1, uma modalidade para a fabricação de um colchão conforme apresentado acima será descrita. De acordo com a modalidade, primeiramente um material de revestimento 2 é dobrado na direção longitudinal da coluna que será fabricada. Em seguida, as soldas 6 são dispostas na direção transversal de modo a separar os bolsos de revestimento 3, os quais nesta posição possuem um fundo e laterais que são formados por meio do material de revestimento dobrado, e lados adicionais que são formados por meio das soldas na direção transversal. No entanto, os bolsos ficam ainda abertos na direção de um lado de comprimento, na extremidade oposta do fundo. Neste estado, as molas comprimidas 1 podem ser então inseridas nos bolsos de revestimento. Evidentemente, é também possível primeiro se dispor as molas no material de revestimento dobrado e em seguida dispor as soldas na direção transversal entre as mesmas. É igualmente possível primeiramente comprimir as molas e em seguida dobrar o material de revestimento sobre as mesmas.
Após a disposição das molas comprimidas nos bolsos de revestimento, os bolsos são também selados na extremidade aberta, por exemplo, por meio da disposição de uma solda 7 na direção longitudinal da coluna. Antes ou depois da selagem da abertura dos bolsos, pelo menos uma solda adicional 8 é disposta na direção longitudinal dos bolsos de revestimento que devem formar as unidades de mola, limitando, assim, o volume destes bolsos de revestimento, e, consequentemente, a altura da unidade de mola. De preferência, esta solda adicional 8 é disposta nas proximidades da solda 8 na direção longitudinal da coluna. No entanto, é também possível, em contrapartida, se dispor a solda adicional 8 a uma distância da solda de selagem 7, e, em seguida, de preferência em um lado oposto do bolso de revestimen- to, isto é, na parte de fundo do revestimento.
Como uma outra alternativa, é possível se dispor soldas de limitação adicionais em ambos os lados curtos das unidades de mola, conforme mostrado na Figura 4. Isto torna possível se prover um colchão com, por e-xemplo, propriedades de múltiplas camadas sobre ambos os lados do colchão. Desta maneira, o colchão será reversível e utilizável em ambos os lados. As propriedades do colchão sobre os dois lados podem ser idênticas, o que resulta em um colchão que se comprova idêntico qualquer que seja o lado que é colocado para cima, ou diferente, o que torna possível se mudar a experiência do colchão ao virar o mesmo para o outro lado.
As soldas limitantes dispostas em ambos os lados do colchão podem ser dispostas imediatamente opostas entre si, isto é, de modo que a mesma unidade de mola fique limitada em ambos os lados, conforme mostrado no exemplo da Figura 4. De maneira alternativa, as mesmas podem ser dispostas em desvio uma com relação à outra de modo a limitar diferentes unidades de mola. Nesta modalidade, as unidades de mola têm ainda diferentes alturas, vistas a partir das respectivas superfícies do colchão, mas a sua altura absoluta, isto é, a extensão factual perpendicular às superfícies do colchão, pode, nesta modalidade, ser idêntica para todas as molas. O meio para dispor pelo menos uma solda adicional 8 na direção longitudinal do dito bolso de revestimento compreende, conforme mostrado na Figura 15, um meio para produzir um movimento relativo na direção transversal entre a coluna que deve ser soldada e o equipamento de soldagem. O meio para produzir um movimento relativo na direção transversal entre a coluna que deve ser soldada e o equipamento de soldagem pode compreender uma mesa de suporte 101 para o suporte da coluna durante a soldagem. Além disso, o equipamento de soldagem 102 fica disposto de modo a prover a solda. O equipamento de soldagem é, neste caso, uma unidade de soldagem ultra-sônica, com uma buzina ultra-sônica 103, que coopera em soldagem com uma matriz 104 sobre o outro lado do material de revestimento que deve ser soldado. O equipamento de soldagem fica disposto sobre uma estrutura 105, que, por sua vez, fica conectado ao meio de deslocamento 106 para o deslocamento do equipamento de soldagem em uma direção transversal com relação à mesa de suporte 101 e à coluna que deve ser soldada. O meio de deslocamento compreende, nesta modalidade, um motor linear, porém outras alternativas, como, por exemplo, pistões, mecanismos de chave, são, evidentemente, também concebíveis.
De maneira alternativa, é também possível se deixar o meio de deslocamento 106 atuar contra a mesa de suporte, por meio do que o equipamento de soldagem pode, em contrapartida, ser fixo enquanto a mesa de suporte e a coluna se movimentam. O deslocamento entre a mesa de suporte e a coluna e o equipamento de soldagem pode ser disposto de modo a ocorrer entre certas e-tapas predeterminadas. No entanto, é preferível que este movimento aconteça gradualmente, o que permite uma flexibilidade maior no processo de fabricação.
No caso em que um movimento relativo entre a coluna e o equipamento de soldagem é desejado, o mesmo equipamento de soldagem pode com vantagem ser usado para soldar tanto a solda de selagem 7 como a solda de limitação de volume adicional 8. Neste caso, é também possível se dispor apenas a solda de selagem 7 sobre os bolsos onde uma solda de limitação de volume adicional não tem de ser disposta. Isto resulta em essencialmente uma solda longitudinal somente, que não corre ao longo de uma linha reta, mas, sim, apresenta entalhes escalonados ou graduais.
No exemplo da Figura 1, um exemplo de um colchão é mostrado no qual uma solda de selagem 7 é disposta ao longo de toda a coluna, e soldas de limitação de volume adicionais 8 são dispostas entre a solda de selagem 7 e a mola das unidades de mola que tem uma altura limitada.
No exemplo da Figura 2, um exemplo de um colchão é mostrado no qual uma solda de selagem 7 é disposta apenas sobre os bolsos nos quais uma solda de limitação de volume adicional 8 não deve ser disposta. Como um resultado, é feita essencialmente uma solda longitudinal somente, a qual não corre ao longo de uma linha reta, mas sim apresenta entalhes escalonados ou graduais.
No caso em que diferentes peças do equipamento de soldagem são usadas, o equipamento de soldagem para a provisão da solda de definição de volume adicional 8 pode ser com vantagem colocado depois do equipamento de soldagem para o suprimento da solda de selagem 7, de modo que a solda 7 fique disposta antes da solda 8.
No caso em que diferentes peças do equipamento de soldagem são usadas, é também possível se usar somente duas ou mais peças fixas do equipamento de soldagem, quais sejam, as peças do equipamento que não se deslocam com relação à mesa de suporte e à coluna. Em contrapartida, neste caso, as peças do equipamento de soldagem podem ser pré-instaladas em diferentes níveis na direção transversal da coluna.
Após a selagem dos bolsos de revestimento, as molas podem ser em seguida viradas, uma vez que é normalmente preferido que o lado de solda seja posicionado em um lado curto das unidades de mola, e a compressão das molas é liberada de modo que as mesmas se expandam no espaço interno fechado formado nos bolsos de revestimento.
Em seguida, uma pluralidade de colunas é ligada lado a lado, conforme indicado na Figura 1. Isto pode acontecer ao se dispor 2 a 3 pontos de cola ou de solda distribuídos verticalmente usando-se um equipamento de colagem ou soldagem correspondente. É também possível se dispor uma linha de fixação mais longa essencialmente paralela à direção longitudinal das molas ao invés de uma pluralidade de pontos de fixação mais curtos. Conforme apresentado acima, a interconexão pode ser controlada de modo que um padrão desejado seja obtido.
Podem ser usadas molas em espiral de muitos tamanhos com relação à presente invenção, e essencialmente qualquer tamanho de mola pode ser usado. No entanto, é preferível se usar molas com um diâmetro de 2 a 10 cm, mais preferivelmente de cerca de 6 cm. As molas de preferência compreendem pelo menos quatro voltas de espiral, de preferência menos que 10 voltas de espiral. Além disso, as mesmas são com vantagem feitas de fio em espiral com uma espessura na faixa de 0,5 a 3,0 mm, de preferência com uma espessura de fio na faixa de 1,5 a 2,2 mm. É também possível se usar molas em espiral de diversas dimensões diferentes no mesmo colchão.
Conforme apresentado acima, ao se usar a presente invenção é possível se prover um grande número de diferentes propriedades do colchão para diferentes zonas ou para toda a superfície do colchão. No entanto, é também possível se usar a técnica da presente invenção para outros fins.
Por exemplo, é possível se dispor unidades de mola menores no centro do colchão e unidades de mola mais altas como um quadro em torno do colchão, ou pelo menos ao longo de um lado ou de alguns dos lados. Um exemplo de tal modalidade é mostrado na Figura 13a, na qual um quadro com uma largura de duas unidades de mola de unidades de mola mais longas é disposto em torno do colchão. A Figura 13b é uma vista em seção transversal de parte do colchão, na qual as unidades de mola de quadro maiores são posicionadas à esquerda. Com este colchão, é provida uma elevação na borda externa do colchão, o que impede, por exemplo, que uma pessoa deitada role para fora da cama. Um efeito similar pode, no entanto, ser obtido, por exemplo, ao simplesmente se arranjar uma borda elevada em um lado ou em ambos do comprimento. O uso de um quadro elevado pode, evidentemente, ser combinado com, por exemplo, um padrão que resulta em uma estrutura de múltiplas camadas da superfície interna do colchão, e sendo desnecessário mencionar que outras combinações são igualmente exequíveis.
Para as camas de casal, é também possível se dispor uma elevação no centro do colchão de modo a melhor separar as diferentes metades do colchão, e impedir que o colchão se afunde no centro, que cria um "fosso" no colchão, o qual muitas pessoas qualificam como desconfortável. Um exemplo de tal colchão é mostrado nas Figuras 14a e 14b. A divisão no centro do colchão pode, evidentemente, se combinar com um quadro externo ou coisa do gênero, conforme apresentado acima. A presente invenção foi descrita acima por meio de modalidades. No entanto, diversas variantes da presente invenção são exequíveis. Por exemplo, outros materiais de revestimento, tamanhos de mola, etc. po- dem ser usados. Além disso, o dispositivo e o método podem ser desenhados de outras maneiras. A altura das molas pode também variar entre diversas alturas diferentes, por meio do que mais de duas camadas do colchão são obtidas. Por exemplo, uma estrutura de três ou quatro camadas pode, deste modo, ser facilmente provida. É também possível se dispor as unidades de mola com diferentes alturas em muitos outros padrões diferentes dos apresentados acima. É também possível se ter o mesmo número, ou números diferentes, de unidades de mola com as respectivas alturas. Para se separar e selar os bolsos de revestimento, assim como para a interconexão das colunas, diversos meios de conexão diferentes do meio de soldagem podem ser usados. Por exemplo, seria possível se usar cola, grampos, costuras, ou rebites. Todas estas variantes óbvias devem ser consideradas como incluídas na presente invenção conforme definida pelas reivindicações em apenso.
REIVINDICAÇÕES

Claims (23)

1. Colchão compreendendo molas em espiral (1) dispostas como unidades de mola em bolsos de revestimento (2), as unidades de mola (3, 30, 31) sendo dispostas sucessivamente em colunas alongadas (4), o colchão compreendendo uma pluralidade de colunas interligadas (4) dispostas lado a lado, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma unidade de mola (30) dentro de pelo menos uma coluna (4) tem uma altura que difere da altura das outras unidades de mola (31) dentro da mesma coluna (4) e em que pelo menos uma coluna compreende soldas (7) transversais para separar os bolsos de revestimento (2) dentro da coluna (4), e soldas (7) na direção longitudinal da coluna, em que as soldas (7) na direção longitudinal são deslocadas em uma direção transversal para proporcionar a altura variada.
2. Colchão, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que uma pluralidade de molas em uma pluralidade de colunas (4) tem uma altura que difere da altura das outras unidades de mola (3, 30, 31) dentro de cada coluna.
3. Colchão, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que as unidades de mola (3, 30, 31) com uma altura desviante estão dispostas em um padrão regular, de preferência repetitivo.
4. Colchão, de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que as unidades de mola (3, 30, 31) com uma altura desviante estão dispostas em grupos de pelo menos duas unidades de mola (3, 30, 31), que ficam dispostas adjacentes umas às outras.
5. Colchão, de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 4, caracterizado pelo fato de que as colunas (4) que tendo unidades de mola (3, 30, 31) com uma altura que difere da altura das outras unidades de mola (3, 30, 31) de cada coluna estão dispostas de modo que estas unidades de mola (3, 30, 31) ficam deslocadas uma com relação à outra na direção longitudinal das colunas (4).
6. Colchão, de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 4, caracterizado pelo fato de que as unidades de mola (3, 30, 31) com uma altura que difere da altura das outras unidades de mola (3, 30, 31) dentro de cada coluna estão dispostas de modo que diferentes zonas são formadas no colchão.
7. Colchão, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que as colunas (4) ficam dispostas de modo a se estenderem na direção longitudinal do colchão.
8. Colchão, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que as colunas (4) ficam dispostas de modo a se estenderem na direção transversal do colchão.
9. Colchão, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que essencialmente todas as molas do colchão são essencialmente idênticas, a altura variada das diferentes unidades de mola (3, 30, 31) resultando em uma polarização variada das molas.
10. Método de fabricação de um colchão, compreendendo as etapas de: dispor molas em espiral (1) como unidades de mola (3, 30, 31) em bolsos de revestimento (2) individuais em sucessão em colunas alongadas (4); interligar as colunas (4) lado a lado, caracterizado pelo fato de que compreende ainda a etapa de dispor pelo menos uma unidade de mola (30) dentro de pelo menos uma coluna (4) com uma altura que difere da altura das outras unidades de mola (31) dentro da mesma coluna (4); em que a etapa de dispor molas em espiral como unidades de mola (3, 30, 31) em bolsos de revestimento individuais compreende as etapas de: dobrar um material de revestimento na direção longitudinal da coluna; dispor soldas na direção transversal para a separação os bolsos de revestimento; inserir molas dentro dos bolsos de revestimento; e dispor uma solda na direção longitudinal da coluna de modo a selar a abertura dos bolsos de revestimento; em que as soldas (7) na direção longitudinal são deslocadas em uma direção transversal para proporcionar a altura variada.
11. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que uma pluralidade de molas em uma pluralidade de colunas (4) ficam dispostas com um altura que difere da altura das outras unidades de mola (3, 30, 31) dentro de cada coluna.
12. Método, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que as unidades de mola (3, 30, 31) com uma altura desviante ficam dispostas em um padrão regular, de preferência repetitivo.
13. Método, de acordo com a reivindicação 11 ou 12, caracterizado pelo fato de que a etapa de interligar as colunas (4) é executada de modo que as colunas (4) com unidades de mola (3, 30, 31) com uma altura que difere da altura das outras unidades de mola (3, 30, 31) dentro de cada coluna ficam dispostas de modo que estas unidades de mola fiquem deslocadas uma com relação à outra na direção longitudinal das colunas (4).
14. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 13, caracterizado pelo fato de que a etapa de dispor pelo menos uma unidade de mola dentro de pelo menos uma coluna com uma altura que difere da altura das outras unidades de mola (3, 30, 31) dentro da mesma coluna compreende a etapa de limitar o volume do bolso de revestimento para a dita pelo menos uma unidade de mola.
15. Método, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que o volume do bolso de revestimento é limitado pelo fornecimento de pelo menos um entrefechamento de superfície para o revestimento, de preferência por meio da disposição de uma solda.
16. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o volume de pelo menos um bolso de revestimento é limitado pela disposição de pelo menos uma solda adicional na direção longitudinal do dito bolso de revestimento.
17. Método, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que a dita solda adicional é disposta nas proximidades da dita solda na direção longitudinal da coluna de modo a selar a abertura dos boi- sos de revestimento.
18. Método, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que a dita solda adicional fica disposta a uma distância da dita solda na direção longitudinal da coluna de modo a selar a abertura dos bolsos de revestimento, de preferência em um lado oposto do bolso de revestimento.
19. Dispositivo para a fabricação de um colchão compreendendo um meio para dispor molas em espiral (1) como unidades de mola (3, 30, 31) em bolsos de revestimento individuais (2) em sucessão em colunas alongadas (4), e um meio para a interligação das colunas (4) lado a lado, caracterizado pelo fato de que ainda compreende um meio para variar a altura de pelo menos uma unidade de mola (30) dentro de pelo menos uma coluna com relação à altura das outras unidades de mola (31) dentro da mesma coluna (4), em que o meio para dispor molas em espiral como unidades de mola (3, 30, 31) em bolsos de revestimento individuais em sucessão em colunas alongadas compreende: meios para dobrar um material de revestimento na direção longitudinal da coluna; um primeiro equipamento de solda para dispor soldas na direção transversal para separar os bolsos de revestimento; um meio de inserção para inserir molas dentro dos bolsos de revestimento; e um segundo equipamento de solda para dispor uma solda na direção longitudinal da coluna de modo a selar a abertura dos bolsos de revestimento; em que o meio para variar a altura de pelo menos uma unidade de mola dentro de pelo menos uma coluna com relação à altura das outras unidades de mola (3, 30, 31) dentro da mesma coluna compreende um meio para dispor pelo menos uma solda adicional na direção longitudinal do bolso de revestimento, a solda adicional sendo deslocada em uma direção trans- versai para proporcionar a altura variada.
20. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 19, caracterizado pelo fato de que o meio para variar a altura de pelo menos uma unidade de mola dentro de pelo menos uma coluna com relação à altura das outras unidades de mola (3, 30, 31) dentro da mesma coluna compreende um meio para limitar o volume do bolso de revestimento para a dita pelo menos uma unidade de mola.
21. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 19 ou 20, caracterizado pelo fato de que o meio para dispor molas em espiral como unidades de mola (3, 30, 31), em bolsos de revestimento individuais em sucessão em colunas alongadas (4) compreende: um meio para dobrar um material de revestimento na direção longitudinal da coluna; um primeiro equipamento de soldagem para a disposição das soldas na direção transversal de modo a separar os bolsos de revestimento; um meio de inserção para a inserção de molas nos bolsos de revestimento; e um segundo equipamento de soldagem para a disposição de uma solda na direção longitudinal da coluna de modo a selar a abertura dos bolsos de revestimento.
22. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 19, caracterizado pelo fato de que o meio para produzir um movimento relativo na direção transversal entre a coluna que deve ser soldada e o equipamento de soldagem compreende uma mesa de suporte móvel de modo a suportar a coluna durante a soldagem.
23. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 19, caracterizado pelo fato de que o meio para produzir um movimento relativo na direção transversal entre a coluna que deve ser soldada e o equipamento de soldagem compreende um equipamento de soldagem deslocável.
BRPI0315761A 2002-10-29 2003-10-24 colchão compreendendo molas em espiral, método de fabricação de um colchão, e dispositivo para fabricação de um colchão BRPI0315761B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE0203163A SE524127C2 (sv) 2002-10-29 2002-10-29 Pocketmadrass med varierande höjd hos de inneslutna fjädrarna, samt en metod och en anordning för tillverkande av en dylik madrass
PCT/SE2003/001656 WO2004039215A1 (en) 2002-10-29 2003-10-24 Pocket mattress with varying height

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0315761B1 true BRPI0315761B1 (pt) 2019-12-31

Family

ID=20289376

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0315761A BRPI0315761B1 (pt) 2002-10-29 2003-10-24 colchão compreendendo molas em espiral, método de fabricação de um colchão, e dispositivo para fabricação de um colchão
BR0315761-0A BR0315761A (pt) 2002-10-29 2003-10-24 Colchão de bolsos com altura variável

Family Applications After (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR0315761-0A BR0315761A (pt) 2002-10-29 2003-10-24 Colchão de bolsos com altura variável

Country Status (11)

Country Link
US (1) US7194777B2 (pt)
EP (1) EP1565089B1 (pt)
AT (1) ATE348553T1 (pt)
AU (1) AU2003275749A1 (pt)
BR (2) BRPI0315761B1 (pt)
DE (1) DE60310608T2 (pt)
DK (1) DK1565089T3 (pt)
ES (1) ES2279161T3 (pt)
NO (1) NO325340B1 (pt)
SE (1) SE524127C2 (pt)
WO (1) WO2004039215A1 (pt)

Families Citing this family (53)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6862763B2 (en) 2002-12-02 2005-03-08 L&P Property Management Company Pocketed bedding or seating product having pockets of differing heights
US6813791B2 (en) 2003-03-04 2004-11-09 L&P Property Management Company Posturized pocketed bedding or seating product having pockets of differing heights
CN101237793A (zh) * 2005-07-28 2008-08-06 陈启龙 一种改良的内弹簧单元
DE102005053123A1 (de) * 2005-11-08 2007-05-10 Agro Federkernproduktions Gmbh Federkern
AU2007313050B2 (en) * 2006-08-29 2012-05-31 Liao, Hsiu-Chen A foam spring mattress configured with variable firmness
US9510690B2 (en) 2006-08-29 2016-12-06 Ascion, Llc Foam spring mattress configured with variable firmness
SE530333C2 (sv) * 2007-01-12 2008-05-06 Stjernfjaedrar Ab En pocketfjädermadrass samt en metod och anordning för tillverkande av densamma
CN101553153A (zh) * 2007-08-24 2009-10-07 西帕希奥卢钢弓和转动产品产业和贸易有限公司 悬置袋装弹簧系统
EP2105069A1 (en) 2008-03-25 2009-09-30 L&P Swiss Holding Company Coil spring assembly
US8266747B1 (en) 2008-06-24 2012-09-18 Nomaco Inc. Mattress side/edge support system
JP5662417B2 (ja) 2009-04-14 2015-01-28 シーリー テクノロジー エルエルシー コイルインコイルスプリングおよびインナースプリング
US8561236B2 (en) 2009-06-22 2013-10-22 Nomaco Inc. Stepped-edge and side-support members, assemblies, systems, and related methods, particularly for bedding and seating
US8646136B2 (en) 2009-08-27 2014-02-11 Nomaco Inc. Assemblies, systems, and related methods employing interlocking components to provide at least a portion of an encasement, particularly for bedding and seating applications
US8375493B2 (en) 2009-08-27 2013-02-19 Sealy Technology Llc One piece foam mattress core encasement
AU2011201808B2 (en) * 2010-04-29 2016-12-15 Mantzis Holdings Pty Ltd. Mattress core
USD677097S1 (en) 2010-05-06 2013-03-05 Nomaco, Inc. Slotted side support
USD694554S1 (en) 2010-08-17 2013-12-03 Nomaco Inc. Side support
USD692689S1 (en) 2010-08-17 2013-11-05 Nomaco Inc. Side support
USD694042S1 (en) 2010-08-17 2013-11-26 Nomaco Inc. Side support
USD695550S1 (en) 2010-08-17 2013-12-17 Nomaca Inc. Side support
ITRM20100559A1 (it) * 2010-10-20 2012-04-21 Teknomac S R L Materasso perfezionato.
HU4004U (en) 2011-01-18 2011-10-28 Bio Textima Kft Mattress with spring
USD673801S1 (en) 2011-08-03 2013-01-08 Nomaco Inc. Mattress bed encasement
USD673800S1 (en) 2011-08-03 2013-01-08 Nomaco Inc. Mattress bed encasement
USD675051S1 (en) 2011-09-30 2013-01-29 Nomaco Inc. Edge support cushion
US20130302554A1 (en) * 2012-03-14 2013-11-14 Applied Ft Composite Solutions Inc. Cushioning pad with encapsulated resilient elements
WO2014105037A1 (en) * 2012-12-28 2014-07-03 Tempur-Pedic Management, Llc Mattress assembly
DE202013101545U1 (de) * 2013-04-11 2013-05-07 Agro Holding Gmbh Taschenfederkern
USD740053S1 (en) 2013-07-03 2015-10-06 Nomaco Inc. Foam cushion base
USD737074S1 (en) 2013-07-03 2015-08-25 Nomaco Inc. Foam cushion base
US8978183B1 (en) * 2014-01-08 2015-03-17 L&P Property Management Company Pocketed spring assembly
WO2015110971A1 (en) 2014-01-22 2015-07-30 Gabor Voros Mattress manufactured with wooden coil springs and method for producing thereof
US9370252B2 (en) 2014-06-17 2016-06-21 L&P Property Management Company Pocketed spring assembly
US10357116B2 (en) * 2015-06-22 2019-07-23 Zeplus, Llc Pocketed foam systems and methods
CN105193153A (zh) * 2015-09-01 2015-12-30 帝朗博床具(佛山)有限公司 一种适用于床垫或软垫的支架结构
GB201602378D0 (en) * 2016-02-10 2016-03-23 Harrison Spinks Components Ltd Resilient unit and method of manufacture
US10610028B2 (en) * 2016-04-25 2020-04-07 Ppj, Llc Mattress with microcoil cells
US10477979B2 (en) 2016-08-19 2019-11-19 L&P Property Management Company Pocketed spring assembly
DE102016119742A1 (de) * 2016-10-17 2018-04-19 Agro Holding Gmbh Taschenfederkern und Verfahren zur Herstellung des Taschenfederkerns
US10820716B1 (en) * 2016-12-20 2020-11-03 Steven J. Antinori Dual sided innerspring mattress
EP3400844A1 (en) * 2017-05-12 2018-11-14 L&P Swiss Holding GmbH Spring core with pocketed coil and foam springs
DE102017117833A1 (de) * 2017-08-07 2019-02-07 Agro Holding Gmbh Taschenfederkern und Verfahren zu dessen Herstellung
US10206515B1 (en) * 2017-09-20 2019-02-19 L&P Property Management Company Pocketed spring assembly
US11596240B2 (en) * 2018-02-15 2023-03-07 L&P Property Management Company Pocketed spring assembly including cushion pads
US11013340B2 (en) * 2018-05-23 2021-05-25 L&P Property Management Company Pocketed spring assembly having dimensionally stabilizing substrate
US11109686B2 (en) * 2018-06-13 2021-09-07 L&P Property Management Company Method of making a continuous string of pocketed springs
US11412861B1 (en) * 2019-02-13 2022-08-16 Protscel, LLC Mattress comprising a core of pocket springs disposed within a periphery of outer springs
US11033115B2 (en) * 2019-03-13 2021-06-15 L&P Property Management Company Comfort layer having repeating pattern of pocketed mini coil springs of different heights
US11103083B2 (en) 2019-03-13 2021-08-31 L&P Property Management Company Comfort layer having pocketed springs of different heights
CN113840797B (zh) * 2019-05-14 2023-11-14 贝卡尔特公司 袋装弹簧线轴
CN110328309A (zh) * 2019-06-27 2019-10-15 浙江华剑智能装备有限公司 袋装弹簧串输送装置和方法及弹簧芯体生产设备和方法
WO2021177915A1 (en) * 2020-03-06 2021-09-10 Iskeceli Celik Yay Tel Yan Urunleri Sanayi Ve Ticaret Limited Sirketi Variable array pocket spring system for beds
US11627813B2 (en) * 2021-03-02 2023-04-18 Avocado Green Brands, LLC Multiple zone mattress core element with multiple coil configurations

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4439977A (en) * 1977-05-05 1984-04-03 Simmons U.S.A. Corporation Method and apparatus for making a series of pocketed coil springs
JP2933203B2 (ja) * 1995-09-21 1999-08-09 松下工業株式会社 ポケットコイルバネ構造体組み立て装置
DE29722598U1 (de) * 1997-12-20 1998-02-26 Federnwerke Marienberg Gmbh Taschenfederkern
JP2000041792A (ja) * 1998-07-31 2000-02-15 Matsushita Kogyo Kk 家具並びに寝具に装着されるインナースプリング及びその製造方法
US6021627A (en) * 1998-08-24 2000-02-08 L & P Property Management Company Manufacture of pocketed compound nested coil springs
US6336305B1 (en) * 1999-04-16 2002-01-08 Spuhl Ag St. Gallen System for forming strings of pocketed coil springs
US6834477B2 (en) * 1999-04-16 2004-12-28 Spuhl Ag Method and system for forming strings of pocketed coil springs with traction mechanism
JP2001145545A (ja) * 1999-11-19 2001-05-29 Simmons Corp マットレス等を構成するクッション体
US6256820B1 (en) * 2000-02-09 2001-07-10 L&P Property Management Company Multilayered pocketed bedding or seating product
SE0004412L (sv) * 2000-11-30 2001-11-26 Stjernfjaedrar Ab Separerad pocketmadrass
US6966091B2 (en) * 2002-11-27 2005-11-22 Barber Manufacturing Company, Inc. Coil innerspring assembly having varying degrees of firmness
US6862763B2 (en) * 2002-12-02 2005-03-08 L&P Property Management Company Pocketed bedding or seating product having pockets of differing heights

Also Published As

Publication number Publication date
US20050257323A1 (en) 2005-11-24
BR0315761A (pt) 2005-09-06
SE524127C2 (sv) 2004-06-29
SE0203163L (sv) 2004-04-30
NO20052588L (no) 2005-07-28
ATE348553T1 (de) 2007-01-15
DE60310608D1 (de) 2007-02-01
EP1565089B1 (en) 2006-12-20
SE0203163D0 (sv) 2002-10-29
WO2004039215A1 (en) 2004-05-13
NO20052588D0 (no) 2005-05-27
US7194777B2 (en) 2007-03-27
EP1565089A1 (en) 2005-08-24
DE60310608T2 (de) 2007-09-27
AU2003275749A1 (en) 2004-05-25
NO325340B1 (no) 2008-03-31
ES2279161T3 (es) 2007-08-16
DK1565089T3 (da) 2007-04-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0315761B1 (pt) colchão compreendendo molas em espiral, método de fabricação de um colchão, e dispositivo para fabricação de um colchão
KR102214727B1 (ko) 포켓화된 스프링 어셈블리
US9554656B2 (en) Separated pocket spring mattress with cut through string, and method and apparatus for production of such mattress
BR112018017061B1 (pt) Produto de cama ou assento, conjunto de molas ensacadas para uso no mesmo, tecido para uso em conjunto de molas ensacadas e respectivos métodos de fabricação
BRPI0708602B1 (pt) Colchão de molas para camas e método de fabricação de colchão de mola para camas
DE69829073T2 (de) Matratzenstruktur
EP2289477A1 (en) Support device with adjustable size mattress
US8863338B2 (en) Therapeutic support device allowing capillary blood flow
WO2001058316A9 (en) Multilayered pocketed bedding or seating product
CN109561765A (zh) 独立悬架弹簧组件
WO2008085120A1 (en) A pocket spring mattress, a method and a device for the manufacturing thereof
AU749108B2 (en) Air mat
EP2788413B1 (en) Method for manufacturing a cell matrix system
JP2011505909A (ja) 患者挟み込みゾーンを塞ぐシステムおよび方法
WO2004006726A1 (en) Inflatable support system
BR102018009509B1 (pt) Arranjo de colchão, como uma cama, com firmeza ajustável e método para adaptação da firmeza de um arranjo de colchão
FI75729C (fi) Stoedsystem foer saengar och liknande.
BR102019013114A2 (pt) Aparelho de controle de firmeza para um arranjo de cama ou assento
BR112018006312B1 (pt) Mecanismo de extensão para ajustar uma disposição de leito, disposição de leito de tamanho variável, e,veículo
US20210307981A1 (en) Cell Bladder, Expandable Bladder, Port System and Attachment System
BR112019021379A2 (pt) tecido impermeável com múltiplas camadas para uso em montagem de molas ensacadas
US20070056114A1 (en) Multi-zone coil construction airbed
US20080134441A1 (en) Featherbed with hourglass construction
US20220313518A1 (en) Mattress bladder forming a planar support surface
WO2007030615A1 (en) Multi-zone coil construction airbed