BRMU8900859U2 - disposição em embalagem plástica para aquecimento de alimentos em micro-ondas - Google Patents

disposição em embalagem plástica para aquecimento de alimentos em micro-ondas Download PDF

Info

Publication number
BRMU8900859U2
BRMU8900859U2 BRMU8900859U BRMU8900859U2 BR MU8900859 U2 BRMU8900859 U2 BR MU8900859U2 BR MU8900859 U BRMU8900859 U BR MU8900859U BR MU8900859 U2 BRMU8900859 U2 BR MU8900859U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
heating
food
tray
plastic packaging
microwave
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Isabel Satiko Fukano
Original Assignee
Dixie Toga Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Dixie Toga Sa filed Critical Dixie Toga Sa
Priority to BRMU8900859 priority Critical patent/BRMU8900859U2/pt
Publication of BRMU8900859U2 publication Critical patent/BRMU8900859U2/pt

Links

Landscapes

  • Package Specialized In Special Use (AREA)

Abstract

DISPOSIçãO EM EMBALAGEM PLáSTICA PARA AQUECIMENTO DE ALIMENTOS EM MICROONDAS. O presente resumo refere-se a uma patente de modelo de utilidade para uma embalagem plástica, particularmente uma bandeja (1) configurações quaisquer, definida: por fundo (2), parede de pouca altura (3) prolongada do ndo, pelo menos uma aba de pega radial externa (4) prol ngada da parede (3) e um selo de fechamento removível (5) fixado na boca da bandeja; dita bandeja (1) tem revestimento interno metálico (10) e sulcos de distribuição de vapor (20) dta bandeja (1) destinada a acondicionar e aquecer alimentos em fornos de micro-ondas, sem que o alimento perca a crocância.

Description

"DISPOSIÇÃO EM EMBALAGEM PLÁSTICA PARA AQUECIMENTODE ALIMENTOS EM MICRO-ONDAS"
O presente relatório descritivo refere-se a uma pa-tente de modelo de utilidade para uma embalagem plástica, particularmenteuma bandeja para acondicionamento de alimentos, os quais podem ser aque-cidos em forno micro-ondas e que necessitam de aquecimento eficiente paranão perder sua crocância.
Já são conhecidas embalagens plásticas a base dePolipropileno, PP, para acondicionamento e aquecimento de alimentos emforno de micro-ondas. Porém é comum que pizzas, sanduíches e outros ali-mentos similares percam sua crocância e sabor quando aquecidos em fornosde micro-ondas acondicionados nessas embalagens.
Por outro lado, já é conhecida uma alternativa parao aquecimento em fornos micro-ondas destes produtos. Essa alternativaconsiste em acondicionar esses produtos em embalagens cartonadas revesti-das com uma camada metálica, que permite a difusão do calor, sem a perdada crocância dos alimentos. O revestimento metálico é feito sobre a camadade cartão de tal maneira que promova a concentração e difusão do calor peloalimento sem afetar o funcionamento do forno de micro-ondas.
Esta opção, entretanto, é geralmente constituídapela embalagem plana de cartão com revestimento metálico que fica emcontato com o alimento, envolvida por uma embalagem secundária, nor-malmente um "flow pack" de BOPP ou um cartucho de papelão. Isso acabadefinindo uma embalagem de construção e fabricação tecnicamente relati-vamente complexa e cara.
Assim, o objetivo da presente patente de modelode utilidade, é prover uma embalagem que supere os problemas acima alu-didos, observados com embalagens similares usuais destinadas ao acondi-cionamento e aquecimento de alimentos em fornos de micro-onda.
Outro objetivo é prover uma embalagem que, alémde superar o problema, não seja por isso de construção e fabricação com ní-veis de complexidade que a torne desinteressante em face das usuais, alémde se propor a fazer uma embalagem com um único tipo de material, facili-tando a reciclabilidade.
Outro objetivo é prover uma embalagem de custoadequado.
Tendo em vista, portanto, os problemas acima refe-ridos e no propósito de superá-los e visando atender aos objetivos relaciona-dos, foi desenvolvida a disposição em embalagem de plástico para aqueci-mento de alimentos em fornos de micro-ondas, objeto da presente patente demodelo de utilidade, a qual, para tanto, é uma embalagem rígida de polipro-pileno tipo "heat susceptor", que pode permitir uma economia de matéria-prima e tempo de produção menor devido ao menor número de etapas deprodução. Além disso, a embalagem traz um visual diferenciado e maiorpraticidade. Para tanto, a embalagem tem forma preferencialmente de ban-deja fechada superiormente por um selo de proteção e para seu uso bastacolocar no forno para aquecimento.
A presente embalagem, portanto, combina a prati-cidade da embalagem plástica rígida com a eficiência de um sistema "heatsusceptor". Assim, na presente solução, os sistemas cartão susceptor + "flowpack" de BOPP ou cartão susceptor + cartucho são substituídos por umaembalagem rígida à base de PP, que pode ser fechada com selo de BOPP ouPET, que pode incorporar algum recurso para fácil abertura como ser lami-nado com uma camada selante de PE ou PP "ez open" ou incorporar tecno-logia de microperfuração, que rompe o filme no aquecimento. O selo podeser impresso ou não.
A embalagem rígida com forma preferencial debandeja com um selo como construída na presente disposição incorpora de-talhes construtivos que visam acondicionar de forma eficiente os alimentosdurante a comercialização e mais precisamente possibilitar o aquecimentoeficiente dos mesmos em forno de micro-ondas, sem que percam a crocância.
Um dos detalhes construtivos acima referido con-siste no fato de que a bandeja deve ter obrigatoriamente revestimento metá-lico para o aquecimento uniforme. Este revestimento é feito pela combina-ção de um filme de PET ou PP com revestimento metálico e uma chapa rígi-da de polipropileno que constitui o corpo da bandeja. A combinação de am-bos substratos, por sua vez, é feita através de laminação por solvente, Iami-nação solventless ou termolaminação. Tudo isso consiste num processo sim-ples, de baixo custo.
Outro detalhe construtivo, acima referido diz res-peito ao design da embalagem, que pode ser de qualquer geometria, comopor exemplo, a forma de bandeja, mas deve ter obrigatoriamente pequenossulcos, para facilitar a circulação do vapor desprendido pelo alimento duran-te o cozimento, garantindo o aquecimento uniforme por toda interior da em-balagem, sem perda de crocância do alimento.
Tal construção da embalagem em forma de bandejacom superfície metalizada e dotada dos sulcos e os processos de obtenção damesma, atendem adequadamente aos objetivos da disposição, objeto da pre-sente patente, no que concerne à solução do problema de perda de crocânciados alimentos verificado com embalagens similares usuais, à facilidade defabricação e baixo custo da presente embalagem relativamente às usuais eoutros.
Os desenhos anexos referem-se à disposição emembalagem plástica para aquecimento de alimentos em fornos de micro-ondas, objeto da presente patente, nos quais:
a fig. 1 mostra, a titulo meramente ilustrativo e nãorestritivo, um exemplo de possibilidade de construção da embalagem emforma de uma bandeja genérica, vista em perspectiva;
as figs. 2 e 3 mostram a bandeja vista em planta elateralmente; e
a fig. 4 mostra um detalhe da embalagem em corte,no qual são vistas as camadas que a compõem.
De conformidade com o quanto é previsto na dis-posição e ilustram as figuras acima relacionadas, a embalagem plástica, ob-jeto da presente patente de modelo de utilidade, destina-se ao acondiciona-mento e aquecimento de alimentos em fornos de micro-ondas, e é compre-endida, preferencialmente, por uma bandeja rígida 1, que recebe o alimento,com configurações quaisquer, dita bandeja definida: por fundo 2, parede depouca altura 3 prolongada do fundo, pelo menos uma aba de pega radial ex-terna 4 prolongada da parede 3. A bandeja 1 é obtida de matéria plástica queresiste ao aquecimento em forno de micro-ondas, tal como o Polipropileno,PP, dotada de detalhes construtivos que favorecem a distribuição do calorpara manter a crocância do alimentos e dita bandeja 1 é ainda fechada comum selo removível 5 de BOPP ou PET.Um dos detalhes construtivos que favorece a me-lhor distribuição do calor é compreendido pela metalização do interior dabandeja através de um revestimento interno metálico 10 da bandeja, consti-tuído por filme de PET ou PP com revestimento metálico laminado no Poli-propileno, PP, que constitui o corpo da bandeja. A combinação de ambossubstratos pode ser feita através de laminação por solvente, laminação sol-ventless ou termolaminação.
O outro detalhe construtivo que favorece a distri-buição de calor e que funciona em colaboração com o revestimento metálico10, é compreendido por uma pluralidade de sulcos de distribuição de vapor20, previstos adequadamente no interior da bandeja, e que favorecem a cir-culação do vapor que se desprende dos alimentos durante o aquecimento;ditos sulcos de distribuição de vapor 20 ficando distribuído, por exemplo,radialmente no fundo 2 da bandeja 1 e prolongando-se pela parede 3.
Cada sulco de distribuição de vapor 20 tem altura,preferencialmente, não inferior a 0,5 mm, podendo ter secção semicircular(arredondada) ou em forma de "V". Os sulcos de distribuição de vapor 20destinam-se a que o vapor liberado pelo alimento durante o processo de a-quecimento possa circular pela embalagem e não ficar retido em determina-das partes do alimento, o que poderia deixar o produto úmido ou fazer comque ele perdesse a crocância.O selo removível 5 de BOPP ou PET é associado aum dispositivo para facilitar a abertura, compreendido pelo filme de BOPPou PET laminado com filme de PP ou PE, que é fixado na boca da bandeja1 e produzido com combinação de resinas que promovam uma selagem tipoabre fácil, que se abre com o aquecimento.
O processo de obtenção da bandeja é selecionadopara obter a bandeja de forma simples e com baixo custo, conforme um dosobjetivos da disposição.
Assim, o processo é aqui citado somente como re-ferência e não faz parte do âmbito da proteção solicitada, compreende umfilme de polipropileno (PP) ou poliéster (PET) e uma etapa de metalização,na qual o filme recebe uma fina camada de alumínio. Numa segunda etapa,este filme metalizado é unido a uma chapa de material plástico adequadopara aquecimento em micro-ondas, como o PP, através de um processo delaminação ou termolaminação. E numa terceira etapa a chapa de PP metali-zada é submetida a conformação que dá formas finais à bandeja. Tal pro-cesso, portanto, é relativamente simples e de baixo custo não complicandoou onerando a embalagem, conforme objetivos da disposição.
Assim, a seção da parede da bandeja fica compre-endida conforme ilustrado na figura 4, por:
Camada A de filme de PP ou PET;Camada B - de alumínio depositada sobre a cama-da A;
Camada C - de solvente, quando o processo de a-desão entre filme e chapa for por laminação. No caso de termolaminação, aadesão se dá apenas por calor, não sendo prevista assim a camada C; e
Camada D - de chapa de material plástico adequa-do ao micro-ondas (PP).
Quando o usuário vai aquecer o alimento contidona embalagem, dispõe esta com o alimento dentro do forno de micro-ondas,fecha e liga o aparelho conforme o tipo de alimento a ser preparado e ao fimretira a bandeja de dentro do forno pegando a aba 4.
Dentro da construção básica, acima descrita, a em-balagem, objeto do presente patente, pode apresentar modificações relativasa materiais, dimensões, detalhes construtivos e/ou de configuração funcionale/ou ornamental, sem que fuja do âmbito da proteção solicitada.
Dentro disso, a embalagem em forma de bandejapode ter outros contornos que não o circular, conforme ilustrações anexas,com ser poligonal, elíptica ou outras.
A aba de pega 4 pode ter também configuraçõesquaisquer.
O recurso para abertura fácil da bandeja podecompreender dotar o selo 5 de tecnologia de microperfuração, que rompe ofilme quando do aquecimento.

Claims (8)

1.)-"DISPOSIÇÃO EM EMBALAGEM PLÁSTICA PARA AQUECIMEN-TO DE ALIMENTOS EM MICRO-ONDAS", compreendida, essencialmen-te: por um meio (1) que contém o alimento; e por um meio de fechamento(5) removível quando do aquecimento num forno de micro-ondas, caracte-rizada pelo meio que contém o alimento (1) é de material plástico rígidoresistente ao aquecimento por micro-ondas e dotado, no seu interior que re-cebe os alimentos, de revestimento metaJizado (10) de distribuição do calore de uma pluralidade de sulcos (20) de distribuição de vapor que se despren- de dos alimentos durante o aquecimento.
2.)-"DISPOSIÇÃO EM EMBALAGEM PLÁSTICA PARA AQUECIMEN-TO DE ALIMENTOS EM MICRO-ONDAS", conforme reivindicado em 1,caracterizada pelo meio (1) que contém o alimento é, preferencialmente,uma bandeja (1), com configurações quaisquer, definida: por fundo (2), pa-rede de pouca altura (3) prolongada do fundo, pelo menos uma aba de pegaradial externa (4) prolongada da parede (3) e o meio de fechamento (5) é umselo removível (5) fixado na boca da bandeja; dita bandeja (1) tem revesti-mento interno metálico (10) e sulcos de distribuição de vapor (20) dispostospreferencialmente radialmente no fundo (2) e prolongados na parede (3)
3.)-"DISPOSIÇÃO EM EMBALAGEM PLÁSTICA PARA AQUECIMEN-TO DE ALIMENTOS EM MICRO-ONDAS", conforme reivindicado em 2,caracterizada, pela bandeja (1) ser obtida, preferencialmente, de Polipropi-leno, PP, rígido.
4.)-"DISP0SIÇÃ0 EM EMBALAGEM PLÁSTICA PARA AQUECIMEN-TO DE ALIMENTOS EM MICRO-ONDAS", conforme reivindicado em 2ou 3, caracterizada, pelo revestimento metalizado (10) da bandeja (1) serconstituído por filme de PET ou PP com revestimento metálico, laminado noPolipropileno, PP.
5.)-"DISPOSIÇÃO EM EMBALAGEM PLÁSTICA PARA AQUECIMEN-TO DE ALIMENTOS EM MICRO-ONDAS", conforme reivindicado em 2ou 3 ou 4, caracterizada pelo fato de que cada sulco de distribuição de va-por (20) ter altura, preferencialmente, não inferior a cerca de 0,5 mm, po-dendo ter secção semicircular (arredondada) ou em forma de "V".
6.)-"DISPOSIÇÃO EM EMBALAGEM PLÁSTICA PARA AQUECIMEN-TO DE ALIMENTOS EM MICRO-ONDAS", conforme reivindicado em 1,caracterizada pelo selo removível (5) ser de filme de BOPP ou PET lami-nado com filme de PP ou PE, que adere na boca da bandeja (1), produzidocom combinação de resinas que promovam selagem tipo abre fácil, que seabre com o aquecimento.
7.)-"DISPOSIÇÃO EM EMBALAGEM PLÁSTICA PARA AQUECIMEN-TO DE ALIMENTOS EM MICRO-ONDAS", conforme reivindicado em 2ou 3 ou 4 ou 5, caracterizada pela seção da parede da bandeja (1) ficarconstituída por: Camada A de filme de PP ou PET; Camada B - de alumíniodepositada sobre a camada A; eventualmente, Camada C - de solvente,quando o processo de adesão entre filme e chapa for por laminação; e Ca-mada D - de chapa de material plástico adequado ao micro-ondas (PP).
8.)-"DISPOSIÇÃO EM EMBALAGEM PLÁSTICA PARA AQUECIMEN-TO DE ALIMENTOS EM MICRO-ONDAS", conforme reivindicado em 6,caracterizada, pelo selo removível (5) incorporar tecnologia de microperfu-ração que o rompe quando do aquecimento.
BRMU8900859 2009-05-08 2009-05-08 disposição em embalagem plástica para aquecimento de alimentos em micro-ondas BRMU8900859U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8900859 BRMU8900859U2 (pt) 2009-05-08 2009-05-08 disposição em embalagem plástica para aquecimento de alimentos em micro-ondas

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8900859 BRMU8900859U2 (pt) 2009-05-08 2009-05-08 disposição em embalagem plástica para aquecimento de alimentos em micro-ondas

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRMU8900859U2 true BRMU8900859U2 (pt) 2011-01-11

Family

ID=43417266

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU8900859 BRMU8900859U2 (pt) 2009-05-08 2009-05-08 disposição em embalagem plástica para aquecimento de alimentos em micro-ondas

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU8900859U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8642935B2 (en) Microwave interactive flexible packaging
ES2388717T3 (es) Envase de microondas para comidas de múltiples componentes
ES2532129T3 (es) Envase de calentamiento por microondas con recubrimiento termoestable
ES2439325T3 (es) Embalaje para microondas con una parte amovible
ES2559267T3 (es) Producto fabricado para calentamiento por microondas
ES2567071T3 (es) Pieza inicial para formar un recipiente para calentamiento en un horno de microondas
ES2930629T3 (es) Construcción apta para microondas con superficie de calentamiento contorneada
US20080135544A1 (en) Insulated packages for microwaveable foods
BRPI0710062B1 (pt) embalagem para aquecimento por micro-ondas
EP1814803A2 (en) Insulated packages for microwaveable foods
BR112013011004B1 (pt) recipiente para reter e aquecer um produto alimentício, e método para fabricar um recipiente, para reter e aquecer um produto alimentício
US9162808B2 (en) Insulated food container
ES2817753T3 (es) Paquete de calentamiento por microondas con pantalla polarizada
ES2965758T3 (es) Bandeja de calentamiento por microondas
GB1138834A (en) Package
ES2697532T3 (es) Estructura de susceptor ventilada
US20090188914A1 (en) Microwavable bag or sheet material
ES2745735T3 (es) Envase de artículos alimenticios congelados para su calentamiento por microondas
BRMU8900859U2 (pt) disposição em embalagem plástica para aquecimento de alimentos em micro-ondas
US8461499B2 (en) Microwavable bag or sheet material
JP2012034946A (ja) 電子レンジ用調理容器
WO2019065675A1 (ja) 袋状容器
JP5373992B1 (ja) 食品調理器具と食品納置方法。
JP2017047952A (ja) 電子レンジ加熱用包装体
JP2022507319A (ja) 電磁調理器に使用可能な弁当容器

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08L Application fees: final archiving

Free format text: REFERENTE AO NAO RECOLHIMENTO DAS 4A E 5A ANUIDADES.

B08I Application fees: publication cancelled

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 8.12 NA RPI NO 2257 DE 08/04/2014 POR TER SIDO INDEVIDA.

B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE AS 4A, 5A, 6A, 7A, 8A, 9A, 10A E 11A ANUIDADES.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2602 DE 17-11-2020 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.