A presente patente de modelo de utilidade tem por objetivo um modelo de um cateter balão, para uso em procedimentos médicos cirúrgicos ao qual foi 5 dada original construção, com vistas a melhorar e ampliar a sua utilização e eficiência em relação aos similares existentes.
Cateteres balão são dispositivos utilizados em procedimentos médicos cirúrgicos com as mais variadas finalidades, entre elas a dilatação de estreitamentos vasculares, o tamponamento momentâneo de hemorragias, aplicação de 10 stents, entre outras. Tradicionalmente, diferenciam-se por seu desenho externo, calibres e comprimentos, materiais de fabricação e força radial de expansão. Podem ser basicamente de três tipos: complacentes - cateter balão fabricado em material elástico que acompanha a anatomia ou forma local; não-complacentes - cateter balão fabricado em material não elástico que toma forma pré-determinada no seu projeto; ou semi-complacentes - cateter 15 balão fabricado em material com características elásticas limitadas.
Classicamente, um cateter balão é constituído por diversas partes. Dentre elas desatacam-se: haste multilumen; corpo do balão; marcação radiopaca; conexão Luer Lock; e conexão Y.
Os cateteres balão empregados na atualidade foram desenvolvidos 20 para serem introduzidos vazios até o local de utilização onde são então inflados e, posteriormente, esvaziados para que se efetue a sua retirada. Por este princípio de funcionamento, não apresentam boa capacidade ou até mesmo não apresentam indicação para navegação intraluminal no estágio insuflado.
Por este motivo, os desenhos de cateteres balão disponíveis 25 atualmente não possibilitam seu emprego em sistemas de entrega de endopróteses, por exemplo, o que faz com que as limitações de construção e de projeto dos mesmos sejam objeto de constante evolução e aperfeiçoamento técnico.
Tendo em vista os problemas apresentados e no propósito de superá-los foi desenvolvida uma nova disposição em cateter balão, objeto da presente 30 patente, a qual consiste em prover o cateter balão, especialmente o corpo do balão, de um formato inovador visando proporcionar a este a capacidade de navegação intraluminal no estado inflado. Esta capacidade soma-se as demais normalmentc esperadas para um cateter balão, não prejudicando seu desempenho para situações já corriqueiras de uso.
O formato inovador empregado para a construção do corpo do balão é de geometria cônica, caracterizada por ter na sua porção proximal um segmento cilíndrico que permite a utilização do cateter balão de maneira tradicional e também a fixação ou ancoragem de acessórios médicos cirúrgicos que necessitem ser introduzidos intraluminalmente no paciente.
Além disso, este formato inovador pode apresentar ou não curvaturas pré-determinadas que facilitam a negociação do cateter balão através de tortuosidades anatômicas durante a passagem deste pelas mesmas.
Esta forma de construção do cateter balão soluciona os inconvenientes aventados e toma o dispositivo ainda mais versátil como ferramenta para o uso médico cirúrgico.
Os desenhos anexos mostram a disposição em cateter balão, objeto da presente patente:
A figura 1 mostra-o em uma representação plana com suas diversas partes e o inter-relacionamento das mesmas;
A figura 2 mostra-o em detalhe na porção distai;
A figura 3 mostra-o em corte na porção mediana.
De acordo com o ilustrado nas figuras acima relacionadas, o modelo de cateter balão, objeto da presente patente, consiste em uma haste multilumem (1) que contém pelo menos dois canais internos independentes e isolados, sendo o primeiro denominado canal do balão (8) utilizado para inflar e desinflar o corpo do balão (2) e o segundo denominado de canal guia (9) utilizado para passagem de fio guia; haste multilumen (1) esta terminada em sua extremidade proximal pela conexão Y (4) onde os canais internos (8) e (9) se separam em tubos independentes até suas respectivas conexões Luer Lock (5); haste multilumen (1) ainda terminada em sua extremidade distai pelo corpo do balão (2), o qual é atravessado pela haste simples (7) sendo esta de canal único e contendo a aplicação de pelo menos dois marcadores radiopacos (3) localizados nas suas extremidades distal e proximal e que tem por função referenciar no monitor de um equipamento de fluoroscopia a dimensão e a posição exatas do corpo do balão (2) no corpo do paciente.
Na presente disposição, o corpo do balão (2) é de geometria cônica apresentando na sua extremidade proximal uma porção cilíndrica (6) e sendo ainda fabricado de tal maneira que possa apresentar ou não curvatura pré-determinada.
O formato cônico aplicado ao corpo do balão (2), fabricado preferencialmente com material não complacente, visa uma nova concepção de uso na qual o cateter balão é introduzido intraluminalmente já inflado no paciente. Este formato cônico confere uma capacidade de navegação intraluminal sem a utilização de acessórios auxiliares além de um fío guia e confere segurança, conforto e facilidade de manuseio tanto ao paciente quanto à equipe médica.
A curvatura pré-determinada do corpo do balão (2) visa facilitar a navegação do cateter balão por tortuosidades anatômicas. Já a porção cilíndrica (6) na porção proximal do corpo do balão (2) visa a utilização desta como ponto de ancoragem ou fixação para acessórios diversos, que necessitem ser introduzidos intraluminalmente, tais como: sistemas introdutores de stent, cateteres de diagnóstico, etc., podendo também ser utilizada como zona de dilatação para estreitamentos como acontece com os cateteres balão já existentes no mercado.