BR9901444B1 - composiÇço de tinta, bem como processo para sua preparaÇço. - Google Patents

composiÇço de tinta, bem como processo para sua preparaÇço. Download PDF

Info

Publication number
BR9901444B1
BR9901444B1 BRPI9901444-0A BR9901444A BR9901444B1 BR 9901444 B1 BR9901444 B1 BR 9901444B1 BR 9901444 A BR9901444 A BR 9901444A BR 9901444 B1 BR9901444 B1 BR 9901444B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
ink
ink composition
composition according
weight
present
Prior art date
Application number
BRPI9901444-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR9901444A (pt
Inventor
Leonard M Carreira
Kathy-Jo Brodsky
Mary Anne Evans
Anne L Wickett
Cristine C Lyons
Louis V Isganitis
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR9901444A publication Critical patent/BR9901444A/pt
Publication of BR9901444B1 publication Critical patent/BR9901444B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C09DYES; PAINTS; POLISHES; NATURAL RESINS; ADHESIVES; COMPOSITIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; APPLICATIONS OF MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • C09DCOATING COMPOSITIONS, e.g. PAINTS, VARNISHES OR LACQUERS; FILLING PASTES; CHEMICAL PAINT OR INK REMOVERS; INKS; CORRECTING FLUIDS; WOODSTAINS; PASTES OR SOLIDS FOR COLOURING OR PRINTING; USE OF MATERIALS THEREFOR
    • C09D11/00Inks
    • C09D11/30Inkjet printing inks
    • C09D11/32Inkjet printing inks characterised by colouring agents
    • C09D11/328Inkjet printing inks characterised by colouring agents characterised by dyes

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Inks, Pencil-Leads, Or Crayons (AREA)
  • Ink Jet Recording Methods And Recording Media Thereof (AREA)
  • Ink Jet (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "COMPOSI-ÇÃO DE TINTA, BEM COMO PROCESSO PARA SUA PREPARAÇÃO".
A presente invenção refere-se a composições de tinta e a pro-cessos para a preparação e uso das mesmas. Mais especificamente, a pre-sente invenção é direcionada a composições apropriadas para uso em pro-cessos de impressão de jato de tinta.
A patente US 4 840 674 revela uma composição de tinta aper-feiçoada que compreende uma maior quantidade de água; um solvente or-gânico selecionado do grupo consistindo em tetra metileno sulfona; 1,1,3,3-tetrametil uréia; 3-metil sulfolano; e 1,3-dimetil-2-imidazolidona; cujo solven-te tem permanentemente ali dissolvido corantes solúveis em álcoois taiscomo como negro, amarelo, ciano, magenta, marrom, e suas misturas.
A patente US 5 006 170 e patente US 5 122 187 revelam com-posições de tinta de fusão quente apropriadas para impressão de jato detinta que compreendem um corante, um ligante, e um propelente seleciona-do do grupo consistindo em hidrazina; aminas cíclicas; uréias; ácidos carbo-xílicos; ácidos sulfônicos; aldeídos; cetonas; hidrocarbonetos; ésteres; fe-nóis; amidas; imidas; halocarbonetos; uretanos; éteres; sulfonas; sulfami-das; sulfonamidas; fosfitos; fosfonatos; fosfatos; alquil sulfinas; acetatos dealquila e dióxido de enxofre. São também reveladas composições de tinta defusão quente apropriadas para impressão de jato de tinta que compreendemum corante, um propelente, e um ligante selecionado do grupo consistindoem ésteres de colofônia; poliamidas; amidas de ácido dímero; amidas deácido graxo; resinas epóxi; ceras de parafina fluidas; ceras microcristalinasfluidas; ceras Fischer-Tropsch; resinas de álcool polivinílico; polióis; ésteresde celulose; éteres de celulose; resinas de polivinil piridina; ácidos graxos;ésteres de ácido graxo; poli sulfonamidas; benzoato ésteres; álcoois de ca-deia longa; plastificantes de ftalato; plastificantes de citrato; plastificantes demaleato; sulfonas; copolímeros de polivinil pirrolidinona; copolímeros depolivinil pirrolidona/acetato de polivinila; resinas novalac; ceras de produtosnaturais; misturas de álcoois primários lineares e amidas de cadeia longalineares; e misturas de álcoois primários lineares e amidas de ácido graxo.Em uma realização, o Iigante compreende um material cristalino líquido.
Corante amarelo ácido 23 tem várias vantagens de cor sobreoutros corantes amarelos usados em composições de tintas. Corante ama-relo ácido 23 também, entretanto, pode ser de difícil dissolução em muitosveículos de tintas comuns. Uso de corante amarelo ácido 23 em veículos detintas comumente usados para impressão de jato de tinta térmico pode re-sultar em problemas tais como altas contagens de partículas em tintas re-centemente fabricadas e crescentes contagens de partículas nas tintas como tempo, o que por sua vez pode conduzir a entupimento dos jatos na im-pressora ou outros modos de falha relacionados com partículas na medidaem que a tinta envelhece. Em adição, tintas contendo corante amarelo ácido23 podem exibir incrustação de tinta sobre a face frontal de cabeçote deimpressão e em outros locais com secagem ou quando aquecidas. Tintascontendo amarelo ácido 23 freqüentemente temlatência de primeira gotamedida muito baixa, baixa recuperabilidade, e baixa latência funcional, eexcessiva incrustação laranja é freqüentemente observada sobre a facefrontal do cabeçote de impressão. Em adição, tintas contendo amarelo ácido23 podem exibir instabilidade após ciclos de congelamento/descongelamen-to, com o corante precipitando da tinta após um simples ciclo de congela-mento/descongelamento. Estas desvantagens de corante amarelo ácido 23algumas vezes podem ser endereçadas através de diminuição da relativaquantidade do corante na tinta, mas a tinta resultante pode exibir gama infe-rior de cores e/ou densidade ótica.
Da mesma maneira, embora composições e processos conheci-dos sejam apropriados para seus usos pretendidos, permanece uma neces-sidade por composições de tinta aperfeiçoadas apropriadas para uso emprocessos de impressão de jato de tinta. Em adição, permanece uma neces-sidade por composições de tinta com desejáveis características de cor ama-rela. Ainda, permanece uma necessidade por composições de tinta com de-sejáveis características de cor amarela que exibam reduzida incrustaçãoquando usadas em uma impressora de jato de tinta. Adicionalmente, perma-nece uma necessidade por composições de tinta com desejáveis caracterís-ticas de cor amarela que exibam aperfeiçoada capacidade de recuperação,aperfeiçoada capacidade de manutenção, e aperfeiçoada latência funcionaiquando usadas em uma impressora de jato de tinta. Também existe umanecessidade por composições de tinta com desejáveis características de coramarela que exibam reduzidas partículas na tinta. Em adição, há uma ne-cessidade por composições de tinta com desejáveis características de coramarela que exibam baixo sangramento intercor quando impressas seguin-do tintas de outras cores. Ainda, há uma necessidade por composições detintas com desejáveis características de cor amarela que exibam aperfeiço-ada estabilidade de congelamento/descongelamento. Adicionalmente, existeuma necessidade por composições de tinta contendo corante amarelo ácido23 onde o corante está presente em concentrações desejavelmente altas.
É um objetivo da presente invenção prover composições de tin-tas com as vantagens notadas acima.
Estes e outros objetivos da presente invenção (ou suas realiza-ções específicas) podem ser alcançados através do provimento de umacomposição de tinta que compreende (a) água; (b) corante amarelo ácido23; e (c) uréia.
Tintas da presente invenção contêm um veículo líquido aquoso,corante amarelo ácido 23 e uréia. O veículo líquido pode consistir unica-mente em água, ou ele pode compreender uma mistura de água e um com-ponente orgânico solúvel em água ou miscível em água, tal como etilenoglicol, propileno glicol, dietileno glicóis, glicerina, dipropileno glicóis, polieti-leno glicóis, polipropileno glicóis, amidas, éteres, uréias substituídas, éteres,ácidos carboxílicos e seus sais, ésteres, álcoois, organo sulfetos, organosulfóxidos, sulfonas, derivados de álcool, carbitol, cellusolve, derivados deéter, amino álcoois, cetonas, N-metil pirrolidinona, 2-pirrolidinona, ciclo hexilpirrolidona, hidróxi éteres, amidas, sulfóxidos, lactonas, polieletrólitos, metilsulfonil etanol, imidazol, betaína, e outros materiais solúveis ou miscíveisem água, assim como suas misturas. Quando misturas de água e líquidosorgânicos solúveis ou miscíveis em água são selecionadas como o veículolíquido, a razão de água para orgânico tipicamente varia de cerca de 100:0a cerca de 30:70, e preferivelmente de cerca de 97:3 a cerca de 40:60. Ocomponente não-água do veículo líquido genericamente serve como umumectante que tem um ponto de ebulição maior que aquele da água(100°C). Nas composições de tintas da presente invenção, o veículo líquidoestá tipicamente presente em uma quantidade de cerca de 80 a cerca de99,9 porcento em peso da tinta, e preferivelmente de cerca de 90 a cerca de98 porcento em peso da tinta, embora a quantidade possa estar fora destasfaixas.
Um exemplo de um componente orgânico apropriado para o veí-culo líquido aquoso é sulfolano. Quando presente, o sulfolano está presentena tinta em qualquer quantidade efetiva ou desejada, tipicamente de cercade 5 a cerca de 30 porcento em peso da composição de tinta, e preferivel-mente de cerca de 9 a cerca de 25 porcento em peso da composição detinta, embora a quantidade possa estar fora destas faixas.
Um outro exemplo de um componente orgânico apropriado parao veículo líquido aquoso é tripropileno glicol monometil éter. Quando pre-sente, o tripropileno glicol mono metil éter está presente na tinta em qual-quer quantidade efetiva ou desejada, tipicamente de cerca de 5 a cerca de25 porcento em peso da composição de tinta, e preferivelmente de cerca de14 a cerca de 25 porcento em peso da composição de tinta, embora aquantidade possa estar fora destas faixas.
Um outro exemplo de um componente orgânico apropriado parao veículo líquido aquoso é butil carbitol (dietileno glicol mono butil éter).
Quando presente, o butil carbitol está presente na tinta em qualquer quanti-dade efetiva ou desejada, tipicamente de cerca de 2 a cerca de 20 porcentoem peso da composição de tinta, e preferivelmente de cerca de 3 a cerca de15 porcento em peso da composição de tinta, embora a quantidade possaestar fora destas faixas.
Um outro exemplo de um componente orgânico apropriado parao veículo líquido aquoso é acetil etanol amina. Quando presente, a acetiletanol amina está presente na tinta em qualquer quantidade eficaz ou de-sejada, tipicamente de cerca de 2 a cerca de 25 porcento em peso da com-posição de tinta, e preferivelmente de cerca de 5 a cerca de 20 porcento empeso da composição de tinta, embora a quantidade possa estar fora destasfaixas.
Um exemplo específico de um veículo aquoso preferido é umamistura de água/sulfolano/tripropileno glicol mono metil éter. Nesta realiza-ção, o sulfonalo está presente na tinta em uma quantidade de cerca de 10 acerca de 30 porcento em peso da tinta, e preferivelmente de cerca de 22 acerca de 28 porcento em peso da tinta, e o tripropileno glicol mono metil éterestá presente na tinta em uma quantidade de cerca de 8 a cerca de 25 por-cento em peso da tinta, e preferivelmente de cerca de 8 a cerca de 10 por-cento em peso da tinta, embora as quantidades relativas possam estar foradestas faixas. Um outro exemplo específico de um veículo aquoso preferidoé uma mistura de água/sulfolano/butil carbitol/acetil etanol amina. Nesta re-alização, o sulfolano está presente na tinta em uma quantidade de cerca de5 a cerca de 30 porcento em peso da tinta, e preferivelmente de cerca de 10a cerca de 20 porcento em peso da tinta, o butil carbitol está presente natinta em uma quantidade de cerca de 3 a cerca ede 15 porcento em peso datinta e preferivelmente de cerca de 6 a cerca de 12 porcento em peso datinta, e a acetil etanol amina está presente na tinta em uma quantidade de 2a cerca de 25 porcento em peso da tinta, e preferivelmente de cerca de 15 acerca de 20 porcento em peso da tinta, embora as quantidades relativaspossam estar fora destas faixas.
Tintas da presente invenção também contêm corante amareloácido 23. Exemplos de corantes comercialmente disponíveis incluem Tartra-zine Extra Cone. (FD&C Yellow #5, Acid Yellow 23, disponível de Sandoz),Duasyn® Acid Yellow XX-SF VP413 (Acid Yellow 23, disponível de Hoechst),PROJET YELLOW OAM (Acid Yellow 23, disponível de ICI e de ZenecaColors, Wilmington, DE), e semelhantes. O corante está presente na tintaem qualquer quantidade efetiva ou desejada, tipicamente de cerca de 1 acerca de 8 porcento em peso da tinta, e preferivelmente de cerca de 3 acerca de 6 porcento em peso da tinta, embora a quantidade possa estar foradestas faixas.Tintas da presente invenção também contêm uréia. Uréia estápresente na tinta em uma quantidade efetiva ou desejada. Em uma realiza-ção preferida, a uréia está presente em uma quantidade de cerca de 5 acerca de 15 porcento em peso, e mais preferivelmente de cerca de 5 a cercade 10 porcento em peso, embora a quantidade possa estar fora destas faixas.
As composições de tinta são genericamente de uma viscosidadeapropriada para uso em processos térmicos de impressão de jato de tinta. Àtemperatura ambiente (isto é, cerca de 25°C), tipicamente, a viscosidade detinta é não mais que cerca de 10 centipoise, e preferivelmente é de cerca de1a cerca de 5 centipoise, mais preferivelmente de cerca de 1 a cerca de 4centipoise, embora a viscosidade possa estar fora desta faixa.
Composições de tintas da presente invenção podem ser dequalquer pH apropriado ou desejado. Para algumas realizações, tais comoprocessos de impressão de jato de tinta térmicos, valores típicos de pH sãode cerca de 6 a cerca de 9,25, e preferivelmente de cerca de 7 a cerca de8,5, embora o pH possa estar fora destas faixas.
A presente invenção é também direcionada a um processo quevincula incorporação de uma composição de tinta da presente invenção emuma aparelhagem de impressão de jato de tinta e fazendo com que gotícu-Ias da composição de tinta sejam ejetadas em um padrão semelhante àimagem sobre um substrato. Em uma realização particularmente preferida, aaparelhagem de impressão emprega um processo térmico de jato de tintaonde a tinta nos bocais é seletivamente aquecida em um padrão semelhanteà imagem, pelo que fazendo com que as gotículas da tinta sejam ejetadasem padrão semelhante à imagem. Qualquer substrato apropriado pode serempregado, incluindo papéis planos tais como papéis Xerox® 4024, papéisXerox® Image Series, papel Courtland 4024 DP, ruled notebook paper, pa-pel bond, papéis revestidos com sílica tais como papel revestido com sílicaSharp Company, papel JuJo, e semelhantes, materiais de transparências,tecidos, produtos têxteis, plásticos, filmes poliméricos, substratos inorgâni-cos tais como metais e madeira, e semelhantes. Em uma realização preferi-da, o processo vincula impressão sobre um substrato poroso ou absorventede tinta, tal como papel plano.
Composições de tintas da presente invenção exibem iatênciaaperfeiçoada. Latência é um teste que vincula uma medida de tempo detrânsito de gota de um jato simples após vários tempos inativos. O jato éacionado 500 ou 1000 vezes para assegurar-se que está operando adequa-damente, e então é deixado inativo por um tempo. Latência de primeira gotaé medida como o tempo de trânsito da primeira gota a ser liberada após otempo inativo. Latência de nona gota é o tempo de trânsito da nona gotatentada ser acionada após o tempo inativo ser monitorado. Em protocolo deteste usado para as tintas abaixo, para simular condições "de pior caso", aface frontal do dispositivo é mantida em um ambiente de ar seco. O ciclo degotas de jato, tempo inativo, e então medição de tempo de trânsito de gota érepetido, usualmente usando-se crescentes tempos de inatividade. A latên-cia da tinta é o mais longo tempo inativo antes do qual o tempo de trânsitoexcede um certo critério fixado (usualmente 80 microssegundos para 600dpi, 100 microssegundos para 300 dpi). Quanto mais longo o tempo de trân-sito, menor a velocidade de gota. O valor de latência depende dos interva-los usados para tempos inativos. Freqüentemente medidas são feitas so-mente em intervalos discretos, amplamente espaçados, isto é, 2, 5, 10, 20,30, 50, 75, 100, 200, etc., segundos.
Tintas da presente invenção também exibem aperfeiçoada la-tência funcional. Latência funcional é um teste estruturado muito semelhanteao teste de latência descrito acima. Antes que monitorando o tempo de trân-sito de um jato simples, entretanto, o inteiro cabeçote de impressão imprimeum padrão de tom após o período de tempo de inatividade. Através de veri-ficação no início do padrão de tom, pode-se contar o número de gotas queprecisam ser ejetadas de cada bocal antes do padrão de tom parecer"perfeito". A latência funcional é o tempo inativo mais longo para o qual opadrão de tom parece "perfeito" para a primeira gota ejetada de cada jato.
Tintas da presente invenção ainda exibem aperfeiçoada capaci-dade de recuperação. Capacidade de recuperação é definida como umatentativa para medir a habilidade da combinação cabeçote de impres-são/tinta para operar após longos períodos de inatividade, se capeada naestação de capeamento, ou, em um pior cenário de caso, com o cabeçotede impressão deixado exposto à atmosfera ambiente. A escala de tempopara esta medição é muito mais longa que aquela para latência, e é medidaem horas ou mesmo em dias. A medição também é uma função da estaçãode manutenção e algoritmos usados para serviço do cabeçote de impres-são. Por exemplo, não é esperado que o cabeçote de impressão vá correrperfeitamente após ser deixado sobre uma mesa por toda a noite. É tambémesperado, entretanto, que o cabeçote de impressão não possa requerer umgrande número de primes para ter todos os jatos no cabeçote de impressãotrabalhando propriamente. A medição usada para capacidade de recupera-ção é usualmente uma medição visual de impressões, mais freqüentementede um padrão que deixa alguém ver se todos os jatos estão operando.
Adicionalmente, tintas da presente invenção exibem aperfeiçoa-da capacidade de manutenção. Capacidade de manutenção é uma medidaque tenta avaliar como a combinação de cabeçote de impressão/tinta operaem um ambiente de máquina normal, novamente usando-se os procedi-mentos de manutenção normais designados na máquina particular. Porexemplo, máquinas freqüentemente enviam o cabeçote de impressão sobreo lado para "cuspir" um pequeno número de gotas periodicamente, mesmoquando a impressora está imprimindo um documento, para "exercitar" jatosque podem estar inativos por longos períodos devido à particular imagemsendo imprimida. Em geral, a medição é usualmente feita via uma avaliaçãovisual de um padrão de imagem analítica que permite alguém ver se e comotodos os jatos estão se lançando. Esta medição tenta avaliar os efeitos prá-ticos de performance de latência em uma situação pretendida para simularmais realisticamente as condições de operação da máquina.EXEMPLO I
(Comparativo)
Uma composição de tinta foi preparada através de simples mis-tura dos seguintes ingredientes:
<table>table see original document page 10</column></row><table>
* solução contendo 7,5% em peso de sólidos corantes em água" 95% em peso de sulfolano, 5% em peso de água"* derivado de bisfenol-A, peso molecular de 18500, da fórmula
A composição de tinta resultante exibiu uma viscosidade de 3,43centipoise a 25°C, uma tensão superficial de 4,17x10"2 N/m (41,7 dinas) porcentímetro, e um pH de 7,63 a 25°C.
EXEMPLO Il
Uma composição de tinta foi preparada por simples mistura dosseguintes ingredientes:<table>table see original document page 11</column></row><table>
* solução contendo 7,5% em peso de sólidos corantes em água" 95% em peso de sulfolano, 5% em peso de águaderivado de bisfenol-A, peso molecular 18500, da fórmula
A composição de tinta resultante exibiu uma viscosidade de 3,61centipoise a 25°C, uma tensão superficial de 3,86x10"2 N/m(38,6 dinas porcentímetro), um pH de 8,74 a 25°C, e uma condutividade de 5,20 miliohms.
EXEMPLO III
Uma composição de tinta foi preparada por simples mistura dosseguintes ingredientes:<table>table see original document page 12</column></row><table>
* solução contendo 7,5% em peso de sólidos corantes em água" 95% em peso de sulfolano, 5% em peso de água*" derivado de bisfenol-A, peso molecular 18500, da fórmula
A composição de tinta resultante exibiu uma viscosidade de 3,72centipoise a 25°C, uma tensão superficial de 39,6 dinas por centímetro, umpH de 8,20 a 25°C, e uma condutividade de 4,98 miliohms.
EXEMPLO IV
Uma composição de tinta foi preparada por simples mistura dosseguintes ingredientes:<table>table see original document page 13</column></row><table>
* solução contendo 7,5% em peso de sólidos corantes em água" 95% em peso de sulfolano, 5% em peso água*" derivado de bisfenol-A, peso molecular 18500, da fórmula
A composição de tinta resultante exibiu uma viscosidade de 2,75centipoise a 25°C, uma tensão superficial de 4,42x10"2 N/m(44,2 dinas) porcentímetro, um pH de 8,25 a 25°C, e uma condutividade de 6,28 miliohms.EXEMPLO V
(Comparativo)
Uma composição de tinta foi preparada por simples mistura dosseguintes ingredientes:
<table>table see original document page 14</column></row><table>
* solução contendo 7,5% em peso de sólidos corantes em água
** 95% em peso de sulfolano, 5% em peso de água
"" derivado de bisfenol-A, peso molecular 18500, da fórmula
A composição de tinta resultante exibiu uma viscosidade de 3,34centipoise a 25°C, uma tensão superficial de 3,62x10"2 N/m (36,2 dinas) porcentímetro, um pH de 8,29 a 25°C e uma condutividade de 6,21 miliohms.EXEMPLO Vl
Uma composição de tinta foi preparada por simples mistura dosseguintes ingredientes:
<table>table see original document page 15</column></row><table>
* solução contendo 7,5% em peso de sólidos corantes em água" 95% em peso de sulfolano, 5% em peso águaderivado de bisfenol-A, peso molecular 18500, da fórmula
A composição de tinta resultante exibiu uma viscosidade de 3,70centipoise a 25°C, uma tensão superficial de 3,69x10"2 N/m (36,9 dinas) porcentímetro, um pH de 8,51 a 25°C, e uma condutividade de 5,39 miliohms.EXEMPLO Vll
Uma composição de tinta foi preparada através de simples mis-tura dos seguintes ingredientes:
<table>table see original document page 16</column></row><table>
* solução contendo 7,5% em peso de sólidos corantes em água95% em peso de sulfolano, 5% em peso de água
"* derivado de bisfenol-A, peso molecular 18500 da fórmula
A composição de tinta resultante exibiu uma viscosidade de 3,55centipoise a 25°C,uma tensão superficial de 3,69x10"2 N/m (36,9 dinas) porcentímetro, um pH de 8,49 a 25°C, e uma condutividade de 4,89 miliohms.
EXEMPLO Vlll
As tintas preparadas nos Exemplos I a Vll foram avalaidas comose segue:
As tintas foram revestidas sobre lâminas de vidro e deixadassecar. As tintas de Exemplos I e V exibiram rápida incrustação sobre a lâmi-na dentro de minutos, formando uma incrustação pulverizada, laranja, sobrea lâmina. As tintas dos Exemplos II, III, Vl e Vll secaram em um período dehoras, após o que uma filme amarelo-claro estava presente sobre a lâminacom pequenas áreas de incrustação laranja. As lâminas foram classificadasem uma escala visual de 1 a 5, com 1 representando incrustação pulveriza-da laranja e 5 representando um filme amarelo-claro. As lâminas com astintas dos Exemplos I e V foram classificadas 1 nesta escala, as lâminascom as tintas dos Exemplos Il e Ill foram classificadas 3 nesta escala, a Ia-mina com a tinta do Exemplo IV foi classificada 4 nesta escala, e as lâminascom as tintas de Exemplos Vl e Vll foram classificadas 4,5 nesta escala.
Como estes resultados indicam, as tintas contendo 6% de uréia demonstra-ram uma vantagem de comportamento e tempo de incrustação sobre com-posições de tinta não contendo uréia. Esta vantagem foi observada paraambas as tintas com o sistema tampão ácido N,N-bis(2-hidróxi etil-2-aminoetano sulfònico/hidróxido de sódio (tinta do Exemplo II) e a tinta com o sis-tema tampão tris(hidróxi metil amino) metano/EDTA (tinta do Exemplo III), efoi observada para tintas tendo o sistema solvente sulfolano/tripropileno glicolmono metil éter (tintas dos Exemplos I a IV) e para tintas tendo o sistema sol-vente sulfolano/butil carbitol/acetil etanol amina (tintas dos Exemplos V até VII).
As tintas foram incorporadas em uma impressora de jato de tintacolorido térmico Xerox® XJ4C e usadas para formação de imagens de jatosobre papel Xerox® Image Series LX sob condições ambientais de laborató-rio. A tinta do Exemplo Il contendo 6% de uréia exibiu uma ordem de au-mento de magnitude em capacidade de recuperação com relação à tinta noExemplo I e também exibiu excelente latência funcional (> 30 segundos)enquanto mantendo um alto nível de qualidade de impressão em termos dedensidade ótica, MFLEN, e gama de cor. A tinta do Exemplo IV contendo10% de uréia mostrou significantes vantagens sobre as tintas de Exemplos Ia III, particularmente em termos de gotas perdidas e latência de nona gota.
Para tintas de Exemplos Il e III, latência de nona gota foi 30 a 100 segundosem um primeiro cartucho de teste e 30 a 500 segundos em um segundocartucho de teste; para a tinta do Exemplo IV1 latência de nona gota foi aci-ma de 2000 segundos em ambos, o primeiro cartucho de teste e no segundocartucho de teste.
As tintas dos Exemplos V, VI, e Vll foram congeladas e subse-qüentemente descongeladas. A tinta do Exemplo V exibiu precipitação docorante da tinta após um simples ciclo de congelamento/descongelamento,enquanto as tintas de Exemplos Vl e Vll não exibiram precipitação do co-rante da tinta.
EXEMPLO IX
Composições de tintas foram preparadas por simples misturados seguintes ingredienteas (obtidos dos fornecedores indicados acima;quantidades indicadas são porcentagens em peso do ingrediente na com-posição de tinta) que exibiram as características indicadas:
<table>table see original document page 18</column></row><table>* 95% em peso de sulfolano, 5% em peso de água** solução contendo 7,5% em peso de sólidos de corante em água*** derivado de bisfenol-A, peso molecular 18500 da fórmula
<table>table see original document page 19</column></row><table>
As tintas assim preparadas foram medidas para contagem departículas em temperatura ambiente imediatamente após preparação("Contagem de Parrtículas 1"), novamente medidas para contagem de partí-culas subsequente a serem mantidas a 60°C por 24 horas e subseqüente-mente resfriadas para temperatura ambiente ("Contagem de Partículas 2").
Contagens de partículas foram medidas em um sistema de contagem departícula HIAC/ROYCO consistindo em um controlador Model 8Q00A, umestande de amostragem Model ABS-2 e um sensor Model HRLD-400HC. Oprincípio de medição foi que uma quantidade medida de tinta foi deixadaescoar depois do sistema sensor, que consistiu em uma fonte de luz laserbrilhando através do líquido escoando para um sensor sobre a paredeoposta. Quando uma partícula suficientemente grande fluiu (neste exemplo,maior que cerca de 2 mícrons em diâmetro de partícula médio), o sensor deluz detectou um sinal elétrico a partir do bloqueio da fonte de luz.(Crescente contagem de partículas pode ser uma medida de instabilidadede tinta, mas também pode ser o resultado de contaminação randômica). Astintas também foram revestidas sobre lâminas de vidro e avaliadas para in-crustação. Especificamente, as tintas foram revestidas sobre lâminas e dei-xadas secar por 1 dia em temperatura ambiente, seguido por determinaçãovisual de se um precipitado formou-se sobre a lâmina ("slide ppt"). As lâmi-nas também foram classificadas em uma escala visual de 1 a 5 para"incrustação de lâmina", com 1 representando incrustação pulverizada la-ranja e 5 representando um filme amarelo-claro.
As tintas foram incorporadas em uma impressora de jato de tintatérmico colorido Xerox® XJ4C e usadas para imagens à jato sob condiçõesambientes de laboratório. Densidade ótica de um remendo sólido impressoem modo normal sobre papel Xerox® Image Series LX ("OD-LX") foi medida,assim como a densidade ótica média de impressões feitas sobre papel Xe-rox® Image Series LX, papel Hammermill Tidal DP, e papel Xerox 4024 DPobtido de Champion Cortland mill ("ÒD 3 papers"). Densidade ótica foi me-dida com um densitômetro X-Rite. Acuidade de borda sobre o papel LX(MFLEN-LX) e sangramento intercor entre as tintas amarelas e as tintas ci-ano e magenta normalmente fornecidas para a impressora Xerox® XJ4Ctambém foram medidos. Os resultados são como se segue:<table>table see original document page 21</column></row><table>Após 16 horas (em cujo tempo algumas das lâminas podem nãoter secado completamente), cada uma das lâminas com uma tinta contendo10% de uréia restou um filme amarelo-claro, e qualquer comportamento deincrustação (que diminuiu a classificação de incrustação abaixo de 5) foivisível somente em estendido período dé tempo ou com calor aplicado. Pelomenos alguma incrustação visível foi observada após 16 horas em tempe-ratura ambiente para as tintas contendo menos que 10% de uréia.
Performance de jato das tintas preparadas nos exemplos I, II, III,e IV foi avaliada para latência de primeira e nona gotas em dois diferentescabeçotes de impressão. "Latência 80" foi uma medida tomada na qual so-mente aquelas gotas que chegaram dentro de 80 microssegundos ou menosforam consideradas, e "Latência 100" foi uma medida tomada na qual so-mente aquelas gotas que chegaram dentro de 100 micro - segundos ou me-nos foram consideradas. Os resultados, reportados em segundos, foramcomo se segue:
<table>table see original document page 22</column></row><table>

Claims (17)

1. Composição de tinta, caracterizada pelo fato de que compre-ende (a) água; (b) corante Amarelo Ácido 23; e (c) uréia; sendo que o coran-te está presente, na tinta, em uma quantidade de, pelo menos, cerca de 3%,em peso, e sendo que a viscosidade da dita composição de tinta à tempera-tura ambiente não é superior a 10 centipoise.
2. Composição de tinta de acordo com a reivindicação 1, carac-terizada pelo fato de que a uréia está presente, na tinta, em uma quantidadede cerca de 5 a cerca de 15%, em peso da tinta.
3. Composição de tinta de acordo com a reivindicação 1, carac-terizada pelo fato de que a uréia está presente, na tinta, em uma quantidadede cerca de 5 a cerca de 10%, em peso da tinta.
4. Composição de tinta de acordo com a reivindicação 1, carac-terizada pelo fato de que o corante está presente, na tinta, em uma quanti-dade de cerca de 3 a cerca de 6%, em peso da tinta.
5. Composição de tinta de acordo com a reivindicação 1, carac-terizada pelo fato de conter ainda sulfolano.
6. Composição de tinta de acordo com a reivindicação 1, carac-terizada pelo fato de conter ainda monometil éter de tripropileno glicol.
7. Composição de tinta de acordo com a reivindicação 1, carac-terizada pelo fato de conter ainda butil carbitol.
8. Composição de tinta de acordo com a reivindicação 1, carac-terizada pelo fato de conter ainda acetiletanolamina.
9. Composição de tinta de acordo com a reivindicação 1, caracteri-zada pelo fato de conter ainda sulfolano e monometil éter de tripropileno glicol.
10. Composição de tinta de acordo com a reivindicação 9, carac-terizada pelo fato de que o sulfolano está presente, na tinta, em uma quanti-dade de cerca de 10 a cerca de 30%, em peso da tinta, e o monometil éterde tripropileno glicol está presente, na tinta, em uma quantidade de cerca de-8 a cerca de 25%, em peso da tinta.
11. Composição de tinta de acordo com a reivindicação 1, carac-terizada pelo fato de conter ainda sulfolano, butil carbitol e acetiletanolamina.
12. Composição de tinta de acordo com a reivindicação 11, ca-racterizada pelo fato de que o sulfolano está presente, na tinta, em umaquantidade de cerca de 5 a cerca de 30%, em peso da tinta, o butil carbitolestá presente, na tinta, em uma quantidade de cerca de 3 a cerca de 15%,em peso da tinta, e a acetiletanolamina está presente, na tinta, em umaquantidade de cerca de 2 a cerca de 25%, em peso da tinta.
13. Composição de tinta de acordo com a reivindicação 1, carac-terizada pelo fato de que o corante está presente, na tinta, em uma quanti-dade de, pelo menos, cerca de 4%, em peso da tinta.
14. Composição de tinta de acordo com a reivindicação 1, carac-terizada pelo fato de que consiste essencialmente em (a) água; (b) coranteAmarelo Ácido 23; (c) um ou mais solventes orgânicos miscíveis em água,ou solúveis em água; (d) uréia; (e) um ou mais biocidas opcionais; (f) umou mais agentes de controle de pH opcionais; e (g) um aditivo poliméricoopcional compreendendo duas cadeias de óxido de polialquileno ligadas auma fração central do tipo bisfenol-A.
15. Composição de tinta de acordo com a reivindicação 14, ca-racterizada pelo fato de que o solvente orgânico é selecionado do grupoconsistindo em sulfolano, monometil éter de tripropileno glicol, butil carbitol,acetiletanolamina, e misturas dos mesmos.
16. Processo para preparação da composição de tinta, comodefinida em qualquer uma das reivindicações 1 a 15, caracterizado pelo fatode que compreende(i) incorporar, em um aparelho de impressão a jato de tinta, umacomposição de tinta como definida na reivindicação 1; e(ii) fazer com que gotas da composição de tinta sejam ejetadas,em um padrão semelhante à imagem, sobre um substrato.
17. Processo de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelofato de que o aparelho de impressão emprega um processo térmico de jato de tinta,sendo que a tinta, nos bocais, é seletivamente aquecida em um padrão semelhanteà imagem, por meio da qual faz-se com que as gotículas da tinta sejam ejetadas empadrão semelhante à imagem.
BRPI9901444-0A 1998-05-01 1999-05-03 composiÇço de tinta, bem como processo para sua preparaÇço. BR9901444B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US09/070,901 US5925177A (en) 1998-05-01 1998-05-01 Yellow ink for ink jet printing

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR9901444A BR9901444A (pt) 2000-01-18
BR9901444B1 true BR9901444B1 (pt) 2010-02-23

Family

ID=22098054

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI9901444-0A BR9901444B1 (pt) 1998-05-01 1999-05-03 composiÇço de tinta, bem como processo para sua preparaÇço.

Country Status (5)

Country Link
US (1) US5925177A (pt)
EP (1) EP0953612B1 (pt)
JP (1) JPH11335610A (pt)
BR (1) BR9901444B1 (pt)
DE (1) DE69916926T2 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6372029B1 (en) * 2000-01-31 2002-04-16 Hewlett-Packard Company Ink jet ink compositions having good freeze-thaw stability
JP2004526019A (ja) * 2001-02-16 2004-08-26 マクダーミド・カラースパン・インコーポレーテツド 直接染料インキおよび直接染料インキの製造法
TWI222990B (en) 2001-07-13 2004-11-01 Benq Corp Dye set and ink composition with high water-fastness and ink-jet printing method thereof
TWI271424B (en) * 2001-12-21 2007-01-21 Benq Corp Multicolor dye set and inkjet ink composition with high chroma
TWI292426B (pt) * 2001-12-25 2008-01-11 Benq Corp
DE10260361A1 (de) * 2001-12-25 2003-07-17 Benq Corp Tintenstrahl-Tintenzusammensetzung mit hoher Chromatizität
US7517398B2 (en) * 2006-09-11 2009-04-14 E.I. Du Pont De Nemours And Company Inkjet ink
US7992960B2 (en) 2007-01-31 2011-08-09 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Non-user-initiated preventative maintenace modes for inkjet-printing device
US11077692B2 (en) 2017-08-02 2021-08-03 Kao Corporation Aqueous pigment dispersion
JPWO2022024896A1 (pt) * 2020-07-30 2022-02-03

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS568471A (en) * 1979-06-30 1981-01-28 Pentel Kk Aqueous ink
US4545818A (en) * 1982-10-20 1985-10-08 United Kingdom Atomic Energy Authority Aqueous ink compositions for ball-point pens
US4840674A (en) * 1987-06-01 1989-06-20 Xerox Corporation Ink compositions
JP2729833B2 (ja) * 1989-05-10 1998-03-18 株式会社パイロット 耐水性を有するインキ組成物
US5122187A (en) * 1989-06-22 1992-06-16 Xerox Corporation Hot melt ink compositions
US5006170A (en) * 1989-06-22 1991-04-09 Xerox Corporation Hot melt ink compositions
US5156675A (en) * 1991-05-16 1992-10-20 Xerox Corporation Ink for ink jet printing
JPH06100809A (ja) * 1992-09-21 1994-04-12 Canon Inc インク、これを用いたインクジェット記録方法及びかかるインクを用いた記録機器
JP3454024B2 (ja) * 1995-10-06 2003-10-06 セイコーエプソン株式会社 インクジェット記録用インク組成物及び記録方法
US5693129A (en) * 1997-01-13 1997-12-02 Xerox Corporation Ink jet ink compositions comprising anti-curl hydroxyamide derivatives and printing processes
US5810916A (en) * 1997-10-30 1998-09-22 Xerox Corporation Ink compositions for thermal ink jet printing
US5766325A (en) * 1997-10-30 1998-06-16 Xerox Corporation Ink compositions for thermal ink jet printing

Also Published As

Publication number Publication date
DE69916926D1 (de) 2004-06-09
BR9901444A (pt) 2000-01-18
JPH11335610A (ja) 1999-12-07
EP0953612A1 (en) 1999-11-03
DE69916926T2 (de) 2004-10-28
US5925177A (en) 1999-07-20
EP0953612B1 (en) 2004-05-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4840674A (en) Ink compositions
US5681381A (en) Fluorescent red and magenta waterfast ink jet inks
AU685703B2 (en) Ink, and ink-jet recording method
CN101479354B (zh) 黄色墨液组合物、墨液组、墨盒、喷墨记录方法以及记录物
US4664708A (en) Waterfast ink jet compositions
CA2192141C (en) Waterfast ink composition for printers
CN1890330B (zh) 水性油墨和使用它的墨盒、喷墨记录方法和记录品
US4781758A (en) Ink composition for drop-on-demand ink jet
US8075121B2 (en) Fast-drying, solvent-based inkjet ink composition and a method and system for printing such inks
GB2166147A (en) Aqueous ink composition for ink-jet recording
JPH05194886A (ja) インクジェット方法
BRPI0714522B1 (pt) sistema de impressão e composição de tinta para jato de tinta
JP2010511069A (ja) インクジェット印刷用蛍光液体インク組成物
BRPI0612869A2 (pt) cartucho de tinta, e, tinta para uma cabeça de jato de tinta térmica
BR9901444B1 (pt) composiÇço de tinta, bem como processo para sua preparaÇço.
BRPI0612868A2 (pt) cartucho de tinta, e, tinta para uma cabeça de jato de tinta térmica
JPH11199814A (ja) インキ組成物
US20150090155A1 (en) Inkjet ink composition
US20210130633A1 (en) Thermochromic ink composition for ink jet printing
JP4173593B2 (ja) インキ組成物
JP3580957B2 (ja) 水性インク及びこれを用いたインクジェット記録方法
JPH05239390A (ja) 水性インクおよびそれを用いた記録方法
JPS62149770A (ja) インクジェット記録用水性インク組成物
JP2009256544A (ja) 蛍光水性インク組成物
JP3687795B2 (ja) インクジェット記録用水性インク

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 23/02/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B24C Patent annual fee: request for for restoration

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE.

B24H Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi)
B24F Patent annual fee: publication cancelled

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 24.8 NA RPI NO 2259 DE 22/04/2014 POR TER SIDO INDEVIDA.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2607 DE 22-12-2020 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.