BR9813178B1 - mecanismo de ignição piezoelétrico, e, isqueiro. - Google Patents

mecanismo de ignição piezoelétrico, e, isqueiro. Download PDF

Info

Publication number
BR9813178B1
BR9813178B1 BRPI9813178-8A BR9813178A BR9813178B1 BR 9813178 B1 BR9813178 B1 BR 9813178B1 BR 9813178 A BR9813178 A BR 9813178A BR 9813178 B1 BR9813178 B1 BR 9813178B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
component
piezoelectric
striker
ignition mechanism
telescopic
Prior art date
Application number
BRPI9813178-8A
Other languages
English (en)
Other versions
BR9813178A (pt
Inventor
Guy Laforest
Marcel Meury
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR9813178A publication Critical patent/BR9813178A/pt
Publication of BR9813178B1 publication Critical patent/BR9813178B1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F23COMBUSTION APPARATUS; COMBUSTION PROCESSES
    • F23QIGNITION; EXTINGUISHING-DEVICES
    • F23Q3/00Igniters using electrically-produced sparks
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F23COMBUSTION APPARATUS; COMBUSTION PROCESSES
    • F23QIGNITION; EXTINGUISHING-DEVICES
    • F23Q2/00Lighters containing fuel, e.g. for cigarettes
    • F23Q2/28Lighters characterised by electrical ignition of the fuel
    • F23Q2/285Lighters characterised by electrical ignition of the fuel with spark ignition
    • F23Q2/287Lighters characterised by electrical ignition of the fuel with spark ignition piezoelectric
    • HELECTRICITY
    • H10SEMICONDUCTOR DEVICES; ELECTRIC SOLID-STATE DEVICES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • H10NELECTRIC SOLID-STATE DEVICES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • H10N30/00Piezoelectric or electrostrictive devices

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Lighters Containing Fuel (AREA)
  • Portable Nailing Machines And Staplers (AREA)
  • Ignition Installations For Internal Combustion Engines (AREA)

Description

"MECANISMO DEIGNIÇÃO PIEZOELÉTRICO H. ISQUEIRO".
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Campo Técnico
A presente invenção se refere a um mecanismo de ignição piezoelétrico para isqueiros a gás, topos de fogão, grelhas a gás ao ar livre ou similares, que compreende um dispositivo capaz de inibir seletivamente a produção de faíscas pelo mecanismo de ignição piezoelétrico para resistir ao uso indesejado do acendedor por crianças pequenas.
Arte Antecedente
Recentemente, tem sido chamado atenção para a prevenção de uma atuação pronta de acendedores de cigarros por pessoas normalmente não habilitadas para considerar o risco potencial de uma chama. Este risco inclui o potencial de queimar a pessoa diretamente ou queimar áreas ou peças próximas. Os indivíduos considerados nestes esforços são crianças pequenas na faixa etária de menos de cinco anos de idade.
Como é sabido, os mecanismo piezoelétricos geralmente consistem de um conjunto telescópico compreendendo um componente superior e um componente inferior, os quais são capazes de se deslocar um em relação ao outro. Os componentes externos e internos são normalmente mantidos a uma distância predeterminada um do outro por uma mola de retorno. Um cristal ou elemento piezoelétrico é normalmente incorporado no componente superior do conjunto telescópico. Uma faísca elétrica é produzida quando um martelo ou "percutor" impacta o elemento piezoelétrico. O elemento piezoelétrico, por sua vez, é colocado entre um componente de "bigorna" e o "suporte de impacto", que realmente recebe o impacto a partir do percutor.
O percutor é disposto deslizavelmente no vazio axial do conjunto telescópico. Na posição de repouso, o percutor é disposto afastado de uma distância predeterminada do suporte de impacto por meio de um mecanismo de retenção. Uma mola de impacto é normalmente posicionada entre o percutor e o componente telescópico inferior por impelir o percutor na direção do suporte de impacto.
Para produzir uma faísca, uma força de compressão manual é aplicada ao conjunto telescópico fazendo os componentes superior e inferior se aproximarem um do outro. Esta ação também comprime a mola de retorno que separa os componentes superior e inferior e comprime simultaneamente a mola de impacto para armazenar energia na mesma. Perto do fim da contração do conjunto telescópico, o percutor é liberado do mecanismo de retenção e a mola de impacto comprimida guia o percutor na direção do suporte de impacto, criando a energia de impacto para gerar o potencial elétrico através do elemento piezoelétrico. O referido potencial é conduzido através de outros elementos condutores no isqueiro para cigarros, que compõem um circuito elétrico. Este circuito tem um espaço aberto localizado perto da válvula onde o combustível proveniente de um suprimento de combustível é liberado. O dito potencial cria uma faísca através do espaço e realiza a ignição do combustível liberado para criar uma chama. Um exemplo deste mecanismo piezoelétrico está descrito na patente US 5.262.697 intitulada "Piezoelectric Mecanism for Gas Lighters". A descrição da '697 é aqui incorporada como referência.
É desejável aumentar a dificuldade de usar isqueiros para limitar a capacidade de crianças pequenas abaixo de cinco anos de idade de operar estes isqueiros piezoelétricos. Por esta razão, existem tentativas de proporcionar isqueiros piezoelétricos oferecidas na literatura de patentes. Exemplos de tais patentes incluem as patentes US 5.145.358, 5.240.408, 4.904.180, 4.859.172, 4,786.248 e 5.228.849. Cada um destes dispositivos descritos tem em comum o fato de que o pressionamento do suporte para o polegar, que comprime o conjunto telescópico e ativa o mecanismo piezoelétrico, é impedida por um componente de tranca para inibir a produção de faíscas. Normalmente, o componente de tranca é disposto entre o suporte para o polegar e uma parede do corpo do isqueiro. Este componente de tranca deve ser alinhado ou posicionado precisamente entre o suporte para o polegar e a parede do corpo do isqueiro a fim de impedir que o suporte para o polegar seja pressionado.
Assim, resta a necessidade para um dispositivo que aumente a dificuldade de operar um mecanismo de ignição piezoelétrico e que não vai requerer o alinhamento preciso do componente de tranca a fim de inibir a produção de faísca.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Assim, constitui um objetivo desta invenção proporcionar um isqueiro que apresente um nível desejável de dificuldade de operação por usuários involuntários.
Um outro objetivo da invenção é proporcionar um mecanismo de ignição piezoelétrico que não requer o alinhamento preciso entre o suporte para o polegar e o corpo do isqueiro para apresentar um nível desejável de dificuldade de operação do mecanismo de ignição.
Um outro objetivo da invenção é proporcionar um isqueiro tendo elementos piezoelétricos telescópicos que não têm nenhum movimento relativo apreciável um em relação ao outro a mesmo que um componente de tranca seja ativado.
Estes e outros objetivos podem ser obtidos por um mecanismo de ignição piezoelétrico que compreende um conjunto telescópico tendo um primeiro e um segundo componentes, uma mola de retorno para impelir o segundo componente em direção ao primeiro componente, um elemento piezoelétrico e seu suporte de impacto montado em um dos ditos componentes e um componente percutor disposto deslocavelmente dentro do conjunto telescópico e impelido em direção ao elemento piezoelétrico e seu suporte de impacto por uma mola de impacto. Em uma configuração de repouso, o percutor é posicionado em coniato com o componente piezoelétrico e seu suporte de impacto de maneira tal que quando uma força externa é aplicada ao conjunto telescópico, tanto o elemento piezoelétrico quanto o percutor são deslocados em conjunto de modo que o percutor é inibido de impactar o elemento piezoelétrico e seu suporte de impacto.
O mecanismo de ignição piezoelétrico compreende ainda um componente de tranca acionável por um usuário para afastar o percutor de uma distância predeterminada do suporte de impacto, de modo que quando a força externa, maior do que uma quantidade limite, é aplicada ao conjunto telescópico, o percutor percute o suporte de impacto para excitar o elemento piezoelétrico fazendo com que ele produza uma faísca.
DESCRIÇÃO SUCINTA DOS DESENHOS
A fig. 1 é uma vista longitudinal frontal do mecanismo de ignição piezoelétrico de acordo com a presente invenção em uma configuração de repouso localizado em um conjunto de isqueiro a gás.
A fig. 2 é uma vista em corte transversal parcial do mecanismo de ignição piezoelétrico mostrado na fig. 1.
A fig. 3 é uma vista frontal de um componente telescópico interno do mecanismo de ignição piezoelétrico mostrado na fig. 1.
A fig. 4 é uma vista frontal do componente percutor.
A fig. 5 é uma vista lateral do componente percutor.
A fig. 6 é uma vista frontal de um componente telescópico interno do mecanismo de ignição piezoelétrico mostrado na fig. 1.
A fig. 7 é uma vista frontal do mecanismo de ignição piezoelétrico em uma configuração pressionada quando a tranca é desengatada.
A fig. 8 é uma vista frontal do mecanismo de ignição piezoelétrico similar àquele da fig. 1, mas com o componente de tranca engatado. A fig. 9 é uma vista do mecanismc piezoeléírico da. fig. 3 em uma configuração parcialmente pressionada.
A fig. 10 é uma vista frontal do mecanismo piezoelétrico da fig. 8 em uma configuração totalmente pressionada antes do percutor percutir o suporte de impacto.
A fig. 11 é uma vista frontal do mecanismo piezoelétrico da fig. 8 em uma configuração totalmente pressionada após o percutor percutir o suporte de impacto.
A fig. 12 é uma vista de topo de uma versão alternativa do componente de tranca.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS VERSÕES PREFERIDAS
Com referência aos desenhos, em que números de referência iguais são usados para designar partes iguais, e como mostrado na fig. Im o mecanismo de ignição piezoelétrico 10 de um isqueiro de acordo com a presente invenção compreende um componente telescópico externo 12 e um componente telescópico interno 14. Ao contrário do conjunto telescópico conhecido na técnica anterior descrita acima, p. ex., a patente '697, na presente invenção, há substancialmente pouco ou não há separação ou espaço, como denotado por X, entre dos dois componentes telescópicos, na configuração de repouso ou normal. Uma mola de retorno 16, a qual fica disposta abaixo do componente externo 12, solicita resilientemente os dois componentes telescópicos em conjunto. O mecanismo piezoelétrico 10 é disposto em uma câmara 20 localizada no corpo de um isqueiro e é isolado da fonte de combustível, p. ex., gás de hidrocarboneto comprimido.
Conforme mostrado na fig. 2, o mecanismo piezoelétrico 10 compreende um componente de bigorna 22, um elemento piezoelétrico 24 e um suporte de impacto 26. O componente percutor 28, mostrado em linha interrompida na fig. 2, e também nas figs. 4 e 5, é guiado dentro do componente telescópico interno 14 e adjacente ao suporte de impacto 26. O percutor 28 é solicitado resilientemente contra o suporte de impacto 26 por uma mola de impacto 30. A mola 30 é também disposta no componente interno 14, e é suportada sobre uma extremidade por um componente de base 32 do componente externo 12.
O percutor 28 tem duas orelhas 34 dispostas em lados opostos do mesmo. As orelhas 34 são recebidas em fendas longitudinais 36, as quais são definidas em lados opostos do componente interno 14 como mostrado na fig. 3. As fendas longitudinais 36 guiam o deslocamento do percutor 28, limitando-o à direção longitudinal. Cada fenda longitudinal 36 tem também um entalhe de retenção 38, cujas funções serão descritas abaixo. Na posição de repouso mostrada na fig. 1, as orelhas 34 ficam dispostas na ou perto da extremidade superior das fendas 36.
As orelhas 34 são configuradas e dimensionadas para se projetarem além das fendas 36 e para dentro de janelas 40, a quais são definidas em lados opostos do componente externo 12, como mostrado nas figs. 1, 2 e particularmente na fig. 6. Ajanela 40 tem também uma superfície em rampa superior 42 e uma superfície em rampa inferior 44.
A partir da posição de repouso ou normal, se uma força externa F for aplicada a um suporte 46 para o polegar, ambos os componentes telescópicos, o interno e o externo, são simultaneamente pressionados como representado nas figs. 1 e 7. Uma vez que os componentes 12 e 14 estão em contato entre si, não pode haver nenhum movimento relativo entre os componentes 12 e 14. A mola de retorno 16 é também comprimida, de modo que quando a força F é aliviada, a mola 16 empurra resilientemente o conjunto telescópico de volta para a configuração da fig. 1. Ademais, como o elemento piezoelétrico 24 e o suporte 26 de impacto são encastrados no componente telescópico interno 14 e o percutor é solicitado contra o suporte de impacto 26, também não há nenhum movimento relativo entre o percutor 28 e o suporte de impacto 26, e a mola de impacto 30 não está sendo comprimida. Assim, nenhuma força de impacto entre o dito percutor e o suporte de impacto pode ser gerada e nenhuma faísca é produzida. Esta característica da presente invenção permite que um usuário involuntário produza movimento a partir do suporte 46 para o polegar, mas não vai permitir que o usuário involuntário produza uma faísca.
Para produzir uma faísca, o usuário voluntário primeiro afasta o percutor 28 do suporte de impacto 26 antes da aplicação da força externa F. Como mostrado na fig. 6, isto pode ser feito movendo manualmente o percutor 28 para baixo e retendo-o em uma posição predeterminada afastada do elemento piezoelétrico. Quando o componente de tranca 50, que fica localizado perto do suporte de impacto 46, é pressionado para baixo, ele entra em contato com um componente de degrau 52 do componente telescópico externo 12 e empurra o componente 12 para baixo, e comprime parcialmente a mola de retorno 16 e mola de impacto 30, como mostrado na fig. 8. À medida que o componente telescópico externo 12 é deslocado para baixo, as superfícies em rampa 42 das janelas 40 empurram as orelhas 34 para baixo ao longo das fendas longitudinais. Quando as superfícies em rampa 42 se alinham com as fendas de retenção 38, a mola de impacto 30 empurra resilientemente as orelhas 34 ao longo das superfícies em rampa 42 deposita as orelhas 34 nos entalhes de retenção 38, retendo dessa maneira o percutor 28 em uma posição afastada do suporte de impacto 26. O deslocamento das orelhas 34 é mostrado pela seta "A" na fig. 8. Neste ponto, o topo do percutor 28 fica localizado e uma distância predeterminada X' afastada do suporte de impacto 26.
Como representado nas figs. 8 e 9, quando o mecanismo piezoelétrico está nesta configuração e a força externa F é aplicada ao suporte 46 para o polegar, ele empurra o componente telescópico interno 14 para baixo. Uma vez que agora existe separação entre os componentes 12 e 14, ρ componente interno 14 se move para baixo para dentro do componente externo 12 e empurra o percutor 28, que está sendo mantido nos entalhes 38 do componente interno 14, para baixo e comprime adicionalmente a mola de impacto 30, até que as orelhas 34 alcancem as superfícies em rampa 44 sobre as janelas 40 do componente telescópico externo 12. As orelhas 34 então andam ao longo das superfícies em rampa 44 geralmente em um sentido descendente como mostrado pela seta "B" e a mola de impacto 30 está sendo adicionalmente comprimida conforme mostrado nas figs. 9 e 10. À medida que as orelhas 34 andam pelas rampas 44 abaixo, elas são deslocadas a partir dos entalhes de retenção 38 e são mais uma vez alinhadas com as fendas longitudinais 36 como mostrado pela seta "C" e representado na fig. 10. Neste ponto, a mola de impacto 30 é totalmente comprimida. Depois das orelhas 34 estarem livres dos entalhes 38, a mola de impacto 30 comprimida conduz o percutor 38 para cima ao longo das fendas longitudinais 36 para percutir o suporte de impacto 26 e o elemento piezoelétrico 24 para produzir uma faísca como mostrado na fig. 11. Quando a força F é aliviada, a mola de retorno 16 empurra todo o mecanismo piezoelétrico 10 incluindo o componente de tranca 50 para cima para a configuração de repouso mostrada na fig. 1.
O componente de tranca 50 pode ter qualquer configuração desde que ele seja capaz de afastar o componente telescópico externo 12 do componente telescópico interno 14 e afastar o percutor 28 do suporte de impacto 26. O componente de tranca 50 pode ser constituído de qualquer material, conquanto que o componente de tranca 50 tenha suficiente rigidez para afastar os componentes telescópicos um do outro. Um exemplo de componente de tranca 50 é mostrado nas figs. 1 e 7-9. Como mostrado, a tranca 50 possui uma porção 54 acionável por um dedo e um corpo alongado 45. Ela é deslizavelmente disposta dentro de um canal 60, de que uma porção é representada na fig. 8, definido no suporte 46 e móvel para cima e para baixo na direção longitudinal. O canal 60 também pode ser definido no corpo do isqueiro ou na parede da câmara 20. A tranca 50 pode também ser disposta no espaço entre o suporte de impacto 46 e a parede externa 62 do corpo do isqueiro. Como dito acima, depois de ser deslocado para baixo, o componente de tranca 50 retorna para sua configuração de repouso ou normal quando a mola de retorno 16 faz o componente externo 12 retornar e deste modo o componente de degrau 52 para sua configuração de repouso, depois da ignição. Uma outra versão da tranca 50 é mostrada na fig. 12, onde o topo do componente de tranca 50 é posicionado perto do mesmo nível do que o topo do suporte para o polegar. Adicionalmente, o componente de tranca 50 também pode ser resilientemente solicitado de tal maneira que ele retorna automaticamente para sua posição de repouso depois que o percutor é deslocado a partir do suporte de impacto.
Com referência às figs. 1, 2 e 8, depois do percutor 28 percutir o suporte de impacto 26 e o elemento piezoelétrico 24, uma diferença de potencial elétrico é criada através do elemento piezoelétrico 24. O elemento piezoelétrico 24 é um elemento em um circuito elétrico que compreende um primeiro eletrodo 64, a bigorna 22, o componente piezoelétrico 24, o suporte de impacto 26, um componente de came 66, um acionador 68 de válvula, um sistema de válvula 70 e um segundo eletrodo 72, Assim, a diferença de potencial através do elemento piezoelétrico 24 é conduzida através deste circuito e cria substancialmente a mesma diferença de potencial entre o primeiro eletrodo 64 e o segundo eletrodo 72. Esta diferença de potencial é suficiente para descarregar uma faísca através do espaço aéreo entre os dois eletrodos. Em outras palavras, os dois eletrodos agem similarmente a um capacitor com dielétrico de ar disposto entre eles, Qualquer material eletricamente condutor pode ser utilizado para constituir os componentes deste circuito. Uma pessoa com uma especialização normal na técnica pode selecionar materiais apropriados para os vários componentes neste circuito.
Quando o suporte 46 para o polegar é pressionado para criar a faísca, o componente de came 66 é também pressionado, e age sobre o acionador 68 de válvula. O acionador 68 é pivotado de tal maneira que quando o componente de came 66 empurra uma extremidade do acionador para baixo, a outra extremidade é deslocada para cima deste modo levantando o sistema de válvula 70 para liberar gás combustível. O gás liberado sofre então ignição pela faísca descarregada entre os eletrodos 64 e 72.
O sistema de válvula 70 controla a liberação de combustível do suprimento de combustível. Em uma versão preferida, como mostrado geralmente na fig. 1, o suprimento de combustível é gás comprimido e o sistema de válvula 70 é uma válvula normalmente aberta, forçada a se fechar pela pressão de um componente de mola 74. Nesta versão, o acionador 68 de válvula age sobre o sistema de válvula 70 para levantar uma haste 76 de válvula para cima para liberar o gás de hidrocarboneto comprimido.
Em uma outra versão, uma válvula normalmente fechada, forçada se fechar por uma mola interna pode ser usada com um acionador de válvula que exerce uma pressão para cima sobre o sistema de válvula 70 para abrir a válvula.
Para operar o isqueiro, o usuário primeiro pressiona o componente de tranca 50 para separar o componente telescópico 14 do componente telescópico 12 e simultaneamente afasta o percutor 28 do componente piezoelétrico 24 e do suporte de impacto 26. O usuário então pressiona o suporte 46 para o polegar o que faz o componente de came 66 engatar o acionador 68 de válvula para levantar a haste 76 de válvula a fim de liberar o gás combustível. O pressionar do suporte 46 para o polegar também faz o percutor 28 ser liberado do mecanismo de retenção permitindo assim que a mola comprimida 30 conduza o percutor 28 de encontro ao suporte de impacto 26 e fazendo o elemento piezoelétrico 24 produzir uma faísca para ignição do combustível liberado para produzir uma chama. Para apagar a chama, o usuário simplesmente libera o suporte 46 para o polegar deste modo liberando o acionador 68 de válvula permitindo que a mola 74 feche o sistema de válvula 70. A mola 16 faz o mecanismo de ignição piezoelétrico 10 retorna à sua configuração de repouso ou normal como mostrado na fig. 11.
O mecanismo de ignição piezoelétrico da presente invenção também pode ser usado com um fogão de forno a gás natural, uma grelha a gás ao ar livre ou dispositivos similares para desestimular um uso indesejável.
Embora várias descrições da presente invenção tenha sido descritas acima, fica entendido que as várias características da presente invenção podem ser usadas isoladamente ou em qualquer combinação das mesmas. Portanto, esta invenção não deve ser limitada a apenas as versões especificamente preferidas aqui representadas

Claims (13)

1. Mecanismo de ignição piezoelétrico (10), compreendendo: um conjunto telescópico tendo um primeiro componente telescópico interno (14) e um segundo componente telescópico externo (12), e acionável por um botão de apertar; um elemento piezoelétrico (24) fixamente posicionado no conjunto telescópico; e um componente percutor (28) disposto deslocavelmente dentro do componente telescópico interno (14), com movimento relativo em relação ao componente telescópico interno (14) determinado pelo componente telescópico externo (12), em que uma mola de impacto (30) impele o percutor (28) em direção ao elemento piezoelétrico (24), caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente: um componente de tranca (50) para deslocar o componente telescópico externo (12), afastando o componente percutor (28) do elemento piezoelétrico (24).
2. Mecanismo de ignição piezoelétrico (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente um retentor (38), de tal modo que quando o percutor (28) for deslocado para uma distância predeterminada a partir do elemento piezoelétrico (24), ele é retido pelo referido retentor (38).
3. Mecanismo de ignição piezoelétrico (10), de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o elemento piezoelétrico (24) é disposto no primeiro componente (14) do conjunto telescópico e tem um suporte de impacto (26) disposto entre o percutor (28) e ele próprio, e em que o percutor (28) compreende pelo menos uma orelha (34) disposta no seu lado, a dita pelo menos uma orelha (34) é recebida por pelo menos uma fenda longitudinal (36) definida sobre o primeiro componente (14), de modo tal que o movimento do percutor (28) seja guiado pela dita pelo menos uma fenda longitudinal (36).
4. Mecanismo de ignição piezoelétrico (10), de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o dito retentor compreende pelo menos um entalhe (38) definido sobre o primeiro componente (14), de tal modo que quando pelo menos uma orelha (34) for recebida no pelo menos um entalhe (38), o percutor (28) está posicionado na dita distância predeterminada a partir do elemento piezoelétrico (24).
5. Mecanismo de ignição piezoelétrico (10), de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que quando a referida tranca (50) for acionada, o segundo componente (12) é também deslocado a partir do primeiro componente (14).
6. Mecanismo de ignição piezoelétrico (10), de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que o dito segundo componente (12) define pelo menos uma primeira rampa (42), de modo tal que quando o segundo componente (12) for deslocado, ele desloca o percutor (28) até que pelo menos uma primeira rampa (42) se alinhe com pelo menos um entalhe (38), de tal forma que a pelo menos uma orelha (34) seja guiada pela primeira rampa (42) para o interior do pelo menos um entalhe (38).
7. Mecanismo de ignição piezoelétrico (10), de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o referido conjunto telescópico é comprimido quando o primeiro componente (14) se aproximar do segundo componente (12).
8. Mecanismo de ignição piezoelétrico (10), de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o dito segundo componente (12) define pelo menos uma segunda rampa (44), de modo tal que quando o primeiro componente (14) se aproximar do segundo componente (12), pelo menos uma orelha (34) desloca-se sobre a segunda rampa (44) até que o percutor (28) seja liberado do pelo menos um entalhe (38).
9. Mecanismo de ignição piezoelétrico (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: uma mola de retorno (16) para impelir o segundo componente (12) em direção ao primeiro componente (14); em que, em uma configuração de repouso, o percutor (28) está posicionado em contato com o sistema piezoelétrico, de tal modo que quando o botão de apertar (46) for acionado para comprimir o conjunto telescópico, tanto o elemento piezoelétrico (24) como o percutor (28) são deslocados em conjunto, de tal forma que o percutor (28) seja inibido de impactar o sistema piezoelétrico.
10. Mecanismo de ignição piezoelétrico (10), de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente um componente de bigorna (22) e dois eletrodos (64, 72), os ditos eletrodos definem um espaço entre eles, de tal maneira que a faísca gerada pelo impacto entre o percutor (28) e o sistema piezoelétrico seja conduzida aos eletrodos (64, 72) e descarregada a partir de um eletrodo para o outro.
11. Mecanismo de ignição piezoelétrico (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o componente de tranca (50) é recebido em um canal definido em um botão de apertar (46) quando o botão de apertar for acionado.
12. Isqueiro, compreendendo: um corpo de isqueiro contendo um reservatório de combustível com uma válvula (70) para liberar o combustível a partir do mesmo, um acionador de válvula (68) pressionável para acionar a válvula (70) para liberar o combustível; e um mecanismo de ignição dotado de um primeiro componente (14) e um segundo componente (12) compreendendo uma mola de retorno para impelir o segundo componente em direção ao primeiro componente, caracterizado pelo fato de que: o mecanismo de ignição piezoelétrico é conforme o definido na reivindicação 1.
13. Isqueiro, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que o componente de tranca (50) retorna para a configuração de repouso depois da faísca ser produzida.
BRPI9813178-8A 1997-11-03 1998-11-02 mecanismo de ignição piezoelétrico, e, isqueiro. BR9813178B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US08/962,672 1997-11-03
US08/962,672 US6046528A (en) 1997-11-03 1997-11-03 Selectively actuatable piezoelectric ignition mechanism
PCT/US1998/023360 WO1999023708A1 (en) 1997-11-03 1998-11-02 Selectively actuatable piezoelectric ignition mechanism

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR9813178A BR9813178A (pt) 2002-04-30
BR9813178B1 true BR9813178B1 (pt) 2012-02-07

Family

ID=25506209

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI9813178-8A BR9813178B1 (pt) 1997-11-03 1998-11-02 mecanismo de ignição piezoelétrico, e, isqueiro.

Country Status (18)

Country Link
US (1) US6046528A (pt)
EP (1) EP1029373B1 (pt)
JP (1) JP3739281B2 (pt)
KR (1) KR100441675B1 (pt)
CN (1) CN1183608C (pt)
AR (1) AR017548A1 (pt)
AT (1) ATE553506T1 (pt)
AU (1) AU739235B2 (pt)
BR (1) BR9813178B1 (pt)
CA (1) CA2308851C (pt)
CZ (1) CZ294154B6 (pt)
ES (1) ES2386017T3 (pt)
HK (1) HK1034142A1 (pt)
MY (1) MY116429A (pt)
PL (1) PL188679B1 (pt)
RU (1) RU2199797C2 (pt)
WO (1) WO1999023708A1 (pt)
ZA (1) ZA9810056B (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3730481B2 (ja) * 2000-06-02 2006-01-05 株式会社東海 圧電着火式ライターの着火操作機構
US6765338B2 (en) 2001-05-29 2004-07-20 Bic Corporation Child-resistant piezoelectric lighter
US6856074B2 (en) * 2002-03-01 2005-02-15 Bic Corporation Piezoelectric ignition mechanism
DE10221420A1 (de) * 2002-05-14 2003-12-11 Enocean Gmbh Vorrichtung zur Umwandlung mechanischer Energie in elektrische Energie
US7892180B2 (en) * 2002-11-18 2011-02-22 Epley Research Llc Head-stabilized medical apparatus, system and methodology
US6749424B1 (en) 2003-04-17 2004-06-15 W. C. Bradley Company Gas burner ignition systems
CN2699146Y (zh) * 2004-04-17 2005-05-11 伍爱明 一种双火苗打火机
CA2584693A1 (en) * 2004-10-19 2006-04-27 Earthcraft, Llc Devices for high voltage ignition of combustible gas
US20080160463A1 (en) * 2006-03-08 2008-07-03 Ian Kristen Biriki Lighter with timer-controlled igniter
CN100473903C (zh) * 2007-02-15 2009-04-01 潘崔镛 多级伸缩式点火器
US7556494B2 (en) * 2007-03-01 2009-07-07 Xinhua Huang Child resistant lighter
CN100578089C (zh) * 2007-06-29 2010-01-06 宁波新海电气股份有限公司 带保险机构的点火枪
US8653942B2 (en) 2008-08-20 2014-02-18 John Gibson Enterprises, Inc. Portable biometric lighter
US10502419B2 (en) 2017-09-12 2019-12-10 John Gibson Enterprises, Inc. Portable biometric lighter
WO2021056319A1 (zh) * 2019-09-26 2021-04-01 赣州市卫诚火机制造有限公司 一种点火器

Family Cites Families (36)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3428408A (en) * 1965-12-09 1969-02-18 Kanto Gasukigu Kk Impact type of piezoelectric mechanism by way of an electric source for lighting
US3449637A (en) * 1967-01-06 1969-06-10 Clevite Corp Pushbutton piezoelectric igniter
DE1629890B2 (de) * 1967-02-11 1973-05-03 Robert Bosch Gmbh, 7000 Stuttgart Zuendvorrichtung zur entflammung brennbarer gase
DE1629891A1 (de) * 1967-02-21 1971-01-28 Bosch Gmbh Robert Piezoelektrische Zuendvorrichtung fuer brennbare Gase,insbesondere fuer Gasfeuerzeuge
DE1629892A1 (de) * 1967-02-22 1971-03-11 Bosch Gmbh Robert Piezoelektrische Zuendvorrichtung zur Entflammung von brennbaren Gasen
US3509388A (en) * 1967-03-25 1970-04-28 Matsushita Electric Ind Co Ltd High voltage generating device
NL144382B (nl) * 1967-08-03 1974-12-16 Mansei Kogyo Kk Sigarettenaansteker voorzien van piezo-elektrische elementen.
US3466474A (en) * 1967-09-26 1969-09-09 Shigeru Ochiai Piezoelectric ignition element with an actuator
US3475654A (en) * 1967-10-05 1969-10-28 Shigeru Ochiai Piezoelectric element ignition device
DE1905000A1 (de) * 1969-02-01 1970-10-08 Junkers & Co Handbetaetigter Gasanzuender
JPS5014748Y2 (pt) * 1971-02-02 1975-05-08
GB1363570A (en) * 1971-04-02 1974-08-14 Murata Manufacturing Co Piezoelectric igniter
JPS5044384Y2 (pt) * 1971-10-25 1975-12-17
FR2193955B1 (pt) * 1972-07-28 1975-03-07 Genoud & Cie Ets
AR205244A1 (es) * 1972-09-07 1976-04-21 Matsushita Electric Ind Co Ltd Dispositivo generador de alto voltaje
GB1415003A (en) * 1972-10-18 1975-11-26 Matsushita Electric Ind Co Ltd Voltage generating arrangements
FR2229927B1 (pt) * 1973-05-14 1978-06-02 Braun Ag
DE2335058A1 (de) * 1973-07-10 1975-01-30 Braun Ag Piezozuender
US4015152A (en) * 1974-08-12 1977-03-29 Braun Aktiengesellschaft Impact mechanism for piezoelectric transducers
DE2626515C3 (de) * 1975-06-19 1978-06-22 Matsushita Electric Industrial Co., Ltd., Kadoma, Osaka (Japan) Hochspannungserzeuger
GB1554332A (en) * 1976-06-10 1979-10-17 Matsushita Electric Ind Co Ltd High voltage generating device
FR2465161A1 (fr) * 1979-09-14 1981-03-20 Cricket Sa Briquet a gaz
FR2498740B1 (fr) * 1981-01-23 1987-07-03 Rv Const Elect Allumeur piezo-electrique du type a percussion et bouton-poussoir
EP0172973B1 (fr) * 1984-08-31 1988-03-30 Swedish Match Consumer Products S.A. Mécanisme d'allumeur piézo-électrique
US4608508A (en) * 1984-08-31 1986-08-26 Intermatch S.A. Piezoelectric igniter, especially for a cigarette lighter or the like
JPH0335975Y2 (pt) * 1987-05-20 1991-07-30
EP0312627B1 (en) * 1987-10-21 1990-11-28 Tokai Corporation Gaslighter equipped with a safety lock
JPH053897Y2 (pt) * 1988-06-07 1993-01-29
ES2014189A6 (es) * 1989-08-02 1990-06-16 Laforest Sa Mecanismo piezoelectrico para encendedores de gas.
FR2668816B1 (fr) * 1990-11-07 1993-01-15 Cricket Sa Dispositif d'allumage electronique pour appareil consommant du combustible gazeux et, notamment, pour briquet a gaz.
JPH0492142U (pt) * 1990-11-30 1992-08-11
CH683455A5 (de) * 1991-03-13 1994-03-15 Laforest Bic Sa Piezoelektrischer Mechanismus für Gasanzünder.
FR2675885B1 (fr) * 1991-04-24 1993-07-16 Cricket Sa Briquet a commande d'allumage par organe coulissant, a l'epreuve des enfants.
JP2784977B2 (ja) * 1992-01-13 1998-08-13 株式会社東海 安全装置付ガスライター
US5462432A (en) * 1994-06-17 1995-10-31 Kim; Jin K. Gas lighter with ignition safety device
KR100187078B1 (ko) * 1994-09-09 1999-04-01 전성원 연료탱크 내부의 압력해소장치

Also Published As

Publication number Publication date
CZ20001625A3 (cs) 2000-12-13
JP3739281B2 (ja) 2006-01-25
JP2001522149A (ja) 2001-11-13
RU2199797C2 (ru) 2003-02-27
EP1029373B1 (en) 2012-04-11
HK1034142A1 (en) 2001-10-12
CA2308851A1 (en) 1999-05-14
AU1208899A (en) 1999-05-24
ES2386017T3 (es) 2012-08-07
BR9813178A (pt) 2002-04-30
CA2308851C (en) 2005-08-02
CN1283310A (zh) 2001-02-07
US6046528A (en) 2000-04-04
EP1029373A1 (en) 2000-08-23
ZA9810056B (en) 1999-05-05
AU739235B2 (en) 2001-10-04
KR20010031721A (ko) 2001-04-16
EP1029373A4 (en) 2004-09-29
PL188679B1 (pl) 2005-03-31
PL340424A1 (en) 2001-02-12
AR017548A1 (es) 2001-09-12
ATE553506T1 (de) 2012-04-15
WO1999023708A1 (en) 1999-05-14
CN1183608C (zh) 2005-01-05
KR100441675B1 (ko) 2004-07-27
CZ294154B6 (cs) 2004-10-13
MY116429A (en) 2004-01-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR9813178B1 (pt) mecanismo de ignição piezoelétrico, e, isqueiro.
US5854530A (en) Piezoelectric lighter which has a higher level of difficulty for operation
US6086358A (en) Piezoelectric gas lighter with safety device
KR100418253B1 (ko) 아동 보호용 라이터
NO300605B1 (no) Lighter
JP3040823B2 (ja) 選択的に作動可能なライター
BG62415B1 (bg) Запалка
KR100307213B1 (ko) 선택작동라이터
CZ299477B6 (cs) Zapalovac
US6765338B2 (en) Child-resistant piezoelectric lighter
EP1351020A1 (en) Igniting operation mechanism of piezoelectric ignition firing rod
KR100810526B1 (ko) 다용도 라이터
AU2002314822A1 (en) Child-resistant piezoelectric lighter
US6527542B1 (en) Child-proof safety device for eclipse lighter
KR100850428B1 (ko) 구부러지는 래치를 가지는 어린이 보호 라이터
AU6064901A (en) Igniting operation mechanism of piezoelectric ignition lighter
KR100278242B1 (ko) 선택 작동 라이터
MXPA99005727A (en) Piezoelectric lighter which has a higher level of difficulty for operation
PT1486731E (pt) Isqueiro portátil com dispositivo de segurança

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 07/02/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. - NAS LINHAS 4 E 5 DO RESUMO, ONDE SE LE: "AMENOS QUE UM COMPONENTE DE TRANCA (600" LEIA-SE: "AMENOS QUE UM COMPONENTE DE TRANCA (50)"

B21A Patent or certificate of addition expired [chapter 21.1 patent gazette]

Free format text: PATENTE EXTINTA EM 07.02.2022