PT1486731E - Isqueiro portátil com dispositivo de segurança - Google Patents

Isqueiro portátil com dispositivo de segurança Download PDF

Info

Publication number
PT1486731E
PT1486731E PT04253101T PT04253101T PT1486731E PT 1486731 E PT1486731 E PT 1486731E PT 04253101 T PT04253101 T PT 04253101T PT 04253101 T PT04253101 T PT 04253101T PT 1486731 E PT1486731 E PT 1486731E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
drive
safety
security
fuel
portable lighter
Prior art date
Application number
PT04253101T
Other languages
English (en)
Inventor
Hou Chong Lei
Original Assignee
Hou Chong Lei
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hou Chong Lei filed Critical Hou Chong Lei
Publication of PT1486731E publication Critical patent/PT1486731E/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F23COMBUSTION APPARATUS; COMBUSTION PROCESSES
    • F23QIGNITION; EXTINGUISHING-DEVICES
    • F23Q2/00Lighters containing fuel, e.g. for cigarettes
    • F23Q2/16Lighters with gaseous fuel, e.g. the gas being stored in liquid phase
    • F23Q2/164Arrangements for preventing undesired ignition

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Lighters Containing Fuel (AREA)
  • Telephone Function (AREA)
  • Finger-Pressure Massage (AREA)
  • Control Of El Displays (AREA)
  • Measuring Pulse, Heart Rate, Blood Pressure Or Blood Flow (AREA)
  • Adornments (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO "ISQUEIRO PORTÁTIL COM DISPOSITIVO DE SEGURANÇA" A presente invenção refere-se a um isqueiro portátil do tipo que é operado por meios de ignição piezoelétrica. São já bem conhecidos na técnica os isqueiros portáteis com meios de ignição piezoelétrica, que normalmente compreendem um reservatório de combustível, uma válvula de combustível para permitir ao alimentação do combustível a um ponto de ignição, meios de ignição piezoelétrica e meios para operar os meios piezoelétricos e a válvula de combustível, normalmente em simultâneo.
Os meios de ignição piezoelétrica normalmente compreendem um mecanismo, que inclui um percutor para fornecer um sopro a um cristal piezoelétrico, de modo a produzir uma carga elétrica que é usada para criar uma faísca para inflamar o combustível. Estes sistemas são já bem conhecidos na técnica.
Durante vários anos pretendeu-se proporcionar uma característica de segurança a estes isqueiros portáteis, de modo a evitar um acionamento acidental ou o acionamento por parte de crianças. A técnica atual já conhece o método de providenciar um interruptor ON/OFF que é comutado pelo utilizador entre uma posição ON, que permite operar o isqueiro, e uma posição OFF, que impede o acionamento do isqueiro. No entanto, este sistema é considerado inconveniente, pelo fato do utilizador ter de se lembrar de o ligar quando quer usar o isqueiro. Além disso, se o utilizador se esquecer de o desligar, é possível que o isqueiro seja acionado 2 acidentalmente. 0 isqueiro não é, pois, seguro, principalmente quando existe o perigo de crianças brincarem com ele. 0 documento US 6.217.313 apresenta um isqueiro portátil de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1.
Os isqueiros piezoelétricos são também fornecidos por EPA-051 4287 e GB2292448. 0 presente inventor projetou um isqueiro com uma caracteristica de segurança, que impede o uso acidental do isqueiro ou o acionamento do isqueiro por parte de crianças, e que seja fácil de usar por adultos e seja seguro. 0 presente inventor apercebeu-se que é desejável proporcionar um isqueiro com uma configuração de segurança "OFF", na qual não pode ser usado, e uma configuração de acionamento "ON", na qual pode ser usado, com um dispositivo de segurança que faz o isqueiro regressar automaticamente à condição OFF logo após a sua utilização.
Consequentemente, a presente invenção providencia um isqueiro portátil, que compreende uma estrutura com um reservatório de combustível, uma válvula de combustível para permitir introduzir combustível num ponto de ignição, e meios de ignição piezoelétrica para inflamar o combustível introduzido no ponto de ignição, em que a válvula de combustível e os meios de ignição piezoelétrica podem ser acionados por um corpo de acionamento, que pode ser deslocado de uma posição de descanso numa primeira direção, um corpo de segurança que é fornecido de modo movível numa segunda direção em ângulo com a primeira direção, estendendo-se a segunda direção desde uma primeira posição de segurança, na qual o corpo de segurança bloqueia 3 o movimento do corpo de acionamento, e uma segunda posição de acionamento, na qual o corpo de segurança possibilita o movimento do corpo de acionamento, pelo que, durante a utilização, o utilizador empurra o corpo de segurança na segunda direção desde a primeira posição até à segunda posição para acionar o corpo de acionamento e, pelo que, quando o corpo de acionamento regressa à sua posição de descanso, o corpo de segurança regressou à sua primeira posição, sendo o corpo de segurança um corpo separado do corpo de acionamento, mas que está permanentemente engatado no corpo de acionamento e pode ser movido na mesma direção do corpo de acionamento, e em que o corpo de segurança compreende uma parte de bloqueio que se encontra com um limitador formado na estrutura na primeira posição do corpo de segurança, em que a parte do bloqueio se move numa segunda direção, quando o corpo de segurança se move na segunda direção, de modo a não se encontrar com o limitador na segunda posição, podendo o corpo de acionamento ser deslocado em todo o seu movimento contra a força de uns primeiros meios elásticos, para que o corpo de acionamento regresse à sua posição de descanso através dos primeiros meios elásticos depois do utilizador largar o corpo de acionamento, caracterizado pelo fato de serem providenciados uns segundos meios elásticos que atuam entre o corpo de segurança e a estrutura para desviar o corpo de segurança para a primeira posição.
Ao providenciar um corpo de segurança, que regressa à sua primeira posição de segurança não operacional quando o corpo de acionamento regressa, através de um utilizador, à sua posição de descanso, o corpo de segurança volta a 4 aplicar-se automaticamente depois de usar o isqueiro portátil.
Descrevemos mais adiante outras caracteristicas privilegiadas da invenção. 0 reservatório de combustível, a válvula de combustível, os meios de ignição piezoelétrica e o corpo de acionamento podem ter qualquer design adequado. Cada um pode ter um design conhecido na técnica. Por exemplo, o isqueiro portátil pode ser do tipo que possui um corpo principal que pode ser segurado na mão do utilizador e um ponto de ignição na extremidade de um tubo longitudinalmente expansível, de modo a que o utilizador possa acender um objeto a uma distância da mão do utilizador. 0 corpo principal pode compreender uma formação de "disparador" com o corpo de acionamento dentro de uma proteção do disparador para evitar um acionamento acidental.
Numa versão alternativa, o isqueiro portátil tem a forma de um isqueiro de cigarros, sendo relativamente pequeno e acionável com uma mão. Neste caso, o ponto de ignição encontra-se relativamente perto do reservatório e válvula de combustível, preferencialmente dentro de um resguardo que evitar que as correntes de ar apaguem a chama.
Os meios para operar os meios de ignição piezoelétrica podem ter qualquer design, por exemplo, podem ser do tipo que compreende um martelo para bater no elemento disparador piezoelétrico. 0 corpo de acionamento pode, ele próprio, acionar diretamente o martelo ou pode fazê-lo através de uma alavanca. 5 0 corpo de acionamento é, apropriadamente, movivel numa direção substancialmente longitudinal. Em alternativa, pode ser rodado de modo a mover-se numa direção circunferencial. No último caso, a segunda direção, na qual se move o corpo de segurança, deve estar num ângulo em relação à direção do movimento do corpo de acionamento, pelo menos na primeira parte do seu movimento, e preferencialmente em todas as partes do seu movimento. 0 ângulo entre a primeira e a segunda direção é adequadamente superior a pelo menos 15°, preferencialmente superior a pelo menos 30° e melhor ainda se for superior a 60°. De modo apropriado, a segunda direção é substancialmente perpendicular à primeira direção.
Numa primeira versão, o corpo de segurança está incorporado no corpo de acionamento e pode ser movido em relação a ele, de modo que na primeira posição, uma parte do corpo de segurança projeta desde o corpo de acionamento para ele engatar com um limitador formado no isqueiro portátil, evitando assim o movimento da parte do corpo de segurança e, consequentemente, o movimento do corpo de acionamento para além do limitador na primeira posição.
Numa segunda versão, o corpo de segurança compreende uma parte movivel que engata com o corpo de acionamento e se encontra no seu exterior, de modo a que o utilizador possa operar apenas o corpo de acionamento, engatando para isso o corpo de segurança, sendo uma parte do corpo de segurança projetada para ele engatar com um limitador formado no isqueiro portátil, evitando assim o movimento do corpo de segurança e do corpo de acionamento para além do limitador na primeira posição. 6
Os meios elásticos podem constituir uma peça inteira com a válvula de combustível ou com os meios de ignição piezoelétrica, ou com ambos.
Os meios elásticos podem ser separados do corpo de segurança. Numa versão alternativa, o próprio corpo de segurança compreende, pelo menos, uma formação elástica que impele o corpo de segurança para a primeira posição. Numa versão particularmente privilegiada, o corpo de segurança compreende uma primeira parte localizada fora de e em contacto com o corpo de acionamento, de modo a que o utilizador possa operar apenas o corpo de acionamento, engatando para isso o corpo de segurança, estendendo-se a primeira parte do corpo de segurança na segunda direção, e compreendendo o corpo de segurança uma segunda parte elástica, que se estende geralmente para a primeira direção e adjacente ao corpo de acionamento e engatada com meios de montagem, sendo que a parte elástica do corpo de segurança impele o corpo de segurança para a primeira posição.
Uma terceira parte do corpo de segurança pode projetar a partir da segunda parte do corpo de segurança, projetando geralmente na segunda direção, para engatar com um membro limitador do isqueiro, de modo a impedir o acionamento do corpo de segurança na primeira posição.
Como se referiu acima, o corpo de segurança pode ser posicionado, de modo a que o corpo de acionamento possa ser apenas operado através do corpo de segurança.
De acordo com a invenção, se o utilizador soltar o corpo de segurança, os segundos meios elásticos repõem-no na primeira posição. Os meios são providenciados, preferencialmente, de modo que se o corpo de acionamento estiver na sua posição operacional, o corpo de segurança 7 não regressa à sua primeira posição. Isto impede que o corpo de segurança bloqueie o corpo de segurança na sua posição operacional, o que poderia ser perigoso.
Por exemplo, nas versões em que o corpo de segurança é movivel com o corpo de acionamento, o corpo de segurança pode ser configurado, de modo a poder engatar somente no limitador ou parar no isqueiro, quando o corpo de acionamento regressa à sua posição de descanso.
Noutra versão, o corpo de acionamento compreende uma superfície de acionamento onde engata com um dedo ou o polegar do utilizador para operar o isqueiro, sendo o corpo de segurança montado a uma distância da superfície de acionamento que permite que um dedo adulto, de tamanho normal, possa operar o corpo de segurança e a superfície de acionamento do corpo de acionamento, enquanto os dedos mais pequenos de crianças terão dificuldade em fazê-lo. Por exemplo, a distância entre a superfície de acionamento e o corpo de segurança é preferencialmente superior a 1 cm, preferencialmente superior a 1,5 cm e, melhor ainda, se for aproximadamente 2 cm.
Passamos a descrever a presente invenção, apenas a titulo exemplificativo, fazendo referência aos desenhos anexos, em que: A Figura 1 é uma vista esquemática de corte transversal por uma primeira versão do isqueiro portátil de acordo com a presente invenção. A Figura 2 é uma vista de corte transversal ampliada de uma parte do isqueiro portátil da Figura 1. 8 A Figura 3 é uma vista de corte transversal ampliada de uma parte do isqueiro portátil da Figura 1, com um corpo de segurança na posição de acionamento. A Figura 4 é uma vista de corte transversal ampliada de uma parte do isqueiro portátil da Figura 1, com o corpo de acionamento na posição de acionamento. A Figura 5 é uma vista de corte transversal, no mesmo plano da Figure 1, do corpo de segurança. A Figura 6 é uma vista de corte transversal do corpo de segurança, em ângulos retos do plano da Figura 5. A Figura 7 é uma vista de corte transversal, no mesmo plano da Figure 1, do corpo de acionamento. A Figura 8 é uma vista de corte transversal do corpo de acionamento, no plano de ângulos retos em relação ao plano das Figuras 7 e 5, com o corpo de segurança, na posição OFF. A Figura 9 é uma vista de corte transversal de uma segunda versão do isqueiro portátil de acordo com a presente invenção.
As Figuras 10 e 11 mostram o isqueiro da Figura 9 em diferentes posições. A Figura 1 mostra um isqueiro portátil 1 do tipo de ignição piezoelétrica. Compreende um corpo principal 2 que aloja os componentes, incluindo um reservatório de combustível 3 para conter líquido ou combustível gasoso liquefeito, e uma válvula para permitir que o combustível seja alimentado pelo reservatório 3 ao longo de um tubo 11 para um ponto de ignição 12. O tipo de válvula é conhecido na técnica atual e é apresentado em mais detalhe nas Figuras 2-4. 9 0 isqueiro 1 compreende ainda um dispositivo de ignição piezoelétrica 5 que é de um tipo já conhecido. 0 dispositivo de ignição piezoelétrica 5 e uma válvula de combustível 4 são, cada um, operados por uma alavanca 6. A própria alavanca 6 é operada por um corpo de acionamento 7 em forma de disparador, de um modo conhecido na técnica atual. 0 dispositivo de segurança de acordo com a invenção é providenciado por um corpo de segurança em forma de um botão de segurança 8. 0 botão de segurança 8 é apresentado na sua posição OFF. 0 botão de segurança é desviado para a posição OFF por uma mola plana 9. 0 disparador 7 e o botão de segurança 8 estão ambos contidos dentro da proteção do disparador 10. A Figura 2 mostra a secção central do isqueiro portátil da Figura 1 em pormenor. Pode ver-se que a válvula de combustível compreende um tampão, que deve ser levantado do assento para permitir a alimentação de combustível. A válvula de combustível é desviada para uma posição fechada por meios elásticos em forma de mola helicoidal. A válvula de combustível é operada pela extremidade direita da alavanca 6, sendo a alavanca 6 rodada à volta de um eixo 13. 0 acionamento da alavanca 6, do dispositivo de ignição piezoelétrica 5 e da válvula 4 é já conhecido na técnica atual. 0 dispositivo de ignição piezoelétrica 5 serve para produzir uma carga elétrica para criar uma faísca. A faísca é criada no ponto de ignição 12, sendo a corrente elétrica transmitida ao ponto de ignição ao longo do tubo 1, de um modo já conhecido na técnica atual. 10 A Figura 2 mostra ainda que o disparador 7 compreende um flange 17 (visto em corte transversal em sombreado ondulado), que se estende em ângulos retos em relação ao plano da página. 0 flange 17 está ligeiramente retido entre duas superfícies de apoio 16, que estão incorporadas no corpo 2. Deste modo, se o botão de segurança estiver na posição correta, como será explicado mais adiante, o corpo de acionamento 7 pode ser movido para baixo com o flange 17 a deslizar para baixo entre as superfícies de apoio 16.
No entanto, como se pode ver na Figura 2, o botão de segurança 8 está numa posição, na qual uma projeção 14 do botão de segurança, que se estende em ângulos retos ao plano da página, descansa contra o bordo 15 da superfície de apoio direita 16. Como se pode observar na Figura 7 e na Figura 8, o botão de segurança 8 está retido numa ranhura 18 no disparador 7. 0 botão de segurança 8 é impedido de se mover para baixo na Figura 2, através do engate da projeção 14 no bordo 15 da superfície de apoio 16. Devido ao engate do botão de segurança 8 na ranhura 18, ele impede o movimento descendente do corpo de acionamento 7. 0 botão de segurança 8 e a sua projeção 14 estão desviados para uma posição, na qual a projeção 14 engata no bordo 15 por ação da mola 9. Esta é a posição de acionamento OFF de descanso do isqueiro portátil 1. A Figura 3 mostra a mesma vista da Figura 2, na qual o botão de segurança 8 foi premido por um utilizador para ser movido para a direita da Figura 3. Pode ver-se que a projeção 14 do botão de segurança está agora livre do bordo 15 da superfície de apoio 16. Se o utilizador exercer agora uma força sobre o disparador 7 numa direção descendente, o movimento do disparador será impedido pelo botão de 11 segurança. Como resultado, o disparador 7 move-se para baixo e o isqueiro portátil 1 assume a configuração apresentada na Figura 4. Na Figura 4, o disparador moveu-se para baixo, acionando a alavanca 6 para abrir a válvula de combustível 4 e para acionar o sistema de ignição piezoelétrica 5.
Como resultado, o ponto de ignição é alimentado com combustível, produzindo faisca para inflamar o combustível.
Se o utilizador libertar agora a pressão sobre o disparador 7, a força da mola helicoidal dentro da válvula 4 repõe automaticamente o disparador 7 numa direção ascendente, pela ação da alavanca 6. 0 disparador desliza para cima, de modo a ficar na posição apresentada na Figura 3. Se o utilizador retirar agora o seu dedo do botão de segurança 8, a mola 9 vai repor o botão de segurança na posição OFF apresentada na Figura 2.
Deste modo, assim que o utilizador deixar de usar o isqueiro e tiver soltado o disparador e o botão de segurança 8, o isqueiro portátil regressa automaticamente à configuração apresentada na Figura 2.
Isto constitui uma característica de segurança, pois é muito improvável que tanto o botão de segurança 8 como o disparador 7 sejam acionados por acidente. Além disso, se a superfície de acionamento 19 do disparador estiver posicionada a uma distância adequadamente longe do botão de segurança 8, a aproximadamente 2 cm, será difícil uma criança acionar simultaneamente o botão de segurança e o disparador 7, o que torna o aparelho difícil de ser acionado por uma criança. A Figura 5 mostra uma vista de corte transversal do botão de segurança 8 no seu plano central, no mesmo plano 12 da Figura 1. A Figura 6 mostra o botão de segurança num plano em ângulos retos ao plano apresentado na Figura 5. Pode observar-se um par de projeções 14 no lado do botão de segurança 8. A Figura 7 mostra o disparador 7 com a ranhura quadrada 18, na qual o botão de segurança 8 é recebido de forma deslizante. A Figura 8 mostra o disparador 7, incluindo o flange 17 em sombreado ondulado, montado entre as superfícies de apoio 16. Pode ver-se o botão de segurança 8 com as suas projeções em posição. A superfície 15 fica por baixo das projeções 14 e não está visível na Figura 8. A Figura 9 é uma vista de corte transversal de uma segunda versão do isqueiro portátil de acordo com a presente invenção. Um isqueiro portátil 20 compreende um reservatório de combustível 21 para conter líquido ou combustível gasoso liquefeito, e um pavio 22 para alimentar uma unidade de válvula 23 com combustível. A unidade de válvula 23 não é explicada em detalhe. É do tipo normal na técnica. Compreende um tampão 24 que é levantado contra a força de uma mola, de modo a libertar combustível. Quando o tampão 24 levanta, entra combustível num ponto de ignição em forma de um bocal 25. O bocal 25 fica dentro de um resguardo 26 para evitar que as correntes de ar apaguem a chama formada no bocal 25. São providenciados meios piezoelétricos 27. Os meios piezoelétricos 27 servem para produzir uma carga elétrica para criar uma faísca. Pode ver-se um condutor 28 até ao bocal 25 para formar uma faísca a partir daí, de modo a inflamar combustível introduzido no bocal 25. Os meios de ignição piezoelétricos são acionados por um corpo de 13 acionamento, que compreende uma estrutura 29 que pode ser deslocada na direção vertical (direção Y como se pode ver no desenho) para acionar os meios piezoelétricos. 0 corpo de acionamento 29 também aciona uma alavanca 30 que aciona o tampão da válvula 24.
Os meios de ignição piezoelétricos ficam dentro de uma parte do corpo do isqueiro 31 atrás. Existe um corpo de segurança 32 igualmente dentro da estrutura, entre os meios de ignição piezoelétrica e a parede 31 do isqueiro. O corpo de segurança 32 compreende uma primeira parte 34 que fica sobre o corpo de acionamento 29, de modo que na prática um operador possa acionar somente o corpo de acionamento através do corpo de segurança 34. O corpo de segurança compreende ainda uma parte longitudinalmente expansível 35, que se estende entre os meios de ignição piezoelétricos 27 e a parede 31 do isqueiro. A parte 35 é composta por material elástico deformável construído em forma arqueada, que é comprimido entre a parede 31 e os meios de ignição piezoelétricos 27, de modo que a primeira parte 34 seja desviada para a direita, na direção oposta da direção X apresentada na Figura 9. O corpo de segurança 32 compreende ainda uma terceira parte 36 em forma de uma projeção curta. Esta projeção curta 26 estende-se para uma ranhura 37 formada na parede 31 do corpo do isqueiro, de modo que os meios de projeção 36 descansem em contacto com um bordo do limitador 38 formado no corpo 31 do isqueiro. Pode ver-se que, se for exercida pressão sobre o corpo de segurança 34 na direção Y, o corpo de segurança não pode deslocar-se na direção Y devido à interação da projeção 36 com o limitador 38. 14
Na prática, um utilizador aplica uma força, através do seu polegar ou dedo 39, sobre o corpo de segurança na direção X. Ao fazê-lo, a primeira parte 34 do corpo de segurança 32 desloca-se para a esquerda na direção da seta X contra a elasticidade do corpo de segurança. Como resultado, a projeção 36 desengata do bordo do limitador 38. 0 utilizador pode depois exercer pressão com o seu polegar ou dedo 39 na direção da seta Y. Isto faz com que o corpo de segurança 32 se desloque para baixo. Como resultado, os meios de ignição piezoelétrica 27 são acionados para produzir uma faísca, e a alavanca 30 é usada para ativar o tampão da válvula 24, de modo que o ponto de ignição 25 seja alimentado com combustível e este seja inflamado pela faísca produzida pelos meios de ignição piezoelétrica 27.
Se o utilizador largar agora o seu polegar ou dedo da segunda parte do corpo de segurança, o corpo de segurança e os meios de ignição piezoelétricos regressam à posição apresentada na Figura 10 através dos meios elásticos incorporados na unidade de válvula 23 e nos meios de ignição piezoelétrica 27. De seguida, devido à elasticidade do corpo de segurança 32, a primeira parte 34 do corpo de segurança é deslocada para a direita, de modo que a projeção 36 engate contra o limitador de encontro 38, repondo o isqueiro na condição apresentada na Figura 9. Deste modo, assim que o isqueiro for acionado, ele regressa automaticamente à posição apresentada na Figura 9. Isto contribui para a segurança do design. Ele pode apenas ser acionado usando a sequência correta de eventos, o que será difícil de acontecer por acidente e que não é fácil 15 para ser realizado por uma criança pequena. Assim que o isqueiro tiver sido utilizado, ele regressa automaticamente à sua posição de segurança sem ser necessária qualquer ação positiva por parte do utilizador. 16
DOCUMENTOS APRESENTADOS NA DESCRIÇÃO
Esta lista dos documentos apresentados pelo requerente foi exclusivamente recolhida para informação do leitor e não faz parte do documento europeu da patente. Apesar de ter sido elaborado com o máximo cuidado, o IEP não assume, porém, qualquer responsabilidade por eventuais erros ou omissões.
Documentos da patente apresentados na descrição
US 6217313 B
EP 0514287 A
GB 2292448 A

Claims (2)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Um isqueiro portátil (1, 20), que compreende uma estrutura (2, 21) com um reservatório de combustível (3, 21), uma válvula de combustível (4, 23) para permitir a alimentação de combustível a um ponto de ignição (12, 25), e meios de ignição piezoelétrica (5, 27) para inflamar o combustível introduzido no ponto de ignição, em que a válvula de combustível (4, 23) e os meios de ignição piezoelétrica (5, 27) podem ser operados por um corpo de acionamento (7, 29), que pode ser deslocado de uma posição de descanso numa primeira direção, um corpo de segurança (8, 32) que é fornecido de modo movível numa segunda direção em ângulo com a primeira direção, estendendo-se a segunda direção desde uma primeira posição de segurança, na qual o corpo de segurança (8, 32) bloqueia o movimento do corpo de acionamento (7, 29), e uma segunda posição de acionamento, na qual o corpo de segurança (8, 32) possibilita o movimento do corpo de acionamento (7, 29), através do qual, durante a utilização, o utilizador empurra o corpo de segurança (8, 32) na segunda direção desde a primeira posição até à segunda posição para acionar o corpo de acionamento (7, 29) e, através do qual, quando o corpo de acionamento (7, 29) regressa à sua posição de descanso, o corpo de segurança (8, 32) regressa à sua primeira posição, sendo o corpo de segurança (8, 32) um corpo separado do corpo de acionamento (7, 29), mas que está permanentemente engatado com o corpo de acionamento (7, 29) e pode ser movido na mesma direção do corpo de acionamento (7, 29), e em que o corpo de segurança (8, 32) compreende uma parte de bloqueio (14, 36) que se encontra com um 2 limitador (16, 38) formado na estrutura (1, 20) na primeira posição do corpo de segurança, em que a parte do bloqueio se move numa segunda direção, quando o corpo de segurança se move na segunda direção, de modo a não se encontrar com o limitador na segunda posição, podendo o corpo de acionamento (7, 29) ser deslocado em todo o seu movimento contra a força de uns primeiros meios elásticos, para que o corpo de acionamento (7, 29) regresse à sua posição de descanso através dos primeiros meios elásticos depois do utilizador largar o corpo de acionamento, caracterizado pelo fato de serem providenciados uns segundos meios elásticos (9, 35) que atuam entre o corpo de segurança e a estrutura para desviar o corpo de segurança para a primeira posição.
2. Um isqueiro portátil de acordo com a reivindicação 1, em que o ângulo entre a primeira e a segunda direção é superior a pelo menos 15°.
3. Um isqueiro portátil de acordo com a reivindicação 1, em que o ângulo entre a primeira e a segunda direção é superior a pelo menos 30°.
4. Um isqueiro portátil de acordo com a reivindicação 1, em que o ângulo entre a primeira e a segunda direção é superior a 60°.
5. Um isqueiro portátil de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que o corpo de acionamento (7) compreende uma superfície de acionamento para engatar com um dedo ou o polegar do utilizador, de modo a acionar o 3 isqueiro, sendo o corpo de segurança (8) montado a uma distância da superfície de acionamento.
6. Um isqueiro portátil de acordo com a reivindicação 5, em que a distância entre a superfície de acionamento e o corpo de segurança (8) é superior a 1 cm.
7. Um isqueiro portátil de acordo com a reivindicação 5, em que a distância entre a superfície de acionamento e o corpo de segurança (8) é superior a 1,5 cm.
8. Um isqueiro portátil de acordo com a reivindicação 1, em que o corpo de segurança (32) compreende uma parte movível (34) que engata com o corpo de acionamento (29) e se encontra numa posição dirigida ao exterior, de modo a que o utilizador possa operar apenas o corpo de acionamento (29), engatando para isso o corpo de segurança (32), sendo uma parte do corpo de segurança (36) projetada para ele engatar com um limitador (38) formado no isqueiro portátil (20), dessa forma o movimento do corpo de segurança (32) e do corpo de acionamento (29) para além do limitador (38) é evitado na primeira posição.
9. O isqueiro portátil de acordo com a reivindicação 1, em que o corpo de segurança (32) compreende uma primeira parte (34) posicionada em direção ao exterior do corpo de acionamento (29) e em contato com este, de modo a que o utilizador possa apenas acionar o corpo de acionamento (29) através do engate do corpo de segurança (32), estendendo-se a primeira parte do corpo de segurança (34) geralmente na segunda direção. 4
10. Um isqueiro portátil de acordo com a reivindicação 9, em que o corpo de segurança (32) compreende uma parte (36) que se projeta a partir dos segundos meios elásticos (35) do corpo de segurança (32), projetando geralmente na segunda direção, para engatar com um membro limitador (38) do isqueiro, de forma a evitar o acionamento do corpo de segurança (32) na primeira posição. 1/8
2/8
Fig.2 3/8
Fig.3 4/8
Fig.4 5/8
X 6/8
Fig.9 7/8 20
Fig.10 8/8
Fig.11
PT04253101T 2003-06-12 2004-05-26 Isqueiro portátil com dispositivo de segurança PT1486731E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB0313716A GB2402730A (en) 2003-06-12 2003-06-12 Hand held lighter with safety device

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1486731E true PT1486731E (pt) 2011-02-22

Family

ID=27590051

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT04253101T PT1486731E (pt) 2003-06-12 2004-05-26 Isqueiro portátil com dispositivo de segurança

Country Status (8)

Country Link
EP (1) EP1486731B1 (pt)
AT (1) ATE491916T1 (pt)
DE (1) DE602004030511D1 (pt)
DK (1) DK1486731T3 (pt)
ES (1) ES2357748T3 (pt)
GB (1) GB2402730A (pt)
PL (1) PL1486731T3 (pt)
PT (1) PT1486731E (pt)

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2675885B1 (fr) * 1991-04-24 1993-07-16 Cricket Sa Briquet a commande d'allumage par organe coulissant, a l'epreuve des enfants.
US5697775A (en) * 1994-08-18 1997-12-16 Tokai Corporation Safety device in lighting rods
GB2324140B (en) * 1994-08-18 1999-01-13 Tokai Corp Safety device in lighting rods
US6077070A (en) * 1997-09-02 2000-06-20 Bic Corporation Child resistant lighter
US6213759B1 (en) * 1997-12-23 2001-04-10 Calico Brands, Inc. Disposable utility lighter with child resistant device
US6468070B1 (en) * 1998-05-20 2002-10-22 Calico Brands, Inc. Multi-purpose gas lighter with ignition-resistant function
US6244858B1 (en) * 2000-05-26 2001-06-12 Boqi Wang Multi-purpose lighter with child resistant device
US6217313B1 (en) * 2000-07-24 2001-04-17 Ying Wen Luo Childproof barbecue lighter

Also Published As

Publication number Publication date
GB0313716D0 (en) 2003-07-16
PL1486731T3 (pl) 2011-05-31
DK1486731T3 (da) 2011-04-04
DE602004030511D1 (de) 2011-01-27
EP1486731B1 (en) 2010-12-15
GB2402730A (en) 2004-12-15
ES2357748T3 (es) 2011-04-29
EP1486731A1 (en) 2004-12-15
ATE491916T1 (de) 2011-01-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6010328A (en) Double-trigger child-resistant utility lighter
US5462432A (en) Gas lighter with ignition safety device
US6086358A (en) Piezoelectric gas lighter with safety device
US6095796A (en) Double-button piezoelectric child-resistant cigarette lighter
CN112771311B (zh) 防护儿童点火装置
NO300605B1 (no) Lighter
PL192910B1 (pl) Zapalniczka
JPH05157235A (ja) 安全装置付ガスライター
KR100278243B1 (ko) 선택 작동 라이터
BR9813178B1 (pt) mecanismo de ignição piezoelétrico, e, isqueiro.
EP1207348B1 (en) A lighter with a lock-off switch
CA2329080C (en) Utility lighter with an automatically locking child-resistant mechanism
US6443727B1 (en) Lighter with a lock-off mechanism
PT688413E (pt) Isqueiro de actuacao selectiva
PT1486731E (pt) Isqueiro portátil com dispositivo de segurança
WO1999047855A1 (en) Multi-purpose gas lighter with ignition-resistant function
US6422860B2 (en) Double-button piezoelectric child-resistant cigarette lighter
US6808386B2 (en) Gas lighter with a locking device
US6666678B2 (en) Multi-button piezoelectric child-resistant cigarette lighter
JP3159580U (ja) 子供の使用防止対策を施した圧電点火式ライター
US5427523A (en) Safety lighter having lever arrested default state
US6299434B1 (en) Double-button piezoelectric child-resistant cigarette lighter
JP3110951B2 (ja) 点火棒の安全装置
JPH0618030A (ja) ガスライタ−
JP3110949B2 (ja) 点火棒の安全装置