BR202021004856U2 - Niveladora de docas embutida com acionamento por molas a gás - Google Patents

Niveladora de docas embutida com acionamento por molas a gás Download PDF

Info

Publication number
BR202021004856U2
BR202021004856U2 BR202021004856-0U BR202021004856U BR202021004856U2 BR 202021004856 U2 BR202021004856 U2 BR 202021004856U2 BR 202021004856 U BR202021004856 U BR 202021004856U BR 202021004856 U2 BR202021004856 U2 BR 202021004856U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
equipment
weight
gas spring
springs
built
Prior art date
Application number
BR202021004856-0U
Other languages
English (en)
Inventor
Oseias Przendziuk
Original Assignee
Metaro Sistemas Para Docas E Movimentacao De Cargas Eireli.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Metaro Sistemas Para Docas E Movimentacao De Cargas Eireli. filed Critical Metaro Sistemas Para Docas E Movimentacao De Cargas Eireli.
Priority to BR202021004856-0U priority Critical patent/BR202021004856U2/pt
Publication of BR202021004856U2 publication Critical patent/BR202021004856U2/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65GTRANSPORT OR STORAGE DEVICES, e.g. CONVEYORS FOR LOADING OR TIPPING, SHOP CONVEYOR SYSTEMS OR PNEUMATIC TUBE CONVEYORS
    • B65G69/00Auxiliary measures taken, or devices used, in connection with loading or unloading
    • B65G69/22Horizontal loading or unloading platforms
    • B65G69/24Horizontal loading or unloading platforms having platform level adjusting means

Landscapes

  • Aiming, Guidance, Guns With A Light Source, Armor, Camouflage, And Targets (AREA)

Abstract

Modelo de utilidade de uma niveladora de docas embutida, composta por uma plataforma principal (1) que é fixada em uma articulação à uma estrutura (2), possui em sua extremidade uma pestana (3) articulada por eixos (8) e nas laterais chapas de proteção (4). A pestana (3) possui um mecanismo com mola a gás (7) para neutralizar seu peso para operação manual e mantê-la aberta, caracterizada pelo fato de possuir um mecanismo com molas a gás (5) o qual auxilia no acionamento manual com um manípulo (9) e também pode conter uma trava mecânica (6) para evitar abertura involuntária. O mecanismo possui as molas a gás (5) em uma configuração adequada sob o equipamento e com uma combinação de forças de cada uma de acordo com o peso do mesmo, de forma que as molas neutralizem este peso e seja humanamente possível realizar os deslocamentos necessários da plataforma de maneira manual através de manípulos móveis, podendo ou não ter uma trava para manter o equipamento estático na posição de repouso.

Description

NIVELADORA DE DOCAS EMBUTIDA COM ACIONAMENTO POR MOLAS A GÁS
1.O presente modelo de utilidade tem por objetivo uma versão de niveladora de docas embutida para uso em armazéns, centros de distribuição, pontos de recebimento e/ou expedição de cargas e demais locais em que necessite realizar o nivelamento da doca com a carroceria de veículos para realizar a operação de carga e descarga de materiais das mais diversas naturezas, utilizando um novo modelo de assistência para acionamento do equipamento.
2.Já existem niveladoras de docas embutidas que podem ter diversos tipos de acionamentos, como da utilização de bomba elétrico hidráulica, comando hidropneumático ou comando hidráulico manual que acionam atuadores hidráulicos; bolsas de ar acionadas por ar comprimido, molas helicoidais, contrapesos, entre outros. O equipamento consiste em uma plataforma articulada que faz a ligação entre o veículo de carga e a doca. Esta plataforma possui uma estrutura inferior autoportante que é fixada na estrutura civil do local de instalação. Um mecanismo realiza a articulação do equipamento e a abertura da pestana, a qual é acomodada sobre a carroceria do veículo. Após a operação realizada se remove o equipamento do veículo, fecha-se a pestana e se posiciona a niveladora em posição de repouso.
3.Visto que em muitos casos o mercado demanda niveladoras de doca com acionamento que não se utilize energia elétrica ou ar comprimido, os modelos disponíveis para esta condição seriam com molas helicoidais ou contrapeso. Existem alguns inconvenientes na operação com estes modelos de equipamentos, principalmente nos quesitos de segurança. Os equipamentos com molas helicoidais possuem uma característica de terem uma movimentação brusca, rápida e sem amortecimento no fim de curso superior. Já a niveladora com contrapeso pode proporcionar um movimento inicial um pouco mais lento, mas ao final do curso superior também ocorre impacto. Este impacto ao final do movimento de subida serve para proporcionar a abertura da pestana, portanto é algo que deve ocorrer para se ter a funcionalidade do equipamento. O fato de ser um movimento rápido e brusco, o torna também irreversível, ou seja, se o equipamento for acionado não há como parar no meio do processo, o que pode ocasionar acidentes ou avarias devido à algum obstáculo.
4.Outro problema a ser considerado é a necessidade de diversas peças auxiliares para se desenvolver o movimento, necessitando de vários ajustes de peso ou força de molas, reposição de peças de diversos modelos devido ao desgaste ou impactos.
5.No caso das niveladoras de docas acionadas por contrapeso, ainda há o fator de necessidade de uma obra civil especial com espaço para deslocamento do contrapeso na parte traseira do nicho onde o equipamento é instalado, o que aumenta a complexidade devido a aplicação de dreno para evitar o acúmulo de água, dificuldade em realizar a limpeza e maior gasto com materiais.
6.Tendo em vista estes problemas e no propósito de oferecer ao mercado um produto que proporcione uma operação mais segura, com um mecanismo de menor complexidade de montagem e manutenção, foi desenvolvido um sistema de assistência ao acionamento de niveladora embutida com molas a gás, objeto deste modelo de utilidade, o qual consiste em neutralizar o peso do equipamento permitindo um acionamento manual sem necessidade de atuadores hidráulicos acionados por bomba hidráulica ou outros comandos. Também se trata de um produto de simples instalação e que dispensa uma obra civil de alta complexidade com o desnível para movimentação do contrapeso.
7.O mecanismo com utilização de molas a gás permite movimentos mais suaves de subida e descida se comparado aos mecanismos equivalentes disponíveis no mercado. Isto deve-se à capacidade de amortecimento das molas a gás, que são dispositivos que armazenam energia mecânica da mesma maneira que as molas metálicas, porém, utilizam a compressibilidade de um gás pressurizado em um ambiente fechado. A característica construtiva deste componente permite uma expansão com velocidade controlada, o que evita impactos de alta magnitude que possam ocasionar desgaste prematuro de componentes ou até quebras.
8.Os desenhos demonstram a sequência de funcionamento da niveladora de docas embutida com molas a gás.
9.A figura 1.1 mostra o equipamento em vista explodida;
10.A figura 1.2 mostra o equipamento instalado em uma doca de carga na posição de repouso;
11.A figura 1.3 mostra o equipamento sendo acionado manualmente até a posição superior;
12.A figura 1.4 mostra o posicionamento da barra do manípulo para abertura da pestana;
13.A figura 1.5 mostra o equipamento elevado com a pestana aberta;
14.A figura 1.6 mostra a niveladora de docas em posição de operação acoplada à um veículo de carga
15.A figura 1.7 mostra a elevação do equipamento após a operação;
16.A figura 1.8 mostra o recolhimento da pestana;
17.A figura 1.9 mostra o recolhimento do equipamento para a posição de repouso demonstrado na figura 1.2
18.De acordo com as ilustrações das figuras, a niveladora de docas embutida com acionamento por molas a gás consiste em um equipamento utilizado para nivelar o piso do local em que se deseja realizar a transposição da carga com o assoalho da carroceria do caminhão. A diferença para os equipamentos convencionais é que se utilizam molas a gás para neutralizar o peso do equipamento, reduzindo o esforço do operador para posicionar a niveladora em cada etapa da operação. É composta por uma plataforma principal (1) que é fixada em uma articulação à uma estrutura (2), possui em sua extremidade uma pestana (3) articulada por eixos (8) e nas laterais chapas de proteção (4). A pestana (3) possui um mecanismo com mola a gás (7) para neutralizar seu peso para operação manual e mantê-la aberta. Possui um mecanismo com molas a gás (5) o qual auxilia no acionamento manual com um manípulo (9) e também pode conter uma trava mecânica (6) para evitar abertura involuntária.
19.Para acionar o equipamento, o mecanismo contém um manípulo de acionamento (9) que possui uma corrente com algumas argolas ao longo do seu comprimento que servem para limitar o seu percurso, bem como encurtar o seu comprimento para permitir um posicionamento mais adequado para o operador. Após o manípulo ser puxado, a corrente é tensionada e a força gerada libera uma trava mecânica (6). Após esta liberação, uma das argolas da corrente trava no orifício da plataforma e, a partir de então, a força exercida pelo operado passa a atuar na mesma, juntamente com a força das molas a gás (5). Este conjunto de forças proporciona a elevação do equipamento até a posição indicada na figura 1.3.
20.Após ser realizado este procedimento, a niveladora fica elevada e sustentada pelas molas a gás (5). Com a barra do manípulo (9), então é possível fazer a abertura da pestana (3) introduzindo o mesmo no encaixe disponível e utilizando-o como alavanca, conforme demonstrado nas figuras 1.4 e 1.5. A pestana se mantém aberta devido à um mecanismo com mola a gás (7) que exerce uma força sobre ela. Após a abertura da pestana a niveladora deve ser encaixada na carroceria do veículo ficando na posição de operação, conforme a figura 1.6. A força das molas a gás nessa posição deve ser o suficiente para que o operador possa retirar a niveladora de docas do caminhão, mas não o bastante para que a mesma se eleve sozinha.
21.Concluída a operação com a carroceria do veículo, é preciso realizar o recolhimento do equipamento. Este procedimento é realizado utilizando-se o manípulo (9) para elevar a niveladora até a posição indicada na figura 1.7. Com a niveladora estabilizada nesta condição, utiliza-se como alavanca a barra do manípulo para se fechar a pestana (3), conforme indicado na figura 1.8.
22.Com a pestana recolhida, o operador pode subir sobre a plataforma para promover a descida do equipamento até a posição de repouso, conforme a figura 1.9. Com este movimento, a trava mecânica (6) é acoplada e evita a elevação involuntária do equipamento.
23.O mecanismo desenvolvido pode ser aplicado em niveladoras de doca embutidas de diversas dimensões e capacidades de carga, necessitando configurar o posicionamento e quantidade de molas a gás de acordo com o peso do equipamento.
24.Com a possibilidade de variações dimensionais do equipamento, considera-se que podem haver diferentes configurações de mecanismo. No que diz respeito à fixação das molas a gás, pode ser realizada como demonstrado nos desenhos, onde as mesmas estão em um suporte em formato tubular que permite uma pré-montagem das mesmas, sendo apenas os dois eixos do suporte fixados sob o equipamento após a plataforma montada. Dependendo da quantidade de molas a gás e necessidade de variações no posicionamento, as mesmas podem ser fixadas de diversas maneiras, como com suportes furados com eixos que transpassam as molas, com pinos soldados, parafusos com porcas, suportes com regulagem de posição, entre outros modelos de suportes.
25.A trava mecânica desenvolvida também pode variar as configurações de engate, podendo se utilizar fechos, trincos, materiais metálicos, poliméricos ou elastômeros que mantenham a niveladora de docas travada mecanicamente, por atrito, fricção, magnetismo entre outros. Considera-se também dispensar qualquer tipo de trava em configurações de niveladoras de doca que não necessitem desta
26.A força das molas a gás também terá variações e diferentes combinações entre elas para que se tenha o funcionamento adequado do equipamento.

Claims (1)

  1. NIVELADORA DE DOCAS EMBUTIDA COM ACIONAMENTO POR MOLAS A GÁS, composta por uma plataforma principal (1) que é fixada em uma articulação à uma estrutura (2), possui em sua extremidade uma pestana (3) articulada por eixos (8) e nas laterais chapas de proteção (4), já a pestana (3), possui um mecanismo com mola a gás (7) para neutralizar seu peso para operação manual e mantê-la aberta, caracterizada pelo fato de possuir um mecanismo com molas a gás (5) o qual auxilia no acionamento manual com um manípulo (9) e também pode conter uma trava mecânica (6) para evitar abertura involuntária, sendo que o mecanismo possui as molas a gás (5) em uma configuração adequada sob o equipamento e com uma combinação de forças de cada uma de acordo com o peso do mesmo, de forma que as molas neutralizem este peso e seja humanamente possível realizar os deslocamentos necessários da plataforma de maneira manual através de manípulos móveis, podendo ou não ter uma trava para manter o equipamento estático na posição de repouso.
BR202021004856-0U 2021-03-15 2021-03-15 Niveladora de docas embutida com acionamento por molas a gás BR202021004856U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202021004856-0U BR202021004856U2 (pt) 2021-03-15 2021-03-15 Niveladora de docas embutida com acionamento por molas a gás

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202021004856-0U BR202021004856U2 (pt) 2021-03-15 2021-03-15 Niveladora de docas embutida com acionamento por molas a gás

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR202021004856U2 true BR202021004856U2 (pt) 2023-03-21

Family

ID=85601230

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR202021004856-0U BR202021004856U2 (pt) 2021-03-15 2021-03-15 Niveladora de docas embutida com acionamento por molas a gás

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR202021004856U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP2010504451A (ja) 強化された乗物遮断システム
EP2233426A1 (en) Locking mechanism related to a container.
CN209096578U (zh) 一种车辆运输车及其平台提升装置
CN104999953A (zh) 一种汽车起重尾板结构
US6916058B2 (en) Lifting apparatus
AU2017203020B2 (en) Platform lifting arrangement
BR202021004856U2 (pt) Niveladora de docas embutida com acionamento por molas a gás
JP2009101864A (ja) 軌陸作業車のサスロック装置
JP5501776B2 (ja) 塵芥投入箱およびこれを備えた塵芥収集車
JP3193459U (ja) テールゲートリフタ装置
US9546056B2 (en) Dock leveler safety supports
KR101313077B1 (ko) 격납식 리프트 게이트
KR102284195B1 (ko) 윙바디 화물차량의 적재함 상부 개폐장치
CN114148358B (zh) 车辆车门开闭装置及车辆
US20060032396A1 (en) Safety latch lock indicator for railcar door operation mechanism
CN210563908U (zh) 锁紧装置及铁路货车
ES2705090B2 (es) Puente grua extensible para vehiculo
AU2003200280B2 (en) Hatch Opening Mechanism
ES2818578T3 (es) Sistema de cobertura de foso de suelo
CN205575462U (zh) 一种用于轨道交通列车的残疾人车升降机构
CN105776062A (zh) 一种用于轨道交通列车的残疾人车升降机构
CN220485036U (zh) 门组件、运载机体及货用升降设备
KR200495135Y1 (ko) 차량 정비용 리프트 장치
DE102017011070A1 (de) Stossdämpfer und verladetor, welche eine stossdämpfer-führung mit aktivierungsweg und verriegelung aufweisen, sowie ein verfahren zum be- oder entladen eines fahrzeugs am verladetor
RU47821U1 (ru) Аварийно-техническая машина (варианты)

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]
B11N Dismissal: publication cancelled [chapter 11.14 patent gazette]

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 11.1.1 NA RPI NO 2794 DE 23/07/2024 POR TER SIDO INDEVIDA.