BR202018069499U2 - espeto - Google Patents
espeto Download PDFInfo
- Publication number
- BR202018069499U2 BR202018069499U2 BR202018069499U BR202018069499U BR202018069499U2 BR 202018069499 U2 BR202018069499 U2 BR 202018069499U2 BR 202018069499 U BR202018069499 U BR 202018069499U BR 202018069499 U BR202018069499 U BR 202018069499U BR 202018069499 U2 BR202018069499 U2 BR 202018069499U2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- skewer
- rod
- quick coupling
- cable
- integrated
- Prior art date
Links
Landscapes
- Baking, Grill, Roasting (AREA)
Abstract
espeto pedido de patente de modelo de utilidade para um espeto com cabo removível constituído de duas partes principais conforme desenho da figura 1. a haste (2) e cabo (1), unidos por um dispositivo mecânico conhecido tecnicamente por engate rápido que permite a sua montagem e desmontagem. a montagem do cabo (1) com a haste (2) ocorre mecanicamente e de forma manual através do acoplamento do engate rápido. este componente, denominado tecnicamente de engate rápido, esta composto basicamente de duas partes, sendo uma parte fêmea e outra parte macho. a parte fêmea é composta por um cabo em alumínio (1), uma capa retrátil (3), um anel de retenção (4), uma mola helicoidal de aço (5) e esferas de aço (6) e de outra parte macho construído com formato de espiga cônica, como peça única (terminal tipo espiga integrada à haste), na extremidade oposta à extremidade pontiaguda da haste (2). a parte fêmea do engate rápido esta construída integrada no cabo (1) e a parte macho do engate rápido esta construída integrada com o a haste (2).
Description
1. O presente Modelo de Utilidade refere-se a um Espeto constituído de um cabo com engate rápido integrado e uma haste rígida metálica desconectável, utilizado para assar carne em equipamentos conhecidos como churrasqueiras.
2. Espetos conhecidos são utilizados como utensílios domésticos de uso manual para assar alimentos, principalmente carnes, em equipamentos conhecidos como churrasqueiras, sendo uma das extremidades da haste fixada ao cabo e a outra extremidade livre no formato ponteagudo para facilitar a penetração no alimento.
3. As hastes possuem diversos formatos construtivos de modo a possibilitar que diferentes alimentos e peças de carnes possam ser assadas adequadamente. Quando se precisa fazer um churrasco para várias pessoas e com variedades de carnes diferentes, é necessário utilizar diversos espetos de modelos de hastes diferentes de modo a viabilizar adequadamente a feitura do churrasco.
4. Alimento a ser assado em churrasqueiras quando espetado no espeto convencional ao serem manuseados durante o procedimento de preparo e de assadura, deixam naturalmente escorrer o sangue e gorduras da carne ou alimento facilitado pelo calor originado das brasas da churrasqueira penetrando nas arestas, cantos vivos (vincos) e entre as folgas das peças do espeto nos pontos de montagem dificultando assim a higienização após o uso cumulativamente.
5. Qualquer tipo de Espeto conhecido, atualmente, não permite a sua limpeza por completa, isto por que a sua montagem é definitiva e rígida e a forma construtiva deles não elimina a existência de cantos vivos, raios sem concordâncias, reentrâncias e existência de folgas de montagem.
6. Ao final de cada feitura de churrasco deve-se efetuar a limpeza dos espetos e, quando esta limpeza não é plena, a cada reuso acontecerá
Petição 870190032273, de 03/04/2019, pág. 3/11
Página 2 de 8 inevitavelmente o acúmulo de resíduos devidos à existência das arestas, cantos vivos (vincos) e folgas das peças dos pontos de montagem.
7. O calor gerado pelas brasas no interior da churrasqueira provoca aquecimento excessivo dos cabos dos espetos provocando queimaduras nas mãos dos usuários assadores.
8. Por fim, a permanência acumulativa destes resíduos, ao longo do tempo, vai provocando a formação de germes, vírus e bactérias indesejadas e danosas para a saúde humana, justificando-se, portanto, o uso unicamente deste modelo de Espeto proposto nesta patente. Já os aquecimentos excessivos dos cabos dos espetos vão acumulando cada vez mais um número maior de vitimas por queimaduras nas mãos.
9. O Modelo de Utilidade proposto possui a tarefa básica de garantir que a limpeza dos espetos, após o uso, seja feita de forma fácil, rápida e que alcance 100% (cem por cento) de eficiência eliminando definitivamente a possibilidade de acúmulo de resíduos e, por consequência, existência de germes, vírus, bactérias e etc. que provocam danos à saúde das pessoas usuárias destes utensílios e consumidores de alimentos assados, como por exemplo, o churrasco.
10. O Modelo de Utilidade proposto possui também a tarefa básica complementar de racionalizar o uso de espetos com diferentes tipos de hastes que, diferentes peças de carne ou alimento, requer.
11. O Modelo de Utilidade proposto possui também a tarefa básica complementar de eliminar a necessidade de um grande espaço para armazenamento dos espetos para reuso futuro, isto porque os cabos e as hastes poderão ser armazenados separadamente.
12. O Modelo de Utilidade proposto possui também a tarefa básica complementar de eliminar aquecimentos acessivos nos cabos dos espetos, que
Petição 870190032273, de 03/04/2019, pág. 4/11
Página 3 de 8 pelo fato do cabo dos espetos serem removidos, os mesmos não ficam mais expostos ao fogo e, portanto não aquecerão, eliminando, desta forma, possíveis acidentes por queimaduras nas mãos dos usuários assadores.
13. Esta tarefa é solucionada de acordo com a parte de caracterização da reinvindicação 1. De acordo com esta, basta que o espeto seja separado em duas partes e, para isto, com apenas um movimento retrátil da capa do engate rápido integrado ao cabo, acionada de forma manual, em um deslocamento no sentido linear da frente para traz relativamente ao cabo, separa-se fisicamente o espeto em duas partes distintas, o Cabo e a Haste.
14. Esta tarefa é complementarmente solucionada, de acordo com a parte de caracterização da reinvindicação 1.
15. O Modelo de Utilidade proposto possui também a vantajosidade da intercambiabilidade de um mesmo cabo ser utilizado com diversas hastes de espetos de diferentes tipos, racionalizando assim o uso de cabos e diminuindo por consequência o custo de aquisição e o volume de espetos quando forem limpos e armazenados para reuso futuro.
16. Outra vantagem importantíssima também é de que o dispositivo de engate rápido poderá ser adaptado em diferentes tipos de cabos, tanto em cabos manuais (rígidos) como em cabos automáticos acionados por motores ou pilhas elétricas, possibilitando a manutenção da vantajosidade da intercambiabilidade entre diferentes tipos de cabos e diferentes tipos de hastes de espetos tanto ondulados como canelados, simples, duplos, triplos, cilíndricos, reguláveis, retangulares, quadrados, grelhas, tambores, discos e etc. construídos para atender a finalidade deste projeto.
17. O Modelo de Utilidade proposto possui a grande vantagem de, após o uso, ao ser lavado, eliminar facilmente os acúmulos de resíduos, diminuir a dificuldade e melhorar a eficácia de limpeza, como o projeto prevê, de modo fácil,
Petição 870190032273, de 03/04/2019, pág. 5/11
Página 4 de 8 através da desmontagem e remontagem rápida, simples e automática do cabo e da haste, possibilitando assim que a limpeza seja efetuada minuciosamente e em todos os seus detalhes, alcançando todos os pontos, considerados impossíveis anteriormente, devido a sua forma construtiva primitiva e arcaica.
18. A vantagem principal do Modelo de Utilidade proposto é a possibilidade da higienização total e intercambiabilidade dos espetos com cabos removíveis, a racionalização do uso e a prevenção de doenças originadas da existência de bactérias, vírus e germes que se reproduzem a partir da existência de resíduos alimentares que ao longo do tempo não foram removidos e cumulativamente multiplicaram-se.
19. Outra vantagem é no caso de falha do dispositivo de engate rápido ou de defeito da Haste do espeto, bastando que o componente avariado seja substituído, Cabo ou haste, sem a necessidade de descarte do conjunto de espeto por inteiro, diminuindo o custo de aquisição e reposição, prosseguindo o uso normalmente.
20. Outra vantagem do uso destes espetos de cabos removíveis, por exemplo, seria em Churrascarias que utilizam regularmente e de uma só vez, uma grande quantidade de espetos e de diversos tipos. Com o uso deste modelo de espetos, estima-se que, para o total de espetos a ser utilizados, somente 30% (trinta por cento) de cabos serão necessários, racionalizando enormemente a atividade e os custos da Churrascaria.
21. Por fim, a grande vantagem deste Modelo de Utilidade é da prevenção e da garantia da saúde dos usuários destes utensílios que, ao utilizar um objeto limpo e seguro, eliminará as doenças advindas de hábitos alimentares do churrasco tanto em suas residências como principalmente em churrascarias de restaurantes e outros.
Petição 870190032273, de 03/04/2019, pág. 6/11
Página 5 de 8
22. Demais modalidades do Modelo de Utilidade são descritas nas reinvindicações 02 a 09.
23. Os resultados esperados são alcançados quando após o uso dos espetos ao fazermos a limpeza os vemos totalmente limpos, isentos de impurezas e/ou sem perda de tempo por incrustações, pois com a desmontagem o processo de limpeza torna-se muito fácil, eficaz e ágil.
24. Os resultados esperados relativamente a intercambiabilidade, racionalidade, redução de custo, redução de volume no armazenamento e segurança no uso podem ser verificados quanto:
• A intercambibialidade, como exemplo, ao se pretender usar um espeto simples e em seguida um duplo basta apenas trocar o cabo entre ambos;
• A racionalidade, como exemplo, não precisa ser adquirido um cabo para cada espeto, mas sim o número de cabo necessário para atender ao número e tipos de espetos que se costuma utilizar;
• A redução de custo como exemplo, pode-se comprar menos cabos do que hastes de espetos que se pretende utilizar;
• A redução de volume, como exemplo, armazenando os cabos independentes das hastes dos espetos, o final é um volume bem menor comparativamente ao caso de armazenamento dos espetos convencionais e;
• A segurança, quando, ao se remover os cabos das hastes dos espetos durante o processo de assaduras evitar-se-á o aquecimento dos mesmos e as consequentes queimaduras das mãos dos usuários assadores.
25. A seguir, o modelo de utilidade será descrito em maiores detalhes com o auxilio de exemplos de forma de apresentação apresentados em Figuras.
26. Se mostra:
27. O projeto consiste basicamente em separar o conjunto do espeto em duas partes principais, Cabo e Haste, possibilitando o entendimento do objeto
Petição 870190032273, de 03/04/2019, pág. 7/11
Página 6 de 8 (conjunto montado), em partes (Cabo / Haste) e a vista explodida orientando o entendimento para a montagem e desmontagem do conjunto completo.
28. No desenho da figura 1, é apresentada uma vista explodida do projeto (Conjunto do Espeto), demonstrando as posições de 1 a 6 em que é constituído.
29. O Cabo do Espeto é constituído de madeira revestido em alumínio, ambos os materiais de baixa condutividade térmica para evitar o aquecimento e na sua extremidade instalado um dispositivo mecânico denominado tecnicamente de engate rápido. Este engate rápido possui uma cavidade fêmea onde é acoplado a extremidade macho da haste do espeto, denominado tecnicamente de espiga.
30. A Haste do Espeto pode ser constituída em diversos perfis e materiais com uma extremidade pontiaguda e a outra com uma espiga integrada rigidamente a haste projetada especificamente para se conectar na cavidade fêmea do engate rápido integrado rigidamente ao Corpo do Cabo do Espeto.
31. A montagem do espeto consiste basicamente em encaixar manualmente o Cabo do espeto, através do engate rápido, na Haste, sendo a extremidade fêmea do cabo com a extremidade macho da espiga da haste.
32. A desmontagem do espeto consiste basicamente em desencaixar manualmente o Cabo do espeto da haste, puxando para traz a capa do engate rápido, liberando-o da Haste.
33. Tomando como exemplo uma Churrascaria que esteja utilizando 20 espetos para assar um churrasco, sendo destes, de cinco tipos diferentes, recomenda-se utilizar o número mínimo de cabos de espetos de modo que à medida que for sendo necessário movimentar outros espetos, basta remover o cabo de um espeto e acoplar no outro.
Petição 870190032273, de 03/04/2019, pág. 8/11
Página 7 de 8
34. Para guarda-los após o uso deve-se desmontar o Cabo da Haste, lavar e guarda-los desmontados, organizando-os em dois grupos, sendo um grupo de cabos e outro de hastes.
35. A fixação e retenção da haste no cabo se darão através do engate rápido, constituído de oito esferas de aço 6, distribuídas radialmente em orifícios cônicos construídos estrategicamente no corpo do cabo 1 para esta finalidade. As oito esferas 6 são mantidas e retidas na mesma posição pela capa retrátil 3 do engate rápido integrado corpo do cabo 1 que, devido a força de uma mola 5, mantem a capa retrátil 3 na posição tal que mantém o conjunto do Espeto montado durante a sua utilização (desenho conforme figura 1) como um utensilio doméstico.
36. O conjunto do Espeto (figura 1) é mantido montado devido a existência de um anel de retenção 4 que impede que a capa retrátil 3 seja expulsa do cabo 1 e garante que as esferas de aço 6 sejam mantidas na posição de retenção da haste 2 no cabo 1 durante a sua utilização.
37. A desmontagem do conjunto do Espeto (figura 1) consiste basicamente na movimentação de retração da capa 3, de modo manual, que liberará as esferas de aço 6 da sua posição que garante a retenção da haste 2 ao cabo 1. Este movimento de retração da capa retrátil 3 é possibilitado devido a existência de uma mola helicoidal de aço 6 montada sob a capa retrátil 3 e o cabo 1, fazendo com que a capa retrátil 3 seja mantida, pela força de expansão da mola 4, normalmente na posição de utilização do conjunto do Espeto (figura 1)
38. O material para construção do conjunto do Espeto (figura1), objeto deste projeto, poderá ser executado inteiramente em alumínio, em aço ou na combinação deles, quando em aço, o material deverá ser delgado e de pouca massa e em alumínio cujo material é de baixa densidade (peso) e condutividade térmica de modo a não oferecer dificuldade de manuseio, peso elevado e aquecimento excessivo, na utilização destes utensílios domésticos.
39. Legenda
Petição 870190032273, de 03/04/2019, pág. 9/11
Página 8 de 8
Posição | Qde | Descrição do componente | Material |
1 | 1 | Cabo com engate rápido fêmea | Alumínio/Aço inox |
2 | 1 | Espeto com espiga cônica macho | Alumínio/Aço inox |
3 | 1 | Capa retrátil | Alumínio/Aço inox |
4 | 1 | Anel de retenção | Aço |
5 | 1 | Mola helicoidal | Aço |
6 | 8 | Esferas | Aço |
Petição 870190032273, de 03/04/2019, pág. 10/11
Claims (9)
- 01. Espeto é caracterizado por possuir o cabo removível da haste e intercambiável, conforme desenho da figura 1, unidos por um componente mecânico denominado tecnicamente de engate rápido (3, 4, 5 e 6) e composto por duas partes principais, sendo uma solidaria ao Cabo (1) e a outra solidaria a Haste (2).
- 02. Espeto, de acordo com a reivindicação 1, é caracterizado por um dispositivo mecânico denominado tecnicamente como Engate Rápido (3, 4, 5 e 6) que faz a união física das duas partes Cabo (1) e Haste (2) que constitui o Espeto, propriamente, conforme desenho da figura 1.
- 03. Espeto, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo dispositivo mecânico denominado tecnicamente por engate rápido (3, 4, 5 e 6) é composto por uma parte fêmea integrada ao Cabo (1) e outra parte macho integrado, de mesma forma, na Haste (2).
- 04. Espeto, de acordo com a reivindicação 1, é caracterizado por possuir a parte fêmea do engate rápido integrada ao Cabo de alumínio ou aço (1) e constituída de uma Capa retrátil de alumínio ou aço (3), Anel de retenção de aço (4), Mola helicoidal de aço (5) e Esferas de aço (6).
- 05. Espeto, de acordo com a reivindicação 1, é caracterizado por possuir a parte macho do engate rápido integrada a Haste de alumínio ou aço ou outro material aplicável (2), constituída de uma espiga construída por processo de usinagem de mesmo material e integrada a Haste (2) por processo de soldagem que encaixa perfeitamente na parte fêmea do engate rápido do Cabo de alumínio ou aço (1).Petição 870190012996, de 07/02/2019, pág. 12/16Página 2 de 2
- 06. Espeto, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser constituído por duas partes principais, Cabo (1) e Haste (2) unidos através de um dispositivo mecânico denominado “engate rápido” constituído por uma parte fêmea (3, 4, 5 e 6) e outra macho, integrada a Haste (2) que acoplam-se manualmente e de forma muito rápida entre si.
- 07. Espeto, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser constituído por duas partes principais, Cabo (1) e Haste (2) unidos através de um dispositivo mecânico denominado “engate rápido” constituído por uma parte fêmea e outra macho que se desacoplam manualmente e de forma muito rápida, permitindo a intercambiabilidade dessas partes entre as partes de outros espetos, assim como a higienização perfeita das partes.
- 08. Espeto, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por permitir a acoplagem e desacoplagem de forma rápida das duas partes principais do espeto, Cabo (1) e Haste (2), com o simples recuo manual da Capa retrátil (3) e quando solta a capa retrátil retorna ao sua posição de repouso fixando de forma rígida e segura a Haste (2) ao Cabo (1) compondo o conjunto do Espeto propriamente dito.
- 09. Espeto, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por possuir uma Haste (2) integrada pela parte macho do engate rápido, construída com formato de espiga cônica, como peça única (terminal tipo espiga e espeto), na extremidade oposta à extremidade pontiaguda da Haste (2), conforme desenho da figura 1.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR202018069499U BR202018069499U2 (pt) | 2018-09-24 | 2018-09-24 | espeto |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR202018069499U BR202018069499U2 (pt) | 2018-09-24 | 2018-09-24 | espeto |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR202018069499U2 true BR202018069499U2 (pt) | 2020-04-07 |
Family
ID=70157919
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR202018069499U BR202018069499U2 (pt) | 2018-09-24 | 2018-09-24 | espeto |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BR202018069499U2 (pt) |
-
2018
- 2018-09-24 BR BR202018069499U patent/BR202018069499U2/pt not_active IP Right Cessation
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US2965097A (en) | Adjustable barbecue grills | |
CA2436866A1 (en) | Skewer holder | |
KR101042079B1 (ko) | 숯불 고기구이기 | |
CA2436867A1 (en) | Skewer holder | |
BR202018069499U2 (pt) | espeto | |
CN212489633U (zh) | 一种双面红外燃气同时加热烧烤机的多用组合式烤架 | |
KR101479097B1 (ko) | 기름 배출 구조를 갖는 구이장치 | |
KR101042138B1 (ko) | 숯불 고기구이기 | |
KR200433972Y1 (ko) | 꼬치봉이 구비된 야외용 바비큐 구이기 | |
KR102250910B1 (ko) | 조립식 석쇠 | |
CN214180166U (zh) | 一种具有防烫手烧烤架 | |
CN213963038U (zh) | 一种闷火式煮烤炉 | |
KR102203805B1 (ko) | 조립식 석쇠 | |
KR102577884B1 (ko) | 버덕요리용 조리기구 | |
CN213371520U (zh) | 滚筒式烧烤炉 | |
BR202017025170U2 (pt) | Disposição construtiva introduzida em grelha para churrasqueira | |
CN219020890U (zh) | 一种具有双可视窗口的空气炸锅 | |
JP5527341B2 (ja) | 自動で作動する掃除が容易な串焼き器 | |
KR20090079759A (ko) | 고기구이용 불판 | |
CN212489627U (zh) | 一种双面红外燃气同时加热的烧烤机 | |
BR202018008810U2 (pt) | disposição construtiva introduzida em barras principais de grelha para churrasqueira | |
JPS5855876Y2 (ja) | 串焼き兼用網焼き器 | |
KR101520463B1 (ko) | 구이용 석쇠 | |
CN111700521A (zh) | 一种双面红外燃气同时加热烧烤机的多用组合式烤架 | |
BR202020006038U2 (pt) | Disposições aplicadas em churrasqueira móvel de uso a carvão |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette] | ||
B08F | Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette] |
Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE. |
|
B08K | Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette] |
Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2650 DE 19-10-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013. |